Valor da Marca de uma Empresa do Setor de Cosméticos / Brand Value of a Company in the Cosmetics Sector
Abstract
Este caso de ensino tem por objetivo despertar o interesse dos alunos em um tema cada vez mais emergente no Marketing: o valor de uma marca. Para isso foi apresentada uma empresa fictícia que atua na área de coloração, um segmento do setor de cosméticos no Brasil. O método utilizado para mensurar o valor da marca foi a abordagem de receita da ISO 10668, com o cálculo do fluxo de caixa pelo método de isenção de royalties. A partir da explicação desse método, os alunos terão as habilidades necessárias para mensurar valor de marca para essa empresa, bem como discutir aspectos relevantes sobre cenários macroeconômicos, projeção de receitas, custo do capital e fluxo de caixa.
Palavras-Chave: Valor da Marca. Ativo Intangível. Mercado de Cosméticos.
ABSTRACT
This case aims to arouse students' interest in an increasingly emerging topic in Marketing: the value of a brand. For this, a fictitious company that operates in the area of coloring, a segment of the cosmetics sector in Brazil, was presented. The method used to measure brand equity was the revenue approach of ISO 10668, with the calculation of cash flow by the royalty-free method. From the explanation of this method, students will have the necessary skills to measure brand value for this company, as well as discuss relevant aspects about macroeconomic scenarios, revenue projection, cost of capital and cash flow.
Keywords: Brand value. Intangible Assets. Cosmetics Market.
References
AAKER, David. Marcas: Brand Equity gerenciando o valor da marca. São Paulo: Negócio Editora, 1996.
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento Contábil CPC 04 (R1) – Ativos Intangíveis. Disponível em:< http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=35> Acesso em: 03 abr. 2022
ELOY, J. C. C.; DE SOUZA, M. M. Reconhecimento dos ativos intangíveis nas combinações de negócios: uma análise nas características das companhias de capital aberto brasileiras no período entre 2012 e 2014. Revista de Contabilidade da UFBA, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 116–136, 2018.
EYILER, R. Y. Internationalization and Brand Value in Jewellery Industrie. Procedia Computer Science, v. 158, p. 751-760, 2019.
FOGAÇA, F. M. et al. Nível Da Divulgação Dos Ativos Identificáveis Reconhecidos Em Uma Combinação De Negócios. Revista Liceu On-Line, v. 10, n. 1, p. 96-112, 2020.
FURTADO, B. D. A.; SAMPAIO, D. O. Cosméticos Sustentáveis: Quais Fatores Influenciam o Consumo destes Produtos?. International Journal of Business & Marketing, v. 5, n. 1, p. 36-54, 2020.
GALÃO, Fabiano Palhares; CRESCITELLI, Edson. O planejamento de comunicação de marketing e lembrança de marca: um estudo exploratório. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, v. 28, n. 54, p. 115-132, 2018.
KHAUAJA, D. M. R.; PRADO, K. P. L. A. Contextualização das marcas: Gestão de marcas no contexto brasileiro. São Paulo: Saraiva, p. 11-35, 2008.
KELLER, K. L. Conceptualizing, measuring, and managing customer-based brand equity. Journal of Marketing n. 57 v. 1 p.1–22. 1993
KOTLER, P.; Keller, K. Administração de Marketing. 12a. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MARTINS, Eliseu et al. Avaliação de marcas: uma análise crítica. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 4, n. 2, p. 4-20, 2010.
NAIDOO, C; ABRATT R. Brands that do good: insight into social brand equity. Journal of Brand Management. n. 25 v.1 p.3-13. 2017
PESSANHA, G. R. G.; SOARES, E. A. Apenas uma postagem? Previsões de vendas diárias de empresas varejistas de beleza e cosmético a partir da influência de mídias sociais. Revista Brasileira de Marketing, v. 20, n. 4, p. 216-240, 2021
SALINAS, G.; AMBLER, T. A taxonomy of brand valuation practice: Methodologies and purposes. Journal of Brand Management, v. 17, n. 1, p. 39-61, 2009..
TYBOUT, A. M.; CARPENTER, G. S. Criação e gestão de marcas: Os Desafios do marketing. São Paulo: Futura, 2001.
WEBER, M. Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. FORBES. Disponível em: https://forbes.com.br/principal/2020/07/brasil-e-o-quarto-maior-mercado-de-beleza-e-cuidados-pessoais-do-mundo/ Disponível em https://forbes.com.br/principal/2020/07/brasil-e-o-quarto-maior-mercado-de-beleza-e-cuidados-pessoais-do-mundo/ Acesso em: 3 abr 2022.
YUAN, Denghua; SHAW, Robert Keith. The concept of brand insecurity & its measurement for ISO 10668 valuations. Available at SSRN 2624115, 2015.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.10.4
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)