<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 10, art. 17, p. 347-36*, o*t. 2*22
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.10.*7
</line>
</par><par>
<line>
A Representação do Contador na* N*velas Bra*il*iras: A**lise dos Ester**tipos
</line>
<line>
The Ac*ountant\ Rep*esen*a*ion in Bra*ilian Soap Op**as: St*reotype o* Ana*ysis
</line>
</par><par>
<line>
M*r*ana Cri*tina Ribeiro Silva
</line>
<line>
B*ch*rela em Ciência* **ntábeis p*la Universidad* Federal d* Viçosa-Camp*s Rio Paranaíba
</line>
<line>
E-*ai*: marianac.com@ho*mail.com
</line>
<line>
V*gn*r Alves A**ntes
</line>
<line>
Do*to* em Contabil*d**e pela Un*versidade Feder*l *o Paraná
</line>
<line>
P*ofessor no D*partamento de Ciê*cia* Contábeis da *niv*rs*dade *ederal do *ar*n*
</line>
<line>
Email : vag*er.a*antes@ufpr.br
</line>
<line>
D*nizete Aparecido Batista
</line>
<line>
Dout*r em Letras pela *n*v*r*id*de Fe*era* *o Paraná
</line>
<line>
Profess*r *a Uni*ersidade F*deral de **ç*sa-Campus Rio Paranaíba
</line>
<line>
*-mail: d*n*zeteb@ufv.**
</line>
<line>
J*yce *enezes d* Fonseca To**n
</line>
<line>
Doutor* em Cont*bilidade *ela U*iversida*e Federa* do Par*ná
</line>
<line>
Profes**ra no Depa*tamento de Ciê*cia* C*ntábeis da Universi*a*e Estad*al de Ma**ngá.
</line>
<line>
Em*il: jmftonin@uem.br
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: M**iana Cristina Ribeiro Si*va
</line>
<line>
Edito*-Chefe: Dr. Tonny Kerley de A*encar
</line>
</par><par>
<line>
*m
</line>
<line>
*,
</line>
<line>
MG-230, Rod*viário,
</line>
<line>
CE*:
</line>
<line>
388*0-*00, R*o
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
P*ranaíba/MG, Brasil
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Vagn*r Al*e* Arant*s
</line>
<line>
Artigo recebido em *9/06/2022. Úl*im*
</line>
<line>
*ersão
</line>
</par><par>
<line>
A*. Prefe*to Lot*á*io Me*ssner, 632, Jardim B*tân*co,
</line>
<line>
recebida em 1*/06/2022. Aprovado *m **/06/*022.
</line>
</par><par>
<line>
CEP:80*10-170, Curit*ba/P*, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Donize*e Aparecido Batista
</line>
<line>
Avaliad* pe*o s*stema Triple Review: Desk Rev*ew a)
</line>
</par><par>
<line>
Km
</line>
<line>
*,
</line>
<line>
MG-2*0, Rodoviário,
</line>
<line>
CEP:
</line>
<line>
38810-000, *io
</line>
<line>
pelo Edi*or-C*efe; e b) Dou*le Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
Paranaíba/MG, B*asil.
</line>
<line>
(aval**ção cega por dois avaliadores *a **ea).
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: **yce *en*z** da Fonsec* Tonin
</line>
</par><par>
<line>
*v. Colomb*, 5790, Jardim *n*versit*rio, 87020-900,
</line>
<line>
Revisão: Gra*a*i*al, Normativ* e de Formatação
</line>
</par><par>
</page><line>
*a**n*á/**, Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. R. Si*va, V. A. Arantes, D. A. Ba*is*a, J. M. F. *onin
</line>
<line>
348
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A pr*sente p*squisa visa analisar os
</line>
<line>
estereótipos **s personagens c*ntadores representados
</line>
</par><par>
<line>
*a* novelas *rasileir*s, *o
</line>
<line>
*orizonte de 2010 e 2020. Para ta*to, foram *e*ecionadas seis
</line>
</par><par>
<line>
prod*ções te*e*isivas produzidas pela R*de G*obo que con*in*am contado*es em seu en*edo.
</line>
<line>
A es*o*ha **las *r*d**ões da R*de G*o** deu-*e pe*a *ider*nça n* audiência * n* *roduçã*
</line>
<line>
de nov*las no p**s, * que pode im*actar a sociedade. A colet* de dados ocorreu pelo acesso
</line>
<line>
aos si*es das novelas para extrair * descrição dos personagens em que *ão des*acadas as
</line>
<line>
caracterís*icas físi*as, c*mport*m*ntai* e atitudes dos contado**s. Po* conseguin*e, adotou-se
</line>
<line>
a c*assificação de Langer (2004) que permit** analisar as carac*erísticas e as habil*dades
</line>
</par><par>
<line>
*rofissionais ass*ciadas aos personagens frent* aos est*reó*ipos vigentes
</line>
<line>
na
</line>
<line>
liter*tura:
</line>
</par><par>
<line>
co*tador trad*cional e o c*ntad*r con*empor*neo. Constata-se que os p*rsonagens foram
</line>
</par><par>
<line>
re*re*entados por i*divíduos do gênero m*sculino, env*lvidos
</line>
<line>
em ativ*dades ilícita*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aparentam possui* *ma vida sem gr*ndes
</line>
<line>
alteraç*es; nenhum deles foi pr*t*gonis*a
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
pertencia ao ambien*e
</line>
<line>
central *as novelas. Destac*-se q*e ** personagem foi *epres*ntado
</line>
</par><par>
<line>
por *tor neg*o, o
</line>
<line>
que
</line>
<line>
abre espaço para *ai*r *epr*sentativ*dade
</line>
<line>
do contador. *en*re as
</line>
</par><par>
<line>
*abilidades *ro*issi*nais, ain*a é *redominante re**esentaç** pautada no a
</line>
<line>
es*e*eótipo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
c*nta*or **adicional que, no *x*rcício das funções contá*eis, são meti*ulosos, reali*am
</line>
<line>
taref*s numérica* de *unh* técni*o e operacion*l. Enqu*nto dois personage*s pos*ue* car*os
</line>
</par><par>
<line>
de gestão *m empre*as e e*t*o associado* a* es*e*eóti*o
</line>
<line>
do
</line>
<line>
conta*or contem*orâneo. *m
</line>
</par><par>
<line>
conjunt*, os resultados ilustra* a necessid*de das pr*duções em transmitir c**acterístic*s
</line>
</par><par>
<line>
positi*as
</line>
<line>
vinculadas ao contador, em especi*l a ativida*e do pr**is*ional contábi*
</line>
</par><par>
<line>
contem***âneo.
</line>
<line>
P*lavras-c*ave: Contador. Prof*ssio*a* Contáb*l. *st*reó*ipos. *o*elas.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The present resea*ch aims to anal**e the stereotype* of the accou*tan* chara**e*s represen*ed
</line>
</par><par>
<line>
in Braz*lian
</line>
<line>
soap opera*, be*ween 2010
</line>
<line>
and 2020. We selec*ed s*x telev*sion produc*ions
</line>
</par><par>
<line>
produ**d by Red* Globo th*t cont*ined accountants in their
</line>
<line>
plot *ere se**cted. We chos*
</line>
</par><par>
<line>
Rede G*o** *r*d*ctio*s *or the*r leadershi* in t*e a**ience and p*oduction of soap operas in
</line>
<line>
the c*un*ry *hich it can impact society. We *ccessed the *elenovelas' websites *o *xt*act
</line>
<line>
*haracter d*sc*ipt*o** and identify t*e *hysical, behavioral, *nd attitude charact*ri*t*cs of th*
</line>
</par><par>
<line>
acc*untants. T**re*o*e, we adopte* L*nger's
</line>
<line>
classifica*ion (****)
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
analy*e
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
characteristics *nd professional skills associated wi** the charac**r* in the f*ce of pre*ai*ing
</line>
</par><par>
<line>
*t**eotyp*s *n liter**ure: tradit*onal accountant
</line>
<line>
and c*ntemporar* *cc*u*tan*. We found
</line>
<line>
out
</line>
</par><par>
<line>
that t*e charact*rs we*e represent**
</line>
<line>
by male indi*iduals,
</line>
<line>
they *ere
</line>
<line>
involv*d in *ll*c*t
</line>
</par><par>
<line>
a*tivities,
</line>
<line>
and th** h*ve a life witho*t **jor cha*ges;
</line>
<line>
n*ne o* them we*e pro**g*nists or
</line>
</par><par>
<line>
be**nged t* *he central environm*nt of th* no*els. Only o*e
</line>
<line>
character was *epresente* by a
</line>
</par><par>
<line>
black ac*o*, wh*ch m*kes room *or gr*ater represe**a**on of th*
</line>
<line>
accountant. Among
</line>
<line>
* he
</line>
</par><par>
<line>
pro*ess*onal skill*,
</line>
<line>
the re*r*se**atio* based on the stereoty*e
</line>
<line>
of *he traditiona* a*cou*tant
</line>
</par><par>
<line>
**o, in
</line>
<line>
the exe*cise o* *ccou**ing func*i*ns, *r* meticulous, perform *umerical tasks o* *
</line>
</par><par>
<line>
t*chni*al *nd o*er*tional natu*e, i* st*ll pre*omi***t. While t*o characte*s ha*e management
</line>
<line>
positions in companies and are as*ocia*ed with the stereotype of the *ontemporary account*nt.
</line>
</par><par>
<line>
Taken together, the *esults
</line>
<line>
i*lustrate the need *or **oducti*n* to con*ey posi*ive
</line>
</par><par>
</page><line>
char*ct*r*s*ics l*nked to t*e ac*o*ntan*, especially to th* activity of co*temp**ary a**o*nti**
</line>
<line>
profes*i*nals.
</line>
<line>
Ke*words: Accountan*. Ac*oun*in* Prof*ss*onal. Stereotype. Soap operas.
</line>
<line>
Rev. *SA, T**e*ina, v. 19, n.10, art. 1*, p. *47-365, out. **22 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *epresentação d* *ontado* na* N*vela* Brasil*ir*s: *nálise *os Estereótipos
</line>
<line>
3*9
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR**UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Os **tere*tipos corr*s*ondem ao* traços e ao* conjunto* de *renças ut*lizadas *ara
</line>
<line>
s*m*l*ficar a c*mplexidad* das c*racterísticas de determinad* grupo (LIPPM*NN, *922).
</line>
</par><par>
<line>
*egu*do Pereir* (2002), o* este*eótipos são
</line>
<line>
transmitidos de geraç*o *m geração, sen*o
</line>
</par><par>
<line>
propagados
</line>
<line>
pel* conta** dire*o entre agentes *oci*is,
</line>
<line>
bem **mo são criados ou r*for*ados
</line>
</par><par>
<line>
pe**s meios de co*unicação. E*tes agentes, po* s*a vez, podem a*nda *e**altar ca*acterísticas,
</line>
<line>
pos*tivas ou ne*ativ*s, a*soc*adas aos este*eót**os n* tentativa de al*ançar o *úbli*o.
</line>
<line>
Na co*t**ilidade existem dois estereótipos vigent*s, sendo o c*ntador t*adic*onal e o
</line>
</par><par>
<line>
co*t*dor *ontempor*neo (RIC*AR*SON e*
</line>
<line>
*l., 20*5). Ambos os es*ereó*ip** apres*n*am
</line>
</par><par>
<line>
centra*id*de do ofício sobre
</line>
<line>
o
</line>
<line>
gênero masculino e aprese**a* caracter*s*icas *ositivas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
negativ*s. Evidencia-s* que, a* e*ter**t*po do contador t**di*ional, as
</line>
<line>
c**a*te*í*ticas
</line>
</par><par>
<line>
ne*ati*a* e as *ompe*ências t*cnica* são, geralmente, mais e*idenciadas (Ri*hardson *t al.,
</line>
</par><par>
<line>
2015). Enqu*nto ao est*reótipo *o conta**r
</line>
<line>
contemporâne* for*m incorpor*das
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
competênc*as e habilid*des pr**issionais, que superam as características físicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
es**reot*pad*s qu* antes eram enfatizadas (TONI* et al., 2*20). Segundo Richardson et al.
</line>
</par><par>
<line>
(2015),
</line>
<line>
nes*es e*te*eót*pos *oram inc*uídas inúmeras c**acte***ticas, c*m destaque pa** as
</line>
</par><par>
<line>
*ompetência* técnicas e h*bilidades gere*ciais que traze* novas pers*ecti*as
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
conta*ilidade (R*CHA*DSON et al., 20*5).
</line>
</par><par>
<line>
No que tan*e à profissão, a i*agem do p*ofi*sional contábil tem *ido est*re**ip*da nas
</line>
<line>
m*di*s visuais e so*iai*, como programas tel**isivos, novelas, séri*s, c*nema e nas redes
</line>
<line>
sociais. *estac*-se que a f*rm* como o profiss*on*l contábil é conceituado pela mí*ia vis*al
</line>
</par><par>
<line>
p*d*
</line>
<line>
infl**nciar *
</line>
<line>
o*in*ão pública a**rca
</line>
<line>
da contabilidade
</line>
<line>
(*ZE*EDO, 2010; MOURA et
</line>
</par><par>
<line>
al., 20*6). * percepção
</line>
<line>
pública em **l*ç*o aos prof**siona*s da contabili*ad* é fator
</line>
</par><par>
<line>
p*eocupante, *ois a *ídia visual pode transmitir um conceito sobre o profis*io*al co*tábil *e
</line>
</par><par>
<line>
*orma equ*vo*ada e estereotipa*a negat**amente (AZEVEDO,
</line>
<line>
2*1*). Além d* mais, os
</line>
</par><par>
<line>
ester*ótipos em t*rno de*sa profi*são podem influen*iar * p*rc*pção dos mem*r*s da próp*ia
</line>
</par><par>
<line>
classe profission*l, ou seja, sua autoimagem (*ON*N et *
</line>
<line>
al., *020), bem com* moldar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
o*iniã* pública, a maneira com* a so*iedade observa o pr*fi*sional
</line>
<line>
co*tá*il ou, ainda,
</line>
</par><par>
<line>
influenciar aq*eles q*e pretendem adentrar para a profis*ão (CARVALHO JÚ*I*R, 2*15).
</line>
<line>
Nesse aspecto, *es*uisadore* tê* dedicado esfo*ços e* *o**reender como os estereótip*s do
</line>
</par><par>
<line>
contador sã* difundidos pelas mídias visua*s e *isam
</line>
<line>
ana*isar as características física*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
compo*tam*ntais d** per*onagens *u* são pro*is*ion*is contábe*s (RICHA*D*ON *t al.
</line>
</par><par>
<line>
*015; TONIN et al.,
</line>
<line>
20*0). Evidencia-se q*e grande parte dos estudos *o*re o *ema são
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Ter*sina PI, v. *9, n. 10, art. *7, *. 347-365, out. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. R. Silva, V. A. Arant*s, D. A. Batista, J. *. F. T*n*n
</line>
<line>
3*0
</line>
</par><par>
<line>
ba*ead** na *inematog*afi* (DIMNIK; FELTON, 2006; *ONORIO et al., 2022; MOURA e*
</line>
</par><par>
<line>
*l., 2016; RIC*ARDSON et al., 20*5; TA***ES; DANTA*, 20*7; TONIN et al.,
</line>
<line>
2020).
</line>
</par><par>
<line>
No *ontext* nacional, a *ite*atu*a c*entífi*a par*ce não abordar a re*rodução do contador * o
</line>
<line>
proce*so de e*tereotipagem, difund*do nas novelas, já que esta for*a de mídia *isual possui
</line>
<line>
gran*e influência *a fo*maç*o da *ociedade b**sileira (KESKE; *CHERER, 2013). Assim, é
</line>
<line>
poss*vel que as n**ela* tenham p*tencial de *or*alecer *s ester*ótipos vigentes rel*cionados à
</line>
</par><par>
<line>
cont*bilid*d*, * at* mes*o pro**r
</line>
<line>
novos caminhos *uan**
</line>
<line>
ao comportamento desses
</line>
</par><par>
<line>
profission*is. Por essa razão, to*na-se intere*sante anal*sar como o con*a*or tem sid*
</line>
<line>
retr**ado ou *o*o a ima*em do profissional é apr*s*n**** nest* forma de mídia visu*l.
</line>
<line>
Dentr* do *ontexto, a presente *esqu*s* pretende analisar os est*re*tipos do*
</line>
<line>
pe**ona*ens contadores represe*tado* n*s novelas brasileira*, no hor*zont* de 2010 e 202*.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra **nto, f*ram
</line>
<line>
*elecionadas seis produções
</line>
<line>
televisi*as pr*duzidas pela *ede Gl*bo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Televisã* *ue *ontinham cont*dores em seu enr*do. A escolha
</line>
<line>
pelas produçõe* da Re**
</line>
</par><par>
<line>
Globo deu-se pela liderança n* a*diê*cia e n* produção de novelas no p*ís, o que po*e,
</line>
<line>
consequentement*, *mpactar a s*ciedade (GRUPO MÍDIA SÃO PAULO, 2020).
</line>
<line>
As*im, a pesquisa contribui pa*a a literatura ao analis*r os estereótipos vige*tes en*re
</line>
</par><par>
<line>
os persona*e*s ***tad*res, *em como a* destacar e discutir as características físicas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
co*portamentais associa*as *os personagens. Além disto, o e**udo col*** *m *vidên*i* as
</line>
</par><par>
<line>
n*velas brasil**ras como i*strume*to que
</line>
<line>
p*de *nfluenciar co*o a sociedade visualiza
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
conta*or.
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
FUNDAMENTAÇÃO T*ÓRICA
</line>
</par><par>
<line>
2.1 *s*ereót*pos do contador
</line>
</par><par>
<line>
*s estereótipos referem-se ao
</line>
<line>
process* cogn*tivo
</line>
<line>
*o qual *s pe*soas
</line>
<line>
utiliz*m
</line>
</par><par>
<line>
genera*iz*ções simplificadas, *riundas de uma
</line>
<line>
realidade *omp**xa em torno d*s
</line>
</par><par>
</page><line>
ca*acte*ís*i*a* e pe*s*nalidades at*ibuídas a det**minad*s in**víduos ou gr*pos (LIPPM*NN,
</line>
<line>
1922). Para Dim*ik e Fel*on (200*), os estereótipos represent*m ** conjunto *e atri*utos que
</line>
<line>
*e acr*d*ta descrever os membros de um *ru** *ocial, contribuindo *ara o desenvolvimen*o
</line>
<line>
*e crença* que aju*am a ex*l**ar *ertos ac*ntecim*ntos. Destaca-*e que ** *stereó*ipos são
</line>
<line>
uma forma d* represe*tação da visão d* mundo *m**sta, muitas vezes, *or est*a*os de grupos
</line>
<line>
dom*nantes. * mídia, por *xemplo, represent* um instrumento importante *a propagação dos
</line>
<line>
estereóti*os (BIROLI, 2011).
</line>
<line>
R*v. FSA, Te*esina, v. *9, n.1*, art. 17, p. 347-365, *ut. 20*2 *ww4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Repr*s*ntação *o Con*ad*r nas Novelas Bra*ileiras: Análise do* Ester*ótipos
</line>
<line>
3*1
</line>
</par><par>
<line>
O*
</line>
<line>
estereótipos difundi*os pela s*cied*d* exercem *nfluê*cia
</line>
<line>
*o quanto o indivíduo
</line>
</par><par>
<line>
mo*d* e é *oldando p*la so*iedad* (GUERRA et al.,
</line>
<line>
2011; ROCHA,
</line>
<line>
20*4). A*inal, os
</line>
</par><par>
<line>
indi*í*uos s*o membr*s d* gru*os sociais e o mundo * socialmente cons*ruído a partir *as
</line>
</par><par>
<line>
perspectivas *os referidos
</line>
<line>
g*u*os que podem inc*usive afeta* no c*mpo profis*iona* *
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
forma como o profissio*al se obser*a (GUER** et al., *011).
</line>
<line>
Os estereó*ipos profissi*nais também são consolidados a pa*tir de represen*ações
</line>
</par><par>
<line>
sociais que influenciam o indivíduo ou **upo* *ociais,
</line>
<line>
no que tange à co*pr**nsão *o
</line>
</par><par>
<line>
desempenho de uma profissão (GUERRA et al., 2011; MIRANDA et al. 2015). Des*a f*r*a,
</line>
</par><par>
<line>
um* visão profiss*o*al estere*tip*da tem potencial
</line>
<line>
de interferir na *scolha da profissão,
</line>
</par><par>
<line>
principa*mente *u*n*o essa é efe*ua*a ainda na juventud* (MIRANDA et a*., *015). No ca*o
</line>
<line>
*os adolesc*ntes, **idencia-se que grand* p*rte desse grupo faz refer*nci* à escolha de suas
</line>
<line>
carreira* a par*ir do st*tus que *stas ocupam dentro da nossa cultura. Eles geralmente ignoram
</line>
<line>
parte da* condições objetiv*s do mer*ad* de tra*a**o e *sco*hem a carreira considerando
</line>
<line>
crit*rios *ubjetivos (*ARI*; GU*Z*, 2014). Por isso, quando há difus*o de *s*er*ótip**
</line>
<line>
pr*fissionais n*gati**s, a futu*a geraçã* de *rofis*ionais pode ser impact*d* (*IRANDA et
</line>
<line>
al., 2015).
</line>
</par><par>
<line>
*ent*o
</line>
<line>
desse con*exto, destacam-se os ester*ót*po* associados ao profiss*onal
</line>
</par><par>
<line>
cont*bil. Segund* Richardson et al. (2015), a
</line>
<line>
contabi*idad* é regi*a po* dois estereó**pos
</line>
</par><par>
<line>
prin*ipa*s, sendo o conta*or
</line>
<line>
tradicional, *ambém reconh*cido co*o guarda-**vros, e o
</line>
</par><par>
<line>
co*tador contemporâne*. Os es*er*ó*ipos *es*altam
</line>
<line>
caracterís*icas po**tiva* e negat**as
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
profissi*na*s e, a*es*r de d*ver*ent*s em vário* asp*ctos, a central*dad* no gênero masc*li*o
</line>
<line>
é comum entre o* estereót*pos.
</line>
</par><par>
<line>
Ao primei*o *stereótipo, co*tador
</line>
<line>
tradicional, *stão a*sociadas as car*cterísticas
</line>
</par><par>
<line>
positi**s como
</line>
<line>
h*nest**ade, confia*ça, pr*fis*ional *uidadoso c*m o d*nhe*ro e polido
</line>
</par><par>
<line>
(MOURA
</line>
<line>
et a*., 2*16). A*ém d**to, re*on*eci*o como metó*ico, *onser**dor, pr*dente, é
</line>
</par><par>
<line>
prec*so, exa*o, vig*l**te, disciplinado, ***tina*o e consid**ado
</line>
<line>
um cida*ão obediente às lei*
</line>
</par><par>
<line>
(RICHA*DS*N
</line>
<line>
*t al. 201*). D**tre as car*cterísti*as negativ*s do contador tradicional,
</line>
</par><par>
<line>
ob*erva-s* que o prof**siona* é v*sto como antiquado, *ue de*empe*ha atividade* ro*ineiras,
</line>
</par><par>
<line>
metódica*,
</line>
<line>
pautadas no desen**lvimento de tarefa* numéric*s e que
</line>
<line>
*ossui hon*stidade
</line>
</par><par>
<line>
duvido*a (DIAS; MARTINS, 2**5). Também há a di*usão *e **rac*e*í**ica* de
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
**ofissional cons*rvador, engessado e infl**ível (AZEVEDO et *l., 2008; MIRAND* et al.,
</line>
</par><par>
<line>
2015). *entro
</line>
<line>
d*ssa concepç*o, a imagem do contador est* relacionada *
</line>
<line>
*rofissionais
</line>
</par><par>
<line>
ineptos, *stranhos, obsessivos, maç*nte*,
</line>
<line>
*nfadon*os, sem imaginação, su*erficiais e fracos
</line>
</par><par>
<line>
(RICH*RDSON et al., 2015).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teres*na PI, v. 19, n. 10, art. *7, *. *47-365, out. 20*2
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. R. Silva, V. A. Arantes, D. A. Batista, J. M. F. Tonin
</line>
<line>
352
</line>
</par><par>
<line>
*n*uanto o estereó*ipo do contad** c*nt*mpor**eo está centrado em ca*ac*erísticas
</line>
</par><par>
<line>
positivas
</line>
<line>
como *rofi*sional amig*, respon*á*el
</line>
<line>
e ético, que atua em área de
</line>
<line>
co*st*nte
</line>
</par><par>
<line>
evolução * qu* l*da com inú*eros desafio*
</line>
<line>
(*UERRA ** a*., 2011). Outras
</line>
<line>
c*racterísticas
</line>
</par><par>
<line>
positiva* t*mbé* estão **sociadas ao contador contempo*âne* como a* dese*volve* *r*balho
</line>
<line>
que requer habilidade analític* e *ulgament* críti*o, *ompetên*i* técnica, h*bilidades
</line>
</par><par>
<line>
g*renciais *ntegrida*e na promoção do suces*o e
</line>
<line>
d****les a que* servem, prote*ão d*
</line>
</par><par>
<line>
in*eresse público,
</line>
<line>
vigil*nte em **sca de
</line>
<line>
fraude, sensível, atenc*oso, sincero, honesto,
</line>
</par><par>
<line>
gene**so e eng*açado (R**H*R*SON et al. 2015).
</line>
<line>
* estereó*ipo co*t*mp*r*neo refl**e as mudanças no *er*il do con*ador e contempla as
</line>
</par><par>
<line>
habilida*es p*ofiss*o*ai* e as competência*
</line>
<line>
t*cnicas pre*onizadas por
</line>
<line>
**tidade*
</line>
</par><par>
<line>
interna***nais, como aqu*l** emi**das *elo Internation*l F*deration of *ccountants (IF*C)
</line>
<line>
(BREDA et al., 2020). Essas hab**idades * c*mpe*ên*ias estão relacionadas à cap*cidade de
</line>
</par><par>
<line>
manusear tecnologias,
</line>
<line>
*e *rabalhar *m
</line>
<line>
equipe, te* senso
</line>
<line>
de lider*nça, ser proa**vo,
</line>
<line>
ter
</line>
</par><par>
<line>
pensamen*o crítico e estra*ég*co, te* habilidades em gestão, potenc*a* em antecipar problemas,
</line>
</par><par>
<line>
exercer
</line>
<line>
um bom *tendi*ento, ter capac*d**e para solucio*ar *roble**s, *ntre outr*s
</line>
</par><par>
<line>
(BREDA e* al.,
</line>
<line>
2020; MAR*INS et a*., *019; *I*HARDSON al., 20*5; TO*IN *t al., et
</line>
</par><par>
<line>
2020).
</line>
</par><par>
<line>
Dentre a* *aracterísticas n*gativas associa*as ao contado* contem*or*neo, Richard*on
</line>
</par><par>
<line>
et *l. (2015) elencam a i*ag*m de um profissional hedonis*a, manip*lador,
</line>
<line>
explorador, que
</line>
</par><par>
<line>
pode
</line>
<line>
promover lavagem d* di*he*ro e induzir a fraudes. Nesse estereótipo, co*tador pode *
</line>
</par><par>
<line>
utiliz** as competências técnicas * as
</line>
<line>
*abilidades pr*f*ssio*ai* para mani*ular re*ultados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ind*z*r a altera**es co*tábeis das *rganizaçõ*s. *essa f*rma, *s característic*s positiva* que
</line>
</par><par>
<line>
diferen*iam * profissional contábil nesta versão est*reo*ipada também
</line>
<line>
permitem induzir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comportame*tos antié*i*os nas em*r*sas.
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do Azevedo (20*0), a contabi**dade est* i*ersa *m um contexto *istórico
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*arece ro*per com os
</line>
<line>
estereótipos vig*ntes para projeta* uma *ma*em
</line>
<line>
de profissionais *e
</line>
</par><par>
<line>
confi*nç*, re*pe*tabilidade e que enfrentam d*s*fi*s, no intu*to de atrair indivíduo* tal*nto*o*
</line>
</par><par>
<line>
e competente* pa*a a profi*são. Est* *ompimen*o *om os estere*tipos
</line>
<line>
vigentes dá-se p**a
</line>
</par><par>
<line>
centralid*de
</line>
<line>
do perfil
</line>
<line>
es*ereot*pad* negativamente
</line>
<line>
do profiss*o*al con*ábi*. Além
</line>
<line>
di s t o,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re*res*ntação socia* do con**dor *a* **dias *isu*i* tamb*m pode influencia* a form* como a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade enxerga profissional. Dest* form*, de*tacam-se a segui* alguns *esulta*os o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
p*squisas que analisa* os est*reótipos do contador.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.10, art. 17, p. 347-365, out. 2022
</line>
<line>
www*.fsan**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Representação *o Contador nas Novelas Brasileiras: Análise dos Est*reótipos
</line>
<line>
353
</line>
</par><par>
<line>
2.* Pesqu*sas *orre**ta*
</line>
</par><par>
<line>
Dif**entes pe*quisador*s têm dedicado esforços em analisar e
</line>
<line>
compreender
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
este*eótipos do co**ador. *lgumas pesqui*as analisam as percepções de prof*ssore*,
</line>
</par><par>
<line>
*studantes *rofi*siona** da co*tabilidade (AZEVED*, 2010; FERNÁND*Z-POLVILLO; e
</line>
<line>
MICHEL VÁZQUEZ, 20**; *EAL et al., 201*; *IRANDA et al., 2015; RAFFAELL* e* al.,
</line>
</par><par>
<line>
201*;
</line>
<line>
TONIN et
</line>
<line>
*l., 2*20); enquanto outros anal*sam
</line>
<line>
como
</line>
<line>
a mídia visual e escrita
</line>
</par><par>
<line>
r*presenta* este* *rofissionais (D*MNIK; FELTON,
</line>
<line>
2006; FELTON et al., 200*;
</line>
</par><par>
<line>
HONORIO et *l., 2022; MOURA et al., 20*6; TAVARES; DANTA*, 20**). Nesse cenário,
</line>
</par><par>
<line>
*presenta-se a seguir o *ercur*o de a*guns d*sses estudos que tomam c*m* base
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
representação *ocial do contador pelas mídia* vi*uais.
</line>
</par><par>
<line>
A impor*ância d* análises das caract*rí**icas
</line>
<line>
de es*er*ótipos foi *ealça*a por Langer
</line>
</par><par>
<line>
(2004). Ele desen*o*ve* um est*do *om intuito d* conceder element** bás*c*s para o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
an*lis* dos estereó*ipos difundidos em fi*mes *om conteúdo h*stóri*o, *roporcionando
</line>
<line>
també* uma *iscussão inicial sobre a prop*gaçã* de *stereót*pos no imagi*ário popular s*br*
</line>
</par><par>
<line>
a Hi*tória. O aut*r e*f*tiza *ue as mídias visuais, como cin*ma *
</line>
<line>
tel*visã*, t*m uma va*ta
</line>
</par><par>
<line>
capacida*e em disse*inar est*r*ótipos à po**lação.
</line>
</par><par>
<line>
Dimnik e *elton (2006), em estud* internaci*nal, **mbém consideraram as míd*as
</line>
</par><par>
<line>
visua** como um me*o *nf*uente q*e *efl*te e molda as ati*udes sociais.
</line>
<line>
Assim,
</line>
<line>
os autores
</line>
</par><par>
<line>
examina*am a *magem do contador no ci***a po*ular, *tilizando aval*a*ão *e traços de
</line>
<line>
personalidade dos personagens co*s*derando a convencionalida*e, o esforço, a *rati*ida*e e a
</line>
<line>
sociabilidade. Os est*reóti*os id*ntifica*os sug*riram que é *omp**xo ca*egoriz*r * im*g*m
</line>
<line>
do co*tado* como *implesmente "positiva" ** "negat*v*". Por isso, os au*ores cla*sificaram o*
</line>
<line>
estereóti*os dos contadores em: excên*rico, la*uta*or, herói * vilão.
</line>
<line>
*ut*o estudo i*ternacional, re*lizado por Richardso* et al. (*015), evi*enciou
</line>
</par><par>
<line>
element*s para a classificação de *stereó**pos d* con*ador
</line>
<line>
consideran** traços pautados
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
interior e e*terio* d* imagem do personagem, ve**ficando sua p*rsonalidade e funcionalidade.
</line>
<line>
A interação *esses elem**tos possibili*a c**ssificar os pers*nagens contad*r*s e* qu**ro
</line>
</par><par>
<line>
*mage*s es*ere*tipada*: cont**or tradic*o*al,
</line>
<line>
*ue inclui o con*ad*r do *ipo marcador
</line>
</par><par>
<line>
(*corekeeper) e contador de *eijão (Beanc*unter); * o tipo conte*p*râneo q*e engloba o
</line>
<line>
contad*r *uardião e empreende*o*. Os auto*es afirma* que image*s pos**iva*
</line>
<line>
oc*sio*a**ente são retratad*s em personagens c*ntadores. Mas *á uma im*gem estere**ipada
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *9, n. 10, *rt. 17, *. 347-36*, out. 2*22
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. R. Sil**, V. A. Arantes, *. A. B*tista, J. M. F. Ton*n
</line>
<line>
35*
</line>
</par><par>
<line>
c*m as**ctos n*gativos, como objeto de sátira ou *videnciando *endên*i*s *riminosas.
</line>
<line>
Cara*ter**ti*as como confiança e integridade *eparam os estere*tipos positivo* * negat*vos.
</line>
<line>
Estudo b*as*leiro também a*alis*u o perf*l da imagem do con*ad*r divulgada em
</line>
</par><par>
<line>
*ídia* *aci*nais. Mir*nda e Fari* (2016) **ali*ram
</line>
<line>
como a image* do profission** da
</line>
</par><par>
<line>
contabi*idade estava sendo veiculada *m jorn*l d* gran*e circulaç*o no *rasil. A pesq*isa
</line>
<line>
analiso* o banco de dados do *ornal Fo*ha de S*o P**lo, durante o perí*do ** nove*bro de
</line>
<line>
2013 a no**mbro de 2014. O *studo evidenciou que *s expr*ssões "co*tador, conta*ilidade,
</line>
</par><par>
<line>
c*ntábil e
</line>
<line>
c*ntábeis" est*vam a*so*iada*, princi*alm**te, a *o*íc*as com um c*nte*to
</line>
</par><par>
<line>
negativo, e*idenciando a contabilidade a escândalo* polí*icos, fraudes investigadas pe*a
</line>
<line>
po***ia, e a questio*amentos envolvendo a gestão econômica do Governo. Essa imag*m
</line>
</par><par>
<line>
perpetuad* pela *ídia *r*z u*a visão negati*a, contrári* à imag** do pro*issio*al re*l
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
contabilidade no seu d*a a di*, este fat* *ode influenciar nega*ivam*nte na form* co*o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
percebido o contad*r pelo senso c*mum.
</line>
</par><par>
<line>
*esqu*sas brasileiras t*m*ém
</line>
<line>
analisaram as repr*sent*ções do
</line>
<line>
cont*dor
</line>
<line>
em obras
</line>
</par><par>
<line>
c**ematográficas. Moura et al. (**16) a*aliaram os *ste*eótipos
</line>
<line>
*o profissi*nal contábil n*
</line>
</par><par>
<line>
p*odução *in*matográfica e* dif*re*t*s d*cadas. Fora* analisad*s o* fil*es: The
</line>
<line>
*nt*u*hables (1987), Schindler\s List (1993) e Ro*kn**lla (*0*8). Os autores pont*aram que
</line>
</par><par>
<line>
e*tereót*pos
</line>
<line>
positivos e negativos permaneceram nas *iferentes décadas. *o geral, houve
</line>
</par><par>
<line>
pred*minância
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
e*ter*ó*ipos
</line>
<line>
pos i t i vos .
</line>
<line>
**ém
</line>
<line>
d* s s *,
</line>
<line>
os
</line>
<line>
c*ntadores
</line>
<line>
for*m,
</line>
</par><par>
<line>
pr*domina**emente, **p*esentados como heróis ou vilões, sem representação d* *ersonagen*
</line>
<line>
prin*ipais.
</line>
<line>
T*vares e Dantas (*017) apres*nt*ram * *erfil do *ontador ** cinema do século XXI.
</line>
<line>
Os autor*s analisaram 6 fil*es (007 Cassino Royal*; O Pr*c*rado; Bat*an - O Cavaleiro das
</line>
<line>
Trevas; Rock**o*la - A Gr*nde R**bada; Gran*e Dem*is para Quebrar; * * *on*ador).
</line>
</par><par>
<line>
De*ta*ou-se
</line>
<line>
q*e os filmes tro*xera* * tona
</line>
<line>
est*reótipos posi*ivo* *uan*o * ima*em do
</line>
</par><par>
<line>
profissional contábil, mas a*gum*s c*ra*teríst**a* *i*da foram represe*tadas
</line>
<line>
de maneira
</line>
</par><par>
<line>
*e***i*a. *os film*s, conta*or foi caracteriza*o como
</line>
<line>
neutro (*nt*e bom ou mau), calmo,
</line>
</par><par>
<line>
infeliz, neutro (*ntre bem ou mal-humor*do), inteligente, *o*pe*ente, satisfe*to,
</line>
<line>
confiante,
</line>
</par><par>
<line>
conf*ável, não com*nicat*vo, influe**e e proativo.
</line>
</par><par>
<line>
Em *s*udo r*ali*ado por Ton** e*
</line>
<line>
al. (2020), foi a*aliada a vi*ão e*t*re*tipada do
</line>
</par><par>
<line>
**ofissi*nal cont*bi*
</line>
<line>
representad* no filme *he A*cou*tant, de 2*16,
</line>
<line>
além de identificar
</line>
</par><par>
<line>
co*o as caract*rísticas do r*fe*ido per*onagem influe*ciara* a auto*ma*em *e estu*antes e
</line>
<line>
p**fission*is contábei* brasileiros. Os autores *de*tificar*m muda*ças de *ara*igmas
</line>
</par><par>
<line>
apr*sen*ados pela c*nem*togr*f*a am*r**an*, atra*é* *o fi*me analis**o, i*dicando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na, v. 19, n.1*, *rt. 17, p. *47-365, **t. 2022 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Represent*ção do Contador *as N**elas Brasileiras: Análise dos Ester*ót**os
</line>
<line>
355
</line>
</par><par>
<line>
prevalên*ia de u*
</line>
<line>
perfil d* um
</line>
<line>
contador *ontemporâneo, no qual as c**a*terístic*s do
</line>
</par><par>
<line>
personag*m como a inteli*ência, * proatividade e o com*ortame*t* éti*o foram associadas à
</line>
</par><par>
<line>
aut*ima*em
</line>
<line>
do* pesquis*dos. E*tre *s car*cterísticas neg*tivas, os efeit*s da a*siedade
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
de*e*vol*imento
</line>
<line>
das at*vi*ades profissio*ais ta**é* *oram evidenciados. *ato que instiga
</line>
</par><par>
<line>
qu*stio*amen*os em torno das causas d*ssa
</line>
<line>
a*siedade e seus reflexo* no desempenho
</line>
</par><par>
<line>
ac*d*mico e prof*ssi*nal.
</line>
</par><par>
<line>
Ap*sar *e os estu*os aborda*em as visões ester*otipadas acerca do prof*ssio*al
</line>
<line>
contábil, ilus*rando a predominânc*a do estereó*i*o tradi*iona* do conta*or em f*lmes, ainda
</line>
<line>
pa*ecem se* raras as *roduções televis*vas q*e repr*duzem os estereó*ipos contempo**neos
</line>
<line>
do contador e* obras nacionais.
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
PROC*DIME*TOS *ETODOLÓGICOS
</line>
<line>
No intuito de analisar os estereótipos dos persona*ens con*adores d*s *ovelas
</line>
</par><par>
<line>
brasileiras, a pr*se*te
</line>
<line>
pesq*isa pod* ser cl*s*ificad* *omo descriti*a, bibliog*á*ica,
</line>
</par><par>
<line>
docu*ental de cunho *ualitativo. Como forma ** de*im*tar o corpus de **álise, foram e
</line>
</par><par>
<line>
s*lecion*das *s perso*agens, declaradas pelos a*tor*s das *o*elas
</line>
<line>
*o*o c*ntadores. Além
</line>
</par><par>
<line>
d*sto, optou-se por selecion** as *ovelas ex*bidas *
</line>
<line>
par*ir
</line>
<line>
d e 2010 n a
</line>
<line>
Re*e Glob*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Tele*isã*, devi*o à abrangên*ia *acional e *
</line>
<line>
ce*tralida*e desta r*de qua*to a*diência. à
</line>
</par><par>
<line>
Se*und* dado* d*vulgados sobre Ibope (2020) em mí*ias brasileiras, a Red* Glo*o de
</line>
<line>
Televisão *epresenta o canal de TV abe*ta *ue mantém a liderança *o ranking de audiên*ia no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil,
</line>
<line>
princ*p*lmente duran*e a *xibição de su*s n*velas no horá*i* no*urn* (G**po *ídia
</line>
</par><par>
<line>
Sã* Paul*, 2020). A Tabela 1 sintetiza a amo*tr* de person*ge*s selecionados.
</line>
<line>
Tab*** 1 - **vela* c*m perso*ag*ns con*ador*s
</line>
</par><par>
<line>
Ano
</line>
<line>
Novela
</line>
<line>
H**ár*o d* *xi*ição
</line>
<line>
Nome do p*rson*ge*
</line>
</par><par>
<line>
2011
</line>
<line>
F*na Estampa
</line>
<line>
21 horas
</line>
<line>
H*nório (Gig*nte)
</line>
</par><par>
<line>
2015
</line>
<line>
Total*ente Demais
</line>
<line>
19 hor*s
</line>
<line>
Zé Pedr*
</line>
</par><par>
<line>
201*
</line>
<line>
Sol *ascente
</line>
<line>
18 horas
</line>
<line>
Wladimir Correa
</line>
</par><par>
<line>
2016
</line>
<line>
*aja Coração
</line>
<line>
19 horas
</line>
<line>
Guido
</line>
</par><par>
<line>
2018
</line>
<line>
O *empo *ã* Para
</line>
<line>
19 hora*
</line>
<line>
Teófil*
</line>
</par><par>
<line>
2019
</line>
<line>
A *ona d* Pedaço
</line>
<line>
21 h**as
</line>
<line>
Márcio
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados *a pesquisa
</line>
<line>
A pa*tir dess* seleção, procedeu-s* à identificação das caracte*ísticas *a* p*rsonagens
</line>
</par><par>
<line>
* par* anál*se dos
</line>
<line>
ester*ótipos. Pa*a *anto, acessou-se os
</line>
<line>
*ites das nove*as par* extrair
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
descr*ção de *íd*o* de *pre**n**ção das persona*ens em que são de*tacada* as carac*e**sticas
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 19, n. 10, art. 17, p. 347-365, ou*. 2022 w*w4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. R. Silva, V. A. Arantes, D. A. Batista, J. M. F. To*i*
</line>
<line>
356
</line>
</par><par>
<line>
físic*s e c*mpo*tamen*a*s, b*m como a* atitudes dos contadore*. Par* tant*, *ecorreu-se
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
meto*olo*ia p*oposta por Lan*er (2004) que identif*c*
</line>
<line>
duas etapas
</line>
<line>
para análise do*
</line>
</par><par>
<line>
estereótip*s, sendo i) *d**tific*ção d*s características *ísic** e compor***entais; bem c*mo
</line>
<line>
a* habilidade* profissionais e co*petências técnicas asso*iadas aos personag*n*; e ii) análise
</line>
<line>
dos estereót*pos atribuídos *os pe*son*gens.
</line>
</par><par>
<line>
A p*imeira etapa co*sistiu
</line>
<line>
em identificar as c**a*t*r*sticas que c*rcun*** cada
</line>
</par><par>
<line>
*ersonag*m. Para
</line>
<line>
t*nto, fo*am de*crit*s *s ca*act*rísticas físicas e
</line>
<line>
comportamenta** que
</line>
</par><par>
<line>
norteavam os persona**ns,
</line>
<line>
bem como a análise da
</line>
<line>
atuação
</line>
<line>
dos profissionais contábe*s
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
n*velas. Essa discussão abre esp*ço para comp*eend*r como *s c**tadore* são retr*tad*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*sociar ess*s
</line>
<line>
c*racterística* *os estereótipo* vigentes, sendo o contador tradi*ional ou
</line>
</par><par>
<line>
c*ntemporâneo.
</line>
</par><par>
<line>
A segunda *tapa *o***sponde à análise da *stereot*pagem e b*sca compr*en*er
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
est*reót*pos vigentes e r*forçados pelas novelas. *ara ta*to, disc*te-*e c*mo as c*ract*rísti*as
</line>
</par><par>
<line>
positivas e ne*ativas ass*c*adas ao comportame**o dos contadores podem influenciar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**rma*ão dos este*eó**pos do contad*r. A part** dessa
</line>
<line>
reflexão, foram iden*i**cados
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
e*tereótip*s presente* n*s novelas brasileiras.
</line>
</par><par>
<line>
Destaca-se que a *etodologia proposta por *ange* (2004) foi ***icad* em produções
</line>
<line>
cinematográfi*as. No e*tanto, dado o caráter visual e a abran*ência das novelas, no B*asil,
</line>
</par><par>
<line>
opt**-se por
</line>
<line>
aplicar a meto*ologia no c*nt*xto
</line>
<line>
analisado. Para nortear a identifi*a**o
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
car*cterís*i**s fí*icas e comp*rtam*ntais associadas aos estere*tipos do *on**do*, a Tabe*a 2
</line>
<line>
sintetiza algumas caract*rísticas i**rí*secas ao* estereótipos *m anál*se, *onforme e*e*cadas
</line>
<line>
por *i*h*rdson et al. (*015) e Tonin et al. (2020).
</line>
<line>
Ta**la 2 - *dentificação das carac*er*sticas dos **t*reó**p*s
</line>
</par><par>
<line>
Car*cte*ístic*s *ísicas
</line>
<line>
Tradicional
</line>
<line>
Co*temporâne*
</line>
</par><par>
<line>
Gên*r*
</line>
<line>
Masculin*
</line>
<line>
Masc*lino
</line>
</par><par>
<line>
Estatu*a
</line>
<line>
Baixo
</line>
<line>
Al*o
</line>
</par><par>
<line>
Tipo físic*
</line>
<line>
Fi*icamente desajeitado
</line>
<line>
Fisi*amente a**aente
</line>
</par><par>
<line>
Calvo
</line>
<line>
Ca*v*
</line>
<line>
Não Calvo
</line>
</par><par>
<line>
Característ*cas
</line>
</par><par>
<line>
comp**tamentais
</line>
<line>
Trad*cional
</line>
<line>
Contemporâneo
</line>
<line>
Honesto/ Des*nesto
</line>
<line>
Hon*sto/ De**nesto
</line>
<line>
So*ialmen*e des*j**tado
</line>
<line>
Comunicati*o
</line>
</par><par>
<line>
Com*ort*men*ais
</line>
<line>
Covarde
</line>
<line>
*o*i*vel
</line>
<line>
Metódico
</line>
<line>
Ansio*o
</line>
<line>
Cons**v*dor
</line>
<line>
Manipulador
</line>
<line>
Preciso
</line>
<line>
Versátil
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados da pe*quisa
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esina, v. 19, n.10, ar*. 1*, p. 34*-*65, *u*. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
* Tabela 3 apresenta as car*cteríst*cas da* personagens cont*dores identi*icado* n*s
</line>
<line>
nove*as d* **de Globo, a part*r de 2010.
</line>
<line>
Tab*la 3 - Caract*rísticas dos Person*gens
</line>
</par><par>
<line>
Nom*
</line>
<line>
Gênero
</line>
<line>
I*ade (anos)
</line>
</par><par>
<line>
2011
</line>
<line>
Fina *stampa
</line>
<line>
Honório (Gigante)
</line>
<line>
*asc*lino
</line>
<line>
+ / - 45
</line>
</par><par>
<line>
2015
</line>
<line>
T*talm*nte demai*
</line>
<line>
Zé *ed*o
</line>
<line>
M*sculino
</line>
<line>
+ / - 45
</line>
</par><par>
<line>
2016
</line>
<line>
Sol nascent*
</line>
<line>
Wladim*r Correa
</line>
<line>
Ma*culino
</line>
<line>
+ / - 4*
</line>
</par><par>
<line>
2016
</line>
<line>
Haja co*ação
</line>
<line>
Guido
</line>
<line>
M*sculino
</line>
<line>
+ / - 60
</line>
</par><par>
<line>
2018
</line>
<line>
O tempo *ão para
</line>
<line>
Teófilo
</line>
<line>
*ascu*ino
</line>
<line>
+ / - 60
</line>
</par><par>
<line>
2019
</line>
<line>
* dona do pedaç*
</line>
<line>
Márci*
</line>
<line>
Masc*lino
</line>
<line>
+ / - 40
</line>
</par><par>
<line>
Fon**: Dados *a pesquisa.
</line>
<line>
*uanto às *ar**teríst*cas dos p*rsonagen*, observa-se que o **rsonagem Gigante da
</line>
<line>
**vela Fina Estampa (2011) é um perso*agem *sporti*ta, jogad*r de fut*vô**i, paqu*rador,
</line>
</par><par>
<line>
us a
</line>
<line>
gír*a* co*o f**ma de comunicação. A at*vi*ade prof*ssional *o persona*em Gigant*,
</line>
</par><par>
<line>
contador, é sempre mostrada em segundo pla*o. Enquan** o personagem Zé Pe*ro, *a novela
</line>
<line>
To*almente *emais (2*15), é u* personagem neg*o, ma**o e al*o, é c*nt*dor e **vogado de
</line>
<line>
uma grande e**resa, sempre usa terno e * represen*ado c**o bem-*ucedid* *a ca*reira.
</line>
<line>
Na novela Sol Nascen** (2016), não são evid*nci*das *s ca*acterísticas físicas do
</line>
<line>
personage* Wladimir C**rea, já que o p*rsona**m n*o a***ece fisica*ent*. O personagem é
</line>
</par><par>
<line>
refe*e*ciado pela lembranç* *e se*s fam**iares *
</line>
<line>
amigos, *m* vez
</line>
<line>
que a história é contada
</line>
</par><par>
<line>
**ós s*a morte. O personagem é caracteriza** co*o s*ndo do *êner* m*sc**ino, estav*
</line>
<line>
en*olv*do em a*iv*dades ilí*i*as na e*pres* em que trabalh**.
</line>
</par><par>
<line>
O persona*em Guido, de *aja Coraçã* (2016), destaca-*e
</line>
<line>
por se* contador, esta*
</line>
</par><par>
<line>
en*olv*do em atividades ilíci*as e
</line>
<line>
compart**har vida entre ***s famílias. Em o Temp* não a
</line>
</par><par>
<line>
Par* (2018), o persona**m Teófilo *e*r*s*nta a im*g*m do pro*i*siona* da co*tabilidade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ant*ga m**arqui*. O
</line>
<line>
personagem *árcio
</line>
<line>
de A Dona do Pedaço (2019) t*m,
</line>
</par><par>
<line>
aproximadamente, 40 an*s, e*tatura baixa, sempre *e terno e* *eu am**ente de traba*ho,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
solte*ro e *ossui v*da social ati*a. Di*eren**m*nte dos d*mai* pers*nagens contad*res,
</line>
</par><par>
<line>
Márcio é representado co*o pr*tica*te de at*vidade física, é *aidoso e s*mpre s* veste
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mo*o formal.
</line>
</par><par>
<line>
Ob**rv*-s* que a* novelas a*a*isa*as ai*da não
</line>
<line>
co*t*mplam *ers*nagens do gênero
</line>
</par><par>
<line>
femin*no. Esta e*idência não
</line>
<line>
é única *as novela* b*asileiras. Estud** que *nal*saram
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esina *I, v. 19, n. 10, art. 17, p. 3*7-365, out. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. R. Silva, V. *. Arantes, D. A. Batista, J. M. F. Tonin
</line>
<line>
358
</line>
</par><par>
<line>
estereótipos de *erso*agens d*
</line>
<line>
filmes
</line>
<line>
cinem*to*ráficos também rel*taram *aior
</line>
</par><par>
<line>
representação so**al de *ontadores do gê*ero masculino (*I*NIK; FEL*ON, 2006;
</line>
</par><par>
<line>
MOURA
</line>
<line>
et al., *016). *imnik e Felton (200*), por exe*plo, analisam o estereótipo dos
</line>
</par><par>
<line>
con*adores repre***tados no c*nem* e constatar*m a baixa representa*i**dade de *erson**ens
</line>
<line>
do gê*ero femin*no. De**re o* 168 perso*ag**s avaliados, apenas 21 *ram m*lheres. Moura
</line>
<line>
et al. (201*), por sua v*z, evide*cia*am que, dentre os film** an*lisados, a maioria não era
</line>
<line>
representada por mulheres.
</line>
<line>
A represent*ção de contado*es como sendo do gênero *eminino po*e contribuir pa*a
</line>
</par><par>
<line>
de*mi*tificar a im*gem do contador tradicional talvez, e,
</line>
<line>
romper co* o estereótipo vigente.
</line>
</par><par>
<line>
Este compor**mento
</line>
<line>
pode, inc**siv*, *on*ribuir *ara reduzir as di*er*nças **
</line>
<line>
gê*eros
</line>
</par><par>
<line>
obser*adas a es** prof*ssã*. S*g*ndo *ri*henti *t a*. (2*15), as m*lheres
</line>
<line>
contadoras
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
auditoras ap*esentaram r*munera*ão média inf*rior aos h*mens, com mesmo nível de
</line>
</par><par>
<line>
escol*ri*ade. Esse fato e*ide*cia
</line>
<line>
*s *es**ualdade*
</line>
<line>
de *ênero que *inda sã* vivenci*das
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
alguma* regiões *o Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*o* outro lado, ta*bém há evidênci*s de mu**nças de est*reótip*s relacionadas ao
</line>
<line>
gênero, m*r*a*as por n*vas repre*entações sociais d* *ul*er con*ad*r*. Silva e Silva (201*)
</line>
<line>
an*lisar** a per*ep*ão dos p*ofissionai* de c**tabilidade quant* aos estereót*pos d* mul**r
</line>
</par><par>
<line>
profissio*al contá*i* e
</line>
<line>
c*ntatara* qu* m*lher co*tadora p*de ser d*fin*da como: *ntegra,
</line>
</par><par>
<line>
otimista, inteligente, int*res*ante, organ*zada, *on*s*a, boa co*s*lh*ira d* negóc*os, líder,
</line>
<line>
corajosa, sociável, extrovertida, prática, dinâmica, *o*mal, in*ependen*e, confiante, *lexível,
</line>
<line>
*ompetente, gentil, bem-humorad*, *ducada, *ealist*, responsáv**, *o*suidor* de bons
</line>
<line>
conh*cimen*os de matemáti*a, informá*ica e fiscalização, co*hecedora *a *ealidade
</line>
<line>
empresarial, se*sível, étic*, bem v*stida, eficiente, criativ*, eleg*nte * ca*ivante.
</line>
</par><par>
<line>
Para
</line>
<line>
além da diferença de gênero na *epresen**çã* social do contad*r, as no*elas
</line>
</par><par>
<line>
pouco *nsere* p*rsonagens contado*es co* diversi*ade r*cia*. Destaca-se o pe**ona*em *é
</line>
</par><par>
<line>
Pe*ro,
</line>
<line>
em T*talm*nt* Dem*is (20*5), que é representado p** um personagem negro e *ue
</line>
</par><par>
<line>
est* asso*iado a cara**erístic*s po*i**vas, p*utadas na *o*e**idade, *ompe**nci* e au*onomia.
</line>
</par><par>
<line>
Diante de*se cenári*,
</line>
<line>
observ*-s* que
</line>
<line>
nen*um
</line>
<line>
p*rsonage* f*i caracteri**do como
</line>
</par><par>
<line>
pr*t*go*ist* ou estava associado ao
</line>
<line>
círcu*o *en*ra* dos pe*sonagen* das *ovelas. Resultad*
</line>
</par><par>
<line>
semelha*te foi de*crito por Mou*a et a*. (20*6), que também não i*entificam
</line>
<line>
person**ens
</line>
</par><par>
<line>
*ontadores como protagonis*as ** film*s. Diferentemente, Tonin e* al.
</line>
<line>
(2**0) analisaram
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
es*ereótipos relac*onados ao prof*ssional co*tábil *o film* "*he Accoun*ant". Nesse filme, *
</line>
</par><par>
<line>
con*ador é pro*ago**sta * *ua imagem está
</line>
<line>
ass*ciada a *uda*ças de
</line>
<line>
pa*adigm*s *a
</line>
</par><par>
</page><line>
conta****dade, realçand* o perfil *o con*a*or cont**porân*o.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 19, n.10, art. 17, p. 347-365, out. 2022 www*.fsanet.*om.b*/re**s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Representação d* C*ntador nas Novelas Brasileiras: Análise dos Estereótipos
</line>
<line>
359
</line>
</par><par>
<line>
4 .2 Análi*e dos *s*e*eótipo* *s*ociados *os *er*o*a*ens contad*res
</line>
</par><par>
<line>
No intuito de identificar e analisar as carac*erísti*a* dos contadores represe*tados nas
</line>
<line>
nov*las, **r*m extraído* tre*hos das falas **sses *e*sonagens nos sit** d*s *ovel*s. A Tabela
</line>
<line>
4 sintet*za ess*s informaçõe*.
</line>
<line>
Tab*la 4 - Este*eótipo* dos person*gens co*tadores *m novelas brasileiras
</line>
</par><par>
<line>
Novel a*
</line>
<line>
Pers*nage ns
</line>
<line>
Carac*e**stica*
</line>
<line>
Estereótipos
</line>
<line>
Fa*a dos persona*ens
</line>
</par><par>
<line>
Fina estamp a
</line>
<line>
Gigante
</line>
<line>
*one*to; Confiante; Vig*lan*e; A *rofissã* é ilustrada ape*as pe l a at*vi*ade *écnica
</line>
<line>
Co*ta*or *radicional Caracterí*tic *s pos*tivas e *e*ativas
</line>
<line>
"Quem é que faz a tua c*ntabili*ad* [...] não t*m *omo entender, tá *udo errad*, eu sou do ramo, d* lice*ça! Eu sou contador, di*lomado e dos me*hores, viu? [...] Ol*a aqui, e*se balancete é pr* desavi*ado, o *esavisa*o v*i fun*o aqui, porque ***ta não fecha *om con*a, e o leã* da receita *ão engole" (Capítulo n° *5).
</line>
</par><par>
<line>
Tot*l men** demais
</line>
<line>
Zé *edro
</line>
<line>
*rofissional; Ético; Vigi*ant*; Confiáve*; I*tegro; *roa*i*o
</line>
<line>
C*ntado* Contemporân eo C*r*cterístic as posi*ivas
</line>
<line>
"O *stelionatário tá usand* os d*dos da Sof*a para *brir em*réstimos e* vários ba*cos. Já ach*i mais de cinc* contas abertas nesses últi*os dois a*os" (*apítulo n° 125).
</line>
</par><par>
<line>
*ol nascen te
</line>
<line>
Wl*dimir Correa
</line>
<line>
Corrupto; Manipulador; A profissão * ilustrada apenas pela ati*idade técnica
</line>
<line>
Contador T*adicional Característi* as negativas
</line>
<line>
"T*n*ka: Você falo* q** ele tinha uma foto com * pai, é iss*? Tanaka olha para * f*to e **z: É ele me*mo, o *ladimir! *lice Tanaka: Não? Aqu*le Wladimir d* 20 *nos **rás? *á*i* D* **geli: O que deu **lpe em *o*ês que era o con*ador da *mpre*a?" (Capítulo *°1*5).
</line>
</par><par>
<line>
H**a *oraçã o
</line>
<line>
Gu*do
</line>
<line>
Manipu*a*o*; Ativ*dade *us*eita; M*ntiros*; Deso**sto; * profissão é ilust**d* ap**as pela ativ*da*e té**ic*
</line>
<line>
*ontador Tradic*onal Caracte*í*ti* as ne*at*vas
</line>
<line>
*itória: Não fui e* que m* meti c*m *g*ot*, foi você. Fez *m monte de filhos naquela fei*ant* e depois não ti*ha di*heiro para nada. Eu paguei as tuas *ívida*, se não fo*se *or mim, você agora estar*a m*rto, e ela e teus filho* também. Guido: *, mas você exigiu que eu f*sse com *o*ê para Europa, que eu l*rgasse tudo n* B*asil" (*apítulo n° 111).
</line>
</par><par>
<line>
O *empo nã * *a r a
</line>
<line>
T*óf*lo
</line>
<line>
Covard*; De*ones*o; * pro*is*ão é ilustrada a*e*as **la ativi**de
</line>
<line>
C**tador Tradici*nal Cara*te**stic as *egati*as
</line>
<line>
"Men*lau, eu estou desesperado. Você é a minha última esperança [...] Sim, *as * mot*** é nobr*, ocorre que desviei *u**os de *e* p*trão. Po*ca c*isa, eu di*ia, diante das altas somas
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. F*A, T*resina PI, v. *9, n. 10, art. 17, p. 347-365, ou*. *022
</line>
<line>
*w*4.fsa*et.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. R. *ilva, V. A. Arantes, D. A. Batista, *. M. *. Tonin
</line>
<line>
3*0
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
téc*ica
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
com as q*ais *le l*da. J*mais pude ima*in*r qu* ele perce*eria o r*mb*. Agora ele quer *cabar com a vida *e quem o engan**. Estou com a co*da no pescoço!" (Capítulo n°101).
</line>
</par><par>
<line>
A Dona do Pedaç o
</line>
<line>
Márcio
</line>
<line>
V**ilante; Ético; Profissional; *roat*vo
</line>
<line>
*ontador C*ntemporân eo Ca*acterístic *s positivas
</line>
<line>
"M*rcio: Milhões, milhões! Você nã* vai pode* tira* milhões aqui da fábric*! [ ...] A gente tem din**iro, tem ou*ro d**heiro guar**do que é um colchão [...] s* nosso consu*o de b*los c*i dur*nte um tempo o *o*s* fat*ram*nto também cai, [...] *e a gen*e tem dinhe*ro guardado a *ente po*e segurar a empr*sa nos **mpos ruins (Capítulo n° 55).
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: D*dos da p*sq*isa
</line>
<line>
A p*rtir da extração de al*umas falas dos personag*ns d*spos*as na Ta*ela 4,
</line>
</par><par>
<line>
associadas à anális* do
</line>
<line>
*e*f*l descrito nos sites das novelas, ver*fica-*e *ue apena*
</line>
<line>
duas
</line>
</par><par>
<line>
*roduções ilustram p*radigm*s relacionados ao con*a*or **ntempor*neo, fato que f*i
</line>
</par><par>
<line>
verificado na n**ela Totalmente De**i*, com o
</line>
<line>
personagem Zé Pedro, e
</line>
<line>
na novela A D*na
</line>
</par><par>
<line>
do Pedaç*, com o personag*m Márcio.
</line>
</par><par>
<line>
O perso*ag*m Zé Pedro e*tá assoc*ado ao *rofissi*n** de c*nfiança, casado,
</line>
<line>
co*pet*nte que transmi** a imagem de profissional d* exc***ncia, p*o*tivo e que desenvol*e
</line>
<line>
ativ*dade d* gestão na empresa em que atua. O personagem Márcio, por sua vez, exerce sua
</line>
<line>
**nção de modo proat*v*, é consider*do o principal a*ia*o da *ro*rietária da *ábrica on*e
</line>
</par><par>
<line>
trabalh*, e exerce
</line>
<line>
at*vida*e
</line>
<line>
de gestão empr*sarial. Destaca-se que ambos os personagens
</line>
</par><par>
<line>
*cu*am c*rgos de gestão con*ábi* *
</line>
<line>
emp*esarial nas em*resa*. Segundo Tonin e* al. (202*),
</line>
</par><par>
<line>
essas características **tão a*socia*as ao este*eóti*o do con*ador contemporâneo no q**l
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pro*issional contábil a*cança p*tama*es elev*dos nas organizações ao possuir c*nhecimento
</line>
</par><par>
<line>
especiali*ado * qual*ficado. Alé* disto, *s características co*o, por exemplo,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
co**ort***nto profissional ético, confiável, in*egro e proativ* são consid*rada* por
</line>
<line>
Richardson et a*. (2015) com* caracterí*t*cas *osit*vas do contador co*te*porân*o. Este
</line>
</par><par>
<line>
estereótipo re*resent* uma pe*so* de sta*us profissiona*, c*m
</line>
<line>
conh*cimento *speci*lizado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
quali*icado e q** são *apazes de fornecer de*empenho finance*ro de níve* *leva*o assoc**do a
</line>
<line>
*erv*ços de cons**toria e*peciali**dos (RI*HARDS** et al., 2015).
</line>
<line>
*o presente es*udo, const*tou-s* *ue a maioria *o* p*rson*gen* analisados, tais co*o
</line>
<line>
Gigante, Wladimi* Correa, Guido e T*ófilo, possuíam características do contado* t*adicional.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*i*a, v. 19, n.10, art. 17, p. 347-365, out. 2022
</line>
<line>
www4.f*anet.*o*.*r/re*i*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A R*pr*se*tação do Contador nas *o*el*s Bra*ileiras: Análise dos Estereótipos
</line>
<line>
361
</line>
</par><par>
<line>
*st*s personagens, no exercício
</line>
<line>
das fun*ões cont**eis, são metic**osos, reali*a* tarefa*
</line>
</par><par>
<line>
numéricas, *e cu*ho técnico e *peracio*al.
</line>
<line>
Ap**ar de o pers*nagem *igante, d* nove*a F*na Es*ampa (*011), atuar c*mo
</line>
</par><par>
<line>
conta**r, esta *tividade ap*nas ta*g*ncia sua personalid*de. *o perso*agem é
</line>
<line>
*estacada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pe*s*nalidade de suje**o d* v*da tran*ui*a, *ratican*e de esporte e que desp*nde longo tempo
</line>
</par><par>
<line>
**g*ndo **t*vôl*i na pr*ia. Dent** as
</line>
<line>
características pro*issionais, Gi*an*e pode ser
</line>
</par><par>
<line>
caracterizado c*mo
</line>
<line>
honest*, co*fiante e vig*la*te. O *ersona*em tam*ém é responsável
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
i*ent*fic*r e comu*icar *os chefes d* empr**a onde *rabalh* sobre *raud*s *ontábeis. *ss*s
</line>
</par><par>
<line>
carac*erísti*as estão associadas ao estereótipo *o
</line>
<line>
*on**d*r trad*cional (*ichardso* et al.
</line>
</par><par>
<line>
2015).
</line>
</par><par>
<line>
No que tange aos personagens W*adimir Corr*a, *e*fil* e Guido,
</line>
<line>
ob*ervou-se **e
</line>
</par><par>
<line>
eles estão relacionados a
</line>
<line>
ati*idades il*ci*as. Wladim*r Correa e Teófilo *st*o *nv*lvidos
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
de*vi*
</line>
<line>
*e *inheiro das
</line>
<line>
emp*esas onde *tuam, enqu*nto Guido trabalho* p*ra a máfi*. *sta*
</line>
</par><par>
<line>
caract*rísti*as, *e **ordo *om Richardson et al. (2015), i**str*m aspectos
</line>
<line>
negativo*
</line>
</par><par>
<line>
a*so*iados ao c*ntador tra*i*ional.
</line>
</par><par>
<line>
A maior difusão de c*racter*sticas negativas atreladas aos pe*sonag*ns contadores nas
</line>
<line>
novel*s *ras*leiras assemel*a-se com os achados *e Dimnik e *elton (2**6) que analis*ram
</line>
<line>
o* es*ereótipos asso*iados ao contador e* f*lmes n*rte-americanos do sécul* XX. Os autore*
</line>
</par><par>
<line>
constataram que * c*n*ador é ma**ritariamen*e descrito com
</line>
<line>
caract*rísticas neg*tiv*s, tanto
</line>
</par><par>
<line>
*omo obje*o de sátir* ou c*mo e*e*utor de *to* criminos*s.
</line>
</par><par>
<line>
No contexto *ras*leiro, Miran*a e* al (2016) a*a*is*m as report*gens da Fol*a *e São
</line>
<line>
Paulo que referenci*m o con*ado*. Cons*ataram que os conteúdo* *a* notícias transmiti*a*
</line>
</par><par>
<line>
pe*o j*rnal têm associadas *s ex*ressões "contador", "contab*l*dade",
</line>
<line>
"contábil"
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
"*o*tábei*" notícias com contexto negativo, prin*ipalme*te, a*sociadas a escândalos
</line>
<line>
**l**ic*s, com fraudes investig**as pel* polí*ia.
</line>
<line>
Segu*do Ri*hard*on et *l. (2015), éti*a, integridade * confiança representam um *o*
</line>
<line>
parâmetros que dis*ingue as caracterís*icas po*itiva* e neg*ti*as. De aco*do *o* Tonin et al.
</line>
</par><par>
<line>
(*02*), o *omportam*n*o *tico do profissional contábi* no con**ole
</line>
<line>
das t*ansações pode ser
</line>
</par><par>
<line>
**r*buído a ca**c*er*sticas positivas, como *tu*r em *rol do bem púb*i**, d*s organizaç**s, de
</line>
</par><par>
<line>
mod* a *inimizar condutas in*dequadas; e a falta da é*ic* pr*fission*l e*tá a*socia*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
caracte*ísti*as negativas que c*ntribue*
</line>
<line>
pa*a manipulaçã* de *elatór*os, fraude*, a
</line>
<line>
lavag*m
</line>
</par><par>
<line>
de din*eir* e escândalos contábeis.
</line>
</par><par>
<line>
*entro des*e contexto, o*serva-se necessi*ade de m*d**ças nos *stereótipos ** *
</line>
</par><par>
<line>
co*ta*or
</line>
<line>
apresentad*s
</line>
<line>
na *íd*a televisiva brasile*ra, especialmente, no *ue tange
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*resina PI, v. *9, n. 10, art. 17, p. 3*7-365, out. 2022
</line>
<line>
*ww*.fsanet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. R. S**v*, V. A. Arantes, D. A. Batista, *. M. F. Tonin
</line>
<line>
*62
</line>
</par><par>
<line>
d*s**minação de
</line>
<line>
características p*sit*va* e estereót*pos contemporâneo* do referido ofício.
</line>
</par><par>
<line>
*través da mudança da im*gem estereotipada
</line>
<line>
do c*nt*dor *ue é difundida pela mídia, se*ia
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
fo* r*prese*tado *o*o prota*onista *a* novela*. Destaca-*e q*e ape*as *
</line>
<line>
persona*em Zé
</line>
</par><par>
<line>
Pe*ro,
</line>
<line>
na novela *otalmente D**a*s (201*), foi represent*do *o* um at*r negr*, * que
</line>
</par><par>
<line>
reforç* a presen*a d* estereótipo *r*di*i*nal do c*ntad*r c*ntrado no *ênero mascul**o * **
</line>
<line>
orige* germâni*a.
</line>
<line>
** *ovelas analis*das difundiram *stereótipos d* cont*dor tr*dicion*l, com
</line>
<line>
cara*t*r*sti*a* nega**vas. O pro*iss*onal contábil **tá associ*do a eventos corruptos, desvio de
</line>
<line>
re*ursos, manipulação de informaç*e* contábeis e, por vezes, de*on**to nas ativid*d*s
</line>
<line>
profissionais e pessoais. Esse comportamento reforça a vi*ência do est*r*ótipo tradi**onal do
</line>
<line>
*onta*o*, *entrado em atitud*s antié*icas, o que po*e *nfl*enciar a *er*epção da socieda*e
</line>
<line>
pa*a **m * pro****ional contábi*.
</line>
</par><par>
<line>
E* conjunto,
</line>
<line>
os resu*tados ilustram a *ec*ssida*e *as novelas brasi*eiras em
</line>
</par><par>
<line>
tran*mi**r
</line>
<line>
característica* positivas vi*culadas ao
</line>
<line>
co*tador, em
</line>
<line>
especi*l a atividade
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
p*ofissional c*ntáb*l *ontem*orâneo. Alé* disso, nota-se a car*ncia de person**en*
</line>
</par><par>
<line>
cont*dores represent*tivos que possam incor**rar dife*enças d* gênero, *aça, sexualidade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fisiono*ias. Essa pl*ra*idade de caracte*ísti*as pode, inclusive, conquis*a* no*** adepto* para
</line>
<line>
* profissão contábi*.
</line>
</par><par>
<line>
A p*squisa limi*a-*e a compreender as caracte*ísticas d*s p**so*a*ens analisados
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i*en*i*icar
</line>
<line>
os estereótipos vigentes. Estu*os futuros *odem ins**ir outras
</line>
<line>
pr*duç*es, com*
</line>
</par><par>
<line>
série* e documentários, de forma a *ompree*de* a adoção de estereó*ipos contábeis e*
</line>
</par><par>
<line>
diferentes formas de com*nicação
</line>
<line>
visual. Recomenda-se *u* futuros
</line>
<line>
pesquisad*r*s t*mbém
</line>
</par><par>
</page><line>
a*alisem a percepção de est*dantes do ensino mé*i* ou de *r*duação sobre a* produçõ*s
</line>
<line>
visua*s que r*p*esentem conta*or*s.
</line>
<line>
*ev. FS*, Teresina, v. 19, n.1*, art. *7, p. 347-365, ou*. 2022 ww*4.*sanet.c*m.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Repr*s*ntaçã* d* C*ntad*r nas *ovela* Bras*leiras: Análise *os Es*ere*tipos
</line>
<line>
36*
</line>
</par><par>
<line>
REF*RÊNCI*S
</line>
</par><par>
<line>
AZE*EDO,
</line>
<line>
*.
</line>
<line>
*. L. (2010). A per*e*ção pública sobre os con*adores: bem ou **l na
</line>
</par><par>
<line>
foto? 1*3. https://doi.*rg/*0.11606/D.12.201*.t*e-281*201*-165136.
</line>
</par><par>
<line>
AZEVED*,
</line>
<line>
R.
</line>
<line>
F. L;CORNAC*I*NE JÚN*OR, E. *; *OVA, *. P. DE C. C. (2008). A
</line>
</par><par>
<line>
percepção dos **tudantes *o*re * curso e o per*il dos estud*nt*s ** Conta*ilid*de: uma
</line>
</par><par>
<line>
análise
</line>
<line>
*omparativa das percepções * estereo*ipagem. Anais do 8o Congresso USP
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Con*abilidade
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Cont*olado**a,
</line>
<line>
20**.
</line>
</par><par>
<line>
https://congressousp.fipecafi.*rg/an*is/artigos82008/501.pd*.
</line>
<line>
B*ROLI, F. (2011). *ídia, *ip*ficação * e*ercícios d* po*er: a r*prod*ç** dos es**reótipos no
</line>
</par><par>
<line>
discurs* jor*alístico. Revis*a Brasileira de Ciênc*a Política, 6,
</line>
<line>
71-98.
</line>
</par><par>
<line>
ht*ps://doi.org/1*.1590/*010*-3352*0110002*0004.
</line>
</par><par>
<line>
B*EDA, *. G et *l. (2020). Desenv*lvim**to
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*abi*idades e c*mpe**ncias técnicas
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
curs* de Ciência* Con*ábeis: *erc*p*õe* de acadêmic*s à luz da IF*C.
</line>
<line>
In XV*I Cong*esso
</line>
</par><par>
<line>
USP
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Iniciação
</line>
<line>
*ien*ífica
</line>
<line>
em
</line>
<line>
Contabilidade
</line>
<line>
(X*II).
</line>
</par><par>
<line>
*ttps://*on*ressou*p.fipe*afi.*rg/**ais/20UspInternational/A*tigos*o*n*oad/2167.pdf.
</line>
<line>
*RIGHENTI, J; JACOMOS*I, F; SILVA, M. *. (2015). Desig*aldad** de gên*ro na *tuação
</line>
<line>
d* co*tadores * audit*re* ** mercad* de tra*alho catari*ense. Enfoque: Reflexã* Contá*il,
</line>
<line>
34(2), 109-12*. https://doi.or*/10.4025/enfoque.v34i2.27807.
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<line>
CA*VAL*O JÚNIOR, L. E. (2015). E*tereótipo* do profiss*onal da Conta*ilidade na
</line>
<line>
per*epçã* de estud*ntes de cursos prepar*tór*os para i*gresso no ensino superior. CEPCON -
</line>
<line>
Cen*ro de Pós-graduação e P**qu*sa *m OCn*abilidade e Controladoria, 1-153.
</line>
</par><par>
<line>
*IAS,
</line>
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G. M.; M*R*INS, G. A. (2005). *epresentações Sociais e I*a*inário Coletivo
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Como Referenciar *ste Arti*o, *onforme ABN*:
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SIL*A, *. C. R; ARANTES, V. A; BATISTA, D. A; **NIN, *. M. F. A Represen*aç*o *o Contador
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nas Novelas Bra*ileir*s: Análise dos Est**eótipos. Re*. FSA, Teres*na, v.1*, n. 10, art. *7, p. 347-
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365, out. 202*.
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Contribuição dos Autores
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<line>
M. C. R. Silva
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V. A. **antes
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<line>
*. A. Batista
</line>
<line>
J . M . F. T*nin
</line>
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<line>
1) concepção * *l*nejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpretaç*o dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor*çã* do *as*unho ou na re*isão crí*ic* *o conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) par**ci*a*ão na *provação da versão final do m*n*scri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina PI, v. *9, n. *0, art. 17, p. 3*7-365, out. 2022
</line>
<line>
www4.fsane*.com.*r/revista
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)