Simulação Aplicada à Melhoria Contínua em Processos: Um Estudo com Proposta para Automação / Simulation for Continuous Process Improvement: A Study with Proposal for Automation

Gabriela Bandim Nogueira Manso, Wagner Junqueira de Araújo

Abstract


As ferramentas para mapeamento, simulação, automação, análise e redesenho de processos mostraram-se essenciais para a otimização e aprimoramento da gestão organizacional. Por meio do gerenciamento processual, é possível aperfeiçoar a administração institucional, atuando, principalmente, na diminuição ou na eliminação de interferências e perdas. Este estudo teve como objetivo aplicar essas técnicas para auxiliar na melhoria de processos. Utilizou-se o programa de gestão de processos Bizagi Modeler para elaboração do diagrama completo e preciso do processo. A diagramação realizada seguiu o padrão BPMN (Business Process Modeling Notation), a Notação de Modelagem de Processos de Negócios. A metodologia adotada neste trabalho é de natureza qualitativa. Os meios de coletas de dados escolhidos foram a análise documental e a verificação por meio de um checklist elaborado segundo a ISO/TR 26122, de 2008. Foi aplicada uma adaptação da ferramenta SIPOC (Suppliers, Inputs, Process, Outputs e Customers) para processos informacionais, que ajudou a identificar os elementos relevantes e a obter uma maior compreensão, indicando as oportunidades de aperfeiçoamento. Por fim, efetuou-se uma análise apresentando uma proposta de melhoria através da remodelação do processo com foco na eliminação da burocratização excessiva e do retrabalho. E foi realizada uma simulação dos processos (Original e Melhorado), utilizando-se o programa Bizagi Studio, para demonstrar e confirmar que o cenário com a proposta de melhoria implementada ofereceu um melhor resultado na sua execução e tramitação.

 

Palavras-chave: Mapeamento de Processos. Simulação. Automação de Processos. Gestão da Informação e do Conhecimento. ISO/TR 26122.

 

 

ABSTRACT

 

 The tools for process mapping, simulation, automation, analysis and reengineering have shown to be essential for the optimization and improvement of organizational management. Through process management, it is possible to improve the institutional administration, acting mainly to reduce or eliminate interferences and losses. This paper was design to apply these techniques to support process improvement. The process management program Bizagi Modeler was use to elaborate the complete and precise diagram of the process. The diagramming followed the BPMN (Business Process Modeling Notation) standard. The methodology adopted in this work is qualitative in nature. The means of data collection chosen were document analysis and verification by means of a checklist prepared according to ISO/TR 26122, of 2008. An adaptation of the SIPOC (Suppliers, Inputs, Process, Outputs and Customers) tool was adapted to informational processes, which contributed to identify key elements and to get a better understanding, indicating opportunities for improvement. Finally, an analysis was carry out presenting a proposal for improvement through process remodeling focused on the elimination of excessive bureaucratization and rework. And, a simulation of the processes (Original and Improved) was performed, using the Bizagi Studio program, to demonstrate and confirm that the scenario with the implemented improvement proposal offered a better result in its execution and processing.

 

Keywords: Process Mapping. Simulation. Process Automation. Information and Knowledge Management. ISO/TR 26122.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.11.3

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)