Percepções Sobre Sociedade e Estado a Partir da Semiótica: Olhares Enunciativos em Textos Sincréticos / Perceptions About Society and State from Semiotics: Enunciative Looks in Syncretic Texts

Bruno Gomes Pereira, Thiago Luiz Sartori

Abstract


Este artigo tem como objetivo analisar projeções e desdobramentos semióticos em textos sincréticos a partir da concepção enunciativa dos termos Sociedade e Estado, os quais apresentam origem sociológica, antropológica e filosófica. A Fundamentação Teórica está alojada no campo interdisciplinar dos estudos enunciativos da linguagem, estabelecendo-se na zona fronteiriça entre Semiótica Francesa e Filosofia da Linguagem. A Metodologia é de cunho bibliográfico e documental, pois entendemos que as obras de arte aqui analisadas, chamadas de textos sincréticos, colaboram para o desdobramento de sentidos no que se refere à interferência ideológica do Estado nos seus respectivos significados. As análises revelam que a construção semiótica dos textos, que constituem o corpus deste artigo, é motivada por discursos de uma sociedade capitalista, a qual acaba segregando os grupos sociais, dando margem à assimetria entre subordinantes e subordinados. 

 

Palavras-Chave: Assimetria Social. Capitalismo. Discurso. Linguagem. Poder.

 

ABSTRACT

 

This article aims to analyze semiotic projections and unfoldings in syncretic texts from the enunciative conception of the terms Society and State, which have sociological, anthropological and philosophical origins. The Theoretical Foundation is housed in the interdisciplinary field of enunciative studies of language, establishing itself in the border zone between French Semiotics and Philosophy of Language. The Methodology is of a bibliographic and documentary nature, as we understand that the works of art analyzed here, called syncretic texts, collaborate for the unfolding of meanings with regard to the ideological interference of the State in their respective meanings. The analyzes reveal that the semiotic construction of the texts, which constitute the corpus of this article, is motivated by the discourses of a capitalist society, which ends up segregating social groups, giving rise to asymmetry between subordinates and subordinates.

 

Keywords: Social Asymmetry. Capitalism. Speech. Language. Power.

 


References


ALTHUSSER, L. Sobre a Reprodução. Petrópolis: Vozes: 1999.

ALVES, A. R. C. O conceito de hegemonia: de Gramsci a Laclau e Mouffe. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, 2010, n. 80 [Acessado 10 jul. 2022] , pp. 71-96.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Contexto, 2006.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo/SP: HUCITEC, 2003.

BAKHTIN, M. Problems of Dostoevsky’s Poetics. London: University of Minnesota Press, 1984.

BAUMAN, Z. Vida para o Consumo: A transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2008.

BAUMAN, Z. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2004.

BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral II. São Paulo: Contexto, 2006.

BERTRAND, D. Caminhos da Semiótica Literária. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

BLOMMAERT, J. Ideologias Linguísticas e Poder. In.: SILVA, D. N.; FERREIRA, D. M. M.; ALENCAR, C. N. (orgs). Nova Pragmática: Modos de fazer. São Paulo/SP: Cortez, 2014. p. 67-77.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Lisboa: Editora Bertrand Brasil, 1989.

BRAIT, B. Alguns Pilares da Arquitetura Bakhtiniana. In.: BRAIT, B. (org). Bakhtin: Conceitos-Chave. São Paulo: Contexto, 2014. p. 7-10.

CHAUÍ, M. O que é Ideologia. 2ª ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2008.

CUNHA, D. C. da. Formas de presença do outro na circulação dos discursos. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n.5, p. 116-132, 1º semestre 2011.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A Nova Razão do Mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo: 2016.

DIAS, L. F. Significação, e Forma Linguística na Visão de Bakhtin. In.: BRAIT, B. (org). Bakhtin: Dialogia e Construção do Sentido. Campinas: UNICAMP, 2005. p. 99-107.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade-Transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In.: FAZENDA, I (org). O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Editora Cortez, 2008. p. 17-28.

FIORIN, J. L. A Linguagem em Uso. In.: FIORIN, J. L. (org). Introdução à Linguística: Objetos Teóricos. São Paulo: Contexto, 2011. p. 165-186.

HAN, B. C. Sociedade do cansaço. (2' edição ampliada) Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

HANKS, W. F. Língua como Prática Social: Das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2013.

LANDOWSKI, E. Le Carré Sémiotique, Actes Sémiotiques-Bulletin, IV, 17, 1981.

LATOUR, B. Reagregando o Social: Uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador/BA: EDUSC, 2012.

MASCARO, A. Estado e Forma Política. SP: Boitempo: 2013.

MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 4ª ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.

MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, E.; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na Era Planetária: O pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

OLIVEIRA, D. Ação direta do capital: o poder do capitalismo contemporâneo. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2015000200011. Acesso em: 05 de jun.2022.

PENNYCOOK, A. Language as a Local Practice. Routledge, 2010.

PEREIRA, B. G. Semiótica Discursiva e Linguagem Televisiva: Efeitos de Sentidos em Textos Sincréticos. Revista Acadêmica Digital, v. 45, p. 1-11, 2022.

PEREIRA, B. G. Percurso gerativo de sentido naperspectiva da semiótica: (des) construindo significados sobre o vídeo As Brasileiras. Revista Querubim (Online), v. 38, p. 10-16, 2019.

PEREIRA, B. G.; ANGELOCCI, M. A. Metodologia da Pesquisa. Pará de Minas (MG): Editora VirtualBooks, 2021.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4386378/mod_folder/content/0/Quijano%20Colonialidade%20do%20poder.pdf?forcedownload=1. Acesso em 15 de maio de 2022.

SARTORI, T. L. Educação, Direitos Humanos e Violência Homofóbica no Ambiente Escolar: A Concepção dos Gestores. 2020. 130f. Dissertação de mestrado (Mestrado em Educação). Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, São Caetano do Sul: SP, 2020.

SÁ-SILVA, J. R. et al. Pesquisa Documental: Pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Ano I, n. I. 2009.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.9.15

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)