<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 9, art. 15, p. 299-317, *e*. 20*2
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.9.15
</line>
</par><par>
<line>
*ercepções Sobre Sociedade e Est*d* a Partir d* Se*iótic*: *lhares Enunci**ivos em Text*s
</line>
<line>
Sincrétic*s
</line>
<line>
Per*e*tions Abo*t Society and **ate f*om Semiot*cs: E*uncia*i*e Looks *n Syncretic Texts
</line>
</par><par>
<line>
Th*ag* Luiz Sartori
</line>
<line>
Do***rando em M*dança Social e P*rticipaç*o Política p*la Universidade *e S*o Paulo
</line>
<line>
Mestrad* profissi*na* em Docên**a e Gest*o E*ucacional p*l* *niversi*ade Municipal de *ã* Caetano d* Sul
</line>
<line>
Docente *a Universidade An*ang*era de São Pau*o, Ca*pu* de Vi*a Mariana
</line>
<line>
*-ma*l: *lsartori@*otm*il.com
</line>
<line>
Bruno Go*es Pereira
</line>
<line>
Doutor em Ensino de L*ngua e Literatu*a (*s*u*os *ingu*sti**s) pela Universid*d* Fede*al do Tocan*ins
</line>
<line>
Doce**e *a Universidade Anhangu*ra / Cen*r* Universi**r*o An*anguera *itágoras A**li
</line>
<line>
E-mail: *runogo*espereir*_30@ho*mail.com
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: T*iago L*iz Sartor*
</line>
<line>
*ditor-Che*e: Dr. Tonny Kerl*y de *l*ncar
</line>
</par><par>
<line>
Universidade A*h*nguera *e São Pa**o, Anha*guera
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Educ*ciona*. *ua Afonso Celso - de 191/192 * 479/480
</line>
</par><par>
<line>
V*la Mariana, 04119001 - São P*ulo, SP - *r*sil.
</line>
<line>
Artig* recebido *m 27/*7/*022. *ltima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Bruno Gomes P*reira
</line>
<line>
rec*bid* e* 10/08/2*22. Aprovado em 11/08/2*22.
</line>
</par><par>
<line>
Centro U*iv**sitári* Anhan*uera P*t*gora* Ampli.
</line>
</par><par>
<line>
Av. Dr. Albert* Ben*detti, 446, Vila A*sunção
</line>
<line>
Avaliado *e** si*tema Trip*e Review: Des* Rev*ew a)
</line>
</par><par>
</page><line>
0902027* - Santo Andr*, SP - Brasil
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e *) Do*bl* Blind Review
</line>
<line>
(avaliação cega *or doi* ava*iadores da área).
</line>
<line>
Revisão: Gr*matical, No*mat*va e de For*atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. L. Sartori, B. G. Pereira
</line>
<line>
3*0
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
E**e artigo tem como objetivo ana*i**r p*ojeções *
</line>
<line>
*esd*br*m**tos semió*icos e* textos
</line>
</par><par>
<line>
s*ncréticos a *a*tir da c*ncepção enunciativa dos *e*m*s Sociedade * Estado, os
</line>
<line>
quais
</line>
</par><par>
<line>
*p**s*n**m origem soci*lógica, antropoló*ic* e fil*sófica. A *undament*ção Teó*ica está
</line>
<line>
alojada no campo interdiscip**nar dos estudos *nunciativos da linguage*, e*tabelec*ndo-se na
</line>
</par><par>
<line>
z*n* f*onteiriça entre Semiótica Fr*ncesa e F*l*sofia da Linguagem. A *etodol*g*a é
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cunho bibliográfic* e do*umental, po*s
</line>
<line>
e*tendemos q*e as obras d* arte aq*i *na**sad*s,
</line>
</par><par>
<line>
*h**adas de *ext*s **ncr*tic*s, *olab*ram p*ra o desdob*a**nto de s*ntido* no que s* *e*ere
</line>
<line>
à inter*erência ideológica do Es*ado nos seus respectivos signific*dos. As análises revelam
</line>
<line>
que * construção semiótica dos textos, *ue con*tituem o corpus deste *rtigo, é mo*iva*a por
</line>
</par><par>
<line>
d*s*urso* de uma sociedade capit**ist*, a
</line>
<line>
qual acab* segregando o* grupos sociais, dando
</line>
</par><par>
<line>
margem à assimet**a entre subordina*tes e subordinados.
</line>
<line>
P*lavra*-Chave: Assimetria *ocial. Capitalismo. Discurso. L*nguage*. Pod*r.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This articl* aims to *nalyze sem*otic proje*tion* and u*foldi*gs in syncretic texts f*om the
</line>
<line>
enunciative *on*eption of the *erms Society and Sta*e, which have *ociological,
</line>
</par><par>
<line>
a*thropologica* and philosophical **igins. The The*retical Foun*ation
</line>
<line>
is housed in the
</line>
</par><par>
<line>
*n*erdis*i*linary field of enunc*ative stu*ies of language, es*abl*s**ng itself in the *order *one
</line>
</par><par>
<line>
betwe*n Frenc* Semiotics and Philoso*hy *f *ang*age. The Me*hodology is of
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
b*bl*ogra*hic and docu*en*ary n*ture, as w* un*erstand that th* *orks of a** analyzed here,
</line>
<line>
*a*led syncre*ic t*xt*, *ollaborate for t*e *nfolding of meanings wit* regard to th* ideological
</line>
<line>
*nterfer*nce of the S*at* in t*eir re*pective mean*ngs. Th* analyzes reveal th*t the *em*oti*
</line>
</par><par>
<line>
constructi*n of the *exts, *h*ch constitu*e *he *o*pus
</line>
<line>
o* this arti*le,
</line>
<line>
is moti*ated by *he
</line>
</par><par>
<line>
discou*ses of a capitalist soc*ety, which
</line>
<line>
e*ds
</line>
<line>
up seg*egating social groups, **ving rise to
</line>
</par><par>
<line>
*symmetr* between subordinates and subordin*tes.
</line>
<line>
Keywor*s: Soci** As*mmetry. Capita*ism. Spe***. Langu*ge. Power.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 1*, n.9, ar*. 1*, p. 299-31*, s*t. 2*22
</line>
<line>
w*w4.fs*n*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Percepções Sobr* Sociedade e Es**do a Partir da Sem*ótica: Olhar*s En*nciat**o* em Textos S*ncrético*
</line>
<line>
301
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
Mu*to tem se questionado acer*a do *omport*mento socia* a partir da* *deolog*as de
</line>
<line>
mer*ado. Al*ás, muito tem que ser questionad* sobre ** possíveis i*fluên*i** *x*r*idas *e*o
</line>
<line>
Esta*o na constru*ão d* um* *ociedade d*ta efêmera e segregadora de val*re* e m*rais, seja
</line>
<line>
no coletivo das rel*ções humana*, seja na particularid*d* do *ome* enquanto a*or *oci*l*.
</line>
<line>
*esse sentido, é *e*tinente considerar*os as projeções inve*ti*a*ivas de *aum*n
</line>
<line>
(2008; 200*), *s q*a*s tentam ex*l*car os fenômenos h*man** * **rtir da *ragilidade dos laços
</line>
</par><par>
<line>
e*tabelecidos entre estes, de maneira a
</line>
<line>
r**ultar na fu**c*dade de *alores d* um* man*i**
</line>
</par><par>
<line>
basta*t* expres**va. A partir *as colaborações dess*
</line>
<line>
autor, ente**em*s *ue s*ciedade a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sécul* XXI, carac*eriz*da pela mane**a movediça c*m a qual perc*be o mundo e* sua *ol*a,
</line>
<line>
*em *presentado sin**s *e saturação no *u* *iz resp*ito à *ons*rução d* algo **l*do. Em
</line>
</par><par>
<line>
outra* *alavr**, a humanidade tem ten*enciad* um *lhar de ob*etificação das *oisas das e
</line>
<line>
*essoas, o que *o* fa* ent*nder a pr*ferê*cia por deman**s **perfic*ais, capazes de res*mir o
</line>
</par><par>
<line>
h*mem *o
</line>
<line>
pensamen*o simp*i*ta ** quan*ificação. É nesse ento*no q*e o Estado, enqu*n*o
</line>
</par><par>
<line>
ap*relh* *deológico, *arece ** dese**olver de *a*ei*a *té mesmo alienante.
</line>
<line>
N* contexto social, ** q*e pes*oa* de t*da* as natureza* se *el*ciona* e, co* **so,
</line>
<line>
const*oem uma red* de s*ntidos, entendemos que o Estado tem encontrado *o pró*rio homem
</line>
</par><par>
<line>
um mecanismo de aut*perpetuação. Em outra* palavras, é por
</line>
<line>
interm*dio da pr*pria
</line>
</par><par>
<line>
linguagem qu* as **ssoas d*s*emina* discur*os de
</line>
<line>
dif*re*t*s *rden* ideológ*cas *, a*sim,
</line>
</par><par>
<line>
r*ssignificam os f*nômenos socia*s den**o de u* *e*ort* *e tempo * e*paço (PE*EIRA,
</line>
</par><par>
<line>
2022; PEREIR*, 20*9; BL*MM*ERT,
</line>
<line>
2*14; *ENVENISTE, 2006; BERTRAND, 2003;
</line>
</par><par>
<line>
LA*DOW**I, *981).
</line>
</par><par>
<line>
Diante dess*s *ressupos**s, é possível
</line>
<line>
elen*ar a seguint* problemática d* *esquis*:
</line>
</par><par>
<line>
Co*o * poss*vel ana*is*r *dentif*car desdobrament*s de sen**dos em t**tos s*ncréticos *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*artir da *oncepção i*eológica *a S*ciedade e *o Estado? *esse *a*o, *stamos r*lacionand*
</line>
</par><par>
<line>
os te*tos sincréticos às manifesta*ões
</line>
<line>
artísti*as *a li*gua*em, consid*rando-*s pis*as
</line>
</par><par>
<line>
linguísticas para a materializ*ç*o das ideolog*as sociais (PEREI*A, 2022; **NHA, 2*11;
</line>
<line>
BERTRAND, 200*; LAN*OWSKI, **81).
</line>
<line>
O objetivo dest* art*go é, com **so, analisar *rojeções e *esdobramento* s*mióticos
</line>
</par><par>
<line>
em *ext*s **ncrétic*s
</line>
<line>
a
</line>
<line>
partir da conce*ção enunci*tiva *os *erm*s Sociedade e *sta**, os
</line>
</par><par>
</page><line>
1 *ptamos pelo uso *o termo "*tor s*cial" e* d**rimento de "sujeito social", partindo da prem*ssa de que
</line>
<line>
*stamos e*tend*ndo o home* c*mo s*r crítico, *ngajad* em *itua**es s*ciopragmát*cas c*rr**adas p*r
</line>
<line>
*deologia*, ta* como assevera Latour (2012).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. *9, *. 9, art. 15, p. 2*9-*17, se*. 2022 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. L. *arto*i, *. G. Pe**i*a
</line>
<line>
302
</line>
</par><par>
<line>
quais apre**nt*m
</line>
<line>
origem s**i*ló*i*a, antrop*lóg*c* e fi*osóf*ca. Enten*emos
</line>
<line>
q*e essa
</line>
</par><par>
<line>
iniciativa sej* pertinente às *iscussõ*s no âmbito de *nvestiga*ão das Ci*ncias H**anas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Sociais, c*nsi*erando a ên*ase dada aos comp*rtamentos h*manos
</line>
<line>
** múltiplos recortes de
</line>
</par><par>
<line>
investigações.
</line>
</par><par>
<line>
A Fundamentação **óric* est* alo*ada no campo interdisciplin*r dos e*tudos
</line>
<line>
enunciativos da linguagem, es*abe*ec*ndo-*e na *ona fron*eiriça entre Sem**tica ***ncesa
</line>
</par><par>
<line>
(P*REIRA, 2022; PE**IR*, 2019; BLOMMA*RT, 2014; BRAI*,
</line>
<line>
2014; FIORIN,
</line>
<line>
201*;
</line>
</par><par>
<line>
CUNHA, 2011; BENV*NISTE, 2006; *ERTR*ND, 2003; LANDOW*KI, 1981) e F*los*fia
</line>
<line>
da Lingu*gem (BAKHTI*, 2006; BAKHTIN, 20*3; BAKHTI*, 198*; HANKS, 2008;
</line>
<line>
ALTHUSSE*, 1999). Co*pr**nd*mos, por *ei* desse diálog* teó*ico, que o entendime**o
</line>
<line>
acerca do discurso *ol*tico, o qual envolve a dis*ussão *obre cap*ta*ismo e a classe
</line>
<line>
*ra*alhadora, é um assunto inesgotáv*l de co*jec*u*as. Es**s, por s*a *ez, *odem ser
</line>
</par><par>
<line>
rel**alizadas2 em diversa* ár*as do saber humano, de m*n*ira a
</line>
<line>
colaborar no ent**d*m*nto
</line>
</par><par>
<line>
satis**tório *obre atuação p*lí*ica e ide*lógica do h*mem.
</line>
</par><par>
<line>
A *etodologia é de cunho bibliográfico e documental
</line>
<line>
(PERE*RA; *NGEL*CCI,
</line>
</par><par>
<line>
20*1; *AKATOS, M*RC*NI, 2013; SÁ-SILVA et *l, 2009; B**TONI-RICARDO, 200*;
</line>
<line>
S*VERIN*, 2007), pois ent*ndemos que *s obra* de arte a*ui analisadas, cha*ada* d* te*tos
</line>
<line>
sincrét*c*s, colabo*am para o desdobramen*o de sentidos no que se re*er* à in*er*erência
</line>
<line>
id*ológica d* Esta*o nos seus respectivo* sig*ificados.
</line>
<line>
As anális*s r*velam que * co*strução semiótica dos tex*os, que *onstituem o corpus
</line>
<line>
deste artigo, é m*tivada por dis*u*so* de uma sociedade *ap*talista, a *ua* acaba segrega*do
</line>
</par><par>
<line>
os **u**s sociais,
</line>
<line>
dando
</line>
<line>
margem à ass*metria entre su*ordinantes e subordinados. Des*a
</line>
</par><par>
<line>
f*rma, refo*ça a percepção de Sociedade e Est*do enqu*nto *nstrum**to s*miotiza*o*es de
</line>
</par><par>
<line>
co*tu*es e *ráticas di*cursiv*s, *s q*ais *olaboram ativam*nte para
</line>
<line>
o engaj*mento
</line>
</par><par>
<line>
ideológico do homem *e*tro *e um rec*rte *spac*al e temp*ral (PERE*R*, 2022;
</line>
</par><par>
<line>
BLOMMAERT, 2014;
</line>
<line>
BRAIT, 2014; F*OR*N,
</line>
<line>
*011; *UNHA, 2011; HANKS,
</line>
<line>
*008;
</line>
</par><par>
<line>
BENVENIS*E, 2*0*; BE*TRA*D, 20**; AL*HUSSER, 19*9; LA*DOWSKI, 1981).
</line>
<line>
Espera*os que este artigo possa ** tornar co*vidativo aos d*mai* **squisad*re* das
</line>
<line>
Ciências Human*s e Soci*is, partind* do p*ess*po*to de qu* o Est*do em tudo influen*ia nas
</line>
</par><par>
<line>
nossas tomada*
</line>
<line>
de deci*ões. Es*ecialmente
</line>
<line>
no que con*erne à
</line>
<line>
relação
</line>
<line>
entre capital*smo e
</line>
</par><par>
</page><line>
estr*tura social, podem*s entender qu* a co*str*ção *onstante d* *oder é inerent* ao sistema
</line>
<line>
2 O sentido qu* aferimos a* *erm* "relocal*zação" é con*iz*nte com * ideia d* ressignficação sem*ntico-
</line>
<line>
ideológi*a de co*c**to* cul*ural**nte construídos * ind**idualmente internalizados a partir *a relação texto-
</line>
<line>
con*exto contid* nas prátic*s sociais (PEN*Y*OOK, 2010).
</line>
<line>
R*v. FSA, **resin*, v. *9, n.9, ar*. 15, p. 299-317, set. 2022 www4.*s*n**.**m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Percepções S*bre Soc*ed*de e Estado a Partir *a Sem*ó*ica: Olhares Enunciativo* em *extos Si*cr**ico*
</line>
<line>
303
</line>
</par><par>
<line>
capitalista, o qual s* dese*h* a partir do empoderam*nto si*bóli*o da classe d*m*na**e em
</line>
<line>
d*tri*ento da classe dominada (BOURDIEU, 1989).
</line>
<line>
* FUND*MENTAÇÃO TEÓ*ICA
</line>
<line>
2.1 *oções sobre Li**ua*em e Semiótica *rancesa
</line>
<line>
Existe* várias discussões que tent*m dar **nta da definição de linguage*, b*m
</line>
<line>
co*o de se*s múltiplos desdobrame*tos, compe*indo aqui as noções ** interrela*ão, sentidos,
</line>
<line>
comunicação e práticas s*ciais. Diante disso, é válid* afirmarmos que a lingua*em é, por si
</line>
</par><par>
<line>
só, um instrum*nto in*erdisciplin*r*, u** *ez
</line>
<line>
q*e ag*ega em si *ompetências investigativas
</line>
</par><par>
<line>
de interesse de tod*s a* áreas do conhecimento *um*no (BENVENISTE, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
Entretan**, o nosso ****r*sse aq*i *eca* sobre concep**o de lingu*gem com* a
</line>
</par><par>
<line>
práti*a s*cial, partindo
</line>
<line>
*o pressuposto de que man*ém uma *el*ção indissolúve* com as
</line>
</par><par>
<line>
es*e*as da i*tencionalidad*, historicidade e ideologia. Isso, por s*a vez, *onfe*e à lin*uag*m
</line>
<line>
competênc*as de pod*r, c*paz de se desdobrar p*r todos os domínios socia*s, ag**gando
</line>
<line>
valor*s em *odas *s c*m*n*dad*s *m que opera. Lo*o, torna-se imp**sível *epa**r linguagem
</line>
</par><par>
<line>
* sociedad*,
</line>
<line>
pois ambos os po*os pare*em se m*nter vivos entre si. Em outra* p**avras,
</line>
</par><par>
<line>
est*mos en*endendo * ling*a*em como uma ferramenta socia* nã* **enas porque sinteti*a
</line>
</par><par>
<line>
valores sociais, ma* p*incipal*ente te* a soci*d**e
</line>
<line>
f*bricada * partir *e si mesma
</line>
</par><par>
<line>
(BLO*MAER*, **14; BRAI*, 2014; FIORIN, 2011; CU*HA, 2011; H*NKS, 2008; DIAS,
</line>
<line>
20*5).
</line>
<line>
O con*e**o de linguagem po*to aci*a *ngloba aspecto* histór*cos de con*trução
</line>
<line>
discursiv*, capazes de sobreviverem um *entro do outro, sendo, pois, re*ocalizado a dep*nder
</line>
</par><par>
<line>
de *orças
</line>
<line>
i*trí*secas e
</line>
<line>
extrín*ecas *o* meio das *uais são redesenhada*
</line>
<line>
c*nstant*ment*.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*se sentido, é poss*vel afirmar que não *xiste *iscurso *né*ito que possa ser trans*itido po*
</line>
<line>
meio *a *inguage*, pois s*ben*ende-se que todo discur*o *on*iste no re*ozea*ento d* um
</line>
<line>
ideal já pré-estabelec*do * construído *o*ialm*nte. Log*, en*end*r as construções de *oder do
</line>
</par><par>
<line>
regime cap*talista face à* demandas de uma s*ciedade
</line>
<line>
pós-mo*e*na não é algo
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssariament* nov*, inédito,
</line>
<line>
po*s rev**bera ideologias já exist*ntes nas ba*es est**ais, a*
</line>
</par><par>
<line>
3 A ideia de "ins*rumento inter*isciplinar" utilizada aqui é conf*uente com as pes*uisas de Fazenda
</line>
<line>
(2008), a
</line>
</par><par>
</page><line>
qual entende a interdi**ipl**aridade como competên*ia **anen*e da prática humana, a qual nos ajuda a entender
</line>
<line>
a relação entre sabere* co*o *m co*dicionante à c*m*reensão s*tis*atória dos fenômenos sociais.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, n. 9, art. 15, p. 29*-317, se*. 2*2* www4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. L. Sarto*i, B. G. Pereira
</line>
<line>
**4
</line>
</par><par>
<line>
quais s*m*re se utili*aram ** homem para impor val*r*s (BAKHTIN, 2006; BAKHTIN,
</line>
<line>
20*3; BA*HTIN, 1984).
</line>
<line>
É nesse entorno s*cial *ue a Sem*ótica F*ancesa nasce e se estabelece como uma
</line>
<line>
possibilidade teórica emergen*e no campo dos estud*s da lin*ua*em. Na t*n**ti*a de *apear
</line>
</par><par>
<line>
sentidos e, assim, entender o *ercu*so em que os *ign*fi*a*os discursivos são gerados,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*emi*t*ca *em se **rm*do como uma in*ciat**a teóri*o-metodo*óg*ca par* o tratamento de
</line>
<line>
dados g*r**os ou coletados e* qua*quer âmbit* dos estudos acadêmico-ci*nt*fi*os. Isso
</line>
</par><par>
<line>
porque a busca p*los senti*os
</line>
<line>
da lingu*gem é o seu principal objetivo
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
inve*tigaç*o
</line>
</par><par>
<line>
(PE*EIRA, 2022; PER**RA, 2019; B*OMM*ERT, 2014;
</line>
<line>
BRAIT, *014; FIORIN,
</line>
<line>
2011;
</line>
</par><par>
<line>
*UNHA, 2011; BER*RAND, 20*3; LANDOW**I, 1981).
</line>
</par><par>
<line>
A Se*iótica apresenta fe*rame*ta* a*alít*ca* que buscam uma con*luênci* *ntre
</line>
<line>
*exto, id**logias e sentid*s a *art*r d* dema*das *xof*ricas, ind*spe*sáveis ao ente*dim*nto
</line>
</par><par>
<line>
das manife*ta*ões
</line>
<line>
da linguage*. Nesse sen*ido, podem ser *e*adas em consid*ração
</line>
</par><par>
<line>
projeções mo*ivado*as advindas da p*lítica, do capitalis**, do soci*lism* * do Estado,
</line>
</par><par>
<line>
e*tend*ndo-*s como *artes cons*itu*nte* de uma sociedade mov*d*ça,
</line>
<line>
i*ers** às id*ol*gia*
</line>
</par><par>
<line>
múltiplas, *ost*radas * *artir *as especifi*idade* prag*á**cas de cada uma (BE***AND,
</line>
<line>
2*03; LANDOW**I, 1981).
</line>
<line>
Em su*a, podemos dizer que * Semió*ic* n*s ajuda * e**ender o pe*curso ger*tivo4
</line>
</par><par>
<line>
de se*tidos
</line>
<line>
de quaisquer manifest*ções d* linguage*, *ejam e*as *e natureza verbal, n*o
</line>
</par><par>
<line>
ver*al e s*ncrética, sen*o e*sa última uma poss*bilidade de repre**ntação e figurativ*zação de
</line>
</par><par>
<line>
*bjeto* sociais e* seu sentido mai* amplo. Portanto, * *ecessário ent*nder*o* *s
</line>
<line>
pi*t*s
</line>
</par><par>
</page><line>
**ngu*sti*** de cada conceito *ue criamos socialmente, **is cada um deles *os influenci* de
</line>
<line>
uma man*ira, poi* agrega em si *lementos ideológicos pa*a tal (PEREIRA, **22; PEREIRA,
</line>
<line>
2019; BRAIT, 2*14; BERTRAND, 2003; LANDOWS*I, 19**).
</line>
<line>
2.2 Arti*ulando as Diretrize* sobre Sociedade e Estad*: Algumas Discus*ões *ilosóf*cas
</line>
<line>
O eixo centr*l ** discussão d*ste tópico reside no E*tado como aparelho da
</line>
<line>
sociedade capitalista, ao f*c*r seu papel como *gente regula**r *os *onfl**os de ordem social
</line>
<line>
bem *om* seus limites e acionament*s nos *ovimentos s*ciais. N*s*e contexto, Mascaro
</line>
<line>
(2013) expre*sa * estudo da teo*ia *o *stado e da *iência polít**a. Em se* *r*balho, o autor
</line>
<line>
*nalisa o pensamento marx*s*a e s*a rela**o com o Estado capitalista, por m*io d* proje*ões
</line>
<line>
4 *stamo* *o* referindo aqui aos níveis de construç*o *e sentido *o disc*r*o: fundam*n*al, narrat*vo e discurs*vo
</line>
<line>
(BERTRA*D, 2003; LAN*OWSKI, 1981).
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sin*, *. **, n.9, art. 15, *. 299-317, set. 20*2 ww*4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pe*cepçõ** Sobre Sociedade e Estado a Pa*tir da Semiótica: Olhares **unciat*vos em T**t*s *incréticos
</line>
<line>
3*5
</line>
</par><par>
<line>
argume*tativ*s *mb*s*das nas t**nsformações hi*tó*icas e so*iais do referido modelo
</line>
<line>
econ*mic*.
</line>
<line>
Em sua *i*ão, * papel do Estado e*t*apola a per*epção de inst**mento d* regulaç**
</line>
</par><par>
<line>
*o neoliberal*s**, sit**do
</line>
<line>
c*mo instrumento d* do*inação e opr*ssão,
</line>
<line>
de forma a *er
</line>
</par><par>
<line>
superado pela democrac**. Esse pe*s*men*o, p*ra Mascaro (2013), implica cair *m uma
</line>
<line>
armadilha no fetichismo da *e*cadoria p*oposto por *arx, em que é atr*buído um val**
</line>
<line>
simbólico aos p*odutos manufatu*ad*s na m*dernidade.
</line>
<line>
Essas implicações *e*consideram o Estado como forma políti*a, de ma*eira a tecer
</line>
<line>
um *l**r para além de s*u c*nteúd*, *a* como os in*eresses *ue o repres*ntam, po** ana*i*ar
</line>
<line>
os meandro* do E*ta*o é ter a dimensão de **e ele não se esgota *os aparelhos ins*itucionais.
</line>
<line>
A*nda de a*or*o com Mascar* (2013), * Estado é analisa*o c*mo forma política do
</line>
<line>
pensame*to polí*ico-crítico na contemporaneidade. Dessa form*, bu*co* transcender análises
</line>
</par><par>
<line>
conservadoras, ao
</line>
<line>
ob*ervar o pap*l do Est**o com uma "nova roupagem", a pa*ti* de uma
</line>
</par><par>
<line>
perspec*i*a mar*is*a, de modo a *videnc*ar as formas s*c*ais do cap**alis*o e suas div*rsas
</line>
<line>
nuanc*s * contr*diç*es.
</line>
<line>
O Estado é exam*nado por Ma*caro (2013) co* bas* nas categorias de mercadoria,
</line>
</par><par>
<line>
do valor e d*s fo*mas
</line>
<line>
sociais capitalistas. Essas, consequent*mente, atr*v*ssadas p*r
</line>
</par><par>
<line>
*nfrenta*entos e lutas *e classes, t**nsversa*i*ando *m temas funda*entais da pol*tica
</line>
</par><par>
<line>
con*emporânea, como a
</line>
<line>
regulação *conômica e as cris*s fo*en*adas pelo capitalis*o.
</line>
</par><par>
<line>
Porta*to:
</line>
</par><par>
<line>
* no *om*ate à exploração capitalist* q*e s*o perceb*das, concretamente, as
</line>
<line>
d*nâm*cas * c*ntradições e*tr*mas da es*rutura **lítica d* n*ssos tempos. *
</line>
<line>
marxismo não só enten** a política p*r horizontes d*stint*s da*ueles tradicionais
</line>
<line>
como, n* v*rdade, *eco*figura totalm*nte * âmbito do pol*tico e ** est*t**,
</line>
</par><par>
<line>
*trel*ndo-* d*nâmi*a da totalidade da *eprod*ção social capitalista (MASCARO, à
</line>
<line>
2 0 1 3 , p . 0 9 ).
</line>
</par><par>
<line>
De*se mo*o, e*tende-se que o Es*ado só p*de ser c*mpr*en*ido partir de a
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
cr*ticid*de da economia política capitalista pr*pagada na totalidade social, pe*sada * *artir da
</line>
<line>
crise de reprodução do *apital.
</line>
<line>
De tal modo, Althusser (1980) explora a concepç*o ontológica e * ato de *ssu*eita* *
</line>
</par><par>
<line>
su*eit*, *m que sua*
</line>
<line>
práticas *stão subordinadas ao
</line>
<line>
aparelho ideológico dominante. Par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
autor, o Esta** se ap*esenta em
</line>
<line>
cons*nância com os pensamentos de Marx, *omo fo**a de
</line>
</par><par>
<line>
execuç*o e in*erven**o rep*essora, estando a se*viço da class* dominante. Dessa forma:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, ***esina PI, v. 19, *. *, art. 15, p. 299-317, set. 2022
</line>
<line>
www*.f*anet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
dinastias políticas,
</line>
<line>
*i*as*ias mi*it*res, etc), como *ambém, e acima de tu**,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Ap*r*lho do Esta*o as*egura, atrav*s da repressão (desde a *ais *rutal até a fo*ça
</line>
<line>
fís*c*, até meras ordens e pro*biç*es administrativas, ou a censu*a fra*ca * tácita),
</line>
</par><par>
<line>
a* condições
</line>
<line>
p*líticas
</line>
<line>
de atu*çã* dos *parelhos I*eo*ó*icos *e Estado
</line>
</par><par>
<line>
(ALTHUSSER, 1980, p.118).
</line>
<line>
*e a*ord* com A*t*usser (1*80), o Estado a*sume posi*ão "repre*s*ra", quando
</line>
<line>
e**endemos os mov*mentos assimétric*s que são mo*iva**s por intermédio de diret*izes
</line>
<line>
cap**es de util*z*r-s* da forç* f*sic* e ideológica pa*a concretização de algo. Nesse sentido, *
</line>
<line>
pos*ível perceber que o for***eci*ento *a rede capitali*t* é, n* verdade, consequência de um
</line>
<line>
conjunto de assim*t*ias desencadeadas na relaç*o entre suje*tos n*s es*ruturas sociais.
</line>
<line>
Chauí (20*8) cont*ibui* com a ref*exão s*bre o conce*to d* *deol*gia, tec*n*o u*a
</line>
</par><par>
<line>
*nális* crít*ca a p*rtir da realidade soci**, polít*c* e econômica, d* maneira * destacar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho com* concepção de exploração e *ominaç*o de *ma class* socia* em *etriment* da
</line>
</par><par>
<line>
outra. Chauí (2*08), assim como Mascaro * Alth*sser, de*ruça-se
</line>
<line>
sobre os *ensamentos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Karl Marx. N* caso da **tora, *pre*enta o conceito d* *deologia
</line>
<line>
em Marx a partir da
</line>
</par><par>
<line>
con*epção *u*guesa do capital, a ideol**ia da competê*cia, que analisa a sociedade e suas
</line>
<line>
relações.
</line>
<line>
* autora ain** transcende o c*nc**to de ideologia p*ra além de uma b*s*a p*lo **ea*,
</line>
<line>
enfa*iza*do q*e o term* semi**iza, na ver*a*e, u* sentido histó*ic*, pol*tico e social, * que,
</line>
</par><par>
<line>
muitas vezes, ao ser te*ido no pensa*ento d* senso
</line>
<line>
comum, *c*lta a re*lidade social
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ma*t*m a desigualdade e a e*p*oração.
</line>
</par><par>
<line>
*esse cont*xto, porta*to, a i**olo*ia * con*i**rada fruto da alie*ação social,
</line>
</par><par>
<line>
princ*palmente nas *elaçõe* de trabalh* *o mundo contemporâneo. É
</line>
<line>
a p*rtir *esse
</line>
</par><par>
<line>
*ovime*to, pa*a Chauí (2008), que o ca*i*al passa a gan**r força e fo*ta*ece o conceit* de
</line>
<line>
m*i* val**, basea*o nos pensamentos de Karl Marx. A a*tora pondera *inda q*e, * p*rtir do
</line>
<line>
princip*o da **eo*ogia na sociedade, passou a exist*r também a divisã* social e a explo**ção
</line>
</par><par>
<line>
do *rabalho, em
</line>
<line>
q*e o *omem trabalha*or fo* excluí*o de gozar de seus *en* produzidos,
</line>
</par><par>
<line>
pa*sand* * ace*tar a exp*oração e a* desi**ald*des. Assim:
</line>
</par><par>
<line>
Vemos, *ois, que a merca**ria não é
</line>
<line>
um* coisa (como aparece), mas trabal*o
</line>
</par><par>
<line>
soci*l, t*mpo d* trabalho. E *ue n*o é qualquer *empo de trab*lho, mas tempo de
</line>
</par><par>
<line>
tr*balho nã* pago, p*rt**to a mercadoria o*ul** o fat* de que há explo**ção
</line>
</par><par>
<line>
econômic*. Estamos longe,
</line>
<line>
agora, d* apare*er socia* - estamos dia*te do modo *e
</line>
</par><par>
</page><line>
constit*ição real do *iste*a c*pita*ista. Pa*sam** de a*g* ab*trato e im*dia*o a algo
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 19, n.9, art. 15, p. 299-317, set. 2022 ww*4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Percepções S*bre ***iedade e Esta*o a Partir da Semiótica: Olhares Enunciativos em Textos Sinc*éticos
</line>
<line>
307
</line>
</par><par>
<line>
c*ncre*o e im*d*at*: passamos da me*cadoria co*o cois* * merca*oria c*mo va*or
</line>
</par><par>
<line>
de uso de troca, destes à m*rcad*ria como **abalho não pago, porta*to, à f*rma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
rela*ão *ocial entre o proprie*ário privado *os m*ios d* produção e o traba*h*dor por
</line>
<line>
ele explorado (*HAUÍ, *008, p.51).
</line>
<line>
Assi* como o concei** de ideologia, analisamos a **rti* de Alves (20*0), a c*ncepção
</line>
<line>
*e hegemoni*, em que a autora *a*bém se a*oi* nas concepçõe* de K*rl *a*x, r*fletido no*
</line>
<line>
pensamen*os *e An*ônio G*am*c*, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Alve* (20**) exp*i*a
</line>
</par><par>
<line>
que construto d* hegemoni* partiu *a tradição marxista para que pudessem ser te*idas o
</line>
</par><par>
<line>
distintas co*figurações socia*s as quais
</line>
<line>
s* a*res*n*aram em um dado m**ent* na *ist*ria.
</line>
</par><par>
<line>
Partindo *ess* pressu**sto, é pe**i*ente afirmar que:
</line>
</par><par>
<line>
A noção
</line>
<line>
de hegemonia propõe uma nova **lação entr* estr*tura e s*perestrutura
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tenta se d*st*nci**
</line>
<line>
da deter*inação
</line>
<line>
d* *rimeira sobre a segunda, most*ando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
centralida*e das superestrutur*s na *n*lise das *ociedades avançadas. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
co**e*to, soc*edad* *ivil adqu*re um *apel central, be* **mo *deolog*a, q*e
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ap*rece com const*tuti** das rela*ões sociais. De*te m**o, um* p*ssí*el tomada do
</line>
</par><par>
<line>
poder e construção de *m
</line>
<line>
no*o b*oc* histór**o **s*a pela considera*ão
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
centralida*e (***E*, 2*10, p.71).
</line>
<line>
A*nda nes*a lógica de dominaç*o e exploraçã* a p*rtir do capital, Quijano (2005)
</line>
<line>
sal*enta, clara e objetiv*mente, sobre o eu*o*en*rismo na Amér*ca Latina, apresen*ando,
</line>
<line>
dentre *utros *lementos, * *apitalismo co*o *ova e*tru*ura de cont**l* do trabalho. * autor
</line>
<line>
acre*cen*a *ue:
</line>
</par><par>
<line>
*o process* *e const*tuição h*st*rica da Améri*a, todas a* for*as d* control*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
exploração
</line>
<line>
do trabal*o e de contr*le da produçã*-ap*opriaç*o-distribuiçã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pro*utos f*ra* ar*icula*as em tor** da relaç*o capital-sa*ário (de agora em diante
</line>
</par><par>
<line>
c*pi*al) e do me*cado m*ndial. *ncl*íram-se es*rav*dão, a servi*ão, a *
</line>
<line>
pequ*n*
</line>
</par><par>
<line>
pro*u**o m*rcan*i*, * rec*procidad* * o s*lário. Em tal context*, c*da umas
</line>
<line>
d**sas
</line>
</par><par>
<line>
fo*mas de **ntrole do trabalho n*o era uma me*a extensão *e seus antecede*tes
</line>
<line>
**stóricos. Todas eram histórica e soc*ol**icamente novas. *m prim*iro luga*,
</line>
</par><par>
<line>
porque fora* deliberadamente estabe**c*das e orga*izadas
</line>
<line>
para p*oduzir
</line>
</par><par>
<line>
mercad*rias
</line>
<line>
p*ra o mercado mundial. *m segun*o *uga*, porque
</line>
<line>
não existiam
</line>
</par><par>
<line>
ape*as d* mane*ra simul*ânea *o me*mo
</line>
<line>
es*aço/tempo, mas tod*s e cada uma
</line>
</par><par>
<line>
art*cula*as com o capit*l * com *eu mercado, e p*r e*se meio entre si. *onfig**a**m
</line>
<line>
assim um novo padr*o global de contro*e do t*abal*o, por sua vez um novo ele*ento
</line>
<line>
*undamental de um novo p*drão de poder, do q*a* eram conju*ta e *ndivi*ual*ente
</line>
</par><par>
<line>
dep*ndentes h*stórico-estrutur*lmente. Isto é,
</line>
<line>
não apenas *or se* lugar e função
</line>
</par><par>
<line>
co*o partes subordinad*s de uma tota*i*ade, mas *ambé* porque s*m perd*r suas
</line>
<line>
respec*ivas ca*acterís*icas e sem prejuíz* das d*scont*nuidades de suas *elações com
</line>
</par><par>
<line>
a o**em conjunta e
</line>
<line>
cons*go
</line>
<line>
mesmas, seu moviment* hist*ric* dependia desse
</line>
</par><par>
<line>
momento em
</line>
<line>
diante de seu pertencimento ao padrão
</line>
<line>
g*obal de *oder. Em t*r*eiro
</line>
</par><par>
<line>
lugar, e como conseq*ên*ia, para *reench*r as no*a* funçõe*
</line>
<line>
*ada uma
</line>
<line>
delas
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolv*u
</line>
<line>
*ovos tra*os e novas conf*gurações histórico-es**ut*ra*s (QUIJANO,
</line>
</par><par>
<line>
2005, *.*18).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. *9, n. 9, *rt. 15, p. 2*9-317, set. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.b*/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. L. Sa*t*ri, *. G. Pereira
</line>
<line>
308
</line>
</par><par>
<line>
De*se modo, estabelecia-se um **dr*o global e*trutu*ant* das relações d* traba*ho,
</line>
<line>
cara*ter*zand*-se como um co*ju*to singul*r d*s estrut*ras das r*laçõe* de p*odução no
</line>
<line>
co*tex*o do c*p*talismo mundial.
</line>
<line>
Ainda nesse se*tido, acrescentamos a* col*borações de Ol*veira (2015) acerca da
</line>
<line>
conju*tu*a do Estado nas tomada* de decisões das pes*oas em sociedade. E* s*u trabalho, o
</line>
<line>
a*to* apresenta a i*ei* de ação diret* d* ca*ita*, e**e c*nsider*do co*o uma recente
</line>
</par><par>
<line>
configuração do *od*r do capit*li*mo contemporâneo. O***e**a (201*) e*plicit* a f*rma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*cumu*ação do capit**
</line>
<line>
na*
</line>
<line>
re**nf*gurações do E*tado *ap*talis*a, focalizada na era d*
</line>
</par><par>
<line>
consumis*o. De acordo com * autor:
</line>
</par><par>
<line>
O sujeito-me*cadoria-*eti*he p*ssa a desenvolver estratégias de cone*ão e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
representação perante um *spaç* c*letivo em qu* a lógic* do mer*ado i*pera e que
</line>
<line>
a* *struturas de solidar*edade coletiv* se enfra*uecem. Fechado em si *róprio e
</line>
</par><par>
<line>
diante da responsab*lização *n*i*idual dos p*obl*mas, h* um deslocam*nto
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
con*r*dição heteronomi*/autonomia pa*a a aut*rquização do in*ivídu* (OL*V*IR*,
</line>
<line>
201*, *.4**).
</line>
<line>
Para Dardot e La*al (2016), há uma ab*rdagem *cerca da* r**ões neoliberais. Os
</line>
<line>
autor*s afirmam que existe um e*gotam*nt* da democracia liberal, em que é valorizada,
</line>
<line>
muitas vezes, a b*r*cratizaç*o. Di*nte *isso, a*i*ma* que há u* quadro de desigualdade *o
</line>
<line>
ac*sso à* *iversas po*ític*s fu*dam*ntais, como saú*e, educação e empreg*, e*cancarando,
</line>
<line>
desse modo, a exc*usão social, *e maneir* a **força* cada *ez mais um patamar c*uel d*
</line>
<line>
*esigual***e social.
</line>
<line>
Ass*m co*o Dardot e La*al (2016), Han (2017) dis*utiu, em sua obra, sobre os f*itos
</line>
</par><par>
<line>
do neoliberal*s*o. Para autor, há um erro no d*agnóstico do qu* é neo*ibe*alismo, *ois, o
</line>
<line>
segundo Fo*cault, existe uma racional**a*e *o*ítica e uma m*ior t***ênci* de monop*lizaçã*
</line>
<line>
em um c*ntex*o do c*r*o di*cip*inado baseado na sociedade do dese**enho.
</line>
<line>
Por fim, em termos de c**siderações finais para este ensaio, é pertinente compreen*e*
</line>
<line>
que *á um esvaziamento das estrutu*as de legiti*ação *o pode* do **pital d*ante da s*cie*ade
</line>
<line>
*e consumo. V*ve*os em um sistem* *e produção e con*umo, e esse é sustentado por
</line>
</par><par>
<line>
mecan*smos de ex*lusão, dominação e opre*são. C*m* **sto no decorrer
</line>
<line>
des*a discip*ina,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Est*do se torn*u e*paço de p*líci* e não de polític*, legitimando o esgotame*to
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
d*mocrac*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Tere*ina, v. *9, n.9, ar*. 15, p. 299-317, set. 20*2
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Perce**ões Sobre Sociedade e Estado a Partir ** Sem*ótica: Olha*es **unciativos e* Textos **ncréticos
</line>
<line>
309
</line>
</par><par>
<line>
3 PROCEDIME*T** METODOLÓ*ICOS
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Cr*térios par* C*leta dos Dados
</line>
</par><par>
<line>
Os dados de pesquisa uti*izados neste trabalho sã* cons*ituídos *** obra* de arte
</line>
<line>
imagéticas, as quais v*rsam s*bre aspectos da relação de subordin*ção latente no sistem*
</line>
</par><par>
<line>
capital**ta e propagada pelo E*tado histo*ic*mente. Portanto, são textos sincrético*, à **z
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Semi*tica Fr*n**sa, o* quais agre*am va*ores ideológicos a
</line>
<line>
partir da *elação e*tr* *ig*os
</line>
</par><par>
<line>
lin*uísticos em sua composição t*xtual.
</line>
</par><par>
<line>
Como **it*rios ado*ados para o rec*rte do* da*os de pesq*i*a, foram ad*t*d*s as
</line>
</par><par>
<line>
seguin*es proposições:
</line>
<line>
a) obras ** art* sincréticas que foram c*ns*ruídas sob * *g*de d*
</line>
</par><par>
<line>
*e*ação *e po*er cap*t*lista,
</line>
<line>
em que o menos val*rizado pod* ser *i*to como de*rau p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ascensã* social da*uele entend*do *omo mais valorizado; e b) obra* de arte e* *ue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
influênci* d* Estado, enquanto apare*ho socia* * ideológico, pod* ser notada de maneira mais
</line>
<line>
clara e e*idente.
</line>
<line>
Ab*ixo, ap**sentamo* o Quadr* 01, em *u* * possível identi*icar *s ob*as a*alisadas
</line>
<line>
e s*u* r*spectivos critéri*s semi**i*os.
</line>
<line>
Quadro 01 - Obras analisadas e seus critérios semi*ticos
</line>
</par><par>
<line>
Obra* de A*te
</line>
<line>
Nome
</line>
<line>
Critéri*s *emi**ic*s
</line>
</par><par>
<line>
*igura *1
</line>
<line>
Os Operários, de Tarsila d* Amaral (1933)
</line>
<line>
Disjunção dos trab*lhado*es como in*t**m*nt* d* s*gregação de classes pel* *sta*o.
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 02
</line>
<line>
O Lav*ador de Caf*, de Când*do Por*inari (1934)
</line>
<line>
Con*trução de estereótipos a*vindos d* pouco *oder aquisitivo.
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 03
</line>
<line>
Fotog*afia d* o*ra "Tem*os M***rnos", de Charle* Chaplin (193*)
</line>
<line>
A não confl*ência entre capital*smo e soc*alismo p*r questões ideoló*icas e de poder.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dos *uto*es
</line>
</par><par>
<line>
O quadro ac*ma re*resenta a*pe*to* mo*ivacionais
</line>
<line>
para o recorte d* corpus
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa. *ntretan*o, não se trat* de uma propo*ta pronta e finalizada, *ois entendemos *ue a
</line>
</par><par>
<line>
c*nstrução
</line>
<line>
d* sentidos é
</line>
<line>
al*o sobr*tudo *omplexo. Po**anto, é *ecessário *evar-se
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
co**ideraç*o o olhar *ensível d* pesquisador no **o de construção e del**eamento do objeto
</line>
</par><par>
<line>
de análise
</line>
<line>
no â*bito *a pesqu*sa cient*fica (MO*IN, **11; MOR*N, 2005; MORIN;
</line>
</par><par>
<line>
C*U*AN*; MO**A, 2003).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, *. 19, n. 9, art. *5, p. 299-31*, set. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. L. Sartori, B. G. Pereira
</line>
<line>
310
</line>
</par><par>
<line>
3.2 C*racteri**ção da Pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
Es*a p*squisa é do *ipo bibl*ográfi*o e do*umental com abo*dag** qual*tat*va. *esse
</line>
</par><par>
<line>
**ntido, é importante le**rmos em consideração q*e process* de in**stig*ção cie**ífi*a o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
estabelecido por meio ** um rigor sistema*iza*o de *roc*dimentos, os
</line>
<line>
quais
</line>
<line>
devem ser
</line>
</par><par>
<line>
mobiliz*dos em conf**ência com de*andas **ci*is ***entes e sat*sfa*órias na busca da
</line>
<line>
re*p*sta do problema de pe**uis* (PERE**A; ANGE*OCCI, 20*1; *AKATOS, MARCONI,
</line>
<line>
2013; SÁ-SILV* *t al, *009; BORTONI-RICARDO, 2008; SEVERINO, **07).
</line>
<line>
*st* pesqu*sa se *e*en**lve como b*bl*ogr*fica e *oc*mental, po*s *stamo*
</line>
</par><par>
<line>
ente*dendo
</line>
<line>
os texto* *incrétic*s aqui anal*sados como *ecorrências *ocumen*ais eficiente*
</line>
</par><par>
<line>
qu*nto *o entendimento das ide*logias capi**listas do Esta**. *rata-se, portanto,
</line>
<line>
de *m a
</line>
</par><par>
<line>
conve*gência teóric*-*etodológ*c* c*p*z de ofe*e*er inst*u*entos *ara o *ratamento de
</line>
<line>
docu*ent** que se*iotizam prát*cas sociais relocalizadas de*tro de um recorte de temp*. Is*o
</line>
</par><par>
<line>
nos permite
</line>
<line>
resgat*r fatos
</line>
<line>
h**tóri**s carregados *e valores * ide*logias *ocumentadas *as
</line>
</par><par>
<line>
r*feri**s *bras de a*te (P*REIR*; ANGELOCCI, 202*; SÁ-SILVA et al, 2009).
</line>
<line>
No que comp*te à *bord*gem de p*squisa, temos a a*ordagem d* natur*za
</line>
</par><par>
<line>
qualita*iva por
</line>
<line>
con**de*a*mos q*e os dados *o*am t*atad*s a parti* d* uma pe*spe*tiva
</line>
</par><par>
<line>
intersubjetiva, a *ual
</line>
<line>
tent*u valorizar as forç*s ideológ*c*s contidas nos te**os s*ncr*ticos.
</line>
</par><par>
<line>
Logo, * pes*uisa q*alitativa nos aj*da a entender aspectos discurs*vos implícitos no* dados, o
</line>
</par><par>
<line>
que exige do pesquisador um olhar sensíve* e apu*ado às p*áticas
</line>
<line>
human*s q*e perpassam
</line>
</par><par>
<line>
pelo co*pus
</line>
<line>
(PE*EIRA; ANGELOCCI, 2021; LA**TOS, M*RCONI, 2013; BORT*NI-
</line>
</par><par>
<line>
RICARDO, 200*; S*VERINO, *007).
</line>
<line>
Em suma, a const*uçã* do percurso metod*lógico *eve colaborar para o
</line>
</par><par>
<line>
entendimento *a análise
</line>
<line>
dos ***os, que seg*e um
</line>
<line>
*anorama
</line>
<line>
gal*ado em diretrizes
</line>
</par><par>
<line>
co*t**tuais, a* quais **stumam o*ientar o p*nsam**to a*alítico.
</line>
<line>
4 *ES**TADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
4.1 *pres*ntação dos Dados de Pe*quisa: An*lisand* Tex*os Sincréticos
</line>
<line>
Nest* *óp*co, apresentamos algumas projeções analítico-descritivas a par*ir do poder
</line>
</par><par>
<line>
do E*tado na construção de v*lores soci*is, coletivos e i*div*du*is,
</line>
<line>
na manute*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
discursos de poder e repressão por parte *o sistema capitalista. Para isso, el**camos três
</line>
<line>
Rev. **A, Te**si*a, v. 19, n.9, *rt. 15, p. 299-317, set. *02* www4.**an*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Perc**ções *obr* S*c*eda*e e *stado * Pa*t*r da Se*iótica: Olhares Enunciativos em T*xtos Sincré*icos
</line>
<line>
31*
</line>
</par><par>
<line>
textos sinc*éticos qu* semiotizam aspectos de domi*ân*ia capitalist* de m*nei*a *as**nte
</line>
<line>
evid*nt*.
</line>
</par><par>
<line>
A Figura 0* é a repr*sentaçã* da obra "Os Ope*ários",
</line>
<line>
de *arsila d* A*aral,
</line>
</par><par>
<line>
origina*mente composta *m 1933. **ata-se de um *os trab*lhos mais conhecidos da ar*i*t*.
</line>
<line>
Figura *1 - Os Operá*ios, de Tarsila do Am**al (*933)
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: *t*p://www.conhecendo*us*us.com.**/noti*ia*/
</line>
</par><par>
<line>
A obra d* Tarsila do A*ara*
</line>
<line>
*lustra, poeticame*te, a pluralid*de da *ão-d*-*bra
</line>
</par><par>
<line>
trabalh*dora no c*n*ex*o social *ra*i*eiro do* anos 193*. Por mei* da r*presen*ação de uma
</line>
</par><par>
<line>
gama de etnias, a artist* pro*ura
</line>
<line>
captar * alma *o m*m*nto da e*o*om*a do B*asil: o *luxo
</line>
</par><par>
<line>
migratório de pessoas que partem do interior para tent*r * vida n* cidade g*ande, no Esta*o de
</line>
</par><par>
<line>
São P*ulo. Na ocasião, o referido flux* *ncontr*va moti*ação precí*** n* possib*lidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
se*em emp*egados nas ind*strias pa*listas, as quais passa*am por um m*m*nto de auge. Os
</line>
</par><par>
<line>
diferentes *emblantes * core* procuram dar conta
</line>
<line>
da mas*ific*ção *a m*o-de-obra, ocorrida
</line>
</par><par>
<line>
em grande escala na époc*.
</line>
</par><par>
<line>
Do ponto ** vi*ta semiótico, há, n* obra
</line>
<line>
d* Tarsila, fo*te rec*r*ência aos
</line>
</par><par>
<line>
desdobra*ento* capital*stas *a er* das grandes re**luç*es *ndu*triai*. Isso *e c*mpr*va pe*o
</line>
<line>
excesso de atores so**ais que se acotovelam *a tent*tiva *e consegui* *m "lugar a* sol" *,
</line>
<line>
c** isso, *arantire* o *e* *usten*o. Par**mos *o pr*ncípio de que o di*curso poé*ico da o*r*
</line>
</par><par>
<line>
acaba e*fem*zando o t*o* chocante do **xto,
</line>
<line>
consi*e*an*o qu* os recursos imagéticos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *er*si*a PI, v. 1*, n. 9, art. 15, *. 299-*17, set. 2022
</line>
<line>
www4.f*anet.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. L. Sartori, B. G. *erei*a
</line>
<line>
3*2
</line>
</par><par>
<line>
revelam compet*ncias sensoriais **paz*s de suavizar as projeções d* as**metr*a selvagem do
</line>
</par><par>
<line>
capitalism*. Ent**tanto, entendemos *ambém que
</line>
<line>
os rost*s semiotizado* no quadro p*recem
</line>
</par><par>
<line>
*star c**sados, o qu* acaba sugerind* o gr*u de desmo*iva**o e o**igatoriedade exi*ido pel*
</line>
<line>
Est*do, com a f*nalid*d* de gara**** a sobrevivênc*a na selv* capi*a*ista (BL**MAERT,
</line>
<line>
*014; BRAI*, 2014; FIORIN, 2011; CUNHA, 2011; ALTHUSSER, 199*).
</line>
<line>
A Figur* 02 é * re**e*entação da obra "O La*r*dor de Café", de Cândido Portinari,
</line>
<line>
originalmente composta em 1934. Trata-*e de u*a *a* pintur** m*is popul*re* do *r*i*ta,
</line>
</par><par>
<line>
sendo, po*s, comumente difundida em livros e instrumentos d*dático* d* História Geral
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Litera*ura Universa*.
</line>
</par><par>
<line>
Fig**a *2 - O Lavrado* de C*fé, de Cândido **rtin*r* (1934)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: http://w**.c*n*ecen*omuseus.com.br/not*cias/
</line>
<line>
A *bra de Cândid* Por*inari il*stra a e*posição de *m traba*hador ne*ro, descalço e
</line>
<line>
de ferramentas b*açai* nas mãos. Prov*v**mente, *em recursos fina*ceiros e inte*ectuais, já
</line>
<line>
que, costumeir*men*e, os trabalhador*s da* fa*endas de *afé, no século XX, *ão gozava* de
</line>
<line>
*stu*os e nem de *ns*ru*ões intelectuais.
</line>
<line>
Do po*to d* vist* semiót*c*, é possível perceber a cons*rução de *st*reót*p*s sociais
</line>
</par><par>
<line>
a part*r de vária* perspectivas. *ssim, *á
</line>
<line>
a reafirmação de um* visão subalte*na do
</line>
</par><par>
<line>
trabal*ador br*çal que o distanc*a de qua*quer *eferênc*a i*tele*tual, de manei** * conferir-lh*
</line>
</par><par>
<line>
carac*erísti*as rústica*, sem
</line>
<line>
qualquer tipo
</line>
<line>
de *efin*ment*. *sso, por su* vez, c*loca
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.9, *rt. 15, p. 299-*1*, set. 20*2
</line>
<line>
ww*4.*sa*et.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Percep*õ*s Sobre Sociedade * Estad* a Partir da Semiótica: Ol*are* Enunciat*vos em *extos S*ncréticos
</line>
<line>
*13
</line>
</par><par>
<line>
trabal*ador
</line>
<line>
na co*dição de subs*rviente do regime capitali*ta, reloc*li*ando-o como
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
espécie de fig*ra folclórica da assimetria capitalista. Por in*ermédio de uma sistematiz*ção
</line>
</par><par>
<line>
sêmica, podemos reite*ar que o Estado opera na
</line>
<line>
co*dição de siste*a *rganizacio*a*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ideológico a
</line>
<line>
partir d* margina*ização daqueles *u* são **nos favo*eci*os econo*icamente
</line>
</par><par>
<line>
(FIORIN, 20*1; CUNHA, 2011; B*RT*AND, **03; A*T*U*S**, *999).
</line>
<line>
A Figura 0* * a repr*s*ntação fotogr*fica do *ilme "*empos Mode*n*s",
</line>
<line>
o**g*nalmente *ifundido *m *9*6. Tra*a-se d* um* das pe*ículas *ais c**hec*das de Charles
</line>
</par><par>
<line>
Cha**i*, te**o se firmado *a h*stó**a m**dial como uma da* obras cinema*o*rá*icas
</line>
<line>
*ai*
</line>
</par><par>
<line>
icô*icas de todos os *empo*.
</line>
</par><par>
<line>
Figur* 0* - F*to*rafia da obr* "Tempos Modernos", de Charles C*apl*n (1936)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: ht*p://www.*onhecendomuseus.com.br/noticia*/
</line>
</par><par>
<line>
A foto*rafia
</line>
<line>
ac*ma *lustra um
</line>
<line>
dos momentos *ai* representativos da
</line>
<line>
*elícula
</line>
</par><par>
<line>
estr*lada por Chaplin: quand* o prota*o*ista é confundido co* um
</line>
<line>
comunista, *m *azão *e
</line>
</par><par>
<line>
ter mantido c*ntato f**ico c*m u*a bandeir* ve*melh*. I*so, p*r s*a vez, teria dese*c*de**o
</line>
</par><par>
<line>
uma sér** de s**uações na cons*rução li*ea* * fabula*
</line>
<line>
do enr*do. Tai* situações foram
</line>
</par><par>
<line>
motivadas por razão ideológica, uma vez
</line>
<line>
que *s d*mai* **rsona*ens da cena represe*t**am
</line>
</par><par>
</page><line>
as *d*o*ogias c*pit*listas, r*gime filosófico-social o*o*t* ao *omunismo.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 19, n. *, *rt. 1*, p. *99-31*, set. 2*22 www4.*sanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. L. Sartori, B. G. *e*eira
</line>
<line>
31*
</line>
</par><par>
<line>
Do po*to de vista *emi*tic*, pod*mos consider*r d*is e*ementos b*silare* ao*
</line>
</par><par>
<line>
desdobrament*s
</line>
<line>
de sentidos co*tidos na imag**: a importânci* das cores
</line>
<line>
na estruturação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
perpetuação de
</line>
<line>
mecanis**s ideológicos historicame*te ma*ca*os; bem com* a dissonância
</line>
</par><par>
<line>
s*cialmente p*rticipativa *ntre comunistas e capitalis*as. Nesse *enti*o, entendemos que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sign*ficado do
</line>
<line>
disc**so reside *o fa** de tratar, d* *onto de vista humor*stico, a
</line>
</par><par>
<line>
tran*form*ção d* home* em máquina fa*e *s *ema*das *o sistema capi*alist*, o qual se
</line>
</par><par>
<line>
fi*ma pela busca *esuman*
</line>
<line>
do lucro e da obj*tific**ão
</line>
<line>
do homem no contexto do t**ba*ho
</line>
</par><par>
<line>
(PERE*RA,
</line>
<line>
*022;
</line>
<line>
BL*MMAERT,
</line>
<line>
2014;
</line>
<line>
FIORIN,
</line>
<line>
20*1;
</line>
<line>
BERTRAND,
</line>
<line>
2003;
</line>
</par><par>
<line>
LANDOWS*I, 19*1).
</line>
<line>
5 CO*SIDERA*ÕES FINAIS
</line>
<line>
Neste artigo, a*re*e*t*mos projeções investigativas sobr* a inf*u*ncia do E*tado *o
</line>
</par><par>
<line>
comportamento hum*no, por m*io de tentativas anal*t*co-**scritiv*s
</line>
<line>
de textos si*créticos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
parti* *os direcionament** d* Semiótica Francesa e da Filosofia da L*nguagem. Ne*se
</line>
<line>
sentido, ent*ndemos o Estado *om* instrumen*o ideoló*ico ca*az de int*o**tar *iscursos pré-
</line>
<line>
esta*ele*idos, os quais, po* *ezes, se constroem a partir *a as***etria *n*re atores sociais n*
</line>
<line>
conte*to cap*talista.
</line>
<line>
A partir disso, podemos dizer que este trabalho agrega importâ**ia social e
</line>
</par><par>
<line>
acadêm*c*-científic*, pois nos convid* a p*nsa* es*rutura soci*l a
</line>
<line>
como al*o históri*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
geograf*came*te carregado de *entidos. Isso, por sua vez, reverbera um alice*ce *ult*ral
</line>
<line>
cristalizado * par**r de *nterferência* disc*rsivas múltipl*s que, u*a vez relocalizadas, aju**m
</line>
<line>
a di*gnost*car a anat*mia d* um home* líquido e facilmente in**uenci*do por um sistema de
</line>
<line>
d*sigual*ades (*LVES, 20*2; MASCARO, 2013; ALTHUSSER, 1999).
</line>
<line>
Em s*ma, entender a sociedad* com* um me*o que agreg* pesso*s de todas as
</line>
<line>
procedên*ias nos soa como a**o co***dativo, no sentido de que estabelecer *elações que
</line>
</par><par>
<line>
vi*am ao bem-es*ar so*ial sempre foi um me*anismo d*safiador e*
</line>
<line>
t*das *s áre*s do
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento *um*no, tal
</line>
<line>
*omo defende Sartori (2*20) em su* pesqu*sa. *onsid*rando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
percurs* a*alíti*o desenv*lvido *este trabalho, *sso se de** à
</line>
<line>
pr*pria
</line>
<line>
natureza do sist*ma
</line>
</par><par>
<line>
capitalista q*e nos indu* * um ol*ar de de**gua*dad* e injustiç**.
</line>
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SARTORI, T. L; PEREIRA, B. G. Percepções Sobr* Sociedade e *s*ado a Partir ** Semiót*ca:
</line>
<line>
Ol*a**s Enunciativos em *extos S*ncréticos. R*v. *SA, T*resina, v.*9, n. *, art. 15, p. 299-317, se*.
</line>
<line>
202*.
</line>
</par><par>
<line>
C**t*ibu**** dos Autores
</line>
<line>
T. L. *a*tori
</line>
<line>
B. G. Pereira
</line>
</par><par>
<line>
1) *oncepção e plane*am*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) a*álise e interpre*ação dos dado*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) *laboração do rasc*nho ou na revi*ão crítica do *onteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) par*icipação na apro*ação da versã* fina* d* manus*rito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, *. 9, art. 15, p. 299-31*, *et. *022
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w*w4.fsanet.com.br/r*vista
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