História Ambiental, Ideias de Natureza, Educação Escolar... Considerações Sobre o Piauí / Environmental History, Ideas of Nature, School Education... Considerations About Piauí

Luís Carlos Albano Duarte Sousa, Johny Santana de Araújo, Raimundo Batista dos Santos Júnior

Abstract


Este ensaio propõe uma reflexão sobre a contribuição da história ambiental nos debates sobre ideias de natureza, elegendo o ambiente escolar como local por excelência para o desenvolvimento de cosmovisões autônomas capazes de articular demandas atuais e urgentes em nível global com seu próprio repertório de conhecimento local. No caso específico do Piauí, buscamos no exemplo da implantação de energia fotovoltaica no campus de Floriano do Instituto Federal do Piauí os elementos que demonstram o retorno positivo do envolvimento da comunidade no protagonismo dos projetos interligados ao sistema de geração de energia renovável, num pragmatismo que impacta diretamente a vida da comunidade, gerando fontes de renda e conhecimento. Amparamo-nos conceitualmente em Pádua (2010), Lopes (2010) e Leff (2005) para desenvolver a reflexão.

 

Palavras-Chave: Educação Escolar. História Ambiental. Ideias de Natureza.

 

ABSTRACT

 

This essay proposes a reflection on the contribution of environmental history in debates about ideas of nature, choosing the school environment as a place par excellence for the development of autonomous cosmovisions capable of articulating current and urgent demands at a global level with its own repertoire of local knowledge. In the specific case of Piauí, in the example of the implementation of photovoltaic energy on the Floriano campus of the Federal Institute of Piauí, we sought elements that demonstrate the positive return of community involvement in the protagonism of projects connected to the renewable energy generation system, in a pragmatism that directly impacts the life of the community, generating sources of income and knowledge. We are conceptually supported by Pádua (2010), Lopes (2010) and Leff (2005) to develop the reflection.

 

Keywords: School Education. Environmental History. Nature Ideas.


References


CAPOZZI, Rebeca. Experiência e descrição: os animais da França Equinocial entre a atividade franciscana e a filosofia natural (1612-1615). 2021. 262 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021.

LEFF, Enrique. Construindo a História Ambiental da América Latina. Esboços, Florianópolis, v. 13, p. 11-30, 2005.

LOPES, A. R. S. História Ambiental: Uma demanda contemporânea. Cadernos de Pesquisa do CDHIS (Online), v. 23, p. 483-496, 2010.

LOPES, A. R. S., & JUNIOR, M. M V. (2020). O Antropoceno como Regime de Historicidade. Revista Brasileira De História & Amp; Ciências Sociais, 12(23), 9–24.

MACAMBIRA, D. M; GOMES, J. M. A. “Desertificação em Gilbués – Piauí sob a ótica da história ambiental”. História: questões & debates. Curitiba, v. 69, n. 2, jul./dez. 2021, pp. 155-187.

PÁDUA, J. A. As bases teóricas da História Ambiental. Estudos Avançados, São Paulo, n. 24, v. 68, 2010.

SÁ; MORAES; SANTOS. “A implantação do sistema fotovoltaico conectado à rede do Instituto Federal do Piauí, campus Floriano: resultados em educação”. In: VIII Congresso Brasileiro de Energia Solar (Anais), 2020, Fortaleza.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.11.9

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)