Relato de Experiência: As Atividades Lúdicas como Perspectivas para a Educação Ambiental na Escola Municipal – Macau-RN / Experience Report: Playful Activities as Perspectives for Environmental Education in the Municipal School – Macau-RN

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Rayane Lourenço de Oliveira, Paula Ivani Medeiros dos Santos, Carlos Eduardo Lopes da Silva

Abstract


O meio ambiente, espaço natural no qual vivemos, possui uma grande importância na sobrevivência de todas as espécies. A partir do processo de industrialização, no século XVII, a população mundial tem gerado danos para o meio, como o consumo exacerbado de recursos biológicos. Com a percepção de que algo precisava ser revisto, várias ações de cunho ambiental foram propagadas e, com elas, a difusão da Educação Ambiental (EA). A EA no contexto escolar pode gerar diversas discussões. No Brasil, está atrelada aos temas transversais (PCNs) de ensino, através do tema “meio ambiente”.  Diante dessa realidade, surge o seguinte questionamento: Como trabalhar a temática ambiental com auxílio dos jogos e brincadeiras, priorizando o aspecto lúdico? O uso de atividades lúdicas associadas aos diversos conteúdos disciplinares, pode tornar o processo de aprendizagem dinâmico, prazeroso e o mais importante: significativo. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto de extensão do IFRN, Campus Macau, “Raízes Econscientes: Educação Ambiental para o município de Macau”, o qual tem como objetivo proporcionar, através de atividades lúdicas, uma reflexão sobre a Educação Ambiental aos estudantes da Escola Mun. Padre João Penha Filho. No trabalho, foram desenvolvidos jogos e brincadeiras com os olhares voltados para a EA. Percebeu-se que o uso das atividades lúdicas é ferramenta importantes no processo de aprendizagem, e com a temática ambiental atrelada aos jogos e brincadeiras, o conteúdo foi melhor trabalhado. Com isso, cabe aos professores das diferentes disciplinas fazerem uso de práticas lúdicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem.

 

Palavras-Chave: meio ambiente, educação ambiental, lúdico.

ABSTRACT

 

The environment, the natural space in which we live, is of great importance for the survival of all species. Since the industrialization process, in the 17th century, the world's population has been causing damage to the environment, such as the excessive consumption of biological resources. With the perception that something needed to be revised, several environmental actions were propagated, and with them, the dissemination of Environmental Education (EE). Environmental education in the school context can generate several discussions. In Brazil, it is linked to the transversal themes (PCNs) of education, through the theme "environment".  In view of this reality, the following question arises: How to work the environmental theme with the help of games and play, prioritizing a playful aspect? The use of playful activities associated with various subject contents can make the learning process dynamic, enjoyable, and most importantly, meaningful. The present work was developed from an extension project of the IFRN Macau Campus, "Econscious Roots: Environmental Education for the municipality of Macau", in which they aim to provide through playful activities a reflection on Environmental Education to the students of the Escola Mun. Padre João Penha Filho. In the work, games and play were developed with an eye toward environmental education. It was noticed that the use of playful activities are important tools in the learning process, and with the environmental theme linked to games and jokes, the content was better worked. Thus, it is up to the teachers of the different subjects to make use of playful practices that facilitate the teaching-learning process.

 

Keywords: environment, environmental education, ludic.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.1.13

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