<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 13, p. 253-264, *a*. 20*3
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.1.13
</line>
<line>
*elato de Experiência: As Ativida*e* Lúdicas c*mo *erspe**ivas para a Edu**ção Ambient*l na
</line>
<line>
Escola M*nici*a* Complexo *adre João Pen** Filh* - Macau/RN
</line>
<line>
E*per*ence R*p*rt: Play*ng Activities as Per*pe*tives for Envir***ental Edu*ation at the
</line>
<line>
Mun*cipal Sch*ol Complexo *adre João Penha F*lh* - Macau/RN
</line>
</par><par>
<line>
Andrez*a Maria Ba*is*a do Nasc**ento Ta*ar*s
</line>
<line>
Doutora e M*s**e em Ciên*ias da Educação p*l* Universi*ade Federal *o Rio Grande do Nor*e
</line>
<line>
Pr*fessora do Pr*gra*a d* pós-g*aduação e* Ed*c*ção Profi*sio*al do IFRN (PPGE*)
</line>
<line>
Email: andrezza.tavares@ifrn.ed*.br
</line>
<line>
Rayane Loure*ç* d* O*iv*ira
</line>
<line>
M*str**o do Programa de p*s-*radu*ção em Educ*ção Prof**s*onal do IFRN
</line>
<line>
Email: rayan*.loure*c*@escolar.i**n.*du.b*
</line>
<line>
Paula Iv*ni Medeiro* *os Santo*
</line>
<line>
Doutor* em Bioquí*ica p*la Univer*idade Fe*eral d* Rio Grand* *o Norte
</line>
<line>
Pr*fessora do (EBT*) do I*s*ituto Federal de Edu*a*ão, Ciên*ia e Tec**logia *o Rio Grande do Norte
</line>
<line>
E*ail: pa**a.santos@ifrn.edu.br
</line>
<line>
Carlo* Eduardo *opes da Silva
</line>
<line>
Mestre em Ed*cação *í*ica pela U*iversida*e Fe*e*al d* Rio Grande do *orte
</line>
<line>
Professor (EBTT) d* Institut* Fed*r*l de Ed*cação, Ciência e Tecn*logia do Ri* Gr**de do No*te
</line>
<line>
Ema*l: lope*.c*rlos@*frn.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: And*ezza Maria Bati*ta do N. Tavares
</line>
</par><par>
<line>
In*t**ut*
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
d* Educação,
</line>
<line>
Ci*nci*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Tecnologi*
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Editor-C*efe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
Ri*
</line>
<line>
Gr*nde do
</line>
<line>
Norte, Campus
</line>
<line>
Natal Cen*ral. Av.
</line>
<line>
*odr*gues
</line>
</par><par>
<line>
Salgado Filho, Tirol. C*P: 59000000 - *ata*, RN - Brasil
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Rayane Lourenço de Ol*veira
</line>
<line>
Art**o recebido em 22/10/2022.
</line>
<line>
Última
</line>
<line>
*e**ão
</line>
</par><par>
<line>
*nstitut*
</line>
<line>
*ede*al
</line>
<line>
*e **ucação,
</line>
<line>
Ci*ncia
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*ecnolog*a
</line>
<line>
do
</line>
<line>
recebid* e* 16/12/20*2. Aprovado em 17/12/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Ri*
</line>
<line>
G*a*de do
</line>
<line>
Norte, C*mpus
</line>
<line>
Natal Cent*a*. *v.
</line>
</par><par>
<line>
*a**ado Filho, Tir*l. CEP: 59000000 -Nat*l, R* - Bras*l.
</line>
<line>
Avalia*o pelo sis*ema Tri*le Review: a) Desk Review
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Paula **ani Medeiros do* Santos
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; * b) *ouble Bl*nd Review
</line>
</par><par>
<line>
*n*t*tuto
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
de Educação,
</line>
<line>
Ciên*ia
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Tecn*l*gia
</line>
<line>
do
</line>
<line>
(avaliação ceg* por doi* a*aliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Rio Gra*de d* Norte, Camp*s M*cau. RN-221
</line>
</par><par>
<line>
(C*HAB) 59500-0*0 - Macau, *N - *ra**l
</line>
<line>
Re*i*ã*: *ramati*al, N*r**tiv* e de *o*mata*ão
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço:
</line>
<line>
Carl*s **uardo L*pes da *ilva
</line>
</par><par>
</page><line>
In**i*uto Federa* de Educação, Ciência e Tec*ologia do Rio
</line>
<line>
Grande do Norte, Campu* Macau. RN-221 (COHAB)
</line>
<line>
59500-000 - *acau, RN - Brasil
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. B. N. Tavares, R. L. Oli*eira, P. *. M. Santos, C. E. L. Santos
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O m*io a*bient*,
</line>
<line>
e*paço *atural
</line>
<line>
no qual vivemos,
</line>
<line>
**s s u*
</line>
<line>
uma grande *mportância n*
</line>
</par><par>
<line>
sobrevivência de todas as espécies. A p**tir do processo de *ndustrialização, no *éculo *VII, a
</line>
<line>
população mu*dial tem gerado danos para o me*o, como o *ons*mo exacerbado de recur*os
</line>
</par><par>
<line>
biol*gicos. Com a *ercepção
</line>
<line>
d* que a*go pr*cisav* ser revisto,
</line>
<line>
várias açõ*s
</line>
<line>
de cunho
</line>
</par><par>
<line>
ambienta* fo*am propagada*
</line>
<line>
e,
</line>
<line>
com elas, a difusão d* Educação Am*iental (EA). A EA n*
</line>
</par><par>
<line>
contexto esco*ar pode gerar diver**s discussões. *o Brasil, está *trelada
</line>
<line>
aos temas
</line>
</par><par>
<line>
tra*s*ersai* (P*Ns) de ensino,
</line>
<line>
através d* tema "meio
</line>
<line>
*mbiente". Diante de*sa r*a**dade,
</line>
</par><par>
<line>
surge o seg*inte q*estionam*nto: Com* trabalhar a temática a*bi*n*al c*m auxílio *os jogos
</line>
</par><par>
<line>
e brinca*ei*as, pr*orizando o a*pe*to lú*ico? O uso *e
</line>
<line>
a*ividades lúdic** associa**s aos
</line>
</par><par>
<line>
diversos *o*teúdos
</line>
<line>
dis*ipl*na**s, pode
</line>
<line>
tornar o pr*c*sso de aprendizagem dinâ*ico,
</line>
</par><par>
<line>
prazero*o e o mais impo*tante: si*nificativ*. O p*ese*te tra*alho foi dese*volvi*o a partir de
</line>
<line>
um proj*to de *xt*nsã* do IFRN, Camp*s Macau, "*aíze* E*onscientes: *d*ca*ã* Ambi*ntal
</line>
</par><par>
<line>
para * municípi* de Maca*", o qual
</line>
<line>
tem *omo objetivo proporci*nar,
</line>
<line>
atravé* de ativi*ades
</line>
</par><par>
<line>
lúdicas, uma refle**o sobre a Edu*ação Amb*ental aos estudantes da Escola Mun. P*dre João
</line>
<line>
Pe*ha Fil**. No *rabalho, foram *esenvo***dos jo*os e brin*adeiras com os olh*res v*l*ados
</line>
<line>
pa*a * EA. *erc*beu-s* q*e o uso das atividades lúdicas é f*rramenta impo**antes no process*
</line>
<line>
de aprendiz*gem, * com a t**á*ica ambien*al atrela*a aos jogos e bri*ca*eiras, o conteúdo foi
</line>
<line>
melho* tra*alhado. *om isso, cabe *os profess**es das d*ferente* disci*linas fazerem uso de
</line>
<line>
práticas l*dicas **e facilitem * proce*s* ** e*s*no-ap*e*dizag*m.
</line>
<line>
Palavras-C*ave: *ei* *mbiente. Ed*cação Ambiental. Lúdico.
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
<line>
T*e e*vironment, the natural space *n which we li*e, is of great importan*e *or *he s*rvival of
</line>
<line>
a*l s*eci*s. **nce the indust*i*lization process, in *he 17th century, the w*rl*'s *opulat*on h*s
</line>
</par><par>
<line>
been
</line>
<line>
cau**ng *a*age to the e*v*ronment, such as th* exc*****e consu*ption of biological
</line>
</par><par>
<line>
re*ources. With the perception that somet**ng needed t*
</line>
<line>
*e *evised, *everal e*vi*onm*n**l
</line>
</par><par>
<line>
acti*n* were pr**agated, and *ith them, the dissemin*tion of Env**on*e*tal *ducation (EE).
</line>
<line>
Envir*nmental e*ucat*on in the sch**l context ca* generate se*eral discu*sio*s. I* B*az*l, it is
</line>
</par><par>
<line>
linked to
</line>
<line>
**e *ransversal th*m** (PCNs) of *duca*ion, *hrough *he th**e "*nvironmen*". *n
</line>
</par><par>
<line>
view ** this reality, the fol*owing q*es*ion arise*: How to work the e*vironment*l theme with
</line>
</par><par>
<line>
*h* he*p
</line>
<line>
of *ames and *lay, p*ioritizing a **a**ul aspe*t? The
</line>
<line>
use of playfu* activ*tie*
</line>
</par><par>
<line>
associate* with v*r*ou* *ubje*t contents can make
</line>
<line>
th* lea*ning process d*n*mic,
</line>
<line>
*njoy**le,
</line>
</par><par>
<line>
and most *mport**tly, m**ningful. *h* pr*s*nt work was develope* from an extensio* *r*ject
</line>
</par><par>
<line>
*f t*e IF*N M*cau Campus, "E*on*ci*us Roo*s: En***onmenta* Education *or
</line>
<line>
t *e
</line>
</par><par>
<line>
municipality of Macau", in which they aim to pro*ide t*rough playful activities a r*flection
</line>
<line>
on Environm*ntal Education to the *tudents *f the Escola Mun. Pa*re **ão Penh* F*lho. In
</line>
<line>
*he work, *ames and *la* w*r* deve*oped wit* an e*e *owar* environmental e*ucation. It was
</line>
<line>
*otic** that **e *se o* *layful *c*ivitie* are important to*ls *n th* le*rnin* pr*cess, and with
</line>
<line>
the environmental *hem* *i*ked to games and *o*es, the con**nt was better wor*ed. Thus, it is
</line>
<line>
*p to the teacher* *f the di*fe*e*t sub*ects to *ak* u*e of pla*ful practices tha* facili**te the
</line>
<line>
t**chin*-learning p*o*ess.
</line>
<line>
Keyw*rds: Enviro*ment. Envi*on*ental Edu*ation. Lu*ic.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, *eresina, *. 20, n. 1, art. 13, *. 253-2*4, jan. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Relato *e E*per*ênc*a: As Ativi*ades L*dica* como Perspectivas para a Educação *m*iental
</line>
<line>
255
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O meio a*bient*, *spaç* natural no qual *ive*os, pos**i uma grande impor*ânc*a no
</line>
<line>
pro**sso de sobre*ivência de *odas as espéci*s, *mbora, muita* vez*s, * *eu valor *eja tratado
</line>
</par><par>
<line>
em seg*ndo plano. D* acor*o
</line>
<line>
c*m Le*l et al. (2008, p. 3), "*om o **ven*o da
</line>
</par><par>
<line>
industrial*zação, o*orri*o
</line>
<line>
na In*l**erra, no século XVIII, novos processos produ*ivos fora*
</line>
</par><par>
<line>
descobe*tos, o*jetivand* m*ior*s quantid*des e me*ho* qual**ade *os produtos, *empr*
</line>
<line>
vi**ndo ma*o*es lucros". *om * chegada dos aparatos tecnológicos, dos meios ** l*comoção
</line>
</par><par>
<line>
e *e *iver*as indústrias (dos m*is variados s*tore*), q*em m**s *em sofrido
</line>
<line>
com a **lu*ção
</line>
</par><par>
<line>
gerad* *o* to*o* esses fa*ore* s*o as *elaç*es socia*s e o me*o ambiente.
</line>
</par><par>
<line>
A ação huma*a também tem ge*ado dano* para a manute*ção do mei*, o proces*o de
</line>
<line>
ind**trialização tr*uxe *onsigo o av*nço tecnológico, * milhares de *essoa*, *e diferentes
</line>
</par><par>
<line>
localidades, possuem hábitos
</line>
<line>
voltados pa** a com*ra e*ces*iva de
</line>
<line>
produtos, não dando
</line>
</par><par>
<line>
imp*rtânc*a ao seu tempo de
</line>
<line>
uso e descartando es*es o*je*os, m*ita* vezes, de
</line>
<line>
*orma
</line>
</par><par>
<line>
inadequada.
</line>
</par><par>
<line>
**m o pa***r dos an*s, houve a perc**çã* de que estra*égias preci*avam
</line>
<line>
ser criada*
</line>
</par><par>
<line>
para que o desca*te inadequ*do de *rodutos e a pol*ição do me*o am*iente fosse* reduzidos.
</line>
</par><par>
<line>
*lgumas ações de
</line>
<line>
*unho
</line>
<line>
amb*ent*l foram
</line>
<line>
protagoniza*as, por e*em**o, t*mos eve*to*
</line>
</par><par>
<line>
internacion*is, c*mo a Conferência
</line>
<line>
de **tocolmo (1972), Rio+20 (2*12) *lgumas leis e
</line>
</par><par>
<line>
específic*s que s*o regida* em *ários países. N* Br*sil, tem-se a PNRS (Política Nacion*l de
</line>
<line>
Re*ídu*s *ólid**, 2010) q*e *eg* as especifi**ções dos resíduos sól*do* produzidos. A partir
</line>
</par><par>
<line>
d*s*o, os impactos ambient**s *a*sados não **mente *ela ação human*,
</line>
<line>
co*o também
</line>
<line>
*or
</line>
</par><par>
<line>
fatores *atur*is, têm fornecido estudos na tentativa
</line>
<line>
de sensibilizaç*o d* comu*idade,
</line>
</par><par>
<line>
*u*cando a m*nu*enção e
</line>
<line>
o equilíbr*o do mei*
</line>
<line>
*m que vivemos, opo*t*nizan*o,
</line>
<line>
dessa
</line>
</par><par>
<line>
manei*a, a continu*dade d*s espéci*s, inclusive a huma*a (GU*M*RÃ*S, 2000).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda *s*im, com o a*anço dos estudos e açõ*s voltados para as
</line>
<line>
relaç*es *uma*as
</line>
</par><par>
<line>
*om o meio am*iente, per*ebe-s* que a sensibilização *mbi*ntal ainda aparece *e
</line>
<line>
f*rma
</line>
</par><par>
<line>
tímid* em *iferentes setores da soci*dade, c*mo nas comunidades, empresas públi*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
privadas e *t* me*mo no ambiente es*ol*r, devido a* fa*o de que o ser hu*ano m**t** vezes
</line>
<line>
não se considera um co*ponente da natu*eza, e sim um ser à parte, como um ex*lo*ador del*
</line>
<line>
(REIGOTA, 1994). Na relação homem-na*ureza, e*tá p*esente **mbé* a satisf*ç*o de
</line>
<line>
des*jo*, sen*o a mesma af*tada ta*t* pe*a pe*cepção do homem s*bre a natureza q*anto pela
</line>
<line>
capacidade exer*i*a pe*a espéc*e hu*ana p*ra trans*ormar o m*i* natural. Essa relação deve
</line>
</par><par>
<line>
ser en*en*i*a co*o algo além do es*aço do qual fa*em
</line>
<line>
*a*te, * ent*nde* *ue *s
</line>
<line>
ações
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina PI, v. 20, n. 1, ar*. 13, p. 253-264, jan. 2023
</line>
<line>
www4.**anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. B. N. T*var**, *. L. Olivei*a, P. *. M. Santos, C. E. L. Santos
</line>
<line>
*56
</line>
</par><par>
<line>
real*zadas pode* pre*udi*ar *ão
</line>
<line>
apen*s o me*o (espaço físico), co*o também as diversas
</line>
</par><par>
<line>
*elaçõe* exist*ntes nele (GONÇALVES, 2*05).
</line>
<line>
2 REFERESNCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
Na
</line>
<line>
*entativa *e ampliar as discu*sões relacio*ada* à ed*caç*o
</line>
<line>
política **e norteia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tem*tica ambiental, surge a E*ucação Amb**nta*, que ao lo*go dos anos *oi *efinid* com
</line>
<line>
vár*os conceitos. Para es*e trabalho, o con*eito a*o**do * o em*rega** por Reigota (2002, *.
</line>
<line>
42), d* *ue "a educação ambiental não deve esta* relacionada apena* aos aspecto* biológico*
</line>
<line>
da vida, ou sej*, n*o se trata *pena* *e gara*t*r a pre*ervação de determinada* e*p****s
</line>
</par><par>
<line>
veg*tais, animais e
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
r*cursos *at*rais, embora
</line>
<line>
essas
</line>
<line>
q*estõ*s (*iológicas) sejam
</line>
</par><par>
<line>
extrema*en*e import*nt** e de*em receber atenção". Aind*
</line>
<line>
segu*n*o o pensamento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Reig*ta (200*, p. 46), "o *ue deve ser c*n*id**ado p*ior*tariamente na educação ambiental é a
</line>
<line>
a*ális* das relações *olíti*as, econômicas, **ci*is e culturais *ntre a humanida*e e a natureza
</line>
<line>
e as relações e*tre o* *eres humanos".
</line>
<line>
A Educação Ambi*n*al p*rmeia * sociedade em diferente* áreas do c*nhecimento,
</line>
</par><par>
<line>
tendo ê**ase em dois
</line>
<line>
*spectos: formal e não formal. Nesse sen*ido,
</line>
<line>
frequentemente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Educ*ção Ambiental - EA é notad* como um dos principais *eios
</line>
<line>
p*ra a formação *e
</line>
</par><par>
<line>
*u***tos *apa*es de lid*r com os problemas e conflitos socioambientais, f*rn*cendo-lhes senso
</line>
</par><par>
<line>
críti*o p*ra
</line>
<line>
participação em
</line>
<line>
debates q** envolv** **s* temát*c* (POR*ELA; FARIAS,
</line>
</par><par>
<line>
20**). A EA, atrav*s de sua* ações, p*ss*bilita ao indi*íduo em coletividade co*strui* va*ores
</line>
</par><par>
<line>
sociais e co*hecimen*o* assim *omo habilidade*, atitudes e competências necessária*
</line>
<line>
para *
</line>
</par><par>
<line>
cons*rvaçã*
</line>
<line>
do m*io ambiente. *or isso, é *ss*ncial e
</line>
<line>
de direito a s*a presença, em caráter
</line>
</par><par>
<line>
for*al o*
</line>
<line>
*ão formal, em *odo* os ní*ei* e *o*ali*a*es do process* educativo. (BR**IL,
</line>
</par><par>
<line>
199*).
</line>
</par><par>
<line>
De a**rdo com a Lei *ederal nº *.795 (BRASIL, 1999), *ue inst*tui a P*lítica
</line>
</par><par>
<line>
Nacional de Educaçã* A**iental, "a e*ucaçã* ambient*l dev* e*tar
</line>
<line>
presente e ser
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*da ** *mbito dos currículo* das instituições de *n*ino públ*co e pri*ada. El* d**e
</line>
<line>
c*nstar em *odos os *egmentos e ní*eis d* **ucação *ormal, de maneira qu* seja des*nvolvida
</line>
</par><par>
<line>
como u*a prát*c* *ducativa integr*da, con*í*ua e permanente". *esmo sa*endo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
im*ortância em se tra*alhar com a Educação Ambien*al nas escolas, alguns docen*es acabam
</line>
</par><par>
<line>
abord*ndo ess* temáti*a de *orma
</line>
<line>
bastante *eóri*a, *u muitas *ezes
</line>
<line>
não incluem esse*
</line>
</par><par>
</page><line>
a*suntos *a dis*ip*ina que ministra*, dificultando, assi*, o ente*dimento * en*olvimento o
</line>
<line>
do alunado *essa áre*. Os co*t*údos teó*icos n*o sã* menos importantes, poi* e*se* servem
</line>
<line>
Re*. FSA, T*resin*, v. 20, n. 1, art. 13, p. 253-264, jan. 2*23 *ww4.fsanet.c*m.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Rel*to *e Ex*eriência: As Ativid*des Lúdicas como P*rspectivas pa*a a Educação Ambi*ntal
</line>
<line>
257
</line>
</par><par>
<line>
para n*s *ar uma base e nos *ornecem con*eci*entos cien*ífic**. Porém, é com a prática que
</line>
</par><par>
<line>
e*taremos de *ato
</line>
<line>
co**cand* a "mão na massa" e *entando com se*sibilizar outros agentes
</line>
</par><par>
<line>
sociai*, para que mais id*ias sejam difundidas na sociedade.
</line>
<line>
A temática **bie**al atrelada aos níveis *sc**ares *stá associada aos temas
</line>
<line>
transversais de ensino (PCNs - Parâmetros Cur*ic*l*res *acionais), de ac*r*o com
</line>
<line>
Wenc*sla* e Silva (2017, p. 205),
</line>
<line>
Os Temas Transve*sais foram tomados na polític* curri*u*a*, desencade*da *m
</line>
<line>
finais dos anos 19*0, como mecan**mos inte*r*dores, inst*umen**s para superação
</line>
<line>
da f*a*mentação do conheciment* esc*lar, uma vez que, na sociedad*
</line>
<line>
cont*mporân*a globa*izada, esse conhecimento deveria ter nova configuração,
</line>
<line>
passando a ar*icular/combinar di*erente* ca*pos do *a**r.
</line>
<line>
O *eio *mbiente é um tema proposto pelos P*Ns, e, a *artir dess* doc*me*t*,
</line>
<line>
professores deveriam assoc*ar a *e*át*ca am**en*al com os dife*ente* *rogram*s
</line>
</par><par>
<line>
discip*in*res. Po*ém, é notório que muitos *r**essores sentem d*fic*ldades em e*plorar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
temática ambien*al *m s*as aulas, associando-a a *onteúdos *iológicos, *atemáticos, físicos,
</line>
<line>
histórico*, entr* outro*. Ten*o a natureza u* *spaço ba*tan*e propício par* se aplicar nova*
</line>
</par><par>
<line>
metodologia* de
</line>
<line>
ensi*o, cabe ao* *ocentes t*ntarem explorá-la da *elho* ma*e*ra,
</line>
</par><par>
<line>
pr*pi*iando com isso um p*ocesso ** ensi*o apren**zagem mais praz*ro*o e d*nâ*ico,
</line>
</par><par>
<line>
f*vor*cen*o a mediaç*o do *onhecimento, t*rna*do o discente u* se* mais participa*ivo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cons*iente do seu p*p*l na sociedade.
</line>
</par><par>
<line>
*o perceber que exis*em dif*culdades em ass*ciar a temática ambi**tal com *s
</line>
</par><par>
<line>
dis**plinas cur*icul*res, *s ativ*dades lúdi*as, e* esp*cial os jogos brinca*e*ras, *ode* *
</line>
</par><par>
<line>
faze* co* que *s
</line>
<line>
professo*es c*mecem * *dentr*r
</line>
<line>
os conteúd*s
</line>
<line>
ambi*ntai* d* *orma
</line>
</par><par>
<line>
prazerosa e ***âmic* em sua
</line>
<line>
dis**plina. Em su*
</line>
<line>
etimologia, lúdico *rigin*-se *e *udus, qu*
</line>
</par><par>
<line>
t**
</line>
<line>
como sign*ficado br*ncar assoc*ado à ideia
</line>
<line>
de jogo (ALMEIDA, 20*8). Ness* sentido,
</line>
</par><par>
<line>
M**hado (1*86, *. 28), nos diz que, "brinc*r aju*a a cr*ança a ajusta*-se *ão só no ambiente
</line>
<line>
f*sico, mas também ao **io social [...]". Friedman (*996, p. 64), e* relaç*o ao jogo, a*onta
</line>
</par><par>
<line>
que "o jogo o*erece uma impor**nte contribui*ão pa*a * *ese*v*l**men*o co***tivo,
</line>
<line>
dando
</line>
</par><par>
<line>
acess* a mais informações e tor**ndo mais rico o c*nteúdo do pen*amento in*antil;
</line>
<line>
p*ralelament*, o jogo consolida habilid*des já domina**s pelas crianças e a prá*ica desses em
</line>
<line>
novas situa*ões".
</line>
<line>
**mo um co*plemento dessas açõ*s lúdicas, os PCNs, com seu* temas transver*ais,
</line>
</par><par>
<line>
*ntre
</line>
<line>
el*s o meio ambient* e **úde, oferece*
</line>
<line>
assuntos de relevânc*a social e nacional,
</line>
</par><par>
<line>
podendo auxiliar as institui*õ*s
</line>
<line>
de ensino na co*strução de um* *d*ca*ão de **alidade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
igualitári* pa*a todos (GUIMARÃES et al., 200*). A con*trução de um *ink ent*e * temática
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *0, n. *, art. 13, p. 253-26*, ja*. 2*23 www4.fs*net.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. B. *. *a*ares, R. L. Olive*ra, P. I. M. Santos, C. E. L. Santos
</line>
<line>
2*8
</line>
</par><par>
<line>
*mbi*ntal e ** atividades lúdicas, especific*men*e os jo*os e b*incad**r*s que favoreçam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
reflexão da cultura c*r*oral, pode* fazer *o* que novo* c*nceitos s*jam constru*dos.
</line>
</par><par>
<line>
É prec*so envolv*r os alunos nas aulas d*s di****ntes dis*iplinas, prio*iza*do
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ludicidade que cada g*ade cu**icular pode oferecer, realiz*ndo atividades que forne**m uma
</line>
<line>
ma*or auto**m*a *o discente, pa*a que ess* consi*a *id*r *om difer**tes situações e* se*
</line>
</par><par>
<line>
cotidia*o. A junção das temáticas, meio *mbi*nte e j*g*s/b*incadeiras, pode*á *ropiciar
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
melhor apren**zado, al*m
</line>
<line>
de tudo, ***construir a
</line>
<line>
g*a**e di**cul*ade que o ser huma*o t*m
</line>
</par><par>
<line>
em se perce*er como parte i*tegrante da natureza, prio**zando u*a *ela*ão *armoniosa com
</line>
<line>
todas as espéc*es que compõem o espaço, construi*d*, assim, mel*ores relaç*es interpesso*is
</line>
<line>
pautadas ** respeito, solid*riedade, igualda*e e *enso *rítico aguçado.
</line>
<line>
As atividades *r*ticas, como jogos e brincadeiras, traba*hadas *e forma lúdica, *ã*
</line>
</par><par>
<line>
*erramentas im*or*antes
</line>
<line>
**r* a tomada d* sensibi*ização
</line>
<line>
amb*ental, j**tam*n*e por
</line>
</par><par>
<line>
propici*rem *m a*biente divertido, o**e a mediação do pro*esso de ensino ap*endizagem se
</line>
</par><par>
<line>
*orna ma*s
</line>
<line>
d*nâmica, favo*ecen*o, assim, uma boa re*aç*o
</line>
<line>
entre
</line>
<line>
professor e aluno (LIR*,
</line>
</par><par>
<line>
2009).
</line>
</par><par>
<line>
Di*nte dessa realidade, surge o seguinte questio*am*nt*: Como trabalhar a
</line>
<line>
temática
</line>
</par><par>
<line>
ambiental com au*ílio dos jo*os e bri**adeiras, priorizando um as*ec*o
</line>
<line>
lúdico? O pres*n*e
</line>
</par><par>
<line>
tra*al*o foi dese*volvid* a
</line>
<line>
partir de um *r*jeto de ex**nsão *o IFRN, Camp*s Macau,
</line>
</par><par>
<line>
den*m*nado "R*íze* Econscientes: Ed*cação Ambi*ntal para o m*nic*pio de Macau", o qual
</line>
</par><par>
<line>
tem como objetivo prop*rci*nar, através de atividades lúdicas, uma refle*ão sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*d*cação Am*i*ntal aos
</line>
<line>
*studantes da *scola Muni**pal Padr* J*ão Pe*ha Filho. Como
</line>
</par><par>
<line>
*bjetivos esp*cíficos, *emos: observar se no 8º ano "b" d* Ensino Fundament*l II * tr*balhada
</line>
<line>
a Educação A*bienta*; ob*er*ar *e eram empregadas práticas l*d*ca* no proce*so de
</line>
<line>
aprendizagem sob*e Ed*caç*o *mbiental; des*nv*lver e ap*icar as **ividade* l*dicas em uma
</line>
<line>
*erspectiva da Educaç** Ambiental; a*aliar, através *a perc*pçã* do professor, se o emprego
</line>
<line>
d* p*ática* lúd*cas no process* de a*rendizagem s*bre Ed**açã* A***enta* é si*n*fica*ivo.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
*nicia*mente foi realizada uma pesquisa bibliográ*ica s*br* a temática ambi*ntal e
</line>
</par><par>
<line>
a*ividad*s lú*ic*s. Para Fonseca (2002,
</line>
<line>
p. *2), "a pes*uisa bibliográfica é feita a partir
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
l*vantamento de referências teó*icas ** analisadas, e publicadas por me*os escritos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
eletrônicos, como livros, artigos cien*íficos". Os proc*dimen*os m*todo**gi*os a**tados pa*a
</line>
</par><par>
<line>
este tra*alho constituem-se de descrição e análise
</line>
<line>
de uma atividad* desenvolvid* * part*r de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 1, art. 13, p. 253-264, jan. 2023
</line>
<line>
*ww4.fs**et.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*elato ** Expe*iência: As Atividad*s Lúdicas com* Perspectivas para a Educação ***iental
</line>
<line>
259
</line>
</par><par>
<line>
u* *rojeto de extensão do IFRN, *a*pus Ma*au, "Raíze* Ec*nscientes: Educação Amb*ental
</line>
<line>
para o município de Macau" qu* tem por ob*etiv* *ropagar ações a*bientais pelas escolas da
</line>
<line>
cidad*.
</line>
<line>
Em uma das a*ões do projeto, real*zamos uma "Ginca*a A**iental" na Esco*a
</line>
</par><par>
<line>
Municipal Complexo *ducac*onal *e. João *enha Filho - Macau/RN. A
</line>
<line>
ati*i*ade lúdica foi
</line>
</par><par>
<line>
realiz*da com a turma do 8° ano do Ensino *un*amental, tur*o matut*no, composta por um
</line>
<line>
to*al ** 22 alunos. * pr*posta de tr*balha* com ferramentas lúdicas n* c*nt*xto ed*ca*ional
</line>
</par><par>
<line>
se ins*re
</line>
<line>
na dupla perspe**iva *e *laborar pr*pos*as para a mel*oria do processo de en*ino-
</line>
</par><par>
<line>
*prendizagem.
</line>
<line>
*ara a r*a*ização da prática pro*ost*, a turma foi orientada a se divi*ir em *ua*ro
</line>
<line>
grupo*, sendo cada g*upo identific*do *or u*a cor da col*ta *e*etiv* (azul, vermelho, verde e
</line>
<line>
amarel*), co*for*e pod*m*s visua*izar na Figu*a 1:
</line>
<line>
Figura * - Divisão *a *urma por eq**pes.
</line>
</par><par>
<line>
As ativida*es foram organizad*s pelos vol*ntá**os e coordenador do proje*o em
</line>
<line>
ques**o, na qual f*i *nf*tizada * i*por*ância dos jogos * brincadeiras para se trabalhar com os
</line>
<line>
*ema* relacionados ao meio a***ent* e cul*ura corporal.
</line>
<line>
An*e* de *dentrarmos à prática, elaboramos uma aula exp*s*tiva-dialogada para
</line>
<line>
explic*rmos alguns *once*tos *ue seriam necessários pa*a a com*reen*ão ao dec*rrer d*s
</line>
<line>
provas. Na *abe** 1 ind*camos a*g*ma* d*s ativ*dade* real*zadas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina **, v. 20, n. 1, *r*. 13, p. 253-264, ja*. 2023
</line>
<line>
www*.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. *. N. Tavares, R. L. Oliveira, P. I. M. S*ntos, C. E. *. San*os
</line>
<line>
260
</line>
</par><par>
<line>
Ta*ela 1 - D*sc*ição das p*ovas da gincana.
</line>
</par><par>
<line>
*ome da atividade
</line>
<line>
Desc*ição
</line>
</par><par>
<line>
*ogo da m*mória
</line>
<line>
A ativida*e acontecia da seguinte m*neira: o **uno s*lec*onava a imagem de ** material, com isso, ele teria que *eleci*n*r o tempo estimado para a **composição d*sse resíduo.
</line>
</par><par>
<line>
Jogo da forca
</line>
<line>
Na tentativa de de*cobrir os c**hecimentos pr*vi** dos alunos, reali*amos um jogo da *o*ca, *om * *em*tica *ela*ion*da à Edu*ação **biental.
</line>
</par><par>
<line>
H*I* Am*iental
</line>
<line>
Tendo c*mo *ase *s princípios *a ginástica e do Treiname*to Interval*do de A*ta Intensid*d* (HIIT), as *quipes tiveram qu* r*vezar-se e recolher r*s*duos só*idos espa*hados em u* loca* *ete*mi*ado. * g**hadora da prova se*ia aquela equipe q*e coletou os r*síduos *om o menor t**po de degradação.
</line>
</par><par>
<line>
O process* de av*liaç*o foi c*nduz*do de forma pontual, *t*avés de obser**ções e
</line>
</par><par>
<line>
perc*pç*es (acerca dos *ome*t*s) e r**as de c*nversa com os alunos ao final de
</line>
<line>
c*da
</line>
</par><par>
<line>
atividade. *lém da* p*o*as da gincana am*ien**l, a *odo momento tentamos frisar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
im*ortância dos ass*ntos relaciona**s ao me*o ambiente, f*ze*do a relação co* as at*vidade*
</line>
<line>
propostas volta*as *ara as ativida*es lú**cas, *ando ênf*se também * impo**ânc*a de realizar
</line>
<line>
at*vidades físic** no dia a dia, *ue ajudam a nos reconhecermos *omo pa*te *nteg*ante do
</line>
<line>
mei* em q*e vivemos. O i*tuito dessa *incana não era ape*as de tra*alhar*os * *emática
</line>
<line>
ambient*l, m** tamb*m de fazermos c** que os alunos *ntendessem as relaçõ*s exis*entes
</line>
<line>
en*re o seu corp* e o espaço *o qual ele *stá inserid*.
</line>
<line>
4 RES*LT*DOS E *ISCUSS*ES
</line>
<line>
E* *odo* p*ss*s em que a g*nca*a estava send* explicada, notávamos algumas
</line>
<line>
expressõe* corp*rais dos alunos, alguns eufóri*os, o***os bastante e*tusiasmados, talvez tudo
</line>
<line>
isso pelo fato de poderem particip*r de uma aula *om um *spec*o *in*mico e lúdico, a *ual
</line>
<line>
ultrap*ssou o* *uros d*s sala* de au*a, sendo esse, um ambiente ro*inei*o em seu p**cesso de
</line>
<line>
ensino e apre*diza*em. Sabemos *ue * realidade das escola* públicas é ba*tan*e com*licada
</line>
</par><par>
<line>
no sentido *e
</line>
<line>
*s professores estare* inov*ndo em suas m*todologias, t**to pela falta de
</line>
</par><par>
<line>
recursos q** pro*iciem isso, *omo *ambém pe*o discente *er
</line>
<line>
uma vasta ca*g* horári*, qu*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. *0, n. *, a*t. 1*, p. 253-264, ja*. 2023
</line>
<line>
www4.*sa*et.c*m.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*elato de Experiência: As Atividades L*di**s co*o *erspectivas par* a Educaçã* Ambien*al
</line>
<line>
261
</line>
</par><par>
<line>
impossibilita, muitas vezes, de obter n*vos conhecimentos *cerca de determin*das
</line>
<line>
ferram*n*as q*e *ossam auxiliá-l*.
</line>
</par><par>
<line>
* pap*l p*inc*pal do espaço *sco*ar cons**tui-se e* *r*parar o
</line>
<line>
discente para as
</line>
</par><par>
<line>
diferentes ocasiões da vida. **ra isso, faz-*e nec*ssária * utilização de *iferente*
</line>
<line>
me*odo**gias e es*ratégia* *ara a efetivação do processo *e ensino e aprendi*agem, fazendo
</line>
<line>
uma lig*ção *o* conteúd*s abordados em sala de aula com ** v*vênci*s dos **unos (SILV* et
</line>
<line>
al., *009). Além disso, a ***or*ância d* se *rabal*ar com ajuda do* PCNs, **gando os *emas
</line>
<line>
transver*ais ** dif*r*nte* disciplinas é um fator que ajuda d* for*a s*ti*fatóri* * m**i*ção do
</line>
<line>
conhecime*to.
</line>
</par><par>
<line>
Percebemos
</line>
<line>
qu* d***r*n*es
</line>
<line>
disc*plinas, *omo Ciências, Geogr*fia, História
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Ma*emática podem adentrar o mundo d*s jogos e brincadeir*s, favorecendo u*a
</line>
<line>
*pr*ndizagem din*mica e significat*va. Quando le*amos a* proposta* *as atividades *a*a os
</line>
</par><par>
<line>
a*uno*, muitos fic**a* surpresos, d*vido estar*os a*s*ci*ndo conte**os volt*dos para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
di*ertimento, co*o os jogo* e br*nca*eiras, à t*mática ambiental. Porém, t*dos ficara*
</line>
<line>
bastante env*lv*dos com * realização da* prova*, enfat*za*do *ssim a *mportân**a de se
</line>
<line>
tr*balhar os co*teúdos relacionados ao *ei* ambient* com a a*uda da* dif*rentes di*cip*inas
</line>
<line>
da gra*e cu*ricu*a*.
</line>
</par><par>
<line>
Uti*i**mo* jogo*,
</line>
<line>
p**tic*s esporti**s e *lgumas brincadeira* q*e demons**aram s*r
</line>
</par><par>
<line>
bast**te favoráveis à medi*ção do proc*sso de ensi*o e aprendizage*.
</line>
<line>
C om * * s o,
</line>
</par><par>
<line>
observamos que as atividades lúd*ca* *xercem grande i*portâ*cia na fo*mação do ind*víduo,
</line>
<line>
conforme podemos p**c*ber na Fig*ra 2.
</line>
<line>
Figura 2 - C*rcuito ambien*al.
</line>
</par><par>
<line>
A lu*icidade é um acontec*mento q*e *ert*nce a todos os tempos, com*one*te da *
</line>
</par><par>
<line>
vida de t*do in*iví*uo, po*ém, também é um pro*lema que surge * deve *er observado
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina PI, v. *0, n. *, art. 13, p. 253-264, j*n. 2023 **w*.*sanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. B. N. Tavares, R. L. Ol*veir*, P. I. M. S*ntos, C. E. L. Santos
</line>
<line>
262
</line>
</par><par>
<line>
est*dado *omo um dos
</line>
<line>
parâmetros f*ndamentais da vi*a *ocial. Ela é
</line>
<line>
*udo *uanto *ive*te
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
entr*tém o ser e
</line>
<line>
*nvolve
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
ativa p*rticipação. Aplica-se ta*to a u* grupo como ao
</line>
</par><par>
<line>
ind*víduo (GROSS, 2007). As p*opostas lúd*c*s relac*onad*s Educaç*o Ambi*ntal vêm se à
</line>
<line>
m*strand* uma ótim* ferramenta de tra*alho *a form*ção docente, cons*derando-se o pr**er e
</line>
<line>
o divertiment* na atividade, além do fa*o de p*opi*iar o conhecimento por meio da diversão
</line>
<line>
(EVANGELISTA, 2008). O ponto c*ucial d* toda ess* p*oposta envolvendo ativ*da*es, como
</line>
</par><par>
<line>
*ogo/bri*cadei*a* e meio a**iente, foi uma *oda de con*e*sa entre *s voluntários, *lunos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
coordenador, em **e, a*en*amos para impo**ância do indiv*duo se r*con*ecer co*o parte a
</line>
<line>
integrante do me*o em *ue vi*e, *epen*a*do *ssim algumas at*tudes que não sejam favor**ei*
</line>
</par><par>
<line>
ao desenv*lvime*to d* sua espécie, co*o tamb*m das
</line>
<line>
de*ais *ue
</line>
<line>
ha*itam o plane*a. A
</line>
</par><par>
<line>
*igura 3 no* mo*tra a cul*inância *a ginc*na.
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 3 - Roda d* con*ersa
</line>
</par><par>
<line>
*i*nte dos estudos que foram reali*ados para podermos el*bor*r todas as prop*stas
</line>
</par><par>
<line>
envolvendo a Educaçã* Am*iental e atividades l*dicas, percebemos o
</line>
<line>
*uão é prazeroso
</line>
</par><par>
<line>
tr*t*rmos desses t*ma* com os nossos *lu*os.
</line>
<line>
De acordo c*m *s p*opo*t**, ou*ros
</line>
</par><par>
<line>
pro*esso*es puderam observar
</line>
<line>
a importâ*ci* de planej*rm*s atividades que fu*** d*
</line>
</par><par>
<line>
*etod*l*gias tr*di*ionai* que a*enas reprodu**m a *al* *o d*cente. É preci*o dar*os *ez e
</line>
<line>
vo* aos nossos alunos, pa*a que esse* consigam apre*der de forma satis*atória e *e to*nem
</line>
<line>
*ujeitos atuantes, críticos e particip*tivos na sociedade, reavaliando *titu*e* e práticas q*e
</line>
<line>
envol*em não *ó a su* espécie, ma* *odas que o circundam.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, *. 20, n. 1, art. *3, p. 253-264, jan. 2023
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Rela*o de Expe*i*n*ia: As Ativi*ade* Lúdi*as como Pers*ectivas p*r* a Educação Ambien*al
</line>
<line>
263
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSI*ERAÇÕ*S FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
A pesqu*sa rea*iz*d* ev*den**o* * importância de *e trabalhar a Ed*cação A*biental
</line>
<line>
*o **paço escolar, em conjunto *om as atividades lúdica*, como j*go* e brincadeiras, e que
</line>
</par><par>
<line>
essa temática pode estar
</line>
<line>
relacionad* a *utras dis*ipl*nas, *omo Ci*n*ia*, Matemá*ica,
</line>
</par><par>
<line>
Geografia, História, *duc*ção F**ica. Foi bas*ante *ert*nen*e tratarmos so*re esses
</line>
<line>
assuntos
</line>
</par><par>
<line>
c*m *s alunos, visto que ainda pod*mos constru*r melhor*s **nceit*s em r*lações às práticas
</line>
</par><par>
<line>
*ue fa**m parte d* **ssa vida. A
</line>
<line>
qu*stã* não é deixar *e consumir determi*ados
</line>
<line>
recursos
</line>
</par><par>
<line>
naturais, m*s sim
</line>
<line>
poder utilizá-*o* pensando não somente no f*turo da nossa es*écie, *as
</line>
</par><par>
<line>
t*mbém na* demais que habi*am o meio.
</line>
<line>
Trabalhar a Educa**o *m*i*ntal em conj*nto c** *s ati*idades l*dicas f*i uma
</line>
</par><par>
<line>
m*todo*ogia *u* ger*u um* grande participação por parte dos **unos. Alguns
</line>
<line>
assuntos
</line>
</par><par>
<line>
rel**ionados à
</line>
<line>
temática ambiental são bastante teóricos
</line>
<line>
e cabe *o *rof*ssor utilizar
</line>
</par><par>
<line>
ferramentas qu* possam auxi*iá-lo
</line>
<line>
*e form* ma** dinâmi*a, priori*and* um p*ocesso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*si*o- aprendizage* *ais prazeroso.
</line>
</par><par>
<line>
D* acordo com os resultados expost*s, percebe*os que
</line>
<line>
alcançamos o obj*tivo *e***
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa, a qual tin*a como in*uito ass*ciar a tem*ti*a ambien*al co* as práticas lúd*cas,
</line>
<line>
priorizando um apre*dizad* partic*pa*iv* e dinâ*ico.
</line>
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TAVA*ES, A. M. B. N; *LIVEIRA, *. L; SANTO*, P. I. *; *ANTOS *. E. L. Relato de
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E*p*ri*nc**: As Atividades Lúdica* co*o Perspe*tivas pa*a A Educaç*o Ambient*l na Escola
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<line>
Municipal Complexo Padre João *enha Fil** - Macau/RN. Rev. FSA, Te*es*na, v. 20, n. 1, ar*. 13, p.
</line>
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253-2*4, jan. 20*3.
</line>
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<line>
Con*ribuição dos Au*ore*
</line>
<line>
*. M. B. N. T*var*s
</line>
<line>
R. *. Oliv**ra
</line>
<line>
P. I. M. Santos
</line>
<line>
C. E. L. Sant**
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejam*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) *náli** e int*rpreta**o do* dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do **scunho ou na revi*ão c*íti*a do *onteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na apro*ação da ver**o final do ma*uscri**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. *SA, Teresin*, v. 20, *. 1, art. 13, p. 253-264, jan. *0*3
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r**ist*
</line>
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