<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 2, art. 2, p. 35-58, fev. *0*3 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.2.2 </line>
</par>
<par>
<line> A Tem*tica Competências nos Estudos O*g*nizacion*is: *ma Rev**ão Integrativ* </line>
<line> *he Competen*ies\ Theme in *rgan*z*tional St*dies: An Integ**tive *eview </line>
</par>
<par>
<line> Leo*ard* Alexa*d*ino de A*meida </line>
<line> Doutorando do *ro*rama de Pós-Grad***ão em Admi*istração da Uni*ersidade *ederal do Es*írito Santo </line>
<line> Mest*ad* Profissional e* Gestão e A*al*ação da E**cação P*bl*ca pela Univ*r**dade Fed*ral de Juiz de For* </line>
<line> A*ministra*or na Univer*idade Federal de J*iz d* Fora </line>
<line> E-mail: ad*leo*ar*oufj*@gmail.com </line>
<line> *ôn*c* de Fatima *ian*o </line>
<line> Doutora em En*enharia (Engenharia de Produçã*) pela Universid*d* d* S*o P*ulo </line>
<line> P*ofe**ora do Programa d* P*s-Gra*uação em Ad*inistra**o *a Universidade Federal *o Espí*i*o Santo </line>
<line> E-m**l: *ofb*anco@gma*l.com </line>
</par>
<par>
<line> Ender**o: Leonar*o Alexa*drino de A*meid* </line>
<line> Editor-Ch*fe: Dr. Ton*y Kerl*y de Alenc** </line>
</par>
<par>
<line> Universi*ade </line>
<line> Federal de *uiz *e *ora - Campus </line>
<line> Rodrigue* </line>
</par>
<par>
<line> G*vernad*r Valad**es - R. Sã* Paulo, 745 - Centro, </line>
</par>
<par>
<line> CEP: 3*010-18* *overnador Valadares/MG, B*asil. </line>
<line> Art*go recebido em 01/12/2022. Ú*tima v*r*ão </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Mônica d* Fat*m* Bia*co </line>
<line> recebida e* 15/12/2022. Aprovado em *6/12/2022. </line>
</par>
<par>
<line> U*ive*s*dade F*deral do Espírito Sa*to - Av. Ferna*do </line>
</par>
<par>
<line> **rrari, 5*4 - Goia*eiras, *E*: 2907*-910. Vitória - ES, </line>
<line> Ava*iad* pelo sistema Tr*ple Review: Desk R*v**w a) </line>
</par>
<par>
<line> *rasil </line>
<line> pel* Editor-Chef*; e b) D*uble Blind R*view </line>
<line> (avali*ção cega por dois avaliadore* da *re*). </line>
</par>
<par>
<line> Revisão: Gramatical, Normati*a </line>
<line> e de </line>
<line> F*rma*ação </line>
</par>
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<par>
<line> L. A. Almeida, M. F. Bianco </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> C om </line>
<line> * obj*tivo de an*lisar como a temática das comp*tências é **ordada nos estudos </line>
</par>
<par>
<line> organizac*o**is, *ealizou-** uma *ev*s** integrat*va de l*teratur*, utilizando *s *ases de *ados </line>
<line> Web of Science e Scop*s. *o*am analisad*s 126 artigos, cl*s**f*c**os em três eix*s de análise, </line>
<line> são el*s: a *ógic* das comp*tências p*ra o des*nvolvimento de pessoas, competências </line>
</par>
<par>
<line> **sociadas às </line>
<line> cat*gorias profissionais, e t*m*s recorr*ntes e </line>
<line> eme*g*n*es envolvendo </line>
</par>
<par>
<line> competências. O*servou-s* a *revalência de estud*s quant*t*tivos </line>
<line> em organizações pr*vad*s </line>
</par>
<par>
<line> sob influ*nc*a </line>
<line> das </line>
<line> corre*tes teóric*s ameri*a*a, i**les*, </line>
<line> f*a**esa e in*egr*d**a. A p*ofi*s*o </line>
</par>
<par>
<line> doc*nte t*ve maior at*n**o das pe*quisa* relaci**a*as à educaç*o e a de médico no contexto </line>
</par>
<par>
<line> *a saúde. As competências empreende*oras e </line>
<line> as competências de ge*tão estão entre as </line>
</par>
<par>
<line> temáticas reco*rente*, enquanto a interdisc*plinarid*de e *ompet*n*ias s*cioambientais entre </line>
</par>
<par>
<line> o* *ema* emergente*. O estudo apre*enta um panorama das publicações sobr* * temática </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aponta *aminhos para futura* pesqu*sas. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chav*: Competências. Desenvolvimen*o de Com*etê*cias. Revisão Integrat*va. </line>
<line> Revi*ão Sistemá*ica. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
<line> Aim*ng to *nalyz* how the topic of compet*ncies is addressed *n o*ganizationa* studies, an </line>
<line> integrat*ve literatu*e review was ca*ried out using *he Web of Science an* *copus databa*es. </line>
<line> 126 articl*s were analyzed, class*f*ed in t*r*e axes of analysis: the *ogic of co*petencies for </line>
<line> the *eve*o**ent of people, co*peten*ies assoc*ated to *rofessional categori*s, a*d *ecu*rent </line>
<line> and e*erging themes in*ol*ing c*mpetencies. *t w*s obs*rved the *re*alence of quant**ative </line>
</par>
<par>
<line> st**ies in private *r*anization* und*r t** influence of Ame*i*an, English, French </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> int*grating the*retical curr*nts. The t*aching pro*es*ion *eceiv*d more attent*on fro* </line>
<line> research related t* educ*ti*n an* that of a doc*or in th* cont*x* of health. En*r*pr*n*uria* </line>
<line> skills an* manageme*t skill* are among *he recurrent themes, wh*le interdi*ciplina*ity and </line>
<line> socio-environm**tal skills a*e among t*e emerging themes. The study present* an overvie* </line>
<line> of the **bl*cations on the *heme an* **ints t* avenues *or future researc*. </line>
<line> Keyw*r*s: Compe*e*ci*s. De*elop*e*t of Competencies. Integrative R*view. Systemat** </line>
<line> Review. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 2, *rt. 2, *. 35-58, f**. 2*23 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Temátic* Co*petências nos Estudos Org*niz*cionai*: Uma Revisão *ntegrativ* </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A n*ção de *ompetência tem sido discutida *m </line>
<line> dife**ntes áreas d* pesqu*s** *o*o </line>
</par>
<par>
<line> *duca*ã*, Psico*ogia e Admin*str*çã* (*ALMAN; GANI*; SALEEM, 2020). Desde os </line>
<line> estudos se*in*is *e McClelland (1973) e Boyatzis (*982) até publ*cações mais recentes </line>
<line> (*C*AR*NEY; *URPHY; MCCA*TH*, 202*; P**ZYTEK, 2021) pes*u*sadores do </line>
<line> campo dos *studos organizacio*ai* b*scam fo*mas *e definir, **en*i*icar e dese*v*lver </line>
<line> competência*. A ne*****dade de *primorar a compreensã* sobre competências e seu </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvim**to nos dife**n*es </line>
<line> cont*xtos aco*pa*ha u* c**junto *e *ransfo**ações </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> v*m se concretizando na* </line>
<line> organizaç**s e *a *oci*dade (LESTER; KONIO*AKI; RELIG*, </line>
</par>
<par>
<line> 2018; *ARIFIAN, 201*). *lgumas dess*s transform*ções são: a s*par*çã* e*tr* </line>
<line> planejamento e **e*ução do trabal*o, * *assifi*ação *a pr*dução e *o con**m*, a migração </line>
</par>
<par>
<line> ** </line>
<line> produ**o para regiões menos *esenvo*vi*as durant* o pós-Guerra e a i*trodução </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *isseminaçã* d* no*as </line>
<line> f*rmas de g*stão *o trabalho co** o **stema j*st-in-time </line>
</par>
<par>
<line> (NASCIME*TO; </line>
<line> BIA*CO, 2*17). Mais rec*nteme*t* a v**ocid*de da evolução das </line>
</par>
<par>
<line> Tec*olo*ias de Informa*ã* e Co*unic**ão (TIC) tem f*menta** o sur**mento de *o*os </line>
<line> *o*elos de negócios, pri*cipalmente por m**o *e pla*af*rma* di*itais, acele*an*o o *roces*o </line>
<line> de ***xibiliz*ção das rel*çõe* de trabalho e consequentemente o processo de p*ecar*zação que </line>
<line> vem sendo discutid* como "uberização" ou "gi* economy" (FRANCO; FERRA*, 2019; </line>
<line> VAC*AVIK; OLTRAMARI; RO*HA-**-OLIVEI*A, *021; VA*LAS; SCH*R, 2020; </line>
<line> WO*DC*C*; G*AHAM, *020). Dest*cam-*e, *inda, * agregação das po*síveis </line>
<line> transf*rmaç**s no m**d* do t**balho d*c*rrente* da pandemia de Co*id-*9 (ST*KE*; </line>
</par>
<par>
<line> GARR*TS*N; LAMMERS, 2022; VYAS, 2022). O ambien*e de **a*alho, </line>
<line> mais integ*a*o, </line>
</par>
<par>
<line> dinâmic* * </line>
<line> global exige do t*abalhador c*pacidade de lid** com dif*re*t*s sit*ações, </line>
</par>
<par>
<line> e*vo*v*ndo ref*exão, planejament*, execuç**, avalia**o e pr*ncipalmen*e *nteraçã*, </line>
<line> presencia* ou não. Por*an*o, é requer*do do tra*alha*o* o *esenvol*imento de c*mpet*ncias </line>
</par>
<par>
<line> profissionais para lid*r com os acon*ec*men*os o* </line>
<line> eventos s*ngula*es </line>
<line> (DU*RIVE, 2016, </line>
</par>
<par>
<line> 2019; LE BOTERF, 2003; ZARIF*A*, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Na admin*stração, diferen*es cor**ntes *eóricas vêm con*rib*indo p**a se compreender </line>
<line> o* asp*ctos re**cionados à c*mpetência, *roporcionand* u* instigante *eba*e **mo mostr*m </line>
<line> diversas public*ções (AMARO, *020; M*CA*TNE*; MURPHY; MCCAR*HY, 2**0; </line>
</par>
<par>
<line> PO*ZYTEK, 2021; SALM*N; GANIE; *ALEE*, </line>
<line> 2020; S*N**ERG, 2000). Embora </line>
</par>
<par>
<line> muitos pesquisadores tenh*m se debru*ado sobr* essa *emática, o*s*rva-*e a necess*dade de </line>
</par>
<par>
<line> *on*inui**de </line>
<line> d* pesquisa (MO*AIS; M*RT**S-SILV*, 2*18; SALMAN; *AN*E; </line>
</par>
<par>
<line> SALEEM, 2020). Assim, este artigo tem como objet**o *nalisar c*m* a </line>
<line> tem*tica das </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 20, n. 2, *rt. 2, p. *5-*8, fe*. *0*3 www4.fsanet.co*.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. A. A**e*da, *. F. *ianco </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> *omp*t*nci*s é ab*rdada no* estud*s organizacionais, po* meio de uma rev*são inte*rativa de </line>
<line> lit*ratura. A e*aboraçã* dessa r**isão foi motiva*a pe*a necessid*de de aprofundar *s </line>
</par>
<par>
<line> conhecime*tos so**e a temática e identificar lacunas </line>
<line> de </line>
<line> pesquisa a serem e**lora*as. </line>
</par>
<par>
<line> C*nsi*erando o objetivo proposto, d*finiu-*e a seguinte questão de pesquisa: Com* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> te*át*ca d*s co*petênci*s tem sido aborda** em pu***cações *ecentes no ca**o d*s estudos </line>
<line> or*anizaciona*s? A partir dessa *uestão, buscou-s* identific*r cor*entes teórica* que </line>
</par>
<par>
<line> influ*nci*m os estudos; *s conceito* de competência *tilizad*s; e </line>
<line> c*minhos para futuras </line>
</par>
<par>
<line> *esquis*s. </line>
</par>
<par>
<line> N* *am*o dos es*ud*s organizaci*nai*, os tipos </line>
<line> de revisão **is comuns são </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> narra*iv* e a sistemática, sendo qu* a publ*cação de *rt*gos de revisão *is*emática apresenta </line>
<line> franco cresc*mento. *oré*, a *eces**dade d* a*ua*ização dos e**udos, a variedade de te*as * </line>
<line> serem explorados e a u*i*idade para pesquisad**e* e *raticant** deman*am produção de *ov*s </line>
<line> revisõ*s desse tip* (BRIN*R; DENYER; ROUSSEAU, 2009; MENDES-DA-SILVA, 2019; </line>
</par>
<par>
<line> WILLIAMS et *l., 2*21). Re*isões *e*entes </line>
<line> ab*rd*m competências es*ecífic** </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> gerenciais * d* suste*tabilidade (F*EITAS; ODEL*US, </line>
<line> 201*; KUZMA; DO*IVEIRA; </line>
</par>
<par>
<line> SILVA, 2017), *imi*a*do * análise de t*a*alhos pu*licados até 2015 ou a e*olução história do </line>
<line> tema (*AL*AN; G*NI*; SALEEM, 202*). Esta pesq*isa c*ntribui para o avanço *o ca*po </line>
</par>
<par>
<line> teórico apresen*an*o uma clas*if*cação </line>
<line> da </line>
<line> produção recente *obre a *emática </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> competências nos estu*os organizaci*n*is *dentificando di*er*ntes form*s d* abordagem, </line>
<line> cor*ente* *e**icas e a relação com temas em*rgentes. </line>
<line> 2 REFER*NCIALTEÓRICO </line>
<line> 2.1 A noção de comp*tê*cias em d*ferentes perspectivas teórica* </line>
</par>
<par>
<line> De acor*o co* Sandbe** (200*), o proble*a *e ident*fi*ar o *ue constit*i </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comp*t*nc*a no *rabalho é uma que*tão colocada de*de </line>
<line> os primórdios da </line>
<line> admini*t*açã* </line>
</par>
<par>
<line> cientí*ica. *esmo *ão utili*ando o te*m* que seria disseminado posterio*me*t*, Tay*or </line>
</par>
<par>
<line> propôs aprim*rar as compet*nc*a* do* </line>
<line> tra*alh**or*s a partir </line>
<line> *o es*udo dos tempos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mov*mentos (SANDBERG, 2000). A d**seminaçã* do termo a part*r de ***balhos c*mo *s de </line>
<line> McClelland (197*) e Boyat*is (1982) e as *ont*ibu*çõ*s de dif*rent*s áreas do conheci*ento </line>
</par>
<par>
<line> para a discussã* sobre c*mpetê*cias </line>
<line> propiciaram o </line>
<line> su*gimento de </line>
<line> diferentes abord*gens </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> nív*is </line>
<line> de análise sobr* a temática, in*lui*do </line>
<line> d*scu*sões no </line>
<line> nív** individual, co*etivo, </line>
</par>
<par>
<line> organizacional e *nterorgan**aci*nal (GRAS*ER; LOUFRAN*-FE*IDA; OIR*, </line>
<line> 2021). No </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 20, n. *, art. 2, p. 35-58, fev. 2*23 www*.f**ne*.com.*r/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Temática Com*etê**ias nos Estudos Organizacionais: Uma *evisão Integrativ* </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> campo dos *studos org*nizacionais, *i*eratura a*onta **ntrib*i*ões de *ma abordagem a </line>
<line> racional*s*a ** **ntra*osição à abordagem *nterpr*ta*iva (SANDBERG, 2000; S*NDBE*G; </line>
</par>
<par>
<line> *INNINGTON, 2009), a abordag*m </line>
<line> a*ericana *m c**tra*osição às abordagens eu*opei*s </line>
</par>
<par>
<line> (*RASSER; LOUFRANI-FEDI*A; OIRY, *021), o* ainda a exis*ê*ci* *e cor*ent*s teóricas </line>
<line> americana, inglesa, frances* e int*gradora na ár*a da Ad*inistração (BR**DÃ*; BORGES- </line>
</par>
<par>
<line> ANDRAD*, 2007; FLEURY; FLE*RY, 2001; MORAIS; MELO; BIANCO, </line>
<line> 2*15; </line>
</par>
<par>
<line> SA**ES; VILLARDI, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> A partir de u*a *ers*ectiv* racionalista, </line>
<line> autores a*inhados à *hamada </line>
<line> corrente </line>
</par>
<par>
<line> am**icana, sint*tizam competências </line>
<line> como um conjunto *e conhecimentos, </line>
<line> habilida*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> atitudes (C.H.A.) ineren*es ao indivíduo e que pr*picia * </line>
<line> desempenho s*p*r*** na e*ecu*ão </line>
</par>
<par>
<line> de tar*fas (DE VOS; DE HAUW; WILLEMSE, 2015; LIANG et al., 2018; LI*NG; </line>
<line> *OWARD; LEGGAT, 2017; NUMM*NE* et al., 2016; SALLES; VILLARDI, 20**; WU et </line>
</par>
<par>
<line> al., ****). N* abord*g*m am*ricana, conce**o de o </line>
<line> comp*tência </line>
<line> *stá rel*ci*nado à ideia de </line>
</par>
<par>
<line> *argo ou posto de trabalh* (GRASS*R; L*UFRANI-FEDIDA; OI*Y, 2021). Al*n*ados c*m </line>
<line> os precursore* desta corrente (BOYATZIS, 1982; MCCLEL*AND, 1*73; SP*NCER; </line>
</par>
<par>
<line> S*ENC*R, 1993), algum*s public*çõ*s enfatizam a </line>
<line> compet*ncia como uma caracterís*ica </line>
</par>
<par>
<line> **bjacente do* ind*vídu*s (C*U*G; *HEN, *0*9; ESSER et al., 2*18; PELTONEN, 2**5) </line>
<line> que p*ssi**lita desemp*nho super*or no trabalho (K*MUSOKO; *INGUR*, 2019; SUVEDI; </line>
</par>
<par>
<line> GHIMIRE; CHANNA, *0**). Assim, pod*-se afi*mar que, n* </line>
<line> pers*e*tiva da </line>
<line> corrente </line>
</par>
<par>
<line> americana, a *om***ência é um conjunto d* conhecimentos, habi*i*ades e at*tudes i*erent*s </line>
<line> **s i*divíduo* que pos*ibilita o des*mpen** *uperio* nas atividades de d*termina*o cargo ou </line>
<line> traba*ho. </line>
<line> Na p*r**ectiva da corren*e ingl*s*, a competência é *efinid* como um co*portamento </line>
</par>
<par>
<line> indiv*dual </line>
<line> abrangente que inclui *onhecimento, valores, habil*dades </line>
<line> e resulta*os de um </line>
</par>
<par>
<line> *ndivíd*o vi*culados às nec*ssid*d*s de merc*do (CHA; MAYTORENA-SANC*E*, 2019; </line>
</par>
<par>
<line> FO*STEN-*ST*KAINEN; HEILMANN, *018; </line>
<line> UBEDA; SANTOS; NA*ANO, 20*7). </line>
</par>
<par>
<line> Assim c*mo * corrente americana, a c*rrente i*gles* c*nsidera * </line>
<line> compe*ênc*a como </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> característ*c* su*jacente d*s ind*víduo*, vinculada aos cargos </line>
<line> ou p*st*s de trabalh*. A*guns </line>
</par>
<par>
<line> *studos *po*tam </line>
<line> *ara uma flexibiliz*ção da </line>
<line> noção de com*etência disse*inada na </line>
<line> corrent* </line>
</par>
<par>
<line> inglesa, busca*d* ampliar a possi*ilidade de a*lic*ção </line>
<line> dos mod*los d**envolvidos nos </line>
</par>
<par>
<line> contexto* de trabalh* (LESTE*; *ONIO*AKI; RELIGA, 201*; LESTER; RELIGA, *017). </line>
</par>
<par>
<line> A corrente francesa desenvol*eu-se a partir </line>
<line> de </line>
<line> *ma concepção diferente, definindo </line>
</par>
<par>
<line> competênc** com* * combinação de conheci*en**s, de s*ber fazer, de experiências </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comportamentos </line>
<line> exercidos em determina*o c*n*ext* e que podem ser *e*ificados *as </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 2, art. 2, p. 35-58, *ev. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. A. A*m*i*a, M. F. Bianco </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> s*tuações singulare* de trabalho (**RRÊA et a*., 2*19). Sua mate*iali**ção somente ocorre </line>
<line> c*m * ação inteligente e conte*tua*izada por meio da qual o tra*alha*or reso*ve os im*asses, </line>
<line> alcança os objetivos e agrega valor ao negócio a partir da inter*ção entre recursos *essoai* e </line>
<line> a*bient*i* *ob*liz*dos. Alinhado à corrente francesa, *urri*e (2016) argu*ent* qu* a *oção </line>
</par>
<par>
<line> da competência, em subst*tui*ã* à d* qual**ic*ção, permitiu *ma </line>
<line> re**ientaç*o </line>
<line> de t odo* os </line>
</par>
<par>
<line> *nvolv*dos nas situações de tr*b**ho, de forma que o d*scu*so gerenci*l se afasta </line>
</par>
<par>
<line> progressivam*nt* </line>
<line> do *aradigma taylorista, p*ra o qual o *rabalho de*e ser separado entre </line>
</par>
<par>
<line> pessoas qu* pens*m e pes*oas *ue executam t**efas (DUR*IVE, *016, 2019; ZARIF*AN, </line>
</par>
<par>
<line> 2012). É possív*l identifica* três ca*acterís**cas espec*ficas que diferem o </line>
<line> e*tend*me*t* de </line>
</par>
<par>
<line> co*pe*ência da corrente *rances* *m rel*ção ao q** é predominante *a a*eri*an* e ing*esa: </line>
<line> *omp*tência en*olv* mobilização; d*pen*e de um context* es*ecífico e; é inde*endente d* </line>
</par>
<par>
<line> uma lógica de *a*go </line>
<line> ou posto de t*abalho (AGUILAR; DE S*UZA, 20*9; ALCIVAR DE </line>
</par>
<par>
<line> GIL*ERT; LEÓN RODRÍGUEZ; N** SILVER*O, 201*; *ATISTA; CAN*ADO, 2*17; </line>
</par>
<par>
<line> L*MA; ARA*ÃO; GUIMARÃ*S, 20*6; SA*LES; VILLARDI, 2017; </line>
<line> YA*A*AKI; </line>
</par>
<par>
<line> *OYA**; PUTR*NT*, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> A corrente *nte*rador* *grega *omponentes *os con*eito* j* *presentados. Os a***res </line>
</par>
<par>
<line> a*inhados a **ta corrent* argumentam que a co*petên*ia *s*á relac*o**da ao </line>
<line> conh*cimento </line>
</par>
<par>
<line> a*quirido, à a*ticulação a partir das </line>
<line> habil*dades *esenvolv**as no d*a d*a e à entrega de a </line>
</par>
<par>
<line> res*ltad*s (ALM*IDA; BORINI; SO*ZA, *018; DEMSSIE et al., 2*19; KATUUK; </line>
<line> PASANDA**N; SENDOUW, 2019; MEDI*A; MEDINA, *015; MO*TEZANO; </line>
</par>
<par>
<line> AM*RAL JUNIOR; ISID*O-FILHO, 2017; NEV** et al., 2017). Algu*s </line>
<line> est*d** apo*t*m </line>
</par>
<par>
<line> **ra u*a fl***bilização do mod*lo de </line>
<line> competência </line>
<line> disse**nado na corrent* inglesa </line>
</par>
<par>
<line> (LEST*R; KONIOTA*I; RELIG*, 2018; LESTER; *ELIGA, 2017). </line>
<line> Estas diferen*es abordagen* *presentadas influenc*am o debate sobre competê*cia*. </line>
</par>
<par>
<line> *usca-se, *or meio desta revisã*, identificar como esse d*bate tem se </line>
<line> dese*vol*ido nos </line>
</par>
<par>
<line> *studos organiz*c**nais a fim de *ontribuir com os prat*cantes e pesquisadores, apresentando </line>
<line> uma síntes* d*s achados recen*es e indicand* *o*sí*eis c**inhos para futuras pe*qu*sas. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Realizo*-se um* revisão int*grativ* d* literatura. A revisão integra*iv* é </line>
<line> um t i po de </line>
</par>
<par>
<line> re*is*o *istemáti*a (SOUZA; SILVA; **RVALH*, *0*0) que melhora * qualidade geral do </line>
<line> estud* p*r me*o de um **ocedimento transparente e de f*cil *eprod*ção (T*ANFIE**; </line>
<line> D*NYER; SMART, 2003), possibilita retratar * e*tado da ar*e de ma*e*ra ampla *e*tro do </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, *. 20, n. 2, art. 2, *. 35-58, fev. 2*23 www4.fsanet.com.br/r*vis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * *emática *ompetências *os E*tu*os Organizacionais: U*a Revi**o Integrativa </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> período del*mitado, oferecer um panor**a integ*ado do t**a * i*entificar la*unas ser*m a </line>
<line> exp*o*ad*s *m pesqui**s futuras (SOUZA; *IL*A; CARVAL*O, 2010; WHITTEMORE; </line>
</par>
<par>
<line> KNAFL, 2005; *ILL*AMS et *l., *02*). Considerou-se pa*a *scolha da e*tratégia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p**quisa a *econhec*** aplicabilid*d* *ess* *ipo *e revisão </line>
<line> nos est*do* organizaci*nais </line>
</par>
<par>
<line> (BOTELHO; C*NHA; MACEDO, 2011; MENDES-DA-S**VA, 2019; *I*LIA*S e* al., </line>
</par>
<par>
<line> 2021) e sua contribuição ta*to para o desenvolvimento teóri*o *omo para p*ática </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ad*inistração (BR*NER; DENYER; R**SSEAU, 2009). Bote*ho, Cunha e Macedo (*01*) </line>
<line> apre*entam uma proposta em seis eta*a* para elaboração de revisão integrati*a nos e*tudos </line>
<line> organiz*c**nais, esta foi u*il*zada p**a * desenvol*imento d*ste trabal*o. A Figu** 1 si*t*tiza </line>
<line> os proce*ime*to* realizados confor** etapas propostas. </line>
<line> *igura 1 - Etapas da *evisão integ*ativa </line>
</par>
<par>
<line> F*nt*: Adaptado de *otel*o, Cunha e Macedo (2*11). </line>
<line> * opção pelas bases Web of Scie*ce e Sco*us considerou o fato de abarcarem </line>
<line> periódicos *nt*rn*cionais da área de Administração com alto f*tor de impa*to. Como **itérios </line>
</par>
<par>
<line> de inclusão foram *on*iderados: </line>
<line> 1. art*g*s cie*tí*icos teór*cos ou e*píricos do ca*p* </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> Estud** Orga*izacionai*; </line>
<line> 2. disponív*i* em por*ugu*s, inglês ou espan*ol; 3. public*dos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir *o an* de 2015 até a dada de realização das busca* nas *ases </line>
<line> de dados, em maio de </line>
</par>
<par>
<line> 2020; 4. disponíveis em *cesso abe*t* </line>
<line> ou por me*o *a plataf*rma Periódic*s CAPES que </line>
</par>
<par>
<line> **sponibi*i*a aos *esquisadore* algumas publ*cações d* acesso </line>
<line> pago; abordar 5. </line>
<line> pelo m*nos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 20, *. 2, art. 2, p. 35-58, fev. 2023 </line>
<line> *ww4.fsa*et.*om.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. A. Almeida, M. F. Bianco </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> *m </line>
<line> *os *eguinte* temas de interesse da p*squ*sa: g*s*ão de/por comp*tê*cias; com*etênci** </line>
</par>
<par>
<line> individ*a*s; competênc*as coletivas; competê**ias profiss*onais; </line>
<line> desenvo*vimen*o de </line>
</par>
<par>
<line> *ompetências. Como critéri*s *e excl*são *oram definido*: 1. ou*ros tipos </line>
<line> de p*blica**es </line>
</par>
<par>
<line> d*s***ívei* em p*r*ódic*s como editoriais * resen*as que não se configurem como artigo </line>
</par>
<par>
<line> teórico </line>
<line> *u </line>
<line> emp*ri*o; 2. não ter versã* dispon*vel em p*rtu*uê*, inglês ou espanhol; </line>
<line> 3. </line>
</par>
<par>
<line> *ublic*ção anterior a 2015; </line>
<line> 4. impossibilidade d* acesso publicação completa; 5. n*o à </line>
</par>
<par>
<line> ab**dar nenhum dos temas de interes*e da pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> Foram realizadas buscas nas bases de d*dos, observand* os cri*éri*s de i**lu*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **clusão. A *tring de b*sca foi aplicada na base Web of Science nos tópicos, que inc*uem o </line>
<line> resumo, a* *alav*as-chave do aut*r e Keywords Plus. Na base Scopus, a b*sca fo* *ealizada n* </line>
</par>
<par>
<line> títu*o, resu** e pal*vras-chave. Em ambas *s </line>
<line> bases, a </line>
<line> stri*g utilizada foi: "professional </line>
</par>
<par>
<line> ***lls" OR "profe**ional competenc*" </line>
<line> OR "collec*i*e skil*s" OR "coll*ct*ve competenc*" OR </line>
</par>
<par>
<line> "individ*al skills" OR "individual competen**" OR "skills *anag**ent" OR "competen** </line>
<line> development". O operador boolean* "OR" foi util*zado para incluir t*abalhos que con*iv**sem </line>
<line> pelo menos *m dos termos nos campo* pesqu*sado*. O símb*lo "*" foi utilizado para in*l*ir o </line>
</par>
<par>
<line> descritor com dif*rentes sufixos, como "competen*y" e "*ompetencie*". </line>
<line> Foram a*licados </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> filtros d* id**ma, ano </line>
<line> de p*bl*cação, tipo *e docu*ento e área de pesquisa. Na W*b *f </line>
</par>
<par>
<line> S*ience, * ár*a de </line>
<line> pesquis* foi business </line>
<line> econ**ics, *a *copus, Busi*ess, *anagement a*d </line>
</par>
<par>
<line> Accounting. Em ambas *s </line>
<line> ba*es, o filtro </line>
<line> de *dioma *n*luiu português, inglê* e es*anhol e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> filtro de ano incluiu *015, 2*16, *017, 2018, *019, 2020. Os r*sultados das b*sc*s re*ornaram </line>
<line> 99* do*u*ento*, 370 da base Web of Science e 62* da *ase *copu*. O* dados d*sponíveis d*s </line>
</par>
<par>
<line> artigos *ré-selec*o*ados nessa* </line>
<line> *ases foram bai*ados </line>
<line> em formato CSV * organizad*s em </line>
</par>
<par>
<line> **anilhas do Microsoft Exc*l 2016. Fo**m identif*c*da* duplic*d*des (*93) e dois artigo* </line>
<line> disponíveis apenas em russo, restando *98 a*tigos. </line>
<line> Os artigos que pa***ram *elo f*ltro inicial fo*a* su*metidos à leitura atenta do título, </line>
</par>
<par>
<line> resumo e </line>
<line> pa*a*ras-chave, </line>
<line> observando-se os c*itérios de i*clus*o </line>
<line> e d* exclusão. Desse </line>
</par>
<par>
<line> processo, </line>
<line> *oram s*leci*nados 13* artig*s. Três </line>
<line> arti*os n** esta*am disp*n*ve*s *ara le*tura </line>
</par>
<par>
<line> *nteg*al e foram excluídos da **visão. *s*im, foram sele*ionados </line>
<line> *28 artigos p*ra leitura </line>
</par>
<par>
<line> *ompleta. Após a leitura dos *extos c*mpl*tos, 2 tra*alhos *or*m excluíd*s da revisão por *ão </line>
</par>
<par>
<line> se adequarem aos cr*téri*s de </line>
<line> inc*usão (CAMERAN; CA*PA, 2016; VUKOMANOVI; </line>
</par>
<par>
<line> YOUNG; *UYNINK, **16). A F*gur* 2 apresenta uma s**tese do processo de seleção dos </line>
<line> *rabal*o* e o resultado em cada eta**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 20, n. 2, art. 2, p. 35-58, fev. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A **mática Compet*nc**s nos Estudos Org*nizacionais: U*a *ev*sã* *nt*grat*va </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra 2 - Res*mo do **sultado d* p*sq*isa após aplic*çã* dos *iltros </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborado pelos autores. </line>
<line> S*guindo a rec*menda*ão de Botelh*, C*nha e Ma*edo (2011), foi elabo*a*a uma </line>
</par>
<par>
<line> matriz de sínte*e *ue busc*va identi*icar em ca*a tra**lho: *bj*tiv*, a **ordagem (se o </line>
<line> quali*ativo, quantitati*o ou métodos m*stos); a p*incipal té**ica de análise de dados uti*izad*; </line>
</par>
<par>
<line> o lóc*s da pe*quis*; a abordagem teóric* d* suporte; os pr**cipais con*ei*os relaciona*os </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *o*pet**cias u*ilizados; os resultados e as suge*tões de pesqu*sa. A le*t*r* atenta dos arti*os </line>
<line> c**pl*tos permitiu que as informações *xtraídas fossem *rganizadas na m**riz de *íntese. </line>
</par>
<par>
<line> Após * pr*meira organiz*ção n* matriz *e síntese, o conte*do *a matriz foi re*rgan**ado </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> reanali*ado, busca*do in**rpr*tar o conjunto d*s trabalhos in**uídos na re*isão e observando a </line>
<line> questão no*teado*a d* pesq*isa, o que re*ult*u na categor*zação desen*olvida neste arti*o. </line>
<line> 4 RESUL*ADOS E *IS**SSÃO </line>
<line> Dentre os 12* ar**gos q*e compõem a rev**ão realizada, *bserva-se a prevalênc*a de </line>
</par>
<par>
<line> es*udos qua*titativos (5*), os que ado*aram abor*agem qualit*tiva *or*m 50 t*abalho*, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> o**ros *7 *ti*izaram mé*odo* mistos. Quant* </line>
<line> ao lócus de pesquisa, prevalecem os estud*s </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvidos com foco em organiz*çõe* **ivadas, sendo *ue 24 trabalhos se dedicaram, </line>
</par>
<par>
<line> exclusivamente, à análise da te*ática em ins*itui*ões p*b*ic*s, outros 7 incl*íram </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisa* *anto i*stitu*ções *úblicas quanto privadas. A *aior*a dos est**os se alinham </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> corren*e ame*icana, util*za*do principalmente </line>
<line> os *rabalhos de B*yat*is (19*2), McClelland </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *eresina PI, v. 20, n. 2, art. 2, *. 35-58, *ev. 2023 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. A. Almeida, M. F. Bianco </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> (*973) * L. M. Spencer * S. M. S*encer (19*3). A corrent* inglesa apare*e *rincip*lm*nte </line>
<line> por meio do *rab*lh* d* Le *eist Winte*ton (2005) e * co*ren*e fran*es* p*r meio dos </line>
<line> trabalhos de Le Boterf (2003), *ar**ian (*0*2, 2002). </line>
<line> A partir da *nálise do* artigo* selecionados pela revisão integrativa, for*m </line>
</par>
<par>
<line> identificadas tr*s categorias util*zadas </line>
<line> para *x*osi*ã* dos resultados, **o el*s: A *ógi*a da </line>
</par>
<par>
<line> competên*ia p*ra dese**olvime**o *e pessoas; Competências associadas a categorias </line>
<line> pro**ssionais e; *emas *ecorre*tes e emergent*s envolve*do *omp**ências. C*mo </line>
</par>
<par>
<line> contr**uições do artigo apresentam-*e apontamentos pa*a pesquisas futuras *ela*i*nadas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*mpetências nos estudos organ**a*ionai*. </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 A l**ica da com*etên*ia para desenvo***me*to de pe*so*s </line>
</par>
<par>
<line> Os es*udos classifi*ados **sta cate*oria discutir*m mo**los *e *est*o por </line>
</par>
<par>
<line> competências em diferentes *ers*ec*iv*s. No set** p**l*co, os trabalhos </line>
<line> d*monstram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> neces*i***e *e *esenvo*viment* de competência pro*issional ger*l, r*gulamentar-legal e de </line>
</par>
<par>
<line> avaliação *e desempenho e a exis*ência </line>
<line> de desafi*s *ar* implantação *a lógica de </line>
</par>
<par>
<line> compet*ncias no set*r em di*erentes p**ses (ALTUKHOVA; *A*ILEV*; MIR*OYAN, </line>
<line> 2018; C**U*NO, 2015; MONT*ZANO; AMARA* JUN*O*; IS*DRO-FILHO, **17; VON </line>
<line> K*IIGER et *l., 2*18). </line>
<line> Analisand* a adoção *e mo*elo* de gestã* de competência na Admini*tração púb*ica </line>
</par>
<par>
<line> em países *a O*DE, Capu*no (2015) conclu* que os *odelo* sã* de*envol*idos a pa**ir </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pro*essos exper*mentais que inclui tent*ti*a erro. No *rasil, *on Kri*ger *t al. (2018) e </line>
</par>
<par>
<line> *pon*am como des*fio* para *m*lem*n**çã* de um *o**lo d* competên**as </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> descontinuidade na *e*tão dos ó**ãos pú*licos, * </line>
<line> *ecessidade de apoio *a administ*ação </line>
</par>
<par>
<line> super*or, além da neces*ida** de sensibilizar todo o quadro de pes*oa* * de tornar o proc*sso </line>
<line> de *estão po* competênci*s uma construção coletiv*. *s *utores de*tacam que a ge*tão </line>
</par>
<par>
<line> pública en*atiza *s estratégias, os pro*essos e </line>
<line> * e*tru*ura em detrimento de pol*tic*s e </line>
<line> aç*es </line>
</par>
<par>
<line> que fo*tale*am a *ráxi* e contribuam par* o incremento d* capa*idade de mobi*i*açã* das </line>
<line> pessoas e *on*luem que a impla*tação ** g**tão por competênci*s no setor público *onti*ua </line>
<line> se*do um desafio. </line>
<line> Dudin et a*. (2017) *rgumentam que o modelo *e desenvolvimen*o *a equipe de*e se* </line>
</par>
<par>
<line> basea*o na </line>
<line> *bordage* individu*l, </line>
<line> na determinação *o escopo e na natureza da *tivi*ade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cada funci*nário </line>
<line> e </line>
<line> que os sistem*s mais avanç*d*s de </line>
<line> des*nvol*imento d* pesso*l nem </line>
</par>
<par>
<line> sempre t*m estru*ura comp*exa, são adaptativ*s e pr*ativo*. De Vos, De Hauw e Wi*lemse </line>
<line> Rev. FSA, T**esina, v. 20, n. 2, art. 2, p. *5-58, fev. 2023 www4.fsane*.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Temática Competências nos Estudos Organizacionais: Uma Rev*são Int*grativa </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> (*015) concluíram que o </line>
<line> des*nv*lvimen*o de com*etênc*a* é uma en**dade complex* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inter-r*l*ções ent*e diversas prá*icas de </line>
<line> desenvolvimen**, qu* po*em se reforçar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *otencializar * efeito *e um* única p*ática por si só; é um proces*o co*tínu*, f*rtem*n*e </line>
</par>
<par>
<line> i*tegrado à estra*égia e à cultura da organi**çã*, bem como </line>
<line> a* conte*to o*ganizacional * </line>
</par>
<par>
<line> socio*conômi*o ma*s amp*o. </line>
</par>
<par>
<line> No subconj*nt* de trabal*os *ue se ded*caram a c*iar es*ala* e analisar c*rre*açõe*, a* </line>
</par>
<par>
<line> competências individuais pod*m </line>
<line> ser identificadas c*mo </line>
<line> a*tecedentes do *esempenho </line>
</par>
<par>
<line> (SUPARJO, 2017; SU*AR*; RAIDY, 2015), da satisfa*ão no trabalho (PARK; *ARK, 2019) </line>
</par>
<par>
<line> e da quali*a*e da implemen*aç*o </line>
<line> da estratég*a o*ganizaciona* (W*HY*NO, 2*1*). *or </line>
</par>
<par>
<line> *utro la*o, as p*áticas reflexivas (NANSUBUGA; *UN*NE; NTAYI, 2*15), *s intervenções </line>
<line> de R***r**s Hum*n*s (POTNU*U; S*HOO, 20*6) e o a*oio e a aprend**ag*m (T**XE*RA </line>
<line> et al., 2017) s*o abo*da*os com* antecedentes das co*petência*. Também foi apo*tada </line>
</par>
<par>
<line> associação p*sitiva e*tre </line>
<line> *s co*petências interpessoais e competênc*as profissionais </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> funcionár*os da *i*ha de frente * dimens*es da q*alid*de do servi** (WU et al., 2015). </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 Compet*ncias associa*as a cate*orias profissiona*s </line>
</par>
<par>
<line> O segundo grupo de artigos a*alisado* a*r*ga aqueles *ue a*orda* a temática </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> competê*c*as a partir de dete*minadas prof*ssões *u grupos de trab*lhado*es. *s*es *rab**h** </line>
</par>
<par>
<line> buscam identif*car as competên*ias </line>
<line> nec*ssárias *a** o exercício de determina*as atividades </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> compõ*m uma p*of*ssão (AFANASJEVA et al., </line>
<line> 2019; SAFITRI; SYAHRIAL; </line>
</par>
<par>
<line> MUSNIR, 2019), o* t*ntam iden*ifi*ar a* compe*ê*ci*s reque*idas pelo mercado para </line>
</par>
<par>
<line> c*ntr*taçã* *e </line>
<line> determin*dos p*ofi*sio*ais (JENSEN, 201*; TAN; LASWAD, 2018), bem </line>
</par>
<par>
<line> *o*o as percepções dos profiss*onais sobre *ompetên*i**. </line>
<line> Foi po*síve* observar prevalên*ia de **squisas * **rtir da prof*ssã* docente </line>
</par>
<par>
<line> (AFA*ASJEVA et </line>
<line> al., 2019; AL*IVAR DE GILBERT; LEÓN RODR*GUEZ; NOA </line>
</par>
<par>
<line> SILVERIO, 2*1*; GADUOVÁ et al., 2019; GRACIO*A </line>
<line> et al., 2015; KATU*K; </line>
</par>
<par>
<line> PAS*NDA*AN; SEND*UW, 2019; SAFITRI; *YAHRIAL; MUSNIR, 2019), que po** s*r </line>
<line> *x*licada pela *mpor***cia d*sses pro*ission*is par* a qua*idad* d* edu*açã* como </line>
<line> argumentam Gaduová et al. (201*). *s autores apontam que, par* *lcançar um nível elevado </line>
</par>
<par>
<line> de qualidade na educação </line>
<line> de forma *u*ten*ável, é necessário atenção ao </line>
<line> d*senvolvime*to </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*aliaç*o d* *ompetê*cias de p*ofe*sor*s. A avaliaç*o d*s competência* *os professores </line>
<line> *ambém foi o foco do trabalho de Sa*itri, Syah*ial e Musnir (2019). Os aut*res i*e***ficaram </line>
<line> que o fato d* os profe*sores po*suírem co*pe*ências d* prát*cas pedagógica*, competências </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina *I, v. 20, n. 2, *rt. *, p. 3*-58, fev. *023 w*w4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. Almeida, M. *. B*anco </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> pessoal, soc**l e profissional em nível adequado co**rib*i </line>
<line> para o alc*nc* *os objetivos *o </line>
</par>
<par>
<line> progr**a educacional para crianç*s **m deficiê*cia. </line>
</par>
<par>
<line> Enqua*to na educa*ã* o protagonismo é dos professores, na sa*de é de médicos, como </line>
</par>
<par>
<line> pode s*r </line>
<line> per*ebido </line>
<line> no ***balh* de Barros, Paiva e Melo (2017), Re*es Lis*e e Holladay </line>
</par>
<par>
<line> (2016), Gracía-Pérez e Gil-L*cruz (2018). Barros, Paiv* e Melo (20**) identificaram que a* </line>
</par>
<par>
<line> competênc*as *os médicos de um </line>
<line> hospital privado de Be*o **rizonte - *G se apo*a* </line>
</par>
<par>
<line> *rin*ipalmente *a ate*ção à saúde e educação perman*nte, conf*rm* *re*crito *elo Ministério </line>
<line> da Educação; c*mpetência* *e l*derança * de tomada de de*isões *ão *ão consid*r*das pelos </line>
<line> *r*f*ssionais, a *ormação de competênci** se d* de modo formal e informa*, pr*ncipalmen**, a </line>
<line> *art** d* inic*ati*a do pr*p*io profissional, entre*anto o proc*sso *n*olve ator*s soc*ais como </line>
<line> o ho*pital e en*idades de in*er*sse coletivo. Os autores tam*ém ident**icaram a falta *e *empo, </line>
<line> acúmulo de funçõe*, altos cu**os de atualizaç*o e falta de atenção dos órgãos resp*nsáveis </line>
</par>
<par>
<line> c*mo fat**es que di*iculta* a ges*ã* *as competências </line>
<line> *or pa*te d*sse* profission*i*, a*ém </line>
</par>
<par>
<line> das situações vi*encia**s *o cotidiano como estresse, frustração, desespero, co*flito </line>
<line> psic*lóg*co e inseguranç*. </line>
<line> T*mbé* *om *o*o em pr*fissionais médicos, Reyes *iske e Holladay (2016) </line>
<line> identific*ram a e*icácia de *m **o*ra*a *e *oaching no comportamen** e re*enção *e lídere*. </line>
</par>
<par>
<line> Os pesquis*dores </line>
<line> a*ontar*m que particip*ção em programa de coachi*g a </line>
<line> de lid*rança </line>
</par>
<par>
<line> *nfluenciou posit*vamente como *s aval*a*ores d* líd** *bservaram sua* </line>
<line> competênci*s </line>
</par>
<par>
<line> relacion*das ao </line>
<line> pensamento, co*portame*tos </line>
<line> inte*pessoais, comunic*ção, conhecimento </line>
</par>
<par>
<line> técni*o, au*ogestão e lid*ranç*. </line>
<line> A partir d* op*ni*o d* médicos e enfermeiros, Grac*a-Pérez * Gil-Lacruz (*018) </line>
<line> iden*ificaram a e*etividade d* um programa de treinam*nto do tipo "apre*der f*zendo" sobr* </line>
<line> a satisfação, * compe*ênci* profissio**l, a oti*ização dos *ecursos *m s**de e a qu*lidade d* </line>
<line> cuidado. O* autores destac** que a modalidade de t**inamento é uma variável determi*ante </line>
<line> *ara o re*ultado e *ue a est*at**ia de a*rendizado na *r*ti*a é **teressante para prof*ss*onais </line>
<line> de *aúde, dev*do à ênfas* na aplica*ão e transferência do conhecimento. </line>
</par>
<par>
<line> Majim* et al. (201*) *pontam </line>
<line> que o forta*ec*mento da co*petênci* de cola*oraç*o </line>
</par>
<par>
<line> interprofiss*ona* * o aum*nto *as *port**idades de troca </line>
<line> de inf**mações com profission*is </line>
</par>
<par>
<line> fora do *ospi**l mel*ora a sa**sfa*ão </line>
<line> do </line>
<line> trabalho </line>
<line> dos enferme**os. Numminen et al. (*016) </line>
</par>
<par>
<line> *den*ifi*aram que uma percepção positiva em r*lação ao am**ente de prát*ca pro**ss*on** *or </line>
</par>
<par>
<line> parte do* enf*rmeiros está assoc*a*a maior competência **ofi*sion**, maior *ercepç*o *e à </line>
<line> qualidade do cuidado e me**r in*enção de deixar o cargo ou profissã*. *an *ec*e et al. </line>
</par>
<par>
<line> (*019) a*o*ta* </line>
<line> *ue </line>
<line> a maior*a d*s en*ermei*os *esquisad*s *ão exe*utav* tarefas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresina, v. *0, n. 2, art. 2, p. 3*-58, fev. 2023 </line>
<line> *ww4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Temática C*mp*tên*ias nos Estudos Organi*acionais: Um* *evisão Integr***va </line>
<line> 47 </line>
</par>
<par>
<line> relacionadas *o domíni* da liderança, p**a as quais *s *r*f*ssiona*s *e senti*m *ompet*ntes. </line>
</par>
<par>
<line> *orsten-Astikaine* e He**mann (2*18) analisara* a </line>
<line> perspectiva dos agentes de s*rviço </line>
</par>
<par>
<line> finlandeses sobr* se* próprio trabalho, in*luindo o **senv**vimento de co*petência* des*es </line>
<line> prof*ssionais e su*s op*niõe* *o*re as com*etê*cias *ecessárias pa*a atuação futura. Os </line>
<line> autores o*ser*aram *ue os ag*ntes de serviço *esenvolv*m suas *ompetênci*s principa**en*e </line>
<line> *or me*o da refle*ã* sob*e o pr*prio tra*a*ho. </line>
<line> Alé* dos *rofissionais de educa*ão e saúd*, observou-se direci*namento d*s *studos </line>
</par>
<par>
<line> para prof**sio*ais </line>
<line> *e recursos </line>
<line> *uma*os, con*abilidade e secr*tariado executivo (AGUILAR; </line>
</par>
<par>
<line> DE S*UZA, 2019; ALLEN; WIL*IAMS; ALLEN, 2018; ALMEIDA; BORINI; SOUZA, </line>
<line> 2018; CHAFFE*; WEBB, *017; CHU*G; CHEN, 2019; LA*SD*LL; MARX; </line>
<line> MOHAMMADAL*-HAJI, 2*20; MURPHY, 2017; PAES et a*., *019; P*IKSHAT et al., </line>
</par>
<par>
<line> 201*; SCHUTTE; BARKH*I*EN; VAN D*R SLUIS, </line>
<line> 2015; TAN; LA*WAD, *018; </line>
</par>
<par>
<line> YONG; MOHD-YUSO*F, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> 4.* Temas recorrentes e emergentes en*olvendo comp***ncias </line>
<line> Mui*os t*abalhos ana*isados abordaram as *o**etênci*s rela**onadas à *emáticas </line>
<line> *ecor**nte* como empr*en**dorismo (LANS; BLOK; GUL*KERS, *015; NIEUWOUDT; </line>
</par>
<par>
<line> HENNIN*; JORDAAN, *017; SEN*OSA; *RIUSNI; SATRIANTO, </line>
<line> 20**) e g*stão </line>
</par>
<par>
<line> (BODNARCHUK et al., 2019; </line>
<line> KOH; AVVARI; TAN, 2016; KOH; MOHAN; TAN, 2015; </line>
</par>
<par>
<line> N*KITINA; LAPIA, *019). Outros envolveram *ssuntos </line>
<line> qu* podem ser consi*era*os </line>
</par>
<par>
<line> *mergentes n* abordagem das competências como a sustentabi*idade (DEMSSIE et al., 2019) </line>
<line> e interdis**plinaridade (C**US; W**SE, *019). </line>
</par>
<par>
<line> No c*ntexto </line>
<line> da admini*tr*ção p**li*a, os estudo* apontam **e as c*mpe*ê*c*as </line>
</par>
<par>
<line> p*of*ssion*is * g*renci*is influenciam positivamente na *estão orçam*ntária (*IRA et al., </line>
<line> 201*), que as com*etências gerenciais são des*nv*lvidas no exer*íci* da a*i*id**e gerenc*al * </line>
<line> que as com*etênci*s mais im*ortantes na e*trega de *rojetos *ã*: comunicação, *restação de </line>
</par>
<par>
<line> con*as, ali**amento </line>
<line> de n*gócios, *scopo, mudança e orientaçã* d* p*ojetos * programa* </line>
</par>
<par>
<line> (BLIXT; KIRYTOPOULO*, *01*). </line>
<line> No set*r s*ú*e, Pihlainen, Kivi*en * Lammi**akan*n (2*19) anal*saram as per*epç**s </line>
</par>
<par>
<line> dos especialist*s sobre as com*etên*ias </line>
<line> ** gestão e lid*rança ne*e*sá*ias aos c*nt*x*os </line>
</par>
<par>
<line> hosp*talares *té 2030 * ide*tifica*am uma mudança contínua para a </line>
<line> ges*ão </line>
<line> c*laborativ* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ne*es*i*ade de </line>
<line> a*o*ar *bord*gens m*is ampliadas de gestão. Parte dos </line>
<line> estudos foi dedicado </line>
</par>
<par>
<line> ao des*n*olvim*nto de co*petências d* </line>
<line> lideran*a para médicos, indicando efet**idade d* a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina P*, *. *0, *. 2, art. 2, p. *5-58, fev. 2023 </line>
<line> *ww4.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. A. Alme*da, M. F. Bianco </line>
<line> 48 </line>
</par>
<par>
<line> treina*entos int*n*ivos (FERNANDEZ et al., 2016) * programas *e des*nvolvimento de </line>
<line> lideranç* (HOPK*NS e* al., *018). </line>
</par>
<par>
<line> A interdisciplinaridade foi abordad* por Clau* *ie*e (2019) e </line>
<line> que desen*olver*m </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> testara* um mod*l* </line>
<line> de competências in*erdi*ciplina*es. Os *uto*es apontaram q** ess*s </line>
</par>
<par>
<line> c*mpe*ência* </line>
<line> pode* </line>
<line> se* </line>
<line> des*rita* </line>
<line> em </line>
<line> quatro </line>
<line> dimensões: i**ciativa </line>
<line> de </line>
<line> troca, </line>
</par>
<par>
<line> comu*icaçã* espe*ífica do gr**o-alvo, in*egr*ç** do co*heciment* e *e**exão; </line>
<line> q*e as </line>
</par>
<par>
<line> c**pet*nci*s interdiscipli*ares são p*editor*s *ara os r*sul*ados da e*u*pe interdis**plinar </line>
<line> se*d* ma*s re*evantes que as competências *e*ai* do *rabal*o em equi*e e; q*e a experiência </line>
<line> n* trabalh* interdi*ciplinar e a i*port*nc*a da interdiscip*inaridade para o t**bal*o atual são </line>
</par>
<par>
<line> preditores rele*an**s </line>
<line> par* as </line>
<line> competências interdi*cip**nares autorrefer*das. Derwik, </line>
</par>
<par>
<line> Hells*röm e Karlsson (*016) identi*icara* </line>
<line> que os **ofission*is usam combina*ões *e </line>
</par>
<par>
<line> competê*cia* *ue c**am efeitos sinérg*cos est*nde*do o níve* de com*e*ência n* ***tica além </line>
<line> da so*a das com*etên*i*s indiv**uais. </line>
<line> 4.* Apontam*ntos para pesquisas futuras </line>
</par>
<par>
<line> Como parte da *nálise *eal*za**, p*dem-se apontar </line>
<line> algu*a* lacunas para futuras </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas que envolvam a temática competências. *omo r*s*l*ado da l**i*a da comp*tê*ci* </line>
</par>
<par>
<line> p*r* </line>
<line> desenvolv*mento de pessoas, </line>
<line> apontam-se a necessidade de inve*tigar e*t*atégias de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvim*nto </line>
<line> de compet*nci** a*otadas em d*fer*ntes context** orga*i*acionais, </line>
</par>
<par>
<line> inclui**o * p*rspe*tiva dos colabora*ores a *espeito dos m*del*s de gest*o por co*petências </line>
<line> * mapear *iferent*s práticas de gestão por compe*ênci*s (CERIBELI; ÁU*E*; *LMEID*, </line>
</par>
<par>
<line> 2015; DUDIN et al., 2*17); aplicação * </line>
<line> avaliação de indicadore* par* priorização de </line>
</par>
<par>
<line> c*mpe*ên*ias a ser*m desenvolvida* (MONTEZAN*; AM*RAL *UNIOR; ISI*RO-*IL*O, </line>
<line> 2017); aprofundar as di*cus*ões s*bre mod*l*s de gestão por competênci*s na admi*is*raçã* </line>
<line> p*blica (VON KRIIG*R et al., 201*); confirmar o ef*ito d*s práticas reflexiv*s nas </line>
</par>
<par>
<line> competên*ias </line>
<line> dos trab*lhador*s por meio </line>
<line> de estu*os quan*itat*vos (NANS*BU*A; </line>
</par>
<par>
<line> MUN*NE; NTAYI, 2015), ***estigar o ap*io dad* pela </line>
<line> ge*ência, grau *e alinhamento de </line>
</par>
<par>
<line> com*etên*ias c** indivídu*s e gr*pos metas de desempenho * </line>
<line> o gr*u de auton*m*a </line>
</par>
<par>
<line> perc*bid* p*ra * ação (T*IXEIRA et al., 2017), *n*estigar </line>
<line> o impacto </line>
<line> *ue as p*áticas </line>
</par>
<par>
<line> cotidianas fora *o am*iente de t*abalh* podem t*r sobre o de*envolvim*nto de com*etências </line>
<line> (WAT*NUKI; LAURINDO; MORAES, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> D*s estudo* qu* abordam a tem*tica </line>
<line> das compe*ências associadas a categorias ou </line>
</par>
<par>
<line> grupos profi*sionais, sugere-se ampliar * pesquisa para hospitais *rivados, públicos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. *, a*t. 2, p. 35-58, fev. *0** www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Tem*tica Competênci*s *os E**udos Org*niz*cionais: *ma Revisão Integra*iva </line>
<line> 49 </line>
</par>
<par>
<line> filant*óp*cos * *ara *u*r*s ***egorias prof**siona*s *ue compõem as e*uipes i*terd*sciplinar*s; </line>
</par>
<par>
<line> *es**i*as que cor*elacione* a *e*átic* das c*mp*tênci*s com te*as es**cíf*cos como as </line>
</par>
<par>
<line> relaçõ** d* po**r, o assédio m*ra*, o es**es** ocupacional, a </line>
<line> s*ndrome de \bur*o*t\, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *uali*ad* de v*da no trabalho, o *ompr*metim*n*o, * en*rincheiram*nto e </line>
<line> os vínculos </line>
</par>
<par>
<line> organizaci*nai*, dentre outras (*ARRO*; DE PAIVA; MELO, </line>
<line> 2017); analisar conc*itos </line>
</par>
<par>
<line> m*ltidime*si*nais, triangulação de r*su*tados entre os grupo* analisados: p*cientes, </line>
</par>
<par>
<line> profissionai* e </line>
<line> admin*s*radores, </line>
<line> usar desenh* quase experi*e*tal (G*ACÍA-PÉREZ; GIL- </line>
</par>
<par>
<line> *ACRUZ, 2**8); rea*iz*r pesquis* lo*gitu*i*al; i*cl*ir fatores orga*i*ac**nais e in**vid**is, </line>
</par>
<par>
<line> como clima é*ico, comp*om**imento *cupac*onal </line>
<line> o* motivação </line>
<line> e seus vínculos com </line>
</par>
<par>
<line> ambientes </line>
<line> de prática (NUMMINE* et </line>
<line> *l., 20**); *borda* o desempenho, as com*e**ncia* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *a*ores as*oci*dos à não *xecução de tarefas em rel*ç*o * pr*fissionai* que trabalham em </line>
<line> cuid**os p*i*ário* e de s*úde men*al (VAN *ECKE et al., 2019). </line>
<line> Das temátic*s *ecorre*tes e *mergentes *obr* com*etê*cias, destaca-*e o *ami*ho </line>
</par>
<par>
<line> propos*o por Cl*us * Wiese (2019), que *ugerem continu*dade a </line>
<line> da pesq**sa em relação </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> interdisciplinaridade, abordando os mecanismos e **ndições para o desenvolvim*nto d* </line>
</par>
<par>
<line> co*petência* no trabalho, exa*inar </line>
<line> as rela*ões </line>
<line> entre des*mpenho e as competências </line>
</par>
<par>
<line> int*rdiscip*inar*s autorreferidas, util*zando medidas </line>
<line> **m foco no d*sem**nho, como da**s </line>
</par>
<par>
<line> comportamentais *o campo ou la*orat*rio. </line>
</par>
<par>
<line> 5 *ONSI*ERAÇÕES FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> *s*e ar*igo *nalisou como a *emáti*a das compe*ências tem si*o abord*da nos Estudos </line>
</par>
<par>
<line> o*ganiz**ionais. A revisão integrat**a d* litera*ur* empre*ndida </line>
<line> possibilitou i*entificar três </line>
</par>
<par>
<line> eixos de *nál*se: a l*gica </line>
<line> da* competências para o dese*vo*v*m*nto de pessoas, as </line>
</par>
<par>
<line> competências asso*iada* a *ategori*s pro*issionais </line>
<line> e temas re*orrent*s e emergentes </line>
</par>
<par>
<line> envolv*n*o c**petênci*s. </line>
</par>
<par>
<line> Observou-se </line>
<line> * prevalência de e**udos quantitativ** e *linhados à corrente americana. </line>
</par>
<par>
<line> Além di*so, como eix*s importantes *a discussão rea*iz*da apontam-*e: a impla*tação </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> gestão *o* *omp*tências no setor p*bli*o continua send* *m desafio; há prevalência </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pes***sas a </line>
<line> p*r*ir da profissão </line>
<line> doc*nte na *ducaç*o; a </line>
<line> falta de </line>
<line> tempo, acúmulo de funções, </line>
</par>
<par>
<line> altos custos de atualização e falt* *e atenção dos órgã*s *esponsáve*s da saúde são fa*or*s qu* </line>
</par>
<par>
<line> di*icultam a ge*tão das co*petência* por </line>
<line> parte </line>
<line> d*s pro*issionais médi*os; e, por fim, as </line>
</par>
<par>
<line> competências </line>
<line> interdiscipli*ar*s </line>
<line> ab*angem </line>
<line> quatro </line>
<line> dime*sõe*: *nic*ativa </line>
<line> de </line>
<line> troca, </line>
</par>
<par>
<line> *omun*cação específi*a do gr*po-alvo, integração do </line>
<line> co**ecim*nto e r*flexão. As*im, as </line>
</par>
<par>
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<line> 50 </line>
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<line> competências interdiscip*inares são preditoras *ara *s res*ltados da e*uipe i*terdisciplinar </line>
<line> send* mais relevantes **e as ***petências do trabalho em equipe. </line>
</par>
<par>
<line> Ente*de-se que o estu*o realizad* cont*ibui teoricamente *ara a </line>
<line> dis*ussão </line>
<line> e </line>
<line> par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *esq*isa n* área dos Estudos O*ga*izaci*nais, uma vez </line>
<line> que ofere*e aos pe*quisa*or*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pra*icantes da admi*i*traçã* uma sínt*se dos *rincipais </line>
<line> ach*dos rece**es n*ste </line>
<line> campo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> investig*ção e uma agenda p*ra futura* *esqu*sas que **vol*am a *emática da* *ompetê*cias, </line>
<line> apo**ando a* lacun** importan*es a serem exp*oradas pe*a áre*. </line>
<line> *ma limitaçã* d*s*e est*do f*i não incluir traba*hos publicados em *rancês, o que </line>
</par>
<par>
<line> pod*ria ampliar o escopo da pesquisa subsidiand* a *iscussão no que se refe*e *orrente à </line>
<line> francesa. Entretanto, consi*era-s* q** o co*j*n*o d* 12* ar*igos analisados, de du*s </line>
<line> *mp*rtan*es bases de dados Web of Science e Scopu*, é a*rangente e que permitiu analisar-s* </line>
</par>
<par>
<line> como a te**tica vem send* *xplorada e*t* se dese*volvendo n* per*odo mais rec*nte, e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 2*15 a 2**0. Destaca-s* que o s*tor educ*ção e * se*or sa*de tê* despertad* o intere**e dos </line>
</par>
<par>
<line> p*squisadore*, porém *u*tas frentes de pesqu*sa </line>
<line> *odem se* explo*adas nesses s*t*res, </line>
</par>
<par>
<line> abrangendo t**to * e*copo </line>
<line> da* pr*f*ssões an*lisadas, para além de </line>
<line> p*ofessores, médi**s </line>
<line> * </line>
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