<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 16, p. 309-335, *a*. 20*3 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.1.16 </line>
</par>
<par>
<line> *plicação de Ferramentas da Qual*d*de: Estudo *e C*so em u* *aticínio </line>
<line> Appl**ation of Qua*ity Tools: Ca*e Stu*y *n a Dairy P*oduction </line>
</par>
<par>
<line> Ale* *os Sa*tos Paula </line>
<line> *rad*ação e* E*genhar*a de Produção pela Un*ve*sidade Federal ** *içosa/ Cam*us Rio Paranaíb*, MG </line>
<line> E-mail: a*ex.paula@ufv.*r </line>
<line> Lillian do Nasc*me*to Gambi </line>
<line> Doutor* em Engenh*ri* de Produ**o pela U*P </line>
<line> P*ofessora do *u**o de Enge*haria de Produçã* n* Universi*ade Federal *e Viçosa/ Campus Ri* Par*naíba, MG </line>
<line> E-mai*: lil*ia*.gamb*@ufv.br </line>
</par>
<par>
<line> End*re*o: *lex dos Sa*tos *aula </line>
<line> Editor-Ch*fe: Dr. Tonny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Ro*ovia BR 230 KM 7, R*o *a*a*aí*a - MG, 3*810-**0, </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Bras*l. </line>
</par>
<par>
<line> *nder*ço: Lillian *o Nascim**t* Gambi </line>
<line> Artigo recebido e* 04/12/2*2*. Última </line>
<line> ve**ã* </line>
</par>
<par>
<line> Rod*via BR 23* KM 7, Rio Par**aíba - MG, 3*810-000, </line>
<line> *ecebida e* 20/12/*022. Aprov*do em 21/1*/2022. </line>
</par>
<par>
<line> B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> Aval**do pelo si*tema Triple Re*iew: *e*k Review a) </line>
<line> pelo Edito*-C*efe; e b) D*uble Bl**d Revi*w </line>
<line> (avaliação cega por d*is ava**adores da área). </line>
<line> Revisão: Gr*matical, *ormativa e de Formatação </line>
</par>
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<par>
<line> *. S. Paul*, L. *. Gambi </line>
<line> 310 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A ut*liz*ç*o da* ferramentas *a qualidade é um dos me*os utiliz*dos *e*as emp*esas para </line>
</par>
<par>
<line> alavancar * produtivi*ad*, </line>
<line> *vitar d*sperd*cios e, *o*sequ*ntemente, garanti* a </line>
<line> pe*manência </line>
</par>
<par>
<line> delas *o mercado. Nesse c*n**io, *ste estud* tem como obj*tiv*, por meio de u* estudo de </line>
<line> c*so, analisar o processo produ*iv* e i*entificar pontos de melhori* nos pr*ces*os industriais </line>
<line> de uma empr*sa de latic*nio*, mais prec*samente no processo de fabric*ção do que**o coalho, </line>
<line> mediante a aplicação *a* *er*amentas ** qua*id*d*. *iante dis*o, fora* analisa*as as </line>
</par>
<par>
<line> reclam*ç*es dos c*ientes, obtidas pelo Serv*ç* d* Atendiment* </line>
<line> ao Consumidor </line>
<line> (S*C), ** </line>
</par>
<par>
<line> m*d* * identificar *s principais aspe*to* de me*horia e a*licar as f*rramen*as da </line>
<line> qualidade. </line>
</par>
<par>
<line> Foram diagnosticados ** problemas de mo*o nos palitos e embalagem *e* vácuo at*avés do </line>
</par>
<par>
<line> le*a*t*mento dos dados </line>
<line> do SAC, </line>
<line> e oscila*ões nos p*s*s finais do produto a*ravés d* </line>
</par>
<par>
<line> f*rramenta carta de contro*e. Pa*a o problem* de *ofo nos pal*tos, foram i*entifi*a*as **usa*, </line>
<line> c*m*: *midade *xce*s**a no* pal*t*s e hi*ieni*ação incor*e** dos equ*pamen*os, para ** q*ais </line>
</par>
<par>
<line> foram p*opostas avaliações </line>
<line> no pr*cesso de esterilização e análise S*ab nos equipamentos. </line>
</par>
<par>
<line> Em rela*ão às embalagens sem vácuo, foi </line>
<line> ver*ficad* que uma das causas foi *igada à </line>
<line> nã* </line>
</par>
<par>
<line> rev*são e m*n*tenç*o dos </line>
<line> equipamentos de s**age*, propondo-s* que esses equ*pamentos </line>
</par>
<par>
<line> sejam revisados. E relativo a* *roblema de oscila*ões de pesos dos prod*tos, fo* identificado </line>
</par>
<par>
<line> que *ma das causas é a </line>
<line> variação da qu*ntidad* </line>
<line> de s*ro durante o processo d* inform*ção; </line>
</par>
<par>
<line> para is*o foi propo*to te*te de *ifere*tes pesos durante esse *rocesso. </line>
<line> Palavras-c*av*s: Ferramenta* da Qualidade. Indúst*ia de Laticí*ios. Queijo Coa*ho. 5W2H. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
<line> The use of quality **ols is one of t*e means used b* companies to leverag* p*oduct*v*ty, avoid </line>
</par>
<par>
<line> waste </line>
<line> and, con*equently, *heir permanence i* the *a**et. In this scena*io, thi* study aim*, </line>
</par>
<par>
<line> throug* a case study, to analyze *he *r*duc*ion proce*s and identify po*nt* of im*rovement in </line>
<line> *he *ndus*rial pro*es*es of a dairy com**ny, more p**cisely in the p*o*ess of manu*act*ri** </line>
</par>
<par>
<line> coalho cheese, th*o*gh the application of </line>
<line> t oo * s </line>
<line> of quality. *n </line>
<line> view of this, *ustomer </line>
</par>
<par>
<line> *omplaints *bt*ine* by the *ustomer Serv*ce Cen*er (SAC) were analyze* in or*er *o id*ntify </line>
<line> the ma*n aspec*s for *m*rovement an* q*al*t* tool* applied. T*erefore, t*e probl*ms of mold </line>
<line> *n the toothpicks and pa*kaging wit*out vacu*m were diagnosed, throu** the collect*on of </line>
</par>
<par>
<line> dat* from </line>
<line> the SAC and oscillations in the *inal weigh*s of th* </line>
<line> *ro*uct, through th* contro* </line>
</par>
<par>
<line> **art to*l. For the *roblem of mold on t*othp*c*s, cause* s*ch *s: ex*essi*e *oisture in </line>
<line> toothpicks and incor*ect cleaning o* *quipment were id*ntified, thu* pro*osing **a*uations in </line>
</par>
<par>
<line> *he steril*zation process *nd *wab </line>
<line> analysis on equipment. *ega*ding pa*kages witho*t </line>
</par>
<par>
<line> vacuum, it **s verif*ed that o*e of th* causes was linked to the non-rev*sion a** maintenanc* </line>
</par>
<par>
<line> of the *e***n* e*uipm*n*, propo*ing that the* be </line>
<line> r*vi**d. And in the *roblem of product </line>
</par>
<par>
<line> weight oscil*at*on*, it was seen that one of the cau*es is the var*ation in the amount of *h*y </line>
<line> d*rin* the inform*ti*n pr*c**s, for which it w*s *roposed to test diff*rent weights during *hi* </line>
<line> p*ocess. </line>
<line> K*ywo*ds: Qualit* *oo*s. *airy Indus*r*. Coalho Cheese. 5W2*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. ***, **resina, *. 20, n. 1, art. 16, p. 309-335, jan. *023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplicaç** de Ferrame**a* da Qual*dade: Est*do *e Ca*o ** um Lat*c*nio </line>
<line> 311 </line>
</par>
<par>
<line> * *NTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> *s gestores, atualment*, devem aten**r p*r* a ev*lução do cenário e*presaria*, vist* </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> cada </line>
<line> vez **is esse ambi*nte </line>
<line> vem </line>
<line> se to*nando mais *omp*ti*i*o, </line>
<line> f*exível e </line>
<line> dinâmi** </line>
</par>
<par>
<line> (L*ITE; PORSSE, 200*). D* *cordo </line>
<line> c*m o au*or c*tado, os *lien**s *stão cada d** mais </line>
</par>
<par>
<line> e**gentes e o surgiment* de </line>
<line> fort*s c*ncorrent*s estão mais rec*rrentes, to*nando </line>
<line> assim </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> p*rm*nên*ia no mer*ado u*a tarefa árdu*. *o**anto, qu*nto maior o nível d* compe*içã* no </line>
<line> segment* do mer*a*o e* *ue a o*ganização atua, mais d*cis*vamente essa a*i*maç*o dev* *er </line>
<line> conside*ada (MA**ADO; B**BOSA, 200*). </line>
<line> N*ss* s*ntido, o setor leitei*o no Brasil tem gr**d* rele*ân*ia n* ce*ário empres*ri*l, </line>
</par>
<par>
<line> v*sto qu* o le*** é um dos s*is produto* mai* </line>
<line> importantes </line>
<line> da agropecuária brasileira, send* </line>
</par>
<par>
<line> esse*cial no suprimento </line>
<line> de alimen*os e na geração de empr*go e renda para a popul*ção </line>
</par>
<par>
<line> (EMBR*PA, 2016). Para Corrê* et **. (2010) e S*u*a et al. (*009), a at*vidade l*it*i*a *em </line>
</par>
<par>
<line> pa*sado </line>
<line> por *ran*e* muda*ças, desde meados *a década de 90, n* busc* *e tor**r-*e um* </line>
</par>
<par>
<line> *tivida*e *ompeti*iva e inovadora p*ra * mer*ad* glob*l. A </line>
<line> *ndústria </line>
<line> de laticínios foi </line>
</par>
<par>
<line> resp*nsá**l *ela realização *a *aioria da* *udanças, sendo um *os elos mais *inâmicos da </line>
<line> cad**a produ*iv* e * indu*or de tr*ns*o*mações (*ARVALHO, 2010). </line>
<line> Os la*icínio* *oram o s**ment* da indústr*a *e alimen*os que mais *resceu em </line>
<line> *at*ramento e*tre os an*s de 1*8* e *995, exer*endo, assim, *m pap*l de destaque na </line>
<line> economia do Br*sil (VILELA e* al., *998). *sti*a-se que, at*almen*e, a pa*ticipação dos </line>
</par>
<par>
<line> laticínios </line>
<line> no fatur*m*nto total da i*dústria de alime*tos se** de ap*oximadamente 1*% </line>
</par>
<par>
<line> (EMB*APA, 20**). O </line>
<line> setor de laticín*os a*arece e* *° lugar </line>
<line> no "ran*ing" </line>
<line> das pri*cipais </line>
</par>
<par>
<line> indúst*i*s de aliment*s do *r**il (ABIA, 2*14). </line>
<line> De acordo com Ca*pinetti (20*2), a mo*iv*ção *o consumidor *ara **col*er um </line>
<line> produto em *etrime*to da *oncor*ê**ia deve-se ao grau de satisfação. Para o mesmo *utor, a </line>
<line> sat*sfação e*tá li*ada à qual*d*de p*rcebida e* relaçã* ao *rodu**, que *onsiste na </line>
<line> e*pect*ti** gerad* n* ato da com*ra *er suprida pelo consumidor no momento do cons**o. </line>
<line> *ara tanto, * b*sca i*cessante pela melh*ria da qualid*de do *r*dut* *o *etor de laticín**s, </line>
<line> t*nto no que **z *es*e*to à segu*anç* d* ali*ento *uanto à s*tisfa*ão do consumidor com o </line>
<line> *limento consu*ido, é uma *ondicionant* para a com*etitivi*ade (SIL**, 2019). </line>
<line> Assim, as in*úst*ias de lati*ínios devem torn*r o sistema d* gestã* *e qualidade parte </line>
<line> obrigatória de seus processos, garan**ndo, p*r me*o de *ráticas higiênicas, a implem*ntaçã* </line>
<line> de mudanças na tecnologia da produç*o, mé*od*s de *ons*rvação e *novação na produ**o de </line>
<line> d***vados. A*sim, o padrão d* *ua*idade senso*ial, nutrici*nal e com biosse*urança adequad* </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina *I, v. 20, n. 1, art. 16, p. *09-335, jan. *023 *ww4.fsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Paula, L. N. Gamb* </line>
<line> 312 </line>
</par>
<par>
<line> para * aba*tecimento e consumo *e seus c*ie**es *erá ass*gu*ado pelo fabr*can*e (THOMAZ, </line>
<line> 2019). Desse **do, toda a cadeia de su*ri*entos deve ser monitora*a, rast*eada e ce*ti*icada, </line>
</par>
<par>
<line> desde su* pr*dução até o produto acabado, a fim *e gara*tir * q*alid**e do pr*d*to *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> consum**or final (ABNT, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Atr*la*as a isso, as ferrament*s *a qualidade assumem u* *a*e* fundamen**l </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> ap*icação prátic* do* princíp*os e das def*niçõ*s que norteiam esta área (PALADINI, 2008). </line>
<line> De acordo com San*os * Casa*rande (*0*1), além da *pl*cação das ferrame*tas rel**ionadas </line>
<line> ao aumen*o *a qual*dade dos prod*tos fabric*dos, el*s podem s*r usadas para o aum*nto *a </line>
<line> *fi*iência prod*t*va das li*has de produção na ind*stria de alimentos. </line>
<line> Dada * re*evâ*ci* da gestão d* qualidad* e sua* ferramentas no setor *e la*icínios, o </line>
<line> objetivo *er*l deste es*ud* é estudar o processo produ*ivo e i*entificar pontos de melhoria nos </line>
</par>
<par>
<line> p*ocessos indus*r*ai* </line>
<line> de uma empresa de *at*cínios, ma*s p*ecisamente no *roce**o </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> fabricação do queijo coalh*, mediante a apli*ação das ferramentas da qualid*de. * em relaç*o </line>
</par>
<par>
<line> aos objetivos específicos, ess*s são: id*nti*icar pr**lem*s </line>
<line> operac*o*ais na e*pr*sa; </line>
</par>
<par>
<line> e*preender o *so </line>
<line> das f*r*am*nta* de </line>
<line> gestão da qual*dade para compr*ender e buscar </line>
</par>
<par>
<line> melhorias p*r* os p*ocesso*; e pr*por m*didas pa*a resolu*ã* dos problemas encontrados. </line>
<line> A pes*ui*a *m qu*stão é de grande *elevância, um* ve* q*e a *est*o da **al*dade </line>
</par>
<par>
<line> pode *ont*ibuir para a melhor*a da </line>
<line> qualidade dos alime**os produz*dos </line>
<line> pela empre*a. </line>
<line> Em </line>
</par>
<par>
<line> ***plement*, o e*tudo pode contribu*r para a*xiliar </line>
<line> peq*eno* emp*es*rios de *ueij* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aplicarem, em seu* negócios, as ferrame*tas usa*as no p*esente trabalho. E, por *im, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> laticínio a ser analisad* </line>
<line> apresent*-se como um importa*te elemento p*ra a *con*mia </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> comunida** em que está ins*alada. Consequentement*, o seu desen**lvi*ento e pr*speridade </line>
<line> *as*a a ser d* intere*se de toda a comunida*e. </line>
<line> 2 REFERENCIAL *EORIC* </line>
<line> 2.* *es*ão d* Qual**ade </line>
</par>
<par>
<line> Para Mello (20*7), o c**ceito de qualidade é utilizado </line>
<line> diari*mente pelos </line>
</par>
<par>
<line> consum*dores, sejam *les de serv*ços ou produt*s. *ssim, form* como **a empr*s* a </line>
</par>
<par>
<line> ente*de a qualidade espelha o *o*o **** se dá *eu direcionamento *ara as a*iv*dades </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> produção d* bens * s*rviços. Para Lopes (2014), a g*st*o da qual*da** con*ribui para que as </line>
</par>
<par>
<line> empres*s con*i*am identificar e aten*er as n*cess*dades e </line>
<line> expe*t*ti**s par* os </line>
<line> s*us </line>
</par>
<par>
<line> stakeholders, de modo que possam alc*nçar * vantagem com*etiti*a de forma efic**nt* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 20, n. 1, art. 16, p. *09-335, jan. 2023 www4.fsanet.c*m.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplicação de Ferrament*s *a Qu*lidad*: Estudo de Caso em um Lati*ínio </line>
<line> 313 </line>
</par>
<par>
<line> e*icaz. E devido às gra**es evoluçõ*s ao longo </line>
<line> dos últimos tempos, a forma c*mo as </line>
</par>
<par>
<line> organizações planej*m, definem, obtém, control*m, melhoram continuame*te </line>
<line> (MEN*ES, </line>
</par>
<par>
<line> 2007). </line>
</par>
<par>
<line> Atrel*d* a ***o, pa*a Ga*vin (1988), * evolução da qualidade está dividida em quatro </line>
</par>
<par>
<line> er*s, a* chamadas "Eras </line>
<line> da Quali*ad*". No início do século XIX, surgi* * era da i****ç*o, </line>
</par>
<par>
<line> como *o*seq*ência do surg**ento de um *istema *e produ*ão *ais eficiente *ue o artesanal, </line>
</par>
<par>
<line> sendo vis*a pela *ri*eira vez como uma *unção in*e*enden*e </line>
<line> da gestão (LOPE*, </line>
<line> 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, os produtos que não s*guia* os pa*rões d* qua*idade, ou sej*, os produ*os </line>
<line> *efeituosos eram des*artados (LONGO, 1996). </line>
</par>
<par>
<line> Em con*inu**ade, a próxim* era *nici*-se *s*n*o o c*n*role do </line>
<line> proce*so produtivo </line>
</par>
<par>
<line> **ravés *e té**icas estatí*ticas de a*álise de amostr*s, poden*o apon*ar as causas dos desvios </line>
<line> de q*a**dade atra*és de u*a inspeç*o de q*a*idade mais eficiente (MENDES, *00*). **lter </line>
<line> A. Shewhart e Jos*ph Juran foram os pre*u*sores do *esenvo*vimen*o ** co*trole es*atísti*o </line>
</par>
<par>
<line> da qualidad*, dand* * </line>
<line> *iscipl*na o fundamento cie*tífico q*e merecia. (GRAVI*, 1988). </line>
</par>
<par>
<line> N*s** era, foram pensad*s, esqu*m*tizados, implem*ntados * melhorad*s os primeiros </line>
<line> sis*emas de qualidade (LONGO, 199*) </line>
<line> Em relação à terceira era, qu* diz respeito à g*rantia *a quali*ade, * objetivo é red*zir </line>
</par>
<par>
<line> e *r*venir de*eitos ao longo da cade*a *roduti*a, </line>
<line> bus*an*o o envolvimento *e todos </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> departam*ntos g*upos fun*io*ais das organizações (M*RTINS; CO*TA, 19*8; *ILVA, e </line>
</par>
<par>
<line> 20*9). Post*rio*mente, com o aumento da </line>
<line> c*m*le*idade dos *rodu*os na d*cada de 50, que </line>
</par>
<par>
<line> ofereceu um* no*a filosofia *e *estã*, conhec*da *omo *estão da qualidade *otal, surgiu uma </line>
<line> no*a forma de olha* para a qualidade, *eixando de ser *p*nas um departam*nto específ*co, e </line>
<line> *assou a ser *m pro**ema da empresa (MENDES,200*). </line>
<line> Oriunda do *apão, a **stão *a qualidade é u* modelo de gest*o que se expandiu pelos </line>
</par>
<par>
<line> outros con*inentes para </line>
<line> qu* as empresas pudessem alcançar melhores resu**ado* (*ENDES, </line>
</par>
<par>
<line> 2007). De acordo co* Lo**s (201*), autores como Deming, Juran, Crosby, Feigenbaun, </line>
<line> Taguchi, Ishikawa, entr* ou*r*s, sã* considerados *s *randes me*tre* da gestão da qualidade, </line>
<line> que descre*eram em seus trabalhos alguns *rincí*i*s *undamenta*s p*ra a implementação </line>
<line> *esse novo mo**lo. </line>
<line> Para q*e *m Sistema d* Gest** da Qualidade (SGQ) fun*i*ne adequadamente, as </line>
<line> orga*iza*ões devem realizar uma aná*ise d*s custo* de qual*dade, visto que, à medida que o </line>
</par>
<par>
<line> interesse em SGQ cresce, o interesse em cus*o de qualidade aume*ta (BIAD*CZ, </line>
<line> *020). </line>
</par>
<par>
<line> Po*t**to, *em-s* que as práticas de SGQ fornecem </line>
<line> um* base *ólida para * alc*nc* d* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 1, art. *6, p. 3*9-*35, *an. 20** </line>
<line> ww*4.fsanet.com.b*/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Pau*a, L. N. Gamb* </line>
<line> 31* </line>
</par>
<par>
<line> vanta*em competitiva nas org*n**ações, cujo objet*vo c*ntral é a me*horia contínua e a </line>
<line> reduçã* de *us*os (CARNEIRO; NETO; OYADO*ARI, 2022). </line>
<line> 2.* Ferrament*s da qualidade </line>
<line> Da Costa Almeida *t al. (2*19) afi*mam *ue uma pessoa, **r mais ha*ili*osa que seja, </line>
</par>
<par>
<line> nã* iria soluciona*, sozinha, prob*emas </line>
<line> or*anizaci**ais compl*xos, demandando, </line>
<line> assi*, um </line>
</par>
<par>
<line> tr*ba*h* em eq*ip*. Entretanto, exist*m técni**s den*minada* *erramentas da q*al*dad*, qu* </line>
<line> são i*por*ant*s e eficaz*s pa*a o processame*to e * coleta das inf*rm*ções, relaciona*as aos </line>
<line> pro*essos dentro *a* organizações (*AETANO et al., 2020). </line>
<line> O u*o dess*s ferramentas p*de se dar em qualquer **se e tip* de pr**esso produ*ivo, </line>
<line> d*sde *eu pla*ejamento, a*é du*ant* o serviço de atendim*n*o ao *lie**e (CAE*AN* et a*., </line>
<line> 2020). O proc*sso *e melh**ia con*ínua envolv* algum*s eta*a* *ue são: identific***o dos </line>
</par>
<par>
<line> *roblemas </line>
<line> **ioritário*, observação e colet* de dad*s, a*á*ise e bu*c* *e causas r*ízes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ver*ficação do* resultados (CARPINETTI, 2010). </line>
<line> *ara ta*to, as ferr**entas *a q*alidade são defini*as co*o tod*s os processo* </line>
<line> em*regados na obtenç*o de melhorias e re**ltados positivos; m*itas des*as fer*amentas </line>
</par>
<par>
<line> c*nstituem-se em e*ementos gráfic** que buscam </line>
<line> ana*isar */o* *olu*i*n** pro*lem** </line>
</par>
<par>
<line> (*ANIEL; MURBACK, 20*4). De acordo com Sales (201*), "*s sete ferramen*as da </line>
<line> qualida*e são: Hist*grama, F*uxograma, Di*grama de Pareto, Diagrama *e Dispersão, C**ta </line>
<line> de Controle, Folha de *erificação e Diagrama de *shi**wa". </line>
<line> 2.2.1 C*rta de Controle </line>
<line> As ca*tas de controle são ferr*mentas bastant* usa*as no mo*itoramento de p*o**ssos, </line>
<line> que per*item a análise das var*abilidades presentes (FEITOSA; DE LAZARI, 2019). Os </line>
<line> g*á*icos em questão *ervem para de**r*in*r est**isticamente limites *e c*ntrole, que são </line>
</par>
<par>
<line> limitados p*r uma *inha superi*r de con*r*le (LSC), </line>
<line> linha inferior </line>
<line> de contr*le (*IC) e uma </line>
</par>
<par>
<line> linha *en*r*l (LC) (OLIVE*RA, GRANATO, CA**SO, 201*). </line>
<line> *o*tinho et al. (20*1) afirmam que o grande obj*t*vo d*ssa fe**amenta é a agilidade </line>
<line> na detecçã* das *corrê*cias *e caus** a*ribuíveis das mudanças de processo, pa*a *ue assim </line>
</par>
<par>
<line> p*ssa id*n*ificar a* c*usas agir *m busca de su* correção, *ntes e </line>
<line> que *uitas unidades </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> co*for*** *ejam rea*izadas. Porta*to, q*an*o se identifica um ou m*is pon**s fora das linhas </line>
<line> que represe*tam os limites de control*, *onclui-*e um pro**s*o *ora de contro*e, necess*tando </line>
<line> *e*. FS*, T*resina, v. **, n. 1, art. 16, p. 309-33*, ja*. 2023 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplica*ão d* Ferra*e*ta* da Qualidade: Est*d* de Caso em u* Laticínio </line>
<line> 31* </line>
</par>
<par>
<line> *e inves*igação e ***idas correti*a* *ara **tec*ar e eliminar as c*us*s especiais *o processo </line>
<line> (OLI*EIRA, GRANATO, CARUSO, 2013). </line>
<line> 2.*.* Fluxog*a*a </line>
</par>
<par>
<line> De *co*do com Caetano et al. (2020), um fl*xograma pode ser definido como </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> r*curso vis*al usado pa*a analisar sis*emas produt**os, para que assi* </line>
<line> possa identific*r </line>
</par>
<par>
<line> o*ortu*idades de melhorar a eficiênc*a *os processos. Os autores ainda relatam *ue os </line>
</par>
<par>
<line> f*uxogramas pod*m **r representad*s p*r meio ** s*mbolos </line>
<line> gr*ficos. De *odo geral, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *apeame**o at*a*és do sequenc*ame*to *as atividades pode **rimorar o entendi*ento do </line>
</par>
<par>
<line> processo, *uxiliar na el*minaçã* da* operações </line>
<line> q*e </line>
<line> agr*gam </line>
<line> valor </line>
<line> ao </line>
<line> prod*to </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> reduzir a complexidade do pr*cesso (V*EIRA, 2020). </line>
<line> 2.2.3 Diagrama de Ishikawa ou de Causa * Ef*it* </line>
<line> Esse tipo de diagrama também é conhecido co*o espinha d* peixe, p** apresentar em </line>
</par>
<par>
<line> um eixo prin*ip*l um fluxo de in*o*maçõ*s e *spinhas d*rigida* esse a </line>
<line> eixo, re*r*sentando </line>
</par>
<par>
<line> **ntri*uições sec*ndárias ao *r*cesso *nal*sado (FINATTI; DA S*LVA, 2020). Pa*a Suárez- </line>
</par>
<par>
<line> Bar*aza * Rodríguez-González (2018), essa ferrament* tem *omo objetivo identificar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> variabilidade d* </line>
<line> uma carac*e*ística </line>
<line> d* q*alidade *omo efeito ou </line>
<line> *onsequênc** de múlti*l*s </line>
</par>
<par>
<line> cau*as. Esse diagr*ma permite ge*ar o cont*ole de qualidade na perspec*iva do processo, em </line>
<line> *ue o* re*ponsáveis assumem o *rocess* pa*a i*en*ificar as causas da variabil*d*de * eliminá- </line>
<line> *as (SUÁREZ-BARRAZA; RODR*GUE*-GON*Á*EZ, 2018). </line>
<line> De aco*do *om Peina*o (2007), o **agrama d* c*usa e efeito * uma ferramenta muito **il </line>
<line> para perm*tir que se iden*ifiqu*, exp*ore e exiba graficamente t*d*s as po*sív*is causas de um </line>
<line> *rob*ema ou condiç*o, para ** des*o***r sua *erd*d*ira r*iz. Sua aplicação s* dá qua*do o </line>
<line> efeito de um processo é problemático, ist* é, qua*do * processo não ge*a o efei*o desej*do. </line>
<line> B*sc*m-se, então, as causas d*s prob*emas, analisando o que se convencionou c*amar de </line>
<line> 6Ms, que são: medição, mate*iais, **o de obra, máquinas, métodos e mei* ambiente </line>
<line> (COUTINHO et al, 2021). Nem sempre é necessári* analisar todo* esses *spe*tos, e **so *ai </line>
<line> d**ender da* especifi*idades de cada processo. (MELLO et. al, 2011). </line>
<line> 2.2.4 Folha de Verif*cação </line>
<line> A folha ** veri*icação são tab*las ou planilhas usadas para cont*ibuir ** coleta de </line>
<line> d*dos n* forma** sist*mático para compil*ção e análise. *árias são as contribuições de*** </line>
<line> Rev. FSA, Tere**na PI, v. 20, n. 1, art. 16, p. 309-335, j*n. *023 ww*4.fsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Paula, L. N. Gam*i </line>
<line> 316 </line>
</par>
<par>
<line> ferramenta, uma delas é </line>
<line> a </line>
<line> econ*mia de tem*o, poi* *limina o trabal*o </line>
<line> de se desenharem </line>
</par>
<par>
<line> figuras ou esc*ever númer*s repetitivos, evit*ndo compromete* a a**lise dos dados (*YRES, </line>
</par>
<par>
<line> 2019). </line>
<line> De acordo co* Nasci*ento (*020), os *rincipais fundamentos *a*a aplicação a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> folha *e </line>
<line> verificação são a sistemati*aç*o imparcial *as info*mações de quem efetu* </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> **letas, a ar*um*ção das inf*rmaçõ*s do </line>
<line> decorrer da análise, ev*t*nd* a orga*iz*ção </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> dado* posteriormente e * *imp*i*icação da p*squ*sa de inform*ções. </line>
<line> A ficha de verifi*açã* permite moni*orar a *x*cução da tarefa e sua p*ste*ior </line>
<line> avaliação. Por sua simplic*dade * pr*ticidad*, é uma ferram*nta amplament* ut*liz*da para a </line>
</par>
<par>
<line> cr*aç*o *e man*ais gerais de </line>
<line> processos ou ma*ua*s de *uali*a*e (LINS, </line>
<line> 1*93). Existem </line>
</par>
<par>
<line> d*versos mo*elos des*a *erramenta, **e podem ser ado*adas de acordo com a* </line>
<line> necessida*es </line>
</par>
<par>
<line> d* *suário/processo (LAURINT*NO, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> 2.*.* Histogra*a </line>
</par>
<par>
<line> * hi*togram* t*m co*o objetivo most*ar a distribuição de frequências de da*os </line>
</par>
<par>
<line> o*tidos por medições, par* **ent*fica*mos a frequênci* </line>
<line> c*m q*e algo acontece e, mediante </line>
</par>
<par>
<line> resultados, provid*n*iar posteriores otimizaçõ*s </line>
<line> (GOMES et al, </line>
<line> *019). S*gun*o Werkema </line>
</par>
<par>
<line> (2006), o histogra*a é um g*áfic* de barra* no qua* o eixo hori*ont**, subd*vidido *m *ár*o* </line>
<line> peque*os in*erva*os, apresenta os valore* *ssumi*o* por uma variá*el de int*resse. </line>
</par>
<par>
<line> De aco*do com De Ol*veira (2019), ao utilizar o </line>
<line> hi*togram*, pod*-se const*tar </line>
</par>
<par>
<line> al*um*s </line>
<line> vantage*s, como a rápida </line>
<line> v*são de análise compar*tiva </line>
<line> *e uma se*uência de </line>
<line> dados </line>
</par>
<par>
<line> *istóricos, elaboração rá*ida do g**fico *o fa*er uso de um softw**e, como, por exemplo, o </line>
<line> Microsoft E*cel, e a *a*ilidade para soluciona* *roblema quan*o esse estiver em uma </line>
<line> sequência de dados his*órica. </line>
<line> 2.2.6 D**grama de Paret* </line>
<line> Se**ndo Seleme e Stad*er (2010), a ferra*e*ta *ia**am* de pa*eto *erm*te que s*jam </line>
<line> i**ntificad*s * cl*ssificados aq*el*s pr*blemas de mai*r importância e que devem *er </line>
</par>
<par>
<line> corrigid*s prim*iramente. Pa*a *sses au*ores, ao soluciona* p*imeiro problema, o se*u*do o </line>
</par>
<par>
<line> tor*a-se mais i*portante, *ermi**ndo *ue *e de*i**em maiores esforç*s na resolução </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> *roblemas mai* import*ntes, possi**litando que a organização *aça u* uso a*equad* dos s*us </line>
<line> recursos na busc* p*la melhoria d* *ualidade d*s s*us processos * pro*u*os. </line>
</par>
<par>
<line> P**a tant*, é perceptível a </line>
<line> importância do d*agrama </line>
<line> de par*to na m*l*o*ia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> qualidade *e um **st*ma, desde os mais simples, até sist*mas industriais *e alta complexi**de </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, *. 20, *. 1, art. 16, p. 309-33*, jan. 2*23 www4.*sanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *plicação de Fe*rame**as d* Qualida*e: Estudo d* Caso ** um L*ticínio </line>
<line> 317 </line>
</par>
<par>
<line> (SIL*A, 2019). Dessa fo**a, o diagram* de pareto pode ser utilizado e* diver*as *plic*ções, </line>
</par>
<par>
<line> tendo *m vi*ta que o </line>
<line> proc*sso de produ*ão inclui inúmera* variáve*s. O </line>
<line> obj*ti** </line>
<line> dessa </line>
</par>
<par>
<line> ferrament* é a **lhor*a dos pontos qu*, *o processo de *rodução, venham a apre*entar *ais </line>
<line> defi*iência (SILV*, 2019). </line>
<line> 2.2.7 D*agrama de *ispersão </line>
<line> Se*undo *an*os e C*sagran*e (20**), o di*g*am* de disper*ão r*presenta par*s de </line>
<line> dados numéricos, com uma variável em c*da ei*o, para procurar uma relação en*re e***. Se as </line>
<line> variáve*s estiverem correlacionadas, os pontos cairão ao longo de um* linha ou cur*a. Qua*to </line>
</par>
<par>
<line> me*h*r f*r </line>
<line> a </line>
<line> correlação, *ais </line>
<line> estrei*os os p**tos ir*o </line>
<line> abra*ar a l*nha. </line>
<line> O diagrama de </line>
</par>
<par>
<line> dispersã* tem c*mo objet**o conhecer se existe e*etiv*mente uma c*rr*lação </line>
<line> entre dois </line>
</par>
<par>
<line> parâ*etros </line>
<line> ou vari*vei* de um *roblema e, em caso a*i*mativo, de qual tipo a c*rrel*ção é </line>
</par>
<par>
<line> (DO NASC*MENTO, 2018). </line>
<line> 2 .2 .* * W 2 H </line>
<line> A ferramenta 5W2H não c**res*onde a uma d*s se*e ferram*ntas da qua*idade. </line>
<line> Contudo, *o*sibili*a e*aborar um plan* de a*ão *a*a r*solução do *roblema. C*m a *til*zação </line>
<line> *e s*t* perguntas - What; Who; When; Where; Why; How; *ow **ch - é *o*sível evitar </line>
<line> err*s por desc*nhecim*nto das ações a serem tomadas, pois, como já lev*ntado, possibilita * </line>
</par>
<par>
<line> eliminação de dúv*das quanto * e*ecu*ã* do processo, mai** agi*id*de e *ficiência </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *ese*volvim**to das a**v*dades (FINATTI; DA SILVA, 2020) </line>
</par>
<par>
<line> O uso dessa ferramenta au**lia no pens*ment* estrat*gico, para isso, *ecessita *e u* </line>
</par>
<par>
<line> obj**ivo clar* e entend** como os fatores se comportam </line>
<line> *ntre si, gerando um *rocesso </line>
</par>
<par>
<line> sistemátic* </line>
<line> e </line>
<line> es*r*turado, r*lacionando as </line>
<line> perguntas a ser** r*spond*das (P**RRE; DA </line>
</par>
<par>
<line> SIL*A HON*RIO, 2021). Dessa f***a, o* </line>
<line> autore* al*gam qu* é possível </line>
<line> aco*panh** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> delega* as atividades *ue n**ess*t*m se* feitas com o objetivo de resolver *s pr*bl*ma* </line>
<line> encont**d**, e *ontrolar se as at*vidades delegad*s ***a* c*mprida* ou não. </line>
<line> 2.* Contextualização *o setor de lác*eo* e indústria de laticínios </line>
</par>
<par>
<line> Uma da* contribuições do le*te é que ele </line>
<line> é ess*n*ia* na alimentaç*o dos seres </line>
</par>
<par>
<line> humano*, devido ao se* valor *utritivo **sencial para o *e*envo*vim*nto e cresc**e*to ósseo </line>
</par>
<par>
<line> (DE </line>
<line> A*AÚJO SOUZA *t al., *0*0). E*tretanto, **istem a*guns </line>
<line> lim*ta*tes que podem </line>
</par>
<par>
<line> *ificult*r a g*stã* dos prod*tores, como a sazonalidad* de </line>
<line> consumo, *orte dependê*ci* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. *0, n. 1, ar*. 16, p. 30*-33*, ja*. 2023 </line>
<line> w*w4.fsane*.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Paula, *. N. Gambi </line>
<line> 318 </line>
</par>
<par>
<line> produtor pri*ár*o e a padr*nizaç*o da qu*lid*de do leit*, com *ase em uma r*gor*sa </line>
<line> le*i*laç*o **ni*ária (*E**S et *l., 2020). </line>
<line> Mes** co* esse cenário, a indús*r*a do leit* *o Bras*l apre**ntou um forte </line>
<line> cresci*ento, sendo * país consi*erado o 3º maior *íde* *undial na produção leiteira, atrás, </line>
<line> a*en**, da Índia e dos Es*ados U*idos (MOR*IRA; CERQUEI*A; SARAIVA, 2020). </line>
<line> Segundo os **s*os autore*, a produção de *ácteos também * desta*ue na indústria bras*leira, </line>
</par>
<par>
<line> d*v*do </line>
<line> à *rande variabilidade de *rod*tos f*bricado*. Cont*do, e*se </line>
<line> cr*scimento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> impor*ância acarret*m uma *omplexidade, *o*s o p*odutor, agora, *re*isa </line>
<line> adquirir os *eus </line>
</par>
<par>
<line> in**m**, na maioria das veze*, por diversos forn*cedo*es di*erentes (BARBOSA et al., 2*21). </line>
<line> O s*tor de laticínios é res*onsável por 12% do *e*or aliment*cio (*E MELO *t al., </line>
<line> *021). Essa* indústri*s se encontram de f*rma heterogênea, consid*rand* que algumas dela* </line>
<line> ainda continuam tra*alhando de f*r*a artes*nal (c*mo a do qu*ijo e d* manteiga) (LOI*LA; </line>
<line> LIMA, *998). Ness*s processos de pro*ução, *xiste *ma pressão em rel*ção ao ritmo in**nso </line>
</par>
<par>
<line> de trabalho, </line>
<line> vi * t o </line>
<line> que o </line>
<line> derivado </line>
<line> do lei*e exi*e cu*dados na sua fabricação, não permitindo </line>
</par>
<par>
<line> uma flexibilidade no trab*lho e um* maior pa*t*cipação dos trabalhado*es *urante * produç*o </line>
<line> (DE ME*O *t al., 202*). </line>
<line> *.4 Gestão da qu*lidade na *n*ústria d* laticínios. </line>
</par>
<par>
<line> O c*ntrole de qualidade é f**da*en*al na indústri* *e laticínios, p*is os </line>
<line> al*men*os </line>
</par>
<par>
<line> deve* atender critérios de seg*ran*a e hi*i*ne (DE *L*VE*RA; DA SILVA, 2022). *ara </line>
<line> Seidel (2009), vários fa**re* podem afe*ar a co*pos*ção do leite, ta*s como: *enétic*; </line>
</par>
<par>
<line> amb*ente; *dade </line>
<line> do anim*l; e*tágio de l*ct*ção; mane*o de orde*ha; </line>
<line> san*dad*; nutrição </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*enç*s met*b*licas. Porém, questões de manejo *odem ser aprimoradas *ara *ue se tenha </line>
<line> um p*oduto de qualidade superi*r (S*IDEL, 2009). Dessa forma, *az-se necessário o c*ntrole </line>
<line> de qualida*e *o leite na sua *he*ada na indúst*ia. </line>
</par>
<par>
<line> *lém disso, o si*t*ma *e ge*t** da *ualida*e (SGQ) *m </line>
<line> laticínios é responsável </line>
<line> po* </line>
</par>
<par>
<line> ge*ir, monito*ar *e todas as etapas do* **o**ssos *e *roduçã* es*ão sen*o exe*utadas da </line>
</par>
<par>
<line> mel**r f*rm* * se *stá </line>
<line> dentro do* padr*es </line>
<line> *a empr*sa da legislação, gar*ntindo as*im e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qualidad* dos produtos (SILV*, 2019). Nes*e co*tex*o, existem diversas metodologias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fer*amentas que seguem </line>
<line> uma abordage* para *a*antia da qua*idade, s*ndo qu* </line>
<line> algu*as </line>
</par>
<par>
<line> foram el**oradas exclusivamen*e para o setor d* aliment*s e outras adaptada* para tal setor </line>
<line> (SCALCO, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*i*a, *. 20, n. 1, art. 16, *. 309-*35, ja*. 2023 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplicação de *erramentas d* Quali*ade: Estudo de Ca*o em um *at*c*ni* </line>
<line> 319 </line>
</par>
<par>
<line> **i**em outros padrõ*s de qualidade q*e se ref*rem às pr*p**edades sensoriais e de </line>
<line> ap*esentação do produto, ta*s como *ab*r, textura, estética, embalagem etc. (ALVARENGA, </line>
</par>
<par>
<line> 2013). Assim, es*e* parâmetr*s sã* lig*dos à p*r*ep*ão pelo *onsumidor; para </line>
<line> tanto, fa*-se </line>
</par>
<par>
<line> n*cess**io avaliar * </line>
<line> qual*dad* per*ebida pelo con*umidor, identifica* a *ualidade </line>
<line> esperada </line>
</par>
<par>
<line> por ele e *esdobrar os *equisit*s ** quali*ade d*s produtos esperad*s. Em r**ação ao s***r de </line>
</par>
<par>
<line> laticín*os, </line>
<line> p*r ser uma mat*ria-prima perecíve*, isso faz com que haja impl*mentação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inovaç*e* e a busca das indústrias </line>
<line> p*r maior qualida*e em s*us p*odutos (*ELGADO; </line>
</par>
<par>
<line> CRUZ, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O presente e**u*o *o*sui enfoque *a ges*** da qu*lidade, m*is espe*ifica*ente *o uso </line>
<line> *e *err*men*as da qualidade em um laticínio, loc**izado na região do Alto Pa**naíba em </line>
<line> Minas Gerais, de modo a mapear os processos e identi*i*ar o*ortunidades de melhoria. Fren*e </line>
<line> a isso, foi d*cidi*o que o *ro**sso a se* estudad* é o d* pro*ução do que*jo *oalho, pois ele </line>
</par>
<par>
<line> **resenta 60% do </line>
<line> to*al </line>
<line> de reclamações dos clientes, v*a Serviço *e Atendimento ao Clien*e </line>
</par>
<par>
<line> (SAC) *o *** de setembro. </line>
<line> A empre*a, atualm*nte, poss*i quatro u*id*des de pr*duçã*, totalizando </line>
<line> ap*oximadamente 700 funci*nário*, sendo q*e a*ro*imada*ente *00 tra*alham na unidade * </line>
<line> ser estuda*a. *essa unidade estud**a, são fabricados cinco tipos de produ**s qu* são: Queijo </line>
</par>
<par>
<line> *in** Frescal, Quei*o Coalh*, *rovolone, Provolone Reque*j**. Para o lev*ntamento *os e </line>
</par>
<par>
<line> dados, f*r*m realizadas três visitas à empresa pa*a </line>
<line> o </line>
<line> acompanhamento dos pr*cess*s e </line>
</par>
<par>
<line> entre***tas c*m os funcionários, sendo esse*: Queij*iro, Operador de embalagem, Supervis*r </line>
<line> de produção e o Anali*ta de gar**tia de qualidade. Par* que assim p*ss*m ser aplicadas as </line>
<line> ferramentas da qual*d**e nos pro*essos. </line>
<line> Q*a**o ao *bjetivo de *stud*, o projeto teve propósito des*ritivo. A *es**is* </line>
<line> descr*tiva é um método de pesquisa u*ilizado pa** qu* se consi*a descrever os *conte*im*ntos </line>
<line> de um* d*terminad* p*p*lação com m*ior precisão de dados (A**OWA*DO YO, 2018). </line>
<line> Dessa maneira, *es*reveu-se o p**c*sso ** f*bric*ção *e quei*o *oalho, realizou-se cole*a de </line>
</par>
<par>
<line> dados, q*e fo*a* analisad*s por *eio das segu*ntes ferr*mentas: flux*gr*ma </line>
<line> do processo, </line>
</par>
<par>
<line> diagrama </line>
<line> de c*usa e efe**o e 5W2H. Essas f*r*amentas foram utiliza*as por se**m </line>
</par>
<par>
<line> ferramentas d* rápido diagnóstico e aplicação, a f*m de busca* a melh**ia contí*ua do ob*eto </line>
<line> d* e**udo, alicerçada n*s fer*ame*tas *a qualidade. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. F*A, Teresina PI, v. 20, n. 1, *rt. 16, p. **9-*35, jan. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Paula, L. N. Gam*i </line>
<line> 320 </line>
</par>
<par>
<line> O pres*nte *rtigo traz como *r*ced**en*o *écnic* o estudo de caso. Segundo Yi* </line>
<line> (2001), o estudo de caso refere-se a *m estu*o profund* e **a*st*v* d* um ou mais objetos, </line>
<line> de man**ra a *ossib*litar se* amplo e det*lhado c*nheci*ento, assim com* descobertas de </line>
<line> aspectos *ue não fo*am pre*istos inicialmen*e. Para isso, se*á feit* u*a anál*se s***e o objeto </line>
<line> de es*udo escolhi*o, detalhan*o todo o processo de p*odução, d*sde a rec*pção do leite até a </line>
<line> *mbalagem, realizando, as*im, a *onfecção de f*uxog*ama do pro*es*o. </line>
<line> E*tr* as principais abordagens, d*stacam-*e aquelas d* ordem qu*ntitativa e/*u </line>
</par>
<par>
<line> qualitati*a. Em uma abordagem </line>
<line> qual*tativa, o ambien*e em </line>
<line> q*e se trabal*a é fonte </line>
<line> dire*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ess*ncia* para colet* *e dado* (MERRIAM, 19*8). Já na ab*rd**em quan*itativa, * necessár*o </line>
<line> o uso de recurs** e técnicas de estatí**ica para transformar em números *s aco*tecime*tos do </line>
<line> di* a dia (DA*IS, **78). Por*anto, foi util*z*da *ma **ordagem quantitativ* pa*a analis*r o </line>
<line> númer* de reclam*ções dos c*ientes e a quantidade de produtos fora dos *adrões, u**lizando- </line>
<line> se do gráf*co *e Pareto e d* carta co*trole. </line>
<line> A *igur* 3 apresenta as e*apa* *e des*nvo*vi*ento ** pesquisa. </line>
<line> Figura 3: Eta**s de desenvolvimento d* </line>
<line> pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> *onte: **abor*do pelo* *uto*es (2022). </line>
<line> Primeiramente, foi **alizada uma revi*ão d* lit*rat*ra sobre o tema estudado e das </line>
<line> ferram*ntas que se**o utilizada*, para q** as*im ***esse dar in*cio * pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> Posterio*m*nte, foi feita a escol** da e*pres* * ser es*udada e * </line>
<line> p*ocesso de fabricação. Já </line>
</par>
<par>
<line> em r**açã* à metodologia da realização do tra**lh*, fo* feito *m rec*n*ec**ento do pr*ce*so </line>
<line> p*oduti*o p*r meio de o*s*rvaçõ*s sis*emáticas, o que **rmitiu um *apeamento *o processo. </line>
</par>
<par>
<line> *lém </line>
<line> da observ*ção dir*ta, a coleta </line>
<line> de d*do* oco*reu por meio de entrevi*tas </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> func**nários da empr*** e utilização de dad*s secund*rios obtidos p** meio do SA*. E* </line>
<line> R*v. *SA, Tere*i*a, v. 20, n. 1, *r*. 16, p. 30*-335, j*n. 2023 www4.fsanet.*om.b*/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplicação de *erramentas da Qualidade: Estu*o de Caso em um Laticínio </line>
<line> *21 </line>
</par>
<par>
<line> *eguida, foi utilizad* a folha d* *erif**ação para a co*eta das in*orm*ções so*re o número de </line>
<line> *rod*tos f**a *o padrão. *om o* dado* obtidos da fol*a de verificação, utilizou-se *a ca*ta de </line>
<line> *ontrol* para que fosse p*ssível o l*vanta*ento da qua*tidade de p**du*o* fora *os limite* d* </line>
<line> esp*cifi*ação. Por *i*, foram *til*zadas as ferramentas d* diagram* de causa e efeito e 5*2H </line>
<line> para id*n*ificação dos pro**ema*, de s*a causa rai* e pr*posiç*o de melhorias. </line>
<line> 4 R*SULTADOS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> A empres* de Laticínios na q*al fora realizado o estudo de caso tem </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> processa*ento *e aprox*madamente 10* mi* litros de leite por *ia, pro*uzindo, diariamente, </line>
<line> ce**a de 4* toneladas de pr*duto acabado. O *o*o do est*do foi no processo *e pr*dução do </line>
<line> queijo co*lho que *em um processamento médio de 12 mil *itros de leit* **ários. O pr*dut* </line>
<line> fabricado p*ssui cerca de 285 gra*a* * tem val*dade d* *oventa d*as. O produ*o é em**lad* a </line>
</par>
<par>
<line> vácuo te* se** peças com palitos que *ão ut*lizados, em sua maiori*, para chu*rasco. A * </line>
</par>
<par>
<line> lin*a de produção é prati**me*te toda manual. Na Figura 4, encontra-se fluxograma de o </line>
<line> fabricação: </line>
<line> *igura 4: Fluxog*ama do processo de fabr*cação </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Elaborado pelo* aut*re* (2022). </line>
<line> A repre*entação permite a percepção de que o processo e* si é complexo e que é </line>
<line> muito suscetív** a erros por pos**ir u** qu*ntidad* significativa d* et*pas, o **e d*manda </line>
</par>
<par>
<line> muit* conheci**nto e *xpe*i*n*ia p*ra *ua exe*uç*o, *rinci*almente </line>
<line> no processo de adição </line>
</par>
<par>
<line> de c*oreto de cál*io, ferm*nto lático e *oalho, até * pesagem e enformagem, quando *ua*quer </line>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a PI, *. 2*, n. 1, **t. 16, p. 309-*35, *an. 2023 ww*4.fsane*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Paula, *. N. Gambi </line>
<line> 3*2 </line>
</par>
<par>
<line> erro po*e *nfluenciar n* sabor e na textu*a do pr**uto final. C*ntudo, p*rcebe-se que os </line>
</par>
<par>
<line> fluxos de at*v*d*des são *oesos, </line>
<line> não *xistindo sobrepos**ão *ntre a* at*v*dades. Todas as </line>
</par>
<par>
<line> at*vi*ades a**esen*ad*s realm*nte permite* a ad**ão de valor ao prod*to final. </line>
<line> Dura*te en*rev**ta com o Anal*sta de Ga*a*ti* de Quali*ad*, f*i possí*el obter </line>
</par>
<par>
<line> *nforma*ões *obre </line>
<line> as *eclamações dos clientes, e foi vis*o qu*, durante o m*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s*te*b*o/2022, h*u*e v*rias *eclam*ções dos consumidores. Foi visto que existem dois tipos </line>
</par>
<par>
<line> de re*l*maçõe* por part* dos </line>
<line> consumi*ores: a ex*stência de mofo dentro da emba**gem do </line>
</par>
<par>
<line> p*oduto e * embalagem </line>
<line> *** v*cuo. Tam*ém foi visto </line>
<line> *ue as r*clamações, em s*a maioria, </line>
</par>
<par>
<line> *ão provenientes dos m*ses de fab*i*ação de junho e julho do me*mo ano. Para *nten*er de </line>
<line> forma visual, foi ela*orad* um g*áf*co de Pareto, que pode ser visto no Gráfico 1. </line>
<line> *ráfico 1 - **áf*co de Pareto das r*clama*ões </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*abora*o *elos autores (2022) </line>
<line> A*ravé* do gráfi*o, é po*sív*l observar que * *aio*ia *as r*clama*ões s*o r*lat*vas à </line>
</par>
<par>
<line> *resença de mofo dentr* *a embalagem. Em conver*a com o *nali*ta de Garan**a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Qual*dad*, f** cons*atado que *s *e**amaçõ*s </line>
<line> dos **nsu*ido*es relatam que o m*fo </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> local*zado no *a*ito fix*do a* queijo. </line>
</par>
<par>
<line> A*é* do acompanh**ento dos d*d*s d* rec*amações, foi elaborada uma fo*h* de </line>
<line> *er*ficaç*o relaci*nad* aos pesos, para qu* possa me*surar a o*cilação de pe*o que *oi </line>
<line> *elatada pelo Sup*rvisor de produçã*. * fol*a de verificação pode ser ob*er**da na *igura 5, </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> os operadores </line>
<line> er*m re**onsáveis por cole*ar 20 unidades do *roduto e preen*her a ficha </line>
</par>
<par>
<line> *om o pe*o, de ac**do com o de*vio. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, *. 20, n. 1, art. 1*, p. 30*-*35, j**. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *plicaçã* de Fer*a*entas d* ***lidade: Estudo *e Caso em *m Lat*c*nio </line>
<line> 323 </line>
</par>
<par>
<line> **gura 5 - *olha de v*rificação </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos autores (*022) </line>
<line> A fi*ha d* ve**f*cação foi utilizad* p*los operadores das máquinas de selagem a </line>
<line> vácuo durante todo o mês de set*mbro, * o* d*dos for** t*atados p*ra * cr*a*ã* de uma Cart* </line>
<line> de controle que pode ser vista no Gráfico 2. A escol*a do lim*t* de especificação foi fe*ta </line>
<line> através de *onv**s*s com o Anal*sta *e garantia de **alid*d* e o Supervisor de **o*u*ão. O </line>
<line> p*so do produto, dos p*litos * da embalagem *ão d* 324 gram*s, sendo *sse o peso i*eal par* </line>
<line> o produt* final. </line>
<line> Gráfico 2: Carta de contr*le do* pesos </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*a**rado p*los autores (2022). </line>
<line> *ev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. 1, art. 16, p. 309-335, j*n. 20*3 www4.fsanet.com.*r/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Paul*, L. N. Gambi </line>
<line> 324 </line>
</par>
<par>
<line> Par* o cálculo *os *alo*es </line>
<line> plotad*s n* gr*fico, </line>
<line> foram realizadas *édi*s de t*dos os </line>
</par>
<par>
<line> p*s*s mensurados diariamente * posteri*rm*nte p*o*ado no gráfico. O* dados são *eferentes </line>
<line> ao m*s de s*tembro. Vale ressalt*r que alguns di*s não tivera* dados, p*is nesses dias nã* foi </line>
<line> pro*essa*o o queij* co*lho. A*ravés da obse***ção do gráfi*o, pode-*e obser*ar que o </line>
</par>
<par>
<line> pro*esso não está em cont*ole, p*is ex**te uma gra*de os*ilação dos pesos e </line>
<line> uma gr*nde </line>
</par>
<par>
<line> *uantidad* d* produ*os f*r* do* limit*s de </line>
<line> especificaç*o, *endo que esse valo* abaix* LIC </line>
</par>
<par>
<line> pode provocar recla*açõ*s por part* dos </line>
<line> co*sumido*es acima do *SC e </line>
<line> pode </line>
<line> a*arretar </line>
</par>
<par>
<line> p*ejuízos para *mpresa. </line>
</par>
<par>
<line> Além do acompanhame*to dos da*os *o processo e r*clamações, foi *ealizado um </line>
</par>
<par>
<line> estudo nas áreas de produção, verifi*ando-se, no dia a </line>
<line> dia com os co*aboradores, quais os </line>
</par>
<par>
<line> prin*ipais problemas que </line>
<line> pode*iam impactar n*s *ueixas regi*t**das </line>
<line> pelos consumidor*s. </line>
</par>
<par>
<line> Durant* o levantamento d* d*dos **tados an*eri*rmente, o *companhamento no p*ocesso </line>
<line> produ*iv* e a v**ifi*a*ã* i* **co das falhas/ **oblem*s *xistentes for*m de sum* impo*tância </line>
<line> par* o *nr**u*cimento d*s discuss*e* e * busc* pela* ca*sas ra*zes. </line>
<line> E at*avés ** tod* esse levantament*, *o* po**ível diagno*ti*ar t**s p**blemas na </line>
<line> produ*ão do queijo c*a*ho, *ue fo*am: *rod*tos com mofo nos *alit*s, emba*a*e* se* vácuo </line>
</par>
<par>
<line> e osci*ações no peso do </line>
<line> produto fina*. Des*a forma, foi cri*do o d*agrama de causa e </line>
<line> efeito </line>
</par>
<par>
<line> para cad* um dos *roblema*, qu* pode ser </line>
<line> evidenciado n* Fi*ura 6, 7 e 8, respectiva*ente, </line>
</par>
<par>
<line> para que *ssim possam ser diagno*ticada* a* causas dos problema* identificad*s * suge*idas </line>
<line> soluções *ara ele*. </line>
<line> *igur* 6: D*agrama de *au*a e ef*i*o pa*a o *roblema de vácu* n*s e**alagens </line>
</par>
<par>
<line> **nte: **aborado pelos *utores (2*22). </line>
<line> **v. FSA, Te*esina, *. 20, n. 1, a*t. 16, p. 309-335, jan. 2023 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplicação de *er*ame***s da Qu*lidade: Estudo de Ca*o ** um La*i*í*io </line>
<line> 325 </line>
</par>
<par>
<line> O *iag*ama </line>
<line> apre*entado acima contém toda* a* p*ss*veis causa* propostas. Para o </line>
</par>
<par>
<line> "M" de m**o am*i*nte, n*o foi *presen*ada ca*sa </line>
<line> aparente, por isso não fo* d*scrita *o </line>
</par>
<par>
<line> dia*rama. Os equ*pam*nto* For*vac e Stereva*, de*cri*os no diag*ama, são *s m*quinas </line>
</par>
<par>
<line> respon*áveis pela sela*em das embala**ns. Em relação * máquina Fortvac, foi alegado </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> Supervisor de pro**ção que o equipamento está c*m um d*fe*to no mome*to de fechament* </line>
</par>
<par>
<line> da tampa par* a selagem, e, no *aso da Sterevac, o </line>
<line> equipament* </line>
<line> nunca fo* revi*ado pela </line>
</par>
<par>
<line> empresa. E foi d*to também pelo **smo super*iso* *ue as máqui**s nunca tiveram tes*e de </line>
<line> calibra*em, se*do as*im su*cetíveis a er*o* d* cal*bra*ão. </line>
<line> Outra possí*el cau*a é que os op*radores das s*ladora* não realizam a c*ecage* *os </line>
<line> produtos após esse proc**so. *omente *á u*a chec*gem quando o produto é *ncaixotado nas </line>
</par>
<par>
<line> caixas d* pap*lão, p*lo alto *ível de produtos no momen*o d* s*l*gem, fato esse </line>
<line> explicado </line>
</par>
<par>
<line> pelo operad*r. Na p*r*e de Mate*ial, f*i encontrado o probl*ma de ex*stência de micro furo* </line>
</par>
<par>
<line> n*s e**alagens *tilizadas. Co*tudo, não </line>
<line> existe n** um método de checa**m *reviamente </line>
</par>
<par>
<line> estabelecido para detect*r esses fur*s. E por fim, o enc*ixotamento nas *ai*as de papel*o </line>
<line> pode se* reali*ado até n* m**mo d*a. Dessa forma, pode *cor*er que produtos **m vácuo não </line>
<line> sejam detectad*s ne*** momen*o, *ois a vazão de ar pro*ocada *elos f*ros não faz com que o </line>
<line> ar saia parcialmente ou na sua totalidade. </line>
<line> Figura 7 - D**grama de causa e ef*i*o para o pro*lema de mofo nos *al*tos </line>
</par>
<par>
<line> *on*e: Elaborado *elos auto*es (2022) </line>
<line> Ne*se diagram* apre*entado acima, nã* foram identificadas causas nos "M" de meio </line>
<line> am*ie*te e *edição. Em Máquina *oi c**oca*o como causa do *robl*ma o equipament* </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 20, n. 1, art. 16, *. *09-33*, jan. 20*3 www4.fsa*et.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Paula, L. N. Gambi </line>
<line> 326 </line>
</par>
<par>
<line> a**oclav*, que é responsável pe*a ester*liza*ão dos p*litos. Esse fato ocorreu porque es*e </line>
<line> equipamento fornece *mid*de pa*a os palito*, que, po*teriormente, pode con*ribuir para </line>
<line> form**ão d* **ngos e acarretar mofo. </line>
</par>
<par>
<line> No "M" foi verific*do que uma das c*usas possí*eis é *igienização incor*eta e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> el*vada manip*l*ção *os co*aboradores com o p*od*to, vis*o que o processo de fab*icação </line>
</par>
<par>
<line> *corre *m s*a maio*ia de forma manu*l. *ontud*, é pratic*mente *nviável a redu*ão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> man**ula*ão dos </line>
<line> funcionários c*m o produto, visto *ue a forma ** fabr*cação f** par*e da </line>
</par>
<par>
<line> *ultura da e**resa. </line>
</par>
<par>
<line> Em *aterial, **i vist* que o p**ito </line>
<line> adqui*ido necessit* de esteri*izaç**, podendo </line>
</par>
<par>
<line> pro*o*a* erro* dur*nte esse processo. T*is erros são apres*ntados em Métod*, que é a </line>
</par>
<par>
<line> esterilização em grande volume e o uso *e*ses palitos com mais de *m* semana </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> esterilização, o que pode </line>
<line> pr*voca* u** red*ç*o *a e*ic*ci* do método </line>
<line> de esterili*a*ão, </line>
</par>
<par>
<line> *ossi*ilitando a formação de fungos respons*ve*s pela criação de mofo. </line>
<line> Figura 8 - Diag*ama de ca**a e efeito par* * problema d* v*riação *os pesos </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: E*aborado pel*s autore* (2022) </line>
<line> **ra os "M" de me*o ambi*nte, mão d* obra * ma*eria* não f*ram aprese*tadas ca**as </line>
<line> apa*entes, por is*o não f*r*m descritas no diagr*ma *e causa * efeit* da variação d* p*so. Em </line>
<line> relação à Má**in*, f*i anali*ad* q*e o equip*mento "Queijomat" (máqu*na onde é realiz**a * </line>
</par>
<par>
<line> fab**c*ção *a mass* do quei** coalho) dispensa a massa, *o início do pr*ce*so, com </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 20, n. 1, art. 1*, p. 3*9-335, jan. 202* </line>
<line> ww*4.fs*net.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplicação de Ferra*ent*s da *ualida*e: Est*do de Caso e* um La**cínio </line>
<line> *27 </line>
</par>
<par>
<line> maio* quant*dade *e *oro, e, no fi*, co* uma men*r quant*dade de soro, provocando assim </line>
<line> uma va*i*çã* *e *etira*a de sor* no moment* da prensagem dos queijos. </line>
<line> Atrelado a iss*, em Método, nã* e*i*te n*nhum tipo *e difere**iação da pesagem dos </line>
</par>
<par>
<line> queijos ap*s a enform*ge* (sendo o pe*o fixo de 7 kg do iní*io *o *im), *ornando-se </line>
<line> a*si* </line>
</par>
<par>
<line> *m* das possíveis c*usas para *s desvios *e pesos. Outra causa *p*rente, qu* *ode *er </line>
<line> obse*vada e* Me*i**, foi o *so de formas com diferent** pes*s. E mesmo que a balanç* </line>
</par>
<par>
<line> t*nh* a opção </line>
<line> de *ara, como o p*o*esso precisa ser ágil, os f*ncioná*ios somente taram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> primeira forma *tiliz*da. </line>
</par>
<par>
<line> Após a detecção de cad* u*a da* possíveis caus*s, foi realizada um* reunião </line>
<line> c*m o </line>
</par>
<par>
<line> Supe**isor de </line>
<line> prod*ção e * An*lista de </line>
<line> garant*a da qualidade e apr*s*ntado* os resultados. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa </line>
<line> reu*ião, os parti*ipantes foram in*a*a*os sobre **ais as causa* encontradas que </line>
</par>
<par>
<line> pode*iam ser trata*as e *uais er*m inviáv*is para a e*pre*a. E d*s*a forma, *or*m traçada* as </line>
</par>
<par>
<line> ações pert*nen*es a cada cau*a e, *onseque*t*me*te, foi elab*rado um pla*o *e </line>
<line> ação com </line>
</par>
<par>
<line> todas as inform*ções </line>
<line> n*ces*ária* para execução das ativ**a*es propostas, repres*n*ad* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *abela 2. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na P*, v. 20, n. 1, art. 16, p. 309-335, jan. 2*2* </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Paula, L. N. Gambi </line>
<line> 328 </line>
<line> Tabela 2 - Plano de *ção 5W1* </line>
</par>
<par>
<line> Pro*lema </line>
<line> O que? (What) </line>
<line> Por quê? (W**) </line>
<line> O**e? (W*ere) </line>
<line> Quem? (Who) </line>
<line> Quando? (Whe*) </line>
<line> *omo? (Ho*) </line>
</par>
<par>
<line> Uso d* palito* comv*rios *ias a*ós a ester*lização </line>
<line> Reduç*o do intervalo entre a este*i*ização e o uso dos pa*itos </line>
<line> Evitar o desevo*viment* de fun*os </line>
<line> Se*or *e embala*em*r*maria </line>
<line> Coor*en*d*r de Produ*ã* </line>
<line> I*ediatamente </line>
<line> Uso de palitos no *esmo d** da ester*lização para evit** q*e os mesmo* *e*en*olvamfungos. </line>
</par>
<par>
<line> Alto volu*e d* pal*tos na esteri*i**ç*o </line>
<line> Redução da **antida*e *e palitos para esteri*ização </line>
<line> Para aumentar * ef*cá*ia da est*ri*iza*ão </line>
<line> Lab*r*tório </line>
<line> Su*ervi*or de Qualidade </line>
<line> Im*diatame*te </line>
<line> *sterilizaçã* de *alitos *omquanti*ade red*zida de *00 u*idades no saco plástico. </line>
<line> </line>
<line> *edução do *empo de este*ilização </line>
<line> Evitar *xcesso *e **idade n*s palitos </line>
<line> Lab***tó*io </line>
<line> *upervisor de Q*ali*ad* </line>
<line> Imediatamente </line>
<line> Reduç*o no tempo de esteril*zação emautoc*av* de 30 min pa*a 15 minpara e*itar excesso *e u*idade nos pali*os. </line>
</par>
<par>
<line> *xcesso ** u*idade provocado pela *utoclav* </line>
<line> Sub*t**uição do equipamento autocla*e Ve*if*car a exist*ncia de palitos já e*terilizados </line>
<line> Para e*itar o uso da autoclave. </line>
<line> *aboratório Corporati*o </line>
<line> C*ord*nador de Produção Analista *e P&D </line>
<line> Prazo de 1 mês para conclu*ão Prazo de 2 mês p**a a conclusão </line>
<line> Te*** de Esterilização de palitos emestuf* a seco para evitar o uso da autoclave. Av*liação de mercad* para compra *e p*lit*s esteriliza*os comlaudo de compr*vação afimde e**tar o u*o ** autoclave. </line>
</par>
<par>
<line> Hi**e*iz**ão incorreta dos e*uipamentos </line>
<line> Análi*e *wab </line>
<line> *ara *i*gnos*ico se os equipament*s *ofre* co*tam*nação </line>
<line> Pro*ução </line>
<line> Superv*sor de Qual*dade </line>
<line> Prazo de 1 sema*a pa*a conclusã* </line>
<line> Inclui* análise de Sw*b de b*l*res e leveduras *os eq*ipamentos de produção do qu*i*o coalho. </line>
</par>
<par>
<line> Fortvac c*mdefeito Stereva* semrev*são Sela****s s*mcali**agem </line>
<line> *ealiza* manutenção *evisão do equip*me*t* Reali*ar te*t*s e anál*ses nas *a*uinas </line>
<line> E*itar fal*a d* sela*em </line>
<line> *anutenç*o Setor *e embalagem*rimaria Cor**r*tivo *mbalagemsecu*dá*i*. </line>
<line> Supe*visor ** Manutençã* Supervi*or *e Manutenção *o*rd*n*dor de P*oduç*o S*pervisor *e Produção </line>
<line> Pr**o ** * mês pa*a a concl*s** *razo de 2 mês pa*a a conclusão Pr*zo de 3 mês para * conc*usão P*azo de 2 *ês para a c*n*l*são </line>
<line> *n*iar e**ipament* For*vac para manut**ção exter*a no fabricante. Revisão completa d* equipamento Steravac pelo fab*i*ante. Compra de vacuômet*o p**a realização *e *nálise durante a produção. Inserir análise de teste de vazam*nto de ar (bor*a*heiro) duran** o proce*so de *e**gem. </line>
</par>
<par>
<line> Encaixotamen*o rápid* </line>
<line> Aumentar pr*z* par* encaixo*am*nto dos produtos *cab*d** </line>
<line> P*ra q** **nsiga analisa* s* o produto está co*problema de sela*em*/oumic*o *uros </line>
<line> Embalagems*cundária. </line>
<line> Sup*rv**or de Produção </line>
<line> Ime*iatamente </line>
<line> Re*lizar encaix*tamento de quei*o coalho com2 dia* de embalagem*ara i*s*eção d* perda de vá*uo e acompanhamen*o do indicador. </line>
</par>
<par>
<line> **ri*ilid*de da quantidade *e soro dispensado pela **eijomat*c Forma* sempad*ão de peso </line>
<line> Realização de te*te dos peso* du*ante a pesagempa*a a en*ormagem Padronização das *o*ma* **ilizad*s </line>
<line> Par* que não haja varibi*id*de do peso do* q*eijos </line>
<line> Produção Produção </line>
<line> S*pervisor *e P**du*ã* Supervisor de P*o*uç*o </line>
<line> *razo de 2 mês para a conclusão Prazo d* 1 mês para a *onclusã* </line>
<line> *este de dife*ent*s pesa*emno i*icio, meio e fima enformage*dos que*jo*, verificando se há v*ribilidade de pe*os Padronização das form*s utilizadas, atraves do cort* d* excesso das formas *o*um*aior p*so </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos *utores (2022) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esin*, v. *0, n. 1, art. 16, p. 309-*35, jan. 20*3 </line>
<line> www4.f*anet.c*m.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Apli*aç*o *e Fer*amentas da Qual*dad*: Estudo de Ca*o em um L*t*cínio </line>
<line> 3*9 </line>
</par>
<par>
<line> N* ta*ela 2 foi </line>
<line> ut*l*zada a *e*r*ment* 5W1H, *ão pro*ondo *ções para um dos "*" </line>
</par>
<par>
<line> (How M*ch), p*is houve *ifi*uldad* para *sti**r os custos *e *lgumas proposições </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m*lhorias. Essa **rramenta *uxiliou </line>
<line> na *rg*nização das ta*e*as qu* dev*riam ser reali*adas </line>
</par>
<par>
<line> para s*n*r os pr*ble**s re*acionados ao queijo coalh*, *nformand* q*al *everá ser tr*tado, o </line>
</par>
<par>
<line> que po*er*a **r feit* para *olucionar ess* </line>
<line> problema, por que esse probl*ma </line>
<line> dever*a ser </line>
</par>
<par>
<line> resolvido, quem iria solucio*ar o *roblema, </line>
<line> qua l o </line>
<line> pra*o para * *rob**ma ser solucionado, </line>
</par>
<par>
<line> onde e como. </line>
</par>
<par>
<line> * CONS*DERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> As ind*s*rias de lác*eos p*ss*em um des*a*ue no cresc*me*to da *cono*i* *rasil**ra, </line>
</par>
<par>
<line> sendo </line>
<line> essencial n* sup*imento de alime*tos e </line>
<line> na geração de emp*ego e renda para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> po*ulação. No e*tant*, </line>
<line> os p*drõe* de </line>
<line> quali*ade sã* fun*ame*tais na indús*ria d* *atic*nio*, </line>
</par>
<par>
<line> poi s os </line>
<line> al*men**s devem </line>
<line> cumprir critér*os de segur*nça *igien* par* s*us *onsumidore*. e </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, *esta p*squis*, foi possível analisa* o am*iente e o mercado em que as *nd*stri*s d* </line>
</par>
<par>
<line> lácteo* </line>
<line> estão *ncl*sa*, *ontextualizar o segmento *e leit* j*n*o à indústri* de laticínios, </line>
</par>
<par>
<line> estu*ar proces*o de o </line>
<line> produ*ão e ap**cação *e fer*amentas </line>
<line> *e </line>
<line> q*alidade *m um la*ic***o </line>
</par>
<par>
<line> local*zado n* região do Al*o Paranaíba. </line>
</par>
<par>
<line> Em especi*l, foi a*alisada a pr*dução de </line>
<line> um d*terminado produto, o queijo co*lho, </line>
</par>
<par>
<line> *m que foi possíve* a aplicaçã* das ferram*ntas da quali*ade para melho*ia co*tínua at*avés </line>
<line> do levantamento *as r*clamaçõ*s oriundas do SAC, contribuindo para o *irecionamento do </line>
</par>
<par>
<line> est**o. T*mb*m foi *ealizado o entendimento de todo * </line>
<line> proces*o *través da f*rramenta </line>
</par>
<par>
<line> fluxograma de pr*c*sso, dando embasamento para a cri*ção *e um* ficha d* verificaç*o para </line>
</par>
<par>
<line> a *náli** dos desvios de pes* do prod*to, sendo c*nstatada*, </line>
<line> a*ra**s da car** </line>
<line> de *ontr*le, </line>
</par>
<par>
<line> oscil*ções fora dos limites d* e*pecifi*ações. E, dessa forma, *oi usado o diagrama de causa e </line>
</par>
<par>
<line> ef*it*, </line>
<line> para se descobrir as causas de *ada um dos prob*emas. E, por me*o </line>
<line> d* ferra*enta </line>
</par>
<par>
<line> 5W1H, foi realizada uma *ropo*içã* de u* plano de açã* para os problemas identificados. </line>
<line> *s açõe* prese*tes no p*a*o de a*ão se encontram e* nív** ope*acio*al e tático, c*mo </line>
<line> * de m*nutenção das sela*oras, redução *o t*mpo de ester*liz*ção, *nclusão de análises Swa*, </line>
<line> duran*e o proc*s*o, e *umento do prazo para o enca*xota*e*to d*s p*odutos. *ontu*o, esses </line>
</par>
<par>
<line> proble*as podem ser </line>
<line> um reflexo de </line>
<line> u** falta ** pl*nejam*nto estratégico, visto que, no </line>
</par>
<par>
<line> cotidiano, *ão exi*te *m alinham*nto da alta di*eção com * Supervi*o* e </line>
<line> o* fu*cionários </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ch*o de fáb**ca. Esse ali*hame**o somente se dá qu*n*o há de**ncadeamento d* problemas. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teresi*a PI, v. 20, n. 1, art. 16, p. 309-335, jan. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. P**la, *. N. Gam** </line>
<line> 33* </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, a empr*sa poderia evi*ar vár*os *esses pro**em*s atra*é* da *niã* dos esforços dos </line>
<line> níveis estratégicos, tát*co e opera*ional. </line>
<line> *ess* modo, t*m-s* que o objetiv* geral pr*posto foi atingido, b*m como os *bjetivos </line>
<line> *spe*íficos, qu* fo*am: identificar proble*as operacionais na em*re*a; empreen*er o uso das </line>
<line> ferramentas *e ges*ão da q*alid**e para comp*eender e buscar melh*rias p*ra os processos; e </line>
</par>
<par>
<line> pro*or **didas para *elhoria dos p*oblemas encon**ados. De f*rma </line>
<line> geral, f*ram </line>
</par>
<par>
<line> identificados problemas, como: pr*sença d* mofo </line>
<line> nos palitos, em*ala*em sem vá*uo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> oscilações no *eso fi*al do prod*to. Para tod*s *sses pr*b*emas **contrados foram pro*o*tas </line>
<line> soluções. </line>
<line> *ssim, como contr*bui*ã*, este *rabalho auxi*iou a empres* estu*ada com o </line>
</par>
<par>
<line> diag*ósti*o de pro*lemas descobertos através de recl*m*ç*es dos cl*ente*, s*n** que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> emp**sa so*ria com vá**os prejuízos or*gina*os dessas rec*amações. O resultado da *esquisa </line>
<line> também pode *uxiliar ou*ras e*presas do ramo na identif*ca*ão de *r**lemas e *ro**si*ão de </line>
</par>
<par>
<line> soluções. Os auto*es *ugerem à ind*stria </line>
<line> estudada </line>
<line> que não *p**as siga o pla*o de *ç*o </line>
</par>
<par>
<line> realizado, como *ambé* </line>
<line> utiliz* a ferram*nta ciclo PD*A para a implant*ç*o **s me*h*rias, </line>
</par>
<par>
<line> *e forma a av*lia* se as </line>
<line> *ropos*as de fa*o *eram m*l*or*as, e r*alizar um ciclo, elabor*ndo </line>
</par>
<par>
<line> novas prop*stas de me*horia*. </line>
<line> REFE*ÊNCIAS </line>
</par>
<par>
<line> ABN* NBR </line>
<line> ISSO *20**; *ssociação *rasi*eir* d* </line>
<line> normas téc*i**s; Sistemas de G*stã* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Segurança de A*imentos - Requisitos para qualquer *rganizaç** *a c*deia produ*iva de </line>
<line> *limentos. 2006. 3* *áginas. IC* 67.020. </line>
</par>
<par>
<line> AL*AR*NGA, T. H. P. C*nári* </line>
<line> da </line>
<line> *e*tão da **alidade *os lat*c*nios de m*cro </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pequeno port* da </line>
<line> *egião dos Cam*o* G*rais do Paraná. 2013. Dissertaçã* de M*str*d*. </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Tec*ológica Fed*ral do Pa*aná. </line>
<line> ASSOCIAÇÃ* B*A*ILE*RA D*S *N*ÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃ* - ABIA. N**e*o* </line>
<line> do Set** *e Alime*tos - Faturament*. *ão Paulo: AB**, 20**. </line>
</par>
<par>
<line> A*MOWARDOYO, H. Méto*os </line>
<line> de pes**isa em estu**s TEFL: pesqui*a descri*iva, estudo </line>
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<line> de caso, análise d* e*ros e R & D Jou*nal of Langu*ge Tea*hing an* R*searc* , v. 9, n. 1, p*g. </line>
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<line> AYRES, M. A. C. *olha </line>
<line> de *erifica*ã*: a*licabili**d* </line>
<line> des*a *e**ame**a no serviço </line>
<line> de </line>
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<line> 3) elaboraç*o do r*scunho ou n* *evis*o crítica do *onteúdo. </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)