<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 2, art. 5, p. 104-118, f*v. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.2.5
</line>
</par><par>
<line>
Va*uation do Ensino Superior Priva*o: *m Estudo d* Ca*o dos G**pos Educacion**s Listados
</line>
<line>
n* B3 S.A. Pelo Mé*odo V*l*r Patrimo*ial
</line>
<line>
Valuatio* *f Pri*ate Highe* Edu*ation: * C*se Stud* of Educational Grou*s L*sted on B3 S.A.
</line>
<line>
by t** *quity Val*e Method.
</line>
</par><par>
<line>
Guilhe*me Teixei*a Portugal
</line>
<line>
D*utor em Engenhar*a p*la Universidad* Federal d* Ri* de Janei**
</line>
<line>
Profes*or *o Programa d* P**-Graduaç*o em Ciências Con*á*eis na Fac*ldade de Adm*nistração e Finan*as d* Universidad*
</line>
<line>
do E*ta*o do R*o de Janei*o
</line>
<line>
E-*a*l: galotro*@gma*l.com
</line>
<line>
Davi dos S*ntos Marques
</line>
<line>
Pós-doutorado em C*ências Contábe*s *a *n*ve*sida*e do **tado do Rio de Jan*i*o
</line>
<line>
Dou*or em Admin*stração **l* Universidade do Grande *io
</line>
<line>
E-ma*l: *rof.davi.m**q*es@g*ail.com
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Gui**erme Tei*eira Po*tugal
</line>
<line>
Edi*or-Ch*fe: Dr. Tonn* Kerley d* Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
Rua São F**ncisco Xa*ier, 524, 9º anda* - blo*o *
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Maracanã - *i* de Jane*ro, RJ. CE* *0550-0*3., Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Dav* dos Sa**os Marques
</line>
<line>
Artigo recebi*o em 07/12/*022. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Rua São *ranci*c* Xavier, 52*, 9º andar - b*oco *
</line>
<line>
r*ceb*da em 21/12/202*. Aprovado em 22/12/2022.
</line>
</par><par>
<line>
*aracanã - R*o de *a*eiro, R*. CEP 20550-013., Brasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
*valiado pe*o s**tema Tr*ple Re*iew: De*k *evie* a)
</line>
<line>
pelo Editor-Chef*; e b) D*uble Blind Revi*w
</line>
<line>
(avaliação cega *o* *oi* avaliado*es da área).
</line>
<line>
Re*isã*: Gramatical, *ormativa e *e Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Valuation do En*in* Su*erior Privado: Um Estudo de Ca*o dos G*upo* Educacionais Listados na *3
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
Est* estudo te* como objetivo analisar os gru*os educac**nais listados na B3 S.A. partind*
</line>
<line>
d** in*ormaçõe* *ont*be*s **vulgadas * arqui*adas na C*missão de Va*o*es Mobi*iários, visto
</line>
<line>
a relevânci* q*e * ensino supe*ior privado bra*i**i*o **m apresentad* nas últimas duas
</line>
<line>
d*ca*as, o q*e result*u em consi*erávei* transformações no seu modus operandi. **diante as
</line>
</par><par>
<line>
infor*ações coletadas, será cal*u*ado o val*r patrimo*i*l *os grupos educacionais entre
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
anos 20*6 * 2020. Os resultados d* pesqui*a *videnciam que os grupos e*uca*ionais lis*ad*s
</line>
<line>
na B3 S.A., em *ermos de va*or patr*m*ni**, est*o *o**olidad*s e e* c**sta*te c*e*cime*to.
</line>
<line>
Os *chados ten*e* * colabo*ar na c*nstruç** d* pesquisas *ue buscam entender a educ*ção
</line>
<line>
superior privada por interméd*o do crescimento patrimoni*l.
</line>
<line>
Palavras-chave: Ensino Superior *rivad*. Valor Patrimonial. Gr*pos Educa*ion*is. B3 S.*.
</line>
<line>
A*STRA*T
</line>
<line>
This study analyzes t* *nal*ze the educ*tional group* listed on B3 S.A. based on the
</line>
<line>
accounting **formation disclo*ed and filed with the *ecuri*ies and Exchange C*mmission of
</line>
</par><par>
<line>
Brazil, given the r*levanc* tha* Brazilian
</line>
<line>
private hig*er educ*tion
</line>
<line>
has pr*sented in t*e las*
</line>
</par><par>
<line>
two d*cades, *hich resulted in consi*erable changes in i*s m*dus operandi. *ccording to the
</line>
</par><par>
<line>
info*mation coll*cted, the
</line>
<line>
equit* value of the ed*cational
</line>
<line>
groups wi** be
</line>
<line>
calculate*
</line>
<line>
between
</line>
</par><par>
<line>
the y*ars 2016 and 2020. The r*s*arch r*s*lts show that the educ*tional gr*ups listed on B3
</line>
<line>
S.A., *n te*m* *f equity value, a*e cons*lidated a*d const*ntly growing. The findi*gs *e*d to
</line>
<line>
*ollabora*e in the construc*io* of re*earch that s*ek* to un*erstand *ri*ate higher educ**ion
</line>
<line>
thro**h equity growt*.
</line>
<line>
K*ywords: Pri*ate *ig**r Education. Equi*y *alue. Educational Groups. *3 S.A.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, *. 2, art. 5, p. 1*4-118, fev. 20*3
</line>
<line>
w*w4.f*anet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. *. Portu*al, D. S. Marques
</line>
<line>
106
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TROD*ÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A ed*cação super*or
</line>
<line>
priv*da br*s*leira
</line>
<line>
nas úl*i*as *u*s déc*das
</line>
<line>
apres*ntou
</line>
</par><par>
<line>
cons*deráve*s transfo*mações no seu modus ope*andi. O mode*o de expa*são do ensino foi
</line>
<line>
forta**cido pelos m*vimento* de "compra, venda e fusão empresariai* e investim*ntos d* *ip*
</line>
</par><par>
<line>
private equit*. Tais
</line>
<line>
fo***s impl*cam a man*tenção e a expansã* da re*e, *endo co*o
</line>
</par><par>
<line>
*re*sup*stos *n*ciais a grande
</line>
<line>
concorrência est*belecida pelo*
</line>
<line>
*ovos tempos" (CORB*CCI;
</line>
</par><par>
<line>
KUBOTA; M*IRA, *016, p. 3*).
</line>
<line>
* e*pansão dos *rupos de e*ucação superio* pr*vada "gerou, na verdade, o mai*r e
</line>
</par><par>
<line>
m*is vult*so moviment* de abertur* *e capit*l combin*da com *usão [...], transformando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
país num a*rativ* *ercado para *nvest*d***s *o *undo *o*o" (PRIM*, 2014, p.
</line>
<line>
13). Sen*o
</line>
</par><par>
<line>
im*or**nte salien*ar que a "aquisição de instituiç*es *e p*rte médio ou
</line>
<line>
pequeno em
</line>
</par><par>
<line>
dific*ldades fina*ceiras, seja por meio d* f*sõ*s de *apital, cuj* co*per*ç** permite ganho*
</line>
<line>
d* escala e maior fatia *e mercado" também con*ri*u*u para o *van*o do model* *e n*g*cio
</line>
<line>
(CARVAL*O, *013, p. 768).
</line>
</par><par>
<line>
Os movime*tos *****sariai* de aquisições e fusões
</line>
<line>
*presentaram grande relevância
</line>
</par><par>
<line>
no seg**nto aprese**a*o no tra*alho, uma *ez *ue e*t** janei*o *e 2007 e **tembro de 2*20
</line>
<line>
foram contabiliza*as 340 nego**aç*e* ent*e os grupos educac*onais, o qu* segu*do a KPMG
</line>
<line>
(202*) *levou o segm*nto para o dé*imo segund* lug*r n* q*es*to fusões e aqui**ç*es. Dessa
</line>
</par><par>
<line>
forma, * "a**liação
</line>
<line>
*o ens*no s*perior *ão se **s*incula das **ivati**ções, fusões
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
empre*as naci*na*s e estran*eiras, uma vez qu* se tornou l*tente a nece*s*da*e de *dequar o
</line>
</par><par>
<line>
*aís à* tendências c**i**listas *ara ampliar a capa*idade *e so*reviver em *eio
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
c*n*or**ncia *lobal" (ALVES; ALVARENG*, 201*, p. 30).
</line>
</par><par>
<line>
As institu*ç*es d* Ensi** Superior (I*S) tamb**
</line>
<line>
vinc**aram sua* e*tr*t*gias de
</line>
</par><par>
<line>
crescimento
</line>
<line>
*om a transformaç** "d* univ*rs*dad*s e
</line>
<line>
*entros
</line>
<line>
univ*rs*tá*ios em *ran***
</line>
</par><par>
<line>
conglom*rados ou ho*din*s. Isso vem ocorrendo por meio de reestruturaçã* oper*cional, seja
</line>
<line>
pela aquisição d* instituições de port* médio ou pequeno em di*iculdad*s financeiras, sej* po*
</line>
</par><par>
<line>
*eio de f*s*es de c*pital" (C*RVALHO, 2*13, *.
</line>
<line>
7*8). *omo c*nsequên*ia, "o *o*olár*o
</line>
</par><par>
<line>
desse novo ambi*nte econômico *ão as **ande* *o*por**ões, meg*f*sões a a*pliação e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
part*ci*açã* do *apit*l e*trangeiro na educação nacional" (*ORB**C*; KUBOTA; MEIRA,
</line>
<line>
20*6, *. 39).
</line>
</par><par>
<line>
O ensin* *uperior
</line>
<line>
privado, *m termos
</line>
<line>
de r*levância posic**nal,
</line>
<line>
apr*se*t*u
</line>
</par><par>
</page><line>
con*ideráv*l c*e*ciment* de "256% em duas déca*as, pass**do de 2,3* *ilhõ*s de matríc*l*s
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 2*, n. 2, art. 5, p. 1*4-1*8, fev. 2023 *ww4.fsan*t.com.*r/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Val*ation do En*ino S*perior Privado: Um Estudo de Ca*o dos Grupos *du*aci*nai* Listados *a B3
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
em 19*9 para 8,45 milhões em 2018. Entre 199* e *006, o subsist*ma privado cresc*u algo
</line>
</par><par>
<line>
**is ra*idamente que o p*bli*o, pass**do de 65% das matríc*las
</line>
<line>
*otais
</line>
<line>
a **%"
</line>
</par><par>
<line>
(BIELSCHOWS*Y, 2020, p.
</line>
<line>
242). *e acordo com o ú*t*mo senso da
</line>
<line>
e*uca*ã* *uperior
</line>
</par><par>
<line>
*ivulgado pelo INE* (2020, p. 26), "a r*de pr*va*a co*ta com mais de *,5 mi**ões *e alunos,
</line>
<line>
o que ga*ante um* part*cipaç*o ** 75,8% do sistema de educação superior, ou seja, *e cada 4
</line>
<line>
es*udantes *e gra*uação, 3 fr*q*ent*m uma inst*tuição *ri*ada".
</line>
</par><par>
<line>
A**alm*nte existem *inco
</line>
<line>
*ru**s educ*c*onais neg*ci*ndo seus papéis na B3 S.A.
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Brasil, Bolsa, Balcão -, Kr**o* Educacio*a* S.A./Co*na Educação S.A., Está*io Participa*ões
</line>
<line>
S.*./Y*UQS **r*icipações S.A., GA** Ed*cação S.A./Â**m* Ho*d*ng S.A., Ser
</line>
<line>
*duc*c*ona* S.A., e C*uzeiro d* Sul Ed*cacional S. A. Para o est*do, o último não *erá
</line>
<line>
anal*sado, pois abr*u capital *m fevere*ro de 20**.
</line>
<line>
Mediante o apre*ent*do, esta pes*uisa busca respo*der à seguin*e ques**o: os grupos
</line>
<line>
de educação superior listados na B3 S.A. estão **ment*ndo *u di*inuindo seu valor
</line>
<line>
patrimoni*l?
</line>
</par><par>
<line>
Logo * propósito do estudo é situar os grup*s de *du*açã* sup*rior lis*ados
</line>
<line>
na B3
</line>
</par><par>
<line>
S.A. em te**os de ***or, de ac*rdo com as inf**ma*ões contábe*s e financei*as divulgadas
</line>
<line>
n*s respectivas d*monstraçõ*s con*ábeis referen*es aos exe*cíc*os findos em *1 de dezemb*o
</line>
<line>
de 2016, 2017, 20*8, 2019 e 2*20, u*ilizando a técnica v*luatio* pe** mé*odo val*r
</line>
<line>
p*trimonial.
</line>
</par><par>
<line>
O o*jet*vo do trabalho é ava**ar valor o
</line>
<line>
dos grupos *e
</line>
<line>
e*ucação superior listad*s na
</line>
</par><par>
<line>
B3 *.A., uma vez
</line>
<line>
*ue *ão foram ident*fi*ados estudos com tal proposta. Al*m das
</line>
<line>
r*cen*e*
</line>
</par><par>
<line>
pesq**sas es*a*em *elacionada* *o mercado de educação
</line>
<line>
*up*rior à luz da Teoria Ne*-
</line>
</par><par>
<line>
I*stitucional (WANDERL**; M*R*UES, 2022);
</line>
<line>
a* *istem* de avaliação d*
</line>
<line>
ed*cação
</line>
</par><par>
<line>
su*erior
</line>
<line>
no Br*sil (T*RRES, 2018); as políticas assistencialistas de incentiv* a
</line>
<line>
e*ucaç*o
</line>
</par><par>
<line>
supe*i*r privad* (BA*RETO, 2017); a evoluç*o da edu**ção superior pri*a*a no
</line>
<line>
Br*sil
</line>
</par><par>
<line>
(ALVES; ALV*RENGA,
</line>
<line>
2017), * a conc*ntração *o mercado
</line>
<line>
de educa*ão
</line>
<line>
s*p*ri*r
</line>
</par><par>
<line>
(CORBUCCI; K*B*TA; MEIRA, *016).
</line>
<line>
O estudo está estr*turado em seis partes, co*eç*ndo *om *ntrodução, *eguindo p*ra o
</line>
</par><par>
<line>
r*ferencial teórico, me*odo*ogia, resultados e d*sc*ssões das
</line>
<line>
*nf*rmações analisadas e,
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
f*m, as co*clusões e sugestões para pesquisa* futuras.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*re*ina PI, v. 20, n. 2, art. 5, *. 10*-118, fev. 20*3
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.b*/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Portugal, D. S. Marques
</line>
<line>
108
</line>
</par><par>
<line>
2 RE*ERENCIAL TEÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
O referencial teórico foi con*tr*ído com a *inalidade de oferecer subsídio* para
</line>
<line>
fu*dam*ntação ** est*do. Pelo p*o*ósito, a *un*ame*tação teór*ca está *i*id*da e* dois
</line>
<line>
tópicos: for*ação dos grupos *e educação superior priva*a * ava*ição pe*o mé*odo v*lor
</line>
<line>
patr*monial.
</line>
<line>
2.* E*ucação superior privada
</line>
<line>
A expan*ão *a* ins*ituições priva*as de ensino s*pe*i*r n* Bra*il c**eç*u
</line>
<line>
precisa*ent* na década de 1970, cu*a finalidade era propor**onar uma a*ternativa par* os
</line>
<line>
d***entes qu* nã* conseguiam estuda* nas fac*ldades púb*ica* (SAR*IV*; NUNES, 2*11).
</line>
</par><par>
<line>
É f*ndamental contex*ualizar destacando *ue a "cre*cente
</line>
<line>
*emanda por ensino
</line>
</par><par>
<line>
sup*rior, já no governo militar (19*4 -
</line>
<line>
1985), est*mulou a oferta
</line>
<line>
de v*gas pelas ins*itu*çõe*
</line>
</par><par>
<line>
pri*adas, por me** do credenciam*nto de escolas dentro e f*ra dos gran**s ce*tros urb*nos
</line>
<line>
tradic*on*is" (CYRI*O; WANDE*LEY; OLIVEIRA, 2018, p.6).
</line>
<line>
* educação super*or pri*a** br*sil*ira p**sou por consider*vei* *udanças,
</line>
</par><par>
<line>
principalmente a partir da C*nstituição Federa* de
</line>
<line>
1988
</line>
<line>
quan*o houve "aut*nomia
</line>
</par><par>
<line>
univer*i*ária,
</line>
<line>
esta*elec**a a ind*s*ociab*lidade entre ensino pes*u*s* * **tens*o, garantiu
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
gratui*ade nos *st*belecimentos ofic*ais, a*s*gurou o ingresso
</line>
<line>
por
</line>
<line>
conc*rs* público *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
r**ime *urídico único" (SAVIANI, 2*10, p.1*).
</line>
</par><par>
<line>
P*ra Corbucci, Kubota e M*ira (20*6, p.9), a
</line>
<line>
*mpliação do *n*in* *uper*or p*ivado
</line>
</par><par>
<line>
iniciou "no período 1997-2003, qua*do en*ão houve cres*iment* de 132% das matr**ul*s em
</line>
</par><par>
<line>
cursos de g*aduação presen*iais. O crescimento anual da* matr**ulas nesse
</line>
<line>
período oscilou
</line>
</par><par>
<line>
e*t*e 11,*% e 17,5%".
</line>
</par><par>
<line>
A *artir dos anos 2000, ocor*eu uma ver*iginosa transform**ão nos mode*os das IES,
</line>
<line>
"de um total de 1.180 IES no Bra*il, apenas 71 eram públicas, *om as demais se dividind* em
</line>
<line>
884 IES isoladas, 140 *entro* Universitár*o* e/** *acu*dad*s Integr*das e 85 universidades
</line>
<line>
privadas, das quais mais de *0% t*nham fins lucrativos" (A*RI*E; BARONE, 2009, p. 43).
</line>
<line>
De acordo co* *ereira * ***t* (2014), o *n* de 2*05 pode ser co**iderado o *arco de
</line>
</par><par>
<line>
*nício d*s o*erações de fus*es aquisições, haja vist* o grup* am*ricano Laureate *er e
</line>
<line>
adqu*r*do o co*trole acionári* da mantenedora da Universidade Anhe*bi-Mo*umbi.
</line>
<line>
* fato q*e a e*pansão econ*mica e fi*an*eira IES "ao invés de a*pliar o alcance do
</line>
</par><par>
<line>
ensino, *ero*,
</line>
<line>
*a verdade, o m*ior * mais *ul*o*o *ovi*e*to de abertur* de capital
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Ter*sin*, *. 20, n. 2, art. 5, p. 1*4-118, fev. 2*23
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Va*uation do Ensino Superior P*i**do: Um Estu*o de Ca*o dos Gru*os Ed*c*cionais Listados na B3
</line>
<line>
109
</line>
</par><par>
<line>
co*bi***a com fusão [...], transfor*ando o país num atrat*v* mercado *ara inv*stido*e* *o
</line>
<line>
m*ndo todo" (*RIMI, 20*4, p. 13). Dentre a* oper***es de fu*ões e aquisições é p*ssível
</line>
<line>
d*stacar:
</line>
</par><par>
<line>
[...] a compra *o Cent*o **iversitário Ibe*o-Amer*c*no (UNIBERO) pelo
</line>
<line>
*rupo
</line>
</par><par>
<line>
An*anguera E*ucacional, em 2007, *eguida de perto pela Univer*idade Estácio de
</line>
</par><par>
<line>
Sá, que adqu*riu o Centro Uni*ersitá*io Radi*l (UN*RADIAL), em São P*ulo, e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
K*oton,
</line>
<line>
de B*lo Horizonte, que adqu*r*u, em 201*, Cent*o d* Ensino Atenas o
</line>
</par><par>
<line>
M*ranhense (CARVALHO, *013, p. 7*9).
</line>
<line>
No ano d* 20*1 "a Anhanguera comprou * Univers*dade *a*deirant* de São *aul*
</line>
<line>
(Uniban), por estimados R$ *0* mi*hões e for*ou um *rupo c*m mais de 400 mil alunos"
</line>
<line>
(PE*EI*A; BRITO, 2014, *. 8). *s mov*mentos *or*m tã* relevantes que ent*e os anos 2007
</line>
<line>
e 201* as fusões e aqu*sições no setor e*ucacional alc*n*aram um total de *02 transaçõ*s, o
</line>
</par><par>
<line>
q*e represen*ou um* *ovimentação financeira *e mais de R$5 *ilhõe*"
</line>
<line>
(*M
</line>
</par><par>
<line>
CON*ULTORIA, 2015, p. *).
</line>
</par><par>
<line>
No ano de 2015, o *rupo Ânima integralizou R$ 320 mil*ões da Universi*ade São
</line>
</par><par>
<line>
Judas, além das "aquisições da UniJorge * *VA p**o valor de R$ 1,14 bilhão"
</line>
<line>
(C*
</line>
</par><par>
<line>
CO**ULTO*IA, 2015, p. 10). Já o Grupo Krotom no ano de 2016 "concluiu a venda da
</line>
<line>
totalid*de *a* par*icipações soc*e*árias det*das *or subsidiárias da Kroton na Unia*selvi à
</line>
<line>
Treviso Empreendimen*os e Pa*t*c*pações S.A. (K*ot*n Educacional S.A., 20*7, p. 18).
</line>
</par><par>
<line>
Hoje os **upos edu*a*ionais est*o con**lidados, uma vez que o *x*ressivo
</line>
<line>
"
</line>
</par><par>
<line>
crescimento end*gen* dessas empresas, o
</line>
<line>
aumento *xcep*ional d*s recei*as líquidas
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
decorrente das aquisições e incorporações realizadas [...], *al como evidenciam *s relat*ri*s
</line>
<line>
de ge*t** de*sas *mpresas" (CORBUCCI; KUBOTA; MEIRA, 20*6. p. 41).
</line>
<line>
* modelo de g*stã* da* I*S pode ser claramente compre*ndi*o *or *inco **in*ípios,
</line>
<line>
confor*e Man**bo, Maué* e Chaves (*00*, p. 44):
</line>
</par><par>
<line>
(1 )
</line>
<line>
a *acionalização de recu*s**, que descarta ou, p*lo m*nos, minimi*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
centralidade
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Estad* na *an*tenção da educação, por *eio da tra*sferência
</line>
</par><par>
<line>
* as
</line>
<line>
decisões de investimento e d*s con*litos *era*os [...]; (2) a adoção d*
</line>
</par><par>
<line>
*valiaçõ*s ge*enciais que
</line>
<line>
ab*angem o control*
</line>
<line>
do sistema ed*cativo, *or parte
</line>
</par><par>
<line>
** um "núcleo *entral", mas sem inter*ir
</line>
<line>
di*et*m*nte n* su* gestão [...]; (3)
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
flexibi*ização ** gest*o,
</line>
<line>
justi**cada
</line>
<line>
não rarame*te *ela *ec*ssid*de d*
</line>
</par><par>
<line>
amp*iação do s*ste*a, obviamente, a* men*r custo possív*l, i*plicando
</line>
</par><par>
<line>
refor*as
</line>
<line>
curric*lares, mudanç*s *ignificativa* na gestão escolar, p*ofund*s
</line>
</par><par>
<line>
modificações *o trabalho docente [...]; (4) *
</line>
<line>
*escent*aliz**ão gerenci*l,
</line>
<line>
pel*
</line>
</par><par>
<line>
qua* os pri*cipais par*met*os e*ucacionais continu*m * ser
</line>
<line>
*sta**leci*os, *e
</line>
</par><par>
<line>
fo*ma concent*ada, *um núc**o estr*tégico, mas c*m desc*ntra*i**ção da gestão
</line>
<line>
adm***stra*iva, [...] (5) a pri**tização do* sistemas educacio*ais,
</line>
<line>
co*pr*e*dendo n*o ** seu aspec*o visível, *ual seja, a p*ivatização ou o
</line>
</par><par>
<line>
(des)investim*nto do *stado na e**cação *up*rior pública, como t*mbém
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
dele*ação de respo*sa*ilidades pública* para entidades pr**adas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. *, art. 5, p. *04-118, fev. *023 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. T. **rtugal, D. S. Marq*es
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
E* *uma, * t*b**a 1 c*nso***a os movimentos d* fusões e aquisições oco**idos entre
</line>
</par><par>
<line>
2008 * 2019:
</line>
<line>
Tabela 1 - *otal acum*lado de *ransações d* setor educação entre 200* e 2020
</line>
<line>
Ano Tot** acumulado de negociaç*es
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fo*te: Adap*ado de KPMG (2020, *. 1*).
</line>
<line>
*s grupos edu*acionais recorrem ao *apital de terceiros para ampliar suas operações
</line>
<line>
"*e*a via fundos esp*cíficos, seja **a *an*amen** de ações em bolsa, perm*te * capitalização
</line>
<line>
concentra*a no t*mpo de grand* aporte *e *ecursos, de modo que subsidia o *ro*esso intenso
</line>
<line>
*e a*u*sições/fu*ões, visando a* *resci**n*o em larga esc*la" (CARVALHO, 2013, p. 771).
</line>
<line>
2.2 A*a*içã* pelo m**odo valor patrimonial
</line>
<line>
A possib*lid*de de d*senv*lvime**o *e mecanismos de geração de valor para o*
</line>
<line>
i*vestidor*s "é fat*r *rucial p*r* o sucesso *e qualquer e*presa. Na b*sca por re*ultados as
</line>
</par><par>
<line>
empresas p*dem ****belecer *iferentes
</line>
<line>
es*rat*gi*s
</line>
<line>
em relação ao seu rel*ciona**nto com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mercado, inclusive n* definição
</line>
<line>
de suas fronte**as vert*cais e h**i*o*tais" (MAIA; BIS*O;
</line>
</par><par>
<line>
CARVAL*O, 2015, *. 2). *es*a *inâmica, ** grupos educaci*na*s listad*s na B3 S.A. têm
</line>
<line>
articulado cons*ant*s movi*e*to* de fusão e aquisi*ã*, conforme a*ontado na Tab**a 1.
</line>
<line>
Face *o expost*, ** primeiro mom*n** é im**rta*te distinguir pr*ço * valor, em
</line>
</par><par>
<line>
ter*os de avaliaçã* econômica. Para Perez e Fam* (*004, p. 10*)
</line>
<line>
"o *reç* ap*nas será
</line>
</par><par>
<line>
definido como
</line>
<line>
concl*são do processo de negociação, en*r* o desejo d*s comprado*es e as
</line>
</par><par>
</page><line>
expecta*ivas dos ven**dores, que utili*arão suas mensur*çõ*s de v*lor como referencial para
</line>
<line>
a to*a*a de decisão". De acordo com Paiva (2001, p. 2), "*o camp* econômico, "val*r" **de
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*in*, v. 20, n. 2, **t. *, p. 104-118, f*v. 2023 ww*4.fsanet.co*.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Va*u*tion do Ensin* Sup*ri*r Privado: Um Estudo ** Caso dos Grupos Ed*cacionais Lista*os na B3
</line>
<line>
111
</line>
</par><par>
<line>
se* entend*do *omo a apreci*ção f*ita por um indiví*uo (*um dado tempo e espaço), da
</line>
<line>
impo*tância *e um bem, com base em sua utilidade (objetiva e su*je*iv*)".
</line>
<line>
O processo de avaliação de uma empresa é com*lexo, envol*endo va**áveis
</line>
</par><par>
<line>
subjetivas e ferram*nt*l técnico, onde * q*alid*de *as inform*ções ut*lizadas
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
con*i*ão sine qu**on pa*a a eficiên*ia do produ*o *inal. A*sim *endo, antes de se
</line>
<line>
d*terminar o* métodos de a*ali*ção que serão aplicados, é fundamental a e*abo*ação
</line>
</par><par>
<line>
preliminar de um diagnóstico
</line>
<line>
preciso d* empresa a*a*iada, o co*t*xto
</line>
</par><par>
<line>
macr*econômico no *ual ela est* *nserida, *e* seto* de atuação, se* mercado
</line>
</par><par>
<line>
cons*midor, se* desempenho passado e
</line>
<line>
atual, *eus aspectos econ*mic*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*inanceiros, sociais, *urídic*s, f*sc*is, *omerciais, tecnológicos e té*n*co*. A
</line>
<line>
profun*idade dessas análises *epe*de d*s *eculiaridad*s d* cada cas*, do tama**o
</line>
<line>
do negó*i* avaliado e d* disponibilidade de i**ormações. (PE*EZ; FAMA, 2004, p.
</line>
<line>
1 * 3 ).
</line>
<line>
A ava*iaç*o contábil é um meio de valo*a*ão pel* pat*imônio líquid*, "ao f*car nesse
</line>
<line>
asp*cto, te**e a d*s***side*ar f*t*res c*mo a marca em si, as f*anqui*s, as patentes e demais
</line>
<line>
bens imateriais" (BARRE*O, 202*, p. 1*).
</line>
<line>
Desta forma, a av*liação *elo mét*do c*nt*bil utiliza as infor*ações *egistradas nas
</line>
<line>
demonstrações contábe*s, logo, pelos seus números "apura-*e que * *alor da empresa é o
</line>
<line>
valor de seu p*óprio patrimônio líquido" (PEREZ; FAMA, 2004, p. 103).
</line>
<line>
Conf*rme Martins (20*1, p. 269), "* mod*lo de **al*açã* *atrimon*al contáb*l pode
</line>
</par><par>
<line>
ser
</line>
<line>
utilizado por empresas cujos ativos mensurado* pelos princí**os co*tábeis não div*rgem
</line>
</par><par>
<line>
muito de seus valores de merc*do e qu* *ão possuem *m Goo*will s**nifi*ativo". Em suma, a
</line>
</par><par>
<line>
posi*ão contábil d* qualquer empresa é um meio úti* ** avaliar
</line>
<line>
e an**isar seu valor
</line>
</par><par>
<line>
patrimonia*, p*las pe*spectiv*s f*nanceira e econômica (PE*EZ; FAMA, 2004, p. 103).
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
O p*rcurso me*odol**ico é apresenta*o de forma a detalhar o subsídio p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
desenv*lvimento da propos*a de estudo. A met*do**gia está descr*ta em três partes, a sab*r:
</line>
<line>
popu*ação * amost*a; coleta de dados; e trata*e*to dos dados.
</line>
<line>
O estudo a*ota a taxonomia de Prodanov e F*ei*as (2013). Quan*o a sua n*tureza, a
</line>
<line>
pesquisa é c*as**ficada co*o a*licada, vis*o "gera* conhecimentos para aplic*ç*o p*ática
</line>
<line>
*ir*gidos à solu*ão de problemas es**cíf*c*s" (PRODANOV; *REI*AS, 2013, p. 51).
</line>
<line>
P*lo objetivo, a pesquis* é ex*loratória, po*s tem a "*i*alidade proporciona* mai*
</line>
<line>
informações sobre o assunto" q*e est* se*do inves*igado" (PRODA*OV; FREITAS, 201*, p.
</line>
<line>
5*).
</line>
<line>
Com *elação aos *ro*e*imen*os técnicos, o estudo é consid*ra*o um* pesq*i*a
</line>
<line>
docum*ntal, uma vez *ue "baseia-*e em mate*i*is que não r**eberam ainda u* tratamento
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, *. 20, n. *, *rt. 5, p. 104-118, fev. 2023 www4.*sanet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. T. *or*ugal, D. S. *a*que*
</line>
<line>
112
</line>
</par><par>
<line>
analítico o* que podem ser reelaborados de acordo c*m os *bjetivos da pesquisa"
</line>
</par><par>
<line>
(P***ANO*; FREI*AS, 2013, p.
</line>
<line>
55). Por f*m, *ua*to aos procedimentos técnicos,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
considerada *o*o estudo de caso, haja vista
</line>
<line>
a *oleta e anál*se de *nfo*mações sobre
</line>
</par><par>
<line>
determinad* model* de ne*ócio (PRO*ANOV; F*EITAS, 2013).
</line>
<line>
*.1 Po**laçã* e amost*a
</line>
</par><par>
<line>
* es*u*o apre*enta *omo f*nalidade
</line>
<line>
analisar o va**ation *e*o método do
</line>
<line>
va*or
</line>
</par><par>
<line>
patri*onial dos qu*tro grupos *e educação superior lista*os na B3 *.A., de *cordo co* as
</line>
</par><par>
<line>
inf*rm*ções apre*entadas nas res*ectivas demonstraçõ*s con*ábeis, t*ndo como faixa
</line>
</par><par>
<line>
t*mporal
</line>
<line>
os exercícios fin*os em 31 ** deze*bro *e 2016, 2017, 2018, 2**9 e 2020. A
</line>
</par><par>
<line>
população
</line>
<line>
para o estud* são
</line>
<line>
os *e*uintes grupos de educaç** superior pri*ada: Kroton
</line>
</par><par>
<line>
Educacional S.A./Cogna Educação S.*., Estácio Pa**icipações S.A./Y*UQ* *articipações
</line>
<line>
S.A., *AEC Educação S.*./Â*im* Ho**in* S.A., e S*r Ed*cac*onal S.A.. *ogo, a **ostra é
</line>
</par><par>
<line>
co*p*st* por vinte
</line>
<line>
demo*st*açõ*s contábeis a*ditadas arquivadas na pá*ina eletrôn*ca e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*omissão de V*l*res Mob*liários (CVM). Por fi*, é *mportante salienta* q*e as inf*rmações
</line>
<line>
a*alisadas *emet** ao v*lo* con*o**dado.
</line>
<line>
3.2 Coleta de d*dos
</line>
</par><par>
<line>
A base de infor*ações são as r*specti*as demonst**ções contábeis arquivada*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
pá*ina e*etrôn*ca da *VM, acessadas em out*b*o de 2022, refe**ntes aos ex*rc*cios findos e*
</line>
<line>
31 d* d*zem**o de 20*6, 2017, 2018, 2019 e 2020.
</line>
<line>
3.3 Tratame*to dos dados
</line>
<line>
O *ratam*n*o *os dados envolv*u a a**li*ção dos grupos de educação super*or privada
</line>
<line>
de aco*do com as inform**ões ex*raídas das r*sp*ctivas demons*raçõ*s contá*eis, utilizando o
</line>
<line>
*ét*do de avaliaçã* pelo **lor *ontábil.
</line>
<line>
*abela 2 - At*vos e **ssi*os apresentado* em milhares de **ais.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Grupo d* educação superior privada
</line>
<line>
20*6 2017 *01* 2019 *020
</line>
<line>
</line>
<line>
GAEC Ed*caç*o S.A./Ânima Ho*ding S.A. Está*io Participações *.A./YDUQS P*rtici*aç**s S.A. Kroton Educa*io**l S.A./C*gna Educação S.*.
</line>
<line>
*.387.852 1.338.1*2 1.446.470 2.400.023 4.58*.439 4.1*1.152 4.02*.095 4.102.463 *.512.492 9.2*5.266 17.60*.065 18.220.43* 31.94*.12* 34.11*.446 30.7*3.78*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, *er*sina, v. 20, n. *, art. *, p. 104-118, fev. 2*23
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Valuation d* Ensi*o Superior Privado: Um Estudo d* Cas* **s Grupos Educ*cionais Listados na B3
</line>
<line>
113
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Grupo de educação superior priva*a
</line>
<line>
2016 2017 2*18 20*9 202*
</line>
<line>
</line>
<line>
S*r E*ucacional S.A.
</line>
<line>
2.*18.564 2.507.*74 2.42*.*60 2.55*.156 3.0*1.485
</line>
<line>
</line>
<line>
*AEC Educação S.A./Ânima Hold*ng S.A. *stácio P**ticipações S.A./YDUQS P*rtic*pações S.A. K*ot*n Educacional S.A./Cogn* Educação S.A. S*r Ed*caci*nal S.A.
</line>
<line>
752.160 641.7*1 *81.221 1.709.588 2.055.96* 1.706.*79 1.243.838 1.*11.054 2.410.14* *.060.297 3.751.701 3.012.709 14.**6.06* 18.283.177 1*.498.*25 1.068.1*4 999.484 95*.017 1.250.668 1.6*4.*98
</line>
</par><par>
<line>
Font*: el*borado pelos a*tor*s d*
</line>
<line>
a*or*o
</line>
<line>
com
</line>
<line>
as res*ectivas
</line>
<line>
d*mo*str*ções
</line>
<line>
c*nt*b*is
</line>
<line>
disponíveis
</line>
<line>
na CVM
</line>
</par><par>
<line>
(2022).
</line>
</par><par>
<line>
Na próxima *eç** ser*o *presentados os r*spectivo* valore* patrimoniais, tendo como
</line>
<line>
fundamentação a mé*rica de cálculo apr*sentada no refere*cial teóri*o.
</line>
<line>
* RES*L*ADOS E DISCUSSÕ**
</line>
<line>
Os r*su*tad*s foram calcu*ado* tendo c**o métod* *e *valiação de empresas o valor
</line>
<line>
contábil. De acordo com a **resentaçã* dos v*lores d* ativos e passi*os na Tabe*a 2, *heg**-
</line>
<line>
se aos re*pectivo* *alores patrimoniais.
</line>
<line>
Tabela * - Valores patrimon*ais apresentados em *ilh*r*s de Reai*.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Grupo de educação superior pr**a*a
</line>
<line>
2016 *017 2**8 2019 202*
</line>
<line>
</line>
<line>
GAEC *ducação S.A./Ânim* **ld*ng S.A. Es*ác*o Part*cipações S.A./YD*QS Pa**icipaçõ*s S.A. Kroton Edu*aci**al S.*./C*gna *ducação S.A. Ser Educacional S.A.
</line>
<line>
635.*92 6*6.4*1 6*5.249 69*.*3* *.5*6.476 2.434.673 2.77*.257 2.591.409 3.102.*5* *.*0*.9*9 13.849.*64 15.20*.726 17.473.060 15.835.*69 14.285.163 9*0.4*0 1.508.390 1.470.543 1.308.488 1.426.4*7
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elaborado pe*os autores
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ac*r*o
</line>
<line>
c*m
</line>
<line>
as
</line>
<line>
respecti*as
</line>
<line>
demonstrações
</line>
<line>
*ontábeis
</line>
<line>
di*ponív*is
</line>
<line>
na CVM
</line>
</par><par>
<line>
(2**2).
</line>
</par><par>
<line>
O grupo Kroto* E*ucac*ona* S.A./Cogna Ed**a*ão S.A. aprese*ta os maior*s va*o*es
</line>
<line>
*atrimoni**s se com*arado ao* ou*ros grupos, se*uido por *stá*io P*rticipa*ões S.A./YDUQS
</line>
<line>
Participaçõ*s S.A., Ser Edu*acional S.A. e G*EC *ducaçã* S.A./Ânima Holdi*g S.A.
</line>
<line>
En*re os a*os *01* e 2020 *ponta-se * *eguinte *rescimento *atrimonial dos grupos
</line>
</par><par>
<line>
e*uc*cionais: *AEC Ed*cação *.A./Ân*ma Holdin* S.A. 2*7% (duzentos *ove*ta e s*t* e
</line>
</par><par>
<line>
po* c**to); *stác*o **rti*ipações S.*./*DU*S Participações S.A. 3*% (t*inta e do**
</line>
<line>
po r
</line>
</par><par>
</page><line>
ce*to); Kro**n Educacional S.A./Cog*a Educação *.A. 3% (três por *ento); e Ser
</line>
<line>
Educa*ion** S.A. 50% (cinquenta por cento).
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*si** PI, v. 20, n. 2, art. 5, p. 1*4-118, f*v. 2023 ww*4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. T. Portugal, D. S. M**q*es
</line>
<line>
114
</line>
</par><par>
<line>
Grá*ico 1 - Represe*tação gráfica *os val*res patrimoniais.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: os au*o*es (2*22).
</line>
<line>
Dessa forma, em termos *e va*or pe*o método *e ava*iaç*o pel* valor patrimoni*l, o
</line>
<line>
grupo Kroto* Educ*cional S.A./Cog*a *duc*ção S.A. regist*a o* maiores valore* de
</line>
<line>
pat**m**io. Pela leitura do G*áfico 1, comparand* os ex*rcíc*os 2016 a 2020, é percept*vel o
</line>
<line>
*rescimento patrimoni*l de todos os grup*s. *no após ano *ora* se con*oli*ando, ao n*vel de
</line>
<line>
reg*strar valores exp*essivos, na casa do bilhã* de re*is.
</line>
<line>
Os grupos educ*cionais listados na *3 S.A. tendem a *o*tinuar *resc*ndo, haja *ista o
</line>
<line>
*umento das re*eitas l*quidas, i*entificado no est*do de *ander*ey e Marques (2022, *. 152),
</line>
<line>
conforme T**ela 4:
</line>
<line>
Tabela 4 - Rece*ta líquida dos grupos e*ucac*ona*s de capital aberto entre 2012 e 2020
</line>
<line>
Receitas líquidas expressas *m milha*es de rea*s - *$
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
2*12
</line>
<line>
323.689
</line>
<line>
1.383.**8
</line>
<line>
1.405.566
</line>
<line>
169.7*5
</line>
</par><par>
<line>
2013
</line>
<line>
4*1.29*
</line>
<line>
1.731.01*
</line>
<line>
2.015.942
</line>
<line>
253.490
</line>
</par><par>
<line>
2014
</line>
<line>
693.5*6
</line>
<line>
2.4*4.464
</line>
<line>
*.5*3.866
</line>
<line>
*7*.81*
</line>
</par><par>
<line>
2015
</line>
<line>
834.944
</line>
<line>
2.93*.422
</line>
<line>
5.081.886
</line>
<line>
360.189
</line>
</par><par>
<line>
2016
</line>
<line>
9**.43*
</line>
<line>
3.184.505
</line>
<line>
5.*44.718
</line>
<line>
*.125.*80
</line>
</par><par>
<line>
2017
</line>
<line>
1.045.67*
</line>
<line>
3.378.9*9
</line>
<line>
5.557.7*8
</line>
<line>
1.2*1.785
</line>
</par><par>
<line>
*018
</line>
<line>
1.102.457
</line>
<line>
*.61*.377
</line>
<line>
6.060.7*8
</line>
<line>
1.*62.486
</line>
</par><par>
<line>
20*9
</line>
<line>
1.181.49*
</line>
<line>
3.565.0*6
</line>
<line>
6.3*5.187
</line>
<line>
1.275.98*
</line>
</par><par>
<line>
202*
</line>
<line>
1.421.*8*
</line>
<line>
3.853.737
</line>
<line>
5.269.144
</line>
<line>
1.250.463
</line>
</par><par>
<line>
Varia*ão
</line>
</par><par>
<line>
entre
</line>
<line>
339%
</line>
<line>
179%
</line>
<line>
275%
</line>
<line>
63*%
</line>
</par><par>
<line>
201* e
</line>
</par><par>
<line>
2020
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Wa*derley e Marques (2022, p. 152).
</line>
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*ev. *SA, Teresina, v. 20, n. 2, art. *, p. 104-118, fev. 2023
</line>
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ww*4.fsanet.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Valuation d* En*ino Superior *ri*ado: Um Estudo *e *as* dos *r**os *ducaci*nais *istados na B3
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
Tendo como ba*e o* dados apr*se*tados ao longo do ca***u**, "o aum*n*o excep*io*al
</line>
</par><par>
<line>
das *ecei*as líquidas é **co*re**e d*s aquisições * inco*po*ações *ealizadas no
</line>
<line>
períod* sob
</line>
</par><par>
<line>
análi*e,
</line>
<line>
tal como evid*nciam os relatóri*s de gest*o de*sas *mpresas" (CORBUCCI;
</line>
</par><par>
<line>
KUBOTA; MEIRA, 2016. p. 4*).
</line>
<line>
5 CONCLUSÃO
</line>
<line>
A pesquisa apresent*u com* e*copo avalia* se os gr*pos ed*caci*nais lista**s na B3
</line>
</par><par>
<line>
S.A., entre 2015 e 2*20,
</line>
<line>
pelo método *alor pat*imonial, estão cons*lidando-se ao longo dos
</line>
</par><par>
<line>
anos.
</line>
</par><par>
<line>
T*ndo como *o*t* as respeti*as d*mons*rações cont*beis, fora* r*alizados os cálcu*os
</line>
</par><par>
<line>
que ajudar*m na an*lise e
</line>
<line>
fundamen*ação d*s a*g*me*tos **r**entados ao long* do estudo,
</line>
</par><par>
<line>
conce*nentes * evoluçã* d** grupos educacionais est*dados.
</line>
<line>
Os grupos educaci*nais l*st*dos na B.3 S.A. estão consolidados em termos
</line>
<line>
patrimoniais, co*f*rme desen*olv*men*o do es*u*o. T*davia, a*guns questionamentos p*dem
</line>
</par><par>
<line>
*voca*,
</line>
<line>
*ais como: qu*l o
</line>
<line>
li*ite *e ex*ansão destes g*upos? Como mensurar *u*lidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ensino com o taman*o da IES? Será *ue as IES *e* *ins lu*rati*os conseguiram man*er-se
</line>
<line>
"**vas"?
</line>
<line>
O est*** detalhou qu* as I*S atingiram *alores bilionário*. Se o ritmo de crescimento
</line>
<line>
*ontinuar constant*, "u*a das possíveis implicaç*es negativas de*sa co*jun*ão de fa*ores em
</line>
</par><par>
<line>
favor
</line>
<line>
de*ses grandes grupos seria a
</line>
<line>
** r*f*r*ar a tendênc*a à co***ntra*ão do
</line>
<line>
cap*tal
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
e*ucaçã* supe*ior p*i*ada" (*ORB*CCI; KUBOTA; MEIRA, 2016, p. 44).
</line>
<line>
O trabalh* *esponde ao problema de pe**uisa, apresentado na introdução,
</line>
</par><par>
<line>
argumentado que os
</line>
<line>
grupos *e *duc*ção superior listados na B3 S.A. *umentaram s*u val*r
</line>
</par><par>
<line>
patr*mo**al ano a*ós ano, po* int*rmé*io das anál*se* dos exercício* *016, 2017, 2018, 20*9
</line>
<line>
e 2020.
</line>
<line>
Em virtude dos argumento* apresent*dos, e pela relevância d* tema, *a*-**
</line>
</par><par>
<line>
imprescindível de*onstrar *ue os exe*cícios an*li*ados
</line>
<line>
ten*em a r*presentar a ini*terrupta
</line>
</par><par>
<line>
expansão da ed*cação *uperio* pr*va*a bras*leir*. Para e*tudos futuros, in*entiva-se
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*o*tínuo desbravamen**
</line>
<line>
da temática
</line>
<line>
por outros pesquisadore*, *rin*ipalmente *el** vieses
</line>
</par><par>
<line>
econô*ico, con**bil e financeiro.
</line>
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Rev. FSA, Te*e**na PI, v. 20, n. *, art. 5, p. 104-*18, fev. 2023
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Contr*buiçã* dos Autores
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G. *. Por*ugal
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D. S. M*rques
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1) *oncepção e *laneja*ento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) *nálise e interpretação dos da*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) elaboração d* r**cunho *u na revisão crít*ca do conteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na apro*açã* da versão final d* man*sc*ito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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Re*. FSA, Teresina, v. 2*, n. 2, art. 5, p. 1*4-1*8, fe*. 2023
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www4.*sa*et.*om.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)