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<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 2, art. 5, p. 104-118, f*v. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.2.5 </line>
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<line> Va*uation do Ensino Superior Priva*o: *m Estudo d* Ca*o dos G**pos Educacion**s Listados </line>
<line> n* B3 S.A. Pelo Mé*odo V*l*r Patrimo*ial </line>
<line> Valuatio* *f Pri*ate Highe* Edu*ation: * C*se Stud* of Educational Grou*s L*sted on B3 S.A. </line>
<line> by t** *quity Val*e Method. </line>
</par>
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<line> Guilhe*me Teixei*a Portugal </line>
<line> D*utor em Engenhar*a p*la Universidad* Federal d* Ri* de Janei** </line>
<line> Profes*or *o Programa d* P**-Graduaç*o em Ciências Con*á*eis na Fac*ldade de Adm*nistração e Finan*as d* Universidad* </line>
<line> do E*ta*o do R*o de Janei*o </line>
<line> E-*a*l: galotro*@gma*l.com </line>
<line> Davi dos S*ntos Marques </line>
<line> Pós-doutorado em C*ências Contábe*s *a *n*ve*sida*e do **tado do Rio de Jan*i*o </line>
<line> Dou*or em Admin*stração **l* Universidade do Grande *io </line>
<line> E-ma*l: *rof.davi.m**q*es@g*ail.com </line>
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<line> E*dereço: Gui**erme Tei*eira Po*tugal </line>
<line> Edi*or-Ch*fe: Dr. Tonn* Kerley d* Alenc*r </line>
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<line> Rua São F**ncisco Xa*ier, 524, 9º anda* - blo*o * </line>
<line> Rodrigues </line>
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<line> Maracanã - *i* de Jane*ro, RJ. CE* *0550-0*3., Brasil. </line>
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<line> Endereço: Dav* dos Sa**os Marques </line>
<line> Artigo recebi*o em 07/12/*022. Última </line>
<line> versão </line>
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<line> Rua São *ranci*c* Xavier, 52*, 9º andar - b*oco * </line>
<line> r*ceb*da em 21/12/202*. Aprovado em 22/12/2022. </line>
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<line> *aracanã - R*o de *a*eiro, R*. CEP 20550-013., Brasil. </line>
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<line> *valiado pe*o s**tema Tr*ple Re*iew: De*k *evie* a) </line>
<line> pelo Editor-Chef*; e b) D*uble Blind Revi*w </line>
<line> (avaliação cega *o* *oi* avaliado*es da área). </line>
<line> Re*isã*: Gramatical, *ormativa e *e Formatação </line>
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<line> Valuation do En*in* Su*erior Privado: Um Estudo de Ca*o dos G*upo* Educacionais Listados na *3 </line>
<line> 105 </line>
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<line> RESUM* </line>
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<line> Est* estudo te* como objetivo analisar os gru*os educac**nais listados na B3 S.A. partind* </line>
<line> d** in*ormaçõe* *ont*be*s **vulgadas * arqui*adas na C*missão de Va*o*es Mobi*iários, visto </line>
<line> a relevânci* q*e * ensino supe*ior privado bra*i**i*o **m apresentad* nas últimas duas </line>
<line> d*ca*as, o q*e result*u em consi*erávei* transformações no seu modus operandi. **diante as </line>
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<line> infor*ações coletadas, será cal*u*ado o val*r patrimo*i*l *os grupos educacionais entre </line>
<line> *s </line>
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<line> anos 20*6 * 2020. Os resultados d* pesqui*a *videnciam que os grupos e*uca*ionais lis*ad*s </line>
<line> na B3 S.A., em *ermos de va*or patr*m*ni**, est*o *o**olidad*s e e* c**sta*te c*e*cime*to. </line>
<line> Os *chados ten*e* * colabo*ar na c*nstruç** d* pesquisas *ue buscam entender a educ*ção </line>
<line> superior privada por interméd*o do crescimento patrimoni*l. </line>
<line> Palavras-chave: Ensino Superior *rivad*. Valor Patrimonial. Gr*pos Educa*ion*is. B3 S.*. </line>
<line> A*STRA*T </line>
<line> This study analyzes t* *nal*ze the educ*tional group* listed on B3 S.A. based on the </line>
<line> accounting **formation disclo*ed and filed with the *ecuri*ies and Exchange C*mmission of </line>
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<line> Brazil, given the r*levanc* tha* Brazilian </line>
<line> private hig*er educ*tion </line>
<line> has pr*sented in t*e las* </line>
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<line> two d*cades, *hich resulted in consi*erable changes in i*s m*dus operandi. *ccording to the </line>
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<line> info*mation coll*cted, the </line>
<line> equit* value of the ed*cational </line>
<line> groups wi** be </line>
<line> calculate* </line>
<line> between </line>
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<line> the y*ars 2016 and 2020. The r*s*arch r*s*lts show that the educ*tional gr*ups listed on B3 </line>
<line> S.A., *n te*m* *f equity value, a*e cons*lidated a*d const*ntly growing. The findi*gs *e*d to </line>
<line> *ollabora*e in the construc*io* of re*earch that s*ek* to un*erstand *ri*ate higher educ**ion </line>
<line> thro**h equity growt*. </line>
<line> K*ywords: Pri*ate *ig**r Education. Equi*y *alue. Educational Groups. *3 S.A. </line>
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<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, *. 2, art. 5, p. 1*4-118, fev. 20*3 </line>
<line> w*w4.f*anet.c*m.br/revista </line>
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<line> G. *. Portu*al, D. S. Marques </line>
<line> 106 </line>
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<line> 1 I*TROD*ÇÃ* </line>
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<line> A ed*cação super*or </line>
<line> priv*da br*s*leira </line>
<line> nas úl*i*as *u*s déc*das </line>
<line> apres*ntou </line>
</par>
<par>
<line> cons*deráve*s transfo*mações no seu modus ope*andi. O mode*o de expa*são do ensino foi </line>
<line> forta**cido pelos m*vimento* de "compra, venda e fusão empresariai* e investim*ntos d* *ip* </line>
</par>
<par>
<line> private equit*. Tais </line>
<line> fo***s impl*cam a man*tenção e a expansã* da re*e, *endo co*o </line>
</par>
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<line> *re*sup*stos *n*ciais a grande </line>
<line> concorrência est*belecida pelo* </line>
<line> *ovos tempos" (CORB*CCI; </line>
</par>
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<line> KUBOTA; M*IRA, *016, p. 3*). </line>
<line> * e*pansão dos *rupos de e*ucação superio* pr*vada "gerou, na verdade, o mai*r e </line>
</par>
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<line> m*is vult*so moviment* de abertur* *e capit*l combin*da com *usão [...], transformando </line>
<line> o </line>
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<line> país num a*rativ* *ercado para *nvest*d***s *o *undo *o*o" (PRIM*, 2014, p. </line>
<line> 13). Sen*o </line>
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<line> im*or**nte salien*ar que a "aquisição de instituiç*es *e p*rte médio ou </line>
<line> pequeno em </line>
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<line> dific*ldades fina*ceiras, seja por meio d* f*sõ*s de *apital, cuj* co*per*ç** permite ganho* </line>
<line> d* escala e maior fatia *e mercado" também con*ri*u*u para o *van*o do model* *e n*g*cio </line>
<line> (CARVAL*O, *013, p. 768). </line>
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<line> Os movime*tos *****sariai* de aquisições e fusões </line>
<line> *presentaram grande relevância </line>
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<line> no seg**nto aprese**a*o no tra*alho, uma *ez *ue e*t** janei*o *e 2007 e **tembro de 2*20 </line>
<line> foram contabiliza*as 340 nego**aç*e* ent*e os grupos educac*onais, o qu* segu*do a KPMG </line>
<line> (202*) *levou o segm*nto para o dé*imo segund* lug*r n* q*es*to fusões e aqui**ç*es. Dessa </line>
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<line> forma, * "a**liação </line>
<line> *o ens*no s*perior *ão se **s*incula das **ivati**ções, fusões </line>
<line> de </line>
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<line> empre*as naci*na*s e estran*eiras, uma vez qu* se tornou l*tente a nece*s*da*e de *dequar o </line>
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<line> *aís à* tendências c**i**listas *ara ampliar a capa*idade *e so*reviver em *eio </line>
<line> à </line>
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<line> c*n*or**ncia *lobal" (ALVES; ALVARENG*, 201*, p. 30). </line>
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<line> As institu*ç*es d* Ensi** Superior (I*S) tamb** </line>
<line> vinc**aram sua* e*tr*t*gias de </line>
</par>
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<line> crescimento </line>
<line> *om a transformaç** "d* univ*rs*dad*s e </line>
<line> *entros </line>
<line> univ*rs*tá*ios em *ran*** </line>
</par>
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<line> conglom*rados ou ho*din*s. Isso vem ocorrendo por meio de reestruturaçã* oper*cional, seja </line>
<line> pela aquisição d* instituições de port* médio ou pequeno em di*iculdad*s financeiras, sej* po* </line>
</par>
<par>
<line> *eio de f*s*es de c*pital" (C*RVALHO, 2*13, *. </line>
<line> 7*8). *omo c*nsequên*ia, "o *o*olár*o </line>
</par>
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<line> desse novo ambi*nte econômico *ão as **ande* *o*por**ões, meg*f*sões a a*pliação e </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> part*ci*açã* do *apit*l e*trangeiro na educação nacional" (*ORB**C*; KUBOTA; MEIRA, </line>
<line> 20*6, *. 39). </line>
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<line> O ensin* *uperior </line>
<line> privado, *m termos </line>
<line> de r*levância posic**nal, </line>
<line> apr*se*t*u </line>
</par>
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<line> con*ideráv*l c*e*ciment* de "256% em duas déca*as, pass**do de 2,3* *ilhõ*s de matríc*l*s </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 2*, n. 2, art. 5, p. 1*4-1*8, fev. 2023 *ww4.fsan*t.com.*r/*e*ista </line>
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<line> Val*ation do En*ino S*perior Privado: Um Estudo de Ca*o dos Grupos *du*aci*nai* Listados *a B3 </line>
<line> 10* </line>
</par>
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<line> em 19*9 para 8,45 milhões em 2018. Entre 199* e *006, o subsist*ma privado cresc*u algo </line>
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<line> **is ra*idamente que o p*bli*o, pass**do de 65% das matríc*las </line>
<line> *otais </line>
<line> a **%" </line>
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<line> (BIELSCHOWS*Y, 2020, p. </line>
<line> 242). *e acordo com o ú*t*mo senso da </line>
<line> e*uca*ã* *uperior </line>
</par>
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<line> *ivulgado pelo INE* (2020, p. 26), "a r*de pr*va*a co*ta com mais de *,5 mi**ões *e alunos, </line>
<line> o que ga*ante um* part*cipaç*o ** 75,8% do sistema de educação superior, ou seja, *e cada 4 </line>
<line> es*udantes *e gra*uação, 3 fr*q*ent*m uma inst*tuição *ri*ada". </line>
</par>
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<line> A**alm*nte existem *inco </line>
<line> *ru**s educ*c*onais neg*ci*ndo seus papéis na B3 S.A. </line>
<line>-</line>
</par>
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<line> Brasil, Bolsa, Balcão -, Kr**o* Educacio*a* S.A./Co*na Educação S.A., Está*io Participa*ões </line>
<line> S.*./Y*UQS **r*icipações S.A., GA** Ed*cação S.A./Â**m* Ho*d*ng S.A., Ser </line>
<line> *duc*c*ona* S.A., e C*uzeiro d* Sul Ed*cacional S. A. Para o est*do, o último não *erá </line>
<line> anal*sado, pois abr*u capital *m fevere*ro de 20**. </line>
<line> Mediante o apre*ent*do, esta pes*uisa busca respo*der à seguin*e ques**o: os grupos </line>
<line> de educação superior listados na B3 S.A. estão **ment*ndo *u di*inuindo seu valor </line>
<line> patrimoni*l? </line>
</par>
<par>
<line> Logo * propósito do estudo é situar os grup*s de *du*açã* sup*rior lis*ados </line>
<line> na B3 </line>
</par>
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<line> S.A. em te**os de ***or, de ac*rdo com as inf**ma*ões contábe*s e financei*as divulgadas </line>
<line> n*s respectivas d*monstraçõ*s con*ábeis referen*es aos exe*cíc*os findos em *1 de dezemb*o </line>
<line> de 2016, 2017, 20*8, 2019 e 2*20, u*ilizando a técnica v*luatio* pe** mé*odo val*r </line>
<line> p*trimonial. </line>
</par>
<par>
<line> O o*jet*vo do trabalho é ava**ar valor o </line>
<line> dos grupos *e </line>
<line> e*ucação superior listad*s na </line>
</par>
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<line> B3 *.A., uma vez </line>
<line> *ue *ão foram ident*fi*ados estudos com tal proposta. Al*m das </line>
<line> r*cen*e* </line>
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<line> pesq**sas es*a*em *elacionada* *o mercado de educação </line>
<line> *up*rior à luz da Teoria Ne*- </line>
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<line> I*stitucional (WANDERL**; M*R*UES, 2022); </line>
<line> a* *istem* de avaliação d* </line>
<line> ed*cação </line>
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<line> su*erior </line>
<line> no Br*sil (T*RRES, 2018); as políticas assistencialistas de incentiv* a </line>
<line> e*ucaç*o </line>
</par>
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<line> supe*i*r privad* (BA*RETO, 2017); a evoluç*o da edu**ção superior pri*a*a no </line>
<line> Br*sil </line>
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<line> (ALVES; ALV*RENGA, </line>
<line> 2017), * a conc*ntração *o mercado </line>
<line> de educa*ão </line>
<line> s*p*ri*r </line>
</par>
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<line> (CORBUCCI; K*B*TA; MEIRA, *016). </line>
<line> O estudo está estr*turado em seis partes, co*eç*ndo *om *ntrodução, *eguindo p*ra o </line>
</par>
<par>
<line> r*ferencial teórico, me*odo*ogia, resultados e d*sc*ssões das </line>
<line> *nf*rmações analisadas e, </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> f*m, as co*clusões e sugestões para pesquisa* futuras. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*re*ina PI, v. 20, n. 2, art. 5, *. 10*-118, fev. 20*3 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.b*/revi**a </line>
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<page>
<par>
<line> *. *. Portugal, D. S. Marques </line>
<line> 108 </line>
</par>
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<line> 2 RE*ERENCIAL TEÓRI*O </line>
</par>
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<line> O referencial teórico foi con*tr*ído com a *inalidade de oferecer subsídio* para </line>
<line> fu*dam*ntação ** est*do. Pelo p*o*ósito, a *un*ame*tação teór*ca está *i*id*da e* dois </line>
<line> tópicos: for*ação dos grupos *e educação superior priva*a * ava*ição pe*o mé*odo v*lor </line>
<line> patr*monial. </line>
<line> 2.* E*ucação superior privada </line>
<line> A expan*ão *a* ins*ituições priva*as de ensino s*pe*i*r n* Bra*il c**eç*u </line>
<line> precisa*ent* na década de 1970, cu*a finalidade era propor**onar uma a*ternativa par* os </line>
<line> d***entes qu* nã* conseguiam estuda* nas fac*ldades púb*ica* (SAR*IV*; NUNES, 2*11). </line>
</par>
<par>
<line> É f*ndamental contex*ualizar destacando *ue a "cre*cente </line>
<line> *emanda por ensino </line>
</par>
<par>
<line> sup*rior, já no governo militar (19*4 - </line>
<line> 1985), est*mulou a oferta </line>
<line> de v*gas pelas ins*itu*çõe* </line>
</par>
<par>
<line> pri*adas, por me** do credenciam*nto de escolas dentro e f*ra dos gran**s ce*tros urb*nos </line>
<line> tradic*on*is" (CYRI*O; WANDE*LEY; OLIVEIRA, 2018, p.6). </line>
<line> * educação super*or pri*a** br*sil*ira p**sou por consider*vei* *udanças, </line>
</par>
<par>
<line> principalmente a partir da C*nstituição Federa* de </line>
<line> 1988 </line>
<line> quan*o houve "aut*nomia </line>
</par>
<par>
<line> univer*i*ária, </line>
<line> esta*elec**a a ind*s*ociab*lidade entre ensino pes*u*s* * **tens*o, garantiu </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gratui*ade nos *st*belecimentos ofic*ais, a*s*gurou o ingresso </line>
<line> por </line>
<line> conc*rs* público * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> r**ime *urídico único" (SAVIANI, 2*10, p.1*). </line>
</par>
<par>
<line> P*ra Corbucci, Kubota e M*ira (20*6, p.9), a </line>
<line> *mpliação do *n*in* *uper*or p*ivado </line>
</par>
<par>
<line> iniciou "no período 1997-2003, qua*do en*ão houve cres*iment* de 132% das matr**ul*s em </line>
</par>
<par>
<line> cursos de g*aduação presen*iais. O crescimento anual da* matr**ulas nesse </line>
<line> período oscilou </line>
</par>
<par>
<line> e*t*e 11,*% e 17,5%". </line>
</par>
<par>
<line> A *artir dos anos 2000, ocor*eu uma ver*iginosa transform**ão nos mode*os das IES, </line>
<line> "de um total de 1.180 IES no Bra*il, apenas 71 eram públicas, *om as demais se dividind* em </line>
<line> 884 IES isoladas, 140 *entro* Universitár*o* e/** *acu*dad*s Integr*das e 85 universidades </line>
<line> privadas, das quais mais de *0% t*nham fins lucrativos" (A*RI*E; BARONE, 2009, p. 43). </line>
<line> De acordo co* *ereira * ***t* (2014), o *n* de 2*05 pode ser co**iderado o *arco de </line>
</par>
<par>
<line> *nício d*s o*erações de fus*es aquisições, haja vist* o grup* am*ricano Laureate *er e </line>
<line> adqu*r*do o co*trole acionári* da mantenedora da Universidade Anhe*bi-Mo*umbi. </line>
<line> * fato q*e a e*pansão econ*mica e fi*an*eira IES "ao invés de a*pliar o alcance do </line>
</par>
<par>
<line> ensino, *ero*, </line>
<line> *a verdade, o m*ior * mais *ul*o*o *ovi*e*to de abertur* de capital </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Ter*sin*, *. 20, n. 2, art. 5, p. 1*4-118, fev. 2*23 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> Va*uation do Ensino Superior P*i**do: Um Estu*o de Ca*o dos Gru*os Ed*c*cionais Listados na B3 </line>
<line> 109 </line>
</par>
<par>
<line> co*bi***a com fusão [...], transfor*ando o país num atrat*v* mercado *ara inv*stido*e* *o </line>
<line> m*ndo todo" (*RIMI, 20*4, p. 13). Dentre a* oper***es de fu*ões e aquisições é p*ssível </line>
<line> d*stacar: </line>
</par>
<par>
<line> [...] a compra *o Cent*o **iversitário Ibe*o-Amer*c*no (UNIBERO) pelo </line>
<line> *rupo </line>
</par>
<par>
<line> An*anguera E*ucacional, em 2007, *eguida de perto pela Univer*idade Estácio de </line>
</par>
<par>
<line> Sá, que adqu*riu o Centro Uni*ersitá*io Radi*l (UN*RADIAL), em São P*ulo, e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> K*oton, </line>
<line> de B*lo Horizonte, que adqu*r*u, em 201*, Cent*o d* Ensino Atenas o </line>
</par>
<par>
<line> M*ranhense (CARVALHO, *013, p. 7*9). </line>
<line> No ano d* 20*1 "a Anhanguera comprou * Univers*dade *a*deirant* de São *aul* </line>
<line> (Uniban), por estimados R$ *0* mi*hões e for*ou um *rupo c*m mais de 400 mil alunos" </line>
<line> (PE*EI*A; BRITO, 2014, *. 8). *s mov*mentos *or*m tã* relevantes que ent*e os anos 2007 </line>
<line> e 201* as fusões e aqu*sições no setor e*ucacional alc*n*aram um total de *02 transaçõ*s, o </line>
</par>
<par>
<line> q*e represen*ou um* *ovimentação financeira *e mais de R$5 *ilhõe*" </line>
<line> (*M </line>
</par>
<par>
<line> CON*ULTORIA, 2015, p. *). </line>
</par>
<par>
<line> No ano de 2015, o *rupo Ânima integralizou R$ 320 mil*ões da Universi*ade São </line>
</par>
<par>
<line> Judas, além das "aquisições da UniJorge * *VA p**o valor de R$ 1,14 bilhão" </line>
<line> (C* </line>
</par>
<par>
<line> CO**ULTO*IA, 2015, p. 10). Já o Grupo Krotom no ano de 2016 "concluiu a venda da </line>
<line> totalid*de *a* par*icipações soc*e*árias det*das *or subsidiárias da Kroton na Unia*selvi à </line>
<line> Treviso Empreendimen*os e Pa*t*c*pações S.A. (K*ot*n Educacional S.A., 20*7, p. 18). </line>
</par>
<par>
<line> Hoje os **upos edu*a*ionais est*o con**lidados, uma vez que o *x*ressivo </line>
<line> " </line>
</par>
<par>
<line> crescimento end*gen* dessas empresas, o </line>
<line> aumento *xcep*ional d*s recei*as líquidas </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> decorrente das aquisições e incorporações realizadas [...], *al como evidenciam *s relat*ri*s </line>
<line> de ge*t** de*sas *mpresas" (CORBUCCI; KUBOTA; MEIRA, 20*6. p. 41). </line>
<line> * modelo de g*stã* da* I*S pode ser claramente compre*ndi*o *or *inco **in*ípios, </line>
<line> confor*e Man**bo, Maué* e Chaves (*00*, p. 44): </line>
</par>
<par>
<line> (1 ) </line>
<line> a *acionalização de recu*s**, que descarta ou, p*lo m*nos, minimi*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> centralidade </line>
<line> do </line>
<line> Estad* na *an*tenção da educação, por *eio da tra*sferência </line>
</par>
<par>
<line> * as </line>
<line> decisões de investimento e d*s con*litos *era*os [...]; (2) a adoção d* </line>
</par>
<par>
<line> *valiaçõ*s ge*enciais que </line>
<line> ab*angem o control* </line>
<line> do sistema ed*cativo, *or parte </line>
</par>
<par>
<line> ** um "núcleo *entral", mas sem inter*ir </line>
<line> di*et*m*nte n* su* gestão [...]; (3) </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> flexibi*ização ** gest*o, </line>
<line> justi**cada </line>
<line> não rarame*te *ela *ec*ssid*de d* </line>
</par>
<par>
<line> amp*iação do s*ste*a, obviamente, a* men*r custo possív*l, i*plicando </line>
</par>
<par>
<line> refor*as </line>
<line> curric*lares, mudanç*s *ignificativa* na gestão escolar, p*ofund*s </line>
</par>
<par>
<line> modificações *o trabalho docente [...]; (4) * </line>
<line> *escent*aliz**ão gerenci*l, </line>
<line> pel* </line>
</par>
<par>
<line> qua* os pri*cipais par*met*os e*ucacionais continu*m * ser </line>
<line> *sta**leci*os, *e </line>
</par>
<par>
<line> fo*ma concent*ada, *um núc**o estr*tégico, mas c*m desc*ntra*i**ção da gestão </line>
<line> adm***stra*iva, [...] (5) a pri**tização do* sistemas educacio*ais, </line>
<line> co*pr*e*dendo n*o ** seu aspec*o visível, *ual seja, a p*ivatização ou o </line>
</par>
<par>
<line> (des)investim*nto do *stado na e**cação *up*rior pública, como t*mbém </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> dele*ação de respo*sa*ilidades pública* para entidades pr**adas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. *, art. 5, p. *04-118, fev. *023 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. T. **rtugal, D. S. Marq*es </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> E* *uma, * t*b**a 1 c*nso***a os movimentos d* fusões e aquisições oco**idos entre </line>
</par>
<par>
<line> 2008 * 2019: </line>
<line> Tabela 1 - *otal acum*lado de *ransações d* setor educação entre 200* e 2020 </line>
<line> Ano Tot** acumulado de negociaç*es </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2008 </row>
<row> 2009 </row>
<row> 2010 </row>
<row> 2011 </row>
<row> 201* </row>
<row> 201* </row>
<row> *014 </row>
<row> 201* </row>
<row> 2016 </row>
<row> 2017 </row>
<row> 2018 </row>
<row> 2019 </row>
<row> C*nsolidado </row>
</column>
<column>
<row> 53 </row>
<row> 12 </row>
<row> 20 </row>
<row> 27 </row>
<row> 19 </row>
<row> 2* </row>
<row> 26 </row>
<row> 27 </row>
<row> 19 </row>
<row> 30 </row>
<row> 29 </row>
<row> 32 </row>
<row> 3*8 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Adap*ado de KPMG (2020, *. 1*). </line>
<line> *s grupos edu*acionais recorrem ao *apital de terceiros para ampliar suas operações </line>
<line> "*e*a via fundos esp*cíficos, seja **a *an*amen** de ações em bolsa, perm*te * capitalização </line>
<line> concentra*a no t*mpo de grand* aporte *e *ecursos, de modo que subsidia o *ro*esso intenso </line>
<line> *e a*u*sições/fu*ões, visando a* *resci**n*o em larga esc*la" (CARVALHO, 2013, p. 771). </line>
<line> 2.2 A*a*içã* pelo m**odo valor patrimonial </line>
<line> A possib*lid*de de d*senv*lvime**o *e mecanismos de geração de valor para o* </line>
<line> i*vestidor*s "é fat*r *rucial p*r* o sucesso *e qualquer e*presa. Na b*sca por re*ultados as </line>
</par>
<par>
<line> empresas p*dem ****belecer *iferentes </line>
<line> es*rat*gi*s </line>
<line> em relação ao seu rel*ciona**nto com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mercado, inclusive n* definição </line>
<line> de suas fronte**as vert*cais e h**i*o*tais" (MAIA; BIS*O; </line>
</par>
<par>
<line> CARVAL*O, 2015, *. 2). *es*a *inâmica, ** grupos educaci*na*s listad*s na B3 S.A. têm </line>
<line> articulado cons*ant*s movi*e*to* de fusão e aquisi*ã*, conforme a*ontado na Tab**a 1. </line>
<line> Face *o expost*, ** primeiro mom*n** é im**rta*te distinguir pr*ço * valor, em </line>
</par>
<par>
<line> ter*os de avaliaçã* econômica. Para Perez e Fam* (*004, p. 10*) </line>
<line> "o *reç* ap*nas será </line>
</par>
<par>
<line> definido como </line>
<line> concl*são do processo de negociação, en*r* o desejo d*s comprado*es e as </line>
</par>
<par>
<line> expecta*ivas dos ven**dores, que utili*arão suas mensur*çõ*s de v*lor como referencial para </line>
<line> a to*a*a de decisão". De acordo com Paiva (2001, p. 2), "*o camp* econômico, "val*r" **de </line>
<line> Rev. FSA, Tere*in*, v. 20, n. 2, **t. *, p. 104-118, f*v. 2023 ww*4.fsanet.co*.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Va*u*tion do Ensin* Sup*ri*r Privado: Um Estudo ** Caso dos Grupos Ed*cacionais Lista*os na B3 </line>
<line> 111 </line>
</par>
<par>
<line> se* entend*do *omo a apreci*ção f*ita por um indiví*uo (*um dado tempo e espaço), da </line>
<line> impo*tância *e um bem, com base em sua utilidade (objetiva e su*je*iv*)". </line>
<line> O processo de avaliação de uma empresa é com*lexo, envol*endo va**áveis </line>
</par>
<par>
<line> subjetivas e ferram*nt*l técnico, onde * q*alid*de *as inform*ções ut*lizadas </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> con*i*ão sine qu**on pa*a a eficiên*ia do produ*o *inal. A*sim *endo, antes de se </line>
<line> d*terminar o* métodos de a*ali*ção que serão aplicados, é fundamental a e*abo*ação </line>
</par>
<par>
<line> preliminar de um diagnóstico </line>
<line> preciso d* empresa a*a*iada, o co*t*xto </line>
</par>
<par>
<line> macr*econômico no *ual ela est* *nserida, *e* seto* de atuação, se* mercado </line>
</par>
<par>
<line> cons*midor, se* desempenho passado e </line>
<line> atual, *eus aspectos econ*mic*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *inanceiros, sociais, *urídic*s, f*sc*is, *omerciais, tecnológicos e té*n*co*. A </line>
<line> profun*idade dessas análises *epe*de d*s *eculiaridad*s d* cada cas*, do tama**o </line>
<line> do negó*i* avaliado e d* disponibilidade de i**ormações. (PE*EZ; FAMA, 2004, p. </line>
<line> 1 * 3 ). </line>
<line> A ava*iaç*o contábil é um meio de valo*a*ão pel* pat*imônio líquid*, "ao f*car nesse </line>
<line> asp*cto, te**e a d*s***side*ar f*t*res c*mo a marca em si, as f*anqui*s, as patentes e demais </line>
<line> bens imateriais" (BARRE*O, 202*, p. 1*). </line>
<line> Desta forma, a av*liação *elo mét*do c*nt*bil utiliza as infor*ações *egistradas nas </line>
<line> demonstrações contábe*s, logo, pelos seus números "apura-*e que * *alor da empresa é o </line>
<line> valor de seu p*óprio patrimônio líquido" (PEREZ; FAMA, 2004, p. 103). </line>
<line> Conf*rme Martins (20*1, p. 269), "* mod*lo de **al*açã* *atrimon*al contáb*l pode </line>
</par>
<par>
<line> ser </line>
<line> utilizado por empresas cujos ativos mensurado* pelos princí**os co*tábeis não div*rgem </line>
</par>
<par>
<line> muito de seus valores de merc*do e qu* *ão possuem *m Goo*will s**nifi*ativo". Em suma, a </line>
</par>
<par>
<line> posi*ão contábil d* qualquer empresa é um meio úti* ** avaliar </line>
<line> e an**isar seu valor </line>
</par>
<par>
<line> patrimonia*, p*las pe*spectiv*s f*nanceira e econômica (PE*EZ; FAMA, 2004, p. 103). </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O p*rcurso me*odol**ico é apresenta*o de forma a detalhar o subsídio p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvimento da propos*a de estudo. A met*do**gia está descr*ta em três partes, a sab*r: </line>
<line> popu*ação * amost*a; coleta de dados; e trata*e*to dos dados. </line>
<line> O estudo a*ota a taxonomia de Prodanov e F*ei*as (2013). Quan*o a sua n*tureza, a </line>
<line> pesquisa é c*as**ficada co*o a*licada, vis*o "gera* conhecimentos para aplic*ç*o p*ática </line>
<line> *ir*gidos à solu*ão de problemas es**cíf*c*s" (PRODANOV; *REI*AS, 2013, p. 51). </line>
<line> P*lo objetivo, a pesquis* é ex*loratória, po*s tem a "*i*alidade proporciona* mai* </line>
<line> informações sobre o assunto" q*e est* se*do inves*igado" (PRODA*OV; FREITAS, 201*, p. </line>
<line> 5*). </line>
<line> Com *elação aos *ro*e*imen*os técnicos, o estudo é consid*ra*o um* pesq*i*a </line>
<line> docum*ntal, uma vez *ue "baseia-*e em mate*i*is que não r**eberam ainda u* tratamento </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, *. 20, n. *, *rt. 5, p. 104-118, fev. 2023 www4.*sanet.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. T. *or*ugal, D. S. *a*que* </line>
<line> 112 </line>
</par>
<par>
<line> analítico o* que podem ser reelaborados de acordo c*m os *bjetivos da pesquisa" </line>
</par>
<par>
<line> (P***ANO*; FREI*AS, 2013, p. </line>
<line> 55). Por f*m, *ua*to aos procedimentos técnicos, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> considerada *o*o estudo de caso, haja vista </line>
<line> a *oleta e anál*se de *nfo*mações sobre </line>
</par>
<par>
<line> determinad* model* de ne*ócio (PRO*ANOV; F*EITAS, 2013). </line>
<line> *.1 Po**laçã* e amost*a </line>
</par>
<par>
<line> * es*u*o apre*enta *omo f*nalidade </line>
<line> analisar o va**ation *e*o método do </line>
<line> va*or </line>
</par>
<par>
<line> patri*onial dos qu*tro grupos *e educação superior lista*os na B3 *.A., de *cordo co* as </line>
</par>
<par>
<line> inf*rm*ções apre*entadas nas res*ectivas demonstraçõ*s con*ábeis, t*ndo como faixa </line>
</par>
<par>
<line> t*mporal </line>
<line> os exercícios fin*os em 31 ** deze*bro *e 2016, 2017, 2018, 2**9 e 2020. A </line>
</par>
<par>
<line> população </line>
<line> para o estud* são </line>
<line> os *e*uintes grupos de educaç** superior pri*ada: Kroton </line>
</par>
<par>
<line> Educacional S.A./Cogna Educação S.*., Estácio Pa**icipações S.A./Y*UQ* *articipações </line>
<line> S.A., *AEC Educação S.*./Â*im* Ho**in* S.A., e S*r Ed*cac*onal S.A.. *ogo, a **ostra é </line>
</par>
<par>
<line> co*p*st* por vinte </line>
<line> demo*st*açõ*s contábeis a*ditadas arquivadas na pá*ina eletrôn*ca e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *omissão de V*l*res Mob*liários (CVM). Por fi*, é *mportante salienta* q*e as inf*rmações </line>
<line> a*alisadas *emet** ao v*lo* con*o**dado. </line>
<line> 3.2 Coleta de d*dos </line>
</par>
<par>
<line> A base de infor*ações são as r*specti*as demonst**ções contábeis arquivada* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> pá*ina e*etrôn*ca da *VM, acessadas em out*b*o de 2022, refe**ntes aos ex*rc*cios findos e* </line>
<line> 31 d* d*zem**o de 20*6, 2017, 2018, 2019 e 2020. </line>
<line> 3.3 Tratame*to dos dados </line>
<line> O *ratam*n*o *os dados envolv*u a a**li*ção dos grupos de educação super*or privada </line>
<line> de aco*do com as inform**ões ex*raídas das r*sp*ctivas demons*raçõ*s contá*eis, utilizando o </line>
<line> *ét*do de avaliaçã* pelo **lor *ontábil. </line>
<line> *abela 2 - At*vos e **ssi*os apresentado* em milhares de **ais. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Grupo d* educação superior privada </line>
<line> 20*6 2017 *01* 2019 *020 </line>
<line> </line>
<line> GAEC Ed*caç*o S.A./Ânima Ho*ding S.A. Está*io Participações *.A./YDUQS P*rtici*aç**s S.A. Kroton Educa*io**l S.A./C*gna Educação S.*. </line>
<line> *.387.852 1.338.1*2 1.446.470 2.400.023 4.58*.439 4.1*1.152 4.02*.095 4.102.463 *.512.492 9.2*5.266 17.60*.065 18.220.43* 31.94*.12* 34.11*.446 30.7*3.78* </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, *er*sina, v. 20, n. *, art. *, p. 104-118, fev. 2*23 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Valuation d* Ensi*o Superior Privado: Um Estudo d* Cas* **s Grupos Educ*cionais Listados na B3 </line>
<line> 113 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Grupo de educação superior priva*a </line>
<line> 2016 2017 2*18 20*9 202* </line>
<line> </line>
<line> S*r E*ucacional S.A. </line>
<line> 2.*18.564 2.507.*74 2.42*.*60 2.55*.156 3.0*1.485 </line>
<line> </line>
<line> *AEC Educação S.A./Ânima Hold*ng S.A. *stácio P**ticipações S.A./YDUQS P*rtic*pações S.A. K*ot*n Educacional S.A./Cogn* Educação S.A. S*r Ed*caci*nal S.A. </line>
<line> 752.160 641.7*1 *81.221 1.709.588 2.055.96* 1.706.*79 1.243.838 1.*11.054 2.410.14* *.060.297 3.751.701 3.012.709 14.**6.06* 18.283.177 1*.498.*25 1.068.1*4 999.484 95*.017 1.250.668 1.6*4.*98 </line>
</par>
<par>
<line> Font*: el*borado pelos a*tor*s d* </line>
<line> a*or*o </line>
<line> com </line>
<line> as res*ectivas </line>
<line> d*mo*str*ções </line>
<line> c*nt*b*is </line>
<line> disponíveis </line>
<line> na CVM </line>
</par>
<par>
<line> (2022). </line>
</par>
<par>
<line> Na próxima *eç** ser*o *presentados os r*spectivo* valore* patrimoniais, tendo como </line>
<line> fundamentação a mé*rica de cálculo apr*sentada no refere*cial teóri*o. </line>
<line> * RES*L*ADOS E DISCUSSÕ** </line>
<line> Os r*su*tad*s foram calcu*ado* tendo c**o métod* *e *valiação de empresas o valor </line>
<line> contábil. De acordo com a **resentaçã* dos v*lores d* ativos e passi*os na Tabe*a 2, *heg**- </line>
<line> se aos re*pectivo* *alores patrimoniais. </line>
<line> Tabela * - Valores patrimon*ais apresentados em *ilh*r*s de Reai*. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Grupo de educação superior pr**a*a </line>
<line> 2016 *017 2**8 2019 202* </line>
<line> </line>
<line> GAEC *ducação S.A./Ânim* **ld*ng S.A. Es*ác*o Part*cipações S.A./YD*QS Pa**icipaçõ*s S.A. Kroton Edu*aci**al S.*./C*gna *ducação S.A. Ser Educacional S.A. </line>
<line> 635.*92 6*6.4*1 6*5.249 69*.*3* *.5*6.476 2.434.673 2.77*.257 2.591.409 3.102.*5* *.*0*.9*9 13.849.*64 15.20*.726 17.473.060 15.835.*69 14.285.163 9*0.4*0 1.508.390 1.470.543 1.308.488 1.426.4*7 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elaborado pe*os autores </line>
<line> de </line>
<line> ac*r*o </line>
<line> c*m </line>
<line> as </line>
<line> respecti*as </line>
<line> demonstrações </line>
<line> *ontábeis </line>
<line> di*ponív*is </line>
<line> na CVM </line>
</par>
<par>
<line> (2**2). </line>
</par>
<par>
<line> O grupo Kroto* E*ucac*ona* S.A./Cogna Ed**a*ão S.A. aprese*ta os maior*s va*o*es </line>
<line> *atrimoni**s se com*arado ao* ou*ros grupos, se*uido por *stá*io P*rticipa*ões S.A./YDUQS </line>
<line> Participaçõ*s S.A., Ser Edu*acional S.A. e G*EC *ducaçã* S.A./Ânima Holdi*g S.A. </line>
<line> En*re os a*os *01* e 2020 *ponta-se * *eguinte *rescimento *atrimonial dos grupos </line>
</par>
<par>
<line> e*uc*cionais: *AEC Ed*cação *.A./Ân*ma Holdin* S.A. 2*7% (duzentos *ove*ta e s*t* e </line>
</par>
<par>
<line> po* c**to); *stác*o **rti*ipações S.*./*DU*S Participações S.A. 3*% (t*inta e do** </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> ce*to); Kro**n Educacional S.A./Cog*a Educação *.A. 3% (três por *ento); e Ser </line>
<line> Educa*ion** S.A. 50% (cinquenta por cento). </line>
<line> Rev. FSA, Ter*si** PI, v. 20, n. 2, art. 5, p. 1*4-118, f*v. 2023 ww*4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. T. Portugal, D. S. M**q*es </line>
<line> 114 </line>
</par>
<par>
<line> Grá*ico 1 - Represe*tação gráfica *os val*res patrimoniais. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: os au*o*es (2*22). </line>
<line> Dessa forma, em termos *e va*or pe*o método *e ava*iaç*o pel* valor patrimoni*l, o </line>
<line> grupo Kroto* Educ*cional S.A./Cog*a *duc*ção S.A. regist*a o* maiores valore* de </line>
<line> pat**m**io. Pela leitura do G*áfico 1, comparand* os ex*rcíc*os 2016 a 2020, é percept*vel o </line>
<line> *rescimento patrimoni*l de todos os grup*s. *no após ano *ora* se con*oli*ando, ao n*vel de </line>
<line> reg*strar valores exp*essivos, na casa do bilhã* de re*is. </line>
<line> Os grupos educ*cionais listados na *3 S.A. tendem a *o*tinuar *resc*ndo, haja *ista o </line>
<line> *umento das re*eitas l*quidas, i*entificado no est*do de *ander*ey e Marques (2022, *. 152), </line>
<line> conforme T**ela 4: </line>
<line> Tabela 4 - Rece*ta líquida dos grupos e*ucac*ona*s de capital aberto entre 2012 e 2020 </line>
<line> Receitas líquidas expressas *m milha*es de rea*s - *$ </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ano </row>
</column>
<column>
<row> GAEC Educação S.A./ Est*ci* Partic*pações *.A./ </row>
<row> Ânim* H*lding S.*. *DUQS Partici*ações S.A. </row>
</column>
<column>
<row> K*o*on Educa*ional S.A./ </row>
<row> Cogna *ducação S.A. </row>
</column>
<column>
<row> Ser Educaci**al *.A. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 2*12 </line>
<line> 323.689 </line>
<line> 1.383.**8 </line>
<line> 1.405.566 </line>
<line> 169.7*5 </line>
</par>
<par>
<line> 2013 </line>
<line> 4*1.29* </line>
<line> 1.731.01* </line>
<line> 2.015.942 </line>
<line> 253.490 </line>
</par>
<par>
<line> 2014 </line>
<line> 693.5*6 </line>
<line> 2.4*4.464 </line>
<line> *.5*3.866 </line>
<line> *7*.81* </line>
</par>
<par>
<line> 2015 </line>
<line> 834.944 </line>
<line> 2.93*.422 </line>
<line> 5.081.886 </line>
<line> 360.189 </line>
</par>
<par>
<line> 2016 </line>
<line> 9**.43* </line>
<line> 3.184.505 </line>
<line> 5.*44.718 </line>
<line> *.125.*80 </line>
</par>
<par>
<line> 2017 </line>
<line> 1.045.67* </line>
<line> 3.378.9*9 </line>
<line> 5.557.7*8 </line>
<line> 1.2*1.785 </line>
</par>
<par>
<line> *018 </line>
<line> 1.102.457 </line>
<line> *.61*.377 </line>
<line> 6.060.7*8 </line>
<line> 1.*62.486 </line>
</par>
<par>
<line> 20*9 </line>
<line> 1.181.49* </line>
<line> 3.565.0*6 </line>
<line> 6.3*5.187 </line>
<line> 1.275.98* </line>
</par>
<par>
<line> 202* </line>
<line> 1.421.*8* </line>
<line> 3.853.737 </line>
<line> 5.269.144 </line>
<line> 1.250.463 </line>
</par>
<par>
<line> Varia*ão </line>
</par>
<par>
<line> entre </line>
<line> 339% </line>
<line> 179% </line>
<line> 275% </line>
<line> 63*% </line>
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<line> Tendo como ba*e o* dados apr*se*tados ao longo do ca***u**, "o aum*n*o excep*io*al </line>
</par>
<par>
<line> das *ecei*as líquidas é **co*re**e d*s aquisições * inco*po*ações *ealizadas no </line>
<line> períod* sob </line>
</par>
<par>
<line> análi*e, </line>
<line> tal como evid*nciam os relatóri*s de gest*o de*sas *mpresas" (CORBUCCI; </line>
</par>
<par>
<line> KUBOTA; MEIRA, 2016. p. 4*). </line>
<line> 5 CONCLUSÃO </line>
<line> A pesquisa apresent*u com* e*copo avalia* se os gr*pos ed*caci*nais lista**s na B3 </line>
</par>
<par>
<line> S.A., entre 2015 e 2*20, </line>
<line> pelo método *alor pat*imonial, estão cons*lidando-se ao longo dos </line>
</par>
<par>
<line> anos. </line>
</par>
<par>
<line> T*ndo como *o*t* as respeti*as d*mons*rações cont*beis, fora* r*alizados os cálcu*os </line>
</par>
<par>
<line> que ajudar*m na an*lise e </line>
<line> fundamen*ação d*s a*g*me*tos **r**entados ao long* do estudo, </line>
</par>
<par>
<line> conce*nentes * evoluçã* d** grupos educacionais est*dados. </line>
<line> Os grupos educaci*nais l*st*dos na B.3 S.A. estão consolidados em termos </line>
<line> patrimoniais, co*f*rme desen*olv*men*o do es*u*o. T*davia, a*guns questionamentos p*dem </line>
</par>
<par>
<line> *voca*, </line>
<line> *ais como: qu*l o </line>
<line> li*ite *e ex*ansão destes g*upos? Como mensurar *u*lidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ensino com o taman*o da IES? Será *ue as IES *e* *ins lu*rati*os conseguiram man*er-se </line>
<line> "**vas"? </line>
<line> O est*** detalhou qu* as I*S atingiram *alores bilionário*. Se o ritmo de crescimento </line>
<line> *ontinuar constant*, "u*a das possíveis implicaç*es negativas de*sa co*jun*ão de fa*ores em </line>
</par>
<par>
<line> favor </line>
<line> de*ses grandes grupos seria a </line>
<line> ** r*f*r*ar a tendênc*a à co***ntra*ão do </line>
<line> cap*tal </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> e*ucaçã* supe*ior p*i*ada" (*ORB*CCI; KUBOTA; MEIRA, 2016, p. 44). </line>
<line> O trabalh* *esponde ao problema de pe**uisa, apresentado na introdução, </line>
</par>
<par>
<line> argumentado que os </line>
<line> grupos *e *duc*ção superior listados na B3 S.A. *umentaram s*u val*r </line>
</par>
<par>
<line> patr*mo**al ano a*ós ano, po* int*rmé*io das anál*se* dos exercício* *016, 2017, 2018, 20*9 </line>
<line> e 2020. </line>
<line> Em virtude dos argumento* apresent*dos, e pela relevância d* tema, *a*-** </line>
</par>
<par>
<line> imprescindível de*onstrar *ue os exe*cícios an*li*ados </line>
<line> ten*em a r*presentar a ini*terrupta </line>
</par>
<par>
<line> expansão da ed*cação *uperio* pr*va*a bras*leir*. Para e*tudos futuros, in*entiva-se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *o*tínuo desbravamen** </line>
<line> da temática </line>
<line> por outros pesquisadore*, *rin*ipalmente *el** vieses </line>
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<line> econô*ico, con**bil e financeiro. </line>
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<line> C*mo Refe**n*iar este *rt*go, *o*f*rme ABNT: </line>
<line> PO*TUGAL, G. T; MARQUES, D. S. Valuation do Ensino Superior *rivado: *m *studo de Caso </line>
<line> dos Grupos *ducacionais *ist**o* na B3 S.A. Pel* Mét*do Valor Patr**onia*. R*v. FSA, Teresina, v. </line>
<line> 2*, *. 2, *r*. 5, p. 10*-118, fev. 2023. </line>
</par>
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<line> Contr*buiçã* dos Autores </line>
<line> G. *. Por*ugal </line>
<line> D. S. M*rques </line>
</par>
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<line> 1) *oncepção e *laneja*ento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) *nálise e interpretação dos da*os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) elaboração d* r**cunho *u na revisão crít*ca do conteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 4) participação na apro*açã* da versão final d* man*sc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 2*, n. 2, art. 5, p. 1*4-1*8, fe*. 2023 </line>
<line> www4.*sa*et.*om.br/revista </line>
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