Reflexões sobre as Práticas na Gestão Pública e suas Relações com Mudanças no Poder Executivo / Reflections on Practices in Public Management and their Relationships with Changes in the Executive Power

Franciane Ribeiro Malavasi, Alfredo Rodrigues Leite Silva

Abstract


Uma parte das organizações públicas têm na alternância do poder executivo, decorrente do processo democrático, um fator que envolve mudanças nas práticas dos servidores nas organizações. Para discutir como o campo dos estudos organizacionais contribui para tratar essas mudanças, com foco na produção do conhecimento, este artigo volta-se para o seguinte objetivo: compreender contribuições dos estudos que abordam a prática como uma maneira de ver as organizações, com foco na produção do conhecimento para tratar das implicações nas práticas relacionadas com os servidores públicos brasileiros, diante da mudança do poder executivo. Para alcançar esse objetivo, este artigo teórico reflexivo trata da mudança de gestores na administração pública, das práticas e da produção do conhecimento, para, em seguida, articular os três temas com possíveis contribuições da abordagem da prática como uma maneira de ver, voltada para a produção do conhecimento. Como contribuição, ficaram evidentes os aspectos da prática que colocam a produção do conhecimento como emponderadora da condição de praticante do servidor público, em relação à mudança e aos interesses de um novo poder executivo eleito. Assim, considerar esses aspectos é importante para quem assume o mandato executivo e para os gestores nomeados por ele.

 

Palavras-Chave: Gestão Pública. Alternância do Poder Executivo. Práticas de Gestão.Conhecer.

 

ABSTRACT

 

In some public organizations, the alternation of executive power, resulting from the democratic process, is a factor that involves changes in the practices of servers in organizations. To discuss how the field of organizational studies contributes to dealing with these changes, with a focus on knowing, this paper focuses on the following aim: to understand the contributions of studies that approach practice as a way of seeing organizations, with a focus on knowing, to address the implications for Brazilian public servants related practices, given the change in executive power. To achieve this aim, this reflective theoretical article deals with the change of managers in public administration, the practices and the knowing process. Then it articulates the three themes with possible contributions from the approach of practice as a way of seeing, aimed at the production of knowledge. As a contribution, were evident aspects of the practice that place the production of knowledge as empowering the condition of the practitioner of the public servant, about the change and interests of a newly elected executive power, being important to those who assume the executive mandate, and to the managers appointed by him, take these aspects into account.

 

Keywords: Public Management. Alternation of Executive Power. Practices. Knowing.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.3.2

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