<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 19, p. 371-387, *a*. 20*3
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.1.19
</line>
</par><par>
<line>
* Assistência Social como Caráte* E*sencial: A *ão *revis** no Plano Nacio**l de Imuniza*ão
</line>
<line>
Social As*ista*c* as an Esse*tial Charact**: The L*ck of Prov*sio* in the *a*ional
</line>
<line>
I*munization Plan
</line>
</par><par>
<line>
Van*ss* Mara Solcia
</line>
<line>
Mes***do em Serv*ço Social pela U*iversida*e Estadual P*ulista Júlio de M*sq*ita Filho
</line>
<line>
Gradu*ção em Ser*iç* Social p**a Unive*si*ade Estadua* P**lista "Jú*io de Mesquita Fi*h*
</line>
<line>
vanessam*sol@gmail.co*
</line>
<line>
Nayara Hakime Dut*a
</line>
<line>
Do*torado em Ser*iço *oc*al pe*a Univers*da*e *stadual P*uli*ta Júlio de Mes*uita Filho
</line>
<line>
Professora Assiste*te do Departame*t* d* S*rv*ço So*ial ** Unesp -Franca
</line>
<line>
E-ma*l: *ayar*.hakime@une*p.br
</line>
</par><par>
<line>
Ende**ç*: Vanessa Mara Solcia
</line>
<line>
Edi*or-Che*e: *r. Tonny Ke**e* de A*encar
</line>
</par><par>
<line>
Pr*feitura Mu**cipal de *lvorad* do Sul, CRA*- Irmã*
</line>
<line>
Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
Caçula. P*aça An*ônio
</line>
<line>
de So**a Lemos Ce*tro,
</line>
</par><par>
<line>
86150000 - A*vor*d* do Sul, PR - Brasil.
</line>
<line>
Arti*o *ecebid* em 14/05/**22. Últ*ma versão
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Na*ara Ha**me Dutra
</line>
<line>
recebida em 27/05/*022. Apro*ado em 28/05/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Av. Eufrás*a Mont*i*o Petragl*a, 900 - Cep: 1*409-*6*,
</line>
</par><par>
</page><line>
Bai*ro: Jd. Antônio *etraglia - Franca/SP. Br*sil.
</line>
<line>
Avali*do p*l* siste*a Triple Review: Desk *eview a)
</line>
<line>
pel* Ed**or-Chef*; e b) Dou*le Bli*d *evie*
</line>
<line>
(avaliação cega po* doi* avaliadores da *rea).
</line>
<line>
Revisão: Gram*t**al, *ormativa * de Formataç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. M. *olcia, N. H. Dut*a
</line>
<line>
372
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
Este estudo objetivou anali*ar * Po*ítica de Assistência Social * parti* do D*creto nº 10.282,
</line>
</par><par>
<line>
art. 3º, II, de 2* de março de *020. *ssa
</line>
<line>
polít*ca foi declarada de caráter es*encial pa**
</line>
</par><par>
<line>
continuidade dos serviços pú*l**os *a proteç** da p*pu*a**o em situa*ão de v*lnerabi*idade e
</line>
</par><par>
<line>
no co*b*te à pan*emia do novo coronavírus. *o*t*nto, trata-se *e uma revisão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*o**m*n**s emitidos no
</line>
<line>
*eríodo de Pandemi*, pu*lici*ados e an*lisados.
</line>
<line>
N*sse per*odo,
</line>
</par><par>
<line>
houve
</line>
<line>
várias informações nortead**as trazendo uma *rofunda mudança na rotin*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
atendim*nto à Polí*i*a *e Assistência Social, indican*o medida* e *ondições que garant*ssem
</line>
</par><par>
<line>
a s*g*rança e a saúde
</line>
<line>
dos "usuári*s e p*ofissiona*s d* SUAS". A pesq*isa foi rea*izada e*
</line>
</par><par>
<line>
2*21, **é a 9° *d*ç** do Plan* Nac*o**l de *mun*z*ção e *oncl*i que nenhu*a
</line>
<line>
**tegori*
</line>
</par><par>
<line>
profi*sional **e *tua na Polí*ica de Assistência Socia* foi mencionada no grupo prioritár*o
</line>
<line>
para vacinação.
</line>
<line>
Palavras-c*ave: Pandemia. Assistência Social. *muniz*ção
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This stu*y aimed to *nal*ze the *o*ial A*sistance Policy from D**ree *º 10.282, art. *, II, of
</line>
</par><par>
<line>
March 20, *020,
</line>
<line>
which was declared essential for t** continuity of pub*ic services
</line>
<line>
i n t he
</line>
</par><par>
<line>
pr*tecti*n of the vulnerabl* population and in the fight ag*inst th* new *oronavirus pandemic.
</line>
<line>
T*erefor*, it is a revi*w of docume*ts is*ued i* the Pa*demic period, publishe* and analyzed,
</line>
</par><par>
<line>
in thi* pe*iod there wer* several guiding inf*rmation
</line>
<line>
bri*ging profound *hange in the a
</line>
</par><par>
<line>
r*utine of attendanc* *o the Social A*sistance Pol*cy, indicating measur*s *nd con*i*ions that
</line>
<line>
guarantee s*fety and h*alth. of "SUAS users *nd p*o**ssionals". The re*earch *as carrie* out
</line>
</par><par>
<line>
in 2*21, until the 9th editio*
</line>
<line>
of *h* Nat*onal Immu*ization Plan and *on*lude* that no
</line>
</par><par>
<line>
prof*ss*onal *ategory *ha* works in the Soc**l Assist**ce Policy was m*n*ioned in th* pri*ri**
</line>
<line>
group for vaccin*t*on.
</line>
<line>
Keywords: Pandemic. Soc*al assistan*e. Immunizati*n
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 2*, n. 1, *rt. 1*, p. 371-3*7, jan. 2023
</line>
<line>
www*.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Ass*stên*ia *oci*l como Carát*r Essen*ial: A *ã* Previsão no *l*no *a*iona* de Imuniz*ção
</line>
<line>
373
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
Os direi*os sociais tiveram ori*em na crise *o Estado *iberal ocasionada pel* *orte
</line>
<line>
avanço *a indust*ialização, num contexto histórico m*rcado por r*ivind**aç*es trabalhist*s e
</line>
<line>
pelo ***gimen*o de dout*inas socialistas. *as fá*r*cas, os t*a*al*ado*es vi*i*m em condições
</line>
</par><par>
<line>
precárias. Em
</line>
<line>
opos*ção, movimento* *eivindicatório* passaram, en*ão, a *xigir **a *ostura
</line>
</par><par>
<line>
mai* ativa do E*tado, obrigando-* a a*uar positivamente, garant*ndo *ondiçõ*s mínimas ao*
</line>
<line>
trabalhad**es.
</line>
<line>
Logo *pós, o pro*esso d* globalização evidencia a real*zação ** novas possi*ilida*e*
</line>
<line>
**r*v*s de p*o*essos *ociais e eco*ômi*os **sitivos, co*o melhor padrão de vida, inovaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
t*cn*lógicas (maior facilidade de *ocomoção, de
</line>
<line>
*ontato com o mundo, de g*n*o
</line>
<line>
d* tem*o,
</line>
</par><par>
<line>
de acesso * in*orm*ç**) e da liberdade *u*tural. Contudo, a glob*lização tem sofrido *ra*d*
</line>
<line>
questi*nam*nto quand* *na*i*ada como po*i*iva ou negativa, vi*to q** *** desenv*lvimento
</line>
<line>
desencadeou *ma maior influência dos países desenv**vidos, cria**o *m novo p*radigma
</line>
<line>
*ni*ers*l ** todas *s *reas, af**ando as rel*ções econômicas e soc*ais.
</line>
<line>
Hoje, ma** do *u* ont*m, a proteção socia* é condiçã* míni*a de direito ** qualquer
</line>
<line>
ci*adão. Conseq*entemente, * ass*st*n*ia *ocial tem se con**i*uído de inúmer*s **bates n*
</line>
</par><par>
<line>
intu*to d* melhor*r ess** q*alidades. E**e fato **biliza todos
</line>
<line>
os cida*ãos e pr*nc*palmente
</line>
</par><par>
<line>
*ssistentes soc*ais que est*o na linha de *r*nt* lut*ndo
</line>
<line>
pela *rote*ão dos direit** s**iais da
</line>
</par><par>
<line>
*ociedade.
</line>
</par><par>
<line>
Na era ho*ierna, * ass*stência so*ial é q*e* se **stac* por ser favorável
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsf*rmação da soci*d*de n* prot**ão dos dire*tos, en**o, é pl**sível ac*i*ar
</line>
<line>
*u*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
assistência socia* essencial é
</line>
<line>
ness* *r*cess*. É n* car*a C*nstitucion*l d* 19*8,
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ssi***ncia soc*al passa a c*mpo* o sistema de seguridade social juntamente com * saúd* e a
</line>
<line>
previdência social, recon*ecida como um direito *ocial e dever do Estad*. (BRASIL, 1*88).
</line>
</par><par>
<line>
Posteriorment*, em **93, com a *e* Orgân*ca de As*istênci* So*i*l (*OAS),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ssistên*ia S*c*al pa*sou a ter novos el*mentos para su* conc**tiza**o *nqu**to
</line>
<line>
polí*i*a
</line>
</par><par>
<line>
públi*a e se materializ* em *004 *tr*vés d* Si*tema Único de Assistência Socia* (SUA*), *u*
</line>
</par><par>
<line>
é um modelo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ge*t*o present* *m quase todos os m*nicípios br*sileiros que tê*
</line>
<line>
*omo
</line>
</par><par>
</page><line>
obj*ti*o *rinc*pal gar*nt*r * proteç*o social de famíli*s e indi**duos.
</line>
<line>
É e**dent* que os gove*n*s Estadu*is e Federa*s não expr*me* uma direç*o deseja*a
</line>
<line>
e co*t*x*ualizad* na prática * vivê*cias que existem nesses momen*os de crise, p*is *s
</line>
<line>
po*íti*as só terã* senti*o qua*do democraticamente construída p*r *ma identidad* coletiva e
</line>
<line>
não in*ividu** e sin*ular.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 20, *. *, art. 19, p. 371-387, jan. *023 *ww4.fsa**t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. M. Solci*, N. H. Dutra
</line>
<line>
374
</line>
</par><par>
<line>
De*t*ca-se a Porta*ia F*d**al n.10.28*/2020, que determin* a Assistên*ia So*ia* com*
</line>
<line>
um serviço es*enc**l du*ante a pandemia *e COVID-*9, dev*ndo os *q**pamentos de
</line>
</par><par>
<line>
Assistência Social estar em fu*cionamen*o para o a*endi*ento, sobr*t*do, n*m
</line>
<line>
cenário *e
</line>
</par><par>
<line>
agrav*me*to da **bre*a e extrema p*brez* no **asil.
</line>
</par><par>
<line>
N*s*e cenário, *s e*tratégias para as
</line>
<line>
intervenções e continuida** n*s atendim*n*os no
</line>
</par><par>
<line>
*entro de Referênci* de Assistênc*a Soc*a* (CRA*) *a*tiveram e perma**ce*am
</line>
</par><par>
<line>
desemp**h*nd* u* papel
</line>
<line>
fu*dam*n*al n* aten*imento à *opula*ão, com importantes
</line>
</par><par>
<line>
de*afios para as p*líticas *ociais.
</line>
</par><par>
<line>
A ques*ão
</line>
<line>
em deba*e não é so*ente a A**istência Socia* ser *eclarada u* serviço
</line>
</par><par>
<line>
essenci*l, mas por ser *ma pol**ica marcada por expressiva redução e inconsistências **s
</line>
</par><par>
<line>
tra*sfe*ênc*as de
</line>
<line>
financiamento nos últi*os ano*, e
</line>
<line>
por manter a
</line>
<line>
continuidade dos serv*ços
</line>
</par><par>
<line>
*re*tad*s à p*pulação * seus trabalhado**s não ***arem
</line>
<line>
em *enhuma das no** ed*ções do
</line>
</par><par>
<line>
Plan* Nacional
</line>
<line>
de *acinação, atuan*o diretamente c*m a populaç*o dur*nte todo esse
</line>
</par><par>
<line>
p*ríodo da p*nde*ia COVID-19.
</line>
<line>
A *esistênci* ao debate, por me*o de polí*ica* públicas que impede* que pro*is**on*is
</line>
</par><par>
<line>
que e*tã* na linha de fr*nte *ejam vacinados, rev**a
</line>
<line>
uma política de mer*to*racia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
subordinadora e, *m cons*quência, *xc*udente; em rela*ão *os grupos socialmente
</line>
<line>
fragiliz*dos.
</line>
<line>
2 R*FER*N*IAL T**RICO
</line>
<line>
2.* A *ol*tica de assi**ência social
</line>
</par><par>
<line>
A Assist*nc*a Social,
</line>
<line>
por muito tem*o, *steve atrelada à cari**d* e *juda, esta**o
</line>
</par><par>
<line>
long* de ser um direi*o. S*mente a p*rtir da Con*titu*ção Federal de 1988, passa a ser tratada
</line>
</par><par>
<line>
como política de *ro*eção *ocial, *i*eito do
</line>
<line>
c*da*ão e dever do Estad*. Confor**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Constituição, e* s*u art. 1*4, Brasil (1988) *estaca que "* Segur*dade Soc*al compreende um
</line>
</par><par>
<line>
c*nju*t* in*egrado de aç*e* de
</line>
<line>
inici*tiva dos Poderes Públ*cos e da sociedade, desti*ad*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*se*urar os dir*itos rela*ivos * saúde, à previdência e * ass*stência social." Des*ac*-se que tal
</line>
<line>
*rt*go representou sua consol*dação *omo política pública.
</line>
<line>
Desde então, h* todo um proces*o *e r*gulamentação, at*av*s das polí*ic*s sociais, na
</line>
</par><par>
<line>
ga*anti* *á**ca dos direitos de cidadani* e responsabili*ação do Estado, que passa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compr*en*ê-la como *espostas frente às expressões d* questã* soc*al. Para **uto,
</line>
<line>
(*006,
</line>
</par><par>
<line>
p.170), "*u*
</line>
<line>
defini*ão *mpõ* compreend*r o camp* a*si*ten*ial
</line>
<line>
como provisã* necessária
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 20, n. 1, art. 19, p. 3*1-*87, j*n. 2023
</line>
<line>
w*w4.f*anet.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Ass*s*ência Social como Caráter Essen*ia*: A *ão P*evisão no Plano *acional de Im*ni*a*ão
</line>
<line>
*75
</line>
</par><par>
<line>
p*ra e**re*tar
</line>
<line>
as dif*cul*ades interpostas a *ualquer cidadão que e
</line>
<line>
de** ser cober*a pelo
</line>
</par><par>
<line>
Estado".
</line>
</par><par>
<line>
P*ra S***es (2010, p. *95):
</line>
</par><par>
<line>
*egundo a Lei,
</line>
<line>
a assis*ência t*m por final*dad* ass*gu*ar a pre*taçã* das
</line>
</par><par>
<line>
necessidades *ásicas, com base nas q*ais as p*lític*s públicas, com a parti*ipação
</line>
</par><par>
<line>
da comunidade, define*
</line>
<line>
os mínimo* sociais, de nature*a mais ampla. P*ra r*duz*r
</line>
</par><par>
<line>
os *íveis de po**eza, prevê dive*sas estratégias: criaçã* de program** de g*ração de
</line>
</par><par>
<line>
*rabalho e r*nd*; proteç*o à mate*nidade, às crianças e *os adolescente*;
</line>
<line>
apoio
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
g**ta*tes; *esso** com deficiência *u pe**oas idosas, desde que carentes, por mei*
</line>
<line>
de ações continuad*s de assistê*cia social.
</line>
<line>
* Política Nac*o*al de Assi*tênc** Socia* (P*AS) dir*ciona a atuação profiss*o*a* **
</line>
<line>
*odo t*rritório nacional *e acord* co* o que preconiza a Le* Orgâ*i*a de Assistência Social
</line>
<line>
(L*AS), *ue no seu *ri**iro *rtigo define como "[...] direi*o do c*d*dão e dever do Estado".
</line>
<line>
A*sim, é u*a pol*tica de Segu*i*ad* *ocia* não *ontributiva, que provê os mínimos soci*is,
</line>
<line>
re*lizada atrav*s de um *onjunto integ**do *e ações de inic*ativa pública e *a sociedade, para
</line>
<line>
garantir o *tend**ento às necessidades básica* (B*ASI*, 1993).
</line>
<line>
S*gundo Yazbek (2006), a Polí*ica de Ass*stência Social, a pa**ir da LOAS, p*ssa a
</line>
</par><par>
<line>
ser considerada uma política
</line>
<line>
de *esponsabilidade estatal, *ue deve ofertar serviço*,
</line>
</par><par>
<line>
programas, projetos e b*nefíc*os socioassi*t*n***is e
</line>
<line>
*eve *er garan*ida na perspectiva do
</line>
</par><par>
<line>
direito e do acesso aos que d*la *ecessitam.
</line>
</par><par>
<line>
A LOAS, segui*a d* PNAS, aprovada em 2004 pelo Co**elho Na****a* de
</line>
<line>
Ass*s*ênc*a Social (CNAS), **presento* o cumpr*mento d*s d*liberações da *V Conferência
</line>
</par><par>
<line>
Nacional *e Assi*tê*cia Social, reali*ada em 20*3, *efini*do um novo model* de gestão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
apresentando as diretriz*s par* a efe*ivaçã* da a*sistência s*cial com* re*ponsabilidade do
</line>
<line>
Es*ado. Logo, a "Proteção socia* pod* *er definida *omo *m con*un*o *e *nic*a*ivas pública*
</line>
<line>
ou estatalme**e regu*ada* *ara a provis*o de servi*os e benefícios *ociais, *isand* enfrentar
</line>
<line>
situações de ris*o **cial ou pr*vaçõe* sociais" (*ACCO*D, *009, p. 58).
</line>
<line>
Iamamoto (1997) consid*ra *** a "questão social" o ob*eto de trabalho prof*s*ional,
</line>
<line>
qu*ndo afi*ma que:
</line>
<line>
*s **si*tentes s*ciais t*abalham com a *uest** *ocial n*s suas mais variada*
</line>
</par><par>
<line>
express*es quotidianas, *ais co*o ** indivíduos as ex*erime*t*m no trabalho, na
</line>
</par><par>
<line>
*amília, *a área hab*tacional, na saúde, *a
</line>
<line>
assistência social públi*a,
</line>
<line>
etc. Questão
</line>
</par><par>
<line>
social que sen*o desigualdade *
</line>
<line>
também *ebeldi*, por *nvolver sujei*os qu*
</line>
</par><par>
<line>
v*venciam *s desigualdades e a
</line>
<line>
el* r*sistem, *e opõ*m. É *esta tensão entr*
</line>
</par><par>
</page><line>
produção da desigu*ldade * produçã* da *ebeldia e da resistênc*a, que tra*alha* o*
</line>
<line>
assiste*tes so*iai*, situados nesse terren* m*vi*o por inte*esse* socia*s distintos, aos
</line>
<line>
quais não * po*sível abstr*i* ou de*es fugi* po*que *ecem a vida em socie*ade. [...] a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 20, n. 1, art. *9, p. 371-387, jan. 202* www4.fsanet.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. M. Solc*a, N. H. Dutra
</line>
<line>
37*
</line>
<line>
que*tão social, *ujas **ltiplas expressões são o *bjeto do tr*balho **tidi*no do
</line>
<line>
assisten*e social (IAMAM*TO, 1997, p. 14).
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, o assisten*e social nos esp*ços sócio-ocupacionais atua na garantia dos
</line>
<line>
d**eit** sociais, utilizando, de *at*, *olít*cas públicas como forma de enfrentamento das
</line>
<line>
expressões da questão *oc*a*. Por*anto, um trabal*o *o cerne da *ela*ão Estado e sociedade,
</line>
<line>
ou seja, uma r*presentatividade do Estado p*rante * c*d*dão.
</line>
<line>
Para ou*ro* autores, a atenção r*cai para o ca**ter hist*r*co e políti*o dos **stemas de
</line>
<line>
proteção s*c*al, como afirmam os autore* em t*ês questões que são bem pre*ente* nesse
</line>
<line>
c*ntexto *e pandemia: "[...] quem será protegido? Como será protegido? Quanto de proteçã*?
</line>
<line>
(SILVA; YASBEK; GIOVA*NI, 2004, *.16)
</line>
</par><par>
<line>
* signi*i**do
</line>
<line>
*e pr*teção social apresentado se dist*ngue *a definiçã* de p*lí*i*as
</line>
</par><par>
<line>
sociais, podendo ser parte *ela*, o* se*a "[...] faz** pa*te de um conju*to de **iciati*as
</line>
<line>
públi*as *om o ob*etivo de realizar fora *a **fera privada o ac*sso * bens, servi*os e renda"
</line>
<line>
(JACOOUD, 2009). Os *te*di*entos à população são r*alizados *o Centro de *eferência de
</line>
<line>
Assistência Soci*l (CRA*), unida*e pú*lica municip** integra*te d* SUAS, localiza*o em
</line>
</par><par>
<line>
áreas com ma*or índice de v*lnerab*lidade s**ial, que ex*cuta programas, bene*ício*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s*r*iços *a A*sistência Social, *través ** Prot*ção Soc**l Básica, que vis* ga*ant*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*reve*ção, * enf*entament* da p*breza. Contudo, * Pro*eção Social Es*ec*al (PSE) divide-se
</line>
<line>
*m Média e A*ta Complexid*d*, sendo que na Mé*ia Complexidade os *erviç*s são ofertados
</line>
</par><par>
<line>
*os Centros de Referê**ia Espe*iali**dos de Assi*tênc*a So*ial (CR*AS), nos Cent*os
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Ref*rência Especializa*o* par* Pop**ação
</line>
<line>
*m S*tua*ão de Rua - Ce*tro* POP, no* *entro*-
</line>
</par><par>
<line>
dia de Refer*ncia p*ra Pe*s** com Deficiência, ***soa I*osa suas f**ílias e em u*idades e
</line>
<line>
referenci*das ao *RE*S.
</line>
<line>
*ssim, fi*a **nifesto q*e o SUAS, fr*nte às vuln*rabilidades e riscos sociai*, é fato*
</line>
<line>
preponde**nte, co*o a*irma Loiola e Caval*ante (*021):
</line>
<line>
T*ndo em vista q*e o* níveis de saúde se *xpressam a partir ** organização socia* e
</line>
<line>
econôm*ca do p*ís sendo d*terminantes da* condições de sa**e, o acesso à
</line>
<line>
ali*enta*ã*, * mor*d*a, * *ane*men** *ásico, o meio ambi*nte, o trabalho, a renda,
</line>
</par><par>
<line>
a e**cação, a ativida*e física, o tra*sporte, o l*zer e o a*esso aos ben* serviços e
</line>
<line>
essenciais. É n*sse terreno d* *omunidade que os assis*entes sociais se articul*m
</line>
<line>
pa** mobili*ar conhecimentos, ha*ilidades, capacidades e *écnicas na gara*tia *a
</line>
<line>
efeti*ação dos direit*s **ciais. (LOIOL*; CAVALCANTE, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
atu*ção da Assistência Social nas vulnerabilidades *o*iais,
</line>
<line>
para Sposa*i (2011),
</line>
</par><par>
</page><line>
"proces** u*a s*leti**dade da demanda, os mai* pr*carizados, e termina por pr*ssio*ar sua
</line>
<line>
inclu*ão nas d*m*is políticas sociais". Em contr*pa*tida, as pesso*s a*e*didas nes*e contexto
</line>
<line>
Re*. *SA, Ter**i*a, v. 20, n. 1, art. 19, *. 371-387, jan. 2023 www4.fsan*t.*om.b*/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Assistência Social como Cará*er E*senci*l: A nã* Previ**o *o Plano Nacional de Imunização
</line>
<line>
377
</line>
</par><par>
<line>
de p*n*emia, por s*a vez, n*o *tendiam *p*nas à situ*ção de renda *omo único *ritério, m*s
</line>
</par><par>
<line>
si m
</line>
<line>
outras situaçõe*,
</line>
<line>
den****ando-as "v*lnerabilida*e" e "r*sc*
</line>
<line>
social". Mesmo
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
apose*tados **e, em um outro contexto, "possuí*m renda" também foram afet**os com
</line>
<line>
a*mento s**n*f*cativo dos pr*ços: alim*ntos, m*d*ca*e*tos, gás d* *ozinha, tornand*-se *ma
</line>
<line>
deman*a para a Assistência Social.
</line>
<line>
A *eal*dade d*s *un*cípios traz nova*e*te à políti*a de assistên**a socia* demanda* *
</line>
</par><par>
<line>
*ituações em q*e **ssa **va d*mensão em que o Es*ad* se encontra, *e enfrentamen*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
crise social e sanitár** e crise *c*nôm*ca, *ão obtém resultados na condu*ão, visto que sequer
</line>
</par><par>
<line>
a assistênci* s*cial foi i*serida na p*evisão
</line>
<line>
do plan* nacional
</line>
<line>
de **unização. Entre*anto,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
política d* as*istê*cia social é imprescindível n*s *omentos de crise, ou seja, as políticas
</line>
<line>
p*blica* direcionadas *a** esses resulta*os *everi** s*r indispe*sáveis.
</line>
<line>
S*gundo Mota (*013, p. 18*), "[...] *m te*p*s de crise, a as*ist*nc*a incide tanto junt*
</line>
</par><par>
<line>
*os
</line>
<line>
pobres miseráv*is, como aos desem*regados e os d*squali*ic*dos para o me*cado *e e
</line>
</par><par>
<line>
trabalho, além *os
</line>
<line>
*radicionalmente considera*os inap*os para produzir". Dessa forma, o
</line>
</par><par>
<line>
SUAS apresenta *os*ib*lidades, porém, eles seguem dependendo de re*ursos e inv*stimen**s
</line>
</par><par>
<line>
públicos serem alocados, * de *ompreensão do *o*prom*ss* em supera* uma ass*stência a
</line>
</par><par>
<line>
soc*a* tradicio**l e co*servadora *as abordag*n* das ex*res*ões
</line>
<line>
da questão so*ial. (SILVA,
</line>
</par><par>
<line>
2*15)
</line>
</par><par>
<line>
Há pelo me*os d*as perspectivas (em disputa) no interior d* SUA*: a que afirma a
</line>
<line>
assistência social como polít*ca públic*, d*reito da *o*ulação e *ever do Estad* e a
</line>
<line>
que refo**a o legad* c*nser*ador/tradici*nal da área, co*stituíd*, dentre outros
</line>
<line>
aspectos, pel* intervenção emer*enc*al, *mprovisada e precár*a. (SILVA, *01*,
</line>
<line>
p .4 * )
</line>
<line>
Na *ublicação da Secretaria Nac*o*al *e Assist*ncia Social do Ministé*io d*
</line>
<line>
Cid*d*nia (SNAS), fica *vi*ente a im*ortânc** da atuaç*o *o SUAS, ao pro*over o apoio e
</line>
<line>
proteçã* *os indivídu*s e famílias, se*am des*bri*ados ou desalojados; em saú*e, *ambém
</line>
<line>
*obi*izaram e mobil*zam * atuação do SU*S. (BRAS**, 202*)
</line>
<line>
P***uant*, a pa*d*mia t*ouxe impactos sob*e a pop*lação, acrescentando a
</line>
</par><par>
<line>
desigualdade social *inda *ai*. Nesse contexto, * import*ncia
</line>
<line>
do *rab*lh* colaborativo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
siné*gico e*tre SUS e SUAS
</line>
<line>
possibilitaria maior pod*r ao enfrentamento da pandemia,
</line>
</par><par>
<line>
*nclu**ve, a convergência de esforços n* articulação de definições e estratégias.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo, S*osati (2015), as v*olaçõ*s de *irei**s d*ntr* *s famíli*s e cidadã*s e as
</line>
</par><par>
</page><line>
desproteções sociais de acesso aos direitos sociai* não residem s**ente *o âmbito da pol*tica
</line>
<line>
de assistência social, mas nu* proce**o mais ampl*, asse*tado n* *espo*sabilidade estata* em
</line>
<line>
garantir e*ses direitos aos cidadãos, ind***ndente de co**rapartidas ou áreas de atu*ç*o. Em
</line>
<line>
Re*. FSA, Tere*in* PI, v. 20, n. 1, art. 19, p. 371-387, j*n. 2023 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. Solcia, N. H. *utra
</line>
<line>
**8
</line>
</par><par>
<line>
cada ambiente, *ortanto, Assistência Social e ou*ras áreas c*mo Saúde e educação *evem se
</line>
<line>
articul*r p**a uma avaliaçã* cotidiana da evoluçã* da pan*emia * das me*idas que devem ser
</line>
<line>
adota*a*.
</line>
<line>
3 RESULTADOS E DISCUS*ÕES
</line>
<line>
3.1 As orientações técnica* e o *lano nacion*l de imu*ização
</line>
<line>
A pandemia ca*sa** pelo novo *or*navírus (SA*S-CoV-2) *rata-se de uma infecção
</line>
<line>
res*i*at*ria ag*da *otencialme*te grave, além de su* *eta*i*ade, possui *lev*da
</line>
<line>
transmis*ibilidade entre as pe*soa* por meio de go*ícula* r*spiratórias ou conta*o co* objetos
</line>
</par><par>
<line>
e superfícies contam*nada*. O v*rus pert*ncente à cla*se dos zoonóti*os,
</line>
<line>
*u se*a,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
transmi*sí*e* entr* animais e os seres humanos, lo*o, g*rou *ma
</line>
<line>
pr*o*upação * debate no
</line>
</par><par>
<line>
mu*do todo qu*nto ao ce*á*io desafia**r na qual o mund* enfrentaria.
</line>
<line>
No Bra*il, não send* dif**ente, mas pelo contrário, d*ante do c**ário da cr*s* po*ítica e
</line>
<line>
*c*nôm*ca, a situação se *orna muito mais complexa e delicada, ju*tam*nte por não haver um
</line>
</par><par>
<line>
deb*** e ne*huma
</line>
<line>
*iscussão quant* à *mu*ização ou enfrentamento da doença. E mais:
</line>
</par><par>
<line>
pera*t* o cenário hostil que se está *travessand*, gove*no s*quer almejou esforços na *
</line>
</par><par>
<line>
compr* de va*inas, inc*tando, *nclusive, c*ntr* * vaci*ação, o q*e
</line>
<line>
*er*u *m cená*io de
</line>
</par><par>
<line>
*lage*o.
</line>
</par><par>
<line>
Somente depois, após c**rança* d* judiciário, j*rnais e p*pulação, é qu* houve um
</line>
<line>
pr*meiro planejamento sobre *acinas. *ont*do, um pla*ejame*to *neficaz, p*is, de fato, não
</line>
</par><par>
<line>
le*ou em consideração
</line>
<line>
os
</line>
<line>
*rofi*sionai* da assistência *ocial, que
</line>
<line>
atuam na linha d* frente
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ue sã* imp*escindíveis no e**rentamento da crise provocada *ela co*i*-19.
</line>
</par><par>
<line>
O planejamento da vac**ação naciona* foi orientado, entre
</line>
<line>
outros, pela Agência
</line>
</par><par>
<line>
Na*ional de Vi**lância Sanitá*ia (**visa), órgão do gov*rno que determ*n* a a*al**çã* de
</line>
<line>
re*ist*os e *icenci*ment* *as vacina*.
</line>
</par><par>
<line>
A *es*rição
</line>
<line>
dos grup*s p*ior*tários recom*ndações para vacinação, c*mo visto no e
</line>
</par><par>
<line>
*uadro *1, sequer men*i*na os tr*balhadores da ass*s*ência social, ou seja, *e* mesmo
</line>
</par><par>
<line>
h*uve uma pr*ocupação *om os **ofi*si*nai*
</line>
<line>
q**, de fato, atuam na li*ha de frente na
</line>
</par><par>
<line>
gar*ntia dos dire*tos e pr*teção indi**duais e coletivos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resi*a, v. 20, *. 1, art. 1*, p. 371-*87, jan. 2023
</line>
<line>
www4.fsa*e*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Assistênc*a S*cial como Car*ter *s*enc**l: A não *revisão no Plano Nacional de Imu*ização
</line>
<line>
379
</line>
</par><par>
<line>
Qu*dro 01 - *e*c*ição dos grupos *rio**tá*ios e recomendações para vacina*ão
</line>
</par><par>
<line>
Ordem de Vacin*ção
</line>
<line>
População-a**o
</line>
</par><par>
<line>
1º
</line>
<line>
Pe*soas com 60 a*os *u mais institu*iona*izadas
</line>
</par><par>
<line>
*º
</line>
<line>
Pessoas com def*ci*ncia instituc*onal**ada
</line>
</par><par>
<line>
*º
</line>
<line>
Povos i*dígenas v*vend* *m te*ras indígenas
</line>
</par><par>
<line>
4*
</line>
<line>
Trabalhadore* *a Saúde
</line>
</par><par>
<line>
5º
</line>
<line>
P*pulação por faixa etária
</line>
</par><par>
<line>
6º
</line>
<line>
Po*os e co*un*dade* tradicion*is r*beirinhas e *uilombolas
</line>
</par><par>
<line>
*º
</line>
<line>
Pessoas com como*bidades
</line>
</par><par>
<line>
*º
</line>
<line>
Pess*as **m deficiência pe*ma**nte
</line>
</par><par>
<line>
9*
</line>
<line>
Pessoas em sit**ção de rua
</line>
</par><par>
<line>
10º
</line>
<line>
*opulação privada de l*berda*e
</line>
</par><par>
<line>
11º
</line>
<line>
Fun*ionários do *istema de *rivação d* liberdade.
</line>
</par><par>
<line>
1*º
</line>
<line>
Tra*al*ador*s da Edu*açã*
</line>
</par><par>
<line>
*3º
</line>
<line>
F*r*as *e Seguran*a e S*lvamento
</line>
</par><par>
<line>
14º
</line>
<line>
*orças Armadas
</line>
</par><par>
<line>
15º
</line>
<line>
Trabalhadores de Tran*port* Coletivo Rodoviário de Passa*eir** *rbano
</line>
</par><par>
<line>
16º
</line>
<line>
Tra*alhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário
</line>
</par><par>
<line>
17º
</line>
<line>
Tra*alhadores d* limp*za ur*a*a e *anejo de resíd*os sólidos
</line>
</par><par>
<line>
*8º
</line>
<line>
Tra**lhado*es de T*ansp*rte Aéreo
</line>
</par><par>
<line>
19º
</line>
<line>
Trabalhador*s de T*ansport* *quaviário
</line>
</par><par>
<line>
20º
</line>
<line>
Caminh*neir*s
</line>
</par><par>
<line>
21º
</line>
<line>
Traba*ha*ores Portuários
</line>
</par><par>
<line>
22º
</line>
<line>
T*abalhadores *ndu*tria*s
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Adaptado d* (B*ASIL, 2021). Plano Nacio*al de *peracional*zação da Vaci**ção contra a covid-19:
</line>
<line>
Minis**rio *a Saúde, 9ª E*içã*.
</line>
<line>
O quadro *cima apres*nta em sua tota*i*ade, inc*us*ve, a população-*lvo * se*
</line>
<line>
i*un*zada e, como *isto, de fa*o, n*o me*ciona *s p*o*issionais da assistência social, emb*ra
</line>
</par><par>
<line>
* *ecl*r*ção em Nota Técni*a da Secre*aria Na*ional de Assistência Social - SNAS,
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Secreta*ia Especial de Dese*volvimento Socia*, do Ministé*i*
</line>
<line>
da C*d*dania, reunisse
</line>
</par><par>
<line>
**com*nd*çõe*, com o objetiv* de g*rantir * *ferta d* *e*viços e atividades essenciais do
</line>
<line>
Sistema Único de As**stência So*ial (S*AS), em co*dições de segu*ança a seu* tr*bal**dores
</line>
<line>
e u*uários.
</line>
<line>
E* *ista do cenário de Emergênci* em Saúde Pública, o *istema Único de Saúd* -
</line>
<line>
SUS * S*AS, levan*o em consideração a portaria n° ** d* 01 de a*ril d* *020, aprov*u
</line>
<line>
rec*mendações aos g***or*s e trab*lh*dores *o SUAS dos Esta*os, Mu**cípios e *o Distrito
</line>
<line>
Fed*ral, **m o o*j*tiv* de dar continuidade aos serviços * ati*id*de* da Assi**ê**i* Social.
</line>
<line>
Nessa Por*aria destacou-se, *i***, a *e*essida*e de ide*tificar os serviço* essenciais e* ca*a
</line>
<line>
localidade e reorganizar as of*rtas. Portanto, afirm* que os trabalha*o*es *o SUAS são
</line>
</par><par>
<line>
imp*escindíveis para *ue a
</line>
<line>
polític* chegu* a quem del* *ecessitar, tra*a *e med*das *e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**s*na PI, v. 20, n. 1, a*t. 19, p. 371-38*, jan. *0*3
</line>
<line>
w*w4.fsanet.**m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. M. So*ci*, N. H. Dutra
</line>
<line>
380
</line>
</par><par>
<line>
s*gurança, *isp*nib*lização *e EPI, afastamentos e tele*rabalho de *rupos de risc*
</line>
<line>
(BR*SIL,202*)
</line>
<line>
Entretanto, co*trapo*do-se à *ef*ri*a port*ria, os pr**issiona*s da assistê*cia social
</line>
<line>
foram neglig*nc*ados, e ma*s, não h*uve pl*nej*mento da t*tal*dade de ser*iço* que f*r*m ou
</line>
<line>
*ã* *ea*izad*s **nto *s outras p**ít*cas públicas, e, por fi*, a *ão garan**a e def*sa dos **us
</line>
<line>
direitos.
</line>
<line>
Raichel*s e Arregui (*021) destac*m que o SUS (Siste*a Ún**o de Saúde) e o SUAS
</line>
<line>
(Sistema Único de As*is**ncia Social) for*m os ma*s requis*tados na pan*emia:
</line>
<line>
A situação de pandem** e*põe com mu*ta crueza as d*mensões contr*ditór*as desse
</line>
<line>
processo: de *m lado, a *a*ênc*a das medidas ultraneol*ber*is qu* desfina*ciar*m as
</line>
<line>
*olít*cas sociais, espe*ialmente o SUS * o Sua*, os sistemas d* p*ote*ão social mai*
</line>
</par><par>
<line>
re*uisitados no co*texto ** p**demia.
</line>
<line>
E, ao mesmo
</line>
<line>
tem*o, a necessidade de *ais
</line>
</par><par>
<line>
E*tado * do fortalecimento das *olít*cas públicas para enfr*ntamento dessa g*a*e
</line>
<line>
crise. (RAI*HEL*S; ARRE*UI 2*21, p.143)
</line>
<line>
R*ssalta-se *ue em nenhum dos do*umentos citados e nem no *lano *acional de
</line>
</par><par>
<line>
Imuni*ação -
</line>
<line>
que teve sua pri*eira edição *m
</line>
<line>
*6/ 12/ 202*, e
</line>
<line>
até * present* data d*
</line>
</par><par>
<line>
15/07/2021 em s*a nona e*ição - hou*e previsão de
</line>
<line>
vaci*ação *os pro*issionais da Pol*tica
</line>
</par><par>
<line>
de Assist**cia Social. Sendo q*e é através do Plano que *e def*ne a *opulação-alvo e grupos
</line>
</par><par>
<line>
prioritários
</line>
<line>
para a vacinação, e constata-s*
</line>
<line>
uma con*radição *u*ndo se coloca a Assistên*ia
</line>
</par><par>
<line>
*ocial c*mo um se*viço e*s*ncial, u** política que *ompõe a pr*t*ção soci*l. No entanto, há
</line>
<line>
*ma discrepância em não **ns*de*ar a Assistênc** Social no Plan* Nacion*l de *muniza*ão.
</line>
<line>
Nesse sentido, a Portar*a n.3*7, de 2* d* Març* d* 20*0, dispõe acerca *e medidas
</line>
<line>
para o enfrenta**nt* da emergê*cia de *aúd* pública de imp*rtânc*a inter*aci*nal d*corrente
</line>
<line>
do *or*navírus, C*VI*-19, no âmb*to do Sis*ema Ún*co d* Assistênci* Soc*al. No *r*. 2º A
</line>
<line>
oferta dos serviços, progra*as e benefícios socio*ssi*tenciais no âm*ito dos estados,
</line>
<line>
município* e D*strito Federal dever* ser garantida àque*es que necessitar*m, *bservando-se *s
</line>
<line>
m*didas e condi*õe* que garantam * s*gu*anç* e **úd* dos usu*rios * profissionais do SUAS.
</line>
<line>
A dimen*ão *erritori*l e *opulacional dos mu***í**os nã* p*de ser t*at*da pel*
</line>
</par><par>
<line>
homo*eneidade no p**to
</line>
<line>
*ed**at*vo do SUAS, poi* a ide*ti*icaçã* das
</line>
<line>
diferenças
</line>
</par><par>
<line>
dema*da a sua in*lusão na cober*ura do pacto feder*tivo. As d*fer*nça* requerem
</line>
<line>
processos específicos na di*tribuição da atenção e resposta*. (SPOS*T*,2015, p.54)
</line>
<line>
A Le* n ° 13.979 *e 06 de *ever*iro de 2020, * *uas alterações, dispõ* sobre as
</line>
</par><par>
<line>
medid*s para en*rentamento da
</line>
<line>
emer*ência de saúde pública de imp*rtância *n*e*nacional
</line>
</par><par>
<line>
d*cor*ente *o coronavír*s respons*v*l pelo surto de 201*, "[...]§ 1º Para efeit*s do di*posto
</line>
</par><par>
<line>
no caput d*ste ar*ig*, s*o c*nsi**r**os profissiona*s essenciais ao
</line>
<line>
*ontrol* de doenç*s *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, ar*. 19, p. 371-387, jan. 2023
</line>
<line>
www4.*sanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Assistência Social como Caráter Essencial: A n*o *revisão n* Pla*o Na*ional *e *mu*ização
</line>
<line>
*81
</line>
</par><par>
<line>
manutenção da ordem p*bli*a: [...]XXV**I - profissi*nais *os C*ntr*s de Referênci* de
</line>
<line>
Assistência Soc*a* (CRAS) e dos Centros de Referê*cia Especia*izados d* A**istên*ia So*ial
</line>
<line>
(CREAS)" (BRASIL, 20*0).
</line>
<line>
No B**sil, a Pol***ca de Assist*nci* Social foi r*conhecida no Decre*o nº 10.282,
</line>
</par><par>
<line>
art.
</line>
<line>
3º, II, de
</line>
<line>
20 de *arço de 2020, como se*d* de caráter
</line>
<line>
essencial par* continuidade d*s
</line>
</par><par>
<line>
ser*iço* públic*s, na proteção da
</line>
<line>
*opulação em situação
</line>
<line>
de vu**e*a*i*idade e no co*bate
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**ndem*a
</line>
<line>
do novo *oronav*rus. Es*a pol*tica *a*bém * ent*ndida como indispensável ao
</line>
</par><par>
<line>
atend**ento das necessidades in**iáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se
</line>
<line>
nã* a*end*dos, colocam em perigo a sobrev*vência, a saú*e e/ou * segur*nç* *a popul*ção.
</line>
<line>
Em re*açã*, no C*digo de Éti*a P*ofissional do **sistente Socia*, no artigo 3°
</line>
</par><par>
<line>
consta que é
</line>
<line>
dever do(a) *ssistent* social, na relação com a *opul*ç** *suária, além de
</line>
</par><par>
<line>
part*cipar
</line>
<line>
de *rograma*
</line>
<line>
de socorr* à p*pulação *m sit*ação de calamid*de pública, no
</line>
</par><par>
<line>
atendimen*o e def*sa de se*s i*te*esses * nece*sidad* (CFESS,2012, p.27).
</line>
</par><par>
<line>
En*uanto exig*n*ia do contexto inst**ado
</line>
<line>
pela COVID-19, passa a ser requisit**o
</line>
</par><par>
<line>
qu* os/as assis*en**s sociais se a*roprie* *e conteúdos não usuais, ref*r**tes à
</line>
<line>
saúd* global, mi*rações int*r*as e internacionais, respostas estata*s às demandas
</line>
<line>
postas pela *onta*inação e ***toco*os de saúde pública, além de te*em que *e
</line>
<line>
apropriar de modo imediato de nova* normativas instituc*onais. Po**mos afirmar, de
</line>
<line>
antem*o, a existên*ia *e uma lacuna no debate sobre emergênci*s * *alamida*e
</line>
</par><par>
<line>
públi*a
</line>
<line>
**
</line>
<line>
pro*esso de for*ação *o assistente social brasile*ro, embor* o
</line>
</par><par>
<line>
a**nd*mento *
</line>
<line>
a defesa dos interesses da po*ulação ins**id* nesses c*ntextos
</line>
</par><par>
<line>
estej*m
</line>
<line>
regu*am*ntados en*u*nto um dev*r *t*co. Não há se*uer previsão da
</line>
</par><par>
<line>
temáti** nas
</line>
<line>
*iretrizes curriculare* pa*a os cursos ** g*adu**ã* em Se*viç* Socia*.
</line>
</par><par>
<line>
(F*QUIN et al.,2021)
</line>
</par><par>
<line>
Ao recon*ecer a Assi*tên*i* Social co*o ser*iço essenci*l,
</line>
<line>
outrora, *orres (2014)
</line>
</par><par>
<line>
m*nc*ona
</line>
<line>
que o reconhecimento
</line>
<line>
do* trabalh**ores e do traba*h* profissional, é, portan*o,
</line>
</par><par>
<line>
olhar o* *suários e profi*sionais como cidadãos de direito. S*ndo assim, *abe en**o destac*r
</line>
<line>
quais *eria* o* *ompromissos com *s dir*ito* que *stamos firm*n*o * tornando públicos?
</line>
<line>
(*ORRES, **1*, p. 235)
</line>
</par><par>
<line>
Há incerteza sobre as características epidem*ológicas, c*íni*as e
</line>
<line>
virais, além
</line>
<line>
*e * u a
</line>
</par><par>
<line>
h**il*d*de de
</line>
<line>
s* espalhar na população hum*na sua virulência. Além disso, a e
</line>
<line>
*andem*a,
</line>
</par><par>
<line>
apesar d* s** a*go *o*i*rno, tem consequências s**iai* marca*as pelo
</line>
<line>
c*oque entre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
racion*lidad* produtiva e os *alores morais e sociais d* século p*ssado, *u seja, decorrente*
</line>
</par><par>
<line>
do novo coron*vírus. *s *mpact*s co*
</line>
<line>
**ejuízos globa*s de ordem so*ial econôm*ca são e
</line>
</par><par>
<line>
maiores apen*s devido *
</line>
<line>
desigua*dade e barreiras e*onômicas. Embora recent*, sua* raízes
</line>
</par><par>
<line>
estão *ncor*das em fat*re* hi*tó*icos. (BRASIL,2021, pag.16)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teres*na PI, v. 20, n. 1, *rt. 19, p. 37*-387, jan. 2023
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. M. Solcia, N. *. Dutra
</line>
<line>
382
</line>
<line>
O choq*e ent*e a raciona*idade produt*va e os
</line>
<line>
*alor*s morais
</line>
<line>
e s**iais j* se
</line>
</par><par>
<line>
esboçav*
</line>
<line>
no mundo *od**no, o ind*strial. N* atualida*e pós-moderna,
</line>
<line>
el* *icou
</line>
</par><par>
<line>
agudo, bandeiri**o, porque a tecnociência invade o *otid*ano com *il artef*tos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
se*vi**s, mas n*o oferece nen*u* va*or **ral além do hedonismo
</line>
<line>
*on*umista. A*
</line>
</par><par>
<line>
mesmo te*po, tais so*iedades f*bricaram fantasmas alarmantes como amea*a a
</line>
<line>
nucle**, o desastre ecológ*co, * terrorism*, a crise e*onômic*, a cor*upção política,
</line>
<line>
*s ga**os mi*ita*es, * neur**e urbana, a inseguranç* *sicológica. Elas têm me*os
</line>
<line>
racion*is, ma* *ó per*eguem f**s ir*acionais: lucro e poder. (SAN**S, 1986, p. 73)
</line>
</par><par>
<line>
Na Port*ria *37 d* 24 d* março de 2020, trata-se de medidas par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
enfrenta**nto da emerg*ncia
</line>
<line>
d* *aú*e p***ica de impo*tân*ia internacional d*c*rrente do
</line>
</par><par>
<line>
coronavír**, COV*D-19, n* *mbito *a rede s*c*oassistencial, pública e pr**ada, *o Sistema
</line>
<line>
Único de Assistência Soc**l. E*sa *ortar*a abo*d* a j**nada de tr*ba*ho, d*sponi*il*zação de
</line>
</par><par>
<line>
i*e*s de hi*iene * Equipamento d* *roteção I*dividual- E*I,
</line>
<line>
afastame*to ou colocaç*o em
</line>
</par><par>
<line>
tel*trabalho (grup*s d* ris*o), flexibilização das a*ividades pr**enciais dos us***ios no CRAS
</line>
</par><par>
<line>
e CREAS,
</line>
<line>
c*m o objet*vo de reduzir a **rculação
</line>
<line>
*e *e*s*as e evi*a* aglome*a*ão,
</line>
</par><par>
<line>
int*nsif*car a informação a* usu**io ace*ca do cuidado * prevenção da transmissão, con*orme
</line>
<line>
orientações do Min*st*rio da Saúde, acompan*amento r**oto d** usuários atr*vés de lig*çõe*
</line>
<line>
telefô*icas ou do wha*sap*, orga**z*r os serv*ços *trav*s de agendamen*o remoto, realização
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
atend*men*os
</line>
<line>
in*ividua*s em ambientes a*plos e are*ados, s*spensão de *ventos,
</line>
</par><par>
<line>
enc**tr*s *tc. Es*as foram a* m*did*s de p*evenção *r*posta* nes*a portaria. (BRASIL,2020
</line>
<line>
*m meio a m*itas dúvidas, o CFES*- Conselho *e*eral de Serviço S**ial, *tra*és
</line>
</par><par>
<line>
da Comis*ão d* Orien*ação e
</line>
<line>
Fiscaliza*ão do CFESS/COFI, orienta os(as) tr*balhadores(as)
</line>
</par><par>
<line>
que *ão podem ou não estão participando do isolamento *olun*ário. De*taca que:
</line>
</par><par>
<line>
A pro*is*ão de assistente so*ial no *rasil atende em uma div**sida*e
</line>
<line>
de espaços
</line>
</par><par>
<line>
sóc*o-ocupacionai*. A* áreas d* saúde, assistênci* soc*al e previdência e*pregam *
</line>
<line>
maioria dos/as assistentes sociai*. Por isso, ness* **mento de p*nde*ia, muitos/as
</line>
<line>
*rofissionais não ti*e**m autor*zação **ra se aus*ntar do tr*balh*. *elo *ontrário, *
</line>
<line>
ma**ria das secretarias e*tadu*is e municipais, bem co*o os Mini*térios *a Sa*de e
</line>
<line>
da Cidadania, têm **it*do orientações para adiamento das férias e licença prêmio
</line>
<line>
dos/as *rabalhadores/*s. Somente os/as profiss*onais idos*s/as, com algum ti*o de
</line>
</par><par>
<line>
*oe*ça autoimun*, doenças
</line>
<line>
crônicas, grávidas, lactantes,
</line>
<line>
pessoas *om diabetes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
hipertensão estão li**radas para tra**lha**m r*motame*te, ou em algumas s*tu*ções
</line>
</par><par>
<line>
**sp*nsadas do t*abalho, s** prej*ízo *a *u* rem*ne*ação. H* pe*o *enos
</line>
<line>
d*as
</line>
</par><par>
<line>
perspectivas (em disputa) no int*rior do SUAS: * que
</line>
<line>
afi*ma a assistê*cia socia*
</line>
</par><par>
<line>
como política
</line>
<line>
pública, direi*o d* população e de*er d* Est*d* e a **e reforç*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
l*gado cons*rvador/*radicio*al da área, con*tituído,
</line>
<line>
*entre
</line>
<line>
ou*r*s aspectos, pe*a
</line>
</par><par>
</page><line>
intervenção e*ergen**al, improvi*ada e pr*cária. (CFESS, 2020)
</line>
<line>
Nesse con*e*t* de pand*mia, uma da* estratégias adota**s c*mo med*da *e
</line>
<line>
*struturação da r*de *UAS é a **e con*ta *a Porta*ia MC n°369 de *9 de **ril de 2020, que
</line>
<line>
dis*õe de repasse *merg*nci** para a aquis*ção de Eq*i*am*ntos de P*ot*ç*o Indiv*dual (EPI)
</line>
<line>
*ara pro*iss*onais d*s unidades de atendimento, e de ali*ent*s priorita*iame*te *i*os em
</line>
<line>
Re*. F*A, T*resi*a, v. 20, n. *, art. 19, p. 371-387, jan. 2023 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Assistên*i* Socia* como Car*ter Essenci*l: A não Pr*visão no Plano Nacional de Imu**zação
</line>
<line>
3*3
</line>
</par><par>
<line>
prote*na para pes***s *dosas e *om deficiên*ias ac*lhidas no Serv*ço de Acol*imento
</line>
<line>
Instituciona* e em atend*m*nto no Serviço de Proteçã* Social Esp*cial *ara Pessoas com
</line>
<line>
Deficiên*ia, Id*sas * su*s Famílias.
</line>
<line>
Por outro lado, como os profissi*nais dão **nt*nuidade presenc*almen*e aos servi*os
</line>
<line>
de a*e*dimento à populaçã*, como *r ao camp*, faze* a "bu*ca ativa" atrav** de v*si*as, s*m
</line>
</par><par>
<line>
que i*so ag*av* ris*o de c*ntágio da COVID-19? O ce**rio atual, inclusive, e* meio o
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
de*afios que a**istênci* soc*a* *stá a*ravessan*o, *e**ta as d*ficu**ade* que *ssistentes a
</line>
</par><par>
<line>
soc*ais e dema*s profi*s*onais d* áre* de assis*ê*cia social e**ontram no
</line>
<line>
*r*ce*so d* luta
</line>
</par><par>
<line>
pelos
</line>
<line>
direitos individ*a*s e *ol*tivos. *or fim, ap*iar *s discussões e o d*senvolv*mento de
</line>
</par><par>
<line>
*ebates é fato* prep*nd*rante nessa luta, * agir coletivamen** é im*ortante na construção de
</line>
<line>
ha*il**ades * no aumento das garantias *os d**eitos e proteção d*s que necessitam *a
</line>
<line>
assistência *ocial.
</line>
<line>
4 CON*IDERA*ÕES FI**IS
</line>
<line>
Ao long* da história, a as*ist*ncia soci*l pa**ou p** uma série de mudan*as. Poré*
</line>
</par><par>
<line>
ess*s mudanç*s
</line>
<line>
aind* n*o são su****entes. Na análi*e efetua*a nas *o*tarias, **creto*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Plan* Nacional de Vacinação, documentos
</line>
<line>
esses
</line>
<line>
e*itidos *elo *ov**n* Federal, não há em
</line>
</par><par>
<line>
ne*h*ma citação a
</line>
<line>
previsão dos trabalhadores do SUAS, serviço esse declarad* como
</line>
</par><par>
<line>
*s*e*cial pa** a*ender às *ec*ss*d*d*s
</line>
<line>
humanas, m*s nem o
</line>
<line>
próprio governo a reconheceu
</line>
</par><par>
<line>
como grupo pr*oritár*o *a imunização.
</line>
</par><par>
<line>
É importan*e dizer que, at*avé* *a* pesquisas *eal*zadas desde a **imei*a *dição
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Plano Na**o*a* de Im*nização publiciz*da em
</line>
<line>
1*/12/2020, e até a
</line>
<line>
*ata *a última *esquis*
</line>
</par><par>
<line>
realizada *m 15/07/2*21(nona e*ição), não houve previsão de a
</line>
<line>
va*inaç*o dos profiss*o**is
</line>
</par><par>
<line>
da P*lítica de Assist*ncia Social. É *través do Plano que se def*ne a *opulação-alvo e g*upo*
</line>
<line>
pr*oritári*s para a vacinaç*o, e consta*a-s* uma *ontradiç*o q*an*o se coloca a Assistênc*a
</line>
</par><par>
<line>
So*ial c*mo
</line>
<line>
um se*v*ço essencial, uma política *ue compõ* a p*oteç*o *ocial. A
</line>
</par><par>
<line>
essenci*lidade do *istema Único d* Assi*tência Social refor*ou a importânc*a do trabalh*
</line>
</par><par>
<line>
territ*rializado junto *s unida*es es*atais do* CR*S CRE*S e trouxe tam*** o desafio e
</line>
</par><par>
<line>
p*ofiss*onal de *lexibiliz*r as atividades pres*ncia*s, reo**anizando *s ser*iços prestados
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
popula*ão. U*a das form*s *ncont*ada* f*ra*
</line>
<line>
os age*damentos dos
</line>
<line>
ate*d*mentos evitando
</line>
</par><par>
<line>
a* aglom*rações e o uso
</line>
<line>
do telefon* cel*lar e What*App
</line>
<line>
co*o estra*égias de co*unicação
</line>
</par><par>
<line>
*om a popul*ção.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 20, n. 1, art. 19, p. 371-38*, jan. 2023
</line>
<line>
*ww*.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. M. Solc*a, N. H. Dutra
</line>
<line>
384
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, o que se destaca neste e*tudo é a contradição de a As*istência Social ser
</line>
</par><par>
<line>
decl*rada um serviço essencia* e os trabalhad*r*s dessa área *s**rem fora da priorizaç*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
vaci*ação contra a Cov*d-*9.
</line>
</par><par>
<line>
Os **cumento* res*altam a d*sponibilização de *PI (máscara, lu*as, *lco** gel, *
</line>
</par><par>
<line>
s*m*l***s) para os trab**hador*s
</line>
<line>
*o SUAS no desem*enho da* funç*es, conside*a*do
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
o*ientaçõe* do Minist*r*o *a Saú*e. Cit*m a* respo*sabili*ades ** ges*or da Política de
</line>
</par><par>
<line>
A**i*tê**ia Social
</line>
<line>
e o
</line>
<line>
*of*nan**am**to para aquisiç*o desses mate*i*is *e cus*ei*
</line>
<line>
par*
</line>
</par><par>
<line>
continuidade d*s ser*iços.
</line>
</par><par>
<line>
O *e*m*nt* das polític*s públicas no decorrer dos
</line>
<line>
an*s e a *andemia da Cov*d 19
</line>
</par><par>
<line>
t*ouxeram um agravamento da quest*o soci*l, famíli*s e*postas
</line>
<line>
a situações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
v*ln*rabilidade extrema* e um aumento c*nsiderável por atendi*ento da *o*ítica
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Assistênci* Social.
</line>
</par><par>
<line>
REFER*N*IAS
</line>
</par><par>
<line>
B*ASIL. Concepçã* e Gestã*
</line>
<line>
*a Pro*eç*o Social n*o c*ntri*u*iva *o B*asil. Brasília:
</line>
</par><par>
<line>
M*n*st**io do Des**vol**mento Social e *ombate à *om*, *NESCO, 2*09. 424 *.
</line>
<line>
Dispo*ívelem:https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assiste*ci*_soc***/Livro*/con
</line>
<line>
cepcao_gestao_p*o**caos*c*a*.pdf Ace*so e* 08 de ago.*021
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Constituição *e*e*al
</line>
<line>
*e 1988. Bras*lia: Senado Federal, 19**. Dis*o*ível *m:
</line>
</par><par>
<line>
<htt*://www.pla*alto.g*v.br/ccivil_03/constituica*/c*nstitu*cao.h*m>. Acesso em
</line>
<line>
*0
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inclusive a Em*rgência d* Sa*de Pública d* Im*ort*ncia In*ernac*onal declarada pela
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S*LCIA, V. M; DUTRA. N. H. A *ss*stênc*a *ocial como Carát*r Essencial: A *ão **evisão no
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</line>
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<line>
Contribui*ão do* A*tores
</line>
<line>
*. M. Solcia
</line>
<line>
N. H. *utra
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e *lanejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*) an*lise * interpretação d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração ** rascunh* ou na re*isão cr*tica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipação na a*ro*ação da versão fi*al do *anuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n* PI, *. **, n. 1, art. 1*, p. 371-*87, jan. 2023
</line>
<line>
www4.fsa*et.*om.br/revist*
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)