<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 19, p. 371-387, *a*. 20*3 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.1.19 </line>
</par>
<par>
<line> * Assistência Social como Caráte* E*sencial: A *ão *revis** no Plano Nacio**l de Imuniza*ão </line>
<line> Social As*ista*c* as an Esse*tial Charact**: The L*ck of Prov*sio* in the *a*ional </line>
<line> I*munization Plan </line>
</par>
<par>
<line> Van*ss* Mara Solcia </line>
<line> Mes***do em Serv*ço Social pela U*iversida*e Estadual P*ulista Júlio de M*sq*ita Filho </line>
<line> Gradu*ção em Ser*iç* Social p**a Unive*si*ade Estadua* P**lista "Jú*io de Mesquita Fi*h* </line>
<line> vanessam*sol@gmail.co* </line>
<line> Nayara Hakime Dut*a </line>
<line> Do*torado em Ser*iço *oc*al pe*a Univers*da*e *stadual P*uli*ta Júlio de Mes*uita Filho </line>
<line> Professora Assiste*te do Departame*t* d* S*rv*ço So*ial ** Unesp -Franca </line>
<line> E-ma*l: *ayar*.hakime@une*p.br </line>
</par>
<par>
<line> Ende**ç*: Vanessa Mara Solcia </line>
<line> Edi*or-Che*e: *r. Tonny Ke**e* de A*encar </line>
</par>
<par>
<line> Pr*feitura Mu**cipal de *lvorad* do Sul, CRA*- Irmã* </line>
<line> Rodrigue* </line>
</par>
<par>
<line> Caçula. P*aça An*ônio </line>
<line> de So**a Lemos Ce*tro, </line>
</par>
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<line> 86150000 - A*vor*d* do Sul, PR - Brasil. </line>
<line> Arti*o *ecebid* em 14/05/**22. Últ*ma versão </line>
</par>
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<line> Endereço: Na*ara Ha**me Dutra </line>
<line> recebida em 27/05/*022. Apro*ado em 28/05/2022. </line>
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<par>
<line> Av. Eufrás*a Mont*i*o Petragl*a, 900 - Cep: 1*409-*6*, </line>
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<line> Bai*ro: Jd. Antônio *etraglia - Franca/SP. Br*sil. </line>
<line> Avali*do p*l* siste*a Triple Review: Desk *eview a) </line>
<line> pel* Ed**or-Chef*; e b) Dou*le Bli*d *evie* </line>
<line> (avaliação cega po* doi* avaliadores da *rea). </line>
<line> Revisão: Gram*t**al, *ormativa * de Formataç*o </line>
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<line> V. M. *olcia, N. H. Dut*a </line>
<line> 372 </line>
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<line> RESUM* </line>
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<line> Este estudo objetivou anali*ar * Po*ítica de Assistência Social * parti* do D*creto nº 10.282, </line>
</par>
<par>
<line> art. 3º, II, de 2* de março de *020. *ssa </line>
<line> polít*ca foi declarada de caráter es*encial pa** </line>
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<par>
<line> continuidade dos serviços pú*l**os *a proteç** da p*pu*a**o em situa*ão de v*lnerabi*idade e </line>
</par>
<par>
<line> no co*b*te à pan*emia do novo coronavírus. *o*t*nto, trata-se *e uma revisão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *o**m*n**s emitidos no </line>
<line> *eríodo de Pandemi*, pu*lici*ados e an*lisados. </line>
<line> N*sse per*odo, </line>
</par>
<par>
<line> houve </line>
<line> várias informações nortead**as trazendo uma *rofunda mudança na rotin* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> atendim*nto à Polí*i*a *e Assistência Social, indican*o medida* e *ondições que garant*ssem </line>
</par>
<par>
<line> a s*g*rança e a saúde </line>
<line> dos "usuári*s e p*ofissiona*s d* SUAS". A pesq*isa foi rea*izada e* </line>
</par>
<par>
<line> 2*21, **é a 9° *d*ç** do Plan* Nac*o**l de *mun*z*ção e *oncl*i que nenhu*a </line>
<line> **tegori* </line>
</par>
<par>
<line> profi*sional **e *tua na Polí*ica de Assistência Socia* foi mencionada no grupo prioritár*o </line>
<line> para vacinação. </line>
<line> Palavras-c*ave: Pandemia. Assistência Social. *muniz*ção </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This stu*y aimed to *nal*ze the *o*ial A*sistance Policy from D**ree *º 10.282, art. *, II, of </line>
</par>
<par>
<line> March 20, *020, </line>
<line> which was declared essential for t** continuity of pub*ic services </line>
<line> i n t he </line>
</par>
<par>
<line> pr*tecti*n of the vulnerabl* population and in the fight ag*inst th* new *oronavirus pandemic. </line>
<line> T*erefor*, it is a revi*w of docume*ts is*ued i* the Pa*demic period, publishe* and analyzed, </line>
</par>
<par>
<line> in thi* pe*iod there wer* several guiding inf*rmation </line>
<line> bri*ging profound *hange in the a </line>
</par>
<par>
<line> r*utine of attendanc* *o the Social A*sistance Pol*cy, indicating measur*s *nd con*i*ions that </line>
<line> guarantee s*fety and h*alth. of "SUAS users *nd p*o**ssionals". The re*earch *as carrie* out </line>
</par>
<par>
<line> in 2*21, until the 9th editio* </line>
<line> of *h* Nat*onal Immu*ization Plan and *on*lude* that no </line>
</par>
<par>
<line> prof*ss*onal *ategory *ha* works in the Soc**l Assist**ce Policy was m*n*ioned in th* pri*ri** </line>
<line> group for vaccin*t*on. </line>
<line> Keywords: Pandemic. Soc*al assistan*e. Immunizati*n </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 2*, n. 1, *rt. 1*, p. 371-3*7, jan. 2023 </line>
<line> www*.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> A Ass*stên*ia *oci*l como Carát*r Essen*ial: A *ã* Previsão no *l*no *a*iona* de Imuniz*ção </line>
<line> 373 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> Os direi*os sociais tiveram ori*em na crise *o Estado *iberal ocasionada pel* *orte </line>
<line> avanço *a indust*ialização, num contexto histórico m*rcado por r*ivind**aç*es trabalhist*s e </line>
<line> pelo ***gimen*o de dout*inas socialistas. *as fá*r*cas, os t*a*al*ado*es vi*i*m em condições </line>
</par>
<par>
<line> precárias. Em </line>
<line> opos*ção, movimento* *eivindicatório* passaram, en*ão, a *xigir **a *ostura </line>
</par>
<par>
<line> mai* ativa do E*tado, obrigando-* a a*uar positivamente, garant*ndo *ondiçõ*s mínimas ao* </line>
<line> trabalhad**es. </line>
<line> Logo *pós, o pro*esso d* globalização evidencia a real*zação ** novas possi*ilida*e* </line>
<line> **r*v*s de p*o*essos *ociais e eco*ômi*os **sitivos, co*o melhor padrão de vida, inovaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> t*cn*lógicas (maior facilidade de *ocomoção, de </line>
<line> *ontato com o mundo, de g*n*o </line>
<line> d* tem*o, </line>
</par>
<par>
<line> de acesso * in*orm*ç**) e da liberdade *u*tural. Contudo, a glob*lização tem sofrido *ra*d* </line>
<line> questi*nam*nto quand* *na*i*ada como po*i*iva ou negativa, vi*to q** *** desenv*lvimento </line>
<line> desencadeou *ma maior influência dos países desenv**vidos, cria**o *m novo p*radigma </line>
<line> *ni*ers*l ** todas *s *reas, af**ando as rel*ções econômicas e soc*ais. </line>
<line> Hoje, ma** do *u* ont*m, a proteção socia* é condiçã* míni*a de direito ** qualquer </line>
<line> ci*adão. Conseq*entemente, * ass*st*n*ia *ocial tem se con**i*uído de inúmer*s **bates n* </line>
</par>
<par>
<line> intu*to d* melhor*r ess** q*alidades. E**e fato **biliza todos </line>
<line> os cida*ãos e pr*nc*palmente </line>
</par>
<par>
<line> *ssistentes soc*ais que est*o na linha de *r*nt* lut*ndo </line>
<line> pela *rote*ão dos direit** s**iais da </line>
</par>
<par>
<line> *ociedade. </line>
</par>
<par>
<line> Na era ho*ierna, * ass*stência so*ial é q*e* se **stac* por ser favorável </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsf*rmação da soci*d*de n* prot**ão dos dire*tos, en**o, é pl**sível ac*i*ar </line>
<line> *u* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> assistência socia* essencial é </line>
<line> ness* *r*cess*. É n* car*a C*nstitucion*l d* 19*8, </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ssi***ncia soc*al passa a c*mpo* o sistema de seguridade social juntamente com * saúd* e a </line>
<line> previdência social, recon*ecida como um direito *ocial e dever do Estad*. (BRASIL, 1*88). </line>
</par>
<par>
<line> Posteriorment*, em **93, com a *e* Orgân*ca de As*istênci* So*i*l (*OAS), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ssistên*ia S*c*al pa*sou a ter novos el*mentos para su* conc**tiza**o *nqu**to </line>
<line> polí*i*a </line>
</par>
<par>
<line> públi*a e se materializ* em *004 *tr*vés d* Si*tema Único de Assistência Socia* (SUA*), *u* </line>
</par>
<par>
<line> é um modelo </line>
<line> de </line>
<line> ge*t*o present* *m quase todos os m*nicípios br*sileiros que tê* </line>
<line> *omo </line>
</par>
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<line> obj*ti*o *rinc*pal gar*nt*r * proteç*o social de famíli*s e indi**duos. </line>
<line> É e**dent* que os gove*n*s Estadu*is e Federa*s não expr*me* uma direç*o deseja*a </line>
<line> e co*t*x*ualizad* na prática * vivê*cias que existem nesses momen*os de crise, p*is *s </line>
<line> po*íti*as só terã* senti*o qua*do democraticamente construída p*r *ma identidad* coletiva e </line>
<line> não in*ividu** e sin*ular. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 20, *. *, art. 19, p. 371-387, jan. *023 *ww4.fsa**t.com.br/revi*ta </line>
</par>
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<line> V. M. Solci*, N. H. Dutra </line>
<line> 374 </line>
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<line> De*t*ca-se a Porta*ia F*d**al n.10.28*/2020, que determin* a Assistên*ia So*ia* com* </line>
<line> um serviço es*enc**l du*ante a pandemia *e COVID-*9, dev*ndo os *q**pamentos de </line>
</par>
<par>
<line> Assistência Social estar em fu*cionamen*o para o a*endi*ento, sobr*t*do, n*m </line>
<line> cenário *e </line>
</par>
<par>
<line> agrav*me*to da **bre*a e extrema p*brez* no **asil. </line>
</par>
<par>
<line> N*s*e cenário, *s e*tratégias para as </line>
<line> intervenções e continuida** n*s atendim*n*os no </line>
</par>
<par>
<line> *entro de Referênci* de Assistênc*a Soc*a* (CRA*) *a*tiveram e perma**ce*am </line>
</par>
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<line> desemp**h*nd* u* papel </line>
<line> fu*dam*n*al n* aten*imento à *opula*ão, com importantes </line>
</par>
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<line> de*afios para as p*líticas *ociais. </line>
</par>
<par>
<line> A ques*ão </line>
<line> em deba*e não é so*ente a A**istência Socia* ser *eclarada u* serviço </line>
</par>
<par>
<line> essenci*l, mas por ser *ma pol**ica marcada por expressiva redução e inconsistências **s </line>
</par>
<par>
<line> tra*sfe*ênc*as de </line>
<line> financiamento nos últi*os ano*, e </line>
<line> por manter a </line>
<line> continuidade dos serv*ços </line>
</par>
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<line> *re*tad*s à p*pulação * seus trabalhado**s não ***arem </line>
<line> em *enhuma das no** ed*ções do </line>
</par>
<par>
<line> Plan* Nacional </line>
<line> de *acinação, atuan*o diretamente c*m a populaç*o dur*nte todo esse </line>
</par>
<par>
<line> p*ríodo da p*nde*ia COVID-19. </line>
<line> A *esistênci* ao debate, por me*o de polí*ica* públicas que impede* que pro*is**on*is </line>
</par>
<par>
<line> que e*tã* na linha de fr*nte *ejam vacinados, rev**a </line>
<line> uma política de mer*to*racia </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> subordinadora e, *m cons*quência, *xc*udente; em rela*ão *os grupos socialmente </line>
<line> fragiliz*dos. </line>
<line> 2 R*FER*N*IAL T**RICO </line>
<line> 2.* A *ol*tica de assi**ência social </line>
</par>
<par>
<line> A Assist*nc*a Social, </line>
<line> por muito tem*o, *steve atrelada à cari**d* e *juda, esta**o </line>
</par>
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<line> long* de ser um direi*o. S*mente a p*rtir da Con*titu*ção Federal de 1988, passa a ser tratada </line>
</par>
<par>
<line> como política de *ro*eção *ocial, *i*eito do </line>
<line> c*da*ão e dever do Estad*. Confor** </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> Constituição, e* s*u art. 1*4, Brasil (1988) *estaca que "* Segur*dade Soc*al compreende um </line>
</par>
<par>
<line> c*nju*t* in*egrado de aç*e* de </line>
<line> inici*tiva dos Poderes Públ*cos e da sociedade, desti*ad*s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*se*urar os dir*itos rela*ivos * saúde, à previdência e * ass*stência social." Des*ac*-se que tal </line>
<line> *rt*go representou sua consol*dação *omo política pública. </line>
<line> Desde então, h* todo um proces*o *e r*gulamentação, at*av*s das polí*ic*s sociais, na </line>
</par>
<par>
<line> ga*anti* *á**ca dos direitos de cidadani* e responsabili*ação do Estado, que passa </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> compr*en*ê-la como *espostas frente às expressões d* questã* soc*al. Para **uto, </line>
<line> (*006, </line>
</par>
<par>
<line> p.170), "*u* </line>
<line> defini*ão *mpõ* compreend*r o camp* a*si*ten*ial </line>
<line> como provisã* necessária </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 20, n. 1, art. 19, p. 3*1-*87, j*n. 2023 </line>
<line> w*w4.f*anet.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Ass*s*ência Social como Caráter Essen*ia*: A *ão P*evisão no Plano *acional de Im*ni*a*ão </line>
<line> *75 </line>
</par>
<par>
<line> p*ra e**re*tar </line>
<line> as dif*cul*ades interpostas a *ualquer cidadão que e </line>
<line> de** ser cober*a pelo </line>
</par>
<par>
<line> Estado". </line>
</par>
<par>
<line> P*ra S***es (2010, p. *95): </line>
</par>
<par>
<line> *egundo a Lei, </line>
<line> a assis*ência t*m por final*dad* ass*gu*ar a pre*taçã* das </line>
</par>
<par>
<line> necessidades *ásicas, com base nas q*ais as p*lític*s públicas, com a parti*ipação </line>
</par>
<par>
<line> da comunidade, define* </line>
<line> os mínimo* sociais, de nature*a mais ampla. P*ra r*duz*r </line>
</par>
<par>
<line> os *íveis de po**eza, prevê dive*sas estratégias: criaçã* de program** de g*ração de </line>
</par>
<par>
<line> *rabalho e r*nd*; proteç*o à mate*nidade, às crianças e *os adolescente*; </line>
<line> apoio </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> g**ta*tes; *esso** com deficiência *u pe**oas idosas, desde que carentes, por mei* </line>
<line> de ações continuad*s de assistê*cia social. </line>
<line> * Política Nac*o*al de Assi*tênc** Socia* (P*AS) dir*ciona a atuação profiss*o*a* ** </line>
<line> *odo t*rritório nacional *e acord* co* o que preconiza a Le* Orgâ*i*a de Assistência Social </line>
<line> (L*AS), *ue no seu *ri**iro *rtigo define como "[...] direi*o do c*d*dão e dever do Estado". </line>
<line> A*sim, é u*a pol*tica de Segu*i*ad* *ocia* não *ontributiva, que provê os mínimos soci*is, </line>
<line> re*lizada atrav*s de um *onjunto integ**do *e ações de inic*ativa pública e *a sociedade, para </line>
<line> garantir o *tend**ento às necessidades básica* (B*ASI*, 1993). </line>
<line> S*gundo Yazbek (2006), a Polí*ica de Ass*stência Social, a pa**ir da LOAS, p*ssa a </line>
</par>
<par>
<line> ser considerada uma política </line>
<line> de *esponsabilidade estatal, *ue deve ofertar serviço*, </line>
</par>
<par>
<line> programas, projetos e b*nefíc*os socioassi*t*n***is e </line>
<line> *eve *er garan*ida na perspectiva do </line>
</par>
<par>
<line> direito e do acesso aos que d*la *ecessitam. </line>
</par>
<par>
<line> A LOAS, segui*a d* PNAS, aprovada em 2004 pelo Co**elho Na****a* de </line>
<line> Ass*s*ênc*a Social (CNAS), **presento* o cumpr*mento d*s d*liberações da *V Conferência </line>
</par>
<par>
<line> Nacional *e Assi*tê*cia Social, reali*ada em 20*3, *efini*do um novo model* de gestão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> apresentando as diretriz*s par* a efe*ivaçã* da a*sistência s*cial com* re*ponsabilidade do </line>
<line> Es*ado. Logo, a "Proteção socia* pod* *er definida *omo *m con*un*o *e *nic*a*ivas pública* </line>
<line> ou estatalme**e regu*ada* *ara a provis*o de servi*os e benefícios *ociais, *isand* enfrentar </line>
<line> situações de ris*o **cial ou pr*vaçõe* sociais" (*ACCO*D, *009, p. 58). </line>
<line> Iamamoto (1997) consid*ra *** a "questão social" o ob*eto de trabalho prof*s*ional, </line>
<line> qu*ndo afi*ma que: </line>
<line> *s **si*tentes s*ciais t*abalham com a *uest** *ocial n*s suas mais variada* </line>
</par>
<par>
<line> express*es quotidianas, *ais co*o ** indivíduos as ex*erime*t*m no trabalho, na </line>
</par>
<par>
<line> *amília, *a área hab*tacional, na saúde, *a </line>
<line> assistência social públi*a, </line>
<line> etc. Questão </line>
</par>
<par>
<line> social que sen*o desigualdade * </line>
<line> também *ebeldi*, por *nvolver sujei*os qu* </line>
</par>
<par>
<line> v*venciam *s desigualdades e a </line>
<line> el* r*sistem, *e opõ*m. É *esta tensão entr* </line>
</par>
<par>
<line> produção da desigu*ldade * produçã* da *ebeldia e da resistênc*a, que tra*alha* o* </line>
<line> assiste*tes so*iai*, situados nesse terren* m*vi*o por inte*esse* socia*s distintos, aos </line>
<line> quais não * po*sível abstr*i* ou de*es fugi* po*que *ecem a vida em socie*ade. [...] a </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 20, n. 1, art. *9, p. 371-387, jan. 202* www4.fsanet.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. M. Solc*a, N. H. Dutra </line>
<line> 37* </line>
<line> que*tão social, *ujas **ltiplas expressões são o *bjeto do tr*balho **tidi*no do </line>
<line> assisten*e social (IAMAM*TO, 1997, p. 14). </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, o assisten*e social nos esp*ços sócio-ocupacionais atua na garantia dos </line>
<line> d**eit** sociais, utilizando, de *at*, *olít*cas públicas como forma de enfrentamento das </line>
<line> expressões da questão *oc*a*. Por*anto, um trabal*o *o cerne da *ela*ão Estado e sociedade, </line>
<line> ou seja, uma r*presentatividade do Estado p*rante * c*d*dão. </line>
<line> Para ou*ro* autores, a atenção r*cai para o ca**ter hist*r*co e políti*o dos **stemas de </line>
<line> proteção s*c*al, como afirmam os autore* em t*ês questões que são bem pre*ente* nesse </line>
<line> c*ntexto *e pandemia: "[...] quem será protegido? Como será protegido? Quanto de proteçã*? </line>
<line> (SILVA; YASBEK; GIOVA*NI, 2004, *.16) </line>
</par>
<par>
<line> * signi*i**do </line>
<line> *e pr*teção social apresentado se dist*ngue *a definiçã* de p*lí*i*as </line>
</par>
<par>
<line> sociais, podendo ser parte *ela*, o* se*a "[...] faz** pa*te de um conju*to de **iciati*as </line>
<line> públi*as *om o ob*etivo de realizar fora *a **fera privada o ac*sso * bens, servi*os e renda" </line>
<line> (JACOOUD, 2009). Os *te*di*entos à população são r*alizados *o Centro de *eferência de </line>
<line> Assistência Soci*l (CRA*), unida*e pú*lica municip** integra*te d* SUAS, localiza*o em </line>
</par>
<par>
<line> áreas com ma*or índice de v*lnerab*lidade s**ial, que ex*cuta programas, bene*ício* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s*r*iços *a A*sistência Social, *través ** Prot*ção Soc**l Básica, que vis* ga*ant*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *reve*ção, * enf*entament* da p*breza. Contudo, * Pro*eção Social Es*ec*al (PSE) divide-se </line>
<line> *m Média e A*ta Complexid*d*, sendo que na Mé*ia Complexidade os *erviç*s são ofertados </line>
</par>
<par>
<line> *os Centros de Referê**ia Espe*iali**dos de Assi*tênc*a So*ial (CR*AS), nos Cent*os </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Ref*rência Especializa*o* par* Pop**ação </line>
<line> *m S*tua*ão de Rua - Ce*tro* POP, no* *entro*- </line>
</par>
<par>
<line> dia de Refer*ncia p*ra Pe*s** com Deficiência, ***soa I*osa suas f**ílias e em u*idades e </line>
<line> referenci*das ao *RE*S. </line>
<line> *ssim, fi*a **nifesto q*e o SUAS, fr*nte às vuln*rabilidades e riscos sociai*, é fato* </line>
<line> preponde**nte, co*o a*irma Loiola e Caval*ante (*021): </line>
<line> T*ndo em vista q*e o* níveis de saúde se *xpressam a partir ** organização socia* e </line>
<line> econôm*ca do p*ís sendo d*terminantes da* condições de sa**e, o acesso à </line>
<line> ali*enta*ã*, * mor*d*a, * *ane*men** *ásico, o meio ambi*nte, o trabalho, a renda, </line>
</par>
<par>
<line> a e**cação, a ativida*e física, o tra*sporte, o l*zer e o a*esso aos ben* serviços e </line>
<line> essenciais. É n*sse terreno d* *omunidade que os assis*entes sociais se articul*m </line>
<line> pa** mobili*ar conhecimentos, ha*ilidades, capacidades e *écnicas na gara*tia *a </line>
<line> efeti*ação dos direit*s **ciais. (LOIOL*; CAVALCANTE, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> atu*ção da Assistência Social nas vulnerabilidades *o*iais, </line>
<line> para Sposa*i (2011), </line>
</par>
<par>
<line> "proces** u*a s*leti**dade da demanda, os mai* pr*carizados, e termina por pr*ssio*ar sua </line>
<line> inclu*ão nas d*m*is políticas sociais". Em contr*pa*tida, as pesso*s a*e*didas nes*e contexto </line>
<line> Re*. *SA, Ter**i*a, v. 20, n. 1, art. 19, *. 371-387, jan. 2023 www4.fsan*t.*om.b*/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Assistência Social como Cará*er E*senci*l: A nã* Previ**o *o Plano Nacional de Imunização </line>
<line> 377 </line>
</par>
<par>
<line> de p*n*emia, por s*a vez, n*o *tendiam *p*nas à situ*ção de renda *omo único *ritério, m*s </line>
</par>
<par>
<line> si m </line>
<line> outras situaçõe*, </line>
<line> den****ando-as "v*lnerabilida*e" e "r*sc* </line>
<line> social". Mesmo </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> apose*tados **e, em um outro contexto, "possuí*m renda" também foram afet**os com </line>
<line> a*mento s**n*f*cativo dos pr*ços: alim*ntos, m*d*ca*e*tos, gás d* *ozinha, tornand*-se *ma </line>
<line> deman*a para a Assistência Social. </line>
<line> A *eal*dade d*s *un*cípios traz nova*e*te à políti*a de assistên**a socia* demanda* * </line>
</par>
<par>
<line> *ituações em q*e **ssa **va d*mensão em que o Es*ad* se encontra, *e enfrentamen*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> crise social e sanitár** e crise *c*nôm*ca, *ão obtém resultados na condu*ão, visto que sequer </line>
</par>
<par>
<line> a assistênci* s*cial foi i*serida na p*evisão </line>
<line> do plan* nacional </line>
<line> de **unização. Entre*anto, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> política d* as*istê*cia social é imprescindível n*s *omentos de crise, ou seja, as políticas </line>
<line> p*blica* direcionadas *a** esses resulta*os *everi** s*r indispe*sáveis. </line>
<line> S*gundo Mota (*013, p. 18*), "[...] *m te*p*s de crise, a as*ist*nc*a incide tanto junt* </line>
</par>
<par>
<line> *os </line>
<line> pobres miseráv*is, como aos desem*regados e os d*squali*ic*dos para o me*cado *e e </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, além *os </line>
<line> *radicionalmente considera*os inap*os para produzir". Dessa forma, o </line>
</par>
<par>
<line> SUAS apresenta *os*ib*lidades, porém, eles seguem dependendo de re*ursos e inv*stimen**s </line>
</par>
<par>
<line> públicos serem alocados, * de *ompreensão do *o*prom*ss* em supera* uma ass*stência a </line>
</par>
<par>
<line> soc*a* tradicio**l e co*servadora *as abordag*n* das ex*res*ões </line>
<line> da questão so*ial. (SILVA, </line>
</par>
<par>
<line> 2*15) </line>
</par>
<par>
<line> Há pelo me*os d*as perspectivas (em disputa) no interior d* SUA*: a que afirma a </line>
<line> assistência social como polít*ca públic*, d*reito da *o*ulação e *ever do Estad* e a </line>
<line> que refo**a o legad* c*nser*ador/tradici*nal da área, co*stituíd*, dentre outros </line>
<line> aspectos, pel* intervenção emer*enc*al, *mprovisada e precár*a. (SILVA, *01*, </line>
<line> p .4 * ) </line>
<line> Na *ublicação da Secretaria Nac*o*al *e Assist*ncia Social do Ministé*io d* </line>
<line> Cid*d*nia (SNAS), fica *vi*ente a im*ortânc** da atuaç*o *o SUAS, ao pro*over o apoio e </line>
<line> proteçã* *os indivídu*s e famílias, se*am des*bri*ados ou desalojados; em saú*e, *ambém </line>
<line> *obi*izaram e mobil*zam * atuação do SU*S. (BRAS**, 202*) </line>
<line> P***uant*, a pa*d*mia t*ouxe impactos sob*e a pop*lação, acrescentando a </line>
</par>
<par>
<line> desigualdade social *inda *ai*. Nesse contexto, * import*ncia </line>
<line> do *rab*lh* colaborativo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> siné*gico e*tre SUS e SUAS </line>
<line> possibilitaria maior pod*r ao enfrentamento da pandemia, </line>
</par>
<par>
<line> *nclu**ve, a convergência de esforços n* articulação de definições e estratégias. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo, S*osati (2015), as v*olaçõ*s de *irei**s d*ntr* *s famíli*s e cidadã*s e as </line>
</par>
<par>
<line> desproteções sociais de acesso aos direitos sociai* não residem s**ente *o âmbito da pol*tica </line>
<line> de assistência social, mas nu* proce**o mais ampl*, asse*tado n* *espo*sabilidade estata* em </line>
<line> garantir e*ses direitos aos cidadãos, ind***ndente de co**rapartidas ou áreas de atu*ç*o. Em </line>
<line> Re*. FSA, Tere*in* PI, v. 20, n. 1, art. 19, p. 371-387, j*n. 2023 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. Solcia, N. H. *utra </line>
<line> **8 </line>
</par>
<par>
<line> cada ambiente, *ortanto, Assistência Social e ou*ras áreas c*mo Saúde e educação *evem se </line>
<line> articul*r p**a uma avaliaçã* cotidiana da evoluçã* da pan*emia * das me*idas que devem ser </line>
<line> adota*a*. </line>
<line> 3 RESULTADOS E DISCUS*ÕES </line>
<line> 3.1 As orientações técnica* e o *lano nacion*l de imu*ização </line>
<line> A pandemia ca*sa** pelo novo *or*navírus (SA*S-CoV-2) *rata-se de uma infecção </line>
<line> res*i*at*ria ag*da *otencialme*te grave, além de su* *eta*i*ade, possui *lev*da </line>
<line> transmis*ibilidade entre as pe*soa* por meio de go*ícula* r*spiratórias ou conta*o co* objetos </line>
</par>
<par>
<line> e superfícies contam*nada*. O v*rus pert*ncente à cla*se dos zoonóti*os, </line>
<line> *u se*a, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> transmi*sí*e* entr* animais e os seres humanos, lo*o, g*rou *ma </line>
<line> pr*o*upação * debate no </line>
</par>
<par>
<line> mu*do todo qu*nto ao ce*á*io desafia**r na qual o mund* enfrentaria. </line>
<line> No Bra*il, não send* dif**ente, mas pelo contrário, d*ante do c**ário da cr*s* po*ítica e </line>
<line> *c*nôm*ca, a situação se *orna muito mais complexa e delicada, ju*tam*nte por não haver um </line>
</par>
<par>
<line> deb*** e ne*huma </line>
<line> *iscussão quant* à *mu*ização ou enfrentamento da doença. E mais: </line>
</par>
<par>
<line> pera*t* o cenário hostil que se está *travessand*, gove*no s*quer almejou esforços na * </line>
</par>
<par>
<line> compr* de va*inas, inc*tando, *nclusive, c*ntr* * vaci*ação, o q*e </line>
<line> *er*u *m cená*io de </line>
</par>
<par>
<line> *lage*o. </line>
</par>
<par>
<line> Somente depois, após c**rança* d* judiciário, j*rnais e p*pulação, é qu* houve um </line>
<line> pr*meiro planejamento sobre *acinas. *ont*do, um pla*ejame*to *neficaz, p*is, de fato, não </line>
</par>
<par>
<line> le*ou em consideração </line>
<line> os </line>
<line> *rofi*sionai* da assistência *ocial, que </line>
<line> atuam na linha d* frente </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ue sã* imp*escindíveis no e**rentamento da crise provocada *ela co*i*-19. </line>
</par>
<par>
<line> O planejamento da vac**ação naciona* foi orientado, entre </line>
<line> outros, pela Agência </line>
</par>
<par>
<line> Na*ional de Vi**lância Sanitá*ia (**visa), órgão do gov*rno que determ*n* a a*al**çã* de </line>
<line> re*ist*os e *icenci*ment* *as vacina*. </line>
</par>
<par>
<line> A *es*rição </line>
<line> dos grup*s p*ior*tários recom*ndações para vacinação, c*mo visto no e </line>
</par>
<par>
<line> *uadro *1, sequer men*i*na os tr*balhadores da ass*s*ência social, ou seja, *e* mesmo </line>
</par>
<par>
<line> h*uve uma pr*ocupação *om os **ofi*si*nai* </line>
<line> q**, de fato, atuam na li*ha de frente na </line>
</par>
<par>
<line> gar*ntia dos dire*tos e pr*teção indi**duais e coletivos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resi*a, v. 20, *. 1, art. 1*, p. 371-*87, jan. 2023 </line>
<line> www4.fsa*e*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Assistênc*a S*cial como Car*ter *s*enc**l: A não *revisão no Plano Nacional de Imu*ização </line>
<line> 379 </line>
</par>
<par>
<line> Qu*dro 01 - *e*c*ição dos grupos *rio**tá*ios e recomendações para vacina*ão </line>
</par>
<par>
<line> Ordem de Vacin*ção </line>
<line> População-a**o </line>
</par>
<par>
<line> 1º </line>
<line> Pe*soas com 60 a*os *u mais institu*iona*izadas </line>
</par>
<par>
<line> *º </line>
<line> Pessoas com def*ci*ncia instituc*onal**ada </line>
</par>
<par>
<line> *º </line>
<line> Povos i*dígenas v*vend* *m te*ras indígenas </line>
</par>
<par>
<line> 4* </line>
<line> Trabalhadore* *a Saúde </line>
</par>
<par>
<line> 5º </line>
<line> P*pulação por faixa etária </line>
</par>
<par>
<line> 6º </line>
<line> Po*os e co*un*dade* tradicion*is r*beirinhas e *uilombolas </line>
</par>
<par>
<line> *º </line>
<line> Pessoas com como*bidades </line>
</par>
<par>
<line> *º </line>
<line> Pess*as **m deficiência pe*ma**nte </line>
</par>
<par>
<line> 9* </line>
<line> Pessoas em sit**ção de rua </line>
</par>
<par>
<line> 10º </line>
<line> *opulação privada de l*berda*e </line>
</par>
<par>
<line> 11º </line>
<line> Fun*ionários do *istema de *rivação d* liberdade. </line>
</par>
<par>
<line> 1*º </line>
<line> Tra*al*ador*s da Edu*açã* </line>
</par>
<par>
<line> *3º </line>
<line> F*r*as *e Seguran*a e S*lvamento </line>
</par>
<par>
<line> 14º </line>
<line> *orças Armadas </line>
</par>
<par>
<line> 15º </line>
<line> Trabalhadores de Tran*port* Coletivo Rodoviário de Passa*eir** *rbano </line>
</par>
<par>
<line> 16º </line>
<line> Tra*alhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário </line>
</par>
<par>
<line> 17º </line>
<line> Tra*alhadores d* limp*za ur*a*a e *anejo de resíd*os sólidos </line>
</par>
<par>
<line> *8º </line>
<line> Tra**lhado*es de T*ansp*rte Aéreo </line>
</par>
<par>
<line> 19º </line>
<line> Trabalhador*s de T*ansport* *quaviário </line>
</par>
<par>
<line> 20º </line>
<line> Caminh*neir*s </line>
</par>
<par>
<line> 21º </line>
<line> Traba*ha*ores Portuários </line>
</par>
<par>
<line> 22º </line>
<line> T*abalhadores *ndu*tria*s </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adaptado d* (B*ASIL, 2021). Plano Nacio*al de *peracional*zação da Vaci**ção contra a covid-19: </line>
<line> Minis**rio *a Saúde, 9ª E*içã*. </line>
<line> O quadro *cima apres*nta em sua tota*i*ade, inc*us*ve, a população-*lvo * se* </line>
<line> i*un*zada e, como *isto, de fa*o, n*o me*ciona *s p*o*issionais da assistência social, emb*ra </line>
</par>
<par>
<line> * *ecl*r*ção em Nota Técni*a da Secre*aria Na*ional de Assistência Social - SNAS, </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Secreta*ia Especial de Dese*volvimento Socia*, do Ministé*i* </line>
<line> da C*d*dania, reunisse </line>
</par>
<par>
<line> **com*nd*çõe*, com o objetiv* de g*rantir * *ferta d* *e*viços e atividades essenciais do </line>
<line> Sistema Único de As**stência So*ial (S*AS), em co*dições de segu*ança a seu* tr*bal**dores </line>
<line> e u*uários. </line>
<line> E* *ista do cenário de Emergênci* em Saúde Pública, o *istema Único de Saúd* - </line>
<line> SUS * S*AS, levan*o em consideração a portaria n° ** d* 01 de a*ril d* *020, aprov*u </line>
<line> rec*mendações aos g***or*s e trab*lh*dores *o SUAS dos Esta*os, Mu**cípios e *o Distrito </line>
<line> Fed*ral, **m o o*j*tiv* de dar continuidade aos serviços * ati*id*de* da Assi**ê**i* Social. </line>
<line> Nessa Por*aria destacou-se, *i***, a *e*essida*e de ide*tificar os serviço* essenciais e* ca*a </line>
<line> localidade e reorganizar as of*rtas. Portanto, afirm* que os trabalha*o*es *o SUAS são </line>
</par>
<par>
<line> imp*escindíveis para *ue a </line>
<line> polític* chegu* a quem del* *ecessitar, tra*a *e med*das *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**s*na PI, v. 20, n. 1, a*t. 19, p. 371-38*, jan. *0*3 </line>
<line> w*w4.fsanet.**m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. M. So*ci*, N. H. Dutra </line>
<line> 380 </line>
</par>
<par>
<line> s*gurança, *isp*nib*lização *e EPI, afastamentos e tele*rabalho de *rupos de risc* </line>
<line> (BR*SIL,202*) </line>
<line> Entretanto, co*trapo*do-se à *ef*ri*a port*ria, os pr**issiona*s da assistê*cia social </line>
<line> foram neglig*nc*ados, e ma*s, não h*uve pl*nej*mento da t*tal*dade de ser*iço* que f*r*m ou </line>
<line> *ã* *ea*izad*s **nto *s outras p**ít*cas públicas, e, por fi*, a *ão garan**a e def*sa dos **us </line>
<line> direitos. </line>
<line> Raichel*s e Arregui (*021) destac*m que o SUS (Siste*a Ún**o de Saúde) e o SUAS </line>
<line> (Sistema Único de As*is**ncia Social) for*m os ma*s requis*tados na pan*emia: </line>
<line> A situação de pandem** e*põe com mu*ta crueza as d*mensões contr*ditór*as desse </line>
<line> processo: de *m lado, a *a*ênc*a das medidas ultraneol*ber*is qu* desfina*ciar*m as </line>
<line> *olít*cas sociais, espe*ialmente o SUS * o Sua*, os sistemas d* p*ote*ão social mai* </line>
</par>
<par>
<line> re*uisitados no co*texto ** p**demia. </line>
<line> E, ao mesmo </line>
<line> tem*o, a necessidade de *ais </line>
</par>
<par>
<line> E*tado * do fortalecimento das *olít*cas públicas para enfr*ntamento dessa g*a*e </line>
<line> crise. (RAI*HEL*S; ARRE*UI 2*21, p.143) </line>
<line> R*ssalta-se *ue em nenhum dos do*umentos citados e nem no *lano *acional de </line>
</par>
<par>
<line> Imuni*ação - </line>
<line> que teve sua pri*eira edição *m </line>
<line> *6/ 12/ 202*, e </line>
<line> até * present* data d* </line>
</par>
<par>
<line> 15/07/2021 em s*a nona e*ição - hou*e previsão de </line>
<line> vaci*ação *os pro*issionais da Pol*tica </line>
</par>
<par>
<line> de Assist**cia Social. Sendo q*e é através do Plano que *e def*ne a *opulação-alvo e grupos </line>
</par>
<par>
<line> prioritários </line>
<line> para a vacinação, e constata-s* </line>
<line> uma con*radição *u*ndo se coloca a Assistên*ia </line>
</par>
<par>
<line> *ocial c*mo um se*viço e*s*ncial, u** política que *ompõe a pr*t*ção soci*l. No entanto, há </line>
<line> *ma discrepância em não **ns*de*ar a Assistênc** Social no Plan* Nacion*l de *muniza*ão. </line>
<line> Nesse sentido, a Portar*a n.3*7, de 2* d* Març* d* 20*0, dispõe acerca *e medidas </line>
<line> para o enfrenta**nt* da emergê*cia de *aúd* pública de imp*rtânc*a inter*aci*nal d*corrente </line>
<line> do *or*navírus, C*VI*-19, no âmb*to do Sis*ema Ún*co d* Assistênci* Soc*al. No *r*. 2º A </line>
<line> oferta dos serviços, progra*as e benefícios socio*ssi*tenciais no âm*ito dos estados, </line>
<line> município* e D*strito Federal dever* ser garantida àque*es que necessitar*m, *bservando-se *s </line>
<line> m*didas e condi*õe* que garantam * s*gu*anç* e **úd* dos usu*rios * profissionais do SUAS. </line>
<line> A dimen*ão *erritori*l e *opulacional dos mu***í**os nã* p*de ser t*at*da pel* </line>
</par>
<par>
<line> homo*eneidade no p**to </line>
<line> *ed**at*vo do SUAS, poi* a ide*ti*icaçã* das </line>
<line> diferenças </line>
</par>
<par>
<line> dema*da a sua in*lusão na cober*ura do pacto feder*tivo. As d*fer*nça* requerem </line>
<line> processos específicos na di*tribuição da atenção e resposta*. (SPOS*T*,2015, p.54) </line>
<line> A Le* n ° 13.979 *e 06 de *ever*iro de 2020, * *uas alterações, dispõ* sobre as </line>
</par>
<par>
<line> medid*s para en*rentamento da </line>
<line> emer*ência de saúde pública de imp*rtância *n*e*nacional </line>
</par>
<par>
<line> d*cor*ente *o coronavír*s respons*v*l pelo surto de 201*, "[...]§ 1º Para efeit*s do di*posto </line>
</par>
<par>
<line> no caput d*ste ar*ig*, s*o c*nsi**r**os profissiona*s essenciais ao </line>
<line> *ontrol* de doenç*s * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, ar*. 19, p. 371-387, jan. 2023 </line>
<line> www4.*sanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Assistência Social como Caráter Essencial: A n*o *revisão n* Pla*o Na*ional *e *mu*ização </line>
<line> *81 </line>
</par>
<par>
<line> manutenção da ordem p*bli*a: [...]XXV**I - profissi*nais *os C*ntr*s de Referênci* de </line>
<line> Assistência Soc*a* (CRAS) e dos Centros de Referê*cia Especia*izados d* A**istên*ia So*ial </line>
<line> (CREAS)" (BRASIL, 20*0). </line>
<line> No B**sil, a Pol***ca de Assist*nci* Social foi r*conhecida no Decre*o nº 10.282, </line>
</par>
<par>
<line> art. </line>
<line> 3º, II, de </line>
<line> 20 de *arço de 2020, como se*d* de caráter </line>
<line> essencial par* continuidade d*s </line>
</par>
<par>
<line> ser*iço* públic*s, na proteção da </line>
<line> *opulação em situação </line>
<line> de vu**e*a*i*idade e no co*bate </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **ndem*a </line>
<line> do novo *oronav*rus. Es*a pol*tica *a*bém * ent*ndida como indispensável ao </line>
</par>
<par>
<line> atend**ento das necessidades in**iáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se </line>
<line> nã* a*end*dos, colocam em perigo a sobrev*vência, a saú*e e/ou * segur*nç* *a popul*ção. </line>
<line> Em re*açã*, no C*digo de Éti*a P*ofissional do **sistente Socia*, no artigo 3° </line>
</par>
<par>
<line> consta que é </line>
<line> dever do(a) *ssistent* social, na relação com a *opul*ç** *suária, além de </line>
</par>
<par>
<line> part*cipar </line>
<line> de *rograma* </line>
<line> de socorr* à p*pulação *m sit*ação de calamid*de pública, no </line>
</par>
<par>
<line> atendimen*o e def*sa de se*s i*te*esses * nece*sidad* (CFESS,2012, p.27). </line>
</par>
<par>
<line> En*uanto exig*n*ia do contexto inst**ado </line>
<line> pela COVID-19, passa a ser requisit**o </line>
</par>
<par>
<line> qu* os/as assis*en**s sociais se a*roprie* *e conteúdos não usuais, ref*r**tes à </line>
<line> saúd* global, mi*rações int*r*as e internacionais, respostas estata*s às demandas </line>
<line> postas pela *onta*inação e ***toco*os de saúde pública, além de te*em que *e </line>
<line> apropriar de modo imediato de nova* normativas instituc*onais. Po**mos afirmar, de </line>
<line> antem*o, a existên*ia *e uma lacuna no debate sobre emergênci*s * *alamida*e </line>
</par>
<par>
<line> públi*a </line>
<line> ** </line>
<line> pro*esso de for*ação *o assistente social brasile*ro, embor* o </line>
</par>
<par>
<line> a**nd*mento * </line>
<line> a defesa dos interesses da po*ulação ins**id* nesses c*ntextos </line>
</par>
<par>
<line> estej*m </line>
<line> regu*am*ntados en*u*nto um dev*r *t*co. Não há se*uer previsão da </line>
</par>
<par>
<line> temáti** nas </line>
<line> *iretrizes curriculare* pa*a os cursos ** g*adu**ã* em Se*viç* Socia*. </line>
</par>
<par>
<line> (F*QUIN et al.,2021) </line>
</par>
<par>
<line> Ao recon*ecer a Assi*tên*i* Social co*o ser*iço essenci*l, </line>
<line> outrora, *orres (2014) </line>
</par>
<par>
<line> m*nc*ona </line>
<line> que o reconhecimento </line>
<line> do* trabalh**ores e do traba*h* profissional, é, portan*o, </line>
</par>
<par>
<line> olhar o* *suários e profi*sionais como cidadãos de direito. S*ndo assim, *abe en**o destac*r </line>
<line> quais *eria* o* *ompromissos com *s dir*ito* que *stamos firm*n*o * tornando públicos? </line>
<line> (*ORRES, **1*, p. 235) </line>
</par>
<par>
<line> Há incerteza sobre as características epidem*ológicas, c*íni*as e </line>
<line> virais, além </line>
<line> *e * u a </line>
</par>
<par>
<line> h**il*d*de de </line>
<line> s* espalhar na população hum*na sua virulência. Além disso, a e </line>
<line> *andem*a, </line>
</par>
<par>
<line> apesar d* s** a*go *o*i*rno, tem consequências s**iai* marca*as pelo </line>
<line> c*oque entre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> racion*lidad* produtiva e os *alores morais e sociais d* século p*ssado, *u seja, decorrente* </line>
</par>
<par>
<line> do novo coron*vírus. *s *mpact*s co* </line>
<line> **ejuízos globa*s de ordem so*ial econôm*ca são e </line>
</par>
<par>
<line> maiores apen*s devido * </line>
<line> desigua*dade e barreiras e*onômicas. Embora recent*, sua* raízes </line>
</par>
<par>
<line> estão *ncor*das em fat*re* hi*tó*icos. (BRASIL,2021, pag.16) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teres*na PI, v. 20, n. 1, *rt. 19, p. 37*-387, jan. 2023 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. M. Solcia, N. *. Dutra </line>
<line> 382 </line>
<line> O choq*e ent*e a raciona*idade produt*va e os </line>
<line> *alor*s morais </line>
<line> e s**iais j* se </line>
</par>
<par>
<line> esboçav* </line>
<line> no mundo *od**no, o ind*strial. N* atualida*e pós-moderna, </line>
<line> el* *icou </line>
</par>
<par>
<line> agudo, bandeiri**o, porque a tecnociência invade o *otid*ano com *il artef*tos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> se*vi**s, mas n*o oferece nen*u* va*or **ral além do hedonismo </line>
<line> *on*umista. A* </line>
</par>
<par>
<line> mesmo te*po, tais so*iedades f*bricaram fantasmas alarmantes como amea*a a </line>
<line> nucle**, o desastre ecológ*co, * terrorism*, a crise e*onômic*, a cor*upção política, </line>
<line> *s ga**os mi*ita*es, * neur**e urbana, a inseguranç* *sicológica. Elas têm me*os </line>
<line> racion*is, ma* *ó per*eguem f**s ir*acionais: lucro e poder. (SAN**S, 1986, p. 73) </line>
</par>
<par>
<line> Na Port*ria *37 d* 24 d* março de 2020, trata-se de medidas par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> enfrenta**nto da emerg*ncia </line>
<line> d* *aú*e p***ica de impo*tân*ia internacional d*c*rrente do </line>
</par>
<par>
<line> coronavír**, COV*D-19, n* *mbito *a rede s*c*oassistencial, pública e pr**ada, *o Sistema </line>
<line> Único de Assistência Soc**l. E*sa *ortar*a abo*d* a j**nada de tr*ba*ho, d*sponi*il*zação de </line>
</par>
<par>
<line> i*e*s de hi*iene * Equipamento d* *roteção I*dividual- E*I, </line>
<line> afastame*to ou colocaç*o em </line>
</par>
<par>
<line> tel*trabalho (grup*s d* ris*o), flexibilização das a*ividades pr**enciais dos us***ios no CRAS </line>
</par>
<par>
<line> e CREAS, </line>
<line> c*m o objet*vo de reduzir a **rculação </line>
<line> *e *e*s*as e evi*a* aglome*a*ão, </line>
</par>
<par>
<line> int*nsif*car a informação a* usu**io ace*ca do cuidado * prevenção da transmissão, con*orme </line>
<line> orientações do Min*st*rio da Saúde, acompan*amento r**oto d** usuários atr*vés de lig*çõe* </line>
<line> telefô*icas ou do wha*sap*, orga**z*r os serv*ços *trav*s de agendamen*o remoto, realização </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> atend*men*os </line>
<line> in*ividua*s em ambientes a*plos e are*ados, s*spensão de *ventos, </line>
</par>
<par>
<line> enc**tr*s *tc. Es*as foram a* m*did*s de p*evenção *r*posta* nes*a portaria. (BRASIL,2020 </line>
<line> *m meio a m*itas dúvidas, o CFES*- Conselho *e*eral de Serviço S**ial, *tra*és </line>
</par>
<par>
<line> da Comis*ão d* Orien*ação e </line>
<line> Fiscaliza*ão do CFESS/COFI, orienta os(as) tr*balhadores(as) </line>
</par>
<par>
<line> que *ão podem ou não estão participando do isolamento *olun*ário. De*taca que: </line>
</par>
<par>
<line> A pro*is*ão de assistente so*ial no *rasil atende em uma div**sida*e </line>
<line> de espaços </line>
</par>
<par>
<line> sóc*o-ocupacionai*. A* áreas d* saúde, assistênci* soc*al e previdência e*pregam * </line>
<line> maioria dos/as assistentes sociai*. Por isso, ness* **mento de p*nde*ia, muitos/as </line>
<line> *rofissionais não ti*e**m autor*zação **ra se aus*ntar do tr*balh*. *elo *ontrário, * </line>
<line> ma**ria das secretarias e*tadu*is e municipais, bem co*o os Mini*térios *a Sa*de e </line>
<line> da Cidadania, têm **it*do orientações para adiamento das férias e licença prêmio </line>
<line> dos/as *rabalhadores/*s. Somente os/as profiss*onais idos*s/as, com algum ti*o de </line>
</par>
<par>
<line> *oe*ça autoimun*, doenças </line>
<line> crônicas, grávidas, lactantes, </line>
<line> pessoas *om diabetes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> hipertensão estão li**radas para tra**lha**m r*motame*te, ou em algumas s*tu*ções </line>
</par>
<par>
<line> **sp*nsadas do t*abalho, s** prej*ízo *a *u* rem*ne*ação. H* pe*o *enos </line>
<line> d*as </line>
</par>
<par>
<line> perspectivas (em disputa) no int*rior do SUAS: * que </line>
<line> afi*ma a assistê*cia socia* </line>
</par>
<par>
<line> como política </line>
<line> pública, direi*o d* população e de*er d* Est*d* e a **e reforç* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> l*gado cons*rvador/*radicio*al da área, con*tituído, </line>
<line> *entre </line>
<line> ou*r*s aspectos, pe*a </line>
</par>
<par>
<line> intervenção e*ergen**al, improvi*ada e pr*cária. (CFESS, 2020) </line>
<line> Nesse con*e*t* de pand*mia, uma da* estratégias adota**s c*mo med*da *e </line>
<line> *struturação da r*de *UAS é a **e con*ta *a Porta*ia MC n°369 de *9 de **ril de 2020, que </line>
<line> dis*õe de repasse *merg*nci** para a aquis*ção de Eq*i*am*ntos de P*ot*ç*o Indiv*dual (EPI) </line>
<line> *ara pro*iss*onais d*s unidades de atendimento, e de ali*ent*s priorita*iame*te *i*os em </line>
<line> Re*. F*A, T*resi*a, v. 20, n. *, art. 19, p. 371-387, jan. 2023 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Assistên*i* Socia* como Car*ter Essenci*l: A não Pr*visão no Plano Nacional de Imu**zação </line>
<line> 3*3 </line>
</par>
<par>
<line> prote*na para pes***s *dosas e *om deficiên*ias ac*lhidas no Serv*ço de Acol*imento </line>
<line> Instituciona* e em atend*m*nto no Serviço de Proteçã* Social Esp*cial *ara Pessoas com </line>
<line> Deficiên*ia, Id*sas * su*s Famílias. </line>
<line> Por outro lado, como os profissi*nais dão **nt*nuidade presenc*almen*e aos servi*os </line>
<line> de a*e*dimento à populaçã*, como *r ao camp*, faze* a "bu*ca ativa" atrav** de v*si*as, s*m </line>
</par>
<par>
<line> que i*so ag*av* ris*o de c*ntágio da COVID-19? O ce**rio atual, inclusive, e* meio o </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> de*afios que a**istênci* soc*a* *stá a*ravessan*o, *e**ta as d*ficu**ade* que *ssistentes a </line>
</par>
<par>
<line> soc*ais e dema*s profi*s*onais d* áre* de assis*ê*cia social e**ontram no </line>
<line> *r*ce*so d* luta </line>
</par>
<par>
<line> pelos </line>
<line> direitos individ*a*s e *ol*tivos. *or fim, ap*iar *s discussões e o d*senvolv*mento de </line>
</par>
<par>
<line> *ebates é fato* prep*nd*rante nessa luta, * agir coletivamen** é im*ortante na construção de </line>
<line> ha*il**ades * no aumento das garantias *os d**eitos e proteção d*s que necessitam *a </line>
<line> assistência *ocial. </line>
<line> 4 CON*IDERA*ÕES FI**IS </line>
<line> Ao long* da história, a as*ist*ncia soci*l pa**ou p** uma série de mudan*as. Poré* </line>
</par>
<par>
<line> ess*s mudanç*s </line>
<line> aind* n*o são su****entes. Na análi*e efetua*a nas *o*tarias, **creto* </line>
<line> e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Plan* Nacional de Vacinação, documentos </line>
<line> esses </line>
<line> e*itidos *elo *ov**n* Federal, não há em </line>
</par>
<par>
<line> ne*h*ma citação a </line>
<line> previsão dos trabalhadores do SUAS, serviço esse declarad* como </line>
</par>
<par>
<line> *s*e*cial pa** a*ender às *ec*ss*d*d*s </line>
<line> humanas, m*s nem o </line>
<line> próprio governo a reconheceu </line>
</par>
<par>
<line> como grupo pr*oritár*o *a imunização. </line>
</par>
<par>
<line> É importan*e dizer que, at*avé* *a* pesquisas *eal*zadas desde a **imei*a *dição </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Plano Na**o*a* de Im*nização publiciz*da em </line>
<line> 1*/12/2020, e até a </line>
<line> *ata *a última *esquis* </line>
</par>
<par>
<line> realizada *m 15/07/2*21(nona e*ição), não houve previsão de a </line>
<line> va*inaç*o dos profiss*o**is </line>
</par>
<par>
<line> da P*lítica de Assist*ncia Social. É *través do Plano que se def*ne a *opulação-alvo e g*upo* </line>
<line> pr*oritári*s para a vacinaç*o, e consta*a-s* uma *ontradiç*o q*an*o se coloca a Assistênc*a </line>
</par>
<par>
<line> So*ial c*mo </line>
<line> um se*v*ço essencial, uma política *ue compõ* a p*oteç*o *ocial. A </line>
</par>
<par>
<line> essenci*lidade do *istema Único d* Assi*tência Social refor*ou a importânc*a do trabalh* </line>
</par>
<par>
<line> territ*rializado junto *s unida*es es*atais do* CR*S CRE*S e trouxe tam*** o desafio e </line>
</par>
<par>
<line> p*ofiss*onal de *lexibiliz*r as atividades pres*ncia*s, reo**anizando *s ser*iços prestados </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> popula*ão. U*a das form*s *ncont*ada* f*ra* </line>
<line> os age*damentos dos </line>
<line> ate*d*mentos evitando </line>
</par>
<par>
<line> a* aglom*rações e o uso </line>
<line> do telefon* cel*lar e What*App </line>
<line> co*o estra*égias de co*unicação </line>
</par>
<par>
<line> *om a popul*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 20, n. 1, art. 19, p. 371-38*, jan. 2023 </line>
<line> *ww*.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. M. Solc*a, N. H. Dutra </line>
<line> 384 </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, o que se destaca neste e*tudo é a contradição de a As*istência Social ser </line>
</par>
<par>
<line> decl*rada um serviço essencia* e os trabalhad*r*s dessa área *s**rem fora da priorizaç*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> vaci*ação contra a Cov*d-*9. </line>
</par>
<par>
<line> Os **cumento* res*altam a d*sponibilização de *PI (máscara, lu*as, *lco** gel, * </line>
</par>
<par>
<line> s*m*l***s) para os trab**hador*s </line>
<line> *o SUAS no desem*enho da* funç*es, conside*a*do </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> o*ientaçõe* do Minist*r*o *a Saú*e. Cit*m a* respo*sabili*ades ** ges*or da Política de </line>
</par>
<par>
<line> A**i*tê**ia Social </line>
<line> e o </line>
<line> *of*nan**am**to para aquisiç*o desses mate*i*is *e cus*ei* </line>
<line> par* </line>
</par>
<par>
<line> continuidade d*s ser*iços. </line>
</par>
<par>
<line> O *e*m*nt* das polític*s públicas no decorrer dos </line>
<line> an*s e a *andemia da Cov*d 19 </line>
</par>
<par>
<line> t*ouxeram um agravamento da quest*o soci*l, famíli*s e*postas </line>
<line> a situações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> v*ln*rabilidade extrema* e um aumento c*nsiderável por atendi*ento da *o*ítica </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Assistênci* Social. </line>
</par>
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<line> REFER*N*IAS </line>
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<line> cepcao_gestao_p*o**caos*c*a*.pdf Ace*so e* 08 de ago.*021 </line>
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<line> Disp*sições Const**ucionais Tra*sitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá ou**as </line>
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<line> providências. </line>
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<line> BRASIL. L*i nº 1*.979, de 06 de fevereiro d* 2020. Dispõe so**e as medid*s </line>
<line> pa** </line>
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<line> enfrentam**to da emergência de *aúde públic* de im*ortâ*cia i*ternacional *e*o*ren*e </line>
<line> do </line>
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<line> outras providências. Portal Leg*slação. Brasília, dez, 19*3. Di*poní*el </line>
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<line> 2020. Regul*m*nta * Lei n* 13.979, de 6 </line>
<line> de fever*ir* de 202*, para definir os servi*os </line>
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<line> BRASI*. *ecreta*ia Nacio**l de As*istên**a Social. P*rtaria nº 337, *e </line>
<line> 24 de mar*o </line>
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<line> 2**0. Dispõe ace*c* d* medi*as p*ra enfrentamento d* emergência de saú*e pública de o </line>
<line> im*ortância internacional decorrente do coro*a*írus, COVID-19, no âmbito *o *istema </line>
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<line> eme**ê*cia **c*nhe*idos p*los gov**nos estadual, municipal, *o Distrito Fe*er*l ou Federal, </line>
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<line> 1) concepção e *lanejamento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *) an*lise * interpretação d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração ** rascunh* ou na re*isão cr*tica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipação na a*ro*ação da versão fi*al do *anuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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