<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 2, art. 9, p. 164-186, f*v. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.2.9
</line>
</par><par>
<line>
Ap*icação da Eficiência Global do T*a*alhador (O*E) e* Setor** de uma Empresa **bricante
</line>
<line>
de *nibus
</line>
<line>
Appli*atio* o* Overall L*bor Effectiv**ess (O*E) in Secto*s of * bus Ma*u*acturi*g Company
</line>
</par><par>
<line>
Ana Karoli*e V*sconcelos Barb***
</line>
<line>
Graduada *m Engenharia de *rodução p*la Universi*ade Federal do Es*ír*to Santo
</line>
<line>
E-mail: k*rolvasc1@*ma*l.com
</line>
<line>
Rit* *e Cassi* Fe*oni
</line>
<line>
Doutora *m **genhari* ambiental pela U*i*ersidade *ederal do Es*írito Santo
</line>
<line>
Profe*sor* da Universid*de F*de*al do *spírito S*nt*
</line>
<line>
E-*ail: rita.f*ron*@ufes.br
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Ana Karoline Vasconcelos Bar*osa
</line>
<line>
Editor-Chef*: D*. T*n*y K*rley *e Al**car
</line>
</par><par>
<line>
Universidad* F*dera* do Espírit* Santo. De**r*amento de
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Eng*nhari* e *ecnologi*. *R-*01, k* 60 - Litor*neo,
</line>
</par><par>
<line>
São Mat**s-ES, CEP: 2*932-540., *rasil.
</line>
<line>
Art*go re*ebido em 2*/12/2022. Ú*tima v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
Ende**ço:
</line>
<line>
Rita de *assia Feroni
</line>
<line>
r*ceb*d* em 09/01/2023. Aprovad* e* 10/01/20*3.
</line>
</par><par>
<line>
Unive**idade *ederal do Espírito Sa*to. Dep**tamento de
</line>
</par><par>
<line>
Engenharia e T*cnologi*. BR-101, km 60 - Litorâneo,
</line>
<line>
Ava*iado p*l* sistema T*iple Revi*w: De*k *evi*w a)
</line>
</par><par>
<line>
São Mateus-*S, CEP: 29932-540., Brasil.
</line>
<line>
*elo Edito*-Che*e; * b) Doub*e Blind Review
</line>
<line>
(avali*ção cega po* do** avalia*ores d* área).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v*são: G*amatical, Normati*a
</line>
<line>
e d* Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Apl*cação da Eficiên*i* *lo*al do Trab*lhador (OLE) e* Set*res de uma Em*resa Fabri*ante de Ônibus
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O co*ce*to *e Eficiência Global do Traba*hador (*LE) é *tilizado em processos ind*striais
</line>
<line>
pa*a a i*entifica*ão do nível de eficiência da mã* de obra en**lvida na produção, a fim de
</line>
<line>
iden*i**ca* oportun**ade* pa*a **lhorias d*s proc*ssos. O pr*sente traba*h* teve co*o
</line>
<line>
objetivo aplicar e anal*s*r * ferramenta *LE em dois setor*s ** p*o**ção de peças p*ásticas,
</line>
</par><par>
<line>
associad*s à *onta*em de
</line>
<line>
ôni*us, sendo e*es o set*r de peças internas e o setor de peças
</line>
</par><par>
<line>
ex**rnas. A partir da *plicação da OLE, trabalho *t*lizou as *errament*s *i*grama o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Pareto e um brainsto*ming com *q*ipe da área a
</line>
<line>
de quali*ade e ge*t*o, para identificar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
anal*sar *s principa*s p*rdas no per*odo que inf*uencia*a* os **sul*a*o* *ncontr*dos. *p** as
</line>
<line>
a*áli*e* feit*s, açõ*s de melhor*a ** curto p*azo fo*am impl**e*tadas. Como *esultado, foi
</line>
<line>
encontrado *o primeiro período de amostragem a *LE de 71,69% para o setor de peç*s
</line>
<line>
internas e de 67,01% para o setor de *eças e*ternas, sendo a compon*nte quali*ade * que
</line>
<line>
mo*t*ou os *iores resultados. No se**ndo *eríodo de a*ostragem, obs*rvou-se o aumento da
</line>
<line>
OLE, que chegou a um v**or médio de 82,32% no *etor de peças intern*s e de 8*,71% no
</line>
<line>
setor de peça* externas, ainda assim, abaixo d* referê*cia *undial de 85%. Dessa form*, os
</line>
<line>
auto*es sugerem *ue, além de d*r con*inui*ade a a*ões de curto prazo, a emp*esa deve
</line>
<line>
colocar em *rá*ica as ações d* longo prazo propost*s a fim de mel*orar o indicad*r.
</line>
<line>
Palavras-cha*e: Eficiência da mão ** obra. Diagram* de Pareto. Set*r automotivo.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
<line>
T*e conc*p* of Overall Worker Eff*ciency (OL*) is used in industr*al p*o**sses to identif*
</line>
</par><par>
<line>
the le*el
</line>
<line>
of effi*iency o* the workforce involve* in *r*duc*ion in ord*r to identify
</line>
</par><par>
<line>
opp*rt*niti*s for proces* im*rove*ents. The *re*ent work aimed t* *pply and **alyze
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
OLE
</line>
<line>
t*o* in two sect*rs o* th* *roduction of pla*t*c parts associated with
</line>
<line>
b*s assembly,
</line>
</par><par>
<line>
n*mely the sect*r of inte*nal parts a*d t*e se*tor of *xternal part*. The wo*k used the Pareto
</line>
</par><par>
<line>
Di*gram
</line>
<line>
*oo*s an* brainstorm*ng with *he te*m *rom the qual*t* an* m*nage*ent area,
</line>
<line>
t*
</line>
</par><par>
<line>
identify *nd anal*ze the mai* losses in the period th*t influenc*d the res*lts found. Based on
</line>
</par><par>
<line>
the a**lyzes carri*d out, sho*t-term
</line>
<line>
improvement actions were imp*emented. As * resul*, *t
</line>
</par><par>
<line>
w*s found in a
</line>
<line>
fir*t sampl*** perio*, the OLE
</line>
<line>
o* 71.69% for the inter*al pa*t* sector *n*
</line>
</par><par>
<line>
67.*1% fo* the e*t*rnal parts sector, with the quali*y component sh**ing the worst res*lts. In
</line>
<line>
a seco*d sa*pling **r*od, an incre*se in OLE w*s observed, whic* re*ched an average value
</line>
<line>
of 82.*2% in *he inte*nal parts se*tor and 80.7*% *n the ex*ernal pa*ts sec*or, even so, below
</line>
</par><par>
<line>
the world refer*nce of
</line>
<line>
**%. Thus, the aut*ors su*g*** t*a* in ad*i*ion to *ontinuing w*th
</line>
</par><par>
<line>
s*or*-*erm action*, the company should put into pra*ti*e t*e proposed long-term actions *n
</line>
<line>
order to im*rove the indicator.
</line>
<line>
Ke*w*rd*: Wor*force effi*ie*cy. P*r**o Diagram. Auto*o*ive sector.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 20, n. 2, art. 9, p. *64-*8*, fev. 202*
</line>
<line>
www*.fsanet.co*.*r/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. K. V. Bar*o*a, R. C. Feroni
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*ROD****
</line>
</par><par>
<line>
*s const*ntes mudanças do cenár*o empresarial desafiam as
</line>
<line>
organizaçõ**
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
formulaç** d* estrat*gias que *he* con*i**m a dis*o*ibiliz**ão de seus p*odutos e serviços
</line>
</par><par>
<line>
cad*
</line>
<line>
vez
</line>
<line>
com mai* *gi*i*ade, *lexibilidade e
</line>
<line>
pr*ços compe*itiv*s (FLAMIA et a*., *017).
</line>
</par><par>
<line>
Campos (2*14) destaca q*e
</line>
<line>
os recurs*s do* si*t*ma*
</line>
<line>
de manufatura s* *r*anizam em três
</line>
</par><par>
<line>
*l**entos-c*ave,
</line>
<line>
s*ndo *les, rec*rsos **t*riais,
</line>
<line>
comp**enden** máquinas, equipamen*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ins*al*ções; recu*sos técnicos
</line>
<line>
e a*ministrat*vos, que abra*g*m t*dos *s
</line>
<line>
proced*ment*s
</line>
</par><par>
<line>
necessário* *a** a opera*ionalização do si*tema; e *s re*ursos huma*os, rel*c*on**os à m*o
</line>
<line>
de obra envolvida na *rod*ção. De forma co*p*eme*tar, B**glia et al. (2*21) des**cam q**
</line>
<line>
os princ*p*is *a*ores que afetam o des*mpenho da produç** s*o os e*ui*ame*to*, a energia,
</line>
<line>
os *at*ri*is e a m*o de ***a.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar *e os recurs*s fi*anceiros,
</line>
<line>
equipamentos e instalações serem es*enci*is para
</line>
</par><par>
<line>
uma empresa, as pessoa* são o recurso mais imp*rtante, uma vez que pla*ejam e fa*ricam os
</line>
<line>
produtos, *xe**tam, con*r*lam, co*rigem, c*mercial*za*, e*t*bele*em estra*égi*s * obje*ivos
</line>
<line>
para a insti*uição (CHIAVEN*TO, 20**). Foga** e *eix**ra (2012) *e*tacam q*e as pessoas
</line>
<line>
são a* pr*nci*ai* resp*ns*veis por mudanças em uma organiz*ção, **t*o, investir no
</line>
<line>
de*e*volvimen** dessas pessoas é * chave para o *esenvolviment* *a organ*za*ã*. Por o*tro
</line>
<line>
lad*, va*e *alient*r que os recursos h*manos t**dem a ma**res v*riações de*i*o a fator*s que
</line>
<line>
podem *tuar como *ar*eiras par* a produç*o, sen*o *l*s atraso*, absenteís*os, do*nças,
</line>
</par><par>
<line>
desmotivação e falta de t*einamentos (*OR*GAO*; HIR*GOUDAR; MA*LUR,
</line>
<line>
20*2).
</line>
</par><par>
<line>
Rod*igues et
</line>
<line>
al. (2022) destacam que o suce*s* da
</line>
<line>
implement*ção
</line>
<line>
de
</line>
<line>
um sistema *estão
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ma ex*cução bem plane*ada * um tre**amento eficaz dos *ola*orador**.
</line>
<line>
A fim de otim*zar o desem*enho da mão de o*r*, é necessári*, pre*i**ente, med*-la,
</line>
</par><par>
<line>
surgindo a nece*sidade de i*plan*ar *ndi*adores
</line>
<line>
que de*ons**em a *eal eficiência *o
</line>
</par><par>
<line>
proce*so pr*dutiv* (S**VA; SOUZA; MESQUITA, 2019 e SANTANA; CARNEIRO, 2*19).
</line>
<line>
De acor*o com San*os e S*ntos (2018), * u*ili*ação de in*icador*s d* dese**enh* apresenta-
</line>
<line>
s* como *m i**trume*t* impresci*dí*el dentro de uma organização ao gerar uma comp**a*ão
</line>
<line>
entre o *u* foi r*alizado pela opera*ão e o que era e*pera*o, *ode**o *rover melhoria*
</line>
</par><par>
<line>
*ig*ificativ** n*s a*i*idades d* emp*e*a. At*adia * Martin
</line>
<line>
(2*03)
</line>
<line>
des*acam que essas
</line>
</par><par>
<line>
melhor*as resultam em *m dos
</line>
<line>
asp*ctos mais efi*ientes
</line>
<line>
de *umentar * compet**ividade de
</line>
</par><par>
<line>
uma e*pre*a ao possib*litar o melhor di*ecionament* das aç**s
</line>
<line>
para os processos cujo
</line>
</par><par>
<line>
desempenho encontra-se inferi** ao ní*el d*sej*do.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, art. *, p. 164-1*6, fev. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*pli*aç*o da *fic*ência Gl*bal do Trabalhad** (OLE) e* **tores d* uma Empresa F**ri*ante de Ônib*s
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
Um indi*ador que merece *estaque nesse c*ntexto é a E*iciê*cia Global do
</line>
</par><par>
<line>
T*abalhado* (Ove*all Labor Ef*ectivenes* OLE), que tem como *recurso* a Ef*ciência -
</line>
<line>
Global do Eq*ipamen*o (O**ra*l Equip*me*t Effectiven*ss - O*E). Na busca de melhor** a
</line>
</par><par>
<line>
produtividade de o*tr*s
</line>
<line>
recursos além do equip*mento, *dentifi*ou-*e o homem como u*
</line>
</par><par>
<line>
gr*nde potencial para obter melhor*as na p*odu*ã* (GORD**, 2011). N*s*e c*ntexto, a OLE
</line>
<line>
* *ma ferramenta que men*ur* a capacidade dos oper*d*res da produção em obt** o *í*el de
</line>
</par><par>
<line>
prod**ão des*jado
</line>
<line>
em termos *e q*antidad* e
</line>
<line>
qualidad* (SORA*AON; HIREGOUDAR;
</line>
</par><par>
<line>
MALLUR, 2012). De acordo com Kronos (2007), es*a f*rram*nta pe*m*te a anál*se *o efeito
</line>
</par><par>
<line>
cumulati*o de trê* *atores que apres*n*am imp*ctos da mão de *bra, sendo e*es
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
di*ponibil*dade, a performanc* e a q*a*id*de.
</line>
</par><par>
<line>
A disponi*i*idade
</line>
<line>
re*resenta o tempo
</line>
<line>
em que * mão de obra está efetiva*en*e
</line>
</par><par>
<line>
pr*du*indo, enqua*to a perfo*manc* indica o percentual d* ped*dos entregues dent*o
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
prazo
</line>
<line>
e*ta*elecido e, por
</line>
<line>
fim, a qualida*e repr*senta a porcentagem de produto ven*ável
</line>
</par><par>
<line>
produzid* (K*YS*R; SAWHNEY, 2013).
</line>
<line>
Ya*i e *ina (2015) c*ta* como referênc*a mun**a* *ara a disponibilidade o val*r de
</line>
<line>
90%; para a per*ormance, 95%; para a qualidade, 99%, e, *on*equente*ente, a OLE de 85%.
</line>
<line>
Yani e Lina (2015) ap*icaram * OLE *m uma fá**ica *e compen*a*os, onde *nc*ntr*ram o
</line>
</par><par>
<line>
valor *e 66,15%, s*n*o m*nor *ue padrão mundia*, as componentes *isponibilidade
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
quali*a*e mo*traram *rec*sar d* maior at*nção dos *e*tores. A partir
</line>
<line>
da OLE associada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*er*a*ent*s da qualidade, o* autores ante*io*e* id*nti*ica**m a* principa*s ca*sas da baixa
</line>
</par><par>
<line>
eficiê*cia, sendo elas a má progr**ação do
</line>
<line>
ho*ário de trabal*o, tr***lhadore* nã*
</line>
</par><par>
<line>
qualificados no pr*cesso d* recrutame*to, f*lta *e c*ntrole *e
</line>
<line>
qua*idade e insatisfa*ão dos
</line>
</par><par>
<line>
trabalhadore* e a part*r diss* propuseram ações de m*lhoria na empresa estudada.
</line>
<line>
D* forma sem*lhante, Silva, Sous* e Mesquita (20*9) ap*ica*am a *LE em conju**o
</line>
</par><par>
<line>
com ferramen*as da qualidade no chão d* fábrica
</line>
<line>
de **a in*ústria m*ltinacion*l d*
</line>
</par><par>
<line>
eletrô*icos, ve*ificando ações efet*vas sobre o
</line>
<line>
proc*sso pr*d**iv*
</line>
<line>
dir*cion**as a
</line>
<line>
evitar
</line>
</par><par>
<line>
probl*mas **m paradas não planejadas por quebras *e equipamentos e fa*ta
</line>
<line>
de materi*l.
</line>
</par><par>
<line>
Diante di*so, os autores *r*puseram a*ões p**a o aum*n*o da qu*lidade, atuando na causa *a*z
</line>
<line>
*** *robl*mas, podendo-se cita* a quali*ad* do material do forn*cedo*, m*todo de montagem
</line>
</par><par>
<line>
e parâme*ro* dos equi*am**tos. * partir das ações realiz*das, o*
</line>
<line>
a*tores verificaram qu*
</line>
</par><par>
<line>
todas *s trê*
</line>
<line>
componente* p*ra **lcul* da O*E alteraram-se positivamente ao longo *os o
</line>
</par><par>
</page><line>
m*ses de estudo, *azend* com que a OLE pa**as*e de 45,4% no prim*iro mês para 73% n*
</line>
<line>
último mês analisado.
</line>
<line>
Rev. FS*, Tere**na PI, v. 20, n. 2, art. 9, p. 164-186, fev. 2*2* www*.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. K. V. Barbo*a, R. C. Feron*
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
Anwardi (2018) ut**izou a OLE e
</line>
<line>
*erramentas da
</line>
<line>
qualidade para invest*gar o elevado
</line>
</par><par>
<line>
número de pro*utos defeituosos em uma *ábrica de impressão de *ornai*, tendo como
</line>
<line>
re*u*t*** de m*lho*ia um aum*nto de 4,8% na eficiência da mão de obra a curto prazo, *lé*
</line>
<line>
de aumento na produção * di*inuição no número de produto* *efeitu****.
</line>
<line>
N* estud* d* San*ana e Carneir* (*019), a OLE f*i utili*ada par* o m*nitoramento d*
</line>
</par><par>
<line>
eficiência da mão de obr* avali*çã* do seu impacto na *rodutiv*d*de de u*a indústria e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*neus. Os autores observaram evolução *a efi*iênc*a, send* ide*tificado um *umento d* 14%
</line>
<line>
*o último mês em relaç*o ao primeiro analisado. A*ém d**so, notou-se q*e o m*nito*am*n*o
</line>
</par><par>
<line>
*o in*i*ador agregou
</line>
<line>
*os gestores u** visão *era* *o desenvolv*mento dos *olaboradores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*irecio*ou açõ*s para correção
</line>
<line>
das causas i*e**ificadas *ela re*ução do d*semp*n*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
produção, como, por exempl*, a a***ncia ou atraso de ope*adores, a falta de tre*n*mento do*
</line>
<line>
colabo*adore* e * *al*a de padr*o para e*ecução das at*vida***. Santan* e Carneiro (2019)
</line>
</par><par>
<line>
acr*scentam *inda que a
</line>
<line>
parti* do mon*t**amento da OLE foi *ossív*l
</line>
<line>
*erar motivação *ara
</line>
</par><par>
<line>
os o*eradores *, consequentement*, aumento da performance da á*ea.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse contexto, é possíve* inferir que a ap*icação *e
</line>
<line>
um ind*cad*r para medição
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
efi*i*ncia de m*o
</line>
<line>
de obra pode refleti* e* result*dos p*si*ivos para
</line>
<line>
uma org*nização
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
contrib*ir com * geração *e i*formações estratégic*s. Desse m*do, o
</line>
<line>
o*j*tivo do p*esent*
</line>
</par><par>
<line>
tra*alho é aplicar e analis*r * fe*ramenta O*E em d*is set*res da produção de peças p*ás*icas
</line>
</par><par>
<line>
associ*d*s à mo*tagem d* ôn*bus, *endo eles o setor
</line>
<line>
de *eças internas e o s*tor de
</line>
<line>
peças
</line>
</par><par>
<line>
ex*ernas em uma fábr*ca de ônibus no *s*írito Santo. Por *uestão de si*ilo, *mpresa a
</line>
<line>
nã*
</line>
</par><par>
<line>
será **entificada no presente t*abalho.
</line>
</par><par>
<line>
2 ME*ODOLO**A
</line>
</par><par>
<line>
2.1 U*idade de estud* e coleta de dad*s
</line>
</par><par>
<line>
A presente pesquisa foi realiza*a no departamen*o de produção
</line>
<line>
de peças plásticas de
</line>
</par><par>
</page><line>
uma indúst**a de **bricação de ônibus sit*ad* *o Esp*rito Santo. Neste departamento ocorre a
</line>
<line>
produção de diversas peças e *om*o*ent*s que são produ*i*os a parti* de m*ldes, conforme
</line>
<line>
solicitação do cli*nte interno e que, posteriorme*te, são *c*p*ados no ôni*us.
</line>
<line>
* Figura 1 mostra o fl*xograma das **apas mac*o *o Departam*nto d* *lásticos, que
</line>
<line>
está di*i*ido em quatro setores: o se*or e*clusivo da produção de tet*s, o se*or de la*inação,
</line>
<line>
* setor de montagem e acabamento de peças internas e o setor de montagem * acabamento de
</line>
<line>
peça* extern*s. O *oco do *r**en*e tr*balho será no setor de montagem e a*abam*nto de peça*
</line>
<line>
Rev. *SA, *e*esina, v. 20, n. 2, art. 9, p. 164-186, fev. *023 *w*4.f*anet.**m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Apli*ação ** Eficiê*cia Glob*l d* Traba*hador (OLE) em Setores de *m* *mpresa Fabrican*e de *nibus
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
i*ternas e o setor de montag*m e *ca*amento de peças extern*s, pois são *s setores o*de são
</line>
<line>
realizadas as auditoria* de qu*lidad* ant*s da peça ser e**regue ao *lie*te interno, ou s*ja, a
</line>
</par><par>
<line>
l i nha
</line>
<line>
de mon*agem dos ônib*s. Confo*me estru**rado na Fi*ura 1, o setor de lamin*ção
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*nd* s* inic*a a *rodução das peças, *ue após **rem m*ldadas **o encaminhadas *ar* os
</line>
<line>
s*to*es de *ont*gem * acabamen*o de *eças internas *u ex*ernas, respons*ve*s por processos
</line>
<line>
*e rebarba*ão/lixamento, *i*tura, colagem, f*rações e toda monta*em e ac*bamento
</line>
<line>
necess*rio conforme o proje** das peç*s esp**ificado em *esen*o e l*sta té*nica.
</line>
<line>
Figur* 1. Fl*xog*ama das etapas macro *o *epa*tam**to de *lá*tic*s.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Aut*res (*022).
</line>
</par><par>
<line>
A c**eta de *ados foi rea*izada *m doi* m**entos, o primeiro ***re no*embro
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
de**mbro de 202* e o segundo
</line>
<line>
entre ja*eiro e *ev*r*iro de
</line>
<line>
2*2*, *mbos
</line>
<line>
no se*or de
</line>
</par><par>
<line>
mont*gem acabam*nto de peças internas e no set*r e
</line>
<line>
de m*ntagem e a**bamen*o d* peças
</line>
</par><par>
<line>
externas. O se*or de *eças *nternas é res*on*ável pelas peças i*ternas dos veícul**, como
</line>
<line>
painel, capô, co*arinho, r*vesti*ento inte*no dianteiro e t*aseiro, tampas i**ernas, captado* de
</line>
<line>
ar, *n**e ou*r*s. * *eto* pos***a 17 funcionário* até 13/12/2021 quando o nú**ro aumentou
</line>
<line>
par* 22 funcionár*os. O setor *e peças *xternas é re*ponsável pelas peças ext*rnas do veícu**,
</line>
<line>
como revestimentos ex*ernos dianteiros e trase*ros, **ra-choq*e dianteiro e trasei*o, grades,
</line>
</par><par>
<line>
tampas externa* e escadas. Este s*tor *ossuía *2
</line>
<line>
funcionários *t* *3/12/2021
</line>
<line>
qua*do
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
número
</line>
<line>
aumentou p*ra
</line>
<line>
16 funcionários. Posteriormente, no dia 10/01/20*2, *ouve aumento
</line>
</par><par>
<line>
de * funcionário* *m *ad* seto*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 20, *. 2, a*t. 9, p. 164-186, fev. 2023
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. K. V. Barb*s*, R. C. Feroni
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
Para o levantame*to *os dados qual*ta*i*os, foram u*ilizados ins**ument** c*mo
</line>
</par><par>
<line>
observaçã* in loco e entrevistas. A ob*e*vaç*o deu-s* * fim de obter
</line>
<line>
o entendimento
</line>
</par><par>
<line>
det*lha*o a res*eito *e cada **i*idade
</line>
<line>
desenvolvida desde a chegada de *a*érias-pri*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ex*c*ção das a*i*idades at* a saída dos p*odutos fi*ais. A entr*vista, realizada com o* líd****
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
cada s*tor, foi prese*cia* a p*rtir da aplicação de u* quest**nário aberto, envolvendo
</line>
</par><par>
<line>
per*untas voltadas
</line>
<line>
para o ent**diment* a respe**o *o *mbiente e rot*na de tra*alho,
</line>
</par><par>
<line>
c*n*ec*m*nto quan** aos procedimen*os, *reiname*tos e sobre o uso e disponibil*zaç*o de
</line>
<line>
ma*e*ia*s, equipamentos e *e*ramentas a*equadas. Além **sso, par* a coleta *** dados
</line>
<line>
quanti*a**vos **i en*regue para os líd*re* um formulár*o para registr* dos tempos de paradas
</line>
</par><par>
<line>
de pr**ução
</line>
<line>
po* a*ivi*ad*s inesperadas, sendo algumas *essas atividades listadas com b*s*
</line>
</par><par>
<line>
em situaç*es relatad*s durante as en*revistas, co**orme modelo da F*gura 2. Adicional*en*e,
</line>
</par><par>
<line>
con*ultou-se diariamente o Softwa*e *e ponto eletrônico da empresa para con*role
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
frequência do* f**cionários e ta*bé* o rela**r*o de audit*ria gera*o pela área *e quali**de
</line>
</par><par>
<line>
d* d*partamento, a *im d* ob*er o detalhamento d** ocorrências de nã* conformidades
</line>
<line>
n*s
</line>
</par><par>
<line>
peças. De for*a a inte*ra* todas as inf*rmaç*es, foi utilizado *m f*rmulário em formato
</line>
</par><par>
<line>
eletrôn*co feit* com
</line>
<line>
auxílio do Microsoft Excel para acompanh*me*to * levantamento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
todas as informações nece*sárias par* a reali**ção do cálculo da eficiênc*a
</line>
<line>
d* mão de
</line>
<line>
obr a
</line>
</par><par>
<line>
pel* i*dica*or *LE.
</line>
</par><par>
<line>
Figura *. Modelo *e formulário *a*a coleta d* *ados *e paradas n*o
</line>
<line>
programa*a*
</line>
<line>
RELAT*RIO *E PARADAS
</line>
<line>
Objeti*o: registra* a ocorrênci* de p*radas não previstas na produção
</line>
</par><par>
<line>
Dia
</line>
<line>
Hora *nic*al
</line>
<line>
Hora final
</line>
<line>
Código
</line>
<line>
Observações
</line>
</par><par>
<line>
CÓDIGOS DO* MOTIVOS
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
*t*aso/Falt* d* materia*
</line>
<line>
6
</line>
<line>
Limpeza e ar*umação
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
Re**iões não *l*neja*as
</line>
<line>
7
</line>
<line>
Treiname*to e cursos
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
P*oblemas *om dispositivos e ferramen*as
</line>
<line>
8
</line>
<line>
Retrabalho
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
F*lta *e e*ergia
</line>
<line>
9
</line>
<line>
Falta de oper*dores
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
*gu*rd*nd* por instruções
</line>
<line>
10
</line>
<line>
Outro
</line>
<line>
Font*: A*to*es (2022)
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, ar*. 9, p. 1*4-18*, f*v. 2023
</line>
<line>
www4.fs*ne*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ap**cação da *f*ciência Glo*al do Trabalhador (OLE) ** Setores de u*a Empresa Fabr*cante *e Ôn*bus
</line>
<line>
171
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Cálculo da OLE
</line>
</par><par>
<line>
A E*u*ção (1) f*i ut*lizada para o c*lcu*o da OLE, sendo *btida **lo p*o***o
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
*ari*v*is di*ponibilidade (D) da*a pela *quação (2), performance (P) dada pela Equação (3) e
</line>
<line>
q*alid*de (*) dada pela Equaç*o (4), que r*presen*am o* el*mentos básicos para *edir a
</line>
<line>
*ficiência global do trabalhador (KRONO*, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
OLE = D
</line>
<line>
P
</line>
<line>
Q
</line>
<line>
Equação (1)
</line>
</par><par>
<line>
D=
</line>
<line>
Equação (*)
</line>
</par><par>
<line>
P=
</line>
<line>
Equ**ão (3)
</line>
</par><par>
<line>
Q=
</line>
<line>
Equação (4)
</line>
</par><par>
<line>
Para a mensuraçã* da disponibilidade, o tempo programado foi encontr*do a partir do
</line>
</par><par>
<line>
t*mpo de *ma j*rnad* *e t*aba**o diário
</line>
<line>
*om descon*o do tempo de paradas
</line>
<line>
programadas
</line>
</par><par>
<line>
ocorridas no dia e multi*licado pela q**ntid*de de funcioná*ios. Já para o tempo em que os
</line>
</par><par>
<line>
operad*res es**o
</line>
<line>
produzin*o, des*ontou-**
</line>
<line>
do te*po programado todo*
</line>
<line>
os tempos de
</line>
<line>
p*rda
</line>
</par><par>
<line>
por absenteísmos, que abra*** ausências, s**das antecipadas e atrasos * t*mpo de *aradas o
</line>
<line>
*ão *rogramadas por ativida*es inesperadas.
</line>
<line>
Para performance, *oi avalia*o o pe**entual de pedid*s entregues dentro de um prazo
</line>
<line>
pr*gramado, se*do essa componente *nfluenciada po* fa**res como utili*ação de instruções de
</line>
<line>
*rabal*o, dis*onibi*idade de ferramentas e m*t*riais adequados, trei*amento e habilidades dos
</line>
</par><par>
<line>
oper*do*es. Por fim, pa*a
</line>
<line>
a qual*dade avaliou-se a por*en**gem de pro*ut* vendável
</line>
</par><par>
<line>
p*oduzi*o, desconsiderando as perd*s *or *efeit*s.
</line>
<line>
E* relação à qu*lidade, o conhecim**to d*s *uncionári*s, ex*cução de pro*edimentos
</line>
<line>
corretos, u*o ad*quado de inst*uções * m*teriais e treinament* e ha*ilidades dos operadores
</line>
<line>
são f*tore* a s*rem cons*derados. Sim*lar abordagem *od* ser *ista no est*do *e *nwar*i
</line>
<line>
(2018), Maulana (2020).
</line>
</par><par>
<line>
A partir d*s r*sul*ados *b*idos ap*s a
</line>
<line>
aplicaçã* do indica*or OLE, fo* a*licado
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Di**rama de Pareto, * fim de ordenar os pr*blemas enc*ntr**os e assim auxiliar na
</line>
<line>
Rev. *SA, Teres**a PI, v. 20, n. 2, *r*. 9, p. *64-186, f*v. *023 *ww4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. K. V. Barbosa, R. C. Feroni
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
iden*ifi*ação de soluções práti***, con*orme *estacado
</line>
<line>
nos tr*b*lh*s de Silva, Souza
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Mesquita (2019). Para melhor ap*i*ação, promoveu-se um brainst*rming junto * equi*e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*rea de qualidade e os líde*es do d*part*mento em *studo,
</line>
<line>
*isto que el*s sã* *s mel*ores
</line>
</par><par>
<line>
co*h*ce*o*es do p*oces*o.
</line>
</par><par>
<line>
3 RE*ULTADOS E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
A p**tir do* c*nceitos apre*entados *as seções an*eriores, fo*am coletados dados para
</line>
</par><par>
<line>
o c*lculo d*s tr*s indica*ores q*e c*mpõem a OL*, sendo eles, a dis*onibilidade,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
perfor*ance * a quali*ade.
</line>
</par><par>
<line>
As Figuras 3 * 4 apresentam os percentu*is da OL* *ara c*da u*a das componente*
</line>
<line>
*os setores de peças internas e e*terna* n* primeiro período anali**do, de 23 de nov*mbro a
</line>
<line>
23 de dezembro de 2021.
</line>
<line>
Foi observada p*rda na comp**ente performa*ce ** ambos os setores *m dias que
</line>
</par><par>
<line>
ocor*e*am *ue**
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*nerg*a, co*o
</line>
<line>
em *4/11. Ent*etan**, os menore* v*lo*es
</line>
<line>
dessa
</line>
</par><par>
<line>
compo*en*e oc*rreram nos di*s que sucederam o período *e contrataç*o, ou se*a, a partir do
</line>
</par><par>
<line>
*3/*2, compr*endendo um períod* e* que se supõe perdas
</line>
<line>
d* v*locida*e
</line>
<line>
no proce*so
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
fal*a de h**ili*ad* dos *o**s funcionários, fa*o este destacado t*mbém no estud* de Maul*na
</line>
<line>
(2020). Not*-*e que a partir do dia 13/12, al*m do a*ment* de col*bora*ores, passando de 17
</line>
<line>
*a*a 22 funcioná**os no setor *e p*ças internas * de 1* p*ra 1* *uncio*ários no setor de peças
</line>
</par><par>
<line>
externas, *ambém
</line>
<line>
houv e
</line>
<line>
a*mento *e
</line>
<line>
*e*ca de 30% da
</line>
<line>
produ*ão p**ne*ada da empresa,
</line>
</par><par>
<line>
entretanto a prod*ção real não acom*anhou de forma p**porci*nal.
</line>
</par><par>
<line>
Kronos (2*07) * Braglia et al. (2*21) de*tacara* que
</line>
<line>
habilidades, *ti*ude,
</line>
</par><par>
<line>
motivação * falt* *e in*truções *os operad*res s** os p*incipais fator*s que impactam **
</line>
</par><par>
<line>
component* performance. A referência mun*ial é d*
</line>
<line>
95%, *egun*o Yani e Lin* (201*), e,
</line>
</par><par>
<line>
pelo levan*amento de da*os desta pesquisa, * empresa *ão alc*nç**, no primeiro mome*to,
</line>
</par><par>
<line>
**te ní*el em
</line>
<line>
44 % do
</line>
<line>
t e m p*
</line>
<line>
*mostral no se*or de peças internas e *m 52% do *empo no
</line>
</par><par>
<line>
s*tor de peças *xternas, r*sultando *m uma média f*nal d* 90,*2% e 88,*9%
</line>
<line>
nos se*ore*,
</line>
</par><par>
<line>
*esp*c*iv*mente. Est* com*ortamento po*e estar associado a quedas de energia no
</line>
<line>
p*ríod*
</line>
</par><par>
<line>
e falta de aprendizado da mão d* obr* **ntratada, com* discutido anteriormente. à
</line>
</par><par>
<line>
Para a componente qualidade, ana*isada a part*r da q*anti*a*e
</line>
<line>
d* peças boas,
</line>
</par><par>
<line>
ven*áveis, sem a*resen**ção de *efeit*s e de *cordo com as especificaçõ*s do p*ojeto, pa** os
</line>
</par><par>
<line>
setores
</line>
<line>
de peças in*erna* e
</line>
<line>
externas, *bs*rvou-se que as
</line>
<line>
não conf*rmidades enc*ntr*das
</line>
</par><par>
<line>
e*tavam
</line>
<line>
relacionad*s
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
maioria
</line>
<line>
das
</line>
<line>
vezes,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
p*oble*as
</line>
<line>
como:
</line>
<line>
fura*ões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina, v. 20, n. 2, art. 9, p. 164-186, f**. 202*
</line>
<line>
www4.fsane*.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aplicação *a Eficiência G*o*al do Tr*ba*hador (OLE) em Se*ore* de *m* Em*resa Fabri*ante de Ôn*bu*
</line>
<line>
173
</line>
</par><par>
<line>
*imens*on*m*nto/recorte incorreto das peças, mau a*pe**o na *i*tura, falhas no ac*bamento
</line>
</par><par>
<line>
c*mo marc*s e
</line>
<line>
borrões, trincas aparentes e falta de comp*nentes. Além disso, n*vamente,
</line>
</par><par>
<line>
nota-se qu* ocorre um c*m*ort*m*nto diferente d* *omp*ne*te q*alidade a par*ir d* dia 13
</line>
<line>
d* *ezembr*, *o*o pode ser visto nas Figuras 3 e 4. Devani (2018) identifi**u em seu est*do
</line>
</par><par>
<line>
qu* as açõe* tomadas para m*lhorar a q*al*dad* *a produç*o
</line>
<line>
deveri** estar voltadas a
</line>
</par><par>
<line>
treinament* de novos e antigos *uncionários, além de *oti*a*ão e maio* supervisionamento
</line>
</par><par>
<line>
da força d* *r*balho. *egun** Kronos (20*7), fat*res como habili***e d*s funci*ná*ios a
</line>
</par><par>
<line>
a*etam diretame*te a q**lidade, t*ndo em vista qu* ope**dor*s *ais
</line>
<line>
*xperientes possuem
</line>
</par><par>
<line>
maior compre*nsã* de *om* as ativ**a**s
</line>
<line>
*ão realizadas e d* como variabilid*d* **d* a
</line>
</par><par>
<line>
*fetar a *ualida*e.
</line>
</par><par>
<line>
A componente qual*dade foi a mai* ba*xa entre as três componentes no s*tor de peças
</line>
<line>
interna* e não alcançou a *e*er*ncia mundial *e 99% (YANI e LINA, 201*) em 83% do
</line>
<line>
perí*do amo*tral, obte**o uma média fin*l *e 86,7*%. No s*tor de peça* *x*ernas, a médi*
</line>
<line>
encontrad* foi *e *2,9*%, não alcan**ndo o re*omendad* em *8% do tempo ana*isado.
</line>
<line>
Fi*ura *. Per*entual m*dio das componentes disp*nibilidad*, performance, *ua*idade e
</line>
<line>
*LE no setor de p*ças in*ernas: *ov*mb*o-Deze*bro 2021.
</line>
</par><par>
<line>
**nte: Auto*es (2022)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 20, n. 2, art. 9, *. 16*-186, fev. 2*23
</line>
<line>
www*.fsane*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. K. V. B*rbosa, R. C. Fe*oni
</line>
<line>
*74
</line>
</par><par>
<line>
Fi*u*a 4. P*r**nt*al mé*i* *as c*mponente* *is*onibilidade, perfor*a*ce, quali**de e
</line>
<line>
OL* do set** de peças externas: No*embro-Deze*bro 2021.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Autores (2022).
</line>
<line>
* fim ** explicar as principais perdas que i*fl**nciaram na comp*nente
</line>
<line>
*isponib*lidade, fora* geradas as Figuras 5 e 6 pa** o *etor de pe*as internas e *ara o setor de
</line>
<line>
p*ças ex*ernas, respectivame*te. A par*i* das *ariáveis que deram orig*m à c*mpon*nte, cabe
</line>
<line>
*esta*ar q*e o nú*ero de absenteís*os, mostrado na* Figu*as 5 e 6 teve um *u*ent* em
</line>
</par><par>
<line>
ambos os se*or*s nos dias que
</line>
<line>
an*ecede**m * *eriado de Natal. Em r*lação às paradas
</line>
</par><par>
<line>
p*ogra*adas, *ouve um valor atípico n* dia 2* de dezembro, quando os g*stores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
colabor*d*res se reun*ram *ara a e*tre*a de cest*s de Natal. *os demais dias, hou*e apenas a
</line>
<line>
reunião diári* plan*jada de 10 minuto* no início do dia para *linhamento *e *nforma*ões
</line>
</par><par>
<line>
e*tre líde* e cola*oradores, con*orme po*e ser vis*o nas Figuras 5 e 6. J* as
</line>
<line>
pa*adas n*o
</line>
</par><par>
<line>
programadas oc*rreram princi**lmente por motivo* como falta de energia, a*raso *a en*rega
</line>
</par><par>
<line>
de material ou falta de material, reuniões não planejadas
</line>
<line>
e
</line>
<line>
pr*blemas *om dispo*i*ivos e
</line>
</par><par>
<line>
ferramentas, send* os *aiores *icos oc*rrido* p*r falta ** energia nos d*as
</line>
<line>
24/ 11, 13/ *2
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
15/12 em a*bos os setores, *onforme pode ser visto **s F*gu*as 5 e 6. Em ambos ** setores, a
</line>
<line>
comp*nente d*spo*ibilid*de esteve acima da referê*cia *undi*l *e 90% (Y*N* e L*NA,
</line>
<line>
2015) durante * maior parte do período am**tr*l, obtendo * valor *édi* de 91,81% no seto*
</line>
<line>
de peç*s inter*as e *e 90,9*% no setor de p*ça* externas.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teres*na, v. 20, n. 2, *rt. 9, p. 1*4-18*, fev. 2023
</line>
<line>
www*.fsa*et.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aplicação da Eficiênc*a Global do Trabalhad*r (OL*) em Setores de u*a Empresa Fabricante de Ôn*bu*
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
Figura 5. Perdas de *isponibilidade no *etor de peças inte*n*s
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autor*s (2*22).
</line>
<line>
Figura 6. Pe*da* de disponibi*i*ad* no s*t** de *eças ex*erna*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autores (2022).
</line>
<line>
A partir da* an*lises das *om*onentes, encontrou-** *a** o per*o*o de est*do, * OLE
</line>
<line>
de *1,69% n* setor de peça* *nt*rn** e 6*,01% no setor de *eças *xt*rnas, a*bos abaixo do
</line>
</par><par>
<line>
valor d* referênc*a mundial de 85% (*ANI e LINA, 2015). Not*-se que a
</line>
<line>
c*mpo*ent*
</line>
</par><par>
<line>
qualidade teve maior
</line>
<line>
influência nega*iva no resultado da OLE,
</line>
<line>
seguida d*
</line>
<line>
comp*n*nte
</line>
</par><par>
</page><line>
perform*nce que *ão ati*giu o* parâmetro* *undiais durante gran*e parte do perí*do
</line>
<line>
amost*al.
</line>
<line>
Dessa forma, para *nalisar as falhas potenciai* e assim o*t*r *elhor ente*dim*nto d*s
</line>
<line>
principai* fatores q*e *nfluenciaram o re*ultado encon*rado, a*licou-se o Diagr*ma de P*re*o
</line>
<line>
*ev. *SA, T**e**na PI, v. 20, n. 2, art. 9, *. 164-186, fev. 2023 *ww4.fsa*et.com.br/*e**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. K. V. Barbosa, R. C. Feroni
</line>
<line>
*76
</line>
</par><par>
<line>
a partir
</line>
<line>
das principa*s perd*s r*gistradas durante o
</line>
<line>
período amostral. Além disso, para
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
p*r*as de qual*dad*, rea*izou-s* u* br*instor*ing com a equipe de
</line>
<line>
quali*ade
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
dep**tamento es*udad*, a fi* de e*encar as princ*pais causas e soluç*e* para as situações
</line>
<line>
identifi*adas.
</line>
<line>
Inicia*mente in*e**igou-s* as oc*rrências registra*as no **latório ** *aradas não
</line>
<line>
p*ogr*madas para o *etor de peças inter*as, mostradas na Figura 7 e, *ara o setor de peças
</line>
<line>
*x*ernas, mostradas na Figur* 8. Em relação às F*gura* 7 e 8, *êm-se as *eguintes discu*sões:
</line>
<line>
(i) Falta de energia - açã* *r*p*s*a de longo pr*zo: o g***or re*atou que *stá em
</line>
</par><par>
<line>
a*damen*o o pr*jeto *a*a in*tal*ção de uma subestação própria que m**terá
</line>
<line>
a fábrica
</line>
</par><par>
<line>
funcionan** em casos de quedas inesperadas de energia.
</line>
</par><par>
<line>
(ii) Maior duração *e *eun*ões planejadas: reuniões plan*jadas diari*ment*
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
du*aç** de 10 mi*utos são *bri*ató*ias e chama*as *e "Diálogo Diár** de Segurança"
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*ssuem o intuito de conscientiza* os colabo*adores sobre os riscos * miti*a*** de acidentes
</line>
<line>
de tra*alho; açã* propost* de curto p*az*: utiliza*ão de *m relógio com av*so sonoro e de um
</line>
<line>
roteiro *ixo pa*a que po*sa* se* abord*dos a*enas a*suntos da segura*ça do traba*h* e que no
</line>
<line>
restante do **mpo seja feita uma breve leitura de po**os d* atenção qu* de**m ser seguido*
</line>
<line>
sobre a **odução planejada do dia. Al*m **sso, suger*-se que out*as informa*õ*s importantes
</line>
<line>
estejam atualizadas di*riamente no quadro de avi*os já *xistent*.
</line>
<line>
(**i) Fal*a/ atraso de material: refere-s* a prob*emas com o fornecimento de materiai*
</line>
</par><par>
<line>
pela
</line>
<line>
equipe de logíst*ca e tamb** atraso na entrega de *eças do set*r d* laminação que
</line>
</par><par>
<line>
antecede os setores de m*n**gem e aca*amento. *e **ord* com o gesto*, essa* situações não
</line>
<line>
são habituais, *as, diant* da* *ec*ntes o*orrências, vinham sendo trat*das com foc* *m u*a
</line>
<line>
gestão *e estoque mais *ssert*va * no melhor *l*nhamento *e *n*ormações e*tre as áreas de
</line>
</par><par>
<line>
produçã* * log*stica interna do depart*me*to. Rago et
</line>
<line>
a*. (*0*3) de**a*am qu* par* maior
</line>
</par><par>
<line>
*f*ciência da logística i*terna é nec*ssá*i* atuar no g*renc*amento das a*ividades *elacionada*
</line>
<line>
ao *lanejamento da produção e g*stão de e**oque, na locali*a*ão estratégica dos est*ques e na
</line>
<line>
**stribuição fís*ca relacionada ao recebimento, mov*mentação, *ransp**te e proc*ssamen*o de
</line>
<line>
p*d**os.
</line>
<line>
(iv) Problemas c*m dis*osi*ivo* e ferrament*s: *o*entos em que ocorre*am par**a*
</line>
<line>
por quebra ou defeitos em dispositivos auxiliares *a produção; *ção *roposta de long* p*azo:
</line>
<line>
**vi*ã* do pla*o de manutenção preventiv* já existente; ações de curto pra*o: trei*amento do*
</line>
</par><par>
<line>
o**r*do*e* r*sponsáveis pelos equip**ent*s para *aior con*ervação e c*nhecim*nto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ossíveis sina*s de falha; aumento de insp*ções per*ódica* realizadas pela á*ea de manuten*ão
</line>
</par><par>
<line>
par* v*rific*r de ***ma
</line>
<line>
prévia as co*dições dese*penho dos e*uipamentos utiliza*os na e
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 2, art. 9, p. 16*-186, fev. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Apli*ação *a Eficiên*ia *lo*al *o Trabalhador (OLE) em Setore* de uma E*presa Fabr*cante de *nibus
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
pr*dução. Segun*o Yamaguchi (2005), quand* a manutenção é c*rret*mente exec*tada, de
</line>
</par><par>
<line>
forma *reven*iva, a *artir de in**eções *eriódicas *ela equi*e
</line>
<line>
d* *anuten*ão e com
</line>
</par><par>
<line>
r*sponsabi*idade direta do* *peradores pelos equ**amentos que operam, é possível ob*erva*
</line>
<line>
reduçã* no númer* de para*as ** produ*ão por quebra*, a*ém *o i**remento na vida útil d*s
</line>
<line>
e*uipamen*os.
</line>
<line>
(v) Agua*dando ins*ruções: re*ere-se às esperas por desenhos, listas técn*cas e
</line>
<line>
ori**tações; ação propo*ta *e curto pra*o: dispon*biliza* todo* os desenhos de n*vas **ças e
</line>
<line>
*tua*iz*ções ** uma pasta de fácil ace**o na produção para evit*r, além de a*raso*, *ambé*
</line>
<line>
possív**s pr*blemas de qualidade devid* * peças fora de esp*cif*caç*es.
</line>
<line>
F*gura 7. Diagrama de Pareto das perdas *egistrada* *or paradas n*o prog**ma*as **
</line>
<line>
*etor de peç*s in*ernas.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autore* (2*22).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, *. 20, n. *, art. 9, *. *64-186, *ev. 2023
</line>
<line>
*w*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. K. V. B**bos*, R. C. Feroni
</line>
<line>
178
</line>
</par><par>
<line>
Figura 8. Diagrama de P**et* da* perda* regi*t*ad** por parad*s n*o pr*grama*as *o
</line>
<line>
setor de *e*as ext*rnas.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Autores (2**2).
</line>
<line>
Em relaç*o à queda de *esempenho *corrida nos d*as após * entrada de nov*s
</line>
<line>
c*lab*radores, de acordo com o *estor, a empr**a realiza uma i***gração deles com du*ação
</line>
</par><par>
<line>
de u* dia, quando são **passadas *s *n*o*mações *a*s
</line>
<line>
perti*e*tes so*re a o*ganização da
</line>
</par><par>
<line>
empr*sa, h**tória, *enefícios, te*mos
</line>
<line>
de contratos de trabalho e *presentação das
</line>
</par><par>
<line>
especi*ic*ções do
</line>
<line>
cargo ocupad* e ativid**es
</line>
<line>
qu* *erão realiza*as. No
</line>
<line>
dia s*gui*te após
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
integração, s* ini*iam a* *t*vidades *a pr*duçã*, que geralment* são orientadas pelo líder do
</line>
<line>
*eto* ou pe*os cola*oradores mais e*periente*. Além d*sso, a empre*a disponib**iz* d*vers*s
</line>
</par><par>
<line>
cursos o*-l*ne g*atui*os com ce*t*ficad* par* aperfeiçoamento capa*itação. C*m base
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
nisso, suge*e-se como a*ã* de longo prazo qu* *mpr*sa c*ntinue rea*iza*do tod*s os a
</line>
<line>
procedimen*os supracitados, mas que sejam r*forçados os trein*mentos teóricos e presenciais
</line>
<line>
e o supervisionam*nto c*nstant* durante a pro*uç*o, tanto para os novo* quant* para os mais
</line>
<line>
antigos fu**ioná*ios.
</line>
<line>
Ademais, for*m analisadas a* n*o confo*midades relatada* nos *elatórios de qual*dade,
</line>
</par><par>
<line>
re*ponsáveis pelo maior impacto da ef*ciência dura*** o período *mos*ral
</line>
<line>
do setor *e peças
</line>
</par><par>
<line>
internas (Fig*r* *) e no set*r de pe**s extern*s (Figura 1*), e, apó* *m br*instormi*g c** a
</line>
<line>
equipe de qualidade, *s seg*intes alinhamentos f*ram feit*s:
</line>
<line>
(i) Mau a*aba*ento: caracterizado **la *quipe de qualidade por danos nas peças que
</line>
</par><par>
<line>
causaram mau aspecto e*tético, como ma*cas de lixamento e exce*so
</line>
<line>
de matér*a-prima
</line>
</par><par>
<line>
aparent*. Par* es*a situação, r*comenda-se, como
</line>
<line>
ação
</line>
<line>
de curto prazo, o acompanha*ento
</line>
</par><par>
<line>
mais próximo dos colaborador** responsáveis **las
</line>
<line>
**iv*dades d* rebarbação e col*ge*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Te*esina, v. 20, n. *, art. 9, p. 16*-*86, fe*. 202*
</line>
<line>
w*w*.fsa*et.*om.br/r*vi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aplic*ção da Eficiência Global do Traba*hador (OLE) em *etores *e uma Empres* Fabrican*e de Ônibus
</line>
<line>
179
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, que *ej* de utilização *bri*ató*i* a b**ança de p*ec*são, já dis*onibil*zada pel*
</line>
</par><par>
<line>
empresa, para *
</line>
<line>
conferê*cia da qu*n*idade
</line>
<line>
de maté*ia prima a ser ap*icada **nforme
</line>
</par><par>
<line>
esp*cifica*ão em
</line>
<line>
projeto, a fim de que nã* e*i*ta exce*so aparen*e ou até mesmo falta **
</line>
</par><par>
<line>
ma*erial *ue *o*prometa a peça.
</line>
<line>
(ii) *ri*cas: sã* *arac*er*zadas p*r rachadura* apa**ntes nas peças. Ver*ficou-se
</line>
<line>
junt*ment* da e**ipe de engen*aria de p*o*es*os e qual*da*e *ue a cau*a raiz da* trinca*
</line>
</par><par>
<line>
ini*ia-se no *etor anterior ao de montagem e aca*ame*to, o setor d* lami*aç*o, *evido
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*p*ic*ção i*corre*a do material
</line>
<line>
chamado gel coat, responsável pela conservaçã* e
</line>
<line>
*ela
</line>
</par><par>
<line>
fo*mação
</line>
<line>
de *m a
</line>
<line>
superfíc*e lisa na
</line>
<line>
*eça, que, ao ser aplicado em exce**o, obtém *ma
</line>
</par><par>
<line>
espe*sura muito
</line>
<line>
***v*da que
</line>
<line>
p*opicia o sur*iment* de trincas apó* um determ*nado tempo,
</line>
</par><par>
<line>
sendo visí*el geralm*n*e após a peça ser fornecid* para os set*res d* montagem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
acabamento. Se*undo * equ*pe *e qualidade, para este problema já existe u* procedi**nt*
</line>
</par><par>
<line>
padrão de acabam*nto de *orreção na *eça qu* p*de mitigar a
</line>
<line>
aparên*ia da* trincas,
</line>
</par><par>
<line>
*esta*and*-se, assim, a nece**ida*e d* que * proce*imen*o s*ja s*guid*.
</line>
<line>
(iii) Pintura não confo**e: relacionada à aplic*ção in*orre*a de tinta n* *eça. Para
</line>
</par><par>
<line>
*olu*ã* *este *roblema, e*t*b**ecido *ela e**ipe *e é
</line>
<line>
q*alidade que deve* ser segui*as as
</line>
</par><par>
<line>
es*e*ificaç*es d* projeto *m *elação à qua**idade de m*t*ri*is, m*do de aplicação e limpeza
</line>
<line>
do a*b*en*e.
</line>
<line>
(i*) Dimen*ionamen*o in*orreto: relacion*do ao tam*nho não c*nforme da peç*;
</line>
<line>
(v) Fur*çõ*s fora do padrão: o*orrem quando não é **gui*o o tamanho ou local da
</line>
<line>
furaç*o n* *eça d* acordo com as especifica*ões ** projeto. Em ambos o* casos, como ação
</line>
</par><par>
<line>
d* curto prazo, de*e-se inform*r
</line>
<line>
ao co*abora**r importâ*cia a
</line>
<line>
de se segui* os r*cortes
</line>
</par><par>
<line>
es*eci**cad**
</line>
<line>
no
</line>
<line>
projeto,
</line>
<line>
dispon*biliza* sem*re os gab*ritos *u* auxili** **s recortes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fu*ações da* peça* e *dequad** ferra*entas de *orte e furação.
</line>
</par><par>
<line>
(v) Falta
</line>
<line>
de componentes: cara*teriza *s pe*as
</line>
<line>
**e *ão entregues sem al*u* tipo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
componente, geralmente sendo falta de reforços, parafusos ou su*orte*. N*s*e caso, o**e*ta-se
</line>
<line>
com* aç*o d* l*n*o prazo cri*r um checklist para orientar os colaboradores re*ponsáv*i* pela
</line>
<line>
atividade de monta*em.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sin* *I, *. 20, n. 2, art. 9, p. *64-1*6, fev. 2023
</line>
<line>
www*.*sane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. K. V. B**b*s*, R. C. Fe*oni
</line>
<line>
180
</line>
</par><par>
<line>
Figura 9. Di*tribu*ção dos probl*mas *e qualid*de regi*trados no s*tor de p*ças
</line>
<line>
inte*nas.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autores (2022).
</line>
<line>
Figura *0. Dis*ribuição dos *r**lemas *e qualidade regi*trados no set*r de peças
</line>
<line>
externas.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *uto*es (2022).
</line>
<line>
De forma g*ral, *ia*te dos re*ultados, foi obs*rvado que * ma*or p*rte dos pr*bl*ma*
</line>
<line>
de qualidade registra*os n* perí*do fora* c*usadas por falhas operaci*nais, enf*ti*ando *u*
</line>
</par><par>
<line>
há oportunidad* para real*zação de um mel*or su*ervisionamento e or*entação por pa*te
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
lidera*ça e da e*uipe de qualidad* durant* toda* as etapa* do *roce*so, desde o set**
</line>
<line>
*ntecedente *té os s*tores d* acabament*.
</line>
</par><par>
<line>
A partir do brainsto*ming *om a e**ipe de qua*idad*, com o gestor e líderes
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
*rod*ção, foi de*i*ido qu* a eq*i*e d* quali*ade fará inspeçõ*s *onstantes desde o *nício *a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, *rt. 9, *. 164-186, fe*. 2023 w*w4.fsan*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aplic*ção da Efi*iência Globa* do Trabalhador (OLE) em Setor*s de uma E*pr*sa Fabricant* de Ônibus
</line>
<line>
181
</line>
</par><par>
<line>
p*odução, auditando qualquer procedimento reali*ado que proporcione risco * qualidade final
</line>
<line>
do proje*o. Até o momento eram reali*adas apenas au*i*orias no fim *o **ocesso e inspeções
</line>
<line>
es*orádica* durante o proces*o. *lém **sso, foi d*fin*do que to*as as observações f*itas nas
</line>
</par><par>
<line>
insp*çõ*s se**am p*s*a*a* **s dias seguin**s em um* r*união compost* por
</line>
<line>
uma *quip*
</line>
</par><par>
<line>
multifunc*o*al **r*ada pelas *reas de en*e*h*ria, q*alid*de, *ogíst*ca, manu*ençã*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pro*ução, a
</line>
<line>
fim de expor ** n*o c**formidades * pr*por **lu**es. Vale salient*r que essa
</line>
</par><par>
<line>
reu*i*o m*ltif*nc*ona*
</line>
<line>
já estava sendo *lane*ada an*e*i*rm*nte pela emp*esa, visando
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
melhoria
</line>
<line>
contí*ua d* departamento *om ba*e na metodologia Kaizen. Scalice * Gaspa*otto
</line>
</par><par>
<line>
(201*) de*tacam que a metodologi* Ka*zen busca aprimorar, *e modo contín*o, todo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo de pro*ução a p*r*ir da contribuição e*etiva de todo* o* part*cipantes de um* equipe
</line>
<line>
**ltif*nc*onal e, qua*do *em ap*i*ada, *ef*ete no aumento d* p*od**ividade ** emp**sa e na
</line>
<line>
qualida*e do prod*to **nal.
</line>
<line>
A pa*tir do* resul*ados obtidos com a OLE, o Diagrama de Pareto e o brainstorming,
</line>
</par><par>
<line>
*lg*mas
</line>
<line>
***es de c*rto prazo passaram
</line>
<line>
* s** real*z*d*s nos se*ore* analisa*os, como:
</line>
</par><par>
<line>
utilização de um r*l*g*o c*m aviso son*ro e
</line>
<line>
de um roteiro fixo **ra a* r*uniõ*s diá*ias
</line>
</par><par>
<line>
pro*ramad*s; inspeções constantes de *u*lidade
</line>
<line>
*o iní*io, meio e fi* do p*oce*so;
</line>
</par><par>
<line>
d*sponibiliza*ão * con*cientiza*ão do us* de *ma pasta de fác*l acesso conten*o desenhos e
</line>
</par><par>
<line>
l**tas técnicas *e novos e antigos projetos e
</line>
<line>
deu-se início às reuniõe* *iárias com a equipe
</line>
</par><par>
<line>
multifu*cion*l.
</line>
</par><par>
<line>
C*locadas e* práticas as açõ*s de curto pr*zo, nas Figura* 11 e 12 é possível observar
</line>
</par><par>
<line>
o c*mportam*nto d*s componentes e da OLE n*s dois
</line>
<line>
período* *mostrais *nal**ados, em
</line>
</par><par>
<line>
com**ração com as referê*cias mundia*s cit*das p*r Yan* e Lina (2015), no *e*o* de p*ças
</line>
</par><par>
<line>
*nternas e exte*nas, re*pectivame*te. Foi defini*o "perío*o amostral
</line>
<line>
1" com* a cole**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dados ocorrida em novem**o a *ezembr* de *021 e "p*ríodo amostral 2" a col*ta de dados de
</line>
<line>
janeiro a f*ver*iro d* 2022.
</line>
</par><par>
<line>
Co*parando-se
</line>
<line>
o segundo perí*do *m*s*ral com o
</line>
<line>
primeiro, nota-se
</line>
<line>
que, para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*mpon*n*e dispon*bili*ade, houve um aumento *édio de *,48% no setor de peças in*e*na* *
</line>
<line>
de 0,86% no *etor de peças *xternas. A compon**te obteve, no segun** p*ríodo amostral, a
</line>
</par><par>
<line>
média final de 92,29% no *etor de peç*s internas e
</line>
<line>
de *1,84% no setor de p*ça*
</line>
<line>
externas,
</line>
</par><par>
<line>
e*tando ac*ma da r*ferênci* m**dia* de 90% em 67% do perío*o am*stral no setor d* *eças
</line>
</par><par>
<line>
internas e
</line>
<line>
63% no setor *e pe*** exter*a*, ou seja, resultado m*lhor q*e o enc*ntrado no
</line>
</par><par>
<line>
período amostral 1.
</line>
<line>
Para a componente performance, comparand*-*e o segundo períod* a*ostral com *
</line>
</par><par>
<line>
primeiro, nota-s* qu* hou*e a*mento da com*onente de
</line>
<line>
*,15% no seto* de peças in*erna*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. 2, art. 9, p. 164-186, fev. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. K. V. Barbosa, R. *. Fer**i
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
4,35% no setor de *eças
</line>
<line>
*xternas. De fato, * compo*ente performance ficou **ima d*
</line>
</par><par>
<line>
refer*ncia mund*al de *5% em 50% d* período amostral no set** de peç*s internas, obtendo
</line>
</par><par>
<line>
u*a média *inal *e 93,17%. N* setor de peças externas ficou aci*a em 54% do tempo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
obteve *ma m*dia f*nal de 93,14%, *endo r*sultados melhores qu* do período amost**l 1.
</line>
</par><par>
<line>
P*** a componente qualidade, comparando-s* o segundo perí*do amostra* com o
</line>
</par><par>
<line>
*rimeiro, nota-se um a*mento de *% no
</line>
<line>
setor de *e*as i*tern*s e de 11,39% no setor *e
</line>
</par><par>
<line>
p*ças ex*ernas. A componente qu*lidade *ara o p*rí*do amo*tral 2 alcançou *o *etor d*
</line>
<line>
peças in*ernas * referência de *9% em 42% do **río*o analisado, obtendo v*lor médio de
</line>
<line>
95,74%, *nquanto q** no se*or de pe**s ex*ern*s alcançou * *eferên*ia em 43% d* *empo,
</line>
<line>
o*tendo **mo valor m*dio de 94,35%. Ap*sar de os v*lore* *a component* s*r*m mai*res
</line>
<line>
*ara o período amost*al 2, ainda existe a *ecessidade de m*lhoria da componente em ambos
</line>
<line>
os setores.
</line>
<line>
A pa*t*r das Figuras 11 e 12 obs*r*a-se que a eficiência global do trabal*ador (*L*)
</line>
<line>
*bte*e *m *es*lt*do *édio de 82,32% no setor d* p*ça* inte*nas para o período amostral 2,
</line>
</par><par>
<line>
sendo um a*me*to de 10,60%, se comparado ao período a*ostral 1. ** setor de
</line>
<line>
peça*
</line>
</par><par>
<line>
*xternas a O*E *édio fo* de 80,84% e ob*eve *umento de 13,*7% se comp*rado ** período
</line>
<line>
an*erior. *pesar do *umen*o c*nsid*ráve* na eficiên*ia, ambos ** setor*s ficaram ab*ixo da
</line>
</par><par>
<line>
*e*erência mundial de
</line>
<line>
8*% (YA*I e LINA, *015), o q*e sugere que a*õ*s de longo prazo
</line>
</par><par>
<line>
d**em *a*bém ser *ol*c*das em pr*tica em ambos os setor*s.
</line>
<line>
Figura 11. Comp**e*tes * *L* par* o perí*do amos**al 1, período amostral 2 e
</line>
<line>
*eferências m*nd*ais no setor de peças inter*as.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: A*to*es (2022).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*res*na, v. 20, n. *, art. 9, p. *64-186, fev. 2023
</line>
<line>
www4.fs*net.*om.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Apli*ação da Efi*iênc** Globa* do Trab*lhado* (OLE) e* S*tores de u*a E*presa F*brican*e de Ônibus
</line>
<line>
183
</line>
</par><par>
<line>
Figura 12. Componente* e *LE **r* o perí*do amos*ral 1, perí*do amostral 2 e
</line>
</par><par>
<line>
referências mundiais no *etor de peça* e*t*rna*.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Aut*res (2022).
</line>
</par><par>
<line>
* *ONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O present* trabalho *pl*cou e anal*sou a ferramenta O*E e* d*is *etores da
</line>
</par><par>
<line>
pr*du**o *e peças plástic*s associa*os montag*m de ônibus, sendo el*s *etor de à
</line>
<line>
**ças
</line>
</par><par>
<line>
*nterna* e o set*r d* p**as ex*ernas.
</line>
</par><par>
<line>
Durante o primeiro **río*o de amostragem, veri*i*ou-*e que, em am*os os setor*s
</line>
<line>
*nalisados, apenas a compo*ente di*ponibilidade apresentou média su*erior *o parâmetro de
</line>
<line>
referênc*a *und*al (90%), sendo a com*onente qualidade * que mostr*u os men**es índices,
</line>
<line>
s*guid* da *omponente perf*rmance. Diante diss*, a *LE res*ltou no valor médio de 71,*9%
</line>
</par><par>
<line>
no setor de *eças internas de *7,*1% *o setor d* *eças extern*s, ficando abaixo da e
</line>
<line>
r*ferência mun*ial *e 85%.
</line>
</par><par>
<line>
O tr*balho an*lisou as p*inc*pai* p*rdas id*nt*ficadas n*
</line>
<line>
primeiro per*odo *mostral
</line>
</par><par>
<line>
que *nf*uenciar*m *s r*sultados e*contrados, *e*do que ferramentas como o *iagra*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*aret* e um brainstorming com * *q*ipe da área de qualid*d* e g*st*o auxiliaram nessa f*se.
</line>
</par><par>
<line>
A* seguintes
</line>
<line>
ações
</line>
<line>
de curto *r*zo foram propos*a*: inspe*ões de qualidade constantes
</line>
</par><par>
<line>
realiza*as em to*as a* etapas do processo, a fi* *e **rr*gir os problemas antes ** se tor*arem
</line>
<line>
*efeito* nas p*ças; r*uniõ*s formada* por uma equipe *ultifuncional focada na m*l*oria
</line>
</par><par>
<line>
contínua do de*artamento; aviso son*ro para *uxíli* no cu*pr*mento
</line>
<line>
de *ra*o *as reuniõe*
</line>
</par><par>
</page><line>
pr*g*amadas e d*s*o*ibilização de uma pasta de fác*l aces** a desenh*s e listas técnica* *o*
</line>
<line>
projetos **r* se*em consultadas por tod*s d* pro*ução; treinam*n** p*ra novos e an**gos
</line>
<line>
col*b*radores.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 20, n. 2, art. 9, p. 164-1*6, f*v. 2*23 www4.f*an*t.co*.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. K. V. Bar*osa, R. *. Feroni
</line>
<line>
184
</line>
</par><par>
<line>
No segu*do perío*o d* amostragem, a*ós * implan*ação das a*ões de c*rto pra*o,
</line>
<line>
ob*ervou-se um aumento em to*as as comp*nentes e, com* consequência, um *umento *a
</line>
<line>
**E, que ch*gou a um valor ***io *e 8*,32% no setor de p*ças *nt*rnas e de 80,71% no
</line>
</par><par>
<line>
setor *e
</line>
<line>
peças externas, ain*a assim ficand* ab*ixo
</line>
<line>
da refe*ência mundia* de 85%. Dessa
</line>
</par><par>
<line>
fo*ma, *ugere-se que o d*pa*tament* *ê *eguimento às ações de *urto pra*o já *n**iadas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
busque colocar em prát*ca a* aç*es de longo *razo.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, com bas* no presente estudo, *oi possível observar q*e o conhecimento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
acom*an*ame*to constante da eficiência *a mão de obra
</line>
<line>
possibilita a id*ntificação dos
</line>
</par><par>
<line>
p**ncipais agente* **sponsáveis pelos resultados, sejam e*es positivos ou negativos, e propor
</line>
<line>
açõ*s voltadas à melh*ria.
</line>
<line>
REFERÊN*IA*
</line>
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www4.fsanet.com.br/revista
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</par><page>
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<line>
A. K. V. Barb*sa, R. C. Feroni
</line>
<line>
186
</line>
</par><par>
<line>
Como R**er*nc*ar es*e Artigo, conforme ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
BARBOSA, A. *. V; FERON*, R. *. Aplicação *a Eficiência Global do Tra*a*hador (OLE) em
</line>
<line>
Setores de uma Empre*a Fa*ric*nte de Ô*ibus. Rev. FS*, Teresi*a, v. 20, *. *, art. 9, p. 164-186, fev.
</line>
<line>
2*23.
</line>
</par><par>
<line>
Cont*ibuição d*s Autores
</line>
<line>
*. K. *. Ba**osa
</line>
<line>
R. C. F**on*
</line>
</par><par>
<line>
1) con*epção e p*anejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anális* e *nterpr*tação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *laboração do rascunho ou na rev*sã* crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
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4) parti*ipação na apro*ação da vers*o f*nal do *anuscrito.
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Rev. FSA, Teresi*a, v. 20, *. 2, ar*. 9, p. 1*4-186, fev. 202*
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www4.fsanet.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)