<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 2, art. 9, p. 164-186, f*v. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.2.9 </line>
</par>
<par>
<line> Ap*icação da Eficiência Global do T*a*alhador (O*E) e* Setor** de uma Empresa **bricante </line>
<line> de *nibus </line>
<line> Appli*atio* o* Overall L*bor Effectiv**ess (O*E) in Secto*s of * bus Ma*u*acturi*g Company </line>
</par>
<par>
<line> Ana Karoli*e V*sconcelos Barb*** </line>
<line> Graduada *m Engenharia de *rodução p*la Universi*ade Federal do Es*ír*to Santo </line>
<line> E-mail: k*rolvasc1@*ma*l.com </line>
<line> Rit* *e Cassi* Fe*oni </line>
<line> Doutora *m **genhari* ambiental pela U*i*ersidade *ederal do Es*írito Santo </line>
<line> Profe*sor* da Universid*de F*de*al do *spírito S*nt* </line>
<line> E-*ail: rita.f*ron*@ufes.br </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Ana Karoline Vasconcelos Bar*osa </line>
<line> Editor-Chef*: D*. T*n*y K*rley *e Al**car </line>
</par>
<par>
<line> Universidad* F*dera* do Espírit* Santo. De**r*amento de </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Eng*nhari* e *ecnologi*. *R-*01, k* 60 - Litor*neo, </line>
</par>
<par>
<line> São Mat**s-ES, CEP: 2*932-540., *rasil. </line>
<line> Art*go re*ebido em 2*/12/2022. Ú*tima v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> Ende**ço: </line>
<line> Rita de *assia Feroni </line>
<line> r*ceb*d* em 09/01/2023. Aprovad* e* 10/01/20*3. </line>
</par>
<par>
<line> Unive**idade *ederal do Espírito Sa*to. Dep**tamento de </line>
</par>
<par>
<line> Engenharia e T*cnologi*. BR-101, km 60 - Litorâneo, </line>
<line> Ava*iado p*l* sistema T*iple Revi*w: De*k *evi*w a) </line>
</par>
<par>
<line> São Mateus-*S, CEP: 29932-540., Brasil. </line>
<line> *elo Edito*-Che*e; * b) Doub*e Blind Review </line>
<line> (avali*ção cega po* do** avalia*ores d* área). </line>
</par>
<par>
<line> R*v*são: G*amatical, Normati*a </line>
<line> e d* Formatação </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Apl*cação da Eficiên*i* *lo*al do Trab*lhador (OLE) e* Set*res de uma Em*resa Fabri*ante de Ônibus </line>
<line> 165 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O co*ce*to *e Eficiência Global do Traba*hador (*LE) é *tilizado em processos ind*striais </line>
<line> pa*a a i*entifica*ão do nível de eficiência da mã* de obra en**lvida na produção, a fim de </line>
<line> iden*i**ca* oportun**ade* pa*a **lhorias d*s proc*ssos. O pr*sente traba*h* teve co*o </line>
<line> objetivo aplicar e anal*s*r * ferramenta *LE em dois setor*s ** p*o**ção de peças p*ásticas, </line>
</par>
<par>
<line> associad*s à *onta*em de </line>
<line> ôni*us, sendo e*es o set*r de peças internas e o setor de peças </line>
</par>
<par>
<line> ex**rnas. A partir da *plicação da OLE, trabalho *t*lizou as *errament*s *i*grama o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Pareto e um brainsto*ming com *q*ipe da área a </line>
<line> de quali*ade e ge*t*o, para identificar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> anal*sar *s principa*s p*rdas no per*odo que inf*uencia*a* os **sul*a*o* *ncontr*dos. *p** as </line>
<line> a*áli*e* feit*s, açõ*s de melhor*a ** curto p*azo fo*am impl**e*tadas. Como *esultado, foi </line>
<line> encontrado *o primeiro período de amostragem a *LE de 71,69% para o setor de peç*s </line>
<line> internas e de 67,01% para o setor de *eças e*ternas, sendo a compon*nte quali*ade * que </line>
<line> mo*t*ou os *iores resultados. No se**ndo *eríodo de a*ostragem, obs*rvou-se o aumento da </line>
<line> OLE, que chegou a um v**or médio de 82,32% no *etor de peças intern*s e de 8*,71% no </line>
<line> setor de peça* externas, ainda assim, abaixo d* referê*cia *undial de 85%. Dessa form*, os </line>
<line> auto*es sugerem *ue, além de d*r con*inui*ade a a*ões de curto prazo, a emp*esa deve </line>
<line> colocar em *rá*ica as ações d* longo prazo propost*s a fim de mel*orar o indicad*r. </line>
<line> Palavras-cha*e: Eficiência da mão ** obra. Diagram* de Pareto. Set*r automotivo. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
<line> T*e conc*p* of Overall Worker Eff*ciency (OL*) is used in industr*al p*o**sses to identif* </line>
</par>
<par>
<line> the le*el </line>
<line> of effi*iency o* the workforce involve* in *r*duc*ion in ord*r to identify </line>
</par>
<par>
<line> opp*rt*niti*s for proces* im*rove*ents. The *re*ent work aimed t* *pply and **alyze </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> OLE </line>
<line> t*o* in two sect*rs o* th* *roduction of pla*t*c parts associated with </line>
<line> b*s assembly, </line>
</par>
<par>
<line> n*mely the sect*r of inte*nal parts a*d t*e se*tor of *xternal part*. The wo*k used the Pareto </line>
</par>
<par>
<line> Di*gram </line>
<line> *oo*s an* brainstorm*ng with *he te*m *rom the qual*t* an* m*nage*ent area, </line>
<line> t* </line>
</par>
<par>
<line> identify *nd anal*ze the mai* losses in the period th*t influenc*d the res*lts found. Based on </line>
</par>
<par>
<line> the a**lyzes carri*d out, sho*t-term </line>
<line> improvement actions were imp*emented. As * resul*, *t </line>
</par>
<par>
<line> w*s found in a </line>
<line> fir*t sampl*** perio*, the OLE </line>
<line> o* 71.69% for the inter*al pa*t* sector *n* </line>
</par>
<par>
<line> 67.*1% fo* the e*t*rnal parts sector, with the quali*y component sh**ing the worst res*lts. In </line>
<line> a seco*d sa*pling **r*od, an incre*se in OLE w*s observed, whic* re*ched an average value </line>
<line> of 82.*2% in *he inte*nal parts se*tor and 80.7*% *n the ex*ernal pa*ts sec*or, even so, below </line>
</par>
<par>
<line> the world refer*nce of </line>
<line> **%. Thus, the aut*ors su*g*** t*a* in ad*i*ion to *ontinuing w*th </line>
</par>
<par>
<line> s*or*-*erm action*, the company should put into pra*ti*e t*e proposed long-term actions *n </line>
<line> order to im*rove the indicator. </line>
<line> Ke*w*rd*: Wor*force effi*ie*cy. P*r**o Diagram. Auto*o*ive sector. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 20, n. 2, art. 9, p. *64-*8*, fev. 202* </line>
<line> www*.fsanet.co*.*r/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. K. V. Bar*o*a, R. C. Feroni </line>
<line> 166 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*ROD**** </line>
</par>
<par>
<line> *s const*ntes mudanças do cenár*o empresarial desafiam as </line>
<line> organizaçõ** </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> formulaç** d* estrat*gias que *he* con*i**m a dis*o*ibiliz**ão de seus p*odutos e serviços </line>
</par>
<par>
<line> cad* </line>
<line> vez </line>
<line> com mai* *gi*i*ade, *lexibilidade e </line>
<line> pr*ços compe*itiv*s (FLAMIA et a*., *017). </line>
</par>
<par>
<line> Campos (2*14) destaca q*e </line>
<line> os recurs*s do* si*t*ma* </line>
<line> de manufatura s* *r*anizam em três </line>
</par>
<par>
<line> *l**entos-c*ave, </line>
<line> s*ndo *les, rec*rsos **t*riais, </line>
<line> comp**enden** máquinas, equipamen*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ins*al*ções; recu*sos técnicos </line>
<line> e a*ministrat*vos, que abra*g*m t*dos *s </line>
<line> proced*ment*s </line>
</par>
<par>
<line> necessário* *a** a opera*ionalização do si*tema; e *s re*ursos huma*os, rel*c*on**os à m*o </line>
<line> de obra envolvida na *rod*ção. De forma co*p*eme*tar, B**glia et al. (2*21) des**cam q** </line>
<line> os princ*p*is *a*ores que afetam o des*mpenho da produç** s*o os e*ui*ame*to*, a energia, </line>
<line> os *at*ri*is e a m*o de ***a. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar *e os recurs*s fi*anceiros, </line>
<line> equipamentos e instalações serem es*enci*is para </line>
</par>
<par>
<line> uma empresa, as pessoa* são o recurso mais imp*rtante, uma vez que pla*ejam e fa*ricam os </line>
<line> produtos, *xe**tam, con*r*lam, co*rigem, c*mercial*za*, e*t*bele*em estra*égi*s * obje*ivos </line>
<line> para a insti*uição (CHIAVEN*TO, 20**). Foga** e *eix**ra (2012) *e*tacam q*e as pessoas </line>
<line> são a* pr*nci*ai* resp*ns*veis por mudanças em uma organiz*ção, **t*o, investir no </line>
<line> de*e*volvimen** dessas pessoas é * chave para o *esenvolviment* *a organ*za*ã*. Por o*tro </line>
<line> lad*, va*e *alient*r que os recursos h*manos t**dem a ma**res v*riações de*i*o a fator*s que </line>
<line> podem *tuar como *ar*eiras par* a produç*o, sen*o *l*s atraso*, absenteís*os, do*nças, </line>
</par>
<par>
<line> desmotivação e falta de t*einamentos (*OR*GAO*; HIR*GOUDAR; MA*LUR, </line>
<line> 20*2). </line>
</par>
<par>
<line> Rod*igues et </line>
<line> al. (2022) destacam que o suce*s* da </line>
<line> implement*ção </line>
<line> de </line>
<line> um sistema *estão </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ma ex*cução bem plane*ada * um tre**amento eficaz dos *ola*orador**. </line>
<line> A fim de otim*zar o desem*enho da mão de o*r*, é necessári*, pre*i**ente, med*-la, </line>
</par>
<par>
<line> surgindo a nece*sidade de i*plan*ar *ndi*adores </line>
<line> que de*ons**em a *eal eficiência *o </line>
</par>
<par>
<line> proce*so pr*dutiv* (S**VA; SOUZA; MESQUITA, 2019 e SANTANA; CARNEIRO, 2*19). </line>
<line> De acor*o com San*os e S*ntos (2018), * u*ili*ação de in*icador*s d* dese**enh* apresenta- </line>
<line> s* como *m i**trume*t* impresci*dí*el dentro de uma organização ao gerar uma comp**a*ão </line>
<line> entre o *u* foi r*alizado pela opera*ão e o que era e*pera*o, *ode**o *rover melhoria* </line>
</par>
<par>
<line> *ig*ificativ** n*s a*i*idades d* emp*e*a. At*adia * Martin </line>
<line> (2*03) </line>
<line> des*acam que essas </line>
</par>
<par>
<line> melhor*as resultam em *m dos </line>
<line> asp*ctos mais efi*ientes </line>
<line> de *umentar * compet**ividade de </line>
</par>
<par>
<line> uma e*pre*a ao possib*litar o melhor di*ecionament* das aç**s </line>
<line> para os processos cujo </line>
</par>
<par>
<line> desempenho encontra-se inferi** ao ní*el d*sej*do. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, art. *, p. 164-1*6, fev. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *pli*aç*o da *fic*ência Gl*bal do Trabalhad** (OLE) e* **tores d* uma Empresa F**ri*ante de Ônib*s </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> Um indi*ador que merece *estaque nesse c*ntexto é a E*iciê*cia Global do </line>
</par>
<par>
<line> T*abalhado* (Ove*all Labor Ef*ectivenes* OLE), que tem como *recurso* a Ef*ciência - </line>
<line> Global do Eq*ipamen*o (O**ra*l Equip*me*t Effectiven*ss - O*E). Na busca de melhor** a </line>
</par>
<par>
<line> produtividade de o*tr*s </line>
<line> recursos além do equip*mento, *dentifi*ou-*e o homem como u* </line>
</par>
<par>
<line> gr*nde potencial para obter melhor*as na p*odu*ã* (GORD**, 2011). N*s*e c*ntexto, a OLE </line>
<line> * *ma ferramenta que men*ur* a capacidade dos oper*d*res da produção em obt** o *í*el de </line>
</par>
<par>
<line> prod**ão des*jado </line>
<line> em termos *e q*antidad* e </line>
<line> qualidad* (SORA*AON; HIREGOUDAR; </line>
</par>
<par>
<line> MALLUR, 2012). De acordo com Kronos (2007), es*a f*rram*nta pe*m*te a anál*se *o efeito </line>
</par>
<par>
<line> cumulati*o de trê* *atores que apres*n*am imp*ctos da mão de *bra, sendo e*es </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> di*ponibil*dade, a performanc* e a q*a*id*de. </line>
</par>
<par>
<line> A disponi*i*idade </line>
<line> re*resenta o tempo </line>
<line> em que * mão de obra está efetiva*en*e </line>
</par>
<par>
<line> pr*du*indo, enqua*to a perfo*manc* indica o percentual d* ped*dos entregues dent*o </line>
<line> d* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> prazo </line>
<line> e*ta*elecido e, por </line>
<line> fim, a qualida*e repr*senta a porcentagem de produto ven*ável </line>
</par>
<par>
<line> produzid* (K*YS*R; SAWHNEY, 2013). </line>
<line> Ya*i e *ina (2015) c*ta* como referênc*a mun**a* *ara a disponibilidade o val*r de </line>
<line> 90%; para a per*ormance, 95%; para a qualidade, 99%, e, *on*equente*ente, a OLE de 85%. </line>
<line> Yani e Lina (2015) ap*icaram * OLE *m uma fá**ica *e compen*a*os, onde *nc*ntr*ram o </line>
</par>
<par>
<line> valor *e 66,15%, s*n*o m*nor *ue padrão mundia*, as componentes *isponibilidade </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> quali*a*e mo*traram *rec*sar d* maior at*nção dos *e*tores. A partir </line>
<line> da OLE associada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *er*a*ent*s da qualidade, o* autores ante*io*e* id*nti*ica**m a* principa*s ca*sas da baixa </line>
</par>
<par>
<line> eficiê*cia, sendo elas a má progr**ação do </line>
<line> ho*ário de trabal*o, tr***lhadore* nã* </line>
</par>
<par>
<line> qualificados no pr*cesso d* recrutame*to, f*lta *e c*ntrole *e </line>
<line> qua*idade e insatisfa*ão dos </line>
</par>
<par>
<line> trabalhadore* e a part*r diss* propuseram ações de m*lhoria na empresa estudada. </line>
<line> D* forma sem*lhante, Silva, Sous* e Mesquita (20*9) ap*ica*am a *LE em conju**o </line>
</par>
<par>
<line> com ferramen*as da qualidade no chão d* fábrica </line>
<line> de **a in*ústria m*ltinacion*l d* </line>
</par>
<par>
<line> eletrô*icos, ve*ificando ações efet*vas sobre o </line>
<line> proc*sso pr*d**iv* </line>
<line> dir*cion**as a </line>
<line> evitar </line>
</par>
<par>
<line> probl*mas **m paradas não planejadas por quebras *e equipamentos e fa*ta </line>
<line> de materi*l. </line>
</par>
<par>
<line> Diante di*so, os autores *r*puseram a*ões p**a o aum*n*o da qu*lidade, atuando na causa *a*z </line>
<line> *** *robl*mas, podendo-se cita* a quali*ad* do material do forn*cedo*, m*todo de montagem </line>
</par>
<par>
<line> e parâme*ro* dos equi*am**tos. * partir das ações realiz*das, o* </line>
<line> a*tores verificaram qu* </line>
</par>
<par>
<line> todas *s trê* </line>
<line> componente* p*ra **lcul* da O*E alteraram-se positivamente ao longo *os o </line>
</par>
<par>
<line> m*ses de estudo, *azend* com que a OLE pa**as*e de 45,4% no prim*iro mês para 73% n* </line>
<line> último mês analisado. </line>
<line> Rev. FS*, Tere**na PI, v. 20, n. 2, art. 9, p. 164-186, fev. 2*2* www*.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. K. V. Barbo*a, R. C. Feron* </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> Anwardi (2018) ut**izou a OLE e </line>
<line> *erramentas da </line>
<line> qualidade para invest*gar o elevado </line>
</par>
<par>
<line> número de pro*utos defeituosos em uma *ábrica de impressão de *ornai*, tendo como </line>
<line> re*u*t*** de m*lho*ia um aum*nto de 4,8% na eficiência da mão de obra a curto prazo, *lé* </line>
<line> de aumento na produção * di*inuição no número de produto* *efeitu****. </line>
<line> N* estud* d* San*ana e Carneir* (*019), a OLE f*i utili*ada par* o m*nitoramento d* </line>
</par>
<par>
<line> eficiência da mão de obr* avali*çã* do seu impacto na *rodutiv*d*de de u*a indústria e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *neus. Os autores observaram evolução *a efi*iênc*a, send* ide*tificado um *umento d* 14% </line>
<line> *o último mês em relaç*o ao primeiro analisado. A*ém d**so, notou-se q*e o m*nito*am*n*o </line>
</par>
<par>
<line> *o in*i*ador agregou </line>
<line> *os gestores u** visão *era* *o desenvolv*mento dos *olaboradores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *irecio*ou açõ*s para correção </line>
<line> das causas i*e**ificadas *ela re*ução do d*semp*n*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> produção, como, por exempl*, a a***ncia ou atraso de ope*adores, a falta de tre*n*mento do* </line>
<line> colabo*adore* e * *al*a de padr*o para e*ecução das at*vida***. Santan* e Carneiro (2019) </line>
</par>
<par>
<line> acr*scentam *inda que a </line>
<line> parti* do mon*t**amento da OLE foi *ossív*l </line>
<line> *erar motivação *ara </line>
</par>
<par>
<line> os o*eradores *, consequentement*, aumento da performance da á*ea. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse contexto, é possíve* inferir que a ap*icação *e </line>
<line> um ind*cad*r para medição </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> efi*i*ncia de m*o </line>
<line> de obra pode refleti* e* result*dos p*si*ivos para </line>
<line> uma org*nização </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> contrib*ir com * geração *e i*formações estratégic*s. Desse m*do, o </line>
<line> o*j*tivo do p*esent* </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho é aplicar e analis*r * fe*ramenta O*E em d*is set*res da produção de peças p*ás*icas </line>
</par>
<par>
<line> associ*d*s à mo*tagem d* ôn*bus, *endo eles o setor </line>
<line> de *eças internas e o s*tor de </line>
<line> peças </line>
</par>
<par>
<line> ex*ernas em uma fábr*ca de ônibus no *s*írito Santo. Por *uestão de si*ilo, *mpresa a </line>
<line> nã* </line>
</par>
<par>
<line> será **entificada no presente t*abalho. </line>
</par>
<par>
<line> 2 ME*ODOLO**A </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 U*idade de estud* e coleta de dad*s </line>
</par>
<par>
<line> A presente pesquisa foi realiza*a no departamen*o de produção </line>
<line> de peças plásticas de </line>
</par>
<par>
<line> uma indúst**a de **bricação de ônibus sit*ad* *o Esp*rito Santo. Neste departamento ocorre a </line>
<line> produção de diversas peças e *om*o*ent*s que são produ*i*os a parti* de m*ldes, conforme </line>
<line> solicitação do cli*nte interno e que, posteriorme*te, são *c*p*ados no ôni*us. </line>
<line> * Figura 1 mostra o fl*xograma das **apas mac*o *o Departam*nto d* *lásticos, que </line>
<line> está di*i*ido em quatro setores: o se*or e*clusivo da produção de tet*s, o se*or de la*inação, </line>
<line> * setor de montagem e acabamento de peças internas e o setor de montagem * acabamento de </line>
<line> peça* extern*s. O *oco do *r**en*e tr*balho será no setor de montagem e a*abam*nto de peça* </line>
<line> Rev. *SA, *e*esina, v. 20, n. 2, art. 9, p. 164-186, fev. *023 *w*4.f*anet.**m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Apli*ação ** Eficiê*cia Glob*l d* Traba*hador (OLE) em Setores de *m* *mpresa Fabrican*e de *nibus </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> i*ternas e o setor de montag*m e *ca*amento de peças extern*s, pois são *s setores o*de são </line>
<line> realizadas as auditoria* de qu*lidad* ant*s da peça ser e**regue ao *lie*te interno, ou s*ja, a </line>
</par>
<par>
<line> l i nha </line>
<line> de mon*agem dos ônib*s. Confo*me estru**rado na Fi*ura 1, o setor de lamin*ção </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *nd* s* inic*a a *rodução das peças, *ue após **rem m*ldadas **o encaminhadas *ar* os </line>
<line> s*to*es de *ont*gem * acabamen*o de *eças internas *u ex*ernas, respons*ve*s por processos </line>
<line> *e rebarba*ão/lixamento, *i*tura, colagem, f*rações e toda monta*em e ac*bamento </line>
<line> necess*rio conforme o proje** das peç*s esp**ificado em *esen*o e l*sta té*nica. </line>
<line> Figur* 1. Fl*xog*ama das etapas macro *o *epa*tam**to de *lá*tic*s. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Aut*res (*022). </line>
</par>
<par>
<line> A c**eta de *ados foi rea*izada *m doi* m**entos, o primeiro ***re no*embro </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> de**mbro de 202* e o segundo </line>
<line> entre ja*eiro e *ev*r*iro de </line>
<line> 2*2*, *mbos </line>
<line> no se*or de </line>
</par>
<par>
<line> mont*gem acabam*nto de peças internas e no set*r e </line>
<line> de m*ntagem e a**bamen*o d* peças </line>
</par>
<par>
<line> externas. O se*or de *eças *nternas é res*on*ável pelas peças i*ternas dos veícul**, como </line>
<line> painel, capô, co*arinho, r*vesti*ento inte*no dianteiro e t*aseiro, tampas i**ernas, captado* de </line>
<line> ar, *n**e ou*r*s. * *eto* pos***a 17 funcionário* até 13/12/2021 quando o nú**ro aumentou </line>
<line> par* 22 funcionár*os. O setor *e peças *xternas é re*ponsável pelas peças ext*rnas do veícu**, </line>
<line> como revestimentos ex*ernos dianteiros e trase*ros, **ra-choq*e dianteiro e trasei*o, grades, </line>
</par>
<par>
<line> tampas externa* e escadas. Este s*tor *ossuía *2 </line>
<line> funcionários *t* *3/12/2021 </line>
<line> qua*do </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> número </line>
<line> aumentou p*ra </line>
<line> 16 funcionários. Posteriormente, no dia 10/01/20*2, *ouve aumento </line>
</par>
<par>
<line> de * funcionário* *m *ad* seto*. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 20, *. 2, a*t. 9, p. 164-186, fev. 2023 </line>
<line> www4.fs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. K. V. Barb*s*, R. C. Feroni </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> Para o levantame*to *os dados qual*ta*i*os, foram u*ilizados ins**ument** c*mo </line>
</par>
<par>
<line> observaçã* in loco e entrevistas. A ob*e*vaç*o deu-s* * fim de obter </line>
<line> o entendimento </line>
</par>
<par>
<line> det*lha*o a res*eito *e cada **i*idade </line>
<line> desenvolvida desde a chegada de *a*érias-pri*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ex*c*ção das a*i*idades at* a saída dos p*odutos fi*ais. A entr*vista, realizada com o* líd**** </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> cada s*tor, foi prese*cia* a p*rtir da aplicação de u* quest**nário aberto, envolvendo </line>
</par>
<par>
<line> per*untas voltadas </line>
<line> para o ent**diment* a respe**o *o *mbiente e rot*na de tra*alho, </line>
</par>
<par>
<line> c*n*ec*m*nto quan** aos procedimen*os, *reiname*tos e sobre o uso e disponibil*zaç*o de </line>
<line> ma*e*ia*s, equipamentos e *e*ramentas a*equadas. Além **sso, par* a coleta *** dados </line>
<line> quanti*a**vos **i en*regue para os líd*re* um formulár*o para registr* dos tempos de paradas </line>
</par>
<par>
<line> de pr**ução </line>
<line> po* a*ivi*ad*s inesperadas, sendo algumas *essas atividades listadas com b*s* </line>
</par>
<par>
<line> em situaç*es relatad*s durante as en*revistas, co**orme modelo da F*gura 2. Adicional*en*e, </line>
</par>
<par>
<line> con*ultou-se diariamente o Softwa*e *e ponto eletrônico da empresa para con*role </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> frequência do* f**cionários e ta*bé* o rela**r*o de audit*ria gera*o pela área *e quali**de </line>
</par>
<par>
<line> d* d*partamento, a *im d* ob*er o detalhamento d** ocorrências de nã* conformidades </line>
<line> n*s </line>
</par>
<par>
<line> peças. De for*a a inte*ra* todas as inf*rmaç*es, foi utilizado *m f*rmulário em formato </line>
</par>
<par>
<line> eletrôn*co feit* com </line>
<line> auxílio do Microsoft Excel para acompanh*me*to * levantamento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> todas as informações nece*sárias par* a reali**ção do cálculo da eficiênc*a </line>
<line> d* mão de </line>
<line> obr a </line>
</par>
<par>
<line> pel* i*dica*or *LE. </line>
</par>
<par>
<line> Figura *. Modelo *e formulário *a*a coleta d* *ados *e paradas n*o </line>
<line> programa*a* </line>
<line> RELAT*RIO *E PARADAS </line>
<line> Objeti*o: registra* a ocorrênci* de p*radas não previstas na produção </line>
</par>
<par>
<line> Dia </line>
<line> Hora *nic*al </line>
<line> Hora final </line>
<line> Código </line>
<line> Observações </line>
</par>
<par>
<line> CÓDIGOS DO* MOTIVOS </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> *t*aso/Falt* d* materia* </line>
<line> 6 </line>
<line> Limpeza e ar*umação </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> Re**iões não *l*neja*as </line>
<line> 7 </line>
<line> Treiname*to e cursos </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> P*oblemas *om dispositivos e ferramen*as </line>
<line> 8 </line>
<line> Retrabalho </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> F*lta *e e*ergia </line>
<line> 9 </line>
<line> Falta de oper*dores </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> *gu*rd*nd* por instruções </line>
<line> 10 </line>
<line> Outro </line>
<line> Font*: A*to*es (2022) </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, ar*. 9, p. 1*4-18*, f*v. 2023 </line>
<line> www4.fs*ne*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ap**cação da *f*ciência Glo*al do Trabalhador (OLE) ** Setores de u*a Empresa Fabr*cante *e Ôn*bus </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Cálculo da OLE </line>
</par>
<par>
<line> A E*u*ção (1) f*i ut*lizada para o c*lcu*o da OLE, sendo *btida **lo p*o***o </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> *ari*v*is di*ponibilidade (D) da*a pela *quação (2), performance (P) dada pela Equação (3) e </line>
<line> q*alid*de (*) dada pela Equaç*o (4), que r*presen*am o* el*mentos básicos para *edir a </line>
<line> *ficiência global do trabalhador (KRONO*, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> OLE = D </line>
<line> P </line>
<line> Q </line>
<line> Equação (1) </line>
</par>
<par>
<line> D= </line>
<line> Equação (*) </line>
</par>
<par>
<line> P= </line>
<line> Equ**ão (3) </line>
</par>
<par>
<line> Q= </line>
<line> Equação (4) </line>
</par>
<par>
<line> Para a mensuraçã* da disponibilidade, o tempo programado foi encontr*do a partir do </line>
</par>
<par>
<line> t*mpo de *ma j*rnad* *e t*aba**o diário </line>
<line> *om descon*o do tempo de paradas </line>
<line> programadas </line>
</par>
<par>
<line> ocorridas no dia e multi*licado pela q**ntid*de de funcioná*ios. Já para o tempo em que os </line>
</par>
<par>
<line> operad*res es**o </line>
<line> produzin*o, des*ontou-** </line>
<line> do te*po programado todo* </line>
<line> os tempos de </line>
<line> p*rda </line>
</par>
<par>
<line> por absenteísmos, que abra*** ausências, s**das antecipadas e atrasos * t*mpo de *aradas o </line>
<line> *ão *rogramadas por ativida*es inesperadas. </line>
<line> Para performance, *oi avalia*o o pe**entual de pedid*s entregues dentro de um prazo </line>
<line> pr*gramado, se*do essa componente *nfluenciada po* fa**res como utili*ação de instruções de </line>
<line> *rabal*o, dis*onibi*idade de ferramentas e m*t*riais adequados, trei*amento e habilidades dos </line>
</par>
<par>
<line> oper*do*es. Por fim, pa*a </line>
<line> a qual*dade avaliou-se a por*en**gem de pro*ut* vendável </line>
</par>
<par>
<line> p*oduzi*o, desconsiderando as perd*s *or *efeit*s. </line>
<line> E* relação à qu*lidade, o conhecim**to d*s *uncionári*s, ex*cução de pro*edimentos </line>
<line> corretos, u*o ad*quado de inst*uções * m*teriais e treinament* e ha*ilidades dos operadores </line>
<line> são f*tore* a s*rem cons*derados. Sim*lar abordagem *od* ser *ista no est*do *e *nwar*i </line>
<line> (2018), Maulana (2020). </line>
</par>
<par>
<line> A partir d*s r*sul*ados *b*idos ap*s a </line>
<line> aplicaçã* do indica*or OLE, fo* a*licado </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Di**rama de Pareto, * fim de ordenar os pr*blemas enc*ntr**os e assim auxiliar na </line>
<line> Rev. *SA, Teres**a PI, v. 20, n. 2, *r*. 9, p. *64-186, f*v. *023 *ww4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. K. V. Barbosa, R. C. Feroni </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> iden*ifi*ação de soluções práti***, con*orme *estacado </line>
<line> nos tr*b*lh*s de Silva, Souza </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Mesquita (2019). Para melhor ap*i*ação, promoveu-se um brainst*rming junto * equi*e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *rea de qualidade e os líde*es do d*part*mento em *studo, </line>
<line> *isto que el*s sã* *s mel*ores </line>
</par>
<par>
<line> co*h*ce*o*es do p*oces*o. </line>
</par>
<par>
<line> 3 RE*ULTADOS E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> A p**tir do* c*nceitos apre*entados *as seções an*eriores, fo*am coletados dados para </line>
</par>
<par>
<line> o c*lculo d*s tr*s indica*ores q*e c*mpõem a OL*, sendo eles, a dis*onibilidade, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> perfor*ance * a quali*ade. </line>
</par>
<par>
<line> As Figuras 3 * 4 apresentam os percentu*is da OL* *ara c*da u*a das componente* </line>
<line> *os setores de peças internas e e*terna* n* primeiro período anali**do, de 23 de nov*mbro a </line>
<line> 23 de dezembro de 2021. </line>
<line> Foi observada p*rda na comp**ente performa*ce ** ambos os setores *m dias que </line>
</par>
<par>
<line> ocor*e*am *ue** </line>
<line> de </line>
<line> *nerg*a, co*o </line>
<line> em *4/11. Ent*etan**, os menore* v*lo*es </line>
<line> dessa </line>
</par>
<par>
<line> compo*en*e oc*rreram nos di*s que sucederam o período *e contrataç*o, ou se*a, a partir do </line>
</par>
<par>
<line> *3/*2, compr*endendo um períod* e* que se supõe perdas </line>
<line> d* v*locida*e </line>
<line> no proce*so </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> fal*a de h**ili*ad* dos *o**s funcionários, fa*o este destacado t*mbém no estud* de Maul*na </line>
<line> (2020). Not*-*e que a partir do dia 13/12, al*m do a*ment* de col*bora*ores, passando de 17 </line>
<line> *a*a 22 funcioná**os no setor *e p*ças internas * de 1* p*ra 1* *uncio*ários no setor de peças </line>
</par>
<par>
<line> externas, *ambém </line>
<line> houv e </line>
<line> a*mento *e </line>
<line> *e*ca de 30% da </line>
<line> produ*ão p**ne*ada da empresa, </line>
</par>
<par>
<line> entretanto a prod*ção real não acom*anhou de forma p**porci*nal. </line>
</par>
<par>
<line> Kronos (2*07) * Braglia et al. (2*21) de*tacara* que </line>
<line> habilidades, *ti*ude, </line>
</par>
<par>
<line> motivação * falt* *e in*truções *os operad*res s** os p*incipais fator*s que impactam ** </line>
</par>
<par>
<line> component* performance. A referência mun*ial é d* </line>
<line> 95%, *egun*o Yani e Lin* (201*), e, </line>
</par>
<par>
<line> pelo levan*amento de da*os desta pesquisa, * empresa *ão alc*nç**, no primeiro mome*to, </line>
</par>
<par>
<line> **te ní*el em </line>
<line> 44 % do </line>
<line> t e m p* </line>
<line> *mostral no se*or de peças internas e *m 52% do *empo no </line>
</par>
<par>
<line> s*tor de peças *xternas, r*sultando *m uma média f*nal d* 90,*2% e 88,*9% </line>
<line> nos se*ore*, </line>
</par>
<par>
<line> *esp*c*iv*mente. Est* com*ortamento po*e estar associado a quedas de energia no </line>
<line> p*ríod* </line>
</par>
<par>
<line> e falta de aprendizado da mão d* obr* **ntratada, com* discutido anteriormente. à </line>
</par>
<par>
<line> Para a componente qualidade, ana*isada a part*r da q*anti*a*e </line>
<line> d* peças boas, </line>
</par>
<par>
<line> ven*áveis, sem a*resen**ção de *efeit*s e de *cordo com as especificaçõ*s do p*ojeto, pa** os </line>
</par>
<par>
<line> setores </line>
<line> de peças in*erna* e </line>
<line> externas, *bs*rvou-se que as </line>
<line> não conf*rmidades enc*ntr*das </line>
</par>
<par>
<line> e*tavam </line>
<line> relacionad*s </line>
<line> *a </line>
<line> maioria </line>
<line> das </line>
<line> vezes, </line>
<line> a </line>
<line> p*oble*as </line>
<line> como: </line>
<line> fura*ões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina, v. 20, n. 2, art. 9, p. 164-186, f**. 202* </line>
<line> www4.fsane*.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplicação *a Eficiência G*o*al do Tr*ba*hador (OLE) em Se*ore* de *m* Em*resa Fabri*ante de Ôn*bu* </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> *imens*on*m*nto/recorte incorreto das peças, mau a*pe**o na *i*tura, falhas no ac*bamento </line>
</par>
<par>
<line> c*mo marc*s e </line>
<line> borrões, trincas aparentes e falta de comp*nentes. Além disso, n*vamente, </line>
</par>
<par>
<line> nota-se qu* ocorre um c*m*ort*m*nto diferente d* *omp*ne*te q*alidade a par*ir d* dia 13 </line>
<line> d* *ezembr*, *o*o pode ser visto nas Figuras 3 e 4. Devani (2018) identifi**u em seu est*do </line>
</par>
<par>
<line> qu* as açõe* tomadas para m*lhorar a q*al*dad* *a produç*o </line>
<line> deveri** estar voltadas a </line>
</par>
<par>
<line> treinament* de novos e antigos *uncionários, além de *oti*a*ão e maio* supervisionamento </line>
</par>
<par>
<line> da força d* *r*balho. *egun** Kronos (20*7), fat*res como habili***e d*s funci*ná*ios a </line>
</par>
<par>
<line> a*etam diretame*te a q**lidade, t*ndo em vista qu* ope**dor*s *ais </line>
<line> *xperientes possuem </line>
</par>
<par>
<line> maior compre*nsã* de *om* as ativ**a**s </line>
<line> *ão realizadas e d* como variabilid*d* **d* a </line>
</par>
<par>
<line> *fetar a *ualida*e. </line>
</par>
<par>
<line> A componente qual*dade foi a mai* ba*xa entre as três componentes no s*tor de peças </line>
<line> interna* e não alcançou a *e*er*ncia mundial *e 99% (YANI e LINA, 201*) em 83% do </line>
<line> perí*do amo*tral, obte**o uma média fin*l *e 86,7*%. No s*tor de peça* *x*ernas, a médi* </line>
<line> encontrad* foi *e *2,9*%, não alcan**ndo o re*omendad* em *8% do tempo ana*isado. </line>
<line> Fi*ura *. Per*entual m*dio das componentes disp*nibilidad*, performance, *ua*idade e </line>
<line> *LE no setor de p*ças in*ernas: *ov*mb*o-Deze*bro 2021. </line>
</par>
<par>
<line> **nte: Auto*es (2022) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 20, n. 2, art. 9, *. 16*-186, fev. 2*23 </line>
<line> www*.fsane*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. K. V. B*rbosa, R. C. Fe*oni </line>
<line> *74 </line>
</par>
<par>
<line> Fi*u*a 4. P*r**nt*al mé*i* *as c*mponente* *is*onibilidade, perfor*a*ce, quali**de e </line>
<line> OL* do set** de peças externas: No*embro-Deze*bro 2021. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Autores (2022). </line>
<line> * fim ** explicar as principais perdas que i*fl**nciaram na comp*nente </line>
<line> *isponib*lidade, fora* geradas as Figuras 5 e 6 pa** o *etor de pe*as internas e *ara o setor de </line>
<line> p*ças ex*ernas, respectivame*te. A par*i* das *ariáveis que deram orig*m à c*mpon*nte, cabe </line>
<line> *esta*ar q*e o nú*ero de absenteís*os, mostrado na* Figu*as 5 e 6 teve um *u*ent* em </line>
</par>
<par>
<line> ambos os se*or*s nos dias que </line>
<line> an*ecede**m * *eriado de Natal. Em r*lação às paradas </line>
</par>
<par>
<line> p*ogra*adas, *ouve um valor atípico n* dia 2* de dezembro, quando os g*stores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> colabor*d*res se reun*ram *ara a e*tre*a de cest*s de Natal. *os demais dias, hou*e apenas a </line>
<line> reunião diári* plan*jada de 10 minuto* no início do dia para *linhamento *e *nforma*ões </line>
</par>
<par>
<line> e*tre líde* e cola*oradores, con*orme po*e ser vis*o nas Figuras 5 e 6. J* as </line>
<line> pa*adas n*o </line>
</par>
<par>
<line> programadas oc*rreram princi**lmente por motivo* como falta de energia, a*raso *a en*rega </line>
</par>
<par>
<line> de material ou falta de material, reuniões não planejadas </line>
<line> e </line>
<line> pr*blemas *om dispo*i*ivos e </line>
</par>
<par>
<line> ferramentas, send* os *aiores *icos oc*rrido* p*r falta ** energia nos d*as </line>
<line> 24/ 11, 13/ *2 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 15/12 em a*bos os setores, *onforme pode ser visto **s F*gu*as 5 e 6. Em ambos ** setores, a </line>
<line> comp*nente d*spo*ibilid*de esteve acima da referê*cia *undi*l *e 90% (Y*N* e L*NA, </line>
<line> 2015) durante * maior parte do período am**tr*l, obtendo * valor *édi* de 91,81% no seto* </line>
<line> de peç*s inter*as e *e 90,9*% no setor de p*ça* externas. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teres*na, v. 20, n. 2, *rt. 9, p. 1*4-18*, fev. 2023 </line>
<line> www*.fsa*et.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplicação da Eficiênc*a Global do Trabalhad*r (OL*) em Setores de u*a Empresa Fabricante de Ôn*bu* </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 5. Perdas de *isponibilidade no *etor de peças inte*n*s </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autor*s (2*22). </line>
<line> Figura 6. Pe*da* de disponibi*i*ad* no s*t** de *eças ex*erna* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autores (2022). </line>
<line> A partir da* an*lises das *om*onentes, encontrou-** *a** o per*o*o de est*do, * OLE </line>
<line> de *1,69% n* setor de peça* *nt*rn** e 6*,01% no setor de *eças *xt*rnas, a*bos abaixo do </line>
</par>
<par>
<line> valor d* referênc*a mundial de 85% (*ANI e LINA, 2015). Not*-se que a </line>
<line> c*mpo*ent* </line>
</par>
<par>
<line> qualidade teve maior </line>
<line> influência nega*iva no resultado da OLE, </line>
<line> seguida d* </line>
<line> comp*n*nte </line>
</par>
<par>
<line> perform*nce que *ão ati*giu o* parâmetro* *undiais durante gran*e parte do perí*do </line>
<line> amost*al. </line>
<line> Dessa forma, para *nalisar as falhas potenciai* e assim o*t*r *elhor ente*dim*nto d*s </line>
<line> principai* fatores q*e *nfluenciaram o re*ultado encon*rado, a*licou-se o Diagr*ma de P*re*o </line>
<line> *ev. *SA, T**e**na PI, v. 20, n. 2, art. 9, *. 164-186, fev. 2023 *ww4.fsa*et.com.br/*e**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. K. V. Barbosa, R. C. Feroni </line>
<line> *76 </line>
</par>
<par>
<line> a partir </line>
<line> das principa*s perd*s r*gistradas durante o </line>
<line> período amostral. Além disso, para </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> p*r*as de qual*dad*, rea*izou-s* u* br*instor*ing com a equipe de </line>
<line> quali*ade </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> dep**tamento es*udad*, a fi* de e*encar as princ*pais causas e soluç*e* para as situações </line>
<line> identifi*adas. </line>
<line> Inicia*mente in*e**igou-s* as oc*rrências registra*as no **latório ** *aradas não </line>
<line> p*ogr*madas para o *etor de peças inter*as, mostradas na Figura 7 e, *ara o setor de peças </line>
<line> *x*ernas, mostradas na Figur* 8. Em relação às F*gura* 7 e 8, *êm-se as *eguintes discu*sões: </line>
<line> (i) Falta de energia - açã* *r*p*s*a de longo pr*zo: o g***or re*atou que *stá em </line>
</par>
<par>
<line> a*damen*o o pr*jeto *a*a in*tal*ção de uma subestação própria que m**terá </line>
<line> a fábrica </line>
</par>
<par>
<line> funcionan** em casos de quedas inesperadas de energia. </line>
</par>
<par>
<line> (ii) Maior duração *e *eun*ões planejadas: reuniões plan*jadas diari*ment* </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> du*aç** de 10 mi*utos são *bri*ató*ias e chama*as *e "Diálogo Diár** de Segurança" </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*ssuem o intuito de conscientiza* os colabo*adores sobre os riscos * miti*a*** de acidentes </line>
<line> de tra*alho; açã* propost* de curto p*az*: utiliza*ão de *m relógio com av*so sonoro e de um </line>
<line> roteiro *ixo pa*a que po*sa* se* abord*dos a*enas a*suntos da segura*ça do traba*h* e que no </line>
<line> restante do **mpo seja feita uma breve leitura de po**os d* atenção qu* de**m ser seguido* </line>
<line> sobre a **odução planejada do dia. Al*m **sso, suger*-se que out*as informa*õ*s importantes </line>
<line> estejam atualizadas di*riamente no quadro de avi*os já *xistent*. </line>
<line> (**i) Fal*a/ atraso de material: refere-s* a prob*emas com o fornecimento de materiai* </line>
</par>
<par>
<line> pela </line>
<line> equipe de logíst*ca e tamb** atraso na entrega de *eças do set*r d* laminação que </line>
</par>
<par>
<line> antecede os setores de m*n**gem e aca*amento. *e **ord* com o gesto*, essa* situações não </line>
<line> são habituais, *as, diant* da* *ec*ntes o*orrências, vinham sendo trat*das com foc* *m u*a </line>
<line> gestão *e estoque mais *ssert*va * no melhor *l*nhamento *e *n*ormações e*tre as áreas de </line>
</par>
<par>
<line> produçã* * log*stica interna do depart*me*to. Rago et </line>
<line> a*. (*0*3) de**a*am qu* par* maior </line>
</par>
<par>
<line> *f*ciência da logística i*terna é nec*ssá*i* atuar no g*renc*amento das a*ividades *elacionada* </line>
<line> ao *lanejamento da produção e g*stão de e**oque, na locali*a*ão estratégica dos est*ques e na </line>
<line> **stribuição fís*ca relacionada ao recebimento, mov*mentação, *ransp**te e proc*ssamen*o de </line>
<line> p*d**os. </line>
<line> (iv) Problemas c*m dis*osi*ivo* e ferrament*s: *o*entos em que ocorre*am par**a* </line>
<line> por quebra ou defeitos em dispositivos auxiliares *a produção; *ção *roposta de long* p*azo: </line>
<line> **vi*ã* do pla*o de manutenção preventiv* já existente; ações de curto pra*o: trei*amento do* </line>
</par>
<par>
<line> o**r*do*e* r*sponsáveis pelos equip**ent*s para *aior con*ervação e c*nhecim*nto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ossíveis sina*s de falha; aumento de insp*ções per*ódica* realizadas pela á*ea de manuten*ão </line>
</par>
<par>
<line> par* v*rific*r de ***ma </line>
<line> prévia as co*dições dese*penho dos e*uipamentos utiliza*os na e </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 2, art. 9, p. 16*-186, fev. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Apli*ação *a Eficiên*ia *lo*al *o Trabalhador (OLE) em Setore* de uma E*presa Fabr*cante de *nibus </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> pr*dução. Segun*o Yamaguchi (2005), quand* a manutenção é c*rret*mente exec*tada, de </line>
</par>
<par>
<line> forma *reven*iva, a *artir de in**eções *eriódicas *ela equi*e </line>
<line> d* *anuten*ão e com </line>
</par>
<par>
<line> r*sponsabi*idade direta do* *peradores pelos equ**amentos que operam, é possível ob*erva* </line>
<line> reduçã* no númer* de para*as ** produ*ão por quebra*, a*ém *o i**remento na vida útil d*s </line>
<line> e*uipamen*os. </line>
<line> (v) Agua*dando ins*ruções: re*ere-se às esperas por desenhos, listas técn*cas e </line>
<line> ori**tações; ação propo*ta *e curto pra*o: dispon*biliza* todo* os desenhos de n*vas **ças e </line>
<line> *tua*iz*ções ** uma pasta de fácil ace**o na produção para evit*r, além de a*raso*, *ambé* </line>
<line> possív**s pr*blemas de qualidade devid* * peças fora de esp*cif*caç*es. </line>
<line> F*gura 7. Diagrama de Pareto das perdas *egistrada* *or paradas n*o prog**ma*as ** </line>
<line> *etor de peç*s in*ernas. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autore* (2*22). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, *. 20, n. *, art. 9, *. *64-186, *ev. 2023 </line>
<line> *w*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. K. V. B**bos*, R. C. Feroni </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 8. Diagrama de P**et* da* perda* regi*t*ad** por parad*s n*o pr*grama*as *o </line>
<line> setor de *e*as ext*rnas. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Autores (2**2). </line>
<line> Em relaç*o à queda de *esempenho *corrida nos d*as após * entrada de nov*s </line>
<line> c*lab*radores, de acordo com o *estor, a empr**a realiza uma i***gração deles com du*ação </line>
</par>
<par>
<line> de u* dia, quando são **passadas *s *n*o*mações *a*s </line>
<line> perti*e*tes so*re a o*ganização da </line>
</par>
<par>
<line> empr*sa, h**tória, *enefícios, te*mos </line>
<line> de contratos de trabalho e *presentação das </line>
</par>
<par>
<line> especi*ic*ções do </line>
<line> cargo ocupad* e ativid**es </line>
<line> qu* *erão realiza*as. No </line>
<line> dia s*gui*te após </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> integração, s* ini*iam a* *t*vidades *a pr*duçã*, que geralment* são orientadas pelo líder do </line>
<line> *eto* ou pe*os cola*oradores mais e*periente*. Além d*sso, a empre*a disponib**iz* d*vers*s </line>
</par>
<par>
<line> cursos o*-l*ne g*atui*os com ce*t*ficad* par* aperfeiçoamento capa*itação. C*m base </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> nisso, suge*e-se como a*ã* de longo prazo qu* *mpr*sa c*ntinue rea*iza*do tod*s os a </line>
<line> procedimen*os supracitados, mas que sejam r*forçados os trein*mentos teóricos e presenciais </line>
<line> e o supervisionam*nto c*nstant* durante a pro*uç*o, tanto para os novo* quant* para os mais </line>
<line> antigos fu**ioná*ios. </line>
<line> Ademais, for*m analisadas a* n*o confo*midades relatada* nos *elatórios de qual*dade, </line>
</par>
<par>
<line> re*ponsáveis pelo maior impacto da ef*ciência dura*** o período *mos*ral </line>
<line> do setor *e peças </line>
</par>
<par>
<line> internas (Fig*r* *) e no set*r de pe**s extern*s (Figura 1*), e, apó* *m br*instormi*g c** a </line>
<line> equipe de qualidade, *s seg*intes alinhamentos f*ram feit*s: </line>
<line> (i) Mau a*aba*ento: caracterizado **la *quipe de qualidade por danos nas peças que </line>
</par>
<par>
<line> causaram mau aspecto e*tético, como ma*cas de lixamento e exce*so </line>
<line> de matér*a-prima </line>
</par>
<par>
<line> aparent*. Par* es*a situação, r*comenda-se, como </line>
<line> ação </line>
<line> de curto prazo, o acompanha*ento </line>
</par>
<par>
<line> mais próximo dos colaborador** responsáveis **las </line>
<line> **iv*dades d* rebarbação e col*ge*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Te*esina, v. 20, n. *, art. 9, p. 16*-*86, fe*. 202* </line>
<line> w*w*.fsa*et.*om.br/r*vi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplic*ção da Eficiência Global do Traba*hador (OLE) em *etores *e uma Empres* Fabrican*e de Ônibus </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, que *ej* de utilização *bri*ató*i* a b**ança de p*ec*são, já dis*onibil*zada pel* </line>
</par>
<par>
<line> empresa, para * </line>
<line> conferê*cia da qu*n*idade </line>
<line> de maté*ia prima a ser ap*icada **nforme </line>
</par>
<par>
<line> esp*cifica*ão em </line>
<line> projeto, a fim de que nã* e*i*ta exce*so aparen*e ou até mesmo falta ** </line>
</par>
<par>
<line> ma*erial *ue *o*prometa a peça. </line>
<line> (ii) *ri*cas: sã* *arac*er*zadas p*r rachadura* apa**ntes nas peças. Ver*ficou-se </line>
<line> junt*ment* da e**ipe de engen*aria de p*o*es*os e qual*da*e *ue a cau*a raiz da* trinca* </line>
</par>
<par>
<line> ini*ia-se no *etor anterior ao de montagem e aca*ame*to, o setor d* lami*aç*o, *evido </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *p*ic*ção i*corre*a do material </line>
<line> chamado gel coat, responsável pela conservaçã* e </line>
<line> *ela </line>
</par>
<par>
<line> fo*mação </line>
<line> de *m a </line>
<line> superfíc*e lisa na </line>
<line> *eça, que, ao ser aplicado em exce**o, obtém *ma </line>
</par>
<par>
<line> espe*sura muito </line>
<line> ***v*da que </line>
<line> p*opicia o sur*iment* de trincas apó* um determ*nado tempo, </line>
</par>
<par>
<line> sendo visí*el geralm*n*e após a peça ser fornecid* para os set*res d* montagem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> acabamento. Se*undo * equ*pe *e qualidade, para este problema já existe u* procedi**nt* </line>
</par>
<par>
<line> padrão de acabam*nto de *orreção na *eça qu* p*de mitigar a </line>
<line> aparên*ia da* trincas, </line>
</par>
<par>
<line> *esta*and*-se, assim, a nece**ida*e d* que * proce*imen*o s*ja s*guid*. </line>
<line> (iii) Pintura não confo**e: relacionada à aplic*ção in*orre*a de tinta n* *eça. Para </line>
</par>
<par>
<line> *olu*ã* *este *roblema, e*t*b**ecido *ela e**ipe *e é </line>
<line> q*alidade que deve* ser segui*as as </line>
</par>
<par>
<line> es*e*ificaç*es d* projeto *m *elação à qua**idade de m*t*ri*is, m*do de aplicação e limpeza </line>
<line> do a*b*en*e. </line>
<line> (i*) Dimen*ionamen*o in*orreto: relacion*do ao tam*nho não c*nforme da peç*; </line>
<line> (v) Fur*çõ*s fora do padrão: o*orrem quando não é **gui*o o tamanho ou local da </line>
<line> furaç*o n* *eça d* acordo com as especifica*ões ** projeto. Em ambos o* casos, como ação </line>
</par>
<par>
<line> d* curto prazo, de*e-se inform*r </line>
<line> ao co*abora**r importâ*cia a </line>
<line> de se segui* os r*cortes </line>
</par>
<par>
<line> es*eci**cad** </line>
<line> no </line>
<line> projeto, </line>
<line> dispon*biliza* sem*re os gab*ritos *u* auxili** **s recortes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fu*ações da* peça* e *dequad** ferra*entas de *orte e furação. </line>
</par>
<par>
<line> (v) Falta </line>
<line> de componentes: cara*teriza *s pe*as </line>
<line> **e *ão entregues sem al*u* tipo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> componente, geralmente sendo falta de reforços, parafusos ou su*orte*. N*s*e caso, o**e*ta-se </line>
<line> com* aç*o d* l*n*o prazo cri*r um checklist para orientar os colaboradores re*ponsáv*i* pela </line>
<line> atividade de monta*em. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sin* *I, *. 20, n. 2, art. 9, p. *64-1*6, fev. 2023 </line>
<line> www*.*sane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. K. V. B**b*s*, R. C. Fe*oni </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 9. Di*tribu*ção dos probl*mas *e qualid*de regi*trados no s*tor de p*ças </line>
<line> inte*nas. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autores (2022). </line>
<line> Figura *0. Dis*ribuição dos *r**lemas *e qualidade regi*trados no set*r de peças </line>
<line> externas. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *uto*es (2022). </line>
<line> De forma g*ral, *ia*te dos re*ultados, foi obs*rvado que * ma*or p*rte dos pr*bl*ma* </line>
<line> de qualidade registra*os n* perí*do fora* c*usadas por falhas operaci*nais, enf*ti*ando *u* </line>
</par>
<par>
<line> há oportunidad* para real*zação de um mel*or su*ervisionamento e or*entação por pa*te </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> lidera*ça e da e*uipe de qualidad* durant* toda* as etapa* do *roce*so, desde o set** </line>
<line> *ntecedente *té os s*tores d* acabament*. </line>
</par>
<par>
<line> A partir do brainsto*ming *om a e**ipe de qua*idad*, com o gestor e líderes </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *rod*ção, foi de*i*ido qu* a eq*i*e d* quali*ade fará inspeçõ*s *onstantes desde o *nício *a </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, *rt. 9, *. 164-186, fe*. 2023 w*w4.fsan*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplic*ção da Efi*iência Globa* do Trabalhador (OLE) em Setor*s de uma E*pr*sa Fabricant* de Ônibus </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> p*odução, auditando qualquer procedimento reali*ado que proporcione risco * qualidade final </line>
<line> do proje*o. Até o momento eram reali*adas apenas au*i*orias no fim *o **ocesso e inspeções </line>
<line> es*orádica* durante o proces*o. *lém **sso, foi d*fin*do que to*as as observações f*itas nas </line>
</par>
<par>
<line> insp*çõ*s se**am p*s*a*a* **s dias seguin**s em um* r*união compost* por </line>
<line> uma *quip* </line>
</par>
<par>
<line> multifunc*o*al **r*ada pelas *reas de en*e*h*ria, q*alid*de, *ogíst*ca, manu*ençã* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pro*ução, a </line>
<line> fim de expor ** n*o c**formidades * pr*por **lu**es. Vale salient*r que essa </line>
</par>
<par>
<line> reu*i*o m*ltif*nc*ona* </line>
<line> já estava sendo *lane*ada an*e*i*rm*nte pela emp*esa, visando </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> melhoria </line>
<line> contí*ua d* departamento *om ba*e na metodologia Kaizen. Scalice * Gaspa*otto </line>
</par>
<par>
<line> (201*) de*tacam que a metodologi* Ka*zen busca aprimorar, *e modo contín*o, todo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> processo de pro*ução a p*r*ir da contribuição e*etiva de todo* o* part*cipantes de um* equipe </line>
<line> **ltif*nc*onal e, qua*do *em ap*i*ada, *ef*ete no aumento d* p*od**ividade ** emp**sa e na </line>
<line> qualida*e do prod*to **nal. </line>
<line> A pa*tir do* resul*ados obtidos com a OLE, o Diagrama de Pareto e o brainstorming, </line>
</par>
<par>
<line> *lg*mas </line>
<line> ***es de c*rto prazo passaram </line>
<line> * s** real*z*d*s nos se*ore* analisa*os, como: </line>
</par>
<par>
<line> utilização de um r*l*g*o c*m aviso son*ro e </line>
<line> de um roteiro fixo **ra a* r*uniõ*s diá*ias </line>
</par>
<par>
<line> pro*ramad*s; inspeções constantes de *u*lidade </line>
<line> *o iní*io, meio e fi* do p*oce*so; </line>
</par>
<par>
<line> d*sponibiliza*ão * con*cientiza*ão do us* de *ma pasta de fác*l acesso conten*o desenhos e </line>
</par>
<par>
<line> l**tas técnicas *e novos e antigos projetos e </line>
<line> deu-se início às reuniõe* *iárias com a equipe </line>
</par>
<par>
<line> multifu*cion*l. </line>
</par>
<par>
<line> C*locadas e* práticas as açõ*s de curto pr*zo, nas Figura* 11 e 12 é possível observar </line>
</par>
<par>
<line> o c*mportam*nto d*s componentes e da OLE n*s dois </line>
<line> período* *mostrais *nal**ados, em </line>
</par>
<par>
<line> com**ração com as referê*cias mundia*s cit*das p*r Yan* e Lina (2015), no *e*o* de p*ças </line>
</par>
<par>
<line> *nternas e exte*nas, re*pectivame*te. Foi defini*o "perío*o amostral </line>
<line> 1" com* a cole** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dados ocorrida em novem**o a *ezembr* de *021 e "p*ríodo amostral 2" a col*ta de dados de </line>
<line> janeiro a f*ver*iro d* 2022. </line>
</par>
<par>
<line> Co*parando-se </line>
<line> o segundo perí*do *m*s*ral com o </line>
<line> primeiro, nota-se </line>
<line> que, para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*mpon*n*e dispon*bili*ade, houve um aumento *édio de *,48% no setor de peças in*e*na* * </line>
<line> de 0,86% no *etor de peças *xternas. A compon**te obteve, no segun** p*ríodo amostral, a </line>
</par>
<par>
<line> média final de 92,29% no *etor de peç*s internas e </line>
<line> de *1,84% no setor de p*ça* </line>
<line> externas, </line>
</par>
<par>
<line> e*tando ac*ma da r*ferênci* m**dia* de 90% em 67% do perío*o am*stral no setor d* *eças </line>
</par>
<par>
<line> internas e </line>
<line> 63% no setor *e pe*** exter*a*, ou seja, resultado m*lhor q*e o enc*ntrado no </line>
</par>
<par>
<line> período amostral 1. </line>
<line> Para a componente performance, comparand*-*e o segundo períod* a*ostral com * </line>
</par>
<par>
<line> primeiro, nota-s* qu* hou*e a*mento da com*onente de </line>
<line> *,15% no seto* de peças in*erna* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. 2, art. 9, p. 164-186, fev. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.*om.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. K. V. Barbosa, R. *. Fer**i </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> 4,35% no setor de *eças </line>
<line> *xternas. De fato, * compo*ente performance ficou **ima d* </line>
</par>
<par>
<line> refer*ncia mund*al de *5% em 50% d* período amostral no set** de peç*s internas, obtendo </line>
</par>
<par>
<line> u*a média *inal *e 93,17%. N* setor de peças externas ficou aci*a em 54% do tempo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> obteve *ma m*dia f*nal de 93,14%, *endo r*sultados melhores qu* do período amost**l 1. </line>
</par>
<par>
<line> P*** a componente qualidade, comparando-s* o segundo perí*do amostra* com o </line>
</par>
<par>
<line> *rimeiro, nota-se um a*mento de *% no </line>
<line> setor de *e*as i*tern*s e de 11,39% no setor *e </line>
</par>
<par>
<line> p*ças ex*ernas. A componente qu*lidade *ara o p*rí*do amo*tral 2 alcançou *o *etor d* </line>
<line> peças in*ernas * referência de *9% em 42% do **río*o analisado, obtendo v*lor médio de </line>
<line> 95,74%, *nquanto q** no se*or de pe**s ex*ern*s alcançou * *eferên*ia em 43% d* *empo, </line>
<line> o*tendo **mo valor m*dio de 94,35%. Ap*sar de os v*lore* *a component* s*r*m mai*res </line>
<line> *ara o período amost*al 2, ainda existe a *ecessidade de m*lhoria da componente em ambos </line>
<line> os setores. </line>
<line> A pa*t*r das Figuras 11 e 12 obs*r*a-se que a eficiência global do trabal*ador (*L*) </line>
<line> *bte*e *m *es*lt*do *édio de 82,32% no setor d* p*ça* inte*nas para o período amostral 2, </line>
</par>
<par>
<line> sendo um a*me*to de 10,60%, se comparado ao período a*ostral 1. ** setor de </line>
<line> peça* </line>
</par>
<par>
<line> *xternas a O*E *édio fo* de 80,84% e ob*eve *umento de 13,*7% se comp*rado ** período </line>
<line> an*erior. *pesar do *umen*o c*nsid*ráve* na eficiên*ia, ambos ** setor*s ficaram ab*ixo da </line>
</par>
<par>
<line> *e*erência mundial de </line>
<line> 8*% (YA*I e LINA, *015), o q*e sugere que a*õ*s de longo prazo </line>
</par>
<par>
<line> d**em *a*bém ser *ol*c*das em pr*tica em ambos os setor*s. </line>
<line> Figura 11. Comp**e*tes * *L* par* o perí*do amos**al 1, período amostral 2 e </line>
<line> *eferências m*nd*ais no setor de peças inter*as. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: A*to*es (2022). </line>
</par>
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<line> Rev. F*A, T*res*na, v. 20, n. *, art. 9, p. *64-186, fev. 2023 </line>
<line> www4.fs*net.*om.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Apli*ação da Efi*iênc** Globa* do Trab*lhado* (OLE) e* S*tores de u*a E*presa F*brican*e de Ônibus </line>
<line> 183 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 12. Componente* e *LE **r* o perí*do amos*ral 1, perí*do amostral 2 e </line>
</par>
<par>
<line> referências mundiais no *etor de peça* e*t*rna*. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Aut*res (2022). </line>
</par>
<par>
<line> * *ONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O present* trabalho *pl*cou e anal*sou a ferramenta O*E e* d*is *etores da </line>
</par>
<par>
<line> pr*du**o *e peças plástic*s associa*os montag*m de ônibus, sendo el*s *etor de à </line>
<line> **ças </line>
</par>
<par>
<line> *nterna* e o set*r d* p**as ex*ernas. </line>
</par>
<par>
<line> Durante o primeiro **río*o de amostragem, veri*i*ou-*e que, em am*os os setor*s </line>
<line> *nalisados, apenas a compo*ente di*ponibilidade apresentou média su*erior *o parâmetro de </line>
<line> referênc*a *und*al (90%), sendo a com*onente qualidade * que mostr*u os men**es índices, </line>
<line> s*guid* da *omponente perf*rmance. Diante diss*, a *LE res*ltou no valor médio de 71,*9% </line>
</par>
<par>
<line> no setor de *eças internas de *7,*1% *o setor d* *eças extern*s, ficando abaixo da e </line>
<line> r*ferência mun*ial *e 85%. </line>
</par>
<par>
<line> O tr*balho an*lisou as p*inc*pai* p*rdas id*nt*ficadas n* </line>
<line> primeiro per*odo *mostral </line>
</par>
<par>
<line> que *nf*uenciar*m *s r*sultados e*contrados, *e*do que ferramentas como o *iagra*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *aret* e um brainstorming com * *q*ipe da área de qualid*d* e g*st*o auxiliaram nessa f*se. </line>
</par>
<par>
<line> A* seguintes </line>
<line> ações </line>
<line> de curto *r*zo foram propos*a*: inspe*ões de qualidade constantes </line>
</par>
<par>
<line> realiza*as em to*as a* etapas do processo, a fi* *e **rr*gir os problemas antes ** se tor*arem </line>
<line> *efeito* nas p*ças; r*uniõ*s formada* por uma equipe *ultifuncional focada na m*l*oria </line>
</par>
<par>
<line> contínua do de*artamento; aviso son*ro para *uxíli* no cu*pr*mento </line>
<line> de *ra*o *as reuniõe* </line>
</par>
<par>
<line> pr*g*amadas e d*s*o*ibilização de uma pasta de fác*l aces** a desenh*s e listas técnica* *o* </line>
<line> projetos **r* se*em consultadas por tod*s d* pro*ução; treinam*n** p*ra novos e an**gos </line>
<line> col*b*radores. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 20, n. 2, art. 9, p. 164-1*6, f*v. 2*23 www4.f*an*t.co*.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. K. V. Bar*osa, R. *. Feroni </line>
<line> 184 </line>
</par>
<par>
<line> No segu*do perío*o d* amostragem, a*ós * implan*ação das a*ões de c*rto pra*o, </line>
<line> ob*ervou-se um aumento em to*as as comp*nentes e, com* consequência, um *umento *a </line>
<line> **E, que ch*gou a um valor ***io *e 8*,32% no setor de p*ças *nt*rnas e de 80,71% no </line>
</par>
<par>
<line> setor *e </line>
<line> peças externas, ain*a assim ficand* ab*ixo </line>
<line> da refe*ência mundia* de 85%. Dessa </line>
</par>
<par>
<line> fo*ma, *ugere-se que o d*pa*tament* *ê *eguimento às ações de *urto pra*o já *n**iadas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> busque colocar em prát*ca a* aç*es de longo *razo. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, com bas* no presente estudo, *oi possível observar q*e o conhecimento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> acom*an*ame*to constante da eficiência *a mão de obra </line>
<line> possibilita a id*ntificação dos </line>
</par>
<par>
<line> p**ncipais agente* **sponsáveis pelos resultados, sejam e*es positivos ou negativos, e propor </line>
<line> açõ*s voltadas à melh*ria. </line>
<line> REFERÊN*IA* </line>
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<line> Como R**er*nc*ar es*e Artigo, conforme ABNT: </line>
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<line> BARBOSA, A. *. V; FERON*, R. *. Aplicação *a Eficiência Global do Tra*a*hador (OLE) em </line>
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<line> Cont*ibuição d*s Autores </line>
<line> *. K. *. Ba**osa </line>
<line> R. C. F**on* </line>
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<line> 1) con*epção e p*anejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anális* e *nterpr*tação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *laboração do rascunho ou na rev*sã* crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipação na apro*ação da vers*o f*nal do *anuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 20, *. 2, ar*. 9, p. 1*4-186, fev. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
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</document>

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)