A Influência da Pedagogia Freireana na Gestão Educacional Durante a Pandemia de Covid-19 / The Influence of Paulo Freire’s Pedagogy for Educational Management During the Covid-19

Judimar da Silva Gomes, Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta, Moacir Santana de Almeida, Carla Cristina Madeira de Azevedo, Gabriel de Moura Soares

Abstract


Este artigo é um relato de experiência que visa descrever as práticas de gestão em uma escola pública localizada no Rio de Janeiro, que, diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, recorreu a soluções emergenciais, com destaque para a implantação da modalidade remota . O período relatado abrange fevereiro de 2020 até o terceiro mês após a retomada do ensino presencial, em junho de 2022. Além de descrever, o artigo tenta traçar um paralelo entre tais práticas e a pedagogia freireana. O grupo de indivíduos observados neste relatório é composto por gestores (acadêmicos e administrativos), coordenadores acadêmicos, professores e alunos. Para o desenvolvimento da pesquisa, procuramos dividir os fatos observados em seis categorias: evasão escolar, atendimento psicológico, déficit de aprendizagem, dificuldades de ressocialização, renda familiar e luto. Embora Freire não tenha um trabalho específico para as situações impostas pela pandemia de Covid-19, muitos de seus ensinamentos foram, direta ou indiretamente, utilizados, e ajudaram a amenizar sofrimentos e perdas de alunos, professores e demais profissionais envolvidos na educação em processo, confirmando assim a importância da pedagogia freireana e comprovando sua eficácia e correlação com as práticas adotadas pela escola.

 

Palavras-chave: Paulo Freire; Gestão Educacional; Escola pública; Pandemia do Covid19; Relato de Experiência.

 

ABSTRACT

 

This article is an experience report that aims to describe the management practices in a public school located in Rio de Janeiro, which, faced the challenges imposed by the Covid-19 pandemic, resorted to emergency solutions, with emphasis on the implementation of the remote mode. The reported period covers February 2020 until the third month after the resumption of face-to-face teaching, in June 2022. In addition to describing, the article tries to draw a parallel between such practices and Freirean pedagogy. The group of individuals observed in this report is composed of managers (academic and administrative), academic coordinators, professors and students. For the development of the research, we tried to divide the observed facts into six categories: school dropout, psychological care, learning deficit, resocialization difficulties, family income, and mourning. Although Freire does not have a specific work for the situations imposed by the Covid-19 pandemic, much of his teachings were, directly or indirectly, used, and helped to mitigate the suffering and losses of students, teachers and other professionals involved in the education process, thus confirming the importance of Freirean pedagogy, and proving its effectiveness and correlation with the practices adopted by the school.

 

Keywords: Paulo Freire; Educational Management; Public School; Covid-19 Pandemic; Experience Report.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.2.8

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)