<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 2, art. 8, p. 151-163, f*v. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.2.8 </line>
<line> A I*fluência da Pedagogia Freirean* n* Gestão Ed*ca*ional **rante a </line>
<line> Pa n de m** de C o v i d-1 9 </line>
<line> T * e I n f l u e n c e * f P a u * o * re i r e \ s P e * a g o g y f o r E d u * * t i o n * l M a n a g e m * n t </line>
<line> D *r ing t *e * o v id-1 9 </line>
<line> *udimar da Silva Gome* </line>
<line> Do*torado em Admin***ração pel* (PPGA/UNIGRANRI*) da Univer*idade do Gra*de Rio </line>
<line> Mestre em T*cn*logia/ CEFET/RJ </line>
<line> P*ofessor E*et*vo do Col**io Pedr* II </line>
<line> *-mail: judima*.g**es@uol.co*.br </line>
<line> Ana Carolina d* G*uvêa Dant*s Motta </line>
<line> Dout*ra em Engenharia d* Pro*ução pela Uni*ers*da*e Fed*ral do Rio *e J*n*iro </line>
<line> Profe*sor* do (PPGA/UNIGRA*RIO), da Universidade do Grande R*o </line>
<line> E-mail: anacaro*i*a*e*ou*ea@gm*il.c** </line>
<line> Moacir Santana d* A*meid* </line>
<line> Mestrado e* Adminis**a*ão pelo (PPGA/UNIGRANRIO), *a Univ*r*idade do G**n*e Ri* </line>
<line> Graduaç*o em Admini**ração pe*a Unive*sidade Ca*dido *endes </line>
<line> E-ma*l: moacir.*antan*@unigranr**.br </line>
<line> Carla C*istina Madeir* de A*e*edo </line>
<line> Mestrado em Admi*i*tração *elo (PPG*/*NIGRA*RIO), da Universidade d* Grand* *io </line>
<line> Graduada em Administr*ção pela *ontifícia Universidade *atóli*a *e Minas Ge*ais </line>
<line> Reito*a, Ce*t*o Un*versitário T*cantinense Presiden*e Antônio *arl*s, *NITPA* </line>
<line> E-mail: carllamadeir*@gmail.com </line>
<line> G*br**l de Mou*a Soar*s </line>
<line> Mest*a*o em A*ministração pelo (*PGA/*NIGRANRIO), da Un*versidade do Gra*d* *io </line>
<line> *raduação *m Ciências C*ntá*eis pela Fac*ldade Mora*s Júnior </line>
<line> E-mail: gmourasoares@*ma*l.c*m </line>
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<line> Endereço: Judimar da Silva G*mes </line>
</par>
<par>
<line> Av. *eri*etral Prof. José de Souza He*dy, 1160 - Jar*im </line>
</par>
<par>
<line> V*nte e Cinc* de Agosto, Duque de Caxias - RJ, 25*71- </line>
</par>
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<line> 202, Bra**l. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Ana Carolina de Gou*ê* *an*as Motta </line>
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<line> **. Per*me*r** Prof. José *e Souz* Herdy, 11*0 - Jardim </line>
<line> Edi*o*-Chefe: D*. Tonny Kerley de Alencar </line>
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<line> V*n*e * Cinco de Ago*to, Duque de Caxi*s - **, 2*0**- </line>
<line> Rodrigues </line>
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<line> 20*, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: M*ac*r San*ana de Al*eida </line>
<line> Arti*o receb*do em 29/12/2022. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Av. Perime**al Prof. José de S*uza Herdy, 1160 - Jardim </line>
<line> rec*b*da em 11/0*/2023. Apro*a*o *m 12/01/2023. </line>
</par>
<par>
<line> Vinte e Cinco de Ago*to, Duque *e *axias - RJ, 25071- </line>
</par>
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<column>
<row> 202, Br*sil. </row>
<row> End*r*ço: Carla Cristina Madeir* de A*evedo </row>
<row> Av. Pe*im*tral Prof. J*sé de Souza *erdy, 11*0 - *ar**m </row>
<row> Vi*t* e **nco de A*ost*, D**ue d* Cax*a* - RJ, 25*71- </row>
<row> 20*, Brasil. </row>
<row> End*r**o: Gabri*l de Mo*ra Soar** </row>
<row> A*. Perimetra* Prof. José de Souza Herdy, 1*60 - Jardim </row>
<row> Vinte e Cinco de Agosto, Du*ue de Caxias - RJ, 25071- </row>
<row> 202, Bra*il. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo sistema Triple R*view: D*sk Review a) </row>
<row> pelo Edito*-Chefe; e b) D*ubl* Blind *e*iew </row>
<row> (a*aliação cega por dois a**lia*ores da áre*). </row>
<row> Revisão: Gram*tical, Normativa e de Formatação </row>
</column>
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<page>
<par>
<line> J. S. Gom** A. C. G. D. Motta, M. S. Alme*da, C. C. M. Azevedo, G. M. Soa*es </line>
<line> 152 </line>
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<line> *ESUMO </line>
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<line> Este artigo * um relato de experiência que v*sa desc*eve* as práticas de gestão e* uma esc*la </line>
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<line> pública *ocalizada *o Rio *e Jan*iro, qu*, diante dos desafios im*ostos pela </line>
<line> pandemi* </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> *ovid-19, recor*eu a soluções emerge*ciais, com de*taque para a im*lantação da mo*alidade </line>
<line> remota. O pe**odo relatado *brange fever*iro de 2020 até o terce*r* mês ap*s * retomada do </line>
</par>
<par>
<line> ensino </line>
<line> pr*sencial, e* junho de 2022. Além *e </line>
<line> de*c**ver, o artigo ten*a traç*r um paral*lo </line>
</par>
<par>
<line> entr* tais práticas e a pedag*gi* f*eir*ana. O grup* de indivíduos ob*er*ados *este relató*io * </line>
<line> comp*sto por g*st*res (acadêmicos * *dminist**tivos), coorden*d*res acadêm*cos, </line>
</par>
<par>
<line> *ro**ssores e alunos. P*r* o </line>
<line> desenvolvimento da pes*uisa, procur*mos dividir o* fatos </line>
</par>
<par>
<line> ob*ervados em *ei* </line>
<line> cat*goria*: </line>
<line> evasão escol*r, </line>
<line> aten*imento psicológic*, </line>
<line> défi*it *e </line>
</par>
<par>
<line> ap*endizagem, d*ficuld*des d* r*ssocializa*ã*, re*d* fami*iar e luto. *mbora Fre*re não t*nha </line>
<line> um tra*alho específico para a* situações *mpostas *ela pandemia de Covid-1*, *uitos de seu* </line>
<line> ensinam*ntos foram, direta ou indiretamente, *tilizados, * ajuda**m a *menizar sofri*entos e </line>
</par>
<par>
<line> ***das </line>
<line> de *lunos, pr*fessores e demais *rofi*s*onais e*v*lv*dos *a edu*a*ão em processo, </line>
</par>
<par>
<line> confirmando assi* a importância ** </line>
<line> pedagogia freir*ana e compro*and* sua ef**á*ia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> correl*ção com as *ráticas adotad*s p*la escola. </line>
<line> Palavras-chave: P*ulo *reire. G*stão Educac*onal. Escol* *ública. *andemia *o Covi*19. </line>
<line> Relato de Experiência. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
<line> Thi* *rticle is an *xperi*n** *e*o*t tha* a*ms to d*scribe the m*nag*me** practices *n a public </line>
</par>
<par>
<line> school </line>
<line> located in Rio *e </line>
<line> J*ne*ro, which, faced the challenge* imposed by t*e </line>
<line> Covid-19 </line>
</par>
<par>
<line> pandemic, re*o*te* to </line>
<line> e*ergency so*ut*ons, *i** emphasis </line>
<line> on th* i*plementation </line>
<line> of t he </line>
</par>
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<line> *emote mode. The repor*ed *e*iod cov*rs F*bruary </line>
<line> 20** un*i* the third </line>
<line> m*n*h after the </line>
</par>
<par>
<line> resump*ion ** ***e-to-fac* teaching, in June 2022. I* addition to describing, the article tr**s to </line>
</par>
<par>
<line> draw a p**a*lel bet*een such *ra*tic*s </line>
<line> **d Frei*e*n pedag**y. The group </line>
<line> *f individuals </line>
</par>
<par>
<line> observ*d in </line>
<line> this re**rt *s *omp*sed of managers (ac*demic and *dmin*strative), </line>
<line> ac**emic </line>
</par>
<par>
<line> coordi*ators, profe*sors and st*den*s. F*r *he *evelopment of t** r*search, we trie* t* *ivide </line>
<line> t*e obs*rve* facts i*to si* *a*egories: sc**ol dro**ut, psychological ca*e, learn*ng *eficit, </line>
</par>
<par>
<line> re*ocialization d*fficultie*, family inco*e, *nd *our*ing. Alth*ugh F*eire does not **v* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> specif*c work for the situ*tions *mpo*ed by the Co*id-19 p*n*em**, much *f his teachings </line>
<line> were, d*rec*ly or indirect*y, *sed, *nd he**ed to mitig*te the **ffer**g and los*e* of *t*dents, </line>
</par>
<par>
<line> teachers </line>
<line> and o*her professiona** i*volv*d i* the </line>
<line> *du*ation proce*s, t*us *onfir*ing *** </line>
</par>
<par>
<line> importa*ce of Freir*an p*dagogy, and proving its effectiveness and corr*lati*n with the </line>
<line> practices adopted *y the school. </line>
<line> Keywords: *aulo Freire. Educatio*al Manag*ment. Public Schoo*. Co**d-19 Pan*e*ic. </line>
<line> Exp*rience *eport. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, T*r*sina, *. 20, n. 2, art. *, p. 15*-1*3, fev. *023 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> A I*fluê**ia da **d*gog** Freire*n* na Gest*o Educacional Du*an*e a P*nd*mia d* Co*id-19 </line>
<line> 153 </line>
</par>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
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<line> O vírus cau*ado* *a *ovid-19 se espal*o* por muito* *aíses e gerou </line>
<line> div*rsos </line>
</par>
<par>
<line> proble*as sociais, além </line>
<line> ** proble*as *e *aúde *ue afet*ra* m*lhões d* pessoas. Devido </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> r*pida tr**smissi**lida*e do vírus, m*i*os setor*s da socied*de sofrer*m i*pactos im*diatos. </line>
</par>
<par>
<line> O *esmo *c*n*eceu com * setor de ed*caçã*, cujos impactos </line>
<line> foram bastant* significat*vo*. </line>
</par>
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<line> Nes*e co*texto, a bu*ca por *lter*ativas e ferramentas capazes de au*i*iar institui*ões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gestores no *roces** de ma*utenção de suas *tiv*dades ** mostrou bastante *esa*iadora. </line>
</par>
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<line> * *elevância d* presente r*lato consiste *a *usca de comp*een*e* * correla*ão entre a </line>
</par>
<par>
<line> reflexã* freireana *s açõ*s d* ges*ão educacion*l re**iza*as, para auxilia* os alun*s e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*rcorr*r **se caminho repleto de dificuldades. O objet*vo é abord*r os prin*ipai* problema* </line>
</par>
<par>
<line> d* ges*ão enfren*ados du*an*e o pe**odo *e pandemia d* Covi*-19, </line>
<line> **sde o d*s*anciamen*o </line>
</par>
<par>
<line> s*cial no início da pandemia (fevereiro de 2020) a** o *erceiro m*s *pós a *etomada do ensino </line>
</par>
<par>
<line> p*esencial (jun*o de 2*2*), em </line>
<line> u** e*cola pública fe**ra*, localiza** n* es*a*o do Rio </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Jan*i*o. Em *egui*a, foi pos*ível t*açar um paralelo entr* as soluções en*ontrada* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pedagogia *roposta p*r Paulo F*eire. </line>
</par>
<par>
<line> 2 P**CEDIMENTOS MET*DOL*GICOS </line>
</par>
<par>
<line> Para * desenvolviment* desta pesqu*sa, foi **ilizado o relato de experiência, baseado </line>
<line> no método desc**tivo-*arr*tiv*, que relata uma experiência v*vida. F*ram observadas as ações </line>
</par>
<par>
<line> dos trabalh*dor*s </line>
<line> d* t o d*s </line>
<line> os *etores d* escola, tanto na á**a adm***strati*a </line>
<line> quanto na </line>
</par>
<par>
<line> pe**gó*ica. </line>
</par>
<par>
<line> Os fatos *oram observ*dos </line>
<line> in loco, a par*ir da interação *o </line>
<line> observad*r com *utros </line>
</par>
<par>
<line> indivíd*os, nos div*rso* ambientes d* instituiç*o, </line>
<line> como direção, c*ordenaç*o pe*agógica, </line>
</par>
<par>
<line> salas de </line>
<line> aul*, bem com* em **nv*rsas in*or*ais e, princip*lme*te, relatórios dos </line>
</par>
<par>
<line> d**artamentos, apresen*ad*s em reuniões remotas ou *resen*iais. </line>
</par>
<par>
<line> Alé* da *bservação dos *at*s, foi realizada uma revisão </line>
<line> da li*eratu*a a r*s*eito </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> metod*l*gi* freireana, c** o objetivo de correla*io*á-las com </line>
<line> as </line>
<line> práticas u*i*izadas pelo </line>
</par>
<par>
<line> colégio, e* *u* g*stão, dura**e o per*odo da pandemi* de *ovid-19. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teres*na PI, *. 20, n. 2, art. 8, p. 151-163, fev. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. *om*s A. C. G. *. Motta, *. S. *lmeida, C. *. M. A*evedo, G. M. Soares </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Desc**ção da Experiênc*a </line>
</par>
<par>
<line> *ste re*ato de experi*ncia visa a *borda* </line>
<line> os princ*pais problemas de *est*o </line>
</par>
<par>
<line> *nf*entados dur*n*e o perío*o de pandemia da Covid-*9, desde o afastamento so*ia* no i*íc*o </line>
</par>
<par>
<line> da pandem*a (feverei*o de 2*20) até terceiro mês ap*s a r*tomada do ensino pr*se*cial o </line>
</par>
<par>
<line> (jun*o d* 2022), em uma escola pública *edera*, no estado do Rio </line>
<line> de Janeiro. Em segui*a, </line>
</par>
<par>
<line> busca-se traç*r *m p*ralelo entre as s*lu*ões encon*ra*as e pedagogia *ropo**a **r Paulo a </line>
<line> Freire. </line>
<line> O grupo de in*ivíduos observ*dos neste relatório é composto *or *estores </line>
<line> (*cadêmicos e administrativos), co*rdenad*res *cadêmi**s, pr*fessore* e *lunos. P*r s* tra*ar </line>
</par>
<par>
<line> de um rel*to de ex*e*iê*cia, *ão houve necessi*ade de obtenção *e </line>
<line> carta de anuência. No </line>
</par>
<par>
<line> enta*t*, for*m obser*ado* os pr*ncípios *ticos pr*s*ntes em pesquisas científicas e*vo*v*ndo </line>
<line> *eres humanos, in*lusive a gara*ti* d* si*ilo *uan** à i*entidade *os e*volvidos. </line>
<line> Para o des*nvolvimento da pesquis*, *rocuramo* dividir os fat*s ob***vados em *ei* </line>
<line> categorias: evasão *scolar, *tendiment* psi*oló*ic*, défici* de ap*endizagem, dificu*dades de </line>
</par>
<par>
<line> ressociali*ação, re*da fam*liar e luto. Cabe ressa*tar que foi observada correl*ção </line>
<line> entre </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> categorias, que e* alguns casos *oss*em o *esm* fator orig**al. </line>
</par>
<par>
<line> Os fatos for*m observados in loco, por *eio da inte**ção *o observ*dor com os </line>
</par>
<par>
<line> d*ma*s indiv*duos, no* diversos ambientes *a instituição, </line>
<line> c*mo sal*s ** au*a, di*eção </line>
</par>
<par>
<line> **ministrativa, </line>
<line> co*rde**ção pedagógica, Núcleo de Apoio a Pess*as com Necessidade* </line>
</par>
<par>
<line> Específica* (NAPNE), Seto* de orientaçã* E*ucaciona* e Ped**ógica (*O*P). Além *a </line>
</par>
<par>
<line> observação física, pre*e*c***, </line>
<line> *s rel*tos </line>
<line> ouvidos nas </line>
<line> reu*iões re*ot*mente também </line>
</par>
<par>
<line> contr*buír*m *ara a elaboração do relat* de *xperiên*ia. </line>
<line> * *EFE*ENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 3.1 Aband*no es*o*ar </line>
</par>
<par>
<line> De todos </line>
<line> os fenômen*s obse*vado*, abandono é o *a*s g**ve, po*s re*resenta o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> saída do aluno do ambiente e*cola* - fundamental *ara o s*u desenvolvim**to, *ma vez </line>
<line> esgotad*s as possibilid*des de evitá-lo. Observou-se, n*ssa e**eriência, que a evasão escola* </line>
</par>
<par>
<line> t*ve </line>
<line> u* aumen*o considerável, em relaç*o aos índi*es pré-pandemia. No g**al, esse índ*ce </line>
</par>
<par>
<line> chegou a 40%. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, a*t. 8, p. 151-163, fev. 2023 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Infl*ência da Pedagogia Fre*reana *a Gestão Educ*c*o*** Dur*nte * Pandemi* de Covid-19 </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> Vários foram os motivos que contri*uí*am para esse aumento. Po*ém, *omo a escola </line>
</par>
<par>
<line> atende alunos </line>
<line> em **ferent** **a*as, a sa*e*: (i) ad*lescentes - </line>
<line> qu* *ursam o En*ino Méd*o </line>
</par>
<par>
<line> Integ*ad*, oferecido no p*ríodo diurno e (ii) jovens * </line>
<line> adult*s - a*unos do ensino mé*io na </line>
</par>
<par>
<line> Mod*l*dade d* Educação de Jov*ns e Adultos (Proeja), no turno da noite, i*so fe* com q*e os </line>
</par>
<par>
<line> mo*ivo* fossem, aind* que timi*am*nte, distintos entre *s dois grupos. No </line>
<line> grupo de a*uno* </line>
</par>
<par>
<line> *dolescente* (Int*grad*s), o* p*i*cip*i* motivos de ev*são foram a fa**a de eq*ipa**ntos </line>
<line> eletrô*icos como *omputadores, ta*lets ou *elula*es, capazes de conectá-los ao* s**temas de </line>
<line> e*sino; f*lta de ac*sso a *e*viços de Internet; dificulda*e d* **aptação ao modelo de *nsino </line>
</par>
<par>
<line> remoto; e probl*m*s emocio*ais der*vados *a **rt* </line>
<line> de famil*ares. A f*lta de acesso </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> serv***s eletr*nicos e de internet *steve di*etamente ligad* à perd* d* *mprego e/ou da ren*a </line>
<line> fami*i*r. </line>
<line> No grupo de alu*os do Pr*eja, os mot*vos foram os mesmo* detectados no Integrado. </line>
<line> No *ntanto, por se tratar de um gr*po formado por j*vens e a*ultos, q*e mu*tas vezes são o </line>
<line> *uste*t* de suas f*mílias, a perda do empr*g* foi o pr*ncip*l m*tivo do afastame*to. </line>
<line> Outro motivo obs*rvado *este gru*o f*i gravidez e licença mé*ica. Vale *esta*a* </line>
</par>
<par>
<line> também, e* relaç*o à p*rda </line>
<line> do emprego, que muit*s *lu*os se vira* em um* situa*ão </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> que a única opção de r*nd* </line>
<line> era trabalh*r *m </line>
<line> um </line>
<line> n*gócio p*óp*io, i*formal, ao qual se </line>
</par>
<par>
<line> de*icavam integralm*nte, não tendo t*mpo disponível p*ra acompanhar *u* vida escolar. </line>
</par>
<par>
<line> As *ções da esco*a </line>
<line> pa*a reduzir a *vasã* *oram a concessão de table*s; auxílio- </line>
</par>
<par>
<line> e*tudan** do </line>
<line> Pr*eja, no valor de *em reais, para a*unos com frequência igual ou supe*ior </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> setenta e c*nco por cento; auxílio estudantil do programa **teg**do, no valor de cem reais *ar* </line>
<line> *ompr* de pacotes de internet; fortalecimento do relacionamento com as ins*it*i*ões, *isando </line>
</par>
<par>
<line> maior o*e*ta </line>
<line> de </line>
<line> vaga* de </line>
<line> e*tágio; incentivo ao uso da atenção *omiciliar para gestantes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pu*rpera*; d*v*rsificaçã* do *étodo de ensino; </line>
<line> e </line>
<line> at*ndimento ps**opedagó*i*o, </line>
<line> além da </line>
</par>
<par>
<line> ma*uten**o de benefícios lega*s *omo a oferta de alimentaç*o lo*al e o cartão-passagem, que </line>
<line> p*rmit* ao alun* se desl*car de casa em escola sem onerar o orçamento. </line>
<line> 3.2 Apoio psicológico </line>
</par>
<par>
<line> O ate*dimento psicológi*o foi </line>
<line> ou*ra *atego*i* *bs*rva*a. O Núcleo </line>
<line> de Apoio </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Pessoas com Ne*essi*ades Espec*fic*s </line>
<line> (N*P*E) e Setor de Orientação Educa*ion*l * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> P*dagó**ca (*OEP) são os set*res r**ponsáv*is pelo a*en*iment* aos alunos com </line>
</par>
<par>
<line> necessi*a**s </line>
<line> como deficiênc*a fí*ica, mental, *ensorial e intelectual; d*st*rb*os </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 20, n. 2, art. *, p. 151-163, fe*. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Gom*s A. C. G. D. *ott*, M. S. Almeida, C. C. *. *zevedo, G. *. Soa*es </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> desenvo*vimento; aprend*ndo dificuld*des; pla*ejament*, *esenvolv*mento e avaliação do </line>
<line> *roce*so *n*ino-a*re*dizagem, entre out*os. </line>
</par>
<par>
<line> Esse* *etor*s tiver** um aumento de de*an*a, da *rd*m </line>
<line> de s*sse*ta p*r cento, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *ela*ão ao período p*é-pa*dêmico. Dentre *s p*incipais motiv*s </line>
<line> observa*os para esse </line>
</par>
<par>
<line> a*m*nto, destacam-s*: </line>
<line> dificuldade de res*ocial*zação, agressõe* </line>
<line> verbais e/ou físicas **tre </line>
</par>
<par>
<line> alu*os, cr**es de ansie*ade, d*pre*são, co*flitos com </line>
<line> *rof*sso*es e familiares défi*i* e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *pre**izag*m. A*sim *omo observ*do n* categ**ia aba*dono escola*, algun* moti*o* *oram </line>
<line> mais observ***s em a*unos adol**centes, enq*anto outros foram m*is obs*rv*d*s em alu*o* </line>
<line> *dultos (Pr*eja). No púb*ico adoles*ente, os principais problema* que ge*aram aten**mento </line>
<line> *or*m os de ressocializ*ção, a*ress*es verbais e/o* fí*icas e conflitos c*m professores. O </line>
</par>
<par>
<line> pú**ico adulto (Proeja) f*i mais </line>
<line> ac*metid* por crise* de ansiedade, de*ressão e défici* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> aprendizage*. </line>
</par>
<par>
<line> Ao re*o**ar à* a*l** pre*enc***s, pode-se inferir *ue estando tanto tempo s** contato </line>
</par>
<par>
<line> com os c*legas (cerca d* dois anos), *uitos a*unos estari*m ansiosos e </line>
<line> felizes pelo </line>
</par>
<par>
<line> *eencontro, o </line>
<line> q** levaria a uma interaçã* muito harmoniosa, o que de *ato </line>
<line> **o </line>
<line> acont*ceu. </line>
</par>
<par>
<line> Pelo contrário, o *ue se observou nos mais v*riados ambient*s es*olares - *ala de aula; </line>
</par>
<par>
<line> bibl*o**ca; laborató*ios; quadra de esporte*; e nas atividades interativas, </line>
<line> como trabalhos </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> g*u*o, seminários, en*re outros, hav** d*st*ncia**nto pessoal, </line>
<line> hostilid*de * grande </line>
</par>
<par>
<line> dificuldade de int*graç*o, o que pode r*fletir *s *egras de distanciamento, impo*ta* pela </line>
<line> própria *an*e*ia, e probl*mas familiar**. </line>
<line> No púb**c* jovem e adult* (Proeja), depressão, crise d* a*sie*ade e d**iculdades de </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem for*m os *roble*as qu* </line>
<line> domin**a* as consultas. Essas crises podem estar </line>
</par>
<par>
<line> *i*etamente *elaci*n*das ao fa*o *e muitos d*sses alunos *erem os pr*ncipais p*ovedores </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> suas casa*. Com * </line>
<line> ***se econô*ica, o desempr*go e </line>
<line> *s f*ustrações </line>
<line> de não honr*r </line>
<line> com s**s </line>
</par>
<par>
<line> responsabilidades, vem a fa*ta de concentração e, cons**uentem*nte, o dé**c*t *e aprendizad*. </line>
<line> 3.3 Défic*t de ap*e*di*a*em </line>
<line> O défi**t de aprendizag*m f*i a variá*el mais abrangente, visto que *tin*iu tod*s *s </line>
</par>
<par>
<line> a*unos. Com o </line>
<line> advent* d* distancia*ento imposto **la pand*mia, a </line>
<line> ins***uição teve su*s </line>
</par>
<par>
<line> **ivi**des *uspensas por sei* me*es, até a reto*ada no módulo r*moto. Essa </line>
<line> lacuna </line>
</par>
<par>
<line> interrom**u o </line>
<line> apre*d*zad* e, d* certa forma, desestimulou os *lunos na busca pelo </line>
</par>
<par>
<line> conheciment*, t*azendo, po*tanto, a def*ciência no apr*ndizado dos **unos, que se </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 20, n. 2, *rt. *, p. 151-*63, fev. 2023 www4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Influência da Pedagogia Freirea*a na Ge*tão Educacion*l **rante a Pandem*a d* Covid-** </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> materia*izou em a*gumas difi*uldade*, *omo: *c*mpanhar o con*eúd*, re*ponder às pergunta* </line>
<line> *os professores e p*oblematizar res*lvendo. </line>
<line> Perce*eu-se ta*bé* uma forte li*ação *ntre o déficit de *pr*ndizagem e a evasão </line>
<line> escolar. </line>
<line> E*se fato, *or ser inédito, pegou a instituição de surpres* e, c*ns*quentemente, </line>
<line> despreparada para enfrentar * desafio im*osto po* *sse novo cenário. No entant*, al*umas </line>
</par>
<par>
<line> ações for*m *mple*en*adas </line>
<line> para *inimiz*r os danos. Den*r* elas, dest**am-se: *so </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> recup*ração para*e*a; disp*nib*lidade de aposti*as eletrôn*cas; diversi*ica*ão do </line>
<line> método </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ensino com uso de jogos, víd*os, a*ém de transmissão ao vivo. </line>
</par>
<par>
<line> 3.4 Dificuldade de R*ssociali*a*ão </line>
</par>
<par>
<line> Como o *e*íodo abr*ngido pela ex*eriência c**preende *t* três *eses após o re*orno </line>
</par>
<par>
<line> presenc*al, foi po*sível identificar </line>
<line> dificul*ades na ressocial*zaç*o. E*sas </line>
<line> dificuldades nã* </line>
</par>
<par>
<line> foram d*te*ta*as *a audiência do Proeja. No enta*t*, os *lunos do *ntegrado (diurno) tiver*m </line>
<line> gr*nde *i*iculdade nes*e p*ocesso. N*sse gru**, percebe*-s* o aumento da *ntolerância, </line>
</par>
<par>
<line> hostili**de, </line>
<line> preconce*to e isolament* socia*, o qu* corroborou um aumento con*i*eráve* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> n*mero de atendi*ent*s prestados p*lo set** de o*i***ação *duc*c*onal * pedagógica (SOEP). </line>
</par>
<par>
<line> P*ra </line>
<line> min*mizar </line>
<line> as </line>
<line> consequências </line>
<line> desse </line>
<line> processo, </line>
<line> além </line>
<line> *o </line>
<line> ate*di*ento </line>
</par>
<par>
<line> psicopeda*ógico, f*ram ado*ada* as *eguintes ações: esta*eleci*ento de atividades em grupo, </line>
<line> incentivo à *rática de esportes coletivos c*mo fu**bol e basquete, nos intervalos e *as horas </line>
<line> vagas e criação de grupos de trabalho em apl*cativos como W*atsAp*. </line>
<line> 3.5 R*nda f**il*ar </line>
<line> A **rda ou re*ução do re*dimento familiar foi outro fator fortemente afetado pel* </line>
<line> pandemia de C**id-19, *ujos reflexos *e fizeram sentir também na educaç*o, cont**buindo </line>
<line> par* o aba*dono e**olar. *sse fator foi mais p*rceptível no* três primeiros meses do retor** </line>
<line> *resencial e, **pecificamente, nos alunos *o *roeja, *ois a per*a d* empregos informais lev*u </line>
<line> muitos alunos a empreender por n*cessidad*. Poré*, *omo a atividade *xige muito tempo e </line>
<line> dedicação, mes*o que infor*al, alguns não conse*uiram manter a d*sp**ibilidade de h*rários </line>
<line> para dar conti*uidad* aos e*tudos. </line>
<line> *bservou-se, em alguns cas*s, *ma reprovação propos*tal por parte dos alunos, com o </line>
<line> o*je*ivo de mante* seus ví*culos e, consequente*en**, sua renda. *ss* ocorreu co* aluno* do </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. *, a*t. 8, *. 151-16*, fe*. 2023 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Gom*s *. C. G. D. Motta, M. *. Alm*ida, C. C. M. Azev*do, G. M. Soares </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> últim* per*odo, visando a *ontin*i*ade do estágio. Essa es*rat*gia também foi adotada por </line>
<line> alg*ns al*no* desempr*gados, no últ*mo período, par* ma*ter *uas bolsas * al*m*ntaç*o na </line>
<line> escola. </line>
<line> 3.6 Morte e luto </line>
<line> O lu*o e*tev* pres*n*e duran*e todo o perí*do de ensi*o remoto * p*esencial. A **rda </line>
<line> de familia*es abalou os alunos * contribui* par* * aumento em todas as outra* categor**s </line>
<line> citadas *c*ma. *o entan*o, * úni*a categoria ado*ada, que efetivamente contribuiu para </line>
<line> *men*zar o luto, foi o atendim***o ps*coló*ico. </line>
<line> Ao contrári* d* pe*da de renda familiar, que teve maior impacto no* a*unos do Proeja, </line>
</par>
<par>
<line> o luto foi mai* perceptíve* nos a*uno* </line>
<line> integrados. Provavelmen*e, pela *alta *e maturi*ade, </line>
</par>
<par>
<line> pa*a lidar com *ma s**uaçã* inédit*. </line>
</par>
<par>
<line> 4 *ES*L*ADOS E*ISCU*SÕES </line>
</par>
<par>
<line> *.1 A influência da Pedag**ia Fre*r*ana </line>
<line> Apesar de *ão ser o t*ma específi*o de Paulo F*eire, suas obras contribue* muito p*ra </line>
<line> o *rocesso *e gest*o e*colar. Tem*s como: educação *ibertadora, formação *e pro*essore*, </line>
<line> prática educat*va progressista, alfabet*zação c**o ele*ent* de formação da ci**dania, entre </line>
<line> outros, podem norte*r as pr*t*cas de gestão escolar, co**ribuindo par* o alcance de resultados </line>
<line> mais efetivos e dem*cráticos. </line>
<line> O **ma administra*ão, **stão escolar não * tema específi*o *e P*ul* *re*re, nã* foi </line>
<line> * pre*cupaçã* fund**ental de s*a *nv*stigação, mas e*tá *erm*ado em toda a s*a </line>
<line> obra, em sua visão de ser h*mano, de soci*dade, d* educação, on*e *odemos, </line>
<line> *erfeitamente, tra*e* para o campo da gestã* e*colar d*mocrátic* (ALCÂNTAR* </line>
<line> ET AL., **18, p. *). </line>
<line> Ne*te r*l**o de experiência, p*demos constatar q*e muitas das e*tratég*as utiliza**s </line>
</par>
<par>
<line> pela gestão da escola, </line>
<line> com * obje*ivo d* mitig*r os p*oblemas </line>
<line> decorrent*s *a pandemia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **vid-19, vão a* en*ontro das pro*ost*s *e Pa**o Frei*e. </line>
<line> Mesmo tendo passado por outras *rises causad*s por p*n*e*ias, guerras, dep*ess** </line>
</par>
<par>
<line> ec*nômica, entre outros, a </line>
<line> pandemia d* Covid-19 trouxe d*safios jamais e**renta*os pela </line>
</par>
<par>
<line> huma*id*de. Nesse conte*to, to*os os se*ores da sociedad* se *epararam com u* cená**o em </line>
<line> *ev. FSA, Te*esina, v. 20, *. 2, art. *, *. 151-*63, fev. 2023 www4.*sanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Influ*ncia da Pedagogia Freireana n* Gestã* Ed*caci*nal Durant* a Pa*demia de Cov*d-19 </line>
<line> 159 </line>
</par>
<par>
<line> que p*oblemas emergenc*ais prec*savam *er **renciados, e o ace*so * *ecur*os para isso er* </line>
<line> *xtremamente *imitado. </line>
<line> O setor da edu*ação f*i um dos m*is afetados *ela pande*ia de Covi*-19. De repent*, </line>
</par>
<par>
<line> as in*ti*uiçõ*s </line>
<line> de ens*no t**era* </line>
<line> q*e f*char suas *ort*s, paralisand* todos os processos de </line>
</par>
<par>
<line> ensino-educação. Co* o pas*ar dos meses, a inércia deu luga* ao p***ejamento e no*as </line>
</par>
<par>
<line> ferramentas começaram a ser utilizadas com objetivo de r*tomar proce*sos s*luci*n*r </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> problemas. Uma *elas foi a i*plant**ão do e*sino a *istâ*cia, por meio de plataforma*. No </line>
<line> en*anto, os p**blemas não se limitav*m ao e*sino e à edu*aç*o. Outros problemas, co*o os </line>
<line> relatado* na e*peri*ncia, surgiram nat*r*lmente. Freire (2000, p. 3*) adve*te que: </line>
<line> "[...] uma ed*cação que, jam**s podendo ser neutra, possa **tar * serviço da *eci*ão, </line>
</par>
<par>
<line> da tra*sformação *o mundo, da crít*c* inserç*o n*la, bem como a se*viç* da </line>
</par>
<par>
<line> *m*bi*ização, da p*ssível pe*ma*ênc*a de </line>
<line> es*ru*u*as injustas, da acomodação dos </line>
</par>
<par>
<line> seres h*ma**s à r*a*idade tida como i*tocável". </line>
</par>
<par>
<line> O *lerta d* Freire vai ao encontro da postura adotada </line>
<line> pe*o colégio, que, em con*uta </line>
</par>
<par>
<line> não neutra, cri*u, nos prime*r*s te*p*s, grupos de trab**ho e*pe*ífi*os e comitês d* ges*ão de </line>
<line> cr**es, que, a* *e *eunirem remotamente, iniciaram planejamento de dis**ssões e ava*iaçã* de </line>
<line> nece*sidades essen*iais para * re*oma** das ativ*dades. A e**ola colocava-se assim ao serv*ço </line>
<line> da sociedade e d* transformação do mu*do - p*r*frasean*o o pensamento de Paulo Freire. </line>
<line> **n*uém po*e est** no mundo, c*m o mu*do e com os outro* ** fo*ma neut*a. N*o </line>
</par>
<par>
<line> poss* ficar no mundo *e luv** nas mãos *ó checando. A ac*mod**ão e* m*m </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> a*enas um caminho de </line>
<line> inserção, que im*lic* de*is*o, escol**, i**e*venção na </line>
</par>
<par>
<line> realid*de (FREIRE, 1996, p. 8*). </line>
<line> F***r* r*força a *nsepar*bilidade entre dem*cracia e a edu*aç*o na busca da </line>
</par>
<par>
<line> autonomia: </line>
<line> [...] particip*r é discutir, é ter voz, *onquistá-la, na p*l*ti*a educaciona* das é </line>
<line> escolas, na or*anização de *eus or*amentos. S** uma forte conv*c*ão po*íti*a, sem </line>
<line> um dis**r*o democráti*o cada vez m*is p*ó*im* da prátic* *emocrá*ica, sem </line>
<line> c*mp*tência cient*fica, nad* dis*o é p*ssível (F*EIRE, 2001, p. 88). </line>
</par>
<par>
<line> A gestão do o*çamento es*olar é outro p*nt* que con*erge com o pens*mento *e </line>
</par>
<par>
<line> Frei*e. D*ra*te a pa*demia da **vid-19, os *ecursos for*m realocados, após </line>
<line> discu*sõ*s </line>
</par>
<par>
<line> colegi*das, pr*oriza*do o *tendimen*o da* necessida*es q*e sur*i*am. D*n**e e*es, de*t**am- </line>
<line> s*: a concess** de *em reais para cada al*n* do ensin* *ntegr*do e o P**eja - para aquisição </line>
<line> d* pacote de s*rviços de i*ternet e como au*íli* *studantil, respectivamente. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er**ina PI, v. 20, n. 2, art. *, p. 151-1*3, fev. 202* </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Gomes A. C. G. *. *o*ta, M. S. Alme*da, C. C. M. Azeved*, G. M. Soares </line>
<line> 160 </line>
</par>
<par>
<line> R*ssalt*-se que as discussões *oram re*l*zad*s de forma democrática, e*vol*endo </line>
</par>
<par>
<line> *odos os s*tore* e de*arta*entos pedagógic*s, bem como repr*sent*ntes dos alun*s * </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> s*ciedade, conf*rm* explica Freire: </line>
</par>
<par>
<line> * basea** n**te conhecimento fu*damental: mudar é d*fíci*, mas p*ssível, que </line>
<line> vamos progr*mar n*ssa ação político-peda*ógica, não import* s* o projeto q*e no* </line>
<line> compr*met*mos é de a*fabetiza*ão de adultos ou cr*anças, de ação sanitária, *e </line>
<line> eva*gelização, seja d* formação de mão de ob*a técnica (FR*I*E, 1996, p. *9). </line>
<line> As m*danças i*pleme*tadas para su*erar o p*ríodo da *andemia de Covid-1* fora* </line>
<line> muito *ifíceis, mas nece*sárias. No caso ** faculdade, o princ*pal desafio foi estabe*ecer *ma </line>
<line> m*dança no ensino (antes totalmente presencial), para um modelo remot* e, poste*iorment*, </line>
</par>
<par>
<line> h*brido. A adaptação de pro*es*ores e a*unos fo* muito *e*orada e **eia de dúvida*, e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> método "*e*tativa e *rro" foi aprese*tado como um dos caminh**. </line>
</par>
<par>
<line> Ou*ro *rocesso muito **mplicado foi o *rocess* ava*iativo, *ue teve que ser alterado </line>
<line> c*m o u*o da a*ã* polí*i*o-p*dagógica. Acost*mado a um modelo baseado e* *ro*as </line>
<line> escrit*s, com q*est*es objetivas e/*u disc*rsivas, * ens*no a d*stância exi*iu *os alunos *ma </line>
<line> *ostura m*is autôn*ma par* a el*boração de t*aba*hos c*m* relatórios e resumos, que </line>
</par>
<par>
<line> passa*am servir a </line>
<line> como instr*men*o de </line>
<line> avaliação, *ubstituindo o modelo trad*ci*nal. Além </line>
</par>
<par>
<line> desses, a freq*ência dos encontro* remotos também pa*s*u a servir com* in*trumento de </line>
<line> a*al*ação, represe*t*nd* um p*r**nt*al cons*derá*el, na formação da nota final. </line>
<line> Na*a q*e diz resp*it* ao ser humano, a poss***l**ade d* s*u aperf*iç*ament* físi*o </line>
<line> e moral, de su* *nt*li**nc*a ser produzi*a e de*af*ada, os *bstáculos ao seu </line>
<line> cre*cimento, o *ue ele pode faz*r em favor tanto da *eleza do *und* qua*to de sua </line>
</par>
<par>
<line> feiura, a dominação a </line>
<line> que sujei*o, a liberdade pela qual deve luta*, nada *u* diga </line>
</par>
<par>
<line> respei*o aos ho*ens e m*lher*s pode pass** despercebido ao educ*dor progressi*ta. </line>
<line> Não im*orta a faixa etária *om a qual o educador trabalha (*REIRE, 19*6, *. 1*2). </line>
</par>
<par>
<line> A percepç*o do* educ*dores, descr*ta na cita*ã* acima, foi fundame*tal para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> det*cção d* problemas de ap*endiz*ge*. N*s a*las **m**as, muitos aluno* </line>
<line> apresentaram </line>
</par>
<par>
<line> s*nais de *stresse </line>
<line> * d**túrbios emocionais. Com a *etomada do ensino híbri*o, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pos*er*ormente presencial, essa constatação tornou-se mais </line>
<line> perc*p*ível. O déf*cit </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> ap*endiz*g*m, a *ificul*ade de ressocialização * a in*oler**cia são alg*ns do* pri*cip*is </line>
<line> problemas o*servados. No entant*, o*tros problemas sociais tam*ém afetavam *s alunos, *u* </line>
</par>
<par>
<line> *ecess*tava* de </line>
<line> atendimento do c*ntro ** apoio ps***pedagógico, * que *umentava </line>
</par>
<par>
<line> co*sideravelmente a p*ocura pelo serviço. Entre *s </line>
<line> problemas relata*o* estavam </line>
</par>
<par>
<line> principalmente * desemprego e a f*me. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresin*, v. 20, n. 2, art. 8, p. 151-*63, fev. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.**/r*v*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Influênc*a da P***gogi* Freirea*a na Ges*ão Edu*acio*al Du*a*te a *and*mia de Covid-19 </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> A educação é uma s**uação de conhecimento e c**unicação; portanto, o diálogo </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> fundamental no processo edu*a*ivo. *az parte da comunicação entre *s sujeitos q*e con*ecem </line>
<line> m*di**a pelo m*ndo. "Educ*ção * com*nicação, é d*ál*go, na medida em **e não é </line>
</par>
<par>
<line> transfer*ncia de saberes, mas </line>
<line> encontro de i*terlocut*res que buscam o sentid* dos </line>
</par>
<par>
<line> s*g***icados" (FREIRE, 1980, *. 69). </line>
</par>
<par>
<line> O diál*go deve s*r entendi*o c*mo algo q*e faz *arte da própria *atureza histórica </line>
<line> do se* human*. Faz par*e d* no*so pro*ress* histó*ico no caminho de *os tornarm*s </line>
<line> *eres humanos (FREIR*, *986, p. 122-123). </line>
</par>
<par>
<line> Um dos problemas detecta**s ne*te relato d* ex**riência foi o *éficit </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem. Grande part* d**se proble*a está rel*cionado ao *r*cesso de comunicação </line>
</par>
<par>
<line> falho, que, além de *ificultar o </line>
<line> diálogo, difi*ulta*a o proce*** de ap*endizagem. A </line>
</par>
<par>
<line> comunicação ass*rtiva * eficiente, fundamental para o </line>
<line> suces*o do processo educati*o, só </line>
</par>
<par>
<line> pode**a ser </line>
<line> estabelecida p*rtir da a </line>
<line> de*ec*ão de falhas, que em muitos casos surgir*m **r </line>
</par>
<par>
<line> conta d* </line>
<line> própri* </line>
<line> p**dem*a de Covid-1*. Ness* sentido, a implantação do uso *e múltip*as </line>
</par>
<par>
<line> **rr*menta* de interação, como transmiss*o ao vivo, ví**os, *ogos e ap*stilas </line>
<line> eletrô*icas, </line>
</par>
<par>
<line> c*nt*ibuiu par* a *edução do* p*o*lemas. Assi*, confirmando a importâ**ia d* diálogo, </line>
<line> defendido por F*ei*e. </line>
<line> 5 CONCLUS** </line>
<line> E*te a**i*o tev* com* objet*v* descrever as práticas *e gestão ad*tad*s *or uma esc*la </line>
</par>
<par>
<line> pú*lica do Rio d* Janeiro d*rante o perí*do *a Covid-19, correlacionando-*s com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pe**gogia freirea*a. *ara isso, utilizou-se co*o base as **incipais obras *e Paulo Freire, </line>
<line> como "Pedagogia do Op*imido" e "Pe*agogi* *a Autono*ia". </line>
<line> A pan*emia *e **vid-19 - apesar de i*por u* nov* cen*rio, trouxe à *o*a *elhos e </line>
<line> conhecidos *roble**s. *orém, diferentemente de outras épocas - em que os inst*umentos de </line>
<line> *eso*ução eram aplic*d*s de **rm* d*feren*e de hoje e a maioria dos flu*os nas organizações </line>
<line> acontecia *e form* presenci*l, * *a*de*i* i*pôs o distanciamento so**al, d*ficul*ando, ass*m, </line>
<line> a continu*dade de*ses pr*cessos. </line>
<line> Embora *reire não tenha um trabal*o especí*ico pa*a as situações imp*stas pela </line>
<line> pan*emia d* C*vid-19, *uit** *e seus ensinam*ntos foram, d*reta ou ind*retamente, </line>
<line> utilizad*s na tent*tiva de a*enizar sofriment*s e perdas de alunos, prof*sso*es e demais </line>
<line> pr*fiss*onais env*lv*do* na *ducação em processo. </line>
<line> Rev. FSA, *eresin* PI, v. 20, n. 2, ar*. 8, p. 151-16*, fev. 2023 www*.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Gomes A. C. G. D. M*tta, M. S. Almeida, C. *. M. Aze*edo, G. M. Soar*s </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> Observa-*e, em re*ação * gestão dem**rátic* e à não neut*alidade *a e**cação, q*e a </line>
<line> escol* mobilizo* de imediato sua **uipe, a partir da cons**tuição de grupos de trabalho (GTs), </line>
</par>
<par>
<line> *om a r*alizaç*o de reun*ões vir*ua** com ob*etivo de iden*i*ic*r a* *ecessidades o </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> env*lv*dos e tra*ar estra*égias par* a continu*dade de suas atividades. Essa atitude, por m*is </line>
</par>
<par>
<line> demor**a que fosse inicia*me*te, por se tr*tar de um </line>
<line> *enário *em pr*tocolo, refleti* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> co**romi*so i*st*tuci**al, em consonância com * *roposto por Freire. Já </line>
<line> a </line>
<line> *estão </line>
</par>
<par>
<line> par*icip**iva - q*e envol**u to*o o colegiado </line>
<line> da instituiç** - resultou na redi*tri*uiç*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *rçamento, na decisão de priorização *ara o atend**ento de situ*ções m**s g*av**, *rgentes e </line>
</par>
<par>
<line> c*m te*dência ao agravame*t*. Essa atitude também **tá d* </line>
<line> acor** com a p*dagogi* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Freire. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, mesmo com per**s si*nificativas em termos pedagógico*, *or*m o*serva*os </line>
</par>
<par>
<line> re*u*ta**s positiv*s, d*riv*dos do* </line>
<line> pr*cessos de *e*tão </line>
<line> ad*tado* pela escola. Ho**e uma </line>
</par>
<par>
<line> redu*ão inicial *o número de *ancelamento* de matr*culas e evasão *sc*lar, *ue se estabilizou </line>
</par>
<par>
<line> ao lo*go do </line>
<line> tempo. A **ncessão </line>
<line> de bol*** de acesso a serviço* </line>
<line> de da dos * e </line>
<line> adoção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pla**formas e m*t*d*l*gias </line>
<line> de *n*ino ade*u*das ta*bém </line>
<line> c*ntribuíram para a *edu**o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ev*são escolar. </line>
</par>
<par>
<line> A* relações pessoais entre os al*nos apresentaram melho*a s*gnificativa, </line>
</par>
<par>
<line> princi*almente **lo ap**o dos respect*vos setor*s de *tendim*nto psicológ*co </line>
<line> e*palh**o* </line>
</par>
<par>
<line> pelas un*dad*s da e*cola e pelo tra*alho desenvolvido pelos pro*ess*res e* sala de *ula. Esse </line>
</par>
<par>
<line> apoio t*mbém </line>
<line> ajud*u a ame*izar a dor c*usada </line>
<line> pela </line>
<line> **rt* d* ente* queridos, *o* a qu*l </line>
</par>
<par>
<line> mui*os aluno* r*torna*am à* atividades presencia*s na esco*a. </line>
<line> Muitos alunos que *erderam a *e*da e o emprego for** con*emp*ados com au*íli*s e </line>
<line> bol*as de transporte, *edidas decisivas para a perman*ncia dos alunos na *scola. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> presente pesquisa não esgota </line>
<line> as </line>
<line> discussõ*s sob*e o tema. *ara futuras p*sq*isas, </line>
</par>
<par>
<line> sugere-se sua a*pliaç*o, </line>
<line> comparando-a com outr** teor*as e experiênci*s de </line>
<line> gestão </line>
</par>
<par>
<line> edu*a*ional d*ante do desafio ca*sad* pela pandemia, bus*ando no *onjunto maior de estudos </line>
</par>
<par>
<line> conhecer * estado da art* </line>
<line> **sse tema c*nsi*erando outr*s questões </line>
<line> educacio*a** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> persp*ctiva*. </line>
<line> *EFERÊNC*AS </line>
</par>
<par>
<line> ALCÂNT*RA, L. A.; **RGE*, V.; FILIPAK, *. T. F**damentos </line>
<line> da gestão de*ocrá*ica </line>
</par>
<par>
<line> escolar em Paulo F*eire. Rev*sta Esp*cio*, v. 39, n. 43, p. 2-9, 2018. </line>
</par>
<par>
<line> FREI**, P. E*tensão ou comunicação?. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 20, n. 2, *rt. 8, p. 151-163, fev. 2023 ww*4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Inf*uên*ia *a Pedagogia *reireana na Gestão Educacional Durante a Pand*mia de Covid-19 </line>
<line> 163 </line>
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<line> FREIRE, P.; SHOR, I. Me** e Ousadia: o cot**ian* *o p*ofesso*. Rio de Janeiro: Pa* e </line>
<line> T*rra, 1**6. </line>
<line> F*EIRE, P. Peda*ogia da A**onom*a: sa*e*e* nec*ss*rios à *rá*i*a educ*tiva. São Paulo: </line>
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<line> FRE*RE, P. Pedagog*a da ind*gnação: cart*s pedagóg*cas e outros escritos. 4ª ed. Sã* Pa*lo: </line>
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<line> SOUZA, G.; SAN*OS, J. O. S.; JÚ*IOR, A. S. C. N*r*ativas de est*dantes da Eja no </line>
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<line> Ciências S**ia*s, v. 4, n. 7, *. 9-2*, 2*21. </line>
</par>
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<line> Como Referenc*ar *ste Ar**go, co*fo*me ABNT: </line>
</par>
<par>
<line> *OMES, S; MOTTA, *. C. G. D; **MEIDA, M. S; AZEVEDO, C. *. M; SOARES, G. M. A J. </line>
<line> *nflu*nci* *a Pedagogia *reirean* n* Ge*tão Educ*ci*n*l Duran*e a Pande*ia de Co*id-1*. Rev. </line>
<line> FSA, *eresina, v. 20, n. 2, art. 8, p. 151-163, fev. 20*3. </line>
</par>
<par>
<line> Co*tribuição *os Au*or*s </line>
<line> *. S. Gomes </line>
<line> *. C. *. D. M*tta </line>
<line> M . *. Almei*a </line>
<line> C. C. M. Azevedo </line>
<line> G. M. Soares </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análi*e * inter*retação *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabo*ação do rascunho ou na revisão **ítica d* conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti***a*ão na ap*ovação da ve*são fi*al do manuscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 2, *rt. 8, p. 151-1*3, *ev. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
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