<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 2, art. 8, p. 151-163, f*v. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.2.8
</line>
<line>
A I*fluência da Pedagogia Freirean* n* Gestão Ed*ca*ional **rante a
</line>
<line>
Pa n de m** de C o v i d-1 9
</line>
<line>
T * e I n f l u e n c e * f P a u * o * re i r e \ s P e * a g o g y f o r E d u * * t i o n * l M a n a g e m * n t
</line>
<line>
D *r ing t *e * o v id-1 9
</line>
<line>
*udimar da Silva Gome*
</line>
<line>
Do*torado em Admin***ração pel* (PPGA/UNIGRANRI*) da Univer*idade do Gra*de Rio
</line>
<line>
Mestre em T*cn*logia/ CEFET/RJ
</line>
<line>
P*ofessor E*et*vo do Col**io Pedr* II
</line>
<line>
*-mail: judima*.g**es@uol.co*.br
</line>
<line>
Ana Carolina d* G*uvêa Dant*s Motta
</line>
<line>
Dout*ra em Engenharia d* Pro*ução pela Uni*ers*da*e Fed*ral do Rio *e J*n*iro
</line>
<line>
Profe*sor* do (PPGA/UNIGRA*RIO), da Universidade do Grande R*o
</line>
<line>
E-mail: anacaro*i*a*e*ou*ea@gm*il.c**
</line>
<line>
Moacir Santana d* A*meid*
</line>
<line>
Mestrado e* Adminis**a*ão pelo (PPGA/UNIGRANRIO), *a Univ*r*idade do G**n*e Ri*
</line>
<line>
Graduaç*o em Admini**ração pe*a Unive*sidade Ca*dido *endes
</line>
<line>
E-ma*l: moacir.*antan*@unigranr**.br
</line>
<line>
Carla C*istina Madeir* de A*e*edo
</line>
<line>
Mestrado em Admi*i*tração *elo (PPG*/*NIGRA*RIO), da Universidade d* Grand* *io
</line>
<line>
Graduada em Administr*ção pela *ontifícia Universidade *atóli*a *e Minas Ge*ais
</line>
<line>
Reito*a, Ce*t*o Un*versitário T*cantinense Presiden*e Antônio *arl*s, *NITPA*
</line>
<line>
E-mail: carllamadeir*@gmail.com
</line>
<line>
G*br**l de Mou*a Soar*s
</line>
<line>
Mest*a*o em A*ministração pelo (*PGA/*NIGRANRIO), da Un*versidade do Gra*d* *io
</line>
<line>
*raduação *m Ciências C*ntá*eis pela Fac*ldade Mora*s Júnior
</line>
<line>
E-mail: gmourasoares@*ma*l.c*m
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Judimar da Silva G*mes
</line>
</par><par>
<line>
Av. *eri*etral Prof. José de Souza He*dy, 1160 - Jar*im
</line>
</par><par>
<line>
V*nte e Cinc* de Agosto, Duque de Caxias - RJ, 25*71-
</line>
</par><par>
<line>
202, Bra**l.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Ana Carolina de Gou*ê* *an*as Motta
</line>
</par><par>
<line>
**. Per*me*r** Prof. José *e Souz* Herdy, 11*0 - Jardim
</line>
<line>
Edi*o*-Chefe: D*. Tonny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
V*n*e * Cinco de Ago*to, Duque de Caxi*s - **, 2*0**-
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
20*, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: M*ac*r San*ana de Al*eida
</line>
<line>
Arti*o receb*do em 29/12/2022. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Av. Perime**al Prof. José de S*uza Herdy, 1160 - Jardim
</line>
<line>
rec*b*da em 11/0*/2023. Apro*a*o *m 12/01/2023.
</line>
</par><par>
<line>
Vinte e Cinco de Ago*to, Duque *e *axias - RJ, 25071-
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
J. S. Gom** A. C. G. D. Motta, M. S. Alme*da, C. C. M. Azevedo, G. M. Soa*es
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este artigo * um relato de experiência que v*sa desc*eve* as práticas de gestão e* uma esc*la
</line>
</par><par>
<line>
pública *ocalizada *o Rio *e Jan*iro, qu*, diante dos desafios im*ostos pela
</line>
<line>
pandemi*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ovid-19, recor*eu a soluções emerge*ciais, com de*taque para a im*lantação da mo*alidade
</line>
<line>
remota. O pe**odo relatado *brange fever*iro de 2020 até o terce*r* mês ap*s * retomada do
</line>
</par><par>
<line>
ensino
</line>
<line>
pr*sencial, e* junho de 2022. Além *e
</line>
<line>
de*c**ver, o artigo ten*a traç*r um paral*lo
</line>
</par><par>
<line>
entr* tais práticas e a pedag*gi* f*eir*ana. O grup* de indivíduos ob*er*ados *este relató*io *
</line>
<line>
comp*sto por g*st*res (acadêmicos * *dminist**tivos), coorden*d*res acadêm*cos,
</line>
</par><par>
<line>
*ro**ssores e alunos. P*r* o
</line>
<line>
desenvolvimento da pes*uisa, procur*mos dividir o* fatos
</line>
</par><par>
<line>
ob*ervados em *ei*
</line>
<line>
cat*goria*:
</line>
<line>
evasão escol*r,
</line>
<line>
aten*imento psicológic*,
</line>
<line>
défi*it *e
</line>
</par><par>
<line>
ap*endizagem, d*ficuld*des d* r*ssocializa*ã*, re*d* fami*iar e luto. *mbora Fre*re não t*nha
</line>
<line>
um tra*alho específico para a* situações *mpostas *ela pandemia de Covid-1*, *uitos de seu*
</line>
<line>
ensinam*ntos foram, direta ou indiretamente, *tilizados, * ajuda**m a *menizar sofri*entos e
</line>
</par><par>
<line>
***das
</line>
<line>
de *lunos, pr*fessores e demais *rofi*s*onais e*v*lv*dos *a edu*a*ão em processo,
</line>
</par><par>
<line>
confirmando assi* a importância **
</line>
<line>
pedagogia freir*ana e compro*and* sua ef**á*ia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
correl*ção com as *ráticas adotad*s p*la escola.
</line>
<line>
Palavras-chave: P*ulo *reire. G*stão Educac*onal. Escol* *ública. *andemia *o Covi*19.
</line>
<line>
Relato de Experiência.
</line>
<line>
ABSTR*CT
</line>
<line>
Thi* *rticle is an *xperi*n** *e*o*t tha* a*ms to d*scribe the m*nag*me** practices *n a public
</line>
</par><par>
<line>
school
</line>
<line>
located in Rio *e
</line>
<line>
J*ne*ro, which, faced the challenge* imposed by t*e
</line>
<line>
Covid-19
</line>
</par><par>
<line>
pandemic, re*o*te* to
</line>
<line>
e*ergency so*ut*ons, *i** emphasis
</line>
<line>
on th* i*plementation
</line>
<line>
of t he
</line>
</par><par>
<line>
*emote mode. The repor*ed *e*iod cov*rs F*bruary
</line>
<line>
20** un*i* the third
</line>
<line>
m*n*h after the
</line>
</par><par>
<line>
resump*ion ** ***e-to-fac* teaching, in June 2022. I* addition to describing, the article tr**s to
</line>
</par><par>
<line>
draw a p**a*lel bet*een such *ra*tic*s
</line>
<line>
**d Frei*e*n pedag**y. The group
</line>
<line>
*f individuals
</line>
</par><par>
<line>
observ*d in
</line>
<line>
this re**rt *s *omp*sed of managers (ac*demic and *dmin*strative),
</line>
<line>
ac**emic
</line>
</par><par>
<line>
coordi*ators, profe*sors and st*den*s. F*r *he *evelopment of t** r*search, we trie* t* *ivide
</line>
<line>
t*e obs*rve* facts i*to si* *a*egories: sc**ol dro**ut, psychological ca*e, learn*ng *eficit,
</line>
</par><par>
<line>
re*ocialization d*fficultie*, family inco*e, *nd *our*ing. Alth*ugh F*eire does not **v*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
specif*c work for the situ*tions *mpo*ed by the Co*id-19 p*n*em**, much *f his teachings
</line>
<line>
were, d*rec*ly or indirect*y, *sed, *nd he**ed to mitig*te the **ffer**g and los*e* of *t*dents,
</line>
</par><par>
<line>
teachers
</line>
<line>
and o*her professiona** i*volv*d i* the
</line>
<line>
*du*ation proce*s, t*us *onfir*ing ***
</line>
</par><par>
<line>
importa*ce of Freir*an p*dagogy, and proving its effectiveness and corr*lati*n with the
</line>
<line>
practices adopted *y the school.
</line>
<line>
Keywords: *aulo Freire. Educatio*al Manag*ment. Public Schoo*. Co**d-19 Pan*e*ic.
</line>
<line>
Exp*rience *eport.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, T*r*sina, *. 20, n. 2, art. *, p. 15*-1*3, fev. *023
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A I*fluê**ia da **d*gog** Freire*n* na Gest*o Educacional Du*an*e a P*nd*mia d* Co*id-19
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O vírus cau*ado* *a *ovid-19 se espal*o* por muito* *aíses e gerou
</line>
<line>
div*rsos
</line>
</par><par>
<line>
proble*as sociais, além
</line>
<line>
** proble*as *e *aúde *ue afet*ra* m*lhões d* pessoas. Devido
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
r*pida tr**smissi**lida*e do vírus, m*i*os setor*s da socied*de sofrer*m i*pactos im*diatos.
</line>
</par><par>
<line>
O *esmo *c*n*eceu com * setor de ed*caçã*, cujos impactos
</line>
<line>
foram bastant* significat*vo*.
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e co*texto, a bu*ca por *lter*ativas e ferramentas capazes de au*i*iar institui*ões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gestores no *roces** de ma*utenção de suas *tiv*dades ** mostrou bastante *esa*iadora.
</line>
</par><par>
<line>
* *elevância d* presente r*lato consiste *a *usca de comp*een*e* * correla*ão entre a
</line>
</par><par>
<line>
reflexã* freireana *s açõ*s d* ges*ão educacion*l re**iza*as, para auxilia* os alun*s e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*rcorr*r **se caminho repleto de dificuldades. O objet*vo é abord*r os prin*ipai* problema*
</line>
</par><par>
<line>
d* ges*ão enfren*ados du*an*e o pe**odo *e pandemia d* Covi*-19,
</line>
<line>
**sde o d*s*anciamen*o
</line>
</par><par>
<line>
s*cial no início da pandemia (fevereiro de 2020) a** o *erceiro m*s *pós a *etomada do ensino
</line>
</par><par>
<line>
p*esencial (jun*o de 2*2*), em
</line>
<line>
u** e*cola pública fe**ra*, localiza** n* es*a*o do Rio
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Jan*i*o. Em *egui*a, foi pos*ível t*açar um paralelo entr* as soluções en*ontrada* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pedagogia *roposta p*r Paulo F*eire.
</line>
</par><par>
<line>
2 P**CEDIMENTOS MET*DOL*GICOS
</line>
</par><par>
<line>
Para * desenvolviment* desta pesqu*sa, foi **ilizado o relato de experiência, baseado
</line>
<line>
no método desc**tivo-*arr*tiv*, que relata uma experiência v*vida. F*ram observadas as ações
</line>
</par><par>
<line>
dos trabalh*dor*s
</line>
<line>
d* t o d*s
</line>
<line>
os *etores d* escola, tanto na á**a adm***strati*a
</line>
<line>
quanto na
</line>
</par><par>
<line>
pe**gó*ica.
</line>
</par><par>
<line>
Os fatos *oram observ*dos
</line>
<line>
in loco, a par*ir da interação *o
</line>
<line>
observad*r com *utros
</line>
</par><par>
<line>
indivíd*os, nos div*rso* ambientes d* instituiç*o,
</line>
<line>
como direção, c*ordenaç*o pe*agógica,
</line>
</par><par>
<line>
salas de
</line>
<line>
aul*, bem com* em **nv*rsas in*or*ais e, princip*lme*te, relatórios dos
</line>
</par><par>
<line>
d**artamentos, apresen*ad*s em reuniões remotas ou *resen*iais.
</line>
</par><par>
<line>
Alé* da *bservação dos *at*s, foi realizada uma revisão
</line>
<line>
da li*eratu*a a r*s*eito
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
metod*l*gi* freireana, c** o objetivo de correla*io*á-las com
</line>
<line>
as
</line>
<line>
práticas u*i*izadas pelo
</line>
</par><par>
<line>
colégio, e* *u* g*stão, dura**e o per*odo da pandemi* de *ovid-19.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na PI, *. 20, n. 2, art. 8, p. 151-163, fev. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. *om*s A. C. G. *. Motta, *. S. *lmeida, C. *. M. A*evedo, G. M. Soares
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Desc**ção da Experiênc*a
</line>
</par><par>
<line>
*ste re*ato de experi*ncia visa a *borda*
</line>
<line>
os princ*pais problemas de *est*o
</line>
</par><par>
<line>
*nf*entados dur*n*e o perío*o de pandemia da Covid-*9, desde o afastamento so*ia* no i*íc*o
</line>
</par><par>
<line>
da pandem*a (feverei*o de 2*20) até terceiro mês ap*s a r*tomada do ensino pr*se*cial o
</line>
</par><par>
<line>
(jun*o d* 2022), em uma escola pública *edera*, no estado do Rio
</line>
<line>
de Janeiro. Em segui*a,
</line>
</par><par>
<line>
busca-se traç*r *m p*ralelo entre as s*lu*ões encon*ra*as e pedagogia *ropo**a **r Paulo a
</line>
<line>
Freire.
</line>
<line>
O grupo de in*ivíduos observ*dos neste relatório é composto *or *estores
</line>
<line>
(*cadêmicos e administrativos), co*rdenad*res *cadêmi**s, pr*fessore* e *lunos. P*r s* tra*ar
</line>
</par><par>
<line>
de um rel*to de ex*e*iê*cia, *ão houve necessi*ade de obtenção *e
</line>
<line>
carta de anuência. No
</line>
</par><par>
<line>
enta*t*, for*m obser*ado* os pr*ncípios *ticos pr*s*ntes em pesquisas científicas e*vo*v*ndo
</line>
<line>
*eres humanos, in*lusive a gara*ti* d* si*ilo *uan** à i*entidade *os e*volvidos.
</line>
<line>
Para o des*nvolvimento da pesquis*, *rocuramo* dividir os fat*s ob***vados em *ei*
</line>
<line>
categorias: evasão *scolar, *tendiment* psi*oló*ic*, défici* de ap*endizagem, dificu*dades de
</line>
</par><par>
<line>
ressociali*ação, re*da fam*liar e luto. Cabe ressa*tar que foi observada correl*ção
</line>
<line>
entre
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
categorias, que e* alguns casos *oss*em o *esm* fator orig**al.
</line>
</par><par>
<line>
Os fatos for*m observados in loco, por *eio da inte**ção *o observ*dor com os
</line>
</par><par>
<line>
d*ma*s indiv*duos, no* diversos ambientes *a instituição,
</line>
<line>
c*mo sal*s ** au*a, di*eção
</line>
</par><par>
<line>
**ministrativa,
</line>
<line>
co*rde**ção pedagógica, Núcleo de Apoio a Pess*as com Necessidade*
</line>
</par><par>
<line>
Específica* (NAPNE), Seto* de orientaçã* E*ucaciona* e Ped**ógica (*O*P). Além *a
</line>
</par><par>
<line>
observação física, pre*e*c***,
</line>
<line>
*s rel*tos
</line>
<line>
ouvidos nas
</line>
<line>
reu*iões re*ot*mente também
</line>
</par><par>
<line>
contr*buír*m *ara a elaboração do relat* de *xperiên*ia.
</line>
<line>
* *EFE*ENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
3.1 Aband*no es*o*ar
</line>
</par><par>
<line>
De todos
</line>
<line>
os fenômen*s obse*vado*, abandono é o *a*s g**ve, po*s re*resenta o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
saída do aluno do ambiente e*cola* - fundamental *ara o s*u desenvolvim**to, *ma vez
</line>
<line>
esgotad*s as possibilid*des de evitá-lo. Observou-se, n*ssa e**eriência, que a evasão escola*
</line>
</par><par>
<line>
t*ve
</line>
<line>
u* aumen*o considerável, em relaç*o aos índi*es pré-pandemia. No g**al, esse índ*ce
</line>
</par><par>
<line>
chegou a 40%.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, a*t. 8, p. 151-163, fev. 2023
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Infl*ência da Pedagogia Fre*reana *a Gestão Educ*c*o*** Dur*nte * Pandemi* de Covid-19
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
Vários foram os motivos que contri*uí*am para esse aumento. Po*ém, *omo a escola
</line>
</par><par>
<line>
atende alunos
</line>
<line>
em **ferent** **a*as, a sa*e*: (i) ad*lescentes -
</line>
<line>
qu* *ursam o En*ino Méd*o
</line>
</par><par>
<line>
Integ*ad*, oferecido no p*ríodo diurno e (ii) jovens *
</line>
<line>
adult*s - a*unos do ensino mé*io na
</line>
</par><par>
<line>
Mod*l*dade d* Educação de Jov*ns e Adultos (Proeja), no turno da noite, i*so fe* com q*e os
</line>
</par><par>
<line>
mo*ivo* fossem, aind* que timi*am*nte, distintos entre *s dois grupos. No
</line>
<line>
grupo de a*uno*
</line>
</par><par>
<line>
*dolescente* (Int*grad*s), o* p*i*cip*i* motivos de ev*são foram a fa**a de eq*ipa**ntos
</line>
<line>
eletrô*icos como *omputadores, ta*lets ou *elula*es, capazes de conectá-los ao* s**temas de
</line>
<line>
e*sino; f*lta de ac*sso a *e*viços de Internet; dificulda*e d* **aptação ao modelo de *nsino
</line>
</par><par>
<line>
remoto; e probl*m*s emocio*ais der*vados *a **rt*
</line>
<line>
de famil*ares. A f*lta de acesso
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
serv***s eletr*nicos e de internet *steve di*etamente ligad* à perd* d* *mprego e/ou da ren*a
</line>
<line>
fami*i*r.
</line>
<line>
No grupo de alu*os do Pr*eja, os mot*vos foram os mesmo* detectados no Integrado.
</line>
<line>
No *ntanto, por se tratar de um gr*po formado por j*vens e a*ultos, q*e mu*tas vezes são o
</line>
<line>
*uste*t* de suas f*mílias, a perda do empr*g* foi o pr*ncip*l m*tivo do afastame*to.
</line>
<line>
Outro motivo obs*rvado *este gru*o f*i gravidez e licença mé*ica. Vale *esta*a*
</line>
</par><par>
<line>
também, e* relaç*o à p*rda
</line>
<line>
do emprego, que muit*s *lu*os se vira* em um* situa*ão
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
que a única opção de r*nd*
</line>
<line>
era trabalh*r *m
</line>
<line>
um
</line>
<line>
n*gócio p*óp*io, i*formal, ao qual se
</line>
</par><par>
<line>
de*icavam integralm*nte, não tendo t*mpo disponível p*ra acompanhar *u* vida escolar.
</line>
</par><par>
<line>
As *ções da esco*a
</line>
<line>
pa*a reduzir a *vasã* *oram a concessão de table*s; auxílio-
</line>
</par><par>
<line>
e*tudan** do
</line>
<line>
Pr*eja, no valor de *em reais, para a*unos com frequência igual ou supe*ior
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
setenta e c*nco por cento; auxílio estudantil do programa **teg**do, no valor de cem reais *ar*
</line>
<line>
*ompr* de pacotes de internet; fortalecimento do relacionamento com as ins*it*i*ões, *isando
</line>
</par><par>
<line>
maior o*e*ta
</line>
<line>
de
</line>
<line>
vaga* de
</line>
<line>
e*tágio; incentivo ao uso da atenção *omiciliar para gestantes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pu*rpera*; d*v*rsificaçã* do *étodo de ensino;
</line>
<line>
e
</line>
<line>
at*ndimento ps**opedagó*i*o,
</line>
<line>
além da
</line>
</par><par>
<line>
ma*uten**o de benefícios lega*s *omo a oferta de alimentaç*o lo*al e o cartão-passagem, que
</line>
<line>
p*rmit* ao alun* se desl*car de casa em escola sem onerar o orçamento.
</line>
<line>
3.2 Apoio psicológico
</line>
</par><par>
<line>
O ate*dimento psicológi*o foi
</line>
<line>
ou*ra *atego*i* *bs*rva*a. O Núcleo
</line>
<line>
de Apoio
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Pessoas com Ne*essi*ades Espec*fic*s
</line>
<line>
(N*P*E) e Setor de Orientação Educa*ion*l *
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
P*dagó**ca (*OEP) são os set*res r**ponsáv*is pelo a*en*iment* aos alunos com
</line>
</par><par>
<line>
necessi*a**s
</line>
<line>
como deficiênc*a fí*ica, mental, *ensorial e intelectual; d*st*rb*os
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 20, n. 2, art. *, p. 151-163, fe*. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Gom*s A. C. G. D. *ott*, M. S. Almeida, C. C. *. *zevedo, G. *. Soa*es
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*vimento; aprend*ndo dificuld*des; pla*ejament*, *esenvolv*mento e avaliação do
</line>
<line>
*roce*so *n*ino-a*re*dizagem, entre out*os.
</line>
</par><par>
<line>
Esse* *etor*s tiver** um aumento de de*an*a, da *rd*m
</line>
<line>
de s*sse*ta p*r cento,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*ela*ão ao período p*é-pa*dêmico. Dentre *s p*incipais motiv*s
</line>
<line>
observa*os para esse
</line>
</par><par>
<line>
a*m*nto, destacam-s*:
</line>
<line>
dificuldade de res*ocial*zação, agressõe*
</line>
<line>
verbais e/ou físicas **tre
</line>
</par><par>
<line>
alu*os, cr**es de ansie*ade, d*pre*são, co*flitos com
</line>
<line>
*rof*sso*es e familiares défi*i* e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*pre**izag*m. A*sim *omo observ*do n* categ**ia aba*dono escola*, algun* moti*o* *oram
</line>
<line>
mais observ***s em a*unos adol**centes, enq*anto outros foram m*is obs*rv*d*s em alu*o*
</line>
<line>
*dultos (Pr*eja). No púb*ico adoles*ente, os principais problema* que ge*aram aten**mento
</line>
<line>
*or*m os de ressocializ*ção, a*ress*es verbais e/o* fí*icas e conflitos c*m professores. O
</line>
</par><par>
<line>
pú**ico adulto (Proeja) f*i mais
</line>
<line>
ac*metid* por crise* de ansiedade, de*ressão e défici*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
aprendizage*.
</line>
</par><par>
<line>
Ao re*o**ar à* a*l** pre*enc***s, pode-se inferir *ue estando tanto tempo s** contato
</line>
</par><par>
<line>
com os c*legas (cerca d* dois anos), *uitos a*unos estari*m ansiosos e
</line>
<line>
felizes pelo
</line>
</par><par>
<line>
*eencontro, o
</line>
<line>
q** levaria a uma interaçã* muito harmoniosa, o que de *ato
</line>
<line>
**o
</line>
<line>
acont*ceu.
</line>
</par><par>
<line>
Pelo contrário, o *ue se observou nos mais v*riados ambient*s es*olares - *ala de aula;
</line>
</par><par>
<line>
bibl*o**ca; laborató*ios; quadra de esporte*; e nas atividades interativas,
</line>
<line>
como trabalhos
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
g*u*o, seminários, en*re outros, hav** d*st*ncia**nto pessoal,
</line>
<line>
hostilid*de * grande
</line>
</par><par>
<line>
dificuldade de int*graç*o, o que pode r*fletir *s *egras de distanciamento, impo*ta* pela
</line>
<line>
própria *an*e*ia, e probl*mas familiar**.
</line>
<line>
No púb**c* jovem e adult* (Proeja), depressão, crise d* a*sie*ade e d**iculdades de
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem for*m os *roble*as qu*
</line>
<line>
domin**a* as consultas. Essas crises podem estar
</line>
</par><par>
<line>
*i*etamente *elaci*n*das ao fa*o *e muitos d*sses alunos *erem os pr*ncipais p*ovedores
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
suas casa*. Com *
</line>
<line>
***se econô*ica, o desempr*go e
</line>
<line>
*s f*ustrações
</line>
<line>
de não honr*r
</line>
<line>
com s**s
</line>
</par><par>
<line>
responsabilidades, vem a fa*ta de concentração e, cons**uentem*nte, o dé**c*t *e aprendizad*.
</line>
<line>
3.3 Défic*t de ap*e*di*a*em
</line>
<line>
O défi**t de aprendizag*m f*i a variá*el mais abrangente, visto que *tin*iu tod*s *s
</line>
</par><par>
<line>
a*unos. Com o
</line>
<line>
advent* d* distancia*ento imposto **la pand*mia, a
</line>
<line>
ins***uição teve su*s
</line>
</par><par>
<line>
**ivi**des *uspensas por sei* me*es, até a reto*ada no módulo r*moto. Essa
</line>
<line>
lacuna
</line>
</par><par>
<line>
interrom**u o
</line>
<line>
apre*d*zad* e, d* certa forma, desestimulou os *lunos na busca pelo
</line>
</par><par>
</page><line>
conheciment*, t*azendo, po*tanto, a def*ciência no apr*ndizado dos **unos, que se
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 20, n. 2, *rt. *, p. 151-*63, fev. 2023 www4.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influência da Pedagogia Freirea*a na Ge*tão Educacion*l **rante a Pandem*a d* Covid-**
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
materia*izou em a*gumas difi*uldade*, *omo: *c*mpanhar o con*eúd*, re*ponder às pergunta*
</line>
<line>
*os professores e p*oblematizar res*lvendo.
</line>
<line>
Perce*eu-se ta*bé* uma forte li*ação *ntre o déficit de *pr*ndizagem e a evasão
</line>
<line>
escolar.
</line>
<line>
E*se fato, *or ser inédito, pegou a instituição de surpres* e, c*ns*quentemente,
</line>
<line>
despreparada para enfrentar * desafio im*osto po* *sse novo cenário. No entant*, al*umas
</line>
</par><par>
<line>
ações for*m *mple*en*adas
</line>
<line>
para *inimiz*r os danos. Den*r* elas, dest**am-se: *so
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
recup*ração para*e*a; disp*nib*lidade de aposti*as eletrôn*cas; diversi*ica*ão do
</line>
<line>
método
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ensino com uso de jogos, víd*os, a*ém de transmissão ao vivo.
</line>
</par><par>
<line>
3.4 Dificuldade de R*ssociali*a*ão
</line>
</par><par>
<line>
Como o *e*íodo abr*ngido pela ex*eriência c**preende *t* três *eses após o re*orno
</line>
</par><par>
<line>
presenc*al, foi po*sível identificar
</line>
<line>
dificul*ades na ressocial*zaç*o. E*sas
</line>
<line>
dificuldades nã*
</line>
</par><par>
<line>
foram d*te*ta*as *a audiência do Proeja. No enta*t*, os *lunos do *ntegrado (diurno) tiver*m
</line>
<line>
gr*nde *i*iculdade nes*e p*ocesso. N*sse gru**, percebe*-s* o aumento da *ntolerância,
</line>
</par><par>
<line>
hostili**de,
</line>
<line>
preconce*to e isolament* socia*, o qu* corroborou um aumento con*i*eráve*
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
n*mero de atendi*ent*s prestados p*lo set** de o*i***ação *duc*c*onal * pedagógica (SOEP).
</line>
</par><par>
<line>
P*ra
</line>
<line>
min*mizar
</line>
<line>
as
</line>
<line>
consequências
</line>
<line>
desse
</line>
<line>
processo,
</line>
<line>
além
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
ate*di*ento
</line>
</par><par>
</page><line>
psicopeda*ógico, f*ram ado*ada* as *eguintes ações: esta*eleci*ento de atividades em grupo,
</line>
<line>
incentivo à *rática de esportes coletivos c*mo fu**bol e basquete, nos intervalos e *as horas
</line>
<line>
vagas e criação de grupos de trabalho em apl*cativos como W*atsAp*.
</line>
<line>
3.5 R*nda f**il*ar
</line>
<line>
A **rda ou re*ução do re*dimento familiar foi outro fator fortemente afetado pel*
</line>
<line>
pandemia de C**id-19, *ujos reflexos *e fizeram sentir também na educaç*o, cont**buindo
</line>
<line>
par* o aba*dono e**olar. *sse fator foi mais p*rceptível no* três primeiros meses do retor**
</line>
<line>
*resencial e, **pecificamente, nos alunos *o *roeja, *ois a per*a d* empregos informais lev*u
</line>
<line>
muitos alunos a empreender por n*cessidad*. Poré*, *omo a atividade *xige muito tempo e
</line>
<line>
dedicação, mes*o que infor*al, alguns não conse*uiram manter a d*sp**ibilidade de h*rários
</line>
<line>
para dar conti*uidad* aos e*tudos.
</line>
<line>
*bservou-se, em alguns cas*s, *ma reprovação propos*tal por parte dos alunos, com o
</line>
<line>
o*je*ivo de mante* seus ví*culos e, consequente*en**, sua renda. *ss* ocorreu co* aluno* do
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. *, a*t. 8, *. 151-16*, fe*. 2023 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Gom*s *. C. G. D. Motta, M. *. Alm*ida, C. C. M. Azev*do, G. M. Soares
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
últim* per*odo, visando a *ontin*i*ade do estágio. Essa es*rat*gia também foi adotada por
</line>
<line>
alg*ns al*no* desempr*gados, no últ*mo período, par* ma*ter *uas bolsas * al*m*ntaç*o na
</line>
<line>
escola.
</line>
<line>
3.6 Morte e luto
</line>
<line>
O lu*o e*tev* pres*n*e duran*e todo o perí*do de ensi*o remoto * p*esencial. A **rda
</line>
<line>
de familia*es abalou os alunos * contribui* par* * aumento em todas as outra* categor**s
</line>
<line>
citadas *c*ma. *o entan*o, * úni*a categoria ado*ada, que efetivamente contribuiu para
</line>
<line>
*men*zar o luto, foi o atendim***o ps*coló*ico.
</line>
<line>
Ao contrári* d* pe*da de renda familiar, que teve maior impacto no* a*unos do Proeja,
</line>
</par><par>
<line>
o luto foi mai* perceptíve* nos a*uno*
</line>
<line>
integrados. Provavelmen*e, pela *alta *e maturi*ade,
</line>
</par><par>
<line>
pa*a lidar com *ma s**uaçã* inédit*.
</line>
</par><par>
<line>
4 *ES*L*ADOS E*ISCU*SÕES
</line>
</par><par>
<line>
*.1 A influência da Pedag**ia Fre*r*ana
</line>
<line>
Apesar de *ão ser o t*ma específi*o de Paulo F*eire, suas obras contribue* muito p*ra
</line>
<line>
o *rocesso *e gest*o e*colar. Tem*s como: educação *ibertadora, formação *e pro*essore*,
</line>
<line>
prática educat*va progressista, alfabet*zação c**o ele*ent* de formação da ci**dania, entre
</line>
<line>
outros, podem norte*r as pr*t*cas de gestão escolar, co**ribuindo par* o alcance de resultados
</line>
<line>
mais efetivos e dem*cráticos.
</line>
<line>
O **ma administra*ão, **stão escolar não * tema específi*o *e P*ul* *re*re, nã* foi
</line>
<line>
* pre*cupaçã* fund**ental de s*a *nv*stigação, mas e*tá *erm*ado em toda a s*a
</line>
<line>
obra, em sua visão de ser h*mano, de soci*dade, d* educação, on*e *odemos,
</line>
<line>
*erfeitamente, tra*e* para o campo da gestã* e*colar d*mocrátic* (ALCÂNTAR*
</line>
<line>
ET AL., **18, p. *).
</line>
<line>
Ne*te r*l**o de experiência, p*demos constatar q*e muitas das e*tratég*as utiliza**s
</line>
</par><par>
<line>
pela gestão da escola,
</line>
<line>
com * obje*ivo d* mitig*r os p*oblemas
</line>
<line>
decorrent*s *a pandemia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**vid-19, vão a* en*ontro das pro*ost*s *e Pa**o Frei*e.
</line>
<line>
Mesmo tendo passado por outras *rises causad*s por p*n*e*ias, guerras, dep*ess**
</line>
</par><par>
<line>
ec*nômica, entre outros, a
</line>
<line>
pandemia d* Covid-19 trouxe d*safios jamais e**renta*os pela
</line>
</par><par>
</page><line>
huma*id*de. Nesse conte*to, to*os os se*ores da sociedad* se *epararam com u* cená**o em
</line>
<line>
*ev. FSA, Te*esina, v. 20, *. 2, art. *, *. 151-*63, fev. 2023 www4.*sanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influ*ncia da Pedagogia Freireana n* Gestã* Ed*caci*nal Durant* a Pa*demia de Cov*d-19
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
que p*oblemas emergenc*ais prec*savam *er **renciados, e o ace*so * *ecur*os para isso er*
</line>
<line>
*xtremamente *imitado.
</line>
<line>
O setor da edu*ação f*i um dos m*is afetados *ela pande*ia de Covi*-19. De repent*,
</line>
</par><par>
<line>
as in*ti*uiçõ*s
</line>
<line>
de ens*no t**era*
</line>
<line>
q*e f*char suas *ort*s, paralisand* todos os processos de
</line>
</par><par>
<line>
ensino-educação. Co* o pas*ar dos meses, a inércia deu luga* ao p***ejamento e no*as
</line>
</par><par>
<line>
ferramentas começaram a ser utilizadas com objetivo de r*tomar proce*sos s*luci*n*r
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
problemas. Uma *elas foi a i*plant**ão do e*sino a *istâ*cia, por meio de plataforma*. No
</line>
<line>
en*anto, os p**blemas não se limitav*m ao e*sino e à edu*aç*o. Outros problemas, co*o os
</line>
<line>
relatado* na e*peri*ncia, surgiram nat*r*lmente. Freire (2000, p. 3*) adve*te que:
</line>
<line>
"[...] uma ed*cação que, jam**s podendo ser neutra, possa **tar * serviço da *eci*ão,
</line>
</par><par>
<line>
da tra*sformação *o mundo, da crít*c* inserç*o n*la, bem como a se*viç* da
</line>
</par><par>
<line>
*m*bi*ização, da p*ssível pe*ma*ênc*a de
</line>
<line>
es*ru*u*as injustas, da acomodação dos
</line>
</par><par>
<line>
seres h*ma**s à r*a*idade tida como i*tocável".
</line>
</par><par>
<line>
O *lerta d* Freire vai ao encontro da postura adotada
</line>
<line>
pe*o colégio, que, em con*uta
</line>
</par><par>
<line>
não neutra, cri*u, nos prime*r*s te*p*s, grupos de trab**ho e*pe*ífi*os e comitês d* ges*ão de
</line>
<line>
cr**es, que, a* *e *eunirem remotamente, iniciaram planejamento de dis**ssões e ava*iaçã* de
</line>
<line>
nece*sidades essen*iais para * re*oma** das ativ*dades. A e**ola colocava-se assim ao serv*ço
</line>
<line>
da sociedade e d* transformação do mu*do - p*r*frasean*o o pensamento de Paulo Freire.
</line>
<line>
**n*uém po*e est** no mundo, c*m o mu*do e com os outro* ** fo*ma neut*a. N*o
</line>
</par><par>
<line>
poss* ficar no mundo *e luv** nas mãos *ó checando. A ac*mod**ão e* m*m
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
a*enas um caminho de
</line>
<line>
inserção, que im*lic* de*is*o, escol**, i**e*venção na
</line>
</par><par>
<line>
realid*de (FREIRE, 1996, p. 8*).
</line>
<line>
F***r* r*força a *nsepar*bilidade entre dem*cracia e a edu*aç*o na busca da
</line>
</par><par>
<line>
autonomia:
</line>
<line>
[...] particip*r é discutir, é ter voz, *onquistá-la, na p*l*ti*a educaciona* das é
</line>
<line>
escolas, na or*anização de *eus or*amentos. S** uma forte conv*c*ão po*íti*a, sem
</line>
<line>
um dis**r*o democráti*o cada vez m*is p*ó*im* da prátic* *emocrá*ica, sem
</line>
<line>
c*mp*tência cient*fica, nad* dis*o é p*ssível (F*EIRE, 2001, p. 88).
</line>
</par><par>
<line>
A gestão do o*çamento es*olar é outro p*nt* que con*erge com o pens*mento *e
</line>
</par><par>
<line>
Frei*e. D*ra*te a pa*demia da **vid-19, os *ecursos for*m realocados, após
</line>
<line>
discu*sõ*s
</line>
</par><par>
<line>
colegi*das, pr*oriza*do o *tendimen*o da* necessida*es q*e sur*i*am. D*n**e e*es, de*t**am-
</line>
<line>
s*: a concess** de *em reais para cada al*n* do ensin* *ntegr*do e o P**eja - para aquisição
</line>
<line>
d* pacote de s*rviços de i*ternet e como au*íli* *studantil, respectivamente.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er**ina PI, v. 20, n. 2, art. *, p. 151-1*3, fev. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Gomes A. C. G. *. *o*ta, M. S. Alme*da, C. C. M. Azeved*, G. M. Soares
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
R*ssalt*-se que as discussões *oram re*l*zad*s de forma democrática, e*vol*endo
</line>
</par><par>
<line>
*odos os s*tore* e de*arta*entos pedagógic*s, bem como repr*sent*ntes dos alun*s *
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
s*ciedade, conf*rm* explica Freire:
</line>
</par><par>
<line>
* basea** n**te conhecimento fu*damental: mudar é d*fíci*, mas p*ssível, que
</line>
<line>
vamos progr*mar n*ssa ação político-peda*ógica, não import* s* o projeto q*e no*
</line>
<line>
compr*met*mos é de a*fabetiza*ão de adultos ou cr*anças, de ação sanitária, *e
</line>
<line>
eva*gelização, seja d* formação de mão de ob*a técnica (FR*I*E, 1996, p. *9).
</line>
<line>
As m*danças i*pleme*tadas para su*erar o p*ríodo da *andemia de Covid-1* fora*
</line>
<line>
muito *ifíceis, mas nece*sárias. No caso ** faculdade, o princ*pal desafio foi estabe*ecer *ma
</line>
<line>
m*dança no ensino (antes totalmente presencial), para um modelo remot* e, poste*iorment*,
</line>
</par><par>
<line>
h*brido. A adaptação de pro*es*ores e a*unos fo* muito *e*orada e **eia de dúvida*, e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
método "*e*tativa e *rro" foi aprese*tado como um dos caminh**.
</line>
</par><par>
<line>
Ou*ro *rocesso muito **mplicado foi o *rocess* ava*iativo, *ue teve que ser alterado
</line>
<line>
c*m o u*o da a*ã* polí*i*o-p*dagógica. Acost*mado a um modelo baseado e* *ro*as
</line>
<line>
escrit*s, com q*est*es objetivas e/*u disc*rsivas, * ens*no a d*stância exi*iu *os alunos *ma
</line>
<line>
*ostura m*is autôn*ma par* a el*boração de t*aba*hos c*m* relatórios e resumos, que
</line>
</par><par>
<line>
passa*am servir a
</line>
<line>
como instr*men*o de
</line>
<line>
avaliação, *ubstituindo o modelo trad*ci*nal. Além
</line>
</par><par>
<line>
desses, a freq*ência dos encontro* remotos também pa*s*u a servir com* in*trumento de
</line>
<line>
a*al*ação, represe*t*nd* um p*r**nt*al cons*derá*el, na formação da nota final.
</line>
<line>
Na*a q*e diz resp*it* ao ser humano, a poss***l**ade d* s*u aperf*iç*ament* físi*o
</line>
<line>
e moral, de su* *nt*li**nc*a ser produzi*a e de*af*ada, os *bstáculos ao seu
</line>
<line>
cre*cimento, o *ue ele pode faz*r em favor tanto da *eleza do *und* qua*to de sua
</line>
</par><par>
<line>
feiura, a dominação a
</line>
<line>
que sujei*o, a liberdade pela qual deve luta*, nada *u* diga
</line>
</par><par>
<line>
respei*o aos ho*ens e m*lher*s pode pass** despercebido ao educ*dor progressi*ta.
</line>
<line>
Não im*orta a faixa etária *om a qual o educador trabalha (*REIRE, 19*6, *. 1*2).
</line>
</par><par>
<line>
A percepç*o do* educ*dores, descr*ta na cita*ã* acima, foi fundame*tal para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
det*cção d* problemas de ap*endiz*ge*. N*s a*las **m**as, muitos aluno*
</line>
<line>
apresentaram
</line>
</par><par>
<line>
s*nais de *stresse
</line>
<line>
* d**túrbios emocionais. Com a *etomada do ensino híbri*o,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pos*er*ormente presencial, essa constatação tornou-se mais
</line>
<line>
perc*p*ível. O déf*cit
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
ap*endiz*g*m, a *ificul*ade de ressocialização * a in*oler**cia são alg*ns do* pri*cip*is
</line>
<line>
problemas o*servados. No entant*, o*tros problemas sociais tam*ém afetavam *s alunos, *u*
</line>
</par><par>
<line>
*ecess*tava* de
</line>
<line>
atendimento do c*ntro ** apoio ps***pedagógico, * que *umentava
</line>
</par><par>
<line>
co*sideravelmente a p*ocura pelo serviço. Entre *s
</line>
<line>
problemas relata*o* estavam
</line>
</par><par>
<line>
principalmente * desemprego e a f*me.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresin*, v. 20, n. 2, art. 8, p. 151-*63, fev. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.**/r*v*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influênc*a da P***gogi* Freirea*a na Ges*ão Edu*acio*al Du*a*te a *and*mia de Covid-19
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
A educação é uma s**uação de conhecimento e c**unicação; portanto, o diálogo
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
fundamental no processo edu*a*ivo. *az parte da comunicação entre *s sujeitos q*e con*ecem
</line>
<line>
m*di**a pelo m*ndo. "Educ*ção * com*nicação, é d*ál*go, na medida em **e não é
</line>
</par><par>
<line>
transfer*ncia de saberes, mas
</line>
<line>
encontro de i*terlocut*res que buscam o sentid* dos
</line>
</par><par>
<line>
s*g***icados" (FREIRE, 1980, *. 69).
</line>
</par><par>
<line>
O diál*go deve s*r entendi*o c*mo algo q*e faz *arte da própria *atureza histórica
</line>
<line>
do se* human*. Faz par*e d* no*so pro*ress* histó*ico no caminho de *os tornarm*s
</line>
<line>
*eres humanos (FREIR*, *986, p. 122-123).
</line>
</par><par>
<line>
Um dos problemas detecta**s ne*te relato d* ex**riência foi o *éficit
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem. Grande part* d**se proble*a está rel*cionado ao *r*cesso de comunicação
</line>
</par><par>
<line>
falho, que, além de *ificultar o
</line>
<line>
diálogo, difi*ulta*a o proce*** de ap*endizagem. A
</line>
</par><par>
<line>
comunicação ass*rtiva * eficiente, fundamental para o
</line>
<line>
suces*o do processo educati*o, só
</line>
</par><par>
<line>
pode**a ser
</line>
<line>
estabelecida p*rtir da a
</line>
<line>
de*ec*ão de falhas, que em muitos casos surgir*m **r
</line>
</par><par>
<line>
conta d*
</line>
<line>
própri*
</line>
<line>
p**dem*a de Covid-1*. Ness* sentido, a implantação do uso *e múltip*as
</line>
</par><par>
<line>
**rr*menta* de interação, como transmiss*o ao vivo, ví**os, *ogos e ap*stilas
</line>
<line>
eletrô*icas,
</line>
</par><par>
<line>
c*nt*ibuiu par* a *edução do* p*o*lemas. Assi*, confirmando a importâ**ia d* diálogo,
</line>
<line>
defendido por F*ei*e.
</line>
<line>
5 CONCLUS**
</line>
<line>
E*te a**i*o tev* com* objet*v* descrever as práticas *e gestão ad*tad*s *or uma esc*la
</line>
</par><par>
<line>
pú*lica do Rio d* Janeiro d*rante o perí*do *a Covid-19, correlacionando-*s com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
pe**gogia freirea*a. *ara isso, utilizou-se co*o base as **incipais obras *e Paulo Freire,
</line>
<line>
como "Pedagogia do Op*imido" e "Pe*agogi* *a Autono*ia".
</line>
<line>
A pan*emia *e **vid-19 - apesar de i*por u* nov* cen*rio, trouxe à *o*a *elhos e
</line>
<line>
conhecidos *roble**s. *orém, diferentemente de outras épocas - em que os inst*umentos de
</line>
<line>
*eso*ução eram aplic*d*s de **rm* d*feren*e de hoje e a maioria dos flu*os nas organizações
</line>
<line>
acontecia *e form* presenci*l, * *a*de*i* i*pôs o distanciamento so**al, d*ficul*ando, ass*m,
</line>
<line>
a continu*dade de*ses pr*cessos.
</line>
<line>
Embora *reire não tenha um trabal*o especí*ico pa*a as situações imp*stas pela
</line>
<line>
pan*emia d* C*vid-19, *uit** *e seus ensinam*ntos foram, d*reta ou ind*retamente,
</line>
<line>
utilizad*s na tent*tiva de a*enizar sofriment*s e perdas de alunos, prof*sso*es e demais
</line>
<line>
pr*fiss*onais env*lv*do* na *ducação em processo.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresin* PI, v. 20, n. 2, ar*. 8, p. 151-16*, fev. 2023 www*.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Gomes A. C. G. D. M*tta, M. S. Almeida, C. *. M. Aze*edo, G. M. Soar*s
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
Observa-*e, em re*ação * gestão dem**rátic* e à não neut*alidade *a e**cação, q*e a
</line>
<line>
escol* mobilizo* de imediato sua **uipe, a partir da cons**tuição de grupos de trabalho (GTs),
</line>
</par><par>
<line>
*om a r*alizaç*o de reun*ões vir*ua** com ob*etivo de iden*i*ic*r a* *ecessidades o
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
env*lv*dos e tra*ar estra*égias par* a continu*dade de suas atividades. Essa atitude, por m*is
</line>
</par><par>
<line>
demor**a que fosse inicia*me*te, por se tr*tar de um
</line>
<line>
*enário *em pr*tocolo, refleti*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
co**romi*so i*st*tuci**al, em consonância com * *roposto por Freire. Já
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*estão
</line>
</par><par>
<line>
par*icip**iva - q*e envol**u to*o o colegiado
</line>
<line>
da instituiç** - resultou na redi*tri*uiç*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*rçamento, na decisão de priorização *ara o atend**ento de situ*ções m**s g*av**, *rgentes e
</line>
</par><par>
<line>
c*m te*dência ao agravame*t*. Essa atitude também **tá d*
</line>
<line>
acor** com a p*dagogi*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Freire.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, mesmo com per**s si*nificativas em termos pedagógico*, *or*m o*serva*os
</line>
</par><par>
<line>
re*u*ta**s positiv*s, d*riv*dos do*
</line>
<line>
pr*cessos de *e*tão
</line>
<line>
ad*tado* pela escola. Ho**e uma
</line>
</par><par>
<line>
redu*ão inicial *o número de *ancelamento* de matr*culas e evasão *sc*lar, *ue se estabilizou
</line>
</par><par>
<line>
ao lo*go do
</line>
<line>
tempo. A **ncessão
</line>
<line>
de bol*** de acesso a serviço*
</line>
<line>
de da dos * e
</line>
<line>
adoção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pla**formas e m*t*d*l*gias
</line>
<line>
de *n*ino ade*u*das ta*bém
</line>
<line>
c*ntribuíram para a *edu**o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ev*são escolar.
</line>
</par><par>
<line>
A* relações pessoais entre os al*nos apresentaram melho*a s*gnificativa,
</line>
</par><par>
<line>
princi*almente **lo ap**o dos respect*vos setor*s de *tendim*nto psicológ*co
</line>
<line>
e*palh**o*
</line>
</par><par>
<line>
pelas un*dad*s da e*cola e pelo tra*alho desenvolvido pelos pro*ess*res e* sala de *ula. Esse
</line>
</par><par>
<line>
apoio t*mbém
</line>
<line>
ajud*u a ame*izar a dor c*usada
</line>
<line>
pela
</line>
<line>
**rt* d* ente* queridos, *o* a qu*l
</line>
</par><par>
<line>
mui*os aluno* r*torna*am à* atividades presencia*s na esco*a.
</line>
<line>
Muitos alunos que *erderam a *e*da e o emprego for** con*emp*ados com au*íli*s e
</line>
<line>
bol*as de transporte, *edidas decisivas para a perman*ncia dos alunos na *scola.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
presente pesquisa não esgota
</line>
<line>
as
</line>
<line>
discussõ*s sob*e o tema. *ara futuras p*sq*isas,
</line>
</par><par>
<line>
sugere-se sua a*pliaç*o,
</line>
<line>
comparando-a com outr** teor*as e experiênci*s de
</line>
<line>
gestão
</line>
</par><par>
<line>
edu*a*ional d*ante do desafio ca*sad* pela pandemia, bus*ando no *onjunto maior de estudos
</line>
</par><par>
<line>
conhecer * estado da art*
</line>
<line>
**sse tema c*nsi*erando outr*s questões
</line>
<line>
educacio*a**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
persp*ctiva*.
</line>
<line>
*EFERÊNC*AS
</line>
</par><par>
<line>
ALCÂNT*RA, L. A.; **RGE*, V.; FILIPAK, *. T. F**damentos
</line>
<line>
da gestão de*ocrá*ica
</line>
</par><par>
<line>
escolar em Paulo F*eire. Rev*sta Esp*cio*, v. 39, n. 43, p. 2-9, 2018.
</line>
</par><par>
</page><line>
FREI**, P. E*tensão ou comunicação?. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 20, n. 2, *rt. 8, p. 151-163, fev. 2023 ww*4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
A Inf*uên*ia *a Pedagogia *reireana na Gestão Educacional Durante a Pand*mia de Covid-19
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
FREIRE, P.; SHOR, I. Me** e Ousadia: o cot**ian* *o p*ofesso*. Rio de Janeiro: Pa* e
</line>
<line>
T*rra, 1**6.
</line>
<line>
F*EIRE, P. Peda*ogia da A**onom*a: sa*e*e* nec*ss*rios à *rá*i*a educ*tiva. São Paulo:
</line>
<line>
Paz e Terra, 1996.
</line>
<line>
FRE*RE, P. Pedagog*a da ind*gnação: cart*s pedagóg*cas e outros escritos. 4ª ed. Sã* Pa*lo:
</line>
<line>
UNESP, 2000.
</line>
<line>
F*EIR*, P. Po*í*ic* * educaçã*: en*aios. 5ª ed. *ão Paul*: Cortez, 2*01.
</line>
<line>
SOUZA, G.; SAN*OS, J. O. S.; JÚ*IOR, A. S. C. N*r*ativas de est*dantes da Eja no
</line>
<line>
*ontex** da pandemi* da Covi*-19: Reflexões a partir do ol*a* f*eirian*. Revista E*ucação e
</line>
<line>
Ciências S**ia*s, v. 4, n. 7, *. 9-2*, 2*21.
</line>
</par><par>
<line>
Como Referenc*ar *ste Ar**go, co*fo*me ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
*OMES, S; MOTTA, *. C. G. D; **MEIDA, M. S; AZEVEDO, C. *. M; SOARES, G. M. A J.
</line>
<line>
*nflu*nci* *a Pedagogia *reirean* n* Ge*tão Educ*ci*n*l Duran*e a Pande*ia de Co*id-1*. Rev.
</line>
<line>
FSA, *eresina, v. 20, n. 2, art. 8, p. 151-163, fev. 20*3.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tribuição *os Au*or*s
</line>
<line>
*. S. Gomes
</line>
<line>
*. C. *. D. M*tta
</line>
<line>
M . *. Almei*a
</line>
<line>
C. C. M. Azevedo
</line>
<line>
G. M. Soares
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) análi*e * inter*retação *os dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabo*ação do rascunho ou na revisão **ítica d* conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) parti***a*ão na ap*ovação da ve*são fi*al do manuscri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 2, *rt. 8, p. 151-1*3, *ev. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)