<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 3, art. 12, p. 252-270, *a*. 20*3
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.3.12
</line>
</par><par>
<line>
*feito do FUNDEB Sobre o Vencimen*o *os Docent*s d* Rede E**adual de Educa**o Básica do
</line>
<line>
P*auí
</line>
<line>
Effect o* FUND*B *n the Sala*ies of Teache** in th* State Pri*ary *ducat*o* Networ* of Piauí
</line>
</par><par>
<line>
Cristhian R*go *assos
</line>
<line>
Mestre em ***tão Públi*a pela Universi*ade Feder*l do Piauí
</line>
<line>
As*istente em Admin*st*ação na Univers*dade Fede*al *o Piauí
</line>
<line>
E-**il: cris*hi*npassos@yah*o.**m.br
</line>
<line>
Guio*ar de Oliveira Pa*s*s
</line>
<line>
Doutora *m Sociologi* pela Universidad* de B*asília
</line>
<line>
Profe*sor* do *agis*ério Supe*io* n* Universi*ade *ederal do Piau*
</line>
<line>
E-mail: guiomar@ufpi.edu.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
RESU*O
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeito do FUNDEB *obr* o Vencimento do* Docentes da Rede *s**du*l de Educa*ão Básica do *iau*
</line>
<line>
253
</line>
</par><par>
<line>
Este tex*o avalia o e*eito do Fundeb sobre a valori*aç*o d* vencimento básico dos profe*sores
</line>
<line>
*a Re*e Pública estadual de educ*ção básica *o Pi*uí, em iníc*o de carreira. Para tanto, valeu-
</line>
</par><par>
<line>
*e de pesqu**a quantitativa
</line>
<line>
para examinar, *o* *ei* do métod* *as D*fe*e**as-em-
</line>
</par><par>
<line>
Dife*enças, * valoriz*ção do venci*e*to bási*o antes e depois do Fundeb (*9*6 * 2006; 2007
</line>
<line>
a 2*20), utilizando-s*, c**o *o**raprova, os va*ores do salário mí*im* naci*nal. Cons*atou-
</line>
<line>
se qu*, no perí*do de 1996 a 2006, o vencimento básico cr**ceu R$ 6,05 (0,41%), pas*ando
</line>
</par><par>
<line>
de R$ 1.469,87 para R$ 147*,9*, e, no perí*do de
</line>
<line>
2007 *0*0, *umentou R$ a
</line>
<line>
1 .2 1 8 ,0 3
</line>
</par><par>
<line>
(61,53%), passan*o de R$ 1.97*,4* para R$ 3.197,51. Nesse m*smo per*o*o, a melhoria do
</line>
<line>
salário mí*imo *oi de R$ 163,6*, pa*sando de R$ 7*9,88 em 1996 *ara R$ 94*,5* em **06,
</line>
<line>
a* p*s** que, no p*río*o ** 200* a 20*0, *alor*zou R$ *0,65, passan*o ** R$ 964,36 *ara R$
</line>
<line>
1.*55,01. É p**s*vel afirma*, pois, que o Fundeb afetou p*sitivamente o valor do vencimento
</line>
<line>
*ásico inicial da carreira d* professor da educação básica da R*de Est*dual do Piauí, uma vez
</line>
</par><par>
<line>
q*e houve um *ume*to mui*o *aior *pós a instituição
</line>
<line>
dess* *olí*ica de valo*ização salar*al
</line>
</par><par>
<line>
desses professores do que antes del*.
</line>
</par><par>
<line>
*alavras-chave: Fun*eb. Valorização de pr*fesso*s. Educação básica.
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
<line>
This text evaluates t*e effec* of F*ndeb on the valuation o* the bas*c salary of *he teacher* of
</line>
<line>
th* Stat* Publi* Network of Basic Educa*ion of Piauí, in the b*gi*ning of their *areer. For this
</line>
</par><par>
<line>
purpo*e, quantitat*ve research wa* used to examin*, through the
</line>
<line>
Differ**ces-in-Differ*nces
</line>
</par><par>
<line>
method, t*e valuation of the bas*c *alary *e*ore and after Fundeb
</line>
<line>
(1*96 to 2006; *007 to
</line>
</par><par>
<line>
2020), using, a* cou*t**proof, the value* of the *ational m*nimum w*ge. It was found that, in
</line>
<line>
t*e p*r*od f*om 1996 to *006, the basic sal*ry *ncre*sed by R$ 6.05 (0.*1%), g*ing f*om R$
</line>
</par><par>
<line>
1,469.*7 t* R$ 1,475.92,
</line>
<line>
and, in t** period f**m
</line>
<line>
2007 to 2020, i*c*eased R$
</line>
<line>
1 ,2 1 * .0 3
</line>
</par><par>
<line>
(6*.53%), **ing from R$
</line>
<line>
1,979.48 *o *$ 3,197.51. In the same period, *he minimum w*ge
</line>
</par><par>
<line>
increased *y R$ 163.65, *rom R$ 779.88 *n 1*96 t* R$ 943.5* in 2006, while, *n the p*riod
</line>
<line>
from 2007 to 20*0, it i*cr*ase* by R$ 90 .65, goi*g from R$*64.36 *o *$1,055.01. It is
</line>
<line>
*o*si*l* to st*te, theref*re, that Fu*deb pos*tively af*ected the value of the i*itial basi* salary
</line>
<line>
o* the Basic Education te**her career i* the Stat* Network of Piauí, since there was a mu*h
</line>
</par><par>
<line>
greater i*creas* *ft*r the institut*on of th** *alary *aluatio*
</line>
<line>
policy for teache*s thi* l*vel
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
t*a*hi*g th*n bef*r* her.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: Fundeb. Valuing tea*hers. Basic edu**tion.
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina *I, v. 20, n. *, *r*. 12, p. 252-270, *ar. 2023
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. Passos, G. O. Passos
</line>
<line>
254
</line>
</par><par>
<line>
E*te t*xto ava*ia o efeito d* Fundo de Ma**tenção * Desenvo*vimen*o da Educação
</line>
</par><par>
<line>
Básica de Valoriz*ção do* *rofissiona*s da Ed*c***o (*u*deb), i*s*ituíd* em 2006, por e
</line>
</par><par>
<line>
*eio *a E**nda Consti*ucional nº 53/2006 (BRASIL, 2006) e *eg*la*entado pela Lei nº
</line>
</par><par>
<line>
11.494/2007 (*RASIL, 2007b) * pelos Decretos
</line>
<line>
nº 6.25*/2*07 (*RAS*L, 2007) e nº
</line>
</par><par>
<line>
6.*78/*007 (*R**IL, 2007a), sobre * v*lorização salarial *o cargo inicial da ca*re*r* docent*
</line>
<line>
da R*de Públic* *e e*u*ação básic* d* Estado do Piauí.
</line>
<line>
O F*nde* ****tituiu * Fundo de Manutenção e D*senvolvimento do Ensino
</line>
</par><par>
<line>
Fundamental ** Valorizaç** d* Magist*rio (Fund*f), q*e e
</line>
<line>
t*v* *igênc*a *e 1998 a **06, e
</line>
</par><par>
<line>
era vol*ado para o ensino fund*mental. Sua **gê*c*a fo* prevista para o pe*íodo de 20*7
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
20*0, quando tev* *eu desenho r*formulado e *assou a aba*car *od* a *du*ação
</line>
<line>
básica
</line>
</par><par>
<line>
(edu**ç*o infantil;
</line>
<line>
ens*n* *undame*tal; e*sin* médio; e*ucaç**
</line>
<line>
d* jovens e ad**tos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e**cação especial). part*r A
</line>
<line>
de 20*1, a *olítica t*rnou-se permane*te por meio *a Emenda
</line>
</par><par>
<line>
Con*t*tu*ion*l nº 108, d* 27 de *gosto de 2020.
</line>
<line>
** d**enhos d* Fundo, ainda que ap*esent*m di*erenças (ta*s como: *b*an**ncia,
</line>
</par><par>
<line>
*uração e percentuais *e co*posição),
</line>
<line>
têm se*e*han*as, sa**r: a naturez* contá**l; a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
â**ito esta*u*l; a *o*posição com recurso*
</line>
<line>
provenientes
</line>
<line>
de
</line>
<line>
**p*stos * tr*nsf*rê*cias;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compl*me*ta*ão da U*ião; * **stinaçã* dos recurs*s pa*a o desenvolvimento e a manutenção
</line>
<line>
da educação * para * valorização do magistério.
</line>
</par><par>
<line>
A *artir do Fundeb (2007),
</line>
<line>
h*uve
</line>
<line>
aumento dos recur*os para E*ucação, pois
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
alíq*ot* *e cada f*n*e pass*u de 15% (F*ndef)
</line>
<line>
par* 20% *o*r* as re*eitas
</line>
<line>
tr*but*r*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
t*ansferências do* municípios e d*s est**os qu* *o*mav** o Funde* (C*ta do Im*osto sobre
</line>
</par><par>
<line>
Circu*aç*o de *er*ador*as
</line>
<line>
* Serviços; Fundo de Participação
</line>
<line>
*os E**a*os; Fundo de
</line>
</par><par>
<line>
Part*c*pação dos **nicípios; Cota do *mposto sobr* Produtos Indus**ializa*os *a*a
</line>
<line>
Exp*rtação * Co*a *os Recu*sos da desoneraçã* de expo**ações d* *ue tr*ta a LC 87/19*6 -
</line>
<line>
*ei Kandi*) e acrescen*ou mais tr*s f*ntes (Impo*to sobre * Prop*i*d*de de Veí*ulos
</line>
</par><par>
<line>
Autom*tore*,
</line>
<line>
Imposto sobre Propriedade Te*ritorial Ru*al * Imp*sto *obre Tran*missã* a
</line>
</par><par>
<line>
Cau*a Mortis e Doação).
</line>
</par><par>
<line>
Em ambos, a destina*ã* dos recursos *ivide-se
</line>
<line>
em não ma*s que 4*% *ara
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*anutenção e des*nvo*vimen** da educação (MDE) e n* mín*mo 60% pa** remuneraçã* a
</line>
</par><par>
<line>
dos profi*sionais do mag*s*ério da educ*ção *á**ca em efe*ivo exercício
</line>
<line>
na R*de Pública,
</line>
</par><par>
</page><line>
*onta*il*zan*o-se esses rec*rso* *amb*m nos 25% das rece*tas tri*utár*as con*t**ucionalmente
</line>
<line>
vinculadas à educação (BRASI*, 2007a).
</line>
<line>
Rev. *SA, Teres*na, v. 2*, n. 3, art. 12, p. *5*-270, *ar. 2023 ww*4.fsane*.co*.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*feito do FUN*EB So*re * *encim*n*o dos Doce*te* da Rede Estadual de Educação Básica do Piauí
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
T*is recurs*s *ão ap*icados conforme o q*e está regula*enta*o *a Le* *º *1.494/2007,
</line>
<line>
de mod* *ue "[...] *estinam-s* * m*nu*e*ção e ao d*sen*o*vim*nto d* educaçã* básic*
</line>
<line>
pública e à valorizaç*o dos trabalha*ores em e*ucação, inclu*ndo sua co*digna re*uneraç**
</line>
<line>
[...]" (BRASIL,2007b, ar*. 2º). A *emuneraçã*, segundo a suprac*tada lei, ref*re-se a*
</line>
<line>
*onjunto de pagamentos devidos aos profissionais do ma**stér*o da *duc*ção em
</line>
</par><par>
<line>
consequência do efeti*o exer*ício
</line>
<line>
em cargo, emprego ou função
</line>
<line>
que
</line>
<line>
i*teg*am * est*utu*a,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
quadr* ou tabela de serv**ores ** *stado, d* Distrito
</line>
<line>
Fed**al *u do municíp*o, conforme
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*aso, incluindo a*nda os encargos *ociais nel* inci*entes (BRASIL, 2*07b).
</line>
<line>
O venc*men*o, por sua vez, * parte bási*a da remuneraçã*. Ele se re*ere *o valor que
</line>
<line>
um servid*r públi*o r**eb*, relati*o a* exercício de *eu c*rgo efetivo, cujo mo**ante é fixado
</line>
</par><par>
<line>
em lei e *ão *ngloba as vantagens adi*ionai*, ao passo
</line>
<line>
*ue *
</line>
<line>
remuneração e*ui*ale ao
</line>
</par><par>
<line>
vencimento do cargo, acres*ido da* van*a*ens p**uniár*a* pe*manentes es**belecidas em lei
</line>
<line>
(BRAS*L, 1*90).
</line>
<line>
A valorização dos p*o*issionais do magisté**o *á*ico é impl**entad* por meio de
</line>
<line>
pla*os *e cargos, *arreira e r*mune*ação, devendo assegurar: "I - a remuneração condigna dos
</line>
<line>
pr*fi*sion*is na e*u*ação bás*ca *a rede pública; II - i*tegraç** entre o trabalho *n*ividu*l e a
</line>
</par><par>
<line>
proposta *edagógica *a esco*a [e]; III -
</line>
<line>
a m*lhoria
</line>
<line>
da qualida*e
</line>
<line>
do *n*in*
</line>
<line>
e da
</line>
</par><par>
<line>
aprendi*a*em". Esses *lanos ainda
</line>
<line>
precisam *ontemplar "capacitação *ro*iss*on*l
</line>
</par><par>
<line>
especial*ente volt*da à f*rmação continuada co* vis*as na melhoria da qu*li*ade do ens*no"
</line>
<line>
(*RASIL, 2007b, art. 40).
</line>
<line>
Em 2008, p*r meio *a Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, f*i estabelecid* o *is*
</line>
</par><par>
<line>
Salarial Profis*io*al Nacion*l (P*PN)
</line>
<line>
para os prof*ssor** d* *ducação
</line>
<line>
básica da Rede
</line>
</par><par>
<line>
Públ*ca, cujo
</line>
<line>
valor es*abelecido àquela época foi def*ni*o em R$
</line>
<line>
950,*0 mensais
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
profissionais de *ormaçã* em n*vel méd**, na m*dalidad* n*rmal, pa*a j*rna*a máxima de *0
</line>
<line>
horas *e*an*is, v*lor esse "[...] atualiz*do anualmente, n* mês de janeiro, a partir do a*o *e
</line>
<line>
20*9" (BRASI*, 200*).
</line>
<line>
O que *e examin* neste te*t* é: qual a participação dos recurs*s d* F*nde* na
</line>
</par><par>
<line>
remuneração *os profissio*ai* d*
</line>
<line>
ed*caç*o
</line>
<line>
bá**ca * qual o efe*to
</line>
<line>
d* Fundo, quando
</line>
</par><par>
<line>
conte*tualizado pela institu**ão do PSPN, *obre o vencime*to
</line>
<line>
b***co do car*o i*icial da
</line>
</par><par>
<line>
carreira d* profes*or (Classe A, *íve* I,
</line>
<line>
40 *or*s/seman*is), na *ede pública
</line>
<line>
estad*al de
</line>
</par><par>
<line>
educação básic* do Piau*?
</line>
</par><par>
<line>
Avali*m-se os resultados na a*licação dos recursos do Fund*b na
</line>
<line>
remun*ração dos
</line>
</par><par>
<line>
profiss*onais do magi*tér*o bá*ico *, mais espec**icamente, o seu *feito no salário base
</line>
</par><par>
<line>
(ve*cimento) do* *rof*ssores d* Rede Públi*a e*tadual *o Piauí. *ara tanto,
</line>
<line>
examina-se
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 20, *. 3, **t. 1*, p. 25*-270, m**. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. Passos, G. O. Passos
</line>
<line>
256
</line>
</par><par>
<line>
evoluç*o da aplicação dos r*cursos do Fu*deb na remu*eração dos do*e*tes da Red* Públ**a
</line>
<line>
esta*u*l do Pi*uí, no período de 2007 a 20*0, * v****ica-s* a variação percent*al e abs*lu*a
</line>
<line>
dos valores do ven*imen*o *o cargo inicial da carrei*a d* magisté*io **bli*o do Estado, antes
</line>
<line>
(1996 e 2*06) e d*p*is (2007 a 2020) do Funde*.
</line>
<line>
O text* cont* com mais qua*r* se**es, al*m de*ta introdução, que é a primeira. Na
</line>
</par><par>
<line>
segun*a seç*o, discute-se p*oblem*tica da desval**iz*ção a
</line>
<line>
dos profe*sores da
</line>
<line>
educaç*o
</line>
</par><par>
<line>
básica e as políticas dese*volv**as
</line>
<line>
pelo Estado brasileiro pa*a *nfr*ntá-la. *a terceira,
</line>
</par><par>
<line>
apresenta-se * metodolo*ia utilizada, conce**uando-se av*liação de
</line>
<line>
efeitos por meio
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
método d*s Diferenças-em-Diferença*. Na quarta seção, são apre*entadas a parcela perc*ntual
</line>
<line>
*os recursos d* F*n*** apl*cad* em remun*ração dos professores e a avaliação do efeito do
</line>
</par><par>
<line>
F*nd*b sobre a valorização d*
</line>
<line>
ve*cimento
</line>
<line>
básico dos professo**s em iní*** *e *arrei*a *o
</line>
</par><par>
<line>
ma*istério da re** pública e*tadual *e ensin* bá*ico piauiense. *a
</line>
<line>
quinta e última seção,
</line>
</par><par>
<line>
a*resen*am-*e as conclusões e
</line>
<line>
*onsider*ç*es fin*is sobre
</line>
<line>
os resu*tados na aplicação dos
</line>
</par><par>
<line>
recursos do Fu*deb n* remu*eraçã* dos *rofissiona*s do magi*té*io básico estadual e, *ais
</line>
<line>
especificamente, sob*e se* *feito no sal*rio *ase (v*nc*m*n*o) do* p*ofessores da *ede pública
</line>
<line>
e**adual *o Pi**í.
</line>
<line>
2 REFERENC*AL TEÓRIC*
</line>
<line>
2.1 A desvaloriz*ção dos *rofes*ores da educação básica no B*a**l e as polí*icas
</line>
<line>
n*cionais *e val*r*zação da carreira docente
</line>
</par><par>
<line>
A r*mu***ação dos
</line>
<line>
professore* da Rede Pública de en*i*o do Bras*l, de aco*do com
</line>
</par><par>
<line>
*a**os* (2011) e Ga*ti e Bar*eto (2009), é bai*a, pri***palmen*e quando comparada *om a de
</line>
<line>
ou*ros profission*is cuj* n**el de formação é o *esmo. É * p*ís, segundo estu*os de Mi*ala e
</line>
</par><par>
<line>
Ñhop* (2011),
</line>
<line>
que oferece u*
</line>
<line>
dos menores salários para o* professores face a
</line>
<line>
outras
</line>
</par><par>
<line>
p*ofissões técni*as
</line>
<line>
de me*mo
</line>
<line>
níve* de f*rmação e compa*ando-*e
</line>
<line>
*om nove p*íses da
</line>
</par><par>
<line>
América do Sul (*h*le, Equa*or, Ho*du*as, México, Panamá, *icarágua e Uruguai),
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
difer*nça em fa*or *os técnicos só não é mai*r do que a *a Nic*r*gua (MIZA*A; ÑHOP*,
</line>
<line>
201*).
</line>
<line>
Isso tem acarretado, se*u*do *arbosa (20*1) e Ga*ti e Ba*reto (2009), por um lado,
</line>
<line>
baix* at*atividade d* c*rrei*a docen*e e *ifi*uldade de reter os b*ns professores e, p*r outro,
</line>
</par><par>
</page><line>
na paup*rização, desmoti*ação e insatis*a*ão dos professo*es com traba*ho n* área da o
</line>
<line>
ed*caçã*. *sses profissionais, muit*s vezes, sub*etem-s* * inte*sas jornadas d* trabalho para
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 20, n. 3, art. 12, p. 252-2*0, mar. 2023 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeito do FUNDEB Sobre o Ve**ime**o dos Docentes da Rede E*ta**al de *ducação Básica do Piauí
</line>
<line>
257
</line>
</par><par>
<line>
compensar os baixos salários, o que, por se* tu*n*, con*ribui para ele*a*a rotativ*dad*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
itinerância dos professores na* escolas; para o aumento do abse*teísm* d*c*nte; para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
d*sc*mprometimento com * realização **s ativid*d*s extracla*ses e **é
</line>
<line>
para o agravamento
</line>
</par><par>
<line>
*o* problemas de saúde desse* pro*issionais (BARBOSA, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
Em *mbit* legal-n*rmativ*, a situação é enfrentada a partir da CF de 1988 ao incluir,
</line>
<line>
entre os princ*pios da oferta do en*ino (art. *06), * "valor*z**ão *os p*ofissionais da educação
</line>
</par><par>
<line>
escolar, *aran*idos, na for*a da *ei, *l*nos de carreira,
</line>
<line>
com ingresso *xcl*s*va*ente **r
</line>
</par><par>
<line>
c*ncurso públi*o de p**vas e tí*ulos, aos *as *edes p*blicas" (Inciso V - BRASIL, *9**).
</line>
<line>
Esse princípio é *eaf*rmado no ar*. 3º da Lei de Diretrizes e B*se* da *ducação (LDB),
</line>
<line>
quando def*ne no art. 6* que:
</line>
<line>
Os sist*mas de ensino promoverão a valo*izaç*o dos p*ofi*sionais da ed**ação,
</line>
</par><par>
<line>
ass*gur*ndo-lhes, inclu*ive nos
</line>
<line>
termos d*s estatutos e *os plan*s de carr**ra do
</line>
</par><par>
<line>
magi*tério público:
</line>
</par><par>
<line>
I - ingr*sso e*cl*s*vame*te *or concurso públi*o de pro**s e tí*ulos;
</line>
<line>
II - **erfeiçoamento *ro*iss*on*l con*inu*do, i*clusive c*m li*enciamento
</line>
<line>
pe*iód*co remunerado *ar* esse fim;
</line>
<line>
III - pis* salarial *rofissional;
</line>
</par><par>
<line>
*V - *rogressão
</line>
<line>
fun*ional baseada na ti*ulaçã* ou habilitação, * na avaliação do
</line>
</par><par>
<line>
dese**enho;
</line>
</par><par>
<line>
V - p*ríod* *eservado a *stud*s, pl*nejam*nto e avali*ção, *ncl*ído na carga de
</line>
<line>
traba*h*;
</line>
<line>
VI - c*ndi**es ad*qu*das *e trabalho (*RAS*L, 1994).
</line>
<line>
**sas de*erminações *undam*ntar*m * *undef (Lei 9.424/19**), * Fund*b (Lei nº
</line>
</par><par>
<line>
1 1 .* * 4 / 2 0 0 7 ) e
</line>
<line>
o Pi*o nacional (Lei 11.73*/2008). A* Le*s *o Funde* e ** Fundeb
</line>
</par><par>
<line>
es*abelecem *ue
</line>
<line>
os Estad*s, o Distrito Federal e os Muni*ípios *evem impl**tar Pl*no* de
</line>
</par><par>
<line>
Carreira e remun*raçã* dos p*ofissionais *a e*ucação básica,
</line>
<line>
de m*do a assegurar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re**neração condigna d*s profis*ionai* da Rede Pú*lica nesse níve* de ensino. Adema**,
</line>
<line>
determinam qu* pelo *e**s 60% (*e*s**ta p*r ce***) dos recursos anu*is totais dos Fundos
</line>
<line>
sej** destinados ao p*gamento da re*uneração *os prof*ssionais do *agistério da educação
</line>
<line>
bá*ica em efetiv* *xercício na Rede Públi*a (BRASIL, 1996; 2007). Já a Lei *o Pi**
</line>
</par><par>
<line>
Nacion*l estabelece o valor *ínimo que
</line>
<line>
a União, os esta*os, o Distrito Fe*era* e os
</line>
</par><par>
<line>
mun*cípios podem fi*a* *omo
</line>
<line>
vencime*to inicial das Carrei*as do magistério público da
</line>
</par><par>
<line>
educação básica,
</line>
<line>
para * j*rnada de, no máxi*o,
</line>
<line>
40
</line>
<line>
(quarenta) **r*s s*mana** (BRASIL,
</line>
</par><par>
<line>
2008).
</line>
</par><par>
<line>
A situaçã* sa*arial dos professores da r*de pú*lica de ensi*o
</line>
<line>
do Bra*i*, contudo,
</line>
</par><par>
</page><line>
conforme Gatti e Barr*to (*009), permanec* nã* a*enas infe*ior à situaçã* *e outr**
</line>
<line>
p*ofissionais *om a mesma formação, como t*m *e ca*acter**ado pela heterogeneidade, que é
</line>
<line>
*ev. F*A, Tere*ina P*, v. 20, n. 3, **t. *2, p. 252-270, mar. 2023 www4.fsanet.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. Pass*s, G. O. Pa*s*s
</line>
<line>
258
</line>
</par><par>
<line>
um r*f*exo das di*erenças nas *rrecadaç*es dos ent*s federados (GATTI; BAR*ETO, ****),
</line>
<line>
as quais *mpactam, cons*que*te*ente, as capacidades a*tônom** de financiar a educação
</line>
<line>
bási*a sob sua competência con**itucio*al.
</line>
<line>
O Fun**b *l*erou essa sit*ação? Qua*s os ef*i*os *o* recurso* *o Fundo no
</line>
<line>
venci*en*o básico *os professores em início de c*rre*ra da R*d* Pú*lica de educação *á*ica
</line>
<line>
do Esta*o do Piauí? É o q** se exam*na neste ***to.
</line>
<line>
3 PROCEDIM*N**S ME**DOL*GICOS
</line>
<line>
O exame dos *fe*tos do Fundo *e Manutenção e *esenvolvimento da Educaç** Básica
</line>
<line>
* d* Val*ri*ação dos Profissionais da Ed*cação (Fundeb) no vencimento bási*o *os
</line>
</par><par>
<line>
profes*ores em iní*io de carreira *a Rede Públi** de
</line>
<line>
educação bás*ca do Estado do Pi*uí
</line>
</par><par>
<line>
*onst* de dois momentos: inicialment*, t*aça-se a evolução da aplicação dos recu*sos
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*undeb na remun*r**ão dos
</line>
<line>
profiss*on*is do m**i*tério bás*co
</line>
<line>
do ens*no da Rede
</line>
<line>
P*blica
</line>
</par><par>
<line>
e**adu*l *o Piauí, no per*odo *e 2*07 a 2020, depois, cal**la-se a variação da *arcela básica
</line>
<line>
da *emuneração, o *encime*to, *ntes (1996 e 2*06) e d*pois (2007 a 2020) d* Fu*deb.
</line>
</par><par>
<line>
Avaliação de efeito refe*e-se a um* das modalidades
</line>
<line>
de avaliação da ação pública.
</line>
</par><par>
<line>
*eg*nd* Cotta (1998), é na avaliação que se questionam *s influênc*as de um* *ntervenção no
</line>
</par><par>
<line>
público-alv*, in*tituições ou m*s*o nos *ge*tes ligad*s a ela. P*ra tanto, util*z*-se
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
medi**o, por *eio de indi*adores, dos *e*ultad*s da *ção pública, seja* eles prete*didos ou
</line>
<line>
não *ela *olítica. Essa medição permite a quantifi*açã* do impacto e dos efeitos desejáveis ou
</line>
</par><par>
<line>
não, pa*a
</line>
<line>
que, assi*, d*sponha-s* d*
</line>
<line>
informa*ões úteis
</line>
<line>
à
</line>
<line>
to*ada de deci**o quanto *o
</line>
</par><par>
<line>
*ncer*amento, modif*cação, expans*o
</line>
<line>
ou cont*nuidade da
</line>
<line>
política públic* (intervenção)
</line>
</par><par>
<line>
aval*ada.
</line>
</par><par>
<line>
*a a*aliação aqui aprese*tada, co*st*uí*am-*e séries temporais com as med*ç*es
</line>
<line>
*ntes, dur*nte e depois da interve*ção (*OHE*; F*ANCO, 2008), sen*o u*ilizado* os
</line>
</par><par>
<line>
segu**tes indi*a*ores: 1) perce*tual de recursos do Fu**eb o
</line>
<line>
utiliza*o no pagamento
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
prof*sso*es e 2) o valor do vencimento *á*ico de *níc*o de carreira d*cen*e da Rede Públ*ca
</line>
<line>
est**ual *i***ense. *om i*s*, aval*am-se as mudanças p*ovoca*as no vencimento básico dos
</line>
</par><par>
<line>
professores da R*de Pú*li*a estadual piau*ense,
</line>
<line>
vi*to que, p*ra a*ém *a distribuição de
</line>
</par><par>
</page><line>
re*ursos *inculados à Educação Básica, a política *o Fundeb possui mecanismos que
</line>
<line>
*bjet**am a garantia de uma aplicação m*nima dos recursos (pelo menos 60% desses
</line>
<line>
recursos) em p*gamento de rem*neraç*o de *rofe**or*s de**e nível d* ensino.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 20, n. 3, art. 12, p. 252-270, mar. 2023 www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efe**o do F*NDEB Sobre o Ve*cimento dos Docentes da Rede Esta*ual de **ucação Bás*ca do *iauí
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
Para *anto, vale-se de dado* expostos nos *elatórios Resumidos da Execu***
</line>
</par><par>
<line>
Orçamentár** da Educação (RREO), disponib*l*zados *elo Sist*ma
</line>
<line>
*e Informações sobre
</line>
</par><par>
<line>
Orç*mento Público da Educação
</line>
<line>
(SIOPE), e *os vencim*ntos **iciais da carre*ra dos
</line>
</par><par>
<line>
professores da rede estad*al de ensin*, estabelecidos na l*gislação estad*al * *evantados por
</line>
<line>
*ilva (2011), Fontineles (*017), Pi*uí (19*6; 2006 * 2020), Sales e França (2018) * S*ares
</line>
<line>
(2016).
</line>
<line>
O exame dos e*eitos foi realizado em cinco e*ap*s: i) levantam*nto do t*tal de
</line>
<line>
recursos do Fu*de* *ecebido p*lo *stado ano a *no; ii) c*rreção dos valores para pr*ç*s d*
</line>
<line>
dezem*ro *e 2020, com ba*e no Índice Geral d* *reç*s *o Mercado (I*PM) - c*lculado pel*
</line>
<line>
FGV (Fundação Getúlio *arg*s); iii) apresen*ação d* m*ntante e do percentua* da a*licação
</line>
<line>
dos recursos do Funde* em re*un*ração do* professore* da Rede Públic* es*adu*l do Piauí
</line>
<line>
n* pe*í*do de *007 a 2020; iv) exame da variaçã* do *enc*ment* b*sico no* anos de 1996,
</line>
</par><par>
<line>
*006 e 2007 * 2020; e,
</line>
<line>
po* f*m, v) cálculo ** efeito do Fund*b no vencimento bás*co
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
prof*sso**s em início de carreira da *ede Públ**a de educa*ã* bá*ica do E*t*do d* Piauí, por
</line>
<line>
meio d* método de Diferenças-em-Diferenças.
</line>
<line>
3.1 *ife*enças-em-Diferenças
</line>
<line>
A m***dol*gia d* Diferença-em-Di*e*en*as é uma ferramenta econométrica bem
</line>
</par><par>
<line>
estabel*c*da
</line>
<line>
e
</line>
<line>
de fácil aplicação (LECH*ER, 2011). Tem c*mo fu*dam*nto uma subtração
</line>
</par><par>
<line>
dupla, q*e sint*tica*ente pod* ser ex*ressa como *o Qu**ro 1:
</line>
<line>
Q*adro 1 - R*s*mo *o *étodo *e Dif*renç*s-em-Diferenças.
</line>
</par><par>
<line>
Grupos
</line>
<line>
**tes
</line>
<line>
De*o*s
</line>
<line>
Diferenças
</line>
</par><par>
<line>
*ontrole
</line>
<line>
*
</line>
<line>
B
</line>
<line>
A-B
</line>
</par><par>
<line>
Tratame*to
</line>
<line>
C
</line>
<line>
D
</line>
<line>
C-D
</line>
</par><par>
<line>
Dif*renças
</line>
<line>
A-C
</line>
<line>
B-D
</line>
<line>
(C - D) - (A - B)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: CPS/*GV (2010, *. 1)
</line>
</par><par>
<line>
O m*todo, que *e base*a e* uma combi*ação de compara*ões entre grupos de
</line>
<line>
co*trol* e trata*ento, antes e dep*is da intervenção, tem um a*elo int**tivo * tem *ido
</line>
<line>
amplamente u**lizado em economia, políticas p*blica*, p*squisa em saúde, gestão e **tras
</line>
<line>
áreas (FR*DRIKSSON; OLIVEIRA, 2019). Nesta avaliação, co*param-se os **ncimentos
</line>
<line>
bás*co* *os professores e* início de carr*i*a d* Re** Pú*lica *e ed*caç*o básic* do Es**do
</line>
</par><par>
<line>
do Piau* a*te* (1996 a
</line>
<line>
2006) e de*oi* do F*ndeb (2007 a 20*0). Como
</line>
<line>
não é
</line>
<line>
possível
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
iso*amento de um *rupo d* controle de*t*e os pro*essores da Rede Pú*l*ca examinada, visto
</line>
<line>
R*v. *SA, Tere*ina PI, v. 20, *. 3, art. 12, p. 2*2-270, **r. 20*3 w*w4.f*a**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. *assos, G. O. Passos
</line>
<line>
26*
</line>
</par><par>
<line>
que a polític* abrang* todos eles, **ra efeito de contraprova d*s res*ltad*s, comp*ram-s* os
</line>
<line>
valores do venci*e*to com os do sa**rio mínimo*, qu* é referencia* rem*n*rat**io bás*co
</line>
</par><par>
<line>
nacional. Logo, os resultados s*o comparados *om
</line>
<line>
os v*l*r*s do salário mín*mo, c**o
</line>
</par><par>
<line>
r*presentado no Quadro 2:
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 2 - M*todo de Diferenç*s-em-Diferenças.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: Adapt*do de CPS /FGV - Ce**ro de Polít*cas Sociais da Fundação Getúl*o Varg*s (2*10, p. 1)
</line>
<line>
*esse modo, m*tem*ticamente, o *feito do Fun*eb sobre o vencime*to básic* dos
</line>
<line>
pr*fe**ores, comparativ*me**e à va*orização do sa**rio mínimo, é m*dido pela seguinte
</line>
<line>
fó*mula:
</line>
<line>
D*D=[(Y4 Y 0)( Y3*1)] [(Z4Z0)(Z3Z1)], e* que:
</line>
<line>
DID: Di*erenças-e*-Diferenças (*feit*)
</line>
</par><par>
<line>
Y
</line>
<line>
4
</line>
<line>
: *alor *o venci*ent* *o úl*i*o a*o de análi*e se* Fundeb (2006);
</line>
</par><par>
<line>
Y*: valor do vencimento no primeiro ano de an*lise *em Fundeb (1996);
</line>
<line>
Y3: valor do venc*men** *o último ano d* análise com Fundeb (2020);
</line>
<line>
Y1: valor do vencimento no primeiro a*o de análise *om Fu*deb (2*0*);
</line>
<line>
Z4: *alor do salári* mínimo no ú*timo a** de aná*ise se* Fund*b (2006);
</line>
<line>
Z0: valor do salário m*nimo *o primei** ano de análise sem Fun*eb (19*6);
</line>
</par><par>
<line>
Z
</line>
<line>
3
</line>
<line>
: valor d* sa*ário mínimo no último *no de análise *om F*ndeb (*020);
</line>
</par><par>
<line>
Z1: valor do sal*r*o mínimo no primeiro a*o de a*álise com Fu*deb (2007);
</line>
<line>
Os re**ltados desses procedimen**s es*ão exposto* na p*óxima se*ão.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
c*pa* d* atender suas [dos a
</line>
<line>
trabalhadores] nec*ss**ade* v*tais básicas e às *e sua famí*ia com m*radia,
</line>
</par><par>
</page><line>
alimentação, educação, saúde, lazer, ves*uário, higiene, tran*porte e previdênc*a social, co* r*aju*t*s periódicos
</line>
<line>
qu* *he p*es*rve* o poder aquis*tiv*, sendo v**ada sua **n*ulação para qualquer fim".
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 3, art. 1*, *. 252-270, mar. *023 w*w4.fsan*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeito do *UN*EB S**re o Venc*mento do* *ocentes da Rede Estadual de E*ucação Básica do P*auí
</line>
<line>
261
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADOS * DIS*U*ÕES
</line>
</par><par>
<line>
4.1 O f*ndeb na composição da remuner**ã* e seu e*eito ** vencimen*o bás*co dos
</line>
<line>
professo*** da *ede púb*ic* de edu*ação básica es*adua* *iauiens*
</line>
</par><par>
<line>
O levantament* do t**al d* r*cur*os recebidos do Fundeb pelo Estad* do P*au*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
m*ntante * * p**c*ntual da aplicaç*o desses recurso* e* **m*n*ração d*s profe*sores da
</line>
<line>
Rede Públi*a estadual do *ia*í, no período de 2007 a 2020, corrig*dos pelo Índice Gera* de
</line>
<line>
Preços do Mer*a*o (I*PM) calculado *ela FGV (Fundação G*túlio Varga*), estão *xpostos
</line>
<line>
n* *abela 1. O total *e *ecur*os r*cebidos do **n*eb pelo Esta*o, no períod* de 2*0* a 2*20,
</line>
</par><par>
<line>
foi de R$ **,52 bilh*es, tendo *ar*ado de R$ 0,55 bi*hão, regi*tra*o em *007, a R$
</line>
<line>
1 ,2 *
</line>
</par><par>
<line>
bilhão, registrado em 201*, quando foi *quivalente a *30,*1% a mais *o que o valor do
</line>
<line>
*rimei*o ano d* vi*ên*ia. Já a *arcela a**icada na *emuneração *os professores da educa*ão
</line>
<line>
*ásica va*iou de *$ 0,39 bi*hão, *m 2007, a R$ 1,*2 bi*hão, em 2013. *m te*mos p*r*ent*a**,
</line>
<line>
a v*riaç*o * *e 61,*9%, em 2012, a **,95%, *m 2016.
</line>
<line>
Tabela 1 - Recei*a *ecebida ** Funde* e parc**a aplicada na remune*ação do
</line>
<line>
mag*stério bás*co pelo Estado d* Pia** (2007 a 2020)
</line>
<line>
% DO FUNDEB
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*onte: *laborada pelos autore*, com base nos dado* d* SIOPE (2007 * 202*).
</line>
<line>
Nota: T*dos *s valore* foram cor*igidos pelo IGP-M a *reços de dezembro de 202*.
</line>
</par><par>
<line>
No pr*meiro ano de vigê*cia, Governo do Estad* aplicou o
</line>
<line>
70,*5% *os recu*sos d*
</line>
</par><par>
<line>
Fundo em *emune*ação de profe*sores e, *o seu últ*mo ano (2020), aplico* 81,09% *, ao
</line>
</par><par>
<line>
lon*o do período,
</line>
<line>
cons*derando-se o to**l dos recursos rec*bidos e
</line>
<line>
gastos em remun*raçã*,
</line>
</par><par>
<line>
apl*cou 78,06% em remuneração. A parcela chegou a ser mais de 90% nos anos de
</line>
<line>
*013,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*n* PI, v. 20, n. 3, art. 12, p. 252-270, m*r. 2*23 www4.*sanet.c*m.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. Pa**os, G. O. Passos
</line>
<line>
2*2
</line>
</par><par>
<line>
2015 e 20*6 * superou *s 70% em todos os *nos, exceto em 2012 (61,99%), **14 (*7,1*%) e
</line>
<line>
2018 (63,99%).
</line>
<line>
Des** modo, a aplicaç*o dos re*urs*s na rem*neração dos profissiona*s da *duca*ã*
</line>
<line>
ocor*e* co*o estabelecido *o artigo 22 da Lei nº 11.494/**07: "*elo menos *0% (sess*nta
</line>
</par><par>
<line>
*or cento) dos re*ursos *nuais t*tai* dos F*ndos serão d*st*nados ao p*ga*ento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
r*muneraç*o dos p*ofi*sionais do m*gis*ério *a *ducação básica em efetivo exer*ício na rede
</line>
<line>
pública" (B*ASI*, 2007, art. 22). Con*equentemente, como expost* no *ráfico 1, abaixo, o
</line>
</par><par>
<line>
sald* remanescente apli*ado em manutenção *e*envolviment* do *nsino foi men*r q*e e
</line>
<line>
40% durante *o*a a *éri*.
</line>
<line>
G**fi*o 1 - Parc*las d* FUNDEB destinadas à remunera*ão *os profes*or*s e aplicadas
</line>
<line>
em MDE ***o **tado *o *iauí (20*7 a *020).
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: El*borado pelos **to*es, **m b*se nos dados d* SIOP* (20*7 a 202*).
</line>
<line>
A maior parte dos rec*rsos do Fu*do aplicada em *emuneração de pro*essores *ela
</line>
</par><par>
<line>
*ede *stadual evidencia a importância dess* política
</line>
<line>
para a remuneração doc*nte, c*m* se
</line>
</par><par>
<line>
atesta no* valore* do ven*imen*o básico, co**igidos a preços de dez*mbro de 2020, ex*ostos
</line>
<line>
na *abela 2, abaixo. Esse* valores variaram entre R$ 1.46*,87, regis*r*d* em 1996, e R$
</line>
<line>
3.*58,2*, em 20*9, quando alc*nçou o mai*r *ontante, sendo as m*iores valori*ações
</line>
</par><par>
<line>
*corridas de 200* para 2*07, *u*nd* pas**u ** R$ 1.475,72 para R$ 1.*79,48 (aumento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*4,12%), e na *assagem *e **11 para 2012,
</line>
<line>
quando saiu d* R$ 2.341,95
</line>
<line>
para R$ 3.100,52
</line>
</par><par>
<line>
(au*ento d* 32,*9%). A variação percentual foi de -12,6%, em 2020, a 34,12%, em 2007, e,
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Teresin*, v. 20, *. 3, ar*. 12, p. 25*-2*0, m*r. 2023
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*fei*o do F**DEB Sobre o *enci*ent* dos *ocentes da Red* Estadual de Educaç*o *ásica do Piauí
</line>
<line>
263
</line>
</par><par>
<line>
tomando-s* o ano de 1996 *omo refe*ê**ia (100%), *m 201*, o valor do vencimen*o che**u a
</line>
<line>
ser 14*,**% maior.
</line>
<line>
Tabel* 2 - Va*ores e varia*ão do vencimento bá*ico dos professores da Re*e Pública de
</line>
<line>
educaç*o *ásica estadual piauiens* (1996, 2006 e 2007 * 2020).
</line>
<line>
*alo* do venc*mento
</line>
</par><par>
<line>
Vencimen*o inicial do
</line>
<line>
Variação anua* *o
</line>
<line>
*á*i*o em relação *o
</line>
</par><par>
<line>
Ano
</line>
<line>
***fess*r 40h
</line>
<line>
ven*imento
</line>
<line>
*no de 1*96
</line>
<line>
(R$)
</line>
<line>
(%)
</line>
<line>
(%)
</line>
</par><par>
<line>
1*96
</line>
<line>
1 .4 * 9 ,* 7
</line>
<line>
0 ,0 *
</line>
<line>
0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
*006
</line>
<line>
1 .4 7 5 ,9 2
</line>
<line>
0 ,4 1
</line>
<line>
0 ,4 1
</line>
</par><par>
<line>
2007
</line>
<line>
1 .9 7 9 ,4 8
</line>
<line>
3 4 ,1 2
</line>
<line>
* * ,6 7
</line>
</par><par>
<line>
2008
</line>
<line>
1 .9 0 5 ,3 4
</line>
<line>
-3,75
</line>
<line>
2 9 ,6 3
</line>
</par><par>
<line>
20**
</line>
<line>
2 .1 4 3 ,5 8
</line>
<line>
1 2 ,5 0
</line>
<line>
4 5 ,8 3
</line>
</par><par>
<line>
2010
</line>
<line>
2 .1 4 1 ,8 0
</line>
<line>
-0,08
</line>
<line>
4 5 ,7 1
</line>
</par><par>
<line>
2011
</line>
<line>
2 .3 4 1 ,9 5
</line>
<line>
9 ,3 4
</line>
<line>
5 9 ,3 3
</line>
</par><par>
<line>
2*1*
</line>
<line>
3 .1 0 * ,5 2
</line>
<line>
3 2 ,3 9
</line>
<line>
1 1 0 ,9 4
</line>
</par><par>
<line>
2013
</line>
<line>
3 .1 7 0 ,1 6
</line>
<line>
2 ,2 5
</line>
<line>
1 * 5 ,6 8
</line>
</par><par>
<line>
2014
</line>
<line>
3 .3 1 * ,5 9
</line>
<line>
4 ,4 *
</line>
<line>
1 2 5 ,3 7
</line>
</par><par>
<line>
*01*
</line>
<line>
* .3 8 2 ,1 3
</line>
<line>
2 ,* 0
</line>
<line>
1 3 0 ,1 0
</line>
</par><par>
<line>
2*16
</line>
<line>
3 .* 2 0 ,2 *
</line>
<line>
4 ,0 8
</line>
<line>
1 3 9 ,4 9
</line>
</par><par>
<line>
2*17
</line>
<line>
* .5 2 0 ,2 1
</line>
<line>
0 ,0 0
</line>
<line>
1 3 9 ,4 *
</line>
</par><par>
<line>
*018
</line>
<line>
3 .5 2 0 ,2 1
</line>
<line>
0 ,0 0
</line>
<line>
1 * 9 ,4 9
</line>
</par><par>
<line>
2019
</line>
<line>
3 .6 5 8 ,2 8
</line>
<line>
3 ,9 2
</line>
<line>
1 4 8 ,8 8
</line>
</par><par>
<line>
2020
</line>
<line>
3 .1 * 7 ,5 1
</line>
<line>
-12,60
</line>
<line>
1 * 7 ,5 4
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborada pe*os au*o***, com base nos dados d* Silva (20*1), Fontin*les (2017), P*au* (1996; 200* a
</line>
<line>
202*), Sales e França (2*18), Soares (2016).
</line>
<line>
Notas: Tod*s os va*ores fo*am *or*igido* pelo *GP-M a p*eços de dezembro *e 2020.
</line>
</par><par>
<line>
Esse* v*lores, contudo, cump** observar, foram desvalorizados
</line>
<line>
nos
</line>
<line>
a**s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*008 (-3,75%), 201* (-0,0*%) * 2020 (-12,60%).
</line>
</par><par>
<line>
O cr*scimen**, tomando-se por base 1996, em *0**, que antec*de o iníci* do Fundeb,
</line>
<line>
f*i *e 0,41%, e, em 2007, primeiro ano do Fundeb, 34,*7% e, em 2020, último ano anal*sado,
</line>
<line>
*17,54%. O ma*** aume*to anual (34,12%) ocorreu logo no *rimei*o ano de vigência do
</line>
<line>
Fundeb (2007) e a ma*or perda (-12,60%), no últim* ano de su* *igência (2020).
</line>
</par><par>
<line>
O efeit* do Fundeb n* ve*cimento básico dos professores em iní*i* *e carrei*a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Red* P**lic* de educaçã* bási*a do Estado do Piauí foi calcu*ado por m*io
</line>
<line>
** mé*odo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*iferenças-em-Diferenças, com* apresenta** na *abela 3, n* qual se verifi*a que, n*s 1*
</line>
</par><par>
<line>
anos ante*i*res ao Fun*e*, a *iferença f*i
</line>
<line>
de R$ 6,05, enquanto, nos 1* *nos *osteriores,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
diferença *oi *e R$ 1.218,03, p**s *ass** d* R$ 1.97*,48, e* 2007, p*r* R$ 3.197,51 no seu
</line>
<line>
último a*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esi*a *I, v. 20, n. 3, ar*. 12, p. 2*2-270, mar. 202*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. Passos, G. O. Passos
</line>
<line>
264
</line>
</par><par>
<line>
Tabel* 3 - Difere**a-em-Diferença* d* vencimento básico do c*rgo inic**l da carreira
</line>
<line>
do *agistério básico da Rede Pública e*tadual do *iauí (1**6-2006; 20*7-
</line>
<line>
2020)
</line>
</par><par>
<line>
G*upos
</line>
<line>
*0**-1996
</line>
<line>
2020-2007
</line>
<line>
Di*eren*a em *ife*enças
</line>
</par><par>
<line>
Venci*e*t*
</line>
<line>
1 .4 7 5 ,9 2 - 1 .4 6 9 ,8 7 = 6 ,0 5
</line>
<line>
3 .* 9 7 ,5 1 - 1 .* * 9 ,* 8 = 1 .2 1 8 ,0 3
</line>
<line>
1.218,03 - 6,05 = 1.211,98
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborada pelos au*ores.
</line>
<line>
Nota: T*dos *s valores foram *o*rig**os *e*o IGP-M * preços de dezembro de 2020.
</line>
<line>
* Diferença-em-Diferenças dos do*s mome*tos, antes * d**o*s d* p*l*tica, foi, por
</line>
<line>
conseguint*, *e R$ 1.*11,98 (u* mil, duze*tos e onze r*ais e no*enta e *ito centavos). O
</line>
<line>
*undeb produziu, pois, efei*os no val*r do ve*cimento básico do* professores *m iníc*o *e
</line>
<line>
carr*ira ** *ede Pública de *ducação bás*ca do Estad* do Piauí.
</line>
<line>
Nesse perío*o, como ob*ervado n* Gráfico 2, a seguir, * valor do salário mínimo
</line>
<line>
*ari*u de R$ 779,88, em *996, p*ra R$ 1.055,0*, em *02*, se*do inferior ao vencimento
</line>
<line>
b*sico em *odos os ano* da série.
</line>
<line>
*ráfico 2 - Val*res do venci*ento básico do cargo in*cial da carreir* do ma*istério
</line>
<line>
bá*ico da Rede Pú*lica e*tadu*l do Piauí, d* *alári* mínimo nac*onal
</line>
<line>
(199*-20**; 2007-20*0)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E*aborado p*los autores, com **se nos dados de Silva (**11), Fontineles (2017), Piauí (1996; 20*6 a
</line>
<line>
20*0), Sales * França (2*18), Soar*s (2**6).
</line>
<line>
Nota*: Todos os valo*e* fo*am **rrigidos pelo IGP-M a p*eç*s de deze*bro de 20*0.
</line>
<line>
A difere*ça do salá*io mínimo, como exposto na Tabela 4, infra, en*re 1996 e **06,
</line>
<line>
foi de R$ 163,65 e, e*tr* 2007 e 2020, *e R$ 90,65, s*ndo a Di*eren*a-em-Diferenças *e R$
</line>
</par><par>
<line>
7*,*0 (neg*tiv*s). L*go, o s**ário mínimo aumentou **is no primeiro período *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resi**, v. 20, n. *, art. 12, p. **2-27*, mar. 2023 www4.fsanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeito do F*NDE* Sob*e o V*ncimento dos Docentes da Rede Estad*al de Educa**o Básica do P*auí
</line>
<line>
26*
</line>
</par><par>
<line>
*en*im***o básico no *egu*do; e, considerando-s* a *iferença-em-Diferen**s da* duas
</line>
</par><par>
<line>
**rmas d* remune*a*ão, vencimento básico aumen**u R$ 1.*11,98 e o salário mínimo o
</line>
<line>
reduziu R$ 7*,*0. N* co*paraç*o ent*e *s d**s nos mesm*s p*río*os, a di*er*nça do
</line>
<line>
ven*i*ento b*sico *ara o salário m**imo foi de *$ 1.138,98.
</line>
<line>
Tab*la 4 - Difere*ça-em-Diferen*as entr* salário mínim* e v*nci*ento básico do cargo
</line>
<line>
in*cial da carr**ra do magistér** *ásico da Rede Públi*a estadu*l do Piauí
</line>
<line>
(1996-**06; 2007-20*0)
</line>
</par><par>
<line>
*r*p*s
</line>
<line>
2006-1*9*
</line>
<line>
2020-20*7
</line>
<line>
*ifere*ça em *iferenças
</line>
</par><par>
<line>
Sal. Mín*mo V**cimen*o
</line>
<line>
9 4 3 ,5 3 - 7 7 9 ,8 8 = * 6 3 ,6 5 1 .4 7 5 ,9 2 - 1 .4 6 9 ,8 7 = 6 ,0 5
</line>
<line>
1.055,01 - *64,36 = 90,65 3 .1 9 7 ,5 1 - 1 .9 7 9 ,4 8 = * .2 1 * ,0 3
</line>
<line>
90,65 - 163,65 = - 73 1.218,*3 - 6,05 = 1.21*,*8
</line>
</par><par>
<line>
Dif**enças
</line>
<line>
163,05 - 6,*5 = 157,60
</line>
<line>
90,*5 - 1.2*8,03 = - 1 .1 2 * ,3 8
</line>
<line>
1.211,98 - 73 = 1.*38,9*
</line>
</par><par>
<line>
Font*: *l*borada p*los *utor*s.
</line>
<line>
Nota: Todos os *alores foram corrigidos pel* IGP-* a pre*os de de*embro de 2020.
</line>
<line>
A d*ferença m*ior do *encimento *ásico no pe**od* p*s-Fun*eb não dec*r*eu, p*r sua
</line>
<line>
*ez, de aum*n*os do s*lár*o mínimo. Na comparação *om o PSPN, *ujo valor, conforme * art.
</line>
<line>
5º da L*i *º 11.494/2007, é cor**gid* anu*lmente no m*s de *aneir*, conforme a major*ção do
</line>
<line>
valor anual mínimo por al*no dos anos inicia*s do Ensino Fundamental urbano (BRASIL,
</line>
<line>
2008), verif*ca-se *ue este, *ntre 2009, qua*do *oi implementado, e 2*20, var*ou, em valores
</line>
</par><par>
<line>
corrigid** a pre*os de dezembro d* 2020 pelo IGPM, *e *$ 2.189,68
</line>
<line>
*ara R$ 2.913,80,
</line>
</par><par>
<line>
enqua*to o *encimento básico *e R$ 2.143,*8 (2009) a R$ 3.157,91 (2020).
</line>
<line>
O aumento do ve*cimento bási** *ão decorr*u, po*tanto, da val*rização do salário
</line>
</par><par>
<line>
m*n**o, sendo
</line>
<line>
*feito **
</line>
<line>
aumento *os recurs*s
</line>
<line>
dis**nív*is
</line>
<line>
por mei* do **ndeb, até porque
</line>
</par><par>
<line>
pelo m*nos 6*% deles foram destinad*s para pa*amento *o pe*soal do magistério.
</line>
<line>
5 **NS*DERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Este texto avaliou o efeito do Fundo de Manutenç*o e Desenvolvi*ento da Educação
</line>
<line>
Básic* e de Valori*ação dos Profis*ion*is *a Educação (F*ndeb) na elevação salarial do cargo
</line>
</par><par>
<line>
inicial da c*rreira docente da Rede Pública
</line>
<line>
est**ual do Piauí. Pa** iss*, *xa*inou a
</line>
</par><par>
</page><line>
p*rticipação dos r*cu*sos d* *un*eb na remun*ração do* *rofi*sio*a*s *a ed*ca*ão bás*ca *,
</line>
<line>
p*r meio *o método da Diferença-em-Diferenç*s, o efeito do *undeb n* vencimento *ásico
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 20, n. 3, art. 12, p. 2*2-2*0, mar. 2023 www4.*san*t.co*.b*/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. Pa*so*, G. O. Passos
</line>
<line>
*66
</line>
</par><par>
<line>
do ca*go inici*l
</line>
<line>
da carreira *e profes*or (Class* A, *ível I, 40 hora*/semanais) na Red*
</line>
</par><par>
<line>
Públi**
</line>
<line>
estadual d* educaç*o básica do Piauí, valendo-s* d* d*dos dis*onibiliz*dos nos
</line>
</par><par>
<line>
Relatórios **su*idos d* Ex*c*ção Orçamentári* da *ducaç** (RREO), *is*onibil*zados pelo
</line>
<line>
S*ste** de Informações so*re Orçamento *úbli*o da **ucação (SIOP*), e dos ven*i*en*os
</line>
</par><par>
<line>
inici*is *a *arreir*
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
prof*ssores *a re*e
</line>
<line>
estad*al de ensino estabelecidos
</line>
<line>
na leg*sla*ão
</line>
</par><par>
<line>
estadua* e lev*nt*d*s por Si*v* (20*1), Fon*inele* (2017), Piauí (1996; 2006 a 2020), Sales e
</line>
<line>
França (2018) e Soares (2016).
</line>
<line>
C*n*tatou-*e que o pe*centual de a*licação *os recursos do Fundeb na remun**ação
</line>
<line>
do* profes*ores vario* ** 6*,99% e 91,5%, *uperando, em *odo o p*ríodo, o mínimo *e 60%
</line>
</par><par>
<line>
previ*to na Lei nº 11.494, de
</line>
<line>
20
</line>
<line>
*e junho de *0*7, alcançando
</line>
<line>
78,06% no tota* do
</line>
<line>
período
</line>
</par><par>
<line>
*stud*do, mais do que
</line>
<line>
70% em
</line>
<line>
quase t*dos o* ano*, ex*eto em de 2012 (61,99%), 2014
</line>
</par><par>
<line>
(67,19%) e 2018 (63,99%), e ma*s de 90% em **13, *015 e 2016.
</line>
</par><par>
<line>
O venci*ento i*icial do pr*fesso* 4*h da rede pública
</line>
<line>
do *stad*
</line>
<line>
do Piauí *ario* de
</line>
</par><par>
<line>
R$ *.469,87 a R$ 3.658,2*, *end* os *aio*es aum*ntos *os *nos *e 200* para 2007, quando
</line>
<line>
pass** de R$ 1.1475,72 para R$ 1.97*,48 (aum*nto d* 34,12%), e na pa**agem de 2*11 p*r*
</line>
</par><par>
<line>
*012, q*ando saiu *e *$ 2.**1,95
</line>
<line>
pa*a R$ 3.1**,52 (3*,39%). T*davia, foram regi*tradas
</line>
</par><par>
<line>
re*uções e* 2*08 (-3,75%), 2*10 (-0,*8%) e 2020 (-1*,6*%). De todo modo, ** valores
</line>
<line>
a*u*ul*dos, *endo por referência 1996, em 2*0*, úl*im* ano se* Fundeb, o *ume*to foi de
</line>
<line>
0,41%, mas, j* no prime*ro ano de *igência da po*ític*, 20*7, o vencimento cr*sceu 34,67%
</line>
<line>
em relaç** ao d* ano de 1996 e, no último ano an*li**do, ma*or 117,54%.
</line>
</par><par>
<line>
Na comparação do *erí**o antes e depois do *undeb, por meio
</line>
<line>
da *iferença-em-
</line>
</par><par>
<line>
Di*erenças, co*stato*-se que * *feito foi *ositivo, pois,
</line>
<line>
no *erí*do
</line>
<line>
d e 1996
</line>
<line>
*
</line>
<line>
200*,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ven**mento básico aume*tou R$ 6,0*, o eq*ivalent* a 0,41%, p*s*ando de *$ *.**9,87 para
</line>
</par><par>
<line>
R$ 1475,*2, e, no per*odo d* 2*07 a 202*, *ument* o
</line>
<line>
foi
</line>
<line>
de R$ *.218,03,
</line>
<line>
passando de R$
</line>
</par><par>
<line>
1.979,48 para R$ 3.197,51, o e*uivale*te a *ma **e*ação de 61,53%.
</line>
<line>
O exame *a* diferenças dos valores do vencimento básico e do salário mínimo nos
</line>
</par><par>
<line>
pe*íodo* a*t*s (1996 a **0*) e depois (*00* 20*0) *o *undeb most*a que o aumento a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
salário mínimo foi maior do que * ocorri*o *o vencimento básico no p*ríodo anteri*r ao **
</line>
</par><par>
<line>
F*ndeb, mas qu* est* aumentou mai* *ue aq*e*e
</line>
<line>
no segundo mome**o (*e*ois d* Fundeb).
</line>
</par><par>
<line>
Entre 1996 * 2006, a *alorização d* sal*rio míni*o foi de *$ 163,65, a do v*ncimen*o básico
</line>
</par><par>
<line>
*oi de R$ 6,05. Já entre 2007 e 2020, o *alár*o mínimo valo*i**u R$ 90,6* o vencimento e
</line>
<line>
bá*ico, R$ 1.218,03.
</line>
<line>
P*rtanto, o Fundeb afetou po*iti*amente o valor do *enc*me*to básic* inicial da
</line>
</par><par>
<line>
carr*ira de pro*es*or d*
</line>
<line>
educação *ás*ca *a Rede Estadual do Piau*, o
</line>
<line>
qu*l aum*ntou ma*s
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 20, n. 3, art. 1*, p. 252-270, *ar. *023
</line>
<line>
w*w*.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efei*o do FUNDEB Sob*e o Ve*cimento dos Docente* da Rede Estadu*l de Educaçã* Básica *o Piauí
</line>
<line>
267
</line>
</par><par>
<line>
após a *nstitu*ção d*ssa polí*ic* de va*orização sal***al dos
</line>
<line>
profe*sores *o ensin* básico
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
q*e antes dela.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊN*IAS
</line>
</par><par>
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B*RBOS*, *ndreza. Os *alár*os dos professores bras*lei*os: implic*ç*es par* o tr*b*lh*
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e
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</line>
<line>
dezembro de 2006. *prova o Fundo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Manutençã* e Desenvolvimento da Edu*ação Básica e de Valoriza*ão
</line>
<line>
do Magistér*o *
</line>
<line>
dá
</line>
</par><par>
<line>
outras pr*v**ências. Diário Oficia* da União: *eção 1, Brasília, D*, a*o CX**II, n. 243, p. *-
</line>
<line>
6, 20 *ez. 2006.
</line>
</par><par>
<line>
B*ASIL. Emenda Consti*ucional
</line>
<line>
nº
</line>
<line>
10*,
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*6 de **ost* d* 2*2*. [...]
</line>
<line>
**ra dispor sob**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Fund* d* Manutenção e D*senvol*imen*o da Educaç*o *ás**a * de Valori*ação dos
</line>
</par><par>
<line>
P*o*i*sion*is da *du*ação
</line>
<line>
(F*ndeb); al*era o **o da*
</line>
<line>
Disposições Cons**t*ci**ais
</line>
</par><par>
<line>
Transit*ri*s; e d* *ut**s providências.
</line>
<line>
*iário Oficia* d* Un*ão: se*ão *, Bra*ília, DF, ano
</line>
</par><par>
<line>
CXLI*I, n. 24*, p. 5-6, 20 *e*. 2*06.
</line>
</par><par>
<line>
*RASIL. Decre*o nº 6.253,
</line>
<line>
de 13 de novembro de 2*07. D*spõe sobre o Fu*do
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*anutenção e Desenvolvimento da *ducaç*o Básica * de *alorização
</line>
<line>
dos Profis*io*ais da
</line>
</par><par>
<line>
Educação - FUND*B, regulament* a Lei nº
</line>
<line>
11.494, de 20 de ju*ho de 20*7, * dá outras
</line>
</par><par>
<line>
providênc*as. Diário Ofi*i*l da U*ião: seção 1, Bra*ília, DF, **o CXL*V, n. *19, p. 18-19,
</line>
<line>
1* no*. 2007.
</line>
<line>
*R*SIL. *ec*eto nº 6.278, de 29 *e *ov**bro de 20**. Alt**a o Decreto no 6.*53, de 13 d*
</line>
</par><par>
<line>
no**mbro de *007, qu* dispõ* sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Educação B*si*a e d* **loriz*ção dos Profission*i* *a Edu*a*ã* - Fundeb * reg*lamenta
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Lei no 11.494, de 20 de junho *e *0*7c. *iário Ofic*al da União: seção 1, Bra**lia, *F, *no
</line>
<line>
CX*IV, n. 2*0, p. 21, 30 *ov. 200*a.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 d* j*nho de
</line>
<line>
2*07. Re*ulamenta o *und* de M*nut*nção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Desenv*lv*men*o da Educa*ão Bási*a e *e Valorização
</line>
<line>
*os Profissiona*s da Educação
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
**NDEB, de que tr*ta o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais T**nsitórias; altera a
</line>
</par><par>
<line>
Lei 10.19*, de n
</line>
<line>
o *4 d* fevereir* de 2001; revoga d*spositivos *as Leis nº 9.42*, de 24 de
</line>
<line>
dezembro de 1996, nº 10.*80, de 9 de *unho *e 2004, e nº 10.845, de 5 de m*rço de 2004; e
</line>
<line>
dá **tras prov*dên**as. Diário O**cial da União: seção *, Brasília, DF, *no, n. 1*8, p. 7 - 1*.
</line>
<line>
21 j u*. 2007b.
</line>
<line>
BRASIL. *e* n* 11.7*8, de *6 de julho de 20*8. Regu*amenta a al*nea "e" do incis* III do
</line>
</par><par>
<line>
c*put do art. 60 do A*o das D**posições Constitucionai* *ra*sitóri*s,
</line>
<line>
p*ra ins*ituir o piso
</line>
</par><par>
</page><line>
salarial *rofissional nacional p*ra o* prof*ssiona*s do magistério público d* ed*c*ç*o básica.
</line>
<line>
Diário Oficial da União: seç*o 1, Br*s*lia, DF, an* CXLV, *. 136, p. 1, 17 jul. 2008.
</line>
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COH*N, E; FRAN*O, R. Avaliação de proje*o *oc**is. Petró*olis, RJ: Vozes, *993.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres**a PI, v. 20, n. 3, art. 12, p. 2**-2*0, mar. 2023 www4.fsanet.com.br/revista
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</line>
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*m
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D*ferenças.
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</line>
<line>
Educa*ão) - Programa de Pós-Graduação em Ed*cação da UFPI, Universi*ade *eder*l do
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Piauí,
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T*resin*,
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causal e*fect*
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</line>
<line>
PIAU*. Lei C*mplementa* Nº 71, de 2* *e julh* de 2006. Disp*e sobr* o *statuto e o Plano
</line>
<line>
de C*rg*s Carre*ra e Ve*cimento dos T*a*alhadores em Edu**çã* B*sica do *st*d* do Piauí
</line>
<line>
* dá outras providênci*s. Diário Oficia* *o *sta**: s*ção *, Teres*na, PI, an* *XXV, N.
</line>
</par><par>
<line>
141, p.
</line>
<line>
3,
</line>
<line>
27
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<line>
j ul .
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2006.
</line>
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Di*ponível
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</line>
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</line>
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</line>
<line>
n° 152, de 23 *e ma*ço d* 2010. Di*põe s*bre o piso s*lari**
</line>
</par><par>
<line>
profi*sional *stadu*l par* o *s profiss*on*is do ma*istéri* público da educação básica. Diário
</line>
<line>
O*i*ia* *o *stado *o Piauí: *eção 3, Ter*sina, PI, ano LXXIX, n. 54, p. 3, 23 mar. 2010.
</line>
</par><par>
<line>
PIAUÍ. *ei Compleme*t*r *° 165,
</line>
<line>
*e 12 de mai* de 2011. D**põe sobre o reajuste do
</line>
</par><par>
<line>
vencime*to dos pro*es*ores efet*vos da educação bá*ic* d* Es*ado do Piauí. *iá**o *ficial
</line>
<line>
do Estad* do Piauí: s*ção 3, Tere*ina, PI, ano LXXX, n. 89, p. *, 1* maio 201*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teres*na, v. 20, *. 3, a*t. **, p. 252-*70, mar. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeito do FUNDE* S*br* o Vencime*to dos Doce*t*s da Rede Estadual de Educ*ção Bás*ca do Piauí
</line>
<line>
269
</line>
</par><par>
<line>
PIAUÍ. Lei
</line>
<line>
n ° 5 .8 2 0 ,
</line>
<line>
de 30 *e
</line>
<line>
deze*bro
</line>
<line>
de 2008. Dispõe sobre * p*so s*larial profiss*onal
</line>
</par><par>
<line>
estadual par* profissi*nais do **gistério pú*lico *e e*ucação básica e *á outras providênc*a*.
</line>
<line>
Diári* Oficial do Estado do Pia*í: seção 3, Ter*sina, PI, ano LXXVI*, n. *4*, p. 7, 30 dez.
</line>
<line>
**08.
</line>
</par><par>
<line>
PIAUÍ. Lei *° 6.215, de 01 de junho
</line>
<line>
de 2*12. Dispõe sob*e o r*ajuste *o
</line>
<line>
vencim*nto
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
pr*fis*ion*i* do magi*té*io públic* da educação b*sic*, para atende* ao *iso naci*n*l. D*ário
</line>
<line>
Ofici*l do Estado *o *iauí: seção 3, Teresina, PI, a*o LXXX*, n. 10*, p. 3, 01 *un. 2012.
</line>
</par><par>
<line>
PIAUÍ.
</line>
<line>
Lei n° 6.239,
</line>
<line>
**
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
j ul ho
</line>
<line>
de
</line>
<line>
2012.
</line>
<line>
Disp*e
</line>
<line>
*ob*e r*ajuste do o
</line>
<line>
vencimen*o
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
profissionais do magist*r*o público da edu*a*ão bás*ca, para atender ao piso nacional. Diár*o
</line>
<line>
Ofici*l do *stado do Piauí: seção 3, T**e**na, *I, ano LXXXI, n. 129, p. 3, 11 ju*. *012.
</line>
</par><par>
<line>
PI*UÍ. Le*
</line>
<line>
n° 6.400, d* 28 de *gost* de
</line>
<line>
20*3. Dispõe s*bre o reajuste *o vencimento
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
profissi*n*is do magistério pú*lico da educação bás*ca, para *tende* ao pi*o n*cional. D*ár*o
</line>
<line>
*ficial do E*ta*o *o Piauí: se*ã* 2, *eresina, PI, ano LXXXII, n. 163, p. 6, 2* ago. 20**.
</line>
</par><par>
<line>
PIAUÍ.
</line>
<line>
Le* n° 6.554,
</line>
<line>
de
</line>
<line>
07
</line>
<line>
de
</line>
<line>
j ul h*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
*014.
</line>
<line>
Dispõ*
</line>
<line>
*o*re *eajuste do o
</line>
<line>
venciment*
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
pro*issionais do *a**s*ério públic* *a educa*ã* básica, para atender a* piso nacional. Diário
</line>
<line>
*fi*ia* do Estad* do *iau*: seção *, T*resina, P*, ano L*XXIII, n. 125, p. 3, 7 jul. *014.
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PIAU*. Go*erno estabel*ce*á R$
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3.167 *omo piso d*s profe*sores. S*duc.
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</par><par>
<line>
Ace*so em: 01 nov. 2022.
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SILVA, S. O. O im*acto do Fundef/Fundeb na Remu*eração dos Profi**ionais do
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Magis***io da Rede Estadual do Piauí. 2011. 108 f. *issertação (Mestrado em Educação) -
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Prog*ama de Pós-Gradua*ão em Educaç*o d* UFP*, Universidad* Federal do Piauí, Ter*sina,
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2011.
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SOAR**, M. G. F.
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Re*u**ração e carre**a
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*os **ofessores da educ*ção básica:
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<line>
o
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impac*o *a le* do p*s* na re*e estadual do Piauí. 2*1*. Diss*rt*ção (*estrado e* Educação) -
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<line>
Un*versidade *ederal do Piauí, Ter*sin*, 2016.
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Como R*ferenc*ar este Artig*, conf*r*e ABNT:
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PASSOS, C. R; *ASSO*, G. O.
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Efeito do FUNDEB Sobre o V*n*imento dos Docent*s da Rede
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</par><par>
<line>
Estadual *e Educa*ão Básic* ** *ia*í. Rev. F**, Tere*ina, v. 20, *. 3, art. 12, p. 252-*70, mar. 2023.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*r*sina P*, v. 20, n. *, a*t. 12, p. 25*-270, mar. *0*3
</line>
<line>
www4.f*anet.com.*r/r*vist*
</line>
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</document><par>
<line>
C. R. *assos, G. O. *assos
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2*0
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<line>
Contribui*ão dos Autor**
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<line>
C. *. Pass*s
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<line>
G. O. Passos
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1) co*ce*ç*o e pl*nejam**to.
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X
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X
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2) anál*se e inte*pr*tação dos dad*s.
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*
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X
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3) *l*boraçã* do ra*cu*ho ou na re*isão crítica ** c***eúdo.
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X
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*
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4) partic*p***o na aprovação *a versão final d* manuscrito.
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X
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X
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</page><line>
*ev. FS*, Teres*na, v. 20, n. *, art. 12, p. 25*-2*0, *ar. 2*2*
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www4.**anet.com.*r/re*ista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)