<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 3, art. 12, p. 252-270, *a*. 20*3 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.3.12 </line>
</par>
<par>
<line> *feito do FUNDEB Sobre o Vencimen*o *os Docent*s d* Rede E**adual de Educa**o Básica do </line>
<line> P*auí </line>
<line> Effect o* FUND*B *n the Sala*ies of Teache** in th* State Pri*ary *ducat*o* Networ* of Piauí </line>
</par>
<par>
<line> Cristhian R*go *assos </line>
<line> Mestre em ***tão Públi*a pela Universi*ade Feder*l do Piauí </line>
<line> As*istente em Admin*st*ação na Univers*dade Fede*al *o Piauí </line>
<line> E-**il: cris*hi*npassos@yah*o.**m.br </line>
<line> Guio*ar de Oliveira Pa*s*s </line>
<line> Doutora *m Sociologi* pela Universidad* de B*asília </line>
<line> Profe*sor* do *agis*ério Supe*io* n* Universi*ade *ederal do Piau* </line>
<line> E-mail: guiomar@ufpi.edu.br </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ender*ço: Cristhian Rê*o *a*s*s </row>
<row> C*ntro *e Ed**ação Aberta e a Di*t*ncia (*EAD/UFPI) </row>
<row> - Ru* Olavo Bi**c, *148, Centro/Sul, CEP: 64.001-*80, </row>
<row> Ter*s*na/PI, Bras**. </row>
<row> E*der*ço: Guiom*r de Olivei** Passos </row>
<row> C*mpus Un*versitár*o Min*stro Petr*nio Port*lla s/n - </row>
<row> *ninga, CEP **049-550, Te*esina/PI, Brasi*. </row>
</column>
<column>
<row> Edi*o*-Chefe: Dr. Tonny Kerle* d* Alenca* </row>
<row> Rodrig**s </row>
<row> Arti*o recebido em 09/01/202*. Últim* *ersão </row>
<row> recebida em 30/01/20*3. Aprova*o em 31/01/2023. </row>
<row> Avaliado pe*o sist*m* Triple Re*iew: a) Desk *evi*w </row>
<row> *elo *ditor-Chefe; e *) Double Blind Review </row>
<row> (a*aliação c*ga p*r *ois av*liadores da área). </row>
<row> Rev*são: Gramat*ca*, *ormati*a e de F*rmata*ã* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> RESU*O </line>
</par>
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<line> Efeito do FUNDEB *obr* o Vencimento do* Docentes da Rede *s**du*l de Educa*ão Básica do *iau* </line>
<line> 253 </line>
</par>
<par>
<line> Este tex*o avalia o e*eito do Fundeb sobre a valori*aç*o d* vencimento básico dos profe*sores </line>
<line> *a Re*e Pública estadual de educ*ção básica *o Pi*uí, em iníc*o de carreira. Para tanto, valeu- </line>
</par>
<par>
<line> *e de pesqu**a quantitativa </line>
<line> para examinar, *o* *ei* do métod* *as D*fe*e**as-em- </line>
</par>
<par>
<line> Dife*enças, * valoriz*ção do venci*e*to bási*o antes e depois do Fundeb (*9*6 * 2006; 2007 </line>
<line> a 2*20), utilizando-s*, c**o *o**raprova, os va*ores do salário mí*im* naci*nal. Cons*atou- </line>
<line> se qu*, no perí*do de 1996 a 2006, o vencimento básico cr**ceu R$ 6,05 (0,41%), pas*ando </line>
</par>
<par>
<line> de R$ 1.469,87 para R$ 147*,9*, e, no perí*do de </line>
<line> 2007 *0*0, *umentou R$ a </line>
<line> 1 .2 1 8 ,0 3 </line>
</par>
<par>
<line> (61,53%), passan*o de R$ 1.97*,4* para R$ 3.197,51. Nesse m*smo per*o*o, a melhoria do </line>
<line> salário mí*imo *oi de R$ 163,6*, pa*sando de R$ 7*9,88 em 1996 *ara R$ 94*,5* em **06, </line>
<line> a* p*s** que, no p*río*o ** 200* a 20*0, *alor*zou R$ *0,65, passan*o ** R$ 964,36 *ara R$ </line>
<line> 1.*55,01. É p**s*vel afirma*, pois, que o Fundeb afetou p*sitivamente o valor do vencimento </line>
<line> *ásico inicial da carreira d* professor da educação básica da R*de Est*dual do Piauí, uma vez </line>
</par>
<par>
<line> q*e houve um *ume*to mui*o *aior *pós a instituição </line>
<line> dess* *olí*ica de valo*ização salar*al </line>
</par>
<par>
<line> desses professores do que antes del*. </line>
</par>
<par>
<line> *alavras-chave: Fun*eb. Valorização de pr*fesso*s. Educação básica. </line>
<line> *BSTRACT </line>
<line> This text evaluates t*e effec* of F*ndeb on the valuation o* the bas*c salary of *he teacher* of </line>
<line> th* Stat* Publi* Network of Basic Educa*ion of Piauí, in the b*gi*ning of their *areer. For this </line>
</par>
<par>
<line> purpo*e, quantitat*ve research wa* used to examin*, through the </line>
<line> Differ**ces-in-Differ*nces </line>
</par>
<par>
<line> method, t*e valuation of the bas*c *alary *e*ore and after Fundeb </line>
<line> (1*96 to 2006; *007 to </line>
</par>
<par>
<line> 2020), using, a* cou*t**proof, the value* of the *ational m*nimum w*ge. It was found that, in </line>
<line> t*e p*r*od f*om 1996 to *006, the basic sal*ry *ncre*sed by R$ 6.05 (0.*1%), g*ing f*om R$ </line>
</par>
<par>
<line> 1,469.*7 t* R$ 1,475.92, </line>
<line> and, in t** period f**m </line>
<line> 2007 to 2020, i*c*eased R$ </line>
<line> 1 ,2 1 * .0 3 </line>
</par>
<par>
<line> (6*.53%), **ing from R$ </line>
<line> 1,979.48 *o *$ 3,197.51. In the same period, *he minimum w*ge </line>
</par>
<par>
<line> increased *y R$ 163.65, *rom R$ 779.88 *n 1*96 t* R$ 943.5* in 2006, while, *n the p*riod </line>
<line> from 2007 to 20*0, it i*cr*ase* by R$ 90 .65, goi*g from R$*64.36 *o *$1,055.01. It is </line>
<line> *o*si*l* to st*te, theref*re, that Fu*deb pos*tively af*ected the value of the i*itial basi* salary </line>
<line> o* the Basic Education te**her career i* the Stat* Network of Piauí, since there was a mu*h </line>
</par>
<par>
<line> greater i*creas* *ft*r the institut*on of th** *alary *aluatio* </line>
<line> policy for teache*s thi* l*vel </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> t*a*hi*g th*n bef*r* her. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: Fundeb. Valuing tea*hers. Basic edu**tion. </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina *I, v. 20, n. *, *r*. 12, p. 252-270, *ar. 2023 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. Passos, G. O. Passos </line>
<line> 254 </line>
</par>
<par>
<line> E*te t*xto ava*ia o efeito d* Fundo de Ma**tenção * Desenvo*vimen*o da Educação </line>
</par>
<par>
<line> Básica de Valoriz*ção do* *rofissiona*s da Ed*c***o (*u*deb), i*s*ituíd* em 2006, por e </line>
</par>
<par>
<line> *eio *a E**nda Consti*ucional nº 53/2006 (BRASIL, 2006) e *eg*la*entado pela Lei nº </line>
</par>
<par>
<line> 11.494/2007 (*RASIL, 2007b) * pelos Decretos </line>
<line> nº 6.25*/2*07 (*RAS*L, 2007) e nº </line>
</par>
<par>
<line> 6.*78/*007 (*R**IL, 2007a), sobre * v*lorização salarial *o cargo inicial da ca*re*r* docent* </line>
<line> da R*de Públic* *e e*u*ação básic* d* Estado do Piauí. </line>
<line> O F*nde* ****tituiu * Fundo de Manutenção e D*senvolvimento do Ensino </line>
</par>
<par>
<line> Fundamental ** Valorizaç** d* Magist*rio (Fund*f), q*e e </line>
<line> t*v* *igênc*a *e 1998 a **06, e </line>
</par>
<par>
<line> era vol*ado para o ensino fund*mental. Sua **gê*c*a fo* prevista para o pe*íodo de 20*7 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 20*0, quando tev* *eu desenho r*formulado e *assou a aba*car *od* a *du*ação </line>
<line> básica </line>
</par>
<par>
<line> (edu**ç*o infantil; </line>
<line> ens*n* *undame*tal; e*sin* médio; e*ucaç** </line>
<line> d* jovens e ad**tos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e**cação especial). part*r A </line>
<line> de 20*1, a *olítica t*rnou-se permane*te por meio *a Emenda </line>
</par>
<par>
<line> Con*t*tu*ion*l nº 108, d* 27 de *gosto de 2020. </line>
<line> ** d**enhos d* Fundo, ainda que ap*esent*m di*erenças (ta*s como: *b*an**ncia, </line>
</par>
<par>
<line> *uração e percentuais *e co*posição), </line>
<line> têm se*e*han*as, sa**r: a naturez* contá**l; a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> â**ito esta*u*l; a *o*posição com recurso* </line>
<line> provenientes </line>
<line> de </line>
<line> **p*stos * tr*nsf*rê*cias; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compl*me*ta*ão da U*ião; * **stinaçã* dos recurs*s pa*a o desenvolvimento e a manutenção </line>
<line> da educação * para * valorização do magistério. </line>
</par>
<par>
<line> A *artir do Fundeb (2007), </line>
<line> h*uve </line>
<line> aumento dos recur*os para E*ucação, pois </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> alíq*ot* *e cada f*n*e pass*u de 15% (F*ndef) </line>
<line> par* 20% *o*r* as re*eitas </line>
<line> tr*but*r*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> t*ansferências do* municípios e d*s est**os qu* *o*mav** o Funde* (C*ta do Im*osto sobre </line>
</par>
<par>
<line> Circu*aç*o de *er*ador*as </line>
<line> * Serviços; Fundo de Participação </line>
<line> *os E**a*os; Fundo de </line>
</par>
<par>
<line> Part*c*pação dos **nicípios; Cota do *mposto sobr* Produtos Indus**ializa*os *a*a </line>
<line> Exp*rtação * Co*a *os Recu*sos da desoneraçã* de expo**ações d* *ue tr*ta a LC 87/19*6 - </line>
<line> *ei Kandi*) e acrescen*ou mais tr*s f*ntes (Impo*to sobre * Prop*i*d*de de Veí*ulos </line>
</par>
<par>
<line> Autom*tore*, </line>
<line> Imposto sobre Propriedade Te*ritorial Ru*al * Imp*sto *obre Tran*missã* a </line>
</par>
<par>
<line> Cau*a Mortis e Doação). </line>
</par>
<par>
<line> Em ambos, a destina*ã* dos recursos *ivide-se </line>
<line> em não ma*s que 4*% *ara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *anutenção e des*nvo*vimen** da educação (MDE) e n* mín*mo 60% pa** remuneraçã* a </line>
</par>
<par>
<line> dos profi*sionais do mag*s*ério da educ*ção *á**ca em efe*ivo exercício </line>
<line> na R*de Pública, </line>
</par>
<par>
<line> *onta*il*zan*o-se esses rec*rso* *amb*m nos 25% das rece*tas tri*utár*as con*t**ucionalmente </line>
<line> vinculadas à educação (BRASI*, 2007a). </line>
<line> Rev. *SA, Teres*na, v. 2*, n. 3, art. 12, p. *5*-270, *ar. 2023 ww*4.fsane*.co*.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *feito do FUN*EB So*re * *encim*n*o dos Doce*te* da Rede Estadual de Educação Básica do Piauí </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> T*is recurs*s *ão ap*icados conforme o q*e está regula*enta*o *a Le* *º *1.494/2007, </line>
<line> de mod* *ue "[...] *estinam-s* * m*nu*e*ção e ao d*sen*o*vim*nto d* educaçã* básic* </line>
<line> pública e à valorizaç*o dos trabalha*ores em e*ucação, inclu*ndo sua co*digna re*uneraç** </line>
<line> [...]" (BRASIL,2007b, ar*. 2º). A *emuneraçã*, segundo a suprac*tada lei, ref*re-se a* </line>
<line> *onjunto de pagamentos devidos aos profissionais do ma**stér*o da *duc*ção em </line>
</par>
<par>
<line> consequência do efeti*o exer*ício </line>
<line> em cargo, emprego ou função </line>
<line> que </line>
<line> i*teg*am * est*utu*a, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> quadr* ou tabela de serv**ores ** *stado, d* Distrito </line>
<line> Fed**al *u do municíp*o, conforme </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *aso, incluindo a*nda os encargos *ociais nel* inci*entes (BRASIL, 2*07b). </line>
<line> O venc*men*o, por sua vez, * parte bási*a da remuneraçã*. Ele se re*ere *o valor que </line>
<line> um servid*r públi*o r**eb*, relati*o a* exercício de *eu c*rgo efetivo, cujo mo**ante é fixado </line>
</par>
<par>
<line> em lei e *ão *ngloba as vantagens adi*ionai*, ao passo </line>
<line> *ue * </line>
<line> remuneração e*ui*ale ao </line>
</par>
<par>
<line> vencimento do cargo, acres*ido da* van*a*ens p**uniár*a* pe*manentes es**belecidas em lei </line>
<line> (BRAS*L, 1*90). </line>
<line> A valorização dos p*o*issionais do magisté**o *á*ico é impl**entad* por meio de </line>
<line> pla*os *e cargos, *arreira e r*mune*ação, devendo assegurar: "I - a remuneração condigna dos </line>
<line> pr*fi*sion*is na e*u*ação bás*ca *a rede pública; II - i*tegraç** entre o trabalho *n*ividu*l e a </line>
</par>
<par>
<line> proposta *edagógica *a esco*a [e]; III - </line>
<line> a m*lhoria </line>
<line> da qualida*e </line>
<line> do *n*in* </line>
<line> e da </line>
</par>
<par>
<line> aprendi*a*em". Esses *lanos ainda </line>
<line> precisam *ontemplar "capacitação *ro*iss*on*l </line>
</par>
<par>
<line> especial*ente volt*da à f*rmação continuada co* vis*as na melhoria da qu*li*ade do ens*no" </line>
<line> (*RASIL, 2007b, art. 40). </line>
<line> Em 2008, p*r meio *a Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, f*i estabelecid* o *is* </line>
</par>
<par>
<line> Salarial Profis*io*al Nacion*l (P*PN) </line>
<line> para os prof*ssor** d* *ducação </line>
<line> básica da Rede </line>
</par>
<par>
<line> Públ*ca, cujo </line>
<line> valor es*abelecido àquela época foi def*ni*o em R$ </line>
<line> 950,*0 mensais </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> profissionais de *ormaçã* em n*vel méd**, na m*dalidad* n*rmal, pa*a j*rna*a máxima de *0 </line>
<line> horas *e*an*is, v*lor esse "[...] atualiz*do anualmente, n* mês de janeiro, a partir do a*o *e </line>
<line> 20*9" (BRASI*, 200*). </line>
<line> O que *e examin* neste te*t* é: qual a participação dos recurs*s d* F*nde* na </line>
</par>
<par>
<line> remuneração *os profissio*ai* d* </line>
<line> ed*caç*o </line>
<line> bá**ca * qual o efe*to </line>
<line> d* Fundo, quando </line>
</par>
<par>
<line> conte*tualizado pela institu**ão do PSPN, *obre o vencime*to </line>
<line> b***co do car*o i*icial da </line>
</par>
<par>
<line> carreira d* profes*or (Classe A, *íve* I, </line>
<line> 40 *or*s/seman*is), na *ede pública </line>
<line> estad*al de </line>
</par>
<par>
<line> educação básic* do Piau*? </line>
</par>
<par>
<line> Avali*m-se os resultados na a*licação dos recursos do Fund*b na </line>
<line> remun*ração dos </line>
</par>
<par>
<line> profiss*onais do magi*tér*o bá*ico *, mais espec**icamente, o seu *feito no salário base </line>
</par>
<par>
<line> (ve*cimento) do* *rof*ssores d* Rede Públi*a e*tadual *o Piauí. *ara tanto, </line>
<line> examina-se </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 20, *. 3, **t. 1*, p. 25*-270, m**. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.*om.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. Passos, G. O. Passos </line>
<line> 256 </line>
</par>
<par>
<line> evoluç*o da aplicação dos r*cursos do Fu*deb na remu*eração dos do*e*tes da Red* Públ**a </line>
<line> esta*u*l do Pi*uí, no período de 2007 a 20*0, * v****ica-s* a variação percent*al e abs*lu*a </line>
<line> dos valores do ven*imen*o *o cargo inicial da carrei*a d* magisté*io **bli*o do Estado, antes </line>
<line> (1996 e 2*06) e d*p*is (2007 a 2020) do Funde*. </line>
<line> O text* cont* com mais qua*r* se**es, al*m de*ta introdução, que é a primeira. Na </line>
</par>
<par>
<line> segun*a seç*o, discute-se p*oblem*tica da desval**iz*ção a </line>
<line> dos profe*sores da </line>
<line> educaç*o </line>
</par>
<par>
<line> básica e as políticas dese*volv**as </line>
<line> pelo Estado brasileiro pa*a *nfr*ntá-la. *a terceira, </line>
</par>
<par>
<line> apresenta-se * metodolo*ia utilizada, conce**uando-se av*liação de </line>
<line> efeitos por meio </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> método d*s Diferenças-em-Diferença*. Na quarta seção, são apre*entadas a parcela perc*ntual </line>
<line> *os recursos d* F*n*** apl*cad* em remun*ração dos professores e a avaliação do efeito do </line>
</par>
<par>
<line> F*nd*b sobre a valorização d* </line>
<line> ve*cimento </line>
<line> básico dos professo**s em iní*** *e *arrei*a *o </line>
</par>
<par>
<line> ma*istério da re** pública e*tadual *e ensin* bá*ico piauiense. *a </line>
<line> quinta e última seção, </line>
</par>
<par>
<line> a*resen*am-*e as conclusões e </line>
<line> *onsider*ç*es fin*is sobre </line>
<line> os resu*tados na aplicação dos </line>
</par>
<par>
<line> recursos do Fu*deb n* remu*eraçã* dos *rofissiona*s do magi*té*io básico estadual e, *ais </line>
<line> especificamente, sob*e se* *feito no sal*rio *ase (v*nc*m*n*o) do* p*ofessores da *ede pública </line>
<line> e**adual *o Pi**í. </line>
<line> 2 REFERENC*AL TEÓRIC* </line>
<line> 2.1 A desvaloriz*ção dos *rofes*ores da educação básica no B*a**l e as polí*icas </line>
<line> n*cionais *e val*r*zação da carreira docente </line>
</par>
<par>
<line> A r*mu***ação dos </line>
<line> professore* da Rede Pública de en*i*o do Bras*l, de aco*do com </line>
</par>
<par>
<line> *a**os* (2011) e Ga*ti e Bar*eto (2009), é bai*a, pri***palmen*e quando comparada *om a de </line>
<line> ou*ros profission*is cuj* n**el de formação é o *esmo. É * p*ís, segundo estu*os de Mi*ala e </line>
</par>
<par>
<line> Ñhop* (2011), </line>
<line> que oferece u* </line>
<line> dos menores salários para o* professores face a </line>
<line> outras </line>
</par>
<par>
<line> p*ofissões técni*as </line>
<line> de me*mo </line>
<line> níve* de f*rmação e compa*ando-*e </line>
<line> *om nove p*íses da </line>
</par>
<par>
<line> América do Sul (*h*le, Equa*or, Ho*du*as, México, Panamá, *icarágua e Uruguai), </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> difer*nça em fa*or *os técnicos só não é mai*r do que a *a Nic*r*gua (MIZA*A; ÑHOP*, </line>
<line> 201*). </line>
<line> Isso tem acarretado, se*u*do *arbosa (20*1) e Ga*ti e Ba*reto (2009), por um lado, </line>
<line> baix* at*atividade d* c*rrei*a docen*e e *ifi*uldade de reter os b*ns professores e, p*r outro, </line>
</par>
<par>
<line> na paup*rização, desmoti*ação e insatis*a*ão dos professo*es com traba*ho n* área da o </line>
<line> ed*caçã*. *sses profissionais, muit*s vezes, sub*etem-s* * inte*sas jornadas d* trabalho para </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 20, n. 3, art. 12, p. 252-2*0, mar. 2023 www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efeito do FUNDEB Sobre o Ve**ime**o dos Docentes da Rede E*ta**al de *ducação Básica do Piauí </line>
<line> 257 </line>
</par>
<par>
<line> compensar os baixos salários, o que, por se* tu*n*, con*ribui para ele*a*a rotativ*dad* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> itinerância dos professores na* escolas; para o aumento do abse*teísm* d*c*nte; para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> d*sc*mprometimento com * realização **s ativid*d*s extracla*ses e **é </line>
<line> para o agravamento </line>
</par>
<par>
<line> *o* problemas de saúde desse* pro*issionais (BARBOSA, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> Em *mbit* legal-n*rmativ*, a situação é enfrentada a partir da CF de 1988 ao incluir, </line>
<line> entre os princ*pios da oferta do en*ino (art. *06), * "valor*z**ão *os p*ofissionais da educação </line>
</par>
<par>
<line> escolar, *aran*idos, na for*a da *ei, *l*nos de carreira, </line>
<line> com ingresso *xcl*s*va*ente **r </line>
</par>
<par>
<line> c*ncurso públi*o de p**vas e tí*ulos, aos *as *edes p*blicas" (Inciso V - BRASIL, *9**). </line>
<line> Esse princípio é *eaf*rmado no ar*. 3º da Lei de Diretrizes e B*se* da *ducação (LDB), </line>
<line> quando def*ne no art. 6* que: </line>
<line> Os sist*mas de ensino promoverão a valo*izaç*o dos p*ofi*sionais da ed**ação, </line>
</par>
<par>
<line> ass*gur*ndo-lhes, inclu*ive nos </line>
<line> termos d*s estatutos e *os plan*s de carr**ra do </line>
</par>
<par>
<line> magi*tério público: </line>
</par>
<par>
<line> I - ingr*sso e*cl*s*vame*te *or concurso públi*o de pro**s e tí*ulos; </line>
<line> II - **erfeiçoamento *ro*iss*on*l con*inu*do, i*clusive c*m li*enciamento </line>
<line> pe*iód*co remunerado *ar* esse fim; </line>
<line> III - pis* salarial *rofissional; </line>
</par>
<par>
<line> *V - *rogressão </line>
<line> fun*ional baseada na ti*ulaçã* ou habilitação, * na avaliação do </line>
</par>
<par>
<line> dese**enho; </line>
</par>
<par>
<line> V - p*ríod* *eservado a *stud*s, pl*nejam*nto e avali*ção, *ncl*ído na carga de </line>
<line> traba*h*; </line>
<line> VI - c*ndi**es ad*qu*das *e trabalho (*RAS*L, 1994). </line>
<line> **sas de*erminações *undam*ntar*m * *undef (Lei 9.424/19**), * Fund*b (Lei nº </line>
</par>
<par>
<line> 1 1 .* * 4 / 2 0 0 7 ) e </line>
<line> o Pi*o nacional (Lei 11.73*/2008). A* Le*s *o Funde* e ** Fundeb </line>
</par>
<par>
<line> es*abelecem *ue </line>
<line> os Estad*s, o Distrito Federal e os Muni*ípios *evem impl**tar Pl*no* de </line>
</par>
<par>
<line> Carreira e remun*raçã* dos p*ofissionais *a e*ucação básica, </line>
<line> de m*do a assegurar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re**neração condigna d*s profis*ionai* da Rede Pú*lica nesse níve* de ensino. Adema**, </line>
<line> determinam qu* pelo *e**s 60% (*e*s**ta p*r ce***) dos recursos anu*is totais dos Fundos </line>
<line> sej** destinados ao p*gamento da re*uneração *os prof*ssionais do *agistério da educação </line>
<line> bá*ica em efetiv* *xercício na Rede Públi*a (BRASIL, 1996; 2007). Já a Lei *o Pi** </line>
</par>
<par>
<line> Nacion*l estabelece o valor *ínimo que </line>
<line> a União, os esta*os, o Distrito Fe*era* e os </line>
</par>
<par>
<line> mun*cípios podem fi*a* *omo </line>
<line> vencime*to inicial das Carrei*as do magistério público da </line>
</par>
<par>
<line> educação básica, </line>
<line> para * j*rnada de, no máxi*o, </line>
<line> 40 </line>
<line> (quarenta) **r*s s*mana** (BRASIL, </line>
</par>
<par>
<line> 2008). </line>
</par>
<par>
<line> A situaçã* sa*arial dos professores da r*de pú*lica de ensi*o </line>
<line> do Bra*i*, contudo, </line>
</par>
<par>
<line> conforme Gatti e Barr*to (*009), permanec* nã* a*enas infe*ior à situaçã* *e outr** </line>
<line> p*ofissionais *om a mesma formação, como t*m *e ca*acter**ado pela heterogeneidade, que é </line>
<line> *ev. F*A, Tere*ina P*, v. 20, n. 3, **t. *2, p. 252-270, mar. 2023 www4.fsanet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. Pass*s, G. O. Pa*s*s </line>
<line> 258 </line>
</par>
<par>
<line> um r*f*exo das di*erenças nas *rrecadaç*es dos ent*s federados (GATTI; BAR*ETO, ****), </line>
<line> as quais *mpactam, cons*que*te*ente, as capacidades a*tônom** de financiar a educação </line>
<line> bási*a sob sua competência con**itucio*al. </line>
<line> O Fun**b *l*erou essa sit*ação? Qua*s os ef*i*os *o* recurso* *o Fundo no </line>
<line> venci*en*o básico *os professores em início de c*rre*ra da R*d* Pú*lica de educação *á*ica </line>
<line> do Esta*o do Piauí? É o q** se exam*na neste ***to. </line>
<line> 3 PROCEDIM*N**S ME**DOL*GICOS </line>
<line> O exame dos *fe*tos do Fundo *e Manutenção e *esenvolvimento da Educaç** Básica </line>
<line> * d* Val*ri*ação dos Profissionais da Ed*cação (Fundeb) no vencimento bási*o *os </line>
</par>
<par>
<line> profes*ores em iní*io de carreira *a Rede Públi** de </line>
<line> educação bás*ca do Estado do Pi*uí </line>
</par>
<par>
<line> *onst* de dois momentos: inicialment*, t*aça-se a evolução da aplicação dos recu*sos </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *undeb na remun*r**ão dos </line>
<line> profiss*on*is do m**i*tério bás*co </line>
<line> do ens*no da Rede </line>
<line> P*blica </line>
</par>
<par>
<line> e**adu*l *o Piauí, no per*odo *e 2*07 a 2020, depois, cal**la-se a variação da *arcela básica </line>
<line> da *emuneração, o *encime*to, *ntes (1996 e 2*06) e d*pois (2007 a 2020) d* Fu*deb. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliação de efeito refe*e-se a um* das modalidades </line>
<line> de avaliação da ação pública. </line>
</par>
<par>
<line> *eg*nd* Cotta (1998), é na avaliação que se questionam *s influênc*as de um* *ntervenção no </line>
</par>
<par>
<line> público-alv*, in*tituições ou m*s*o nos *ge*tes ligad*s a ela. P*ra tanto, util*z*-se </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> medi**o, por *eio de indi*adores, dos *e*ultad*s da *ção pública, seja* eles prete*didos ou </line>
<line> não *ela *olítica. Essa medição permite a quantifi*açã* do impacto e dos efeitos desejáveis ou </line>
</par>
<par>
<line> não, pa*a </line>
<line> que, assi*, d*sponha-s* d* </line>
<line> informa*ões úteis </line>
<line> à </line>
<line> to*ada de deci**o quanto *o </line>
</par>
<par>
<line> *ncer*amento, modif*cação, expans*o </line>
<line> ou cont*nuidade da </line>
<line> política públic* (intervenção) </line>
</par>
<par>
<line> aval*ada. </line>
</par>
<par>
<line> *a a*aliação aqui aprese*tada, co*st*uí*am-*e séries temporais com as med*ç*es </line>
<line> *ntes, dur*nte e depois da interve*ção (*OHE*; F*ANCO, 2008), sen*o u*ilizado* os </line>
</par>
<par>
<line> segu**tes indi*a*ores: 1) perce*tual de recursos do Fu**eb o </line>
<line> utiliza*o no pagamento </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> prof*sso*es e 2) o valor do vencimento *á*ico de *níc*o de carreira d*cen*e da Rede Públ*ca </line>
<line> est**ual *i***ense. *om i*s*, aval*am-se as mudanças p*ovoca*as no vencimento básico dos </line>
</par>
<par>
<line> professores da R*de Pú*li*a estadual piau*ense, </line>
<line> vi*to que, p*ra a*ém *a distribuição de </line>
</par>
<par>
<line> re*ursos *inculados à Educação Básica, a política *o Fundeb possui mecanismos que </line>
<line> *bjet**am a garantia de uma aplicação m*nima dos recursos (pelo menos 60% desses </line>
<line> recursos) em p*gamento de rem*neraç*o de *rofe**or*s de**e nível d* ensino. </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 20, n. 3, art. 12, p. 252-270, mar. 2023 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efe**o do F*NDEB Sobre o Ve*cimento dos Docentes da Rede Esta*ual de **ucação Bás*ca do *iauí </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> Para *anto, vale-se de dado* expostos nos *elatórios Resumidos da Execu*** </line>
</par>
<par>
<line> Orçamentár** da Educação (RREO), disponib*l*zados *elo Sist*ma </line>
<line> *e Informações sobre </line>
</par>
<par>
<line> Orç*mento Público da Educação </line>
<line> (SIOPE), e *os vencim*ntos **iciais da carre*ra dos </line>
</par>
<par>
<line> professores da rede estad*al de ensin*, estabelecidos na l*gislação estad*al * *evantados por </line>
<line> *ilva (2011), Fontineles (*017), Pi*uí (19*6; 2006 * 2020), Sales e França (2018) * S*ares </line>
<line> (2016). </line>
<line> O exame dos e*eitos foi realizado em cinco e*ap*s: i) levantam*nto do t*tal de </line>
<line> recursos do Fu*de* *ecebido p*lo *stado ano a *no; ii) c*rreção dos valores para pr*ç*s d* </line>
<line> dezem*ro *e 2020, com ba*e no Índice Geral d* *reç*s *o Mercado (I*PM) - c*lculado pel* </line>
<line> FGV (Fundação Getúlio *arg*s); iii) apresen*ação d* m*ntante e do percentua* da a*licação </line>
<line> dos recursos do Funde* em re*un*ração do* professore* da Rede Públic* es*adu*l do Piauí </line>
<line> n* pe*í*do de *007 a 2020; iv) exame da variaçã* do *enc*ment* b*sico no* anos de 1996, </line>
</par>
<par>
<line> *006 e 2007 * 2020; e, </line>
<line> po* f*m, v) cálculo ** efeito do Fund*b no vencimento bás*co </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> prof*sso**s em início de carreira da *ede Públ**a de educa*ã* bá*ica do E*t*do d* Piauí, por </line>
<line> meio d* método de Diferenças-em-Diferenças. </line>
<line> 3.1 *ife*enças-em-Diferenças </line>
<line> A m***dol*gia d* Diferença-em-Di*e*en*as é uma ferramenta econométrica bem </line>
</par>
<par>
<line> estabel*c*da </line>
<line> e </line>
<line> de fácil aplicação (LECH*ER, 2011). Tem c*mo fu*dam*nto uma subtração </line>
</par>
<par>
<line> dupla, q*e sint*tica*ente pod* ser ex*ressa como *o Qu**ro 1: </line>
<line> Q*adro 1 - R*s*mo *o *étodo *e Dif*renç*s-em-Diferenças. </line>
</par>
<par>
<line> Grupos </line>
<line> **tes </line>
<line> De*o*s </line>
<line> Diferenças </line>
</par>
<par>
<line> *ontrole </line>
<line> * </line>
<line> B </line>
<line> A-B </line>
</par>
<par>
<line> Tratame*to </line>
<line> C </line>
<line> D </line>
<line> C-D </line>
</par>
<par>
<line> Dif*renças </line>
<line> A-C </line>
<line> B-D </line>
<line> (C - D) - (A - B) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: CPS/*GV (2010, *. 1) </line>
</par>
<par>
<line> O m*todo, que *e base*a e* uma combi*ação de compara*ões entre grupos de </line>
<line> co*trol* e trata*ento, antes e dep*is da intervenção, tem um a*elo int**tivo * tem *ido </line>
<line> amplamente u**lizado em economia, políticas p*blica*, p*squisa em saúde, gestão e **tras </line>
<line> áreas (FR*DRIKSSON; OLIVEIRA, 2019). Nesta avaliação, co*param-se os **ncimentos </line>
<line> bás*co* *os professores e* início de carr*i*a d* Re** Pú*lica *e ed*caç*o básic* do Es**do </line>
</par>
<par>
<line> do Piau* a*te* (1996 a </line>
<line> 2006) e de*oi* do F*ndeb (2007 a 20*0). Como </line>
<line> não é </line>
<line> possível </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> iso*amento de um *rupo d* controle de*t*e os pro*essores da Rede Pú*l*ca examinada, visto </line>
<line> R*v. *SA, Tere*ina PI, v. 20, *. 3, art. 12, p. 2*2-270, **r. 20*3 w*w4.f*a**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. *assos, G. O. Passos </line>
<line> 26* </line>
</par>
<par>
<line> que a polític* abrang* todos eles, **ra efeito de contraprova d*s res*ltad*s, comp*ram-s* os </line>
<line> valores do venci*e*to com os do sa**rio mínimo*, qu* é referencia* rem*n*rat**io bás*co </line>
</par>
<par>
<line> nacional. Logo, os resultados s*o comparados *om </line>
<line> os v*l*r*s do salário mín*mo, c**o </line>
</par>
<par>
<line> r*presentado no Quadro 2: </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 2 - M*todo de Diferenç*s-em-Diferenças. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> **upos </row>
<row> S*lário mínim* </row>
<row> (Co*trole) </row>
<row> Vencime*to bá*ico </row>
<row> (Tra*amento) </row>
<row> Diferenç*s </row>
</column>
<column>
<row> A*tes (1996 a 2006) </row>
<row> * </row>
<row> C </row>
<row> A-C </row>
</column>
<column>
<row> D**ois (*007 a 202*) </row>
<row> B </row>
<row> D </row>
<row> B-D </row>
</column>
<column>
<row> Dife*ença* </row>
<row> *-B </row>
<row> C-D </row>
<row> (* - D) - (A - B) </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adapt*do de CPS /FGV - Ce**ro de Polít*cas Sociais da Fundação Getúl*o Varg*s (2*10, p. 1) </line>
<line> *esse modo, m*tem*ticamente, o *feito do Fun*eb sobre o vencime*to básic* dos </line>
<line> pr*fe**ores, comparativ*me**e à va*orização do sa**rio mínimo, é m*dido pela seguinte </line>
<line> fó*mula: </line>
<line> D*D=[(Y4 Y 0)( Y3*1)] [(Z4Z0)(Z3Z1)], e* que: </line>
<line> DID: Di*erenças-e*-Diferenças (*feit*) </line>
</par>
<par>
<line> Y </line>
<line> 4 </line>
<line> : *alor *o venci*ent* *o úl*i*o a*o de análi*e se* Fundeb (2006); </line>
</par>
<par>
<line> Y*: valor do vencimento no primeiro ano de an*lise *em Fundeb (1996); </line>
<line> Y3: valor do venc*men** *o último ano d* análise com Fundeb (2020); </line>
<line> Y1: valor do vencimento no primeiro a*o de análise *om Fu*deb (2*0*); </line>
<line> Z4: *alor do salári* mínimo no ú*timo a** de aná*ise se* Fund*b (2006); </line>
<line> Z0: valor do salário m*nimo *o primei** ano de análise sem Fun*eb (19*6); </line>
</par>
<par>
<line> Z </line>
<line> 3 </line>
<line> : valor d* sa*ário mínimo no último *no de análise *om F*ndeb (*020); </line>
</par>
<par>
<line> Z1: valor do sal*r*o mínimo no primeiro a*o de a*álise com Fu*deb (2007); </line>
<line> Os re**ltados desses procedimen**s es*ão exposto* na p*óxima se*ão. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Consti*uição Federal *e *988, Art*go *º, Inciso IV: "sal*rio *ín*m*, fi*ado em lei, n*cionalme*te *nif*cado, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> c*pa* d* atender suas [dos a </line>
<line> trabalhadores] nec*ss**ade* v*tais básicas e às *e sua famí*ia com m*radia, </line>
</par>
<par>
<line> alimentação, educação, saúde, lazer, ves*uário, higiene, tran*porte e previdênc*a social, co* r*aju*t*s periódicos </line>
<line> qu* *he p*es*rve* o poder aquis*tiv*, sendo v**ada sua **n*ulação para qualquer fim". </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 3, art. 1*, *. 252-270, mar. *023 w*w4.fsan*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efeito do *UN*EB S**re o Venc*mento do* *ocentes da Rede Estadual de E*ucação Básica do P*auí </line>
<line> 261 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADOS * DIS*U*ÕES </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 O f*ndeb na composição da remuner**ã* e seu e*eito ** vencimen*o bás*co dos </line>
<line> professo*** da *ede púb*ic* de edu*ação básica es*adua* *iauiens* </line>
</par>
<par>
<line> O levantament* do t**al d* r*cur*os recebidos do Fundeb pelo Estad* do P*au*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> m*ntante * * p**c*ntual da aplicaç*o desses recurso* e* **m*n*ração d*s profe*sores da </line>
<line> Rede Públi*a estadual do *ia*í, no período de 2007 a 2020, corrig*dos pelo Índice Gera* de </line>
<line> Preços do Mer*a*o (I*PM) calculado *ela FGV (Fundação G*túlio Varga*), estão *xpostos </line>
<line> n* *abela 1. O total *e *ecur*os r*cebidos do **n*eb pelo Esta*o, no períod* de 2*0* a 2*20, </line>
</par>
<par>
<line> foi de R$ **,52 bilh*es, tendo *ar*ado de R$ 0,55 bi*hão, regi*tra*o em *007, a R$ </line>
<line> 1 ,2 * </line>
</par>
<par>
<line> bilhão, registrado em 201*, quando foi *quivalente a *30,*1% a mais *o que o valor do </line>
<line> *rimei*o ano d* vi*ên*ia. Já a *arcela a**icada na *emuneração *os professores da educa*ão </line>
<line> *ásica va*iou de *$ 0,39 bi*hão, *m 2007, a R$ 1,*2 bi*hão, em 2013. *m te*mos p*r*ent*a**, </line>
<line> a v*riaç*o * *e 61,*9%, em 2012, a **,95%, *m 2016. </line>
<line> Tabela 1 - Recei*a *ecebida ** Funde* e parc**a aplicada na remune*ação do </line>
<line> mag*stério bás*co pelo Estado d* Pia** (2007 a 2020) </line>
<line> % DO FUNDEB </line>
</par>
<par>
<column>
<row> ANO </row>
<row> 2007 </row>
<row> 2008 </row>
<row> 20*9 </row>
<row> 2**0 </row>
<row> 2011 </row>
<row> 2012 </row>
<row> 2013 </row>
<row> *014 </row>
<row> 20*5 </row>
<row> 2016 </row>
<row> 20*7 </row>
<row> 2018 </row>
<row> 2019 </row>
<row> 2*20 </row>
<row> Total </row>
</column>
<column>
<row> TOTAL RECEBIDO </row>
<row> D* *U*DEB </row>
<row> (em bil*ões de R$) </row>
<row> 0,55 </row>
<row> 0,7* </row>
<row> 1,03 </row>
<row> 0,97 </row>
<row> 1,18 </row>
<row> 1,14 </row>
<row> *,12 </row>
<row> 1,08 </row>
<row> *,00 </row>
<row> 1,06 </row>
<row> 1,24 </row>
<row> 1,26 </row>
<row> 1,28 </row>
<row> 0,91 </row>
<row> *4,52 </row>
</column>
<column>
<row> REC*R*OS D* FUNDEB APLICADOS EM </row>
<row> REM*NER*ÇÃO D* PROFESS*RES D* </row>
<row> EDU*AÇÃO *ÁSICA (em bilhões *e R$) </row>
<row> 0,39 </row>
<row> 0,57 </row>
<row> 0,83 </row>
<row> 0,*8 </row>
<row> 0,99 </row>
<row> *,71 </row>
<row> 1,02 </row>
<row> 0,73 </row>
<row> 0,90 </row>
<row> *,9* </row>
<row> 0,95 </row>
<row> *,81 </row>
<row> 0,95 </row>
<row> 0,74 </row>
<row> 11,3* </row>
</column>
<column>
<row> DE*TINADO À </row>
<row> REMUN. D*S </row>
<row> PROF**S**ES </row>
<row> 70,55 </row>
<row> 80,45 </row>
<row> 80,53 </row>
<row> 80,*2 </row>
<row> 83,79 </row>
<row> 61,99 </row>
<row> 91,06 </row>
<row> 67,*9 </row>
<row> 90,5* </row>
<row> 91,95 </row>
<row> *6,67 </row>
<row> 63,99 </row>
<row> 74,78 </row>
<row> 81,09 </row>
<row> 78,06 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *onte: *laborada pelos autore*, com base nos dado* d* SIOPE (2007 * 202*). </line>
<line> Nota: T*dos *s valore* foram cor*igidos pelo IGP-M a *reços de dezembro de 202*. </line>
</par>
<par>
<line> No pr*meiro ano de vigê*cia, Governo do Estad* aplicou o </line>
<line> 70,*5% *os recu*sos d* </line>
</par>
<par>
<line> Fundo em *emune*ação de profe*sores e, *o seu últ*mo ano (2020), aplico* 81,09% *, ao </line>
</par>
<par>
<line> lon*o do período, </line>
<line> cons*derando-se o to**l dos recursos rec*bidos e </line>
<line> gastos em remun*raçã*, </line>
</par>
<par>
<line> apl*cou 78,06% em remuneração. A parcela chegou a ser mais de 90% nos anos de </line>
<line> *013, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres*n* PI, v. 20, n. 3, art. 12, p. 252-270, m*r. 2*23 www4.*sanet.c*m.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. Pa**os, G. O. Passos </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
<par>
<line> 2015 e 20*6 * superou *s 70% em todos os *nos, exceto em 2012 (61,99%), **14 (*7,1*%) e </line>
<line> 2018 (63,99%). </line>
<line> Des** modo, a aplicaç*o dos re*urs*s na rem*neração dos profissiona*s da *duca*ã* </line>
<line> ocor*e* co*o estabelecido *o artigo 22 da Lei nº 11.494/**07: "*elo menos *0% (sess*nta </line>
</par>
<par>
<line> *or cento) dos re*ursos *nuais t*tai* dos F*ndos serão d*st*nados ao p*ga*ento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> r*muneraç*o dos p*ofi*sionais do m*gis*ério *a *ducação básica em efetivo exer*ício na rede </line>
<line> pública" (B*ASI*, 2007, art. 22). Con*equentemente, como expost* no *ráfico 1, abaixo, o </line>
</par>
<par>
<line> sald* remanescente apli*ado em manutenção *e*envolviment* do *nsino foi men*r q*e e </line>
<line> 40% durante *o*a a *éri*. </line>
<line> G**fi*o 1 - Parc*las d* FUNDEB destinadas à remunera*ão *os profes*or*s e aplicadas </line>
<line> em MDE ***o **tado *o *iauí (20*7 a *020). </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: El*borado pelos **to*es, **m b*se nos dados d* SIOP* (20*7 a 202*). </line>
<line> A maior parte dos rec*rsos do Fu*do aplicada em *emuneração de pro*essores *ela </line>
</par>
<par>
<line> *ede *stadual evidencia a importância dess* política </line>
<line> para a remuneração doc*nte, c*m* se </line>
</par>
<par>
<line> atesta no* valore* do ven*imen*o básico, co**igidos a preços de dez*mbro de 2020, ex*ostos </line>
<line> na *abela 2, abaixo. Esse* valores variaram entre R$ 1.46*,87, regis*r*d* em 1996, e R$ </line>
<line> 3.*58,2*, em 20*9, quando alc*nçou o mai*r *ontante, sendo as m*iores valori*ações </line>
</par>
<par>
<line> *corridas de 200* para 2*07, *u*nd* pas**u ** R$ 1.475,72 para R$ 1.*79,48 (aumento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *4,12%), e na *assagem *e **11 para 2012, </line>
<line> quando saiu d* R$ 2.341,95 </line>
<line> para R$ 3.100,52 </line>
</par>
<par>
<line> (au*ento d* 32,*9%). A variação percentual foi de -12,6%, em 2020, a 34,12%, em 2007, e, </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Teresin*, v. 20, *. 3, ar*. 12, p. 25*-2*0, m*r. 2023 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *fei*o do F**DEB Sobre o *enci*ent* dos *ocentes da Red* Estadual de Educaç*o *ásica do Piauí </line>
<line> 263 </line>
</par>
<par>
<line> tomando-s* o ano de 1996 *omo refe*ê**ia (100%), *m 201*, o valor do vencimen*o che**u a </line>
<line> ser 14*,**% maior. </line>
<line> Tabel* 2 - Va*ores e varia*ão do vencimento bá*ico dos professores da Re*e Pública de </line>
<line> educaç*o *ásica estadual piauiens* (1996, 2006 e 2007 * 2020). </line>
<line> *alo* do venc*mento </line>
</par>
<par>
<line> Vencimen*o inicial do </line>
<line> Variação anua* *o </line>
<line> *á*i*o em relação *o </line>
</par>
<par>
<line> Ano </line>
<line> ***fess*r 40h </line>
<line> ven*imento </line>
<line> *no de 1*96 </line>
<line> (R$) </line>
<line> (%) </line>
<line> (%) </line>
</par>
<par>
<line> 1*96 </line>
<line> 1 .4 * 9 ,* 7 </line>
<line> 0 ,0 * </line>
<line> 0 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> *006 </line>
<line> 1 .4 7 5 ,9 2 </line>
<line> 0 ,4 1 </line>
<line> 0 ,4 1 </line>
</par>
<par>
<line> 2007 </line>
<line> 1 .9 7 9 ,4 8 </line>
<line> 3 4 ,1 2 </line>
<line> * * ,6 7 </line>
</par>
<par>
<line> 2008 </line>
<line> 1 .9 0 5 ,3 4 </line>
<line> -3,75 </line>
<line> 2 9 ,6 3 </line>
</par>
<par>
<line> 20** </line>
<line> 2 .1 4 3 ,5 8 </line>
<line> 1 2 ,5 0 </line>
<line> 4 5 ,8 3 </line>
</par>
<par>
<line> 2010 </line>
<line> 2 .1 4 1 ,8 0 </line>
<line> -0,08 </line>
<line> 4 5 ,7 1 </line>
</par>
<par>
<line> 2011 </line>
<line> 2 .3 4 1 ,9 5 </line>
<line> 9 ,3 4 </line>
<line> 5 9 ,3 3 </line>
</par>
<par>
<line> 2*1* </line>
<line> 3 .1 0 * ,5 2 </line>
<line> 3 2 ,3 9 </line>
<line> 1 1 0 ,9 4 </line>
</par>
<par>
<line> 2013 </line>
<line> 3 .1 7 0 ,1 6 </line>
<line> 2 ,2 5 </line>
<line> 1 * 5 ,6 8 </line>
</par>
<par>
<line> 2014 </line>
<line> 3 .3 1 * ,5 9 </line>
<line> 4 ,4 * </line>
<line> 1 2 5 ,3 7 </line>
</par>
<par>
<line> *01* </line>
<line> * .3 8 2 ,1 3 </line>
<line> 2 ,* 0 </line>
<line> 1 3 0 ,1 0 </line>
</par>
<par>
<line> 2*16 </line>
<line> 3 .* 2 0 ,2 * </line>
<line> 4 ,0 8 </line>
<line> 1 3 9 ,4 9 </line>
</par>
<par>
<line> 2*17 </line>
<line> * .5 2 0 ,2 1 </line>
<line> 0 ,0 0 </line>
<line> 1 3 9 ,4 * </line>
</par>
<par>
<line> *018 </line>
<line> 3 .5 2 0 ,2 1 </line>
<line> 0 ,0 0 </line>
<line> 1 * 9 ,4 9 </line>
</par>
<par>
<line> 2019 </line>
<line> 3 .6 5 8 ,2 8 </line>
<line> 3 ,9 2 </line>
<line> 1 4 8 ,8 8 </line>
</par>
<par>
<line> 2020 </line>
<line> 3 .1 * 7 ,5 1 </line>
<line> -12,60 </line>
<line> 1 * 7 ,5 4 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborada pe*os au*o***, com base nos dados d* Silva (20*1), Fontin*les (2017), P*au* (1996; 200* a </line>
<line> 202*), Sales e França (2*18), Soares (2016). </line>
<line> Notas: Tod*s os va*ores fo*am *or*igido* pelo *GP-M a p*eços de dezembro *e 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Esse* v*lores, contudo, cump** observar, foram desvalorizados </line>
<line> nos </line>
<line> a**s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *008 (-3,75%), 201* (-0,0*%) * 2020 (-12,60%). </line>
</par>
<par>
<line> O cr*scimen**, tomando-se por base 1996, em *0**, que antec*de o iníci* do Fundeb, </line>
<line> f*i *e 0,41%, e, em 2007, primeiro ano do Fundeb, 34,*7% e, em 2020, último ano anal*sado, </line>
<line> *17,54%. O ma*** aume*to anual (34,12%) ocorreu logo no *rimei*o ano de vigência do </line>
<line> Fundeb (2007) e a ma*or perda (-12,60%), no últim* ano de su* *igência (2020). </line>
</par>
<par>
<line> O efeit* do Fundeb n* ve*cimento básico dos professores em iní*i* *e carrei*a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Red* P**lic* de educaçã* bási*a do Estado do Piauí foi calcu*ado por m*io </line>
<line> ** mé*odo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *iferenças-em-Diferenças, com* apresenta** na *abela 3, n* qual se verifi*a que, n*s 1* </line>
</par>
<par>
<line> anos ante*i*res ao Fun*e*, a *iferença f*i </line>
<line> de R$ 6,05, enquanto, nos 1* *nos *osteriores, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diferença *oi *e R$ 1.218,03, p**s *ass** d* R$ 1.97*,48, e* 2007, p*r* R$ 3.197,51 no seu </line>
<line> último a*o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a *I, v. 20, n. 3, ar*. 12, p. 2*2-270, mar. 202* </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. Passos, G. O. Passos </line>
<line> 264 </line>
</par>
<par>
<line> Tabel* 3 - Difere**a-em-Diferença* d* vencimento básico do c*rgo inic**l da carreira </line>
<line> do *agistério básico da Rede Pública e*tadual do *iauí (1**6-2006; 20*7- </line>
<line> 2020) </line>
</par>
<par>
<line> G*upos </line>
<line> *0**-1996 </line>
<line> 2020-2007 </line>
<line> Di*eren*a em *ife*enças </line>
</par>
<par>
<line> Venci*e*t* </line>
<line> 1 .4 7 5 ,9 2 - 1 .4 6 9 ,8 7 = 6 ,0 5 </line>
<line> 3 .* 9 7 ,5 1 - 1 .* * 9 ,* 8 = 1 .2 1 8 ,0 3 </line>
<line> 1.218,03 - 6,05 = 1.211,98 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborada pelos au*ores. </line>
<line> Nota: T*dos *s valores foram *o*rig**os *e*o IGP-M * preços de dezembro de 2020. </line>
<line> * Diferença-em-Diferenças dos do*s mome*tos, antes * d**o*s d* p*l*tica, foi, por </line>
<line> conseguint*, *e R$ 1.*11,98 (u* mil, duze*tos e onze r*ais e no*enta e *ito centavos). O </line>
<line> *undeb produziu, pois, efei*os no val*r do ve*cimento básico do* professores *m iníc*o *e </line>
<line> carr*ira ** *ede Pública de *ducação bás*ca do Estad* do Piauí. </line>
<line> Nesse perío*o, como ob*ervado n* Gráfico 2, a seguir, * valor do salário mínimo </line>
<line> *ari*u de R$ 779,88, em *996, p*ra R$ 1.055,0*, em *02*, se*do inferior ao vencimento </line>
<line> b*sico em *odos os ano* da série. </line>
<line> *ráfico 2 - Val*res do venci*ento básico do cargo in*cial da carreir* do ma*istério </line>
<line> bá*ico da Rede Pú*lica e*tadu*l do Piauí, d* *alári* mínimo nac*onal </line>
<line> (199*-20**; 2007-20*0) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*aborado p*los autores, com **se nos dados de Silva (**11), Fontineles (2017), Piauí (1996; 20*6 a </line>
<line> 20*0), Sales * França (2*18), Soar*s (2**6). </line>
<line> Nota*: Todos os valo*e* fo*am **rrigidos pelo IGP-M a p*eç*s de deze*bro de 20*0. </line>
<line> A difere*ça do salá*io mínimo, como exposto na Tabela 4, infra, en*re 1996 e **06, </line>
<line> foi de R$ 163,65 e, e*tr* 2007 e 2020, *e R$ 90,65, s*ndo a Di*eren*a-em-Diferenças *e R$ </line>
</par>
<par>
<line> 7*,*0 (neg*tiv*s). L*go, o s**ário mínimo aumentou **is no primeiro período * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resi**, v. 20, n. *, art. 12, p. **2-27*, mar. 2023 www4.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efeito do F*NDE* Sob*e o V*ncimento dos Docentes da Rede Estad*al de Educa**o Básica do P*auí </line>
<line> 26* </line>
</par>
<par>
<line> *en*im***o básico no *egu*do; e, considerando-s* a *iferença-em-Diferen**s da* duas </line>
</par>
<par>
<line> **rmas d* remune*a*ão, vencimento básico aumen**u R$ 1.*11,98 e o salário mínimo o </line>
<line> reduziu R$ 7*,*0. N* co*paraç*o ent*e *s d**s nos mesm*s p*río*os, a di*er*nça do </line>
<line> ven*i*ento b*sico *ara o salário m**imo foi de *$ 1.138,98. </line>
<line> Tab*la 4 - Difere*ça-em-Diferen*as entr* salário mínim* e v*nci*ento básico do cargo </line>
<line> in*cial da carr**ra do magistér** *ásico da Rede Públi*a estadu*l do Piauí </line>
<line> (1996-**06; 2007-20*0) </line>
</par>
<par>
<line> *r*p*s </line>
<line> 2006-1*9* </line>
<line> 2020-20*7 </line>
<line> *ifere*ça em *iferenças </line>
</par>
<par>
<line> Sal. Mín*mo V**cimen*o </line>
<line> 9 4 3 ,5 3 - 7 7 9 ,8 8 = * 6 3 ,6 5 1 .4 7 5 ,9 2 - 1 .4 6 9 ,8 7 = 6 ,0 5 </line>
<line> 1.055,01 - *64,36 = 90,65 3 .1 9 7 ,5 1 - 1 .9 7 9 ,4 8 = * .2 1 * ,0 3 </line>
<line> 90,65 - 163,65 = - 73 1.218,*3 - 6,05 = 1.21*,*8 </line>
</par>
<par>
<line> Dif**enças </line>
<line> 163,05 - 6,*5 = 157,60 </line>
<line> 90,*5 - 1.2*8,03 = - 1 .1 2 * ,3 8 </line>
<line> 1.211,98 - 73 = 1.*38,9* </line>
</par>
<par>
<line> Font*: *l*borada p*los *utor*s. </line>
<line> Nota: Todos os *alores foram corrigidos pel* IGP-* a pre*os de de*embro de 2020. </line>
<line> A d*ferença m*ior do *encimento *ásico no pe**od* p*s-Fun*eb não dec*r*eu, p*r sua </line>
<line> *ez, de aum*n*os do s*lár*o mínimo. Na comparação *om o PSPN, *ujo valor, conforme * art. </line>
<line> 5º da L*i *º 11.494/2007, é cor**gid* anu*lmente no m*s de *aneir*, conforme a major*ção do </line>
<line> valor anual mínimo por al*no dos anos inicia*s do Ensino Fundamental urbano (BRASIL, </line>
<line> 2008), verif*ca-se *ue este, *ntre 2009, qua*do *oi implementado, e 2*20, var*ou, em valores </line>
</par>
<par>
<line> corrigid** a pre*os de dezembro d* 2020 pelo IGPM, *e *$ 2.189,68 </line>
<line> *ara R$ 2.913,80, </line>
</par>
<par>
<line> enqua*to o *encimento básico *e R$ 2.143,*8 (2009) a R$ 3.157,91 (2020). </line>
<line> O aumento do ve*cimento bási** *ão decorr*u, po*tanto, da val*rização do salário </line>
</par>
<par>
<line> m*n**o, sendo </line>
<line> *feito ** </line>
<line> aumento *os recurs*s </line>
<line> dis**nív*is </line>
<line> por mei* do **ndeb, até porque </line>
</par>
<par>
<line> pelo m*nos 6*% deles foram destinad*s para pa*amento *o pe*soal do magistério. </line>
<line> 5 **NS*DERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Este texto avaliou o efeito do Fundo de Manutenç*o e Desenvolvi*ento da Educação </line>
<line> Básic* e de Valori*ação dos Profis*ion*is *a Educação (F*ndeb) na elevação salarial do cargo </line>
</par>
<par>
<line> inicial da c*rreira docente da Rede Pública </line>
<line> est**ual do Piauí. Pa** iss*, *xa*inou a </line>
</par>
<par>
<line> p*rticipação dos r*cu*sos d* *un*eb na remun*ração do* *rofi*sio*a*s *a ed*ca*ão bás*ca *, </line>
<line> p*r meio *o método da Diferença-em-Diferenç*s, o efeito do *undeb n* vencimento *ásico </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 20, n. 3, art. 12, p. 2*2-2*0, mar. 2023 www4.*san*t.co*.b*/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. Pa*so*, G. O. Passos </line>
<line> *66 </line>
</par>
<par>
<line> do ca*go inici*l </line>
<line> da carreira *e profes*or (Class* A, *ível I, 40 hora*/semanais) na Red* </line>
</par>
<par>
<line> Públi** </line>
<line> estadual d* educaç*o básica do Piauí, valendo-s* d* d*dos dis*onibiliz*dos nos </line>
</par>
<par>
<line> Relatórios **su*idos d* Ex*c*ção Orçamentári* da *ducaç** (RREO), *is*onibil*zados pelo </line>
<line> S*ste** de Informações so*re Orçamento *úbli*o da **ucação (SIOP*), e dos ven*i*en*os </line>
</par>
<par>
<line> inici*is *a *arreir* </line>
<line> dos </line>
<line> prof*ssores *a re*e </line>
<line> estad*al de ensino estabelecidos </line>
<line> na leg*sla*ão </line>
</par>
<par>
<line> estadua* e lev*nt*d*s por Si*v* (20*1), Fon*inele* (2017), Piauí (1996; 2006 a 2020), Sales e </line>
<line> França (2018) e Soares (2016). </line>
<line> C*n*tatou-*e que o pe*centual de a*licação *os recursos do Fundeb na remun**ação </line>
<line> do* profes*ores vario* ** 6*,99% e 91,5%, *uperando, em *odo o p*ríodo, o mínimo *e 60% </line>
</par>
<par>
<line> previ*to na Lei nº 11.494, de </line>
<line> 20 </line>
<line> *e junho de *0*7, alcançando </line>
<line> 78,06% no tota* do </line>
<line> período </line>
</par>
<par>
<line> *stud*do, mais do que </line>
<line> 70% em </line>
<line> quase t*dos o* ano*, ex*eto em de 2012 (61,99%), 2014 </line>
</par>
<par>
<line> (67,19%) e 2018 (63,99%), e ma*s de 90% em **13, *015 e 2016. </line>
</par>
<par>
<line> O venci*ento i*icial do pr*fesso* 4*h da rede pública </line>
<line> do *stad* </line>
<line> do Piauí *ario* de </line>
</par>
<par>
<line> R$ *.469,87 a R$ 3.658,2*, *end* os *aio*es aum*ntos *os *nos *e 200* para 2007, quando </line>
<line> pass** de R$ 1.1475,72 para R$ 1.97*,48 (aum*nto d* 34,12%), e na pa**agem de 2*11 p*r* </line>
</par>
<par>
<line> *012, q*ando saiu *e *$ 2.**1,95 </line>
<line> pa*a R$ 3.1**,52 (3*,39%). T*davia, foram regi*tradas </line>
</par>
<par>
<line> re*uções e* 2*08 (-3,75%), 2*10 (-0,*8%) e 2020 (-1*,6*%). De todo modo, ** valores </line>
<line> a*u*ul*dos, *endo por referência 1996, em 2*0*, úl*im* ano se* Fundeb, o *ume*to foi de </line>
<line> 0,41%, mas, j* no prime*ro ano de *igência da po*ític*, 20*7, o vencimento cr*sceu 34,67% </line>
<line> em relaç** ao d* ano de 1996 e, no último ano an*li**do, ma*or 117,54%. </line>
</par>
<par>
<line> Na comparação do *erí**o antes e depois do *undeb, por meio </line>
<line> da *iferença-em- </line>
</par>
<par>
<line> Di*erenças, co*stato*-se que * *feito foi *ositivo, pois, </line>
<line> no *erí*do </line>
<line> d e 1996 </line>
<line> * </line>
<line> 200*, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ven**mento básico aume*tou R$ 6,0*, o eq*ivalent* a 0,41%, p*s*ando de *$ *.**9,87 para </line>
</par>
<par>
<line> R$ 1475,*2, e, no per*odo d* 2*07 a 202*, *ument* o </line>
<line> foi </line>
<line> de R$ *.218,03, </line>
<line> passando de R$ </line>
</par>
<par>
<line> 1.979,48 para R$ 3.197,51, o e*uivale*te a *ma **e*ação de 61,53%. </line>
<line> O exame *a* diferenças dos valores do vencimento básico e do salário mínimo nos </line>
</par>
<par>
<line> pe*íodo* a*t*s (1996 a **0*) e depois (*00* 20*0) *o *undeb most*a que o aumento a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> salário mínimo foi maior do que * ocorri*o *o vencimento básico no p*ríodo anteri*r ao ** </line>
</par>
<par>
<line> F*ndeb, mas qu* est* aumentou mai* *ue aq*e*e </line>
<line> no segundo mome**o (*e*ois d* Fundeb). </line>
</par>
<par>
<line> Entre 1996 * 2006, a *alorização d* sal*rio míni*o foi de *$ 163,65, a do v*ncimen*o básico </line>
</par>
<par>
<line> *oi de R$ 6,05. Já entre 2007 e 2020, o *alár*o mínimo valo*i**u R$ 90,6* o vencimento e </line>
<line> bá*ico, R$ 1.218,03. </line>
<line> P*rtanto, o Fundeb afetou po*iti*amente o valor do *enc*me*to básic* inicial da </line>
</par>
<par>
<line> carr*ira de pro*es*or d* </line>
<line> educação *ás*ca *a Rede Estadual do Piau*, o </line>
<line> qu*l aum*ntou ma*s </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 20, n. 3, art. 1*, p. 252-270, *ar. *023 </line>
<line> w*w*.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efei*o do FUNDEB Sob*e o Ve*cimento dos Docente* da Rede Estadu*l de Educaçã* Básica *o Piauí </line>
<line> 267 </line>
</par>
<par>
<line> após a *nstitu*ção d*ssa polí*ic* de va*orização sal***al dos </line>
<line> profe*sores *o ensin* básico </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> q*e antes dela. </line>
</par>
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<line> REFERÊN*IAS </line>
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<line> e </line>
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<line> https://r*positorio.unesp.br/handle/1*449/1015*8. A*esso em: 10 nov. *022. </line>
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<line> dezembro de 2006. *prova o Fundo </line>
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<line> Manutençã* e Desenvolvimento da Edu*ação Básica e de Valoriza*ão </line>
<line> do Magistér*o * </line>
<line> dá </line>
</par>
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<line> outras pr*v**ências. Diário Oficia* da União: *eção 1, Brasília, D*, a*o CX**II, n. 243, p. *- </line>
<line> 6, 20 *ez. 2006. </line>
</par>
<par>
<line> B*ASIL. Emenda Consti*ucional </line>
<line> nº </line>
<line> 10*, </line>
<line> de </line>
<line> *6 de **ost* d* 2*2*. [...] </line>
<line> **ra dispor sob** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Fund* d* Manutenção e D*senvol*imen*o da Educaç*o *ás**a * de Valori*ação dos </line>
</par>
<par>
<line> P*o*i*sion*is da *du*ação </line>
<line> (F*ndeb); al*era o **o da* </line>
<line> Disposições Cons**t*ci**ais </line>
</par>
<par>
<line> Transit*ri*s; e d* *ut**s providências. </line>
<line> *iário Oficia* d* Un*ão: se*ão *, Bra*ília, DF, ano </line>
</par>
<par>
<line> CXLI*I, n. 24*, p. 5-6, 20 *e*. 2*06. </line>
</par>
<par>
<line> *RASIL. Decre*o nº 6.253, </line>
<line> de 13 de novembro de 2*07. D*spõe sobre o Fu*do </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *anutenção e Desenvolvimento da *ducaç*o Básica * de *alorização </line>
<line> dos Profis*io*ais da </line>
</par>
<par>
<line> Educação - FUND*B, regulament* a Lei nº </line>
<line> 11.494, de 20 de ju*ho de 20*7, * dá outras </line>
</par>
<par>
<line> providênc*as. Diário Ofi*i*l da U*ião: seção 1, Bra*ília, DF, **o CXL*V, n. *19, p. 18-19, </line>
<line> 1* no*. 2007. </line>
<line> *R*SIL. *ec*eto nº 6.278, de 29 *e *ov**bro de 20**. Alt**a o Decreto no 6.*53, de 13 d* </line>
</par>
<par>
<line> no**mbro de *007, qu* dispõ* sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Educação B*si*a e d* **loriz*ção dos Profission*i* *a Edu*a*ã* - Fundeb * reg*lamenta </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Lei no 11.494, de 20 de junho *e *0*7c. *iário Ofic*al da União: seção 1, Bra**lia, *F, *no </line>
<line> CX*IV, n. 2*0, p. 21, 30 *ov. 200*a. </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 d* j*nho de </line>
<line> 2*07. Re*ulamenta o *und* de M*nut*nção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Desenv*lv*men*o da Educa*ão Bási*a e *e Valorização </line>
<line> *os Profissiona*s da Educação </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> **NDEB, de que tr*ta o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais T**nsitórias; altera a </line>
</par>
<par>
<line> Lei 10.19*, de n </line>
<line> o *4 d* fevereir* de 2001; revoga d*spositivos *as Leis nº 9.42*, de 24 de </line>
<line> dezembro de 1996, nº 10.*80, de 9 de *unho *e 2004, e nº 10.845, de 5 de m*rço de 2004; e </line>
<line> dá **tras prov*dên**as. Diário O**cial da União: seção *, Brasília, DF, *no, n. 1*8, p. 7 - 1*. </line>
<line> 21 j u*. 2007b. </line>
<line> BRASIL. *e* n* 11.7*8, de *6 de julho de 20*8. Regu*amenta a al*nea "e" do incis* III do </line>
</par>
<par>
<line> c*put do art. 60 do A*o das D**posições Constitucionai* *ra*sitóri*s, </line>
<line> p*ra ins*ituir o piso </line>
</par>
<par>
<line> salarial *rofissional nacional p*ra o* prof*ssiona*s do magistério público d* ed*c*ç*o básica. </line>
<line> Diário Oficial da União: seç*o 1, Br*s*lia, DF, an* CXLV, *. 136, p. 1, 17 jul. 2008. </line>
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<line> PIAU*. Lei C*mplementa* Nº 71, de 2* *e julh* de 2006. Disp*e sobr* o *statuto e o Plano </line>
<line> de C*rg*s Carre*ra e Ve*cimento dos T*a*alhadores em Edu**çã* B*sica do *st*d* do Piauí </line>
<line> * dá outras providênci*s. Diário Oficia* *o *sta**: s*ção *, Teres*na, PI, an* *XXV, N. </line>
</par>
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<line> 141, p. </line>
<line> 3, </line>
<line> 27 </line>
<line> j ul . </line>
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<line> n° 152, de 23 *e ma*ço d* 2010. Di*põe s*bre o piso s*lari** </line>
</par>
<par>
<line> profi*sional *stadu*l par* o *s profiss*on*is do ma*istéri* público da educação básica. Diário </line>
<line> O*i*ia* *o *stado *o Piauí: *eção 3, Ter*sina, PI, ano LXXIX, n. 54, p. 3, 23 mar. 2010. </line>
</par>
<par>
<line> PIAUÍ. *ei Compleme*t*r *° 165, </line>
<line> *e 12 de mai* de 2011. D**põe sobre o reajuste do </line>
</par>
<par>
<line> vencime*to dos pro*es*ores efet*vos da educação bá*ic* d* Es*ado do Piauí. *iá**o *ficial </line>
<line> do Estad* do Piauí: s*ção 3, Tere*ina, PI, ano LXXX, n. 89, p. *, 1* maio 201*. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teres*na, v. 20, *. 3, a*t. **, p. 252-*70, mar. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.co*.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efeito do FUNDE* S*br* o Vencime*to dos Doce*t*s da Rede Estadual de Educ*ção Bás*ca do Piauí </line>
<line> 269 </line>
</par>
<par>
<line> PIAUÍ. Lei </line>
<line> n ° 5 .8 2 0 , </line>
<line> de 30 *e </line>
<line> deze*bro </line>
<line> de 2008. Dispõe sobre * p*so s*larial profiss*onal </line>
</par>
<par>
<line> estadual par* profissi*nais do **gistério pú*lico *e e*ucação básica e *á outras providênc*a*. </line>
<line> Diári* Oficial do Estado do Pia*í: seção 3, Ter*sina, PI, ano LXXVI*, n. *4*, p. 7, 30 dez. </line>
<line> **08. </line>
</par>
<par>
<line> PIAUÍ. Lei *° 6.215, de 01 de junho </line>
<line> de 2*12. Dispõe sob*e o r*ajuste *o </line>
<line> vencim*nto </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> pr*fis*ion*i* do magi*té*io públic* da educação b*sic*, para atende* ao *iso naci*n*l. D*ário </line>
<line> Ofici*l do Estado *o *iauí: seção 3, Teresina, PI, a*o LXXX*, n. 10*, p. 3, 01 *un. 2012. </line>
</par>
<par>
<line> PIAUÍ. </line>
<line> Lei n° 6.239, </line>
<line> ** </line>
<line> 1* </line>
<line> de </line>
<line> j ul ho </line>
<line> de </line>
<line> 2012. </line>
<line> Disp*e </line>
<line> *ob*e r*ajuste do o </line>
<line> vencimen*o </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> profissionais do magist*r*o público da edu*a*ão bás*ca, para atender ao piso nacional. Diár*o </line>
<line> Ofici*l do *stado do Piauí: seção 3, T**e**na, *I, ano LXXXI, n. 129, p. 3, 11 ju*. *012. </line>
</par>
<par>
<line> PI*UÍ. Le* </line>
<line> n° 6.400, d* 28 de *gost* de </line>
<line> 20*3. Dispõe s*bre o reajuste *o vencimento </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> profissi*n*is do magistério pú*lico da educação bás*ca, para *tende* ao pi*o n*cional. D*ár*o </line>
<line> *ficial do E*ta*o *o Piauí: se*ã* 2, *eresina, PI, ano LXXXII, n. 163, p. 6, 2* ago. 20**. </line>
</par>
<par>
<line> PIAUÍ. </line>
<line> Le* n° 6.554, </line>
<line> de </line>
<line> 07 </line>
<line> de </line>
<line> j ul h* </line>
<line> *e </line>
<line> *014. </line>
<line> Dispõ* </line>
<line> *o*re *eajuste do o </line>
<line> venciment* </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> pro*issionais do *a**s*ério públic* *a educa*ã* básica, para atender a* piso nacional. Diário </line>
<line> *fi*ia* do Estad* do *iau*: seção *, T*resina, P*, ano L*XXIII, n. 125, p. 3, 7 jul. *014. </line>
</par>
<par>
<line> PIAU*. Go*erno estabel*ce*á R$ </line>
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<line> SOAR**, M. G. F. </line>
<line> Re*u**ração e carre**a </line>
<line> *os **ofessores da educ*ção básica: </line>
<line> o </line>
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<line> impac*o *a le* do p*s* na re*e estadual do Piauí. 2*1*. Diss*rt*ção (*estrado e* Educação) - </line>
<line> Un*versidade *ederal do Piauí, Ter*sin*, 2016. </line>
</par>
<par>
<line> Como R*ferenc*ar este Artig*, conf*r*e ABNT: </line>
</par>
<par>
<line> PASSOS, C. R; *ASSO*, G. O. </line>
<line> Efeito do FUNDEB Sobre o V*n*imento dos Docent*s da Rede </line>
</par>
<par>
<line> Estadual *e Educa*ão Básic* ** *ia*í. Rev. F**, Tere*ina, v. 20, *. 3, art. 12, p. 252-*70, mar. 2023. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*r*sina P*, v. 20, n. *, a*t. 12, p. 25*-270, mar. *0*3 </line>
<line> www4.f*anet.com.*r/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. R. *assos, G. O. *assos </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> Contribui*ão dos Autor** </line>
<line> C. *. Pass*s </line>
<line> G. O. Passos </line>
</par>
<par>
<line> 1) co*ce*ç*o e pl*nejam**to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál*se e inte*pr*tação dos dad*s. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *l*boraçã* do ra*cu*ho ou na re*isão crítica ** c***eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) partic*p***o na aprovação *a versão final d* manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teres*na, v. 20, n. *, art. 12, p. 25*-2*0, *ar. 2*2* </line>
<line> www4.**anet.com.*r/re*ista </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)