<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 4, art. 6, p. 114-132, a*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.4.6
</line>
</par><par>
<line>
Ev*denciação das Despesas da Covid-*9 *as Notas E*pl*cativ**: Análise nas Un**ersidades
</line>
<line>
F*derais
</line>
<line>
Disc*osur* o* Covid-19 E*penses on the **plic*tive Note*: Ana*ysis a* F*deral U*iversities
</line>
</par><par>
<line>
Manoel F*an*elino dos Santo* **lho
</line>
<line>
Mestr*ndo em Ciências *ontábeis *a Universid*de Federal de Goi*s
</line>
<line>
D*scente do Progr*ma de Pós-G*ad*ação em C**ncias C*nt*beis da Univ*r**dade Fed*ral de Goiás
</line>
<line>
E-mai*: m*noel.fran*elinofh@gma*l.com
</line>
<line>
Ercílio Zano*la
</line>
<line>
D*utorado em Ci*nci*s C*ntáb*is pela Un*ve*s*dade de Br*síl*a
</line>
<line>
Professor da *niversidade Federal de Goiás
</line>
<line>
E-*ail: zanolla@ufg.*r
</line>
<line>
*o*n*y J*rge d* Oli**ira
</line>
<line>
Doutor em Edu*a*ão pe*a Universi*ad Catól**a *e Santa Fe - Argentina.
</line>
<line>
Pro*essor *a *niversid**e *ede*al de Goi*s
</line>
<line>
E-mail: joh**yjorge@u*g.br
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Mano*l Fra*celino do* Santos F*lho
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe: **. Tonny Ker*ey de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
C*mpu* S*mambaia, Rua Samamba*a, */n, Cháca*as
</line>
<line>
Rodr**ues
</line>
</par><par>
<line>
Ca*ifórnia, Goiânia - GO, Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
En**reço: Ercílio Zanolla
</line>
<line>
Art*go receb*do em 05/02/2023. Última
</line>
<line>
ver*ão
</line>
</par><par>
<line>
Cam*u* Samambai*, Rua Samam*aia, */n, *hác*ras
</line>
<line>
recebida *m 27/02/2023. Aprovado e* 28/02/2023.
</line>
</par><par>
<line>
*ali*ó*nia, Go*ânia - GO, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Johnny J*rg* *e Olive*ra
</line>
<line>
Ava*iado p*l* sist*ma Triple Review: D*sk R*view a)
</line>
</par><par>
<line>
Campus Sa*ambaia, Rua Samam*a**, s/n, *hácaras
</line>
<line>
p*lo Editor-Ch*fe; e *) Double Blin* Review
</line>
</par><par>
</page><line>
Cal*fórnia, Goiânia - GO
</line>
<line>
(avaliação *eg* po* dois avaliadores da área).
</line>
<line>
Rev*são: Gr*mat*cal, Normativa e de Formata*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evidenc*açã* das Despe*as da Covid-19 nas Notas Explic*tivas: Aná**se nas Universidades Federai*
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
As in**rma*õe*
</line>
<line>
c**tábeis di*ulgad*s nas Dem*nstrações C*n*ábeis A*licadas ao Setor
</line>
</par><par>
<line>
Público (*C*S*) e Notas Expl*cativas (NE´s) são *s**n*i**s para o acomp*nhamento,
</line>
</par><par>
<line>
control* e p*esta*ão de con*as em qual*uer ram*
</line>
<line>
de atividade. Nesse contexto, este estu**
</line>
</par><par>
<line>
objetivou inve*tigar de que forma as desp*s*s com açõ*s para enf*e*t*mento à pandemia da
</line>
</par><par>
<line>
Covid-19 fo*am
</line>
<line>
evide*c*adas
</line>
<line>
nas NE´s das DCAS* das
</line>
<line>
Ins*i*uições Federais
</line>
<line>
de Ensin*
</line>
</par><par>
<line>
Sup*rior (IFES), c*mo *ão conheci*as as Unive*sidade* F*de**is B*a*i**iras. O t*aba*h*
</line>
</par><par>
<line>
*eun*u co*c*itos *ob os *spectos da *e**ia da co*unica*ão e
</line>
<line>
evi**n*iação cont*bil.
</line>
</par><par>
<line>
Metodologicamente u*ilizou-se de uma abordagem descrit*va e exploratória. Para os
</line>
<line>
pr*cedimentos técnicos, efetuou-se a*álise *ocumental e bibliogr*fica. Fora* ana*isada* a*
</line>
</par><par>
<line>
NE´s f*rnecidas nos sites ins**tuc*onais, refe*entes ao quar*o trimestre
</line>
<line>
de 202 0
</line>
</par><par>
<line>
(encerramento do ex**cício financeiro), *endo esse o primeiro *no de i*pacto das despesa*
</line>
</par><par>
<line>
com Covid-19 evidenciado nas D*ASP.
</line>
<line>
Os r*sul*ados permitiram const*tar
</line>
<line>
que *0 das
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
uni*ersidades
</line>
<line>
*ão di*ulga*am inf*rmações de
</line>
<line>
despesas
</line>
<line>
pa*a enfrentamento da *ov*d-19,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
que sina*iza que a contabilid*de dessas in*tituições nec*ssita avanço e *esenvolvimento. No
</line>
<line>
**e tange ao asp*cto qualitat*vo das informações co*t*beis, t*i* universidades não
</line>
</par><par>
<line>
cu*priram
</line>
<line>
in*egralmente as car*cte*í**icas
</line>
<line>
qualitati*as, pri*cipalmen*e
</line>
<line>
no que *e refere
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
compreensib*li*a*e e c*mparabil*dade das informa*õe* repo*tadas. O estu*o c*ntri*ui com
</line>
<line>
a c*mp*eensão da relev**cia que a **alidade da com*n*cação e evi*enc*aç** da informação
</line>
</par><par>
<line>
co*t*bil possui, tanto para fin* de transpar*ncia e
</line>
<line>
public*dade qua*to para
</line>
<line>
a
</line>
<line>
pr*st*ção
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
cont*s de ações efe*uadas * recursos utilizad*s por *ns*itu*ções públic*s.
</line>
<line>
Palav*as-ch*v*: Gastos Covi*-1*. Ev*d*ncia*ão e Quali*ade da Inf*rmação *ontábil.
</line>
<line>
N*tas Explicativas.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
</par><par>
<line>
The acc*unting i*formation disclosed
</line>
<line>
i* *he Financia* Stateme*ts Applied to the Public
</line>
</par><par>
<line>
Sector (DCAS*) and Explan*tory N**es (*E's) are essenti*l for mo***oring, *ontroll*ng and
</line>
</par><par>
<line>
rendering a*coun*s *n any fi*l*
</line>
<line>
of *cti*ity. I* t*is context, this study aimed to in*estigate
</line>
</par><par>
<line>
how e**enses with actio*s to face the *ovi*-19 pan**m*c were evid*nced in th* NE's of the
</line>
<line>
DCASP *f t*e Federal Institutions of *igh*r Educa*ion (IFES), as t*e Brazilia* *ederal
</line>
<line>
*niversi*ies ar* known. The work brought togethe* conce**s under the a*pects *f *** t*e*ry
</line>
</par><par>
<line>
of *o*munic*tion and acc*unt*ng **sclosure. M*thodologically,
</line>
<line>
a descriptive
</line>
<line>
*nd
</line>
</par><par>
<line>
*xp*oratory approach
</line>
<line>
was used. Fo* the technic*l procedures, a
</line>
<line>
docume*t*l
</line>
<line>
a*d
</line>
</par><par>
<line>
bi*liographi*al *nal*s** was carried ou*. T*e NE's provided on the *nstitutional
</line>
<line>
websi*es
</line>
</par><par>
<line>
*e*e analy*ed, r*ferring t* *he *o*rth quarte* o* 2020 (end of the fin*nci** ***r), this b*ing
</line>
</par><par>
<line>
the first year of im*act of
</line>
<line>
expenses with Covid-19 evidence*
</line>
<line>
*n the DCASP.
</line>
<line>
**e *esults
</line>
</par><par>
<line>
*howed th*t 3* of t*e ** unive*s*ties
</line>
<line>
di * *ot
</line>
<line>
disclos* information on expen*es to face
</line>
</par><par>
<line>
C**id-*9, *hic* indicates
</line>
<line>
that th* accounti*g of t*ese institu**ons needs to *dvance
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
d*velop. With *ega*d t*
</line>
<line>
t*e q*alitative aspe** o* accounting in*o**ation, t*ese u*ive*sities
</line>
</par><par>
<line>
*id no* *u*ly comply w**h
</line>
<line>
the q**litative character*stics, e*pe*ially wit* regard to the
</line>
</par><par>
<line>
co*prehensib*lity and com*a*ab*lit* of repor*ed in*ormation. The **u** contri*utes to
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
unders*andin*
</line>
<line>
of t*e relevanc* that t*e
</line>
<line>
*ua**ty of *ommunication and dis*los*re of
</line>
</par><par>
<line>
accounti*g *nfo*mati**
</line>
<line>
has, both fo* trans**renc* *nd publi*i*y
</line>
<line>
p*r*oses and for
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
acco*ntability of act**n* take* an* res*ur*es used by pu*li* in*titut*ons.
</line>
</par><par>
<line>
***WORDS: Co*id-19 Expen*ive. *isclosure of Accounting. Information.
</line>
<line>
Explica*ive
</line>
</par><par>
<line>
N*tes.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 4, *rt. 6, p. 114-132, abr. 2023 w*w4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. Sant*s Filho, E. Zanolla, J. *. Ol**eira
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A in*ispensa*il*d*d* de se *videnci*r in*o*maçõ*s contábeis é uma *as premissas
</line>
</par><par>
<line>
b*sila**s na c**t*bil**ade. A ev*d*nciaçã* consiste num dev*r i*tra*sf*ríve* qu*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
contabilidade possui com seus *suá**o* (IUDÍCIBUS, 2021).
</line>
<line>
* e*idenciaç** contábil
</line>
</par><par>
<line>
compõe *m dos recurs*s disponíveis p**a que a e*ti*a*e púb*ica evi*en*i* ao cida*ão que
</line>
</par><par>
<line>
atua em conf*rmidad* *om as di**osiç*es legais e
</line>
<line>
*a*ores pre*onizados n* ambiente *a
</line>
</par><par>
<line>
s*ciedade,
</line>
<line>
r*velando-*e
</line>
<line>
com* u* i*strumen*o primordi*l par* auxílio ao controle social
</line>
</par><par>
<line>
(Av*lino; COLAUT*; CU*HA, 2*12; D*AS; VASCON*ELOS, 2*15).
</line>
</par><par>
<line>
Se*undo Conselho Federal de Contabil*d*de (CFC), atravé* da Norma Brasile*ra o
</line>
</par><par>
<line>
de **ntab*lidade Técnica *pli*ada
</line>
<line>
ao **tor Público Estru*ura *onceit**l (NBC TSP EC,
</line>
</par><par>
<line>
2*16), os objet*vos da elabora*ã* e divulgaçã* da i*f**mação, da *ntidade do setor p*blico,
</line>
<line>
são a*inen*es *o pr*vimento de in*orm**ões *teis aos seus us*ários. A *BC TS* 11 (201*)
</line>
<line>
e**ossa que essas informações são úteis aos us*ários na m*dida que *irva* para apre*i*ção
</line>
</par><par>
<line>
*a capacid*de da en*id*de em **oss*guir com o
</line>
<line>
fo*neci*en** de ben* e *erviços a *er*o
</line>
</par><par>
<line>
nível, também verificar a quantidade necess**i* de recurs*s * sere* alocados posterio*mente
</line>
<line>
para qu* a ent*d*de c**s*ga cumprir com e**as *brigaçõe*.
</line>
<line>
*ã* ob*t*nte ao re*onh*c*men*o da m*ssão da c*ntabi*idade em identificar, *ensurar
</line>
<line>
e comu*icar os e*entos que afe*am o patri*ônio das *ntidad**, há o entendimen*o de *ue a
</line>
<line>
comuni*ação é sua função *rimordial (D*AS FIL**; NAKAGAWA, 2001).
</line>
</par><par>
<line>
Dias Filho (2000) destaca que a Teoria
</line>
<line>
da Co**nica*ão p*de c*ntribuir com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
maximização d* funçã* da
</line>
<line>
contabilidade, tendo em vista que
</line>
<line>
*isp*ni*ili*a um *parato
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
conceitos básic** e, ass**, *ode ava*iar até que po**o a *ompreensão *a informaçã* contábil
</line>
<line>
está s*ndo efetuada po* parte dos u*uári*s. Para Mota, Coe*ho e Queir*z (20*4), tal qual a
</line>
</par><par>
<line>
t*oria da com*nicação, eficác*a da info*maç*o contábil é voltada *ela dim*nu**ão *
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ince*te*a do usuário.
</line>
</par><par>
<line>
A* Ins*ituições Federais
</line>
<line>
** Ensino Superior (IFE*) co*o são conhecidas as
</line>
</par><par>
<line>
univ*rsida*es feder*is *rasileiras, sã* au*arquias ou fundações
</line>
<line>
públicas v*ncula*as a*
</line>
</par><par>
<line>
M*nist**io da E*u*aç*o (MEC) e, devid* * sua autonomia e autog*st*o, administram um
</line>
</par><par>
<line>
sign*f*cativo volume de recu**o* p*blicos, o q** refle*e em soluções d* co*rdenaçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
política* públ*cas em ambientes sociais
</line>
<line>
por elas proporcionados, torn*nd*-se um *ampo
</line>
</par><par>
<line>
f*u*ífero de *st*do no processo de c*munica**o contábil (Messi*s & *alter, *018).
</line>
</par><par>
<line>
No decorr*r do
</line>
<line>
ano de 2*20, o Br*sil foi i*pactado pela pand*mia *a *ov*d-19,
</line>
</par><par>
<line>
situaçã* q*e exigiu
</line>
<line>
*as IFES a realização d* práticas de combate à do*nç* (PAN*ZZ*N,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 20, *. 4, art. *, p. 114-132, abr. 2023
</line>
<line>
www4.*san*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evi*en*iação das *es*esas da Covid-19 nas Notas E*plica*ivas: Análise nas Universidades Fe*erais
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
COST*; M*DE*ROS, 2020). Essas me*id*s para enf*en*amento demand*ram a **i**zação
</line>
</par><par>
<line>
de recursos públicos *, dada a
</line>
<line>
situação *eclarada de calamidade, o gover*o f*deral al*cou
</line>
</par><par>
<line>
esses recursos a essas insti*uições, *tra*és
</line>
<line>
da ab**tur* de crédi*o *dicion*l e*tra*rdinário
</line>
</par><par>
<line>
(M*C, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
A *e*re*ari* do Tesouro Nacio*al (STN), órgão cen*ral do Sistema de Contabil*d*de
</line>
</par><par>
<line>
F*deral, a* tér*ino d* exercíc*o de 2020,
</line>
<line>
*o* o
</line>
<line>
fito de tornar as informações
</line>
<line>
c*nf*á*eis,
</line>
</par><par>
<line>
*umentar a trans*arência e for*al*c*r a* dem*nst**çõ*s contábe*s co*o base
</line>
<line>
de apoio
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ges*ão, orientou que os órgão* *everiam e*aborar Notas E*pli***ivas (NE´s) *sp*cíficas
</line>
<line>
acerca de d*spesas *om gastos d*cor*ent*s d* enfren*amen*o à Covid-19 (STN, 202*). Para
</line>
<line>
Stanley, Jennin*s e Mack (*008) e A*elino et al. (2012), uma da* formas disponíveis de
</line>
<line>
demon*trar que a* entidades públic*s estão em con*orm*dad* com *s regramen**s e valores
</line>
<line>
imp*stos no ambiente social * por meio da **ide*ciação d*s informaç*es.
</line>
</par><par>
<line>
*essa fo*ma, surg* a seguinte indagaçã*: de
</line>
<line>
que forma as d*spesa* c** aç*es
</line>
</par><par>
<line>
d*corr**tes da pandemia d* Cov**-19 foram evidenciadas nas NE´s que int*gram as DCASP
</line>
<line>
dessa* organizaçõ*s?
</line>
</par><par>
<line>
O present* artigo objet*v* averigua*, por m**o
</line>
<line>
de le*t*ra das *E´s, como as IFES
</line>
</par><par>
<line>
evidenci*r*m ** **spes*s com ações para
</line>
<line>
enf*entame*to * pandemia da Covid-1*, em
</line>
</par><par>
<line>
at*n*imento às normas vigente*.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*se conte*to, * *ont*ibuição do presente est*do se *e*aciona a fornecer aos
</line>
<line>
*suári*s da i*formação co*t*bi* *m esb*ço d* qualidade da evidenciação através da* NE´s,
</line>
</par><par>
<line>
p*imeiramente *ob a
</line>
<line>
ót*ca teórica e, po* *on*eguinte atrav*s das análises, p*ssibilitar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
evolução de no*os es**dos nesta área.
</line>
<line>
A contribuiçã* p*áti*a, por s*a vez, visa fornecer subs*dios para *ue a evidenciação
</line>
</par><par>
<line>
d* *nformação *ontábil reflita fidedignamente os f*nômenos ocorridos, no aten*imento
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
que preceitua *s normas e à teoria da co*tabil*dade.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, e*p*r*-** que * art*go contr*bua, em seu escopo, com o fomento da
</line>
<line>
transparência e *ub*icidade das ações dese*vo*vidas pelas IFES, além de serv** de indi****v*
</line>
<line>
para n*v*s pe*quisas envol**ndo a temá*ica. Ass*m, consi*er*-se que o estudo *eja relevante
</line>
<line>
devido à i*portâ*ci* que essas instit*ições tê* n* conte*to econômico e s*cial onde estão
</line>
<line>
inseridas e, empirica*ente, *uxil*e para * for*ecimento de *ados e in*or*ações aos usuários
</line>
<line>
d*s demonstrações contábe*s da* *ntidades an*lis*das.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, *e*esi*a *I, v. 20, n. 4, art. 6, p. *14-132, abr. 202*
</line>
<line>
*ww4.fs*net.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. Santos F*lho, E. Zanolla, J. J. *liveir*
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
2 R*VISÃO DA LITERATURA
</line>
</par><par>
<line>
O prese*t* *studo, nes*e tópi*o, expõe a* teor*a* e estudos que nortearam a pes*ui**.
</line>
<line>
*.1 Teoria da comunica*ão
</line>
</par><par>
<line>
Comunicação, em um *e*tido
</line>
<line>
amp*o, não se *efere *p**as * escrita * fala e
</line>
</par><par>
<line>
o*al, mas
</line>
<line>
também *o com***tament*
</line>
<line>
humano e suas conex*es (SHANN*N; WEAVER,
</line>
</par><par>
<line>
1948). Pa*a Carv*l** e Nakagawa (2001), a
</line>
<line>
*omuni*a*ão
</line>
<line>
comporta ori*ntação * condutas
</line>
</par><par>
<line>
*róprias,
</line>
<line>
tanto em r*lações interpessoais quan*o interdepartamentais, no i*tuito do
</line>
</par><par>
<line>
atendi*ento de *etas e o*jet*vos precípuos.
</line>
<line>
* teor*a *a comuni*ação teve como precur*o*a a obra *e Cla*de *hannon de
</line>
</par><par>
<line>
1948, co*forme Rodrigues, Di*s e
</line>
<line>
Var*as (2021). E*sa *eoria apresenta uma ab*rdagem
</line>
</par><par>
<line>
m*temá*i*a sobre o* siste*as d* comunicação que tenta* r*so*ver probl*mas r*lacio*ados à
</line>
<line>
transmissão de sin*is (*IAS FILHO; NA*A*AWA, 2*01). Os me*mo* aut*res expressam
</line>
<line>
que e*bora a aplicabili*ade da teoria d* comunicação ten*a sido realiza*a *m outras áreas
</line>
</par><par>
<line>
d* conhecimen*o, ta*s como econ*mia,
</line>
<line>
p**cologia e
</line>
<line>
biofísica, sua e*trutura co*ceitu**
</line>
</par><par>
<line>
tamb*m poderá ser ap*oveitada pela *iência Contábil para alcance da e*icácia do proce*so
</line>
<line>
de comunicação das informações.
</line>
<line>
Nesse sent**o, co* * surgimento da teoria d* co**nica*ão e sua aplicação em outros
</line>
</par><par>
<line>
ramos do saber, foi sendo aplicada na cont*bi*i*ade *a
</line>
<line>
década segui*t* ao seu sur*ime*to
</line>
</par><par>
<line>
(RODRIGUES; DIAS; VARGAS, 2021). Des*aca-se, ainda, que comunicação a
</line>
<line>
*fetua*a
</line>
</par><par>
<line>
*e*a contabil*da*e é considerada um e*o primordia* *ntre a pr*d*ção e publi*ação
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
informação (SANTOS F*L*O; RECH, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
Shannon (1948) e* seu *studo integra um sistema d* comu*icação *nter-
</line>
</par><par>
<line>
re*acionando os elementos: emissor, mensagem, código, canal e receptor. Par*indo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
pressupost* da inte*aç*o dess*s **em*nto*, a teoria da comunicação surge com* um ar*efato
</line>
<line>
esse*cia* pa*a * atendimento das funções ine*ent*s * co*tabi**da*e, o que pode oc*sion** o
</line>
<line>
aprim*ramento *as *nform*ções contábeis qualit*t**as (MOTA; COELHO; QU*IRO*,
</line>
<line>
2014).
</line>
</par><par>
<line>
Para B*dford e Baladouni (1962) e s*b o *ri*ma da teoria da comunic*ção,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
proc*sso contáb*l é formado por quatro
</line>
<line>
elemento*: os
</line>
<line>
ev*ntos e*onô*icos, o contad**, os
</line>
</par><par>
</page><line>
relat*rio* contábeis e o u*uário da inform*ção.
</line>
<line>
Segundo D*as Filh* (2000), a qu**idade da i*formação está relac*onad* ao *m*ssor,
</line>
<line>
*ue *efine o conteúdo e * forma c**o ser* comuni**da, e ao receptor *ue *em q*e e*tar e*
</line>
<line>
Rev. *SA, T*resina, v. 2*, n. 4, a*t. 6, p. 114-132, abr. *023 *ww4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evidenci*ção das De*pesas da Covi*-1* nas Notas Expl*cativas: Análise na* Unive*sidades Federa*s
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
condições de de**frar a m*nsag**, e por últim*, entr* os d*is, est* a linguage* par*
</line>
<line>
tra*smitir a informação. *o*a, Co*lho * *ueir*z (2*14) e*põem que a e*icá*ia da
</line>
</par><par>
<line>
i**ormaç*o, sob a persp*ctiva *a teo*i* *a comunicação, po**
</line>
<line>
*er me*surada pe** sua
</line>
</par><par>
<line>
quanti*ade, ou seja, pelo dis*losur* ca*t*do pelo* r**eptores d* informaç*o. Assim,
</line>
</par><par>
<line>
dec*rrente dos conceitos atinen*es à te*ria da com**icaçã*, po*e-se constatar
</line>
<line>
a s ua
</line>
</par><par>
<line>
*ontr*buiç*o para melhor*r a *ualidade da infor*ação contábil (DIA* *ILHO;
</line>
<line>
NAKAGAWA, 2001).
</line>
<line>
*.2 Despes*s com a*ões da COV*D-19
</line>
<line>
Em março de 2*20, quando o sist**a federal de en*ino s*f**a co* o* c**tes
</line>
<line>
*rça***tários, o Brasil f*i impactado pela pandem** da Covid-19, o que *emandou das
</line>
<line>
I*ES a imple*entaçã* de medidas p*ra combate à doença (PANIZ*ON; COSTA;
</line>
</par><par>
<line>
MEDE**OS, 2020). Dentre as diver*as ações no âmbito
</line>
<line>
dessas *nti**des, des*acam-se:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
produção de *lcool em gel glicerinad* e/ou 70%, fabricaç*o de *quipam*ntos de proteçã*
</line>
</par><par>
<line>
i**ividual, mon*toramento do vírus, fo*mação de profissionais e ações com serviços
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ap*i* psicológico (ME*, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
O MEC, naq**l* an*, rece**u créditos adicionai* ex*raordinários para o
</line>
<line>
enfre*tame*to através d* edição *e *edidas Provisórias, dentre el*s, e*pecificamen*e, a* d*
</line>
<line>
número 92* e 942, constan**s na aç** o*çamentária "2*C0 - Enfrentamento da Emer*ê*cia
</line>
<line>
*e Saúd* *ública de Importância Interna*ion*l Deco*rent* do Cor**a*írus", recursos
</line>
</par><par>
<line>
descentralizados às
</line>
<line>
IF*S, *xclusiva*ente, p*r* atender
</line>
<line>
*e*pesas à co*ta de crédit* do
</line>
</par><par>
<line>
extrao*dinário (M*C, 2020).
</line>
<line>
De acordo com o l*van****nto efet*ado pela Asso*iaç*o N*cional dos Dirigente*
</line>
<line>
das In**ituições Federais de Ensino (*NDIFES), no período de jane**o a deze*bro de 2**0,
</line>
<line>
*s *FES se mobili*aram e re*lizar*m *iv*r*as ações **ra enfrentamen*o à *ovid-19.
</line>
<line>
A*gumas ações são apresentada* na T*bela 1.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FS*, Teresina PI, v. 20, n. *, a*t. 6, p. 114-132, *br. 2023
</line>
<line>
www4.f**net.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Santos Filho, *. Z**oll*, *. J. Ol*veira
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
Tabela * - Aç*es de enfren*amento e mitig*ção à Covid-19 por Região da* *FES
</line>
</par><par>
<line>
(em u*i*ade*)
</line>
</par><par>
<line>
Aç*es de enfrentamento e mitiga*ão à Covid-19
</line>
</par><par>
<line>
Realização
</line>
<line>
Produçã* d*
</line>
<line>
Produção *e
</line>
<line>
Produção *e
</line>
</par><par>
<line>
Região das IF*S
</line>
<line>
de testes
</line>
<line>
l**ros de álcool
</line>
<line>
má*caras
</line>
<line>
face Shiel*s
</line>
<line>
C*vid
</line>
<line>
l*quido e em
</line>
<line>
gel
</line>
</par><par>
<line>
Centro-Oeste
</line>
<line>
4 3 .0 * 8
</line>
<line>
* 1 4 .6 7 5
</line>
<line>
3 0 1 .5 1 4
</line>
<line>
4 7 .7 0 0
</line>
</par><par>
<line>
Nordeste
</line>
<line>
1 9 7 .5 3 9
</line>
<line>
1 2 * .5 1 7
</line>
<line>
2 0 .* 5 0
</line>
<line>
6 5 .3 5 6
</line>
</par><par>
<line>
Norte
</line>
<line>
* 6 .* * 0
</line>
<line>
1 7 .7 8 0
</line>
<line>
2 3 .7 9 5
</line>
<line>
1 * .4 2 *
</line>
</par><par>
<line>
Sudes**
</line>
<line>
1 * 5 .7 9 9
</line>
<line>
2 2 4 .7 * 5
</line>
<line>
1 3 4 .6 5 9
</line>
<line>
* 4 0 .7 5 3
</line>
</par><par>
<line>
Sul
</line>
<line>
2 * 9 .0 1 3
</line>
<line>
2 0 * .* 6 4
</line>
<line>
1 * 0 .* 3 6
</line>
<line>
5 1 5 .0 7 9
</line>
</par><par>
<line>
Tot*l
</line>
<line>
6 6 * .8 3 *
</line>
<line>
6 9 1 .4 7 1
</line>
<line>
6 5 1 .2 5 4
</line>
<line>
5 1 5 .0 * *
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Adaptado de *ndifes (2021).
</line>
<line>
Além *essas ações, d*stacam-*e t*mbém as pesq*isas *fetuadas, no níve* de
</line>
<line>
*raduação e pós-graduação, alé* de atua*ões voluntárias em todas as regiões do País,
</line>
<line>
at*ng*nd* um público de cerca de 85,5 milhões de pessoa* (ANDIFES, 20*1).
</line>
<line>
De aco**o com o Portal Painel Unive*si*ade 360 (MEC, 202*), i*enti*ic*u-se o
</line>
<line>
deta*hament* de alguns dos *r*ncipais d**ecio*amentos do* recursos p*b*icos p*ra
</line>
<line>
e*frentamento da C*vid-19 que e*sejaram dis*ênd*os públicos pelas IFES, conforme Tabela
</line>
<line>
2.
</line>
<line>
*abe*a 2 - Bens, Serviços e Auxílios para enfrentame*to à Covid-*9
</line>
</par><par>
<line>
*lemento *e *espesa
</line>
<line>
D*talhamento d* algumas aç**s efetua*a*
</line>
</par><par>
<line>
18 - Au*ílios Financ*iros
</line>
<line>
Atuação *e discen*es em projetos de pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
3* - Material de Consu*o
</line>
<line>
Aq*is*ção de insumos para p*odução *e á*co*l e* gel, aquisição de material de *r*te*ão e segu*ança (máscaras, aventai*, luv*s), ma*e*iais para tes*e C*vid.
</line>
</par><par>
<line>
39 - Se*viços P**soa Jurí*i*a
</line>
<line>
Execução d* projeto de combate à p**demia da Cov*d-19; Manutençã* e cons*rva*ão de bens.
</line>
</par><par>
<line>
52 - Equipamentos * M*teria* Per*anente
</line>
<line>
Aquisi*ão d* equipamento* labor**ori*i*, **uisi*ão d* e*uipa*entos de seguranç* e prot*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Adaptado do painel universidade 3*0 (MEC, *02*).
</line>
<line>
Para essas real*zações, *s IFES d*man*ar*m recursos orçament*rios n*
</line>
<line>
montante que ultrapassou a casa de R$ 133.*00.000,00 (MEC, 2021), e objetivaram *
</line>
<line>
cons**ução de prover bens e/ou serviço* à sociedade.
</line>
<line>
Do exposto, entra em cena a necessidade d* evidenciação *os gas*os p*las I**S, q*e
</line>
<line>
de**m ser efe*uadas atr*vés das NE´s que integram as demonstrações contábeis, para
</line>
<line>
*tendimento d* *resc*ito nos normat*vos contábeis e dar transparênci* e publ**idade a ess*s
</line>
<line>
fei*os, no i**uito *e prestar contas à s*ciedade.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 20, n. 4, art. 6, p. 114-132, ***. 2023
</line>
<line>
www4.fs**et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evidenci*ç*o das D*spesas d* Co*id-19 nas Notas Explicat*vas: Análise nas Universidades Fe*erais
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
*.3 Evi**nciação da info*mação contábil
</line>
</par><par>
<line>
Para Iudícibus (2*21), a essênc*a da evidenciação c*ntábil é demons*ra* *e forma
</line>
<line>
ordena*a a informação quanti*ativa * qual*tativ*. Embora isso ocorra de ma*e*ra variada,
</line>
</par><par>
<line>
procura-se *eixar o menos possível de info*ma*ão de fora da* demons*rações, tudo com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fin*li**de de form*r u*a base apro*riada *ara o usuário.
</line>
</par><par>
<line>
Para Lopes e M*r*in* (2014), a *vi*enciação co*siste no procedim**to d*
</line>
</par><par>
<line>
d*monstrar, a*s us*ários exter*os da organização, os
</line>
<line>
a*pec*os do reconhe*iment*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ensuração efetuados. *egu*do Dias Filho (2000), a evidencia*ão se *de*tifica c*m
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
próprio* objetivos
</line>
<line>
da c*nt*bil*dade, que é c*mu*i*ar ao* seus usuários informações
</line>
</par><par>
<line>
r*le*ant*s no i*t*ito de o*ientar deci*ões. O auto* expõe qu* p*lo menos tr** questões
</line>
</par><par>
<line>
fund*mentais são discut*das, histor*cam**te, em relação à
</line>
<line>
evidencia*ão, sendo:
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
destinat*r*os, * conteú*o *deq*ado e as
</line>
<line>
formas d* evidenciá-la. Quanto aos instrumentos
</line>
</par><par>
<line>
*ais *tilizados para a divul***ão d* evid*nciação
</line>
<line>
contáb*l,
</line>
<line>
*eg*indo a literatura corrente,
</line>
</par><par>
<line>
estão os demonstr*t*vos contábeis, suas notas ex*licativas e *s qua*ros *uplementares (Dias
</line>
<line>
Filho, *000).
</line>
<line>
As *emon*trações *ontáb*is Aplicad*s ao **tor P*blico (D*A*P), p*r *ua vez,
</line>
</par><par>
<line>
*pres*ntam *omo
</line>
<line>
objetivo o forneci**nto
</line>
<line>
de *n*ormações aos
</line>
<line>
*suários,
</line>
<line>
*anto para fi*s de
</line>
</par><par>
<line>
presta*ão de contas
</line>
<line>
quanto para re*ponsab*liz*ção e tom*da de d*ci*ão (NBC TSP *C,
</line>
</par><par>
<line>
2016).
</line>
</par><par>
<line>
A evidenc*ação da informação qu* não p*de ser a*resentada no co*po
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
demonstrativos co*tábeis **ntem*la o *bjetivo das NE´s (I**ícibus, 2021). Seguindo o que
</line>
</par><par>
<line>
prec*itua a *B* TSP
</line>
<line>
11 - Apresentação das **monstrações *ontábeis, as NE´s devem
</line>
</par><par>
<line>
prover informações a*icionais q** não foram apre*en**das nas demonstr*ções.
</line>
<line>
As NE´s, con*o*nt* o M**ua* de Co*tab*lid*de Apli*ada a* *etor Públ*c* (MC*SP,
</line>
<line>
2021), são con*id*rad*s partes inte*rantes das demonstraçõe* contábeis a* quais *presentam
</line>
</par><par>
<line>
i*f*rmaçõe* adicionais e apre*e*tam como objetivo fa*i*itar
</line>
<line>
o e*tendimen*o das
</line>
</par><par>
<line>
info*maçõ**, eng*ob*ndo *n**rmações de qualqu*r natureza exigid*s pelas norma* contáb*is
</line>
<line>
e, também, **tras informações que seja* cons*dera*as rel*vant*s que não foram
</line>
<line>
evid*n*iadas aos qua**os das DCAS*. Pa*a tanto devem *er c*a*as, s**tétic*s e objetivas.
</line>
</par><par>
<line>
Para Hendriksen e V*n Breda
</line>
<line>
(2010), a* NE´s ap*e*e*tam informaçõe* qua**ta*ivas
</line>
</par><par>
<line>
que integrem às demonstraç*es, divulgam maio*es detalhes do q** o info*mado
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
rel*tó*ios financeir*s, alé* de forn*cerem dados
</line>
<line>
quan*it*tivos por meio *e qua**os
</line>
</par><par>
<line>
a*xiliare*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin* *I, v. 2*, n. 4, art. 6, p. 114-132, *br. 2023
</line>
<line>
www4.fs**et.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. Santos Filho, E. Zanolla, *. J. Oliv*ir*
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
C*m o propósi*o de *ornar a info*mação útil s*o estabelecidas
</line>
<line>
c*racterí*ticas
</line>
</par><par>
<line>
*ua**tativas à inform*çã* *ontá*il (NBC TSP EC, 20**), devendo ser d*recionadas aos
</line>
</par><par>
<line>
diver*os usu*rios (MES*IAS; VOLTARE*LI; ZANCHE* 2018). As
</line>
<line>
ca*acterístic*s
</line>
</par><par>
<line>
qua*it*tiva* são atr*but** ess*n*ia*s para tor*ar a *nformação út*l (YAMAMOTO;
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Re*evância
</line>
<line>
As
</line>
<line>
informações fi*ance*ras e não **nanceiras são releva*tes c*so
</line>
</par><par>
<line>
sejam ca*az*s de influenciar sign*ficativamen*e o c*mpri*ento dos
</line>
<line>
objetivo* d* elaboração e da divul*ação *a informaçã* contábil.
</line>
</par><par>
<line>
Rep**sentação
</line>
<line>
Para ser útil
</line>
<line>
com* *nfo*mação cont*bil, * informa*ão deve
</line>
</par><par>
<line>
Fid*digna
</line>
<line>
corresp*n*er à rep*es*ntação fidedi*na d*s f*n*me*os econômi*os e
</line>
</par><par>
<line>
outro* qu* se p*etend* re*r*sentar. A representação fidedigna
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
a*ca**ada *u*ndo a representa*ão do fenô*eno é co*pleta, neutra e
</line>
<line>
livre de erro material.
</line>
</par><par>
<line>
Compre*nsibilidade
</line>
<line>
É a qua*idade da informaç*o que permi*e *ue o* u*uários
</line>
<line>
compree**am o *eu *ign*ficado.
</line>
</par><par>
<line>
Tempe*tiv*dade
</line>
<line>
Si**ifica t** i*formação disponível para
</line>
<line>
os usuários antes que
</line>
<line>
ela
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
representa fiel*e*** o* f*nômeno* econôm*cos ou
</line>
<line>
de outra natu*eza
</line>
</par><par>
<line>
que se pro*õe * representar.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: NBC TSP Estru*ura Conceitual (2016).
</line>
<line>
*s característi*a* qu*litativas fu*cionam em conjunt* e integrada* entre *i, dando
</line>
<line>
su**rte ao cumprim*n*o dos *bje*ivos da inf**m*ção contábi* (MCASP, 2021). *vel*n* et
</line>
<line>
*l. (2012) cit** que, qua*do as inf*rm*ções são comp*eensíve*s el*s se *ornam út*is aos
</line>
</par><par>
<line>
usuários, o que poss*bilita a el*s
</line>
<line>
observar se *s e*tidade* estão realiza*do sua* ativi*ad*s
</line>
</par><par>
<line>
e* confo*midade c** o estabe*ecido na leg*slação.
</line>
<line>
Neste contexto, v*le * questio*ament* de qua*s ca*acteríst*cas *as entidad*s es*ão
</line>
<line>
re*a*ion*d** à m*lhor *i**lga*ão? Eviden**me*te, supõe-se que isso p*d* contrib**r no
</line>
<line>
se*tido d* *e reconhecerem fato*es que pode* ser observ*dos na busca pel* mel**ria do
</line>
<line>
processo de evidenciação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, **resina, v. 20, n. 4, ar*. 6, p. 114-*32, abr. 20*3
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evidencia**o *as Despes*s da Covid-19 n*s Notas Explic*tivas: *nálise nas Universi*ades Fe*e*ais
</line>
<line>
*23
</line>
</par><par>
<line>
3 PROCEDIMENTOS METO*OLÓ*ICOS
</line>
</par><par>
<line>
*s dados f*ram c*let*dos n*s sites instituc*onais de cada I*ES e a* NE´s utilizad*s
</line>
<line>
*a pe*quisa são ine*en*es ao quarto tri*estre ** 2**0.
</line>
</par><par>
<line>
A abordagem metod*lógica consistiu *m
</line>
<line>
qua*itat*va e quantitativa quan*o aos *
</line>
</par><par>
<line>
objetivos optou-se pel* caráter descrit*v* e explorat*rio. *s pesq*isa* descrit*vas
</line>
<line>
apres*ntam característ*cas de análise e associa*ões d* determinadas va*iáveis e as pesquisa*
</line>
<line>
exploratór*a* propor*iona* maior ap*oxima*ão e aprimora*ento do* aspecto* a serem
</line>
<line>
estudados (*IL, 20*2).
</line>
<line>
Para *s procedimentos *écnicos, utili**u-se a análise docu*ental e bibliográfica. *ara
</line>
</par><par>
<line>
G*l (20*2), a
</line>
<line>
análise documental se utiliza de materiais sem tratamento ana*ítico o* que
</line>
</par><par>
<line>
pode* s*r reeditados conforme o *st*do da pe*quisa. A *esqui*a *ibliog**fica, por sua v*z,
</line>
</par><par>
<line>
utiliza-*e *e invest*gação teórica *m assunto de interesse, **de *co*rer
</line>
<line>
antes mesm*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
definir o obj*to de es*udo (*LYRIO, 2*09).
</line>
</par><par>
<line>
A dimensão temporal
</line>
<line>
da *esq*isa, n*s*e cas* o *no *e
</line>
<line>
2020, é conside*ada
</line>
</par><par>
<line>
transversal, que, segu**o C*oper e Sch*ndler (*016), *efere-se a um de*ermin*do mome*to
</line>
<line>
d* perí*do analisad*.
</line>
<line>
3.1 *oleta dos *ad*s
</line>
</par><par>
<line>
Confor*e descri*o,
</line>
<line>
os da*os f*ram coletad*s no* site* i*stitucionais de cada IFES,
</line>
</par><par>
<line>
nos m*ses de junho e julho de *021, * se referem ao q*arto trimestre de 2020. Res*ri*giu-se,
</line>
<line>
discricionari*mente, a esse períod* por apresentar o f*c*amento do exe*cí*io financeir* e s*
</line>
<line>
tratar do pri*e*ro *no d* i**ac*o da Cov*d-19 n*s DCASP e NE´s.
</line>
<line>
A quantidade de IF*S q*e compuse*am * amostra da pesquis* **i * *otal *x*stente *o
</line>
<line>
a*o de 20*0, ou s*ja, 69 (sessent* * no*e).
</line>
</par><par>
<line>
D**ta*a-se que 03 (trê*) inst*tu*ções d*quelas verificadas *o período
</line>
<line>
*stavam em
</line>
</par><par>
<line>
proc*sso de implantaçã* e/ou desm*mbr*men*o de outra Universidade, situação que i*cide
</line>
<line>
na inexistência de recebim*nto d* r*cursos por e*sas ent*dades *u a ap*icação dos **cursos
</line>
</par><par>
<line>
ter sido efetu*da diretament*
</line>
<line>
pelas Un*versidades tutora*. Dessa forma, o público-alvo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
*esquisa * c*n*tituído po* 66 (s*ssen*a e seis) IFES.
</line>
<line>
* técnica u*i*izada para anális* das NE´s foi ef*tuada *m consonância a*s aspe*to*
</line>
<line>
e*ta*ele**d** na próxima seçã*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 20, n. *, art. 6, p. 11*-1**, abr. 2023 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. Santos Filho, *. Zanol*a, J. *. Oliveira
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Técnica para análise dos dados
</line>
</par><par>
<line>
A fim de ate*d*r aos obje*ivo* pro*ostos *a *es*uisa, fo*am analisados os conteú*os
</line>
<line>
d*s NE´s **ferentes à* DCAS*. Bas*cam*nte duas foram *s dimensões de anál*s*, sendo que
</line>
</par><par>
<line>
a primeira
</line>
<line>
envolv*u a verifica*ão de
</line>
<line>
qua*s **stitu*ções *videnciaram
</line>
<line>
infor*açõe*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
despes** *om a Covid-19,
</line>
<line>
*e ac*rdo com o est*belecido pela Secr*taria do Tesouro
</line>
</par><par>
<line>
Naciona* (STN), ou seja, se estas *n*idades elaboraram NE´s es*ecíficas acerc* das d*spe*as
</line>
<line>
com a*ões para enfren*amento da Covid-19 (STN, 2020). **r*i*d* desse press*post*, **i
</line>
<line>
obs*rvado o c*mprime*to des*e asp*cto c*m * seg*int* questionamento: a universidade
</line>
<line>
ev**enciou, em suas NE´s, despes** com ações para o enfrentamento à Covid-19?",
</line>
<line>
obtendo-se a respo*t* "sim" *u "não".
</line>
<line>
Na segunda análise, param*trizou-se a q*alid*de das *nf**mações *videnci*das. *ada
</line>
<line>
*aracterís*ic* qualitativa é **licável a todas *s informações financeiras e não *inanceir*s, no
</line>
<line>
entanto, pode ser im*ossí*e* **cançar todas as car*cteríst*cas, o que *emete o eq*il*brio ou
</line>
</par><par>
<line>
c*mpen*ação na utiliza*ão dessas característi*as (NBC *SP EC, 20*6). A *ar*ir
</line>
<line>
des*a
</line>
</par><par>
<line>
pre*issa e *endo por base est*dos anteri*r*s como os de Ribeiro **as e Vasconcelos (2015),
</line>
</par><par>
<line>
Van Helden e Rei**ard (*019) e Araúj* e C**lado (2020), bus*ou-se ve**ficar, além
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
informaçõe* a**esentada*, se essas s*guiram o qu*
</line>
<line>
p*escreve as características
</line>
<line>
qualitat*vas
</line>
</par><par>
<line>
da relevância, repres*ntaç*o fidedi***, comp*eensibilidade e comparabil*dade.
</line>
<line>
D*ssa forma, utilizou-se como métrica a* quatro característi*as das in**rmações
</line>
<line>
citadas, con*orme estab*le*em os conceitos previstos na NBC TSP EC * n* *CASP (Tab*la
</line>
<line>
4).
</line>
<line>
Tab*l* * - Car*cterístic*s qua*itativas
</line>
</par><par>
<line>
Característica
</line>
<line>
At*ndido
</line>
</par><par>
<line>
It*m
</line>
<line>
D**cr*ção
</line>
<line>
Qu*litativa
</line>
<line>
Sim
</line>
<line>
Não
</line>
<line>
Representa*ão
</line>
<line>
Informa**o r*present* fielmente o fe*ômeno
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
Fi*edigna
</line>
<line>
qu* r*tratou a s*b*t*ncia da inf*rmação
</line>
<line>
Informação apr**ent*da de maneira clara para
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
Co*preensibi**d*de
</line>
<line>
q** o* usuá*ios *ompre*n*am o seu significado
</line>
<line>
In*ormação ap*ese*t*da permit* iden*ificar
</line>
</par><par>
<line>
c
</line>
<line>
Com*arabilid*de
</line>
<line>
semelhan*as * diferenças entre dois conj*ntos
</line>
<line>
de f**ômenos
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: D*dos da pes*uisa.
</line>
</par><par>
<line>
P**tanto, pa*a o julg*ment* d* *ada item (Tabela 4),
</line>
<line>
*onsi*ero*-se a*endido
</line>
<line>
"sim"
</line>
</par><par>
</page><line>
q*a*d* a informação foi ev*denci**a *e forma apropriada em sua totalidade. Para o caso em
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*na, v. *0, n. 4, art. 6, p. 114-13*, a*r. 20** ww*4.*sanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evidenciaçã* das Despesas da Covid-19 nas Not*s Expl*cativas: A*á**s* na* U*i*ersidades Federais
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
**e nã* houve * evidenc*ação ou foi *ealiza*o apen*s parcialment*, considerou-se "não"
</line>
<line>
atendi*o. A figur* 1 repr*senta o ciclo em qu* ocorreu o pro*esso d* a*álise *os
</line>
<line>
d***mentos.
</line>
<line>
Figura * - Análise dos *ados da pes*uisa.
</line>
</par><par>
<line>
Especificamen*e, as anál*ses ocor*eram da seguinte f*rma: i) Análise das NE´s par*
</line>
<line>
ide*tificar quai* IFES *videncia*am *s d*sp*sas e compreender as ações e*ecutad*s; ii)
</line>
<line>
Verifi*ar para f*ns de compar*ção e consta*ação das ações e valore*, os relatórios d* gest*o
</line>
</par><par>
<line>
das IFES, e*ercício de 20*0, e tam*ém
</line>
<line>
ob*ervado no P**tal da *ransparên*ia do Gov*rn*
</line>
</par><par>
<line>
*ederal *ara conf*rmação da *xecução dos rec**sos; iii) Averiguar as **´s para determinar
</line>
<line>
as métricas da* cara*teríst*cas qual*tativa* da **forma*ão evidencia*a.
</line>
<line>
* RE*UL**DOS
</line>
<line>
4.1 Apresentação d*s R*sultado*
</line>
<line>
Prelimi*armente, r*gistram-s* dois resultados para a pesquisa: o primeir*,
</line>
<line>
atende a* *bjetivo referent* à q*antidade d* IFES que *videnc*aram *s despesas com a*ões
</line>
<line>
**ra en*ren*am*nto à **ndemia da Covid-19; o se**ndo, diz respeito ao asp*cto quali*ativ*
</line>
<line>
*as in*ormaçõ** apr*sentadas, seguindo a métri** estabelecida pa*a as *ara*ter*sticas
</line>
<line>
qualitativas das informaçõ*s.
</line>
<line>
Na invest**ação inicia* efetu**a n*s N*´*, *onstatou-s* que *s 66 das IFES estuda*a*
</line>
</par><par>
<line>
receberam recursos **vin*os
</line>
<line>
do **C
</line>
<line>
e/ou d*stacar*m *o próprio orçamento meios p**a
</line>
</par><par>
</page><line>
en*rentamento da Covid-19. A Tabela 5 ex**e o* ac*ados r*fere*t*s à **antidade *e I*ES
</line>
<line>
q*e evid*nc*ou as desp*s*s com e*sas a*ões.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter**ina PI, v. 20, *. 4, art. 6, p. 114-*32, abr. 2023 *ww4.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. Santos Fi*ho, *. Zan*lla, J. J. Oliveira
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
Tab*la 5 - Divulga**o das Informaç*** Contábeis
</line>
</par><par>
<line>
Descriç*o
</line>
<line>
Quanti*ade
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
IFES que re**beram rec*r*o* e/*u desti*a*am do pr*p*io orç*ment*
</line>
<line>
66
</line>
<line>
1 0 0 ,0 %
</line>
</par><par>
<line>
IFES que di*ulg**am inf*rmações nas N*´s
</line>
<line>
36
</line>
<line>
5 4 ,5 %
</line>
</par><par>
<line>
IFES que não divulgara* informações nas NE´s
</line>
<line>
30
</line>
<line>
4 * ,5 %
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Dados da pesquis*.
</line>
</par><par>
<line>
Tendo em **sta q** todas as 66 IF*S utiliza*am r*cursos *ara atendime*to d* açõe*
</line>
<line>
*a*a o enfre*tam*nto, d*ve-se pressupo* que essas instituições deve*iam *vide*ciar em *uas
</line>
<line>
NE`s o destin* desses re*ursos, *orém, não fo* o que se des**br*u *om o e*tudo. Cons*a*ou-
</line>
</par><par>
<line>
s* que a *uantida*e *e IFES *ue e*idenciou as despesas e *omo os re*ursos
</line>
<line>
foram
</line>
</par><par>
<line>
execut*dos foi de *6 *nstituições, ou s**a, 54,*% do t*tal.
</line>
</par><par>
<line>
No que d*z re*peito *o atendimento da* métricas qualitativas das inf*rmações, foram
</line>
<line>
ana*isadas as NE´s das 36 IFES que evidenciaram, confor*e det*lhado n* tabela 6.
</line>
<line>
Tabe*a 6 - *specto Qualitativ*
</line>
</par><par>
<line>
Carac*erística Qualitativa
</line>
<line>
**endi*o
</line>
</par><par>
<line>
Item
</line>
<line>
Total (%)
</line>
<line>
Sim (%)
</line>
<line>
*ão (%)
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
Represent*ç*o Fided*gna
</line>
<line>
35 (97,2%)
</line>
<line>
01 (2,8%)
</line>
<line>
36 (1*0,0%)
</line>
</par><par>
<line>
b
</line>
<line>
*ompreensibilida*e
</line>
<line>
21 (58,3%)
</line>
<line>
*5 (41,7%)
</line>
<line>
36 (100,0%)
</line>
</par><par>
<line>
c
</line>
<line>
Comparabilidade
</line>
<line>
20 (5*,5%)
</line>
<line>
16 (44,5%)
</line>
<line>
36 (100,*%)
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
*elevânci*
</line>
<line>
31 (8*,1%)
</line>
<line>
05 (13,9%)
</line>
<line>
36 (10*,0%)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados da pesq*i**.
</line>
<line>
De acor*o com o **sultado *o item a (re*rese**açã* fidedign*), é p**sível
</line>
</par><par>
<line>
observar que
</line>
<line>
em *pena* uma Nota Explicativa *ão foi po*sível i*ent*ficar a convergênci*
</line>
</par><par>
<line>
*nt*e os valores e ações realizadas que representassem fielmente os *enômenos. Para * item
</line>
</par><par>
<line>
b (compreensibili*ade), em 21 (58,*%) das IFES foi pos*íve* co*statar de fo*ma clara as
</line>
</par><par>
<line>
informações prestadas nas NE´s, assi* 15 IFES (41,7%) não evidenciaram com cl**eza as
</line>
</par><par>
<line>
informa**es p**st*das aos *suários. No aspec*o d* comp**ab*lidade, ite* c, 20 (55,5%) d**
</line>
<line>
NE´s e*tud*d*s *vid*nc*aram i*fo*m*ções p*ssíveis de comparação. Por fim, no q*e versa à
</line>
<line>
rel*vância, *tem d, 31 (86,1%) d*s IFES cum*riram satisfatoriamente es*e r*quisito.
</line>
<line>
Com os *esu*tad*s, *ot*-*e que daq*el*s institu*ções qu* evidenc*aram as
</line>
<line>
infor*ações ma*s de 55% do* i*ens a, b, c e d, for*m atendidos. É im*ortan** destacar q*e
</line>
<line>
as car*cterísticas qualitativa* d* c*mpreen*ibilidad* e comparabilidade **re*entar*m o*
</line>
<line>
m*nores percentua*s, s*ndo um **dica*iv* de que n*cessitam ga*har **is ênfase na
</line>
<line>
elabo*ação das NE´s.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *ere**na, v. 20, n. 4, art. *, p. 114-132, *b*. 20*3
</line>
<line>
www4.fs*ne*.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evid*nciaçã* das *espesa* da Covid-19 nas Notas Explicativa*: Aná*ise nas Uni*ersi*ad*s *ederai*
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
4.* Anál*se e di*cussão dos resultados
</line>
</par><par>
<line>
Diante dos resultados é possível rec*n*ecer q*e 36 IFES *videnciara* as
</line>
</par><par>
<line>
despe*as com ações
</line>
<line>
para enfrentamen** à pande*ia da Co*id-19 em sua* **´s, *m
</line>
</par><par>
<line>
contr*partida 30 d*ssas e*tidades não ev*denciara*. Embora pouco mais da m*tade tenh*
</line>
<line>
e*idenciado as despesas, pe*cebeu-se qu* não h*uve um elevado nível de di*ulga*ão d*ss*s
</line>
</par><par>
<line>
despesas, permitindo inferir que essas i*stituiç**s n*o deram a necessá*ia pub*icidade
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
*nform*ç*es,
</line>
<line>
necessitando de *m ava*ço no nív*l de
</line>
<line>
m*tur*dade em relaçã* *o as*ec*o
</line>
</par><par>
<line>
co*tábil *a evi*en*iaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
Con*tatou-se, quanto à comp**ensibilidade e compa*abili*ade, q*e a qualida**
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
infor*açã* e**á com*rometida *, p*r **nsegu*nte, o **oce*so d* comunicação con*ábil, pois
</line>
<line>
* emisso* n*o apres*nto* o conteú*o *uficiente e **equado pa*a *ue * rec*ptor tenha
</line>
</par><par>
<line>
condições de mens*r*r e/*u d*cifra* a mensag*m ap*esentada, segund* a teoria
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
comuni*ação. Assim, es*e pro*es*o de comunicação *presenta um "ruído" **e in*erfere na
</line>
<line>
qualidade da info*ma**o con*ábil (RODRIGUES; DIAS; VARG*S, 20**). Esses achados
</line>
</par><par>
<line>
vão *o mesmo sentido d*
</line>
<line>
pesquisas ant*riores que *ponta* para
</line>
<line>
u **
</line>
<line>
dificuld*de
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
compreens*o da* informaç*es
</line>
<line>
r**ort**as nos documentos *ontábe*s (AR*ÚJO;
</line>
</par><par>
<line>
CALL*DO, 202*; R*BEIRO D***; *ASCONCELOS, 20*5).
</line>
<line>
O resul*ado r*f*rça o ap**tamen*o efetua*o por Abreu e Filho (2017) de que no
</line>
</par><par>
<line>
processo d* constr*ção * di**l*ação das NE´s no seto* p*blico há deficiência. Para
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
autores, além de descumprir o que prescrev* a leg*s*a*ão, essa **o*lemátic* af*ta * c*n*role
</line>
</par><par>
<line>
socia* efetuado pelos
</line>
<line>
cidadãos e insuficiência de tran*parênc*a *as contas. A falta a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
efi*ácia dos rela*óri** c*ntábeis, co*o me*anismo de pre**ação *e *ontas, pode ser
</line>
<line>
co**i*e*ada p*eocupante (STANLE*; JENNI*GS; MACK, 2008).
</line>
<line>
O* res*ltados i*dicara* que das 36 I*ES que e*idencia*am as despesas com ações
</line>
<line>
para e*fren*amento à Covi*-1* *ais de *5% delas cumprira* os aspectos q*alitativos da
</line>
<line>
represent*ção *idedigna e relev*nci*.
</line>
</par><par>
<line>
A r*present*ção fidedigna p*de ser con*id*rad* uma das ca*ac*er*sticas
</line>
<line>
de maior
</line>
</par><par>
<line>
impact* na c*nvic*ão de es*o*has (ARAÚJO; CALLADO,
</line>
<line>
2020). Sa*ienta-se *ue
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
rele*â*cia está relaci*nada
</line>
<line>
com a *tilidade da in*orma*ão pelo usuário (MESS*AS et
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
2018; VA* HELDEN; REIC*ARD, 201*). Dessa forma, amba*
</line>
<line>
as cara*terí*ticas,
</line>
</par><par>
</page><line>
re*re*enta*ão fidedigna * * *elevância, e*tão es*reitam*nte ligada* à qualidade da forma
</line>
<line>
*omo a *omun**ação é apr*sent*da nos relatórios contá*eis. *ara o prop*s*to da u*ili*a*e d*
</line>
<line>
infor*ação contábil, as *a*acterísticas qua*itati*as da informação são con*ide*adas no ma*s
</line>
<line>
Rev. F*A, Teres*na PI, v. 20, n. 4, *rt. 6, p. 114-1*2, abr. 2023 *ww4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. Santos Filho, E. *anolla, J. *. Ol*veira
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
alt* nível de impor*ância para a informação contábil, além de influe*ciar
</line>
<line>
no
</line>
<line>
processo
</line>
</par><par>
<line>
decisóri*
</line>
<line>
(ARAÚJO;
</line>
<line>
CALLADO,
</line>
<line>
2020;
</line>
<line>
VAN
</line>
<line>
H*LDEN;
</line>
<line>
REICHARD,
</line>
<line>
2019;
</line>
</par><par>
<line>
YAMAM*TO; SALOTTI, 200*).
</line>
<line>
O *ever de pres*a* *ontas é um pressupost* indiscu*ível e que não pod* d*ixa* *e ser
</line>
<line>
efe*uad*. A transp*rência e a publicid*de devem ser s*gu*das ** for*a *i*o***a pelos entes
</line>
<line>
**blico*. A*emais, a NBC TSP *1 prevê *ue as *nformaçõe* n*s d**o*strativo* contábei*
</line>
<line>
d*v*m ser *orne*id*s para *ins de p*esta**o de *ontas, como exempl* *o*re ** custos e os
</line>
<line>
r*cu*sos **sp**íveis para dar s*porte a ativi*a*es *utur*s.
</line>
<line>
E*ide*ciar informaçõ*s de c*nho so*i*l, *mb*ental e admi*istrativo que ultrapassam
</line>
<line>
a* fro*teiras dos eve*tos c*ntábeis permitem aos cidadãos r*aliza*em o exer*íc*o do controle
</line>
<line>
social so*re *s entidades pública* (AVELINO, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
*essalta-se os resultad*s da pes*u*sa de
</line>
<line>
Messias e Walte* (2018) e Santos *i*ho e
</line>
</par><par>
<line>
R*ch (2022) que ind*caram q** desv*os *e ativida*e, f*rmal*d*des *ou*o otimizadas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*r*se**ação
</line>
<line>
de d**and** não contábeis, *odem afe*ar *
</line>
<line>
*rocess*
</line>
<line>
de con*truçã*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
informação contábil. Considerando que o percentual da am*st*a qu* **o aten*eu aos
</line>
<line>
pressuposto* d* *vide*c*a*ão e qua*ida*e da info*mação contábil, é possíve* i*f*ri* que
</line>
<line>
alguma* outras variáveis alh**as à *o*tabi*idad*, na sua e*sênci*, podem atuar como fatores
</line>
</par><par>
<line>
l*m*tantes *,
</line>
<line>
dess* forma, inte*fer*r no *roc*sso de acompa*ha*ent* e elabora*ão
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
i*fo*mações contáb*is, como por exem*lo, desvio ou a**mulo de funçõ*s dos profissionais
</line>
<line>
da área contábil.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕ** FINAIS
</line>
<line>
A qualidade da infor*ação *on*ábil tem s*do amplamente d*batida na es*era
</line>
<line>
acadêmic*, considerando que atualment* as corre*tes d* pesquisa estão voltad*s à utilização
</line>
<line>
** contabil*dad* *omo fonte d* *nformação para o pr*cesso de aná*ise, a*alia*ão, co*trole e
</line>
<line>
tomad* d* d*cis*o se*a no meio empre*arial, *eja no seto* público.
</line>
</par><par>
<line>
O est*do apre*entou como obje*ivo in**stigar, por meio da
</line>
<line>
leitura **s N*´s, se as
</line>
</par><par>
<line>
I*ES *viden*iaram as despesas com *ções para enfrentament* à pa*demi* da Covi*-19, em
</line>
<line>
atendimento às norm*s v*g*n*es e à função de fornecer informaçõe* útei*.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra tanto, *oi re*lizada uma pesquisa *e
</line>
<line>
carát*r descritivo
</line>
<line>
e explor*t*ri*,
</line>
</par><par>
<line>
*nvolven*o a técnica da *nálise document** e bibliográfica. F**a* exploradas as NE´s das
</line>
</par><par>
<line>
DCASP das IFES, co*preendida* aquelas
</line>
<line>
do
</line>
<line>
fec*amento do exerc*ci*, ou seja, do q*arto
</line>
</par><par>
<line>
tri*estre *e 2020.
</line>
</par><par>
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Re*. F**, Ter*sina, v. 20, n. 4, art. 6, p. 1*4-13*, abr. 2023
</line>
<line>
www4.fs**et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evidenci*ção *** Despe*a* da Covid-19 nas Nota* Expli*ativa*: Análise nas Universidades Federais
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa revelou que 36 das 6* *FES estudadas evi*e*ciaram inf*rmações acerca
</line>
<line>
*e d*spe*as *om ações par* enfrenta*ento à pan*emia da Cov*d-19 e* suas NE´s. Em um
</line>
<line>
se*undo momento, verificou-se que das 36 que evi*en*iar*m essas despesas e, *onc**nen*e
</line>
</par><par>
<line>
aos aspectos *uali*ativos da infor*ação c*ntábil propostos, nem to**s
</line>
<line>
for*m segu*dos,
</line>
</par><par>
<line>
confo*me pr*ceitua* as normas contábeis.
</line>
</par><par>
<line>
Emb**a esse* resultados não deva* ser con*ider*dos de n*vel generalizado,
</line>
</par><par>
<line>
fornecem impor*antes contribuições n* cam*o teó*ico
</line>
<line>
acerca *a qual*dade do processo de
</line>
</par><par>
<line>
co*unicação contáb** e ev***nciação das informações contábeis. N* campo prático, *erve de
</line>
<line>
apo*o e re*lexão para os profi*sionais *ue elabora*a* ess*s inf*rmações e, ainda, no *am*o
</line>
<line>
soci*l contribui com a anál*se e dis*emina*ão *a tran*parência e publ*c*dade d*s ações q*e
</line>
<line>
envo*vem recursos p*blicos.
</line>
<line>
A* *ota* Explicativas são par*e essencial do pr*cesso de d**clos*re das i**orm*çõe*
</line>
<line>
contábeis, **rnando *ais clar* *ara os *suári** da contab*lidade o que e*tá sendo
</line>
</par><par>
<line>
e*iden**ado. De acord* c*m *a NBC * SP - E*trutura Conceitua*, o cidadão é usuári* o
</line>
</par><par>
<line>
primário das d*monstrações contábeis do setor público, por*a*to
</line>
<line>
entende-se que
</line>
<line>
esse
</line>
</par><par>
<line>
c*d*dão estará mais instrumentalizado p*ra o e*e**íci* d* c*nt*ol* so*ial quanto maior for a
</line>
<line>
*o*pr*ensi*ilidade das demonstrações a ele direc*on*das.
</line>
<line>
Dentre os fatores limitantes d* pesquis*, *bservam-se os **dos e infor*a*ões que *e
</line>
</par><par>
<line>
referem à* IFE* no primeiro
</line>
<line>
*eríodo d*
</line>
<line>
divu**ação das in*ormaç*es contá*eis, a*si*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
pe*íodo *nico dos da*os, corte **ansve*sal da pesqu*sa.
</line>
<line>
Por *i*, para estudos futuro*, su*ere-se a *nális* das NE´s em out*o* períodos para
</line>
<line>
fi** co*p*rativo* da* i*formaçõ*s evidenciadas ou, ain*a, verificar se e**s*em a**o*iaç*es,
</line>
<line>
atr*vés de t**tes estatísticos, entre *s IFES que mai* ut*lizaram ou receberam recu*sos com
</line>
<line>
aq*el*s que divulg*ra* a in*ormaçã*.
</line>
<line>
REFER*NCIAS
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YAMAMOTO, M. M; SALO*TI, B. M. (2006). Info*mação contá*il: *studo* sobre a sua
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divulgação no me*cado *e ca*ita*s. São Paulo: A*las.
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Como Referenciar este Artigo, *onfor*e ABNT:
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*ANTOS F*L*O, M. F; Z*NOLLA, E; OLIVEIRA, *. J. Ev**enc*ação *as Despesas *a C*vid-*9 nas
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Notas Explic*tivas: Anális* na* Universida*es F*der*is. Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. *, art. 6, p.
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*14-132, a*r. *02*.
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Contribuição dos Autores
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* . F. San*o* Fil*o
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E. *anolla
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*. J. Oli*eira
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1) concepç*o e planejamento.
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X
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X
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2) análi** e inte**re*ação d*s dados.
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X
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X
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3) elaboração do rascunho ou n* revis*o c*ítica do c*nteúdo.
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X
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X
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X
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4) p*rticipa*ão na apr*v*çã* da *ersão final do m*nuscri**.
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X
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X
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Rev. FSA, *eres**a, v. 20, n. 4, art. 6, p. 114-*3*, abr. 20**
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www4.fsanet.co*.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)