<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 4, art. 6, p. 114-132, a*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.4.6 </line>
</par>
<par>
<line> Ev*denciação das Despesas da Covid-*9 *as Notas E*pl*cativ**: Análise nas Un**ersidades </line>
<line> F*derais </line>
<line> Disc*osur* o* Covid-19 E*penses on the **plic*tive Note*: Ana*ysis a* F*deral U*iversities </line>
</par>
<par>
<line> Manoel F*an*elino dos Santo* **lho </line>
<line> Mestr*ndo em Ciências *ontábeis *a Universid*de Federal de Goi*s </line>
<line> D*scente do Progr*ma de Pós-G*ad*ação em C**ncias C*nt*beis da Univ*r**dade Fed*ral de Goiás </line>
<line> E-mai*: m*noel.fran*elinofh@gma*l.com </line>
<line> Ercílio Zano*la </line>
<line> D*utorado em Ci*nci*s C*ntáb*is pela Un*ve*s*dade de Br*síl*a </line>
<line> Professor da *niversidade Federal de Goiás </line>
<line> E-*ail: zanolla@ufg.*r </line>
<line> *o*n*y J*rge d* Oli**ira </line>
<line> Doutor em Edu*a*ão pe*a Universi*ad Catól**a *e Santa Fe - Argentina. </line>
<line> Pro*essor *a *niversid**e *ede*al de Goi*s </line>
<line> E-mail: joh**yjorge@u*g.br </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Mano*l Fra*celino do* Santos F*lho </line>
<line> Ed*tor-Chefe: **. Tonny Ker*ey de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> C*mpu* S*mambaia, Rua Samamba*a, */n, Cháca*as </line>
<line> Rodr**ues </line>
</par>
<par>
<line> Ca*ifórnia, Goiânia - GO, Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> En**reço: Ercílio Zanolla </line>
<line> Art*go receb*do em 05/02/2023. Última </line>
<line> ver*ão </line>
</par>
<par>
<line> Cam*u* Samambai*, Rua Samam*aia, */n, *hác*ras </line>
<line> recebida *m 27/02/2023. Aprovado e* 28/02/2023. </line>
</par>
<par>
<line> *ali*ó*nia, Go*ânia - GO, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Johnny J*rg* *e Olive*ra </line>
<line> Ava*iado p*l* sist*ma Triple Review: D*sk R*view a) </line>
</par>
<par>
<line> Campus Sa*ambaia, Rua Samam*a**, s/n, *hácaras </line>
<line> p*lo Editor-Ch*fe; e *) Double Blin* Review </line>
</par>
<par>
<line> Cal*fórnia, Goiânia - GO </line>
<line> (avaliação *eg* po* dois avaliadores da área). </line>
<line> Rev*são: Gr*mat*cal, Normativa e de Formata*ão </line>
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<line> Evidenc*açã* das Despe*as da Covid-19 nas Notas Explic*tivas: Aná**se nas Universidades Federai* </line>
<line> 1** </line>
</par>
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<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> As in**rma*õe* </line>
<line> c**tábeis di*ulgad*s nas Dem*nstrações C*n*ábeis A*licadas ao Setor </line>
</par>
<par>
<line> Público (*C*S*) e Notas Expl*cativas (NE´s) são *s**n*i**s para o acomp*nhamento, </line>
</par>
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<line> control* e p*esta*ão de con*as em qual*uer ram* </line>
<line> de atividade. Nesse contexto, este estu** </line>
</par>
<par>
<line> objetivou inve*tigar de que forma as desp*s*s com açõ*s para enf*e*t*mento à pandemia da </line>
</par>
<par>
<line> Covid-19 fo*am </line>
<line> evide*c*adas </line>
<line> nas NE´s das DCAS* das </line>
<line> Ins*i*uições Federais </line>
<line> de Ensin* </line>
</par>
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<line> Sup*rior (IFES), c*mo *ão conheci*as as Unive*sidade* F*de**is B*a*i**iras. O t*aba*h* </line>
</par>
<par>
<line> *eun*u co*c*itos *ob os *spectos da *e**ia da co*unica*ão e </line>
<line> evi**n*iação cont*bil. </line>
</par>
<par>
<line> Metodologicamente u*ilizou-se de uma abordagem descrit*va e exploratória. Para os </line>
<line> pr*cedimentos técnicos, efetuou-se a*álise *ocumental e bibliogr*fica. Fora* ana*isada* a* </line>
</par>
<par>
<line> NE´s f*rnecidas nos sites ins**tuc*onais, refe*entes ao quar*o trimestre </line>
<line> de 202 0 </line>
</par>
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<line> (encerramento do ex**cício financeiro), *endo esse o primeiro *no de i*pacto das despesa* </line>
</par>
<par>
<line> com Covid-19 evidenciado nas D*ASP. </line>
<line> Os r*sul*ados permitiram const*tar </line>
<line> que *0 das </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> uni*ersidades </line>
<line> *ão di*ulga*am inf*rmações de </line>
<line> despesas </line>
<line> pa*a enfrentamento da *ov*d-19, </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> que sina*iza que a contabilid*de dessas in*tituições nec*ssita avanço e *esenvolvimento. No </line>
<line> **e tange ao asp*cto qualitat*vo das informações co*t*beis, t*i* universidades não </line>
</par>
<par>
<line> cu*priram </line>
<line> in*egralmente as car*cte*í**icas </line>
<line> qualitati*as, pri*cipalmen*e </line>
<line> no que *e refere </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> compreensib*li*a*e e c*mparabil*dade das informa*õe* repo*tadas. O estu*o c*ntri*ui com </line>
<line> a c*mp*eensão da relev**cia que a **alidade da com*n*cação e evi*enc*aç** da informação </line>
</par>
<par>
<line> co*t*bil possui, tanto para fin* de transpar*ncia e </line>
<line> public*dade qua*to para </line>
<line> a </line>
<line> pr*st*ção </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> cont*s de ações efe*uadas * recursos utilizad*s por *ns*itu*ções públic*s. </line>
<line> Palav*as-ch*v*: Gastos Covi*-1*. Ev*d*ncia*ão e Quali*ade da Inf*rmação *ontábil. </line>
<line> N*tas Explicativas. </line>
<line> ABST*ACT </line>
</par>
<par>
<line> The acc*unting i*formation disclosed </line>
<line> i* *he Financia* Stateme*ts Applied to the Public </line>
</par>
<par>
<line> Sector (DCAS*) and Explan*tory N**es (*E's) are essenti*l for mo***oring, *ontroll*ng and </line>
</par>
<par>
<line> rendering a*coun*s *n any fi*l* </line>
<line> of *cti*ity. I* t*is context, this study aimed to in*estigate </line>
</par>
<par>
<line> how e**enses with actio*s to face the *ovi*-19 pan**m*c were evid*nced in th* NE's of the </line>
<line> DCASP *f t*e Federal Institutions of *igh*r Educa*ion (IFES), as t*e Brazilia* *ederal </line>
<line> *niversi*ies ar* known. The work brought togethe* conce**s under the a*pects *f *** t*e*ry </line>
</par>
<par>
<line> of *o*munic*tion and acc*unt*ng **sclosure. M*thodologically, </line>
<line> a descriptive </line>
<line> *nd </line>
</par>
<par>
<line> *xp*oratory approach </line>
<line> was used. Fo* the technic*l procedures, a </line>
<line> docume*t*l </line>
<line> a*d </line>
</par>
<par>
<line> bi*liographi*al *nal*s** was carried ou*. T*e NE's provided on the *nstitutional </line>
<line> websi*es </line>
</par>
<par>
<line> *e*e analy*ed, r*ferring t* *he *o*rth quarte* o* 2020 (end of the fin*nci** ***r), this b*ing </line>
</par>
<par>
<line> the first year of im*act of </line>
<line> expenses with Covid-19 evidence* </line>
<line> *n the DCASP. </line>
<line> **e *esults </line>
</par>
<par>
<line> *howed th*t 3* of t*e ** unive*s*ties </line>
<line> di * *ot </line>
<line> disclos* information on expen*es to face </line>
</par>
<par>
<line> C**id-*9, *hic* indicates </line>
<line> that th* accounti*g of t*ese institu**ons needs to *dvance </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> d*velop. With *ega*d t* </line>
<line> t*e q*alitative aspe** o* accounting in*o**ation, t*ese u*ive*sities </line>
</par>
<par>
<line> *id no* *u*ly comply w**h </line>
<line> the q**litative character*stics, e*pe*ially wit* regard to the </line>
</par>
<par>
<line> co*prehensib*lity and com*a*ab*lit* of repor*ed in*ormation. The **u** contri*utes to </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> unders*andin* </line>
<line> of t*e relevanc* that t*e </line>
<line> *ua**ty of *ommunication and dis*los*re of </line>
</par>
<par>
<line> accounti*g *nfo*mati** </line>
<line> has, both fo* trans**renc* *nd publi*i*y </line>
<line> p*r*oses and for </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> acco*ntability of act**n* take* an* res*ur*es used by pu*li* in*titut*ons. </line>
</par>
<par>
<line> ***WORDS: Co*id-19 Expen*ive. *isclosure of Accounting. Information. </line>
<line> Explica*ive </line>
</par>
<par>
<line> N*tes. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 4, *rt. 6, p. 114-132, abr. 2023 w*w4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
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<par>
<line> M. F. Sant*s Filho, E. Zanolla, J. *. Ol**eira </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NTROD*ÇÃO </line>
</par>
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<line> A in*ispensa*il*d*d* de se *videnci*r in*o*maçõ*s contábeis é uma *as premissas </line>
</par>
<par>
<line> b*sila**s na c**t*bil**ade. A ev*d*nciaçã* consiste num dev*r i*tra*sf*ríve* qu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> contabilidade possui com seus *suá**o* (IUDÍCIBUS, 2021). </line>
<line> * e*idenciaç** contábil </line>
</par>
<par>
<line> compõe *m dos recurs*s disponíveis p**a que a e*ti*a*e púb*ica evi*en*i* ao cida*ão que </line>
</par>
<par>
<line> atua em conf*rmidad* *om as di**osiç*es legais e </line>
<line> *a*ores pre*onizados n* ambiente *a </line>
</par>
<par>
<line> s*ciedade, </line>
<line> r*velando-*e </line>
<line> com* u* i*strumen*o primordi*l par* auxílio ao controle social </line>
</par>
<par>
<line> (Av*lino; COLAUT*; CU*HA, 2*12; D*AS; VASCON*ELOS, 2*15). </line>
</par>
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<line> Se*undo Conselho Federal de Contabil*d*de (CFC), atravé* da Norma Brasile*ra o </line>
</par>
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<line> de **ntab*lidade Técnica *pli*ada </line>
<line> ao **tor Público Estru*ura *onceit**l (NBC TSP EC, </line>
</par>
<par>
<line> 2*16), os objet*vos da elabora*ã* e divulgaçã* da i*f**mação, da *ntidade do setor p*blico, </line>
<line> são a*inen*es *o pr*vimento de in*orm**ões *teis aos seus us*ários. A *BC TS* 11 (201*) </line>
<line> e**ossa que essas informações são úteis aos us*ários na m*dida que *irva* para apre*i*ção </line>
</par>
<par>
<line> *a capacid*de da en*id*de em **oss*guir com o </line>
<line> fo*neci*en** de ben* e *erviços a *er*o </line>
</par>
<par>
<line> nível, também verificar a quantidade necess**i* de recurs*s * sere* alocados posterio*mente </line>
<line> para qu* a ent*d*de c**s*ga cumprir com e**as *brigaçõe*. </line>
<line> *ã* ob*t*nte ao re*onh*c*men*o da m*ssão da c*ntabi*idade em identificar, *ensurar </line>
<line> e comu*icar os e*entos que afe*am o patri*ônio das *ntidad**, há o entendimen*o de *ue a </line>
<line> comuni*ação é sua função *rimordial (D*AS FIL**; NAKAGAWA, 2001). </line>
</par>
<par>
<line> Dias Filho (2000) destaca que a Teoria </line>
<line> da Co**nica*ão p*de c*ntribuir com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maximização d* funçã* da </line>
<line> contabilidade, tendo em vista que </line>
<line> *isp*ni*ili*a um *parato </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> conceitos básic** e, ass**, *ode ava*iar até que po**o a *ompreensão *a informaçã* contábil </line>
<line> está s*ndo efetuada po* parte dos u*uári*s. Para Mota, Coe*ho e Queir*z (20*4), tal qual a </line>
</par>
<par>
<line> t*oria da com*nicação, eficác*a da info*maç*o contábil é voltada *ela dim*nu**ão * </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ince*te*a do usuário. </line>
</par>
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<line> A* Ins*ituições Federais </line>
<line> ** Ensino Superior (IFE*) co*o são conhecidas as </line>
</par>
<par>
<line> univ*rsida*es feder*is *rasileiras, sã* au*arquias ou fundações </line>
<line> públicas v*ncula*as a* </line>
</par>
<par>
<line> M*nist**io da E*u*aç*o (MEC) e, devid* * sua autonomia e autog*st*o, administram um </line>
</par>
<par>
<line> sign*f*cativo volume de recu**o* p*blicos, o q** refle*e em soluções d* co*rdenaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> política* públ*cas em ambientes sociais </line>
<line> por elas proporcionados, torn*nd*-se um *ampo </line>
</par>
<par>
<line> f*u*ífero de *st*do no processo de c*munica**o contábil (Messi*s & *alter, *018). </line>
</par>
<par>
<line> No decorr*r do </line>
<line> ano de 2*20, o Br*sil foi i*pactado pela pand*mia *a *ov*d-19, </line>
</par>
<par>
<line> situaçã* q*e exigiu </line>
<line> *as IFES a realização d* práticas de combate à do*nç* (PAN*ZZ*N, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 20, *. 4, art. *, p. 114-132, abr. 2023 </line>
<line> www4.*san*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evi*en*iação das *es*esas da Covid-19 nas Notas E*plica*ivas: Análise nas Universidades Fe*erais </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> COST*; M*DE*ROS, 2020). Essas me*id*s para enf*en*amento demand*ram a **i**zação </line>
</par>
<par>
<line> de recursos públicos *, dada a </line>
<line> situação *eclarada de calamidade, o gover*o f*deral al*cou </line>
</par>
<par>
<line> esses recursos a essas insti*uições, *tra*és </line>
<line> da ab**tur* de crédi*o *dicion*l e*tra*rdinário </line>
</par>
<par>
<line> (M*C, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> A *e*re*ari* do Tesouro Nacio*al (STN), órgão cen*ral do Sistema de Contabil*d*de </line>
</par>
<par>
<line> F*deral, a* tér*ino d* exercíc*o de 2020, </line>
<line> *o* o </line>
<line> fito de tornar as informações </line>
<line> c*nf*á*eis, </line>
</par>
<par>
<line> *umentar a trans*arência e for*al*c*r a* dem*nst**çõ*s contábe*s co*o base </line>
<line> de apoio </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ges*ão, orientou que os órgão* *everiam e*aborar Notas E*pli***ivas (NE´s) *sp*cíficas </line>
<line> acerca de d*spesas *om gastos d*cor*ent*s d* enfren*amen*o à Covid-19 (STN, 202*). Para </line>
<line> Stanley, Jennin*s e Mack (*008) e A*elino et al. (2012), uma da* formas disponíveis de </line>
<line> demon*trar que a* entidades públic*s estão em con*orm*dad* com *s regramen**s e valores </line>
<line> imp*stos no ambiente social * por meio da **ide*ciação d*s informaç*es. </line>
</par>
<par>
<line> *essa fo*ma, surg* a seguinte indagaçã*: de </line>
<line> que forma as d*spesa* c** aç*es </line>
</par>
<par>
<line> d*corr**tes da pandemia d* Cov**-19 foram evidenciadas nas NE´s que int*gram as DCASP </line>
<line> dessa* organizaçõ*s? </line>
</par>
<par>
<line> O present* artigo objet*v* averigua*, por m**o </line>
<line> de le*t*ra das *E´s, como as IFES </line>
</par>
<par>
<line> evidenci*r*m ** **spes*s com ações para </line>
<line> enf*entame*to * pandemia da Covid-1*, em </line>
</par>
<par>
<line> at*n*imento às normas vigente*. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*se conte*to, * *ont*ibuição do presente est*do se *e*aciona a fornecer aos </line>
<line> *suári*s da i*formação co*t*bi* *m esb*ço d* qualidade da evidenciação através da* NE´s, </line>
</par>
<par>
<line> p*imeiramente *ob a </line>
<line> ót*ca teórica e, po* *on*eguinte atrav*s das análises, p*ssibilitar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> evolução de no*os es**dos nesta área. </line>
<line> A contribuiçã* p*áti*a, por s*a vez, visa fornecer subs*dios para *ue a evidenciação </line>
</par>
<par>
<line> d* *nformação *ontábil reflita fidedignamente os f*nômenos ocorridos, no aten*imento </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> que preceitua *s normas e à teoria da co*tabil*dade. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, e*p*r*-** que * art*go contr*bua, em seu escopo, com o fomento da </line>
<line> transparência e *ub*icidade das ações dese*vo*vidas pelas IFES, além de serv** de indi****v* </line>
<line> para n*v*s pe*quisas envol**ndo a temá*ica. Ass*m, consi*er*-se que o estudo *eja relevante </line>
<line> devido à i*portâ*ci* que essas instit*ições tê* n* conte*to econômico e s*cial onde estão </line>
<line> inseridas e, empirica*ente, *uxil*e para * for*ecimento de *ados e in*or*ações aos usuários </line>
<line> d*s demonstrações contábe*s da* *ntidades an*lis*das. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, *e*esi*a *I, v. 20, n. 4, art. 6, p. *14-132, abr. 202* </line>
<line> *ww4.fs*net.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. Santos F*lho, E. Zanolla, J. J. *liveir* </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> 2 R*VISÃO DA LITERATURA </line>
</par>
<par>
<line> O prese*t* *studo, nes*e tópi*o, expõe a* teor*a* e estudos que nortearam a pes*ui**. </line>
<line> *.1 Teoria da comunica*ão </line>
</par>
<par>
<line> Comunicação, em um *e*tido </line>
<line> amp*o, não se *efere *p**as * escrita * fala e </line>
</par>
<par>
<line> o*al, mas </line>
<line> também *o com***tament* </line>
<line> humano e suas conex*es (SHANN*N; WEAVER, </line>
</par>
<par>
<line> 1948). Pa*a Carv*l** e Nakagawa (2001), a </line>
<line> *omuni*a*ão </line>
<line> comporta ori*ntação * condutas </line>
</par>
<par>
<line> *róprias, </line>
<line> tanto em r*lações interpessoais quan*o interdepartamentais, no i*tuito do </line>
</par>
<par>
<line> atendi*ento de *etas e o*jet*vos precípuos. </line>
<line> * teor*a *a comuni*ação teve como precur*o*a a obra *e Cla*de *hannon de </line>
</par>
<par>
<line> 1948, co*forme Rodrigues, Di*s e </line>
<line> Var*as (2021). E*sa *eoria apresenta uma ab*rdagem </line>
</par>
<par>
<line> m*temá*i*a sobre o* siste*as d* comunicação que tenta* r*so*ver probl*mas r*lacio*ados à </line>
<line> transmissão de sin*is (*IAS FILHO; NA*A*AWA, 2*01). Os me*mo* aut*res expressam </line>
<line> que e*bora a aplicabili*ade da teoria d* comunicação ten*a sido realiza*a *m outras áreas </line>
</par>
<par>
<line> d* conhecimen*o, ta*s como econ*mia, </line>
<line> p**cologia e </line>
<line> biofísica, sua e*trutura co*ceitu** </line>
</par>
<par>
<line> tamb*m poderá ser ap*oveitada pela *iência Contábil para alcance da e*icácia do proce*so </line>
<line> de comunicação das informações. </line>
<line> Nesse sent**o, co* * surgimento da teoria d* co**nica*ão e sua aplicação em outros </line>
</par>
<par>
<line> ramos do saber, foi sendo aplicada na cont*bi*i*ade *a </line>
<line> década segui*t* ao seu sur*ime*to </line>
</par>
<par>
<line> (RODRIGUES; DIAS; VARGAS, 2021). Des*aca-se, ainda, que comunicação a </line>
<line> *fetua*a </line>
</par>
<par>
<line> *e*a contabil*da*e é considerada um e*o primordia* *ntre a pr*d*ção e publi*ação </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> informação (SANTOS F*L*O; RECH, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Shannon (1948) e* seu *studo integra um sistema d* comu*icação *nter- </line>
</par>
<par>
<line> re*acionando os elementos: emissor, mensagem, código, canal e receptor. Par*indo </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pressupost* da inte*aç*o dess*s **em*nto*, a teoria da comunicação surge com* um ar*efato </line>
<line> esse*cia* pa*a * atendimento das funções ine*ent*s * co*tabi**da*e, o que pode oc*sion** o </line>
<line> aprim*ramento *as *nform*ções contábeis qualit*t**as (MOTA; COELHO; QU*IRO*, </line>
<line> 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Para B*dford e Baladouni (1962) e s*b o *ri*ma da teoria da comunic*ção, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> proc*sso contáb*l é formado por quatro </line>
<line> elemento*: os </line>
<line> ev*ntos e*onô*icos, o contad**, os </line>
</par>
<par>
<line> relat*rio* contábeis e o u*uário da inform*ção. </line>
<line> Segundo D*as Filh* (2000), a qu**idade da i*formação está relac*onad* ao *m*ssor, </line>
<line> *ue *efine o conteúdo e * forma c**o ser* comuni**da, e ao receptor *ue *em q*e e*tar e* </line>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. 2*, n. 4, a*t. 6, p. 114-132, abr. *023 *ww4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evidenci*ção das De*pesas da Covi*-1* nas Notas Expl*cativas: Análise na* Unive*sidades Federa*s </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> condições de de**frar a m*nsag**, e por últim*, entr* os d*is, est* a linguage* par* </line>
<line> tra*smitir a informação. *o*a, Co*lho * *ueir*z (2*14) e*põem que a e*icá*ia da </line>
</par>
<par>
<line> i**ormaç*o, sob a persp*ctiva *a teo*i* *a comunicação, po** </line>
<line> *er me*surada pe** sua </line>
</par>
<par>
<line> quanti*ade, ou seja, pelo dis*losur* ca*t*do pelo* r**eptores d* informaç*o. Assim, </line>
</par>
<par>
<line> dec*rrente dos conceitos atinen*es à te*ria da com**icaçã*, po*e-se constatar </line>
<line> a s ua </line>
</par>
<par>
<line> *ontr*buiç*o para melhor*r a *ualidade da infor*ação contábil (DIA* *ILHO; </line>
<line> NAKAGAWA, 2001). </line>
<line> *.2 Despes*s com a*ões da COV*D-19 </line>
<line> Em março de 2*20, quando o sist**a federal de en*ino s*f**a co* o* c**tes </line>
<line> *rça***tários, o Brasil f*i impactado pela pandem** da Covid-19, o que *emandou das </line>
<line> I*ES a imple*entaçã* de medidas p*ra combate à doença (PANIZ*ON; COSTA; </line>
</par>
<par>
<line> MEDE**OS, 2020). Dentre as diver*as ações no âmbito </line>
<line> dessas *nti**des, des*acam-se: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> produção de *lcool em gel glicerinad* e/ou 70%, fabricaç*o de *quipam*ntos de proteçã* </line>
</par>
<par>
<line> i**ividual, mon*toramento do vírus, fo*mação de profissionais e ações com serviços </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ap*i* psicológico (ME*, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> O MEC, naq**l* an*, rece**u créditos adicionai* ex*raordinários para o </line>
<line> enfre*tame*to através d* edição *e *edidas Provisórias, dentre el*s, e*pecificamen*e, a* d* </line>
<line> número 92* e 942, constan**s na aç** o*çamentária "2*C0 - Enfrentamento da Emer*ê*cia </line>
<line> *e Saúd* *ública de Importância Interna*ion*l Deco*rent* do Cor**a*írus", recursos </line>
</par>
<par>
<line> descentralizados às </line>
<line> IF*S, *xclusiva*ente, p*r* atender </line>
<line> *e*pesas à co*ta de crédit* do </line>
</par>
<par>
<line> extrao*dinário (M*C, 2020). </line>
<line> De acordo com o l*van****nto efet*ado pela Asso*iaç*o N*cional dos Dirigente* </line>
<line> das In**ituições Federais de Ensino (*NDIFES), no período de jane**o a deze*bro de 2**0, </line>
<line> *s *FES se mobili*aram e re*lizar*m *iv*r*as ações **ra enfrentamen*o à *ovid-19. </line>
<line> A*gumas ações são apresentada* na T*bela 1. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FS*, Teresina PI, v. 20, n. *, a*t. 6, p. 114-132, *br. 2023 </line>
<line> www4.f**net.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Santos Filho, *. Z**oll*, *. J. Ol*veira </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela * - Aç*es de enfren*amento e mitig*ção à Covid-19 por Região da* *FES </line>
</par>
<par>
<line> (em u*i*ade*) </line>
</par>
<par>
<line> Aç*es de enfrentamento e mitiga*ão à Covid-19 </line>
</par>
<par>
<line> Realização </line>
<line> Produçã* d* </line>
<line> Produção *e </line>
<line> Produção *e </line>
</par>
<par>
<line> Região das IF*S </line>
<line> de testes </line>
<line> l**ros de álcool </line>
<line> má*caras </line>
<line> face Shiel*s </line>
<line> C*vid </line>
<line> l*quido e em </line>
<line> gel </line>
</par>
<par>
<line> Centro-Oeste </line>
<line> 4 3 .0 * 8 </line>
<line> * 1 4 .6 7 5 </line>
<line> 3 0 1 .5 1 4 </line>
<line> 4 7 .7 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> Nordeste </line>
<line> 1 9 7 .5 3 9 </line>
<line> 1 2 * .5 1 7 </line>
<line> 2 0 .* 5 0 </line>
<line> 6 5 .3 5 6 </line>
</par>
<par>
<line> Norte </line>
<line> * 6 .* * 0 </line>
<line> 1 7 .7 8 0 </line>
<line> 2 3 .7 9 5 </line>
<line> 1 * .4 2 * </line>
</par>
<par>
<line> Sudes** </line>
<line> 1 * 5 .7 9 9 </line>
<line> 2 2 4 .7 * 5 </line>
<line> 1 3 4 .6 5 9 </line>
<line> * 4 0 .7 5 3 </line>
</par>
<par>
<line> Sul </line>
<line> 2 * 9 .0 1 3 </line>
<line> 2 0 * .* 6 4 </line>
<line> 1 * 0 .* 3 6 </line>
<line> 5 1 5 .0 7 9 </line>
</par>
<par>
<line> Tot*l </line>
<line> 6 6 * .8 3 * </line>
<line> 6 9 1 .4 7 1 </line>
<line> 6 5 1 .2 5 4 </line>
<line> 5 1 5 .0 * * </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adaptado de *ndifes (2021). </line>
<line> Além *essas ações, d*stacam-*e t*mbém as pesq*isas *fetuadas, no níve* de </line>
<line> *raduação e pós-graduação, alé* de atua*ões voluntárias em todas as regiões do País, </line>
<line> at*ng*nd* um público de cerca de 85,5 milhões de pessoa* (ANDIFES, 20*1). </line>
<line> De aco**o com o Portal Painel Unive*si*ade 360 (MEC, 202*), i*enti*ic*u-se o </line>
<line> deta*hament* de alguns dos *r*ncipais d**ecio*amentos do* recursos p*b*icos p*ra </line>
<line> e*frentamento da C*vid-19 que e*sejaram dis*ênd*os públicos pelas IFES, conforme Tabela </line>
<line> 2. </line>
<line> *abe*a 2 - Bens, Serviços e Auxílios para enfrentame*to à Covid-*9 </line>
</par>
<par>
<line> *lemento *e *espesa </line>
<line> D*talhamento d* algumas aç**s efetua*a* </line>
</par>
<par>
<line> 18 - Au*ílios Financ*iros </line>
<line> Atuação *e discen*es em projetos de pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> 3* - Material de Consu*o </line>
<line> Aq*is*ção de insumos para p*odução *e á*co*l e* gel, aquisição de material de *r*te*ão e segu*ança (máscaras, aventai*, luv*s), ma*e*iais para tes*e C*vid. </line>
</par>
<par>
<line> 39 - Se*viços P**soa Jurí*i*a </line>
<line> Execução d* projeto de combate à p**demia da Cov*d-19; Manutençã* e cons*rva*ão de bens. </line>
</par>
<par>
<line> 52 - Equipamentos * M*teria* Per*anente </line>
<line> Aquisi*ão d* equipamento* labor**ori*i*, **uisi*ão d* e*uipa*entos de seguranç* e prot*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adaptado do painel universidade 3*0 (MEC, *02*). </line>
<line> Para essas real*zações, *s IFES d*man*ar*m recursos orçament*rios n* </line>
<line> montante que ultrapassou a casa de R$ 133.*00.000,00 (MEC, 2021), e objetivaram * </line>
<line> cons**ução de prover bens e/ou serviço* à sociedade. </line>
<line> Do exposto, entra em cena a necessidade d* evidenciação *os gas*os p*las I**S, q*e </line>
<line> de**m ser efe*uadas atr*vés das NE´s que integram as demonstrações contábeis, para </line>
<line> *tendimento d* *resc*ito nos normat*vos contábeis e dar transparênci* e publ**idade a ess*s </line>
<line> fei*os, no i**uito *e prestar contas à s*ciedade. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 20, n. 4, art. 6, p. 114-132, ***. 2023 </line>
<line> www4.fs**et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evidenci*ç*o das D*spesas d* Co*id-19 nas Notas Explicat*vas: Análise nas Universidades Fe*erais </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> *.3 Evi**nciação da info*mação contábil </line>
</par>
<par>
<line> Para Iudícibus (2*21), a essênc*a da evidenciação c*ntábil é demons*ra* *e forma </line>
<line> ordena*a a informação quanti*ativa * qual*tativ*. Embora isso ocorra de ma*e*ra variada, </line>
</par>
<par>
<line> procura-se *eixar o menos possível de info*ma*ão de fora da* demons*rações, tudo com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fin*li**de de form*r u*a base apro*riada *ara o usuário. </line>
</par>
<par>
<line> Para Lopes e M*r*in* (2014), a *vi*enciação co*siste no procedim**to d* </line>
</par>
<par>
<line> d*monstrar, a*s us*ários exter*os da organização, os </line>
<line> a*pec*os do reconhe*iment* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ensuração efetuados. *egu*do Dias Filho (2000), a evidencia*ão se *de*tifica c*m </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> próprio* objetivos </line>
<line> da c*nt*bil*dade, que é c*mu*i*ar ao* seus usuários informações </line>
</par>
<par>
<line> r*le*ant*s no i*t*ito de o*ientar deci*ões. O auto* expõe qu* p*lo menos tr** questões </line>
</par>
<par>
<line> fund*mentais são discut*das, histor*cam**te, em relação à </line>
<line> evidencia*ão, sendo: </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> destinat*r*os, * conteú*o *deq*ado e as </line>
<line> formas d* evidenciá-la. Quanto aos instrumentos </line>
</par>
<par>
<line> *ais *tilizados para a divul***ão d* evid*nciação </line>
<line> contáb*l, </line>
<line> *eg*indo a literatura corrente, </line>
</par>
<par>
<line> estão os demonstr*t*vos contábeis, suas notas ex*licativas e *s qua*ros *uplementares (Dias </line>
<line> Filho, *000). </line>
<line> As *emon*trações *ontáb*is Aplicad*s ao **tor P*blico (D*A*P), p*r *ua vez, </line>
</par>
<par>
<line> *pres*ntam *omo </line>
<line> objetivo o forneci**nto </line>
<line> de *n*ormações aos </line>
<line> *suários, </line>
<line> *anto para fi*s de </line>
</par>
<par>
<line> presta*ão de contas </line>
<line> quanto para re*ponsab*liz*ção e tom*da de d*ci*ão (NBC TSP *C, </line>
</par>
<par>
<line> 2016). </line>
</par>
<par>
<line> A evidenc*ação da informação qu* não p*de ser a*resentada no co*po </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> demonstrativos co*tábeis **ntem*la o *bjetivo das NE´s (I**ícibus, 2021). Seguindo o que </line>
</par>
<par>
<line> prec*itua a *B* TSP </line>
<line> 11 - Apresentação das **monstrações *ontábeis, as NE´s devem </line>
</par>
<par>
<line> prover informações a*icionais q** não foram apre*en**das nas demonstr*ções. </line>
<line> As NE´s, con*o*nt* o M**ua* de Co*tab*lid*de Apli*ada a* *etor Públ*c* (MC*SP, </line>
<line> 2021), são con*id*rad*s partes inte*rantes das demonstraçõe* contábeis a* quais *presentam </line>
</par>
<par>
<line> i*f*rmaçõe* adicionais e apre*e*tam como objetivo fa*i*itar </line>
<line> o e*tendimen*o das </line>
</par>
<par>
<line> info*maçõ**, eng*ob*ndo *n**rmações de qualqu*r natureza exigid*s pelas norma* contáb*is </line>
<line> e, também, **tras informações que seja* cons*dera*as rel*vant*s que não foram </line>
<line> evid*n*iadas aos qua**os das DCAS*. Pa*a tanto devem *er c*a*as, s**tétic*s e objetivas. </line>
</par>
<par>
<line> Para Hendriksen e V*n Breda </line>
<line> (2010), a* NE´s ap*e*e*tam informaçõe* qua**ta*ivas </line>
</par>
<par>
<line> que integrem às demonstraç*es, divulgam maio*es detalhes do q** o info*mado </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> rel*tó*ios financeir*s, alé* de forn*cerem dados </line>
<line> quan*it*tivos por meio *e qua**os </line>
</par>
<par>
<line> a*xiliare*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin* *I, v. 2*, n. 4, art. 6, p. 114-132, *br. 2023 </line>
<line> www4.fs**et.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. Santos Filho, E. Zanolla, *. J. Oliv*ir* </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> C*m o propósi*o de *ornar a info*mação útil s*o estabelecidas </line>
<line> c*racterí*ticas </line>
</par>
<par>
<line> *ua**tativas à inform*çã* *ontá*il (NBC TSP EC, 20**), devendo ser d*recionadas aos </line>
</par>
<par>
<line> diver*os usu*rios (MES*IAS; VOLTARE*LI; ZANCHE* 2018). As </line>
<line> ca*acterístic*s </line>
</par>
<par>
<line> qua*it*tiva* são atr*but** ess*n*ia*s para tor*ar a *nformação út*l (YAMAMOTO; </line>
</par>
<par>
<column>
<row> SALOTTI, 2006; HENDRIKSEN; VAN B*EDA, 2*10). Para melhor elucidação, </row>
<row> car*cte***ticas são evi*enciadas e descritas na Tabela 3. </row>
<row> Tabela 3 - Características Q*alitativas *a Inf*rmaç*o *on*ábil </row>
</column>
<par>
<line> Caracter*stica </line>
<line> Defi*ições </line>
</par>
<par>
<line> **alita*iva </line>
</par>
<column>
<row> es*as </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Re*evância </line>
<line> As </line>
<line> informações fi*ance*ras e não **nanceiras são releva*tes c*so </line>
</par>
<par>
<line> sejam ca*az*s de influenciar sign*ficativamen*e o c*mpri*ento dos </line>
<line> objetivo* d* elaboração e da divul*ação *a informaçã* contábil. </line>
</par>
<par>
<line> Rep**sentação </line>
<line> Para ser útil </line>
<line> com* *nfo*mação cont*bil, * informa*ão deve </line>
</par>
<par>
<line> Fid*digna </line>
<line> corresp*n*er à rep*es*ntação fidedi*na d*s f*n*me*os econômi*os e </line>
</par>
<par>
<line> outro* qu* se p*etend* re*r*sentar. A representação fidedigna </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> a*ca**ada *u*ndo a representa*ão do fenô*eno é co*pleta, neutra e </line>
<line> livre de erro material. </line>
</par>
<par>
<line> Compre*nsibilidade </line>
<line> É a qua*idade da informaç*o que permi*e *ue o* u*uários </line>
<line> compree**am o *eu *ign*ficado. </line>
</par>
<par>
<line> Tempe*tiv*dade </line>
<line> Si**ifica t** i*formação disponível para </line>
<line> os usuários antes que </line>
<line> ela </line>
</par>
<par>
<column>
<row> C**parabilid*de </row>
<row> Ve*ificab*lidade </row>
</column>
<column>
<row> perca a *ua capaci*ad* de s** útil par* fins de p**stação de contas e </row>
<row> responsab*lização (accounta*ility) e tomada de dec*são. </row>
<row> * a *ualidad* da informação que possibilit* *o* usuár*os id**tificar </row>
<row> s*melh*nças e diferenç** *nt*e dois c*nj*ntos d* fenômenos. </row>
<row> É a q*alid**e da info*mação que ajud* a as**gur*r *os u*uários que a </row>
<row> informação contida n*s Re*at*ri*s Contá**i* *e *ropósitos Gerai* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> representa fiel*e*** o* f*nômeno* econôm*cos ou </line>
<line> de outra natu*eza </line>
</par>
<par>
<line> que se pro*õe * representar. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: NBC TSP Estru*ura Conceitual (2016). </line>
<line> *s característi*a* qu*litativas fu*cionam em conjunt* e integrada* entre *i, dando </line>
<line> su**rte ao cumprim*n*o dos *bje*ivos da inf**m*ção contábi* (MCASP, 2021). *vel*n* et </line>
<line> *l. (2012) cit** que, qua*do as inf*rm*ções são comp*eensíve*s el*s se *ornam út*is aos </line>
</par>
<par>
<line> usuários, o que poss*bilita a el*s </line>
<line> observar se *s e*tidade* estão realiza*do sua* ativi*ad*s </line>
</par>
<par>
<line> e* confo*midade c** o estabe*ecido na leg*slação. </line>
<line> Neste contexto, v*le * questio*ament* de qua*s ca*acteríst*cas *as entidad*s es*ão </line>
<line> re*a*ion*d** à m*lhor *i**lga*ão? Eviden**me*te, supõe-se que isso p*d* contrib**r no </line>
<line> se*tido d* *e reconhecerem fato*es que pode* ser observ*dos na busca pel* mel**ria do </line>
<line> processo de evidenciação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, **resina, v. 20, n. 4, ar*. 6, p. 114-*32, abr. 20*3 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evidencia**o *as Despes*s da Covid-19 n*s Notas Explic*tivas: *nálise nas Universi*ades Fe*e*ais </line>
<line> *23 </line>
</par>
<par>
<line> 3 PROCEDIMENTOS METO*OLÓ*ICOS </line>
</par>
<par>
<line> *s dados f*ram c*let*dos n*s sites instituc*onais de cada I*ES e a* NE´s utilizad*s </line>
<line> *a pe*quisa são ine*en*es ao quarto tri*estre ** 2**0. </line>
</par>
<par>
<line> A abordagem metod*lógica consistiu *m </line>
<line> qua*itat*va e quantitativa quan*o aos * </line>
</par>
<par>
<line> objetivos optou-se pel* caráter descrit*v* e explorat*rio. *s pesq*isa* descrit*vas </line>
<line> apres*ntam característ*cas de análise e associa*ões d* determinadas va*iáveis e as pesquisa* </line>
<line> exploratór*a* propor*iona* maior ap*oxima*ão e aprimora*ento do* aspecto* a serem </line>
<line> estudados (*IL, 20*2). </line>
<line> Para *s procedimentos *écnicos, utili**u-se a análise docu*ental e bibliográfica. *ara </line>
</par>
<par>
<line> G*l (20*2), a </line>
<line> análise documental se utiliza de materiais sem tratamento ana*ítico o* que </line>
</par>
<par>
<line> pode* s*r reeditados conforme o *st*do da pe*quisa. A *esqui*a *ibliog**fica, por sua v*z, </line>
</par>
<par>
<line> utiliza-*e *e invest*gação teórica *m assunto de interesse, **de *co*rer </line>
<line> antes mesm* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> definir o obj*to de es*udo (*LYRIO, 2*09). </line>
</par>
<par>
<line> A dimensão temporal </line>
<line> da *esq*isa, n*s*e cas* o *no *e </line>
<line> 2020, é conside*ada </line>
</par>
<par>
<line> transversal, que, segu**o C*oper e Sch*ndler (*016), *efere-se a um de*ermin*do mome*to </line>
<line> d* perí*do analisad*. </line>
<line> 3.1 *oleta dos *ad*s </line>
</par>
<par>
<line> Confor*e descri*o, </line>
<line> os da*os f*ram coletad*s no* site* i*stitucionais de cada IFES, </line>
</par>
<par>
<line> nos m*ses de junho e julho de *021, * se referem ao q*arto trimestre de 2020. Res*ri*giu-se, </line>
<line> discricionari*mente, a esse períod* por apresentar o f*c*amento do exe*cí*io financeir* e s* </line>
<line> tratar do pri*e*ro *no d* i**ac*o da Cov*d-19 n*s DCASP e NE´s. </line>
<line> A quantidade de IF*S q*e compuse*am * amostra da pesquis* **i * *otal *x*stente *o </line>
<line> a*o de 20*0, ou s*ja, 69 (sessent* * no*e). </line>
</par>
<par>
<line> D**ta*a-se que 03 (trê*) inst*tu*ções d*quelas verificadas *o período </line>
<line> *stavam em </line>
</par>
<par>
<line> proc*sso de implantaçã* e/ou desm*mbr*men*o de outra Universidade, situação que i*cide </line>
<line> na inexistência de recebim*nto d* r*cursos por e*sas ent*dades *u a ap*icação dos **cursos </line>
</par>
<par>
<line> ter sido efetu*da diretament* </line>
<line> pelas Un*versidades tutora*. Dessa forma, o público-alvo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *esquisa * c*n*tituído po* 66 (s*ssen*a e seis) IFES. </line>
<line> * técnica u*i*izada para anális* das NE´s foi ef*tuada *m consonância a*s aspe*to* </line>
<line> e*ta*ele**d** na próxima seçã*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 20, n. *, art. 6, p. 11*-1**, abr. 2023 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. Santos Filho, *. Zanol*a, J. *. Oliveira </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Técnica para análise dos dados </line>
</par>
<par>
<line> A fim de ate*d*r aos obje*ivo* pro*ostos *a *es*uisa, fo*am analisados os conteú*os </line>
<line> d*s NE´s **ferentes à* DCAS*. Bas*cam*nte duas foram *s dimensões de anál*s*, sendo que </line>
</par>
<par>
<line> a primeira </line>
<line> envolv*u a verifica*ão de </line>
<line> qua*s **stitu*ções *videnciaram </line>
<line> infor*açõe* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> despes** *om a Covid-19, </line>
<line> *e ac*rdo com o est*belecido pela Secr*taria do Tesouro </line>
</par>
<par>
<line> Naciona* (STN), ou seja, se estas *n*idades elaboraram NE´s es*ecíficas acerc* das d*spe*as </line>
<line> com a*ões para enfren*amento da Covid-19 (STN, 2020). **r*i*d* desse press*post*, **i </line>
<line> obs*rvado o c*mprime*to des*e asp*cto c*m * seg*int* questionamento: a universidade </line>
<line> ev**enciou, em suas NE´s, despes** com ações para o enfrentamento à Covid-19?", </line>
<line> obtendo-se a respo*t* "sim" *u "não". </line>
<line> Na segunda análise, param*trizou-se a q*alid*de das *nf**mações *videnci*das. *ada </line>
<line> *aracterís*ic* qualitativa é **licável a todas *s informações financeiras e não *inanceir*s, no </line>
<line> entanto, pode ser im*ossí*e* **cançar todas as car*cteríst*cas, o que *emete o eq*il*brio ou </line>
</par>
<par>
<line> c*mpen*ação na utiliza*ão dessas característi*as (NBC *SP EC, 20*6). A *ar*ir </line>
<line> des*a </line>
</par>
<par>
<line> pre*issa e *endo por base est*dos anteri*r*s como os de Ribeiro **as e Vasconcelos (2015), </line>
</par>
<par>
<line> Van Helden e Rei**ard (*019) e Araúj* e C**lado (2020), bus*ou-se ve**ficar, além </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> informaçõe* a**esentada*, se essas s*guiram o qu* </line>
<line> p*escreve as características </line>
<line> qualitat*vas </line>
</par>
<par>
<line> da relevância, repres*ntaç*o fidedi***, comp*eensibilidade e comparabil*dade. </line>
<line> D*ssa forma, utilizou-se como métrica a* quatro característi*as das in**rmações </line>
<line> citadas, con*orme estab*le*em os conceitos previstos na NBC TSP EC * n* *CASP (Tab*la </line>
<line> 4). </line>
<line> Tab*l* * - Car*cterístic*s qua*itativas </line>
</par>
<par>
<line> Característica </line>
<line> At*ndido </line>
</par>
<par>
<line> It*m </line>
<line> D**cr*ção </line>
<line> Qu*litativa </line>
<line> Sim </line>
<line> Não </line>
<line> Representa*ão </line>
<line> Informa**o r*present* fielmente o fe*ômeno </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> Fi*edigna </line>
<line> qu* r*tratou a s*b*t*ncia da inf*rmação </line>
<line> Informação apr**ent*da de maneira clara para </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> Co*preensibi**d*de </line>
<line> q** o* usuá*ios *ompre*n*am o seu significado </line>
<line> In*ormação ap*ese*t*da permit* iden*ificar </line>
</par>
<par>
<line> c </line>
<line> Com*arabilid*de </line>
<line> semelhan*as * diferenças entre dois conj*ntos </line>
<line> de f**ômenos </line>
</par>
<par>
<column>
<row> d </row>
</column>
<column>
<row> Relev*n*ia </row>
</column>
<column>
<row> Informação apresen*a valor </row>
<row> f**s de prestação d* contas </row>
</column>
<column>
<row> confirmatório para </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: D*dos da pes*uisa. </line>
</par>
<par>
<line> P**tanto, pa*a o julg*ment* d* *ada item (Tabela 4), </line>
<line> *onsi*ero*-se a*endido </line>
<line> "sim" </line>
</par>
<par>
<line> q*a*d* a informação foi ev*denci**a *e forma apropriada em sua totalidade. Para o caso em </line>
<line> R*v. FSA, Teres*na, v. *0, n. 4, art. 6, p. 114-13*, a*r. 20** ww*4.*sanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evidenciaçã* das Despesas da Covid-19 nas Not*s Expl*cativas: A*á**s* na* U*i*ersidades Federais </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> **e nã* houve * evidenc*ação ou foi *ealiza*o apen*s parcialment*, considerou-se "não" </line>
<line> atendi*o. A figur* 1 repr*senta o ciclo em qu* ocorreu o pro*esso d* a*álise *os </line>
<line> d***mentos. </line>
<line> Figura * - Análise dos *ados da pes*uisa. </line>
</par>
<par>
<line> Especificamen*e, as anál*ses ocor*eram da seguinte f*rma: i) Análise das NE´s par* </line>
<line> ide*tificar quai* IFES *videncia*am *s d*sp*sas e compreender as ações e*ecutad*s; ii) </line>
<line> Verifi*ar para f*ns de compar*ção e consta*ação das ações e valore*, os relatórios d* gest*o </line>
</par>
<par>
<line> das IFES, e*ercício de 20*0, e tam*ém </line>
<line> ob*ervado no P**tal da *ransparên*ia do Gov*rn* </line>
</par>
<par>
<line> *ederal *ara conf*rmação da *xecução dos rec**sos; iii) Averiguar as **´s para determinar </line>
<line> as métricas da* cara*teríst*cas qual*tativa* da **forma*ão evidencia*a. </line>
<line> * RE*UL**DOS </line>
<line> 4.1 Apresentação d*s R*sultado* </line>
<line> Prelimi*armente, r*gistram-s* dois resultados para a pesquisa: o primeir*, </line>
<line> atende a* *bjetivo referent* à q*antidade d* IFES que *videnc*aram *s despesas com a*ões </line>
<line> **ra en*ren*am*nto à **ndemia da Covid-19; o se**ndo, diz respeito ao asp*cto quali*ativ* </line>
<line> *as in*ormaçõ** apr*sentadas, seguindo a métri** estabelecida pa*a as *ara*ter*sticas </line>
<line> qualitativas das informaçõ*s. </line>
<line> Na invest**ação inicia* efetu**a n*s N*´*, *onstatou-s* que *s 66 das IFES estuda*a* </line>
</par>
<par>
<line> receberam recursos **vin*os </line>
<line> do **C </line>
<line> e/ou d*stacar*m *o próprio orçamento meios p**a </line>
</par>
<par>
<line> en*rentamento da Covid-19. A Tabela 5 ex**e o* ac*ados r*fere*t*s à **antidade *e I*ES </line>
<line> q*e evid*nc*ou as desp*s*s com e*sas a*ões. </line>
<line> Rev. FSA, Ter**ina PI, v. 20, *. 4, art. 6, p. 114-*32, abr. 2023 *ww4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. Santos Fi*ho, *. Zan*lla, J. J. Oliveira </line>
<line> 126 </line>
</par>
<par>
<line> Tab*la 5 - Divulga**o das Informaç*** Contábeis </line>
</par>
<par>
<line> Descriç*o </line>
<line> Quanti*ade </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> IFES que re**beram rec*r*o* e/*u desti*a*am do pr*p*io orç*ment* </line>
<line> 66 </line>
<line> 1 0 0 ,0 % </line>
</par>
<par>
<line> IFES que di*ulg**am inf*rmações nas N*´s </line>
<line> 36 </line>
<line> 5 4 ,5 % </line>
</par>
<par>
<line> IFES que não divulgara* informações nas NE´s </line>
<line> 30 </line>
<line> 4 * ,5 % </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Dados da pesquis*. </line>
</par>
<par>
<line> Tendo em **sta q** todas as 66 IF*S utiliza*am r*cursos *ara atendime*to d* açõe* </line>
<line> *a*a o enfre*tam*nto, d*ve-se pressupo* que essas instituições deve*iam *vide*ciar em *uas </line>
<line> NE`s o destin* desses re*ursos, *orém, não fo* o que se des**br*u *om o e*tudo. Cons*a*ou- </line>
</par>
<par>
<line> s* que a *uantida*e *e IFES *ue e*idenciou as despesas e *omo os re*ursos </line>
<line> foram </line>
</par>
<par>
<line> execut*dos foi de *6 *nstituições, ou s**a, 54,*% do t*tal. </line>
</par>
<par>
<line> No que d*z re*peito *o atendimento da* métricas qualitativas das inf*rmações, foram </line>
<line> ana*isadas as NE´s das 36 IFES que evidenciaram, confor*e det*lhado n* tabela 6. </line>
<line> Tabe*a 6 - *specto Qualitativ* </line>
</par>
<par>
<line> Carac*erística Qualitativa </line>
<line> **endi*o </line>
</par>
<par>
<line> Item </line>
<line> Total (%) </line>
<line> Sim (%) </line>
<line> *ão (%) </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> Represent*ç*o Fided*gna </line>
<line> 35 (97,2%) </line>
<line> 01 (2,8%) </line>
<line> 36 (1*0,0%) </line>
</par>
<par>
<line> b </line>
<line> *ompreensibilida*e </line>
<line> 21 (58,3%) </line>
<line> *5 (41,7%) </line>
<line> 36 (100,0%) </line>
</par>
<par>
<line> c </line>
<line> Comparabilidade </line>
<line> 20 (5*,5%) </line>
<line> 16 (44,5%) </line>
<line> 36 (100,*%) </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> *elevânci* </line>
<line> 31 (8*,1%) </line>
<line> 05 (13,9%) </line>
<line> 36 (10*,0%) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados da pesq*i**. </line>
<line> De acor*o com o **sultado *o item a (re*rese**açã* fidedign*), é p**sível </line>
</par>
<par>
<line> observar que </line>
<line> em *pena* uma Nota Explicativa *ão foi po*sível i*ent*ficar a convergênci* </line>
</par>
<par>
<line> *nt*e os valores e ações realizadas que representassem fielmente os *enômenos. Para * item </line>
</par>
<par>
<line> b (compreensibili*ade), em 21 (58,*%) das IFES foi pos*íve* co*statar de fo*ma clara as </line>
</par>
<par>
<line> informações prestadas nas NE´s, assi* 15 IFES (41,7%) não evidenciaram com cl**eza as </line>
</par>
<par>
<line> informa**es p**st*das aos *suários. No aspec*o d* comp**ab*lidade, ite* c, 20 (55,5%) d** </line>
<line> NE´s e*tud*d*s *vid*nc*aram i*fo*m*ções p*ssíveis de comparação. Por fim, no q*e versa à </line>
<line> rel*vância, *tem d, 31 (86,1%) d*s IFES cum*riram satisfatoriamente es*e r*quisito. </line>
<line> Com os *esu*tad*s, *ot*-*e que daq*el*s institu*ções qu* evidenc*aram as </line>
<line> infor*ações ma*s de 55% do* i*ens a, b, c e d, for*m atendidos. É im*ortan** destacar q*e </line>
<line> as car*cterísticas qualitativa* d* c*mpreen*ibilidad* e comparabilidade **re*entar*m o* </line>
<line> m*nores percentua*s, s*ndo um **dica*iv* de que n*cessitam ga*har **is ênfase na </line>
<line> elabo*ação das NE´s. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *ere**na, v. 20, n. 4, art. *, p. 114-132, *b*. 20*3 </line>
<line> www4.fs*ne*.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evid*nciaçã* das *espesa* da Covid-19 nas Notas Explicativa*: Aná*ise nas Uni*ersi*ad*s *ederai* </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> 4.* Anál*se e di*cussão dos resultados </line>
</par>
<par>
<line> Diante dos resultados é possível rec*n*ecer q*e 36 IFES *videnciara* as </line>
</par>
<par>
<line> despe*as com ações </line>
<line> para enfrentamen** à pande*ia da Co*id-19 em sua* **´s, *m </line>
</par>
<par>
<line> contr*partida 30 d*ssas e*tidades não ev*denciara*. Embora pouco mais da m*tade tenh* </line>
<line> e*idenciado as despesas, pe*cebeu-se qu* não h*uve um elevado nível de di*ulga*ão d*ss*s </line>
</par>
<par>
<line> despesas, permitindo inferir que essas i*stituiç**s n*o deram a necessá*ia pub*icidade </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> *nform*ç*es, </line>
<line> necessitando de *m ava*ço no nív*l de </line>
<line> m*tur*dade em relaçã* *o as*ec*o </line>
</par>
<par>
<line> co*tábil *a evi*en*iaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Con*tatou-se, quanto à comp**ensibilidade e compa*abili*ade, q*e a qualida** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> infor*açã* e**á com*rometida *, p*r **nsegu*nte, o **oce*so d* comunicação con*ábil, pois </line>
<line> * emisso* n*o apres*nto* o conteú*o *uficiente e **equado pa*a *ue * rec*ptor tenha </line>
</par>
<par>
<line> condições de mens*r*r e/*u d*cifra* a mensag*m ap*esentada, segund* a teoria </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> comuni*ação. Assim, es*e pro*es*o de comunicação *presenta um "ruído" **e in*erfere na </line>
<line> qualidade da info*ma**o con*ábil (RODRIGUES; DIAS; VARG*S, 20**). Esses achados </line>
</par>
<par>
<line> vão *o mesmo sentido d* </line>
<line> pesquisas ant*riores que *ponta* para </line>
<line> u ** </line>
<line> dificuld*de </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> compreens*o da* informaç*es </line>
<line> r**ort**as nos documentos *ontábe*s (AR*ÚJO; </line>
</par>
<par>
<line> CALL*DO, 202*; R*BEIRO D***; *ASCONCELOS, 20*5). </line>
<line> O resul*ado r*f*rça o ap**tamen*o efetua*o por Abreu e Filho (2017) de que no </line>
</par>
<par>
<line> processo d* constr*ção * di**l*ação das NE´s no seto* p*blico há deficiência. Para </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> autores, além de descumprir o que prescrev* a leg*s*a*ão, essa **o*lemátic* af*ta * c*n*role </line>
</par>
<par>
<line> socia* efetuado pelos </line>
<line> cidadãos e insuficiência de tran*parênc*a *as contas. A falta a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> efi*ácia dos rela*óri** c*ntábeis, co*o me*anismo de pre**ação *e *ontas, pode ser </line>
<line> co**i*e*ada p*eocupante (STANLE*; JENNI*GS; MACK, 2008). </line>
<line> O* res*ltados i*dicara* que das 36 I*ES que e*idencia*am as despesas com ações </line>
<line> para e*fren*amento à Covi*-1* *ais de *5% delas cumprira* os aspectos q*alitativos da </line>
<line> represent*ção *idedigna e relev*nci*. </line>
</par>
<par>
<line> A r*present*ção fidedigna p*de ser con*id*rad* uma das ca*ac*er*sticas </line>
<line> de maior </line>
</par>
<par>
<line> impact* na c*nvic*ão de es*o*has (ARAÚJO; CALLADO, </line>
<line> 2020). Sa*ienta-se *ue </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> rele*â*cia está relaci*nada </line>
<line> com a *tilidade da in*orma*ão pelo usuário (MESS*AS et </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 2018; VA* HELDEN; REIC*ARD, 201*). Dessa forma, amba* </line>
<line> as cara*terí*ticas, </line>
</par>
<par>
<line> re*re*enta*ão fidedigna * * *elevância, e*tão es*reitam*nte ligada* à qualidade da forma </line>
<line> *omo a *omun**ação é apr*sent*da nos relatórios contá*eis. *ara o prop*s*to da u*ili*a*e d* </line>
<line> infor*ação contábil, as *a*acterísticas qua*itati*as da informação são con*ide*adas no ma*s </line>
<line> Rev. F*A, Teres*na PI, v. 20, n. 4, *rt. 6, p. 114-1*2, abr. 2023 *ww4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. Santos Filho, E. *anolla, J. *. Ol*veira </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> alt* nível de impor*ância para a informação contábil, além de influe*ciar </line>
<line> no </line>
<line> processo </line>
</par>
<par>
<line> decisóri* </line>
<line> (ARAÚJO; </line>
<line> CALLADO, </line>
<line> 2020; </line>
<line> VAN </line>
<line> H*LDEN; </line>
<line> REICHARD, </line>
<line> 2019; </line>
</par>
<par>
<line> YAMAM*TO; SALOTTI, 200*). </line>
<line> O *ever de pres*a* *ontas é um pressupost* indiscu*ível e que não pod* d*ixa* *e ser </line>
<line> efe*uad*. A transp*rência e a publicid*de devem ser s*gu*das ** for*a *i*o***a pelos entes </line>
<line> **blico*. A*emais, a NBC TSP *1 prevê *ue as *nformaçõe* n*s d**o*strativo* contábei* </line>
<line> d*v*m ser *orne*id*s para *ins de p*esta**o de *ontas, como exempl* *o*re ** custos e os </line>
<line> r*cu*sos **sp**íveis para dar s*porte a ativi*a*es *utur*s. </line>
<line> E*ide*ciar informaçõ*s de c*nho so*i*l, *mb*ental e admi*istrativo que ultrapassam </line>
<line> a* fro*teiras dos eve*tos c*ntábeis permitem aos cidadãos r*aliza*em o exer*íc*o do controle </line>
<line> social so*re *s entidades pública* (AVELINO, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> *essalta-se os resultad*s da pes*u*sa de </line>
<line> Messias e Walte* (2018) e Santos *i*ho e </line>
</par>
<par>
<line> R*ch (2022) que ind*caram q** desv*os *e ativida*e, f*rmal*d*des *ou*o otimizadas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*r*se**ação </line>
<line> de d**and** não contábeis, *odem afe*ar * </line>
<line> *rocess* </line>
<line> de con*truçã* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> informação contábil. Considerando que o percentual da am*st*a qu* **o aten*eu aos </line>
<line> pressuposto* d* *vide*c*a*ão e qua*ida*e da info*mação contábil, é possíve* i*f*ri* que </line>
<line> alguma* outras variáveis alh**as à *o*tabi*idad*, na sua e*sênci*, podem atuar como fatores </line>
</par>
<par>
<line> l*m*tantes *, </line>
<line> dess* forma, inte*fer*r no *roc*sso de acompa*ha*ent* e elabora*ão </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> i*fo*mações contáb*is, como por exem*lo, desvio ou a**mulo de funçõ*s dos profissionais </line>
<line> da área contábil. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕ** FINAIS </line>
<line> A qualidade da infor*ação *on*ábil tem s*do amplamente d*batida na es*era </line>
<line> acadêmic*, considerando que atualment* as corre*tes d* pesquisa estão voltad*s à utilização </line>
<line> ** contabil*dad* *omo fonte d* *nformação para o pr*cesso de aná*ise, a*alia*ão, co*trole e </line>
<line> tomad* d* d*cis*o se*a no meio empre*arial, *eja no seto* público. </line>
</par>
<par>
<line> O est*do apre*entou como obje*ivo in**stigar, por meio da </line>
<line> leitura **s N*´s, se as </line>
</par>
<par>
<line> I*ES *viden*iaram as despesas com *ções para enfrentament* à pa*demi* da Covi*-19, em </line>
<line> atendimento às norm*s v*g*n*es e à função de fornecer informaçõe* útei*. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra tanto, *oi re*lizada uma pesquisa *e </line>
<line> carát*r descritivo </line>
<line> e explor*t*ri*, </line>
</par>
<par>
<line> *nvolven*o a técnica da *nálise document** e bibliográfica. F**a* exploradas as NE´s das </line>
</par>
<par>
<line> DCASP das IFES, co*preendida* aquelas </line>
<line> do </line>
<line> fec*amento do exerc*ci*, ou seja, do q*arto </line>
</par>
<par>
<line> tri*estre *e 2020. </line>
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<line> www4.fs**et.com.br/revista </line>
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<line> Evidenci*ção *** Despe*a* da Covid-19 nas Nota* Expli*ativa*: Análise nas Universidades Federais </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa revelou que 36 das 6* *FES estudadas evi*e*ciaram inf*rmações acerca </line>
<line> *e d*spe*as *om ações par* enfrenta*ento à pan*emia da Cov*d-19 e* suas NE´s. Em um </line>
<line> se*undo momento, verificou-se que das 36 que evi*en*iar*m essas despesas e, *onc**nen*e </line>
</par>
<par>
<line> aos aspectos *uali*ativos da infor*ação c*ntábil propostos, nem to**s </line>
<line> for*m segu*dos, </line>
</par>
<par>
<line> confo*me pr*ceitua* as normas contábeis. </line>
</par>
<par>
<line> Emb**a esse* resultados não deva* ser con*ider*dos de n*vel generalizado, </line>
</par>
<par>
<line> fornecem impor*antes contribuições n* cam*o teó*ico </line>
<line> acerca *a qual*dade do processo de </line>
</par>
<par>
<line> co*unicação contáb** e ev***nciação das informações contábeis. N* campo prático, *erve de </line>
<line> apo*o e re*lexão para os profi*sionais *ue elabora*a* ess*s inf*rmações e, ainda, no *am*o </line>
<line> soci*l contribui com a anál*se e dis*emina*ão *a tran*parência e publ*c*dade d*s ações q*e </line>
<line> envo*vem recursos p*blicos. </line>
<line> A* *ota* Explicativas são par*e essencial do pr*cesso de d**clos*re das i**orm*çõe* </line>
<line> contábeis, **rnando *ais clar* *ara os *suári** da contab*lidade o que e*tá sendo </line>
</par>
<par>
<line> e*iden**ado. De acord* c*m *a NBC * SP - E*trutura Conceitua*, o cidadão é usuári* o </line>
</par>
<par>
<line> primário das d*monstrações contábeis do setor público, por*a*to </line>
<line> entende-se que </line>
<line> esse </line>
</par>
<par>
<line> c*d*dão estará mais instrumentalizado p*ra o e*e**íci* d* c*nt*ol* so*ial quanto maior for a </line>
<line> *o*pr*ensi*ilidade das demonstrações a ele direc*on*das. </line>
<line> Dentre os fatores limitantes d* pesquis*, *bservam-se os **dos e infor*a*ões que *e </line>
</par>
<par>
<line> referem à* IFE* no primeiro </line>
<line> *eríodo d* </line>
<line> divu**ação das in*ormaç*es contá*eis, a*si* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> pe*íodo *nico dos da*os, corte **ansve*sal da pesqu*sa. </line>
<line> Por *i*, para estudos futuro*, su*ere-se a *nális* das NE´s em out*o* períodos para </line>
<line> fi** co*p*rativo* da* i*formaçõ*s evidenciadas ou, ain*a, verificar se e**s*em a**o*iaç*es, </line>
<line> atr*vés de t**tes estatísticos, entre *s IFES que mai* ut*lizaram ou receberam recu*sos com </line>
<line> aq*el*s que divulg*ra* a in*ormaçã*. </line>
<line> REFER*NCIAS </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do rascunho ou n* revis*o c*ítica do c*nteúdo. </line>
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<line> 4) p*rticipa*ão na apr*v*çã* da *ersão final do m*nuscri**. </line>
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