<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 10, art. 18, p. 366-38*, o*t. 2*22
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.10.*8
</line>
</par><par>
<line>
Compras Públicas na Pandemia d* S*rs-Cov-2: An*li*e das A**isições de Tes**s Rápidos
</line>
<line>
Re*istradas pe*o Tri*u*al de Cont*s do Piauí
</line>
<line>
Pub**c Acq*isitions *n th* Sars-C*v-* Pandem*c: Analysis of Rapid T*st *cquisitions Re***tered
</line>
<line>
by t*e Tribunal de Co*tas do Pia*í
</line>
</par><par>
<line>
Paulo Phit*goras Rodrigues *e S*usa
</line>
<line>
Doutorado e* Estado de *er*cho y Gob**nanza G*ob*l na Univers*d**e de Sala*anca
</line>
<line>
Mestre em Ec*n*mia com ha*ilitação em *estão de Finanças *úbl*cas pela Univ*rsi*ad* de Br*sília
</line>
<line>
pit*go*a*rodrigue*adv@*mail.com
</line>
<line>
Naila *ortes e Silva
</line>
<line>
Doutora em Direit* e Políticas Púb*i*a* p*lo *entr* Uni**rsitário de Bras*l*a
</line>
<line>
Pro*essora Sub*tituta d* *n*versidade Federal do Pi*uí
</line>
<line>
nai*a*ortes@gma**.c*m
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Pa*lo Phitago**s Rodrig*es de So*sa
</line>
<line>
Editor-*hefe: *r. Tonny Ke*ley de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
C*mpus Univ**sitário M*nistro Petrôn*o Po*t*lla - Ininga,
</line>
<line>
Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
T*resina - *I, 64049-**0, Bras*l.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Naila Fort*s e Sil**
</line>
<line>
Artigo
</line>
<line>
recebido em
</line>
<line>
14/05/2*22. Últim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Campus Universit*rio Mi*i*tro Petrô*io Portel*a - In*n*a,
</line>
<line>
re*ebida em 27/05/*022. Aprovado em 28/05/2*22.
</line>
</par><par>
<line>
Teresi*a - PI, *4*49-550, *rasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliado pelo *istema Tri*le **view: De*k Revi*w a)
</line>
<line>
pel* E*itor-*hefe; e b) Double Bli*d Re*iew
</line>
<line>
(avaliação c*ga por dois avali*d**es *a área).
</line>
<line>
Rev*são: Gramati*al, N*rmativa e de *ormatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ompras Públicas na Pandemia *o S*rs-*ov-2: Análise das Aquisições d* Teste* Ráp*dos Registradas
</line>
<line>
367
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
Este traba*ho t*ve como ob*etivo identificar a analisar *s compras **blicas de testes rápidos
</line>
<line>
para *e**cç*o da Covi*-*9 re*li*a**s no perío*o de ab*il/2020 a *etembro/202* r*gistra*as no
</line>
</par><par>
<line>
Painel Covid-19 do Pi*u*, d* responsabi*idade
</line>
<line>
do Tribun*l ** C*n**s do Estado (TC*/PI).
</line>
</par><par>
<line>
Utilizou a pesq*is* do ti*o explor*tória e bi*liográ*ica Nesse intuito foram analisadas 32*
</line>
</par><par>
<line>
(*rezentas e vint* e três) aquisições feitas *o*
</line>
<line>
dispens* de licita*ã* p*r pregão. Foram e
</line>
</par><par>
<line>
relacionados *alores, p*r*odo de aquisição e qu*ntitat*v*s. As flutuações de preços *xis*entes
</line>
<line>
em ra*ão *a pandemia *ão uma cons*deráve* v*ri**el n*s*e **nário d* aqu*s**ão d* mat*r*al,
</line>
</par><par>
<line>
po*ém nã* se pode olv*d** que out*os pon*os são b**i*ares em com*ras públicas, a
</line>
<line>
exemplo
</line>
</par><par>
<line>
da *ransparência e eficiência dessas *quisições, pois inferem dir*tamente no erário público, o
</line>
<line>
qual, p*r cons*guinte, produz result*dos na ges*ão e*onômi*a *o res*ectivo órgão. Dentre os
</line>
</par><par>
<line>
**sul*ados
</line>
<line>
obser*ados chegou-s* a uma variação
</line>
<line>
de 1.624,13% de diferença
</line>
<line>
e**re o teste
</line>
</par><par>
<line>
rápido q*e foi adquirido pelo *enor
</line>
<line>
p*eço para o teste rá*ido que foi adquirido pelo mai*r
</line>
</par><par>
<line>
preço, *end* que
</line>
<line>
entre essas duas co*pras, a d*ferença ch*gou a uma se*ana
</line>
<line>
d* inte*valo.
</line>
</par><par>
<line>
D*staca-se também que a fa*ta de fornecimento *e i*formações do* órgãos para os órgão* de
</line>
</par><par>
<line>
controle, *ificulta a efe*ividade do
</line>
<line>
tra*alho destes
</line>
<line>
último*. *or fim, ressal*a-se que
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
du*ante o período do reco*t* do tra*a*ho, os órgãos não se uti*izaram de *ualquer parâmetr*
</line>
</par><par>
<line>
par* p**ços e quantidad*s, e
</line>
<line>
ain*a, que, pela* inform*ções registradas, a com*ra *i*eta
</line>
</par><par>
<line>
(*ispensa d* licitação) nem se*pr* se mo*tra a mais va*ta*osa a *ítulo de *re*os.
</line>
<line>
Palavras-cha**: Licitaç**s. Compras públ*c*s. Transpar*nci*. Te**es rápidos. Covid-*9.
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
<line>
This work aimed t* identify an* analyze publ*c purcha*es of rapid *es*s fo* the de*ection of
</line>
<line>
Cov*d-19 ca*ried out from April / *020 t* Se*tem*er / 2020 regi*tered a* the C*v*d-19 Panel
</line>
<line>
in *i*uí, *n*er th* responsi*ility of t*e State *ourt of Ac*ounts (TCE / PI). It used
</line>
<line>
exp*oratory an* bibliog*aphic research. In this **rpose, 323 (th*ee hundr*d and twenty-three)
</line>
</par><par>
<line>
acquisitions mad*
</line>
<line>
by waiver o* biddi** an* by auction wer*
</line>
<line>
analyz**. *alues, *cquisit*on
</line>
</par><par>
<line>
period and quan*itie* w*re list*d. *xi*tin* pric* f*uctuations due to the pandemic a*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
considerab** variable in this *aterial acq*isi*ion sc**a*io, but it ca*not
</line>
<line>
be ove*looked that
</line>
</par><par>
<line>
oth*r p*ints are essential in
</line>
<line>
publ*c pr*cureme*t, such as the *ransparen**
</line>
<line>
and eff*ciency o*
</line>
</par><par>
<line>
these *cquisitions, as they directly a*fect t** public purs*, which, *h***f*r*, prod*c*s resu*ts
</line>
<line>
in the eco*omi* ma**gement of t*e respective agency. Among the o*se*ve* results, there was
</line>
<line>
a variatio* of 1,624.13% di*ference between the q*i*k t*st t*at was acqu*re* at t*e **west
</line>
</par><par>
<line>
price for *h* quick test that was a*quired at the highes*
</line>
<line>
pr*c*, and bet*een *hese two
</line>
</par><par>
<line>
p**ch*s*s, the diffe*e*ce reached a week a*art. ** **
</line>
<line>
*lso
</line>
<line>
not*worthy that the lack of
</line>
</par><par>
<line>
*nformation provided by the bodies
</line>
<line>
to t** control bo**e*, hinder* the effe*ti*ene*s ** the
</line>
</par><par>
<line>
la*t*r's work. **nally, it is *oteworthy that not du*ing the per**d
</line>
<line>
o* t*e cu* of the work, the
</line>
</par><par>
<line>
age*cies did n*t use *ny paramete* *or prices an* quantities, *nd yet, that, *y th* in*o*ma*ion
</line>
<line>
recorded, di**c* purchase (waiv*r ** biddin*) is no* alw*ys show* the m**t *dvantageo** in
</line>
<line>
ter** of prices.
</line>
<line>
Keywords: B*ds. Publ*c p*ocuremen*. Transparency. R*pid tests. C*vid-19.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*re*ina *I, v. 19, n. 10, *rt. 18, *. 366-389,out. 20**
</line>
<line>
w**4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. P. R. *ousa, N. *. Sil*a
</line>
<line>
368
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*m *ez**bro d* 2019 foi noticiado o p*ime*ro caso de cont*m*naç*o pel* *írus
</line>
<line>
Sever* Acute **spir**ory Synd*o*e C*r*navirus 2 (Sars-Cov-2). E* março de 2020 a do**ç*
</line>
</par><par>
<line>
pass*u a* nív*l d* pandemia (ON* NE*S, 2*20) dev*do
</line>
<line>
à* **ágicas p*oporções m*ndi*is
</line>
</par><par>
<line>
atingidas. A
</line>
<line>
pandemia trouxe (e continua traz*ndo) i*úmeros prejuízos não só para * saúde
</line>
</par><par>
<line>
global,
</line>
<line>
mas tamb*m para a
</line>
<line>
economia, a edu*ação, a ha*itação e as mais di*er**s áreas *e
</line>
</par><par>
<line>
*nvolv*mento h*mano-soc*al. *a*s *erda* são inca*cul*v*is e a *ociedade e os seu* sistemas
</line>
<line>
de ge*tão a**da es**o *ent**do se ad*p*ar a ela*.
</line>
<line>
Nesse contexto p*rc*be-s* ci*cuns*ân*ias sem precedentes sociais, eco*ômi**s *u
</line>
</par><par>
<line>
jurídicos no m*n*o moderno. **uve um impacto co*siderável n* produção
</line>
<line>
de ben* *e
</line>
</par><par>
<line>
consu*o i*s*mos, v*sto que *
</line>
<line>
vá*i*s setor*s pararam de produ*ir e a of**ta dema**a e
</line>
</par><par>
<line>
en*raram em de*a*uste. Esp*cificamen*e o setor d* pr*stação de
</line>
<line>
*erviços *úbli*o* e*frentou
</line>
</par><par>
<line>
*érias difi*ulda*es para manter funcionamento *
</line>
<line>
dos serviço* es*enc*ais, *omo a saúd*, por
</line>
</par><par>
<line>
ex*mplo. *lém dos números cada vez maiores de *n*ectados, houv* uma escassez de
</line>
<line>
m*teria** para *edidas prevent*vas * corre**vas de combate à pa*dem*a. Os cas** de falta
</line>
</par><par>
<line>
des*es insumos *ospitalares o*o*reram inici*lme*t* *ara másc*ras cirúrgicas de*cartáveis
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
álco*l e* gel (*MARAL,2020).
</line>
</par><par>
<line>
Em *m se**ndo *omento, após o de*envolv*ment* de tes*e* *ápidos para a detecção
</line>
<line>
da Covid-19 em seres h*manos, est*s testes *ambé* foram obj*t* de d*sputa ent*e entid*de*
</line>
</par><par>
<line>
públ**as e *rivadas, e, po* cons*gu**te, res*l*ando em
</line>
<line>
aq*is*ções discutíveis, tanto para
</line>
</par><par>
<line>
custos, quanto em **l*ção à form*l*zaçã* e gestão destas com*ras. (TRIBUNAL *E
</line>
<line>
JUS*I*A DO **S*RITO FEDERAL E D** TE*RITÓRIOS, **2*)
</line>
<line>
Di*n*e das vár*as a*v*rsi*ades *ausadas *ela pa*demia, no que tange às c*ntratações
</line>
</par><par>
<line>
pú*licas, o
</line>
<line>
p*esente estud* tem como t*ma análi*e basil** das compras púb*ica*, em suas a
</line>
</par><par>
<line>
va*iações e peculia*idades, de te*tes rá**dos para detecção de Covid-19 ocorridas no período
</line>
</par><par>
<line>
de ab**l/202* a se*emb*o/2020,
</line>
<line>
devidamente/oficialm*nte re*istradas no banco de dados
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Tribun*l de *on*as d* Est*do do Pia*í (TCE/PI). 1
</line>
<line>
Este art**o bus** *ntão re*ponder a segu**te *roblemátic*: Quais parâm*tros, valores e
</line>
<line>
p*ocedimentos fo*am utiliza*os pa*a as aquisiçõe* dos teste* ráp*dos para det*cção de Cov*d-
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
qualquer v**s político-ideológi*o p*ra desmerecer e/ou louva* pesso*s, municí*io* e/ou entidades. *us*a-se aqui
</line>
<line>
a exposição e análise de *nform*çõe* p*blic** peran*e *od*s os fenômen** econômico-sociais qu* a p*ndemia
</line>
<line>
causada pelo C*V*D-19 vem provocando e q**, c*r*amente, em **eve se*ão objetos de o*tr*s estudo*
</line>
<line>
científic*s.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 19, n.10, art. 18, p. 366-389, out. 2022 www4.fsanet.c*m.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Com*r*s Públic*s n* Pandemia do Sars-C*v-2: Anál**e das Aquisições *e *estes *ápidos Regis*radas
</line>
<line>
369
</line>
</par><par>
<line>
1* peran*e as flut*ações de preços vi*enc*a*as *o período de *a*demia? Es*abelece-se então
</line>
<line>
como *bjetivo geral analisar *ss*s pa*âm*tros, valor*s e proced*ment*s que foram utilizado*
</line>
<line>
par* as aquisições dos t*st*s rápidos *ar* detecção de Covid-19, regis*rados *elo Tribunal de
</line>
<line>
Contas do Estado do *iauí (TCE/PI), no p*r*od* de abril/2020 a se*em*ro/2020.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a t*nto serão comp*rado* *r**os; a existência ou não de lic*tação; em
</line>
<line>
caso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*xistência, quais as modalidade* de *rocedim*nto licitatório, informações de *rgãos
</line>
</par><par>
<line>
c*mpr*dores, d* *mpr*sas forn*c*doras, à *uz
</line>
<line>
*os
</line>
<line>
p*incípios d* econom*a, *fi*iên*ia,
</line>
</par><par>
<line>
publicidade e *as normativas r*lacionadas às licitações.
</line>
</par><par>
<line>
* M*TOD*S DE PES*UIS*
</line>
</par><par>
<line>
Este *rabalho *tilizou * p*squisa do tipo exploratória des*nv*l*ida *om o auxílio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
u*a pesquisa bi*li*g*áf*ca. N*sse **pe*to, tem-se q*e a p*squisa bibliográf*ca é feita a partir
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
lev**tamento d* referências t*óri*** já anali*ad*s, e
</line>
<line>
publicadas por m*ios esc*itos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
elet*ôni*os, c*mo *ivros, a*tigo* científicos, pági*as de web sites (FONSE*A, 2002).
</line>
</par><par>
<line>
A*ravés *e uma análise empíric*-documental das licitações d*
</line>
<line>
portal do *ribunal
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Contas *o Estado do Pi*uí (T*E/PI) *as l*citações j* *corridas e seu* respectivos resultado*,
</line>
</par><par>
<line>
observou-s*
</line>
<line>
*s pa*âmetros *e aquisiçã*
</line>
<line>
do* testes *ápidos, *uais
</line>
<line>
sejam, parâmetr*s de
</line>
</par><par>
<line>
existência
</line>
<line>
*e fund*m**to* par* a rea**zação de contrat*ção **reta, disponibilização da
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa d* preços realizada, e *alores de co*pras. O proc*dimento de pe*q*isa docum*ntal
</line>
<line>
**i util*z*do pri*cipalmente para coleta *e *a*** *os pr*cedimentos licita*órios e*is*entes em
</line>
</par><par>
<line>
uma anális*
</line>
<line>
não p*o*abilística. Optou-se por e*sa *orma de a*ál**e te*do em vista que o
</line>
</par><par>
<line>
critéri* de se*e*ão da amostragem util*zou-se *e cri*érios espec*f*co* * já ex*ste*tes nas fontes
</line>
<line>
de pesquisa.
</line>
<line>
Por fim, o mét*do de *bordagem foi *anto q*alitativo, qua**o q*antitativo, se*do
</line>
<line>
utilizados d* complemento um para com o ou*ro. Ta**o no levantamento de dados, qu*n*o na
</line>
<line>
*nális* de valores, estarão de fo*ma combin*das para chegarem a** resultado*. Para análise
</line>
<line>
dos dados foram utiliza*os os procedimentos usuai* da estatística descrit*va para os resumos,
</line>
<line>
valo*es, méd*as e observaç*e* s***e es*es.
</line>
<line>
C*nsidera*do o atual cenário da pandemia que ainda assola a s*ci*dade, esta pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
pos*ui *omo subsídio dados oficiais **gistra***
</line>
<line>
*o *ribun*l *e Co*tas
</line>
<line>
do Estado
</line>
<line>
** Piauí
</line>
</par><par>
<line>
(TCE/*I). Com a
</line>
<line>
d*vida an*li*e é possível au*iliar a compreensão e po*sívei* ad*ptações
</line>
</par><par>
<line>
futuras *ara otim*z*r ques*ões pontuais di*nte de cenários semelhantes que venh*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resin* PI, v. *9, n. 10, art. 18, p. *66-389,ou*. 20*2 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. P. R. Sousa, N. F. Silva
</line>
<line>
3*0
</line>
</par><par>
<line>
ac**tecer. Busca-*e a d*vulg*çã* d*s *ado* e *nformações p*esentes nos ó**ãos de *ont**le
</line>
<line>
para que, c*da vez mai*, a sociedade pos*a se int*irar e *iscalizar os gastos do erár*o **blico.
</line>
<line>
3 FU*DAMEN*AÇÃO TEÓ*ICA
</line>
<line>
S*g*ndo Nicholas Gregory Mankiw (*01*) **onomia é o estudo de c*mo a sociedade
</line>
</par><par>
<line>
admin*s*ra seus r*cursos *scass*s. * *co*omista a*onta ai*da que oferta *eman** *ão as e
</line>
</par><par>
<line>
f*rças que fazem com q*e as econ*mias de mercado *uncio*e*. *eterminam o preç* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qua*t*dade vendida, al*cando r*cursos es*assos.
</line>
</par><par>
<line>
O termo esca*sez, segundo Mankiw (2014), é a n*tureza limitada dos recurs*s da
</line>
<line>
sociedade. P*r efici*ncia es*lar*ce ainda que é a *ropr*e*ade que a *ociedade tem de obter *
</line>
</par><par>
<line>
m*ximo po*síve* a p*rtir de seus recu*sos escassos. Nesse *ontex*o
</line>
<line>
e conso*nt* à
</line>
</par><par>
<line>
conceituação trazid* por Rosa*o-Peñ* (2*08), a efic*ência *efe*e-se a uma combinação ót*m*
</line>
<line>
do* insumos e *étod*s nece*sários a um processo prod*ti*o.
</line>
<line>
Quanto a va*i*ção d* determ*na*o be* ou serviço em razão *e demanda e oferta, *em-
</line>
<line>
se o conceit* de elasticidade, *ara Marco Anto*i* Sandoval (2011), e*asticidade * a va*iação
</line>
<line>
perc*ntua* *a quantidade demandada, d*da uma vari*ção pe**entu*l no preço do be*,
</line>
<line>
coeteris pari*us. Mede a sensibilidade, a respost* dos consumidor*s, quando ocorre uma
</line>
<line>
variação no preço de um bem ** ser**ço.
</line>
</par><par>
<line>
Sedimentados
</line>
<line>
essas *oç**s pre*ípuas e conceituais, passa-se a revisar o meio pelo
</line>
</par><par>
<line>
qual a Administraç*o P*b*ica *dquire bens e/o*
</line>
<line>
c*ntrata se*viç*s, que é
</line>
<line>
através de devido
</line>
</par><par>
<line>
processo *icitatório. De acordo com Di Pi*tro (20*9) *o*e-se defini* a l*citação como
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
proc*dimento adm**istrati*o *elo
</line>
<line>
qual
</line>
<line>
um *nte p**lico, no exercício da *u*ção
</line>
</par><par>
<line>
administrativa, abre * tod*s os interessados,
</line>
<line>
que se su*eite* às cond*ções fi*adas
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
instrumento convocatório, a possibilidade de formularem pro*ostas
</line>
<line>
dentre as qua*s
</line>
</par><par>
<line>
selec*on*rá e ac*i**rá * mai* conveniente para a celebração de *ontr*to.2
</line>
</par><par>
<line>
Sendo a*sim, *a a*á*ise da Lei nº 8.666/1993 perceb*-se q*e *st* prev* *m s*u art. 3º
</line>
</par><par>
<line>
a exis*ênci* *e princ*pios reg*la*ores,
</line>
<line>
q*ais sejam: legalidade, i*p**soalidade, moral*dad*,
</line>
</par><par>
<line>
publicida*e e
</line>
<line>
eficiência. Além desse*, há *ut*os específicos para li*itações,
</line>
<line>
d*ntre
</line>
<line>
eles:
</line>
</par><par>
<line>
p*ocedimento formal; supremacia * indi*ponib*lid*de do interes** público; *inc*lação ao a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
s*nc*onada a nova lei de *icitaç**s. A Le* 14.133 d* *º de abril de 202* tr*z si*ni*icat*vas *uda*ças nos
</line>
<line>
pr*ces*os licitatóri*s, po*ém tais altera*õe* não serão abord*dos nesse *studo, pois to*a* as licitações *nalisadas
</line>
<line>
se deram * luz da *ei 8.666/1993, que *inda vigorará, conco**tantem*nte c** a nova lei p*r mai* 02 (d*is)
</line>
<line>
ano*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sin*, v. 19, *.10, art. 18, p. 366-389, out. *0*2 ww*4.fs**et.co*.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Compras *úbl*cas na **ndemi* do Sars-Cov-2: *nális* das A*u**ições de Testes R***dos R*gistrada*
</line>
<line>
*71
</line>
</par><par>
<line>
instrum*nto
</line>
<line>
convocatório;
</line>
<line>
j*lgame*to
</line>
<line>
*b*etivo;
</line>
<line>
r*z**bilidade
</line>
<line>
*
</line>
<line>
proporci*nalidade;
</line>
</par><par>
<line>
m*tivação; publicidade; econom*cidad*; eficiênc**; princ*pi* da probidade admin*stra*iva;
</line>
<line>
p*incípio do si*il* das propostas e o p*incípio da transp**ência.
</line>
<line>
Em seu art. 22 a *ei 8.666 d*fine a* 06 (seis) mo*alidades de lic*tação, sendo est**:
</line>
<line>
convite, leilã*, conc*r**, con*o*r**cia, *oma** *e preços e pregão, *sta última decorrente d*
</line>
<line>
*ei nº 10.520/2002. *xistem ainda *s contrat*ções di*etas, que, qua*do cabíveis, serão
</line>
<line>
realiz*das através d* *ispensa ou inexigibil*dade de licitação. São reg*ada* *elos ar*igos 24 e
</line>
<line>
25 da Lei Ger*l das Licitações.
</line>
<line>
Ao se fa*ar em tipos de li*ita*ão, a ref*rida lei prevê e* s** artigo 45 qu* os tipos
</line>
</par><par>
<line>
(critérios) se *lassificam em: menor preço; melhor técnica; técnic* p*eço e de maior la*ce e
</line>
<line>
ou oferta. **m-*e a*nda n* *mpla doutrina a class*fi*ação de tipos e modalidade* de li*itação,
</line>
<line>
dais *uais, de*t*ca-se a que foi analisada na col*ta *e dados que é o *re*ã*. Este é reg*do por
</line>
<line>
ordena**nto es**c*fico, qual sej* a lei nº 10.520/2002, que dis*õ* que *ara aq**sição de bens
</line>
</par><par>
<line>
e serviços comuns,
</line>
<line>
*ode*á ser a*otad* a lici**ç*o na modalidade de pregão. Para esses fi*s,
</line>
</par><par>
<line>
*onsidera*-se ben* e *erviços *o*uns aquel*s cujos padr*es de dese*penho e qu*lidade
</line>
</par><par>
<line>
possam ser obj*tiv****te
</line>
<line>
defin*dos pelo edit*l, po* me*o de especificações u*uais n*
</line>
</par><par>
<line>
*ercado.
</line>
</par><par>
<line>
O pregão surgiu no int*ito de implementar celer**ade e pr*ticida** a*s *rocessos
</line>
</par><par>
<line>
lic*tatório*. Pode
</line>
<line>
o*o*re* d* forma pr**encial ou
</line>
<line>
eletr*ni*a atravé* da rede mundial de
</line>
</par><par>
<line>
computado*es
</line>
<line>
(i*terne*). O *re*ão é a modalidade *e *icitação u*ilizada
</line>
<line>
para * *quisiç*o de
</line>
</par><par>
<line>
bens * ** serviços com*n*, *nde**nde*temente do valor *a c*ntratação. O *onceito de bem *
</line>
</par><par>
<line>
serviço comum é aberto,
</line>
<line>
con**do é imp*r*ant* ob*ervar que o pregão tem o intui*o de dar
</line>
</par><par>
<line>
mais celeridade na contr*t*ção e ampl*ar as possi*ilidades de co*petição ent** interessados,
</line>
</par><par>
<line>
d*minuindo os requ*si*os de
</line>
<line>
*abilitação e provocando estí*u*o para redução de preços.
</line>
</par><par>
<line>
(CHARLES; BALTA*, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
D*ante de todas a* m**alidades lega*s d* licit**ã* como regr* para con*ratação pú*lica
</line>
<line>
ou **uis*ç*o de bens, faz-s* imp*rt*nte observar as res**lvas do legislado* para hipóteses d*
</line>
<line>
contrataçõe* direta*.
</line>
<line>
Se*undo Ronny C*arle* e Fernando Balta* (20*0), divide-se as hipóteses de di*pensa
</line>
</par><par>
<line>
e* licitações dispensadas licitações dispens*ve*s. P*ra primeira (dispensadas), a Lei n° e
</line>
</par><par>
<line>
8 .6 6 6 / 9 3
</line>
<line>
ind*ca as situa*ões em q** a
</line>
<line>
tal procedimento deve
</line>
<line>
oc*rr*r,
</line>
<line>
em seu artigo *7.
</line>
</par><par>
<line>
*onvé* ob*ervar que *ão hipó*eses relacio*a*as à alien**ão
</line>
<line>
de *ens da Admi*istração
</line>
</par><par>
<line>
P*b*ica. Ta* ali*nação está subor*inada à exi*tência
</line>
<line>
de in*ere*se público, devidamente
</line>
</par><par>
<line>
justificado, e à p*évi* avaliação. Quando imóveis, a alienação depen*erá, ainda,
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*e*ina PI, v. 1*, n. 10, art. 18, p. 36*-389,out. 202* *ww4.fsan*t.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. P. R. So*sa, N. F. Silva
</line>
<line>
37*
</line>
</par><par>
<line>
autoriz*ção legislativa (para
</line>
<line>
órgão* da Administração *ire*a, e*tidades
</line>
<line>
autárquica*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
funda*io*ai*), de
</line>
<line>
*valiação prévia e de licitaç*o (*a m*dalidad* concorrência), dispens*da
</line>
</par><par>
<line>
e*tá n*s *asos descrit*s n* alínea I *o artig* *7 da Lei
</line>
<line>
n° *.6*6/93, como: daç*o em
</line>
</par><par>
<line>
pagamento, doação, **rmuta, inves*idura, alienaç*o e dis*osi*ão
</line>
<line>
de bens no âmbito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
prog*a*as hab*tac*onais de inter*sse *ocial, proced*mento ** leg*t***ção d* pos*e, *ntre
</line>
<line>
*utros.
</line>
<line>
Dentre as po*sibil*dades taxadas em lei, chama-se atenção para os *asos *e e*ergência
</line>
</par><par>
<line>
ou de c*lamida*e públi*a (ar*. 24, *V), quando caracteriz*da
</line>
<line>
urg*ncia
</line>
<line>
de atendimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
situação que pos*a ocasionar prejuízo ou compro*eter * *egurança de pessoas, obras,
</line>
<line>
serv*ços, equipamentos e outros bens, públicos ou particu*ares, e somente *ara os *ens
</line>
<line>
*eces**ri*s ao **endimen*o da situa*ão emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras
</line>
</par><par>
<line>
e *erviços que p**sam s*r concluídas n*
</line>
<line>
prazo máximo de 180 (cento e oitent*) dias
</line>
</par><par>
<line>
c**secutivos * inin*errup**s, con*ados da ocorrência *a emergência *u calamidade, vedada a
</line>
<line>
prorrog***o dos respec**vos contratos.
</line>
</par><par>
<line>
Diferente d*s *icita*ões disp*ns*veis e licitações dispe*sadas, nas quais
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
administração p*de ou não s* util**ar de licitação, *os casos de inexigibilidade de l*citação,
</line>
<line>
nã* há exigência de rea*ização de certa*e l**itatório. A ine*igibilidade de licit*ção se *corr*
</line>
<line>
para c*ntratação de serviços e/*u *quisição de materiai* de natureza singular. Exemplo:
</line>
</par><par>
<line>
*on*ratação de
</line>
<line>
c*ntor ou *rofissional
</line>
<line>
artíst*co **
</line>
<line>
consagra*o p*la opinião *úblic*. Não
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
competição.
</line>
</par><par>
<line>
Apontad*s *s f*rmas d*
</line>
<line>
co*tratação di*eta, cabe esclarec** que * o*jeto do pre*ent*
</line>
</par><par>
<line>
estudo anal*sou as aquisições de t*ste* rápidos Covi*-19 reg*s*rados no Tribunal de C*nta* do
</line>
<line>
Piauí adquiridos através d* disp*ns*s de lici*ação.
</line>
<line>
O Minis*ério da Saúde i*fo*ma q*e dentre os *ro*e*imen*os de detecção da Covid-19
</line>
<line>
est* o E*ame *e Imu*o*ógico c*m resultado *EAGENTE p*ra IgM e/o* I*A realizad* *elos
</line>
</par><par>
<line>
seguinte* métodos: Ensaio imu*oenzimáti*o (EL**A) e Imunocromatografia
</line>
<line>
(t*ste
</line>
<line>
rápi**)
</line>
</par><par>
<line>
para dete*ç*o d* antico*p*s. (MI*ISTÉRIO DA SAÚD*, 2021) O objeto do presente estudo
</line>
<line>
delim*tou-*e às aquisições de test** *ápi*os (Im*nocromatograf*a) *ov*d-19 registrados no
</line>
<line>
Tribunal de Contas do Piau* a*quiridos através de dispen*as de licita*ão. Ta*s aq*isições são
</line>
<line>
legais e perm*tidas *or en*uadrare*-se nos *asos de cal*mid**e púb*ica.
</line>
<line>
A di*p*ns* d* licit*ção e*erge*cial não condiciona li**te de v*l*r, visto que ne*te
</line>
<line>
perío*o de pandemi* os preços p*aticados no mercado estão *m desgo*ern*da flutu*ção. Em
</line>
</par><par>
<line>
*az*o da imine*te necessidade, * dispensa mostrou-se o *eio m*nos
</line>
<line>
bur*crático para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*uisição de materiais, em
</line>
<line>
e*pecial * *e com*ate * Covid-19. É exatam**te a análise das
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 19, n.1*, a*t. 18, p. 366-389, out. 2022
</line>
<line>
www*.*sanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Compras Públicas na Pandemia do Sars-*ov-2: Anális* *as Aquisições *e T**tes Rápidos Regi*tradas
</line>
<line>
373
</line>
</par><par>
<line>
aqu*s*çõ*s d**se* mate*iai* (em e*pecífi*o: tes**s rápidos *a*a d*tecção da Covi*-19) * obj*to
</line>
<line>
de estudo d*sse trabalho.
</line>
<line>
4 ANÁLISES E*TATÍSTICAS *OS DAD*S
</line>
<line>
Para análi*e* dos dad*s foram utilizado* o* procedimentos usua*s *a estat*stica
</line>
<line>
des*ritiva, ta*s com* *ist*ib*içã* d* *requência absolu*a (n), relativa (%) e médi*s. Os dados
</line>
<line>
col*tados f*ram tabula**s e analisados no programa *BM St*tist*cal Pa*kage *or the Social
</line>
<line>
Scien*e* versão 20.0. Pa** apresenta*ão *os resultado* for*m *til**adas t*belas e gráficos.
</line>
<line>
Para análise da *quisição de t*stes r*p*d*s (Imunocromato*raf**) de *etecção da
</line>
</par><par>
<line>
Covid-19 através de di*pensa de licitaç*o dos dados regi**rados
</line>
<line>
*o Tribunal d* Co*tas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Estado d* Piau* (TCE/PI) n*
</line>
<line>
período de abril/*02* a setembro/202*, cheg**-se a* total de
</line>
</par><par>
<line>
*23 (trezen*os e
</line>
<line>
v**te e *rês) processos
</line>
<line>
l*citatórios de**ro das esfe*as municipal e estadual.
</line>
</par><par>
<line>
Foram *solad*s n*s res*ltados apr*sen*ados apenas *s
</line>
<line>
valores re*erentes aos teste* rápidos
</line>
</par><par>
<line>
*uprac*ta**s. Todos os dados f*ra* *olic*tados através ** ofício para o *ribunal de Contas do
</line>
<line>
E*tado d* Piauí (TC*/PI), sendo pro*tamente d*sponibil*zados, com de*idas *up*essõ*s de
</line>
<line>
inf*rma**es p*s*oa*s, como CPF*, por *xemplo.
</line>
<line>
Nesse* dados foram selecionados como variávei*: esfe*a do órgão (municipal ou
</line>
<line>
estadu*l); o t*** de contrataç*o (se licitação ou dispensa); tipo de contrato (se original, adit*vo
</line>
</par><par>
<line>
ou aposti*amen*o);
</line>
<line>
doc*m*nt* contratual (se *atificaçã*, extra** ou por*aria); ó*gão;
</line>
</par><par>
<line>
m*nicípio; quantidade de tes*es; va*or unitá**o;
</line>
<line>
valor total;
</line>
<line>
fonte
</line>
<line>
do *ecur*o;
</line>
<line>
ação
</line>
</par><par>
<line>
orça*en*ária (informado ou não
</line>
<line>
*nformado) e
</line>
<line>
na*ure*a do r*curso (informado o* n*o
</line>
</par><par>
<line>
informado).3 Na colet* de da*os, buscou-se *inda como fon** o Mural de Contratos e o Mur**
</line>
<line>
de L*citações, a*bos *o Tribun*l de Contas *o Estado do Pia*í (*CE/PI).
</line>
<line>
At*av*s do Painel COV*D-19 *ia*í *or*a-se possív*l a realiz*çã* de p*squis*s c*m *
</line>
</par><par>
<line>
aplicação de filtros por material, po* pe**odo, *o* órgão, dentre out*os. É possí*el aind*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realização
</line>
<line>
de filtros combinados para res*ltados ainda mais e*pecíficos. O Paine* Covid-19
</line>
</par><par>
<line>
Pi*u* pos*u* como fonte de da**s os *iá*ios *ficiais dos M*nic*pios e d* *stado.
</line>
<line>
A **á*ise principal deste trabalho consiste na comparaçã* *e preços, qu*ntid*des,
</line>
<line>
par*metros de comp*as dentro *os *ese* *e recort*. Na Tabel* * tem-se as informações
</line>
<line>
gerais *os 323 (trezentos e *inte e três) processo* lic*t*tórios p*ra aquisição de testes rápido*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
disponível *a pá**na d* T*E-PI, * Painel COVID-19 Piauí.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina *I, v. *9, n. *0, art. 18, *. *6*-*8*,out. 2022
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. *. **u*a, *. F. Silva
</line>
<line>
*74
</line>
</par><par>
<line>
de Co*id-19. Destes, 315 (tre*entos e quinz*) oc*rreram dentro da esfera municip*l e 8 (oito)
</line>
<line>
na esfera es*adual. Desse fil*r* re*lizado, chego*-se à Tabela 1, abaix*.
</line>
<line>
Tabela 1 - Par*metro*, valores e **ocedimentos q*e *oram *til*zados para ** a*uisições
</line>
<line>
do* testes ráp*dos *a*a d*tecção de **vid-19 n* período *e a*ril a setembr* de 2020
</line>
</par><par>
<line>
V*riá*eis
</line>
<line>
*
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
Esfera
</line>
</par><par>
<line>
E*tadual
</line>
<line>
8
</line>
<line>
2 ,4 8
</line>
</par><par>
<line>
Municipal
</line>
<line>
31*
</line>
<line>
9 7 ,5 2
</line>
</par><par>
<line>
Diári*
</line>
</par><par>
<line>
DOE - Diário Of*ci*l do Est*do
</line>
<line>
9
</line>
<line>
2 ,7 9
</line>
</par><par>
<line>
DOM - Par*aíba
</line>
<line>
4
</line>
<line>
* ,2 4
</line>
</par><par>
<line>
DOM - *er*si*a
</line>
<line>
11
</line>
<line>
3 ,4 *
</line>
</par><par>
<line>
DOMs
</line>
<line>
299
</line>
<line>
* * ,5 7
</line>
</par><par>
<line>
Tipo d* contrataçã*
</line>
</par><par>
<line>
Dispensa
</line>
<line>
308
</line>
<line>
9 5 ,3 6
</line>
</par><par>
<line>
Licit*çã*
</line>
<line>
11
</line>
<line>
3 ,4 1
</line>
</par><par>
<line>
In*xigib*lidad*
</line>
<line>
3
</line>
<line>
0 ,9 *
</line>
</par><par>
<line>
Não infor*ado
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0 ,3 1
</line>
</par><par>
<line>
Origin*l, Ad*tivo, *p*sti*a**nt*?
</line>
</par><par>
<line>
Orig*n**
</line>
<line>
303
</line>
<line>
* 3 ,8 1
</line>
</par><par>
<line>
Aditi**
</line>
<line>
20
</line>
<line>
* ,1 9
</line>
</par><par>
<line>
Ratificação, Extr*t* do contr**o ou Po*taria?
</line>
</par><par>
<line>
**trato do contrato
</line>
<line>
30*
</line>
<line>
9 4 ,1 2
</line>
</par><par>
<line>
Ratif*cação
</line>
<line>
19
</line>
<line>
5 ,8 *
</line>
</par><par>
<line>
Fonte de Recurs**
</line>
</par><par>
<line>
Rec**sos próprios
</line>
<line>
131
</line>
<line>
4 0 ,4 0
</line>
</par><par>
<line>
Recursos fede*ai*
</line>
<line>
*25
</line>
<line>
3 8 ,6 0
</line>
</par><par>
<line>
Não info*mado
</line>
<line>
9*
</line>
<line>
3 0 ,2 0
</line>
</par><par>
<line>
Out*os
</line>
<line>
89
</line>
<line>
2 7 ,5 0
</line>
</par><par>
<line>
FP*
</line>
<line>
72
</line>
<line>
2 2 ,2 0
</line>
</par><par>
<line>
FMS
</line>
<line>
51
</line>
<line>
1 5 ,7 0
</line>
</par><par>
<line>
COVID-1*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0 ,* 0
</line>
</par><par>
<line>
ICMS
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0 ,3 *
</line>
</par><par>
<line>
ISS
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0 ,3 0
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 19, *.10, art. *8, p. 366-389, out. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsane*.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Compras Pública* na P*ndem*a do Sars-*ov-2: A*áli*e das *quisições de Tes*es Rápidos Reg*stra*as
</line>
<line>
375
</line>
</par><par>
<line>
Ação Or*a*ent*ria
</line>
</par><par>
<line>
Informad*
</line>
<line>
78
</line>
<line>
* 4 ,1 5
</line>
</par><par>
<line>
Não informa*o
</line>
<line>
245
</line>
<line>
7 * ,* 5
</line>
</par><par>
<line>
**tureza de Despesa
</line>
</par><par>
<line>
I*formado
</line>
<line>
86
</line>
<line>
2 6 ,6 3
</line>
</par><par>
<line>
Nã* info*mado
</line>
<line>
*37
</line>
<line>
7 3 ,3 7
</line>
</par><par>
<line>
*variável múlti*la (ul*rapassa 100%).
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elab*rada pelo autor c*m *ase nos dad*s do *CE-PI.
</line>
</par><par>
<line>
O*ser*a-se aind* nesta Tab*la 1 que houve 308 (t*ezentos e oito) aquisiçõ*s de t*stes
</line>
</par><par>
<line>
rápidos reg*stradas
</line>
<line>
através de d*spensa - vale*d*-se dos d*cret*s, leis e m*didas *rovisórias
</line>
</par><par>
<line>
q*e permi*iam as aq*isições emergenc*ais; 1* (onze) a*uisições regist*aram o procedi**nto
</line>
</par><par>
<line>
como licitaçã* - para estas, foi realiza*a uma *esq*isa complementar e verificou-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
existência de: 06 (seis) pregões el*trônic*s; 02 (dois) *r*gões presenciais; 01 (uma) *ha*ada
</line>
<line>
púb*ica; 01 (u*) aditi*o *e contr**o já existent* e 01 (um) com *a*os não in*ormados.
</line>
<line>
Cabe a*nda notar que dentre as **nt*s d* recursos estã* "*ecursos própr*os" (do
</line>
</par><par>
<line>
ór*ão) e "*ecurso* Federais", estes advindos
</line>
<line>
*tra*és de *ç*es do *o*er*o federal para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ombate à Covid-19. Segue gr**ic* compilan*o a aná*ise.
</line>
<line>
*ráfico 1 - Fonte *e recu*sos par* aqu*siçõ*s dos testes *áp*dos para d*te*ção de Co*id-
</line>
<line>
19 no p*ríodo *e ab*il a setembr* de 2*20
</line>
</par><par>
<line>
Fo*t*: Elaborada pelo autor com base n*s dados do TCE-PI.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina PI, v. 19, n. 10, *rt. 18, p. 366-389,out. 2022
</line>
<line>
www4.*sa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. P. R. S*usa, N. F. Silva
</line>
<line>
376
</line>
</par><par>
<line>
Out*o dado que chama at*n*ão é o número e*pr*ssivo de dado* "Nã* informados", o
</line>
</par><par>
<line>
*u*, in*eli*m**te, * uma rea*idad*, principalmente no âmbito mun*ci*al,
</line>
<line>
compro*an*o que
</line>
</par><par>
<line>
não há a alimen***ã* *o sis*e*a, o que d*mo*stra u*a mai*r necessidad* *e i*fe**nc*a pelos
</line>
<line>
órgão* de co*tr*le, bus*ando-se a transparên*ia e publi*idade das info*mações quanto aos
</line>
<line>
*astos pú*lic*s.
</line>
</par><par>
<line>
Ao *nalisar
</line>
<line>
os dados registrados a nível d* Município, utilizando esse crit*rio c*m*
</line>
</par><par>
<line>
parâmetro d* filtro *ara an*lise, *hega-se à Ta**la 2 abaixo.
</line>
<line>
Tabela 2 - Mu*icípios que fi*eram aqu*sições dos testes r*pidos para detecção de Covid-
</line>
<line>
*9 no perí*d* d* abril a set*mbr* de 20*0
</line>
</par><par>
<line>
Município
</line>
<line>
*
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
Teresina
</line>
<line>
*4
</line>
<line>
* ,3 2
</line>
</par><par>
<line>
Urucuí
</line>
<line>
13
</line>
<line>
4 ,0 1
</line>
</par><par>
<line>
Ba*xa Grande do R*beiro
</line>
<line>
*
</line>
<line>
2 ,1 6
</line>
</par><par>
<line>
Vila Nova do *iauí
</line>
<line>
7
</line>
<line>
* ,1 6
</line>
</par><par>
<line>
*e*ra*
</line>
<line>
6
</line>
<line>
1 ,8 *
</line>
</par><par>
<line>
*s**do do Piauí
</line>
<line>
5
</line>
<line>
1 ,5 4
</line>
</par><par>
<line>
*om Jesus
</line>
<line>
5
</line>
<line>
1 ,5 4
</line>
</par><par>
<line>
Ca*to do Bu*iti
</line>
<line>
5
</line>
<line>
1 ,5 4
</line>
</par><par>
<line>
*r**teiras
</line>
<line>
5
</line>
<line>
1 ,5 4
</line>
</par><par>
<line>
Ribeiro Gonç*lves
</line>
<line>
5
</line>
<line>
1 ,5 4
</line>
</par><par>
<line>
Rio Grande do P*auí
</line>
<line>
5
</line>
<line>
1 ,* 4
</line>
</par><par>
<line>
A*vorada do Gurguéia
</line>
<line>
4
</line>
<line>
1 ,2 3
</line>
</par><par>
<line>
Campo Grande do Piauí
</line>
<line>
4
</line>
<line>
1 ,2 3
</line>
</par><par>
<line>
Capitã* d* Campos
</line>
<line>
4
</line>
<line>
1 ,* 3
</line>
</par><par>
<line>
Lu*s Co*reia
</line>
<line>
4
</line>
<line>
* ,2 *
</line>
</par><par>
<line>
Lu*ilândi*
</line>
<line>
4
</line>
<line>
1 ,2 3
</line>
</par><par>
<line>
Parnaíba
</line>
<line>
4
</line>
<line>
1 ,2 3
</line>
</par><par>
<line>
Pio I*
</line>
<line>
4
</line>
<line>
1 ,2 *
</line>
</par><par>
<line>
Pira**ruca
</line>
<line>
4
</line>
<line>
1 ,2 3
</line>
</par><par>
<line>
S*o Joã* do P*auí
</line>
<line>
*
</line>
<line>
1 ,2 3
</line>
</par><par>
<line>
Simões
</line>
<line>
4
</line>
<line>
1 ,2 *
</line>
</par><par>
<line>
União
</line>
<line>
4
</line>
<line>
1 ,2 3
</line>
</par><par>
<line>
Outros*
</line>
<line>
2*3
</line>
<line>
* 2 ,6 5
</line>
</par><par>
<line>
*municípios com menos de *%.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabo*ada pelo *u**r com b*se no* dados do TCE-PI.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter**ina, v. 19, n.**, *rt. 18, p. 366-38*, out. *022
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co*pras Públicas na Pandemi* do Sars-Cov-2: Anális* d*s Aquisições de Testes Rá*idos Registrad*s
</line>
<line>
377
</line>
</par><par>
<line>
* Tab*la 2 rev*la os dados regi*trados a nível dos Municíp**s *u* f*zeram (em
</line>
</par><par>
<line>
qua*tida***) aqui*ições de *estes r*pidos *ara d*tecç*o *e Co*id-1* no período de abril
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
setembro de 20**, tem-se a capital do Estado, **resina, representando um volume de 4,32%
</line>
<line>
(quatro vírgula trin*a * doi* por cento), seguida de Uruçuí (ou*ro grande mu*icíp*o) com 4,*1
</line>
<line>
(q**tro vír*ula zero *m po* cen*o).
</line>
<line>
As demais *qu*sições somada* *e todos os outro* Municípios com menos de 1% (um
</line>
</par><par>
<line>
por c*nto) de rep*esentação perfazem 62,*5% (ses*e*** e dois vírgula sess*nta cinc* por e
</line>
<line>
cen*o) da total*da*e.
</line>
<line>
No parâ*etro *e distribuição *as aquisições dos teste* rápid*s para d*te*çã* de
</line>
<line>
Cov*d-19 c*ega-se *o seguinte gráfi*o:
</line>
<line>
Gráfico 2 - *i*tribuição das aqui**ções dos testes rápidos para detecçã* *e Co*id-19 por
</line>
<line>
mê* no **ríodo de abri* a setem**o de 2020
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborada p*l* *utor com b*se nos dad*s do TCE-PI.
</line>
<line>
O *r*fico 2 demonstra a distribuição das aq*isições dos testes rápid*s par* detecçã*
</line>
<line>
** Covi*-19 nos meses entre abril e set*mbro d* 2020. Observa-se a existência de uma
</line>
</par><par>
<line>
c*escente, com seu ápice *os meses **tre junho,
</line>
<line>
julho e ago*to de 2020. P*ra *ins de
</line>
</par><par>
<line>
comparação, torna-se interessan*e * *nalogia *om os re*i**ros *e casos de d*tecç*o da Covid-
</line>
</par><par>
<line>
19. Dentro
</line>
<line>
do interv*lo dos me*es ** ab*il a se*embro houve um grande cresci*ento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
det**çã* de casos * logo após esse *eríod*, um* leve dimi*u*ção nos re*i*t*os, conform* se
</line>
<line>
observa na Figura 1.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, *eresina PI, v. 19, n. 10, art. 18, *. 36*-389,out. 202*
</line>
<line>
*w*4.fs**e*.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. P. *. S*usa, N. F. Silva
</line>
<line>
378
</line>
</par><par>
<line>
Figura * - Número de C*sos *o*os por Sem*na Ep*demiológic* (SE) e Mês de
</line>
</par><par>
<line>
*corrência
</line>
</par><par>
<line>
F*nt*: PIAUÍ, 2021
</line>
<line>
O Gráfico 3 abaix* demonst** os montantes t*t*is gastos com as aquisi*ões dos t**tes
</line>
<line>
rápidos em r*zão dos meses (abri a setembro de 202*). Conforme *ambém ** comprov* nas
</line>
<line>
dem*is ta*e**s e gráficos, o pic* se de* ent*e os *eses de julh* a *g*sto de 2020.
</line>
<line>
Gráfico *- Valor** t*tais por mês para aquisições dos testes rápidos par* detecção d*
</line>
<line>
Cov*d-19 no período d* a*ril * *et*m*ro de 2*20
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborada pelo au*or com base nos dados do TCE-PI.
</line>
<line>
O G*áfico * apresent* o* *a*or*s *n*tários durante os meses, **nto *s maio*es valor*s,
</line>
<line>
quanto os *enores *alore*. Percebe-se, des*e logo, assustadora dispa*idade en*re os e*tremos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.10, a*t. 18, p. 3*6-*89, out. *022
</line>
<line>
***4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comp*as Pública* na Pandemia do Sars-C*v-2: Análi*e das Aqu*sições de Testes R*pidos Registradas
</line>
<line>
379
</line>
</par><par>
<line>
G*áfi*o 4 - Valores un*tári*s por mês p*ra *qu*si*ões dos testes rápidos para *etecçã*
</line>
<line>
de Covid-19 *o períod* de abril a se*embro de 202*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborada pelo a*tor com base nos *ados *o TCE-PI.
</line>
<line>
Eis *qui um dos obj*tivos *rinc*pais deste **tudo, a *bservânci* da flutu*çã* *e
</line>
<line>
preço* dos test*s rápidos *entro do períod* *e recorte. Saliente-s* *ue o menor preço
</line>
<line>
registrado foi d* R$ 14,5* (quator*e reais e *inquen*a c**tavos) * o maior preço *e*is*ra** foi
</line>
<line>
de R$ 250,00 (duzento* e c*nquenta *eais).
</line>
<line>
Tab*la 3 - Compa*ativo de d*tas e valores (mínimo e máximo) unitários de *quisiçã*
</line>
<line>
*os testes rápidos.
</line>
<line>
*AT* DA
</line>
</par><par>
<line>
ÓRGÃO
</line>
<line>
MO*ALIDADE *E
</line>
<line>
OBJET*
</line>
<line>
COMP*A
</line>
<line>
VALOR PAGO POR
</line>
<line>
*OMP**
</line>
<line>
UNID*DE
</line>
<line>
3*/07/*020
</line>
</par><par>
<line>
P**F. MUNICIPAL DE
</line>
<line>
PREGÃO
</line>
<line>
**UISIÇÃO DE
</line>
<line>
R$ 14,50
</line>
</par><par>
<line>
URUÇU*-PI
</line>
<line>
ELETRÔ*ICO
</line>
<line>
T**TES R*PIDOS
</line>
<line>
C**id-1*
</line>
<line>
06/08/2020
</line>
</par><par>
<line>
PREF. MUNICIPAL D*
</line>
<line>
*ISPENSA DE
</line>
<line>
AQUIS*ÇÃO *E
</line>
</par><par>
<line>
AN*ÔNI* ALMEIDA-
</line>
<line>
LICITAÇÃO
</line>
<line>
TESTES RÁPIDOS
</line>
<line>
R$ *50,00
</line>
</par><par>
<line>
PI
</line>
<line>
Cov**-19
</line>
</par><par>
<line>
DIFERENÇ*
</line>
<line>
1 .6 2 4 ,1 * %
</line>
</par><par>
<line>
*M %
</line>
</par><par>
<line>
F*nt*: **aborada pe*o au*or com base nos dado* d* TCE-PI.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi** PI, v. *9, n. 10, **t. 18, p. 3*6-389,ou*. 2*22
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. R. S*usa, N. F. Silva
</line>
<line>
380
</line>
</par><par>
<line>
Para fins de esclar**im*nt*: tem-se *m mes*o *ro**to (teste r*pi*o pa*a dete*çã* de
</line>
<line>
Covid-1*), a*quiri*os em *m intervalo de **ucos dias *e diferenç* de um para o *utro (seis
</line>
<line>
dia*, para se* mais específi*o), p*r do*s órgãos municipais de *m mesmo Esta** (duas
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
A*ril
</line>
<line>
735
</line>
<line>
1 7 3 ,4 5
</line>
<line>
79.4**,96
</line>
</par><par>
<line>
M *i o
</line>
<line>
3 .* 5 9
</line>
<line>
1 7 4 ,6 4
</line>
<line>
32*.172,*3
</line>
</par><par>
<line>
Junh*
</line>
<line>
1 .5 4 9
</line>
<line>
1 4 3 ,1 5
</line>
<line>
233.26*,11
</line>
</par><par>
<line>
Julho
</line>
<line>
5 .8 9 9
</line>
<line>
1 2 7 ,1 4
</line>
<line>
629.666,51
</line>
</par><par>
<line>
Ag*sto
</line>
<line>
770
</line>
<line>
9 2 ,1 4
</line>
<line>
89.358,*6
</line>
</par><par>
<line>
Setembro
</line>
<line>
1 .7 6 6
</line>
<line>
6 3 ,4 1
</line>
<line>
100.459,20
</line>
</par><par>
<line>
Esfera
</line>
</par><par>
<line>
Municipal
</line>
<line>
7*4
</line>
<line>
1 2 8 ,* 0
</line>
<line>
176.70*,17
</line>
</par><par>
<line>
Estadual
</line>
<line>
3 * .2 7 *
</line>
<line>
1 5 4 ,3 1
</line>
<line>
4.450.377,00
</line>
</par><par>
<line>
Di*rio
</line>
</par><par>
<line>
DO* - Diário Oficial do Esta**
</line>
<line>
3 0 .7 4 *
</line>
<line>
1 5 6 ,0 5
</line>
<line>
4.003.112,8*
</line>
</par><par>
<line>
DOM - Parnaíba
</line>
<line>
4 .* 0 *
</line>
<line>
1 4 1 ,3 3
</line>
<line>
6*6.125,00
</line>
</par><par>
<line>
DOM - Teresi*a
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
2.9*2.680,69
</line>
</par><par>
<line>
DOMs
</line>
<line>
650
</line>
<line>
1 2 * ,3 5
</line>
<line>
65.99*,53
</line>
</par><par>
<line>
Tipo de contratação
</line>
</par><par>
<line>
Dispensa
</line>
<line>
2 .7 * 2
</line>
<line>
1 3 3 ,0 8
</line>
<line>
284.74*,**
</line>
</par><par>
<line>
Licitaçã*
</line>
<line>
2 .4 9 *
</line>
<line>
5 2 ,1 1
</line>
<line>
91.568,6*
</line>
</par><par>
<line>
Inexigibilidade
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
29*.2**,87
</line>
</par><par>
<line>
Não i*forma**
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
1.884.750,*0
</line>
</par><par>
<line>
Origina*, Adit**o, Ap*stilamen*o?
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresina, v. 19, n.10, a*t. 18, p. *66-389, out. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Com*ras Públicas na Pand**ia *o Sars-Cov-2: Análise das Aquisições de Testes Rápidos Registrada*
</line>
<line>
381
</line>
</par><par>
<line>
Original
</line>
<line>
2 .* 9 3
</line>
<line>
1 2 9 ,1 2
</line>
<line>
253.046,76
</line>
</par><par>
<line>
Adit*vo
</line>
<line>
1 0 .5 6 5
</line>
<line>
1 3 * ,8 9
</line>
<line>
791.083,69
</line>
</par><par>
<line>
Rat*fic*çã*, Extrato do c*ntrato ou Portaria?
</line>
</par><par>
<line>
Extrato do contrato
</line>
<line>
2 .8 2 7
</line>
<line>
1 2 * ,0 4
</line>
<line>
220.501,73
</line>
</par><par>
<line>
Ratificação
</line>
<line>
846
</line>
<line>
1 3 8 ,7 1
</line>
<line>
*.*80.060,58
</line>
</par><par>
<line>
$Fonte
</line>
</par><par>
<line>
**cur**s p*óprios
</line>
<line>
* .6 3 0
</line>
<line>
1 2 6 ,4 1
</line>
<line>
234.368,*1
</line>
</par><par>
<line>
R*curs** fe*erais
</line>
<line>
4 .1 2 3
</line>
<line>
* 2 8 ,7 2
</line>
<line>
293.**7,30
</line>
</par><par>
<line>
N*o in*o*m*do
</line>
<line>
7*7
</line>
<line>
1 * 2 ,4 1
</line>
<line>
40*.21*,0*
</line>
</par><par>
<line>
Outro*
</line>
<line>
4 .2 4 4
</line>
<line>
1 2 4 ,1 1
</line>
<line>
252.796,37
</line>
</par><par>
<line>
FPM
</line>
<line>
522
</line>
<line>
1 2 2 ,1 8
</line>
<line>
*8.938,88
</line>
</par><par>
<line>
FMS
</line>
<line>
3*6
</line>
<line>
1 2 7 ,0 8
</line>
<line>
*8.803,74
</line>
</par><par>
<line>
COVI*-19
</line>
<line>
100
</line>
<line>
1 5 0 ,* 0
</line>
<line>
16.333,33
</line>
</par><par>
<line>
ICMS
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
110.000,00
</line>
</par><par>
<line>
ISS
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
1*0.0*0,00
</line>
</par><par>
<line>
Ação Orçam*ntá*ia
</line>
</par><par>
<line>
I*f*rm**o
</line>
<line>
6 .9 0 2
</line>
<line>
1 2 * ,7 1
</line>
<line>
*59.732,01
</line>
</par><par>
<line>
N*o infor*ado
</line>
<line>
523
</line>
<line>
1 * 2 ,1 4
</line>
<line>
194.459,17
</line>
</par><par>
<line>
*atureza *e Despes*
</line>
</par><par>
<line>
I*formado
</line>
<line>
6 .9 5 7
</line>
<line>
* 2 5 ,9 8
</line>
<line>
518.818,64
</line>
</par><par>
<line>
N*o info**ado
</line>
<line>
495
</line>
<line>
1 3 1 ,* 2
</line>
<line>
196.99*,90
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborada pelo au*o* c*m base n*s dados do *CE-PI.
</line>
<line>
A Tabela 4 exib* *s q*antid*de* m*dias de aquisiçõ*s d* teste* *ápid*s p*ra dent*o
</line>
<line>
dos meses d* abr** a setembro de 2020. *bserva-se a ex*stên*ia d* *ico (corrobo*ando com *s
</line>
<line>
*ad*s aprese*ta*o* na Figu*a 2 e Gráf*co 4) com *eve* flutua*ões nos meses anteriores e
</line>
<line>
subseq*ent*s.
</line>
<line>
A Tabela 5 *pres*nt* o* valore* m*ni*os e m*ximo p*ra cada mês analisado. Tem-se,
</line>
<line>
em todos eles, uma grande variaçã* e*tre os *xtremos, *endo possív*l consta*ar a não
</line>
<line>
existência de parâmet**s semel*antes p*ra as contr***ç*es, o que *erou tais di*crepâ*cias.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. *9, n. 10, art. 18, p. 366-389,ou*. 2022
</line>
<line>
www4.*s*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. P. R. Sou*a, N. F. Silva
</line>
<line>
3*2
</line>
</par><par>
<line>
Tab*la 5 - Mínimo e máximo de aqu*siçõ*s pa*a t*stes rápidos para detecção de Covid-
</line>
<line>
19 no p*ríodo de **ri* a setembro de 202*
</line>
<line>
Quant*dade de ite*s Valo* u*itário (R$)
</line>
</par><par>
<line>
Variáveis
</line>
<line>
*ínim*
</line>
<line>
Máximo
</line>
<line>
M*nimo
</line>
<line>
*áxi*o
</line>
<line>
20
</line>
<line>
1 0 0 .0 0 0
</line>
<line>
1 4 ,5 *
</line>
<line>
* 5 0 ,0 *
</line>
</par><par>
<line>
Mê*
</line>
</par><par>
<line>
Abr*l
</line>
<line>
75
</line>
<line>
2 .5 * 0
</line>
<line>
1 5 0 ,* 0
</line>
<line>
2 * 7 ,2 4
</line>
</par><par>
<line>
* ai o
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
1 0 0 .0 0 0
</line>
<line>
1 2 0 ,0 0
</line>
<line>
2 4 7 ,2 4
</line>
</par><par>
<line>
Ju**o
</line>
<line>
25
</line>
<line>
2 0 .0 0 0
</line>
<line>
6 0 ,0 0
</line>
<line>
2 4 0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
J*lho
</line>
<line>
40
</line>
<line>
* 0 0 .0 0 *
</line>
<line>
2 1 ,5 0
</line>
<line>
2 5 0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
**osto
</line>
<line>
40
</line>
<line>
4 .* 0 0
</line>
<line>
1 * ,5 *
</line>
<line>
* 0 0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
*etembro
</line>
<line>
2*0
</line>
<line>
* 0 .* * 0
</line>
<line>
1 5 ,0 0
</line>
<line>
* 3 8 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
**fer*
</line>
</par><par>
<line>
Est*dual
</line>
<line>
300
</line>
<line>
1 0 0 .0 0 0
</line>
<line>
6 * ,0 0
</line>
<line>
2 4 7 ,2 4
</line>
</par><par>
<line>
M*nicipa*
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
1 0 .0 0 0
</line>
<line>
1 * ,5 0
</line>
<line>
2 * 0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
Diár*o
</line>
</par><par>
<line>
*OE - Diário Of**ial do Est*d*
</line>
<line>
30*
</line>
<line>
1 0 0 .* 0 0
</line>
<line>
6 0 ,0 0
</line>
<line>
2 4 7 ,2 4
</line>
</par><par>
<line>
DOM - Parnaíba
</line>
<line>
1 .5 * 0
</line>
<line>
* .0 0 *
</line>
<line>
1 0 * ,0 0
</line>
<line>
1 7 5 ,* 0
</line>
</par><par>
<line>
DOMs
</line>
<line>
20
</line>
<line>
* 0 .0 0 *
</line>
<line>
1 4 ,5 0
</line>
<line>
2 5 0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
Tipo d* contrat*ção
</line>
</par><par>
<line>
Disp*nsa
</line>
<line>
20
</line>
<line>
1 0 0 .0 0 0
</line>
<line>
* 5 ,0 0
</line>
<line>
2 * 0 ,0 *
</line>
</par><par>
<line>
Licitação
</line>
<line>
250
</line>
<line>
1 0 .* 0 0
</line>
<line>
1 4 ,5 0
</line>
<line>
1 1 0 ,9 0
</line>
</par><par>
<line>
Orig**al, A*itivo, Apostilamento?
</line>
</par><par>
<line>
Origi*al
</line>
<line>
**
</line>
<line>
1 0 0 .0 * 0
</line>
<line>
1 4 ,5 0
</line>
<line>
2 5 0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
Aditivo
</line>
<line>
100
</line>
<line>
1 * 0 .0 0 *
</line>
<line>
* 1 ,8 7
</line>
<line>
1 7 0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
Ratific*ção, Extrato do co*trato ou Porta*ia?
</line>
</par><par>
<line>
Extrato *o cont*ato
</line>
<line>
20
</line>
<line>
* * 0 .0 0 0
</line>
<line>
2 1 ,5 0
</line>
<line>
* 5 0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
Ratificaç*o
</line>
<line>
75
</line>
<line>
* .2 9 5
</line>
<line>
1 4 ,5 0
</line>
<line>
2 * 7 ,2 4
</line>
</par><par>
<line>
**nte
</line>
</par><par>
<line>
**cursos próprios
</line>
<line>
5*
</line>
<line>
1 0 0 .0 0 0
</line>
<line>
* 0 ,0 0
</line>
<line>
* 5 0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
Rec*rsos f*d*rais
</line>
<line>
20
</line>
<line>
* * * .* 0 0
</line>
<line>
2 1 ,5 0
</line>
<line>
2 4 7 ,2 4
</line>
</par><par>
<line>
N*o inform*do
</line>
<line>
40
</line>
<line>
* 0 .* 0 0
</line>
<line>
1 4 ,5 0
</line>
<line>
* * 0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
Ou*ros
</line>
<line>
25
</line>
<line>
1 0 * .0 0 0
</line>
<line>
3 9 ,9 0
</line>
<line>
2 5 0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
FPM
</line>
<line>
25
</line>
<line>
4 .0 0 0
</line>
<line>
3 9 ,9 0
</line>
<line>
2 5 0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
FMS
</line>
<line>
25
</line>
<line>
* .0 0 0
</line>
<line>
4 7 ,0 *
</line>
<line>
1 9 0 ,* 0
</line>
</par><par>
<line>
C**I*-19
</line>
<line>
100
</line>
<line>
100
</line>
<line>
1 5 0 ,0 0
</line>
<line>
1 5 0 ,* 0
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 19, n.10, art. 18, p. 366-389, out. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comp*a* P*blicas ** P*ndemia d* Sa*s-C*v-*: A*álise das A*uisições de Testes Rápidos Registradas
</line>
<line>
383
</line>
</par><par>
<line>
Ação *rçamen*á*ia
</line>
</par><par>
<line>
Informado
</line>
<line>
40
</line>
<line>
1 0 0 .0 0 0
</line>
<line>
1 * ,5 0
</line>
<line>
2 4 7 ,2 4
</line>
</par><par>
<line>
Não i*for**d*
</line>
<line>
20
</line>
<line>
4 .0 0 0
</line>
<line>
1 5 ,0 *
</line>
<line>
2 5 0 ,* 0
</line>
</par><par>
<line>
Natureza de **spes*
</line>
</par><par>
<line>
I*formado
</line>
<line>
40
</line>
<line>
1 0 0 .0 0 *
</line>
<line>
* 4 ,* 0
</line>
<line>
* 5 0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
*ão informado
</line>
<line>
20
</line>
<line>
4 .0 * 0
</line>
<line>
1 5 ,0 0
</line>
<line>
* 2 0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: El*bor*da pelo a*tor com *ase nos dad*s do TCE-*I.
</line>
<line>
Em rela*ão às quantidades de testes ad*uiri*os, o maior órg*o **tadua* da área de
</line>
<line>
saúde, q*al seja, a Secr*taria de Estado da Saúde d* Pia*í-SESAPI fez a mai*r aq*is*ção de
</line>
</par><par>
<line>
qu*ntidades, segui*a do Labor*tó*io C*ntral de S*úd* Pú*lica
</line>
<line>
do Piauí-LACEN. Tai*
</line>
</par><par>
<line>
qua*tita*ivos se *u*tificam em razão da maior t*stagem r*al*zada* p*r esses órgãos.
</line>
<line>
O *ráfico 5, e*posto logo aba*xo, ap*esenta as 10 (dez) maio*es aquisições (*m
</line>
<line>
quantidad*s) e o Grá*ico 7 os 10 (dez) mai*res val*res t*tais das *qu*siçõ*s. Cabe ressal***
</line>
<line>
que o valor t*tal de *odas as *ompras ana*isadas foi de R$ 90.861.*74,73 (*oven** milhões,
</line>
</par><par>
<line>
o*toce*tos e sessenta e um mil re*is e *etenta e t*ê* centa*os). H*
</line>
<line>
q*e s* consi*erar que o
</line>
</par><par>
<line>
valor r*a* é bem maior, pois ex*ste um* grande quantidade de re*ist*os como se* os dev*dos
</line>
<line>
dad*s, o que foi c*talogado *omo "NÃO IN*ORMADO".
</line>
<line>
Gráfi*o 5 - Dez maiores quantidades *e testes *áp*dos para dete*ção de Covid-19 *o
</line>
<line>
período de abril a setembro de 2020 por órgão
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Elaborada pelo autor co* base nos dados do TCE-PI.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 10, ar*. 18, p. 366-389,out. *0*2
</line>
<line>
www4.fsane*.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. P. R. Sousa, N. *. Silva
</line>
<line>
38*
</line>
</par><par>
<line>
Em complemento a* G*áfi** 5, o Gráfi*o 6 i*forma os *0 (dez) maiores valor*s totais
</line>
<line>
gast*s p*los **gão*. E* r*z** *a flutuação d* *reços, *e*cebe-se que que* gastou *ais, n*o
</line>
<line>
necessar*a*en** c*mprou mai* testes, o q*e, *a*s uma *ez, de*on*tra a d*sparid*de en**e os
</line>
<line>
*alores do objeto a**u*ri**.
</line>
<line>
Gráfico 6 - De* ma*ore* *al**es totais de tes*es rápidos pa*a *et*cção *e C*vid-*9 no
</line>
<line>
período de a*ril a *etemb*o *e *02* por órgão
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Elaborada pelo autor com b*se n*s dados do TCE-P*.
</line>
<line>
Por t*do o exposto e analisado nos valo*es e qu*ntidade*, pe*cebe-se grande
</line>
<line>
dispari*ad* entre os extremos, be* como a falta d* informações dos órgão* para a
</line>
<line>
a*i*entação do sistema.
</line>
<line>
5 *ONSIDERAÇÕE* F*NAIS
</line>
<line>
*a análise dos d*dos col**ados, *er*ce destaq*e a *alta *e *nfo*ma*ões dos órgãos
</line>
</par><par>
<line>
p*b*ic** para com ** órg**s
</line>
<line>
de controle. O* sistema* ex**tem, mas *ão são *limen*ados.
</line>
</par><par>
</page><line>
Ademais, quando alimentados com os dados, estes, em sua gr*nd* mai***a, são i*completos,
</line>
<line>
incoere*t*, *isso*a*t*s, não es*eci*icados. P*rcebe-se que há Município* q*e *ão *em
</line>
<line>
nenhum c*ntrato registrado no* *ite* d*s órg*os de *ontrol*. Como p*ofissional da área de
</line>
<line>
lici*a*ões/ges*ão pú*lica e vivê*cia *rát*ca n* parte de quem *om*ra (g*verno) e de *uem
</line>
<line>
Rev. *SA, *eresina, v. 19, n.1*, art. 18, p. 366-389, o*t. 2022 www4.fs**et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Compras Públicas na Pandemia do Sars-Cov-2: Anális* *as Aquisições de Testes Ráp*dos R*gi*tradas
</line>
<line>
38*
</line>
</par><par>
<line>
vende (licitant*/fornecedor), *sseguro aos n*bres leitores que a justific*tiva de f*lta
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
internet/estrutura nã* mais se susten**, salvo rar*ssi**s exceções.
</line>
</par><par>
<line>
**entrando nos porme*ores das inf*rmaç*es da* comp*as, chama a ate*ç*o *
</line>
<line>
res*lta*o obtido na dis*arida*e dos extre*os de valores *nitári*s dos testes ráp*dos. Em **
</line>
<line>
intervalo de menos de uma s**an* de uma c*mp*a para *utra (do idêntico obje*o), em seus
</line>
</par><par>
<line>
respectivos re*ist*os co*statam*s uma variação de 1.624,13% (u* mi*, s*i*centos e vinte
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
quatro vírgula trez* por c*n*o).
</line>
</par><par>
<line>
Dois po*tos m*recem ponderação pa*a que nã* se aparente simples c*í*ic* *ara dado*
</line>
</par><par>
<line>
isolados e es*olhidos
</line>
<line>
de manei** proposital. São el**: 1*) O cenário da pandemia, por si só,
</line>
</par><par>
<line>
trouxe u* enorme rev*s de oferta e de*anda em muitos p*od*tos, princi*almente *s liga*os
</line>
<line>
ao com*a** da p*ndemia; 2º) O pregão, *or s* só, já tem o viés d* *er a modalidade na qual se
</line>
<line>
c*nse*** menor*s *alores. Os Tribunal *e Cont*s (TCU,2*12), jurisprudência (STJ, 2007) e
</line>
<line>
doutrina (JUSTEN FILHO, 2010) já se manifest**am ao considerare* q*e desconto* entre
</line>
</par><par>
<line>
70% (por cen*o) a *0% (oi*en*a por cento) s*jam aceit*veis
</line>
<line>
para *ssa modali*ade.
</line>
<line>
T*m-se
</line>
</par><par>
<line>
ainda que na *orma eletrônica, a concorrência é exponenc*al*ent* ampliada, pois qua*que*
</line>
</par><par>
<line>
*ici*ante (desde que *reen*hidos os requis*tos do *dital) com acesso à rede m**dial
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
comp*tadores (I*tern*t) pode p*rticipar do certame.
</line>
</par><par>
<line>
Não * *ruden*e que a administraçã* públic* dire*a e indi*eta
</line>
<line>
não
</line>
<line>
repense tais fatos
</line>
</par><par>
<line>
para po*síveis situações
</line>
<line>
post*rio*es. Pa*a
</line>
<line>
que haja d*spens* de
</line>
<line>
licitação exige-se
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
demonstração de **gun* **ementos
</line>
<line>
básicos, ou seja, padrões míni*os de justific*ção,
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
inc*uam (1) *ma base normativa, (2) *ma
</line>
<line>
circu*stância fá*i*a, e (3) *ma
</line>
<line>
co*exão entre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
norma * o f*to - é di*er, a demonstração de u* elo mín*mo de e*tr* os ele*entos anterior*s.
</line>
<line>
*or ess* ótica, a m*ioria *os processos a*alisado* *erã* considerados insufi*ientes. A
</line>
<line>
análise *onclui qu*, *ara a*ém da fl**uaç*o de *reços deco**ente de *ferta e d**anda
</line>
<line>
d*corre**e da pandê*ica causada p*la Covid-1*, caus* *spécie cont*a*a*ões s* o mí*imo de
</line>
<line>
fundamento, e *inda transparênc*a, publicidade e *ficiência, o que, por conseguinte, prejudica
</line>
</par><par>
<line>
a *e*tão do erário público. C*n*lui-se ainda que os órgãos não
</line>
<line>
se utili*aram
</line>
<line>
*e **râm*t*o*
</line>
</par><par>
<line>
ba*e (c*mo
</line>
<line>
*esquisa de
</line>
<line>
preços amp*a) * qu*, por
</line>
<line>
c*nseguinte,
</line>
<line>
os valores praticados
</line>
</par><par>
<line>
resu*ta*am nessa
</line>
<line>
gigantesca variação de pr*ços (1.624,**%) do menor valo* *ara o maior
</line>
</par><par>
<line>
*a*or prat*cado.
</line>
</par><par>
<line>
Quant* aos *rocediment*s, perceb*-se qu* *em sempre a *ispen*a de lici*ação *ar* a
</line>
<line>
com*ra di*eta é a mane*ra mais e**nômic* e viável par* as aqu*s*ções dos testes rápi*os *ara
</line>
<line>
det*cção d* COVID-19 pera*t* as flutuações de **eç*s *ivenci*da* n* período *e pandemia
</line>
</par><par>
<line>
analisado. *s tribunais de c**t*s nã* *o*sue* a exig*ncia de **resentação de pesquisa
</line>
<line>
*e
</line>
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Rev. FSA, Tere*in* PI, v. 19, n. 10, art. 18, p. 366-389,ou*. 2022 www4.*sa*et.com.br/rev*st*
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P. P. R. *ousa, N. F. *ilva
</line>
<line>
3*6
</line>
</par><par>
<line>
preços que subsidia *m pr*ced*mento l*cita*ório, com is*o não ** publi*idade d* valor*s
</line>
<line>
uti*i*ados como *ar*metros, * que obs*a a análise e comparação de preços, ta*t* pr**i*mente
</line>
<line>
*elos pr*prios ges*ores públicos, quanto durante o procedi*ento (pelo ci*a*ã*) e ta*bém em
</line>
<line>
um m*mento po**erior, pelos órgãos de controle.
</line>
<line>
*ecomenda-*e q*e em pesqu*sas e estudos futu*os, *s*e p*ssa servir d*
</line>
</par><par>
<line>
im**e*ento/complemen*o,
</line>
<line>
para que *e possa co*preender aplicaçõ*s * sansões **áti*as em
</line>
</par><par>
<line>
ca*os de a*os *o**ssiv*s/omissivos dos gestores **bli*os, sem prejuízo de, de*d* já,
</line>
<line>
*
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atuação d*s órgãos de *o*trole.
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</line>
<line>
a*entes públicos no* casos de enriquec*mento i*ícito no ****cí*io de m**dato, *argo, em*rego
</line>
</par><par>
<line>
ou funç*o na administra*ão *ú*lica d*reta, *n*ireta o* fundac*o*al e dá
</line>
<line>
o*tras
</line>
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pro*id*ncia*.
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N. F. *ilva
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1) concepção e pl*ne**mento.
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X
</line>
<line>
X
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<line>
2) a*álise e inter*retação dos da**s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*oração do r*scunho ou na revisão crítica do conte*do.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
4) p*rticipação na apro*açã* da versã* final do manuscri*o.
</line>
<line>
X
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X
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</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)