<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 3, art. 9, p. 183-203, m*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.3.9
</line>
</par><par>
<line>
Po*ítica de Estoque: Implementação *m *ma Indúst*ia *e Comp**tos Cosmético*
</line>
<line>
*nventory Po*icy: Impleme*tati*n *n a Cosmet*c Compounds I**ustr*
</line>
</par><par>
<line>
Marcela K*ffe* Miyak*w*
</line>
<line>
Gradua*a em Engenharia Quím*ca *ela Universida** *ederal do *spírito Santo
</line>
<line>
E-*ail: marce*amiyakawa@h*tmail.com
</line>
<line>
Vaniel*e A*arecida do Patr*cinio Gom*s
</line>
<line>
M*stra em E**rgia pe*a U*iversidade *e**ral do Es*írito Santo
</line>
<line>
Fund*ç*o de Desen*olvimento d* Pesquisa do Agron*góc*o - FUNDEPAG
</line>
<line>
E-m*il: v*ni*llea.*omes@hotm*il.*o*
</line>
<line>
Bruna Cam*anh*ro Batista
</line>
<line>
Mes*ra em Engenharia e Desenvolvim*nto Sustentáve* p*l* U*iv*rsid*de F**eral do Espírito *a*to
</line>
<line>
Me*trado Prof*ssional ** E*genharia e Desenvolvim*nto Su*t*ntável
</line>
<line>
E-m**l: *cam*anharo@g*ail.com
</line>
<line>
Rod**go Rando* de Frei*as
</line>
<line>
Doutor *m Aqu*cultura p*la Unive*sidad* Federal d* *spírito S*nto
</line>
<line>
E-mail: rodr*go.r.*r*itas@ufes.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: M*rcela K*ffer Mi**kawa
</line>
</par><par>
<line>
U*ES - Centro Universitá*io Nor** do Espírito Santo,
</line>
</par><par>
<line>
(DETEC). R*dovia BR *01 Norte, Km 60. Litorâneo.
</line>
<line>
E*itor-C*e*e: Dr. Tonny *erley de A*enc*r
</line>
</par><par>
<line>
*993*540 - São Mateu*, ES - Brasil.
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Va*iel*e *parec*da do Patrocinio Gom*s
</line>
</par><par>
<line>
UFES - Cent*o U**versit*rio No*te do E*p*rito *anto,
</line>
<line>
Artigo receb*do e* 14/02/2023. Últim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
(DETEC). Rod*v** BR *01 Norte, K* 60. Litorâne*.
</line>
<line>
rec*bida em 27/02/*023. Aprova*o em 28/02/2023.
</line>
</par><par>
<line>
29932540 - São Ma*eu*, ES - *rasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Bruna Campan*aro Ba*ist*
</line>
<line>
Avaliado pelo sistema Tri*le Review: D*sk R*view a)
</line>
</par><par>
<line>
UFE* - Centro Universitário Norte d* Espírito **nto,
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Doubl* B**nd *eview
</line>
</par><par>
<line>
(DE**C). Ro*ov*a ** 101 Norte, *m 60. Li*orâneo.
</line>
<line>
(a*aliação ceg* p*r dois a*aliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
299325*0 - *ã* Mateus, ES - Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Ro*r**o *a**ow de Freitas
</line>
<line>
*evisão: Gramatica*, No*mati*a
</line>
<line>
e de For*atação
</line>
</par><par>
<line>
UF*S - Centr* Universitário Norte do Espírito Sant*,
</line>
</par><par>
<line>
(*ETEC). Rodovia BR *01 Norte, Km 60. Litorâneo.
</line>
</par><par>
</page><line>
2*9*2540 - São *ateus, ES - B*a*i*.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. K. Miyakawa, V. A. P. Gomes, B. C. Batis*a, R. R. Frei*a*
</line>
<line>
184
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A gestão d* estoqu* é
</line>
<line>
*ma estratégia de armazen*men*o e control* de *tens
</line>
<line>
estoc*dos,
</line>
</par><par>
<line>
fundam*ntal
</line>
<line>
pa*a *ro**ver * s*c**so de um* emp*e**. Mer*ado*i*, quan*o em e*cesso,
</line>
</par><par>
<line>
sign*f**a capit*l
</line>
<line>
inve*tido pa**d*
</line>
<line>
e, quando em *alta, proporciona prejuí*os além
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
financeiros, como també* perda da confiança do
</line>
<line>
clien*e e de vendas futuras. Visto esse
</line>
</par><par>
<line>
co*texto, * visando aumentar o ní*el de serv*ço, o*imiza*ã* de es*aço físico e a possibil**ade
</line>
</par><par>
<line>
*e as demand*s serem atend*das,
</line>
<line>
uma política de inventário deve se* *em definida
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
exec*tada. O presente trab*lho ap*esentou os princi*ais parâmetros que guiaram pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
defi*içã* da política de
</line>
<line>
estoque *e uma in*ústria do s*tor de bele*a, com *nfas*
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
fu*damentos de estoque de *egurança e de class*fi*ação de cada p*oduto acabado, pela C*rva
</line>
</par><par>
<line>
ABC XYZ. C*m a
</line>
<line>
nova propos*a de gestão de e*toque, foi possível **ter uma reduç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
volume de *stoque em excesso em 1*%, u*a muda*ç* na estratégia de prod*ção dos 58*
</line>
</par><par>
<line>
itens e aumento do
</line>
<line>
*íve* d* *tendimento ao c*iente *ara 95%. O pr*sente t*abalho expôs
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
necessi*ad* d*
</line>
<line>
uma *evisão do *ortfólio por uma *qu*pe mu*tidiscipli*ar * a ela*oração
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
mé*ricas de desemp**ho, que sã* *undamentais p*r* encontrar *por*un**ades de melhoria* d*
</line>
<line>
estoque.
</line>
<line>
Palavras-chave: P*lítica de Es*oque. Gerenci*mento de *nventário. *es*ão d* Produ*o
</line>
<line>
Acabado. Est*que de *egurança. Curva ABC *YZ.
</line>
<line>
AB*TR*CT
</line>
<line>
T*e inventory *anagem*nt is * f*ndamental s*o*ag* a*d con*rol of sto*ked items *trateg* to
</line>
<line>
foment * business success. Exce*s stock mea*s wasted *oney and insufficient **oducts caus*
</line>
<line>
financi*l, customer trust and future sales lo*s. Consider*ng thi* *on*ext, the invent*ry poli**
</line>
<line>
*ust be *ell done *nd executed that t*e com*a*y can im*r*ve *he s*rvic* l*vel, optimize the
</line>
<line>
warehouse and t*e entire deman* *an be fulfilled. T*is archive p*ese*ted th* *a*n paramete*s
</line>
</par><par>
<line>
that wer* used as a guide
</line>
<line>
t* de*ine the inventory policy o* a be*uty seg*ent manufac*ure,
</line>
</par><par>
<line>
with an **phasis *n safety *tock f*ndamentals and classificatio* of eac* *inished pro*uct by
</line>
<line>
*B* **Z *u*ve. Wi*h *he new *nventory ma*age*en* *roposal, it *as possible to obtain a
</line>
<line>
14% reduc*io* in *he volume of excess inventor*, a change in t*e production strateg* o* th*
</line>
<line>
583 *tems and an *nc*eas* i* *he level of cus*o*er service to 95%. The p*esent work exposed
</line>
</par><par>
<line>
t*e n*e* for a po*tfo*io review **th * m*ltidiscip*i*ary team and the
</line>
<line>
el*bor***** of
</line>
</par><par>
<line>
perf*rmance metrics are fun*amental to find opportunities for sto** improveme**s.
</line>
</par><par>
<line>
*eyword*: Invento*y P*lic*.
</line>
<line>
I**entor* M*nageme**. Finished G*ods Management. Safet*
</line>
</par><par>
<line>
Stock. ABC X** Cu*v*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 20, n. 3, *rt. 9, p. 183-2*3, mar. *023
</line>
<line>
www4.fsa**t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Política *e Estoque: I*ple*en*a*ão *m uma Indústria ** C*mpostos Cosmé*i**s
</line>
<line>
185
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*stoque * a com**s*ção de mate**ais (ma**rias-primas, materia*s em pro*es*amento,
</line>
<line>
pr*dutos semiacab*dos ou acab*dos) que, em de*e*mi*ado *omento, n*o é ut*lizado na
</line>
<line>
emp**s*, *as será *equerido futuram*nte (CH*AVE*ATO, 2005).
</line>
<line>
Há *númer*s *ot**os qu* justificam a presenç* de e*toque em uma ca*e*a de
</line>
<line>
*upri**ntos. Segun*o Ball** (2007), **gumas de*s*s r*z*es são: defender uma p*sição
</line>
</par><par>
<line>
estratégi** f*ente * co*cor*ên*ia; ter dispo*ib*li*ade de
</line>
<line>
*rod*** para
</line>
<line>
gar*ntir ou aum*nta*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
nível de serviço ao cliente; permitir uma prod*ção m*is prolongada e equilibrada; *erar
</line>
</par><par>
<line>
economia
</line>
<line>
em comp*as transportes; prote*er e
</line>
<line>
cont*a
</line>
<line>
aumento
</line>
<line>
de preço* de **téria-p*i*a;
</line>
</par><par>
<line>
prev*nir a em*resa das *nc*r*e*as de *emanda e *e ch*q*es nã* planejados que a*etam
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sistema *ogís**co, co**, p*r
</line>
<line>
ex**plo, das *i*iculda*es de abastecime*to* enf*en*adas
</line>
<line>
*el*s
</line>
</par><par>
<line>
companhias, quando a Covid-19 ab*lou * *c*nomia global.
</line>
</par><par>
<line>
To*a*ia, o exces** de estoque compr*mete capita* de giro da empre**, propic*a o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
o*sole*cência *os *t*ns e pod* mascarar possíve*s probl**as na ca**ia pr*dutiva e de
</line>
</par><par>
<line>
*u*lidade d* produto (SL*CK; CHAMBE*S; J*HNSTON, 20*9).
</line>
<line>
Ainda, o *usto *e
</line>
</par><par>
<line>
*a*utenção *esses prod*tos p*de apresentar de 20 40% do seu va*or ao ano (BAL*OU, *
</line>
</par><par>
<line>
200*). Por *sso, admin*strar
</line>
<line>
*uida*osamente os níveis
</line>
<line>
de inventário é *u*damental par*
</line>
</par><par>
<line>
manter saúde eco*ômica * *rgan*zacional da emp*esa. *om iss*, *e acordo com Ballo*, o
</line>
<line>
ge*enciam**to de estoqu* é uma impor*ante estratég*a *ue visa equi*ibr*r * *isponib*lidade de
</line>
</par><par>
<line>
produto* e os custos *e aba*te*ime*to, para se obt*r um
</line>
<line>
**ven*ário estratégi*o,
</line>
<line>
auxil*ando
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
empre*a * *tingir os dois principais fatores de suces*o, conside*ando a
</line>
<line>
ca*eia d*
</line>
</par><par>
<line>
abasteci*e*to: e*celência *o atend*me*to ao **ien*e e redução d* gast*s.
</line>
</par><par>
<line>
N**se con*e*to, buscan*o e*contrar oportunidades para melhorar o nível ** s*rviço e
</line>
</par><par>
<line>
ot*m*zaçã* de armazenagem,
</line>
<line>
o pr*sente estudo *em
</line>
<line>
co*o *bje**v* principal anal**ar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
implemen**ç*o d* p*lítica d* est*q*e em *ma in*ústria d* setor *osmético. Serão discu*idos
</line>
<line>
os desafi*s do proj*to, dados requ*ridos e co*o foi a el*boraçã* *e uma política d* est*que,
</line>
<line>
fazend* o uso da metodolo*ia DMAIC (Def*ne, Mea**re, Analyze, Improve, Control) de
</line>
</par><par>
<line>
estruturação de projeto, **ém de *val*ar p*tenciais produtos para redu*ão,
</line>
<line>
aum*nto ou
</line>
</par><par>
<line>
descontinuidade de produção, *ent*o d* por*fól*o da empr*sa, e sugerir métr**as pa** *evisão
</line>
<line>
*e resultados.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. F*A, Teresina P*, v. 20, n. 3, art. 9, p. *83-203, mar. 2023
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Segu*do C*xito (2019), é possível *lassif*ca* * es*oque em *rê* grandes grup*s e, c*m
</line>
<line>
isso, fazer um gere**iamento a partir de f*rr*mentas e metodologias a*equad*s para ca*a
</line>
<line>
t * po.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Estoque de m*té*ia-prima: refere-se a qualquer mat*rial q*e ai*d* não f**
</line>
</par><par>
<line>
proce*s*do *elo fabrica**e, incluindo
</line>
<line>
os insumo*, ró*ulos, recipientes e ca*x*s que
</line>
</par><par>
<line>
serão usadas par* *r*d*zir e emba**r o pro*uto final.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Esto*ue *e produt*s semiacab*dos (o* intermediários): todo material em processo
</line>
<line>
para ser fin*li*ado e* produ*o *cabado, i*cl*indo produtos em i*speção ** qualidade
</line>
</par><par>
<line>
e iten* q*e serv*m como interm*diários pa*a prod*ção de ou*ro SKU
</line>
<line>
(Stock Keepi*g
</line>
</par><par>
<line>
Un*t, *ra*a-se de um cód*g* identif*cador único de um prod*to, termo
</line>
<line>
comumente
</line>
</par><par>
<line>
util*za*o pa*a c*ntrole do e*toque).
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Est*que d* produto acabado: cons*ste
</line>
<line>
*o item já manufatur*do, *mbalado,
</line>
</par><par>
<line>
a*ma*enado e pronto para venda e *istri*uição ao cliente.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Estoque
</line>
<line>
de segura*ça: um dos princ*p*is *omponentes de qu*lq*er estoqu*, po*s
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
utilizado q*ando ** n**essidade de atender demand*s maiores que as *lanejadas e em
</line>
</par><par>
<line>
casos de emergên*ia, *omo uma q*ebra de linha ou atraso no reabas*ecimen*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ateria*;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*sto*ue cícli*o: *sado pa*a c*bri* a demanda e*quanto *e
</line>
<line>
*gu*rda * reposição
</line>
<line>
de
</line>
<line>
mat*rial;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Estoque pr*-fabricado/adquirido: prod*z*do o* compra*o
</line>
<line>
an*ecip*damente
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
forma p*a*ejada para poder atender demand*s f*t*ras;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*stoque bloquea*o: itens que es*ão *o* re*isã* da q**li*ade;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Estoq*e em
</line>
<line>
*etrabalho: todo pro*uto que precisa ser repr**essado pa*a atender
</line>
</par><par>
<line>
dete*min***s especi*ic*ções ou serem trans*ormado* em outros p*odu*os.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
E*to*ue
</line>
<line>
em
</line>
<line>
tr*nsit*:
</line>
<line>
qualquer produto *m movimento entre pl*ntas, ar*azéns
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
centro de distribuiç*o. Enquanto estiverem a camin*o, já são co*sideradas parte
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
estoque.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Esto*ue
</line>
<line>
e* ris*o: es*oque viáve* *ue está sob ris*o de se tornar obsoleto d*vido
</line>
<line>
à
</line>
<line>
vali**de;
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 3, *rt. *, p. 183-20*, mar. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Política d* Estoq*e: **pl*men*ação ** uma Indústria de *omp**tos Cosméticos
</line>
<line>
187
</line>
</par><par>
<line>
SMOG (Slow Moving & O*solete Goods): estoq*e avariado, d*scontinua*o, expirado
</line>
<line>
ou *b*oleto, sem *ovim**tação *u *revis*o de demanda.
</line>
</par><par>
<line>
2 .2
</line>
<line>
Classifi*a*ã* ***xyz
</line>
</par><par>
<line>
D*pendendo do padrão *e venda *e u* dado produto, o proj*to
</line>
<line>
do *i*tema logístico
</line>
</par><par>
<line>
deverá se* pl*nejado d* fo**a di*tinta para cada SKU. Clas*ific*ç*es amplas de produtos *ão
</line>
<line>
val*osas *ara propor u* p*an**amen*o es*ratégico eficaz e entender por que os p*odut*s são
</line>
<line>
forneci*os e di*tribuídos em d**er*inadas modali*ades (BALLOU, 200*). Nesse contexto, é
</line>
</par><par>
<line>
empregado * uso
</line>
<line>
d* *nálise da classificação ABC*y*, jun*ão de d*as metodologias de
</line>
</par><par>
<line>
clas*ificação
</line>
<line>
*e produtos que visa* *uxiliar a g*stão e planejamento do estoque. Dessa
</line>
</par><par>
<line>
*orma, essa ferramenta auxi*ia na identificação dos *tens que necessitam de *tençã*, de acordo
</line>
<line>
com * d*f***nça *ntr* os graus *e importância, para promover o tratamento adequa*o,
</line>
<line>
p*rmitindo a adoção de ní*ei* diferentes de controle e ser**ço ao cl****e.
</line>
</par><par>
<line>
* curva *B*, tam*ém conhecida **mo curva d* Pareto *u 80-20,
</line>
<line>
t*m c*mo base
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
princ*pio de que a maior parte d* consu*o o* demanda de um est*que está *o*centr*do em
</line>
</par><par>
<line>
um pequeno *olume de itens. Para realizar essa aná*ise, d*ve-se *ultip*ica*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
consumo/de*anda anu*l d* cada item por seu res*ectivo custo/volume, list*r os **sultados em
</line>
<line>
*rde* decr*sc*n*e *e va*o* e calcular o p*rcentual acu**lativ* de c**a SKU em rela*ão ao
</line>
</par><par>
<line>
cust*/volume total
</line>
<line>
do *stoque (*HING, 2*10). Logo, é possível segmenta* o* *KUs de um
</line>
</par><par>
<line>
d*do por*fólio em *rês g*u*os: O grupo A representa 20% do n*me** *e itens e 80%
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
volume *inanceiro projetad*; g*upo B rep*esenta, *proxi*a**me*te, 30% dos *tens po*
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
volta de 15% *o vol*** financ*iro; a classe C conté* 50% dos it*ns e representa *or vol*a **
</line>
<line>
5% do volume finan*eiro (A*N*LD, 2009). A Figura * repres*nta esses *rupos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 20, n. 3, art. 9, p. 183-203, ma*. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. K. Miyakawa, V. *. P. Gomes, *. C. Batis*a, R. R. *reitas
</line>
<line>
188
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 1 - C*r*a ABC
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Arnold, 2009
</line>
<line>
Como for*a *e aumen*ar a a*ur*cidade do estoqu*, uma outra metodolo*ia, que *ode
</line>
</par><par>
<line>
ser u*ad* em
</line>
<line>
conjunto com a curva *BC, é a
</line>
<line>
cla*sifi*a*ão XYZ. Es*a anál*se a*alia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
criticidade do i*e*, ou *eja, quão
</line>
<line>
i*pres*indív*l
</line>
<line>
ele é para as operações d* em*resa. Uma
</line>
</par><par>
<line>
alt*r*ativ* eficaz *e f*zer * classificação XYZ * através do estudo *e variabilida*e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
demanda do in*entário, fazen*o * uso de um histór*co de venda d* no m*nimo 12 mes*s de
</line>
<line>
c**a SKU. Sabendo-se a média de *endas e o co*ficie**e de v*riação, os iten* podem ser
</line>
</par><par>
<line>
clas*ificados em três grupos: o grupo X s*o
</line>
<line>
os produtos qu* possuem variabilidade de até
</line>
</par><par>
<line>
30%, isso signifi** que **manda é constante; o gru*o Y **pres*nta um coeficiente a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
variação entre 30% e 70%, logo possui demanda var*áv*l *u co* pico de venda; e * g*upo Z
</line>
<line>
com v*ria*ilidade acima de 70% são produtos e*tremamente variáveis (VIANA, 2*00).
</line>
</par><par>
<line>
A as*o*i*ção das dua* me*odologias permite
</line>
<line>
*valiar o com**rtament* d* produto de
</line>
</par><par>
<line>
*anei** mais estratégica, as*i*, a empresa poderá focar re*urs*s nos materiais que geram
</line>
</par><par>
<line>
m*is im*acto de *enda e t*m maior criticidade. Ainda, é possível estabelecer um nível
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
serviço, *étrica que indica a *ualida*e d* servi*o **la *tic* do cliente, diferenciado para
</line>
<line>
cad* item *e acordo co* as n*ve *a*eiras distintas que ele pode *sta* s*gm*ntad* - *ig*ra 2
</line>
<line>
- (LIMA, 2016).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, *eresin*, v. 20, n. 3, ar*. 9, p. *83-203, *ar. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Política d* Est*que: Implem*ntação em uma Indústria d* Co*po*tos Cosméticos
</line>
<line>
189
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 2 - Class*ficação AB*xyz
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Lima, 2016
</line>
</par><par>
<line>
2 .3
</line>
<line>
Estratég*a de p*oduçã*
</line>
</par><par>
<line>
Uma *stratégia qu* *eve ser s*gui*a para realiza* a otimização do *stoque é
</line>
<line>
cate*orizá-l* em difer**tes tipos *e sistema de fabrica*ão. Na *it*r*tura *ão *ncontradas
</line>
<line>
algum*s class**icaç*es que a**esentam como o e*to*ue e*tá *osic*ona*o no *rocesso
</line>
<line>
p*odu*ivo e informa a *omp*exidade do flu*o d* material - Figur* 3 - (LUSTOSA, *008).
</line>
<line>
Figura 3 - P*s*ção do estoque *m relação ao proces*o prod*tivo
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Lust*sa, 2008
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres**a PI, v. 20, *. 3, art. *, *. 183-203, mar. *023
</line>
<line>
w*w4.f*anet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. K. M*yak*wa, V. A. P. Gomes, B. C. Batis*a, *. R. Fr*ita*
</line>
<line>
*90
</line>
</par><par>
<line>
A p*rt*r di*so, adota-se *ma e*traté**a de pr*dução disti*ta cad* para *K*, *e acordo
</line>
<line>
com o seu ***u de i*portânci* *o portfóli*, que estão descrita* abaix* (CH*N*, 2010):
</line>
</par><par>
<line>
Ma*e-**-Stock (MTS): *ignifica "*roduzir pa*a estocar". Nesse caso, o produt*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
fabr*cado medi**te a pr*vi*ão de demanda, ou dad*s his*óric*s, e estocados *té *ue
</line>
<line>
seja realizada * venda. Essa estrat**ia leva a lead times, *u tempo d* esper*, curtos,
</line>
<line>
ma* envolve altos c*stos de armazen**ento e risco de *bsol*s**nci*, p*i**ipa*men**
</line>
<line>
*m empresas com de*anda variável.
</line>
<line>
Assemble-**-Order (ATO): signi*ica "montagem *ob encome*da". Essa *stratégia
</line>
<line>
c*nsiste em pré-fabricar su*conjuntos qu* *erão montados quando o *liente solicitar o
</line>
<line>
pedid*. Ass**, é possí*el diminuir os custo* de estoque e aumentar a c*stomização do
</line>
<line>
p*odu*o, mante*do um nível médi* d* *ead time.
</line>
<line>
Mak*-to-Order (MTO): signific* "produzir sob encomenda". A fabricação, nessa
</line>
</par><par>
<line>
etapa, *ó *corre mediante * solicitação ** p*di*o do
</line>
<line>
c**ente. Consiste em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
e*tr*tégia de estoque zero, mas c*m lea* time longo e * proces*o *rodutivo deve ser
</line>
<line>
bem estrutu*ad*.
</line>
<line>
Engineer-to-O*de* (E*O): signifi*a "projeto sob **comen**". T*ata-se de proj*tos
</line>
</par><par>
<line>
grandes e complexos e* q*e o c*iente **rticipa antes mesmo de ser soli*ita*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mat*ria-p*ima. Os
</line>
<line>
**s*os de processo costumam
</line>
<line>
ser elevados e * t*mpo de ent*ega
</line>
</par><par>
<line>
mu*t* alto, dev*d* ao grau de *omplexidad* e customi*ação.
</line>
<line>
Ente*der como funciona a pr*gra****o de prod*ção de cada pr*dut* é f*ndamental
</line>
</par><par>
<line>
para deter*inar o **ad time, tempo necessário par* o
</line>
<line>
cliente receber o pedid*. *u seja, s*o
</line>
</par><par>
<line>
conta**l*z*dos os dias de*de o rece*iment* d* or*e*, preparo ** matéria prima, f*br*cação
</line>
<line>
at* a entrega do item ao destino f*nal, *e acor*o *om * estratégia de pr*d*ção defini*a para
</line>
<line>
cada SK* - *igura 4 - (*RNOLD, 20**).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a, *. *0, n. 3, **t. 9, p. *83-203, mar. 2023
</line>
<line>
ww*4.f*anet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Polític* de Estoque: Implementação ** uma Ind*s*ria *e C*mpostos Cosméticos
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 4 - Relação lead time e estratégi* d* produção
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Arnol*, 2009
</line>
</par><par>
<line>
2 .4
</line>
<line>
Estoqu* cíclico e de **gurança
</line>
<line>
Segund* Dias (2015), dois co*po*ente* fundamentais para elaboraçã* d* política de
</line>
</par><par>
<line>
estoque são o estoque de ci*lo e o e*toque de segur*n**. Ambas se refer*m a* volum* *e
</line>
<line>
*nventári* ao longo *o tempo (Fig*ra 5).
</line>
<line>
Fig**a 5 - E*q*ema estoque d* cic*o e *stoque de seguranç*
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Dias, 2015
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 2*, n. 3, art. 9, p. 183-2*3, mar. 20*3
</line>
<line>
w*w4.fsanet.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. K. Miyakawa, *. A. P. *omes, B. C. Batista, R. R. Freitas
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
O estoq*e de ciclo refere-se à quantidade de material d*sp*ní*el no armazém para
</line>
</par><par>
<line>
suprir as necessidades d* demandas r*querid** entre os ciclos de produçã*.
</line>
<line>
Qu*ndo
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
pedidos *ã* aten*id*s, o estoqu* se redu*, tendo, assim, a *e*essidade ** repo*ição
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mat*rial. A
</line>
<line>
dete*m*nação *o vo*ume desse estoqu* é baseada n* demanda esp*rad*,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
capacidade
</line>
<line>
produtiva dos equipament*s, es*aço disponível no armazém e tempo
</line>
<line>
previsto
</line>
</par><par>
<line>
e*tre os cic*o* de produ*ã* (THIEULE*, 2021).
</line>
<line>
Entreta*to, algumas **tuações *o*em oc*sionar probl*mas de fornec*mento do*
</line>
<line>
produtos. Dessa forma, deve-s* ter um volume semp*e à d*sp*sição para reduzir o* efeito* de
</line>
</par><par>
<line>
*ud*nç*s não planejadas na oferta ou
</line>
<line>
*e*an*a, como o a*mento na demanda, ruptu*as n*
</line>
</par><par>
<line>
lin*a *e produção e i*te*rupções *o supri**nto de ma*é*ia-prima. Ess* quantidade de item
</line>
<line>
di**onível é cha*ada de estoque *e segu*anç* (DIAS, 2015). Esse componente * f*ndame*tal
</line>
</par><par>
<line>
*ara determina* a po*ítica de esto*ue e se* *álc*l* **rve d* bas* p*ra de*inir outros o
</line>
</par><par>
<line>
parâ*etros. * possível utilizar diferentes métodos
</line>
<line>
para *alcu*ar * estoque de segu*ança, em
</line>
</par><par>
<line>
*ue cada *qua*ão *presenta uma forma d* reduz*r os fatores que mais influenciam
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cont*ibuem para aumentar a imprevis*bili**de e promover ruptura do estoqu* (THIEULEX,
</line>
<line>
2021).
</line>
</par><par>
<line>
Um dos
</line>
<line>
principais métodos de cálculo * é
</line>
<line>
distribuiçã* norma* de
</line>
<line>
d*mand*, *m q*e
</line>
</par><par>
<line>
ex**te
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
re*ação
</line>
<line>
entr* o nível de serviço e o eixo X da curva
</line>
<line>
de distribuição - esse é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
coeficiente **
</line>
<line>
serv*ço ou fator Z (TH*EULEX, 2021). Abaixo
</line>
<line>
estão descrito* três c**culos,
</line>
</par><par>
<line>
cons*dera*do a di**ribu*ção normal e as ince*tezas dos com*onentes:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Variabilidade na dem***a
</line>
<line>
(1)
</line>
</par><par>
<line>
Em que, ES r**resenta o volume do estoqu* d* segur*nça, o Z re*er*-se ao fator Z do
</line>
<line>
nível de s*rviço, d representa o desvio padr*o da deman*a e LT * *édia do lead tim* em
</line>
<line>
meses;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Variabilidade no lead t*me
</line>
<line>
(2)
</line>
</par><par>
<line>
Em que, µ* refere-se à média do *olume de demand* e ** o desvio padrã* do lead time,
</line>
<line>
em meses;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
V*riabi*idad* na dem*nda e lead time
</line>
<line>
(3)*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*sina, v. 20, n. 3, art. 9, p. 183-2*3, mar. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Política d* Estoqu*: Implementação em um* In**stria de C*mp*stos Cosmé*icos
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
*A equação (3) será usada par* r*al*zação *os *álculos do e*toque de seguranç*, *ist* q*e a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
A empr*sa em estudo * uma fabricant* de *omp*stos cosmé*ic*s, *ocal*zada no
</line>
</par><par>
<line>
Arizona-USA. Possui um* fá*ric* de
</line>
<line>
úl*i*a geraç*o, laboratór*o de quali*ade e P&D
</line>
</par><par>
<line>
(p*s*uisa de qua**dade e desenvo*vimento), armazém, ce*tro de dist*ibu**ão e um laboratório
</line>
<line>
de tes*es ao con**midor, que *e*li*a a comp*o*açã* de alegações e a*alia a eficácia dos
</line>
<line>
ingredientes e pro*uto* fabricados. Também tem ** *ort*ólio *om cerca de 600 S*U* e u*
</line>
<line>
volume de estoque de 330 mil quilos, composto p*r *exturizastes, emolientes, e*ulsificant*s,
</line>
</par><par>
<line>
int*nsi*icadores sensoriais e bi*ativo* deri*ados da n*turez* para desen*olv** prod*tos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*i*ad*s *om a pe*e, cab*los, h*giene bucal e maquiage*. *sses i*e*s estão estoc*dos em do*s
</line>
<line>
armazéns n* América do *orte e um na Europa, tendo a d*stribu*ção *os produ*os em â*bi*o
</line>
<line>
global.
</line>
</par><par>
<line>
V*sto que o estoqu* de produto acabado da *mpre*a não
</line>
<line>
po* s uí a um a
</line>
<line>
estrat*gia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produção bem defin*da, a pri**ira o*ort*nidade de melhor** observada foi a segmentação de
</line>
</par><par>
<line>
*ada it*m, *ara determinar
</line>
<line>
qual sis**ma de fabrica*ão
</line>
<line>
deveria ser seguido. Com base nessa
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
que, segun*o Yin (2001), pos*ui cará*er
</line>
<line>
empíric* * tem como objetivo investi*ar
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
*eter*inado *enôm*no em um caso real. Ne*s* análise, o fen**eno estuda*o f*i a política d*
</line>
<line>
est*q*e de **a empr*sa fornecedora de componentes d* cosméticos.
</line>
<line>
A*nda, pa*a *a*antir um estudo *ais **at* e estruturado, utilizou-se a meto*ologia
</line>
</par><par>
<line>
DMAIC. Ess* é uma ferrament* *ue, dev*do a sua
</line>
<line>
estr*tu*a bem
</line>
<line>
definida * obje*iva, pod*
</line>
</par><par>
<line>
gerar resultado* de*de a redução de *usto*, *tim*zação de *rocessos *té a s**isf*ção do cliente
</line>
</par><par>
<line>
(B*ZERRA, 2010). O DM**C
</line>
<line>
apresent* uma metodologia que possui
</line>
<line>
um *oteir* de *inco
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina *I, v. 20, n. 3, art. 9, *. 183-203, mar. 2*23
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. K. Miy*ka**, V. A. P. Gomes, B. C. Bati*ta, *. *. Frei*as
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
etapas q** ajudou a nort*ar o estudo de caso, sen*o elas: *efinir, M*dir, Analisa*, Melhorar *
</line>
<line>
Controla*.
</line>
<line>
Seguindo o m*todo, * pr*meir* etapa c*nsi**iu e* d*fi*ir os obje*os, e*copo e time de
</line>
<line>
*uporte do estudo fazendo o uso de um Termo *e Abe*tura de Projeto (TAP), documento *ue
</line>
</par><par>
<line>
r***e as informaç*es essenciais para desenvolvimento de um o
</line>
<line>
novo projeto (PER*IRA,
</line>
</par><par>
<line>
2020). O TA* foi a*rese*t*do *a reunião de ki*k-off, a fim d* intro**zir o p*ojeto * resp*nder
</line>
<line>
às principais pergun*as do* stakeho**ers, lideranças da emp*esa.
</line>
</par><par>
<line>
C*m esses pas*os *etodológicos defini*os, o próximo p*sso *oi
</line>
<line>
de *edição. Nessa
</line>
</par><par>
<line>
fase, *t*lizou-se um plano de
</line>
<line>
co*eta d* dados
</line>
<line>
que, se*undo Barbosa (**08), é
</line>
<line>
uma das
</line>
</par><par>
<line>
principais fon**s de *nformação * ser*m
</line>
<line>
consid*radas, devi*o à existência *e *egistr*s
</line>
</par><par>
<line>
h*stóricos na pr*pri* or*a*iz*ção, sob a fo*ma de docu*en*os, f*chas o* re*a*órios. Logo, para
</line>
<line>
mensurar a nova polít*ca ** est*q*e, as seguintes in*ormações *e cada S*U foram coletadas:
</line>
</par><par>
<line>
nome do produto, histórico *e volume de
</line>
<line>
vendas d* 12 meses, previsão *e demanda
</line>
<line>
d* 1*
</line>
</par><par>
<line>
mes*s, *istórico de 3 me**s de *nv*ntá*io, lead time, % d* nív*l de ser**ço, cust* *o* volume
</line>
<line>
de SKU, última data de venda. A base de dados foi r**erente ao a*o de 2*21.
</line>
<line>
Na et*pa de análise, d*as ferram*nt*s fo**m utiliz*das. A pri**ira foi a análise do
</line>
</par><par>
<line>
processo (*ERKEMA, 2011), que co*sistiu na revisão do *sto*u* da empre*a antes
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
implementação, send* *e*isado* os ní**is
</line>
<line>
de esto*ue, se*mentação dos SK** *
</line>
<line>
fl*xogram*
</line>
</par><par>
<line>
do *edido *té a entrega, te*do co** objetiv* encontrar opo*tun**ade* d* mel*oria.
</line>
<line>
Foi realizada também uma aná*ise * fi* de *bter um* *a**r *isibilidade do p*rtfólio e
</line>
<line>
saudab*l***d* d* invent*rio (SZA*O, 2015). O SMOG, que tam*ém faz parte d* co*ponente
</line>
<line>
do estoque, mede o estoqu* em risco/em envelhec*mento. Essa anál*s* re*ere-se à quant*dade
</line>
</par><par>
<line>
de inventári*
</line>
<line>
que está se a*roxim*ndo do pra** de validade ou *ã* é con*umi*o/vendido
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
** d*terminado t*mpo. O cálcu*o é f*i*o m*dindo-se a **ade do e*toque, co*pa*ando-se
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dia d* última v*nda *u úl*imo cons*mo do material com a data a*ual em anál*se
</line>
<line>
(THIEULEUX, *02*).
</line>
<line>
(4)
</line>
<line>
Já na e*apa de melhori* foram *evant*da* e s*gerid*s as poss**eis açõe* para
</line>
<line>
soluci*nar os problemas encont*ad*s nas aná*ises. P*ra iss*, foi *onstruíd* um d*shboard, em
</line>
<line>
*ma p*anil*a *let*ô**ca, *om a n*v* *olí*ica de est**ue. * base de cálculo usad* n* planilh*
</line>
</par><par>
<line>
*onsis*iu no m**odo duas gavetas, que *e utiliza d* classific*ção ABCxyz para *efi**r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 3, art. 9, p. 183-2*3, m**. 2023
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*lítica de Es*oque: Implementação em um* *n*ústria de *ompostos Cos*éticos
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
est*atégi* de produção e cálcul* do esto*u* de s*gurança para estimar o i*ven*ário *ínimo,
</line>
<line>
ta*get e *áxi*o (CHI*VENATO, 2005).
</line>
</par><par>
<line>
Outr* ferramenta us*da ne*sa fase foi o b*a*nst*rm com
</line>
<line>
as equi*es *e comercial
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pl*nejam**t* *ara definir as solu*ões de melhoria do *ortf*lio, a *artir das análises das
</line>
<line>
*étri*as definidas na etapa a*terior (WERKEMA, 2*1*).
</line>
<line>
A etapa fin*l do *rojet* con*istiu na *alidação *a ferramenta de po*ítica de estoque,
</line>
<line>
implem*ntaç*o da métrica de de*empenho e realizaçã* de treiname*t*s para a*segu*ar que o
</line>
<line>
p*aneja*or de produçã* conheç* os funda*entos da estratég*a (WER*EMA, 20*1).
</line>
<line>
O KPI (key perfor*ance indicato*) *scolhido foi o núm*ro de dias de supriment*s
</line>
<line>
(DOS), *ue m*de os níveis de estoque disponíveis com base no consumo histórico *m
</line>
<line>
volum*. Nesse ca*o, * estoque é baseado na méd*a m*vel de 3 *eses (SZ*BO, 201*), c*mo é
</line>
<line>
mos**ado na equaçã* (5).
</line>
<line>
(5)
</line>
</par><par>
<line>
Aprese*t*-se abaix* um quadro (Figu*a 6), com
</line>
<line>
o resumo de cada e**pa *a
</line>
</par><par>
<line>
m*todologia, par* *elhor visuali*ação e c*mpr*ensão d* leitor quanto à metodolo*ia d*
</line>
<line>
proj*t* (WERK*M*, 20*1) ().
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. 3, art. 9, p. 183-203, ma*. *02*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. K. Miyakaw*, V. A. P. Go*es, B. C. Ba*ist*, R. R. Fr*itas
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra * - Metodolo*ia *MAIC
</line>
</par><par>
<line>
DMA*C
</line>
<line>
Objeti*o
</line>
<line>
Ferr*men*a
</line>
</par><par>
<line>
Definir
</line>
<line>
De*ini*ão do* o*jetos, escopo e time de suporte d* p r oj et o.
</line>
<line>
Termo de Aber*ura *e Projeto (TAP)
</line>
</par><par>
<line>
M*dir
</line>
<line>
Dados requeridos: nome *o p*oduto, histórico de vo*ume de vendas de 12 m*ses, previsão de de*a*da de 12 meses, *is*órico de 3 mes*s d* inventário, l*a* ti*e, % do *í**l d* serviç*, cust* por volume de SKU, última data d* ve*da.
</line>
<line>
Plano d* co*eta de dados
</line>
</par><par>
<line>
Analis**
</line>
<line>
*. R**isão *o* níveis *e e*toque, *egme*tação dos SKU* * fl*xo**am* do pedido até * entr*ga. *. Mediç*o da quantidade de in*entário q*e está se aprox*mando do prazo de v*lidade o* não * con*umido/vendido a um determinado tempo.
</line>
<line>
1. *nálise do estoque 2. SMOG: Slow Mov*ng an* O*solete Go o d *
</line>
</par><par>
<line>
Melhor*r
</line>
<line>
Leva*tame*to e sugest** das possíveis ações p*ra solucionar *s proble*as encontrados nas *nálises.
</line>
<line>
1. Brainstorm : melhor*a do port*ó*i* 2. Dashboar* da p*líti*a de estoque
</line>
</par><par>
<line>
*ontrolar
</line>
<line>
*a*idação da ferrame*ta de polític* de est*que, implementa*ão da m*tr*c* de *ese**e**o e realização d* treinamentos e *lano de *omunica*ã* *onsolidado para assegur*r o planejador de produç*o sobr* os *undamentos da estratégia e a periodicidade que a ferrame*t* rodar.
</line>
<line>
1. Tr*cke* nív*l de es*o*ue *. DOS: Day* of Supply
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autores, *022
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
RESU**ADOS E DISC*SSÃO
</line>
</par><par>
<line>
* .1
</line>
<line>
An*lis*s iniciais e op*rtunidades de melh*r*a
</line>
<line>
A partir da construção met*dológica, na *ase de de*i**ção e c*leta *e dados, algumas
</line>
</par><par>
<line>
pre*issa* *oram def***das: nível de *erv*ço de 95%, que i*fluencia diretame*te na quantidade
</line>
</par><par>
<line>
de mater*al estocado para at*n*er o cliente com maior
</line>
<line>
rap*dez e eficiênci*; os da*os d*
</line>
</par><par>
<line>
demand* foram substitu*dos pelo histórico de vend*, *a*a *i*ta a baixa ac*raci***e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
p*evisão, e * lead ti*e obse*vado. *ara a *s*ima*iva *esse último parâmetro, foi feito
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
m**eamento do processo da em**esa e o tempo gasto em cada etapa, desde o recebimento do
</line>
<line>
pedi*o *té o *espache. Baseado nisso, ficou e*tabelecido *m lea* time d* 36 **as para
</line>
<line>
*rodutos *egm*nta*os em MTO e d* 14 *ias para MTS (Fi**ra 7).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 3, art. 9, p. 183-203, mar. 2023
</line>
<line>
w*w4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Política *e Est*q**: *mplementação em um* Indústr*a de Comp*stos Cosm*ti*os
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura 7 - *luxograma do pr*cesso de produção
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *utore*, 2022
</line>
<line>
A p*rt*r d*ssas p*emis*as e do* dados da empresa, *dentifica*a*-se as oportunidade*
</line>
<line>
*e melhoria na política de inventário ** emp*esa, seguin*o, e**ão, para a etap* de anál**e.
</line>
<line>
Feita a classificação AB*x** de cada SK*, a primeir* análise ob*i*a foi que a segmentação
</line>
</par><par>
<line>
do estoque
</line>
<line>
não s*guia a Regra de Pareto, vis*o que *0% dos SKU*
</line>
<line>
**guia* a estratégia de
</line>
</par><par>
<line>
Make-to-Order * 40% Mak*-to-Stock, mas representavam 67% e 33% do *olume de vendas,
</line>
<line>
respe*tivamen**. Logo, a oportunidade *ncontrada *oi *e propor uma nova segmentação,
</line>
<line>
estraté*i* *e produç*o e, post*r**rme*te, a políti*a de e*toque.
</line>
<line>
A segunda oportunidad* foi de re*is** do *ortfó*io, a partir da métrica de dese*penho
</line>
</par><par>
<line>
SMOG, **e p*rmite vi*ualizar quais *KUs es*ão *om um baix* v*lume
</line>
<line>
de ve*d*,
</line>
</par><par>
<line>
c*mprometen*o o capital de giro da em**esa (*HIEULEUX, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
Para a emp*es* em análise, **v*dir**-s* os SK*s em *uas ca*e*orias: os que tiveram
</line>
<line>
ve*da dentro d* per*o*o de um ano * os qu* foram vendi*os há mais *e um ano. Faze*do *
</line>
<line>
uso da equação (4) para realiz*r os cálc**os, observou-se *u* 40% dos SKUs tiveram ven*a
</line>
<line>
no temp* *e 12 meses, repre*entando uma porcentagem de 93% do vo*ume de est*que
</line>
<line>
di**onível n* armazé*. Esse *e**ltado levou ao qu*stio*ame*to d* qual ação to*a* c*m os
</line>
<line>
60% dos SKUs que n*o fora* *e*didos dentro de um ano. Além do que deveria ser feito c*m
</line>
</par><par>
<line>
o volume d* 7% em *stoque que aind* e*ist** no *r*azém. P*ra essa discussão, o time
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*arketing e Comercial foi conta*ado, a f*m de decid*r**
</line>
<line>
s* er* v*l*do eliminar os SKUs
</line>
</par><par>
<line>
obso**tos *o port*ólio, rea*izar uma aç*o de ven*a com o*
</line>
<line>
volumes em est*que
</line>
<line>
e/ou
</line>
</par><par>
<line>
reprocessá-los.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*ina PI, *. 20, n. 3, art. 9, p. 183-203, *ar. 2023
</line>
<line>
www4.f*anet.c*m.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. **yakawa, V. A. P. Gom*s, B. C. Batista, *. R. Freitas
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
histórico e
</line>
<line>
var**bilidade de
</line>
<line>
venda se**iram de
</line>
<line>
base para definição da
</line>
<line>
no*a est*atégia
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
produç*o da emp*es*, * fim de *timizar o
</line>
<line>
est*q*e e *um**tar a satisfação do
</line>
<line>
cl*en*e. Por
</line>
</par><par>
<line>
int*rmédio d* curva ABC * da
</line>
<line>
classi*icação XYZ, os SKUs foram separados em grup*s
</line>
</par><par>
<line>
(Tabela *).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
**
</line>
<line>
12
</line>
<line>
Alta
</line>
<line>
Constante
</line>
</par><par>
<line>
AY
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
*lta
</line>
<line>
Variável
</line>
</par><par>
<line>
AZ
</line>
<line>
22
</line>
<line>
Alta
</line>
<line>
*rregular
</line>
</par><par>
<line>
*X
</line>
<line>
1
</line>
<line>
Mé**a
</line>
<line>
Con*tante
</line>
</par><par>
<line>
B*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
Méd*a
</line>
<line>
Variável
</line>
</par><par>
<line>
BZ
</line>
<line>
60
</line>
<line>
Média
</line>
<line>
Irre**lar
</line>
</par><par>
<line>
CX
</line>
<line>
0
</line>
<line>
Baixa
</line>
<line>
Con*tan*e
</line>
</par><par>
<line>
CY
</line>
<line>
*
</line>
<line>
Bai*a
</line>
<line>
Variável
</line>
</par><par>
<line>
CZ
</line>
<line>
454
</line>
<line>
Baixa
</line>
<line>
Irregular
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Autores, **22
</line>
<line>
A partir d*ssa cl**si*ic***o, para cada *rup*, foram definidas du*s *iferentes
</line>
<line>
estratég**s de *rodu**o. O pri*eiro do* q*e possuem uma baixa margem d* *end*s, quando
</line>
</par><par>
<line>
comparado
</line>
<line>
com o volume tot**, e a*ta *ariab*lida*e, *u s**a,
</line>
<line>
demanda *rr*gul*r de ve*da*.
</line>
</par><par>
<line>
Esses são *s *KUs se*ment*dos como CX, CY e **, em
</line>
<line>
que é in*icada a pro*ução MTO,
</line>
</par><par>
<line>
on*e não há neces*idade d* estocar produ*os.
</line>
</par><par>
<line>
* seg*ndo são os grupos AX, AY, A* e BX, que poss**m alta margem d* **nda
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
variabilidad* constan*e/regular. Ness* *aso a melh*r *s*r*tégia a *e* adotad* f*i a de M*S.
</line>
</par><par>
<line>
Par* os SKUs do segment* BY e **, foi fe*ta uma anális* junto com
</line>
<line>
os supervisores de
</line>
</par><par>
</page><line>
p*anejamento sobre qual e*tr*tégia deveria ser ap*icada, ve* *ue po**uíam margem d* venda e
</line>
<line>
Re*. FSA, *eresin*, v. 20, n. 3, art. 9, p. 1*3-20*, mar. 2**3 *ww4.fsan*t.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Política *e Estoque: Implementação em u*a In*ústr*a de Com*ostos Cosmétic*s
</line>
<line>
199
</line>
</par><par>
<line>
vari*bilid*de mediana. *ara essa re**sã*, f*ram a*aliados o* ú*tim*s 6 me*es de ven*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
princ*pai* clientes que comprava* os produ*os. Assim, 4 SKUs do gr*po BY e 20 d* g*upo
</line>
<line>
BZ seguiram c** a es*rat*gia de make-*o-st*ck.
</line>
<line>
Em v*sta disso, aplica*do Regra de Pareto, foi obtida a e*tratégia de produ*ão de 14%
</line>
<line>
dos SKUs para ser MTS, representando 97% do v*lume *e venda* dos 12 meses a*al*sados, e
</line>
<line>
86% dos SKUs c*mo MTO, *epresentando 3% do volu** de ve*das. Com essa nov*
</line>
<line>
definição, os i*e*s segme*tados como MTO pas*ari*m a não ter estoque, *isto qu* a produção
</line>
<line>
é feita sob encomenda, ma*tendo apenas ** *tens MTS a*maz*nados.
</line>
</par><par>
<line>
Segui*do essa nova estraté*i*, *oi poss*vel ob**r um port*ólio mais *nxut*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
oti*izado, lev*nd* *m consideração os doi* parâ*etros adotados, marge* e variab*lidade.
</line>
<line>
*egu*do Thieuleux (2021), po**ri*m ser adotados outras categorias para segmentação, como
</line>
</par><par>
<line>
a incert*za de fornecim*nto e SMOG, porém aument*ria o númer* de classificaç*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*om*lexidade no *ortfólio. Estratégia que, visto o atual nível de *aturidade da empresa, não
</line>
<line>
seria van**joso.
</line>
<line>
4 .3 Defini**o do* *ív*is de es*oque ideais
</line>
</par><par>
<line>
Após *ro*or a n**a d*
</line>
<line>
estratégi* de produ**o, seg*iu-s* p*r* eta*a d*
</line>
<line>
defin*çã*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
polít*ca de estoque, em que foram mensura*os os volume* ideais *e estoque de *egurança (*u
</line>
<line>
mínimo), target (ou médio/idea*) e o *áximo dos iten* que *egu*r*m c** a estrat*gi* make-
</line>
<line>
to-st*ck. E, a pa*tir dess*s níveis de in*entário *efinido*, c*iou-se um trac*er, no Excel, para
</line>
</par><par>
<line>
*denti**car quais S*Us esta*am muito
</line>
<line>
abaixo ou muito ac*m* d*s volum*s ideias d*
</line>
</par><par>
<line>
armazenagem.
</line>
</par><par>
<line>
Segui**o a *etodo*og*a *e cálculo do Thie*le*x (2021), * *olum* de *stoque *e
</line>
</par><par>
<line>
segurança *oi e**imado usando a equ*ção (3) e os
</line>
<line>
dias *e cob*rtu** foram calcu*ados
</line>
</par><par>
<line>
div*d*nd*-se o volu*e e*c*ntrado *ela
</line>
<line>
médi* diária *e
</line>
<line>
ve*das. O vo*ume máximo foi
</line>
</par><par>
<line>
calculado multipl*can*o-se o volum* médi*
</line>
<line>
de *e*das pel* l*ad *ime, s*mando-*e
</line>
</par><par>
</page><line>
posteriormente com o volume de estoque de segurança. Por fi*, o *stoqu* médio (Ta*get) é o
</line>
<line>
resul*ado da so*a do estoque mínimo e máximo di**do por d*is.
</line>
<line>
Feit* esse cálcu** *a*a todos *s 85 SKUs que *eguir*m com a estraté*ia de prod*ção
</line>
<line>
MTS e zerando o est*que dos SK*s *efinidos como MTO, obteve-*e uma reduç*o do v*lume
</line>
<line>
de inventário em 14%, p*ssan*o de *30 *il quilos para 284 mil quilos, e 16% de reduçã* no
</line>
<line>
custo ** ar*azenagem e, ainda, *onseg*indo eleva* o níve* d* serviço ao cliente *e 80% p*ra
</line>
<line>
95%.
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*esi*a PI, v. 20, n. 3, art. 9, *. *83-2*3, m*r. 20*3 www4.*sane*.co*.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. K. Miyakawa, V. A. P. Gomes, *. *. Batista, R. R. Freitas
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
O Gráf*co (1) f*z a compara**o entre a *omp*s**ão em *olume de e*t*q** encon*rado
</line>
</par><par>
<line>
** arm*zém, *urante o período *m análise *o proje*o, * o estoq*e
</line>
<line>
al*o propos*o. *isto o
</line>
</par><par>
<line>
desaf** de visual*z*r o* 583 *KUs, estes foram agrupados em *r*s c*te*orias: *s que seg*ira*
</line>
</par><par>
<line>
a estratégia MTO, *s SKUs se*mentado* no
</line>
<line>
grupo A (AX, A*, AZ) e o* no
</line>
<line>
*rupo B (BX,
</line>
</par><par>
<line>
BY, BZ). Sen*o os dois últimos u** sub*ategoria dos SKUs que segui*am * *stra*égia MTS
</line>
<line>
que, como observa*o no **áfico, são os itens *ue compõem o esto*ue.
</line>
<line>
Gráfico 1 - Co*posição do *stoqu* dispo**vel Vs. Tar*et
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autore*, 202*
</line>
<line>
Apesar da *edu**o em **lume e custo de inv*ntário *ota*, observo*-se, tam*é*, uma
</line>
<line>
opo****idade de aumen*o em 23% do *olum* d* estoqu* *o grup* B e uma re*ução de 4% do
</line>
<line>
grupo A. Desse modo, a redução tot*l entre * est*qu* *i*ponível e o Target n*o *eio somente
</line>
<line>
dos SKUs zerados na estratégia MTO, mas também da redução de *olum* d* a*guns it**s
</line>
<line>
*TS que es*av*m e* e*c*sso.
</line>
</par><par>
<line>
4 .4
</line>
<line>
Métr*ca de desempenho e controle do estoque
</line>
<line>
Além do tra*ker do n*v*l de inventário, outra fe*ramenta para *ont**l*r o estoque *oi
</line>
</par><par>
<line>
a*otada, o Days o*
</line>
<line>
*uppl* (D*S). Essa é uma métri** q*e *stim* os dias de cobertu*a que
</line>
</par><par>
</page><line>
c*da SKU possui, *ase*do no est*que dis*onível dos *ltimos *rês mese* e a média mensal de
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. *0, n. 3, art. 9, p. 183-*0*, *ar. 202* www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Polí*ica de Estoque: Implement*ção *m uma Indústria d* Com*os*os Cosmé*icos
</line>
<line>
201
</line>
</par><par>
<line>
volume *e vendas (S*AB*, 201*). Nessa aná*is*, su*dividiu-se os itens em c*nco *ateg*rias:
</line>
</par><par>
<line>
os *e* inventário, DOS 1 30 dias, de *0 a 60 dia*, de *0 a 90 *i*s, mais de 90 dias. * a
</line>
</par><par>
<line>
Tabela (2) *ostra quantos *KUs e*tão em cada categori*, de acordo com e*tratégia a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
produç*o.
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 2 - Days of *upply (D*S)
</line>
</par><par>
<line>
Sem *stoque
</line>
<line>
1-*0
</line>
<line>
3*-60
</line>
<line>
60-*0
</line>
<line>
>90
</line>
</par><par>
<line>
#S K U
</line>
<line>
29
</line>
<line>
8
</line>
<line>
7
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
MTS
</line>
</par><par>
<line>
#S K U
</line>
<line>
476
</line>
<line>
7
</line>
<line>
*
</line>
<line>
1
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
MTO
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Au*ores, 2022
</line>
<line>
F*ita essa análise, foi *ossí*el to**r três dec*sões *a primeira rodada de
</line>
</par><par>
<line>
ger*nci*mento: zer*r * estoq*e do* S*Us *efini*os como MTO, reduz*r *nventário dos o
</line>
<line>
it*ns MTS *om DOS maior que 90 dias e *mit*r ordem de *roduç*o dos SK*s que estão *em
</line>
<line>
invent*rio, mas qu* tiveram defi*ida a estratégia de make-to-s*ock.
</line>
</par><par>
<line>
Junt* co* os treinamen*os e utilizaçã* das
</line>
<line>
ferramentas de controle de estoque, foi poss*vel
</line>
</par><par>
<line>
otimizar o inventário *a empresa em estudo.
</line>
</par><par>
<line>
5 CONS*DERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O presen*e trabalho tev* c*mo objetivo *m**ementar uma política *e estoqu*
</line>
</par><par>
<line>
estratégica e ot*m*zad* *m
</line>
<line>
uma emp*esa *a
</line>
<line>
área de *osméticos. Obteve
</line>
<line>
c*mo resultado *
</line>
</par><par>
<line>
re*uçã*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
vo*u*e *e ***entário
</line>
<line>
em 14% * *e cust*s *m 16%, ainda, cons*guindo *leva*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
nível de s*r*iç* *o *liente de *0% para 95%.
</line>
<line>
C*m* v*sto n* pres*nt* estud*, alguma* prem**sas *recisaram ser ado**d*s d**ido à
</line>
</par><par>
<line>
baixa a*ur*cid**e d* *lguns dados da e*presa, como a p*e*is*o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
d*ma*da p*ra o cálculo
</line>
</par><par>
<line>
do e*toqu*
</line>
<line>
de seg*r*n*a. M*s, ainda com a *portunidade
</line>
<line>
de realizar as a*áli*es com dados
</line>
</par><par>
<line>
ma*s acu*ados, a revisão do
</line>
<line>
portfólio e def*nição *a estrat*gi* de produção proposta f*i
</line>
</par><par>
<line>
f*ndamental para ente*der
</line>
<line>
quais ite*s geravam mais valor à e*presa. A*s*m, foi possível
</line>
</par><par>
</page><line>
obter *m inventário *a*dáve* e com os volume* ideias **ra qu* nã* houvesse *al*a ou e*c*sso
</line>
<line>
*e p*oduto armazena*o. *es** forma, o f**o pr**cipal do proje*o foi alc*nç**o, uma ve* que
</line>
<line>
fo*am pro*ostos quais SKUs deveriam ter redução de volume, para não com*ro*ete* *
</line>
<line>
*ev. FSA, *eresina PI, v. 20, n. 3, ar*. 9, *. *83-20*, m*r. *023 www*.fsa*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. K. Miyakawa, V. A. P. Go*e*, B. *. Ba*ista, R. R. Fre*tas
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
estoque de gir*, * qua*s *ever*am au*entar a *roduç*o para garantir a entrega n* l*ad time
</line>
<line>
*ais r*pido aos cl*ent*s.
</line>
<line>
Um* out*a oportunida*e e*con*rada foi a *e imple*en*ar outras métr*cas de controle,
</line>
</par><par>
<line>
*omo o giro
</line>
<line>
de e**oque e cobert*ra de estoque futuro, quando o negócio atingir mais
</line>
</par><par>
<line>
m**uridade em relação a dados e * roti*a d* análise d* inventário. Mas, *om as novas p*áticas
</line>
<line>
suger*das foi visto que uma gestão d* estoque *fica* deve fazer parte da rot*na do time de
</line>
<line>
pl**ejamento, *ara **rantir um i**entário saudável, r*duzir custo*, ofer*cer o *elho*
</line>
<line>
atendimento *o *l*ent* e, as*im, manter a com*etiti*idade da em*resa frente c*ncorrê*cia.
</line>
<line>
REFERÊNCIA*
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</line>
</par><par>
<line>
Como Referenciar e*t* Ar**g*, confo*me ABNT:
</line>
<line>
*IYAKAWA, M. *; GOMES, V. A. P; BATISTA, B. C; FREITAS, R. R. Polític* de Estoque:
</line>
<line>
I*p*e*ent*ção em uma *ndústri* *e Compostos Cosméticos. Rev. FSA, *eresina, v. *0, n. *, art. 9, p.
</line>
<line>
183-*03, mar. 2023.
</line>
</par><par>
<line>
Contri*ui*ã* do* Autores
</line>
<line>
M. K. M*ya**w*
</line>
<line>
V. A. P. Gomes
</line>
<line>
B. C. Bat*sta
</line>
<line>
R. R. Fre*tas
</line>
</par><par>
<line>
1) conc*pção e planejament*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál**e e i*terpre*ação d*s d*d**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) elaboração do rascunho o* *a re*isão crítica do cont*ú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipação na a*r*vação da versão final do m*nuscri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 3, art. *, p. 183-2*3, mar. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.b*/rev*sta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)