<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 3, art. 9, p. 183-203, m*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.3.9 </line>
</par>
<par>
<line> Po*ítica de Estoque: Implementação *m *ma Indúst*ia *e Comp**tos Cosmético* </line>
<line> *nventory Po*icy: Impleme*tati*n *n a Cosmet*c Compounds I**ustr* </line>
</par>
<par>
<line> Marcela K*ffe* Miyak*w* </line>
<line> Gradua*a em Engenharia Quím*ca *ela Universida** *ederal do *spírito Santo </line>
<line> E-*ail: marce*amiyakawa@h*tmail.com </line>
<line> Vaniel*e A*arecida do Patr*cinio Gom*s </line>
<line> M*stra em E**rgia pe*a U*iversidade *e**ral do Es*írito Santo </line>
<line> Fund*ç*o de Desen*olvimento d* Pesquisa do Agron*góc*o - FUNDEPAG </line>
<line> E-m*il: v*ni*llea.*omes@hotm*il.*o* </line>
<line> Bruna Cam*anh*ro Batista </line>
<line> Mes*ra em Engenharia e Desenvolvim*nto Sustentáve* p*l* U*iv*rsid*de F**eral do Espírito *a*to </line>
<line> Me*trado Prof*ssional ** E*genharia e Desenvolvim*nto Su*t*ntável </line>
<line> E-m**l: *cam*anharo@g*ail.com </line>
<line> Rod**go Rando* de Frei*as </line>
<line> Doutor *m Aqu*cultura p*la Unive*sidad* Federal d* *spírito S*nto </line>
<line> E-mail: rodr*go.r.*r*itas@ufes.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: M*rcela K*ffer Mi**kawa </line>
</par>
<par>
<line> U*ES - Centro Universitá*io Nor** do Espírito Santo, </line>
</par>
<par>
<line> (DETEC). R*dovia BR *01 Norte, Km 60. Litorâneo. </line>
<line> E*itor-C*e*e: Dr. Tonny *erley de A*enc*r </line>
</par>
<par>
<line> *993*540 - São Mateu*, ES - Brasil. </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Va*iel*e *parec*da do Patrocinio Gom*s </line>
</par>
<par>
<line> UFES - Cent*o U**versit*rio No*te do E*p*rito *anto, </line>
<line> Artigo receb*do e* 14/02/2023. Últim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> (DETEC). Rod*v** BR *01 Norte, K* 60. Litorâne*. </line>
<line> rec*bida em 27/02/*023. Aprova*o em 28/02/2023. </line>
</par>
<par>
<line> 29932540 - São Ma*eu*, ES - *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Bruna Campan*aro Ba*ist* </line>
<line> Avaliado pelo sistema Tri*le Review: D*sk R*view a) </line>
</par>
<par>
<line> UFE* - Centro Universitário Norte d* Espírito **nto, </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Doubl* B**nd *eview </line>
</par>
<par>
<line> (DE**C). Ro*ov*a ** 101 Norte, *m 60. Li*orâneo. </line>
<line> (a*aliação ceg* p*r dois a*aliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> 299325*0 - *ã* Mateus, ES - Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Ro*r**o *a**ow de Freitas </line>
<line> *evisão: Gramatica*, No*mati*a </line>
<line> e de For*atação </line>
</par>
<par>
<line> UF*S - Centr* Universitário Norte do Espírito Sant*, </line>
</par>
<par>
<line> (*ETEC). Rodovia BR *01 Norte, Km 60. Litorâneo. </line>
</par>
<par>
<line> 2*9*2540 - São *ateus, ES - B*a*i*. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. K. Miyakawa, V. A. P. Gomes, B. C. Batis*a, R. R. Frei*a* </line>
<line> 184 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A gestão d* estoqu* é </line>
<line> *ma estratégia de armazen*men*o e control* de *tens </line>
<line> estoc*dos, </line>
</par>
<par>
<line> fundam*ntal </line>
<line> pa*a *ro**ver * s*c**so de um* emp*e**. Mer*ado*i*, quan*o em e*cesso, </line>
</par>
<par>
<line> sign*f**a capit*l </line>
<line> inve*tido pa**d* </line>
<line> e, quando em *alta, proporciona prejuí*os além </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> financeiros, como també* perda da confiança do </line>
<line> clien*e e de vendas futuras. Visto esse </line>
</par>
<par>
<line> co*texto, * visando aumentar o ní*el de serv*ço, o*imiza*ã* de es*aço físico e a possibil**ade </line>
</par>
<par>
<line> *e as demand*s serem atend*das, </line>
<line> uma política de inventário deve se* *em definida </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> exec*tada. O presente trab*lho ap*esentou os princi*ais parâmetros que guiaram pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> defi*içã* da política de </line>
<line> estoque *e uma in*ústria do s*tor de bele*a, com *nfas* </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> fu*damentos de estoque de *egurança e de class*fi*ação de cada p*oduto acabado, pela C*rva </line>
</par>
<par>
<line> ABC XYZ. C*m a </line>
<line> nova propos*a de gestão de e*toque, foi possível **ter uma reduç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> volume de *stoque em excesso em 1*%, u*a muda*ç* na estratégia de prod*ção dos 58* </line>
</par>
<par>
<line> itens e aumento do </line>
<line> *íve* d* *tendimento ao c*iente *ara 95%. O pr*sente t*abalho expôs </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necessi*ad* d* </line>
<line> uma *evisão do *ortfólio por uma *qu*pe mu*tidiscipli*ar * a ela*oração </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> mé*ricas de desemp**ho, que sã* *undamentais p*r* encontrar *por*un**ades de melhoria* d* </line>
<line> estoque. </line>
<line> Palavras-chave: P*lítica de Es*oque. Gerenci*mento de *nventário. *es*ão d* Produ*o </line>
<line> Acabado. Est*que de *egurança. Curva ABC *YZ. </line>
<line> AB*TR*CT </line>
<line> T*e inventory *anagem*nt is * f*ndamental s*o*ag* a*d con*rol of sto*ked items *trateg* to </line>
<line> foment * business success. Exce*s stock mea*s wasted *oney and insufficient **oducts caus* </line>
<line> financi*l, customer trust and future sales lo*s. Consider*ng thi* *on*ext, the invent*ry poli** </line>
<line> *ust be *ell done *nd executed that t*e com*a*y can im*r*ve *he s*rvic* l*vel, optimize the </line>
<line> warehouse and t*e entire deman* *an be fulfilled. T*is archive p*ese*ted th* *a*n paramete*s </line>
</par>
<par>
<line> that wer* used as a guide </line>
<line> t* de*ine the inventory policy o* a be*uty seg*ent manufac*ure, </line>
</par>
<par>
<line> with an **phasis *n safety *tock f*ndamentals and classificatio* of eac* *inished pro*uct by </line>
<line> *B* **Z *u*ve. Wi*h *he new *nventory ma*age*en* *roposal, it *as possible to obtain a </line>
<line> 14% reduc*io* in *he volume of excess inventor*, a change in t*e production strateg* o* th* </line>
<line> 583 *tems and an *nc*eas* i* *he level of cus*o*er service to 95%. The p*esent work exposed </line>
</par>
<par>
<line> t*e n*e* for a po*tfo*io review **th * m*ltidiscip*i*ary team and the </line>
<line> el*bor***** of </line>
</par>
<par>
<line> perf*rmance metrics are fun*amental to find opportunities for sto** improveme**s. </line>
</par>
<par>
<line> *eyword*: Invento*y P*lic*. </line>
<line> I**entor* M*nageme**. Finished G*ods Management. Safet* </line>
</par>
<par>
<line> Stock. ABC X** Cu*v*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 20, n. 3, *rt. 9, p. 183-2*3, mar. *023 </line>
<line> www4.fsa**t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Política *e Estoque: I*ple*en*a*ão *m uma Indústria ** C*mpostos Cosmé*i**s </line>
<line> 185 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> *stoque * a com**s*ção de mate**ais (ma**rias-primas, materia*s em pro*es*amento, </line>
<line> pr*dutos semiacab*dos ou acab*dos) que, em de*e*mi*ado *omento, n*o é ut*lizado na </line>
<line> emp**s*, *as será *equerido futuram*nte (CH*AVE*ATO, 2005). </line>
<line> Há *númer*s *ot**os qu* justificam a presenç* de e*toque em uma ca*e*a de </line>
<line> *upri**ntos. Segun*o Ball** (2007), **gumas de*s*s r*z*es são: defender uma p*sição </line>
</par>
<par>
<line> estratégi** f*ente * co*cor*ên*ia; ter dispo*ib*li*ade de </line>
<line> *rod*** para </line>
<line> gar*ntir ou aum*nta* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> nível de serviço ao cliente; permitir uma prod*ção m*is prolongada e equilibrada; *erar </line>
</par>
<par>
<line> economia </line>
<line> em comp*as transportes; prote*er e </line>
<line> cont*a </line>
<line> aumento </line>
<line> de preço* de **téria-p*i*a; </line>
</par>
<par>
<line> prev*nir a em*resa das *nc*r*e*as de *emanda e *e ch*q*es nã* planejados que a*etam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sistema *ogís**co, co**, p*r </line>
<line> ex**plo, das *i*iculda*es de abastecime*to* enf*en*adas </line>
<line> *el*s </line>
</par>
<par>
<line> companhias, quando a Covid-19 ab*lou * *c*nomia global. </line>
</par>
<par>
<line> To*a*ia, o exces** de estoque compr*mete capita* de giro da empre**, propic*a o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> o*sole*cência *os *t*ns e pod* mascarar possíve*s probl**as na ca**ia pr*dutiva e de </line>
</par>
<par>
<line> *u*lidade d* produto (SL*CK; CHAMBE*S; J*HNSTON, 20*9). </line>
<line> Ainda, o *usto *e </line>
</par>
<par>
<line> *a*utenção *esses prod*tos p*de apresentar de 20 40% do seu va*or ao ano (BAL*OU, * </line>
</par>
<par>
<line> 200*). Por *sso, admin*strar </line>
<line> *uida*osamente os níveis </line>
<line> de inventário é *u*damental par* </line>
</par>
<par>
<line> manter saúde eco*ômica * *rgan*zacional da emp*esa. *om iss*, *e acordo com Ballo*, o </line>
<line> ge*enciam**to de estoqu* é uma impor*ante estratég*a *ue visa equi*ibr*r * *isponib*lidade de </line>
</par>
<par>
<line> produto* e os custos *e aba*te*ime*to, para se obt*r um </line>
<line> **ven*ário estratégi*o, </line>
<line> auxil*ando </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> empre*a * *tingir os dois principais fatores de suces*o, conside*ando a </line>
<line> ca*eia d* </line>
</par>
<par>
<line> abasteci*e*to: e*celência *o atend*me*to ao **ien*e e redução d* gast*s. </line>
</par>
<par>
<line> N**se con*e*to, buscan*o e*contrar oportunidades para melhorar o nível ** s*rviço e </line>
</par>
<par>
<line> ot*m*zaçã* de armazenagem, </line>
<line> o pr*sente estudo *em </line>
<line> co*o *bje**v* principal anal**ar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> implemen**ç*o d* p*lítica d* est*q*e em *ma in*ústria d* setor *osmético. Serão discu*idos </line>
<line> os desafi*s do proj*to, dados requ*ridos e co*o foi a el*boraçã* *e uma política d* est*que, </line>
<line> fazend* o uso da metodolo*ia DMAIC (Def*ne, Mea**re, Analyze, Improve, Control) de </line>
</par>
<par>
<line> estruturação de projeto, **ém de *val*ar p*tenciais produtos para redu*ão, </line>
<line> aum*nto ou </line>
</par>
<par>
<line> descontinuidade de produção, *ent*o d* por*fól*o da empr*sa, e sugerir métr**as pa** *evisão </line>
<line> *e resultados. </line>
</par>
<par>
<line> **v. F*A, Teresina P*, v. 20, n. 3, art. 9, p. *83-203, mar. 2023 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> M. K. M*yaka*a, V. A. P. Gomes, B. C. B*tista, R. R. F*eit*s </row>
</column>
<par>
<line> 2 </line>
<line> REFERENC*AL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> * .1 </line>
<line> Tipo de estoqu* </line>
</par>
<column>
<row> 186 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Segu*do C*xito (2019), é possível *lassif*ca* * es*oque em *rê* grandes grup*s e, c*m </line>
<line> isso, fazer um gere**iamento a partir de f*rr*mentas e metodologias a*equad*s para ca*a </line>
<line> t * po. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Estoque de m*té*ia-prima: refere-se a qualquer mat*rial q*e ai*d* não f** </line>
</par>
<par>
<line> proce*s*do *elo fabrica**e, incluindo </line>
<line> os insumo*, ró*ulos, recipientes e ca*x*s que </line>
</par>
<par>
<line> serão usadas par* *r*d*zir e emba**r o pro*uto final. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Esto*ue *e produt*s semiacab*dos (o* intermediários): todo material em processo </line>
<line> para ser fin*li*ado e* produ*o *cabado, i*cl*indo produtos em i*speção ** qualidade </line>
</par>
<par>
<line> e iten* q*e serv*m como interm*diários pa*a prod*ção de ou*ro SKU </line>
<line> (Stock Keepi*g </line>
</par>
<par>
<line> Un*t, *ra*a-se de um cód*g* identif*cador único de um prod*to, termo </line>
<line> comumente </line>
</par>
<par>
<line> util*za*o pa*a c*ntrole do e*toque). </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Est*que d* produto acabado: cons*ste </line>
<line> *o item já manufatur*do, *mbalado, </line>
</par>
<par>
<line> a*ma*enado e pronto para venda e *istri*uição ao cliente. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Estoque </line>
<line> de segura*ça: um dos princ*p*is *omponentes de qu*lq*er estoqu*, po*s </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> utilizado q*ando ** n**essidade de atender demand*s maiores que as *lanejadas e em </line>
</par>
<par>
<line> casos de emergên*ia, *omo uma q*ebra de linha ou atraso no reabas*ecimen*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ateria*; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *sto*ue cícli*o: *sado pa*a c*bri* a demanda e*quanto *e </line>
<line> *gu*rda * reposição </line>
<line> de </line>
<line> mat*rial; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Estoque pr*-fabricado/adquirido: prod*z*do o* compra*o </line>
<line> an*ecip*damente </line>
<line> *e </line>
<line> forma p*a*ejada para poder atender demand*s f*t*ras; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *stoque bloquea*o: itens que es*ão *o* re*isã* da q**li*ade; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Estoq*e em </line>
<line> *etrabalho: todo pro*uto que precisa ser repr**essado pa*a atender </line>
</par>
<par>
<line> dete*min***s especi*ic*ções ou serem trans*ormado* em outros p*odu*os. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> E*to*ue </line>
<line> em </line>
<line> tr*nsit*: </line>
<line> qualquer produto *m movimento entre pl*ntas, ar*azéns </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> centro de distribuiç*o. Enquanto estiverem a camin*o, já são co*sideradas parte </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> estoque. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Esto*ue </line>
<line> e* ris*o: es*oque viáve* *ue está sob ris*o de se tornar obsoleto d*vido </line>
<line> à </line>
<line> vali**de; </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 3, *rt. *, p. 183-20*, mar. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Política d* Estoq*e: **pl*men*ação ** uma Indústria de *omp**tos Cosméticos </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> SMOG (Slow Moving & O*solete Goods): estoq*e avariado, d*scontinua*o, expirado </line>
<line> ou *b*oleto, sem *ovim**tação *u *revis*o de demanda. </line>
</par>
<par>
<line> 2 .2 </line>
<line> Classifi*a*ã* ***xyz </line>
</par>
<par>
<line> D*pendendo do padrão *e venda *e u* dado produto, o proj*to </line>
<line> do *i*tema logístico </line>
</par>
<par>
<line> deverá se* pl*nejado d* fo**a di*tinta para cada SKU. Clas*ific*ç*es amplas de produtos *ão </line>
<line> val*osas *ara propor u* p*an**amen*o es*ratégico eficaz e entender por que os p*odut*s são </line>
<line> forneci*os e di*tribuídos em d**er*inadas modali*ades (BALLOU, 200*). Nesse contexto, é </line>
</par>
<par>
<line> empregado * uso </line>
<line> d* *nálise da classificação ABC*y*, jun*ão de d*as metodologias de </line>
</par>
<par>
<line> clas*ificação </line>
<line> *e produtos que visa* *uxiliar a g*stão e planejamento do estoque. Dessa </line>
</par>
<par>
<line> *orma, essa ferramenta auxi*ia na identificação dos *tens que necessitam de *tençã*, de acordo </line>
<line> com * d*f***nça *ntr* os graus *e importância, para promover o tratamento adequa*o, </line>
<line> p*rmitindo a adoção de ní*ei* diferentes de controle e ser**ço ao cl****e. </line>
</par>
<par>
<line> * curva *B*, tam*ém conhecida **mo curva d* Pareto *u 80-20, </line>
<line> t*m c*mo base </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> princ*pio de que a maior parte d* consu*o o* demanda de um est*que está *o*centr*do em </line>
</par>
<par>
<line> um pequeno *olume de itens. Para realizar essa aná*ise, d*ve-se *ultip*ica* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> consumo/de*anda anu*l d* cada item por seu res*ectivo custo/volume, list*r os **sultados em </line>
<line> *rde* decr*sc*n*e *e va*o* e calcular o p*rcentual acu**lativ* de c**a SKU em rela*ão ao </line>
</par>
<par>
<line> cust*/volume total </line>
<line> do *stoque (*HING, 2*10). Logo, é possível segmenta* o* *KUs de um </line>
</par>
<par>
<line> d*do por*fólio em *rês g*u*os: O grupo A representa 20% do n*me** *e itens e 80% </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> volume *inanceiro projetad*; g*upo B rep*esenta, *proxi*a**me*te, 30% dos *tens po* </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> volta de 15% *o vol*** financ*iro; a classe C conté* 50% dos it*ns e representa *or vol*a ** </line>
<line> 5% do volume finan*eiro (A*N*LD, 2009). A Figura * repres*nta esses *rupos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 20, n. 3, art. 9, p. 183-203, ma*. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. K. Miyakawa, V. *. P. Gomes, *. C. Batis*a, R. R. *reitas </line>
<line> 188 </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra 1 - C*r*a ABC </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Arnold, 2009 </line>
<line> Como for*a *e aumen*ar a a*ur*cidade do estoqu*, uma outra metodolo*ia, que *ode </line>
</par>
<par>
<line> ser u*ad* em </line>
<line> conjunto com a curva *BC, é a </line>
<line> cla*sifi*a*ão XYZ. Es*a anál*se a*alia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> criticidade do i*e*, ou *eja, quão </line>
<line> i*pres*indív*l </line>
<line> ele é para as operações d* em*resa. Uma </line>
</par>
<par>
<line> alt*r*ativ* eficaz *e f*zer * classificação XYZ * através do estudo *e variabilida*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> demanda do in*entário, fazen*o * uso de um histór*co de venda d* no m*nimo 12 mes*s de </line>
<line> c**a SKU. Sabendo-se a média de *endas e o co*ficie**e de v*riação, os iten* podem ser </line>
</par>
<par>
<line> clas*ificados em três grupos: o grupo X s*o </line>
<line> os produtos qu* possuem variabilidade de até </line>
</par>
<par>
<line> 30%, isso signifi** que **manda é constante; o gru*o Y **pres*nta um coeficiente a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> variação entre 30% e 70%, logo possui demanda var*áv*l *u co* pico de venda; e * g*upo Z </line>
<line> com v*ria*ilidade acima de 70% são produtos e*tremamente variáveis (VIANA, 2*00). </line>
</par>
<par>
<line> A as*o*i*ção das dua* me*odologias permite </line>
<line> *valiar o com**rtament* d* produto de </line>
</par>
<par>
<line> *anei** mais estratégica, as*i*, a empresa poderá focar re*urs*s nos materiais que geram </line>
</par>
<par>
<line> m*is im*acto de *enda e t*m maior criticidade. Ainda, é possível estabelecer um nível </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> serviço, *étrica que indica a *ualida*e d* servi*o **la *tic* do cliente, diferenciado para </line>
<line> cad* item *e acordo co* as n*ve *a*eiras distintas que ele pode *sta* s*gm*ntad* - *ig*ra 2 </line>
<line> - (LIMA, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, *eresin*, v. 20, n. 3, ar*. 9, p. *83-203, *ar. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Política d* Est*que: Implem*ntação em uma Indústria d* Co*po*tos Cosméticos </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra 2 - Class*ficação AB*xyz </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Lima, 2016 </line>
</par>
<par>
<line> 2 .3 </line>
<line> Estratég*a de p*oduçã* </line>
</par>
<par>
<line> Uma *stratégia qu* *eve ser s*gui*a para realiza* a otimização do *stoque é </line>
<line> cate*orizá-l* em difer**tes tipos *e sistema de fabrica*ão. Na *it*r*tura *ão *ncontradas </line>
<line> algum*s class**icaç*es que a**esentam como o e*to*ue e*tá *osic*ona*o no *rocesso </line>
<line> p*odu*ivo e informa a *omp*exidade do flu*o d* material - Figur* 3 - (LUSTOSA, *008). </line>
<line> Figura 3 - P*s*ção do estoque *m relação ao proces*o prod*tivo </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Lust*sa, 2008 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres**a PI, v. 20, *. 3, art. *, *. 183-203, mar. *023 </line>
<line> w*w4.f*anet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. K. M*yak*wa, V. A. P. Gomes, B. C. Batis*a, *. R. Fr*ita* </line>
<line> *90 </line>
</par>
<par>
<line> A p*rt*r di*so, adota-se *ma e*traté**a de pr*dução disti*ta cad* para *K*, *e acordo </line>
<line> com o seu ***u de i*portânci* *o portfóli*, que estão descrita* abaix* (CH*N*, 2010): </line>
</par>
<par>
<line> Ma*e-**-Stock (MTS): *ignifica "*roduzir pa*a estocar". Nesse caso, o produt* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> fabr*cado medi**te a pr*vi*ão de demanda, ou dad*s his*óric*s, e estocados *té *ue </line>
<line> seja realizada * venda. Essa estrat**ia leva a lead times, *u tempo d* esper*, curtos, </line>
<line> ma* envolve altos c*stos de armazen**ento e risco de *bsol*s**nci*, p*i**ipa*men** </line>
<line> *m empresas com de*anda variável. </line>
<line> Assemble-**-Order (ATO): signi*ica "montagem *ob encome*da". Essa *stratégia </line>
<line> c*nsiste em pré-fabricar su*conjuntos qu* *erão montados quando o *liente solicitar o </line>
<line> pedid*. Ass**, é possí*el diminuir os custo* de estoque e aumentar a c*stomização do </line>
<line> p*odu*o, mante*do um nível médi* d* *ead time. </line>
<line> Mak*-to-Order (MTO): signific* "produzir sob encomenda". A fabricação, nessa </line>
</par>
<par>
<line> etapa, *ó *corre mediante * solicitação ** p*di*o do </line>
<line> c**ente. Consiste em </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> e*tr*tégia de estoque zero, mas c*m lea* time longo e * proces*o *rodutivo deve ser </line>
<line> bem estrutu*ad*. </line>
<line> Engineer-to-O*de* (E*O): signifi*a "projeto sob **comen**". T*ata-se de proj*tos </line>
</par>
<par>
<line> grandes e complexos e* q*e o c*iente **rticipa antes mesmo de ser soli*ita*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mat*ria-p*ima. Os </line>
<line> **s*os de processo costumam </line>
<line> ser elevados e * t*mpo de ent*ega </line>
</par>
<par>
<line> mu*t* alto, dev*d* ao grau de *omplexidad* e customi*ação. </line>
<line> Ente*der como funciona a pr*gra****o de prod*ção de cada pr*dut* é f*ndamental </line>
</par>
<par>
<line> para deter*inar o **ad time, tempo necessário par* o </line>
<line> cliente receber o pedid*. *u seja, s*o </line>
</par>
<par>
<line> conta**l*z*dos os dias de*de o rece*iment* d* or*e*, preparo ** matéria prima, f*br*cação </line>
<line> at* a entrega do item ao destino f*nal, *e acor*o *om * estratégia de pr*d*ção defini*a para </line>
<line> cada SK* - *igura 4 - (*RNOLD, 20**). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a, *. *0, n. 3, **t. 9, p. *83-203, mar. 2023 </line>
<line> ww*4.f*anet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Polític* de Estoque: Implementação ** uma Ind*s*ria *e C*mpostos Cosméticos </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a 4 - Relação lead time e estratégi* d* produção </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Arnol*, 2009 </line>
</par>
<par>
<line> 2 .4 </line>
<line> Estoqu* cíclico e de **gurança </line>
<line> Segund* Dias (2015), dois co*po*ente* fundamentais para elaboraçã* d* política de </line>
</par>
<par>
<line> estoque são o estoque de ci*lo e o e*toque de segur*n**. Ambas se refer*m a* volum* *e </line>
<line> *nventári* ao longo *o tempo (Fig*ra 5). </line>
<line> Fig**a 5 - E*q*ema estoque d* cic*o e *stoque de seguranç* </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Dias, 2015 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 2*, n. 3, art. 9, p. 183-2*3, mar. 20*3 </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. K. Miyakawa, *. A. P. *omes, B. C. Batista, R. R. Freitas </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> O estoq*e de ciclo refere-se à quantidade de material d*sp*ní*el no armazém para </line>
</par>
<par>
<line> suprir as necessidades d* demandas r*querid** entre os ciclos de produçã*. </line>
<line> Qu*ndo </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> pedidos *ã* aten*id*s, o estoqu* se redu*, tendo, assim, a *e*essidade ** repo*ição </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mat*rial. A </line>
<line> dete*m*nação *o vo*ume desse estoqu* é baseada n* demanda esp*rad*, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> capacidade </line>
<line> produtiva dos equipament*s, es*aço disponível no armazém e tempo </line>
<line> previsto </line>
</par>
<par>
<line> e*tre os cic*o* de produ*ã* (THIEULE*, 2021). </line>
<line> Entreta*to, algumas **tuações *o*em oc*sionar probl*mas de fornec*mento do* </line>
<line> produtos. Dessa forma, deve-s* ter um volume semp*e à d*sp*sição para reduzir o* efeito* de </line>
</par>
<par>
<line> *ud*nç*s não planejadas na oferta ou </line>
<line> *e*an*a, como o a*mento na demanda, ruptu*as n* </line>
</par>
<par>
<line> lin*a *e produção e i*te*rupções *o supri**nto de ma*é*ia-prima. Ess* quantidade de item </line>
<line> di**onível é cha*ada de estoque *e segu*anç* (DIAS, 2015). Esse componente * f*ndame*tal </line>
</par>
<par>
<line> *ara determina* a po*ítica de esto*ue e se* *álc*l* **rve d* bas* p*ra de*inir outros o </line>
</par>
<par>
<line> parâ*etros. * possível utilizar diferentes métodos </line>
<line> para *alcu*ar * estoque de segu*ança, em </line>
</par>
<par>
<line> *ue cada *qua*ão *presenta uma forma d* reduz*r os fatores que mais influenciam </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cont*ibuem para aumentar a imprevis*bili**de e promover ruptura do estoqu* (THIEULEX, </line>
<line> 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Um dos </line>
<line> principais métodos de cálculo * é </line>
<line> distribuiçã* norma* de </line>
<line> d*mand*, *m q*e </line>
</par>
<par>
<line> ex**te </line>
<line> um a </line>
<line> re*ação </line>
<line> entr* o nível de serviço e o eixo X da curva </line>
<line> de distribuição - esse é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> coeficiente ** </line>
<line> serv*ço ou fator Z (TH*EULEX, 2021). Abaixo </line>
<line> estão descrito* três c**culos, </line>
</par>
<par>
<line> cons*dera*do a di**ribu*ção normal e as ince*tezas dos com*onentes: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Variabilidade na dem***a </line>
<line> (1) </line>
</par>
<par>
<line> Em que, ES r**resenta o volume do estoqu* d* segur*nça, o Z re*er*-se ao fator Z do </line>
<line> nível de s*rviço, d representa o desvio padr*o da deman*a e LT * *édia do lead tim* em </line>
<line> meses; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Variabilidade no lead t*me </line>
<line> (2) </line>
</par>
<par>
<line> Em que, µ* refere-se à média do *olume de demand* e ** o desvio padrã* do lead time, </line>
<line> em meses; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> V*riabi*idad* na dem*nda e lead time </line>
<line> (3)* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*sina, v. 20, n. 3, art. 9, p. 183-2*3, mar. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Política d* Estoqu*: Implementação em um* In**stria de C*mp*stos Cosmé*icos </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> *A equação (3) será usada par* r*al*zação *os *álculos do e*toque de seguranç*, *ist* q*e a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> empresa *m an*lise está em *rocesso e validação d*s da*os de previsã* </row>
<row> estim*t*va do lead time. </row>
</column>
<par>
<line> 3 </line>
<line> MATER*AL E *ÉTODOS </line>
</par>
<par>
<line> 3 .1 </line>
<line> Descrição da empres* </line>
</par>
<column>
<row> de de*an*a </row>
</column>
<column>
<row> e </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A empr*sa em estudo * uma fabricant* de *omp*stos cosmé*ic*s, *ocal*zada no </line>
</par>
<par>
<line> Arizona-USA. Possui um* fá*ric* de </line>
<line> úl*i*a geraç*o, laboratór*o de quali*ade e P&D </line>
</par>
<par>
<line> (p*s*uisa de qua**dade e desenvo*vimento), armazém, ce*tro de dist*ibu**ão e um laboratório </line>
<line> de tes*es ao con**midor, que *e*li*a a comp*o*açã* de alegações e a*alia a eficácia dos </line>
<line> ingredientes e pro*uto* fabricados. Também tem ** *ort*ólio *om cerca de 600 S*U* e u* </line>
<line> volume de estoque de 330 mil quilos, composto p*r *exturizastes, emolientes, e*ulsificant*s, </line>
</par>
<par>
<line> int*nsi*icadores sensoriais e bi*ativo* deri*ados da n*turez* para desen*olv** prod*tos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*i*ad*s *om a pe*e, cab*los, h*giene bucal e maquiage*. *sses i*e*s estão estoc*dos em do*s </line>
<line> armazéns n* América do *orte e um na Europa, tendo a d*stribu*ção *os produ*os em â*bi*o </line>
<line> global. </line>
</par>
<par>
<line> V*sto que o estoqu* de produto acabado da *mpre*a não </line>
<line> po* s uí a um a </line>
<line> estrat*gia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produção bem defin*da, a pri**ira o*ort*nidade de melhor** observada foi a segmentação de </line>
</par>
<par>
<line> *ada it*m, *ara determinar </line>
<line> qual sis**ma de fabrica*ão </line>
<line> deveria ser seguido. Com base nessa </line>
</par>
<par>
<column>
<row> análi*e, definiu-s* *s volumes de es*oq** mínimo (de segura*ça), médio (targe*) e *áx*mo ** </row>
<row> in*entá*io. E, *ara *erenci*r o in**ntário, fo*a* de*inidas alguma* mé*ric*s de desempen*o. </row>
</column>
<par>
<line> 3 .2 </line>
<line> Metodologia aplicad* </line>
<line> Inicialmen*e, foi f*ita uma revi*ã* biblio*ráfica de fundame*t*s e conceitos acerca *o </line>
</par>
<column>
<row> *erenci*mento de e*toque. Em u* segu**o mo*en*o, fo* d**envolvido um estu*o de caso </row>
</column>
</par>
<par>
<line> que, segun*o Yin (2001), pos*ui cará*er </line>
<line> empíric* * tem como objetivo investi*ar </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> *eter*inado *enôm*no em um caso real. Ne*s* análise, o fen**eno estuda*o f*i a política d* </line>
<line> est*q*e de **a empr*sa fornecedora de componentes d* cosméticos. </line>
<line> A*nda, pa*a *a*antir um estudo *ais **at* e estruturado, utilizou-se a meto*ologia </line>
</par>
<par>
<line> DMAIC. Ess* é uma ferrament* *ue, dev*do a sua </line>
<line> estr*tu*a bem </line>
<line> definida * obje*iva, pod* </line>
</par>
<par>
<line> gerar resultado* de*de a redução de *usto*, *tim*zação de *rocessos *té a s**isf*ção do cliente </line>
</par>
<par>
<line> (B*ZERRA, 2010). O DM**C </line>
<line> apresent* uma metodologia que possui </line>
<line> um *oteir* de *inco </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina *I, v. 20, n. 3, art. 9, *. 183-203, mar. 2*23 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. K. Miy*ka**, V. A. P. Gomes, B. C. Bati*ta, *. *. Frei*as </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> etapas q** ajudou a nort*ar o estudo de caso, sen*o elas: *efinir, M*dir, Analisa*, Melhorar * </line>
<line> Controla*. </line>
<line> Seguindo o m*todo, * pr*meir* etapa c*nsi**iu e* d*fi*ir os obje*os, e*copo e time de </line>
<line> *uporte do estudo fazendo o uso de um Termo *e Abe*tura de Projeto (TAP), documento *ue </line>
</par>
<par>
<line> r***e as informaç*es essenciais para desenvolvimento de um o </line>
<line> novo projeto (PER*IRA, </line>
</par>
<par>
<line> 2020). O TA* foi a*rese*t*do *a reunião de ki*k-off, a fim d* intro**zir o p*ojeto * resp*nder </line>
<line> às principais pergun*as do* stakeho**ers, lideranças da emp*esa. </line>
</par>
<par>
<line> C*m esses pas*os *etodológicos defini*os, o próximo p*sso *oi </line>
<line> de *edição. Nessa </line>
</par>
<par>
<line> fase, *t*lizou-se um plano de </line>
<line> co*eta d* dados </line>
<line> que, se*undo Barbosa (**08), é </line>
<line> uma das </line>
</par>
<par>
<line> principais fon**s de *nformação * ser*m </line>
<line> consid*radas, devi*o à existência *e *egistr*s </line>
</par>
<par>
<line> h*stóricos na pr*pri* or*a*iz*ção, sob a fo*ma de docu*en*os, f*chas o* re*a*órios. Logo, para </line>
<line> mensurar a nova polít*ca ** est*q*e, as seguintes in*ormações *e cada S*U foram coletadas: </line>
</par>
<par>
<line> nome do produto, histórico *e volume de </line>
<line> vendas d* 12 meses, previsão *e demanda </line>
<line> d* 1* </line>
</par>
<par>
<line> mes*s, *istórico de 3 me**s de *nv*ntá*io, lead time, % d* nív*l de ser**ço, cust* *o* volume </line>
<line> de SKU, última data de venda. A base de dados foi r**erente ao a*o de 2*21. </line>
<line> Na et*pa de análise, d*as ferram*nt*s fo**m utiliz*das. A pri**ira foi a análise do </line>
</par>
<par>
<line> processo (*ERKEMA, 2011), que co*sistiu na revisão do *sto*u* da empre*a antes </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> implementação, send* *e*isado* os ní**is </line>
<line> de esto*ue, se*mentação dos SK** * </line>
<line> fl*xogram* </line>
</par>
<par>
<line> do *edido *té a entrega, te*do co** objetiv* encontrar opo*tun**ade* d* mel*oria. </line>
<line> Foi realizada também uma aná*ise * fi* de *bter um* *a**r *isibilidade do p*rtfólio e </line>
<line> saudab*l***d* d* invent*rio (SZA*O, 2015). O SMOG, que tam*ém faz parte d* co*ponente </line>
<line> do estoque, mede o estoqu* em risco/em envelhec*mento. Essa anál*s* re*ere-se à quant*dade </line>
</par>
<par>
<line> de inventári* </line>
<line> que está se a*roxim*ndo do pra** de validade ou *ã* é con*umi*o/vendido </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ** d*terminado t*mpo. O cálcu*o é f*i*o m*dindo-se a **ade do e*toque, co*pa*ando-se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dia d* última v*nda *u úl*imo cons*mo do material com a data a*ual em anál*se </line>
<line> (THIEULEUX, *02*). </line>
<line> (4) </line>
<line> Já na e*apa de melhori* foram *evant*da* e s*gerid*s as poss**eis açõe* para </line>
<line> soluci*nar os problemas encont*ad*s nas aná*ises. P*ra iss*, foi *onstruíd* um d*shboard, em </line>
<line> *ma p*anil*a *let*ô**ca, *om a n*v* *olí*ica de est**ue. * base de cálculo usad* n* planilh* </line>
</par>
<par>
<line> *onsis*iu no m**odo duas gavetas, que *e utiliza d* classific*ção ABCxyz para *efi**r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 3, art. 9, p. 183-2*3, m**. 2023 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*lítica de Es*oque: Implementação em um* *n*ústria de *ompostos Cos*éticos </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> est*atégi* de produção e cálcul* do esto*u* de s*gurança para estimar o i*ven*ário *ínimo, </line>
<line> ta*get e *áxi*o (CHI*VENATO, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> Outr* ferramenta us*da ne*sa fase foi o b*a*nst*rm com </line>
<line> as equi*es *e comercial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pl*nejam**t* *ara definir as solu*ões de melhoria do *ortf*lio, a *artir das análises das </line>
<line> *étri*as definidas na etapa a*terior (WERKEMA, 2*1*). </line>
<line> A etapa fin*l do *rojet* con*istiu na *alidação *a ferramenta de po*ítica de estoque, </line>
<line> implem*ntaç*o da métrica de de*empenho e realizaçã* de treiname*t*s para a*segu*ar que o </line>
<line> p*aneja*or de produçã* conheç* os funda*entos da estratég*a (WER*EMA, 20*1). </line>
<line> O KPI (key perfor*ance indicato*) *scolhido foi o núm*ro de dias de supriment*s </line>
<line> (DOS), *ue m*de os níveis de estoque disponíveis com base no consumo histórico *m </line>
<line> volum*. Nesse ca*o, * estoque é baseado na méd*a m*vel de 3 *eses (SZ*BO, 201*), c*mo é </line>
<line> mos**ado na equaçã* (5). </line>
<line> (5) </line>
</par>
<par>
<line> Aprese*t*-se abaix* um quadro (Figu*a 6), com </line>
<line> o resumo de cada e**pa *a </line>
</par>
<par>
<line> m*todologia, par* *elhor visuali*ação e c*mpr*ensão d* leitor quanto à metodolo*ia d* </line>
<line> proj*t* (WERK*M*, 20*1) (). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. 3, art. 9, p. 183-203, ma*. *02* </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. K. Miyakaw*, V. A. P. Go*es, B. C. Ba*ist*, R. R. Fr*itas </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra * - Metodolo*ia *MAIC </line>
</par>
<par>
<line> DMA*C </line>
<line> Objeti*o </line>
<line> Ferr*men*a </line>
</par>
<par>
<line> Definir </line>
<line> De*ini*ão do* o*jetos, escopo e time de suporte d* p r oj et o. </line>
<line> Termo de Aber*ura *e Projeto (TAP) </line>
</par>
<par>
<line> M*dir </line>
<line> Dados requeridos: nome *o p*oduto, histórico de vo*ume de vendas de 12 m*ses, previsão de de*a*da de 12 meses, *is*órico de 3 mes*s d* inventário, l*a* ti*e, % do *í**l d* serviç*, cust* por volume de SKU, última data d* ve*da. </line>
<line> Plano d* co*eta de dados </line>
</par>
<par>
<line> Analis** </line>
<line> *. R**isão *o* níveis *e e*toque, *egme*tação dos SKU* * fl*xo**am* do pedido até * entr*ga. *. Mediç*o da quantidade de in*entário q*e está se aprox*mando do prazo de v*lidade o* não * con*umido/vendido a um determinado tempo. </line>
<line> 1. *nálise do estoque 2. SMOG: Slow Mov*ng an* O*solete Go o d * </line>
</par>
<par>
<line> Melhor*r </line>
<line> Leva*tame*to e sugest** das possíveis ações p*ra solucionar *s proble*as encontrados nas *nálises. </line>
<line> 1. Brainstorm : melhor*a do port*ó*i* 2. Dashboar* da p*líti*a de estoque </line>
</par>
<par>
<line> *ontrolar </line>
<line> *a*idação da ferrame*ta de polític* de est*que, implementa*ão da m*tr*c* de *ese**e**o e realização d* treinamentos e *lano de *omunica*ã* *onsolidado para assegur*r o planejador de produç*o sobr* os *undamentos da estratégia e a periodicidade que a ferrame*t* rodar. </line>
<line> 1. Tr*cke* nív*l de es*o*ue *. DOS: Day* of Supply </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autores, *022 </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> RESU**ADOS E DISC*SSÃO </line>
</par>
<par>
<line> * .1 </line>
<line> An*lis*s iniciais e op*rtunidades de melh*r*a </line>
<line> A partir da construção met*dológica, na *ase de de*i**ção e c*leta *e dados, algumas </line>
</par>
<par>
<line> pre*issa* *oram def***das: nível de *erv*ço de 95%, que i*fluencia diretame*te na quantidade </line>
</par>
<par>
<line> de mater*al estocado para at*n*er o cliente com maior </line>
<line> rap*dez e eficiênci*; os da*os d* </line>
</par>
<par>
<line> demand* foram substitu*dos pelo histórico de vend*, *a*a *i*ta a baixa ac*raci***e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> p*evisão, e * lead ti*e obse*vado. *ara a *s*ima*iva *esse último parâmetro, foi feito </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> m**eamento do processo da em**esa e o tempo gasto em cada etapa, desde o recebimento do </line>
<line> pedi*o *té o *espache. Baseado nisso, ficou e*tabelecido *m lea* time d* 36 **as para </line>
<line> *rodutos *egm*nta*os em MTO e d* 14 *ias para MTS (Fi**ra 7). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 3, art. 9, p. 183-203, mar. 2023 </line>
<line> w*w4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Política *e Est*q**: *mplementação em um* Indústr*a de Comp*stos Cosm*ti*os </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ura 7 - *luxograma do pr*cesso de produção </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *utore*, 2022 </line>
<line> A p*rt*r d*ssas p*emis*as e do* dados da empresa, *dentifica*a*-se as oportunidade* </line>
<line> *e melhoria na política de inventário ** emp*esa, seguin*o, e**ão, para a etap* de anál**e. </line>
<line> Feita a classificação AB*x** de cada SK*, a primeir* análise ob*i*a foi que a segmentação </line>
</par>
<par>
<line> do estoque </line>
<line> não s*guia a Regra de Pareto, vis*o que *0% dos SKU* </line>
<line> **guia* a estratégia de </line>
</par>
<par>
<line> Make-to-Order * 40% Mak*-to-Stock, mas representavam 67% e 33% do *olume de vendas, </line>
<line> respe*tivamen**. Logo, a oportunidade *ncontrada *oi *e propor uma nova segmentação, </line>
<line> estraté*i* *e produç*o e, post*r**rme*te, a políti*a de e*toque. </line>
<line> A segunda oportunidad* foi de re*is** do *ortfó*io, a partir da métrica de dese*penho </line>
</par>
<par>
<line> SMOG, **e p*rmite vi*ualizar quais *KUs es*ão *om um baix* v*lume </line>
<line> de ve*d*, </line>
</par>
<par>
<line> c*mprometen*o o capital de giro da em**esa (*HIEULEUX, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Para a emp*es* em análise, **v*dir**-s* os SK*s em *uas ca*e*orias: os que tiveram </line>
<line> ve*da dentro d* per*o*o de um ano * os qu* foram vendi*os há mais *e um ano. Faze*do * </line>
<line> uso da equação (4) para realiz*r os cálc**os, observou-se *u* 40% dos SKUs tiveram ven*a </line>
<line> no temp* *e 12 meses, repre*entando uma porcentagem de 93% do vo*ume de est*que </line>
<line> di**onível n* armazé*. Esse *e**ltado levou ao qu*stio*ame*to d* qual ação to*a* c*m os </line>
<line> 60% dos SKUs que n*o fora* *e*didos dentro de um ano. Além do que deveria ser feito c*m </line>
</par>
<par>
<line> o volume d* 7% em *stoque que aind* e*ist** no *r*azém. P*ra essa discussão, o time </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *arketing e Comercial foi conta*ado, a f*m de decid*r** </line>
<line> s* er* v*l*do eliminar os SKUs </line>
</par>
<par>
<line> obso**tos *o port*ólio, rea*izar uma aç*o de ven*a com o* </line>
<line> volumes em est*que </line>
<line> e/ou </line>
</par>
<par>
<line> reprocessá-los. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*ina PI, *. 20, n. 3, art. 9, p. 183-203, *ar. 2023 </line>
<line> www4.f*anet.c*m.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. **yakawa, V. A. P. Gom*s, B. C. Batista, *. R. Freitas </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Segundo Lustosa (20*8), observ*-se que a a*álise reflete a di*iculdade de controle de </row>
<row> *m it*m e o impacto d*sse i*em sobre o* cu*to* e a *entabilidade, por isso, a imp*rtânci* de </row>
<row> classif*car corr*tamente a es*ratégia de p*odução com base em dado* históricos da e*pres*. </row>
</column>
<par>
<line> 4 .2 </line>
<line> Definiç*o da estratég*a de pr*duçã* </line>
<line> A primeira **opost* de melhori* foi a de r*vi**o da est*atégia d* produção. * </line>
</par>
</par>
<par>
<line> histórico e </line>
<line> var**bilidade de </line>
<line> venda se**iram de </line>
<line> base para definição da </line>
<line> no*a est*atégia </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> produç*o da emp*es*, * fim de *timizar o </line>
<line> est*q*e e *um**tar a satisfação do </line>
<line> cl*en*e. Por </line>
</par>
<par>
<line> int*rmédio d* curva ABC * da </line>
<line> classi*icação XYZ, os SKUs foram separados em grup*s </line>
</par>
<par>
<line> (Tabela *). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *abela 1 - Posição do *st*que em rela*ão ao pro*esso pr*duti*o </row>
</column>
<par>
<line> Qtd </line>
<line> Margem </line>
</par>
<par>
<line> ABC*yz </line>
<line> V**iabi*ida*e </line>
<line> S*U </line>
<line> (Vol) </line>
</par>
</par>
<par>
<line> ** </line>
<line> 12 </line>
<line> Alta </line>
<line> Constante </line>
</par>
<par>
<line> AY </line>
<line> 2* </line>
<line> *lta </line>
<line> Variável </line>
</par>
<par>
<line> AZ </line>
<line> 22 </line>
<line> Alta </line>
<line> *rregular </line>
</par>
<par>
<line> *X </line>
<line> 1 </line>
<line> Mé**a </line>
<line> Con*tante </line>
</par>
<par>
<line> B* </line>
<line> * </line>
<line> Méd*a </line>
<line> Variável </line>
</par>
<par>
<line> BZ </line>
<line> 60 </line>
<line> Média </line>
<line> Irre**lar </line>
</par>
<par>
<line> CX </line>
<line> 0 </line>
<line> Baixa </line>
<line> Con*tan*e </line>
</par>
<par>
<line> CY </line>
<line> * </line>
<line> Bai*a </line>
<line> Variável </line>
</par>
<par>
<line> CZ </line>
<line> 454 </line>
<line> Baixa </line>
<line> Irregular </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Autores, **22 </line>
<line> A partir d*ssa cl**si*ic***o, para cada *rup*, foram definidas du*s *iferentes </line>
<line> estratég**s de *rodu**o. O pri*eiro do* q*e possuem uma baixa margem d* *end*s, quando </line>
</par>
<par>
<line> comparado </line>
<line> com o volume tot**, e a*ta *ariab*lida*e, *u s**a, </line>
<line> demanda *rr*gul*r de ve*da*. </line>
</par>
<par>
<line> Esses são *s *KUs se*ment*dos como CX, CY e **, em </line>
<line> que é in*icada a pro*ução MTO, </line>
</par>
<par>
<line> on*e não há neces*idade d* estocar produ*os. </line>
</par>
<par>
<line> * seg*ndo são os grupos AX, AY, A* e BX, que poss**m alta margem d* **nda </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> variabilidad* constan*e/regular. Ness* *aso a melh*r *s*r*tégia a *e* adotad* f*i a de M*S. </line>
</par>
<par>
<line> Par* os SKUs do segment* BY e **, foi fe*ta uma anális* junto com </line>
<line> os supervisores de </line>
</par>
<par>
<line> p*anejamento sobre qual e*tr*tégia deveria ser ap*icada, ve* *ue po**uíam margem d* venda e </line>
<line> Re*. FSA, *eresin*, v. 20, n. 3, art. 9, p. 1*3-20*, mar. 2**3 *ww4.fsan*t.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Política *e Estoque: Implementação em u*a In*ústr*a de Com*ostos Cosmétic*s </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> vari*bilid*de mediana. *ara essa re**sã*, f*ram a*aliados o* ú*tim*s 6 me*es de ven*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> princ*pai* clientes que comprava* os produ*os. Assim, 4 SKUs do gr*po BY e 20 d* g*upo </line>
<line> BZ seguiram c** a es*rat*gia de make-*o-st*ck. </line>
<line> Em v*sta disso, aplica*do Regra de Pareto, foi obtida a e*tratégia de produ*ão de 14% </line>
<line> dos SKUs para ser MTS, representando 97% do v*lume *e venda* dos 12 meses a*al*sados, e </line>
<line> 86% dos SKUs c*mo MTO, *epresentando 3% do volu** de ve*das. Com essa nov* </line>
<line> definição, os i*e*s segme*tados como MTO pas*ari*m a não ter estoque, *isto qu* a produção </line>
<line> é feita sob encomenda, ma*tendo apenas ** *tens MTS a*maz*nados. </line>
</par>
<par>
<line> Segui*do essa nova estraté*i*, *oi poss*vel ob**r um port*ólio mais *nxut* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> oti*izado, lev*nd* *m consideração os doi* parâ*etros adotados, marge* e variab*lidade. </line>
<line> *egu*do Thieuleux (2021), po**ri*m ser adotados outras categorias para segmentação, como </line>
</par>
<par>
<line> a incert*za de fornecim*nto e SMOG, porém aument*ria o númer* de classificaç*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *om*lexidade no *ortfólio. Estratégia que, visto o atual nível de *aturidade da empresa, não </line>
<line> seria van**joso. </line>
<line> 4 .3 Defini**o do* *ív*is de es*oque ideais </line>
</par>
<par>
<line> Após *ro*or a n**a d* </line>
<line> estratégi* de produ**o, seg*iu-s* p*r* eta*a d* </line>
<line> defin*çã* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> polít*ca de estoque, em que foram mensura*os os volume* ideais *e estoque de *egurança (*u </line>
<line> mínimo), target (ou médio/idea*) e o *áximo dos iten* que *egu*r*m c** a estrat*gi* make- </line>
<line> to-st*ck. E, a pa*tir dess*s níveis de in*entário *efinido*, c*iou-se um trac*er, no Excel, para </line>
</par>
<par>
<line> *denti**car quais S*Us esta*am muito </line>
<line> abaixo ou muito ac*m* d*s volum*s ideias d* </line>
</par>
<par>
<line> armazenagem. </line>
</par>
<par>
<line> Segui**o a *etodo*og*a *e cálculo do Thie*le*x (2021), * *olum* de *stoque *e </line>
</par>
<par>
<line> segurança *oi e**imado usando a equ*ção (3) e os </line>
<line> dias *e cob*rtu** foram calcu*ados </line>
</par>
<par>
<line> div*d*nd*-se o volu*e e*c*ntrado *ela </line>
<line> médi* diária *e </line>
<line> ve*das. O vo*ume máximo foi </line>
</par>
<par>
<line> calculado multipl*can*o-se o volum* médi* </line>
<line> de *e*das pel* l*ad *ime, s*mando-*e </line>
</par>
<par>
<line> posteriormente com o volume de estoque de segurança. Por fi*, o *stoqu* médio (Ta*get) é o </line>
<line> resul*ado da so*a do estoque mínimo e máximo di**do por d*is. </line>
<line> Feit* esse cálcu** *a*a todos *s 85 SKUs que *eguir*m com a estraté*ia de prod*ção </line>
<line> MTS e zerando o est*que dos SK*s *efinidos como MTO, obteve-*e uma reduç*o do v*lume </line>
<line> de inventário em 14%, p*ssan*o de *30 *il quilos para 284 mil quilos, e 16% de reduçã* no </line>
<line> custo ** ar*azenagem e, ainda, *onseg*indo eleva* o níve* d* serviço ao cliente *e 80% p*ra </line>
<line> 95%. </line>
<line> Rev. *SA, Te*esi*a PI, v. 20, n. 3, art. 9, *. *83-2*3, m*r. 20*3 www4.*sane*.co*.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. K. Miyakawa, V. A. P. Gomes, *. *. Batista, R. R. Freitas </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> O Gráf*co (1) f*z a compara**o entre a *omp*s**ão em *olume de e*t*q** encon*rado </line>
</par>
<par>
<line> ** arm*zém, *urante o período *m análise *o proje*o, * o estoq*e </line>
<line> al*o propos*o. *isto o </line>
</par>
<par>
<line> desaf** de visual*z*r o* 583 *KUs, estes foram agrupados em *r*s c*te*orias: *s que seg*ira* </line>
</par>
<par>
<line> a estratégia MTO, *s SKUs se*mentado* no </line>
<line> grupo A (AX, A*, AZ) e o* no </line>
<line> *rupo B (BX, </line>
</par>
<par>
<line> BY, BZ). Sen*o os dois últimos u** sub*ategoria dos SKUs que segui*am * *stra*égia MTS </line>
<line> que, como observa*o no **áfico, são os itens *ue compõem o esto*ue. </line>
<line> Gráfico 1 - Co*posição do *stoqu* dispo**vel Vs. Tar*et </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autore*, 202* </line>
<line> Apesar da *edu**o em **lume e custo de inv*ntário *ota*, observo*-se, tam*é*, uma </line>
<line> opo****idade de aumen*o em 23% do *olum* d* estoqu* *o grup* B e uma re*ução de 4% do </line>
<line> grupo A. Desse modo, a redução tot*l entre * est*qu* *i*ponível e o Target n*o *eio somente </line>
<line> dos SKUs zerados na estratégia MTO, mas também da redução de *olum* d* a*guns it**s </line>
<line> *TS que es*av*m e* e*c*sso. </line>
</par>
<par>
<line> 4 .4 </line>
<line> Métr*ca de desempenho e controle do estoque </line>
<line> Além do tra*ker do n*v*l de inventário, outra fe*ramenta para *ont**l*r o estoque *oi </line>
</par>
<par>
<line> a*otada, o Days o* </line>
<line> *uppl* (D*S). Essa é uma métri** q*e *stim* os dias de cobertu*a que </line>
</par>
<par>
<line> c*da SKU possui, *ase*do no est*que dis*onível dos *ltimos *rês mese* e a média mensal de </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. *0, n. 3, art. 9, p. 183-*0*, *ar. 202* www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Polí*ica de Estoque: Implement*ção *m uma Indústria d* Com*os*os Cosmé*icos </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> volume *e vendas (S*AB*, 201*). Nessa aná*is*, su*dividiu-se os itens em c*nco *ateg*rias: </line>
</par>
<par>
<line> os *e* inventário, DOS 1 30 dias, de *0 a 60 dia*, de *0 a 90 *i*s, mais de 90 dias. * a </line>
</par>
<par>
<line> Tabela (2) *ostra quantos *KUs e*tão em cada categori*, de acordo com e*tratégia a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> produç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 2 - Days of *upply (D*S) </line>
</par>
<par>
<line> Sem *stoque </line>
<line> 1-*0 </line>
<line> 3*-60 </line>
<line> 60-*0 </line>
<line> >90 </line>
</par>
<par>
<line> #S K U </line>
<line> 29 </line>
<line> 8 </line>
<line> 7 </line>
<line> 1* </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> MTS </line>
</par>
<par>
<line> #S K U </line>
<line> 476 </line>
<line> 7 </line>
<line> * </line>
<line> 1 </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> MTO </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Au*ores, 2022 </line>
<line> F*ita essa análise, foi *ossí*el to**r três dec*sões *a primeira rodada de </line>
</par>
<par>
<line> ger*nci*mento: zer*r * estoq*e do* S*Us *efini*os como MTO, reduz*r *nventário dos o </line>
<line> it*ns MTS *om DOS maior que 90 dias e *mit*r ordem de *roduç*o dos SK*s que estão *em </line>
<line> invent*rio, mas qu* tiveram defi*ida a estratégia de make-to-s*ock. </line>
</par>
<par>
<line> Junt* co* os treinamen*os e utilizaçã* das </line>
<line> ferramentas de controle de estoque, foi poss*vel </line>
</par>
<par>
<line> otimizar o inventário *a empresa em estudo. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONS*DERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O presen*e trabalho tev* c*mo objetivo *m**ementar uma política *e estoqu* </line>
</par>
<par>
<line> estratégica e ot*m*zad* *m </line>
<line> uma emp*esa *a </line>
<line> área de *osméticos. Obteve </line>
<line> c*mo resultado * </line>
</par>
<par>
<line> re*uçã* </line>
<line> *e </line>
<line> vo*u*e *e ***entário </line>
<line> em 14% * *e cust*s *m 16%, ainda, cons*guindo *leva* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> nível de s*r*iç* *o *liente de *0% para 95%. </line>
<line> C*m* v*sto n* pres*nt* estud*, alguma* prem**sas *recisaram ser ado**d*s d**ido à </line>
</par>
<par>
<line> baixa a*ur*cid**e d* *lguns dados da e*presa, como a p*e*is*o </line>
<line> de </line>
<line> d*ma*da p*ra o cálculo </line>
</par>
<par>
<line> do e*toqu* </line>
<line> de seg*r*n*a. M*s, ainda com a *portunidade </line>
<line> de realizar as a*áli*es com dados </line>
</par>
<par>
<line> ma*s acu*ados, a revisão do </line>
<line> portfólio e def*nição *a estrat*gi* de produção proposta f*i </line>
</par>
<par>
<line> f*ndamental para ente*der </line>
<line> quais ite*s geravam mais valor à e*presa. A*s*m, foi possível </line>
</par>
<par>
<line> obter *m inventário *a*dáve* e com os volume* ideias **ra qu* nã* houvesse *al*a ou e*c*sso </line>
<line> *e p*oduto armazena*o. *es** forma, o f**o pr**cipal do proje*o foi alc*nç**o, uma ve* que </line>
<line> fo*am pro*ostos quais SKUs deveriam ter redução de volume, para não com*ro*ete* * </line>
<line> *ev. FSA, *eresina PI, v. 20, n. 3, ar*. 9, *. *83-20*, m*r. *023 www*.fsa*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. K. Miyakawa, V. A. P. Go*e*, B. *. Ba*ista, R. R. Fre*tas </line>
<line> 202 </line>
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<line> estoque de gir*, * qua*s *ever*am au*entar a *roduç*o para garantir a entrega n* l*ad time </line>
<line> *ais r*pido aos cl*ent*s. </line>
<line> Um* out*a oportunida*e e*con*rada foi a *e imple*en*ar outras métr*cas de controle, </line>
</par>
<par>
<line> *omo o giro </line>
<line> de e**oque e cobert*ra de estoque futuro, quando o negócio atingir mais </line>
</par>
<par>
<line> m**uridade em relação a dados e * roti*a d* análise d* inventário. Mas, *om as novas p*áticas </line>
<line> suger*das foi visto que uma gestão d* estoque *fica* deve fazer parte da rot*na do time de </line>
<line> pl**ejamento, *ara **rantir um i**entário saudável, r*duzir custo*, ofer*cer o *elho* </line>
<line> atendimento *o *l*ent* e, as*im, manter a com*etiti*idade da em*resa frente c*ncorrê*cia. </line>
<line> REFERÊNCIA* </line>
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<line> M. K. M*ya**w* </line>
<line> V. A. P. Gomes </line>
<line> B. C. Bat*sta </line>
<line> R. R. Fre*tas </line>
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<line> 1) conc*pção e planejament*. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál**e e i*terpre*ação d*s d*d**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) elaboração do rascunho o* *a re*isão crítica do cont*ú*o. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipação na a*r*vação da versão final do m*nuscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 3, art. *, p. 183-2*3, mar. 2023 </line>
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