O Impacto da Pandemia de Covid-19 no Comportamento do Consumidor / The Impact of the Covid-19 Pandemic on Consumer Behavior
Abstract
O objetivo do presente estudo é investigar os impactos da pandemia do Covid-19 no comportamento do consumidor. O foco do estudo foi nas cidades de Macaé e Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado. Foram no total 15 entrevistas. Os resultados apontaram que, antes da pandemia, as compras presenciais eram feitas com bastante frequência, enquanto as compras online eram menos frequentes. Com a pandemia, houve mudanças no comportamento dos consumidores entrevistados. Muitos aumentaram o consumo hedônico e o consumo, que antes era presencial em sua maioria, passou a ser online ou por meio de delivery. Alguns critérios importantes na tomada de decisão de compra foram: preço, seguir as recomendações do Ministério da Saúde, qualidade do produto, frete grátis, avaliação por outros compradores e prazo de entrega. Notou-se uma vontade dos entrevistados de manter as compras em formato online mesmo após a pandemia, seja por questões de praticidade, seja pela disponibilidade de opções diversas e comparações de preços.
Palavras-chave: Pandemia. Consumo. Comportamento do Consumidor.
ABSTRACT
The objective of the present study was to investigate the impacts of the Covid-19 pandemic on consumer behavior. The focus was in the cities of Macaé and Rio das Ostras, in the state of Rio de Janeiro. In-depth interviews were conducted guided by a semi-structured script. There were 15 interviews. The results showed that, before the pandemic, in-person purchases were made quite frequently, while online purchases were less frequent. Because of de pandemic, there were changes in consumer behavior. Many interviewees increased their hedonic consumption and consumption, which used to be mostly face-to-face, became online or through delivery. Some important criteria in making a purchase decision were: price, following the Ministry of Health’s recommendations, product quality, free shipping, other customers reviews, and delivery time. Most respondents intend to continue shopping online even after the pandemic, because of practicality or different options and price comparisons.
Keywords: Pandemic. Consumption. Consumer Behavior.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.8.1
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)