<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 8, art. 1, p. 3-19, ago. 2*2*
</line>
<line>
IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.*.1
</line>
</par><par>
<line>
O Impa*to da Pandemia de Covid-19 no Comp*r*amento do *on*umido*
</line>
<line>
*he Impact of th* *ovid-19 Pand*mic on Consu*er Be*a*ior
</line>
</par><par>
<line>
Mahya*a Paraquett C**tinh*
</line>
<line>
Graduaçã* em A*minis*r*ção pel* Universidade Feder*l F*uminense
</line>
<line>
E-mail: ***yara_para*uett@id.uff.br
</line>
<line>
Re*ata Céli M*reira da Sil*a Paula
</line>
<line>
Doutora e* Ad*inistração pel* Pontifíc*a U*iversid**e Catól*ca *o Rio de Jane*r*
</line>
<line>
*rofesso*a Universidade F*d*ral Flumi*ense
</line>
<line>
E-mail: r*nataceli@id.uff.br
</line>
</par><par>
<line>
*nde*eço: Mahyara P*raq*et* Cout*nho
</line>
<line>
Edito*-Ch*f*: Dr. Tonny K*rle* de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Av. A*uízio da Silva Gomes, 50, bloco D - G*anja dos
</line>
<line>
Rodrig*e*
</line>
</par><par>
<line>
C*v*le*ros, M*caé - **, 27930-560., Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*n*ereç*: Renata Cél* Moreira ** S*lva Paula
</line>
<line>
Artigo recebi*o em 31/*3/*023. Últim*
</line>
<line>
*e*são
</line>
</par><par>
<line>
*v. Aluízi* da Silva Go**s, 50, bloc* D - Granj* dos
</line>
<line>
receb*da em *9/04/2023. A*rovado e* 20/04/2*23.
</line>
</par><par>
<line>
Cavale**os, Macaé - R*, 27930-560., Bras*l.
</line>
</par><par>
<line>
Av*l*ado pelo sistema Tri*l* Review: *esk Rev**w a)
</line>
<line>
pel* Editor-Chefe; e b) Doubl* Blind **view
</line>
<line>
(avaliação cega por d*is avali*dores da área).
</line>
<line>
Revisão: Gra*atica*, N*rmativa e *e Formata*ão
</line>
</par><par>
</page><line>
A*E*CIA *E FOMENTOS: Ag*adecemos à FAPERJ pel* bolsa de I*ici*ç*o Cien*ífica que possibili*ou a pesqui*a.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. *outinh*, R. C. M. S. P*ula
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
R*S*MO
</line>
</par><par>
<line>
O o*jetivo do present* est*do é investigar *s impactos da pan*e**a d* Covid-19 n*
</line>
<line>
comportame*to d* consumidor. * foco do est*do foi nas cidades de Macaé e R*o d*s O*tras,
</line>
</par><par>
<line>
no estado do Rio
</line>
<line>
de Janei*o. Fora* rea*izadas entrevistas em pro*undidade g*iad*s por um
</line>
</par><par>
<line>
ro*eiro semiestruturado. Foram n* total 15 e**revistas. Os resultados apont*r** qu*, antes da
</line>
<line>
**nde*ia, *s **mpras pre*encia*s eram fe*tas com bast*n*e frequ*ncia, enquanto as compras
</line>
<line>
*n*i*e eram menos *requentes. Com a *a**e*i*, *ouve mudança* no comportamento *os
</line>
<line>
*onsu*idores e*trevista*os. Muit*s aumentaram o consumo hedônico e o con**mo, que antes
</line>
<line>
era *resencial em sua maioria, *a*sou a ser *nline ou p*r *e*o de delivery. Alguns critério*
</line>
</par><par>
<line>
importa*t*s
</line>
<line>
na tomada de decisã* de comp*a *oram: preço, seguir as reco*end*ções
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Min*st*rio da Saúd*, qualidade *o produ*o, *re** grá*i*, a**liação *or
</line>
<line>
o*t**s co*pra*o*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*azo d* entrega. No*o*-*e uma vo*tade d*s entre**s*ados de man*er as compras em formato
</line>
<line>
o*line mesmo após a pandemia, seja por *uestões de praticidade, sej* pela disponibilidade de
</line>
<line>
opções d*versa* e comparações de preç*s.
</line>
<line>
Palavra*-cha*e: Pand*m*a. Con*umo. Comportamento do C**sum*dor.
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
<line>
The objecti*e of the present study was to investiga** the impacts of the *ovid-19 pandemic on
</line>
<line>
c*nsume* behavior. The focu* was in the cities of Macaé and R*o das Os*ras, *n the state of
</line>
<line>
Rio de Jan*iro. In-d*pth interv*ews were co*duct*d gui*ed by a *emi-structured script. *here
</line>
<line>
were 15 interv*ew*. The results s*owed that, before the *andemic, in-p*rson purchase* were
</line>
<line>
made quit* frequently, while o**ine purchase* were less fre*uent. Because of de pan*e*ic,
</line>
<line>
the*e *ere changes in consum*r behavio*. Many interviewee* inc*e**ed their hedoni*
</line>
</par><par>
<line>
consu*ption and
</line>
<line>
*onsump*ion, which used to be mos*ly *a*e-to-*ace, becam* online or
</line>
</par><par>
<line>
throug*
</line>
<line>
de*iver*. Some import*nt *rite*ia in mak*ng * purchase decis**n were: pr**e,
</line>
</par><par>
<line>
following th* M*nistry of H*alt*\s r**ommendations, pr*d*ct quality, free shipping, *ther
</line>
</par><par>
<line>
custom*rs reviews, an* deliver* time. Most
</line>
<line>
r*sp*nde*ts int*nd to continu* shopp*ng online
</line>
</par><par>
<line>
even afte* the p*nd*mic, *ecause of pr*ctical*ty or *i*ferent opti*n* an* p*ice c*mparison*.
</line>
<line>
Keywords: *andemi*. Consumpt*on. Consumer Behavior.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na, v. 20, n. 8, *rt. 1, p. 3-19, ago. 2023
</line>
<line>
www4.f**net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Im*acto da Pandemia de Covid-19 no Compo*tamento do *onsum**or
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A *andemi* ** novo c*ronavír*s trouxe diversos *mpac*o* para a s*c*ed*de. S*gund*
</line>
<line>
o *inistério da Saúde, "coronavírus * uma família de **rus que causam in*ecções
</line>
</par><par>
<line>
resp*rat*rias. O **v* agente do
</line>
<line>
c*ronavíru* (nCoV-2019) foi de*co*erto
</line>
<line>
em 31/12/19, após
</line>
</par><par>
<line>
casos r*gis*rados n* China". Desde *ntão, o Covi*-*9 se esp*lhou pel* mundo * apresentou
</line>
<line>
seu primeiro caso c*nfirm**o no Brasil, e* São Pa*l*, **a *6/*2/202* (U*A-SUS, 2*20).
</line>
</par><par>
<line>
Com o avan*o da *oe**a
</line>
<line>
pelo país,
</line>
<line>
*
</line>
<line>
estado do RJ reconheceu a emerg*nc*a e*
</line>
</par><par>
<line>
saúde pública, tomando medid*s
</line>
<line>
de prevenç*o ao contágio através *o *ec*eto *º
</line>
<line>
4 6 .9 7 3 , d e
</line>
</par><par>
<line>
1*/03/*020 (*I**IO OFICIAL DO R*O *E JANEIRO, 2020). Algum*s medidas previstas
</line>
</par><par>
<line>
*o d*c*eto for*m: su*pensão de **iv*d*des coleti*a*, como cinema,
</line>
<line>
teatr*s e a****. *
</line>
</par><par>
<line>
funcio*amento de bares, restau*antes e lanchonetes foi restrito à
</line>
<line>
cap**idade de 30% **
</line>
</par><par>
<line>
l*tação, s*oppings * ac*dem*a* *oram f*c*ados. Vi**ndo ao enfr*ntamento da pandemia *
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
proteção ** co*e*ivi*ade, várias cidade* decretar*m qua*entena. Maca*, *or exemplo, p*oibiu
</line>
<line>
entra*a e circula*ão d* ôn*b*s d* excursão e turi**o * estimulou o co*s**o por de*iver* par*
</line>
<line>
as pess*as pe**a*ecerem em c**a (PREF**TURA DE MACAÉ, 2020).
</line>
<line>
Di*nte des*as *udanças d* cenário, divers*s vidas for*m perdidas e * e*on*mia *ofreu
</line>
</par><par>
<line>
co*sequ*ncias em vári** á**as. O con*exto começou a mel*orar
</line>
<line>
c*m o a*anço no rit*o das
</line>
</par><par>
<line>
v*c*na**es em *odo o país. Outro efeit* que *ode ser mapead* f*i a i*tens**icação das *rises
</line>
<line>
**eexi**entes. No *r*si*, j* vigoravam a crise ec*nômica, a crise na **ú*e púb*ic* e a c*is*
</line>
</par><par>
<line>
política. Co* a c*eg*da da p*nde***, houve a
</line>
<line>
c*talisação
</line>
<line>
*as m*smas, resultando em uma
</line>
</par><par>
<line>
"crise monumental, prova*elme*te a maior de nossa história" (M*LO; CABRAL, 2020, p.
</line>
<line>
3686).
</line>
</par><par>
<line>
A *ecessidade
</line>
<line>
do isolam*nto soci*l para conter a
</line>
<line>
dis*em**ação do *í*us e me*o o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inc*rteza de*id* u*a *
</line>
<line>
nova *oença ge*ara* c*nseq*ências na saúde m*ntal da popula*ão
</line>
</par><par>
<line>
(PF**FERB**M; *ORT*, *020). Ess* s*tuação *ez com que os prof*ss*ona*s d* psic*lo*ia
</line>
</par><par>
<line>
se reinventassem nas estraté*ias ** t*atamento,
</line>
<line>
além d* a*enderem s**s pacientes de fo*ma
</line>
</par><par>
<line>
online (BÉ*ÉS; AAFJES-VAN DO**N, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
A* em*r*sas t*mbém fo*am *m*actada*. Mudanças drástic*s por ca**a da
</line>
<line>
pan**mia
</line>
</par><par>
<line>
r*sultaram e* u*a necess*dade de ada*tação, sej* po* meio de al*erações *a ges*ã* e *otina
</line>
<line>
da *mpresa - com* o tra*alho remoto, seja por meio de al*eração na es*ra*égi* de n*gócios e
</line>
<line>
a*é no de*ign e *ayouts das empresas (FOSS, 2021; SAUR*; R*BEIRO-SORIAN*;
</line>
</par><par>
<line>
SALDAÑA, 2022). Ass*m, o obj**ivo d* presente estud* é in*estig** os impactos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina **, v. 20, n. 8, art. 1, p. *-19, ago. 2023 *ww4.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. P. Co*tin*o, *. *. M. S. Paula
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pandemia do Covid-*9 no compor*amen*o d* con*umidor. O foco *o es**do f*i nas cidades
</line>
<line>
de *acaé e R*o das *stras, *o **tado do Rio de Janeiro.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRIC*
</line>
<line>
2.1 Compor*amento d* Cons*midor
</line>
<line>
O co*p*rta*ento do co*sumido* po*e ser **fin*do como um ca*po de *st**o que
</line>
</par><par>
<line>
t*m *omo objet* de *nálise os "[...] processos envolvidos quando indiv**u*s
</line>
<line>
ou grupo*
</line>
</par><par>
<line>
s*leci*nam,
</line>
<line>
compram, usam
</line>
<line>
ou *escartam pro*utos, *e*viç**, i*eias ou experiê**ia* para
</line>
</par><par>
<line>
sati**a*er *e*essidad*s e d*s*jos" (*OLOM*N, 2011, p. 3*). Exist*m cinco fatores que
</line>
</par><par>
<line>
af*tam o comporta*ento
</line>
<line>
do c*nsumidor: fat*res de mer*ado, cult*rais, so**ais, pessoais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*ico*ógicos. Os f*tores de mercado *eferem-se ao *stado **onômico vigente, como níveis de
</line>
<line>
emprego, inflação e disp**ibil*dad* de r*curso para consumo (KOTLER; KE*LER, 20*2).
</line>
<line>
Em relação aos fatores culturais, o *omp*rt*men*o do *onsumid*r e seus respecti**s
</line>
<line>
des***s estão *iretamente d**er*inados pela *ultura na qu*l ele se insere (C*EVELAND;
</line>
<line>
LAROCH*; TAKASHI, 20*5; LIN; *AHL; ARGO, 2017). E*sa influê*cia *ultural pod* ser
</line>
</par><par>
<line>
identi*icada por meio d* subcult*ras
</line>
<line>
* classes sociais. "Ent*e as sub*ul**ra* estão
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
na*ionalidades, *s re*igiões, os grupos ét**cos e as regiões geog*áf*cas" (KOTLER; KELLER,
</line>
<line>
2012, p. *65).
</line>
<line>
Os f*tores so*ia*s (CHURCHILL; PE*ER, *012) são as interações entre duas *essoa*
</line>
<line>
ou m*i* que a**tam o p*o*es*o de compra d** consumidores. Um exem*lo *ode ser o grupo
</line>
<line>
de refe*ê*cia (SEMILA; RAJESH, 201*). *u*t*s grupos d* *eferê*cia se encontr*m h*je na
</line>
<line>
int*rnet, como e* rede* sociais e comunidades virtuais (LEAL; HOR-MEYLL; PÊSSOA,
</line>
<line>
2*12; *EE; FO*TUNY, 2*2*).
</line>
</par><par>
<line>
Os fator*s p*ssoais influenci*m a cond**a do consumidor p*r *eio
</line>
<line>
da *ua idade,
</line>
</par><par>
<line>
ocup*ção, valore*,
</line>
<line>
perso*alidade, *stilo de vida, auto*mag*m, *ir*unstâncias *c*nômicas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
estágio no ciclo de vi*a (KOTLER; KELLER, 2012). Tra*os *e pe*so*alidade, co*o ser mais
</line>
<line>
*xtro*ertido ou sociável, po*em i*fluenciar o compor*am*nto de con*um* (NATIVIDADE et
</line>
<line>
al., 2012). Valo*es, com* individualismo e coletivismo (SOY*Z, 2012), abertur* à *ud*nça,
</line>
</par><par>
<line>
autotransce*dê*cia,
</line>
<line>
autop*om*ção
</line>
<line>
e
</line>
<line>
conserva*ão (SC**A**Z, 1994) também são capazes
</line>
</par><par>
<line>
de *nfluenciar o co*portamento do consumidor.
</line>
<line>
Os fa*or*s psicol*gicos são os que induzem o compor*amento *o in*ivíduo * *ons*mir
</line>
</par><par>
<line>
por m*i* de proc*ss*s in*ernos, como
</line>
<line>
*otivaç*o, *er*epç*o, aprendizagem e *emória
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 20, n. 8, art. 1, p. 3-19, ago. *0*3
</line>
<line>
ww*4.fsane*.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Imp*cto da Pa*d*mia de Covid-19 no Comportamento *o C*n*umi*or
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
(KOTLER; KELL*R, 2012). A motiv*çã* s*rg* da n*ces**da*e de elimi*ar o* reduzir uma
</line>
<line>
carênc*a, é por meio dela que é exe**ível ente*der o motivo pe*o qu** *s consum*do*es agem
</line>
</par><par>
<line>
de uma manei*a ou de o*tra (SOLOMO*, 201*). Qua*do *e trata *a per*epção como
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
fato* psicológico que inf*uencia * compo*tamento do consumido*, Solomon (2011) afirma que
</line>
</par><par>
<line>
a per*epção é um* sequência
</line>
<line>
contín*a de fatos por *eio *os q*ais *s pessoas i**erpretam
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
org*nizam
</line>
<line>
percepções senso*iais, como
</line>
<line>
p* *
</line>
<line>
exe*plo, cor, s*m, textura, s*bo*es e odo*es. É
</line>
</par><par>
<line>
por *eio desse processo i*trínseco que as *ensaç*e* *er*ebi*as ad**irem significad* par* *
</line>
<line>
consumidor. Nesse contexto, surge o ma*keting sensorial q*e busca gera* estímulos *ensoriais
</line>
</par><par>
<line>
pa*a *onsumido*, como **a músi*a *
</line>
<line>
agrad*vel, um aroma atrativo, um *i*u** **rcan*e.
</line>
</par><par>
<line>
Atualmente, exist* o desaf*o d* aprimorar
</line>
<line>
cada vez *ais o *a*keting sensorial para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*pe*iência d* co**ra o*line (PETIT; VELASCO; SPEN*E, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
D* maneira
</line>
<line>
geral, o consu*idor s*gue c*nco estágio* n*
</line>
<line>
pr**esso *e
</line>
<line>
co*pra:
</line>
</par><par>
<line>
reconhecimento do problema (ou nec*ssid*de), busca de in*ormaç*es, avaliação d*
</line>
</par><par>
<line>
*lt*rnativas, deci*ão de compra e
</line>
<line>
co*portamento pós-compra (SOLO*ON, 20**). O
</line>
</par><par>
<line>
consumo assume diversas ca*a*ter*stica* hedônicas, por meio da bu*ca por pra*er, felicidade,
</line>
<line>
entr**enimento (H*LBROOK, 2000). Nesse contexto, o marketi*g de experiências possui u*
</line>
<line>
papel fundamental (CARÙ; *OVA, 2003).
</line>
<line>
2.2 A Pandemia e * Consu*o
</line>
<line>
A pandemia d* n*v* **ron*vír*s começo* em dezembro de 2019 com o primeiro caso
</line>
<line>
registrad* na *hina, mas foi somente em *an*iro de 2020 que a OMS (Organiza**o Mundi**
</line>
<line>
** S*úde) de*l*rou * situação com* "*mergênci* de saúd* global". *es*e então, o vírus *e
</line>
<line>
espalhou pelo mundo. O p*imeir* ca*o identificado n* Brasil f*i *m um ho*em que retornou
</line>
<line>
*e uma viagem pela Itália, em 26/02/2020 e* São P*ulo (U*A-SUS, 2*20). E* março de
</line>
<line>
202*, a OMS dec*ar*u a existência de uma *andemia.
</line>
<line>
O estado do Rio de *ane**o se posicio*ou r*conh*ce*d* a *mer*ê*cia em saúde
</line>
</par><par>
<line>
p*blica, tomand* *edida* de p**venção ao
</line>
<line>
co*tágio (DIÁ*IO OFICIAL DO RI* DE
</line>
</par><par>
<line>
JANE*RO, 202*). Algumas das medidas previs*a* *m decreto, *lém da* já citad*s
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
i*t*odução desse estudo, foram: re*po***bilização das empre*as em conscientizar
</line>
<line>
*u*cionári*s quant* aos ri*c** do *ovid-19, i*planta*ão do homeoff*ce, su***nsão de *ventos
</line>
<line>
com aglomer*ção, rest*ição em frequen*ar pra*a*, *agoas, rio e pisci*a públ*c*.
</line>
<line>
Várias cidades *ecreta*am quaren*ena. O município de *io das Ostras, em 08/04/2020,
</line>
</par><par>
<line>
an*nciou a criação de barreira* sanitárias
</line>
<line>
em
</line>
<line>
p *nt os de
</line>
<line>
*cesso à *ida*e, com intenção
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresin* PI, v. 20, n. 8, art. 1, p. 3-19, ago. *0*3
</line>
<line>
www4.f*anet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. P. Cout*nho, R. C. M. S. Paula
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
con*er a di*seminaç*o d* Coronavírus. O municíp*o decret*u sus*e*ção de fu*ciona*ent* de
</line>
</par><par>
<line>
pousadas, hotéis
</line>
<line>
e se*v*ço*
</line>
<line>
airbnb e, a*sim c*mo o mu*icípio de Macaé, estimulo*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*nsumo por me*o *e del*very,
</line>
<line>
in*er*et e *elefone (JORNAL OFI*IAL DE RIO DAS
</line>
</par><par>
<line>
OSTR*S, 2020). O sistem* turístico da reg*ão dos lagos
</line>
<line>
so*r*u grande queda. O *etor
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
turi*mo f*i impactad* no mu**o inteiro (COELHO; MAYER, 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse cen*rio, mu**as vi*as foram
</line>
<line>
perdi*as. Diversas ár*as da economia foram
</line>
</par><par>
<line>
afetadas. "No c*ntexto aliment*r, a pandemia ocasionou também mudanças compo**ame**ais
</line>
<line>
e de acesso pelo con*um**or" (LO*ES; VIANA; ALFINITO, 2020, p. 3752). A crise sanitária
</line>
</par><par>
<line>
imposta pela pandemi* ca*a*iso*
</line>
<line>
outras crises *á *resentes
</line>
<line>
*o pa*s e o resultado foi um
</line>
</par><par>
<line>
agravamento *e um cenário que já era desafia*or (MEL*; C*B*AL, 2020).
</line>
<line>
As e*pr*sas também sofrera* mudanças dr**ticas de*i*o à crise mu*dial ** saúde. A
</line>
</par><par>
<line>
maioria foi f*r*ada a suspender planos es*rat*gicos para 2020 e aplicar e*trat*gias
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*daptaç*o à
</line>
<line>
pandemia (BACKES et al., 2020). Ao
</line>
<line>
adotar regime de trabalho remoto, o
</line>
</par><par>
<line>
vis*ndo aderir aos prot*colos d* se*uranç* e **úd*, emp*esas enfrentaram desafios como f*lta
</line>
</par><par>
<line>
d* experiênc*a do* fu*c*onários com tecnologia e des*mbo*s* fi*ance**o p*ra
</line>
<line>
que recurs*s
</line>
</par><par>
<line>
tec**lógico* pudesse* se* levad*s para as residências d*s **abalhadores. Ass*m, pe*cebeu-se
</line>
</par><par>
<line>
a i*portância da tecnologia *os
</line>
<line>
*eg*cios, e diversas plataf*rmas fora* usadas par* treinar
</line>
</par><par>
<line>
funcionários (JOSHI; BH*SKAR; *UPTA, 2*20).
</line>
</par><par>
<line>
O *rograma de im**ização c*ntr* o coronavírus *o Brasil teve in*cio em janeir*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
2021 * segue at* *oje. As dua* doses foram aplicad*s e at*al*e*te o c*cl* de vacinação já
</line>
</par><par>
<line>
en*ontra-s* *a fas*
</line>
<line>
das dos** de reforço. Ness* co*tex*o, f*i pos*íve* ret*mar ativi*ade*
</line>
</par><par>
<line>
presenciais, p*rém *inda tendo cau*el* e monitorando o *úmero de c*sos.
</line>
<line>
Segundo p*s*uisa da Nielse* Company, foram seis *tapas-*haves sobre o
</line>
<line>
co*portamento do consu**dor na p*ndem**. Em um prime*ro mo*ent*, foram *omprados
</line>
</par><par>
<line>
p*odu*os p*nsando na manutençã* d* saú*e. Nu* *egun*o m*men*o, as compra* for*m
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
fu**ão da c*ntenção do v*rus. A t*rcei*a **apa consistiu no ***stec*mento das **spensas. Na
</line>
</par><par>
<line>
*uarta etapa, com o di*tanci*me*t* social, *s **ssoas pas*aram a com*rar mais on*ine
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
menos presencialmente. *a quin*a etapa, ho**e um au*en*o dos preços gerand*
</line>
<line>
preo*upaç*es e uma vida m*is *estrita. Na sexta e*apa, que é o atual mo**nto, os indivíduos
</line>
<line>
r*tomam su*s ativ*dades e um* normalidade, po*ém ainda com cau**la, pois a pande*ia nã*
</line>
<line>
a**bou (*E*R**, 202*).
</line>
<line>
Em p***uisa de Toretti e *antos (2021), os dados apon**ram que há uma di*isão de
</line>
<line>
prefe*ência ent*e a expe*iência por l*jas físicas e o comodismo *as compras on**ne quando se
</line>
</par><par>
<line>
trata de it*ns de decoração. Durante a *and**ia, foi i*entificado
</line>
<line>
consumo *ignificativo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 20, n. 8, a*t. 1, p. *-19, ago. 2*23
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Im*acto da Pandemia de Co*id-19 no Comportamento do Consumidor
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
móveis e ar*i*os decorativos *ara casa devi** a* is*lame**o social, sendo que mui*as
</line>
<line>
*ompras foram feitas onlin*.
</line>
<line>
Além *isso, houve a*mento d* e*presas com serviço de deliver* (en*rega) de comid*.
</line>
<line>
As *n*ústrias d*sse setor tiv**am uma **p*da ascensão n* período de crise sanitár*a *ige*te no
</line>
</par><par>
<line>
m**do, provavelmente em função
</line>
<line>
da q*are*tena i*post*, e
</line>
<line>
essa*
</line>
<line>
*r*anizações sairão
</line>
</par><par>
<line>
fortalecidas desse *e*ário. Tend* em vis*a *s novas c*r*unstânci*s, o comporta*ento do
</line>
</par><par>
<line>
co*sumidor f*i alterado, e
</line>
<line>
adquirir *lim****s
</line>
<line>
de mane*ra
</line>
<line>
online, del*ver*
</line>
<line>
ou *ake away
</line>
</par><par>
<line>
(retirada do a*iment*
</line>
<line>
*o local) passou a ser uma tendê*cia
</line>
<line>
para rotina dos consu**dores a
</line>
</par><par>
<line>
(*OTELHO; **R*O*O; CANELLA, 202*). O aument* do con*u*o n* i*ternet n** foi
</line>
<line>
apenas de pr*du*os, mas ta*bém de serviços. A busca por cu*tur* teve u* s*lt*, o número de
</line>
<line>
filme* e *éries assi*tidos aument**, tal qua* o número ** *ssinaturas e* s**viç** de s*reaming
</line>
<line>
e a audiê*ci* em shows ao v*vo transmitid*s pela web (CASTRO; CARVALHO, **21).
</line>
<line>
3 MET*D*LOG*A
</line>
</par><par>
<line>
O *resente trabalho é
</line>
<line>
uma pesqu*sa exploratória, pois envolve um *e*a ainda
</line>
<line>
po*co
</line>
</par><par>
<line>
investi*ado pelos pesq*isadores. De**a forma, segundo * natureza, trata-s* de *ma pe*quisa
</line>
</par><par>
<line>
qualitativa,
</line>
<line>
que é um a
</line>
<line>
"me*o*ologia
</line>
<line>
de pesquisa não estruturada e e*plora*ória baseada e*
</line>
</par><par>
<line>
p**uenas amostra* qu* propo**i*nam perce*ções e co*preensão d* contex** do p*o*lema"
</line>
<line>
(MALHOTR*, 201*, p. 1*1). Uma das ferrament** de pesquisa quali*ativa é a entrevi*ta em
</line>
<line>
profund*dade, fe*ra*enta escolh*da pa*a o presente estu*o.
</line>
<line>
P*rtanto, a coleta de dados foi p*r meio d* entrevistas em profundidade com
</line>
<line>
consumidor*s r*si*entes nos municípios definidos para a pesq*isa - Macaé e *io das O**ras,
</line>
<line>
ambos no estado do Rio d* Ja*eiro.
</line>
<line>
As entrev*s*as fo*am *uiadas po* um rote*ro semiestru*u*ado, que fo* *onst*uído com
</line>
<line>
ba*e no refere*c*al teó*ico * nos objetivos da *esquisa. O r*teiro abord*u os *eguintes temas:
</line>
</par><par>
<line>
se a
</line>
<line>
pandemia alterou o co*por*amento de consumo dos entrevistados, como
</line>
<line>
oc*rreu essa
</line>
</par><par>
<line>
*l*eração e *e *ssas mud*nças
</line>
<line>
persist*rão após
</line>
<line>
a p**demia, ou *e *ossu*m planos e
</line>
</par><par>
<line>
per*pectivas de v*ltarem a *onsumir como antes. Foi real*zado um pré-teste c*m o r*te*ro
</line>
<line>
semiestruturado *ara ver*fi*ar * ne*essidade de mudanças e melho*i*s, a*tes de in*ciar a fase
</line>
</par><par>
<line>
das
</line>
<line>
entrevi*tas *m pr*f*ndidade. Os en*re*istados *a pesqu**a foram s*l*cionados po* meio
</line>
</par><par>
<line>
do critério de co**eniência. No *otal, foram ent*evist*das *5 pessoas das duas cidades.
</line>
<line>
*p*s a eta*a da *oleta dos dado* por *eio das entre*istas ** pro*u***dade, *s da*o*
</line>
</par><par>
<line>
fora* analisados. A técn*ca
</line>
<line>
de t*atamento dos dados foi a análise de discurso, *nvol*en*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, *. 8, art. 1, p. *-19, a*o. 2*23
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. P. Coutinho, R. C. M. S. Paula
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
dois procedim*ntos como sugerem os autores Ni*olac*-*a-Costa, Romão-Dias e Di Luccio
</line>
<line>
(20*9):
</line>
<line>
- Análise das entrevistas como um todo, comparando-a* umas com as out*as par*
</line>
<line>
enc*ntra* *em*lha**as e dife*enças;
</line>
<line>
- Aná*ise das entrevistas individualmente, para analisar de ma*eira detalha** cada
</line>
<line>
*ma das entrevi*tas.
</line>
<line>
Por fim, é importante ressalta* que to**s os entrev*stad*s tive**m sua* identidades
</line>
<line>
prese*vadas e não fo*am identificados para garant** * anonimato e * *egurança das
</line>
<line>
informações *r*nsmit*das. Todo* fo*am informados sobre a pr*servação da identidade antes da
</line>
<line>
e*trevista, *ara q**, dessa forma, fic*ssem mais à vontade para falarem * que quises*em.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, os nomes do* participantes *a
</line>
<line>
p**quisa foram su*stituídos por uma ide*tific*ção n*
</line>
</par><par>
<line>
forma*o de "entrevistado + númer* d* 1 a 15", como Entrevista*o 1, Entrevistado 2, e assim
</line>
<line>
por d*an*e.
</line>
<line>
4 ANÁLISE D*S RESUL*ADOS
</line>
<line>
4.1 Perfil dos En*re**stados
</line>
<line>
Fo*am *ntrevista*as 15 p*ssoas residentes nas cida*e* de *io das *st*as e Macaé. A
</line>
<line>
m*ioria dos entrevi**ado* s*o mulheres, *ove*s adultos de *lasse social C (renda f*mil*ar de 4
</line>
<line>
a 10 sal*rios-m*n*mos), como pode ser vist* na T*bela 1.
</line>
<line>
Tabela 1 - Gênero, Idade e C*asse *oc*al dos en*revistados
</line>
</par><par>
<line>
*ip
</line>
<line>
o de dados
</line>
<line>
1
</line>
<line>
2
</line>
<line>
*
</line>
<line>
4
</line>
<line>
5
</line>
<line>
*n 6
</line>
<line>
t*e 7
</line>
<line>
vi s 8
</line>
<line>
tad *
</line>
<line>
os *0
</line>
<line>
*1
</line>
<line>
12
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
14
</line>
<line>
15
</line>
<line>
Total de entrevistados
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
* e m* n i n *
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Masculino
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
3
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
18 a 20 a*os
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
4
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*1 * 25 anos
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
5
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
26 a 32 anos
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
4
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Mais de 32 anos
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
A
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
1
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
B
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
2
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
C
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
7
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
D
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
3
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
E
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Gênero
</line>
<line>
Idade
</line>
</par><par>
<line>
*lasse
</line>
</par><par>
<line>
So**al
</line>
<line>
Fonte: E*a*or*do com b*s* nos *esultados
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 20, n. 8, art. 1, p. 3-19, ago. 2023
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Impa*** da P*ndem*a de Covid-19 no C*m*or*amento do Consumidor
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
Majoritariamente, os *n*revistados não possuíam fi*hos e morava* com d*as o* três
</line>
<line>
pessoas. Somente a En*revis*ada 1* morava c*m seis *essoas, a En*rev**tada * sozinh*,
</line>
<line>
e*qu*n*o os En*revi*tado* 7, 14 e 15 moravam com uma **ssoa. E* r*lação às prof*ssões, a
</line>
<line>
m*ioria era es*udante. Out*as profissões citadas for*m: profe*sor*, médico v*terin*ri*,
</line>
</par><par>
<line>
assisten*e administrati*o,
</line>
<line>
estagiário, estetic*sta, p*icólog*, trabalho na
</line>
<line>
áre*
</line>
<line>
de recursos
</line>
</par><par>
<line>
humanos e ser*idor pú**ico.
</line>
<line>
4.* Com*ortamento do Con**midor Antes da Pandemia
</line>
<line>
A maior*a dos e*t*evistados relatou um co**umo predomin*ntemente em restaurantes
</line>
</par><par>
<line>
e lanchonetes an*es da pande**a. Compras em me*ca**s e padarias
</line>
<line>
apar*ceu
</line>
<line>
em sete
</line>
</par><par>
<line>
ent*e*is*as, **si* como *omp*as d* roupas. *egun** o Entrevi*t*do *, o consumo de ro*pa*
</line>
<line>
soc*ais para o tra*alho era comum. Algumas aq*isições tam*ém for*m relatadas, *o*o
</line>
<line>
móvei*, viagens e artigos *l*trônicos, porém com m*n*r frequ*ncia de re*postas. O c*nsum*
</line>
<line>
*e it*ns *e pa*e**ria e livros també* foi realizado por *lguns entrev*stados.
</line>
<line>
*utra pergu**a realizada foi em relação * freq*ênci* com a q*al er*m consumidos
</line>
<line>
produ*o* ou serviços d* *orma prese*ci*l. A maioria do* ent*e*ist**os rel*tou que
</line>
<line>
costumavam comprar todo* os dias. Algun* relat*r*m * costume de comp*ar m**sa*mente.
</line>
</par><par>
<line>
Apenas
</line>
<line>
um
</line>
<line>
entrevistado di*se que realizava *ompras duas vez** na sem*na e dois
</line>
</par><par>
<line>
res*on*eram que reali*avam *ompras *penas em ocasiõe* es*eciais.
</line>
<line>
Para a E*trev**tad* 8, o consu*o fazia pa*te da **a ro*ina e sua fala il*stra um pouco
</line>
</par><par>
<line>
o **e a maioria *os entrevistados costumava f*zer
</line>
<line>
an*es *a
</line>
<line>
pan*emia: "Sempr* tin*a um
</line>
</par><par>
<line>
lanche n* faculdade o* água, mesmo quando *u não saí* com a i*te**ão de comprar nad*,
</line>
<line>
ac**ava c*nsumindo algu** coisa".
</line>
<line>
Também *oram realizadas perg*ntas s*bre a fre*uência de co*pras onli*e pelos
</line>
<line>
en*revistados *ntes *a p*ndem*a. Os res*lta**s fo*a* he*erogêneo*. Alg*ns relataram *ue
</line>
<line>
compravam mensalmente, outros semana*ment* e alguns adquiriam produtos o* ser***os
</line>
<line>
online dua* a quatro vezes ao ano. Apenas dois entrevistados mencionara* que nunca
</line>
</par><par>
<line>
co*prav*m pel* i*te*net. Portanto, d* acordo
</line>
<line>
com *s depo**entos, *lguns *ntre*istados já
</line>
</par><par>
<line>
tinham costume *e faz*r compra* *nline, como a Entrevis*ada 1*, que
</line>
<line>
coment*u: "M*is
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma vez por seman*, sempre compr*i ba*tant* pela internet. Eu c*n*umia basicamente
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
t*do. Ap*icativos de *elivery, comp** de roupas, de móveis e decor**ão". E*tretanto, o*tro*,
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. *0, n. 8, art. 1, p. 3-19, a*o. *023 www*.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. Co*t*nh*, R. C. M. S. Paula
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
como as E*tr*vis*adas 4 * 13, *e*cionaram que não gostavam de comprar *el* *nte*n*t ou
</line>
<line>
preferiam co*prar pres*ncialm*nte.
</line>
<line>
Portanto, é possível observar que, antes d* pandemia do Covid-1*, a maioria dos
</line>
<line>
entr*vistados e*e*uav*m *ompras presenc**lme*te * alg*ns já pratica*am o *onsumo **
</line>
<line>
maneir* *n*ine, por meio de aplicativos, sites ou delivery.
</line>
<line>
4.3 Comp**tamento do *onsu*idor Fr*nte à Pandemia
</line>
<line>
*pós iníci* da *and**ia, foi po*sível ob**rvar que o comportamento de c*nsumo dos
</line>
<line>
entrevi*tados foi alterado. T*dos *d*uiriram *ovas formas de comprar produt** e *erviç*s.
</line>
<line>
Alg**s passara* a ter *ábitos mais con***en*es de co*su*o, redu*indo "supérflu*s". Out**s
</line>
</par><par>
<line>
aument*ram as compras, *egu**do u* h*bit* de consumo pelo prazer, como respo*ta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ic*re* em casa. **m* *x*mplo, as Entrevis*adas 5 e 11 afirma*a* **s*e*tivame*te: "...foi
</line>
</par><par>
<line>
i*pactado positivam*nte. Adquiri h*bi*os saudáveis relacionados
</line>
<line>
ao co*sumo." e "...tentava
</line>
</par><par>
<line>
compr*r mais coisas es*e*ci*is ou mais bar*tas". Em contrapart*da, alguns co*entar*m sobre
</line>
<line>
o a**ento do consum* h*dôni*o. A E*trevistad* * m*ncionou: "Ach* que por con*a de *s*ar
</line>
</par><par>
<line>
*m casa, com**amos a r*parar ma*s
</line>
<line>
n*s coisas proc*ramos me*hor*r". En*revista*o
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
O
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
ressaltou que o con*umo aument*u, como pode se* vi*to no de*oimento a segu*r: "Aume*tou
</line>
<line>
at*! Ga*te* mais q*e antes d* *andemia. * tédio nos fe* ir mais ao mercado e comp*ar *ais
</line>
<line>
onli*e devi*o à qua*ent*na".
</line>
<line>
O fenôm*no e*contrado n* fal* dess*s *ntr*v**ta*os po*e **r ex*licado pe** co*sumo
</line>
</par><par>
<line>
hedônico, pois o *o*sumo, mui**s veze*, é vist*
</line>
<line>
*omo um símbolo
</line>
<line>
de rel*ção direta *om
</line>
</par><par>
<line>
prazer e *elicidade (HOLB*OOK, **00). Ou ainda pode ser explicado pelo f*to* *sicológico
</line>
</par><par>
<line>
de m*tivaç*o (SOLOMO*, 2011), qual le*a indivíduo a consumir pa** e*iminar ou
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
reduzir uma *arência.
</line>
</par><par>
<line>
Quand* foram *uestionados sobre e* que sen*i*o es*e comportamento foi alt*rad*,
</line>
<line>
foi p*ssível n*tar a*men*o sig*ificativo em com*ras por delive*y e on*ine, e diminui*ã* das
</line>
<line>
*ompras prese*ci*is, mesmo aquele* que fa**r** adquirir de forma m*is consciente.
</line>
<line>
Acr*dito *im, po*s mudou um pouco com rel*ção a* aumento de compras onl*ne e
</line>
<line>
também devid* à *edução do s*lár*o e inc*rte*a econôm*ca, tentav* comprar mais
</line>
</par><par>
<line>
cois*s essenciais ou mais bar*tas. N*
</line>
<line>
época, deixei de c*mprar produtos de
</line>
</par><par>
</page><line>
ma*uiagem, pois *ã* tinha o*de us*r, especi*lment* batom, por cau*a da más*ara.
</line>
<line>
De fo*ma geral, passei a c*mpra* mais c*isas online, como *oupas, livros e
</line>
<line>
**esentes também, po*s como não dava para ent*egar *ara * pessoa era mais fácil
</line>
<line>
comprar online e já enviar para a casa dela (En*revist*da 11).
</line>
<line>
Rev. *S*, Teresina, v. 20, n. 8, art. 1, p. 3-1*, ag*. 2023 ww*4.fsane*.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O I**acto da Pande*ia de Covi*-1* no Compo*tamento do Con*umidor
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
Outras falas **le* a p*na ser citadas **ra ilustrar es*as muda*ças. * Entrev*stada 2
</line>
</par><par>
<line>
afirmou: "A princip*l mu*ança * a *orma *e *on*umir. Antes era m*io presencial, e
</line>
<line>
de poi s
</line>
</par><par>
<line>
me** on*ine". A Entr*vista*a 1 c*mentou:
</line>
</par><par>
<line>
Pedir p*oduto* por del*ver*, prod*tos que ante*
</line>
<line>
nu*ca havia p*di*o e algun*
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
nem t*nham e*sa p*ssibilidad*. O ca*al de *o*unicação passou a ser feito mai*
</line>
<line>
pelas redes sociais, c*mo I*stagram e What*app. O que foi maravilhoso p*a m*m,
</line>
<line>
porque sou tímida e p*efiro comunicaçõe* como estas (Entrev*s*ada 1).
</line>
<line>
Alguns e*tr*vistados adq*ir*ram serviços *e *tr*ami*g ** fi*mes e sé*ies. A*guns
</line>
<line>
compraram itens para cas*, co*o plantas, *óv*is, objetos de decor***o, **jeto* p*ra trab*lh*
</line>
</par><par>
<line>
remot* e aul*s online. Algu** af*rm**am *edução do con*umo, c*mp*ando s*mente
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
essencial. Os *ntrevist*dos mencionar*m que repararam qu* pessoas *o re*or t*mbém tiveram
</line>
</par><par>
<line>
alteração no
</line>
<line>
comportame*to
</line>
<line>
de consumo, como o aumento das c*mpra* o*line
</line>
<line>
como fo*ma
</line>
</par><par>
<line>
de ev*tar ag*omer*ção.
</line>
<line>
O estud* *nalisou o que as pesso*s estavam busc*ndo ao ad*uirir produtos ou
</line>
</par><par>
<line>
s*rviços. Em relação a produtos, * maioria *e*c*onou preço. *lgu*s tam*ém citaram: o
</line>
</par><par>
<line>
*eguir rec*m*ndações do Minist*rio da Saúde, n*cessi*ade de adquirir * a qual*da*e
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
p*odu**. A**uns entrevista*os já
</line>
<line>
considera*am a com*ra pela i*t**net e citaram outros
</line>
</par><par>
<line>
crit*rios, como frete grátis, a*aliaç*o d* outros compradores e prazo de entrega.
</line>
<line>
Em relação aos serv*ç*s, o critér*o de *nál*se "seg*i* re*omenda*ões do Ministério da
</line>
</par><par>
<line>
Saú*e" fo* bast**te mencion*do. Fa*ore* com* avaliações de *utros
</line>
<line>
consumidore* e *reço
</line>
</par><par>
<line>
também foram citados a* adquirir um *erviço. A *r**sição *e com*ras presenciais pa*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mo** virtual *** um ponto mar*ant* das entrevi*tas. A Entrevistada *0 mencionou:
</line>
</par><par>
<line>
"Normalmente *naliso as redes soc*a*s da pessoa/local". Isso exe*plifica como
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*onsu*ido*es busc*m referências n* que o estabelecimento pub**c* n* i*ternet, quai* são s***
</line>
<line>
post* e coment*rios, al*m do qu* outr*s cli*n*es d*zem * respeito daquele lugar, mostrando *
</line>
<line>
*oder dos grupos de referê**ia no comportamento de consumo (SEMILA; RAJESH, 2019).
</line>
<line>
4.4 Consu*o *pós * Pandemia
</line>
<line>
Foi perguntado o que *s entrevist*dos e*perav*m q** contin*asse no c*mpo*tam*nto
</line>
<line>
de cons*mo *pós a pandemia. * *aioria relatou *ue espera que a praticidade para *s compras
</line>
<line>
*nline se mantenha. Eles *onti*u***o comprando online * gostari*m que os e*tabeleci*en*os
</line>
</par><par>
<line>
comer*iais *ontinuassem
</line>
<line>
di*ponibilizando essa opç*o de
</line>
<line>
co*pra, com* ex*mp*o
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
de*oime*tos, a s*guir:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 20, n. *, a*t. 1, p. 3-19, ago. 2023
</line>
<line>
www*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. P. Coutinho, R. C. M. S. **ula
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
Acredito *ue * *isponibilid*de dos p**dutos e serviços na forma o*l**e. Facilit*u
</line>
<line>
muito e e* muitos mom*n*os poupa tempo, por exemplo, pedir merca*o pelo
</line>
<line>
whatsapp (Entrevis*ada 1*).
</line>
<line>
Acho que ***vez o *onsumo de coisas sem ser pres*ncial*ente. Porque existe um
</line>
<line>
leque de opçõe* maiores e preços tamb*m, além de **e em função da pandem*a
</line>
<line>
diversos *er*iços de entrega se tornaram mais efici*n**s e muita* lojas o*l**e
</line>
<line>
fo*aram basta*te em *ferecer uma experiência pos*tiva par* o c**en*e (Entr*vistada
</line>
<line>
1 3 ).
</line>
<line>
Como pode ser vist*, foi mencio**da *ma valor*zação de marca* que pr*mo*em
</line>
<line>
experi*n*ia nas com*r*s *nline, que h*je é um grande desafio p**a as *mpresas (PETIT;
</line>
<line>
VELASCO; S*EN*E, 2019).
</line>
<line>
Algu** e*tre**s*ados *enc*onara* q*e adquiriram uma forma *e consumo m*is
</line>
<line>
c*n*ciente e e*pera* manter esse *ábito. Doi* entrevista*os *elataram o desejo de contin*ar
</line>
<line>
compr**do álcool em ge* c*mo novo hábito.
</line>
<line>
Quando f*i pergun**do quais eram os *omportamentos que os entrevistad*s não
</line>
<line>
dese*avam m**ter, algu*s apres*ntar*m * *esejo de não muda* nada *o se* atu*l
</line>
<line>
comportam*n*o *e compra e apenas um* pesso* *e*ejava fazer menos compras online. Outros
</line>
</par><par>
<line>
mencionar*m
</line>
<line>
o desejo
</line>
<line>
d* vol*ar a frequentar *e*tau**nt*s * locai* fechados. Cinco
</line>
</par><par>
<line>
entrevist*dos falaram que gostariam de re*uzir c*mpras imp*l**v*s.
</line>
</par><par>
<line>
S*n*o *ssim, é possível notar qu* *uit*s muda*ças de co*sumo
</line>
<line>
causa*as pela
</line>
</par><par>
<line>
*andem*a poderão se ma*ter após esse período. Mes*o com a vo*ta de u* maior consumo
</line>
</par><par>
<line>
pre*encial, os est*belec*m*ntos p*der** *er
</line>
<line>
grande dema*da online, ge*ando neces*idade de
</line>
</par><par>
<line>
adaptação
</line>
<line>
p*ra atend*r o consu*idor. Apesar de Tor*tti e Santos (2021) terem a*ont*do
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
existênc*a de u*a
</line>
<line>
divisão *nt*e p*ef*rência da experiência de co*pra pre*encial e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*modismo *roporciona*o pelas comp*as online, os entrevist*dos sublinhara* a sat*sfação
</line>
</par><par>
<line>
com *ompras onlin*, que ge*am be*efícios co** econo*ia de tempo
</line>
<line>
* pratici*ad*,
</line>
</par><par>
<line>
*ostran*o que gos*ariam de c*ntinuar com ess* *ábito. (CASTRO; CARVAL**, 2020).
</line>
<line>
Portanto, torna-se fundamen*al qu* empres*s de Maca* e Rio da* Os**as con*inuem
</line>
<line>
oferec*n*o e*sa **ção para consumidore*, me*mo empre*as que in*eriram es*e tipo de v*nda
</line>
<line>
somente por causa da pandemia. Para iss*, as empre**s precisam contin*ar *elhorando *eus
</line>
</par><par>
<line>
serv*ços par* ofer*cerem o melhor a*end**ento *ara
</line>
<line>
*on*umid**es nas vendas online,
</line>
</par><par>
<line>
r**onhecendo a importânc*a da tecno*ogia **s neg*cios (JO**I; BH*SKAR; GUPTA,
</line>
<line>
2020).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**ina, v. 20, n. 8, art. 1, p. 3-*9, ag*. 202*
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Impacto da Pa*demia de Co**d-19 no Compo*tamen** do *on***idor
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
5 CO*SID*RAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O pre*e*te estudo teve como o**eti*o inv**tigar *s impac*o* da pandemia do Covid-
</line>
<line>
19 no co**ort*mento do consumidor nas cidades de **ca* e R*o das O*tras. *a*a i**o, foram
</line>
<line>
re*li*ada* entre*is*as em prof*n*idade *uiad*s por um roteir* *emiestru*urado.
</line>
<line>
Com r*lação ao co*sumo dos entr*vistad*s antes do perí*do *a pa*demia, o consumo
</line>
<line>
em lanc*onetes e res**urantes de for** *resencial foi rela*ado como *ajoritário. Al** disso,
</line>
<line>
o co*s*m* e* mercad*s * lojas d* r*upas f*i men*ionado. As compras *res**ciais *ram
</line>
</par><par>
<line>
feitas co* uma frequência
</line>
<line>
diária pela ma*oria, enquanto as compra* on*ine eram menos
</line>
</par><par>
<line>
frequ*ntes (seg**do re**tos, eram comp*as feitas *ens*lmente). *uando se trat* do c*nsum*
</line>
<line>
*u*ante o ce*ári* pand*mico, os result*dos obtidos apontam mudança* no c*mpor*amento
</line>
</par><par>
<line>
*os consumidore*
</line>
<line>
entrevis*ados.
</line>
<line>
A *aioria aum*ntou o cons**o h*d*nico (*onsumo em
</line>
</par><par>
<line>
*u*ca d* praz*r e felic*d*de). Ade*ais, * consumo que antes era p*esencia*, em sua maioria,
</line>
</par><par>
<line>
pass*u
</line>
<line>
a
</line>
<line>
ser onl*n* ou por meio de del**ery. *lgu*s critério* par* compr*s durante
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pande*ia, em relação a produtos e servi*os, foram: preço, seg*ir as recomendações do
</line>
<line>
Ministério da Saúde, neces*idad* de adqu*rir e a qualid*de *o produto. Além diss*, foram
</line>
<line>
*itados: frete grátis, av**iaçã* por outros comp*adores e prazo *e *ntrega.
</line>
<line>
*or fim, quando fora* ana*isados quais serã* os poss*veis novos comportamentos de
</line>
<line>
cons*mo após a pand***a, notou-se *ma v*ntade dos en*revistados de mante* a* *ompras *m
</line>
<line>
form**o online, *eja por qu*stõe* *e pr*ticidade, *ej* *esmo pela disponibil*dade *e opções
</line>
<line>
diversas e co*paraçõe* de preç*s.
</line>
</par><par>
<line>
Co* isso, este estudo tra* *om* contribuição um panorama
</line>
<line>
pontual do possível
</line>
</par><par>
<line>
comportamento do *onsumidor de M*caé e Rio das Ostras par* o próximo p*ríodo, podendo,
</line>
<line>
a*sim, *ux*liar gestor*s, comerciantes, grandes ou pequenas empresas n*s tomadas de decisão
</line>
<line>
com relação ao* *eus clientes. V**e re**al*ar que m*smo a pesquisa se*do *elim**ad* a
</line>
<line>
consumid*res resi**ntes *as c*d*d*s de *ac*é e Rio *as *s*ras, a t*ndência de manter as
</line>
</par><par>
<line>
compras
</line>
<line>
onli*e pode fazer
</line>
<line>
*arte do *esejo
</line>
<line>
de out*os consum*dores
</line>
<line>
de diferentes regiões *o
</line>
</par><par>
<line>
p*ís. Portanto, é i*por*ant*
</line>
<line>
q*e o* *estores *on*inuem
</line>
<line>
dan*o valor * essa opç*o de venda,
</line>
</par><par>
<line>
mes*o naquel*s negóci*s *ue só passara* a vender online *or cau** da pandemi*.
</line>
<line>
Já em re*ação ao meio acadêmico, est* e*t*do traz *nformaçõ*s importantes sobr* *
</line>
</par><par>
<line>
co*porta*en*o *o
</line>
<line>
consumidor em u* pe*íodo a**al. Tr*ta-*e de um t*ma novo e pou*o
</line>
</par><par>
<line>
ex**orado, no qual pera*te essas entr*vist*s fo* *ossível
</line>
<line>
per*eber alt*r*çã* do consu*o
</line>
</par><par>
</page><line>
d*v*do à pan*emia. Log*, a pesqu*sa a*re nova* possibilidades de estudos sobre *s im*actos
</line>
<line>
da pa*demi* do *o*id-19 no *o*po*tame*to do c*nsumidor.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 8, art. 1, p. 3-19, ago. 2023 www4.fs*n*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. Coutinho, R. *. M. S. Paula
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
Para futuros estudos, faz-se n**essári* suprir *s limitaçõ** *e*ta pesq*isa, sendo
</line>
<line>
po*sível *ntrevistar um *úmero mai*r de pessoas por meio d* uma pesqu*s* quantitativa, ou
</line>
</par><par>
<line>
ainda, ex*andir para *ovas *idades ou estados para in*esti*ar s*
</line>
<line>
os
</line>
<line>
*onsumidores também
</line>
</par><par>
<line>
foram impactados. Des*a forma, s**ia *ossível a realiz*ção de *ma compara*ão ent*e *s
</line>
<line>
diferentes cidad*s e re*iões. Tam*ém se*ia i*teressante re**iza* um *stu*o long*tudi*al, *ara
</line>
<line>
*nves*igar se os novos hábit** adquiridos durante o *eríod* de pa*demia real**nte
</line>
<line>
cont*nua*ã* * faze* parte da r*t*n* *e comp*as do* *ons*mid*res após a pandem*a. Ainda do
</line>
</par><par>
<line>
*onto de *i*ta do co*sum*dor, vale *n*estigar com **is atençã*
</line>
<line>
d*is *enô*enos relatados
</line>
</par><par>
<line>
pelos entrev*s*ad*s: o *onsum* conscie*te e * aumento do consu*o.
</line>
<line>
Quais c*nsumido*es
</line>
</par><par>
<line>
passaram a *onsu*ir *e maneira mais co*sciente? Por quais **zõe*?
</line>
<line>
Quais consumidores
</line>
</par><par>
<line>
passar*m a **mpra* de forma mais compulsiva? *or q**is motivos? São que*tões relevantes
</line>
</par><par>
<line>
*ara o campo de e*tudo do com*ortam*nto do
</line>
<line>
**nsumidor * que tocam ponto* atu*is de
</line>
</par><par>
<line>
disc*ssõ** na á**a.
</line>
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