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<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 8, art. 1, p. 3-19, ago. 2*2* </line>
<line> IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.*.1 </line>
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<line> O Impa*to da Pandemia de Covid-19 no Comp*r*amento do *on*umido* </line>
<line> *he Impact of th* *ovid-19 Pand*mic on Consu*er Be*a*ior </line>
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<line> Mahya*a Paraquett C**tinh* </line>
<line> Graduaçã* em A*minis*r*ção pel* Universidade Feder*l F*uminense </line>
<line> E-mail: ***yara_para*uett@id.uff.br </line>
<line> Re*ata Céli M*reira da Sil*a Paula </line>
<line> Doutora e* Ad*inistração pel* Pontifíc*a U*iversid**e Catól*ca *o Rio de Jane*r* </line>
<line> *rofesso*a Universidade F*d*ral Flumi*ense </line>
<line> E-mail: r*nataceli@id.uff.br </line>
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<line> *nde*eço: Mahyara P*raq*et* Cout*nho </line>
<line> Edito*-Ch*f*: Dr. Tonny K*rle* de Alencar </line>
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<line> Av. A*uízio da Silva Gomes, 50, bloco D - G*anja dos </line>
<line> Rodrig*e* </line>
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<line> C*v*le*ros, M*caé - **, 27930-560., Brasil. </line>
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<line> *n*ereç*: Renata Cél* Moreira ** S*lva Paula </line>
<line> Artigo recebi*o em 31/*3/*023. Últim* </line>
<line> *e*são </line>
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<line> *v. Aluízi* da Silva Go**s, 50, bloc* D - Granj* dos </line>
<line> receb*da em *9/04/2023. A*rovado e* 20/04/2*23. </line>
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<line> Cavale**os, Macaé - R*, 27930-560., Bras*l. </line>
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<line> Av*l*ado pelo sistema Tri*l* Review: *esk Rev**w a) </line>
<line> pel* Editor-Chefe; e b) Doubl* Blind **view </line>
<line> (avaliação cega por d*is avali*dores da área). </line>
<line> Revisão: Gra*atica*, N*rmativa e *e Formata*ão </line>
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<line> A*E*CIA *E FOMENTOS: Ag*adecemos à FAPERJ pel* bolsa de I*ici*ç*o Cien*ífica que possibili*ou a pesqui*a. </line>
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<line> M. *. *outinh*, R. C. M. S. P*ula </line>
<line> 4 </line>
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<line> R*S*MO </line>
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<line> O o*jetivo do present* est*do é investigar *s impactos da pan*e**a d* Covid-19 n* </line>
<line> comportame*to d* consumidor. * foco do est*do foi nas cidades de Macaé e R*o d*s O*tras, </line>
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<line> no estado do Rio </line>
<line> de Janei*o. Fora* rea*izadas entrevistas em pro*undidade g*iad*s por um </line>
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<line> ro*eiro semiestruturado. Foram n* total 15 e**revistas. Os resultados apont*r** qu*, antes da </line>
<line> **nde*ia, *s **mpras pre*encia*s eram fe*tas com bast*n*e frequ*ncia, enquanto as compras </line>
<line> *n*i*e eram menos *requentes. Com a *a**e*i*, *ouve mudança* no comportamento *os </line>
<line> *onsu*idores e*trevista*os. Muit*s aumentaram o consumo hedônico e o con**mo, que antes </line>
<line> era *resencial em sua maioria, *a*sou a ser *nline ou p*r *e*o de delivery. Alguns critério* </line>
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<line> importa*t*s </line>
<line> na tomada de decisã* de comp*a *oram: preço, seguir as reco*end*ções </line>
<line> do </line>
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<line> Min*st*rio da Saúd*, qualidade *o produ*o, *re** grá*i*, a**liação *or </line>
<line> o*t**s co*pra*o*es </line>
<line> e </line>
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<line> p*azo d* entrega. No*o*-*e uma vo*tade d*s entre**s*ados de man*er as compras em formato </line>
<line> o*line mesmo após a pandemia, seja por *uestões de praticidade, sej* pela disponibilidade de </line>
<line> opções d*versa* e comparações de preç*s. </line>
<line> Palavra*-cha*e: Pand*m*a. Con*umo. Comportamento do C**sum*dor. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
<line> The objecti*e of the present study was to investiga** the impacts of the *ovid-19 pandemic on </line>
<line> c*nsume* behavior. The focu* was in the cities of Macaé and R*o das Os*ras, *n the state of </line>
<line> Rio de Jan*iro. In-d*pth interv*ews were co*duct*d gui*ed by a *emi-structured script. *here </line>
<line> were 15 interv*ew*. The results s*owed that, before the *andemic, in-p*rson purchase* were </line>
<line> made quit* frequently, while o**ine purchase* were less fre*uent. Because of de pan*e*ic, </line>
<line> the*e *ere changes in consum*r behavio*. Many interviewee* inc*e**ed their hedoni* </line>
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<line> consu*ption and </line>
<line> *onsump*ion, which used to be mos*ly *a*e-to-*ace, becam* online or </line>
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<line> throug* </line>
<line> de*iver*. Some import*nt *rite*ia in mak*ng * purchase decis**n were: pr**e, </line>
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<line> following th* M*nistry of H*alt*\s r**ommendations, pr*d*ct quality, free shipping, *ther </line>
</par>
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<line> custom*rs reviews, an* deliver* time. Most </line>
<line> r*sp*nde*ts int*nd to continu* shopp*ng online </line>
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<line> even afte* the p*nd*mic, *ecause of pr*ctical*ty or *i*ferent opti*n* an* p*ice c*mparison*. </line>
<line> Keywords: *andemi*. Consumpt*on. Consumer Behavior. </line>
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<line> R*v. FSA, Teres*na, v. 20, n. 8, *rt. 1, p. 3-19, ago. 2023 </line>
<line> www4.f**net.com.br/re*ista </line>
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<line> O Im*acto da Pandemia de Covid-19 no Compo*tamento do *onsum**or </line>
<line> * </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> A *andemi* ** novo c*ronavír*s trouxe diversos *mpac*o* para a s*c*ed*de. S*gund* </line>
<line> o *inistério da Saúde, "coronavírus * uma família de **rus que causam in*ecções </line>
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<line> resp*rat*rias. O **v* agente do </line>
<line> c*ronavíru* (nCoV-2019) foi de*co*erto </line>
<line> em 31/12/19, após </line>
</par>
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<line> casos r*gis*rados n* China". Desde *ntão, o Covi*-*9 se esp*lhou pel* mundo * apresentou </line>
<line> seu primeiro caso c*nfirm**o no Brasil, e* São Pa*l*, **a *6/*2/202* (U*A-SUS, 2*20). </line>
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<line> Com o avan*o da *oe**a </line>
<line> pelo país, </line>
<line> * </line>
<line> estado do RJ reconheceu a emerg*nc*a e* </line>
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<line> saúde pública, tomando medid*s </line>
<line> de prevenç*o ao contágio através *o *ec*eto *º </line>
<line> 4 6 .9 7 3 , d e </line>
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<line> 1*/03/*020 (*I**IO OFICIAL DO R*O *E JANEIRO, 2020). Algum*s medidas previstas </line>
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<line> *o d*c*eto for*m: su*pensão de **iv*d*des coleti*a*, como cinema, </line>
<line> teatr*s e a****. * </line>
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<line> funcio*amento de bares, restau*antes e lanchonetes foi restrito à </line>
<line> cap**idade de 30% ** </line>
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<line> l*tação, s*oppings * ac*dem*a* *oram f*c*ados. Vi**ndo ao enfr*ntamento da pandemia * </line>
<line> à </line>
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<line> proteção ** co*e*ivi*ade, várias cidade* decretar*m qua*entena. Maca*, *or exemplo, p*oibiu </line>
<line> entra*a e circula*ão d* ôn*b*s d* excursão e turi**o * estimulou o co*s**o por de*iver* par* </line>
<line> as pess*as pe**a*ecerem em c**a (PREF**TURA DE MACAÉ, 2020). </line>
<line> Di*nte des*as *udanças d* cenário, divers*s vidas for*m perdidas e * e*on*mia *ofreu </line>
</par>
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<line> co*sequ*ncias em vári** á**as. O con*exto começou a mel*orar </line>
<line> c*m o a*anço no rit*o das </line>
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<line> v*c*na**es em *odo o país. Outro efeit* que *ode ser mapead* f*i a i*tens**icação das *rises </line>
<line> **eexi**entes. No *r*si*, j* vigoravam a crise ec*nômica, a crise na **ú*e púb*ic* e a c*is* </line>
</par>
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<line> política. Co* a c*eg*da da p*nde***, houve a </line>
<line> c*talisação </line>
<line> *as m*smas, resultando em uma </line>
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<line> "crise monumental, prova*elme*te a maior de nossa história" (M*LO; CABRAL, 2020, p. </line>
<line> 3686). </line>
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<line> A *ecessidade </line>
<line> do isolam*nto soci*l para conter a </line>
<line> dis*em**ação do *í*us e me*o o </line>
<line> e </line>
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<line> inc*rteza de*id* u*a * </line>
<line> nova *oença ge*ara* c*nseq*ências na saúde m*ntal da popula*ão </line>
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<line> (PF**FERB**M; *ORT*, *020). Ess* s*tuação *ez com que os prof*ss*ona*s d* psic*lo*ia </line>
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<line> se reinventassem nas estraté*ias ** t*atamento, </line>
<line> além d* a*enderem s**s pacientes de fo*ma </line>
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<line> online (BÉ*ÉS; AAFJES-VAN DO**N, 2020). </line>
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<line> A* em*r*sas t*mbém fo*am *m*actada*. Mudanças drástic*s por ca**a da </line>
<line> pan**mia </line>
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<line> r*sultaram e* u*a necess*dade de ada*tação, sej* po* meio de al*erações *a ges*ã* e *otina </line>
<line> da *mpresa - com* o tra*alho remoto, seja por meio de al*eração na es*ra*égi* de n*gócios e </line>
<line> a*é no de*ign e *ayouts das empresas (FOSS, 2021; SAUR*; R*BEIRO-SORIAN*; </line>
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<line> SALDAÑA, 2022). Ass*m, o obj**ivo d* presente estud* é in*estig** os impactos </line>
<line> da </line>
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<line> Rev. *SA, T*resina **, v. 20, n. 8, art. 1, p. *-19, ago. 2023 *ww4.fsanet.com.*r/*evista </line>
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<line> M. P. Co*tin*o, *. *. M. S. Paula </line>
<line> * </line>
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<line> pandemia do Covid-*9 no compor*amen*o d* con*umidor. O foco *o es**do f*i nas cidades </line>
<line> de *acaé e R*o das *stras, *o **tado do Rio de Janeiro. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRIC* </line>
<line> 2.1 Compor*amento d* Cons*midor </line>
<line> O co*p*rta*ento do co*sumido* po*e ser **fin*do como um ca*po de *st**o que </line>
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<line> t*m *omo objet* de *nálise os "[...] processos envolvidos quando indiv**u*s </line>
<line> ou grupo* </line>
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<line> s*leci*nam, </line>
<line> compram, usam </line>
<line> ou *escartam pro*utos, *e*viç**, i*eias ou experiê**ia* para </line>
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<line> sati**a*er *e*essidad*s e d*s*jos" (*OLOM*N, 2011, p. 3*). Exist*m cinco fatores que </line>
</par>
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<line> af*tam o comporta*ento </line>
<line> do c*nsumidor: fat*res de mer*ado, cult*rais, so**ais, pessoais </line>
<line> e </line>
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<line> p*ico*ógicos. Os f*tores de mercado *eferem-se ao *stado **onômico vigente, como níveis de </line>
<line> emprego, inflação e disp**ibil*dad* de r*curso para consumo (KOTLER; KE*LER, 20*2). </line>
<line> Em relação aos fatores culturais, o *omp*rt*men*o do *onsumid*r e seus respecti**s </line>
<line> des***s estão *iretamente d**er*inados pela *ultura na qu*l ele se insere (C*EVELAND; </line>
<line> LAROCH*; TAKASHI, 20*5; LIN; *AHL; ARGO, 2017). E*sa influê*cia *ultural pod* ser </line>
</par>
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<line> identi*icada por meio d* subcult*ras </line>
<line> * classes sociais. "Ent*e as sub*ul**ra* estão </line>
<line> a* </line>
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<line> na*ionalidades, *s re*igiões, os grupos ét**cos e as regiões geog*áf*cas" (KOTLER; KELLER, </line>
<line> 2012, p. *65). </line>
<line> Os f*tores so*ia*s (CHURCHILL; PE*ER, *012) são as interações entre duas *essoa* </line>
<line> ou m*i* que a**tam o p*o*es*o de compra d** consumidores. Um exem*lo *ode ser o grupo </line>
<line> de refe*ê*cia (SEMILA; RAJESH, 201*). *u*t*s grupos d* *eferê*cia se encontr*m h*je na </line>
<line> int*rnet, como e* rede* sociais e comunidades virtuais (LEAL; HOR-MEYLL; PÊSSOA, </line>
<line> 2*12; *EE; FO*TUNY, 2*2*). </line>
</par>
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<line> Os fator*s p*ssoais influenci*m a cond**a do consumidor p*r *eio </line>
<line> da *ua idade, </line>
</par>
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<line> ocup*ção, valore*, </line>
<line> perso*alidade, *stilo de vida, auto*mag*m, *ir*unstâncias *c*nômicas </line>
<line> * </line>
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<line> estágio no ciclo de vi*a (KOTLER; KELLER, 2012). Tra*os *e pe*so*alidade, co*o ser mais </line>
<line> *xtro*ertido ou sociável, po*em i*fluenciar o compor*am*nto de con*um* (NATIVIDADE et </line>
<line> al., 2012). Valo*es, com* individualismo e coletivismo (SOY*Z, 2012), abertur* à *ud*nça, </line>
</par>
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<line> autotransce*dê*cia, </line>
<line> autop*om*ção </line>
<line> e </line>
<line> conserva*ão (SC**A**Z, 1994) também são capazes </line>
</par>
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<line> de *nfluenciar o co*portamento do consumidor. </line>
<line> Os fa*or*s psicol*gicos são os que induzem o compor*amento *o in*ivíduo * *ons*mir </line>
</par>
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<line> por m*i* de proc*ss*s in*ernos, como </line>
<line> *otivaç*o, *er*epç*o, aprendizagem e *emória </line>
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<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 20, n. 8, art. 1, p. 3-19, ago. *0*3 </line>
<line> ww*4.fsane*.com.*r/rev*sta </line>
</par>
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<line> O Imp*cto da Pa*d*mia de Covid-19 no Comportamento *o C*n*umi*or </line>
<line> 7 </line>
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<line> (KOTLER; KELL*R, 2012). A motiv*çã* s*rg* da n*ces**da*e de elimi*ar o* reduzir uma </line>
<line> carênc*a, é por meio dela que é exe**ível ente*der o motivo pe*o qu** *s consum*do*es agem </line>
</par>
<par>
<line> de uma manei*a ou de o*tra (SOLOMO*, 201*). Qua*do *e trata *a per*epção como </line>
<line> um </line>
</par>
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<line> fato* psicológico que inf*uencia * compo*tamento do consumido*, Solomon (2011) afirma que </line>
</par>
<par>
<line> a per*epção é um* sequência </line>
<line> contín*a de fatos por *eio *os q*ais *s pessoas i**erpretam </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> org*nizam </line>
<line> percepções senso*iais, como </line>
<line> p* * </line>
<line> exe*plo, cor, s*m, textura, s*bo*es e odo*es. É </line>
</par>
<par>
<line> por *eio desse processo i*trínseco que as *ensaç*e* *er*ebi*as ad**irem significad* par* * </line>
<line> consumidor. Nesse contexto, surge o ma*keting sensorial q*e busca gera* estímulos *ensoriais </line>
</par>
<par>
<line> pa*a *onsumido*, como **a músi*a * </line>
<line> agrad*vel, um aroma atrativo, um *i*u** **rcan*e. </line>
</par>
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<line> Atualmente, exist* o desaf*o d* aprimorar </line>
<line> cada vez *ais o *a*keting sensorial para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*pe*iência d* co**ra o*line (PETIT; VELASCO; SPEN*E, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> D* maneira </line>
<line> geral, o consu*idor s*gue c*nco estágio* n* </line>
<line> pr**esso *e </line>
<line> co*pra: </line>
</par>
<par>
<line> reconhecimento do problema (ou nec*ssid*de), busca de in*ormaç*es, avaliação d* </line>
</par>
<par>
<line> *lt*rnativas, deci*ão de compra e </line>
<line> co*portamento pós-compra (SOLO*ON, 20**). O </line>
</par>
<par>
<line> consumo assume diversas ca*a*ter*stica* hedônicas, por meio da bu*ca por pra*er, felicidade, </line>
<line> entr**enimento (H*LBROOK, 2000). Nesse contexto, o marketi*g de experiências possui u* </line>
<line> papel fundamental (CARÙ; *OVA, 2003). </line>
<line> 2.2 A Pandemia e * Consu*o </line>
<line> A pandemia d* n*v* **ron*vír*s começo* em dezembro de 2019 com o primeiro caso </line>
<line> registrad* na *hina, mas foi somente em *an*iro de 2020 que a OMS (Organiza**o Mundi** </line>
<line> ** S*úde) de*l*rou * situação com* "*mergênci* de saúd* global". *es*e então, o vírus *e </line>
<line> espalhou pelo mundo. O p*imeir* ca*o identificado n* Brasil f*i *m um ho*em que retornou </line>
<line> *e uma viagem pela Itália, em 26/02/2020 e* São P*ulo (U*A-SUS, 2*20). E* março de </line>
<line> 202*, a OMS dec*ar*u a existência de uma *andemia. </line>
<line> O estado do Rio de *ane**o se posicio*ou r*conh*ce*d* a *mer*ê*cia em saúde </line>
</par>
<par>
<line> p*blica, tomand* *edida* de p**venção ao </line>
<line> co*tágio (DIÁ*IO OFICIAL DO RI* DE </line>
</par>
<par>
<line> JANE*RO, 202*). Algumas das medidas previs*a* *m decreto, *lém da* já citad*s </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> i*t*odução desse estudo, foram: re*po***bilização das empre*as em conscientizar </line>
<line> *u*cionári*s quant* aos ri*c** do *ovid-19, i*planta*ão do homeoff*ce, su***nsão de *ventos </line>
<line> com aglomer*ção, rest*ição em frequen*ar pra*a*, *agoas, rio e pisci*a públ*c*. </line>
<line> Várias cidades *ecreta*am quaren*ena. O município de *io das Ostras, em 08/04/2020, </line>
</par>
<par>
<line> an*nciou a criação de barreira* sanitárias </line>
<line> em </line>
<line> p *nt os de </line>
<line> *cesso à *ida*e, com intenção </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Teresin* PI, v. 20, n. 8, art. 1, p. 3-19, ago. *0*3 </line>
<line> www4.f*anet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. P. Cout*nho, R. C. M. S. Paula </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> con*er a di*seminaç*o d* Coronavírus. O municíp*o decret*u sus*e*ção de fu*ciona*ent* de </line>
</par>
<par>
<line> pousadas, hotéis </line>
<line> e se*v*ço* </line>
<line> airbnb e, a*sim c*mo o mu*icípio de Macaé, estimulo* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*nsumo por me*o *e del*very, </line>
<line> in*er*et e *elefone (JORNAL OFI*IAL DE RIO DAS </line>
</par>
<par>
<line> OSTR*S, 2020). O sistem* turístico da reg*ão dos lagos </line>
<line> so*r*u grande queda. O *etor </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> turi*mo f*i impactad* no mu**o inteiro (COELHO; MAYER, 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse cen*rio, mu**as vi*as foram </line>
<line> perdi*as. Diversas ár*as da economia foram </line>
</par>
<par>
<line> afetadas. "No c*ntexto aliment*r, a pandemia ocasionou também mudanças compo**ame**ais </line>
<line> e de acesso pelo con*um**or" (LO*ES; VIANA; ALFINITO, 2020, p. 3752). A crise sanitária </line>
</par>
<par>
<line> imposta pela pandemi* ca*a*iso* </line>
<line> outras crises *á *resentes </line>
<line> *o pa*s e o resultado foi um </line>
</par>
<par>
<line> agravamento *e um cenário que já era desafia*or (MEL*; C*B*AL, 2020). </line>
<line> As e*pr*sas também sofrera* mudanças dr**ticas de*i*o à crise mu*dial ** saúde. A </line>
</par>
<par>
<line> maioria foi f*r*ada a suspender planos es*rat*gicos para 2020 e aplicar e*trat*gias </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *daptaç*o à </line>
<line> pandemia (BACKES et al., 2020). Ao </line>
<line> adotar regime de trabalho remoto, o </line>
</par>
<par>
<line> vis*ndo aderir aos prot*colos d* se*uranç* e **úd*, emp*esas enfrentaram desafios como f*lta </line>
</par>
<par>
<line> d* experiênc*a do* fu*c*onários com tecnologia e des*mbo*s* fi*ance**o p*ra </line>
<line> que recurs*s </line>
</par>
<par>
<line> tec**lógico* pudesse* se* levad*s para as residências d*s **abalhadores. Ass*m, pe*cebeu-se </line>
</par>
<par>
<line> a i*portância da tecnologia *os </line>
<line> *eg*cios, e diversas plataf*rmas fora* usadas par* treinar </line>
</par>
<par>
<line> funcionários (JOSHI; BH*SKAR; *UPTA, 2*20). </line>
</par>
<par>
<line> O *rograma de im**ização c*ntr* o coronavírus *o Brasil teve in*cio em janeir* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 2021 * segue at* *oje. As dua* doses foram aplicad*s e at*al*e*te o c*cl* de vacinação já </line>
</par>
<par>
<line> en*ontra-s* *a fas* </line>
<line> das dos** de reforço. Ness* co*tex*o, f*i pos*íve* ret*mar ativi*ade* </line>
</par>
<par>
<line> presenciais, p*rém *inda tendo cau*el* e monitorando o *úmero de c*sos. </line>
<line> Segundo p*s*uisa da Nielse* Company, foram seis *tapas-*haves sobre o </line>
<line> co*portamento do consu**dor na p*ndem**. Em um prime*ro mo*ent*, foram *omprados </line>
</par>
<par>
<line> p*odu*os p*nsando na manutençã* d* saú*e. Nu* *egun*o m*men*o, as compra* for*m </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> fu**ão da c*ntenção do v*rus. A t*rcei*a **apa consistiu no ***stec*mento das **spensas. Na </line>
</par>
<par>
<line> *uarta etapa, com o di*tanci*me*t* social, *s **ssoas pas*aram a com*rar mais on*ine </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> menos presencialmente. *a quin*a etapa, ho**e um au*en*o dos preços gerand* </line>
<line> preo*upaç*es e uma vida m*is *estrita. Na sexta e*apa, que é o atual mo**nto, os indivíduos </line>
<line> r*tomam su*s ativ*dades e um* normalidade, po*ém ainda com cau**la, pois a pande*ia nã* </line>
<line> a**bou (*E*R**, 202*). </line>
<line> Em p***uisa de Toretti e *antos (2021), os dados apon**ram que há uma di*isão de </line>
<line> prefe*ência ent*e a expe*iência por l*jas físicas e o comodismo *as compras on**ne quando se </line>
</par>
<par>
<line> trata de it*ns de decoração. Durante a *and**ia, foi i*entificado </line>
<line> consumo *ignificativo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 20, n. 8, a*t. 1, p. *-19, ago. 2*23 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Im*acto da Pandemia de Co*id-19 no Comportamento do Consumidor </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> móveis e ar*i*os decorativos *ara casa devi** a* is*lame**o social, sendo que mui*as </line>
<line> *ompras foram feitas onlin*. </line>
<line> Além *isso, houve a*mento d* e*presas com serviço de deliver* (en*rega) de comid*. </line>
<line> As *n*ústrias d*sse setor tiv**am uma **p*da ascensão n* período de crise sanitár*a *ige*te no </line>
</par>
<par>
<line> m**do, provavelmente em função </line>
<line> da q*are*tena i*post*, e </line>
<line> essa* </line>
<line> *r*anizações sairão </line>
</par>
<par>
<line> fortalecidas desse *e*ário. Tend* em vis*a *s novas c*r*unstânci*s, o comporta*ento do </line>
</par>
<par>
<line> co*sumidor f*i alterado, e </line>
<line> adquirir *lim****s </line>
<line> de mane*ra </line>
<line> online, del*ver* </line>
<line> ou *ake away </line>
</par>
<par>
<line> (retirada do a*iment* </line>
<line> *o local) passou a ser uma tendê*cia </line>
<line> para rotina dos consu**dores a </line>
</par>
<par>
<line> (*OTELHO; **R*O*O; CANELLA, 202*). O aument* do con*u*o n* i*ternet n** foi </line>
<line> apenas de pr*du*os, mas ta*bém de serviços. A busca por cu*tur* teve u* s*lt*, o número de </line>
<line> filme* e *éries assi*tidos aument**, tal qua* o número ** *ssinaturas e* s**viç** de s*reaming </line>
<line> e a audiê*ci* em shows ao v*vo transmitid*s pela web (CASTRO; CARVALHO, **21). </line>
<line> 3 MET*D*LOG*A </line>
</par>
<par>
<line> O *resente trabalho é </line>
<line> uma pesqu*sa exploratória, pois envolve um *e*a ainda </line>
<line> po*co </line>
</par>
<par>
<line> investi*ado pelos pesq*isadores. De**a forma, segundo * natureza, trata-s* de *ma pe*quisa </line>
</par>
<par>
<line> qualitativa, </line>
<line> que é um a </line>
<line> "me*o*ologia </line>
<line> de pesquisa não estruturada e e*plora*ória baseada e* </line>
</par>
<par>
<line> p**uenas amostra* qu* propo**i*nam perce*ções e co*preensão d* contex** do p*o*lema" </line>
<line> (MALHOTR*, 201*, p. 1*1). Uma das ferrament** de pesquisa quali*ativa é a entrevi*ta em </line>
<line> profund*dade, fe*ra*enta escolh*da pa*a o presente estu*o. </line>
<line> P*rtanto, a coleta de dados foi p*r meio d* entrevistas em profundidade com </line>
<line> consumidor*s r*si*entes nos municípios definidos para a pesq*isa - Macaé e *io das O**ras, </line>
<line> ambos no estado do Rio d* Ja*eiro. </line>
<line> As entrev*s*as fo*am *uiadas po* um rote*ro semiestru*u*ado, que fo* *onst*uído com </line>
<line> ba*e no refere*c*al teó*ico * nos objetivos da *esquisa. O r*teiro abord*u os *eguintes temas: </line>
</par>
<par>
<line> se a </line>
<line> pandemia alterou o co*por*amento de consumo dos entrevistados, como </line>
<line> oc*rreu essa </line>
</par>
<par>
<line> *l*eração e *e *ssas mud*nças </line>
<line> persist*rão após </line>
<line> a p**demia, ou *e *ossu*m planos e </line>
</par>
<par>
<line> per*pectivas de v*ltarem a *onsumir como antes. Foi real*zado um pré-teste c*m o r*te*ro </line>
<line> semiestruturado *ara ver*fi*ar * ne*essidade de mudanças e melho*i*s, a*tes de in*ciar a fase </line>
</par>
<par>
<line> das </line>
<line> entrevi*tas *m pr*f*ndidade. Os en*re*istados *a pesqu**a foram s*l*cionados po* meio </line>
</par>
<par>
<line> do critério de co**eniência. No *otal, foram ent*evist*das *5 pessoas das duas cidades. </line>
<line> *p*s a eta*a da *oleta dos dado* por *eio das entre*istas ** pro*u***dade, *s da*o* </line>
</par>
<par>
<line> fora* analisados. A técn*ca </line>
<line> de t*atamento dos dados foi a análise de discurso, *nvol*en*o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, *. 8, art. 1, p. *-19, a*o. 2*23 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. P. Coutinho, R. C. M. S. Paula </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> dois procedim*ntos como sugerem os autores Ni*olac*-*a-Costa, Romão-Dias e Di Luccio </line>
<line> (20*9): </line>
<line> - Análise das entrevistas como um todo, comparando-a* umas com as out*as par* </line>
<line> enc*ntra* *em*lha**as e dife*enças; </line>
<line> - Aná*ise das entrevistas individualmente, para analisar de ma*eira detalha** cada </line>
<line> *ma das entrevi*tas. </line>
<line> Por fim, é importante ressalta* que to**s os entrev*stad*s tive**m sua* identidades </line>
<line> prese*vadas e não fo*am identificados para garant** * anonimato e * *egurança das </line>
<line> informações *r*nsmit*das. Todo* fo*am informados sobre a pr*servação da identidade antes da </line>
<line> e*trevista, *ara q**, dessa forma, fic*ssem mais à vontade para falarem * que quises*em. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, os nomes do* participantes *a </line>
<line> p**quisa foram su*stituídos por uma ide*tific*ção n* </line>
</par>
<par>
<line> forma*o de "entrevistado + númer* d* 1 a 15", como Entrevista*o 1, Entrevistado 2, e assim </line>
<line> por d*an*e. </line>
<line> 4 ANÁLISE D*S RESUL*ADOS </line>
<line> 4.1 Perfil dos En*re**stados </line>
<line> Fo*am *ntrevista*as 15 p*ssoas residentes nas cida*e* de *io das *st*as e Macaé. A </line>
<line> m*ioria dos entrevi**ado* s*o mulheres, *ove*s adultos de *lasse social C (renda f*mil*ar de 4 </line>
<line> a 10 sal*rios-m*n*mos), como pode ser vist* na T*bela 1. </line>
<line> Tabela 1 - Gênero, Idade e C*asse *oc*al dos en*revistados </line>
</par>
<par>
<line> *ip </line>
<line> o de dados </line>
<line> 1 </line>
<line> 2 </line>
<line> * </line>
<line> 4 </line>
<line> 5 </line>
<line> *n 6 </line>
<line> t*e 7 </line>
<line> vi s 8 </line>
<line> tad * </line>
<line> os *0 </line>
<line> *1 </line>
<line> 12 </line>
<line> 1* </line>
<line> 14 </line>
<line> 15 </line>
<line> Total de entrevistados </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> * e m* n i n * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> 1* </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Masculino </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> 3 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 18 a 20 a*os </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 4 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> *1 * 25 anos </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 5 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 26 a 32 anos </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> 4 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Mais de 32 anos </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
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<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> A </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> X </line>
<line> </line>
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<line> </line>
<line> </line>
<line> 1 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> B </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 2 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> C </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> 7 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> D </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> X </line>
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<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 3 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> E </line>
<line> </line>
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<line> </line>
<line> X </line>
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<line> X </line>
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<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Gênero </line>
<line> Idade </line>
</par>
<par>
<line> *lasse </line>
</par>
<par>
<line> So**al </line>
<line> Fonte: E*a*or*do com b*s* nos *esultados </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 20, n. 8, art. 1, p. 3-19, ago. 2023 </line>
<line> www*.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Impa*** da P*ndem*a de Covid-19 no C*m*or*amento do Consumidor </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> Majoritariamente, os *n*revistados não possuíam fi*hos e morava* com d*as o* três </line>
<line> pessoas. Somente a En*revis*ada 1* morava c*m seis *essoas, a En*rev**tada * sozinh*, </line>
<line> e*qu*n*o os En*revi*tado* 7, 14 e 15 moravam com uma **ssoa. E* r*lação às prof*ssões, a </line>
<line> m*ioria era es*udante. Out*as profissões citadas for*m: profe*sor*, médico v*terin*ri*, </line>
</par>
<par>
<line> assisten*e administrati*o, </line>
<line> estagiário, estetic*sta, p*icólog*, trabalho na </line>
<line> áre* </line>
<line> de recursos </line>
</par>
<par>
<line> humanos e ser*idor pú**ico. </line>
<line> 4.* Com*ortamento do Con**midor Antes da Pandemia </line>
<line> A maior*a dos e*t*evistados relatou um co**umo predomin*ntemente em restaurantes </line>
</par>
<par>
<line> e lanchonetes an*es da pande**a. Compras em me*ca**s e padarias </line>
<line> apar*ceu </line>
<line> em sete </line>
</par>
<par>
<line> ent*e*is*as, **si* como *omp*as d* roupas. *egun** o Entrevi*t*do *, o consumo de ro*pa* </line>
<line> soc*ais para o tra*alho era comum. Algumas aq*isições tam*ém for*m relatadas, *o*o </line>
<line> móvei*, viagens e artigos *l*trônicos, porém com m*n*r frequ*ncia de re*postas. O c*nsum* </line>
<line> *e it*ns *e pa*e**ria e livros també* foi realizado por *lguns entrev*stados. </line>
<line> *utra pergu**a realizada foi em relação * freq*ênci* com a q*al er*m consumidos </line>
<line> produ*o* ou serviços d* *orma prese*ci*l. A maioria do* ent*e*ist**os rel*tou que </line>
<line> costumavam comprar todo* os dias. Algun* relat*r*m * costume de comp*ar m**sa*mente. </line>
</par>
<par>
<line> Apenas </line>
<line> um </line>
<line> entrevistado di*se que realizava *ompras duas vez** na sem*na e dois </line>
</par>
<par>
<line> res*on*eram que reali*avam *ompras *penas em ocasiõe* es*eciais. </line>
<line> Para a E*trev**tad* 8, o consu*o fazia pa*te da **a ro*ina e sua fala il*stra um pouco </line>
</par>
<par>
<line> o **e a maioria *os entrevistados costumava f*zer </line>
<line> an*es *a </line>
<line> pan*emia: "Sempr* tin*a um </line>
</par>
<par>
<line> lanche n* faculdade o* água, mesmo quando *u não saí* com a i*te**ão de comprar nad*, </line>
<line> ac**ava c*nsumindo algu** coisa". </line>
<line> Também *oram realizadas perg*ntas s*bre a fre*uência de co*pras onli*e pelos </line>
<line> en*revistados *ntes *a p*ndem*a. Os res*lta**s fo*a* he*erogêneo*. Alg*ns relataram *ue </line>
<line> compravam mensalmente, outros semana*ment* e alguns adquiriam produtos o* ser***os </line>
<line> online dua* a quatro vezes ao ano. Apenas dois entrevistados mencionara* que nunca </line>
</par>
<par>
<line> co*prav*m pel* i*te*net. Portanto, d* acordo </line>
<line> com *s depo**entos, *lguns *ntre*istados já </line>
</par>
<par>
<line> tinham costume *e faz*r compra* *nline, como a Entrevis*ada 1*, que </line>
<line> coment*u: "M*is </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma vez por seman*, sempre compr*i ba*tant* pela internet. Eu c*n*umia basicamente </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> t*do. Ap*icativos de *elivery, comp** de roupas, de móveis e decor**ão". E*tretanto, o*tro*, </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. *0, n. 8, art. 1, p. 3-19, a*o. *023 www*.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. Co*t*nh*, R. C. M. S. Paula </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> como as E*tr*vis*adas 4 * 13, *e*cionaram que não gostavam de comprar *el* *nte*n*t ou </line>
<line> preferiam co*prar pres*ncialm*nte. </line>
<line> Portanto, é possível observar que, antes d* pandemia do Covid-1*, a maioria dos </line>
<line> entr*vistados e*e*uav*m *ompras presenc**lme*te * alg*ns já pratica*am o *onsumo ** </line>
<line> maneir* *n*ine, por meio de aplicativos, sites ou delivery. </line>
<line> 4.3 Comp**tamento do *onsu*idor Fr*nte à Pandemia </line>
<line> *pós iníci* da *and**ia, foi po*sível ob**rvar que o comportamento de c*nsumo dos </line>
<line> entrevi*tados foi alterado. T*dos *d*uiriram *ovas formas de comprar produt** e *erviç*s. </line>
<line> Alg**s passara* a ter *ábitos mais con***en*es de co*su*o, redu*indo "supérflu*s". Out**s </line>
</par>
<par>
<line> aument*ram as compras, *egu**do u* h*bit* de consumo pelo prazer, como respo*ta </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ic*re* em casa. **m* *x*mplo, as Entrevis*adas 5 e 11 afirma*a* **s*e*tivame*te: "...foi </line>
</par>
<par>
<line> i*pactado positivam*nte. Adquiri h*bi*os saudáveis relacionados </line>
<line> ao co*sumo." e "...tentava </line>
</par>
<par>
<line> compr*r mais coisas es*e*ci*is ou mais bar*tas". Em contrapart*da, alguns co*entar*m sobre </line>
<line> o a**ento do consum* h*dôni*o. A E*trevistad* * m*ncionou: "Ach* que por con*a de *s*ar </line>
</par>
<par>
<line> *m casa, com**amos a r*parar ma*s </line>
<line> n*s coisas proc*ramos me*hor*r". En*revista*o </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> O </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> ressaltou que o con*umo aument*u, como pode se* vi*to no de*oimento a segu*r: "Aume*tou </line>
<line> at*! Ga*te* mais q*e antes d* *andemia. * tédio nos fe* ir mais ao mercado e comp*ar *ais </line>
<line> onli*e devi*o à qua*ent*na". </line>
<line> O fenôm*no e*contrado n* fal* dess*s *ntr*v**ta*os po*e **r ex*licado pe** co*sumo </line>
</par>
<par>
<line> hedônico, pois o *o*sumo, mui**s veze*, é vist* </line>
<line> *omo um símbolo </line>
<line> de rel*ção direta *om </line>
</par>
<par>
<line> prazer e *elicidade (HOLB*OOK, **00). Ou ainda pode ser explicado pelo f*to* *sicológico </line>
</par>
<par>
<line> de m*tivaç*o (SOLOMO*, 2011), qual le*a indivíduo a consumir pa** e*iminar ou </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> reduzir uma *arência. </line>
</par>
<par>
<line> Quand* foram *uestionados sobre e* que sen*i*o es*e comportamento foi alt*rad*, </line>
<line> foi p*ssível n*tar a*men*o sig*ificativo em com*ras por delive*y e on*ine, e diminui*ã* das </line>
<line> *ompras prese*ci*is, mesmo aquele* que fa**r** adquirir de forma m*is consciente. </line>
<line> Acr*dito *im, po*s mudou um pouco com rel*ção a* aumento de compras onl*ne e </line>
<line> também devid* à *edução do s*lár*o e inc*rte*a econôm*ca, tentav* comprar mais </line>
</par>
<par>
<line> cois*s essenciais ou mais bar*tas. N* </line>
<line> época, deixei de c*mprar produtos de </line>
</par>
<par>
<line> ma*uiagem, pois *ã* tinha o*de us*r, especi*lment* batom, por cau*a da más*ara. </line>
<line> De fo*ma geral, passei a c*mpra* mais c*isas online, como *oupas, livros e </line>
<line> **esentes também, po*s como não dava para ent*egar *ara * pessoa era mais fácil </line>
<line> comprar online e já enviar para a casa dela (En*revist*da 11). </line>
<line> Rev. *S*, Teresina, v. 20, n. 8, art. 1, p. 3-1*, ag*. 2023 ww*4.fsane*.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O I**acto da Pande*ia de Covi*-1* no Compo*tamento do Con*umidor </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> Outras falas **le* a p*na ser citadas **ra ilustrar es*as muda*ças. * Entrev*stada 2 </line>
</par>
<par>
<line> afirmou: "A princip*l mu*ança * a *orma *e *on*umir. Antes era m*io presencial, e </line>
<line> de poi s </line>
</par>
<par>
<line> me** on*ine". A Entr*vista*a 1 c*mentou: </line>
</par>
<par>
<line> Pedir p*oduto* por del*ver*, prod*tos que ante* </line>
<line> nu*ca havia p*di*o e algun* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> nem t*nham e*sa p*ssibilidad*. O ca*al de *o*unicação passou a ser feito mai* </line>
<line> pelas redes sociais, c*mo I*stagram e What*app. O que foi maravilhoso p*a m*m, </line>
<line> porque sou tímida e p*efiro comunicaçõe* como estas (Entrev*s*ada 1). </line>
<line> Alguns e*tr*vistados adq*ir*ram serviços *e *tr*ami*g ** fi*mes e sé*ies. A*guns </line>
<line> compraram itens para cas*, co*o plantas, *óv*is, objetos de decor***o, **jeto* p*ra trab*lh* </line>
</par>
<par>
<line> remot* e aul*s online. Algu** af*rm**am *edução do con*umo, c*mp*ando s*mente </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> essencial. Os *ntrevist*dos mencionar*m que repararam qu* pessoas *o re*or t*mbém tiveram </line>
</par>
<par>
<line> alteração no </line>
<line> comportame*to </line>
<line> de consumo, como o aumento das c*mpra* o*line </line>
<line> como fo*ma </line>
</par>
<par>
<line> de ev*tar ag*omer*ção. </line>
<line> O estud* *nalisou o que as pesso*s estavam busc*ndo ao ad*uirir produtos ou </line>
</par>
<par>
<line> s*rviços. Em relação a produtos, * maioria *e*c*onou preço. *lgu*s tam*ém citaram: o </line>
</par>
<par>
<line> *eguir rec*m*ndações do Minist*rio da Saúde, n*cessi*ade de adquirir * a qual*da*e </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> p*odu**. A**uns entrevista*os já </line>
<line> considera*am a com*ra pela i*t**net e citaram outros </line>
</par>
<par>
<line> crit*rios, como frete grátis, a*aliaç*o d* outros compradores e prazo de entrega. </line>
<line> Em relação aos serv*ç*s, o critér*o de *nál*se "seg*i* re*omenda*ões do Ministério da </line>
</par>
<par>
<line> Saú*e" fo* bast**te mencion*do. Fa*ore* com* avaliações de *utros </line>
<line> consumidore* e *reço </line>
</par>
<par>
<line> também foram citados a* adquirir um *erviço. A *r**sição *e com*ras presenciais pa*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mo** virtual *** um ponto mar*ant* das entrevi*tas. A Entrevistada *0 mencionou: </line>
</par>
<par>
<line> "Normalmente *naliso as redes soc*a*s da pessoa/local". Isso exe*plifica como </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *onsu*ido*es busc*m referências n* que o estabelecimento pub**c* n* i*ternet, quai* são s*** </line>
<line> post* e coment*rios, al*m do qu* outr*s cli*n*es d*zem * respeito daquele lugar, mostrando * </line>
<line> *oder dos grupos de referê**ia no comportamento de consumo (SEMILA; RAJESH, 2019). </line>
<line> 4.4 Consu*o *pós * Pandemia </line>
<line> Foi perguntado o que *s entrevist*dos e*perav*m q** contin*asse no c*mpo*tam*nto </line>
<line> de cons*mo *pós a pandemia. * *aioria relatou *ue espera que a praticidade para *s compras </line>
<line> *nline se mantenha. Eles *onti*u***o comprando online * gostari*m que os e*tabeleci*en*os </line>
</par>
<par>
<line> comer*iais *ontinuassem </line>
<line> di*ponibilizando essa opç*o de </line>
<line> co*pra, com* ex*mp*o </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> de*oime*tos, a s*guir: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 20, n. *, a*t. 1, p. 3-19, ago. 2023 </line>
<line> www*.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. P. Coutinho, R. C. M. S. **ula </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> Acredito *ue * *isponibilid*de dos p**dutos e serviços na forma o*l**e. Facilit*u </line>
<line> muito e e* muitos mom*n*os poupa tempo, por exemplo, pedir merca*o pelo </line>
<line> whatsapp (Entrevis*ada 1*). </line>
<line> Acho que ***vez o *onsumo de coisas sem ser pres*ncial*ente. Porque existe um </line>
<line> leque de opçõe* maiores e preços tamb*m, além de **e em função da pandem*a </line>
<line> diversos *er*iços de entrega se tornaram mais efici*n**s e muita* lojas o*l**e </line>
<line> fo*aram basta*te em *ferecer uma experiência pos*tiva par* o c**en*e (Entr*vistada </line>
<line> 1 3 ). </line>
<line> Como pode ser vist*, foi mencio**da *ma valor*zação de marca* que pr*mo*em </line>
<line> experi*n*ia nas com*r*s *nline, que h*je é um grande desafio p**a as *mpresas (PETIT; </line>
<line> VELASCO; S*EN*E, 2019). </line>
<line> Algu** e*tre**s*ados *enc*onara* q*e adquiriram uma forma *e consumo m*is </line>
<line> c*n*ciente e e*pera* manter esse *ábito. Doi* entrevista*os *elataram o desejo de contin*ar </line>
<line> compr**do álcool em ge* c*mo novo hábito. </line>
<line> Quando f*i pergun**do quais eram os *omportamentos que os entrevistad*s não </line>
<line> dese*avam m**ter, algu*s apres*ntar*m * *esejo de não muda* nada *o se* atu*l </line>
<line> comportam*n*o *e compra e apenas um* pesso* *e*ejava fazer menos compras online. Outros </line>
</par>
<par>
<line> mencionar*m </line>
<line> o desejo </line>
<line> d* vol*ar a frequentar *e*tau**nt*s * locai* fechados. Cinco </line>
</par>
<par>
<line> entrevist*dos falaram que gostariam de re*uzir c*mpras imp*l**v*s. </line>
</par>
<par>
<line> S*n*o *ssim, é possível notar qu* *uit*s muda*ças de co*sumo </line>
<line> causa*as pela </line>
</par>
<par>
<line> *andem*a poderão se ma*ter após esse período. Mes*o com a vo*ta de u* maior consumo </line>
</par>
<par>
<line> pre*encial, os est*belec*m*ntos p*der** *er </line>
<line> grande dema*da online, ge*ando neces*idade de </line>
</par>
<par>
<line> adaptação </line>
<line> p*ra atend*r o consu*idor. Apesar de Tor*tti e Santos (2021) terem a*ont*do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> existênc*a de u*a </line>
<line> divisão *nt*e p*ef*rência da experiência de co*pra pre*encial e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*modismo *roporciona*o pelas comp*as online, os entrevist*dos sublinhara* a sat*sfação </line>
</par>
<par>
<line> com *ompras onlin*, que ge*am be*efícios co** econo*ia de tempo </line>
<line> * pratici*ad*, </line>
</par>
<par>
<line> *ostran*o que gos*ariam de c*ntinuar com ess* *ábito. (CASTRO; CARVAL**, 2020). </line>
<line> Portanto, torna-se fundamen*al qu* empres*s de Maca* e Rio da* Os**as con*inuem </line>
<line> oferec*n*o e*sa **ção para consumidore*, me*mo empre*as que in*eriram es*e tipo de v*nda </line>
<line> somente por causa da pandemia. Para iss*, as empre**s precisam contin*ar *elhorando *eus </line>
</par>
<par>
<line> serv*ços par* ofer*cerem o melhor a*end**ento *ara </line>
<line> *on*umid**es nas vendas online, </line>
</par>
<par>
<line> r**onhecendo a importânc*a da tecno*ogia **s neg*cios (JO**I; BH*SKAR; GUPTA, </line>
<line> 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. 20, n. 8, art. 1, p. 3-*9, ag*. 202* </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Impacto da Pa*demia de Co**d-19 no Compo*tamen** do *on***idor </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CO*SID*RAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O pre*e*te estudo teve como o**eti*o inv**tigar *s impac*o* da pandemia do Covid- </line>
<line> 19 no co**ort*mento do consumidor nas cidades de **ca* e R*o das O*tras. *a*a i**o, foram </line>
<line> re*li*ada* entre*is*as em prof*n*idade *uiad*s por um roteir* *emiestru*urado. </line>
<line> Com r*lação ao co*sumo dos entr*vistad*s antes do perí*do *a pa*demia, o consumo </line>
<line> em lanc*onetes e res**urantes de for** *resencial foi rela*ado como *ajoritário. Al** disso, </line>
<line> o co*s*m* e* mercad*s * lojas d* r*upas f*i men*ionado. As compras *res**ciais *ram </line>
</par>
<par>
<line> feitas co* uma frequência </line>
<line> diária pela ma*oria, enquanto as compra* on*ine eram menos </line>
</par>
<par>
<line> frequ*ntes (seg**do re**tos, eram comp*as feitas *ens*lmente). *uando se trat* do c*nsum* </line>
<line> *u*ante o ce*ári* pand*mico, os result*dos obtidos apontam mudança* no c*mpor*amento </line>
</par>
<par>
<line> *os consumidore* </line>
<line> entrevis*ados. </line>
<line> A *aioria aum*ntou o cons**o h*d*nico (*onsumo em </line>
</par>
<par>
<line> *u*ca d* praz*r e felic*d*de). Ade*ais, * consumo que antes era p*esencia*, em sua maioria, </line>
</par>
<par>
<line> pass*u </line>
<line> a </line>
<line> ser onl*n* ou por meio de del**ery. *lgu*s critério* par* compr*s durante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pande*ia, em relação a produtos e servi*os, foram: preço, seg*ir as recomendações do </line>
<line> Ministério da Saúde, neces*idad* de adqu*rir e a qualid*de *o produto. Além diss*, foram </line>
<line> *itados: frete grátis, av**iaçã* por outros comp*adores e prazo *e *ntrega. </line>
<line> *or fim, quando fora* ana*isados quais serã* os poss*veis novos comportamentos de </line>
<line> cons*mo após a pand***a, notou-se *ma v*ntade dos en*revistados de mante* a* *ompras *m </line>
<line> form**o online, *eja por qu*stõe* *e pr*ticidade, *ej* *esmo pela disponibil*dade *e opções </line>
<line> diversas e co*paraçõe* de preç*s. </line>
</par>
<par>
<line> Co* isso, este estudo tra* *om* contribuição um panorama </line>
<line> pontual do possível </line>
</par>
<par>
<line> comportamento do *onsumidor de M*caé e Rio das Ostras par* o próximo p*ríodo, podendo, </line>
<line> a*sim, *ux*liar gestor*s, comerciantes, grandes ou pequenas empresas n*s tomadas de decisão </line>
<line> com relação ao* *eus clientes. V**e re**al*ar que m*smo a pesquisa se*do *elim**ad* a </line>
<line> consumid*res resi**ntes *as c*d*d*s de *ac*é e Rio *as *s*ras, a t*ndência de manter as </line>
</par>
<par>
<line> compras </line>
<line> onli*e pode fazer </line>
<line> *arte do *esejo </line>
<line> de out*os consum*dores </line>
<line> de diferentes regiões *o </line>
</par>
<par>
<line> p*ís. Portanto, é i*por*ant* </line>
<line> q*e o* *estores *on*inuem </line>
<line> dan*o valor * essa opç*o de venda, </line>
</par>
<par>
<line> mes*o naquel*s negóci*s *ue só passara* a vender online *or cau** da pandemi*. </line>
<line> Já em re*ação ao meio acadêmico, est* e*t*do traz *nformaçõ*s importantes sobr* * </line>
</par>
<par>
<line> co*porta*en*o *o </line>
<line> consumidor em u* pe*íodo a**al. Tr*ta-*e de um t*ma novo e pou*o </line>
</par>
<par>
<line> ex**orado, no qual pera*te essas entr*vist*s fo* *ossível </line>
<line> per*eber alt*r*çã* do consu*o </line>
</par>
<par>
<line> d*v*do à pan*emia. Log*, a pesqu*sa a*re nova* possibilidades de estudos sobre *s im*actos </line>
<line> da pa*demi* do *o*id-19 no *o*po*tame*to do c*nsumidor. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 8, art. 1, p. 3-19, ago. 2023 www4.fs*n*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. Coutinho, R. *. M. S. Paula </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> Para futuros estudos, faz-se n**essári* suprir *s limitaçõ** *e*ta pesq*isa, sendo </line>
<line> po*sível *ntrevistar um *úmero mai*r de pessoas por meio d* uma pesqu*s* quantitativa, ou </line>
</par>
<par>
<line> ainda, ex*andir para *ovas *idades ou estados para in*esti*ar s* </line>
<line> os </line>
<line> *onsumidores também </line>
</par>
<par>
<line> foram impactados. Des*a forma, s**ia *ossível a realiz*ção de *ma compara*ão ent*e *s </line>
<line> diferentes cidad*s e re*iões. Tam*ém se*ia i*teressante re**iza* um *stu*o long*tudi*al, *ara </line>
<line> *nves*igar se os novos hábit** adquiridos durante o *eríod* de pa*demia real**nte </line>
<line> cont*nua*ã* * faze* parte da r*t*n* *e comp*as do* *ons*mid*res após a pandem*a. Ainda do </line>
</par>
<par>
<line> *onto de *i*ta do co*sum*dor, vale *n*estigar com **is atençã* </line>
<line> d*is *enô*enos relatados </line>
</par>
<par>
<line> pelos entrev*s*ad*s: o *onsum* conscie*te e * aumento do consu*o. </line>
<line> Quais c*nsumido*es </line>
</par>
<par>
<line> passaram a *onsu*ir *e maneira mais co*sciente? Por quais **zõe*? </line>
<line> Quais consumidores </line>
</par>
<par>
<line> passar*m a **mpra* de forma mais compulsiva? *or q**is motivos? São que*tões relevantes </line>
</par>
<par>
<line> *ara o campo de e*tudo do com*ortam*nto do </line>
<line> **nsumidor * que tocam ponto* atu*is de </line>
</par>
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<line> disc*ssõ** na á**a. </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)