<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 5, art. 7, p. 145-163, m*i. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.5.7 </line>
</par>
<par>
<line> Os *everberos do Projeto de Lei 8.045/*0*0 na Ressi*ni*icaçã* *o Tribunal do J**i </line>
<line> The Reverb*rts of Bill 8.*45/20*0 *n the Resi*nification o* *he Ju*y Court </line>
</par>
<par>
<line> Al*ir S*ntos R*i* Junior </line>
<line> *outor em Direito Pen*l p*la Pontifícia U***ersidade *atólica de São P*ulo </line>
<line> Profe*sor da Unive*sidade Estadual *e M*ringá </line>
<line> E-mail: alm*r.crime@gm*il.*om </line>
<line> Letíc** Viudes *ru*er </line>
<line> Graduada *m **reito pe*a Universidade E*t*dual de Ma*ingá, no Para*á </line>
<line> E-mail: leticia@br*der.*om.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Alm*r S*ntos *eis Junio* </line>
<line> Ed*t*r-Chefe: Dr. *onn* Kerley de Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Rua Regina Marson Badan, 564 - J*. Iguaçu, Maringá- </line>
<line> *o*r*g*es </line>
</par>
<par>
<line> *aran*, Bra**l. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Letíc*a *iude* Bruder </line>
<line> Art*go receb**o *m 10/04/2023. Última </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> Rua Ru* B*rbosa, 625, **t* 200*, Zona 07, M*ringá, </line>
<line> rece**da em 24/0*/2023. Ap*ovado em 2*/04/20*3. </line>
</par>
<par>
<line> Maringá-*araná, Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Av*liado pel* *istema Tr*ple Review: Des* Rev*e* a) </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e *) D*uble Bl*nd Revi** </line>
<line> (avali*ção cega por dois aval*adore* *a área). </line>
<line> Revisão: Gramatica*, Normati*a e de Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Reis J*nior, L. *. B*uder </line>
<line> 146 </line>
</par>
<par>
<line> R*SUMO </line>
</par>
<par>
<line> Este *rab*l*o te* por objetivo *nalisar as mudanças p*opostas p*lo P*o*eto de *ei 8.045/2010, </line>
</par>
<par>
<line> que disp*e sobre o no*o C**igo de P*ocess* Penal *r*sile*ro, </line>
<line> ao procediment* esp*cial </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Tribuna* do Júri, porquant* t** pr*jeto busc* instituir n*vas *iretrizes a* procedime*to do júri </line>
<line> que, em princípio, po*em *ol*er princípios constitucion*is lig*dos *o Tribunal do Júri. Para </line>
</par>
<par>
<line> tan*o, foi empre*ado * método hi*otético dedutivo, </line>
<line> por meio do </line>
<line> l*vantamen** de hipóteses </line>
</par>
<par>
<line> preliminares e, n* s**uê*cia, seu f**sea*en*o **ra </line>
<line> chegar-*e </line>
<line> a con*lusões, a*nda </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> prov*s*rias. A t*cnica de pesquisa foi bib*i*g*áfica por me*o da leitura de d*u**i*a, **gislação </line>
<line> e ju*isprudências que *ra*am da *emática. *o final, fo* possív*l concluir que as mudanças </line>
</par>
<par>
<line> legislativ** previstas no Pr*jeto de Lei 8.045/2010 são </line>
<line> v*o*adoras d* princípi*s </line>
</par>
<par>
<line> *o*stitucionais da razoável dur*ção do pr*c*sso e do sigilo das vo*ações n* t*ibunal do júri, </line>
<line> além de apr*sen*arem diver*os *rejuízos à* partes, em e*pecial *o *cu**do, o *a*s **lneráv*l </line>
<line> na *e**ção *roc*s*ual. </line>
</par>
<par>
<line> P*lavr*s-chave: Tri*u**l do júr*. Proje*o de Lei *.*4*/2010. Novo C*digo </line>
<line> de Processo </line>
</par>
<par>
<line> Penal. </line>
</par>
<par>
<line> AB*TRACT </line>
</par>
<par>
<line> This work aims to analyze the *hanges proposed by Bill 8.04*/2010, which provides for the </line>
<line> new Br*zilia* Code of Criminal Proc*dure, to th* spe*ial pr*c*dure *f the Jury Court, as such </line>
<line> **oje*t seeks to e*tablish new g*idelines for the procedure of the jury **at, in principle, ma* </line>
<line> hinder constitutio*al pri*ciples linked to t*e Jury Court. For this purpose, t*e deduc*ive </line>
<line> *ypothetical method wa* used, th*ough the su*vey of prel*mina*y hyp*these* and, </line>
</par>
<par>
<line> subsequently, thei* falsification to </line>
<line> r*ac* conclusions, *ven if provisional. T*e research </line>
</par>
<par>
<line> t*chnique was </line>
<line> bi*liographical </line>
<line> *hrough the reading ** doctrine, leg*slation and j*risprudence </line>
</par>
<par>
<line> that dea* w*th the *u*ject. In the end, it was p*ssible to *onclude that the l*gis*a**ve changes </line>
<line> fore*een in *he Bill 8.0*5/2010 v*olate the constitutio*al *r*nci*les of the *easonable durat*on </line>
<line> *f the *rocess and t*e s*crec* of the vo*es *n the jury court, ** additio* *o presenting s*v*ral </line>
</par>
<par>
<line> damage* to t*e p**ties, especially </line>
<line> *o *he accused, the most vulne*able in the p*ocedural </line>
</par>
<par>
<line> rel*tionshi*. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: J*ry *our*. Bill 8.*45/2010. New Co*e of Cr*minal Procedure. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*re*ina, *. 20, n. 5, art. 7, p. 1*5-163, ma*. 2023 </line>
<line> *w*4.fsanet.com.*r/*ev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os R*verberos *o Projeto *e Lei 8.0*5/2010 na R*ssignificação do Trib*nal do Júri </line>
<line> *47 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O tribunal do júr* *o Brasil é co*petente *ara julgar os crimes dolosos contra * vida e </line>
<line> aque*es con**os * eles, tendo em v*sta sua ***ça atr*tiva. Tal *nstituição tem si*o alv* d* </line>
<line> crític*s *o l*ngo *os an*s, *lém de ter sido objeto de reforma *iversas vezes. </line>
<line> * *ais nova tentati*a de reforma *ess* insti**i*ão está no P*ojeto de L*i 8.045/2010, </line>
<line> atua*me*te em trâmite na Câmara dos *epu*ados, qu* visa inseri* no ordenam**to jurí*ico </line>
<line> bras*leiro * novo Código de Processo Penal, c*m sens**eis mudança* no rit* e***c*a* do jú*i. </line>
<line> * proje*o prevê a ree*tru*ur**ão do tribu*al do júri de forma completamen*e d*fe*ente </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> modelo atual; fato que *em gerado re*ulsa às inovações pro*o*ta*. Ass*m, faz-se </line>
</par>
<par>
<line> nec*ss*rio * e**udo do rito do j*r* sob a ótica apresent*da no referido proje*o d* l*i, a fim d* </line>
</par>
<par>
<line> evi*ar que sej** in*e*idas no ord*n*mento </line>
<line> brasileiro *orm** ***ladora* a princípios </line>
</par>
<par>
<line> constitu*ionais e prejudiciais às partes, em esp**ial, ao acus**o. </line>
<line> *ara tan*o, será ap*es*nta*o * *roced*m*nto do j**i tal como p*evisto no Código de </line>
<line> Pr*cesso Pena*, *em *o*o se*á feita exposição *o Projeto *e Lei *.045/2010, com **copo de </line>
<line> iden*ificar suas *fensas con*tit*ci*n*is, * fim de cooperar ** c*nstrução legi*l**iva de u* </line>
<line> proj*to q*e adorn* à Car** d* República, ** 1988. </line>
<line> 2 **FERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.* Aspect*s g*rais sobr* o tribunal do jú*i </line>
</par>
<par>
<line> O Tribuna* do Júri é uma *n*ti*uiç*o milena*, cujo *urgimento po** s** atribu*do </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Antiguidade C*ássic*. Ain*a que não ha*a cons*n*o e**re os *istoriadores e juris*as a *espeito </line>
<line> do sur*i*ent* em si **sse mecani*mo de j**game**o, podem s*r *nc*n*rados indícios de </line>
<line> ut*lização desse si**e*a inc*us*ve c*m o* gregos e rom*no* (SI*VA, 200*). </line>
<line> No B***il, a inst*tuição do j*ri s* deu por meio do Decreto de 18 de junho de 1822, no </line>
<line> q*al ha*ia, em sua composição, vinte e q*atro jurados denomin*dos "juízes de fato". Em u* </line>
</par>
<par>
<line> primeir* momento, a competê*ci* *oi para * j*lgame*to </line>
<line> dos c*imes </line>
<line> de </line>
<line> i*pr*n*a * o úni*o </line>
</par>
<par>
<line> recurs* cab*v*l era * clemência real, s*ndo, portanto, s*bera** a dec**ã* dos **rados (S*L*A, </line>
<line> 2008). </line>
<line> O *ribunal do júri f*i d*sci*li*ado n* Có*igo de Processo Criminal de 1832 * pas**u * </line>
</par>
<par>
<line> ter </line>
<line> competênci* p*ra julgam**to de quase todas *s infrações *enais. O procedi**nto era </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *S*, Tere*ina PI, v. *0, n. *, a*t. 7, p. 145-*63, mai. 2023 </line>
<line> www4.fs*net.com.**/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Rei* Junior, L. V. B*u*er </line>
<line> 148 </line>
</par>
<par>
<line> di*idido em du*s fases: </line>
<line> "gr*nd* júri", tamb*m chamad* de "jú*i *e *cusação" * "pequeno </line>
</par>
<par>
<line> jú*i", tam*ém chamado de "júri de sentença". *o primeiro, </line>
<line> v*nt* e tr*s ju*ados seri*m </line>
</par>
<par>
<line> reun*dos n* sede da comarca a cada seis meses pa*a *atificar as d*cisões de pronún*ia. Com * </line>
<line> *atif*cação, o caso era *eme*ido ao "**queno júri", formad* por *oze jur**os que poder*am </line>
</par>
<par>
<line> condena* ou absolver os </line>
<line> *c*sados. Mais t*rde, * C**stituiç*o republicana de </line>
<line> 1*91 passou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ispô-*o, e* seu *rt. 72, § 31, no rol *as g**ant*as individuais (*ILVA, 20*8), e, at*almen*e, </line>
<line> **tegra o rol de garantias fundamentais, na Ca*ta da Repú*lica, de 1*88, a q*al em seu a*t. *º, </line>
<line> in*. XXXVIII, a*ínea "d", d*sp*e sob** a co*petência mí*ima n* ju**ament* d* crimes </line>
<line> do*os*s contra a vida (homicídio, induzimento, instig**ã* ou auxíli* a* suic*dio, infanticídio </line>
<line> e * aborto). Além d* julg*m*nto **s*es crimes, compe** ao *ribunal d* *ú*i p*o*essar e j*lga* </line>
<line> o* del*tos c*nexos, co*forme *ispõem os arts. 78, inc. I, *o CPP. </line>
<line> Essa comp*tência p*evista na Con*tituição *ederal é *ínima, p**tanto, pode ser </line>
</par>
<par>
<line> a*pli*da, pelo leg*slador infracon*titucional. *uilhe**e de Souza Nucci compreende que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> escolha pelo constitu**te em *ixa* os c*imes de competência do tribu*al do j*ri teve a intenção </line>
<line> de preservação da *nst*tu*ção, *ois *m outros *aíses em que não h**ve pr***são con*titucional </line>
<line> s**re *ssa institu*ção, o julgam*nto popular aca*ou por desapare*er (NUCCI, 20*5). </line>
<line> Por *im, há infraçõe* que apesa* de a*ingirem o re*ultado mor*e não são submet*das a </line>
</par>
<par>
<line> jul*ame*to pelo Tribunal do J*ri, pois </line>
<line> * </line>
<line> be* *ur*dico pr*má*io não é a vida; * o ca*o dos </line>
</par>
<par>
<line> delitos de lat**cínio, estupro segui*o d* morte, extorsão mediant* seque*tro com </line>
<line> r*su*tado </line>
</par>
<par>
<line> morte e ge*oc*dio, por exemplo. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 O procediment* do júr* seg*n*o as d**etriz*s *tu*is </line>
</par>
<par>
<line> Antes de s** analisado o procedim*nt* do júri no Projeto de L*i *.045/2010, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> necessário **t*d*r o rito at**lment* vigente, a fim d* te*er compa*ações e que*tion*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> plausibilidade de algumas alterações. </line>
</par>
<par>
<line> Ressalvado o *os*cion*mento *i*oritári*, co*o o defendido por G*ilherm* *e Souza </line>
<line> Nucci, que *u*tenta *ue o procedim*nto do júri * trifá*ico, pois * preparação para o *len*r*o é </line>
<line> *ma fase autô*o*a (NUCCI, 2*15), o entendimento dou*rinário majoritário e j*ri*pru*en*ial </line>
</par>
<par>
<line> é no sen*ido de </line>
<line> que * rito *o júri, tal como previs*o at*almente, </line>
<line> possui dua* fa*es, quais </line>
</par>
<par>
<line> s*ja*: "judicium accusationis" (su*ário d* culpa ou juízo da acusação), com iníc*o </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> recebimen*o *a d*núncia até a prec*us*o da decis*o d* pronúncia, e "ju*iciu* *a**ae" (juízo </line>
</par>
<par>
<line> da causa), iniciada c*m preparação a </line>
<line> d* julgamento até o deslinde da ca*sa *or meio </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> julgamento em plenário. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, *. 20, n. *, art. 7, p. 1**-163, *ai. 2023 </line>
<line> w*w*.fsanet.*om.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Rev*rberos *o *ro*eto *e Lei 8.045/2010 na *essignificaçã* do Tribunal do Júri </line>
<line> 149 </line>
</par>
<par>
<line> A pr*m*ira *ase bus*a in*trui* a narrat*va acusa*ó*ia para verificar se o acusado de*e </line>
<line> s*r, *o fi*al, submetido a j*lgamento pel* jú*i (*IM*, 202*). Ela **ic*a com o ofe*eci*ento </line>
<line> da denúncia, pe*o membro do Ministério P**lico, pass*ndo ao juízo de *dmi***bilidad* pe*o </line>
<line> juiz, que pode reje*tá-la ou *ecebê-la. </line>
<line> Pa*a me*hor *om*reensã* da pr*meira fase, veja o f*uxograma abaixo: </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: autor*a próp*ia. </line>
<line> Pelo fluxograma ac*ma, nota-se que em caso de receb*mento da i*icial, o juiz </line>
<line> deter*ina a citação *o ac*sad* par* apresenta* *esposta à acus*ção no prazo de dez dias, </line>
<line> o*ortunidad* *m qu* poderá a*guir preli*in*res, ale*ar toda *atéria de defesa, jun*ar </line>
<line> documentos, e*pecif*c** pr*vas * arro**r testemunhas at* o li**te de oito, como determina o </line>
<line> art. 406, § 3º, d* CPP. Após a apresent*ção da defes*, abre-se vis*a ao Ministér*o *úblico pa*a </line>
<line> se m**ifest*r *obre a* preliminares e documen*o* j****dos, n* prazo de cinco dias (*rt. 409 d* </line>
<line> CP*). </line>
<line> Cumpridas as etapa* acim*, o *uiz designará audiência *e i*strução, *a q**l se*á </line>
<line> procedida: a tomada de d*clar*ç*es da vítima, se for cri*e tent*do, a o*tiva das tes*e*un**s, </line>
</par>
<par>
<line> pri*eir*mente </line>
<line> de acusação e depois de </line>
<line> defesa, es*lare*imento de per*tos, ac*reações, </line>
</par>
<par>
<line> recon**ci*ento de pessoa* e coisas e, como ú*timo ato, o interrogatório d* acus**o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 5, ar*. 7, *. 145-*63, mai. *023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Re*s Junior, L. V. Bruder </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> Observa-se *ue as etapas até aqui explicitadas </line>
<line> se *ssemelham ao procediment* </line>
</par>
<par>
<line> ordinário, diferencian*o-se em alguns </line>
<line> aspectos. *rimei*amente, no rit* d* j*** </line>
<line> há v* s t a *os </line>
</par>
<par>
<line> autos *o Ministério Público para </line>
<line> se manifestar sobre as *re*iminares arguidas e os </line>
</par>
<par>
<line> *oc*mentos juntados pela defesa ** respos** * *c*sação. *l*m di*so, no procedi**nto </line>
</par>
<par>
<line> comum, *pós a ap*esenta*ão *a resposta à ac*sação, o juiz poderá abso*ver su*ar*amente </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> acusado *as hipót*s*s do ar*. 397 do CPP. No rit* do júri não há previsão legal, embora t*l ato </line>
</par>
<par>
<line> *eja p*ssíve* </line>
<line> por *orça do art. 3*4, § 5º, do CP*. Po*tanto, da mesma forma *erá possível </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pedido de d*lig**cias comple*ent*res, p*r a*l*c*ção *u*sidiária de t*l dispositiv* *egal (R*IS </line>
</par>
<par>
<line> J**IOR, 2022). Fin*a a fase in*trutória, o juiz *umaria*te pod*rá proferir uma decisão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*o**ncia, impr*núnci*, desclas*ific*ç*o ou absolvição sumária. </line>
</par>
<par>
<line> A dec*sã* **rá de pronúncia quan*o o magistrado compr*e*der que e*tão pre*entes * </line>
<line> m**er*alidade *o fato e *ndícios de au*oria. * * *ronúnc*a que delimita a atu*ção do Mi*istério </line>
<line> Públic* em ple*á**o, não podendo o ór*ão acu*a*or ir além do que *ela dis*osto. Em ou*ras </line>
</par>
<par>
<line> palavras, o tip* penal </line>
<line> descrito na denúncia * o limite de atuação ministe*ial. Portanto, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*cisão d* pronún*ia </line>
<line> p*ecisa conter a *ndic*ç*o da mate*ialidade </line>
<line> e autoria do *a*o, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> disp*siti*o l*gal do delito sup*stamente praticad*, as qua*ificado*as * </line>
<line> as causas de aumento </line>
</par>
<par>
<line> de *ena. </line>
</par>
<par>
<line> Como * art. 4*2, *arágraf* único, *o CP* estabelece que será en*r*gu* cópia da </line>
<line> d*cisã* de pro*úncia aos jurados, a funda*en*ação realiz*d* pelo *agistr*do *eve *er </line>
<line> comedida e caute*osa para que não in*luencie a deci*ão dos jurados, po*s é o ato que del*m*ta </line>
</par>
<par>
<line> a acusação, te*do potencia* de i*fluenciar * conv**cimento o </line>
<line> dos juízes leig*s (SILVA; </line>
</par>
<par>
<line> AVE*AR, 202*). </line>
</par>
<par>
<line> *iame*ralmente opos*a, a impronúnci* é a decisão proferida pelo juiz qu*ndo não se </line>
<line> conve*ce da materialidade do fato e/ou dos indícios d* *uto**a. Trata-se de decisão qu* fa* </line>
</par>
<par>
<line> *oisa *ulgada meramente </line>
<line> formal, pois poderá ser reaberta a investigação e o*er*c*da </line>
<line> n*va </line>
</par>
<par>
<line> denúncia ca*o *ejam obti*as p*ovas novas e o crime não esteja pre*crito. </line>
<line> Por outro lado, poderá o m*gistr*d* d*sclassifi*ar * crime descrito na i*icial. Nesse </line>
<line> **so, a deci*ã* do juiz rec*nhec* *ue o delito que está s*n*o discutido não é de compe*ênc*a </line>
<line> do tribunal do júri, ou sej*, não é *oloso c*ntra a v*da. Nessa hipótese, o juiz deverá remeter </line>
<line> os autos para o juiz competent* para o regular trâm*te proc*ss*al. </line>
<line> Por *i*, * úl*ima *ossibilidade de decisão que o mag*stra*o pode prof*rir *pó* r*gular </line>
</par>
<par>
<line> instrução </line>
<line> do feito é a a*sol*i*ão *umár**. Co*forme anteri*rmen** explic*tado, ess* fa*e se </line>
</par>
<par>
<line> di*ere do procedimento or*i**rio, pois no rito d* júr* há necessi*ade de instrução antes de * </line>
<line> ac*sa*o ser absolvido. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. *0, n. 5, art. 7, p. 1*5-163, mai. 2023 www4.fsanet.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Re*erb*ros do Projet* *e Lei 8.04*/201* na Ressignifi*ação do Tribuna* do Júri </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> O a*usado p*derá ser **solvido s*mariamente, nos term*s do a*t. 4*5 *o CPP, *ua*do </line>
<line> for provada a in*xistên**a do f*to, quan** houver prova de *ue * acu*ad* não f*i au*or o* </line>
<line> partícip*, qua*do o fato não co*sti*uir infração p*na* e quando presen*e causa de *senção de </line>
<line> pen* (e*cludente de cu*pabilidade) ou de ex*lusão *o crime (exclude*te de ilicitude). </line>
</par>
<par>
<line> O par**rafo ún*co do **t. </line>
<line> 415, do CPP, *ispõ* que *ão ser* absolvido * acu*ado *o </line>
</par>
<par>
<line> caso em que houver t*s* de i*imp**abil*da*e, po* doença men*al, q*ando e**a for a *nica tese </line>
</par>
<par>
<line> de*ensiv*. Isso *o**ue imposição de m***da de *egurança **o deixa de s*r a </line>
<line> espécie </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sançã* penal, *ev*n*o ser ap*i**da soment* quando ho*ver o recon*ecimento da tipicidade e </line>
<line> ili*itude *a conduta. **so sej* su*tentada mais de uma *ese d*fens*va além da </line>
<line> ini*pu*abilidade, os auto* deverão ser remet**os ao plenário, pois *o julgam*nto po*ular há a </line>
<line> p*ssibilidade de *ue o acusado sej* *bsolvido inde*ende*t**ent* d* a**ica*ão d* **dida de </line>
<line> seguranç*. Seria o caso, por exemplo, **s jurados que re*onhecerem a p*esença de *ma caus* </line>
<line> excludente *a ilicitude, como a legíti*a defesa, que p**mitiria a liberdade pl*na. </line>
</par>
<par>
<line> A segunda fase se inici* apó* * preclu*ão da decisão de </line>
<line> pron*ncia, com a intimação </line>
</par>
<par>
<line> das </line>
<line> *artes para que a*res*ntem o r*l de testemunha*, n* *áximo </line>
<line> cinco, *em </line>
<line> como as </line>
</par>
<par>
<line> diligência* juntada de documentos. Após deliberar sobre as pr*v*s requeridas e d*mais e </line>
</par>
<par>
<line> provid**c*as, * juiz **esidente sanará quai*qu*r vícios e fará um </line>
<line> breve rel*tóri*. Esse </line>
</par>
<par>
<line> relató*io é de e*p*cial importância, pois será en*re*ue aos membro* do *o*selho de S*ntença </line>
</par>
<par>
<line> junta**nte co* * </line>
<line> d*cisão </line>
<line> de pron*ncia, motivo </line>
<line> pelo qual dev*r* ser *edigi** de forma </line>
</par>
<par>
<line> objetiva e sem análise *obr* o méri*o (SIL*A; AVEL**, 2*21). </line>
</par>
<par>
<line> Antes de iniciar </line>
<line> os trabalhos, o juiz *e*erá verif*car a p*e*ença das *a*tes e das </line>
</par>
<par>
<line> t*stemunhas. V*rificada * presença </line>
<line> *as partes, seus advoga*os e ****emunhas, *esde que </line>
</par>
<par>
<line> comp*reç*m a* menos quinze jurados, * juiz p**sidente iniciará os trabalh*s. Os jurados </line>
<line> serão advert**os das c*usas de **p*d*mento e suspe*ção prev*stas n*s *rt*. 4*8 e 449 do **P </line>
</par>
<par>
<line> e também que </line>
<line> nã* po*erão com*nicar-se entre si e com outrem, *em m*nifes*a* op*niões </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> respeito *o *rocesso, co*forme prelec**na o art. *66, §1º, do C**. </line>
<line> *assa-se então *o **rte** dos *ete jurados que c*mp*rão o Consel*o de Sentença, </line>
<line> p*dendo cada parte, defesa e a**sação, n*s*a or*em, *ecusar até três jurados imot*vadamente, </line>
<line> sendo que demais recu*a* deverão s*r motivada*. </line>
<line> Prestado o jur*mento previ**o no art. 472 do CP*, tem início a inst*uç*o em p*enário. </line>
</par>
<par>
<line> Primeiramente será </line>
<line> ou*i*o o ofendido, seguido das testemunhas, p*imeir* da acusação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*p**s da defesa, e, po* úl*imo, é r**l*zado o int*rrogató*io do acusa*o. Os jur**os p*d*rão, </line>
<line> por inter*édi* do *uiz presidente, faz** perguntas ao ofen*ido, às testemunh*s e ao acusado. </line>
<line> *ev. FSA, T*re*ina PI, v. 20, n. 5, *rt. 7, p. *45-163, mai. 2023 ww*4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Reis Ju*ior, L. V. B*uder </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> Encerrada a instrução, terá início a e*ap* do* debates orais. Há matérias que não </line>
<line> podem ser *legadas du*ante os **bates sob pena de nulidade. * ar*. 487 do CPP disp*e *ue as </line>
<line> *ar*es não pod*rão faz*r menção à dec*s*o de pronú**ia ou *ecisões po*teriores q*e *ulgar*m </line>
</par>
<par>
<line> ad*issível a acusaç*o, </line>
<line> ao </line>
<line> uso de a*gemas como a*gum*nto de autoridade, ao silêncio </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> acusado *u à a*sência de interrogatório. </line>
<line> Terminados os deb*tes, o juiz *r*sidente *n*agará ao* jurados se es*ão aptos a v**ar. </line>
</par>
<par>
<line> Não ha*e*do es*larecimento* </line>
<line> ou dúvidas a s*rem sana*as, o magistrado procederá à *eitura </line>
</par>
<par>
<line> dos quesit*s, pe*gu*tando </line>
<line> às partes se há *lgum re*ue*im*nt* a ser feito, e </line>
<line> explicará </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sign*f*ca*o dos que*itos aos jurados. </line>
<line> O juiz *res*den*e *laborará os q*es*tos leva*do em co**ideraçã* a* circunstân*ias </line>
<line> narradas na decis** de pronúnci* ou nas decisõe* poste*ior*s que consideraram admiss*v*l a </line>
<line> acu*açã*, o interrogató*io d* acusado e as a*egaçõ** das *a***s nos *eba*e*. </line>
<line> Os qu*sitos deverão ind*gar os *urados sobre: materialidade do fato, autoria *u </line>
</par>
<par>
<line> par*ic*pação, </line>
<line> se o delit* foi ten*ado, des*las*if*cação do crime, se o </line>
<line> ac*sado d*ve ser </line>
</par>
<par>
<line> absolvido, se há causa de </line>
<line> diminuiç*o de pena sustentada pela defes*, </line>
<line> e, por **m, se há </line>
</par>
<par>
<line> qualificadora ou causa d* aumento de pena reconhecida na pronúncia, ou em deci*ão posterior </line>
</par>
<par>
<line> q*e tenh* adm*tido * *cu*açã*. </line>
<line> * votação *u não dess*s requisitos dependerá sempre </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> desenrolar dos resulta*os, pois um que**to re*onhecido, pelo *onselho de Sentença, pode </line>
<line> deixar o *utro s** objeto. </line>
</par>
<par>
<line> A ab*olvi*ão por **emên*ia </line>
<line> é </line>
<line> admitida, pois o *urado pode de*idir por sua livre </line>
</par>
<par>
<line> convicção e *** está limita** às teses apresentadas pel* d*fesa (L*MA, 2020). F*is*-se que o </line>
</par>
<par>
<line> quesito </line>
<line> absolut*rio genérico é obrigatório e sua a*sência en*eja </line>
<line> n**idade absoluta </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> julgamento, nos termos da Súmul* 156 do STF. A *esposta negativa a* quesito absolu*ór** </line>
<line> implica a cond*nação do acusado, pass*ndo en*ão à v*tação *os quesitos referentes *s *ausas </line>
<line> de diminuição d* pena, causas de aumento e quali*ic*doras. </line>
<line> Encer*ada a vo*ação, caberá ao juiz p*es**ente prol*ta* a sentença, *eja ab*olutória ou </line>
<line> condenatória, *, n*ss* últim* ca*o, proceder à *osimetria da pena. **so h*j* desclassi*ica*ão </line>
<line> do delito *ara outro que não seja *e co*petência do T*ibuna* d* Júri, caberá ao juiz </line>
<line> pr*sid*nte proferir a sentença com a n*va ti*if*cação. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresin*, v. 20, n. 5, art. 7, p. 14*-16*, mai. *023 </line>
<line> www4.fs*ne*.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Reverberos do Proje*o d* Lei *.045/2*1* na Ress*gnificação *o Tribuna* do Júri </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> * RESULTADO* * DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 * projeto de lei 8.045/*010 e suas p*opo**as em relação ao tribunal *o júri </line>
</par>
<par>
<line> O P**jeto de Le* 8.*45/*010 vis* r*for*ar o Código de Pr*cesso Penal. Foi proposto </line>
<line> por iniciati*a do *enado Federal, pelo ex-S***dor *osé S*rney. Distribuí*o *a C*mara dos </line>
<line> Deputados, foi designado como relato* o *eputado Federal João Campo*. </line>
<line> Após divers*s eme*das * projetos apensados, o par*cer do *elat*r, datado *e </line>
<line> 26/04/*021, aprese*tou * *ubst*tutivo *o *ro*e*o, em ra*ão da* dive*sas alterações que o PL </line>
<line> **freu d*s*e a aprovação, *elo Sena*o Federal. </line>
</par>
<par>
<line> Em *eunião ext*aordinária, realizada em m*io de </line>
<line> 20*1, de*ignada p*la </line>
<line> com*ss*o </line>
</par>
<par>
<line> especia* para tratar do </line>
<line> p*ojeto de novo Código d* Proc*sso </line>
<line> Pen*l, foram ouvidos </line>
</par>
<par>
<line> *epresentantes de </line>
<line> divers*s </line>
<line> assoc**ções *e ab*angência nacion** a respeito do procedimento </line>
</par>
<par>
<line> dos *rimes *e *ompetência do Tribunal ** Júri, visto qu* projeto o </line>
<line> conta com substanciais </line>
</par>
<par>
<line> alteraçõ*s do modelo **evisto no códi*o v**ente. (CÂMARA DOS D*PUTADOS, 2021). </line>
<line> A *e*ni*o c**to* com a* mai* var*adas as*ocia**es brasil*i*as, *stando presen*es </line>
</par>
<par>
<line> *epr*sentantes da *ssociação Nacional das </line>
<line> D*fensoras e D*fenso*es Públicos </line>
<line> (*N*DEP), </line>
</par>
<par>
<line> Ass*ciação dos Magist*a*os Brasileiros (AMB), A*s*ciação </line>
<line> *os Juízes *ederais d* Bras** </line>
</par>
<par>
<line> (AJU*E), I*sti*u** de Direito Proces*ual e outros. Da aná*ise da reuniã*, é possí*el observa* </line>
<line> *ue há descontentamento de *odas *s cla*ses qu* esta*am presentes, membr*s *inistério </line>
</par>
<par>
<line> Pú**ico, </line>
<line> delega*os *e polícia, </line>
<line> def*nso*e* púb**cos, ma*istrados e advogados, sendo </line>
</par>
<par>
<line> nece*sária, portan*o, a dis*u*s*o a respeito </line>
<line> dos *ema* </line>
<line> *ue*tionados (CÂMARA DOS </line>
</par>
<par>
<line> DEPUTADOS, 2*21). </line>
</par>
<par>
<line> O rito do júri e*tá disciplinad* *os art*. 384 a 482 do P*oj*to de Lei 8.045/2*10. </line>
<line> Di*ersas s*o as alterações a*re*entadas, sendo * proc**ime*to atual*ente em vi*or qu**e </line>
<line> co*pletamente mod*ficado. Em razã* *isso, no pre*ente trabalho serão abordada* apena* </line>
<line> al*eraç*es substan*iai* quando comp*radas com o c*digo vigente. </line>
<line> Para *elhor co*preen*ão ** rito, conforme pr*vi**o no p*ojeto de lei, ob**rve o </line>
<line> fluxogr*ma abaixo: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, *. 20, n. 5, art. *, p. 145-163, mai. *023 </line>
<line> www4.f*anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. R*is Ju*io*, L. V. Br*der </line>
<line> 154 </line>
</par>
<par>
<line> *ont*: *uto*i* pr*pria. </line>
</par>
<par>
<line> Font*: aut*ria própria. </line>
</par>
<par>
<line> A *lteração mais relevante, no rito do júri, c*nfor*e prevê o substitutivo, é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tran*for***ão do procedi*ento em monofásico, não prevendo, dessa forma, a separação ent*e </line>
</par>
<par>
<line> "judicium a*cusa*ioni*" e "*ud*cium causae". No* termos do a*t. 385 </line>
<line> d* * ubs t i * ut i vo, * </line>
</par>
<par>
<line> proc*dimento se inicia com a den*ncia *fertada **lo membro do Ministér*o Púb*ico. Uma vez </line>
</par>
<par>
<line> *fe*ecida denúncia, não se*do caso de rej*içã* limi*ar, o juiz determin*r* a citação do </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> acusad*, que p*derá oferec*r resposta à a**sação no prazo de 45 dias, po**ndo *presentar </line>
<line> *oda *orma de d*fesa penal *u civil e reque*e* a produ*ão *e provas. Após o *fer*ci*e*to *a </line>
<line> resposta * acusação, * ju*z pr*ferir* de*i*ão de desclassificação, absolvição s*má**a, re*e*ção </line>
<line> ou recebimen*o da inici*l acusa*ória, como se extrai da leitura do art. 387, do re*erido projeto. </line>
<line> A abs*lvição sumária se*á cabível a*e*as n*s *asos de extinçã* *a pu*ib*lid*de, </line>
<line> atipicida*e e p*esença ** causa e**l*dente de antijuridicidade e de culpabilidade. Por ou**o </line>
<line> lado, a rej*ição *a inici*l acusatória d*penderá d* re*onh**imento d* inépcia ** de ausência </line>
<line> de prova da mater*alidade do fato e/o* insuficiência de in*íci*s *e autori* ou de participação </line>
</par>
<par>
<line> (art. 390), pre**l*cendo, *m cas* *e </line>
<line> dúvida, r*jeiç*o da denúncia, fa***do *oisa ju*ga*a a </line>
</par>
<par>
<line> for*al. Trata-se de i*ovaç**, já que, at*almente, vigor* o pr**cíp*o *o in *ubio pro societate, </line>
<line> nessa etapa pr*ces*ua*. </line>
<line> Re*. FSA, Ter**i**, v. *0, n. 5, art. 7, p. 145-163, *ai. 2023 www4.fsan*t.***.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O* Reverb*ros do Projeto de Le* 8.045/2010 na R*ss*gnificação do Tribunal do Júri </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> A decisão de recebi*ento da inicial, *o* su* vez, é a que rec*nhece adequada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*scrição do f*to, ind*ca a mater**lidade e apres*n*a os i*díc*os de autor**, </line>
<line> s*ndo esse </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pr*nunciamen*o do *a*is*rado </line>
<line> que a**oriza a *emessa a* pl*nário (art. 391). * decisão *ue </line>
</par>
<par>
<line> r*ceb* totalme*te a denúncia será irreco*rível, mas a *ue recebe par*ia*mente, c*berá recurso </line>
<line> a*enas d* órgão *cu*ad*r, nos t*rmos do a**. 393, "capu*" e parágrafo *nico. Não obstante, a </line>
<line> defe*a p*ssa semp*e vale*-se do h*bea* corpus pa*a tr*ncar o proc*sso *enal *u* não *n**nt*a </line>
<line> arr*m* *ega*. </line>
<line> O juiz pre**de*te do júri então anal*s*rá os req**rimen*os de p**va, realizará as </line>
<line> dili*ências par* sanar even*uais nulidades * esc**recer fatos, fará relatório do proce*so, </line>
</par>
<par>
<line> **terminando a </line>
<line> in*lusão *o julgam*nto em pauta, * certificará a existênci* *e *utros </line>
</par>
<par>
<line> man*ados de prisã* em desfavor do *cusad*, caso esteja preso. </line>
<line> O t*ibunal *o *úri *ermanecerá sendo forma*o pe*o jui* preside*te e p*r se*e jur*dos </line>
<line> escolhidos d*ntre os vinte e *inco. *odavia, essa f*r*açã* é válida apen*s p*ra os crimes de </line>
</par>
<par>
<line> h*micíd** q**lificado, consumad* ou tentado, homicí*io si*ples </line>
<line> *onsumado ou aborto </line>
</par>
<par>
<line> pra*icad* por terceiro, consumad* ou tentado. Para o* d*mais crime* de c*mpetê*cia *o júri, </line>
<line> o C*nselho de *entença será form*do por apenas cinco jura*os de*tre os sorteados. </line>
<line> *niciados os trabalh*s com a oitiv* d* vítima, *nqui*ição das *estem*nhas e </line>
<line> interr*gatóri* do acusa*o, passa-se aos deba*es. Co*forme *ispõe o art. 450, §1º, *aso o </line>
<line> Ministér** Público reconheç* atipicidade, causa de e*clus*o de *ntijuridicidade ou de </line>
<line> culpabilidade, ou a ocorrência de causa de e*tinção *e punibi*i*ade, no que concerne ao cr*me </line>
<line> *oloso c*ntra a v*da, a se*s*o será e**errada, caben*o ao juiz p*o*erir sen*ença absolutó*ia. </line>
<line> O tempo para cada par** du*an*e os debates se** de uma hora e me*a e uma h*ra p*ra </line>
</par>
<par>
<line> répl*ca tréplica no caso dos cr*mes *e hom*c*dio q*a*if*cado, consumado *u tentado, e </line>
<line> homicídio sim**es *onsumado, *borto *rov*cado por terce*ro, con*umado o* ten*ado. N*s </line>
</par>
<par>
<line> demais </line>
<line> cri*es *e competê*ci* </line>
<line> do júri, o *empo ser* </line>
<line> de uma *ora *ara cada par*e e t*inta </line>
</par>
<par>
<line> *i*utos para a réplica e a tréplica. </line>
</par>
<par>
<line> *stabelece o art. 452, in*iso *, que durante os *ebates as partes </line>
<line> não poder*o </line>
<line> f*zer </line>
</par>
<par>
<line> referência aos de*oimentos prestado* na fase de investi*a*ão criminal. </line>
</par>
<par>
<line> P*on*o </line>
<line> para ser jul*ad* o feito, passa-*e * vo*açã* e ** qu*stioná*io. O s*bstitutivo </line>
</par>
<par>
<line> apresenta nova fo*ma *e quesita*ão, *ais complexa que o m***l* *tual, *o*s prevê *rê* fases </line>
<line> *e que*itação: preli**na*, or**ná*ia e extraord*nári*. </line>
<line> A f*se pre*iminar se aplica aos *asos de de*classificaçã*, versando os quesi*os sobre * </line>
<line> inc*mpe*ência do júri para julgar o caso, quando *ão se tratar de crime doloso cont*a a vi*a, </line>
<line> *u a desclass*ficaçã* da inf*ação *ara outro c**me também de competên*ia do júri. Caso *eja </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 20, n. 5, *rt. 7, p. 145-163, mai. 2023 www4.fsa*et.com.br/*e*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Reis J*nio*, L. V. Br*der </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> comp*eendido q*e *ão se trata de </line>
<line> crim* doloso contr* a vida, * votação será en*errad* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*b*rá *o ju** p**sidente profer*r a sentença (art. *58, §5º). </line>
<line> Fi*alizada * f**e preliminar, tem início a *ase ordinária, que envol*e dois *ue*itos: se </line>
</par>
<par>
<line> o acusado deve ser absolvido e se a </line>
<line> acusação susten*a*a em plená*io </line>
<line> d*ve s*r alte*a*a </line>
<line> (a*t. </line>
</par>
<par>
<line> 461, in*isos I e II). Esse segundo q*esi*o diz **speito à re*irad* de e*ent*al qualificad*ra ou </line>
<line> causa de aumen*o *e pena, bem como sobre o recon*ecimento de *ausa de d*m**uição *e </line>
<line> pen*. </line>
<line> O substitutivo pre*ê que **ra a abso***ção ou conde*açã* do acusado d*verá ser </line>
<line> obtida una*imidade dos votos dos jur*dos, fato que ofende * s*gilo das votações. Com rel*ção </line>
<line> aos demais q*esit*s, o r*sultad* poderá ser obti*o mediante maioria simple*. </line>
<line> *m* v*z *ejeitado o p*imei** *uesi*o, o acusa*o estar* conde*ado, e *ejei*a*o o </line>
</par>
<par>
<line> s*gun*o </line>
<line> quesito, quando compreendido que ** causas </line>
<line> de aumento de pena * *ualificadoras </line>
</par>
<par>
<line> devem ser mantidas e que inexiste causa de d*m*nui*ão, a votação será encerrada, ca*endo ao </line>
</par>
<par>
<line> juiz *resi*ente p*ol**ar sent*nça cond*nat*ria </line>
<line> * promover a *os*metria </line>
<line> da pena, **mo </line>
</par>
<par>
<line> determina o a*t. 461, §4º, do projeto. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, caso ha*a acolhim*nto do segundo quesito *a fas* o***nária, passa-se à </line>
<line> fas* </line>
</par>
<par>
<line> extraor*inária, q*e se refer* ao *econhec*ment* de minorantes, m*jorantes e qualificado*as. </line>
<line> Ter*inadas *s e*pl*caçõe* sobr* os que*itos pelo juiz pr*sidente, os *u*ados passarão </line>
<line> entã* * denominada "sala de conferências", par* *eba*erem a resp*it* *o caso e chega*em a </line>
<line> um v**edicto. </line>
</par>
<par>
<line> Os arts. 463 a </line>
<line> 476 tra*a* *etalhada*ente da de*iberação p*l*s </line>
<line> jurados </line>
<line> na sala de </line>
</par>
<par>
<line> conferências. Segu*do o substitutivo, os jura*os de*erão se r***ir pe*o tempo fixado pelo juiz </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> cas* findo * </line>
<line> prazo </line>
<line> estipulado não houver </line>
<line> um vere*icto, o Conselho de Sen*ença ser* </line>
</par>
<par>
<line> *issolvido (art. 463, §3º). </line>
<line> *entre os ju*ad*s deverá ser escolhido um jurado-diret*r * *m jurado-*ecretá*i*, *ue </line>
</par>
<par>
<line> s*rão respon*ávei* por facilitar a exposição de *deias o d*ba**. A s*la de d*liberações e </line>
<line> contará com qua*ro para que ** ju*ados pos*am fazer esque*as e ro*ei*os. </line>
<line> Primei*a*ente, o jur*d*-s*cretário d*verá realizar a leitur* *a in*cial acusatória, da </line>
</par>
<par>
<line> resp*st* </line>
<line> escrita, do **c*bim**t* da </line>
<line> in*cia* </line>
<line> acusa*ó*ia, dos quesitos e de qua*quer outra </line>
<line> *eça </line>
</par>
<par>
<line> *r*cessual </line>
<line> q*e os j*rados desej*m. Termina*a a discussã*, o j*rado-diretor dará início </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> v*tação </line>
<line> na **dem dos </line>
<line> quesit*s, *ompetindo ao jurado-se*retário **otar em um termo </line>
</par>
<par>
<line> *ornecido pelo juiz presidente o re*ultado da *otaçã*. </line>
<line> *onforme *xplici*ado a*i**, o primeiro quesi*o da f*se o*din*ria se refer* à </line>
<line> *b*olvição do acusado * para s** a*olhido deverá haver unanimidade dos votos. Assim, </line>
<line> Re*. FSA, Teresi*a, v. 2*, n. 5, art. 7, p. 145-163, *a*. 202* *ww*.f*anet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Reverberos *o Projeto de Lei 8.045/2010 na Res*ignif*cação do T*i**n*l d* J*r* </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> superada a fase prel**ina*, não ha*endo des*lassifica*ão, </line>
<line> na </line>
<line> vo*ação d* primeiro ques*to </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> jurado-diretor apres*ntará se* voto, s*guido do jurado-se*retário e dos *emais. *ã* haven*o </line>
<line> un***midade, os jura*os tornarão * discuti-lo, *abendo ao jurado-dir*tor fixa* os ponto* </line>
<line> divergentes, sobr* os quais deverá haver no*a di*cussão apres*ntan*o provas d*s a*to*. </line>
<line> Ca*o no prazo fixado pelo juiz n*o haja c*nsenso qua*to ao pri*eiro quesit*, poderá </line>
<line> have* dilação de prazo por ig*al período, o que *ever* ser comuni*ado ao juiz pr*siden*e pel* </line>
<line> jurado-dir**or. </line>
<line> A vo*ação dos de*ais ques*to* *erá por *aioria s*mples; ter*inada a votação, ** </line>
<line> jurados assinarão o **rmo, cabendo ao juiz presidente p*olat*r a sent*nça. </line>
<line> Os as*untos t*at**os na s*la de conferê*c*a s*o s**ilosos e devem ficar e* se*redo </line>
<line> pel*s jurado* sob pena d* responde*em pelo crime de violação de sigilo funcio*al quali**cado, </line>
<line> com pena de re*lu*ão, de quatr* a oito an*s. </line>
<line> Em sum*, esse * o procedimento *rev**to no *roj*to *o nov* *ódigo, havendo alguns </line>
<line> **pectos intensamente c*iticados *or ju**stas, *ue serã* *xpo*tos a seguir. </line>
<line> 3.2 Críticas ao **ocedimento do jú*i no *ubs*itu*ivo do projeto de lei 8.045/2010 </line>
<line> Há vár*os pontos n* *rojeto de le* que sã* *bj*to ** *ígidas crí*ica*. Primeiramente, a </line>
</par>
<par>
<line> su*r*ssão de uma das fases ** rit* do jú**, torna*do o pro*e*imento monofásico, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> extrem**ent* prejudicial ao deslinde do feito. O **oj*to *e novo *ódig* p*ev* *ue oferec*da </line>
<line> * den*ncia e * re*posta à ac*s*ção, o j*iz de*iberará, poden** receber o* rejeitar a *enúncia, </line>
<line> ab*olver o acusa*o ou ent*nder pela desc*as*ifi*ação do delito. </line>
</par>
<par>
<line> Conform* estabeleci** no art. 393, do su***itutivo, o recebime*to da den*ncia </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> irrecor**vel para a *e*e*a. *pesar d*s*o já oco*r*r na at*alid*de, no procediment* pre**sto no </line>
</par>
<par>
<line> *ubstitutivo *ssa previsão é inadmissível, </line>
<line> p*is a própria decisão de r*ce*imento da é </line>
<line> inicial </line>
</par>
<par>
<line> q*e possui * *ondã* *e encaminhar *s autos pa*a o j*lgamen*o popular, </line>
<line> equ*val*ndo u** a </line>
</par>
<par>
<line> *spécie d* "dec*são d* pronúncia irr*corrível", embora oponível pe*a vi* de ha*eas cor*us. </line>
</par>
<par>
<line> Atualmente, a*ós regula* instr*ção do feit*, o juiz pode** pr*f*rir d*cisão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*o*únc*a, qua* é recorr*v*l medi*nte *ecurso em sentido estr*to (art. 58*, inciso IV, a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> CPP). A i*existênc*a *e previsão semel**nte *ara * caso de rec*bim*nto da *nicial conforme </line>
<line> *revê o projeto é prejudicial à d*fesa, enquanto dir*ito ao duplo grau de jurisdição. </line>
</par>
<par>
<line> Não se mostra adeq*ado q*e o caso *eja julgado p*lo* jurados, </line>
<line> juízes lei*os, </line>
</par>
<par>
<line> ime*iatamente após a prola**o de d*cisão de recebi*ento de denúnc*a, *ue é irr*corrível pela </line>
</par>
<par>
<line> def*sa, e *astreada apenas e* indíci*s colhidos na fase inquisitorial </line>
<line> q*e despreza am*** a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res*na PI, v. 20, n. 5, a*t. 7, p. 145-163, mai. 2023 </line>
<line> w*w*.*sanet.c*m.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Re*s Junior, L. *. Brud** </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> *efesa e co*tr**itório. A adoção desse *roce*imento acabaria apen*s por sob*ecarre*ar </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> varas dos tribunais **s j*ris (CÂMARA DOS DEPUTADOS, 2021) e exaltaria a fase </line>
<line> investigativa, a*roximando-se d* sistema misto. </line>
<line> O inquér*to policia* não possui a mes*a fo*ça *robatória q*e as provas produzidas em </line>
</par>
<par>
<line> juízo, em que há o exerc*cio do </line>
<line> contraditório da e </line>
<line> ampla </line>
<line> def**a. Conforme sus**nta*, </line>
</par>
<par>
<line> *od*igo Fau*z Pereira e Silva * Da*iel R**ei*o Surdi de A*elar, "com **ceçã* das *r*v*s </line>
</par>
<par>
<line> ca*te*ares, </line>
<line> a*te*i*adas e *rrepetíveis, </line>
<line> as informações </line>
<line> colh*das na inves*igação *reliminar, </line>
</par>
<par>
<line> q*ando não r*produzidas judicialmente, s*o u* \nada jurídico\" (*ILV*; AVE*A*, 20**, p. </line>
<line> RB-7.5). </line>
<line> De*sa *orma, se a d*cisão d* recebim*nto da denúnc*a tal com* atualme*t* prevista já </line>
</par>
<par>
<line> g*ra transtornos *o acus**o, imagine-s* a </line>
<line> situa*ão </line>
<line> em que decisão de recebi*e*t* a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> den*ncia será * responsável </line>
<line> por </line>
<line> su**et*r ou nã* o a*u*ado a júri. Em outr*s p*lavra*, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fund*me*tação d* decisão que *eva** o réu ao julgament* popular não p*de se *ale* *penas </line>
<line> das pr*vas obti*a* no *nquérit* po*i*ial. </line>
<line> O su*stituti*o é assi* red*gido so* o fundamento de que a demora na res*luç*o de um </line>
</par>
<par>
<line> crim* dolo*o c*n*ra a </line>
<line> vid*, p*lo *ribu*al do J*ri, se dá em razão da primeira fase </line>
<line> do júri </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL, 2021). Segundo *a*os do C*nselho N*cional de Ju*tiça (CNJ), *o Brasil em 2018 </line>
</par>
<par>
<line> havia quase </line>
<line> 1 8 * .* 0 0 </line>
<line> proc*ssos </line>
<line> de *rimes dolo*** c*ntra a v*da </line>
<line> em trâmit*. Dados *pontam </line>
</par>
<par>
<line> que de 2*16 a 2018, 1*% das ações foram extin*as pela pr*s*rição. O relatório do CNJ </line>
</par>
<par>
<line> t*mbém apres*nta q*e a média de duração de um </line>
<line> p*oces*o de *om*etência do júri é de seis </line>
</par>
<par>
<line> anos (BRASIL, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> C*mpreend** o r*lator do projeto, *eputa*o Federal J*ão Cam*o*, que "quanto antes </line>
<line> o T*ibun*l do Júri (*uiz n*tur*l da causa) toma* *onh*ci*ent* das pr*vas, m*lh*res *erão *s </line>
</par>
<par>
<line> chances de profícua **lução </line>
<line> do caso" (BRASIL, 2*21). Ass*m, </line>
<line> no p*ojeto de le* *s provas </line>
</par>
<par>
<line> *eri*m **oduz*das na pre*e*ç* *os jur*dos. </line>
<line> A**sar *e no*ória a demora, a su*ressão da *rimeir* f*se do jú*i po*eria oca*i*nar que </line>
<line> denú**ias levia*a*, la*tre*das em autoria e materialida*e *on*ta*adas e*clusiva*ent* em </line>
<line> peças do inqué*ito poli*ial, seja* remetidas a j*lgam*nt* por juízes leigo*, em evidente </line>
<line> preju**o à d*fesa, pois podem ser influen*ia**s por *rovas ilícitas, por exemp*o. </line>
<line> Po* *utro lado, a previs*o de que na dúvida * denúncia deve*á ser rejei*ada, ap*esent* </line>
<line> *vidente p*ejuízo ao ofend*do, p*is o inqué*ito **lic**l, conforme visto, p*ssui ca*áte* </line>
</par>
<par>
<line> meramen*e info*m*tivo </line>
<line> e p****ratório da açã* penal. As*im, a a*s*ncia de **ova da </line>
</par>
<par>
<line> *aterial*dade e dos indícios de autoria com base nas *eças do *nqu*ri** p*licial não signifi*a </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 20, n. 5, art. 7, p. 145-163, mai. 2023 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O* Reve*b*r*s do Pro**t* de Lei 8.0*5/2*10 *a *e*significa*ão do Tribunal do Júri </line>
<line> 159 </line>
</par>
<par>
<line> inexistência de tais el*mentos, *u* poderiam ser obtidos ca*o houvesse in*tru**o *rocessual, </line>
<line> *as m*ramente que s** insu*i*ientes para que a **n*n*ia se*a recebida, o que nã* se sus*enta. </line>
<line> Além dis*o, o p*ojeto in*va ao di*por que o ac*sado de*erá ser c*tado para </line>
</par>
<par>
<line> apresentação de res*osta * acusação no p*a** de 45 </line>
<line> d*as. Pode-se dizer q*e dez dias é um </line>
</par>
<par>
<line> *razo exíguo para apresen*açã* da resposta à acu*açã*, em *special *elo fato de os pr*zos </line>
<line> serem *on*ado* em dias co*ri*os. *ntretanto, o extenso pr*zo d* 45 di*s viola *r*vemente o </line>
</par>
<par>
<line> princípio da </line>
<line> dur*ção razo*ve* </line>
<line> do pr*c*sso, que </line>
<line> deve ser *bservado *rincipalment* nos </line>
</par>
<par>
<line> p*ocessos criminais, e* razão do risco *ue o acusado *ossui d* ter sua liberdad* restri*gida. </line>
<line> *m um quad*o c*mpar*tivo entre o t***o aprovado n* Senad* Federa* e o substit*tivo </line>
</par>
<par>
<line> do Deputado Fed*ral J*ão Ca**os, a Assoc*ação </line>
<line> *e Magistrados Brasilei*os s*gere que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *r*zo par* apr*s*nt*ção </line>
<line> de *esposta seja amp*i*do para 15 dias (ASS*CIAÇÃ* DOS </line>
</par>
<par>
<line> MAGISTRADOS BRASIL*IRO*, 2021). </line>
<line> Conf*rme vi*to, a méd*a de duraçã* dos proce*sos de com*etência do Tr*bunal do Júri </line>
<line> é de seis anos, n* qual o pr*zo *ara apresent*ção da respost* é de 10 dias. Evidentemente, o </line>
</par>
<par>
<line> tempo para a conclus*o do processo se estenderi* caso o prazo do substitut*vo </line>
<line> venha a ser </line>
</par>
<par>
<line> incorporad* no ordenament* </line>
<line> j*rídico. Isso *e **stra, em especial, pois *aso não s*ja </line>
</par>
<par>
<line> apresentada a *e*esa, **ça obrig*tór*a, </line>
<line> caberá *o juiz nomear defen*or para apres*nt*ção, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ual *o*t*r* **m mais 45 dias **ra apr*s*ntar a respost* à acusa*ão. </line>
<line> Ad*mais, outro *o*to * *e* question*do é a poss*b*l*dade *e abs*lv*ção su*ária </line>
<line> so*ente **s ca*os de extinção da p**i*il**ade, atipici*ad* ou p**se**a de causa exclu*ente </line>
<line> da antij*r*di*idad* e d* cul*abilidade. Não h* prev*são, co*o *o *ód*go atual, de a*solvição </line>
</par>
<par>
<line> do acusado quando </line>
<line> h*uve* prova </line>
<line> da inexi*tênc*a </line>
<line> do fato ou prova de que o acusado *ão </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> au*or ou par*íc*pe do fato. Essas situaç*es, *aso mantidas as reda*ões atuais, le*arão que </line>
</par>
<par>
<line> acusados mani*estame*t* inocentes sejam sub*etidos a julg*m*nto p*lo tribunal </line>
<line> po*ular, </line>
</par>
<par>
<line> so**ecar*eg*ndo as var*s d* Trib*n*l do *úr* (CÂMARA DOS DEPU*A*OS, **21). </line>
</par>
<par>
<line> O proj**o de **i substitutiv* também p*ev* *ue os ju*ados d*liber*rão na sala de </line>
</par>
<par>
<line> conferências a respeito do caso, devendo chega* </line>
<line> ao *ere***to. Ess* </line>
<line> previsão viola </line>
</par>
<par>
<line> fla*r**teme*t* p*incípi* o </line>
<line> co*stituci*nal do sigilo das votaçõe*, p*e*is*o no art. 5º, i*c. </line>
</par>
<par>
<line> XXXVIII, alínea "b", da C**sti*u*ção F*dera*. </line>
<line> Rodrig* Faucz *ereira e Silva e Daniel Rib*i*o Surdi *e Ave*ar sustent*m qu* o si*ilo </line>
<line> *as votações n*o s* con*unde com a *ncomun*ca*ilidade dos ju*ados, isso porqu* "a regra de </line>
</par>
<par>
<line> que ** jurados </line>
<line> não p*dem se comunicar </line>
<line> ou expressar suas opiniões sobre o **so que está </line>
</par>
<par>
<line> sendo julgado es*á exp*es*a no art.46*, §1º, do CPP", assim, "p*r constitui* previsão </line>
</par>
<par>
<line> leg*slativa infraconstitucion*l, a regra *e inc*municabilidade pode s*r revista, caso </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*sin* *I, v. 20, n. 5, art. *, *. 145-163, mai. 2023 www*.fsanet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. *eis J*nior, L. V. Brude* </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> *egi*lad*r </line>
<line> assim entend*" (SILVA; *VELAR, 2021, *. RB-4.2). Desse mo*o, eles </line>
</par>
<par>
<line> c*mpreendem que o </line>
<line> *rojet* *e lei versando inserir a </line>
<line> co**ni*abilid*de *ntre o* jurados </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> válida e arg*mentam que a deliberaçã* con*unta *á melho* qualidade à decisão, em ra*ão *a* </line>
<line> v*sões diferentes entre cada jurado e * form* q*e cada um *ompr*ende a prova apresen*ada. </line>
<line> Ape*ar dos fundamentos su*t*nt**os pelos *utores menci*nados, esse não pa**ce ser o </line>
<line> melhor ent**d*mento a respeito da matéria. Isso porqu* a Constitu*ção Federal tr*ta do sigilo </line>
</par>
<par>
<line> das *ot*ções como f*rma de pr*zar pe*a indepe*d**cia *os jurados, que pod*rão </line>
<line> *otar de </line>
</par>
<par>
<line> forma li**e, de acordo com o convencim*nto ***mado. </line>
</par>
<par>
<line> A *r*pria existência de *ebate *ntre j*rados já </line>
<line> viola o sigilo das votações, pois </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inclinação do jurado quanto * *eu voto será expos*a. *lém disso, a *iscussão entre *s j*íze* </line>
<line> le*gos poderá l*var que um *urado imp*nha seu pos*cion*mento aos demai*, notadamente </line>
<line> aquele que exercerá função de *ir*ção *o Conselho de Sent*nça. </line>
<line> **tão, *om acerto está *árci* Schlee Gomes (20*0, p. 10), a* afirmar que: "A </line>
</par>
<par>
<line> expressão, **r si s*, já diz *udo: sigil* \das\ v*tações, </line>
<line> *u seja, a </line>
<line> da formação do vo** </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> jur*do, </line>
<line> desde o </line>
<line> início do j*lgamen*o, ao </line>
<line> m*mento e* </line>
<line> que este lançado na urna, jurado </line>
</par>
<par>
<line> é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ão pode manifestar sua *nte*ção d* voto nem po*e </line>
<line> sofr*r </line>
<line> qualquer influênci* para isso, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> modo * *abr***ear sua soberana decisão". </line>
</par>
<par>
<line> A modificaç*o do sigilo das *otações nã* é pos*ível sequer median*e Emenda </line>
</par>
<par>
<line> *onstituci*n*l, po*s se t*ata de cláusula pé*re*, nos te*mos do art. 60, § 4º, inciso *V, </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Con*titui*ão *edera*. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, observa-*e *ue o su*stituti*o pret*nde inserir qu*sitação **is c*mplexa do </line>
<line> que a atualm*nte vigente, pass*ndo a exis**r trê* fases: p**lim*nar, *rdinária e **traord*nária. </line>
<line> Va** lembr*r que a **esitação *ntes da refor*a proporc*onad* *ela Lei 11.68*/0* a*otav* o </line>
<line> si*tema francês, com di*ersos quesitos a s*rem respondido* pelos jurados, distanciando-se do </line>
</par>
<par>
<line> modelo ing*ê* e estadunidense, em que *á * quesito </line>
<line> único se o jurado absolve ou n*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ac*s**o. Po* i*s*, a r*fo*ma </line>
<line> *e </line>
<line> 2008 </line>
<line> veio a fim de sim*l*fi*ar a q*esitação e torná-la mais </line>
</par>
<par>
<line> fácil </line>
<line> de compr*en*ão aos jurados, </line>
<line> adotando um sistema *isto ent** o francês e o a**lo- </line>
</par>
<par>
<line> america*o, *m que fo* inserido o *ues*to absolutó*io genér*co (LI**, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Confo*me not* técnica, *labo*ad* pela *ssoc*ação dos Ma*istrado* *rasil*iros, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> proje*o subs*i*utivo prevê sistema *e q*esitaç*o comp*exo que poder* c*nfundir os jurad** e </line>
<line> g*r*r nulid*de*, l*mbrando-*e que são juízes leigo* muitas vezes se* *x*eri**c*a na *rea do </line>
</par>
<par>
<line> *ireito. **iás, fato de a votação ser * </line>
<line> conduzida em *al* fechada, sob a organização *e </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> jurad*-se*retário e um *ur*do-d*retor, s*mada à *ossibilidade de </line>
<line> deba*e en*re o* jurado*, </line>
</par>
<par>
<line> pode*á acarreta* prej**zos à p*rte em r*zão </line>
<line> da *ncom*r*ensão por *ar*e dos ju*ados qu*nto </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 5, art. 7, p. 145-*6*, ma*. *0*3 </line>
<line> www4.*sanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Reverberos do Projeto de Lei 8.045/20*0 na Ressign*f*c*ção *o Tribuna* do Júri </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> aos </line>
<line> quesitos </line>
<line> que </line>
<line> deverão </line>
<line> ser </line>
<line> vo*ados </line>
<line> (ASSO*IA*ÃO </line>
<line> DOS </line>
<line> MAG*STRADOS </line>
</par>
<par>
<line> BRASILEI*OS, *0*1). </line>
<line> P*rtanto, a ref*ri** a*sociação, em qua*ro compar*tivo com s*gestões entre o pro*e*o </line>
</par>
<par>
<line> aprova** pel* Senado *edera* e o *t**l pro*eto de lei substitutivo, m**ife*ta-se favorável </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> man*t*nç*o da votaç*o tal como p*e*ista no atual Código de Pr*cesso P*nal. </line>
</par>
<par>
<line> Em síntese, pode-se afirmar que a *ropos*a de alteração do rito es*e*ial *o júri, por </line>
</par>
<par>
<line> meio d* Projeto de Lei 8.04*/10, é </line>
<line> extre*amente **ejudicial a* réu e *fe*de sensivelmen*e </line>
</par>
<par>
<line> princípios e gara*t*as con*titucionais, fortalece*do as precár*as provas colhid*s *a *ase </line>
</par>
<par>
<line> prel**inar do </line>
<line> proc*sso, na qual até mesmo o *ontraditóri* </line>
<line> dif*rido é d*fícil de *er exerci*o, </line>
</par>
<par>
<line> te*do e* v*sta o di*ta*ciamento *ntre as dilig*nci*s discricio*ár*as da aut*r*da*e policial * o </line>
<line> exercíci* d* ampla defesa. </line>
<line> 4 CONSIDERA*ÕES FI*AIS </line>
<line> * proc*dimento do Tribunal do **r* é complexo e moroso. T*l *em*ra *ão adorna ao </line>
<line> princíp*o da *azoável duração do proce*s* em especial em m*t*ria cr*minal, pois a ação penal </line>
</par>
<par>
<line> deve ser </line>
<line> céler*, </line>
<line> especi*lme*te nos casos de acusado* *r**os, *as também, sem olvidar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **ssibi*idad* das pro*as pe*ecer*m. Ess* é a motiva*ão que levou o r*lator geral do Projeto </line>
</par>
<par>
<line> de L*i *º 8.045/2010, </line>
<line> Deputad* Federal João Campos, * suprim*r a pri*eira *as* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> julga*en*o *m plenário: *el*r*dade proc*s*u*l. </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, apesar da necess*dade u**ente </line>
<line> de j*lgamentos mais cé**r*s, não se po** </line>
</par>
<par>
<line> s*b t*l justificativa supri*ir *s di*eitos das par*e*, *a*to do acusad* *uanto d* o*endido, para </line>
<line> que seja a*ingido esse fim. Isso p*rq*e a *upressã* da *rim*ira fa*e *o rito do *úri e *a </line>
<line> instrução acaba *or possi*il*tar que o acus*do *eja sub*etido a ju*gament*, em plen*rio, *om </line>
</par>
<par>
<line> base apenas em elemen*os do inqu*rito polici*l, </line>
<line> que é procedime*to inqu*s**orial e *em </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> contradi***io, *re*idido por dele*ado* de *olícia. </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, a po*sibilidade de respo*ta à acusação n* pr*zo de 45 dia* é contraditó*ia </line>
<line> ao próprio *rg*mento de celer*da*e proce**u*l de que se valeu o rela*or geral *o pr*j**o. </line>
<line> Evidente que se no modelo atu*l os *ro*essos já se *stendem por divers*s anos, a necessidad* </line>
</par>
<par>
<line> de acelerar o </line>
<line> procedim*nto não será </line>
<line> concretiz*da *edi*nte extenso prazo que o proj*to o </line>
</par>
<par>
<line> prevê para que o acusado a*resente sua defe**, já que atualmen** *ão 10 dias. </line>
<line> Somado a isso, a ausência de p*evisão legal de absolvição sumária do *cusado quando </line>
</par>
<par>
<line> ho*ver prova da *ne*ist*ncia do fato o* prova de que o acusad* não é autor ou p**tícip* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi** P*, v. 2*, *. 5, art. 7, p. 145-163, mai. *023 www4.fsanet.co*.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. *eis J*nior, L. V. Bruder </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> fa*o *caba*á </line>
<line> p*r le*ar pessoa *omprovadam*nte inocen*e para julgamento e* ple*ário, </line>
</par>
<par>
<line> poden*o haver * condenação d* um in*c*nte por simples *orma*ismo legal. </line>
<line> Ademais, a previs*o *e comunicação ent*e os jurados é flag*anteme*te </line>
<line> incon****uc*onal, e* *azão *o princ*pio do sigil* das votações pr*vi*t* na Con*titu*ç*o </line>
<line> Feder*l, já que * r*ferido *rincípi* de*e ser *nt*rpretad* de form* a garantir a *ndependênc** </line>
<line> d* jura*o e o voto total*en*e *ivre. </line>
<line> *or fim, * *uesitação *al como p*ev*sta no substi*u*iv* é *everas *ompl*xa, *nstituin*o </line>
<line> procedimen** t***ásico *ara a vot*ç** *os quesitos, o q*e dificulta a co*preensão sobr* o </line>
<line> con*eúdo d* cada qu*sito. </line>
<line> Assi*, p*r *odo * e*post*, *onclui-s* que *udanças legis**tivas são *ecessárias para </line>
<line> maior celeridade * efetividade do processo penal. *n*retanto, as disposições *o s**stitutivo no </line>
</par>
<par>
<line> *u* tange ao procedimento do Tribunal do Júri são violadoras a </line>
<line> p*incípios co*s*itucionais, </line>
</par>
<par>
<line> **ejudic*ais à *e**sa e não conseguir*o ating*r o objetivo *r*pos*o de </line>
<line> gara*ti* celeridade </line>
</par>
<par>
<line> proc*ssu*l. </line>
</par>
<par>
<line> **F*RÊN**** </line>
</par>
<par>
<line> ASSOCIAÇÃO DO* M*GISTRADOS BRASI*EIROS. Nota técni*a. R*o de Ja*e*ro: </line>
</par>
<par>
<line> AMB, </line>
<line> 2021. Dispo*ível em: https://*ww.**njur.com.br/dl/amb-e*via-nota-tecn*ca-pl- </line>
</par>
<par>
<line> altera.p*f. Acesso em: 10 ja*. 2023. </line>
</par>
<par>
<line> ASSOCIAÇÃO *OS MAGISTRAD*S BRA*I*EIROS. *uadro comp*rativo: </line>
<line> PL </line>
</par>
<par>
<line> 8.045/201*. Rio de Janeiro: **B, 2*21. </line>
</par>
<par>
<line> BR*SIL. Câmara dos De*utados. Projeto de Lei n* *.045, de 22 *e dezem*ro de 20*0. </line>
</par>
<par>
<line> Revoga o Decreto-lei nº 3.6*9, de 1941. Al*er* os Decretos-lei n* 2.848, </line>
<line> * e 1 9 4 0 ; 1 .0 0 2 , d e </line>
</par>
<par>
<line> 1969; </line>
<line> as Leis n* 4.*98, ** </line>
<line> * 9 6 5 , 7 .2 1 * , d e 1 9 * 4 ; 8 .0 3 8 , d e 1 9 9 0 ; 9 .0 9 9 , d * 1 9 * 5 ; 9 .2 7 9 , d e </line>
</par>
<par>
<line> 199*; </line>
<line> 9 .* 0 9 , d e </line>
<line> 1998; 11.340, de 2006; 11.3*3, de 2006. B*as**ia: *â*ara dos Deputad*s, </line>
</par>
<par>
<line> *02*. </line>
<line> D*sponível em: </line>
</par>
<par>
<line> https://www.camara.leg.br/p*oposicoes*eb/prop_m**trarintegr*?cod*eor=19*8270&f*lenam </line>
<line> e=Tramitacao-PL%2080*5/2010. A*es*o em: 23 jan. 2023. </line>
<line> BRAS*L. CONSELHO NACIO*AL DE JUSTIÇA. Diagnóstic* das ações penais de </line>
<line> competên*i* do Tribunal do Júri. *r*sí*ia: CNJ, *019. Disponível em: </line>
<line> https://b*bliotecadigital.c*j.*us.br/*s*ui/handle/1234*6789/84. A*esso em: *0 jan. 2*2*. </line>
</par>
<par>
<line> CÂMARA DOS DEP*TA*O*. Comi*são especial so*re o *ódigo de pro*esso pe*a* </line>
<line> (PL </line>
</par>
<par>
<line> 8045/*0): R*un*ão Extraor*i*ária (v*r*u*l) - 04/0*/2021. *ouTub*, 2021. *isponível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> ht*ps://ww*.you*ube.com/l*ve/K*PHr8D*JSU?f*atu**=share. Aces*o *m: 23 jan. 2023. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 5, art. *, *. 145-163, ma*. 2023 </line>
<line> www4.f*an*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O* Reve*ber*s do Projeto de *ei 8.045/201* n* Ressi*nif**açã* do Tribunal do Júri </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> GOM**, M. S. Sigilo *a* vo*ações e inco*unicabilid*de: </line>
<line> *a**ntias *onst*tucionais do j*ri </line>
</par>
<par>
<line> brasileiro. Revista do Mi*istério *úblico do Rio Grande do Sul, n. 67, 201*. Dis*onível </line>
<line> em: http://www.*mprs.o**.br/a**uivos/revista_artigo/arquivo_*3039*8691.pdf. Acesso em: </line>
<line> 10 ja*. 2*23. </line>
</par>
<par>
<line> LIMA, R. B. M*nual *e p*ocesso p*n*l: volume ún*co. </line>
<line> *. ed. re*. ampl. *t**l. Salv**or: </line>
</par>
<par>
<line> JusPodivm, 2020. </line>
</par>
<par>
<line> NU*CI, G. *. Tribunal do júr*. 2. ed. São Paulo: Revista *os Tribunais, 2015. </line>
<line> R*IS JUNIOR, A. *; RUIZ, *. A. A d*pla f*se de abs*lviçã* sum*ria *o rito do júri. *evis** </line>
<line> Conj*r. Sã* Paulo, 202*. Dis**nível em: https://www.conj*r.com.br/202*-jan-*7/opin*ao- </line>
<line> d*p*a-f*se-absolvic*o-sumaria-r*to-jur*. Acess* em: 24 fev. 2023. </line>
<line> SILVA, R. F. *. Tri*unal do júri: o novo rito in*er*reta*o. C*ritiba: *uruá, 2*08. </line>
<line> S*LV*, *. F. P; AVELAR, D. R. S. Manual do Tri*unal d* J*r*. São Paulo: Th*mson </line>
</par>
<par>
<line> Reuters </line>
<line> Revis*a </line>
<line> dos </line>
<line> Trib*nais, </line>
<line> 2021. </line>
<line> E-*ook. </line>
<line> Di**oníve* </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> <ht*ps://provi*w.t*omsonre*ters.c*m/l***chapp/t*tle/rt/*onografias/*53598797/v1/page/1>. </line>
<line> Ace*so em: 1* jan. 2023. </line>
</par>
<par>
<line> Com* Referencia* este Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> REI* JUN*OR, A. S; BRUDER, L. V. Os *everberos *o Projeto d* Lei 8.045/2010 *a </line>
<line> Ressignific*ção d* Tribuna* do Júri. Rev. FSA, Teresi*a, v. 2*, n. 5, art. 7, p. *45-163, mai. 2023. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Auto*es </line>
<line> A. S. Reis Junior </line>
<line> L. V. Br**er </line>
</par>
<par>
<line> *) co*cepç*o e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e in*erpret*ç*o dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunho *u *a revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) par*ici*ação na *provação d* versão *inal ** manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*ina PI, v. 20, *. 5, art. 7, p. 14*-1*3, m**. 2023 </line>
<line> ww**.fs*net.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
</document>

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)