<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 5, art. 7, p. 145-163, m*i. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.5.7
</line>
</par><par>
<line>
Os *everberos do Projeto de Lei 8.045/*0*0 na Ressi*ni*icaçã* *o Tribunal do J**i
</line>
<line>
The Reverb*rts of Bill 8.*45/20*0 *n the Resi*nification o* *he Ju*y Court
</line>
</par><par>
<line>
Al*ir S*ntos R*i* Junior
</line>
<line>
*outor em Direito Pen*l p*la Pontifícia U***ersidade *atólica de São P*ulo
</line>
<line>
Profe*sor da Unive*sidade Estadual *e M*ringá
</line>
<line>
E-mail: alm*r.crime@gm*il.*om
</line>
<line>
Letíc** Viudes *ru*er
</line>
<line>
Graduada *m **reito pe*a Universidade E*t*dual de Ma*ingá, no Para*á
</line>
<line>
E-mail: leticia@br*der.*om.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Alm*r S*ntos *eis Junio*
</line>
<line>
Ed*t*r-Chefe: Dr. *onn* Kerley de Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
Rua Regina Marson Badan, 564 - J*. Iguaçu, Maringá-
</line>
<line>
*o*r*g*es
</line>
</par><par>
<line>
*aran*, Bra**l.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Letíc*a *iude* Bruder
</line>
<line>
Art*go receb**o *m 10/04/2023. Última
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
Rua Ru* B*rbosa, 625, **t* 200*, Zona 07, M*ringá,
</line>
<line>
rece**da em 24/0*/2023. Ap*ovado em 2*/04/20*3.
</line>
</par><par>
<line>
Maringá-*araná, Br*sil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Av*liado pel* *istema Tr*ple Review: Des* Rev*e* a)
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e *) D*uble Bl*nd Revi**
</line>
<line>
(avali*ção cega por dois aval*adore* *a área).
</line>
<line>
Revisão: Gramatica*, Normati*a e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Reis J*nior, L. *. B*uder
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este *rab*l*o te* por objetivo *nalisar as mudanças p*opostas p*lo P*o*eto de *ei 8.045/2010,
</line>
</par><par>
<line>
que disp*e sobre o no*o C**igo de P*ocess* Penal *r*sile*ro,
</line>
<line>
ao procediment* esp*cial
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Tribuna* do Júri, porquant* t** pr*jeto busc* instituir n*vas *iretrizes a* procedime*to do júri
</line>
<line>
que, em princípio, po*em *ol*er princípios constitucion*is lig*dos *o Tribunal do Júri. Para
</line>
</par><par>
<line>
tan*o, foi empre*ado * método hi*otético dedutivo,
</line>
<line>
por meio do
</line>
<line>
l*vantamen** de hipóteses
</line>
</par><par>
<line>
preliminares e, n* s**uê*cia, seu f**sea*en*o **ra
</line>
<line>
chegar-*e
</line>
<line>
a con*lusões, a*nda
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
prov*s*rias. A t*cnica de pesquisa foi bib*i*g*áfica por me*o da leitura de d*u**i*a, **gislação
</line>
<line>
e ju*isprudências que *ra*am da *emática. *o final, fo* possív*l concluir que as mudanças
</line>
</par><par>
<line>
legislativ** previstas no Pr*jeto de Lei 8.045/2010 são
</line>
<line>
v*o*adoras d* princípi*s
</line>
</par><par>
<line>
*o*stitucionais da razoável dur*ção do pr*c*sso e do sigilo das vo*ações n* t*ibunal do júri,
</line>
<line>
além de apr*sen*arem diver*os *rejuízos à* partes, em e*pecial *o *cu**do, o *a*s **lneráv*l
</line>
<line>
na *e**ção *roc*s*ual.
</line>
</par><par>
<line>
P*lavr*s-chave: Tri*u**l do júr*. Proje*o de Lei *.*4*/2010. Novo C*digo
</line>
<line>
de Processo
</line>
</par><par>
<line>
Penal.
</line>
</par><par>
<line>
AB*TRACT
</line>
</par><par>
<line>
This work aims to analyze the *hanges proposed by Bill 8.04*/2010, which provides for the
</line>
<line>
new Br*zilia* Code of Criminal Proc*dure, to th* spe*ial pr*c*dure *f the Jury Court, as such
</line>
<line>
**oje*t seeks to e*tablish new g*idelines for the procedure of the jury **at, in principle, ma*
</line>
<line>
hinder constitutio*al pri*ciples linked to t*e Jury Court. For this purpose, t*e deduc*ive
</line>
<line>
*ypothetical method wa* used, th*ough the su*vey of prel*mina*y hyp*these* and,
</line>
</par><par>
<line>
subsequently, thei* falsification to
</line>
<line>
r*ac* conclusions, *ven if provisional. T*e research
</line>
</par><par>
<line>
t*chnique was
</line>
<line>
bi*liographical
</line>
<line>
*hrough the reading ** doctrine, leg*slation and j*risprudence
</line>
</par><par>
<line>
that dea* w*th the *u*ject. In the end, it was p*ssible to *onclude that the l*gis*a**ve changes
</line>
<line>
fore*een in *he Bill 8.0*5/2010 v*olate the constitutio*al *r*nci*les of the *easonable durat*on
</line>
<line>
*f the *rocess and t*e s*crec* of the vo*es *n the jury court, ** additio* *o presenting s*v*ral
</line>
</par><par>
<line>
damage* to t*e p**ties, especially
</line>
<line>
*o *he accused, the most vulne*able in the p*ocedural
</line>
</par><par>
<line>
rel*tionshi*.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: J*ry *our*. Bill 8.*45/2010. New Co*e of Cr*minal Procedure.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*re*ina, *. 20, n. 5, art. 7, p. 1*5-163, ma*. 2023
</line>
<line>
*w*4.fsanet.com.*r/*ev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os R*verberos *o Projeto *e Lei 8.0*5/2010 na R*ssignificação do Trib*nal do Júri
</line>
<line>
*47
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O tribunal do júr* *o Brasil é co*petente *ara julgar os crimes dolosos contra * vida e
</line>
<line>
aque*es con**os * eles, tendo em v*sta sua ***ça atr*tiva. Tal *nstituição tem si*o alv* d*
</line>
<line>
crític*s *o l*ngo *os an*s, *lém de ter sido objeto de reforma *iversas vezes.
</line>
<line>
* *ais nova tentati*a de reforma *ess* insti**i*ão está no P*ojeto de L*i 8.045/2010,
</line>
<line>
atua*me*te em trâmite na Câmara dos *epu*ados, qu* visa inseri* no ordenam**to jurí*ico
</line>
<line>
bras*leiro * novo Código de Processo Penal, c*m sens**eis mudança* no rit* e***c*a* do jú*i.
</line>
<line>
* proje*o prevê a ree*tru*ur**ão do tribu*al do júri de forma completamen*e d*fe*ente
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
modelo atual; fato que *em gerado re*ulsa às inovações pro*o*ta*. Ass*m, faz-se
</line>
</par><par>
<line>
nec*ss*rio * e**udo do rito do j*r* sob a ótica apresent*da no referido proje*o d* l*i, a fim d*
</line>
</par><par>
<line>
evi*ar que sej** in*e*idas no ord*n*mento
</line>
<line>
brasileiro *orm** ***ladora* a princípios
</line>
</par><par>
<line>
constitu*ionais e prejudiciais às partes, em esp**ial, ao acus**o.
</line>
<line>
*ara tan*o, será ap*es*nta*o * *roced*m*nto do j**i tal como p*evisto no Código de
</line>
<line>
Pr*cesso Pena*, *em *o*o se*á feita exposição *o Projeto *e Lei *.045/2010, com **copo de
</line>
<line>
iden*ificar suas *fensas con*tit*ci*n*is, * fim de cooperar ** c*nstrução legi*l**iva de u*
</line>
<line>
proj*to q*e adorn* à Car** d* República, ** 1988.
</line>
<line>
2 **FERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.* Aspect*s g*rais sobr* o tribunal do jú*i
</line>
</par><par>
<line>
O Tribuna* do Júri é uma *n*ti*uiç*o milena*, cujo *urgimento po** s** atribu*do
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Antiguidade C*ássic*. Ain*a que não ha*a cons*n*o e**re os *istoriadores e juris*as a *espeito
</line>
<line>
do sur*i*ent* em si **sse mecani*mo de j**game**o, podem s*r *nc*n*rados indícios de
</line>
<line>
ut*lização desse si**e*a inc*us*ve c*m o* gregos e rom*no* (SI*VA, 200*).
</line>
<line>
No B***il, a inst*tuição do j*ri s* deu por meio do Decreto de 18 de junho de 1822, no
</line>
<line>
q*al ha*ia, em sua composição, vinte e q*atro jurados denomin*dos "juízes de fato". Em u*
</line>
</par><par>
<line>
primeir* momento, a competê*ci* *oi para * j*lgame*to
</line>
<line>
dos c*imes
</line>
<line>
de
</line>
<line>
i*pr*n*a * o úni*o
</line>
</par><par>
<line>
recurs* cab*v*l era * clemência real, s*ndo, portanto, s*bera** a dec**ã* dos **rados (S*L*A,
</line>
<line>
2008).
</line>
<line>
O *ribunal do júri f*i d*sci*li*ado n* Có*igo de Processo Criminal de 1832 * pas**u *
</line>
</par><par>
<line>
ter
</line>
<line>
competênci* p*ra julgam**to de quase todas *s infrações *enais. O procedi**nto era
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *S*, Tere*ina PI, v. *0, n. *, a*t. 7, p. 145-*63, mai. 2023
</line>
<line>
www4.fs*net.com.**/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Rei* Junior, L. V. B*u*er
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
di*idido em du*s fases:
</line>
<line>
"gr*nd* júri", tamb*m chamad* de "jú*i *e *cusação" * "pequeno
</line>
</par><par>
<line>
jú*i", tam*ém chamado de "júri de sentença". *o primeiro,
</line>
<line>
v*nt* e tr*s ju*ados seri*m
</line>
</par><par>
<line>
reun*dos n* sede da comarca a cada seis meses pa*a *atificar as d*cisões de pronún*ia. Com *
</line>
<line>
*atif*cação, o caso era *eme*ido ao "**queno júri", formad* por *oze jur**os que poder*am
</line>
</par><par>
<line>
condena* ou absolver os
</line>
<line>
*c*sados. Mais t*rde, * C**stituiç*o republicana de
</line>
<line>
1*91 passou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ispô-*o, e* seu *rt. 72, § 31, no rol *as g**ant*as individuais (*ILVA, 20*8), e, at*almen*e,
</line>
<line>
**tegra o rol de garantias fundamentais, na Ca*ta da Repú*lica, de 1*88, a q*al em seu a*t. *º,
</line>
<line>
in*. XXXVIII, a*ínea "d", d*sp*e sob** a co*petência mí*ima n* ju**ament* d* crimes
</line>
<line>
do*os*s contra a vida (homicídio, induzimento, instig**ã* ou auxíli* a* suic*dio, infanticídio
</line>
<line>
e * aborto). Além d* julg*m*nto **s*es crimes, compe** ao *ribunal d* *ú*i p*o*essar e j*lga*
</line>
<line>
o* del*tos c*nexos, co*forme *ispõem os arts. 78, inc. I, *o CPP.
</line>
<line>
Essa comp*tência p*evista na Con*tituição *ederal é *ínima, p**tanto, pode ser
</line>
</par><par>
<line>
a*pli*da, pelo leg*slador infracon*titucional. *uilhe**e de Souza Nucci compreende que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
escolha pelo constitu**te em *ixa* os c*imes de competência do tribu*al do j*ri teve a intenção
</line>
<line>
de preservação da *nst*tu*ção, *ois *m outros *aíses em que não h**ve pr***são con*titucional
</line>
<line>
s**re *ssa institu*ção, o julgam*nto popular aca*ou por desapare*er (NUCCI, 20*5).
</line>
<line>
Por *im, há infraçõe* que apesa* de a*ingirem o re*ultado mor*e não são submet*das a
</line>
</par><par>
<line>
jul*ame*to pelo Tribunal do J*ri, pois
</line>
<line>
*
</line>
<line>
be* *ur*dico pr*má*io não é a vida; * o ca*o dos
</line>
</par><par>
<line>
delitos de lat**cínio, estupro segui*o d* morte, extorsão mediant* seque*tro com
</line>
<line>
r*su*tado
</line>
</par><par>
<line>
morte e ge*oc*dio, por exemplo.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 O procediment* do júr* seg*n*o as d**etriz*s *tu*is
</line>
</par><par>
<line>
Antes de s** analisado o procedim*nt* do júri no Projeto de L*i *.045/2010,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
necessário **t*d*r o rito at**lment* vigente, a fim d* te*er compa*ações e que*tion*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
plausibilidade de algumas alterações.
</line>
</par><par>
<line>
Ressalvado o *os*cion*mento *i*oritári*, co*o o defendido por G*ilherm* *e Souza
</line>
<line>
Nucci, que *u*tenta *ue o procedim*nto do júri * trifá*ico, pois * preparação para o *len*r*o é
</line>
<line>
*ma fase autô*o*a (NUCCI, 2*15), o entendimento dou*rinário majoritário e j*ri*pru*en*ial
</line>
</par><par>
<line>
é no sen*ido de
</line>
<line>
que * rito *o júri, tal como previs*o at*almente,
</line>
<line>
possui dua* fa*es, quais
</line>
</par><par>
<line>
s*ja*: "judicium accusationis" (su*ário d* culpa ou juízo da acusação), com iníc*o
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
recebimen*o *a d*núncia até a prec*us*o da decis*o d* pronúncia, e "ju*iciu* *a**ae" (juízo
</line>
</par><par>
<line>
da causa), iniciada c*m preparação a
</line>
<line>
d* julgamento até o deslinde da ca*sa *or meio
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
julgamento em plenário.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, *. 20, n. *, art. 7, p. 1**-163, *ai. 2023
</line>
<line>
w*w*.fsanet.*om.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Rev*rberos *o *ro*eto *e Lei 8.045/2010 na *essignificaçã* do Tribunal do Júri
</line>
<line>
149
</line>
</par><par>
<line>
A pr*m*ira *ase bus*a in*trui* a narrat*va acusa*ó*ia para verificar se o acusado de*e
</line>
<line>
s*r, *o fi*al, submetido a j*lgamento pel* jú*i (*IM*, 202*). Ela **ic*a com o ofe*eci*ento
</line>
<line>
da denúncia, pe*o membro do Ministério P**lico, pass*ndo ao juízo de *dmi***bilidad* pe*o
</line>
<line>
juiz, que pode reje*tá-la ou *ecebê-la.
</line>
<line>
Pa*a me*hor *om*reensã* da pr*meira fase, veja o f*uxograma abaixo:
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: autor*a próp*ia.
</line>
<line>
Pelo fluxograma ac*ma, nota-se que em caso de receb*mento da i*icial, o juiz
</line>
<line>
deter*ina a citação *o ac*sad* par* apresenta* *esposta à acus*ção no prazo de dez dias,
</line>
<line>
o*ortunidad* *m qu* poderá a*guir preli*in*res, ale*ar toda *atéria de defesa, jun*ar
</line>
<line>
documentos, e*pecif*c** pr*vas * arro**r testemunhas at* o li**te de oito, como determina o
</line>
<line>
art. 406, § 3º, d* CPP. Após a apresent*ção da defes*, abre-se vis*a ao Ministér*o *úblico pa*a
</line>
<line>
se m**ifest*r *obre a* preliminares e documen*o* j****dos, n* prazo de cinco dias (*rt. 409 d*
</line>
<line>
CP*).
</line>
<line>
Cumpridas as etapa* acim*, o *uiz designará audiência *e i*strução, *a q**l se*á
</line>
<line>
procedida: a tomada de d*clar*ç*es da vítima, se for cri*e tent*do, a o*tiva das tes*e*un**s,
</line>
</par><par>
<line>
pri*eir*mente
</line>
<line>
de acusação e depois de
</line>
<line>
defesa, es*lare*imento de per*tos, ac*reações,
</line>
</par><par>
<line>
recon**ci*ento de pessoa* e coisas e, como ú*timo ato, o interrogatório d* acus**o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 5, ar*. 7, *. 145-*63, mai. *023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Re*s Junior, L. V. Bruder
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
Observa-se *ue as etapas até aqui explicitadas
</line>
<line>
se *ssemelham ao procediment*
</line>
</par><par>
<line>
ordinário, diferencian*o-se em alguns
</line>
<line>
aspectos. *rimei*amente, no rit* d* j***
</line>
<line>
há v* s t a *os
</line>
</par><par>
<line>
autos *o Ministério Público para
</line>
<line>
se manifestar sobre as *re*iminares arguidas e os
</line>
</par><par>
<line>
*oc*mentos juntados pela defesa ** respos** * *c*sação. *l*m di*so, no procedi**nto
</line>
</par><par>
<line>
comum, *pós a ap*esenta*ão *a resposta à ac*sação, o juiz poderá abso*ver su*ar*amente
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
acusado *as hipót*s*s do ar*. 397 do CPP. No rit* do júri não há previsão legal, embora t*l ato
</line>
</par><par>
<line>
*eja p*ssíve*
</line>
<line>
por *orça do art. 3*4, § 5º, do CP*. Po*tanto, da mesma forma *erá possível
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pedido de d*lig**cias comple*ent*res, p*r a*l*c*ção *u*sidiária de t*l dispositiv* *egal (R*IS
</line>
</par><par>
<line>
J**IOR, 2022). Fin*a a fase in*trutória, o juiz *umaria*te pod*rá proferir uma decisão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*o**ncia, impr*núnci*, desclas*ific*ç*o ou absolvição sumária.
</line>
</par><par>
<line>
A dec*sã* **rá de pronúncia quan*o o magistrado compr*e*der que e*tão pre*entes *
</line>
<line>
m**er*alidade *o fato e *ndícios de au*oria. * * *ronúnc*a que delimita a atu*ção do Mi*istério
</line>
<line>
Públic* em ple*á**o, não podendo o ór*ão acu*a*or ir além do que *ela dis*osto. Em ou*ras
</line>
</par><par>
<line>
palavras, o tip* penal
</line>
<line>
descrito na denúncia * o limite de atuação ministe*ial. Portanto,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*cisão d* pronún*ia
</line>
<line>
p*ecisa conter a *ndic*ç*o da mate*ialidade
</line>
<line>
e autoria do *a*o,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
disp*siti*o l*gal do delito sup*stamente praticad*, as qua*ificado*as *
</line>
<line>
as causas de aumento
</line>
</par><par>
<line>
de *ena.
</line>
</par><par>
<line>
Como * art. 4*2, *arágraf* único, *o CP* estabelece que será en*r*gu* cópia da
</line>
<line>
d*cisã* de pro*úncia aos jurados, a funda*en*ação realiz*d* pelo *agistr*do *eve *er
</line>
<line>
comedida e caute*osa para que não in*luencie a deci*ão dos jurados, po*s é o ato que del*m*ta
</line>
</par><par>
<line>
a acusação, te*do potencia* de i*fluenciar * conv**cimento o
</line>
<line>
dos juízes leig*s (SILVA;
</line>
</par><par>
<line>
AVE*AR, 202*).
</line>
</par><par>
<line>
*iame*ralmente opos*a, a impronúnci* é a decisão proferida pelo juiz qu*ndo não se
</line>
<line>
conve*ce da materialidade do fato e/ou dos indícios d* *uto**a. Trata-se de decisão qu* fa*
</line>
</par><par>
<line>
*oisa *ulgada meramente
</line>
<line>
formal, pois poderá ser reaberta a investigação e o*er*c*da
</line>
<line>
n*va
</line>
</par><par>
<line>
denúncia ca*o *ejam obti*as p*ovas novas e o crime não esteja pre*crito.
</line>
<line>
Por outro lado, poderá o m*gistr*d* d*sclassifi*ar * crime descrito na i*icial. Nesse
</line>
<line>
**so, a deci*ã* do juiz rec*nhec* *ue o delito que está s*n*o discutido não é de compe*ênc*a
</line>
<line>
do tribunal do júri, ou sej*, não é *oloso c*ntra a v*da. Nessa hipótese, o juiz deverá remeter
</line>
<line>
os autos para o juiz competent* para o regular trâm*te proc*ss*al.
</line>
<line>
Por *i*, * úl*ima *ossibilidade de decisão que o mag*stra*o pode prof*rir *pó* r*gular
</line>
</par><par>
<line>
instrução
</line>
<line>
do feito é a a*sol*i*ão *umár**. Co*forme anteri*rmen** explic*tado, ess* fa*e se
</line>
</par><par>
</page><line>
di*ere do procedimento or*i**rio, pois no rito d* júr* há necessi*ade de instrução antes de *
</line>
<line>
ac*sa*o ser absolvido.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. *0, n. 5, art. 7, p. 1*5-163, mai. 2023 www4.fsanet.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Re*erb*ros do Projet* *e Lei 8.04*/201* na Ressignifi*ação do Tribuna* do Júri
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
O a*usado p*derá ser **solvido s*mariamente, nos term*s do a*t. 4*5 *o CPP, *ua*do
</line>
<line>
for provada a in*xistên**a do f*to, quan** houver prova de *ue * acu*ad* não f*i au*or o*
</line>
<line>
partícip*, qua*do o fato não co*sti*uir infração p*na* e quando presen*e causa de *senção de
</line>
<line>
pen* (e*cludente de cu*pabilidade) ou de ex*lusão *o crime (exclude*te de ilicitude).
</line>
</par><par>
<line>
O par**rafo ún*co do **t.
</line>
<line>
415, do CPP, *ispõ* que *ão ser* absolvido * acu*ado *o
</line>
</par><par>
<line>
caso em que houver t*s* de i*imp**abil*da*e, po* doença men*al, q*ando e**a for a *nica tese
</line>
</par><par>
<line>
de*ensiv*. Isso *o**ue imposição de m***da de *egurança **o deixa de s*r a
</line>
<line>
espécie
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sançã* penal, *ev*n*o ser ap*i**da soment* quando ho*ver o recon*ecimento da tipicidade e
</line>
<line>
ili*itude *a conduta. **so sej* su*tentada mais de uma *ese d*fens*va além da
</line>
<line>
ini*pu*abilidade, os auto* deverão ser remet**os ao plenário, pois *o julgam*nto po*ular há a
</line>
<line>
p*ssibilidade de *ue o acusado sej* *bsolvido inde*ende*t**ent* d* a**ica*ão d* **dida de
</line>
<line>
seguranç*. Seria o caso, por exemplo, **s jurados que re*onhecerem a p*esença de *ma caus*
</line>
<line>
excludente *a ilicitude, como a legíti*a defesa, que p**mitiria a liberdade pl*na.
</line>
</par><par>
<line>
A segunda fase se inici* apó* * preclu*ão da decisão de
</line>
<line>
pron*ncia, com a intimação
</line>
</par><par>
<line>
das
</line>
<line>
*artes para que a*res*ntem o r*l de testemunha*, n* *áximo
</line>
<line>
cinco, *em
</line>
<line>
como as
</line>
</par><par>
<line>
diligência* juntada de documentos. Após deliberar sobre as pr*v*s requeridas e d*mais e
</line>
</par><par>
<line>
provid**c*as, * juiz **esidente sanará quai*qu*r vícios e fará um
</line>
<line>
breve rel*tóri*. Esse
</line>
</par><par>
<line>
relató*io é de e*p*cial importância, pois será en*re*ue aos membro* do *o*selho de S*ntença
</line>
</par><par>
<line>
junta**nte co* *
</line>
<line>
d*cisão
</line>
<line>
de pron*ncia, motivo
</line>
<line>
pelo qual dev*r* ser *edigi** de forma
</line>
</par><par>
<line>
objetiva e sem análise *obr* o méri*o (SIL*A; AVEL**, 2*21).
</line>
</par><par>
<line>
Antes de iniciar
</line>
<line>
os trabalhos, o juiz *e*erá verif*car a p*e*ença das *a*tes e das
</line>
</par><par>
<line>
t*stemunhas. V*rificada * presença
</line>
<line>
*as partes, seus advoga*os e ****emunhas, *esde que
</line>
</par><par>
<line>
comp*reç*m a* menos quinze jurados, * juiz p**sidente iniciará os trabalh*s. Os jurados
</line>
<line>
serão advert**os das c*usas de **p*d*mento e suspe*ção prev*stas n*s *rt*. 4*8 e 449 do **P
</line>
</par><par>
<line>
e também que
</line>
<line>
nã* po*erão com*nicar-se entre si e com outrem, *em m*nifes*a* op*niões
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
respeito *o *rocesso, co*forme prelec**na o art. *66, §1º, do C**.
</line>
<line>
*assa-se então *o **rte** dos *ete jurados que c*mp*rão o Consel*o de Sentença,
</line>
<line>
p*dendo cada parte, defesa e a**sação, n*s*a or*em, *ecusar até três jurados imot*vadamente,
</line>
<line>
sendo que demais recu*a* deverão s*r motivada*.
</line>
<line>
Prestado o jur*mento previ**o no art. 472 do CP*, tem início a inst*uç*o em p*enário.
</line>
</par><par>
<line>
Primeiramente será
</line>
<line>
ou*i*o o ofendido, seguido das testemunhas, p*imeir* da acusação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
d*p**s da defesa, e, po* úl*imo, é r**l*zado o int*rrogató*io do acusa*o. Os jur**os p*d*rão,
</line>
<line>
por inter*édi* do *uiz presidente, faz** perguntas ao ofen*ido, às testemunh*s e ao acusado.
</line>
<line>
*ev. FSA, T*re*ina PI, v. 20, n. 5, *rt. 7, p. *45-163, mai. 2023 ww*4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Reis Ju*ior, L. V. B*uder
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
Encerrada a instrução, terá início a e*ap* do* debates orais. Há matérias que não
</line>
<line>
podem ser *legadas du*ante os **bates sob pena de nulidade. * ar*. 487 do CPP disp*e *ue as
</line>
<line>
*ar*es não pod*rão faz*r menção à dec*s*o de pronú**ia ou *ecisões po*teriores q*e *ulgar*m
</line>
</par><par>
<line>
ad*issível a acusaç*o,
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
uso de a*gemas como a*gum*nto de autoridade, ao silêncio
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
acusado *u à a*sência de interrogatório.
</line>
<line>
Terminados os deb*tes, o juiz *r*sidente *n*agará ao* jurados se es*ão aptos a v**ar.
</line>
</par><par>
<line>
Não ha*e*do es*larecimento*
</line>
<line>
ou dúvidas a s*rem sana*as, o magistrado procederá à *eitura
</line>
</par><par>
<line>
dos quesit*s, pe*gu*tando
</line>
<line>
às partes se há *lgum re*ue*im*nt* a ser feito, e
</line>
<line>
explicará
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sign*f*ca*o dos que*itos aos jurados.
</line>
<line>
O juiz *res*den*e *laborará os q*es*tos leva*do em co**ideraçã* a* circunstân*ias
</line>
<line>
narradas na decis** de pronúnci* ou nas decisõe* poste*ior*s que consideraram admiss*v*l a
</line>
<line>
acu*açã*, o interrogató*io d* acusado e as a*egaçõ** das *a***s nos *eba*e*.
</line>
<line>
Os qu*sitos deverão ind*gar os *urados sobre: materialidade do fato, autoria *u
</line>
</par><par>
<line>
par*ic*pação,
</line>
<line>
se o delit* foi ten*ado, des*las*if*cação do crime, se o
</line>
<line>
ac*sado d*ve ser
</line>
</par><par>
<line>
absolvido, se há causa de
</line>
<line>
diminuiç*o de pena sustentada pela defes*,
</line>
<line>
e, por **m, se há
</line>
</par><par>
<line>
qualificadora ou causa d* aumento de pena reconhecida na pronúncia, ou em deci*ão posterior
</line>
</par><par>
<line>
q*e tenh* adm*tido * *cu*açã*.
</line>
<line>
* votação *u não dess*s requisitos dependerá sempre
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
desenrolar dos resulta*os, pois um que**to re*onhecido, pelo *onselho de Sentença, pode
</line>
<line>
deixar o *utro s** objeto.
</line>
</par><par>
<line>
A ab*olvi*ão por **emên*ia
</line>
<line>
é
</line>
<line>
admitida, pois o *urado pode de*idir por sua livre
</line>
</par><par>
<line>
convicção e *** está limita** às teses apresentadas pel* d*fesa (L*MA, 2020). F*is*-se que o
</line>
</par><par>
<line>
quesito
</line>
<line>
absolut*rio genérico é obrigatório e sua a*sência en*eja
</line>
<line>
n**idade absoluta
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
julgamento, nos termos da Súmul* 156 do STF. A *esposta negativa a* quesito absolu*ór**
</line>
<line>
implica a cond*nação do acusado, pass*ndo en*ão à v*tação *os quesitos referentes *s *ausas
</line>
<line>
de diminuição d* pena, causas de aumento e quali*ic*doras.
</line>
<line>
Encer*ada a vo*ação, caberá ao juiz p*es**ente prol*ta* a sentença, *eja ab*olutória ou
</line>
<line>
condenatória, *, n*ss* últim* ca*o, proceder à *osimetria da pena. **so h*j* desclassi*ica*ão
</line>
<line>
do delito *ara outro que não seja *e co*petência do T*ibuna* d* Júri, caberá ao juiz
</line>
<line>
pr*sid*nte proferir a sentença com a n*va ti*if*cação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin*, v. 20, n. 5, art. 7, p. 14*-16*, mai. *023
</line>
<line>
www4.fs*ne*.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Reverberos do Proje*o d* Lei *.045/2*1* na Ress*gnificação *o Tribuna* do Júri
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
* RESULTADO* * DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 * projeto de lei 8.045/*010 e suas p*opo**as em relação ao tribunal *o júri
</line>
</par><par>
<line>
O P**jeto de Le* 8.*45/*010 vis* r*for*ar o Código de Pr*cesso Penal. Foi proposto
</line>
<line>
por iniciati*a do *enado Federal, pelo ex-S***dor *osé S*rney. Distribuí*o *a C*mara dos
</line>
<line>
Deputados, foi designado como relato* o *eputado Federal João Campo*.
</line>
<line>
Após divers*s eme*das * projetos apensados, o par*cer do *elat*r, datado *e
</line>
<line>
26/04/*021, aprese*tou * *ubst*tutivo *o *ro*e*o, em ra*ão da* dive*sas alterações que o PL
</line>
<line>
**freu d*s*e a aprovação, *elo Sena*o Federal.
</line>
</par><par>
<line>
Em *eunião ext*aordinária, realizada em m*io de
</line>
<line>
20*1, de*ignada p*la
</line>
<line>
com*ss*o
</line>
</par><par>
<line>
especia* para tratar do
</line>
<line>
p*ojeto de novo Código d* Proc*sso
</line>
<line>
Pen*l, foram ouvidos
</line>
</par><par>
<line>
*epresentantes de
</line>
<line>
divers*s
</line>
<line>
assoc**ções *e ab*angência nacion** a respeito do procedimento
</line>
</par><par>
<line>
dos *rimes *e *ompetência do Tribunal ** Júri, visto qu* projeto o
</line>
<line>
conta com substanciais
</line>
</par><par>
<line>
alteraçõ*s do modelo **evisto no códi*o v**ente. (CÂMARA DOS D*PUTADOS, 2021).
</line>
<line>
A *e*ni*o c**to* com a* mai* var*adas as*ocia**es brasil*i*as, *stando presen*es
</line>
</par><par>
<line>
*epr*sentantes da *ssociação Nacional das
</line>
<line>
D*fensoras e D*fenso*es Públicos
</line>
<line>
(*N*DEP),
</line>
</par><par>
<line>
Ass*ciação dos Magist*a*os Brasileiros (AMB), A*s*ciação
</line>
<line>
*os Juízes *ederais d* Bras**
</line>
</par><par>
<line>
(AJU*E), I*sti*u** de Direito Proces*ual e outros. Da aná*ise da reuniã*, é possí*el observa*
</line>
<line>
*ue há descontentamento de *odas *s cla*ses qu* esta*am presentes, membr*s *inistério
</line>
</par><par>
<line>
Pú**ico,
</line>
<line>
delega*os *e polícia,
</line>
<line>
def*nso*e* púb**cos, ma*istrados e advogados, sendo
</line>
</par><par>
<line>
nece*sária, portan*o, a dis*u*s*o a respeito
</line>
<line>
dos *ema*
</line>
<line>
*ue*tionados (CÂMARA DOS
</line>
</par><par>
<line>
DEPUTADOS, 2*21).
</line>
</par><par>
<line>
O rito do júri e*tá disciplinad* *os art*. 384 a 482 do P*oj*to de Lei 8.045/2*10.
</line>
<line>
Di*ersas s*o as alterações a*re*entadas, sendo * proc**ime*to atual*ente em vi*or qu**e
</line>
<line>
co*pletamente mod*ficado. Em razã* *isso, no pre*ente trabalho serão abordada* apena*
</line>
<line>
al*eraç*es substan*iai* quando comp*radas com o c*digo vigente.
</line>
<line>
Para *elhor co*preen*ão ** rito, conforme pr*vi**o no p*ojeto de lei, ob**rve o
</line>
<line>
fluxogr*ma abaixo:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, *. 20, n. 5, art. *, p. 145-163, mai. *023
</line>
<line>
www4.f*anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. R*is Ju*io*, L. V. Br*der
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
*ont*: *uto*i* pr*pria.
</line>
</par><par>
<line>
Font*: aut*ria própria.
</line>
</par><par>
<line>
A *lteração mais relevante, no rito do júri, c*nfor*e prevê o substitutivo, é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tran*for***ão do procedi*ento em monofásico, não prevendo, dessa forma, a separação ent*e
</line>
</par><par>
<line>
"judicium a*cusa*ioni*" e "*ud*cium causae". No* termos do a*t. 385
</line>
<line>
d* * ubs t i * ut i vo, *
</line>
</par><par>
<line>
proc*dimento se inicia com a den*ncia *fertada **lo membro do Ministér*o Púb*ico. Uma vez
</line>
</par><par>
<line>
*fe*ecida denúncia, não se*do caso de rej*içã* limi*ar, o juiz determin*r* a citação do
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
acusad*, que p*derá oferec*r resposta à a**sação no prazo de 45 dias, po**ndo *presentar
</line>
<line>
*oda *orma de d*fesa penal *u civil e reque*e* a produ*ão *e provas. Após o *fer*ci*e*to *a
</line>
<line>
resposta * acusação, * ju*z pr*ferir* de*i*ão de desclassificação, absolvição s*má**a, re*e*ção
</line>
<line>
ou recebimen*o da inici*l acusa*ória, como se extrai da leitura do art. 387, do re*erido projeto.
</line>
<line>
A abs*lvição sumária se*á cabível a*e*as n*s *asos de extinçã* *a pu*ib*lid*de,
</line>
<line>
atipicida*e e p*esença ** causa e**l*dente de antijuridicidade e de culpabilidade. Por ou**o
</line>
<line>
lado, a rej*ição *a inici*l acusatória d*penderá d* re*onh**imento d* inépcia ** de ausência
</line>
<line>
de prova da mater*alidade do fato e/o* insuficiência de in*íci*s *e autori* ou de participação
</line>
</par><par>
<line>
(art. 390), pre**l*cendo, *m cas* *e
</line>
<line>
dúvida, r*jeiç*o da denúncia, fa***do *oisa ju*ga*a a
</line>
</par><par>
</page><line>
for*al. Trata-se de i*ovaç**, já que, at*almente, vigor* o pr**cíp*o *o in *ubio pro societate,
</line>
<line>
nessa etapa pr*ces*ua*.
</line>
<line>
Re*. FSA, Ter**i**, v. *0, n. 5, art. 7, p. 145-163, *ai. 2023 www4.fsan*t.***.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O* Reverb*ros do Projeto de Le* 8.045/2010 na R*ss*gnificação do Tribunal do Júri
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
A decisão de recebi*ento da inicial, *o* su* vez, é a que rec*nhece adequada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*scrição do f*to, ind*ca a mater**lidade e apres*n*a os i*díc*os de autor**,
</line>
<line>
s*ndo esse
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pr*nunciamen*o do *a*is*rado
</line>
<line>
que a**oriza a *emessa a* pl*nário (art. 391). * decisão *ue
</line>
</par><par>
<line>
r*ceb* totalme*te a denúncia será irreco*rível, mas a *ue recebe par*ia*mente, c*berá recurso
</line>
<line>
a*enas d* órgão *cu*ad*r, nos t*rmos do a**. 393, "capu*" e parágrafo *nico. Não obstante, a
</line>
<line>
defe*a p*ssa semp*e vale*-se do h*bea* corpus pa*a tr*ncar o proc*sso *enal *u* não *n**nt*a
</line>
<line>
arr*m* *ega*.
</line>
<line>
O juiz pre**de*te do júri então anal*s*rá os req**rimen*os de p**va, realizará as
</line>
<line>
dili*ências par* sanar even*uais nulidades * esc**recer fatos, fará relatório do proce*so,
</line>
</par><par>
<line>
**terminando a
</line>
<line>
in*lusão *o julgam*nto em pauta, * certificará a existênci* *e *utros
</line>
</par><par>
<line>
man*ados de prisã* em desfavor do *cusad*, caso esteja preso.
</line>
<line>
O t*ibunal *o *úri *ermanecerá sendo forma*o pe*o jui* preside*te e p*r se*e jur*dos
</line>
<line>
escolhidos d*ntre os vinte e *inco. *odavia, essa f*r*açã* é válida apen*s p*ra os crimes de
</line>
</par><par>
<line>
h*micíd** q**lificado, consumad* ou tentado, homicí*io si*ples
</line>
<line>
*onsumado ou aborto
</line>
</par><par>
<line>
pra*icad* por terceiro, consumad* ou tentado. Para o* d*mais crime* de c*mpetê*cia *o júri,
</line>
<line>
o C*nselho de *entença será form*do por apenas cinco jura*os de*tre os sorteados.
</line>
<line>
*niciados os trabalh*s com a oitiv* d* vítima, *nqui*ição das *estem*nhas e
</line>
<line>
interr*gatóri* do acusa*o, passa-se aos deba*es. Co*forme *ispõe o art. 450, §1º, *aso o
</line>
<line>
Ministér** Público reconheç* atipicidade, causa de e*clus*o de *ntijuridicidade ou de
</line>
<line>
culpabilidade, ou a ocorrência de causa de e*tinção *e punibi*i*ade, no que concerne ao cr*me
</line>
<line>
*oloso c*ntra a v*da, a se*s*o será e**errada, caben*o ao juiz p*o*erir sen*ença absolutó*ia.
</line>
<line>
O tempo para cada par** du*an*e os debates se** de uma hora e me*a e uma h*ra p*ra
</line>
</par><par>
<line>
répl*ca tréplica no caso dos cr*mes *e hom*c*dio q*a*if*cado, consumado *u tentado, e
</line>
<line>
homicídio sim**es *onsumado, *borto *rov*cado por terce*ro, con*umado o* ten*ado. N*s
</line>
</par><par>
<line>
demais
</line>
<line>
cri*es *e competê*ci*
</line>
<line>
do júri, o *empo ser*
</line>
<line>
de uma *ora *ara cada par*e e t*inta
</line>
</par><par>
<line>
*i*utos para a réplica e a tréplica.
</line>
</par><par>
<line>
*stabelece o art. 452, in*iso *, que durante os *ebates as partes
</line>
<line>
não poder*o
</line>
<line>
f*zer
</line>
</par><par>
<line>
referência aos de*oimentos prestado* na fase de investi*a*ão criminal.
</line>
</par><par>
<line>
P*on*o
</line>
<line>
para ser jul*ad* o feito, passa-*e * vo*açã* e ** qu*stioná*io. O s*bstitutivo
</line>
</par><par>
</page><line>
apresenta nova fo*ma *e quesita*ão, *ais complexa que o m***l* *tual, *o*s prevê *rê* fases
</line>
<line>
*e que*itação: preli**na*, or**ná*ia e extraord*nári*.
</line>
<line>
A f*se pre*iminar se aplica aos *asos de de*classificaçã*, versando os quesi*os sobre *
</line>
<line>
inc*mpe*ência do júri para julgar o caso, quando *ão se tratar de crime doloso cont*a a vi*a,
</line>
<line>
*u a desclass*ficaçã* da inf*ação *ara outro c**me também de competên*ia do júri. Caso *eja
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 20, n. 5, *rt. 7, p. 145-163, mai. 2023 www4.fsa*et.com.br/*e*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Reis J*nio*, L. V. Br*der
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
comp*eendido q*e *ão se trata de
</line>
<line>
crim* doloso contr* a vida, * votação será en*errad*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*b*rá *o ju** p**sidente profer*r a sentença (art. *58, §5º).
</line>
<line>
Fi*alizada * f**e preliminar, tem início a *ase ordinária, que envol*e dois *ue*itos: se
</line>
</par><par>
<line>
o acusado deve ser absolvido e se a
</line>
<line>
acusação susten*a*a em plená*io
</line>
<line>
d*ve s*r alte*a*a
</line>
<line>
(a*t.
</line>
</par><par>
<line>
461, in*isos I e II). Esse segundo q*esi*o diz **speito à re*irad* de e*ent*al qualificad*ra ou
</line>
<line>
causa de aumen*o *e pena, bem como sobre o recon*ecimento de *ausa de d*m**uição *e
</line>
<line>
pen*.
</line>
<line>
O substitutivo pre*ê que **ra a abso***ção ou conde*açã* do acusado d*verá ser
</line>
<line>
obtida una*imidade dos votos dos jur*dos, fato que ofende * s*gilo das votações. Com rel*ção
</line>
<line>
aos demais q*esit*s, o r*sultad* poderá ser obti*o mediante maioria simple*.
</line>
<line>
*m* v*z *ejeitado o p*imei** *uesi*o, o acusa*o estar* conde*ado, e *ejei*a*o o
</line>
</par><par>
<line>
s*gun*o
</line>
<line>
quesito, quando compreendido que ** causas
</line>
<line>
de aumento de pena * *ualificadoras
</line>
</par><par>
<line>
devem ser mantidas e que inexiste causa de d*m*nui*ão, a votação será encerrada, ca*endo ao
</line>
</par><par>
<line>
juiz *resi*ente p*ol**ar sent*nça cond*nat*ria
</line>
<line>
* promover a *os*metria
</line>
<line>
da pena, **mo
</line>
</par><par>
<line>
determina o a*t. 461, §4º, do projeto.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, caso ha*a acolhim*nto do segundo quesito *a fas* o***nária, passa-se à
</line>
<line>
fas*
</line>
</par><par>
<line>
extraor*inária, q*e se refer* ao *econhec*ment* de minorantes, m*jorantes e qualificado*as.
</line>
<line>
Ter*inadas *s e*pl*caçõe* sobr* os que*itos pelo juiz pr*sidente, os *u*ados passarão
</line>
<line>
entã* * denominada "sala de conferências", par* *eba*erem a resp*it* *o caso e chega*em a
</line>
<line>
um v**edicto.
</line>
</par><par>
<line>
Os arts. 463 a
</line>
<line>
476 tra*a* *etalhada*ente da de*iberação p*l*s
</line>
<line>
jurados
</line>
<line>
na sala de
</line>
</par><par>
<line>
conferências. Segu*do o substitutivo, os jura*os de*erão se r***ir pe*o tempo fixado pelo juiz
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
cas* findo *
</line>
<line>
prazo
</line>
<line>
estipulado não houver
</line>
<line>
um vere*icto, o Conselho de Sen*ença ser*
</line>
</par><par>
<line>
*issolvido (art. 463, §3º).
</line>
<line>
*entre os ju*ad*s deverá ser escolhido um jurado-diret*r * *m jurado-*ecretá*i*, *ue
</line>
</par><par>
<line>
s*rão respon*ávei* por facilitar a exposição de *deias o d*ba**. A s*la de d*liberações e
</line>
<line>
contará com qua*ro para que ** ju*ados pos*am fazer esque*as e ro*ei*os.
</line>
<line>
Primei*a*ente, o jur*d*-s*cretário d*verá realizar a leitur* *a in*cial acusatória, da
</line>
</par><par>
<line>
resp*st*
</line>
<line>
escrita, do **c*bim**t* da
</line>
<line>
in*cia*
</line>
<line>
acusa*ó*ia, dos quesitos e de qua*quer outra
</line>
<line>
*eça
</line>
</par><par>
<line>
*r*cessual
</line>
<line>
q*e os j*rados desej*m. Termina*a a discussã*, o j*rado-diretor dará início
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
v*tação
</line>
<line>
na **dem dos
</line>
<line>
quesit*s, *ompetindo ao jurado-se*retário **otar em um termo
</line>
</par><par>
</page><line>
*ornecido pelo juiz presidente o re*ultado da *otaçã*.
</line>
<line>
*onforme *xplici*ado a*i**, o primeiro quesi*o da f*se o*din*ria se refer* à
</line>
<line>
*b*olvição do acusado * para s** a*olhido deverá haver unanimidade dos votos. Assim,
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresi*a, v. 2*, n. 5, art. 7, p. 145-163, *a*. 202* *ww*.f*anet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Reverberos *o Projeto de Lei 8.045/2010 na Res*ignif*cação do T*i**n*l d* J*r*
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
superada a fase prel**ina*, não ha*endo des*lassifica*ão,
</line>
<line>
na
</line>
<line>
vo*ação d* primeiro ques*to
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
jurado-diretor apres*ntará se* voto, s*guido do jurado-se*retário e dos *emais. *ã* haven*o
</line>
<line>
un***midade, os jura*os tornarão * discuti-lo, *abendo ao jurado-dir*tor fixa* os ponto*
</line>
<line>
divergentes, sobr* os quais deverá haver no*a di*cussão apres*ntan*o provas d*s a*to*.
</line>
<line>
Ca*o no prazo fixado pelo juiz n*o haja c*nsenso qua*to ao pri*eiro quesit*, poderá
</line>
<line>
have* dilação de prazo por ig*al período, o que *ever* ser comuni*ado ao juiz pr*siden*e pel*
</line>
<line>
jurado-dir**or.
</line>
<line>
A vo*ação dos de*ais ques*to* *erá por *aioria s*mples; ter*inada a votação, **
</line>
<line>
jurados assinarão o **rmo, cabendo ao juiz presidente p*olat*r a sent*nça.
</line>
<line>
Os as*untos t*at**os na s*la de conferê*c*a s*o s**ilosos e devem ficar e* se*redo
</line>
<line>
pel*s jurado* sob pena d* responde*em pelo crime de violação de sigilo funcio*al quali**cado,
</line>
<line>
com pena de re*lu*ão, de quatr* a oito an*s.
</line>
<line>
Em sum*, esse * o procedimento *rev**to no *roj*to *o nov* *ódigo, havendo alguns
</line>
<line>
**pectos intensamente c*iticados *or ju**stas, *ue serã* *xpo*tos a seguir.
</line>
<line>
3.2 Críticas ao **ocedimento do jú*i no *ubs*itu*ivo do projeto de lei 8.045/2010
</line>
<line>
Há vár*os pontos n* *rojeto de le* que sã* *bj*to ** *ígidas crí*ica*. Primeiramente, a
</line>
</par><par>
<line>
su*r*ssão de uma das fases ** rit* do jú**, torna*do o pro*e*imento monofásico,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
extrem**ent* prejudicial ao deslinde do feito. O **oj*to *e novo *ódig* p*ev* *ue oferec*da
</line>
<line>
* den*ncia e * re*posta à ac*s*ção, o j*iz de*iberará, poden** receber o* rejeitar a *enúncia,
</line>
<line>
ab*olver o acusa*o ou ent*nder pela desc*as*ifi*ação do delito.
</line>
</par><par>
<line>
Conform* estabeleci** no art. 393, do su***itutivo, o recebime*to da den*ncia
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
irrecor**vel para a *e*e*a. *pesar d*s*o já oco*r*r na at*alid*de, no procediment* pre**sto no
</line>
</par><par>
<line>
*ubstitutivo *ssa previsão é inadmissível,
</line>
<line>
p*is a própria decisão de r*ce*imento da é
</line>
<line>
inicial
</line>
</par><par>
<line>
q*e possui * *ondã* *e encaminhar *s autos pa*a o j*lgamen*o popular,
</line>
<line>
equ*val*ndo u** a
</line>
</par><par>
<line>
*spécie d* "dec*são d* pronúncia irr*corrível", embora oponível pe*a vi* de ha*eas cor*us.
</line>
</par><par>
<line>
Atualmente, a*ós regula* instr*ção do feit*, o juiz pode** pr*f*rir d*cisão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*o*únc*a, qua* é recorr*v*l medi*nte *ecurso em sentido estr*to (art. 58*, inciso IV, a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
CPP). A i*existênc*a *e previsão semel**nte *ara * caso de rec*bim*nto da *nicial conforme
</line>
<line>
*revê o projeto é prejudicial à d*fesa, enquanto dir*ito ao duplo grau de jurisdição.
</line>
</par><par>
<line>
Não se mostra adeq*ado q*e o caso *eja julgado p*lo* jurados,
</line>
<line>
juízes lei*os,
</line>
</par><par>
<line>
ime*iatamente após a prola**o de d*cisão de recebi*ento de denúnc*a, *ue é irr*corrível pela
</line>
</par><par>
<line>
def*sa, e *astreada apenas e* indíci*s colhidos na fase inquisitorial
</line>
<line>
q*e despreza am*** a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res*na PI, v. 20, n. 5, a*t. 7, p. 145-163, mai. 2023
</line>
<line>
w*w*.*sanet.c*m.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Re*s Junior, L. *. Brud**
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
*efesa e co*tr**itório. A adoção desse *roce*imento acabaria apen*s por sob*ecarre*ar
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
varas dos tribunais **s j*ris (CÂMARA DOS DEPUTADOS, 2021) e exaltaria a fase
</line>
<line>
investigativa, a*roximando-se d* sistema misto.
</line>
<line>
O inquér*to policia* não possui a mes*a fo*ça *robatória q*e as provas produzidas em
</line>
</par><par>
<line>
juízo, em que há o exerc*cio do
</line>
<line>
contraditório da e
</line>
<line>
ampla
</line>
<line>
def**a. Conforme sus**nta*,
</line>
</par><par>
<line>
*od*igo Fau*z Pereira e Silva * Da*iel R**ei*o Surdi de A*elar, "com **ceçã* das *r*v*s
</line>
</par><par>
<line>
ca*te*ares,
</line>
<line>
a*te*i*adas e *rrepetíveis,
</line>
<line>
as informações
</line>
<line>
colh*das na inves*igação *reliminar,
</line>
</par><par>
<line>
q*ando não r*produzidas judicialmente, s*o u* \nada jurídico\" (*ILV*; AVE*A*, 20**, p.
</line>
<line>
RB-7.5).
</line>
<line>
De*sa *orma, se a d*cisão d* recebim*nto da denúnc*a tal com* atualme*t* prevista já
</line>
</par><par>
<line>
g*ra transtornos *o acus**o, imagine-s* a
</line>
<line>
situa*ão
</line>
<line>
em que decisão de recebi*e*t* a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
den*ncia será * responsável
</line>
<line>
por
</line>
<line>
su**et*r ou nã* o a*u*ado a júri. Em outr*s p*lavra*,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fund*me*tação d* decisão que *eva** o réu ao julgament* popular não p*de se *ale* *penas
</line>
<line>
das pr*vas obti*a* no *nquérit* po*i*ial.
</line>
<line>
O su*stituti*o é assi* red*gido so* o fundamento de que a demora na res*luç*o de um
</line>
</par><par>
<line>
crim* dolo*o c*n*ra a
</line>
<line>
vid*, p*lo *ribu*al do J*ri, se dá em razão da primeira fase
</line>
<line>
do júri
</line>
</par><par>
<line>
(BRASIL, 2021). Segundo *a*os do C*nselho N*cional de Ju*tiça (CNJ), *o Brasil em 2018
</line>
</par><par>
<line>
havia quase
</line>
<line>
1 8 * .* 0 0
</line>
<line>
proc*ssos
</line>
<line>
de *rimes dolo*** c*ntra a v*da
</line>
<line>
em trâmit*. Dados *pontam
</line>
</par><par>
<line>
que de 2*16 a 2018, 1*% das ações foram extin*as pela pr*s*rição. O relatório do CNJ
</line>
</par><par>
<line>
t*mbém apres*nta q*e a média de duração de um
</line>
<line>
p*oces*o de *om*etência do júri é de seis
</line>
</par><par>
<line>
anos (BRASIL, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
C*mpreend** o r*lator do projeto, *eputa*o Federal J*ão Cam*o*, que "quanto antes
</line>
<line>
o T*ibun*l do Júri (*uiz n*tur*l da causa) toma* *onh*ci*ent* das pr*vas, m*lh*res *erão *s
</line>
</par><par>
<line>
chances de profícua **lução
</line>
<line>
do caso" (BRASIL, 2*21). Ass*m,
</line>
<line>
no p*ojeto de le* *s provas
</line>
</par><par>
<line>
*eri*m **oduz*das na pre*e*ç* *os jur*dos.
</line>
<line>
A**sar *e no*ória a demora, a su*ressão da *rimeir* f*se do jú*i po*eria oca*i*nar que
</line>
<line>
denú**ias levia*a*, la*tre*das em autoria e materialida*e *on*ta*adas e*clusiva*ent* em
</line>
<line>
peças do inqué*ito poli*ial, seja* remetidas a j*lgam*nt* por juízes leigo*, em evidente
</line>
<line>
preju**o à d*fesa, pois podem ser influen*ia**s por *rovas ilícitas, por exemp*o.
</line>
<line>
Po* *utro lado, a previs*o de que na dúvida * denúncia deve*á ser rejei*ada, ap*esent*
</line>
<line>
*vidente p*ejuízo ao ofend*do, p*is o inqué*ito **lic**l, conforme visto, p*ssui ca*áte*
</line>
</par><par>
<line>
meramen*e info*m*tivo
</line>
<line>
e p****ratório da açã* penal. As*im, a a*s*ncia de **ova da
</line>
</par><par>
</page><line>
*aterial*dade e dos indícios de autoria com base nas *eças do *nqu*ri** p*licial não signifi*a
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 20, n. 5, art. 7, p. 145-163, mai. 2023 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O* Reve*b*r*s do Pro**t* de Lei 8.0*5/2*10 *a *e*significa*ão do Tribunal do Júri
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
inexistência de tais el*mentos, *u* poderiam ser obtidos ca*o houvesse in*tru**o *rocessual,
</line>
<line>
*as m*ramente que s** insu*i*ientes para que a **n*n*ia se*a recebida, o que nã* se sus*enta.
</line>
<line>
Além dis*o, o p*ojeto in*va ao di*por que o ac*sado de*erá ser c*tado para
</line>
</par><par>
<line>
apresentação de res*osta * acusação no p*a** de 45
</line>
<line>
d*as. Pode-se dizer q*e dez dias é um
</line>
</par><par>
<line>
*razo exíguo para apresen*açã* da resposta à acu*açã*, em *special *elo fato de os pr*zos
</line>
<line>
serem *on*ado* em dias co*ri*os. *ntretanto, o extenso pr*zo d* 45 di*s viola *r*vemente o
</line>
</par><par>
<line>
princípio da
</line>
<line>
dur*ção razo*ve*
</line>
<line>
do pr*c*sso, que
</line>
<line>
deve ser *bservado *rincipalment* nos
</line>
</par><par>
<line>
p*ocessos criminais, e* razão do risco *ue o acusado *ossui d* ter sua liberdad* restri*gida.
</line>
<line>
*m um quad*o c*mpar*tivo entre o t***o aprovado n* Senad* Federa* e o substit*tivo
</line>
</par><par>
<line>
do Deputado Fed*ral J*ão Ca**os, a Assoc*ação
</line>
<line>
*e Magistrados Brasilei*os s*gere que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*r*zo par* apr*s*nt*ção
</line>
<line>
de *esposta seja amp*i*do para 15 dias (ASS*CIAÇÃ* DOS
</line>
</par><par>
<line>
MAGISTRADOS BRASIL*IRO*, 2021).
</line>
<line>
Conf*rme vi*to, a méd*a de duraçã* dos proce*sos de com*etência do Tr*bunal do Júri
</line>
<line>
é de seis anos, n* qual o pr*zo *ara apresent*ção da respost* é de 10 dias. Evidentemente, o
</line>
</par><par>
<line>
tempo para a conclus*o do processo se estenderi* caso o prazo do substitut*vo
</line>
<line>
venha a ser
</line>
</par><par>
<line>
incorporad* no ordenament*
</line>
<line>
j*rídico. Isso *e **stra, em especial, pois *aso não s*ja
</line>
</par><par>
<line>
apresentada a *e*esa, **ça obrig*tór*a,
</line>
<line>
caberá *o juiz nomear defen*or para apres*nt*ção,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ual *o*t*r* **m mais 45 dias **ra apr*s*ntar a respost* à acusa*ão.
</line>
<line>
Ad*mais, outro *o*to * *e* question*do é a poss*b*l*dade *e abs*lv*ção su*ária
</line>
<line>
so*ente **s ca*os de extinção da p**i*il**ade, atipici*ad* ou p**se**a de causa exclu*ente
</line>
<line>
da antij*r*di*idad* e d* cul*abilidade. Não h* prev*são, co*o *o *ód*go atual, de a*solvição
</line>
</par><par>
<line>
do acusado quando
</line>
<line>
h*uve* prova
</line>
<line>
da inexi*tênc*a
</line>
<line>
do fato ou prova de que o acusado *ão
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
au*or ou par*íc*pe do fato. Essas situaç*es, *aso mantidas as reda*ões atuais, le*arão que
</line>
</par><par>
<line>
acusados mani*estame*t* inocentes sejam sub*etidos a julg*m*nto p*lo tribunal
</line>
<line>
po*ular,
</line>
</par><par>
<line>
so**ecar*eg*ndo as var*s d* Trib*n*l do *úr* (CÂMARA DOS DEPU*A*OS, **21).
</line>
</par><par>
<line>
O proj**o de **i substitutiv* também p*ev* *ue os ju*ados d*liber*rão na sala de
</line>
</par><par>
<line>
conferências a respeito do caso, devendo chega*
</line>
<line>
ao *ere***to. Ess*
</line>
<line>
previsão viola
</line>
</par><par>
<line>
fla*r**teme*t* p*incípi* o
</line>
<line>
co*stituci*nal do sigilo das votaçõe*, p*e*is*o no art. 5º, i*c.
</line>
</par><par>
<line>
XXXVIII, alínea "b", da C**sti*u*ção F*dera*.
</line>
<line>
Rodrig* Faucz *ereira e Silva e Daniel Rib*i*o Surdi *e Ave*ar sustent*m qu* o si*ilo
</line>
<line>
*as votações n*o s* con*unde com a *ncomun*ca*ilidade dos ju*ados, isso porqu* "a regra de
</line>
</par><par>
<line>
que ** jurados
</line>
<line>
não p*dem se comunicar
</line>
<line>
ou expressar suas opiniões sobre o **so que está
</line>
</par><par>
<line>
sendo julgado es*á exp*es*a no art.46*, §1º, do CPP", assim, "p*r constitui* previsão
</line>
</par><par>
<line>
leg*slativa infraconstitucion*l, a regra *e inc*municabilidade pode s*r revista, caso
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*sin* *I, v. 20, n. 5, art. *, *. 145-163, mai. 2023 www*.fsanet.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. *eis J*nior, L. V. Brude*
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
*egi*lad*r
</line>
<line>
assim entend*" (SILVA; *VELAR, 2021, *. RB-4.2). Desse mo*o, eles
</line>
</par><par>
<line>
c*mpreendem que o
</line>
<line>
*rojet* *e lei versando inserir a
</line>
<line>
co**ni*abilid*de *ntre o* jurados
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
válida e arg*mentam que a deliberaçã* con*unta *á melho* qualidade à decisão, em ra*ão *a*
</line>
<line>
v*sões diferentes entre cada jurado e * form* q*e cada um *ompr*ende a prova apresen*ada.
</line>
<line>
Ape*ar dos fundamentos su*t*nt**os pelos *utores menci*nados, esse não pa**ce ser o
</line>
<line>
melhor ent**d*mento a respeito da matéria. Isso porqu* a Constitu*ção Federal tr*ta do sigilo
</line>
</par><par>
<line>
das *ot*ções como f*rma de pr*zar pe*a indepe*d**cia *os jurados, que pod*rão
</line>
<line>
*otar de
</line>
</par><par>
<line>
forma li**e, de acordo com o convencim*nto ***mado.
</line>
</par><par>
<line>
A *r*pria existência de *ebate *ntre j*rados já
</line>
<line>
viola o sigilo das votações, pois
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inclinação do jurado quanto * *eu voto será expos*a. *lém disso, a *iscussão entre *s j*íze*
</line>
<line>
le*gos poderá l*var que um *urado imp*nha seu pos*cion*mento aos demai*, notadamente
</line>
<line>
aquele que exercerá função de *ir*ção *o Conselho de Sent*nça.
</line>
<line>
**tão, *om acerto está *árci* Schlee Gomes (20*0, p. 10), a* afirmar que: "A
</line>
</par><par>
<line>
expressão, **r si s*, já diz *udo: sigil* \das\ v*tações,
</line>
<line>
*u seja, a
</line>
<line>
da formação do vo**
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
jur*do,
</line>
<line>
desde o
</line>
<line>
início do j*lgamen*o, ao
</line>
<line>
m*mento e*
</line>
<line>
que este lançado na urna, jurado
</line>
</par><par>
<line>
é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ão pode manifestar sua *nte*ção d* voto nem po*e
</line>
<line>
sofr*r
</line>
<line>
qualquer influênci* para isso,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
modo * *abr***ear sua soberana decisão".
</line>
</par><par>
<line>
A modificaç*o do sigilo das *otações nã* é pos*ível sequer median*e Emenda
</line>
</par><par>
<line>
*onstituci*n*l, po*s se t*ata de cláusula pé*re*, nos te*mos do art. 60, § 4º, inciso *V,
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Con*titui*ão *edera*.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, observa-*e *ue o su*stituti*o pret*nde inserir qu*sitação **is c*mplexa do
</line>
<line>
que a atualm*nte vigente, pass*ndo a exis**r trê* fases: p**lim*nar, *rdinária e **traord*nária.
</line>
<line>
Va** lembr*r que a **esitação *ntes da refor*a proporc*onad* *ela Lei 11.68*/0* a*otav* o
</line>
<line>
si*tema francês, com di*ersos quesitos a s*rem respondido* pelos jurados, distanciando-se do
</line>
</par><par>
<line>
modelo ing*ê* e estadunidense, em que *á * quesito
</line>
<line>
único se o jurado absolve ou n*o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ac*s**o. Po* i*s*, a r*fo*ma
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
2008
</line>
<line>
veio a fim de sim*l*fi*ar a q*esitação e torná-la mais
</line>
</par><par>
<line>
fácil
</line>
<line>
de compr*en*ão aos jurados,
</line>
<line>
adotando um sistema *isto ent** o francês e o a**lo-
</line>
</par><par>
<line>
america*o, *m que fo* inserido o *ues*to absolutó*io genér*co (LI**, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Confo*me not* técnica, *labo*ad* pela *ssoc*ação dos Ma*istrado* *rasil*iros,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
proje*o subs*i*utivo prevê sistema *e q*esitaç*o comp*exo que poder* c*nfundir os jurad** e
</line>
<line>
g*r*r nulid*de*, l*mbrando-*e que são juízes leigo* muitas vezes se* *x*eri**c*a na *rea do
</line>
</par><par>
<line>
*ireito. **iás, fato de a votação ser *
</line>
<line>
conduzida em *al* fechada, sob a organização *e
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
jurad*-se*retário e um *ur*do-d*retor, s*mada à *ossibilidade de
</line>
<line>
deba*e en*re o* jurado*,
</line>
</par><par>
<line>
pode*á acarreta* prej**zos à p*rte em r*zão
</line>
<line>
da *ncom*r*ensão por *ar*e dos ju*ados qu*nto
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 5, art. 7, p. 145-*6*, ma*. *0*3
</line>
<line>
www4.*sanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Reverberos do Projeto de Lei 8.045/20*0 na Ressign*f*c*ção *o Tribuna* do Júri
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
aos
</line>
<line>
quesitos
</line>
<line>
que
</line>
<line>
deverão
</line>
<line>
ser
</line>
<line>
vo*ados
</line>
<line>
(ASSO*IA*ÃO
</line>
<line>
DOS
</line>
<line>
MAG*STRADOS
</line>
</par><par>
<line>
BRASILEI*OS, *0*1).
</line>
<line>
P*rtanto, a ref*ri** a*sociação, em qua*ro compar*tivo com s*gestões entre o pro*e*o
</line>
</par><par>
<line>
aprova** pel* Senado *edera* e o *t**l pro*eto de lei substitutivo, m**ife*ta-se favorável
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
man*t*nç*o da votaç*o tal como p*e*ista no atual Código de Pr*cesso P*nal.
</line>
</par><par>
<line>
Em síntese, pode-se afirmar que a *ropos*a de alteração do rito es*e*ial *o júri, por
</line>
</par><par>
<line>
meio d* Projeto de Lei 8.04*/10, é
</line>
<line>
extre*amente **ejudicial a* réu e *fe*de sensivelmen*e
</line>
</par><par>
<line>
princípios e gara*t*as con*titucionais, fortalece*do as precár*as provas colhid*s *a *ase
</line>
</par><par>
<line>
prel**inar do
</line>
<line>
proc*sso, na qual até mesmo o *ontraditóri*
</line>
<line>
dif*rido é d*fícil de *er exerci*o,
</line>
</par><par>
<line>
te*do e* v*sta o di*ta*ciamento *ntre as dilig*nci*s discricio*ár*as da aut*r*da*e policial * o
</line>
<line>
exercíci* d* ampla defesa.
</line>
<line>
4 CONSIDERA*ÕES FI*AIS
</line>
<line>
* proc*dimento do Tribunal do **r* é complexo e moroso. T*l *em*ra *ão adorna ao
</line>
<line>
princíp*o da *azoável duração do proce*s* em especial em m*t*ria cr*minal, pois a ação penal
</line>
</par><par>
<line>
deve ser
</line>
<line>
céler*,
</line>
<line>
especi*lme*te nos casos de acusado* *r**os, *as também, sem olvidar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**ssibi*idad* das pro*as pe*ecer*m. Ess* é a motiva*ão que levou o r*lator geral do Projeto
</line>
</par><par>
<line>
de L*i *º 8.045/2010,
</line>
<line>
Deputad* Federal João Campos, * suprim*r a pri*eira *as*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
julga*en*o *m plenário: *el*r*dade proc*s*u*l.
</line>
</par><par>
<line>
Entretanto, apesar da necess*dade u**ente
</line>
<line>
de j*lgamentos mais cé**r*s, não se po**
</line>
</par><par>
<line>
s*b t*l justificativa supri*ir *s di*eitos das par*e*, *a*to do acusad* *uanto d* o*endido, para
</line>
<line>
que seja a*ingido esse fim. Isso p*rq*e a *upressã* da *rim*ira fa*e *o rito do *úri e *a
</line>
<line>
instrução acaba *or possi*il*tar que o acus*do *eja sub*etido a ju*gament*, em plen*rio, *om
</line>
</par><par>
<line>
base apenas em elemen*os do inqu*rito polici*l,
</line>
<line>
que é procedime*to inqu*s**orial e *em
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
contradi***io, *re*idido por dele*ado* de *olícia.
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, a po*sibilidade de respo*ta à acusação n* pr*zo de 45 dia* é contraditó*ia
</line>
<line>
ao próprio *rg*mento de celer*da*e proce**u*l de que se valeu o rela*or geral *o pr*j**o.
</line>
<line>
Evidente que se no modelo atu*l os *ro*essos já se *stendem por divers*s anos, a necessidad*
</line>
</par><par>
<line>
de acelerar o
</line>
<line>
procedim*nto não será
</line>
<line>
concretiz*da *edi*nte extenso prazo que o proj*to o
</line>
</par><par>
<line>
prevê para que o acusado a*resente sua defe**, já que atualmen** *ão 10 dias.
</line>
<line>
Somado a isso, a ausência de p*evisão legal de absolvição sumária do *cusado quando
</line>
</par><par>
<line>
ho*ver prova da *ne*ist*ncia do fato o* prova de que o acusad* não é autor ou p**tícip*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi** P*, v. 2*, *. 5, art. 7, p. 145-163, mai. *023 www4.fsanet.co*.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. *eis J*nior, L. V. Bruder
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
fa*o *caba*á
</line>
<line>
p*r le*ar pessoa *omprovadam*nte inocen*e para julgamento e* ple*ário,
</line>
</par><par>
<line>
poden*o haver * condenação d* um in*c*nte por simples *orma*ismo legal.
</line>
<line>
Ademais, a previs*o *e comunicação ent*e os jurados é flag*anteme*te
</line>
<line>
incon****uc*onal, e* *azão *o princ*pio do sigil* das votações pr*vi*t* na Con*titu*ç*o
</line>
<line>
Feder*l, já que * r*ferido *rincípi* de*e ser *nt*rpretad* de form* a garantir a *ndependênc**
</line>
<line>
d* jura*o e o voto total*en*e *ivre.
</line>
<line>
*or fim, * *uesitação *al como p*ev*sta no substi*u*iv* é *everas *ompl*xa, *nstituin*o
</line>
<line>
procedimen** t***ásico *ara a vot*ç** *os quesitos, o q*e dificulta a co*preensão sobr* o
</line>
<line>
con*eúdo d* cada qu*sito.
</line>
<line>
Assi*, p*r *odo * e*post*, *onclui-s* que *udanças legis**tivas são *ecessárias para
</line>
<line>
maior celeridade * efetividade do processo penal. *n*retanto, as disposições *o s**stitutivo no
</line>
</par><par>
<line>
*u* tange ao procedimento do Tribunal do Júri são violadoras a
</line>
<line>
p*incípios co*s*itucionais,
</line>
</par><par>
<line>
**ejudic*ais à *e**sa e não conseguir*o ating*r o objetivo *r*pos*o de
</line>
<line>
gara*ti* celeridade
</line>
</par><par>
<line>
proc*ssu*l.
</line>
</par><par>
<line>
**F*RÊN****
</line>
</par><par>
<line>
ASSOCIAÇÃO DO* M*GISTRADOS BRASI*EIROS. Nota técni*a. R*o de Ja*e*ro:
</line>
</par><par>
<line>
AMB,
</line>
<line>
2021. Dispo*ível em: https://*ww.**njur.com.br/dl/amb-e*via-nota-tecn*ca-pl-
</line>
</par><par>
<line>
altera.p*f. Acesso em: 10 ja*. 2023.
</line>
</par><par>
<line>
ASSOCIAÇÃO *OS MAGISTRAD*S BRA*I*EIROS. *uadro comp*rativo:
</line>
<line>
PL
</line>
</par><par>
<line>
8.045/201*. Rio de Janeiro: **B, 2*21.
</line>
</par><par>
<line>
BR*SIL. Câmara dos De*utados. Projeto de Lei n* *.045, de 22 *e dezem*ro de 20*0.
</line>
</par><par>
<line>
Revoga o Decreto-lei nº 3.6*9, de 1941. Al*er* os Decretos-lei n* 2.848,
</line>
<line>
* e 1 9 4 0 ; 1 .0 0 2 , d e
</line>
</par><par>
<line>
1969;
</line>
<line>
as Leis n* 4.*98, **
</line>
<line>
* 9 6 5 , 7 .2 1 * , d e 1 9 * 4 ; 8 .0 3 8 , d e 1 9 9 0 ; 9 .0 9 9 , d * 1 9 * 5 ; 9 .2 7 9 , d e
</line>
</par><par>
<line>
199*;
</line>
<line>
9 .* 0 9 , d e
</line>
<line>
1998; 11.340, de 2006; 11.3*3, de 2006. B*as**ia: *â*ara dos Deputad*s,
</line>
</par><par>
<line>
*02*.
</line>
<line>
D*sponível em:
</line>
</par><par>
<line>
https://www.camara.leg.br/p*oposicoes*eb/prop_m**trarintegr*?cod*eor=19*8270&f*lenam
</line>
<line>
e=Tramitacao-PL%2080*5/2010. A*es*o em: 23 jan. 2023.
</line>
<line>
BRAS*L. CONSELHO NACIO*AL DE JUSTIÇA. Diagnóstic* das ações penais de
</line>
<line>
competên*i* do Tribunal do Júri. *r*sí*ia: CNJ, *019. Disponível em:
</line>
<line>
https://b*bliotecadigital.c*j.*us.br/*s*ui/handle/1234*6789/84. A*esso em: *0 jan. 2*2*.
</line>
</par><par>
<line>
CÂMARA DOS DEP*TA*O*. Comi*são especial so*re o *ódigo de pro*esso pe*a*
</line>
<line>
(PL
</line>
</par><par>
<line>
8045/*0): R*un*ão Extraor*i*ária (v*r*u*l) - 04/0*/2021. *ouTub*, 2021. *isponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
ht*ps://ww*.you*ube.com/l*ve/K*PHr8D*JSU?f*atu**=share. Aces*o *m: 23 jan. 2023.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 5, art. *, *. 145-163, ma*. 2023
</line>
<line>
www4.f*an*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
O* Reve*ber*s do Projeto de *ei 8.045/201* n* Ressi*nif**açã* do Tribunal do Júri
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
GOM**, M. S. Sigilo *a* vo*ações e inco*unicabilid*de:
</line>
<line>
*a**ntias *onst*tucionais do j*ri
</line>
</par><par>
<line>
brasileiro. Revista do Mi*istério *úblico do Rio Grande do Sul, n. 67, 201*. Dis*onível
</line>
<line>
em: http://www.*mprs.o**.br/a**uivos/revista_artigo/arquivo_*3039*8691.pdf. Acesso em:
</line>
<line>
10 ja*. 2*23.
</line>
</par><par>
<line>
LIMA, R. B. M*nual *e p*ocesso p*n*l: volume ún*co.
</line>
<line>
*. ed. re*. ampl. *t**l. Salv**or:
</line>
</par><par>
<line>
JusPodivm, 2020.
</line>
</par><par>
<line>
NU*CI, G. *. Tribunal do júr*. 2. ed. São Paulo: Revista *os Tribunais, 2015.
</line>
<line>
R*IS JUNIOR, A. *; RUIZ, *. A. A d*pla f*se de abs*lviçã* sum*ria *o rito do júri. *evis**
</line>
<line>
Conj*r. Sã* Paulo, 202*. Dis**nível em: https://www.conj*r.com.br/202*-jan-*7/opin*ao-
</line>
<line>
d*p*a-f*se-absolvic*o-sumaria-r*to-jur*. Acess* em: 24 fev. 2023.
</line>
<line>
SILVA, R. F. *. Tri*unal do júri: o novo rito in*er*reta*o. C*ritiba: *uruá, 2*08.
</line>
<line>
S*LV*, *. F. P; AVELAR, D. R. S. Manual do Tri*unal d* J*r*. São Paulo: Th*mson
</line>
</par><par>
<line>
Reuters
</line>
<line>
Revis*a
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
Trib*nais,
</line>
<line>
2021.
</line>
<line>
E-*ook.
</line>
<line>
Di**oníve*
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<ht*ps://provi*w.t*omsonre*ters.c*m/l***chapp/t*tle/rt/*onografias/*53598797/v1/page/1>.
</line>
<line>
Ace*so em: 1* jan. 2023.
</line>
</par><par>
<line>
Com* Referencia* este Artigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
REI* JUN*OR, A. S; BRUDER, L. V. Os *everberos *o Projeto d* Lei 8.045/2010 *a
</line>
<line>
Ressignific*ção d* Tribuna* do Júri. Rev. FSA, Teresi*a, v. 2*, n. 5, art. 7, p. *45-163, mai. 2023.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Auto*es
</line>
<line>
A. S. Reis Junior
</line>
<line>
L. V. Br**er
</line>
</par><par>
<line>
*) co*cepç*o e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e in*erpret*ç*o dos dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho *u *a revisão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) par*ici*ação na *provação d* versão *inal ** manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*ina PI, v. 20, *. 5, art. 7, p. 14*-1*3, m**. 2023
</line>
<line>
ww**.fs*net.c*m.br/revi*ta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)