<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 6, art. 7, p. 147-166, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.6.7
</line>
</par><par>
<line>
Co*id-19 e Gastos Públicos com Saúde: *n*lise das P*bl*caçõe* *o Período de 20**
</line>
<line>
Covid-19 and *ublic Spend*ng on *e*lth: Analy*is of Publica**ons i* the Perio* 202*
</line>
</par><par>
<line>
Milto* J*rbas Ro*rigues Chagas
</line>
<line>
Douto* em *esenvolviment* **stentáve* pela Universid*de de Bras*lia
</line>
<line>
Profess*r da Universidad* Fe*eral do Cariri
</line>
<line>
E-*ail: milto*.ro*rigues@u**a.edu.br
</line>
<line>
*nt*nio Rafael V*l**io de Oli*eira
</line>
<line>
Mestre em Ad*i*istração * Controlado*ia pela Universid*de F*deral do Cear*
</line>
<line>
Con*ad*r da U*iversida*e F*d*ral do Car*ri
</line>
<line>
E-*ail: rafael.val*rio@ufca.edu.br
</line>
<line>
Maria Isabel Cru* Feitosa
</line>
<line>
Gradua*d* e* C*ên*ias C*ntá**is pela Universi*a*e Fed*ral do Cari*i
</line>
<line>
E-mail: m**i*.isabel@aluno.ufca.edu.br
</line>
<line>
*ne Car*l*ne Rodrig**s *eit*
</line>
<line>
Mestre e* Desenvolv**ento Reg*onal Su*tentável *ela U*iversida*e Federa* do Car*ri
</line>
<line>
Assist**te admini*trativa da pre*eit*r* de Mauriti-CE
</line>
<line>
E-mail: c*r*l.ane@li*e.com
</line>
<line>
Pa**o Henr*que Leal
</line>
<line>
Doutor em Ciê*cias C**tábeis pela Universidad* Federal *e Pernambuco
</line>
<line>
Professor d* Unive*s*dade Fede*al do Cari*i
</line>
<line>
E-m*i*: pau*o.leal@ufca.ed*.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
**.050-*65, *u**eiro do No*te/CE, B*asil.
</line>
<line>
Ava*iado pelo si*t*ma Trip*e Review: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
End*r*ç*: Ane Carolin* Rodrigues Leit*
</line>
<line>
p**o *d**or-Chefe; e b)
</line>
<line>
Do*ble Blind Review
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
M. *. R. *haga*, A. R. V. O*iveira, M. I. C. *e**osa, A. C. R. *eite, P. *. Leal
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
*s *ções diret*s de enfrentamento contr* a covid-19 exigiram do poder públic* forte atuação
</line>
</par><par>
<line>
quanto ao rep*sse
</line>
<line>
de recursos
</line>
<line>
dos cofres públic*s. No qu* tange ao
</line>
<line>
auxílio fina*ceiro
</line>
</par><par>
<line>
ofe*eci*o aos E*t*dos, M*nicípios e Distrito Fe**ral, *oram envia*os R$ 60 bilhõe* de reais
</line>
</par><par>
<line>
como
</line>
<line>
parte do Programa Federa* *e Enfrentamento a* Coronavírus (Covid-1*).
</line>
<line>
Saben*o
</line>
</par><par>
<line>
disso, o objetivo *este trabalho consistiu em re*lizar u*a re*isão de escopo
</line>
<line>
acerca d*
</line>
</par><par>
<line>
produç*o
</line>
<line>
científi*a sobre a Co*id-19 * gast*s públ*cos com saúde, durante o *no de 2020.
</line>
</par><par>
<line>
Para tant*, co*tou-se com a bi*liometria como ferr*menta de aná*ise léxica. Adi*ionalmente à
</line>
</par><par>
<line>
u*ilização
</line>
<line>
da biblio**tria, utilizo*-se também da a*licação de técnicas
</line>
<line>
d* e*tatís*i*a
</line>
</par><par>
<line>
descritiva que auxi*iaram na c*nsecução do mote d*sta *e**uisa. Para mapea*ento d*s dados,
</line>
</par><par>
<line>
ef*tuou-se *ma pesquisa na base de d*do* d* Web *f Science,
</line>
<line>
*or meio
</line>
<line>
da ferram*nt* de
</line>
</par><par>
<line>
so*tware VOSvi*we*, a fim
</line>
<line>
*e averig*ar *obre a quantida** de publi**ções por
</line>
<line>
área d*
</line>
</par><par>
<line>
p*squisa, cit*ção *nt** autores, publica*õ*s por país
</line>
<line>
e/ou instituiçõ*s,
</line>
<line>
acoplamen*o
</line>
</par><par>
<line>
bibliográf*co etc. As *rincipais *vi*ênc*as rev*laram que os
</line>
<line>
p*íses q*e mais apresentara*
</line>
</par><par>
<line>
publ*ca*ões *stão entre E*A, China * algu*s *aíses da Eur*p* (In*l*terr*, Austráli* e Itália),
</line>
</par><par>
<line>
e*quanto * Brasil ap*esentou ínfima partic*pação
</line>
<line>
no nú*ero
</line>
<line>
de pu*licações, apenas 6,61%,
</line>
</par><par>
<line>
fi**ndo à frente *penas da *lemanha, com aproximadamente 5%. Os tr*s primeiro*
</line>
<line>
perió**co* que constitue* cerca d* **,97% dos *rtigos p*blicados possuem *ma cl*s*ificaç*o
</line>
</par><par>
<line>
*e Q*ali*, vari*n*o
</line>
<line>
entre A1 e B1 em suas
</line>
<line>
áreas de atu*ção,
</line>
<line>
demonstra**o a importância
</line>
</par><par>
<line>
d*ssas public*çõe* entre ** e*tudiosos e *ientista*.
</line>
<line>
Palavras-chave: *ib*iometria. Gastos Com Saúde. *ovi*-19.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
Direct c*ping actio** agains* COVID-19 *equir*d strong action from the public *uthor**ies to
</line>
<line>
hand o*er fun*s ***m *u*lic c*f*ers. Re*arding the f*nan*ia* *ssistance *ffered to the states,
</line>
<line>
municipal*ti*s a*d the Federal District were s*nt R$ 60 billi*n as part of the Federa* P*og*am
</line>
</par><par>
<line>
f*r Confront*ng *oro*a**rus (COVID-19). Kn*w*ng this, the objectiv*
</line>
<line>
of this work was to
</line>
</par><par>
<line>
co*du*t *
</line>
<line>
scopin* rev*ew of scie**if*c
</line>
<line>
*roduction *n *OVID-19
</line>
<line>
and public *eal** ***nding
</line>
</par><par>
<line>
d*ring the
</line>
<line>
year 2020. To th*s end, bibliometry was used as tool for l**ical a
</line>
<line>
anal**i*. In
</line>
</par><par>
<line>
addi*ion to th* us* of b*b**ometr*c*, we also **ed the appl*cation of descriptiv* statistic**
</line>
</par><par>
<line>
te*h*iqu*s that helped in th* achievem*nt
</line>
<line>
of *he motto of t**s research. T* map the data,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
search was *arr*ed *u* in *he Web of Scienc* *a*abase, using th* V**viewer *oftw*re t*ol, to
</line>
</par><par>
<line>
fi*d out **o*t the numbe*
</line>
<line>
*f publ**ations by research a*ea, cita*io* between a*thors,
</line>
</par><par>
<line>
publicat*ons
</line>
<line>
by coun*ry and/or ins*i*ut*ons, *ibliogr*phic *oupling, etc. T** m**n evide*ce
</line>
</par><par>
<line>
revealed that t*e coun*rie* that most p*esent*d *ub**cati*ns are between the USA, *hin* and
</line>
<line>
some count*i*s of *urop* (*ngland, Aus*ralia **d Ita**), while Br*z*l s*o*ed a very small
</line>
<line>
parti*ipation in the nu**e* of pu*li*ati*ns, *nly 6.61%, bein* ah*ad *nly of *erm***, with
</line>
</par><par>
<line>
app*oximately *%. The *irst three
</line>
<line>
journals, which constitute about 23.*7%
</line>
<line>
of t*e published
</line>
</par><par>
<line>
articles, have a Q*alis classification, *hich varies between A* and B1 in *heir areas of
</line>
<line>
acti*it*, *emonst*a*ing th* import*nce of th*se *u*l*cati*ns among *cho*a*s and *cientists.
</line>
<line>
Keywo*ds: Bibliometr*cs. He**th Sp**d*ng. C**ID-19.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Teres*na, v. 20, n. 6, art. 7, p. 14*-16*, jun. *02*
</line>
<line>
www4.*sa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Covid-19 e Gasto* Púb**c*s com Saúde: Anál*s* das Publi**ções no Período d* 2020
</line>
<line>
149
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O surgi**nto da p*nd*m*a pro*ocou um* re*i*avolta
</line>
<line>
*os países não apen*s com
</line>
</par><par>
<line>
re**ção às n**mas d* convivênc*a * distanc*amento soc*al para o e*fr*ntamento *o vírus, m*s
</line>
<line>
esp*c*a*mente no *ue diz resp*ito à* contas públicas.
</line>
<line>
Nesse diapas*o, os gastos p*bl*cos *ara *inanciar * Covid-*9 se e*evaram junto com o
</line>
<line>
aumento da dívid* p*blica (BRESSE*-PEREIRA, 2020). Ach*tar a c**va de *ovos casos de
</line>
</par><par>
<line>
in*ect*dos; re**zir o número de óbi*os; a *ealiza**o da
</line>
<line>
polític* de distanc*amento social
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
q*arentena; co*soa*t* * aplicaç*o de testes em mass* e rastream*nto d* in*ect*dos. Tudo isso
</line>
<line>
*xig** um a*mento da capaci*ade do s*stem* públi*o ** saúde.
</line>
<line>
De acordo com dados do Tesouro Nacion*l Transpa*ente (202*), para *nfrentam*n*o
</line>
<line>
da* medidas d* saúde p*bl*ca, o M**ist*rio da Saúde (*S) des*mb**sou 39,* b*lhões de r*ai*
</line>
</par><par>
<line>
no ano de 2020, o que representou 1,63% dos gastos **t*is das des*e*as re*lizadas
</line>
<line>
naquele
</line>
</par><par>
<line>
an* (4,13 trilhões), *onfo*m* Lei **ç*mentária Anual ** 20*0 (LOA) (PORT** D*
</line>
<line>
TR*N*PARÊNCI*, 202*).
</line>
</par><par>
<line>
N* Mon*tora*ento dos *astos *a União com Combate à C*vid-19,
</line>
<line>
é possív*l
</line>
</par><par>
<line>
observ*r o total de re*ursos des*mbolsad*s pelo g**erno federal co* a pa*demia, tota*izando
</line>
<line>
a cifra de *24 bilhões g*stos c** a Covid-19 em 2020. Recurso esse destinado para diversos
</line>
</par><par>
<line>
**tore*,
</line>
<line>
ent*e el*s:
</line>
<line>
auxílio emergencial, benef*cio
</line>
<line>
em*rgencial de manutenção
</line>
<line>
do emprego
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*a re*da, *ota* dos *undos ga*antidores de ope**ções ** *rédito, *inanciament*
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
i*fraestrutu*a turística, *quisição de vac*nas e insumos pa*a prevençã* e con*role e despesa*
</line>
<line>
adiciona*s do *inistério d* Saúde e de o*tros ministéri*s.
</line>
</par><par>
<line>
Quando * ass*nto é
</line>
<line>
pandemia, os pri*cipais *st**os *stão vo*ta*os para o camp* da
</line>
</par><par>
<line>
s*úde, todavia, pouco s*
</line>
<line>
*em discutido
</line>
<line>
acerca *a
</line>
<line>
a*uação dos gastos públic*s no
</line>
<line>
co*bate
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
en*re*tamento dos re*es*s causados pelo vírus. Sabendo di*so, est* tra*a*ho te*
</line>
<line>
*omo
</line>
</par><par>
<line>
ob*e*iv* geral reali**r uma revisão de escop* ac*rca da produção cient*f*ca sobre a Covid-19
</line>
<line>
e ga**o* p*blicos co* *aúde n* ano de 2020.
</line>
</par><par>
<line>
Jus*if*ca-se a pr*sente pesq*isa d*vido necessidade à
</line>
<line>
de verificação do perfil de
</line>
</par><par>
<line>
publica*õe* em pe*iódic*s *ue estão *en*o feitas no Brasil * que tra**m dos gastos públ*c*s
</line>
</par><par>
<line>
rela*ionados Covi*-19. A temáti*a Covi*-19, apesa* à
</line>
<line>
dos avanços na ár*a, po*s*i s*as
</line>
</par><par>
</page><line>
publicaç*e*, majorit*riamente, concentrad*s no setor da saúde. Essa o*or*ênc*a p*de ser
</line>
<line>
veri*icada a pa*tir d* constatação dos veíc*los *ue mais publicam so*re * tema ser
</line>
<line>
p*ov*niente da Medicina, como: In*ernat*onal Journal of Environmental Res*arch and Publi*
</line>
<line>
H*al*h, Journal of Medi*al *nternet R*se*rch e BMJ Open.
</line>
<line>
R*v. FSA, **r**ina PI, v. 20, n. 6, art. 7, p. 147-166, ju*. 2023 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. R. Chagas, A. R. V. Ol*ve*ra, M. I. C. Fe*tosa, A. C. R. Leite, P. H. Leal
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
Nesse l*ame, o pr*ble*a de par**da d*ssa pesq*i*a apres*nt*-se d* seguinte m*neira:
</line>
<line>
O *u* se *esq*isou sobre o tema *astos públicos *om Covid-19 no ano de 2020?
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a *tin*ir tal o*jet*vo, co*tou-se co* o recurs* m*todológico de análise
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
biblio*et*i*, que *oi realizada na *ase Web of Sci*nc* c*m o*
</line>
<line>
des*rit**es *a pesquis*
</line>
</par><par>
<line>
("Hea*th") AND ("Public Spend*ng") AND ("Covid-19"), visando e**rair indi*adores
</line>
</par><par>
<line>
estatí*tic** * descrit*vo* acerca
</line>
<line>
da dinâmica *as info*mações dos
</line>
<line>
*eri*dic*s i*cluído* na
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisa.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCI*L TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Gastos p*blicos *om fin*nciamento das ações d* frente no combate aos efeito* da
</line>
<line>
COVID-1*
</line>
<line>
Os reveses origin*dos por ocasi*o da *and*mia *elo vírus S**s-COV-2, mais
</line>
<line>
con*ecido popularmente com* Covid-19, te* *era*o uma cri*e econômic* qu* caminh* lado
</line>
<line>
a l*do com a crise sanitá*ia. Na Economia, o* efeit*s ** "co*ona-*rise" ** superaram os da
</line>
</par><par>
<line>
G*and* *epressão de 1929, na opinião
</line>
<line>
de autore*, como Bresser- Perei*a (2020) e Card*so
</line>
</par><par>
<line>
(2020) e o p*óprio Fundo M*n*tário Int*rnac**nal (FM*).
</line>
<line>
A *everi*ade desse vírus tem sido *c*m****ada p*lo elevado número d* mortes,
</line>
</par><par>
<line>
*ue*a no nível de produç*o, que*a *as receitas dos Estados-n*çã*, crescim*nt*
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
de*emprego e da pobreza, sen*o que *s*as últimas consequên*ias po*em va*iar de país p*r*
</line>
</par><par>
<line>
pa**, a
</line>
<line>
dep*nde*
</line>
<line>
de quanto e como os Estados gastam para *nfre*tar as
</line>
<line>
compli*ações
</line>
</par><par>
<line>
*ecorrentes da **nd*mia (BRESSER-PE*EIRA, 2020, p.605).
</line>
<line>
A*refecer a curva de novos cas*s e ai**a reduzir o número de óbitos e*i*e do *stado
</line>
</par><par>
<line>
*m aumento da capacidade *o sistema
</line>
<line>
*e saúde e execução d*
</line>
<line>
*olíticas d* distanciamento
</line>
</par><par>
<line>
social efetivas, con*oante à realização dos exa*es de testagens em massa * do rastreamento
</line>
</par><par>
<line>
dos in*ectad*s. Essas ações *t*i***m um *ust* substan*ial
</line>
<line>
para empresas e para o Estado.
</line>
</par><par>
<line>
"Para as empresas, *or*ue serão obrigadas a li*it*r suas atividades. Para Estad*, *
</line>
<line>
porque
</line>
</par><par>
<line>
****i*ará au*e*tar *eus gastos em **úde, que sã* relati*amente *eq*enos, mas são al*os
</line>
</par><par>
<line>
quando o problema é ne*trali*ar *s
</line>
<line>
perdas
</line>
<line>
econômi*as que a p*n*emia e*tá causando"
</line>
</par><par>
<line>
(BRE*SER-PEREIRA, 2020, p.605), como o achatame*to do *rodu*o Inte*no B*uto (PIB),
</line>
<line>
inso*vência d* em*resas, desemprego, fo*e, aumento da pobreza e red*ção **s receitas.
</line>
</par><par>
<line>
S*b a v*ngua*da *a *o*ren*e *e John
</line>
<line>
Keynes * grave crise s**itári*, int**venção
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
es*atal na
</line>
<line>
ec*nomia brasilei*a, nesse *eríod* epidemiológico, tornou-se a *e**a angular
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresi*a, v. 20, *. 6, *rt. 7, p. 147-166, jun. 2023
</line>
<line>
www4.fsa*et.***.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Covid-19 e *astos Públicos com S*ú*e: Anális* das Pub*icaçõ*s ** Pe*íodo de 2*20
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
e*onomia e do fi*anci***nto dis*ributivo de recurs*s para o
</line>
<line>
s*tor público da s*úde,
</line>
</par><par>
<line>
es*e**almente como pro*edor f*n*nceiro do Siste*a Único *e Saúde (SU*). "Nesse
</line>
</par><par>
<line>
momento, mai* inflexível dos liberais se *ransformaria em keynesian*, como ocorreu na *
</line>
<line>
crise d* 2008 e o*orr* agora" (SENHORA*, 2020, *.4*).
</line>
<line>
Os anos d* 2020 e 2021 foram bast*n*e desaf*ador*s p*ra os gestores pú*licos,
</line>
<line>
especialmen*e para *s cofres *úb*icos. Repasses que pode* ser visu*liza*o* nos gráf*cos
</line>
<line>
ab*ixo (*) e (2), que mostram o total d* r*cu*sos do "orç*ment* de gue*ra" destinados ao
</line>
</par><par>
<line>
combate *on*ra a Covid-19, * i*pact*ram dir*ta*ent* as contas da União, e*tados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
município* (AGÊNCIA CÂMAR* DOS DEPUTADOS, 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1- Deta*h*mento das Despe*as (pagas) rea*iza*as por ação *om a C**id
</line>
</par><par>
<line>
19/ Ano de 2020
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Por*al da Trans*arênc** (2022) (*daptado)
</line>
</par><par>
<line>
Como a *andemia
</line>
<line>
afeto* diretamente o status quo dos bras*leiros, especia*mente da
</line>
</par><par>
<line>
camada mais pobre, o governo federal
</line>
<line>
f**ali**u suas ações
</line>
<line>
nesse
</line>
<line>
seto*, um* *ez qu*, para
</line>
</par><par>
</page><line>
propiciar o pagamento do auxílio emergencial, foi disponibili*ad* R$ *30 b*lhões de reais, *
</line>
<line>
q*e corresp*nde * 44% do total de recursos pagos com o *rçamento de guerra no combate *
</line>
<line>
pande*i*, c*nforme con*ta *o gráfico (1) (PORTAL D* TRANSPARÊN**A, 2022).
</line>
<line>
As *r*nsferênci*s a Es**dos e ao Distrito Fed*r*l, transferências a insti*uiç*es privadas
</line>
<line>
e sem fins lucr*tivo*, transf*rência* a municípios, Estados e Distrito Federal, transferências
</line>
<line>
municipais * fundo, operações di*etas - in*ra-*rçame*t**ia*, ent*e outros, representaram 17%
</line>
<line>
do tota* libe*ado da rubr*ca o*tr*s; *s reservas de contingências *2%.
</line>
<line>
Re*. F*A, T*resi** PI, *. 20, n. 6, art. 7, p. 14*-166, j**. 2023 ww*4.fsanet.*om.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. R. Chagas, A. R. V. Olive*r*, *. I. C. Feitosa, A. C. R. Le*te, P. *. Leal
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
Co*o evidencia o gráfico (1), al*m d* au*ílio emergencial, o gov*rno també*
</line>
</par><par>
<line>
priorizou *utras
</line>
<line>
importantes áreas igual*ente *fetad*s da *andemia, a fim ** mitigar *eus
</line>
</par><par>
<line>
*eveses econôm*cos e sociais, co*o o foi o inves*imento *e R$ 78 bil**es (11% ), refe*entes
</line>
</par><par>
<line>
ao apoio finan*eiro * Es*a*os e M*ni*ípios que fizeram *arte ao **ogra*a Feder**ivo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Enfrenta*en*o a c*vi*-19, [...] "au*ori*ada* por crédi*os e*traordinário*, de R$ *92,4 bilhões
</line>
</par><par>
<line>
(5,5% *o P*B e relativas su*sídios e s*bvenções, de R$ *8,* bilhões (0,7% do P*B)" a
</line>
<line>
(NOTA TÉCNICA CON*UNTA N*4/2020, 2020, p.29).
</line>
<line>
P*r fim, estão as ações d**etas de *nfre**amento ine*ente* ao M*nisté*io da Saúde *
</line>
<line>
dem*is M*nistérios (R$ 43 bilhõ*s- *%- vid* grá**co 1) e *qu*siç*es de insum*s de *acina* *
</line>
<line>
insum*s para contr*le e pr*venç*o ** covid-19 ( R$ 2,2 bilh***), acom*anhadas p**o
</line>
<line>
Benefíci* Emergencial de Man*tençã* do *m*rego e R*n** (Bem) (R$ 38 bi*hões- 7%),
</line>
<line>
qua*do o govern* encarregou-se de arcar com pa*te dos *alários d* *mpreg*do* de empresas
</line>
<line>
privad*s pel* perí*do de alguns m*se*, para manter empre*os, e com os gastos c** o Fundo
</line>
</par><par>
<line>
Garantidor
</line>
<line>
*e Operaç*es (FGO), *oltados a *rédito para mic*os e pequenas em**esas
</line>
</par><par>
<line>
(TESOURO N*CION*L **ANS*A*E**E, 20*2).
</line>
<line>
O d***lhamento dos val*res gastos por ação no co**ate à covid-19 du*ante o ano de
</line>
</par><par>
<line>
2*20 encont*a-se por*enorizado n* tabela (1)
</line>
<line>
abaixo. Nela é pos*ível verific** com mais
</line>
</par><par>
<line>
detalhes os ga*tos de que trata resumida*ent* * gráfic* (1).
</line>
<line>
Tabela 1- Distribui*ão por ação dos gastos da *nião no combate * cov*d-19 - Ano
</line>
<line>
* e 2020
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Tes*u** Nacional Tr*nsparente, 2022.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. 6, art. 7, p. 147-166, jun. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Covi*-19 e Gastos Pú**i*os *om Sa**e: Análise das Publica*õe* no Período de 2020
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
É exp*essa*ente visíve* que os s*t*res que mais tiveram a atenção *a U*ião foram,
</line>
<line>
em p*im*i*o lugar, o l*gado à área so**al com * *r*nsferência u*ilateral do auxílio emer*e*cia*
</line>
</par><par>
<line>
(R$ 293 b**hões), em segundo, o auxílio diret* aos *stado* (R$ 78 b*lhões), **n*cípios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Distrito Federal e, em terceir*, o *GO (R$ 58 bil*ões) re*e*ente à co*c*ssão de cr*dito para
</line>
<line>
mi*ros e pequ*nas empre*as. Na outra via, as past*s qu* ***eberam m*nos recursos *ora* as
</line>
<line>
*a ampliação do bolsa f*mília *$ *,4 bilhões), Conta de Desenvolv*mento Energético (R$ 0,9
</line>
<line>
bil**es) e aqu*sição d* *a*i*as e insumos p*ra preve*ção e c*n*ro*e (*$ 2 bilhõe*). *o total,
</line>
<line>
foram re*as*ados R$ 52* bilhões de reais, o equivalen*e a 9*,16% do t*t*l p*evisto.
</line>
<line>
A rubrica *o *inistério *a Cidadania c**respon*e sozinh* * *uase R$ 300 bil*õ** dos
</line>
<line>
**sto* com a pandemia, ou *ej*, quase 60% do t*tal liberado. M*ntante superior ao das
</line>
<line>
dem**s pasta*, c*mo: M*ni*tério da Economia (R$ bilhões 1*8,7- 34%), Ministério da Saúde
</line>
</par><par>
<line>
(R$ 39,5 bi*h*es- 7,5%), Mini*tério
</line>
<line>
do Tu*ismo (R$ 6,1 bilhõ*s- 1,2%), Ministé**o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Educação R$ 1,* bilhão- 0,23%), Minis*ér*o de M*nas e Energia (R$
</line>
<line>
900 milhões- 0,17%)
</line>
</par><par>
<line>
(*E*OURO NACIONAL TRANSPARENTE, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
Em 20*0, o orç*mento anual da* r**eitas ficou na *as* dos R$ 3,* *r*lhões, um d*ficit
</line>
<line>
do *ual o gover*o feder** des*i*ou o total de R$ *04,7 *il*ões de reais (valor q** equivale a
</line>
<line>
2,8% dos g*stos públicos) pa*a ajudar no co*bate ao* ef*itos da pand*mia, i*jetando recurso*
</line>
<line>
pú*licos nos setores social, eco*ômico (t*rístico, industrial, energético, transporte a*re*,
</line>
</par><par>
<line>
fe*roviário e metroviário), cultural/artístic*,
</line>
<line>
entre outr*s. Daque** valor só fora gasto
</line>
</par><par>
<line>
efetiv*me*te R$
</line>
<line>
524
</line>
<line>
bilhõe* c*m
</line>
<line>
as a*õe* de combat* aos
</line>
<line>
efe*tos da pandem*a
</line>
<line>
*elo
</line>
</par><par>
<line>
coron**írus.
</line>
</par><par>
<line>
* contração *a atividad* e*onômi*a no *no de 2020 foi ace*tuada pela *rustração d*
</line>
<line>
arr*cadação de receitas correntes e a iminen*e ne*essidade de aumento nas despesas. Nesse
</line>
<line>
liam*, no primei*o *rimestr*, p*ra fazer *rente às desp*sas e ao ref**anciame*t* da dí*ida
</line>
</par><par>
<line>
mobiliár*a, a União reco*reu aos r*cursos
</line>
<line>
disponíveis na Cont* Única do Tesouro N*cio*al
</line>
</par><par>
<line>
(*RIBUNAL DE CONTAS DA *NIÃO, 20*0).
</line>
<line>
A *ei *rç*mentária Anual (LOA) relativa *o *xe*cício de *020 - Lei 13.978/2020
</line>
<line>
esti*ou r*cei*a* de R$ 3.565,5 bil*õe*, dos quai* R$ 1.724,9 **lhões (48,*8%) *orresponde*
</line>
<line>
a receitas correntes * *$ 1.840,6 bilhõ*s (51,62%) relativ*s a rec*ita* de capital. Ainda, no
</line>
</par><par>
<line>
âmbito *a* despe*as, a *OA de
</line>
<line>
2020 fixo* as d*spesas em igu*l mont**te d* R$ *.**5,5
</line>
</par><par>
<line>
bi*hõe*, d*s qua*s R$ 2.141,6 (60,06%) em de*pesas
</line>
<line>
*orrentes. Em suma, as despesas totais
</line>
</par><par>
<line>
para o pe*íodo *or*m na casa dos 4,13 *rilhõe*. Uma pre*isã* de *eficit no orçamento
</line>
</par><par>
<line>
*orren*e
</line>
<line>
no total de R$
</line>
<line>
416,60 bilhões (TRIBUNAL DE *ONTAS DA UNIÃO,
</line>
<line>
2020 ;
</line>
</par><par>
<line>
PORTAL DA TR*NSPA**NCIA, 2022).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 6, art. 7, p. 147-166, jun. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. R. Chagas, A. R. V. Ol*veira, *. I. C. F*itos*, *. C. R. *eit*, *. H. Leal
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Progra*a Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19): fi*anciamento
</line>
<line>
d** Esta*os, Distrito Fe*eral e municípios
</line>
<line>
O Decreto Legis*ativo **06/ 2020 ins*itui* o reco**ecim*nto da ocorrência d* estado
</line>
</par><par>
<line>
de cal*midade
</line>
<line>
pública, ficando a carg* ** "Comissão Mi**a no âmbito do Congresso
</line>
</par><par>
<line>
Na*i*nal, co*posta po* se*s senadores, com igual nú*ero de suplentes, [...] acompanhar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sit*ação fisc*l e a e**cução orçament*ria e financeira das medidas rel*cionadas à *mergência
</line>
<line>
de saúde *ública de impor*ân**a internacion*l relacionada ao coro*avíru* (Covi*-19)"
</line>
<line>
(BRA*IL, 2020a, Art.2º).
</line>
<line>
O reconhe*i*ento do estado de cala*idade pública associado à cre*ce*te elevação *as
</line>
</par><par>
<line>
desp*sas ocorreu lado a la*o d* *provação *a l*i 13.979/202*, que in*titui em seu
</line>
<line>
Art. 4º:
</line>
</par><par>
<line>
"Fica dis*e*sa*a a lic*ta*ão para aqui*ição de bens, servi**s e i*s*mos
</line>
<line>
de saúd* des*inados
</line>
</par><par>
<line>
ao en*rentamento da emergê*cia *e saúde públi*a de im*o*tância internaciona* dec*rrente do
</line>
<line>
coronavírus de que t*ata e*ta *ei" (BRASI*, 2020b).
</line>
</par><par>
<line>
Desse *odo, para fazer *re*te à* novas medi*as *e *nfre*tamento
</line>
<line>
da emergência de
</line>
</par><par>
<line>
saú*e p*bli*a, foi *e*essári* a
</line>
<line>
alteração *as regras *e contra*a*ão pública,
</line>
<line>
**ando
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
intere*se público, uma vez q*e sendo a sa*de u* *ireito de todos, deve ser
</line>
<line>
p*eservad* *elo
</line>
</par><par>
<line>
Estad*, c*mo *ita o ar*i*o 19* da Constituiçã* Federal de 1988 (CF/88), (BRASIL, 1988).
</line>
<line>
Nessa *ear*, a Medida Provisória (MP) ** *38, d* 02 de *bril de 2020, que *a*s t*rde
</line>
<line>
foi convertida na Lei nº 14.041, de 18 de agos*o *e 2020, trata de dispositivo *egal criado *om
</line>
<line>
o p*opó*ito de instaurar o apoio f*nance*ro pe*a União a*s ente* federativ*s, Di**rito *ederal *
</line>
<line>
m*ni*í*ios du*ante * perí*do de calamidade públi**: Art. 2º * v*lor do apoio f*nanceir* será
</line>
</par><par>
<line>
de até R$ *.000.000.000,*0 (quatro bilhões
</line>
<line>
de reais) p*r mês e t*tal*zará
</line>
<line>
até *$
</line>
</par><par>
<line>
16.000.*00.*00,00 (deze*seis bilhões de *eais) no período a que s* refe*e o art. 1*" (BRASIL,
</line>
<line>
2020a, Ar*. 2º da MP nº938/2020).
</line>
<line>
O Progr*ma Fede**tivo *e En*rentamento ao co**navírus SARS-CoV-2 (Covid-19)
</line>
</par><par>
<line>
fora *riado *e*a Lei Complementar nº17*, *e 27
</line>
<line>
de maio de
</line>
<line>
*020. Aprovado pelo Senado
</line>
</par><par>
<line>
Federal, esse Prog*ama foi a vá**ula de escape d*s e**ados, DF e municíp*os,
</line>
<line>
durante
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pe*í*do *a p**de*ia, ma*s es*eci*icamen*e no a** de 2020, pi*o *a d*sseminação da *oe*ça
</line>
</par><par>
<line>
e *os impactos s*bre a economia como um tod*. O Programa c*nsist*u na
</line>
<line>
prestaç*o *e um
</line>
</par><par>
<line>
aux*lio financeiro pr*s*ado pela União no val*r *e R$
</line>
<line>
60 bi*hões, pago *m quatro p*rcel**
</line>
</par><par>
<line>
men*ai* e ig*a**, serem aplicadas n* exercício de 2020 *os estados, DF * municí*ios. a
</line>
</par><par>
<line>
Soma-s* *
</line>
<line>
este valor
</line>
<line>
o restante do to*al co*cedi*o de R$
</line>
<line>
1*9,8 bi*hões, decorrente da
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresina, *. *0, n. 6, art. 7, p. 1*7-1*6, jun. 2023
</line>
<line>
www*.fsa*e*.com.**/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Covid-19 e Gastos Públicos com S*úde: Análise d*s Publ*c*ç*es no Período de *020
</line>
<line>
**5
</line>
</par><par>
<line>
s*spensão do pagamento das dívida*, conforme previs*o no Art.1º da Lei **3/2020 (*RASIL,
</line>
<line>
2020b *GÊ*CIA SENADO, 202*).
</line>
<line>
Na ta*ela (2) ab*ixo, é possível ve*if*car o repasse d* verb* *ue f*i destin*do para
</line>
<line>
ca*a ent* *a fe*eração:
</line>
<line>
Tabela 2- *istribuição p** UF dos valo*es decorrentes do Programa Fe*erati*o
</line>
<line>
d* Enfr*ntamento a* Cor*navírus
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Portal do S*nado Federal (2020).
</line>
<line>
*onforme *revis*o n* *rt.º 5º da Lei 173/2*20, * *uxíl*o financeiro d** R$ 60 bilhões,
</line>
</par><par>
<line>
f*ra dividido
</line>
<line>
em quatro *arcel*s mensai*, sendo R$ 10 bi*hões tão s*mente par* ações de
</line>
</par><par>
<line>
saú*e e as*is*ênci* social (*$ 7 bi**ões *a*a o* estados e *$ 3 bi*hões para os m*nicípios); 50
</line>
</par><par>
<line>
bilhões para uso livre (sendo *$ 30
</line>
<line>
bi*hões para os estados e outros R$ *0 bi***es para os
</line>
</par><par>
<line>
mun*cípios). Os respectivos valores encontram-se assim discrimi*ados na tabe*a (2) ac*ma.
</line>
<line>
O r*t*io *o recurso por e*tado foi fe*to lev**do em c*nside*ação *ma cesta de índices,
</line>
</par><par>
<line>
que con*empl*va desde * *rrecadação
</line>
<line>
do Impost* Sobr* Circulaçã* de *ercadorias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, *. 6, ar*. 7, p. 14*-166, jun. 2023
</line>
<line>
www4.f*a*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. R. C*agas, *. R. V. Oliveira, *. I. C. Feitosa, A. C. *. *eite, P. H. Leal
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
Serviços (I**S) at* a populaçã*. Por *ua vez, a d*visão entr* os municípios *o* calcul*da *
</line>
</par><par>
<line>
partir da
</line>
<line>
divi*ão d*s r*c*rs*s por estad* (excluind* DF), *san*o os me*mo* c*itérios. O o
</line>
</par><par>
<line>
valor estadual foi, assim, d*vi**do e*t*e os municípios e* função da *opulaç*o de cada um. O
</line>
<line>
Distrito Federal recebeu uma co*a separada no valor *e R$ 154,6 milhões de *eais, já que *ã*
</line>
<line>
faz* p*rte do rateio en**e os *un*cíp*os (AGÊNCIA SE*ADO, *020).
</line>
<line>
3 ME**DOLOGI*
</line>
<line>
*a*a atingir tal objetivo, contou-se com o recurso metodo**gico de aná*ise
</line>
<line>
d* biblio*etria, que foi r*alizada n* ba*e We* *f Scienc* com os de**ritores da pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
("Health") A*D
</line>
<line>
("Public Spending") *ND ("Covid-19"), visando e*tra*r *ndicado*es
</line>
</par><par>
<line>
estatísticos e descritivo* *c*rca da *inâm**a das info*maçõ*s dos
</line>
<line>
periódico*
</line>
<line>
**cl*ídos
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*es*uisa.
</line>
</par><par>
<line>
D*terminou-se al*uns c**térios d* identificaçã* e se**ção *a* amo*tras: artigos
</line>
<line>
científicos public*dos *nt*e o* meses d* *a**i*o a dezembro de 20*0, relacionados a*s ***t*s
</line>
</par><par>
<line>
*úblico* com saú*e e Covid-19. Além da u*ilização do p*râ*etro mundial na
</line>
<line>
análise
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
seleçã* dos artigos. Essa res*lução justific*-s* co* base na escas*ez de produções br*sileiras
</line>
<line>
re*erent*s aos gast** públicos com s*ú*e obs*rva*os na base d* *a*os da Web of S*ience, a
</line>
<line>
qua* tot*l*za*am-se em oi** título*. Dessa ma*ei*a, o presente a*tigo con*tit*iu a *ua base
</line>
<line>
a*ostral de análise a parti* dos 121 art*gos encontra*os.
</line>
<line>
* biblio*etria é o estud* dos as*ectos *ua*ti*ativo* da produ**o, dissem*nação,
</line>
<line>
socia*ização e evidenciação d* in*ormação *egist*ada (MA*IAS-*HAPULA, 19*8),
</line>
<line>
co*stituindo-*e na *plic*ç*o de *é**ic*s est*t**tic*s e matemá**ca* para descrever aspe*t*s da
</line>
<line>
lite**tura e *e outr** meios de comunicaçã* (ARAÚJO, 200*), a qual adeq*a-se
</line>
<line>
assertivam*nte **m o objetivo desta pesquisa.
</line>
<line>
Nesse co*te**o, as abordagens *iblio*étricas, *elas quais a *iência pode ser retratad*
</line>
<line>
*o* meio dos r*sultados obt*dos, baseiam-se *a noçã* de que a essência da p*squisa *i*ntí*ica
</line>
<line>
é a produção de "conhe*ime*to" e q*e a liter*tura *ien*ífic* é a manifestação *onstitutiva
</line>
<line>
d*sse c*nhecimento (O*U*O, 19*7), justifican*o-s*, dessa forma, o us* da aná**s*
</line>
</par><par>
<line>
*ibliométrica, a qua*,
</line>
<line>
cobrindo um longo *erío*o de t*mpo, auxilia na identif*caçã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ideias/escolas de pe*samento mais inf*u*ntes e as
</line>
<line>
in*er-r*laçõe* ent*e eles (NE*UR;
</line>
</par><par>
<line>
RASHEE*; NATARAJAN, 2008).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, art. 7, *. 147-1*6, jun. 2023
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co*id-19 e Gasto* P*blicos *om Sa*de: Análi*e das P*blicações no *eríodo *e 2020
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADOS E DIS*USSÃ*
</line>
</par><par>
<line>
Neste *ópico serão expo*tos os resulta**s apurados das aná*ises bibliométricas
</line>
<line>
r*aliz*das *tilizando a base de dados Web of Science e que, subsequentemente, fo*am
</line>
<line>
anal*sados no *o*tware VOSviewer. Foram e*co*trados * examin*dos 12* a*tigos q** versam
</line>
<line>
sobre * temática, *e*tro do pe*íodo determin*do (janeiro a dezembro d* *02*).
</line>
</par><par>
<line>
A p*rtir da anális* *ealizada,
</line>
<line>
obse*vou-se q*e os *21 arti*os da base amostral,
</line>
</par><par>
<line>
encon*ram-*e sub*i*idid*s *nt*e algumas áreas *e pesquisa do conjunto de **do* da Web of
</line>
</par><par>
<line>
S*ience, *end*
</line>
<line>
eles:
</line>
<line>
Public En*ironm*ntal Oc*upa*iona* Health,com 4* ar*igos,
</line>
</par><par>
<line>
corr*sp*ndente a *3,88%; Envi*onmen*al S*iences Ecol*gy c*m 23 a*t*gos, equivalentes
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
19,01%; Health *are Sciences Service* com *5 artigos, repr*sentando
</line>
<line>
12,40%; General
</line>
</par><par>
<line>
Int*rn*l Medicine com 7,44%; Psy*hiatry com 7,44%; Busi*ess Economics com *,6*%
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
outros camp*s c*m índices men*re* que 5% de repre*e*ta*ili*a**.
</line>
</par><par>
<line>
A p*rtir da *náli*e percentual,
</line>
<line>
observou-se a cen*ra*ização do* ar*igos no setor
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Saú** *ú**ica; a*é* disso, v*ri*icou-s* um nú*ero inferior ** pe*ió**co* no campo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Ad*inis*ra*ão Púb*ica (com quatro
</line>
<line>
publi*ações, equ*valentes à 3,30%), *ato esse que pode
</line>
</par><par>
<line>
s*r analis*do c*mo u*a oportuna área de pesquisas nesse set*r.
</line>
<line>
Tabela 3- Áreas de publicações
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: E*a*orada pelos *utores.
</line>
</par><par>
<line>
*bjeti*ando *ma análise **sertiva das informaç*es, os dados
</line>
<line>
for*m subdiv*didos em
</line>
</par><par>
</page><line>
alguns pon*os considerados relevantes: *utores q*e *a*s publicar*m; Tí*ulos *e Publicaçã*;
</line>
<line>
Publicaç*e* por país; Acoplame*to Bibliográ*ico po* países; Coocorr*ncia e*tr* a* pa*avr**-
</line>
<line>
c**ves; Acoplament* Bibliográfico *or inst*tuições; *i**ção entre autores.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 20, n. 6, art. 7, p. 1*7-166, j*n. 2*23 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. R. Chagas, A. R. V. Oliveira, M. I. C. F*i*osa, A. C. R. Le*te, P. *. Lea*
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
Na *a*el* (4), apres*nta-se as informações re*ere*tes a** autores id*ntif*cad*s, qu*
</line>
<line>
mais publicar*m artigos relacion*d*s à temática apresentada. Co*statou-se qu*, devido a*
</line>
<line>
n**ero re*uzid* de publicações, há u* equi**brio ent** * quantidade *e ar*igos public*dos
</line>
<line>
por cada autor, e*istindo apenas uma leve d*ferença percentua* e*tre eles nesse quesito. De*se
</line>
<line>
modo, a porcen*agem *e pu*licaçõ*s máxima encont*ada foi de 1,65%, equivalente * *o*s
</line>
<line>
*r*igos por aut*r, sen** * míni*a de 0,83%, c*rrespo*dente * um ar*igo p*r *uto*.
</line>
<line>
Tab*la 4- Autores que mais publicaram
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: Elaborada pelos autore*.
</line>
</par><par>
<line>
* partir da análise dos número de artigos
</line>
<line>
publicados, na tabe*a (*), ana*isa-se como
</line>
</par><par>
<line>
protagonistas os s*guintes per*ódic*s: Inte*na**onal Jo*rnal of E*vir*nme*tal Resear*h a*d
</line>
</par><par>
<line>
Public Healt* *om 18 artigos pu*licados, equivalentes a 14,88% dos
</line>
<line>
*ados amos*rais;
</line>
</par><par>
<line>
Journal of Medica* Inte*n** *esearch com 6 publi*ações de *rtigos, c*rrespond*nt*s a 4,96%
</line>
<line>
da *most*a; BMJ Open com 5 a*tigos publicados, repre*entan*o 4,13%; Fr*nt*er* in Pub*ic
</line>
</par><par>
<line>
He*lth co* 2,48%, dentre outro* periódico* q*e
</line>
<line>
possuem uma porce**agem entre 0,83%
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
1,65%, equivalentes a, re**ect*vamente, um* ou **as publicaçõ*s
</line>
<line>
por pe**ódico. Dentre os
</line>
</par><par>
<line>
dados anal*s**os, observ*u-se que o p*riódico br*s*leiro que possui mais artigos publica*os é
</line>
<line>
a Revista de Administ*ação *ública, c** *ois a*tigos que equivalem a 1,65%.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter*sina, v. 20, n. 6, art. 7, p. 147-166, jun. 2023
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ovid-19 e **stos Públicos com Sa*de: Análise *as *ublicações no Período de 2020
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
Tabe*a *- *ítulos d* Public*ç**
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Elaborad* pelo* autores.
</line>
<line>
Em relação aos perió*icos que *os**em * maior *úmero de publicações, entre j*neiro
</line>
</par><par>
<line>
e dez**br* de 2020, q*e versem sobre *emáti*a e* questão, o*s*rvou-se, a a
</line>
<line>
*a*t*r
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
infor*ações obtidas na Plata**rma *ucupira, que os três prim*ir*s periódic** q*e co**t*tuem
</line>
<line>
*erc* de 23,9*% d*s artigos publicados p*ssuem uma c*ass*f*cação de Q*alis, *ue variam
</line>
<line>
en*re A1 e B1 e* suas áreas d* at*ação, demonstrando a import*ncia des**s publicações *n*re
</line>
<line>
os estudiosos e cien*istas.
</line>
<line>
Qu**to aos países qu* mais realizaram estudos acerca do* tópicos a*alisa**s, na
</line>
<line>
Tabe*a (6), apre*enta-*e ** principais resp*nsáv*is p*las *ublicações, *e*d* eles: Estados
</line>
<line>
Unido* (EUA) co* *7 *rtigos, representando 22,31% dos dados; China com 18 pu*licações,
</line>
<line>
c*rre*pondentes a 14,8*% d* amo**ra; *n*later*a com 15 artigos, correspon*endo a 12,40%;
</line>
<line>
Itália com 12 public*ções, e*uivalent*s * *,9*%; Au*t*á*ia e Espanha com cerca de *,*6%
</line>
</par><par>
<line>
ca*a; Índi* com 7,44%; B*asil e Cana*á que es*ão igu*lados com a
</line>
<line>
por*entagem de
</line>
<line>
6 ,6 1 %
</line>
</par><par>
<line>
cada, dentr*
</line>
<line>
outros q*e se en*ontram com valore* iguais ou inf*riore* a * publi*açõ**
</line>
</par><par>
<line>
(*quivalente a 4,*6%). Dentre os p*íses anali*ados, observa-se que
</line>
<line>
o* Estados *nidos e a
</line>
</par><par>
<line>
*hina possuem uma i*portância significati*a no *ue se refere a* dese*volvimen*o c*en*íf*co
</line>
<line>
acerca da temática, tendo *m vista * sua atuaçã* no conte*to hodierno. *lém disso, ou*ros
</line>
</par><par>
<line>
países, como Inglat*rra, Itália e Aus*ráli*, destacam-s* cada vez mais *as pes*uisa*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
realizaç**s cien*íficas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na **, v. 20, n. 6, a*t. 7, p. 147-1*6, jun. 2023
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. R. Chagas, A. R. *. *liveira, M. I. C. Feitosa, A. C. R. Leite, P. H. *eal
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
Tabel* 6- Public*ções po* pa**
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *laborada pel*s *ut*re*.
</line>
<line>
*egundo Grácio (2016), o a*op*amento b*bliográ*ico entre *ois artig*s ocorre quando
</line>
</par><par>
<line>
estes referenciam pelo me*os uma pu**icação
</line>
<line>
em comum [...], es*ab*lecendo um* conexão
</line>
</par><par>
<line>
*ntre os *rtig*s,
</line>
<line>
quando estes, u*ili**m as m*sma* re*erên**as. Desse modo, o acopla**nto
</line>
</par><par>
<line>
bibliográfico pos*ibilita a *dent**icaç*o de
</line>
<line>
núc**os
</line>
<line>
d* pesquisas representados **los autores
</line>
</par><par>
<line>
que c*lab*rar*m no* artigos acoplados (CARVALHO, 1975).
</line>
<line>
Fi*ura 2- Acopl**ento Biblio*ráfic* *or *aí***
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elab*rad* pelos autores
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eresina, v. 20, n. 6, art. 7, p. **7-16*, jun. 2**3
</line>
<line>
www4.*sanet.c*m.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Covid-19 e Gastos P**lic*s com Saúde: Análise das Publicaçõe* *o P*rí*do de 2*20
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
N*ss* *ontexto, a *ig*ra (2) *prese*ta * teia de ac*p*ament* bibl*ográfico por p**ses.
</line>
<line>
Os nós *a rede de da*os encontr*m-se represen*ados po* círculos, que p*ss*em c*res
</line>
<line>
variáveis, a fim de d*ferenciar c**a elemento ana***ado, além de, a partir *o tamanh* dos
</line>
<line>
círculos, d**onstrare* a *u*n*idade d* t*tulos p*b*icado* medi*nte a amostra anal*sad*.
</line>
<line>
*entre *s parâmetros *nalisados na formação dessa t*ia de informações, está o
</line>
</par><par>
<line>
*úm*ro mínimo de um docum*nto
</line>
<line>
por p**s nes** conjunto de d*dos, que re*ult*u em um o
</line>
</par><par>
<line>
*coplamento c*mpo*to po* *4 *aíses or*ena*os em * Clusters (aglo*erados)
</line>
<line>
observados de
</line>
</par><par>
<line>
acordo *om u* conj*nto de c*res. Os resultad*s examina*os dem*nstram
</line>
<line>
que *entre
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
pa**es *n*lisa*os, os Esta*o* Uni*os e a *hina rep*e*entam *s pr*ncipais pesquisadore* dessa
</line>
<line>
te*ática.
</line>
<line>
Relacionado *o idioma d* p*blicação, analis*-*e qu* o id*oma predom*nan*e entr* os
</line>
<line>
artigos foi o i*glês, com cerca de 90% de artigos, s*guido do espanhol *om aproximadamente
</line>
</par><par>
<line>
2,4% de publicações,
</line>
<line>
além de out*os id*omas
</line>
<line>
co* porcentagen* me*ores a 1%. Este
</line>
</par><par>
<line>
result*do já e*a esperado, tendo em vis** que a *isponibilidad* de artigos enc*n*ra-se
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*nglês, devido até m*smo, *o número e a procur* por pub*icações internacionais que verse*
</line>
<line>
acerca do tem*.
</line>
<line>
**sando exa*ina* os principa*s assuntos relacion*d** à temát*ca, efe**ou-se uma
</line>
<line>
*nálise do* desc**tor*s/palavra* ch**es mais utilizados no* arti*os da amostra utiliza*a. Desse
</line>
</par><par>
<line>
m*do, algu*s po*tos importantes
</line>
<line>
for** an*lisados na geração desses dados, como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
quantidade mínima de uma o*orrência de um* palavra-chave, o que, for* observado, *esultou
</line>
<line>
em 266 t*rmo* en*ontrados, or*anizados em 22 Clusters, possuindo 1980 links e* seus
</line>
<line>
dados. Todavia, vale ressaltar **e o gráfico rep**sen**do, *estaca *penas os termos q*e
</line>
<line>
p*ssue* *ma *uantidade *ignific**iva r*fer*n*e * amo*tr* anali*ad*, f*to ess*, decorrente da
</line>
<line>
estruturação e org*nização do s*ftware *tilizado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*na PI, v. 20, n. 6, art. 7, p. 147-166, jun. 2*23
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.*r/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. R. C**gas, A. R. V. O*iv*ira, M. I. C. Fe*tosa, A. C. *. Leite, P. H. *eal
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
Figur* 3- Coocor*ência en*r* palavras-cha*es
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabor*da pel** autores.
</line>
<line>
A p*rtir da *nálise dos dados coletado* e *p*esenta*os na figu*a (3), notou-se que a
</line>
<line>
pal**ra *ovid-1* po*s*i um número maior *e o*orrên**as, co* 39 *corrên*ias, sendo
</line>
</par><par>
<line>
re*res**tada pela cor verd* no gráfico. Ta*bém
</line>
<line>
p*dem** destacar al*umas out*a* pa*avras
</line>
</par><par>
<line>
qu* po*s*em um de*taque me*iante a* dem*is anal*sadas, dentre eles encontram-se: a p*lav*a
</line>
<line>
Pandemia (*ande*ic) *o* 10 ocor*ê*ci*s, sim*oliza*a por uma coloração equivalente, a lilás
</line>
<line>
claro; os termos Saúd* M*ntal (M*ntal Hea*th) e Saúde Pú*lica (Pub*ic Health), que possuem
</line>
<line>
valores **ual (9 oc*rrênci*s cada); Ansi***d* (Anxiet*) com oito oco*rênci*s, dentre outro*
</line>
<line>
termos co* ocorrências iguais o* inferior*s * sete ocorrências.
</line>
<line>
Nesse c*nário, a red* de ac*plamento evidenciada na *igur* (4) es*á r*lacionada às
</line>
<line>
organizações analisadas na *mostra. A**im *omo na figura ant*rior, o* nós da rede *e dado*
</line>
<line>
e*contram-se represe*tado* por círc*los c*m co*es variáveis e **m ta*an*os d*feren*iado*,
</line>
<line>
qu* exp*essa* o número de artigos pu**icados, vinculados a c*da ins*itui*ão. Alguns c**térios
</line>
</par><par>
<line>
f*ram *o**erad*s na const*u*ã* *essa t*ia
</line>
<line>
de **dos, *ent*e eles pode-se ana*isar, o núm*ro
</line>
</par><par>
<line>
míni*o *e um tít*lo p*blicado *o* organizaçã*, * qual resu*t*u e* um a*oplamento
</line>
<line>
constituído por 9* i*st*tu*ções e*trutura*as e* dois Clusters.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*ina, v. 20, n. *, art. 7, p. 147-166, *un. 20*3
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Covid-19 e Ga**os P*blicos com Saúde: Análise da* Pu**icaç*es no Período de 2020
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
F*gur* *- Acoplamento bibl*ográfico por ins*ituições
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Elaborada *elos a*tores.
</line>
<line>
* *artir da a*álise dos resul*ado* coletado* da a**str* *elecionada, verif*ca-se qu* a
</line>
</par><par>
<line>
MC*ill Univ*rsity *e *presen** **mo uma
</line>
<line>
das inst*tuições *ue po*s*em uma q**ntia
</line>
</par><par>
<line>
s*gnifica*iva de artigos publicados, assim como a Chi*ese Uni*ers*ty ** H*ng Kong, dentre
</line>
<line>
outr*s *rganizações.
</line>
<line>
Figura 5- Citação entre
</line>
</par><par>
<line>
autores
</line>
<line>
Fonte: Elaborada pelos aut*res.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *S*, Teresi** P*, v. 20, n. 6, ar*. 7, p. *47-*6*, j*n. 2023
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. R. Chagas, A. R. V. Oliveira, M. I. C. F*itosa, A. *. R. *eite, P. H. Leal
</line>
<line>
164
</line>
</par><par>
<line>
Na figur* (5), foi observa*a a r**a*ão de citaç*o en*re os autores. ** anál*s* das
</line>
<line>
informações **o*t*ais, a*guns critérios fo*am ana*isados, dentr* ele*, o aspect* relaci*nado
</line>
</par><par>
<line>
ao núm*ro míni*o de
</line>
<line>
um do*umento por autor. A partir dess* anál*se, este
</line>
<line>
estud*
</line>
<line>
r**ultou
</line>
</par><par>
<line>
*m 36 itens a serem *xaminados, os *uais estão estruturados *m se*s Clusters.
</line>
<line>
Exami*and* as *itações *ealizadas entr* os autore*, ob*erv*u-se que os *ut*re* Huang
</line>
<line>
Yeen e Zhao Ning (c*m 11*8 cit*ções ca*a) *ossuem uma quantidade exp*essiva d* ci*açõe*
</line>
<line>
q*e os diferencia *os demais *utores. Observ*u-se q*e os demais estudios*s possuem um
</line>
<line>
nú*ero inferio* a 200 ci*ações, valor esse *ustifi*ado d*vido à re*uz*da qu*ntidade de ar***os
</line>
<line>
encontra*os na p*squisa.
</line>
<line>
* CONSIDERA*ÕES FINAIS
</line>
<line>
Neste art*go bu*cou-s* *ealizar u*a rev*são de escopo acerca da p*odu*ão cientí*i*a
</line>
</par><par>
<line>
sobr* a Co*i*-19 * gasto*
</line>
<line>
públicos com saú*e *o ano de 2020, a part*r da fe*ramenta
</line>
</par><par>
<line>
bibliométrica *e an*lise junt* a Web o* Scienc*. Nesse sent*do, ficou l*tente
</line>
<line>
que, *evido
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
relev*nte atuação de pesquisador*s dentro
</line>
<line>
*os *vanços no tra*amento cura da *ovid-19, e
</line>
</par><par>
<line>
significativa participação das publi*ações são oriundas da área *édica, ou seja, quando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ass*nto é coronavírus, é mais a*essível encon*r*r periódico* q** versem sobre saúde do *ue
</line>
<line>
sobre *s próprios gasto* p*ati**dos pelo* ges*ores no e*frentamento dos im*actos não ape*as
</line>
<line>
*ani**rio*, m*s *s***ialmente no q** se diz *e*peito à econom*a do paí*.
</line>
</par><par>
<line>
Ness* perspecti*a *e a**l*se, outra e*idência q*e *h*mou a*ençã* fo*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
part*cipaçã* sign**ica*iva de países estr**g*ir**, como Estado* Un*dos, **in* * alguns países
</line>
</par><par>
<line>
d* Europa no núm*r* de *ubli*aç*es
</line>
<line>
r*ferentes temát*ca, co* foco v*l*a*o à
</line>
<line>
*s novas
</line>
</par><par>
<line>
desc*bertas imunológicas e metam*rfo*es do próprio v*rus e *uas implicações na saúde
</line>
</par><par>
<line>
humana. * Brasi*, no entan*o, a*resentou ínfima parti*ip*ção no
</line>
<line>
número de publ*cações,
</line>
</par><par>
<line>
apena* 6,61%, ficando à frente ap*nas da A*e*anha, com aproximada*ente 5%.
</line>
</par><par>
<line>
Como co*s*quên*ia dessa maior *desão d** país*s e*trangeir*s n*
</line>
<line>
inte*e*se e*
</line>
</par><par>
<line>
pu*licar sobre o ví*u* SA**-Cov-2, com* *eri* *e imaginar, a lí*gua ingl*sa **ssui di*tinçã*
</line>
</par><par>
<line>
parti*ular como resultado
</line>
<line>
da significativa aceitabilidade dess*s p*bli***ões no *eio
</line>
</par><par>
<line>
acadêmico. Prov* d**so é o *í*e* de qual*dad* dos arti*os publicados pelos
</line>
<line>
três *e*i*di*os
</line>
</par><par>
<line>
com maio* concentração de publ**açã* (I*tern*tion*l Journ*l of En*ironmental Research and
</line>
<line>
P*b*ic Heal*h, Jou*nal of Medi*al I*ter*et R*search e BMJ O*en), *ari*ndo de um Q*alis A1
</line>
<line>
* B1.
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1*5
</line>
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<line>
P*r ser uma á*ea mais atrativ*, viu-se
</line>
<line>
que as *ublicações
</line>
<line>
e*tão majoritariamente
</line>
</par><par>
<line>
conce*tradas n* camp* da Saúde Pública, sendo *s EUA destaque **s estudos *obr* * tema.
</line>
<line>
Por tr**ar-se de uma área pou*o estudada q*ando *ompa*ada à *aúde e, tendo e* v*s*a
</line>
</par><par>
<line>
qu* est* artigo limito*-se ao e*tudo do ano *e 2020, analis*ndo a
</line>
<line>
ba*e de dados Web of
</line>
</par><par>
<line>
*cienc*, *ugere-se pesquisas que pos**m d*talhar *s g*stos p*blicos com a Covid-19 c*m os
</line>
<line>
Estados e município*, adi*iona*do a iss*, inclusive, os desencadea*en*o* d* investigação da
</line>
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CPI da Covid, instau*ada a *e*ido do Se*ado.
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<line>
Contri*u*ção dos Autores
</line>
<line>
M. J. R. *hagas
</line>
<line>
A. R. V. Oliveira
</line>
<line>
M. *. C. Feito*a
</line>
<line>
A. C. R. L*ite
</line>
<line>
P. *. Le*l
</line>
</par><par>
<line>
1) conce*çã* e *lanejamen*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anális* e *n*erpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) e*abora**o do rasc*nho ou na revisão c**t*ca do cont**d*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na ap*ov*ção *a versão fina* d* *a*uscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esina, v. 20, n. 6, art. 7, p. 147-*66, jun. 2023
</line>
<line>
www4.fsane*.co*.br/*evista
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)