<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 6, art. 7, p. 147-166, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.6.7 </line>
</par>
<par>
<line> Co*id-19 e Gastos Públicos com Saúde: *n*lise das P*bl*caçõe* *o Período de 20** </line>
<line> Covid-19 and *ublic Spend*ng on *e*lth: Analy*is of Publica**ons i* the Perio* 202* </line>
</par>
<par>
<line> Milto* J*rbas Ro*rigues Chagas </line>
<line> Douto* em *esenvolviment* **stentáve* pela Universid*de de Bras*lia </line>
<line> Profess*r da Universidad* Fe*eral do Cariri </line>
<line> E-*ail: milto*.ro*rigues@u**a.edu.br </line>
<line> *nt*nio Rafael V*l**io de Oli*eira </line>
<line> Mestre em Ad*i*istração * Controlado*ia pela Universid*de F*deral do Cear* </line>
<line> Con*ad*r da U*iversida*e F*d*ral do Car*ri </line>
<line> E-*ail: rafael.val*rio@ufca.edu.br </line>
<line> Maria Isabel Cru* Feitosa </line>
<line> Gradua*d* e* C*ên*ias C*ntá**is pela Universi*a*e Fed*ral do Cari*i </line>
<line> E-mail: m**i*.isabel@aluno.ufca.edu.br </line>
<line> *ne Car*l*ne Rodrig**s *eit* </line>
<line> Mestre e* Desenvolv**ento Reg*onal Su*tentável *ela U*iversida*e Federa* do Car*ri </line>
<line> Assist**te admini*trativa da pre*eit*r* de Mauriti-CE </line>
<line> E-mail: c*r*l.ane@li*e.com </line>
<line> Pa**o Henr*que Leal </line>
<line> Doutor em Ciê*cias C**tábeis pela Universidad* Federal *e Pernambuco </line>
<line> Professor d* Unive*s*dade Fede*al do Cari*i </line>
<line> E-m*i*: pau*o.leal@ufca.ed*.br </line>
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<column>
<row> Endereço: Milton Ja*bas Rodri*ues *h*gas </row>
<row> Ru* Levy Pedrosa, nº 216, B*irro Plana*to, **P: 63.047- </row>
<row> *90, Jua*eiro d* N*rte/C*, Brasil. </row>
<row> Endereço: A*tôn*o Rafael Valéri* de Oliveira </row>
<row> Rua S*n** Ma*garida, nº *48, Bairro Mi*and*o, CEP: </row>
<row> 63.125-2*0, Crato/CE, B*asil </row>
<row> Endereço: Maria Isabel C*uz *ei*osa </row>
<row> Rua Todos os Santos, nº 221*, Bairr*: Rom*irão, CEP: </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chefe: Dr. To*ny Kerley d* Ale*car </row>
<row> Rodri*ues </row>
<row> Artigo recebido em 14/05/20*3. Última v**são </row>
<row> recebida em 27/05/2023. Apro*a** em *8/05/2023. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> **.050-*65, *u**eiro do No*te/CE, B*asil. </line>
<line> Ava*iado pelo si*t*ma Trip*e Review: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> End*r*ç*: Ane Carolin* Rodrigues Leit* </line>
<line> p**o *d**or-Chefe; e b) </line>
<line> Do*ble Blind Review </line>
</par>
<par>
<column>
<row> A*en*da Te*ente Rai*undo Roch*, nº 1639, *airro </row>
<row> Cidade Universitária, CEP: 63.048-**0, Juazeiro do </row>
<row> No*te/CE, Brasil. </row>
<row> Endereço: Pau*o *enrique *eal </row>
<row> Aveni*a *e*ente Raimundo Rocha, nº 1639, Ba*rro </row>
<row> Cida*e *niversitária, CEP: 63.*48-080, J*a*eiro do </row>
<row> Norte/CE, Brasil. </row>
<row> RE*UMO </row>
</column>
<column>
<row> (*valiação c*ga *or dois ava*iadores da *rea). </row>
<row> Rev*s*o: G**mat*c*l, **rmativ* e de *o**ata*ão </row>
</column>
</par>
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<page>
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<line> M. *. R. *haga*, A. R. V. O*iveira, M. I. C. *e**osa, A. C. R. *eite, P. *. Leal </line>
<line> 14* </line>
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<line> *s *ções diret*s de enfrentamento contr* a covid-19 exigiram do poder públic* forte atuação </line>
</par>
<par>
<line> quanto ao rep*sse </line>
<line> de recursos </line>
<line> dos cofres públic*s. No qu* tange ao </line>
<line> auxílio fina*ceiro </line>
</par>
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<line> ofe*eci*o aos E*t*dos, M*nicípios e Distrito Fe**ral, *oram envia*os R$ 60 bilhõe* de reais </line>
</par>
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<line> como </line>
<line> parte do Programa Federa* *e Enfrentamento a* Coronavírus (Covid-1*). </line>
<line> Saben*o </line>
</par>
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<line> disso, o objetivo *este trabalho consistiu em re*lizar u*a re*isão de escopo </line>
<line> acerca d* </line>
</par>
<par>
<line> produç*o </line>
<line> científi*a sobre a Co*id-19 * gast*s públ*cos com saúde, durante o *no de 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Para tant*, co*tou-se com a bi*liometria como ferr*menta de aná*ise léxica. Adi*ionalmente à </line>
</par>
<par>
<line> u*ilização </line>
<line> da biblio**tria, utilizo*-se também da a*licação de técnicas </line>
<line> d* e*tatís*i*a </line>
</par>
<par>
<line> descritiva que auxi*iaram na c*nsecução do mote d*sta *e**uisa. Para mapea*ento d*s dados, </line>
</par>
<par>
<line> ef*tuou-se *ma pesquisa na base de d*do* d* Web *f Science, </line>
<line> *or meio </line>
<line> da ferram*nt* de </line>
</par>
<par>
<line> so*tware VOSvi*we*, a fim </line>
<line> *e averig*ar *obre a quantida** de publi**ções por </line>
<line> área d* </line>
</par>
<par>
<line> p*squisa, cit*ção *nt** autores, publica*õ*s por país </line>
<line> e/ou instituiçõ*s, </line>
<line> acoplamen*o </line>
</par>
<par>
<line> bibliográf*co etc. As *rincipais *vi*ênc*as rev*laram que os </line>
<line> p*íses q*e mais apresentara* </line>
</par>
<par>
<line> publ*ca*ões *stão entre E*A, China * algu*s *aíses da Eur*p* (In*l*terr*, Austráli* e Itália), </line>
</par>
<par>
<line> e*quanto * Brasil ap*esentou ínfima partic*pação </line>
<line> no nú*ero </line>
<line> de pu*licações, apenas 6,61%, </line>
</par>
<par>
<line> fi**ndo à frente *penas da *lemanha, com aproximadamente 5%. Os tr*s primeiro* </line>
<line> perió**co* que constitue* cerca d* **,97% dos *rtigos p*blicados possuem *ma cl*s*ificaç*o </line>
</par>
<par>
<line> *e Q*ali*, vari*n*o </line>
<line> entre A1 e B1 em suas </line>
<line> áreas de atu*ção, </line>
<line> demonstra**o a importância </line>
</par>
<par>
<line> d*ssas public*çõe* entre ** e*tudiosos e *ientista*. </line>
<line> Palavras-chave: *ib*iometria. Gastos Com Saúde. *ovi*-19. </line>
<line> ABST*ACT </line>
<line> Direct c*ping actio** agains* COVID-19 *equir*d strong action from the public *uthor**ies to </line>
<line> hand o*er fun*s ***m *u*lic c*f*ers. Re*arding the f*nan*ia* *ssistance *ffered to the states, </line>
<line> municipal*ti*s a*d the Federal District were s*nt R$ 60 billi*n as part of the Federa* P*og*am </line>
</par>
<par>
<line> f*r Confront*ng *oro*a**rus (COVID-19). Kn*w*ng this, the objectiv* </line>
<line> of this work was to </line>
</par>
<par>
<line> co*du*t * </line>
<line> scopin* rev*ew of scie**if*c </line>
<line> *roduction *n *OVID-19 </line>
<line> and public *eal** ***nding </line>
</par>
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<line> d*ring the </line>
<line> year 2020. To th*s end, bibliometry was used as tool for l**ical a </line>
<line> anal**i*. In </line>
</par>
<par>
<line> addi*ion to th* us* of b*b**ometr*c*, we also **ed the appl*cation of descriptiv* statistic** </line>
</par>
<par>
<line> te*h*iqu*s that helped in th* achievem*nt </line>
<line> of *he motto of t**s research. T* map the data, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> search was *arr*ed *u* in *he Web of Scienc* *a*abase, using th* V**viewer *oftw*re t*ol, to </line>
</par>
<par>
<line> fi*d out **o*t the numbe* </line>
<line> *f publ**ations by research a*ea, cita*io* between a*thors, </line>
</par>
<par>
<line> publicat*ons </line>
<line> by coun*ry and/or ins*i*ut*ons, *ibliogr*phic *oupling, etc. T** m**n evide*ce </line>
</par>
<par>
<line> revealed that t*e coun*rie* that most p*esent*d *ub**cati*ns are between the USA, *hin* and </line>
<line> some count*i*s of *urop* (*ngland, Aus*ralia **d Ita**), while Br*z*l s*o*ed a very small </line>
<line> parti*ipation in the nu**e* of pu*li*ati*ns, *nly 6.61%, bein* ah*ad *nly of *erm***, with </line>
</par>
<par>
<line> app*oximately *%. The *irst three </line>
<line> journals, which constitute about 23.*7% </line>
<line> of t*e published </line>
</par>
<par>
<line> articles, have a Q*alis classification, *hich varies between A* and B1 in *heir areas of </line>
<line> acti*it*, *emonst*a*ing th* import*nce of th*se *u*l*cati*ns among *cho*a*s and *cientists. </line>
<line> Keywo*ds: Bibliometr*cs. He**th Sp**d*ng. C**ID-19. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Teres*na, v. 20, n. 6, art. 7, p. 14*-16*, jun. *02* </line>
<line> www4.*sa*et.com.br/revista </line>
</par>
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<line> Covid-19 e Gasto* Púb**c*s com Saúde: Anál*s* das Publi**ções no Período d* 2020 </line>
<line> 149 </line>
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<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
</par>
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<line> O surgi**nto da p*nd*m*a pro*ocou um* re*i*avolta </line>
<line> *os países não apen*s com </line>
</par>
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<line> re**ção às n**mas d* convivênc*a * distanc*amento soc*al para o e*fr*ntamento *o vírus, m*s </line>
<line> esp*c*a*mente no *ue diz resp*ito à* contas públicas. </line>
<line> Nesse diapas*o, os gastos p*bl*cos *ara *inanciar * Covid-*9 se e*evaram junto com o </line>
<line> aumento da dívid* p*blica (BRESSE*-PEREIRA, 2020). Ach*tar a c**va de *ovos casos de </line>
</par>
<par>
<line> in*ect*dos; re**zir o número de óbi*os; a *ealiza**o da </line>
<line> polític* de distanc*amento social </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> q*arentena; co*soa*t* * aplicaç*o de testes em mass* e rastream*nto d* in*ect*dos. Tudo isso </line>
<line> *xig** um a*mento da capaci*ade do s*stem* públi*o ** saúde. </line>
<line> De acordo com dados do Tesouro Nacion*l Transpa*ente (202*), para *nfrentam*n*o </line>
<line> da* medidas d* saúde p*bl*ca, o M**ist*rio da Saúde (*S) des*mb**sou 39,* b*lhões de r*ai* </line>
</par>
<par>
<line> no ano de 2020, o que representou 1,63% dos gastos **t*is das des*e*as re*lizadas </line>
<line> naquele </line>
</par>
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<line> an* (4,13 trilhões), *onfo*m* Lei **ç*mentária Anual ** 20*0 (LOA) (PORT** D* </line>
<line> TR*N*PARÊNCI*, 202*). </line>
</par>
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<line> N* Mon*tora*ento dos *astos *a União com Combate à C*vid-19, </line>
<line> é possív*l </line>
</par>
<par>
<line> observ*r o total de re*ursos des*mbolsad*s pelo g**erno federal co* a pa*demia, tota*izando </line>
<line> a cifra de *24 bilhões g*stos c** a Covid-19 em 2020. Recurso esse destinado para diversos </line>
</par>
<par>
<line> **tore*, </line>
<line> ent*e el*s: </line>
<line> auxílio emergencial, benef*cio </line>
<line> em*rgencial de manutenção </line>
<line> do emprego </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *a re*da, *ota* dos *undos ga*antidores de ope**ções ** *rédito, *inanciament* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> i*fraestrutu*a turística, *quisição de vac*nas e insumos pa*a prevençã* e con*role e despesa* </line>
<line> adiciona*s do *inistério d* Saúde e de o*tros ministéri*s. </line>
</par>
<par>
<line> Quando * ass*nto é </line>
<line> pandemia, os pri*cipais *st**os *stão vo*ta*os para o camp* da </line>
</par>
<par>
<line> s*úde, todavia, pouco s* </line>
<line> *em discutido </line>
<line> acerca *a </line>
<line> a*uação dos gastos públic*s no </line>
<line> co*bate </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> en*re*tamento dos re*es*s causados pelo vírus. Sabendo di*so, est* tra*a*ho te* </line>
<line> *omo </line>
</par>
<par>
<line> ob*e*iv* geral reali**r uma revisão de escop* ac*rca da produção cient*f*ca sobre a Covid-19 </line>
<line> e ga**o* p*blicos co* *aúde n* ano de 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Jus*if*ca-se a pr*sente pesq*isa d*vido necessidade à </line>
<line> de verificação do perfil de </line>
</par>
<par>
<line> publica*õe* em pe*iódic*s *ue estão *en*o feitas no Brasil * que tra**m dos gastos públ*c*s </line>
</par>
<par>
<line> rela*ionados Covi*-19. A temáti*a Covi*-19, apesa* à </line>
<line> dos avanços na ár*a, po*s*i s*as </line>
</par>
<par>
<line> publicaç*e*, majorit*riamente, concentrad*s no setor da saúde. Essa o*or*ênc*a p*de ser </line>
<line> veri*icada a pa*tir d* constatação dos veíc*los *ue mais publicam so*re * tema ser </line>
<line> p*ov*niente da Medicina, como: In*ernat*onal Journal of Environmental Res*arch and Publi* </line>
<line> H*al*h, Journal of Medi*al *nternet R*se*rch e BMJ Open. </line>
<line> R*v. FSA, **r**ina PI, v. 20, n. 6, art. 7, p. 147-166, ju*. 2023 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. R. Chagas, A. R. V. Ol*ve*ra, M. I. C. Fe*tosa, A. C. R. Leite, P. H. Leal </line>
<line> 150 </line>
</par>
<par>
<line> Nesse l*ame, o pr*ble*a de par**da d*ssa pesq*i*a apres*nt*-se d* seguinte m*neira: </line>
<line> O *u* se *esq*isou sobre o tema *astos públicos *om Covid-19 no ano de 2020? </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a *tin*ir tal o*jet*vo, co*tou-se co* o recurs* m*todológico de análise </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> biblio*et*i*, que *oi realizada na *ase Web of Sci*nc* c*m o* </line>
<line> des*rit**es *a pesquis* </line>
</par>
<par>
<line> ("Hea*th") AND ("Public Spend*ng") AND ("Covid-19"), visando e**rair indi*adores </line>
</par>
<par>
<line> estatí*tic** * descrit*vo* acerca </line>
<line> da dinâmica *as info*mações dos </line>
<line> *eri*dic*s i*cluído* na </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisa. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCI*L TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Gastos p*blicos *om fin*nciamento das ações d* frente no combate aos efeito* da </line>
<line> COVID-1* </line>
<line> Os reveses origin*dos por ocasi*o da *and*mia *elo vírus S**s-COV-2, mais </line>
<line> con*ecido popularmente com* Covid-19, te* *era*o uma cri*e econômic* qu* caminh* lado </line>
<line> a l*do com a crise sanitá*ia. Na Economia, o* efeit*s ** "co*ona-*rise" ** superaram os da </line>
</par>
<par>
<line> G*and* *epressão de 1929, na opinião </line>
<line> de autore*, como Bresser- Perei*a (2020) e Card*so </line>
</par>
<par>
<line> (2020) e o p*óprio Fundo M*n*tário Int*rnac**nal (FM*). </line>
<line> A *everi*ade desse vírus tem sido *c*m****ada p*lo elevado número d* mortes, </line>
</par>
<par>
<line> *ue*a no nível de produç*o, que*a *as receitas dos Estados-n*çã*, crescim*nt* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> de*emprego e da pobreza, sen*o que *s*as últimas consequên*ias po*em va*iar de país p*r* </line>
</par>
<par>
<line> pa**, a </line>
<line> dep*nde* </line>
<line> de quanto e como os Estados gastam para *nfre*tar as </line>
<line> compli*ações </line>
</par>
<par>
<line> *ecorrentes da **nd*mia (BRESSER-PE*EIRA, 2020, p.605). </line>
<line> A*refecer a curva de novos cas*s e ai**a reduzir o número de óbitos e*i*e do *stado </line>
</par>
<par>
<line> *m aumento da capacidade *o sistema </line>
<line> *e saúde e execução d* </line>
<line> *olíticas d* distanciamento </line>
</par>
<par>
<line> social efetivas, con*oante à realização dos exa*es de testagens em massa * do rastreamento </line>
</par>
<par>
<line> dos in*ectad*s. Essas ações *t*i***m um *ust* substan*ial </line>
<line> para empresas e para o Estado. </line>
</par>
<par>
<line> "Para as empresas, *or*ue serão obrigadas a li*it*r suas atividades. Para Estad*, * </line>
<line> porque </line>
</par>
<par>
<line> ****i*ará au*e*tar *eus gastos em **úde, que sã* relati*amente *eq*enos, mas são al*os </line>
</par>
<par>
<line> quando o problema é ne*trali*ar *s </line>
<line> perdas </line>
<line> econômi*as que a p*n*emia e*tá causando" </line>
</par>
<par>
<line> (BRE*SER-PEREIRA, 2020, p.605), como o achatame*to do *rodu*o Inte*no B*uto (PIB), </line>
<line> inso*vência d* em*resas, desemprego, fo*e, aumento da pobreza e red*ção **s receitas. </line>
</par>
<par>
<line> S*b a v*ngua*da *a *o*ren*e *e John </line>
<line> Keynes * grave crise s**itári*, int**venção </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> es*atal na </line>
<line> ec*nomia brasilei*a, nesse *eríod* epidemiológico, tornou-se a *e**a angular </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresi*a, v. 20, *. 6, *rt. 7, p. 147-166, jun. 2023 </line>
<line> www4.fsa*et.***.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Covid-19 e *astos Públicos com S*ú*e: Anális* das Pub*icaçõ*s ** Pe*íodo de 2*20 </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> e*onomia e do fi*anci***nto dis*ributivo de recurs*s para o </line>
<line> s*tor público da s*úde, </line>
</par>
<par>
<line> es*e**almente como pro*edor f*n*nceiro do Siste*a Único *e Saúde (SU*). "Nesse </line>
</par>
<par>
<line> momento, mai* inflexível dos liberais se *ransformaria em keynesian*, como ocorreu na * </line>
<line> crise d* 2008 e o*orr* agora" (SENHORA*, 2020, *.4*). </line>
<line> Os anos d* 2020 e 2021 foram bast*n*e desaf*ador*s p*ra os gestores pú*licos, </line>
<line> especialmen*e para *s cofres *úb*icos. Repasses que pode* ser visu*liza*o* nos gráf*cos </line>
<line> ab*ixo (*) e (2), que mostram o total d* r*cu*sos do "orç*ment* de gue*ra" destinados ao </line>
</par>
<par>
<line> combate *on*ra a Covid-19, * i*pact*ram dir*ta*ent* as contas da União, e*tados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> município* (AGÊNCIA CÂMAR* DOS DEPUTADOS, 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1- Deta*h*mento das Despe*as (pagas) rea*iza*as por ação *om a C**id </line>
</par>
<par>
<line> 19/ Ano de 2020 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Por*al da Trans*arênc** (2022) (*daptado) </line>
</par>
<par>
<line> Como a *andemia </line>
<line> afeto* diretamente o status quo dos bras*leiros, especia*mente da </line>
</par>
<par>
<line> camada mais pobre, o governo federal </line>
<line> f**ali**u suas ações </line>
<line> nesse </line>
<line> seto*, um* *ez qu*, para </line>
</par>
<par>
<line> propiciar o pagamento do auxílio emergencial, foi disponibili*ad* R$ *30 b*lhões de reais, * </line>
<line> q*e corresp*nde * 44% do total de recursos pagos com o *rçamento de guerra no combate * </line>
<line> pande*i*, c*nforme con*ta *o gráfico (1) (PORTAL D* TRANSPARÊN**A, 2022). </line>
<line> As *r*nsferênci*s a Es**dos e ao Distrito Fed*r*l, transferências a insti*uiç*es privadas </line>
<line> e sem fins lucr*tivo*, transf*rência* a municípios, Estados e Distrito Federal, transferências </line>
<line> municipais * fundo, operações di*etas - in*ra-*rçame*t**ia*, ent*e outros, representaram 17% </line>
<line> do tota* libe*ado da rubr*ca o*tr*s; *s reservas de contingências *2%. </line>
<line> Re*. F*A, T*resi** PI, *. 20, n. 6, art. 7, p. 14*-166, j**. 2023 ww*4.fsanet.*om.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. R. Chagas, A. R. V. Olive*r*, *. I. C. Feitosa, A. C. R. Le*te, P. *. Leal </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> Co*o evidencia o gráfico (1), al*m d* au*ílio emergencial, o gov*rno també* </line>
</par>
<par>
<line> priorizou *utras </line>
<line> importantes áreas igual*ente *fetad*s da *andemia, a fim ** mitigar *eus </line>
</par>
<par>
<line> *eveses econôm*cos e sociais, co*o o foi o inves*imento *e R$ 78 bil**es (11% ), refe*entes </line>
</par>
<par>
<line> ao apoio finan*eiro * Es*a*os e M*ni*ípios que fizeram *arte ao **ogra*a Feder**ivo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Enfrenta*en*o a c*vi*-19, [...] "au*ori*ada* por crédi*os e*traordinário*, de R$ *92,4 bilhões </line>
</par>
<par>
<line> (5,5% *o P*B e relativas su*sídios e s*bvenções, de R$ *8,* bilhões (0,7% do P*B)" a </line>
<line> (NOTA TÉCNICA CON*UNTA N*4/2020, 2020, p.29). </line>
<line> P*r fim, estão as ações d**etas de *nfre**amento ine*ente* ao M*nisté*io da Saúde * </line>
<line> dem*is M*nistérios (R$ 43 bilhõ*s- *%- vid* grá**co 1) e *qu*siç*es de insum*s de *acina* * </line>
<line> insum*s para contr*le e pr*venç*o ** covid-19 ( R$ 2,2 bilh***), acom*anhadas p**o </line>
<line> Benefíci* Emergencial de Man*tençã* do *m*rego e R*n** (Bem) (R$ 38 bi*hões- 7%), </line>
<line> qua*do o govern* encarregou-se de arcar com pa*te dos *alários d* *mpreg*do* de empresas </line>
<line> privad*s pel* perí*do de alguns m*se*, para manter empre*os, e com os gastos c** o Fundo </line>
</par>
<par>
<line> Garantidor </line>
<line> *e Operaç*es (FGO), *oltados a *rédito para mic*os e pequenas em**esas </line>
</par>
<par>
<line> (TESOURO N*CION*L **ANS*A*E**E, 20*2). </line>
<line> O d***lhamento dos val*res gastos por ação no co**ate à covid-19 du*ante o ano de </line>
</par>
<par>
<line> 2*20 encont*a-se por*enorizado n* tabela (1) </line>
<line> abaixo. Nela é pos*ível verific** com mais </line>
</par>
<par>
<line> detalhes os ga*tos de que trata resumida*ent* * gráfic* (1). </line>
<line> Tabela 1- Distribui*ão por ação dos gastos da *nião no combate * cov*d-19 - Ano </line>
<line> * e 2020 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Tes*u** Nacional Tr*nsparente, 2022. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. 6, art. 7, p. 147-166, jun. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Covi*-19 e Gastos Pú**i*os *om Sa**e: Análise das Publica*õe* no Período de 2020 </line>
<line> 153 </line>
</par>
<par>
<line> É exp*essa*ente visíve* que os s*t*res que mais tiveram a atenção *a U*ião foram, </line>
<line> em p*im*i*o lugar, o l*gado à área so**al com * *r*nsferência u*ilateral do auxílio emer*e*cia* </line>
</par>
<par>
<line> (R$ 293 b**hões), em segundo, o auxílio diret* aos *stado* (R$ 78 b*lhões), **n*cípios </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Distrito Federal e, em terceir*, o *GO (R$ 58 bil*ões) re*e*ente à co*c*ssão de cr*dito para </line>
<line> mi*ros e pequ*nas empre*as. Na outra via, as past*s qu* ***eberam m*nos recursos *ora* as </line>
<line> *a ampliação do bolsa f*mília *$ *,4 bilhões), Conta de Desenvolv*mento Energético (R$ 0,9 </line>
<line> bil**es) e aqu*sição d* *a*i*as e insumos p*ra preve*ção e c*n*ro*e (*$ 2 bilhõe*). *o total, </line>
<line> foram re*as*ados R$ 52* bilhões de reais, o equivalen*e a 9*,16% do t*t*l p*evisto. </line>
<line> A rubrica *o *inistério *a Cidadania c**respon*e sozinh* * *uase R$ 300 bil*õ** dos </line>
<line> **sto* com a pandemia, ou *ej*, quase 60% do t*tal liberado. M*ntante superior ao das </line>
<line> dem**s pasta*, c*mo: M*ni*tério da Economia (R$ bilhões 1*8,7- 34%), Ministério da Saúde </line>
</par>
<par>
<line> (R$ 39,5 bi*h*es- 7,5%), Mini*tério </line>
<line> do Tu*ismo (R$ 6,1 bilhõ*s- 1,2%), Ministé**o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Educação R$ 1,* bilhão- 0,23%), Minis*ér*o de M*nas e Energia (R$ </line>
<line> 900 milhões- 0,17%) </line>
</par>
<par>
<line> (*E*OURO NACIONAL TRANSPARENTE, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Em 20*0, o orç*mento anual da* r**eitas ficou na *as* dos R$ 3,* *r*lhões, um d*ficit </line>
<line> do *ual o gover*o feder** des*i*ou o total de R$ *04,7 *il*ões de reais (valor q** equivale a </line>
<line> 2,8% dos g*stos públicos) pa*a ajudar no co*bate ao* ef*itos da pand*mia, i*jetando recurso* </line>
<line> pú*licos nos setores social, eco*ômico (t*rístico, industrial, energético, transporte a*re*, </line>
</par>
<par>
<line> fe*roviário e metroviário), cultural/artístic*, </line>
<line> entre outr*s. Daque** valor só fora gasto </line>
</par>
<par>
<line> efetiv*me*te R$ </line>
<line> 524 </line>
<line> bilhõe* c*m </line>
<line> as a*õe* de combat* aos </line>
<line> efe*tos da pandem*a </line>
<line> *elo </line>
</par>
<par>
<line> coron**írus. </line>
</par>
<par>
<line> * contração *a atividad* e*onômi*a no *no de 2020 foi ace*tuada pela *rustração d* </line>
<line> arr*cadação de receitas correntes e a iminen*e ne*essidade de aumento nas despesas. Nesse </line>
<line> liam*, no primei*o *rimestr*, p*ra fazer *rente às desp*sas e ao ref**anciame*t* da dí*ida </line>
</par>
<par>
<line> mobiliár*a, a União reco*reu aos r*cursos </line>
<line> disponíveis na Cont* Única do Tesouro N*cio*al </line>
</par>
<par>
<line> (*RIBUNAL DE CONTAS DA *NIÃO, 20*0). </line>
<line> A *ei *rç*mentária Anual (LOA) relativa *o *xe*cício de *020 - Lei 13.978/2020 </line>
<line> esti*ou r*cei*a* de R$ 3.565,5 bil*õe*, dos quai* R$ 1.724,9 **lhões (48,*8%) *orresponde* </line>
<line> a receitas correntes * *$ 1.840,6 bilhõ*s (51,62%) relativ*s a rec*ita* de capital. Ainda, no </line>
</par>
<par>
<line> âmbito *a* despe*as, a *OA de </line>
<line> 2020 fixo* as d*spesas em igu*l mont**te d* R$ *.**5,5 </line>
</par>
<par>
<line> bi*hõe*, d*s qua*s R$ 2.141,6 (60,06%) em de*pesas </line>
<line> *orrentes. Em suma, as despesas totais </line>
</par>
<par>
<line> para o pe*íodo *or*m na casa dos 4,13 *rilhõe*. Uma pre*isã* de *eficit no orçamento </line>
</par>
<par>
<line> *orren*e </line>
<line> no total de R$ </line>
<line> 416,60 bilhões (TRIBUNAL DE *ONTAS DA UNIÃO, </line>
<line> 2020 ; </line>
</par>
<par>
<line> PORTAL DA TR*NSPA**NCIA, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 6, art. 7, p. 147-166, jun. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. R. Chagas, A. R. V. Ol*veira, *. I. C. F*itos*, *. C. R. *eit*, *. H. Leal </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Progra*a Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19): fi*anciamento </line>
<line> d** Esta*os, Distrito Fe*eral e municípios </line>
<line> O Decreto Legis*ativo **06/ 2020 ins*itui* o reco**ecim*nto da ocorrência d* estado </line>
</par>
<par>
<line> de cal*midade </line>
<line> pública, ficando a carg* ** "Comissão Mi**a no âmbito do Congresso </line>
</par>
<par>
<line> Na*i*nal, co*posta po* se*s senadores, com igual nú*ero de suplentes, [...] acompanhar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sit*ação fisc*l e a e**cução orçament*ria e financeira das medidas rel*cionadas à *mergência </line>
<line> de saúde *ública de impor*ân**a internacion*l relacionada ao coro*avíru* (Covi*-19)" </line>
<line> (BRA*IL, 2020a, Art.2º). </line>
<line> O reconhe*i*ento do estado de cala*idade pública associado à cre*ce*te elevação *as </line>
</par>
<par>
<line> desp*sas ocorreu lado a la*o d* *provação *a l*i 13.979/202*, que in*titui em seu </line>
<line> Art. 4º: </line>
</par>
<par>
<line> "Fica dis*e*sa*a a lic*ta*ão para aqui*ição de bens, servi**s e i*s*mos </line>
<line> de saúd* des*inados </line>
</par>
<par>
<line> ao en*rentamento da emergê*cia *e saúde públi*a de im*o*tância internaciona* dec*rrente do </line>
<line> coronavírus de que t*ata e*ta *ei" (BRASI*, 2020b). </line>
</par>
<par>
<line> Desse *odo, para fazer *re*te à* novas medi*as *e *nfre*tamento </line>
<line> da emergência de </line>
</par>
<par>
<line> saú*e p*bli*a, foi *e*essári* a </line>
<line> alteração *as regras *e contra*a*ão pública, </line>
<line> **ando </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> intere*se público, uma vez q*e sendo a sa*de u* *ireito de todos, deve ser </line>
<line> p*eservad* *elo </line>
</par>
<par>
<line> Estad*, c*mo *ita o ar*i*o 19* da Constituiçã* Federal de 1988 (CF/88), (BRASIL, 1988). </line>
<line> Nessa *ear*, a Medida Provisória (MP) ** *38, d* 02 de *bril de 2020, que *a*s t*rde </line>
<line> foi convertida na Lei nº 14.041, de 18 de agos*o *e 2020, trata de dispositivo *egal criado *om </line>
<line> o p*opó*ito de instaurar o apoio f*nance*ro pe*a União a*s ente* federativ*s, Di**rito *ederal * </line>
<line> m*ni*í*ios du*ante * perí*do de calamidade públi**: Art. 2º * v*lor do apoio f*nanceir* será </line>
</par>
<par>
<line> de até R$ *.000.000.000,*0 (quatro bilhões </line>
<line> de reais) p*r mês e t*tal*zará </line>
<line> até *$ </line>
</par>
<par>
<line> 16.000.*00.*00,00 (deze*seis bilhões de *eais) no período a que s* refe*e o art. 1*" (BRASIL, </line>
<line> 2020a, Ar*. 2º da MP nº938/2020). </line>
<line> O Progr*ma Fede**tivo *e En*rentamento ao co**navírus SARS-CoV-2 (Covid-19) </line>
</par>
<par>
<line> fora *riado *e*a Lei Complementar nº17*, *e 27 </line>
<line> de maio de </line>
<line> *020. Aprovado pelo Senado </line>
</par>
<par>
<line> Federal, esse Prog*ama foi a vá**ula de escape d*s e**ados, DF e municíp*os, </line>
<line> durante </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pe*í*do *a p**de*ia, ma*s es*eci*icamen*e no a** de 2020, pi*o *a d*sseminação da *oe*ça </line>
</par>
<par>
<line> e *os impactos s*bre a economia como um tod*. O Programa c*nsist*u na </line>
<line> prestaç*o *e um </line>
</par>
<par>
<line> aux*lio financeiro pr*s*ado pela União no val*r *e R$ </line>
<line> 60 bi*hões, pago *m quatro p*rcel** </line>
</par>
<par>
<line> men*ai* e ig*a**, serem aplicadas n* exercício de 2020 *os estados, DF * municí*ios. a </line>
</par>
<par>
<line> Soma-s* * </line>
<line> este valor </line>
<line> o restante do to*al co*cedi*o de R$ </line>
<line> 1*9,8 bi*hões, decorrente da </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresina, *. *0, n. 6, art. 7, p. 1*7-1*6, jun. 2023 </line>
<line> www*.fsa*e*.com.**/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Covid-19 e Gastos Públicos com S*úde: Análise d*s Publ*c*ç*es no Período de *020 </line>
<line> **5 </line>
</par>
<par>
<line> s*spensão do pagamento das dívida*, conforme previs*o no Art.1º da Lei **3/2020 (*RASIL, </line>
<line> 2020b *GÊ*CIA SENADO, 202*). </line>
<line> Na ta*ela (2) ab*ixo, é possível ve*if*car o repasse d* verb* *ue f*i destin*do para </line>
<line> ca*a ent* *a fe*eração: </line>
<line> Tabela 2- *istribuição p** UF dos valo*es decorrentes do Programa Fe*erati*o </line>
<line> d* Enfr*ntamento a* Cor*navírus </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Portal do S*nado Federal (2020). </line>
<line> *onforme *revis*o n* *rt.º 5º da Lei 173/2*20, * *uxíl*o financeiro d** R$ 60 bilhões, </line>
</par>
<par>
<line> f*ra dividido </line>
<line> em quatro *arcel*s mensai*, sendo R$ 10 bi*hões tão s*mente par* ações de </line>
</par>
<par>
<line> saú*e e as*is*ênci* social (*$ 7 bi**ões *a*a o* estados e *$ 3 bi*hões para os m*nicípios); 50 </line>
</par>
<par>
<line> bilhões para uso livre (sendo *$ 30 </line>
<line> bi*hões para os estados e outros R$ *0 bi***es para os </line>
</par>
<par>
<line> mun*cípios). Os respectivos valores encontram-se assim discrimi*ados na tabe*a (2) ac*ma. </line>
<line> O r*t*io *o recurso por e*tado foi fe*to lev**do em c*nside*ação *ma cesta de índices, </line>
</par>
<par>
<line> que con*empl*va desde * *rrecadação </line>
<line> do Impost* Sobr* Circulaçã* de *ercadorias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, *. 6, ar*. 7, p. 14*-166, jun. 2023 </line>
<line> www4.f*a*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. R. C*agas, *. R. V. Oliveira, *. I. C. Feitosa, A. C. *. *eite, P. H. Leal </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> Serviços (I**S) at* a populaçã*. Por *ua vez, a d*visão entr* os municípios *o* calcul*da * </line>
</par>
<par>
<line> partir da </line>
<line> divi*ão d*s r*c*rs*s por estad* (excluind* DF), *san*o os me*mo* c*itérios. O o </line>
</par>
<par>
<line> valor estadual foi, assim, d*vi**do e*t*e os municípios e* função da *opulaç*o de cada um. O </line>
<line> Distrito Federal recebeu uma co*a separada no valor *e R$ 154,6 milhões de *eais, já que *ã* </line>
<line> faz* p*rte do rateio en**e os *un*cíp*os (AGÊNCIA SE*ADO, *020). </line>
<line> 3 ME**DOLOGI* </line>
<line> *a*a atingir tal objetivo, contou-se com o recurso metodo**gico de aná*ise </line>
<line> d* biblio*etria, que foi r*alizada n* ba*e We* *f Scienc* com os de**ritores da pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> ("Health") A*D </line>
<line> ("Public Spending") *ND ("Covid-19"), visando e*tra*r *ndicado*es </line>
</par>
<par>
<line> estatísticos e descritivo* *c*rca da *inâm**a das info*maçõ*s dos </line>
<line> periódico* </line>
<line> **cl*ídos </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *es*uisa. </line>
</par>
<par>
<line> D*terminou-se al*uns c**térios d* identificaçã* e se**ção *a* amo*tras: artigos </line>
<line> científicos public*dos *nt*e o* meses d* *a**i*o a dezembro de 20*0, relacionados a*s ***t*s </line>
</par>
<par>
<line> *úblico* com saú*e e Covid-19. Além da u*ilização do p*râ*etro mundial na </line>
<line> análise </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> seleçã* dos artigos. Essa res*lução justific*-s* co* base na escas*ez de produções br*sileiras </line>
<line> re*erent*s aos gast** públicos com s*ú*e obs*rva*os na base d* *a*os da Web of S*ience, a </line>
<line> qua* tot*l*za*am-se em oi** título*. Dessa ma*ei*a, o presente a*tigo con*tit*iu a *ua base </line>
<line> a*ostral de análise a parti* dos 121 art*gos encontra*os. </line>
<line> * biblio*etria é o estud* dos as*ectos *ua*ti*ativo* da produ**o, dissem*nação, </line>
<line> socia*ização e evidenciação d* in*ormação *egist*ada (MA*IAS-*HAPULA, 19*8), </line>
<line> co*stituindo-*e na *plic*ç*o de *é**ic*s est*t**tic*s e matemá**ca* para descrever aspe*t*s da </line>
<line> lite**tura e *e outr** meios de comunicaçã* (ARAÚJO, 200*), a qual adeq*a-se </line>
<line> assertivam*nte **m o objetivo desta pesquisa. </line>
<line> Nesse co*te**o, as abordagens *iblio*étricas, *elas quais a *iência pode ser retratad* </line>
<line> *o* meio dos r*sultados obt*dos, baseiam-se *a noçã* de que a essência da p*squisa *i*ntí*ica </line>
<line> é a produção de "conhe*ime*to" e q*e a liter*tura *ien*ífic* é a manifestação *onstitutiva </line>
<line> d*sse c*nhecimento (O*U*O, 19*7), justifican*o-s*, dessa forma, o us* da aná**s* </line>
</par>
<par>
<line> *ibliométrica, a qua*, </line>
<line> cobrindo um longo *erío*o de t*mpo, auxilia na identif*caçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ideias/escolas de pe*samento mais inf*u*ntes e as </line>
<line> in*er-r*laçõe* ent*e eles (NE*UR; </line>
</par>
<par>
<line> RASHEE*; NATARAJAN, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, art. 7, *. 147-1*6, jun. 2023 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*id-19 e Gasto* P*blicos *om Sa*de: Análi*e das P*blicações no *eríodo *e 2020 </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADOS E DIS*USSÃ* </line>
</par>
<par>
<line> Neste *ópico serão expo*tos os resulta**s apurados das aná*ises bibliométricas </line>
<line> r*aliz*das *tilizando a base de dados Web of Science e que, subsequentemente, fo*am </line>
<line> anal*sados no *o*tware VOSviewer. Foram e*co*trados * examin*dos 12* a*tigos q** versam </line>
<line> sobre * temática, *e*tro do pe*íodo determin*do (janeiro a dezembro d* *02*). </line>
</par>
<par>
<line> A p*rtir da anális* *ealizada, </line>
<line> obse*vou-se q*e os *21 arti*os da base amostral, </line>
</par>
<par>
<line> encon*ram-*e sub*i*idid*s *nt*e algumas áreas *e pesquisa do conjunto de **do* da Web of </line>
</par>
<par>
<line> S*ience, *end* </line>
<line> eles: </line>
<line> Public En*ironm*ntal Oc*upa*iona* Health,com 4* ar*igos, </line>
</par>
<par>
<line> corr*sp*ndente a *3,88%; Envi*onmen*al S*iences Ecol*gy c*m 23 a*t*gos, equivalentes </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 19,01%; Health *are Sciences Service* com *5 artigos, repr*sentando </line>
<line> 12,40%; General </line>
</par>
<par>
<line> Int*rn*l Medicine com 7,44%; Psy*hiatry com 7,44%; Busi*ess Economics com *,6*% </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> outros camp*s c*m índices men*re* que 5% de repre*e*ta*ili*a**. </line>
</par>
<par>
<line> A p*rtir da *náli*e percentual, </line>
<line> observou-se a cen*ra*ização do* ar*igos no setor </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Saú** *ú**ica; a*é* disso, v*ri*icou-s* um nú*ero inferior ** pe*ió**co* no campo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Ad*inis*ra*ão Púb*ica (com quatro </line>
<line> publi*ações, equ*valentes à 3,30%), *ato esse que pode </line>
</par>
<par>
<line> s*r analis*do c*mo u*a oportuna área de pesquisas nesse set*r. </line>
<line> Tabela 3- Áreas de publicações </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: E*a*orada pelos *utores. </line>
</par>
<par>
<line> *bjeti*ando *ma análise **sertiva das informaç*es, os dados </line>
<line> for*m subdiv*didos em </line>
</par>
<par>
<line> alguns pon*os considerados relevantes: *utores q*e *a*s publicar*m; Tí*ulos *e Publicaçã*; </line>
<line> Publicaç*e* por país; Acoplame*to Bibliográ*ico po* países; Coocorr*ncia e*tr* a* pa*avr**- </line>
<line> c**ves; Acoplament* Bibliográfico *or inst*tuições; *i**ção entre autores. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 20, n. 6, art. 7, p. 1*7-166, j*n. 2*23 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. R. Chagas, A. R. V. Oliveira, M. I. C. F*i*osa, A. C. R. Le*te, P. *. Lea* </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> Na *a*el* (4), apres*nta-se as informações re*ere*tes a** autores id*ntif*cad*s, qu* </line>
<line> mais publicar*m artigos relacion*d*s à temática apresentada. Co*statou-se qu*, devido a* </line>
<line> n**ero re*uzid* de publicações, há u* equi**brio ent** * quantidade *e ar*igos public*dos </line>
<line> por cada autor, e*istindo apenas uma leve d*ferença percentua* e*tre eles nesse quesito. De*se </line>
<line> modo, a porcen*agem *e pu*licaçõ*s máxima encont*ada foi de 1,65%, equivalente * *o*s </line>
<line> *r*igos por aut*r, sen** * míni*a de 0,83%, c*rrespo*dente * um ar*igo p*r *uto*. </line>
<line> Tab*la 4- Autores que mais publicaram </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: Elaborada pelos autore*. </line>
</par>
<par>
<line> * partir da análise dos número de artigos </line>
<line> publicados, na tabe*a (*), ana*isa-se como </line>
</par>
<par>
<line> protagonistas os s*guintes per*ódic*s: Inte*na**onal Jo*rnal of E*vir*nme*tal Resear*h a*d </line>
</par>
<par>
<line> Public Healt* *om 18 artigos pu*licados, equivalentes a 14,88% dos </line>
<line> *ados amos*rais; </line>
</par>
<par>
<line> Journal of Medica* Inte*n** *esearch com 6 publi*ações de *rtigos, c*rrespond*nt*s a 4,96% </line>
<line> da *most*a; BMJ Open com 5 a*tigos publicados, repre*entan*o 4,13%; Fr*nt*er* in Pub*ic </line>
</par>
<par>
<line> He*lth co* 2,48%, dentre outro* periódico* q*e </line>
<line> possuem uma porce**agem entre 0,83% </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 1,65%, equivalentes a, re**ect*vamente, um* ou **as publicaçõ*s </line>
<line> por pe**ódico. Dentre os </line>
</par>
<par>
<line> dados anal*s**os, observ*u-se que o p*riódico br*s*leiro que possui mais artigos publica*os é </line>
<line> a Revista de Administ*ação *ública, c** *ois a*tigos que equivalem a 1,65%. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter*sina, v. 20, n. 6, art. 7, p. 147-166, jun. 2023 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ovid-19 e **stos Públicos com Sa*de: Análise *as *ublicações no Período de 2020 </line>
<line> 159 </line>
</par>
<par>
<line> Tabe*a *- *ítulos d* Public*ç** </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Elaborad* pelo* autores. </line>
<line> Em relação aos perió*icos que *os**em * maior *úmero de publicações, entre j*neiro </line>
</par>
<par>
<line> e dez**br* de 2020, q*e versem sobre *emáti*a e* questão, o*s*rvou-se, a a </line>
<line> *a*t*r </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> infor*ações obtidas na Plata**rma *ucupira, que os três prim*ir*s periódic** q*e co**t*tuem </line>
<line> *erc* de 23,9*% d*s artigos publicados p*ssuem uma c*ass*f*cação de Q*alis, *ue variam </line>
<line> en*re A1 e B1 e* suas áreas d* at*ação, demonstrando a import*ncia des**s publicações *n*re </line>
<line> os estudiosos e cien*istas. </line>
<line> Qu**to aos países qu* mais realizaram estudos acerca do* tópicos a*alisa**s, na </line>
<line> Tabe*a (6), apre*enta-*e ** principais resp*nsáv*is p*las *ublicações, *e*d* eles: Estados </line>
<line> Unido* (EUA) co* *7 *rtigos, representando 22,31% dos dados; China com 18 pu*licações, </line>
<line> c*rre*pondentes a 14,8*% d* amo**ra; *n*later*a com 15 artigos, correspon*endo a 12,40%; </line>
<line> Itália com 12 public*ções, e*uivalent*s * *,9*%; Au*t*á*ia e Espanha com cerca de *,*6% </line>
</par>
<par>
<line> ca*a; Índi* com 7,44%; B*asil e Cana*á que es*ão igu*lados com a </line>
<line> por*entagem de </line>
<line> 6 ,6 1 % </line>
</par>
<par>
<line> cada, dentr* </line>
<line> outros q*e se en*ontram com valore* iguais ou inf*riore* a * publi*açõ** </line>
</par>
<par>
<line> (*quivalente a 4,*6%). Dentre os p*íses anali*ados, observa-se que </line>
<line> o* Estados *nidos e a </line>
</par>
<par>
<line> *hina possuem uma i*portância significati*a no *ue se refere a* dese*volvimen*o c*en*íf*co </line>
<line> acerca da temática, tendo *m vista * sua atuaçã* no conte*to hodierno. *lém disso, ou*ros </line>
</par>
<par>
<line> países, como Inglat*rra, Itália e Aus*ráli*, destacam-s* cada vez mais *as pes*uisa* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> realizaç**s cien*íficas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres*na **, v. 20, n. 6, a*t. 7, p. 147-1*6, jun. 2023 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. R. Chagas, A. R. *. *liveira, M. I. C. Feitosa, A. C. R. Leite, P. H. *eal </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> Tabel* 6- Public*ções po* pa** </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborada pel*s *ut*re*. </line>
<line> *egundo Grácio (2016), o a*op*amento b*bliográ*ico entre *ois artig*s ocorre quando </line>
</par>
<par>
<line> estes referenciam pelo me*os uma pu**icação </line>
<line> em comum [...], es*ab*lecendo um* conexão </line>
</par>
<par>
<line> *ntre os *rtig*s, </line>
<line> quando estes, u*ili**m as m*sma* re*erên**as. Desse modo, o acopla**nto </line>
</par>
<par>
<line> bibliográfico pos*ibilita a *dent**icaç*o de </line>
<line> núc**os </line>
<line> d* pesquisas representados **los autores </line>
</par>
<par>
<line> que c*lab*rar*m no* artigos acoplados (CARVALHO, 1975). </line>
<line> Fi*ura 2- Acopl**ento Biblio*ráfic* *or *aí*** </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elab*rad* pelos autores </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *eresina, v. 20, n. 6, art. 7, p. **7-16*, jun. 2**3 </line>
<line> www4.*sanet.c*m.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Covid-19 e Gastos P**lic*s com Saúde: Análise das Publicaçõe* *o P*rí*do de 2*20 </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> N*ss* *ontexto, a *ig*ra (2) *prese*ta * teia de ac*p*ament* bibl*ográfico por p**ses. </line>
<line> Os nós *a rede de da*os encontr*m-se represen*ados po* círculos, que p*ss*em c*res </line>
<line> variáveis, a fim de d*ferenciar c**a elemento ana***ado, além de, a partir *o tamanh* dos </line>
<line> círculos, d**onstrare* a *u*n*idade d* t*tulos p*b*icado* medi*nte a amostra anal*sad*. </line>
<line> *entre *s parâmetros *nalisados na formação dessa t*ia de informações, está o </line>
</par>
<par>
<line> *úm*ro mínimo de um docum*nto </line>
<line> por p**s nes** conjunto de d*dos, que re*ult*u em um o </line>
</par>
<par>
<line> *coplamento c*mpo*to po* *4 *aíses or*ena*os em * Clusters (aglo*erados) </line>
<line> observados de </line>
</par>
<par>
<line> acordo *om u* conj*nto de c*res. Os resultad*s examina*os dem*nstram </line>
<line> que *entre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> pa**es *n*lisa*os, os Esta*o* Uni*os e a *hina rep*e*entam *s pr*ncipais pesquisadore* dessa </line>
<line> te*ática. </line>
<line> Relacionado *o idioma d* p*blicação, analis*-*e qu* o id*oma predom*nan*e entr* os </line>
<line> artigos foi o i*glês, com cerca de 90% de artigos, s*guido do espanhol *om aproximadamente </line>
</par>
<par>
<line> 2,4% de publicações, </line>
<line> além de out*os id*omas </line>
<line> co* porcentagen* me*ores a 1%. Este </line>
</par>
<par>
<line> result*do já e*a esperado, tendo em vis** que a *isponibilidad* de artigos enc*n*ra-se </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *nglês, devido até m*smo, *o número e a procur* por pub*icações internacionais que verse* </line>
<line> acerca do tem*. </line>
<line> **sando exa*ina* os principa*s assuntos relacion*d** à temát*ca, efe**ou-se uma </line>
<line> *nálise do* desc**tor*s/palavra* ch**es mais utilizados no* arti*os da amostra utiliza*a. Desse </line>
</par>
<par>
<line> m*do, algu*s po*tos importantes </line>
<line> for** an*lisados na geração desses dados, como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> quantidade mínima de uma o*orrência de um* palavra-chave, o que, for* observado, *esultou </line>
<line> em 266 t*rmo* en*ontrados, or*anizados em 22 Clusters, possuindo 1980 links e* seus </line>
<line> dados. Todavia, vale ressaltar **e o gráfico rep**sen**do, *estaca *penas os termos q*e </line>
<line> p*ssue* *ma *uantidade *ignific**iva r*fer*n*e * amo*tr* anali*ad*, f*to ess*, decorrente da </line>
<line> estruturação e org*nização do s*ftware *tilizado. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres*na PI, v. 20, n. 6, art. 7, p. 147-166, jun. 2*23 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.*r/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. R. C**gas, A. R. V. O*iv*ira, M. I. C. Fe*tosa, A. C. *. Leite, P. H. *eal </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> Figur* 3- Coocor*ência en*r* palavras-cha*es </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabor*da pel** autores. </line>
<line> A p*rtir da *nálise dos dados coletado* e *p*esenta*os na figu*a (3), notou-se que a </line>
<line> pal**ra *ovid-1* po*s*i um número maior *e o*orrên**as, co* 39 *corrên*ias, sendo </line>
</par>
<par>
<line> re*res**tada pela cor verd* no gráfico. Ta*bém </line>
<line> p*dem** destacar al*umas out*a* pa*avras </line>
</par>
<par>
<line> qu* po*s*em um de*taque me*iante a* dem*is anal*sadas, dentre eles encontram-se: a p*lav*a </line>
<line> Pandemia (*ande*ic) *o* 10 ocor*ê*ci*s, sim*oliza*a por uma coloração equivalente, a lilás </line>
<line> claro; os termos Saúd* M*ntal (M*ntal Hea*th) e Saúde Pú*lica (Pub*ic Health), que possuem </line>
<line> valores **ual (9 oc*rrênci*s cada); Ansi***d* (Anxiet*) com oito oco*rênci*s, dentre outro* </line>
<line> termos co* ocorrências iguais o* inferior*s * sete ocorrências. </line>
<line> Nesse c*nário, a red* de ac*plamento evidenciada na *igur* (4) es*á r*lacionada às </line>
<line> organizações analisadas na *mostra. A**im *omo na figura ant*rior, o* nós da rede *e dado* </line>
<line> e*contram-se represe*tado* por círc*los c*m co*es variáveis e **m ta*an*os d*feren*iado*, </line>
<line> qu* exp*essa* o número de artigos pu**icados, vinculados a c*da ins*itui*ão. Alguns c**térios </line>
</par>
<par>
<line> f*ram *o**erad*s na const*u*ã* *essa t*ia </line>
<line> de **dos, *ent*e eles pode-se ana*isar, o núm*ro </line>
</par>
<par>
<line> míni*o *e um tít*lo p*blicado *o* organizaçã*, * qual resu*t*u e* um a*oplamento </line>
<line> constituído por 9* i*st*tu*ções e*trutura*as e* dois Clusters. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*ina, v. 20, n. *, art. 7, p. 147-166, *un. 20*3 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Covid-19 e Ga**os P*blicos com Saúde: Análise da* Pu**icaç*es no Período de 2020 </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> F*gur* *- Acoplamento bibl*ográfico por ins*ituições </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Elaborada *elos a*tores. </line>
<line> * *artir da a*álise dos resul*ado* coletado* da a**str* *elecionada, verif*ca-se qu* a </line>
</par>
<par>
<line> MC*ill Univ*rsity *e *presen** **mo uma </line>
<line> das inst*tuições *ue po*s*em uma q**ntia </line>
</par>
<par>
<line> s*gnifica*iva de artigos publicados, assim como a Chi*ese Uni*ers*ty ** H*ng Kong, dentre </line>
<line> outr*s *rganizações. </line>
<line> Figura 5- Citação entre </line>
</par>
<par>
<line> autores </line>
<line> Fonte: Elaborada pelos aut*res. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *S*, Teresi** P*, v. 20, n. 6, ar*. 7, p. *47-*6*, j*n. 2023 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. R. Chagas, A. R. V. Oliveira, M. I. C. F*itosa, A. *. R. *eite, P. H. Leal </line>
<line> 164 </line>
</par>
<par>
<line> Na figur* (5), foi observa*a a r**a*ão de citaç*o en*re os autores. ** anál*s* das </line>
<line> informações **o*t*ais, a*guns critérios fo*am ana*isados, dentr* ele*, o aspect* relaci*nado </line>
</par>
<par>
<line> ao núm*ro míni*o de </line>
<line> um do*umento por autor. A partir dess* anál*se, este </line>
<line> estud* </line>
<line> r**ultou </line>
</par>
<par>
<line> *m 36 itens a serem *xaminados, os *uais estão estruturados *m se*s Clusters. </line>
<line> Exami*and* as *itações *ealizadas entr* os autore*, ob*erv*u-se que os *ut*re* Huang </line>
<line> Yeen e Zhao Ning (c*m 11*8 cit*ções ca*a) *ossuem uma quantidade exp*essiva d* ci*açõe* </line>
<line> q*e os diferencia *os demais *utores. Observ*u-se q*e os demais estudios*s possuem um </line>
<line> nú*ero inferio* a 200 ci*ações, valor esse *ustifi*ado d*vido à re*uz*da qu*ntidade de ar***os </line>
<line> encontra*os na p*squisa. </line>
<line> * CONSIDERA*ÕES FINAIS </line>
<line> Neste art*go bu*cou-s* *ealizar u*a rev*são de escopo acerca da p*odu*ão cientí*i*a </line>
</par>
<par>
<line> sobr* a Co*i*-19 * gasto* </line>
<line> públicos com saú*e *o ano de 2020, a part*r da fe*ramenta </line>
</par>
<par>
<line> bibliométrica *e an*lise junt* a Web o* Scienc*. Nesse sent*do, ficou l*tente </line>
<line> que, *evido </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> relev*nte atuação de pesquisador*s dentro </line>
<line> *os *vanços no tra*amento cura da *ovid-19, e </line>
</par>
<par>
<line> significativa participação das publi*ações são oriundas da área *édica, ou seja, quando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ass*nto é coronavírus, é mais a*essível encon*r*r periódico* q** versem sobre saúde do *ue </line>
<line> sobre *s próprios gasto* p*ati**dos pelo* ges*ores no e*frentamento dos im*actos não ape*as </line>
<line> *ani**rio*, m*s *s***ialmente no q** se diz *e*peito à econom*a do paí*. </line>
</par>
<par>
<line> Ness* perspecti*a *e a**l*se, outra e*idência q*e *h*mou a*ençã* fo* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> part*cipaçã* sign**ica*iva de países estr**g*ir**, como Estado* Un*dos, **in* * alguns países </line>
</par>
<par>
<line> d* Europa no núm*r* de *ubli*aç*es </line>
<line> r*ferentes temát*ca, co* foco v*l*a*o à </line>
<line> *s novas </line>
</par>
<par>
<line> desc*bertas imunológicas e metam*rfo*es do próprio v*rus e *uas implicações na saúde </line>
</par>
<par>
<line> humana. * Brasi*, no entan*o, a*resentou ínfima parti*ip*ção no </line>
<line> número de publ*cações, </line>
</par>
<par>
<line> apena* 6,61%, ficando à frente ap*nas da A*e*anha, com aproximada*ente 5%. </line>
</par>
<par>
<line> Como co*s*quên*ia dessa maior *desão d** país*s e*trangeir*s n* </line>
<line> inte*e*se e* </line>
</par>
<par>
<line> pu*licar sobre o ví*u* SA**-Cov-2, com* *eri* *e imaginar, a lí*gua ingl*sa **ssui di*tinçã* </line>
</par>
<par>
<line> parti*ular como resultado </line>
<line> da significativa aceitabilidade dess*s p*bli***ões no *eio </line>
</par>
<par>
<line> acadêmico. Prov* d**so é o *í*e* de qual*dad* dos arti*os publicados pelos </line>
<line> três *e*i*di*os </line>
</par>
<par>
<line> com maio* concentração de publ**açã* (I*tern*tion*l Journ*l of En*ironmental Research and </line>
<line> P*b*ic Heal*h, Jou*nal of Medi*al I*ter*et R*search e BMJ O*en), *ari*ndo de um Q*alis A1 </line>
<line> * B1. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin*, v. 20, n. 6, art. 7, p. 147-*66, jun. 2023 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Covid-19 e Gastos Públicos com Saúde: Análise **s Publicações no Período de *020 </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> P*r ser uma á*ea mais atrativ*, viu-se </line>
<line> que as *ublicações </line>
<line> e*tão majoritariamente </line>
</par>
<par>
<line> conce*tradas n* camp* da Saúde Pública, sendo *s EUA destaque **s estudos *obr* * tema. </line>
<line> Por tr**ar-se de uma área pou*o estudada q*ando *ompa*ada à *aúde e, tendo e* v*s*a </line>
</par>
<par>
<line> qu* est* artigo limito*-se ao e*tudo do ano *e 2020, analis*ndo a </line>
<line> ba*e de dados Web of </line>
</par>
<par>
<line> *cienc*, *ugere-se pesquisas que pos**m d*talhar *s g*stos p*blicos com a Covid-19 c*m os </line>
<line> Estados e município*, adi*iona*do a iss*, inclusive, os desencadea*en*o* d* investigação da </line>
<line> CPI da Covid, instau*ada a *e*ido do Se*ado. </line>
<line> R*FERÊNCIAS </line>
<line> AGÊNCIA S*NADO. (20*0). Programa Federativ* d* En**entamen*o ao coronaví*us. </line>
<line> Disponível em: < **tps://www25.senado.l**.b*/web/atividade/relatorios-legislativ*s/covid- </line>
<line> 19#:~:t*xt=O%20Program*%20Federativo%2*de%*0Enfrenta*ento,%C3%A*%20pan*emia </line>
<line> %20d*%2**ovi*%2D19.>. Acesso em 3 de *ar. d* 2022. </line>
</par>
<par>
<line> AGÊNCIA SE**DO. (2021). Gasto médio do gove*no é ** *ezes m*n*r em </line>
<line> 2021. </line>
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<line> Disponíve* em: <htt*s://www1*.senado.leg.br/noticias/materias/2021/04/12/nos-primeiros- </line>
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<line> 100-dias-do-ano-**verno-gasta-12-vez*s-*enos-com-pa*demia>. Acesso </line>
<line> em *5 d* fev. *e </line>
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<par>
<line> 2*22. </line>
</par>
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<line> AGÊNCIA C*MARA DOS D*PUTADOS. (2*20a). Gastos *o gov*rno com pandemi* </line>
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<line> chegam a R$ 38,2 bi na saúde e R$ </line>
<line> 7 ,2 b i n a </line>
<line> cultura. D*sp*nív*l </line>
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<line> em:<https://www.cama*a.le*.*r/no*icias/701831-g*stos-*o-governo-com-pa*demia-*hegam- </line>
<line> a-r-382-bi-na-saude-e-*-*7-bi-n*-cultu*a/> Acesso e*: 26 de *ev. de 20*2. </line>
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<line> M. J. R. *hagas </line>
<line> A. R. V. Oliveira </line>
<line> M. *. C. Feito*a </line>
<line> A. C. R. L*ite </line>
<line> P. *. Le*l </line>
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<line> 1) conce*çã* e *lanejamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anális* e *n*erpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*abora**o do rasc*nho ou na revisão c**t*ca do cont**d*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na ap*ov*ção *a versão fina* d* *a*uscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, *e*esina, v. 20, n. 6, art. 7, p. 147-*66, jun. 2023 </line>
<line> www4.fsane*.co*.br/*evista </line>
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