Ensino Remoto e Presencial e Estilos de Aprendizagem de Estudantes de Ciências Contábeis / Distance and Face-to-Face Education and Accounting Students’ Learning Styles
Abstract
O objetivo deste estudo consiste em analisar a percepção dos acadêmicos de Ciências Contábeis de diferentes estilos de aprendizagem, frente ao contexto do ensino remoto e do ensino presencial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa survey junto a acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de três instituições de ensino superior. As 177 respostas válidas foram analisadas por meio de estatística descritiva e teste de diferenças de grupos. Os achados indicaram que os estudantes, em sua maioria, possuem estilo de aprendizagem convergente, seguido do estilo assimilador. Em relação às modalidades de ensino, o ensino presencial apresentou mais aderência que o ensino remoto. Por sua vez, foi identificada diferença significante no nível de motivação de estudantes do estilo de aprendizagem convergente com o divergente para o ensino presencial. Os achados fornecem evidências, principalmente, quanto ao planejamento de aulas na modalidade remota e indicam que, em sua maioria, não há diferenças significantes na percepção de estudantes com diferentes estilos de aprendizagem.
Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem. Ensino Remoto. Ensino Presencial. Ciências Contábeis.
ABSTRACT
The study’s aim consists in analysing the perception of accounting students with different learning styles in the context of distance learning and face-to-face learning. Therefore, a survey type research was performed with accounting graduating students from three different higher education institutions. The 177 valid answers were analysed using descriptive statistics and a group differences test. The findings indicate that the majority of students have a convergent learning style, followed by the assimilator learning style. In regards to the education types, face-to-face education was more adherent than distance education. In its turn, it was identified a significant difference in the motivational level between convergent learning style students and divergent learning style students in regards to face-to-face education. The findings provide evidence, mostly, for the planning of classes in distance education and indicate that in it’s majority, there are no significant differences in the perception of students with different learning styles.
Keywords: Learning Styles. Distance Education. Face-To-Face Education. Accounting Sciences.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.6.8
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)