Ensino Remoto e Presencial e Estilos de Aprendizagem de Estudantes de Ciências Contábeis / Distance and Face-to-Face Education and Accounting Students’ Learning Styles

Larissa Regina Rigon, Naura Rosa Variani, Ricardo Adriano Antonelli, Alison Martins Meurer, Felipe Stainsack do Rosário

Resumo


O objetivo deste estudo consiste em analisar a percepção dos acadêmicos de Ciências Contábeis de diferentes estilos de aprendizagem, frente ao contexto do ensino remoto e do ensino presencial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa survey junto a acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de três instituições de ensino superior. As 177 respostas válidas foram analisadas por meio de estatística descritiva e teste de diferenças de grupos. Os achados indicaram que os estudantes, em sua maioria, possuem estilo de aprendizagem convergente, seguido do estilo assimilador. Em relação às modalidades de ensino, o ensino presencial apresentou mais aderência que o ensino remoto. Por sua vez, foi identificada diferença significante no nível de motivação de estudantes do estilo de aprendizagem convergente com o divergente para o ensino presencial. Os achados fornecem evidências, principalmente, quanto ao planejamento de aulas na modalidade remota e indicam que, em sua maioria, não há diferenças significantes na percepção de estudantes com diferentes estilos de aprendizagem.

 

Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem. Ensino Remoto. Ensino Presencial. Ciências Contábeis.

 

ABSTRACT

 

The study’s aim consists in analysing the perception of accounting students with different learning styles in the context of distance learning and face-to-face learning. Therefore, a survey type research was performed with accounting graduating students from three different higher education institutions. The 177 valid answers were analysed using descriptive statistics and a group differences test. The findings indicate that the majority of students have a convergent learning style, followed by the assimilator learning style. In regards to the education types, face-to-face education was more adherent than distance education. In its turn, it was identified a significant difference in the motivational level between convergent learning style students and divergent learning style students in regards to face-to-face education. The findings provide evidence, mostly, for the planning of classes in distance education and indicate that in it’s majority, there are no significant differences in the perception of students with different learning styles.

 

Keywords: Learning Styles. Distance Education. Face-To-Face Education. Accounting Sciences.

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


APPENZELLER, S. et al. Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 01, 2020.

AZEVEDO, D.G.; ZAMPA, F.Z. A Teoria da Aprendizagem Experiencial de David Kolb na Educação Profissional e Tecnológica: Contemplando os Estilos de Aprendizagem em Uma Sequência Didática. Revista Educação Profissional e Tecnológica, 2021.

CERQUEIRA, T.C.S Estilos de aprendizagem em Universitários. 2000. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2000.

CUNHA, L.F.F.; SILVA, A.S.; SILVA, A.P. O Ensino Remoto do Brasil em Tempos de Pandemia: Diálogos Acerca da Qualidade e do Direito e Acesso à Educação. Revista Com Censo, v. 07, n. 03, p. 27-37, 2020.

DIAS, E.; PINTO, F. C. F. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, p. 545-554, 2020. Disponível em https://www.scielo.br/j/ensaio/a/mjDxhf8YGdk84VfPmRSxzcn/?format=pdf〈=pt. Acesso em 04 de junho de 2022.

GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, v. 41, 2020.

HARRIS, D.; LARSEN, M. The effects of the New Orleans post-Katrina marketbased school reforms on medium-term student outcomes. Education Research Alliance for New Orleans. Disponível em https://educationresearchalliancenola.org/files/publications/The-Effects-of-the-New-Orleans-Post-Katrina-School-Reforms-on-Student-Academic-Outcomes.pdf. Acesso em 03 de junho de 2020

HODGES, C. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn3. Acesso em: 16 maio 2020.

KOLB D. A.; FRY R. Toward an applied theory of experiential learning (Vol 31). Cambridge, MA:MIT Alfred P. Sloan School of Management, 1975.

KOLB, D. A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs/NJ: Prentice Hall, 1984.

LOPES, W. M. G. ILS – Inventário de estilos de aprendizagem de Felder- Soloman: investigação de sua validade em estudantes universitários de Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

MARIETTO, et al. Teoria da Aprendizagem Experiencial de Kolb e o Ciclo de Belhot Guiando o Uso de Simulações Computacionais no Processo Ensino Aprendizagem. 3° Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2014.

MARTINS, R. X. A Covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. Revista Em Rede, v. 7, n. 1, 2020.

MEURER, A. et al. Estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico na universidade. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 16, n. 4, p. 23-43, 2018.

REIS, L.C.; PATON, C.; NOGUEIRA, D.R. Estilos de Aprendizagem: Uma Análise dos Alunos do Curso de Ciências Contábeis pelo Método Kolb. Enfoque Reflexão Contábil, v. 31, n. 1, 2012.

RONDINI, C.A.; PEDRO, K.M.; DUARTE, C.S. Pandemia da Covid-19 e o Ensino Remoto Emergencial: Mudanças na Prática Pedagógica. Revista Interfaces Científicas, 2020.

SANTOS, S.A; BROGNOLI, M.O. Educação à distância: benefícios e desafios em tempos de pandemia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 2020.

SANTOS, E. A. dos; CAMPOS, G. H. F. de; SALLABERRY, J. D.; SANTOS, L. M. R. Experiências com o ensino remoto e os efeitos no interesse e na satisfação dos estudantes de ciências contábeis durante a pandemia da sars-cov-2. Revista Gestão Organizacional, v. 14, n. 1, p. 356-377, 2021.

SANTOS, Daniel Ferreira et al. Estilos de aprendizagem: estudo com estudantes de Ciências Contábeis em uma universidade pública. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 8, n. 1, p. 37-53, 2014.

SCHMITT, C; DOMINGUES, M.J.C.S. Estilos de aprendizagem: um estudo comparativo. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 21, n. 2, p. 361-386, 2016.

SILVA, R.L.F.; RIVERA, C. Desafios e Soluções Para Uma Instituição de Ensino na Crise da Covid-19, 2020. Disponível em https://abmes.org.br/arquivos/documentos/artigo-podcast-ep-4-v_resumo.pdf. Acesso em 04 de junho de 2022.

SOARES, C.S.; GUIMARÃES, D.E.L.; SOUZA, T.V. Ensino Remoto Emergencial na Percepção de Alunos Presenciais de Ciências Contábeis Durante a Pandemia de Covid-19. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 20, 1-19, 2021.

UNIVERSIDADE DE MONTREAL. Estilo Individual de Aprendizagem. Disponível em: . Acesso em: 29 de março de 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.6.8

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)