<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 9, art. 3, p. 48-64, set. *0*3
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.9.3
</line>
</par><par>
<line>
O Env*lhecimento na Abordagem Sobre D*v*rsidade n* Pr*dução **adêmica do Bra**l
</line>
<line>
Aging in th* Approach on *iver*i*y in the Ac*demic Produc**on of *razil
</line>
</par><par>
<line>
Car*a Ro*rigue* R*cha
</line>
<line>
Mes*rado em Administraç*o P*blica e Governo ***a Fundaçã* Getúlio Vargas (*BAPE-FGV)
</line>
<line>
c*56a@hotmail.*om
</line>
<line>
Rejane Prevot *as*imento
</line>
<line>
Doutora *m Engenha*ia *e Produç** pela Un*ve*sidade Fede*a* *o Rio de J*neiro
</line>
<line>
Professor* d* Universi*ade do Grand* Rio / coordenadora *o (PP*A/UNIGRANRIO)
</line>
<line>
*-mai*: re*anep*evot@uol.c*m.b*
</line>
<line>
R*nan Gomes *e Mo*ra
</line>
<line>
Doutora em A*ministração pela Universidad* do Grande Rio
</line>
<line>
Te*a* d* p*sq*isa o* ati**smo: diversidade *a* orga*izações, gê*ero e sex**l*dade, raça e etnia, afrorr*ligio*i*adde
</line>
<line>
E-mai*: *e*ang*oura@gma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
Ender**o: Carla R*drigue* Rocha
</line>
</par><par>
<line>
Cam*us-I,
</line>
<line>
D*que
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Cax*as.
</line>
<line>
Rua
</line>
<line>
Pr*fesso*
</line>
<line>
José
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
So**a
</line>
<line>
Herdy,
</line>
<line>
11*0,
</line>
<line>
bloco
</line>
<line>
C, 2
</line>
<line>
anda*
</line>
<line>-</line>
<line>
Bai*r* 25
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. *o*ny Kerl*y de Ale**ar
</line>
</par><par>
<line>
Ago*to,
</line>
<line>
Duque
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Caxias,
</line>
<line>
Rio
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
Jane**o,
</line>
<line>
CEP
</line>
<line>
25071-
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
202, *rasil.
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço:
</line>
<line>
Rejane Prevot Nasc*mento
</line>
<line>
*r*igo receb*do em 29/05/*023. *l*ima *ersão
</line>
</par><par>
<line>
R. Gener*l Goes Monteiro, 8, bloc* B/103, Bota*ogo, *J,
</line>
<line>
*ecebi*a em 04/06/2023. Aprova*o em 05/06/20*3.
</line>
</par><par>
<line>
2**90080, B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereç*:
</line>
<line>
R*nan G*mes de Moura
</line>
<line>
Avali*do p*lo sistema Trip*e Review: Desk Rev*e* *)
</line>
</par><par>
<line>
Ca*pus-I,
</line>
<line>
Duqu*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Caxias.
</line>
<line>
Ru*
</line>
<line>
Pro*essor
</line>
<line>
José
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
pelo Edito*-Chefe; e b) Double Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
*ou*a
</line>
<line>
H*rdy,
</line>
<line>
1160,
</line>
<line>
bloco
</line>
<line>
C, 2
</line>
<line>
andar
</line>
<line>-</line>
<line>
Bairr* 25
</line>
<line>
de
</line>
<line>
(a*ali*ção cega por dois avaliado*es da área).
</line>
</par><par>
<line>
A*ost*,
</line>
<line>
Duque
</line>
<line>
de
</line>
<line>
C*xias,
</line>
<line>
Rio
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Janeiro,
</line>
<line>
CEP
</line>
<line>
25071-
</line>
</par><par>
</page><line>
2*2, Brasil.
</line>
<line>
R**isão: Gramatical, Normativa e d* F**ma*ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O En**lhe*im*n** na Aborda*em Sob*e Divers*dade na Prod*ç*o Acadê*ica do Brasil
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Ao *o*g* das últimas *écadas, vem se co*s**i*a**o o aumento da *xpectativa de vid* em
</line>
</par><par>
<line>
*odo o *undo. Com* consequê*cia, sur*em diversas demandas de uma parcela
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
**pulação cada ve* mais velha, tais como: saúd*, i*fraestr*tura, laze*, e*u*ação e trabalho.
</line>
<line>
No que se refer* aos ambi*n*es de trabalho, cabe a *eflexã* s*bre o fato de se ter uma for*a
</line>
</par><par>
<line>
de *rabalho di*po*ível com id*de mais ele*ada. Por *u*ro **do, e*t*d** acerca
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
di*e**ida*e vê* g*nhan*o esp*ço em vário* c**pos, inc*usive *os
</line>
<line>
estu**s
</line>
</par><par>
<line>
*rganizaci*nais. Entretanto, a inclus*o do indivíduo envelhecente ainda *ão encontra tanto
</line>
</par><par>
<line>
espaço ne*sas discussões. Nesse sentido,
</line>
<line>
o ob*etivo *este trabalho
</line>
<line>
é abord*r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
envelh*cim*nto à l*z *a ges*ão da diversidade. Para **so, f*i realizad* uma pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
*ibliográfica, visando detectar se
</line>
<line>
nos **abalhos acadêmic*s há presença da temá*ica do
</line>
</par><par>
<line>
*nvelhecimento. E, a*nda, verificar se esta temátic*
</line>
<line>
aparec* qua*do se pretende tratar d*
</line>
</par><par>
<line>
divers*dade. Para t*l, foi
</line>
<line>
adota*a uma *etod*logia *e caráter exploratóri*-descritivo,
</line>
</par><par>
<line>
realiz*nd*-se uma revisã* integrativa da lite*atura. Foi fe*ta uma pesquis* de publicaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
na base de dados SPE**. Os resultado* reforçam a ne*essidade de se amplia* o*
</line>
<line>
estud*s
</line>
</par><par>
<line>
*obre o envelheciment* nos ambie*tes organizacion*is, t*n** em vista que o in*ivídu* que
</line>
<line>
envel*ece pre*isa ser integrado orga*ic*m*nte *os proces*os de trabalho.
</line>
<line>
Pa*av*as-ch*ve: Envelhec*me*to. Di*ersidad*. Ge*tão do Envelhec**ento. Ges**o da
</line>
<line>
Diversida*e. *rabalho.
</line>
<line>
AB*TRA*T
</line>
</par><par>
<line>
O**r the past few dec*d*s, the increase in
</line>
<line>
life exp*ctancy arou*d the world ha* been
</line>
</par><par>
<line>
con*olidated. A* a c*nse*uence, *here are seve*al dem*nds of a portion of t*e inc*ea*ing*y
</line>
<line>
old popula*ion, suc* as: he*l*h, infrastru*t*re, *e*sure, *ducation *nd work. Wi*h regar* to
</line>
</par><par>
<line>
work en*ironments it is necess*ry to think *bout the *act that we have a highe*
</line>
<line>
* ge
</line>
</par><par>
<line>
availabl* workfor*e. On the other hand, studies on divers*ty has been *ainin*
</line>
<line>
*ro*nd in
</line>
</par><par>
<line>
various f*elds, in***ding o*ganizat*onal studies. Howe*er, th* i*clusio* o* th* eld*rly s*i*l
</line>
<line>
does not find so much space in th*se discussion*. *n this sense, the o*jective of t*is s*udy
</line>
<line>
is ** a*dress agin* in the lig*t of diversity m*na*ement. For that, a bibliogra*hic *esearc*
</line>
<line>
was conduct*d to detect **ether i* academi* work t*ere is the presence of the aging
</line>
<line>
*heme. A**o, check if th*s them* a***a*s *hen i* i* inten*ed to deal wi*h di*er**ty. To this
</line>
<line>
e*d, an exploratory-descriptive m*th*do*ogy was adopted and the integ*ative revie* of the
</line>
</par><par>
<line>
literature was *d*pt*d as * methodolo*y. A *ubl*c**ions research *a* conducted in
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
Spe*l Database. The resul*s r*i*force t*e ne*d to expan* *tu*i*s on aging i* o*ganizational
</line>
</par><par>
<line>
env*ron*****, given t*at the aging individua* needs to be integrated organically in**
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
work pr**e*ses.
</line>
</par><par>
<line>
Key*ords: Agi*g. D*ver*i**. Aging *a*agemen*. *iversity M*nagement. Labor.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina P*, *. 20, *. 9, *rt. 3, *. 48-64, set. 2023
</line>
<line>
www4.*sanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. Rocha, *. *. Nasciemnto, *. G. Moura
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
E *u ti*ha *e*o d* envelhecer: não **r*ue meu rosto mu*a**a e minh*s
</line>
<line>
for*as d*minuir*am, ma* *o* causa dess* *osto q** iria fazer-se espess* e
</line>
<line>
que ap*dr*ceria cad* instante, mas po* causa dess* barra negra *u* se
</line>
<line>
*pro*imaria i*exor*velmente (BEA**O**, 2009, p.4*8).
</line>
</par><par>
<line>
É primordial a re*lexão *cer*a do envelh*cimen*o. * um **ande *
</line>
<line>
desafio para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Admini*tra*ão, tanto na ges*ã* púb*ica q**nto no seto* priva**, em âm**to mundi*l
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
na*i*nal. Quando se discut* a questão do enve**e*imen*o, s*o pr*oc*pações: a man*te*çã*
</line>
<line>
de uma *emu***ação e a a*osentador*a, as *uestões relacionadas à saúde física e à saúde
</line>
<line>
m*ntal.
</line>
<line>
* envelhecimento é condição n*tural de todo ser vivo *esde o nascimento. O
</line>
</par><par>
<line>
en*elhecer
</line>
<line>
*raz uma carga de
</line>
<line>
se*ti**ntos, em*ç*es, con*litos, d*vidas, re*ol*ç*e*,
</line>
</par><par>
<line>
inse*uranças, *ran*f*rmaç*es físicas, que vã* repercutir em *odas ** área* *a *ida. **ntudo,
</line>
<line>
e*v*lhecer *om qualidade de v*da, *om s*úd*, empr*go * renda, ainda é um privilégio. Ao
</line>
</par><par>
<line>
lo*go d** ú*timas décadas,
</line>
<line>
v*m *e consoli**ndo a tendência d* aumento da e*pectativa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vi** e, como c*ns*q*ênci*, o aumen*o d* p*oporçã* de idosos nas popu*ações d** países. **r
</line>
<line>
exe*plo, segund* a *rganiza*ão das Naçõ*s Unidas (O*U, 2*19), no rela*ório Wor*d
</line>
<line>
Pop*l*t*on Prosp*cts, estima-*e que *m 2050 para cada sujeito com id*de entre 0 e 4 *no*
</line>
</par><par>
<line>
hav*rá d*as pessoa*
</line>
<line>
com ma*s de 6* anos. Nesse contexto, tomando o Bras*l *omo pano de
</line>
</par><par>
<line>
fu*do, o Instituto de *esqui** Econ*mica Aplicada (I*EA, 2*21), em u* *studo realizado e*
</line>
<line>
202*, observ** que em 2010 a* pessoas id*sas no Brasil r*p*esentavam 7,*% de t*d*
</line>
</par><par>
<line>
*opulaçã*, contudo prospect*-se que até 2*00 es*es *uje*tos passem a r*pre**nta* 40,3%
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
populaçã* nacion*l.
</line>
</par><par>
<line>
Log*, com o a*m**to da expectativa de vida,
</line>
<line>
pensar o envelhec*mento é pe*sar em
</line>
</par><par>
<line>
um* forç* de trabal*o *isp*nível par* o merca*o c*m ida**s ma*s elevadas. A* pess*as **tão
</line>
<line>
vi*e*do mais e a*si* irão disponibilizar por mais tempo sua força ** t*abalho, im*e*idas *ela
</line>
<line>
legislação (alt*ração da legi*laçã* p*evi**n*iária) (COSTA et a*, *01*) por escol** p*óp*i*,
</line>
<line>
tendo co*o no*t* a id*ia de *entir-se *ivo (NA*CIMENTO et al, 2016) ou p*r sobrevivênc*a
</line>
<line>
(necess*dade finance*ra, psicol*gica, fís*ca ou em**ional) (COSTA et a*, 201*). É necessár*o
</line>
<line>
refletir sobre *omo absorve* essa f**ça de trabalho mais velha.
</line>
<line>
O envelhecer, para muitos, é dem**cado *ela *pos*ntadoria e o fim da vida labor*l,
</line>
</par><par>
</page><line>
que p*r vezes é encarada como fim da vida, in*til*da*e, pe*da d* produti*idade, como o
</line>
<line>
Rev. F**, Tere***a, v. 20, n. 9, *rt. 3, p. 48-64, set. **23 *ww4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Envelheciment* na Abordagem So*re Diversi*ade n* Produção Acad*mica do Br*sil
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
apontado
</line>
<line>
p*r Costa Nas*imento (2019). Tra*alhar é s*cia*izar. É independênci*, status, *
</line>
</par><par>
<line>
se**ra*ça e pod*r (C*STA; NASCIMEN*O,
</line>
<line>
20*9). Quanto mais
</line>
<line>
ativo * *rodutivo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
indivídu*, ma*s valorizado pelos outr*s e por *i mesmo. O *ue *, sob certo aspe*to, *eflexo de
</line>
</par><par>
<line>
uma visão capitalista *o indi*ídu*. O *raba**ador
</line>
<line>
v*i *er*endo seu val** a cada ano que
</line>
</par><par>
<line>
passa, co*o u*a máquina que sofre de*r*ciação. Observa-se que ** s*c*edade per**ia uma
</line>
</par><par>
<line>
*deia negativa *m r*lação ao *nvelhecim*nto s*a relação com o mercado de trabalho e e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aposentadoria, p*in*ipal*ente n*s *ociedad*s r*gidas pelo capita*ismo (CA**ALHO, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Corrob*r*ndo co*
</line>
<line>
essas questõ*s, existe ta*bém
</line>
<line>
um* forte in*luência
</line>
<line>
da m í di a q*e
</line>
</par><par>
<line>
re*r*se*ta o envelhe*i*ento com* algo ruim (CARVALHO, 20*9). Todas essas questões
</line>
<line>
a*ab*m tr*ta*do o envelh*cimento c*m pre*onceito e, em consequê*cia, *endem a excluir os
</line>
<line>
c*rp*s envelhe*id*s da sociedade e do trabalh* (CARVA*HO, 2009).
</line>
<line>
Sair do mercado de trabalho *ode represent*r *m i*pacto emocional *ar* o indivíd*o
</line>
</par><par>
<line>
e *fetar sua auto*stim*, *e* *osicionamento diante da
</line>
<line>
so*iedade (NASCIME*TO et al,
</line>
</par><par>
<line>
2016). Permanecer ativo, t*ab*lhando, a*asta
</line>
<line>
os sentimentos
</line>
<line>
negativos c*mo a rej*içã*
</line>
</par><par>
<line>
(COSTA; N**CIM*NTO, 2019). *s*o ocorr* po* con*a das dimen*ões int*n*ív*is q*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trabalho tem p*ra o idoso e que s* relacionam com as questõe* p*íqu*cas men*ais, *ue e
</line>
</par><par>
<line>
p*dem
</line>
<line>
advi*, por exem*l*, da oportunidade de atualizarem-*e
</line>
<line>
p*o*iss*onalmente, mant*ndo-
</line>
</par><par>
<line>
se sempre *ti*o* (CA*VAL*O, 20**; CO*TA; NASCIM*NTO, *019). Além disso,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tra*alho lhes atribui um rec**heciment* social, uma
</line>
<line>
vez *ue m***os indiv*du*s são
</line>
</par><par>
<line>
identificado* por sua*
</line>
<line>
profissõe* (CAR*ALH*, 20*9). Obser*a-se a*nda que o trabalho *az
</line>
</par><par>
<line>
com que idosos man*enham s*a soci*bilidade (COSTA; NASCI*ENTO, 2019)
</line>
<line>
além
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sentirem-se *articipa*tes da sociedade n* qual estão in*eri*os (C*rva*ho, 2009;
</line>
<line>
NAS**MENTO et al, 201*). Além do exposto, o sujeit* idoso que e**á in*erido no *ercado
</line>
<line>
de t*ab*lho dim*nui a su* rejeição social, que * construída soc*almen*e (**RV*LHO, *009).
</line>
<line>
É **lido considerar *s be**fícios e a necessidade de se manter at*vo com o avançar da
</line>
</par><par>
<line>
i*ade, como: man*tenção ou c*mplementaçã* d* renda, con*ívio **cial, s*n*iment*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
utilidade, saúde ment*l * f****a etc. (*OSTA et
</line>
<line>
al, 2016; NASC*MENTO
</line>
<line>
e* al, *016;
</line>
</par><par>
<line>
COSTA; NASCIEMN*O, 201*). M*s, ao tratar
</line>
<line>
da realidade b*as*leira, é p*ec**o co*siderar
</line>
</par><par>
<line>
que este trabal*ador *o*e envelhecer sem as co*diçõe* físi*as ou intele*t*ai* *ue o p*rmi*am
</line>
<line>
permanecer em sua atividade origin*l, ou a*ualizado e qu*lific*do para exerce* *ov*s
</line>
</par><par>
<line>
atividades d*sponíveis. Soma*o às demandas que
</line>
<line>
emergem da *uest** do envelhecimento
</line>
</par><par>
</page><line>
populaci*n*l, es*e trab*lho traz à baila a gestão *a diversi*ade. Cada vez mais te* *e tornado
</line>
<line>
r*levante pensar e implementar políti*as de gestão com uma aborda*em sensível às demandas
</line>
<line>
*os diversos grupos.
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*sina PI, v. 20, n. 9, *r*. 3, *. **-64, s*t. 20*3 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. Rocha, R. P. Nasciemnto, R. G. Moura
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
P*ra Freitas (2016), a diver*id*de é um aspecto inerente à
</line>
<line>
hum**idade e *** *e*do
</line>
</par><par>
<line>
alv* d*s ma*s variadas ár**s da ciênc*a como H*stória, *iê*cias Sociais e *olíticas,
</line>
<line>
Antropologia, *ntre o*tr*s. Nesse sentido, p*ra que os *r*balha*ores considera*os como
</line>
</par><par>
<line>
diversos
</line>
<line>
e/ou minorias tenham *eu po*enci*l apro*eit*do, é necessá*ia a exis*ên*ia
</line>
<line>
de um a
</line>
</par><par>
<line>
política de *estão da diversidade que *omp**enda as nece*sid*des p*rt*c*l*res *e *ada grupo
</line>
</par><par>
<line>
e a p*rtir disso de**nvolv*r,
</line>
<line>
el**orar e aplic*r ações e p*líticas
</line>
<line>
de dive*sidade *m funç*o
</line>
</par><par>
<line>
dessas necessidades iner*n**s a cada "mi*oria" (F*RREIRA, 2*21). Me*i*nte esse contexto,
</line>
</par><par>
<line>
questiona-*e: C*** os estudos sobre ges*ão da diversidade en*e*hecimen*o no tra*alho e
</line>
<line>
*b**da* essa tem*tica no *ampo da Admin*stra***?
</line>
<line>
Buscan*o responder à pergu*ta propo*ta, o presente ar*igo po*s** como objetivo fi*al
</line>
</par><par>
<line>
com*r*ender como os es*udos so*re gestão *a diversidade e
</line>
<line>
en*elhecimento no trabalho
</line>
</par><par>
<line>
ab*rdam
</line>
<line>
essa temática no campo *a Administraçã*. Já os ob*etivos *nte*mediários são: (*)
</line>
</par><par>
<line>
iden*i*icar esp*ço alcançado pela o
</line>
<line>
ab*r*agem da
</line>
<line>
*estã* da
</line>
<line>
*iversidade; (b)
</line>
<line>
ide*tificar se
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
envelh*cimen*o tem sid* co*siderado nessas abord*gens. Tal *esqu*s* torna-se *eleva*te
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*edida que estudos sobr* d*ve*sidade
</line>
<line>
tê* ganh*do esp*ço em vários campos, inclu*iv* nos
</line>
</par><par>
<line>
estudos *r*aniz*cionai*. Al*uma* temáticas se desta*am, como as questõe* de
</line>
<line>
gênero
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
espe*ialmente quando *ssociada à for*a *e trabalho da mu*her -, as quest*es d* raça e as
</line>
<line>
re*ativ** às pessoas com deficiênc*a (PCDs). Entr*tanto, * *nclu*ão do indivídu* envelhecente
</line>
<line>
*ão recebe tanta atenção. É importa*te salientar qu*, como afirma Tavares, as "desigualdades
</line>
</par><par>
<line>
econôm**as, e**cacionais e raciais de*er** ser c*mbatidas
</line>
<line>
para
</line>
<line>
que a longevidade não
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
restrinja aos privilegiados" (*AV*R*S, 20*0, p.15).
</line>
</par><par>
<line>
O envelhe*i*ento da fo*ça d* trabalho precisa estar na pauta d*s discussões sobre
</line>
</par><par>
<line>
gestão, esp*cialm*n*e *a gestão
</line>
<line>
da *iv*rsidade,
</line>
<line>
pois ele
</line>
<line>
at*avessa toda* *s demais
</line>
</par><par>
<line>
*i*ersidades. *este **tudo foi realizado u* l*vantamento na plataform* Sci*ntific Periodicals
</line>
<line>
Elect*onic *ibrary (*PELL) da* publicações que versam sobre envelhecimento e sobre
</line>
<line>
diversidade, no *eríodo de 2017 a 202*. O artig* es*á estr*t**ad* da s*guinte forma: a seguir,
</line>
<line>
na parte 2, pr*cura-*e trazer um *ano*am* d* envelhecimento, da gestão da *ive*s*da*e e da
</line>
<line>
**po*tância da ass*ciaç** entre a*bos. No mo*en*o 3 é ex*osto o percurso metodo*ó**co. Já
</line>
</par><par>
<line>
na seção 4 sã* apr*sentados o* resultados obtidos por m*io *o l*vantamento
</line>
<line>
bibliográ*ico.
</line>
</par><par>
<line>
Por fi*, e não menos *mportante, são apresentadas as *onsi*eraçõ*s fi*ais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina, v. 20, *. 9, ar*. 3, p. 48-64, set. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O En*elheci*ento na A**rdagem So*re Diversidade na Pr*duçã* Ac*d*mica *o B*asil
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENC*AL TEÓR**O
</line>
</par><par>
<line>
O pr*sente r**erencial teóri*o e*tá d*vi*ido e* trê* sub*eções. A
</line>
<line>
pr*mei*a busca
</line>
</par><par>
<line>
discut*r qu*stões relacio*ad*s ao envelhecim*nto da pop*lação brasil*i*a. Já a segunda t*ata
</line>
</par><par>
<line>
do conceito de g*stão d* diversidade e a *erceira abarca as qu**tões re*eren**s à gestão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
dive*sid*de com *oco no enve*hec*men*o.
</line>
</par><par>
<line>
2.1 O Envelheciment* p*pul*cio**l - per*il *a po*ulação bra*ile*ra
</line>
</par><par>
<line>
Pri**irame*te, é importa*te com*reen*e* *ue a noção de enve***cime*to é const**ída
</line>
</par><par>
<line>
social*ente,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
partir de ref*rênci*s h*s*óricas * s**iais. Em
</line>
<line>
te*mos gerai*, envelheci*ento
</line>
</par><par>
<line>
pode ser entendido como * ciclo
</line>
<line>
*iológico
</line>
<line>
**prese*ta*o pelo
</line>
<line>
nascimento, m*tura*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*cadência do o*ga*ismo, que pode ser m*dido em anos de aco**o com a tradição oci*ental,
</line>
</par><par>
<line>
ma* que
</line>
<line>
po*sui repre*entações difer*ntes de acordo c** cada cultura (a *dade
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
**vel*e*i**nto, * sig***icado do envelhe*imento, entre outras dif**enças). Tendo em v*sta
</line>
<line>
esta refl*xão, neste *rabalh*, considerar-*e-á como idosos os indivíd*os com 60 anos ** mais,
</line>
<line>
em acordo com a cla*sificação do Instituto B*asi**iro de G*ografia e Estatísti*a (IBGE).
</line>
<line>
Nas últimas décad*s, o perfil etári* da p*pulaçã* brasileira vem *e **dificando,
</line>
<line>
i*pulsionado pela dimi*uição da taxa de natalidade e pelo aumento da expe*t*tiva de vida da
</line>
<line>
p*pulação. Baix** t*xa* de na**lidade e aumento da es*er*nça de vida ao nascer têm le*ado à
</line>
<line>
*xpansão da p*oporçã* d* número de idosos no Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Em 2*10 *s idosos repr*se*t*vam
</line>
<line>
7 ,3 2 %
</line>
<line>
do* brasileiros,
</line>
<line>
**ssand* *a*a 9,83% em
</line>
</par><par>
<line>
2020. E*tima-se que em 2022 este nú*e*o al*ance 1*,*9% do total da população, e em 2060
</line>
</par><par>
<line>
*heg*e ao pa*amar *e 25,49%. (**G*, 2022). Há a expectativa
</line>
<line>
de que em
</line>
<line>
40 anos o
</line>
</par><par>
<line>
*u*ntitativ* da pop*l*ção idos* s*ja o tripl* em relação à *roporção *as demais *aixas da
</line>
<line>
população (CE*ELL** ** al., 2019).
</line>
<line>
O* dados brasil*iro* ac*mpanham uma tendênci* mundi**. Na comunidade europeia, o
</line>
</par><par>
<line>
env*lhecimento populaciona* *á é uma r*alidad*
</line>
<line>
*á *l*uns anos. Segu*do Euros*at, em o
</line>
</par><par>
<line>
*0*8, a *a*cela da p**ulação com 65 an*s o* mais já c*mpunha 19% do total. As projeçõ*s
</line>
<line>
in*icam q*e, *m 2*00, pessoas com ma*s *e 80 anos re*resentarão 1*,*% da popu*ação tot**.
</line>
<line>
* "envelhecer t*a**lha**o" no *rasil envolve vá*io* pontos de re*lexão a consid*rar,
</line>
<line>
como: a classe socioeco**mica e o *í*el d* in*trução - pessoas economicame*te favorecidas e
</line>
</par><par>
<line>
com formação ed*c*cional be* estrutura*a podem ter mai* chances de
</line>
<line>
p**manecerem
</line>
</par><par>
</page><line>
prod*tivas por mais te*po. *m con*rapartida, pessoas economica*e*te desfavorecidas, com
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 20, *. 9, art. 3, p. 48-64, se*. 2**3 www4.fsanet.c*m.b*/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. Rocha, R. P. N*sciemnt*, R. G. Moura
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
*ormaçã* *duc*c*onal incipie*te, q*e e*ercem atividades q** demandam força fí*ica, ou
</line>
<line>
pouca qual*ficação, poss*velmen*e, e*tarão despr*tegi*as no mercado de t*ab*lho ao
</line>
<line>
envelhecer.
</line>
<line>
Tal fato ge*a neces*idades e desafios para a gestão , como: (i) gerenci*r e *es*nvolver
</line>
<line>
pessoas com mais idade; (ii) identifi*ar em que oc*pações **sas pessoas poderão ser in*er*das
</line>
<line>
de forma pr*d*tiva; (*ii) *valiar qu*is as pe*spectivas de *a*hos e perd** para *s organiza*ões
</line>
<line>
com o en*e*hecim*nto *e seus funcionár*os; (iv) desen*olver meios *e in*entivar a força de
</line>
<line>
trabalho a dedicar mai* ano* de suas vidas ao exercício de uma atividade l*boral; (v)
</line>
</par><par>
<line>
pr*m*ver a ada*t*ção físi*a e psicológi*a do ambien** de traba*h* para
</line>
<line>
*m acolhiment*
</line>
</par><par>
<line>
sadio; (vi) gere*ciar os g*stos públicos para manuten*ão de qualidade de *ida *e u*a
</line>
<line>
sociedade mais vel*a; (vii) pr*mo*er *ol*ticas educacionais etc.
</line>
<line>
Apes*r *a e*evação d* expectativa de vida ao *asc*r re*l*tir uma melho*ia *a
</line>
<line>
qualid*de de vi** da popul*ç*o como um tod*, no que tange ao aument* *a permanênc*a no
</line>
<line>
mercado de *rabal*o nã* se pode fazer generalizaç*e*.
</line>
<line>
Pensa* o tr*balhador com m*is i*ade é pensar e* sua in**rçã* o***nica *ent*o *o
</line>
</par><par>
<line>
pro*esso de
</line>
<line>
trabalho d*s orga*izações. Pois, para além de ser um meio de mante* sua a
</line>
</par><par>
<line>
*ub*istência, o trab*lho tem *m papel *oci*l e *ontém aspectos subj*tivos. * trabalho tem um
</line>
<line>
sentido próprio para o i*oso. Conforme afirmam Nascimen*o et. a*. (*016):
</line>
<line>
E o que dizer sobre o sentido *o trabalho para o Idoso? Apesar de o envelhecimento
</line>
<line>
b*ológico ter li*ação c*m id*de do* *nd*víd**s, devem-s* consider*r todas as
</line>
<line>
variáveis relacionadas ao envelhecer, não nos r*stringindo a**nas à *dade. As
</line>
<line>
implic*ções da velhice podem estar atrel*das ao **ntexto, à cu*tura, * época **vida
</line>
<line>
*, também, às história* de vida que va*iam de indivíduo para indivíd**, *ão podendo
</line>
<line>
a**im traçar um determinante *r*ciso s*bre este *on*eito. Logo, não se deve pen*ar
</line>
<line>
no envelhecimento com uma expe*iência ho*ogên** (DEBERT, 1997)."
</line>
<line>
(NAS*IMENTO et al, 2016, p.122).
</line>
<line>
Não havend* uma homoge*eidade no envelhec*mento, não há um ú*ic* *odelo de
</line>
</par><par>
<line>
gestã* do envelhecimento, há *ma div*rsid*de. No B*asil, país que
</line>
<line>
por s i s ó j á
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
m*ltifacetado, envelhe*imento pode ser traduzido por *iv*rsidade.
</line>
</par><par>
<line>
2.2. G*stão da *iversidade - Aspecto* Or**nizacion*is
</line>
</par><par>
<line>
*s transfor*ações *a sociedade, especialment*
</line>
<line>
c*m a *mplia*ão *a ocupação
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
</page><line>
espaços por grup** sub*l*ernizados, *efl*tem também n*s organizações, empur*and*-as para
</line>
<line>
mudan*a.
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresina, v. 20, n. 9, art. 3, p. 4*-64, s*t. 2023 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O En*el*eciment* na Abordage* Sobre Diversi*ad* na P*odução Aca*êm*c* do Br*sil
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
A diversidade é uma tem*ti*a qu* vai a*é* do
</line>
<line>
form*to estabele*ido e cons*nsual,
</line>
</par><par>
<line>
po*s *esafia os p**âmetros valid*dos, cria inseguran*a em grupos *omo**neos e
</line>
</par><par>
<line>
causa transtornos *os model** de gestão *e*tr*lizado*e*, hie*arquizados e
</line>
<line>
co *
</line>
</par><par>
<line>
planejamento estruturado. Desafia ta*bém *olíticas uniformes de ***açã* e ret*nção
</line>
<line>
de pessoal, *u* pr*cisam inovar e se adaptar para cativar variad*s *úblicos.
</line>
<line>
(FREITAS, 2016, p.14) .
</line>
</par><par>
<line>
A p*essão da soc*edad*, a am*liação dos direitos civi*, a busc* pela
</line>
<line>
*utonomi*,
</line>
</par><par>
<line>
ident*dade, liber*ade, **gura*ça, e a gl*b*li*a*ão dos *erca*os tê* proporcionado
</line>
<line>
movime**ação n*s *elações soci*is. No mun*o do trabalh* não seria d*ferente. As
</line>
</par><par>
<line>
organizações t*m sido i*pel*das a se d*parar*m c*m as neces*idades de seu te*po.
</line>
<line>
Freitas
</line>
</par><par>
<line>
(2016, p.13) de*taca *ue "o int*resse da Admini*tração pela diversidade * recent* * tem
</line>
</par><par>
<line>
g*nha*o grande visibil**ade em virtude dos avanços no pr*cesso *e *lobalização suas e
</line>
<line>
cons**uências econ*micas, sociais, culturais e políticas"
</line>
<line>
No Bra*il isto é ai**a mais relevan*e, c**siderando que es*e país contine*t*l é, *or **
</line>
</par><par>
<line>
só, *m cal*eir*o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*últipl*s div**sidades. A *e*tã*
</line>
<line>
de Diversidad* to*na-s*, nesse
</line>
</par><par>
<line>
contex*o,
</line>
<line>
uma ferramenta para red*zir as assim*trias *o mundo do tr*b*lho e da*
</line>
</par><par>
<line>
organizações
</line>
<line>
(MOU*A; *ASCIMENTO, 2020) e nes*e *entido * inserção *ositiva d*
</line>
</par><par>
<line>
dive**ida*es *a fo*ç* *e trabalho nas org*nizações é fundam*ntal, tanto do *onto de *ista
</line>
<line>
geren**al (pois agrega valor, traz i*ovaç*o e am*lia os *oriz*ntes do meio produt*v*), quanto
</line>
</par><par>
<line>
do pon** de vista so*ia* (atua na
</line>
<line>
trans*orm*ç*o da **cieda*e e na consolidação de valores
</line>
</par><par>
<line>
so*iais humanit*rios e *e*o*ráticos). As orga*iza**es *êm responsabilidade social.
</line>
<line>
Ent*e nós, brasileiro*, diferenças tra**forma*am-se em sinô*im* de desigualda*e.
</line>
<line>
As p*imeira* referem-se às con*iç*es irreversív*is do **r hu*ano (cor d* pele, sexo,
</line>
<line>
*rien**ção *exual, altura, or*gem étnica), já a **sigualdad* resulta do tratamento
</line>
</par><par>
<line>
dado às *ifere*ça*, é fru*o de escolh*s hi*tóricas de u*a sociedade *ue
</line>
<line>
não se
</line>
</par><par>
<line>
enxerga c*mo resul*ado de *ár**s cores e presenç*s. (F**ITAS, *016, p.15).
</line>
</par><par>
<line>
A gestã* *a diversidad* nas organizações tem *m cará*er multi*acetado. Mas
</line>
<line>
*odemos ob*ervar o en*oque em algu*as te*át*cas, t*is como: * eco**mic*, a *e g*nero, a
</line>
<line>
de c*r e r*ça, a cultural * a que tem por base a condição física (PCDs).
</line>
<line>
2.* Fala* de diversidade é falar de enve*hec***nto(s)
</line>
</par><par>
<line>
Uma das c*nsequências do envelhecimento populacional
</line>
<line>
e que está dir*tamente
</line>
</par><par>
<line>
lig*da à A*mini*t*aç*o em geral e aos *studos Org*nizac**nais e* parti*ular *iz respeito às
</line>
<line>
mudanças no *erfi* da força ** trabalho (PHILLIPS; SI*, 2012 *pud CEPELL*S e* al.,
</line>
</par><par>
<line>
2019). A mudança
</line>
<line>
na co*posição etár*a da *opul*ção brasileira af*t* diretamente
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*na PI, v. 20, n. 9, a*t. 3, p. 48-64, set. 2**3
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. Ro*ha, R. P. Nasci*mnt*, R. G. Moura
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
composiç*o da População
</line>
<line>
*m *dade At*va (*IA), impactando *a di*po*i*il*dade de mão *e
</line>
</par><par>
<line>
obra, "poi* a r*duç*o, no cu*to *r*zo, da proporção da população jovem ac*rr**ará, *o *édio
</line>
<line>
e nos longos *razos, em r*dução d* PIA e no aumento da proporção dos idosos no am*iente
</line>
</par><par>
<line>
de trabalho" (C*PELLOS et
</line>
<line>
a l ., 2 0 1 9 , p .
</line>
<line>
*). Contudo,
</line>
<line>
ap*s*r da
</line>
<line>
*e*spectiva
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
env**hec*me*to p*pulacional e, *or c*nsegui**e, do env**h*cimento
</line>
<line>
da força
</line>
<line>
de trabalho,
</line>
</par><par>
<line>
ainda são escassos os tr**alhos em es*udos *rganiz*cionais e gest*o de pesso*s q*e te**am
</line>
</par><par>
<line>
como
</line>
<line>
o*jeto
</line>
<line>
a ge**ão do envelhecimento no ambi*nte de trabalho (LO*ATELLI;
</line>
</par><par>
<line>
FONTOURA, 201*, NAS*I*ENTO et a*., 2016; CEPELLOS et al., 2019).
</line>
<line>
Todos ** a*pecto* que p**meiam as d*mand*s dos diversos g***os *a socie*ad* são
</line>
<line>
po*encializados *uand* *diciona*os o fator enve*hec**ent*. T*l af*rmação não pretende
</line>
</par><par>
<line>
minimizar a e*clu*ão *of*ida por **u**e* sujeitos que est*o mais expostos à* m***e*s
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
orga*izaçõe*: mulheres, negros, ga*s e lésbicas, p*ss*as trans e portadores de deficiê*cia,
</line>
<line>
mas sim ressalta* a ideia de que es*e* su*eitos, quando *nvelhecem, vivenc*am também um*
</line>
<line>
poten*ializaçã* *esta exclusão. *m *utra* pal*vras, se a di**r*idade incom*da (FREITAS,
</line>
<line>
*016), * d*ve*sidade no **velhec*nte inco*od* ainda mais.
</line>
<line>
Em *ma refle*ão s*bre *estão do *nvelhecimento é impresc*ndível con*iderar
</line>
</par><par>
<line>
diver*id*des e de*igualdades. Co*o
</line>
<line>
afir*a Nasc*me*to *t al (20*6), o envel**cimento *ão
</line>
</par><par>
<line>
deve ser e*carado como uma experiê*ci* homogên*a. O env*lheci*ent* se aprese*ta c*m
</line>
<line>
caracter*sti*as es*e*ífi*a* *ar* home*s **anc*s, homens n**ro*, mulheres brancas e n*g*as,
</line>
</par><par>
<line>
gays e **sim
</line>
<line>
po* diant*. *ão se pode falar em en*elhecimen*o apenas, ma* em múltiplos
</line>
</par><par>
<line>
en*elh**imentos. Assim como também não são ho*og**eas as possibil*dades
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
perman*ncia de cada *ndivíduo que envelhece n*
</line>
<line>
*u*do do trab*lho. A diversi*ade e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
desigua*dade d* envelhecimento bra*ileiro *e*em s*r consideradas sob as vá*ias *ersp*ctivas
</line>
<line>
q*e se a*res*ntam (*AVARES,2020).
</line>
<line>
As di*ergências eco*ômic*s, que determi*a* a di*tância entre *la*ses sociais,
</line>
<line>
ati*gem so**e**neira o trabalhado* em envelheciment*. A cla*se so*ioeconômica à qual ele
</line>
</par><par>
<line>
*erte*ce poderá determinar
</line>
<line>
a* condições de vid* q*e terá ao en*elh*cer, in*lue*ciando n*s
</line>
</par><par>
<line>
suas opo*tunidades de trab*lho e renda e, principalm*nte, n* sua qualidade de *ida.
</line>
<line>
Sob a perspectiv* de gênero, as *i*crepân*ias e*onômico-*ociai* identificad*s podem
</line>
<line>
*e tornar *inda mais fortes c*m o en*elhec*mento. Mulheres g*nham menos, têm **nos
</line>
</par><par>
<line>
oportunidade* de
</line>
<line>
emprego vivem mais. Q*ando * tem* envolve gays transexuais, por
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
exemplo, o preconceito marginali*a e fech* as porta* p*ra as oportunidades de t*ab*lho.
</line>
<line>
Pre*os, pard*s e ind*g*nas tam**m podem ficar * margem do *r*cesso de
</line>
<line>
*nvelheciment* produtivo sustentáve*. *ma *ar*ela expressiv* *este grupo pop*lacion*l
</line>
<line>
Re*. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 9, art. 3, p. 48-64, set. *023 *ww4.f*a*et.co*.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Envelhec*mento na Abordagem Sobre **ve*sidade na *roduç*o Ac*dêmica do Bras*l
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
oc*pa ativ*dad*s men*s remunerad*s e *e baixa qu*li*icação. C*m oportu*idade* res*ritas na
</line>
<line>
juv*ntu*e e ma*u*idade, ao envelhecer a situação *e fragilidade recrud*sce.
</line>
<line>
*té mesmo carac*erísticas culturais e ter*it*riais, num país de gran*e extensão como o
</line>
<line>
Br*sil, com vários nív*i* de desenvolv*me*to em cada reg*ão, *ferece disti*t*s o*ort*n**ad*s
</line>
<line>
de ocu*ação. * envelhecer em cada região do p*ís *roduz exp*ri*ncias bem distinta*. **t**ar
</line>
</par><par>
<line>
di*e*gência* e i*corpo*ar
</line>
<line>
di*ersidades pa** tr*ze* *od* o país ao mesm* pata*ar
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
opor*unidades é um grande *esafio.
</line>
</par><par>
<line>
Eq*acionar as
</line>
<line>
dif*renças, ampliar op*rtunida*es e *ons*ruir um projeto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento qu* considere o envelhecimento pop*laci*n*l é fundamen*al. É
</line>
<line>
pre*iso
</line>
</par><par>
<line>
pr*para* o indivídu* *ara
</line>
<line>
acompanhar as rev*luções do mund*
</line>
<line>
do traba*ho, para
</line>
<line>
que s e
</line>
</par><par>
<line>
mante*ha apto a permanecer ocupado, *mpregad*, p*r *ais tempo p*ssí*el.
</line>
<line>
3 P*RCURSO METO*OLÓGICO
</line>
<line>
N* p*esente artigo ado*ou-se uma meto*ologi* de caráter expl*ratór*o-d*s*ri*ivo, **a
</line>
</par><par>
<line>
**álise bibliomé*rica,
</line>
<line>
por meio de
</line>
<line>
*esquis* em publi*a**es na base de dados SPELL. O
</line>
</par><par>
<line>
*étodo escolhido para op*racio*al*zar a pesquisa consistiu no método de revisão integrativ*
</line>
<line>
d* literatu*a. Es*a bu*ca det*r*in*r o conh*cimento atual sobre um t*ma e*pecí**co, visando
</line>
</par><par>
<line>
*dent*fic*r, an*lisar e sintet*zar resultados de
</line>
<line>
p*s*uisas realizadas sobre o me*mo tema
</line>
</par><par>
<line>
(SOUZ*; SILVA; CA*V**HO, 201*). A rev*são integrativa da *iter**ura poss** * fases,
</line>
</par><par>
<line>
sendo *las: *- elaboração *a pergunta nortead*ra; 2- busca da literatura a *er analisada; 3-
</line>
</par><par>
<line>
cole*a *os dados; 4-análise
</line>
<line>
crític*
</line>
<line>
dos estudos inc*uído*; 5- di*cussão *os resultados;
</line>
<line>
6-
</line>
</par><par>
<line>
*presentação da revisão in**g*a*i*a (SOUZA; SILV*; CARV***O, 201*).
</line>
<line>
Na fase 1 *usca-se *efini* uma p*rgun*a *ue i*á no*tear toda a pesquisa, devendo ser
</line>
</par><par>
<line>
cl**a, específica e relaciona** a um raciocínio
</line>
<line>
teórico, isso inclui as teorias já aprendid*s
</line>
</par><par>
<line>
*elo *esquisador (SOUZA; SILVA; CARVA*HO, 2010). Na se*unda *ase oc*rr* * escolh*
</line>
<line>
da base d* dad*s e b*scas manua*s e* periódicos, en**anto na terceir* ocorre a escolha dos
</line>
</par><par>
<line>
artigos sel*cionados *ara serem analisados (S*UZA; S*L**; *ARVALHO, 2010). Já
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
q*arta eta*a faz-se a *nálise do* ar*igos sel*cion*dos na etapa ant*rior e na quinta fase, apó*
</line>
</par><par>
<line>
a inte*pretaç*o d*s d*dos an*lisa*os, faz-*e
</line>
<line>
uma comparação *om os autor*s *resentes
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
</page><line>
refere**ial teórico (SOUZA; SILVA; CARVALHO, 201*). *or f*m, a sexta et*pa **resenta
</line>
<line>
uma r*visão c**ra e completa, permitindo a* l**tor avali*r de forma *rítica os r*s*ltados
</line>
<line>
(SOUZA; SILVA; CARVALHO, 2010). Para *ealizar a busca, foram uti*izad*s as segu***es
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 9, art. 3, p. 4*-64, set. *023 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. Roc*a, R. P. Nasciemnto, R. G. Mou*a
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Os temas pr*ncipais *denti*icados foram cate*orizados par* análi*e
</line>
<line>
*m duas
</line>
</par><par>
<line>
*tap**. *rimeiro foram *riadas cate*orias para *efletir os temas enc*ntrados *a busca
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 20, *. 9, art. 3, p. 48-64, set. 2023
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O E*velhecim*nt* na *bo*dagem Sobre Diversidade na *roduçã* Acadêmica *o Brasil
</line>
<line>
*9
</line>
</par><par>
<line>
"envelheci*ento". Estas c*tegorias representam *uais os aspecto* rela*ionados ao
</line>
<line>
*nvelhecimen*o que t*vera* destaque.
</line>
<line>
E* *eguid*, para a busc* "diversi*ad*", *s categ*rias vis*m represe*tar os
</line>
</par><par>
<line>
tipos de d**ersidades abordada* *os textos e
</line>
<line>
como o envelheciment* está *ncorpo*ado em
</line>
</par><par>
<line>
al*uns des*es **abalh*s.
</line>
</par><par>
<line>
Na primeira *o*ad* do **vantamento, utilizan*o "e*velheci*ento" com*
</line>
<line>
palavra-c*ave, foram *ncontradas 10 ocorrências, e identificad*s cinco t**áticas principai*
</line>
<line>
no* textos pub*icados, d*stacan*o-se a* seguintes cate*ori**:
</line>
</par><par>
<line>
- Trab*lho - *m q*e se d**cute as relações da pe**oa em processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
envel*ecimento * o tra**lho. T*ataram **bre * mudança que ocorre no
</line>
<line>
perf**
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
força de traba*ho d*spo*íve* e a necessidade de as organizações p*nsarem em
</line>
<line>
m**elos de gest*o que i**or*or* **ta mudança; *geí*mo etc.
</line>
<line>
- Mercado cons*m*dor - diz respeito à ob**rva*ão de ** públi*o mais v*l*o com
</line>
<line>
demandas específicas * * nec*ssidade de a oferta ser direcionad* *ar* at*ngir e*te
</line>
<line>
me*c*do **escente.
</line>
<line>
- A*os*nta*oria - t*at* das quest*e* de est*utur* oferecida par* * vida do in*ivíduo
</line>
<line>
apó* a aposenta*oria e, também, *evanta* pontos sobre i*se*ura*ças, sentimentos,
</line>
<line>
legis*ação etc.
</line>
</par><par>
<line>
- Vul**rabilidade - fo* **ma em um único artig* e trouxe * discussão sob**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
condiçã* d* v*d* de um de*e*minado *r*po de i*osos *studado. Aspectos *omo
</line>
</par><par>
<line>
**alida*e de vida e ser*iços públicos
</line>
<line>
disponíveis (re*da, saúde, educação, lazer,
</line>
</par><par>
<line>
*nt*gração social).
</line>
</par><par>
</par>
<column>
<row>
F*nte: E*aborad* pelas autoras e *elo autor.
</row>
</column><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eresina PI, *. 20, n. 9, art. 3, p. **-64, *e*. 2023
</line>
<line>
*ww4.fsane*.c*m.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. R. Roch*, R. *. Nasci*mnt*, R. G. Moura
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
As rodadas d* levanta*ento que utilizara* os termos "*e*tão do
</line>
</par><par>
<line>
envelheci**nto" * "div*rsidade en*elh*cimen*o" e
</line>
<line>
como palavras-*have apresentaram zero
</line>
</par><par>
<line>
retorn*. Para o termo "diver*idade", foram encontradas 48 ocorrências, que abor*aram *ma
</line>
<line>
gama *uito vária de *em*s com esse termo em d*staqu*. Os temas foram categor**ados *omo
</line>
<line>
a seguir:
</line>
<line>
- GEN*RICO - sentido a*p*o: neste *tem foram agrupad*s os *rabalhos que trat*m
</line>
</par><par>
<line>
de ass*ntos diversos. A
</line>
<line>
palavra diversida*e aqui não nec***ariament*
</line>
<line>
est*
</line>
</par><par>
<line>
associada à* questões de
</line>
<line>
diversi*a** dos
</line>
<line>
gru*os
</line>
<line>
soc**is. Aqui s* encontra*
</line>
</par><par>
<line>
trab**hos *obre perf*s d* *estores, modelos de pr*cess*s de trabalho etc.
</line>
<line>
- GÊNE*O, RAÇA ED*CAÇÃO, C*LTU*A etc. - estes trabalho* *êm *razendo a
</line>
</par><par>
<line>
temática da inclusão de diversidades como um todo, não
</line>
<line>
d*stacando um gr*po
</line>
</par><par>
<line>
específico.
</line>
</par><par>
<line>
- OUTROS - t*mas variad*s
</line>
<line>
como lideranç*,
</line>
<line>
ino*aç*o, contabili*ade, turismo,
</line>
</par><par>
<line>
investimento de capital, política.
</line>
</par><par>
<line>
- *ULTURAL - trazem
</line>
<line>
abordagem sobre a c**tribuição
</line>
<line>
das **fer**ça* cultur*is.
</line>
</par><par>
<line>
Povos, grupos s*ci*is, pa**es.
</line>
</par><par>
<line>
- *ÊNERO - Mulh*r - aborda* *s que*tõe* d* g*ner*, es*ecifi*am*n*e
</line>
<line>
aque*as
</line>
</par><par>
<line>
relacionadas às mulheres.
</line>
</par><par>
<line>
- BIOD*VERSIDADE - m*io ambi*nte
</line>
</par><par>
<line>
- GÊNERO - L*BTQIA+ - abo*dam as questões
</line>
<line>
de gênero rel*ti*as às
</line>
<line>
pessoas
</line>
</par><par>
<line>
L*sbi*as, G*y*, Bi**exuais, T*an*gêneros, Q*eer, Int*rsexo, As*exual, +
</line>
<line>
- GERACI*NAL (mas n*o com foc* e* envelhecime*to) - abordam conf*itos
</line>
</par><par>
<line>
e**re geraçõe* nas
</line>
<line>
org*nizações, mas sem o enfoque *o *n*elheci*ento. Gera*ão
</line>
</par><par>
<line>
X, Y etc.
</line>
</par><par>
<line>
- COMPETÊNC**S - s*bre as *ár*a* possibilidades *e h*bilid**es do* in*ivíduo*.
</line>
<line>
- RAÇA - aborda*ens **lativas à cor e raç*, sob a perspec*iva d* inc**são.
</line>
<line>
- PCDs - abo*dagens r*l*ti*as às pes*oa* c*m defic*ência, so* a persp*cti*a da
</line>
<line>
inc*usão.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, art. 3, p. *8-64, *et. 2023
</line>
<line>
www*.fsan*t.c*m.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
O nú*ero *e trabalhos id**tif*ca*os c*m a tem*tica *o e*vel*ecim*nto demonstra
</line>
<line>
que ain** há um longo caminho a s*r perc*rrid*. A primeira **dada do l*van*a**nto, c*ja
</line>
<line>
palavr*-c*a** foi "en*elhe**men*o" tr*uxe apenas 5 resu*tados ass*ciados * v*da labo*al.
</line>
<line>
N* segunda *o*ada, quando s* *usca veri*i*ar *e o e*velhecimento aparece como
</line>
<line>
t*m* de *ef*exão d*ntro de u*a pe*spectiva de gest*o de dive*sidade, s* confirma o fa*o de
</line>
<line>
q*e a*nda é pouco explo*ado. A preocupação **m o e*velhecimento aparece apen*s n*
</line>
</par><par>
<line>
*ateg*ria "gênero, raça, educação, *ult**a, idade, etc." As abor*agens apenas tan*enciam
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
envel*ecimento. E*e está *itado,
</line>
<line>
**mo um assu*to que precisa s*r tr*tado, mas n*o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
a**ofu**ado em nenhum dos t*xtos.
</line>
<line>
4 C*NSI*ERAÇÕES *INAIS
</line>
<line>
* a*mento d* ***ectativa de vi*a do bras*leir* e * prolon**mento *a vida la*oral são
</line>
<line>
uma realidade. A cada ano haverá um* parcel* de p*ss**s *ais velhas ainda ma*o* disponível
</line>
<line>
para o mercado de trabalho. As organizações precisam se aju*tar a *s*e *ato. No c**t*xto em
</line>
<line>
qu* se *is*u*e * importânc*a gerencial e social de se ampliar o escopo de dive*sidade *e
</line>
<line>
*essoas dentro dos ambie*tes organiza*ion**s, *ensar o env*lhe*imento da for** de tr*b*lho
</line>
</par><par>
<line>
é fundamenta*. *e*t*o do e*velhecimento e da *ivers*dade devem an*ar j*ntas. Afi*al,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin* PI, v. 20, n. *, art. 3, p. 48-*4, set. 2023 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. Rocha, R. P. Nas*i**nto, R. G. *oura
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
envelhec*mento atrave*sa todas as diversidades *oci*is e acirra as nec*ssi*ad*s e dific*ldades
</line>
<line>
do i ndi v* duo.
</line>
</par><par>
<line>
Pode-s* in*eri*, a partir d* an*li*e realizada, que assim c*mo o *doso *ive
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
p*o*esso de marginalização na *ociedad* a p*rtir *o *nvelhecimento * de toda a c*rga
</line>
<line>
depreciat*va qu* este carrega para o i*divíduo, nas or*anizações e*se proc*sso se traduz por
</line>
<line>
*ma invi*ibil*zação da *el*ice e *as questões a *** associadas, *eflet*das em u*a ausência *e
</line>
</par><par>
<line>
preocupações da
</line>
<line>
ac*demi* e das **presas co* a ges*ão do envelhecimento e c*m
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*velhecim*n*o da fo*ça
</line>
<line>
d* t*ab*lho. Nã* obstante, assist*m*s na mídia, nas revi*tas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*egócios e mesmo na acade*ia a *ultiplic*dade d* artigo* acadêmico* ou não que *ratam das
</line>
</par><par>
<line>
*ovas geraçõe* e de como geri-las (Millenial*,
</line>
<line>
geração *, ge*ação Y, etc.). Tal *enômeno
</line>
</par><par>
<line>
basei*-se em uma contradição entre a força de trabalho q*e as empresas querem ter no *uturo
</line>
<line>
(os jovens) e aquela q*e efetivamente estará di*ponível para o *r*balho.
</line>
</par><par>
<line>
Infer*-s* *ue as organizações de*em traba*har, também, com um*
</line>
<line>
g*stã* *a
</line>
</par><par>
<line>
divers*dad* etária, u*a vez que a diferenc*ação etária c*lm*na n* *cei*a*ã* d* **rias pessoas
</line>
</par><par>
<line>
** difer*n*es idades no me*mo ambi*nte d*
</line>
<line>
trabalho, p*i*ci**l*ente as id*sas. Logo, é
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*u*a imp*rtân*ia *ue as o*ganiza*ões c**em m*didas para promov** o *nv**hecimento
</line>
<line>
g*ad*tiv* *a p**ulação, de modo a *vitar o viés d* i*ad* no me*ca*o de *rabalho.
</line>
<line>
O resul*ado d* levan*a*e*to *ponta para o *ato de que há poucas publicaç*es q*e
</line>
</par><par>
<line>
tratam da ges*ão do *nvelhecimento. E, em nenhuma
</line>
<line>
dela*, foi id*ntifica*a a
</line>
<line>
*ercepção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
que a gestã* do *nvelhecimento do tr*balhador tam*ém está relacionada à g*stão
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*i*ersidade. Para estud*s futuros, rec*m*ndam-*e trabalhos qu* busque* *lhar * Ge*tão do
</line>
</par><par>
<line>
env*lh*cime*t* e da *or*a de trabalho id*s* a
</line>
<line>
p**tir de um* *ent* *ntersecciona*,
</line>
</par><par>
<line>
conside*an** outros *trave*samen*os tais como: classe social, raça, gênero, corpo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sexualidade. S*ge*e-se,
</line>
<line>
***bém,
</line>
<line>
es*udos que
</line>
<line>
busquem co*p**ende* c*m* a gestã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
R*cursos H*manos lida com trabalhad*r*s *do*os,
</line>
<line>
bem
</line>
<line>
como *erificar a existênci*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
po*í*icas *e ges*ão da di*ersid*de para pessoas idosas.
</line>
</par><par>
<line>
REF*R*NCIAS
</line>
</par><par>
<line>
B*AUVO*R, S. A força d* ida*e. Ri* de J*neiro: Nova Fr*nt*ira, *009.
</line>
<line>
CARVA*HO, M. P. En*el*ecimento na Eu*opa causa impac*o e exige refo**as de
</line>
</par><par>
<line>
aposent*dorias.
</line>
<line>
RIF.
</line>
<line>
18
</line>
<line>
de
</line>
<line>
setembro
</line>
<line>
de
</line>
<line>
2019.
</line>
<line>
Disponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
http://**w.rfi.fr/br/economia/2019091*-econ*mi* . Acesso em *8 de jan. de 2022.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 20, n. 9, art. 3, p. *8-64, set. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Enve*hecimento na Abordage* Sobre Diversi**de na Prod*ção **adêmica do **asil
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
CARVALHO, A. S. *estão de Pes*oas e *nvel*ecim*nto: Sentido d* T*a*alh* par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Idoso. In: XXXI*I EnAN*AD 2009. Ana*s, 20009.
</line>
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2*2*.
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Contr*buição dos Autores
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<line>
C. R. Ro*ha
</line>
<line>
R. P. Nascie*nto
</line>
<line>
R. G. Moura
</line>
</par><par>
<line>
1) con*e*ç*o e plane**mento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a*álise e interpretaçã* dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) ela*oração *o rascun*o ou na rev*são *rít*c* do cont*úd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipação na apr*vaç*o da versão f*na* do manus*r*to.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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Rev. FSA, T*resina, v. 20, *. 9, *rt. 3, p. 48-64, set. 2023
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)