<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 9, art. 11, p. 239-252, *e*. 20*3
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.9.11
</line>
</par><par>
<line>
* Psicologia Escolar no Plano Nac*o*al de Assi*tê*cia Es**dantil
</line>
<line>
School **ychology at *he National *lan S*u*ent Assis*ance
</line>
</par><par>
<line>
Maria Cl**a Tor*es Paiva
</line>
<line>
G*adu*ção em *s*cologi* no Centro Universit*ri* Santo Agostinh*
</line>
<line>
**aramaria*15@hotmail.com
</line>
<line>
C*rlos Edua*do Gonçalve* Leal
</line>
<line>
Doutor em Ed*ca*ão pelo Program* de Pós-Gra*ua*ão em Edu**ção da U*iv*rsidade Fed*r** do Piauí
</line>
<line>
*rofessor de Psic*l*gia do Cen*ro Universi*ário Santo Agosti*ho
</line>
<line>
c*rlosleal@uni*sa.c*m.b*
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Maria *la*a *orres Pai*a
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe: Dr. To*ny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Av. Prof. Val*er Alencar, 665 - S*o *e*r*, Te*esin* - PI,
</line>
<line>
R**rigues
</line>
</par><par>
<line>
64019-625, *r*sil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Car*os Eduar** G*nçalves Leal
</line>
<line>
Artigo rec*bido e* 3*/05/2023. Úl**m*
</line>
<line>
ver*ão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
*. C. T. Paiva, C. *. G. Le*l
</line>
<line>
*40
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
O número *e matrículas na educa*ão superi*r br*s*leira *em crescido, process* relaciona*o
</line>
<line>
a **ferent*s marc*s lega*s * polí*icos. Com as políti*as d* democratizaçã*, o perfil do corpo
</line>
</par><par>
<line>
*i**en*e tem muda*o
</line>
<line>
e a origem s*cia* dos estudan*es tem
</line>
<line>
lanç*do
</line>
<line>
desafios para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
permanênc*a e* um *ontexto historicamente mar*ado pe*a ex*lusão. O Plano Nacional
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
A*sistência *stu*antil (PNA*S), direcionado a estudantes de *raduação **esencial
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
situação de vulne*a**li*ade soci**con*mi*a, **gura como *mport*nte polí*ica no proce*s* de
</line>
</par><par>
<line>
demo*ratização
</line>
<line>
da educação su*e*i*r, política e*sa que tem a pres*n** c*n**lidada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pro*issionais de psic*lo*ia. De*te modo, p*esente es*udo tem *omo objetivo analisar as o
</line>
</par><par>
<line>
práticas pr**issionais em ps*cologia escolar desenvo*v*das
</line>
<line>
no co*texto do P*A*S
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
universidades federais nor*estinas. *a*a isso, foi realizada *ma pesq*i*a documental, a partir
</line>
</par><par>
<line>
dos *ela*órios
</line>
<line>
de ge*tã* dos último* cinco anos
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
pró-re*t*ri** res*o*s**eis pel*
</line>
</par><par>
<line>
pla*e**men*o e e*e*ução *as aç*es de assis*ê**ia estu*antil.
</line>
<line>
*alavra*-*h*ve: Psicolo*ia Escolar. Ensino Superi*r. Democratização. Plano Nacional d*
</line>
<line>
Assistência Estudantil.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
</par><par>
<line>
The number of enrollments i* Brazi*ian
</line>
<line>
higher education *as grown, a *roc*ss rel*t*d to
</line>
</par><par>
<line>
d*fferent legal and poli**cal *rameworks. *ith democrat*zation policies, the profile of the
</line>
</par><par>
<line>
stu**nt body has change* and the social
</line>
<line>
backg*ound o* students has pose* challenges
</line>
<line>
for
</line>
</par><par>
<line>
permanence in * contex* his*orically marked by exc*usion. T*e National *tudent Ass*stan*e
</line>
<line>
Pla* (PNAES), *imed at on-campus under*raduate students i* a s*tuation of so*ioeconomic
</line>
</par><par>
<line>
vulnera*ility, figur*s
</line>
<line>
as an importa*t
</line>
<line>
policy in the *rocess
</line>
<line>
of democrat**ation of high*r
</line>
</par><par>
<line>
education, a *olicy that has the con*o*idate* p*esence of psychology *rofessio*als. Thus, the
</line>
<line>
prese*t st*d* *ims to analyze t*e prof*ssional p*actice* in school psychology d*ve*o*ed i*
</line>
</par><par>
<line>
the conte*t of the PNAES in n*rt*east*rn federal u*iv*rsit*es. For th*s, a
</line>
<line>
*ocumentary
</line>
</par><par>
<line>
res**rch was c**ried out, based *n *he managem*nt r*po**s of the last five *e*rs of the pro-
</line>
<line>
rectories re*ponsible fo* the planning *nd execu*ion of stud*nt *ssi*tance *ctions.
</line>
<line>
Keywo*ds: Sch*ol Psychology. Univ*rsit* ed*cat*on. Democrat*zation. *atio*a* Student Ass*s*an*e
</line>
<line>
*lan.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 9, *rt. 11, p. 2*9-252, set. 2*23
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Psic*logia Es*olar no Plano Nacional ** Assistênci* Estudan*il
</line>
<line>
241
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Nos últimos anos, * número
</line>
<line>
de m*trícu**s n* educação supe*ior bra***eira t*m
</line>
</par><par>
<line>
aument*do de maneira expr*ssiv*. E*tre 201* e *02*, o pe*cent*a* de aumento foi de 35%
</line>
</par><par>
<line>
(INEP/MEC, 2022). *ssa massifica**o dos diplomas un*versitário* est* relac**n*da
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
difere*tes marco* legais e políti*os, *omo o Programa Universida*e pa*a Todos (*roUni)
</line>
</par><par>
<line>
(BRASI*, 2005), o Prog**ma
</line>
<line>
de Ap*io e Plan*s de Re*struturação e Expansão das
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersid**es Federais (*euni) (B*A***, 2*0*), a Uni*e*sidad* Aberta do Br*sil (*AB)
</line>
<line>
(**ASIL, 2006), a *ei das Cotas (BRASIL, 2012a), entre *ut*os. *esse contexto, o perfil
</line>
<line>
dos es*udantes uni*ersitários tem mudad* e, *m r*zão *a origem so*ia*, mui*o* *nfrentam o
</line>
<line>
des*f*o de permanecer em in*tituições de ensino *is*o*icamen*e ma*cadas pel* *xc*u*ão.
</line>
<line>
Nas inst*t*ições federais de *nsi** ***erior, o *erfil socioeconômico * cultural de
</line>
<line>
estudantes de cursos de gr**uação expr**s* a relev*ncia de p*lí*ica* v**tadas * p*rmanên**a,
</line>
<line>
já que qua*e a metade desses estu*antes ingr**sa*a* nas *niversidades por *eio de cot*s e,
</line>
</par><par>
<line>
ap*oximadamen**, 60% são oriun*os da escola *ública,
</line>
<line>
apr*sen*an*o *ul*erabilidades
</line>
</par><par>
<line>
d**e*sas, entre as qu*i* * vulner*bili*ade *ocioec*nômi** (F*NAPRACE/AN**FES, 20**).
</line>
</par><par>
<line>
O Plano Nacional de A*sistên*ia *studanti* - PNAES (BRASIL, 20*0), que
</line>
<line>
tem co*o
</line>
</par><par>
<line>
público-al*o *st*dan*es de gra*uaçã*
</line>
<line>
presencial e* *i**ação de *ulnerabilidade
</line>
</par><par>
<line>
s*cioec*nôm*ca,
</line>
<line>
exerce i*porta*t* pa**l no p*ocesso de democratiz*ção *a educação
</line>
</par><par>
<line>
sup*r*or.
</line>
</par><par>
<line>
O* prof**sionais de *sicol**ia tê* *resença *o*so*i*ada no PNAES, desenvo*vendo
</line>
</par><par>
<line>
ações de
</line>
<line>
pr**o*ão e p*ev*nçã* da *aúde
</line>
<line>
da comu*id*de *niver*itá*** e
</line>
<line>
de orie*tação
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
que*xa e*colar, sobretudo de estudantes vinculados aos *rogr*mas e benefícios da assistên*ia
</line>
<line>
estudantil. Entret*nto, é necessário dest*car que o *rescente cenário *e m**rícula* n* ensin*
</line>
<line>
superi*r, o qual t*m t*r*a*o o co*po disce*te m*i* hete*ogêneo quanto à o*igem social, te*
</line>
</par><par>
<line>
impu**iona** a *rod**ão de de*a*das acr*ticas
</line>
<line>
e equivoca*as
</line>
<line>
*or a*en*imen*os
</line>
</par><par>
<line>
*sicológicos voltados à adequaç*o ac**ê*ica (MARINHO-ARA*J*, 2016), prob**mática
</line>
</par><par>
<line>
ainda inc*piente nos t*abalhos public**os
</line>
<line>
em di*er*n*es ba*es elet*ôn*c*s
</line>
<line>
de dad*s,
</line>
</par><par>
<line>
considerando, in*lusive, * *ato de q** a ins*rção do psi*ó*ogo no PN*ES é um proc*sso
</line>
<line>
relat*va*ente novo, *ado que o *rópr*o *e*reto tem *ouco mais d* 10 an*s.
</line>
<line>
Com base nisso, delimitamos o *eguinte pro*le*a de *esq*isa: Como s* confi*uram
</line>
</par><par>
<line>
*s práticas profissionais desenvo*v*das por psicó*ogos escolares n*
</line>
<line>
conte**o do P*ano
</line>
</par><par>
</page><line>
Nacional de *ssi*tênci* *studantil em univ*rsi*ades fe**rais nordes*inas?
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 2*, n. *, art. 11, p. 239-2*2, se*. 2**3 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. T. Paiva, C. E. *. Leal
</line>
<line>
*42
</line>
</par><par>
<line>
* rel*vância cient*fic* *a pe*quisa está no av*nço que *romo*e para * l**eratura
</line>
</par><par>
<line>
científica da psicologia, da
</line>
<line>
educa*ão e da ass*stência *stud*ntil, uma
</line>
<line>
v*z *ue a*orda
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
t*mática *ov*, aind* *ão c*ntemplada
</line>
<line>
e*
</line>
<line>
todo* os **us asp*c*os. Como o e*tu*o foi
</line>
</par><par>
<line>
realizado
</line>
<line>
por meio
</line>
<line>
de análise de documen**s *úblicos d*s *nive*sidades federais
</line>
</par><par>
<line>
n*rdestinas, qu*is se*a*,
</line>
<line>
os r**a*órios
</line>
<line>
de gestão **s s*rviços, a p**q*is* t*mbém pod*
</line>
</par><par>
<line>
pro*u*ir i*port*ntes ind*cador*s para o registro de in*ormações com b*se nos de*ates mais
</line>
<line>
atu*is na lite*atura ci*ntífic*.
</line>
<line>
* relevância soc*al e*tá relacio*ada ao fato de que * pesquisa re*lizad* *borda um
</line>
<line>
serviço ofertado no contexto de uma important* *olít*ca p*bli*a direcionada à permanência
</line>
<line>
*e estu*antes em situação de vulnerabilida*e so*io*con*mic*. A cresce*te massificação **
</line>
<line>
educ***o super*or brasileir* *ão *ode ser conf*ndida com de*ocratização (DU*ET, 2015),
</line>
</par><par>
<line>
condiçã* na qual se t*rna u*gente o mapeam*nto e deba*e a r*speito
</line>
<line>
de co*o são
</line>
</par><par>
<line>
imple*entadas as açõe* voltada* a um *egmento historicam*nte exc*uí** da* univer*id*des.
</line>
</par><par>
<line>
Desse mod*, o ob*etivo geral foi
</line>
<line>
ana**sar as práticas prof*ss*onais em psicologia
</line>
</par><par>
<line>
esc*lar de*envolvi*as *o contexto do P*an* Nacional de Assistência Estuda*til em
</line>
<line>
*niv*r*idad** feder*i* no*destinas. Os **jetivos específicos *or*m: 1) identificar as prá*i*as
</line>
<line>
profissionais des**v*l*idas pelo* *sicól*gos escolares *a a*sistênc*a estudant*l; 2) ex*minar
</line>
</par><par>
<line>
como se configuram as articulações dos psicólog*s e*cola*es
</line>
<line>
com *s *emais se*vi*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ações institu*ionais; *)
</line>
<line>
*iscutir papel da *s*colog*a o
</line>
<line>
escolar na *emocratiz*ção do *nsino
</line>
</par><par>
<line>
su*erior e nas
</line>
<line>
ações d*rec*o*ad*s ao enfrent*m*nto
</line>
<line>
da ev*são e retenção acadêm*ca de
</line>
</par><par>
<line>
estudantes em situ*çã* de v*ln*rabilidad* socioeco*ômic* vinculados aos
</line>
<line>
progr*mas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
benefícios da assi*tê*cia estud*nt*l.
</line>
</par><par>
<line>
2 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Caracte*izaçã* do estudo
</line>
</par><par>
<line>
Para a resposta ao nosso p*oblema de pesq*i*a e *oncretização do* ob*etivos tr*ça*os
</line>
<line>
nesse proje*o, rea**z**os uma pesquisa documental, *or meio de consu*ta a fontes primárias,
</line>
</par><par>
<line>
ou seja, da*os * informa*ões que ainda não
</line>
<line>
receberam trat*mento c*ent*fico. As **nte*
</line>
</par><par>
<line>
primári*s * serem c*ns*lta*as são os re*atório* d* ge*tão *e pró reitorias d* assuntos
</line>
<line>
estud*ntis ou equivalentes, de un*v*rsi*ades fe*era*s da r*gião nor*este, res*o*sáveis pelo
</line>
<line>
planejamento e exec*çã* d*s aç*es de assistênc*a estudantil *re*i*ta* no P*ano **ci*nal de
</line>
</par><par>
<line>
Ass*stê*cia Estudantil (BRA*IL,
</line>
<line>
2010). A
</line>
<line>
análise será re**izada, esp*cificamente, a *art**
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*es*na, v. 20, n. 9, art. 11, p. 239-*52, set. 2*23
</line>
<line>
www4.fsa*et.c*m.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Ps*colo*ia Escolar no Plan* Nacional de Assistê*cia Est*danti*
</line>
<line>
243
</line>
</par><par>
<line>
da seção e/ou subse*ões dos relatórios, que integ*am inform*ções e dados refer*ntes ao
</line>
</par><par>
<line>
servi*o de
</line>
<line>
*sic*log*a. Como se tr**a da análise
</line>
<line>
de *ocumentos públicos, não *nvolvendo
</line>
</par><par>
<line>
**alq*er abord*gem direta * se*es huma*os, cons*derando que é uma pes*uisa documenta*,
</line>
<line>
a pres*n** pr*pos*a dis**nsa apreciação d* um c**itê de ética e pesquisa.
</line>
<line>
2.2 Amostra, Cri*érios de Inclusão e *xclusão
</line>
<line>
For*m analisad*s os relatóri*s *os último* cinc* *nos (de *0*7 a 202*), publicados
</line>
<line>
na página of*c*a* *** univ*rsidades, conforme *rienta * le*islação pertinent* da
</line>
<line>
tr*n*parência pública. Os crit*ri*s de incl*sã* *as u*iversidades foram: 1) ser *anti*a *om
</line>
</par><par>
<line>
recursos do Govern* Feder*l; 2) es*ar situada n* r*gi** nord*ste; *)
</line>
<line>
quanto à organização
</line>
</par><par>
<line>
acadêmica, ser qu*lifi*ada como univ*rsida*e;
</line>
<line>
4) disponibil**ar, *a página
</line>
<line>
de
</line>
<line>
int*rnet
</line>
</par><par>
<line>
oficial, os *elatórios de gestão do órgã* resp**sável pela assistência estu*a*til,
</line>
</par><par>
<line>
*orres*ondentes ao recorte tem*oral
</line>
<line>
do es*udo; 5) Ter, no organog**ma da pró-re*toria
</line>
</par><par>
<line>
responsável pela assistência
</line>
<line>
*studantil,
</line>
<line>
um serviço de
</line>
<line>
ps*cologia ou então contar
</line>
<line>
*om
</line>
</par><par>
<line>
profissional de psi*ologi* na equipe da a*s*s***cia *stu*antil. Da* universidades elegíveis,
</line>
</par><par>
<line>
foram excluídas do est*do *s instituições que: 1) pu*li*aram relatórios de
</line>
<line>
assistên**a
</line>
</par><par>
<line>
estud****l *oment* c*m in*ormações num**icas, sem d*scriçã* das açõ*s d*senvolvidas; 2)
</line>
<line>
*presentaram, nos elemen*os tex*ua*s do relatório, in*ormaçõe* d*verge*tes a respeito d*s
</line>
</par><par>
<line>
ações desenvolvidas; 3) apresentara*,
</line>
<line>
na pá*ina o*icial, *ink *e acesso aos *rquivos
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
*elatórios que redir*ciona para páginas não of*cia** (como,
</line>
<line>
por exe*plo, *edes *oc*a*s);
</line>
<line>
*)
</line>
</par><par>
<line>
apr*s*ntaram arqui*os corrompid**.
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Pro*edi**nto de colet* de dados
</line>
</par><par>
<line>
A *esquisa docume*tal pro*osta e*volveu algumas etapas. A pri*e**a etapa
</line>
</par><par>
<line>
co*sisti* na reali*ação *a *ré-análise, que compreendeu a *or***ação
</line>
<line>
do problema de
</line>
</par><par>
<line>
p*squisa, elaboração d* h*póteses, *efiniç*o de ob*e**vo* e planej*mento d* trabalho, os
</line>
</par><par>
<line>
q*ais f***m descr*tos neste document*. Posteri*rmente, procede*os à or*a**zação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
materia*, inici*n*o pelo levantam*nto das
</line>
<line>
*niversid*des federais loca*izadas
</line>
<line>
na região
</line>
</par><par>
<line>
nordeste, c*m base nas
</line>
<line>
informações disp*níveis no Cadas*ro Naci*nal de C*rso*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Instituiçõe* da Ed*c*ção Supe*ior, publicadas na pág*n* oficia* do Mi*is*ério da Educação.
</line>
<line>
*pós a obtenção do le*antam*nto das u*iv*rsidades federais da r*gião nor*este,
</line>
<line>
*r*cedemos * consu*ta d*s respectivas páginas *f*ci*is das uni*ersi*ades, c*m o objetivo de
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*si*a PI, v. 20, n. 9, ar*. 1*, p. 239-*52, set. 2*23 *ww4.*sanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. T. Paiva, C. E. G. Leal
</line>
<line>
*44
</line>
</par><par>
<line>
acessar
</line>
<line>
os r*latórios de gest*o das pró-reito*i*s de assuntos es*udantis ou ó*gão*
</line>
</par><par>
<line>
equivalen*es. Em **a primeira etapa, procede*os à classi*icaçã* * nume*ação dos arqui*os,
</line>
</par><par>
<line>
levando em c*nsideração o ano
</line>
<line>
e a
</line>
<line>
universidade *orrespondente. *m seguida, as
</line>
</par><par>
<line>
informações contidas nos docume**os f**am extraídas e organiz*da* *m fic*amentos.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, a etapa final da pesquisa envolveu a análise das info*ma*õ*s, ou *eja,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tratamen*o *os dados,
</line>
<line>
q*e fo* realizado
</line>
<line>
por meio da construção *e eixos temáticos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
discussão *mbasa*a *a *iteratura *ie*tífica disponível.
</line>
<line>
*.4 Aspectos É**cos e Leg*i*
</line>
<line>
Como desta*ado, o **tigo contempla uma p*s*uisa documental, portant* não *nvolve
</line>
</par><par>
<line>
abordagem direta a *eres *umanos, *
</line>
<line>
utiliz*u, como fonte primária, os relatórios de gestão
</line>
</par><par>
<line>
das pró-reitorias respo*sáveis pela assist*ncia es*ud*ntil, o* s**a, d*cum*ntos públicos que
</line>
</par><par>
<line>
não
</line>
<line>
requerem au*oriz*ção das ins*itu*çõ*s. *endo
</line>
<line>
assim, as Resoluções 466/*012
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
5*0/2*16, do **ns*lho Nacional *e Saú**, não se a*licam. En*re*anto,
</line>
<line>
a* informações
</line>
</par><par>
<line>
construí*a* *o processo de pes*uis* receberam *ratamento ético as e
</line>
<line>
inst*tu*çõ*s serão
</line>
</par><par>
<line>
apresentadas, n* relatóri* de pesquis* e publicações relacionadas, po* meio *e códi*os, c*m
</line>
<line>
o objetivo d* *espeita* e ga*antir o sigilo * a confidencial*dade das info*mações.
</line>
<line>
*.5 Anális* *e dados
</line>
</par><par>
<line>
Co* base nos objetivos t*açad*s
</line>
<line>
p*r* o est*do * nas informações e*traída* *os
</line>
</par><par>
<line>
re*atório*, *oram construíd*s e*xos *em*tico* de a*áli*e, os quais *ora* discutidos co* bas*
</line>
<line>
na literatura *ie*tífica disponí*el a respe*to da atuação *r*fissional em p*icologia escolar n*
</line>
</par><par>
<line>
ensin* superior, sobre*udo
</line>
<line>
no contexto das u**versid*des f**erais e do P*ano N*cio*al
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
A*sistência *stu*ant*l (BRASIL, 2010).
</line>
<line>
3 RESUL*A*OS E *ISC**SÃO
</line>
<line>
E* um* rea*idade marc*da p*la des**ualda*e social, com* a real*dade *r**ileira, o
</line>
</par><par>
<line>
sistema ***olar *xerce um
</line>
<line>
i**ortante pa*el na manutenção do
</line>
<line>
*tatus *uo (*O*UEIRA;
</line>
</par><par>
<line>
N*G**IRA, 2002; G*ZZO, 2020). Q*ando delim*namos o cenário social da edu*ação
</line>
</par><par>
<line>
s*perior, é n**essár*o d*stacar
</line>
<line>
que, histori*amen*e, ess* nível de ensi*o t*m contribuído
</line>
</par><par>
<line>
par* a reprodução da el**e cultural, econômi*a, social * polít*ca do Bras*l,
</line>
<line>
uma vez que se
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. **, n. 9, art. 11, p. 239-2*2, set. *0**
</line>
<line>
www*.f*a**t.co*.br/r***sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Psicologia *scolar no Plano Naciona* *e Assistência E*tudantil
</line>
<line>
245
</line>
</par><par>
<line>
*onstitui *omo um n*vel
</line>
<line>
aparent*mente meritocrático (CAR*EIRO; SAMPAIO, **21;
</line>
</par><par>
<line>
SILVA; SAMPAIO, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
A*nda que o acesso à educaçã* bás**a tenha *ido
</line>
<line>
universalizado *o Brasil, como
</line>
</par><par>
<line>
preconiza*o
</line>
<line>
na Constituiç*o Fe*eral (BR*SIL,
</line>
<line>
1988), qual pr*m**ga que o esta*o, em a
</line>
</par><par>
<line>
consonância com * família, tem o dever de ofertar educação de qualid*d* gratuita aos
</line>
<line>
ci*adãos brasil**r*s p*ra o p**no desenvolvimento e *xe*ução da cidadania e do trab*lho, a
</line>
<line>
*ealidade é q*e o aces*o * escola ocorre em níveis muito *es*guais, dada a d*sc*e*ância de
</line>
<line>
q*alidade entr* *scola* *ú*licas e parti*ulares, situação que prod*z *mpl*caçõe* *a trajetória
</line>
<line>
de escolarização, *om r*percu*sões *ireta* *o *cesso à educação superior.
</line>
</par><par>
<line>
O impacto da *r*gem socia* na tra*e*ória de e*c*larizaçã*
</line>
<line>
tem sido obj*to de
</line>
</par><par>
<line>
refl*xões dive*sas, que impulsionara* a fo****ação de p*líticas públ*cas *e d*mocratização
</line>
<line>
do aces*o ao en**no superior. A Lei das Cotas (BR*SIL, 2012), por exemplo, tem m**ado o
</line>
<line>
pe*fil soc**e*o*ômico e cultu*al dos es*udant*s *ni*e*sitário*, *obretudo quand* de*tacamos
</line>
</par><par>
<line>
* contexto das instituições f*der*is
</line>
<line>
de e*s*no *uperior, as quais *ê* uma expres*iva
</line>
</par><par>
<line>
particip**ão na am*liação d** *portunidade* d* *ces**. O Pr*grama de Apoio e P*an*s de
</line>
</par><par>
<line>
Reestru*uração e Expan*ão das Universidades Fede**is (Reun*) (B*ASI*,
</line>
<line>
20*7)
</line>
</par><par>
<line>
proporcionou uma série de i*vestimentos na educação superi*r *ública, qu* culminara* na
</line>
<line>
criação de n*vas univers**ades, de novos ca*pi de universida*es *á exi*tentes, de novos
</line>
<line>
cursos de grad*a*ão, bem como na interiorização do acess* a esse *e ensino. A mass*f**ação
</line>
</par><par>
<line>
da educaç*o s*perio* *e*loca para *entro do *istema uni*ersitá**o um* n*va realidade,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
qua* de*anda a criação de po**ticas voltadas à p*rmanência estud*ntil.
</line>
</par><par>
<line>
É nesse c*ntexto *ue * Plano Nacio*al de *ssistência Estu*an*il (BRASIL, 2010) é
</line>
<line>
instituído. O* objeti*os desta política são: a democratização das co*di*õe* de permanência
</line>
<line>
dos jovens na educação supe*ior públic* federa*; * minimização dos efeitos d*s
</line>
</par><par>
<line>
d*sigualdades s*c*ais e *eg*onais na p*rmanên*ia e conclusã* d* educação **peri*r;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
redução
</line>
<line>
*as taxas de *e*enção *
</line>
<line>
eva*ão; e promoção da i*clusão soc*al pela educ*ção. * a
</line>
</par><par>
<line>
PNAES direcionado a estudantes de grad*açã* presencial de instituições federais é
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
en*ino super*o* e contem*l*
</line>
<line>
ações qu* se distribue* nos seguin**s eixos: m*r*dia
</line>
</par><par>
<line>
e*tudantil; ali*entação; tran*porte; at*nção
</line>
<line>
à saúde; inclusão digit*l; cultura; esporte;
</line>
</par><par>
<line>
*rec*e;
</line>
<line>
a*oio pedagógico; e ace*so,
</line>
<line>
part*ci*aç*o e
</line>
<line>
*prendizagem de estudantes c*m
</line>
</par><par>
<line>
*ef*ciência, *ranstornos globais do *ese*vol*i*ento e altas h*bi*idades e *uperdo**ção.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
psi*o*ogia escola* tem consolidado sua p**sença no PNA*S, uma vez que os
</line>
</par><par>
<line>
*sicól*gos *ntegram as equipes multip*o*issio*ais *a assistência *stu*antil. Como de*taca
</line>
</par><par>
</page><line>
M**inh*-A***jo (20*6), a m*s*ific*ção democratizaç*o da ed*cação superior acabou e
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *0, n. 9, a*t. 1*, p. 239-252, set. 202* www4.fs*net.com.*r/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. T. Paiva, C. E. G. Leal
</line>
<line>
2*6
</line>
</par><par>
<line>
cria*do demandas acríticas e equivocadas po* atendimentos psicológicos na* inst**uições,
</line>
</par><par>
<line>
com o objetivo de ajusta* esse novo perfil de
</line>
<line>
estudante às exigências de um mu*do
</line>
</par><par>
<line>
acadêmico c*mplex*. Os s*rviç** de
</line>
<line>
*sic**ogia
</line>
<line>
no e*sino supe*ior foram se consolidando
</line>
</par><par>
<line>
com base em um modelo voltado ex*lusivamente **ra um* atuação indiv*dualizada, clínica
</line>
</par><par>
<line>
e terapêutica, *odelo **se que se en*ontr*
</line>
<line>
em um
</line>
<line>
p**cess* de transição para u*
</line>
<line>
enfoque
</line>
</par><par>
<line>
rela*ional, coletivo, voltado para u** *imensão
</line>
<line>
psi**ssocial
</line>
<line>
e para intervençõ*s
</line>
</par><par>
<line>
*nstit*cionais (*OM*S; MARINHO-ARAÚJO, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
3.1 *ixo 1: Práticas profissionais des*nvolvida* pelo* *sicólogos esco*ares da assistência
</line>
<line>
estudantil
</line>
<line>
*s psicólog*s escolares desemp*nham um papel de *um* *mportância na *ssistência
</line>
<line>
estudant*l, cont*ibui*do de m*neira significativa pa*a * bem-estar e o desenvol*imento dos
</line>
</par><par>
<line>
estudantes. No cont*xt* das prática* profis*ionais, esses profis*io**is adotam
</line>
<line>
*m a
</line>
</par><par>
<line>
*bordagem a*range*te e multifacetada para li*a* co* os des*fi*s psicossoc*ais enfrentados
</line>
</par><par>
<line>
p**os a*u*os. Uma
</line>
<line>
das p*inc*pais
</line>
<line>
prátic*s profissionais dese*vol*idas pelos ps*cólog*s
</line>
</par><par>
<line>
*scolares é a avaliaçã* psi*ológica,
</line>
<line>
por meio da qual eles
</line>
<line>
b*scam *om*reender *s
</line>
</par><par>
<line>
necessida*es individuai* do* est*dantes, ide*ti*i*ar po*síveis dificuldades emocio*ai*,
</line>
</par><par>
<line>
cog*itiv*s
</line>
<line>
*u compo*tamentais e *ornecer r*comenda*õ*s e interve**ões adequadas. *ssa
</line>
</par><par>
<line>
abordagem perm*te que os ps*cól**os escolares identifiqu*m fatore* *ue podem i*p*ct*r o
</line>
<line>
dese*p*nho *cadêmico e prom*vam estratégias de apoio e desenvolvi*ent* pessoal.
</line>
<line>
Outra prática ** *xtr*ma im*ortância é a int*r*en*ão em situações de conflito. Além
</line>
</par><par>
<line>
di s s o,
</line>
<line>
os psic*l*gos escolares desempenham *m papel rele*ante
</line>
<line>
*a pr*moção da saúde
</line>
</par><par>
<line>
mental e do
</line>
<line>
*em-est*r dos *studant*s. Eles *rganizam a*ivi**des e*ucativ*s *re*e*tivas, *
</line>
</par><par>
<line>
como *ales*ras sobre habilidades **ciais, *a*ejo do estres*e e promo*ão
</line>
<line>
da autoes*ima.
</line>
</par><par>
<line>
Essas a*ões têm
</line>
<line>
como objetivo fort*lecer
</line>
<line>
a *aúd* emocion*l dos e*tu*antes, pre*enir
</line>
</par><par>
<line>
problemas *e saúde mental e criar *m amb*ente es*olar acolhedor * inclusivo.
</line>
<line>
No relatório d* gestão ** UF01, *or e*emplo, constam al**mas ações desenvolvidas
</line>
</par><par>
<line>
com o i*tuito
</line>
<line>
*e *romover a saúde mental. D**tre elas, dest*cam-se a veiculação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
campanhas nas mídias *nstitucio**is, o lançament* de ** Guia de Atenção P*icossocial em
</line>
</par><par>
<line>
*a*de *en**l,
</line>
<line>
c*m inf*rma*ões *obre a r*de de
</line>
<line>
**enção psi*o*so*ial, e a realiza*ão
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
vi*ências de ter*pias comunitárias integ*ativas na re*idênc*a universit*r*a. També* houve o
</line>
<line>
acompanha*e*to do desempenho aca*ê*ico, com *evantame*to de dado* e aná**se
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Te*e**na, v. 20, n. 9, art. 11, p. 23*-252, set. 2023
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A P*icologia E**olar no Plano Nacional de A*sist*ncia *studa*til
</line>
<line>
2*7
</line>
</par><par>
<line>
referente à assid*i*ade e coefici**te de rendi*en*o acadêmico d*s es*u*ant** conte*plados
</line>
<line>
com modalidades da assis*ência estuda*til, re*l*z*do a cada semest*e le**vo.
</line>
<line>
*lém disso, foram oferecidas orie*tações individu*is e grupais, vis**do à
</line>
<line>
id*ntificação *e p*oblemas e inte*venç*es nas s*tuações que prod*zi*am dificuldad*s no
</line>
<line>
d**emp*nho acad*mico. Proj*tos d* *rom*ção da saúde men*al foram ampli**os, com açõe*
</line>
</par><par>
<line>
coletivas, de caráter interdi*cipli*ar * inte*setorial, c*mo r*das de conve*sa campanha*. e
</line>
<line>
Vale ressaltar q*e o Núcle* de Ace*si**lidade (NAC) desen*ol**u açõ*s com o objetiv* *e
</line>
</par><par>
<line>
garantir o
</line>
<line>
a*esso, a permanência e a *prend*zagem be*-sucedida de *studante* com
</line>
</par><par>
<line>
defic*ência, Trans*orno
</line>
<line>
*o E*pect*o Autis*a e A**as H*b*li*ades/Supe*dot*ção, em
</line>
</par><par>
<line>
confor*idade com as diretrizes nacionais que or*enta* a inclusão educacional na Edu*açã*
</line>
<line>
**perior.
</line>
<line>
Em sín*ese, as práticas profissionais dos psicólogos escolares na *ssistência
</line>
</par><par>
<line>
*stud*ntil *b*an*em uma ampla va*iedade de a*ivida**s e abo*dagen*. Seja *or meio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
avaliação
</line>
<line>
psico*ógic*, orienta**o vocacional, interve*ção e* conflitos *u p*omoção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
saúde menta*, esses profis*ion*is de*empenham
</line>
<line>
um papel *u*damental
</line>
<line>
no apoio ao
</line>
</par><par>
<line>
d*senv*lvimento ac*dêmico e emoc**nal dos estudantes, contri**ind* para um amb*ent*
</line>
<line>
escolar *audável e p*opício à apren*i*agem. At*av*s das ações men*ion*da* n* re*atório de
</line>
<line>
g*stão da UF*1, c*mo v*icula*ão *e *ampanhas, lançamento de guias, realiz*çã* *e te*a*ias
</line>
</par><par>
<line>
comunitária*, acompanh*mento d* desempenho acadêmico e ampliação de projet*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
promoção da saú*e mental, os psicól*gos escola*e* tra*a*ham em parceria **m a i*st*tui*ão
</line>
<line>
para garan*ir a *aúde me**al e a in**u*ão educacional dos estudantes.
</line>
<line>
3.2 Eixo 2: Articulação ** psicólogo *om os *emais s*rviços e ações *nstituci*na*s
</line>
</par><par>
<line>
As **ticulaç*es
</line>
<line>
dos ps**ólogos escolares
</line>
<line>
com os dema*s serviços e
</line>
<line>
ações
</line>
</par><par>
<line>
*nstitucionais nas u*ive*s*dades sã* essenciais para promover uma **o*dagem *nteg**da
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
colab*rati*a no suporte aos ***ud*ntes. Es*as *rticu*ações
</line>
<line>
visam es*abel**er conex*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
parcerias *ntr* *s di*e*ent*s setores, a fim de fornecer uma ass*stê*ci* ab*angent* * e**c*z,
</line>
<line>
especialmente *m tempos desafia*o***, c*m* durant* a pande*ia de COVID-19.
</line>
<line>
Uma fo*ma de configu*aç*o dessas articulações mais pres*ntes dentro das
</line>
</par><par>
<line>
univ*rsidades anali*a*as * por meio
</line>
<line>
da pa*ticipação
</line>
<line>
em equi*es multipro*issio*ais. Os
</line>
</par><par>
<line>
psi**logos escolar*s *raba*ham *m
</line>
<line>
colabora**o *om outros pr*fissionai*, com* a*si*tentes
</line>
</par><par>
<line>
so**ais, ped*gogos e p*of*ssionais da á*ea de saú*e. Es*a eq*ipe mult*disciplinar permite
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. 9, art. *1, p. *39-252, s*t. 2023 www4.fsa*et.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. T. *aiva, C. *. G. Leal
</line>
<line>
24*
</line>
</par><par>
<line>
*roca de c*nhecimento*, experiências e informa*õe* sobre os *studa*tes, po*sib*litando u*a
</line>
<line>
co*preensão m*is c*mple*a *e su*s **ce*sida*e* * a of*rta de sup**te *dequado.
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, os
</line>
<line>
p*i*ólogos e**olare* estab**ecem articulações
</line>
<line>
c*m os coorde*adores
</line>
</par><par>
<line>
dos *ursos e profess*res, **tegrando aspectos acadêmicos e emo*io**is dos estudant*s. Eles
</line>
<line>
*odem for*ecer orient*ções aos professores sob** e*tratégia* pedagógicas *ue considerem *s
</line>
</par><par>
<line>
nece*sidades
</line>
<line>
psicossoci*is dos a*u*os, a*ém de auxiliar na identi*ica*ão
</line>
<line>
de *ificuld*des
</line>
</par><par>
<line>
e*oci*nais *u comportamenta*s que possam af*tar o *esempenho ac*d*mic*.
</line>
</par><par>
<line>
Outra forma d* ar*iculação é a
</line>
<line>
col*boraç** c** os serviços de assi*tência
</line>
</par><par>
<line>
psicossoc*al e d* saúd* das universidades. Os p*icól*gos podem encaminhar
</line>
<line>
o* estudantes
</line>
</par><par>
<line>
para *s*es serviço* qua*do há n*ces*idade de *uporte ad*cional, como atend*mento
</line>
</par><par>
<line>
psicossocial, ori*ntaç*o vocacional, apo*o nutricional ou ser*iços
</line>
<line>
de saúd* m*ntal. Es*a
</line>
</par><par>
<line>
art*culação *ermit* uma abordage* holíst*ca no cui*ado com os estudan*es, ab*angen*o
</line>
<line>
diversas dimen*ões de seu bem-e**ar.
</line>
<line>
Além disso, os ps*cólogos escolares tam*ém po*em p*rticipar de comissões e grupos
</line>
</par><par>
<line>
de trabalho relacionados
</line>
<line>
à assist*ncia
</line>
<line>
es*udantil * à* políticas institucion*is. *sso lhe*
</line>
</par><par>
<line>
permit* contr*b*ir
</line>
<line>
na de**nição de dire*rizes e na *m*lementa*ão
</line>
<line>
de ações vol*adas ao
</line>
</par><par>
<line>
suporte dos est**an*es, *onsiderando a* *emandas ident*ficada* em s*a práti*a profissional.
</line>
</par><par>
<line>
No relató*io
</line>
<line>
d* gest*o
</line>
<line>
*e 202* d* UF*2, é destacada a i*portância
</line>
<line>
dessas
</line>
</par><par>
<line>
articu**çõ*s em um ano *esafi*dor *evido à pandem*a. A sus*ensão d*s at*vida*es
</line>
</par><par>
<line>
presenci*is *evou à nec*ss*dade de e*tabelec*r parc*ria* com Centros
</line>
<line>
*e At*ndim*n*o
</line>
</par><par>
<line>
Psicossocial (CAPS) e a rede de a*endimento em saúde me*tal *ara oferecer s*porte
</line>
<line>
aos
</line>
</par><par>
<line>
estudantes em si*ua*ão de risco e criar rec*rsos de acolhiment*/psicoterapia sem *u*to para
</line>
</par><par>
<line>
os dis*en*es. Além
</line>
<line>
disso, * pr*posta da Rede *e *ro*eçã* P**co*social *a Pró-*eitoria de
</line>
</par><par>
<line>
Desenvolvimento d* Pe*soas (PROD*P) b*sca promover uma ar***u**ção e*t*e os ser*iç*s,
</line>
<line>
prog*amas, *rojetos e açõ** ex*st**te* na UF02, visan*o a um *co*himen*o mais qualificado
</line>
</par><par>
<line>
e * desenvol*imento de nova* propostas para en*rentar a* dem*nda*
</line>
<line>
psicossociais
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
comunidade univers*tária, considerando os impactos *sico*ó*icos do dist*nciame*to soc*al.
</line>
<line>
Em *esumo, as ar**culações dos psicólo*os escolares c*m os dema*s serviços e ações
</line>
</par><par>
<line>
i*stitucionais
</line>
<line>
nas universid*des, por m*i* d* participa*ão
</line>
<line>
e* equi*es multipro*issionai*,
</line>
</par><par>
<line>
c*laboração com coo*denadores e p*ofess*res, conexão com *s serv*ço* d* as*ist**c** social
</line>
</par><par>
<line>
e de saúd*, participação e* comiss*es e grup*s ** trabalho, buscam proporc*onar uma e
</line>
</par><par>
<line>
assistência e*tudan*il *ais abrangente, integrada e efetiva, promovendo o bem-esta* e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*ime*to d*s estu*a*te*,
</line>
<line>
especi*lmente diante de desafi*s co*o a pa**emia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
COV*D-19.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Ter*sina, v. 20, n. 9, art. *1, p. 239-252, set. 2023
</line>
<line>
w*w*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Psic*logia Escol*r no Plan* N**ional *e Ass*stência Estudanti*
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
3.* *ixo 3: A ps***logia escol*r e a *emocratiza*ão do ensino superi*r
</line>
</par><par>
<line>
No contexto da expansão *nquestionável do E*s*no Superior, é essencial a*aliar até
</line>
<line>
que po*to es*a am*liação *ontribui verda*eiramente para a democrat**a*ã* d* acesso e do
</line>
<line>
s*cess* **ucac*onal dos *rupos s*cioec*nômi*os me*o* pri*ile*iados que ingressam nessa
</line>
</par><par>
<line>
modalid**e de ensino. Infelizmente, ** candidatos
</line>
<line>
provenientes desses grupos enfrentam
</line>
</par><par>
<line>
uma men*r *epr*sentatividade tanto nas inst*tuições de e*sino *uperi*r q**nto nos *ursos
</line>
<line>
ma*s pr*sti*iados soci*lm*nte. Essa reali**de tem um impact* significativo em seus projetos
</line>
</par><par>
<line>
*ocaciona*s e perspectivas de car*eira, *m* **z
</line>
<line>
que suas experiên*ias esco*ares
</line>
<line>
pré*ias
</line>
</par><par>
<line>
podem *nf*uenciar *s cla*sificações que *eterminam a admissão no *nsino *uperio*.
</line>
<line>
A i*pl*menta*ão de *olíti*as como Reuni (Bra*il, 2005), Pro*n* (Brasil, 2007) e Lei
</line>
</par><par>
<line>
da* *otas (Brasil, 2012) abriu importantes o**rtu*idades
</line>
<line>
par*
</line>
<line>
es**dantes prove*ientes
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
escolas públicas,
</line>
<line>
com baix*s **ndições s*cioeconô*icas e
</line>
<line>
outr*s *aracterísticas que antes
</line>
</par><par>
<line>
os excluíam *o cenário acadêmico. Essa *ova c*nfigura*** no ca*pus universitário resultou
</line>
<line>
*m uma d*manda inesperada por psicólogos es*olares no ensino supe*ior, com a **pectativa
</line>
<line>
de que ess*s profissi*na*s oferecessem suporte para lidar com p*o**emas de a*rendiz*g**,
</line>
</par><par>
<line>
def*sagens aca*êmic*s e inadequação social
</line>
<line>
enfre*tados
</line>
<line>
pe*os **vo* perfi* estudantis,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
consonância c*m as config**aç*es e exig*ncias acadêmi*as.
</line>
<line>
Est*do* conduzid*s *or Marinh*-A*a*jo (2009, 201*a) defendem que os espaç**
</line>
<line>
abe*tos à Psicologia Escola*, po* meio da dem**r*tiz**ã* do en*ino *uperi*r *o país, devem
</line>
</par><par>
<line>
ser ocupad*s de forma e*tra*é*ica, explo*ando *s
</line>
<line>
brechas e c*ntradiçõ*s presentes *as
</line>
</par><par>
<line>
*deologias hegemônicas. Ess*s ruptur** devem ser ampl*a*as por meio de uma atuaç*o
</line>
</par><par>
<line>
pautad*
</line>
<line>
*a ética e na crit*cidade,
</line>
<line>
embasada em fundamentos te*rico-conc*ituai* *ue
</line>
</par><par>
<line>
possi*ilitem * tran*f**mação social, a co*scie*tiz*ção * o empoderam*n*o *e todos os atores
</line>
</par><par>
<line>
de*se con**x*o. O objetivo é promover um
</line>
<line>
protagonismo coletivo pa*a impulsio*ar
</line>
</par><par>
<line>
m*danças institu*i*nai* *nc*u*ivas, d*gnas e justas.
</line>
<line>
Defende-se, po*tanto, que a Psicologia Escolar *o ensi*o superio* d**e *e e*g*j*r no
</line>
<line>
desenvolvimento ps**oló*ico co*plexo do* participa*tes des*e espa*o, desempenhan*o um
</line>
<line>
papel ativo na promoç*o do bem-e*tar, do *rescimento pesso*l e na criação *e um am*i*nte
</line>
<line>
ed*cac***al que valoriz* a diversida*e e a equida*e.
</line>
<line>
Além disso, ao anali*ar o suce*so acadê*ico e a conclusão d*s cursos, surgem
</line>
<line>
preocup*çõe* ainda maiore* em re*ação à efe*iv* de*oc*atização do Ensino Superio*.
</line>
</par><par>
<line>
Divers*s pesquisa* demonst*am que
</line>
<line>
as tax*s de insuces*o acadêmico e abandono
</line>
<line>
*stão
</line>
</par><par>
</page><line>
diretamen*e ass*ciados à or*gem social do* estud*ntes (*AVARES, 200*). *sses r*sultados
</line>
<line>
R*v. FSA, Ter*si** PI, v. 20, n. *, art. 11, p. 2*9-252, set. 2*23 www4.fsanet.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. T. Paiva, *. *. G. Leal
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
reforçam a necessidad* de ab*rdar as *esigual*ades so*io**onômi*as que afetam *s
</line>
<line>
*st*da**es, a fim de promover um* de*ocratiz*ção efet*va do Ensi*o Superio*, garantindo
</line>
<line>
oportunidades iguais para to*os.
</line>
<line>
Os rel**órios de gestão de *od*s as univer*idades e*tudada* dest*cam a importânc*a
</line>
</par><par>
<line>
do **AES c*mo p*lí*ica p**lica. A UF03, por exempl*, *presenta
</line>
<line>
na página da P*ó-
</line>
</par><par>
<line>
Reitori* os re**tóri*s de ges**o re*erentes aos anos de 2011 a 2**2, os quais endoss*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*sis*ênc*a estudantil como direito para a gar*ntia da inc**são social p*la edu**çã*. No*
</line>
<line>
**gistros, po* exe*plo, constam ações r*a*izadas pelos difere**es s*rviç**, entre *s quais, *
</line>
</par><par>
<line>
p*icológico, com a
</line>
<line>
finalidade ** pro*oção de mudanças institucionais, i**lu*iv*, com a
</line>
</par><par>
<line>
c*nsol*d*çã* *e uma polí*ic* de a*sistê*ci* estudant*l *a inst*tuiç*o. A atuação em
</line>
<line>
p**cologia n* domínio do *NAES deve r*mper com a lóg*ca indi*idualizante e *on*emp*ar
</line>
</par><par>
<line>
os fenômenos psicol*gicos
</line>
<line>
de man**ra articulada
</line>
<line>
* **nâmica institucio*al e soci*l. A
</line>
</par><par>
<line>
promoção de **úde menta* d* c*m*nidade *n*versit*r*a, por e*empl*, demanda toda uma
</line>
<line>
m*dan** na cul*ura que defin* as relações no cenário social *a educação superior.
</line>
<line>
4 CO*SI*ERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O cre*cimento ** educ**ão superior
</line>
<line>
n* Brasil
</line>
<line>
te* con*ribuíd* para a mudanç* no
</line>
</par><par>
<line>
p*rfil **s *studant*s un*vers*tários e fomen*ado o debate sobre ações de pe*man*ncia, *ntre
</line>
<line>
as *uais as promovi*as no âmbi*o da Ps*cologia Es*olar e Educ**io*a*. O Pla*o Naciona* d*
</line>
</par><par>
<line>
Ass*stên*ia Estud*n*il rep*ese*ta uma importante polí*ica de pe*manência direcion*da
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estud*n*es em situação de **lne*abi*idade soci*eco*ômica, *ançando desafio* para a atuação
</line>
<line>
do psicólogo.
</line>
</par><par>
<line>
Na a*álise dos relatór*os de gestão, percebemos que a Psicologia Escolar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Educ*cional *em seu espaço *on*olidado
</line>
<line>
na assistê*cia es*udantil, desenvolvend*
</line>
</par><par>
<line>
*mpor*antes práticas *ientífico-pro*i*sionai* de maneira articu*ada * uma perspectiva d*
</line>
</par><par>
<line>
inclus*o social pela educação. Os atendime*tos individu***, apesar de
</line>
<line>
*cup*rem um papel
</line>
</par><par>
<line>
*entral
</line>
<line>
nas ações dos *r**ission*is, têm ** integra*o a uma
</line>
<line>
atu*ção p**ven*iva
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inst*tu**onal, as quais potenci*lmen*e produzem mudanças c*ntextua*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. 20, n. 9, art. 11, p. 23*-*52, *et. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Psicologia Escolar no Plano N*cional de Assi*tência Estudantil
</line>
<line>
251
</line>
</par><par>
<line>
*EFERÊNCIA*
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Ministé*io d* Ed*cação. Decre*o nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o
</line>
</par><par>
<line>
Pro*rama Nacional de Assistência Estu**ntil - PNAES. Dis**nív**
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<*ttps://ww*.planalto.gov.br/c*iv*l_03/_a**20*7-2010/2010/*ecreto/d**34.ht*>. Ace*s*
</line>
<line>
e*: 4 ma*. 20*2.
</line>
</par><par>
<line>
BRAS*L. L*i *2.711, d* 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o *ngresso
</line>
<line>
nas *nivers*dades
</line>
</par><par>
<line>
feder*is e
</line>
<line>
nas in*tituições federais
</line>
<line>
de ensin* té*nico. Disponív*l
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<*ttp*://w*w.p**nalto.go*.br/*civil_03/_a*o2011-2*14/2012/l*i/l12711.htm>. A*esso em: 2
</line>
<line>
*ar. 2022b.
</line>
</par><par>
<line>
*A*NEIRO, A. S. C; SAM*AIO, S. M. R. Transiç*o para * *ida adulta *m famíl*as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
origem popular: o que m*d* c*m a entr*da dos jov*ns na universidade? **: MA*INHO-
</line>
</par><par>
<line>
A*AÚ*O, *laisy M.; DUGNANI,
</line>
<line>
L*li*n Apar**ida C*uz (*rg.). Psic*logia Escol*r na
</line>
</par><par>
<line>
**ucação Superior. C*mpinas, SP: Edi*ora A*íne*, *021.
</line>
<line>
DUBET, F. Q*al democ*a*iz*ção do en*in* s*perior? *aderno C*H [onlin*]. 201*, v. 28,
</line>
</par><par>
<line>
n.
</line>
<line>
74
</line>
<line>
[*cessado 19
</line>
<line>
Novembro
</line>
<line>
2021] ,
</line>
<line>
pp.
</line>
<line>
255-26*.
</line>
<line>
Dis*onível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<h*tps://d*i.o*g/*0.1590/S*1*3-4*7920*50002*0002>.
</line>
<line>
ISSN
</line>
<line>
1983-8239.
</line>
</par><par>
<line>
https://doi.org/10.1590/S0103-497920150002*0*02.
</line>
</par><par>
<line>
FÓR*M NACION*L DE PRÓ-REIT*RES DE AS*UNTOS COMUNITÁRIOS E
</line>
<line>
ESTUDAN**S (FONAP*ACE). Per*il socioec***m*co e cul*ural dos Est*dante* de
</line>
</par><par>
<line>
graduação d*s univers*dades Brasileiras. Br*sília, DF:
</line>
<line>
F*N*PRACE, 2019.
</line>
</par><par>
<line>
GOMES, C; MARINH*-ARAÚJO, C. M. A*uaçã* da psicologia nas instit*içõe* fed*ra*s de
</line>
<line>
ensino superior: uma análise das propo*tas inst**uc*onais. In: MARINHO-*RAÚJO, *laisy
</line>
<line>
M.; DUG*ANI, Li*i*n Aparecida Cruz (Or*.). Psic*logia Es*olar *a Ed*cação Superio*.
</line>
<line>
*amp*na*, SP: E*itora *líne*, 20*1.
</line>
</par><par>
<line>
GU*ZO, R. S. *. A escola amordaçada e * *ompromisso
</line>
<line>
do
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psicól*go com *ste c*ntexto.
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In: M**TÍNEZ, Al*ert*n* *itjá*s (Org.). Psic*l*g** escol*r e co**rom*sso *ocial.
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Campinas: A*ínea, 2020.
</line>
<line>
*NSTITU*O *ACIONA* DE E*TUDOS E P*S*UISAS EDUCA**ONAIS ANÍ*I*
</line>
<line>
TE*XEI*A/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cen*o *a E*uc*ção Su*erior 20*0: no*as
</line>
<line>
estatísticas. *rasília: *nep/Mec, 2*22.
</line>
<line>
MARINHO-AR*ÚJO, C. *. In*vações em Psicol*gia Escolar: o cont**to d* educação
</line>
</par><par>
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superior. Estudos *e P**colo*ia (Campinas)
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[online]. 2016, v. *3, n. 2
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[**essado 18
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Novembr* 2021], pp. 199-211. Di*ponível em: <htt*s://doi.org/10.*590/19*2-
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0275**16000200*03>.
</line>
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ISSN
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<line>
1982-027*.
</line>
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htt*s://doi.org/1*.159*/*982-
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**752016000200003.
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[Acessado 19
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N*vembro *021], *p. 1*-*5. *isponível em: <https://*o*.org/10.1590/S0101-
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<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 9, art. 11, p. 239-252, set. 2023 www4.f*anet.*o*.b*/revist*
</line>
</par><page>
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*. C. *. Paiva, C. E. *. Le*l
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2*2
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</par><par>
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*3*020020002*0003>. Epub 13 Dez 2006. ISSN 1678-4626. https://doi.org/1*.1590/S0*0*-
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73302002000200003.
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SIL*A, S. A; SAMPAIO, S. *. R. Cu**o* de alto pre*tíg*o social e est**ante* d* origem
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popular: s**e*i*idad* e democratização. *n: SOUZ*, Vera Lúcia Tr*vis*n de; AQUI*O,
</line>
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Fabío*a de Souza B*az; GUZZ*, Raquel d* Souza Lobo; MARINHO-ARAÚJO, Cla*sy
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Ma*ia (Org.). Psicol*g** Escol*r Crítica: atuaçõ*s emancipató*ias nas escolas públicas.
</line>
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*amp*nas: Alínea, 2018.
</line>
</par><par>
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C*mo R*fe*enciar e*te Artigo, confo*me ABNT:
</line>
<line>
PA*VA, *. C. T; L*AL, C. E. G. A Ps*co*og*a Escolar no Plano Naci*nal *e Ass*stênci* E*tudantil.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 20, n. 9, art. *1, p. *39-25*, s*t. 2023.
</line>
</par><par>
<line>
Contribu*ção dos Au*ores
</line>
<line>
M. C. T. Paiva
</line>
<line>
*. E. G. Le*l
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e plane*amento.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se e interpr*tação d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabo*ação do *ascu*ho ou na r*vi*ão cr*tica do conte***.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partici*ação n* aprova*ão da versã* final do manuscrito.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter**ina, v. 20, n. 9, *rt. 11, *. 239-252, set. 2023
</line>
<line>
www4.fsa*et.c*m.br/revis*a
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)