<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 9, art. 11, p. 239-252, *e*. 20*3 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.9.11 </line>
</par>
<par>
<line> * Psicologia Escolar no Plano Nac*o*al de Assi*tê*cia Es**dantil </line>
<line> School **ychology at *he National *lan S*u*ent Assis*ance </line>
</par>
<par>
<line> Maria Cl**a Tor*es Paiva </line>
<line> G*adu*ção em *s*cologi* no Centro Universit*ri* Santo Agostinh* </line>
<line> **aramaria*15@hotmail.com </line>
<line> C*rlos Edua*do Gonçalve* Leal </line>
<line> Doutor em Ed*ca*ão pelo Program* de Pós-Gra*ua*ão em Edu**ção da U*iv*rsidade Fed*r** do Piauí </line>
<line> *rofessor de Psic*l*gia do Cen*ro Universi*ário Santo Agosti*ho </line>
<line> c*rlosleal@uni*sa.c*m.b* </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Maria *la*a *orres Pai*a </line>
<line> Ed*tor-Chefe: Dr. To*ny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Av. Prof. Val*er Alencar, 665 - S*o *e*r*, Te*esin* - PI, </line>
<line> R**rigues </line>
</par>
<par>
<line> 64019-625, *r*sil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Car*os Eduar** G*nçalves Leal </line>
<line> Artigo rec*bido e* 3*/05/2023. Úl**m* </line>
<line> ver*ão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Av. Pro*. Valter Ale**ar, 665 - Sã* Pedro, T*resina - PI, </row>
<row> *4019-*25, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> *ecebida *m 20/06/*023. Aprov**o em 21/06/2*23. </row>
<row> Avaliado pe*o si*t*ma Triple Review: a) De*k *eview </row>
<row> p*lo Edit**-Chefe; * b) Double Blind Review </row>
<row> (*valia**o cega por dois avaliador*s da área). </row>
<row> *evisão: Gramatical, Norma*iva e d* F*rmatação </row>
</column>
</par>
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<line> *. C. T. Paiva, C. *. G. Le*l </line>
<line> *40 </line>
</par>
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<line> R*SUMO </line>
</par>
<par>
<line> O número *e matrículas na educa*ão superi*r br*s*leira *em crescido, process* relaciona*o </line>
<line> a **ferent*s marc*s lega*s * polí*icos. Com as políti*as d* democratizaçã*, o perfil do corpo </line>
</par>
<par>
<line> *i**en*e tem muda*o </line>
<line> e a origem s*cia* dos estudan*es tem </line>
<line> lanç*do </line>
<line> desafios para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> permanênc*a e* um *ontexto historicamente mar*ado pe*a ex*lusão. O Plano Nacional </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> A*sistência *stu*antil (PNA*S), direcionado a estudantes de *raduação **esencial </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> situação de vulne*a**li*ade soci**con*mi*a, **gura como *mport*nte polí*ica no proce*s* de </line>
</par>
<par>
<line> demo*ratização </line>
<line> da educação su*e*i*r, política e*sa que tem a pres*n** c*n**lidada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pro*issionais de psic*lo*ia. De*te modo, p*esente es*udo tem *omo objetivo analisar as o </line>
</par>
<par>
<line> práticas pr**issionais em ps*cologia escolar desenvo*v*das </line>
<line> no co*texto do P*A*S </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> universidades federais nor*estinas. *a*a isso, foi realizada *ma pesq*i*a documental, a partir </line>
</par>
<par>
<line> dos *ela*órios </line>
<line> de ge*tã* dos último* cinco anos </line>
<line> *e </line>
<line> pró-re*t*ri** res*o*s**eis pel* </line>
</par>
<par>
<line> pla*e**men*o e e*e*ução *as aç*es de assis*ê**ia estu*antil. </line>
<line> *alavra*-*h*ve: Psicolo*ia Escolar. Ensino Superi*r. Democratização. Plano Nacional d* </line>
<line> Assistência Estudantil. </line>
<line> AB*TRACT </line>
</par>
<par>
<line> The number of enrollments i* Brazi*ian </line>
<line> higher education *as grown, a *roc*ss rel*t*d to </line>
</par>
<par>
<line> d*fferent legal and poli**cal *rameworks. *ith democrat*zation policies, the profile of the </line>
</par>
<par>
<line> stu**nt body has change* and the social </line>
<line> backg*ound o* students has pose* challenges </line>
<line> for </line>
</par>
<par>
<line> permanence in * contex* his*orically marked by exc*usion. T*e National *tudent Ass*stan*e </line>
<line> Pla* (PNAES), *imed at on-campus under*raduate students i* a s*tuation of so*ioeconomic </line>
</par>
<par>
<line> vulnera*ility, figur*s </line>
<line> as an importa*t </line>
<line> policy in the *rocess </line>
<line> of democrat**ation of high*r </line>
</par>
<par>
<line> education, a *olicy that has the con*o*idate* p*esence of psychology *rofessio*als. Thus, the </line>
<line> prese*t st*d* *ims to analyze t*e prof*ssional p*actice* in school psychology d*ve*o*ed i* </line>
</par>
<par>
<line> the conte*t of the PNAES in n*rt*east*rn federal u*iv*rsit*es. For th*s, a </line>
<line> *ocumentary </line>
</par>
<par>
<line> res**rch was c**ried out, based *n *he managem*nt r*po**s of the last five *e*rs of the pro- </line>
<line> rectories re*ponsible fo* the planning *nd execu*ion of stud*nt *ssi*tance *ctions. </line>
<line> Keywo*ds: Sch*ol Psychology. Univ*rsit* ed*cat*on. Democrat*zation. *atio*a* Student Ass*s*an*e </line>
<line> *lan. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 9, *rt. 11, p. 2*9-252, set. 2*23 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Psic*logia Es*olar no Plano Nacional ** Assistênci* Estudan*il </line>
<line> 241 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Nos últimos anos, * número </line>
<line> de m*trícu**s n* educação supe*ior bra***eira t*m </line>
</par>
<par>
<line> aument*do de maneira expr*ssiv*. E*tre 201* e *02*, o pe*cent*a* de aumento foi de 35% </line>
</par>
<par>
<line> (INEP/MEC, 2022). *ssa massifica**o dos diplomas un*versitário* est* relac**n*da </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> difere*tes marco* legais e políti*os, *omo o Programa Universida*e pa*a Todos (*roUni) </line>
</par>
<par>
<line> (BRASI*, 2005), o Prog**ma </line>
<line> de Ap*io e Plan*s de Re*struturação e Expansão das </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersid**es Federais (*euni) (B*A***, 2*0*), a Uni*e*sidad* Aberta do Br*sil (*AB) </line>
<line> (**ASIL, 2006), a *ei das Cotas (BRASIL, 2012a), entre *ut*os. *esse contexto, o perfil </line>
<line> dos es*udantes uni*ersitários tem mudad* e, *m r*zão *a origem so*ia*, mui*o* *nfrentam o </line>
<line> des*f*o de permanecer em in*tituições de ensino *is*o*icamen*e ma*cadas pel* *xc*u*ão. </line>
<line> Nas inst*t*ições federais de *nsi** ***erior, o *erfil socioeconômico * cultural de </line>
<line> estudantes de cursos de gr**uação expr**s* a relev*ncia de p*lí*ica* v**tadas * p*rmanên**a, </line>
<line> já que qua*e a metade desses estu*antes ingr**sa*a* nas *niversidades por *eio de cot*s e, </line>
</par>
<par>
<line> ap*oximadamen**, 60% são oriun*os da escola *ública, </line>
<line> apr*sen*an*o *ul*erabilidades </line>
</par>
<par>
<line> d**e*sas, entre as qu*i* * vulner*bili*ade *ocioec*nômi** (F*NAPRACE/AN**FES, 20**). </line>
</par>
<par>
<line> O Plano Nacional de A*sistên*ia *studanti* - PNAES (BRASIL, 20*0), que </line>
<line> tem co*o </line>
</par>
<par>
<line> público-al*o *st*dan*es de gra*uaçã* </line>
<line> presencial e* *i**ação de *ulnerabilidade </line>
</par>
<par>
<line> s*cioec*nôm*ca, </line>
<line> exerce i*porta*t* pa**l no p*ocesso de democratiz*ção *a educação </line>
</par>
<par>
<line> sup*r*or. </line>
</par>
<par>
<line> O* prof**sionais de *sicol**ia tê* *resença *o*so*i*ada no PNAES, desenvo*vendo </line>
</par>
<par>
<line> ações de </line>
<line> pr**o*ão e p*ev*nçã* da *aúde </line>
<line> da comu*id*de *niver*itá*** e </line>
<line> de orie*tação </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> que*xa e*colar, sobretudo de estudantes vinculados aos *rogr*mas e benefícios da assistên*ia </line>
<line> estudantil. Entret*nto, é necessário dest*car que o *rescente cenário *e m**rícula* n* ensin* </line>
<line> superi*r, o qual t*m t*r*a*o o co*po disce*te m*i* hete*ogêneo quanto à o*igem social, te* </line>
</par>
<par>
<line> impu**iona** a *rod**ão de de*a*das acr*ticas </line>
<line> e equivoca*as </line>
<line> *or a*en*imen*os </line>
</par>
<par>
<line> *sicológicos voltados à adequaç*o ac**ê*ica (MARINHO-ARA*J*, 2016), prob**mática </line>
</par>
<par>
<line> ainda inc*piente nos t*abalhos public**os </line>
<line> em di*er*n*es ba*es elet*ôn*c*s </line>
<line> de dad*s, </line>
</par>
<par>
<line> considerando, in*lusive, * *ato de q** a ins*rção do psi*ó*ogo no PN*ES é um proc*sso </line>
<line> relat*va*ente novo, *ado que o *rópr*o *e*reto tem *ouco mais d* 10 an*s. </line>
<line> Com base nisso, delimitamos o *eguinte pro*le*a de *esq*isa: Como s* confi*uram </line>
</par>
<par>
<line> *s práticas profissionais desenvo*v*das por psicó*ogos escolares n* </line>
<line> conte**o do P*ano </line>
</par>
<par>
<line> Nacional de *ssi*tênci* *studantil em univ*rsi*ades fe**rais nordes*inas? </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 2*, n. *, art. 11, p. 239-2*2, se*. 2**3 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. T. Paiva, C. E. *. Leal </line>
<line> *42 </line>
</par>
<par>
<line> * rel*vância cient*fic* *a pe*quisa está no av*nço que *romo*e para * l**eratura </line>
</par>
<par>
<line> científica da psicologia, da </line>
<line> educa*ão e da ass*stência *stud*ntil, uma </line>
<line> v*z *ue a*orda </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> t*mática *ov*, aind* *ão c*ntemplada </line>
<line> e* </line>
<line> todo* os **us asp*c*os. Como o e*tu*o foi </line>
</par>
<par>
<line> realizado </line>
<line> por meio </line>
<line> de análise de documen**s *úblicos d*s *nive*sidades federais </line>
</par>
<par>
<line> n*rdestinas, qu*is se*a*, </line>
<line> os r**a*órios </line>
<line> de gestão **s s*rviços, a p**q*is* t*mbém pod* </line>
</par>
<par>
<line> pro*u*ir i*port*ntes ind*cador*s para o registro de in*ormações com b*se nos de*ates mais </line>
<line> atu*is na lite*atura ci*ntífic*. </line>
<line> * relevância soc*al e*tá relacio*ada ao fato de que * pesquisa re*lizad* *borda um </line>
<line> serviço ofertado no contexto de uma important* *olít*ca p*bli*a direcionada à permanência </line>
<line> *e estu*antes em situação de vulnerabilida*e so*io*con*mic*. A cresce*te massificação ** </line>
<line> educ***o super*or brasileir* *ão *ode ser conf*ndida com de*ocratização (DU*ET, 2015), </line>
</par>
<par>
<line> condiçã* na qual se t*rna u*gente o mapeam*nto e deba*e a r*speito </line>
<line> de co*o são </line>
</par>
<par>
<line> imple*entadas as açõe* voltada* a um *egmento historicam*nte exc*uí** da* univer*id*des. </line>
</par>
<par>
<line> Desse mod*, o ob*etivo geral foi </line>
<line> ana**sar as práticas prof*ss*onais em psicologia </line>
</par>
<par>
<line> esc*lar de*envolvi*as *o contexto do P*an* Nacional de Assistência Estuda*til em </line>
<line> *niv*r*idad** feder*i* no*destinas. Os **jetivos específicos *or*m: 1) identificar as prá*i*as </line>
<line> profissionais des**v*l*idas pelo* *sicól*gos escolares *a a*sistênc*a estudant*l; 2) ex*minar </line>
</par>
<par>
<line> como se configuram as articulações dos psicólog*s e*cola*es </line>
<line> com *s *emais se*vi*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ações institu*ionais; *) </line>
<line> *iscutir papel da *s*colog*a o </line>
<line> escolar na *emocratiz*ção do *nsino </line>
</par>
<par>
<line> su*erior e nas </line>
<line> ações d*rec*o*ad*s ao enfrent*m*nto </line>
<line> da ev*são e retenção acadêm*ca de </line>
</par>
<par>
<line> estudantes em situ*çã* de v*ln*rabilidad* socioeco*ômic* vinculados aos </line>
<line> progr*mas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> benefícios da assi*tê*cia estud*nt*l. </line>
</par>
<par>
<line> 2 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Caracte*izaçã* do estudo </line>
</par>
<par>
<line> Para a resposta ao nosso p*oblema de pesq*i*a e *oncretização do* ob*etivos tr*ça*os </line>
<line> nesse proje*o, rea**z**os uma pesquisa documental, *or meio de consu*ta a fontes primárias, </line>
</par>
<par>
<line> ou seja, da*os * informa*ões que ainda não </line>
<line> receberam trat*mento c*ent*fico. As **nte* </line>
</par>
<par>
<line> primári*s * serem c*ns*lta*as são os re*atório* d* ge*tão *e pró reitorias d* assuntos </line>
<line> estud*ntis ou equivalentes, de un*v*rsi*ades fe*era*s da r*gião nor*este, res*o*sáveis pelo </line>
<line> planejamento e exec*çã* d*s aç*es de assistênc*a estudantil *re*i*ta* no P*ano **ci*nal de </line>
</par>
<par>
<line> Ass*stê*cia Estudantil (BRA*IL, </line>
<line> 2010). A </line>
<line> análise será re**izada, esp*cificamente, a *art** </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*es*na, v. 20, n. 9, art. 11, p. 239-*52, set. 2*23 </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Ps*colo*ia Escolar no Plan* Nacional de Assistê*cia Est*danti* </line>
<line> 243 </line>
</par>
<par>
<line> da seção e/ou subse*ões dos relatórios, que integ*am inform*ções e dados refer*ntes ao </line>
</par>
<par>
<line> servi*o de </line>
<line> *sic*log*a. Como se tr**a da análise </line>
<line> de *ocumentos públicos, não *nvolvendo </line>
</par>
<par>
<line> **alq*er abord*gem direta * se*es huma*os, cons*derando que é uma pes*uisa documenta*, </line>
<line> a pres*n** pr*pos*a dis**nsa apreciação d* um c**itê de ética e pesquisa. </line>
<line> 2.2 Amostra, Cri*érios de Inclusão e *xclusão </line>
<line> For*m analisad*s os relatóri*s *os último* cinc* *nos (de *0*7 a 202*), publicados </line>
<line> na página of*c*a* *** univ*rsidades, conforme *rienta * le*islação pertinent* da </line>
<line> tr*n*parência pública. Os crit*ri*s de incl*sã* *as u*iversidades foram: 1) ser *anti*a *om </line>
</par>
<par>
<line> recursos do Govern* Feder*l; 2) es*ar situada n* r*gi** nord*ste; *) </line>
<line> quanto à organização </line>
</par>
<par>
<line> acadêmica, ser qu*lifi*ada como univ*rsida*e; </line>
<line> 4) disponibil**ar, *a página </line>
<line> de </line>
<line> int*rnet </line>
</par>
<par>
<line> oficial, os *elatórios de gestão do órgã* resp**sável pela assistência estu*a*til, </line>
</par>
<par>
<line> *orres*ondentes ao recorte tem*oral </line>
<line> do es*udo; 5) Ter, no organog**ma da pró-re*toria </line>
</par>
<par>
<line> responsável pela assistência </line>
<line> *studantil, </line>
<line> um serviço de </line>
<line> ps*cologia ou então contar </line>
<line> *om </line>
</par>
<par>
<line> profissional de psi*ologi* na equipe da a*s*s***cia *stu*antil. Da* universidades elegíveis, </line>
</par>
<par>
<line> foram excluídas do est*do *s instituições que: 1) pu*li*aram relatórios de </line>
<line> assistên**a </line>
</par>
<par>
<line> estud****l *oment* c*m in*ormações num**icas, sem d*scriçã* das açõ*s d*senvolvidas; 2) </line>
<line> *presentaram, nos elemen*os tex*ua*s do relatório, in*ormaçõe* d*verge*tes a respeito d*s </line>
</par>
<par>
<line> ações desenvolvidas; 3) apresentara*, </line>
<line> na pá*ina o*icial, *ink *e acesso aos *rquivos </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> *elatórios que redir*ciona para páginas não of*cia** (como, </line>
<line> por exe*plo, *edes *oc*a*s); </line>
<line> *) </line>
</par>
<par>
<line> apr*s*ntaram arqui*os corrompid**. </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Pro*edi**nto de colet* de dados </line>
</par>
<par>
<line> A *esquisa docume*tal pro*osta e*volveu algumas etapas. A pri*e**a etapa </line>
</par>
<par>
<line> co*sisti* na reali*ação *a *ré-análise, que compreendeu a *or***ação </line>
<line> do problema de </line>
</par>
<par>
<line> p*squisa, elaboração d* h*póteses, *efiniç*o de ob*e**vo* e planej*mento d* trabalho, os </line>
</par>
<par>
<line> q*ais f***m descr*tos neste document*. Posteri*rmente, procede*os à or*a**zação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> materia*, inici*n*o pelo levantam*nto das </line>
<line> *niversid*des federais loca*izadas </line>
<line> na região </line>
</par>
<par>
<line> nordeste, c*m base nas </line>
<line> informações disp*níveis no Cadas*ro Naci*nal de C*rso* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Instituiçõe* da Ed*c*ção Supe*ior, publicadas na pág*n* oficia* do Mi*is*ério da Educação. </line>
<line> *pós a obtenção do le*antam*nto das u*iv*rsidades federais da r*gião nor*este, </line>
<line> *r*cedemos * consu*ta d*s respectivas páginas *f*ci*is das uni*ersi*ades, c*m o objetivo de </line>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a PI, v. 20, n. 9, ar*. 1*, p. 239-*52, set. 2*23 *ww4.*sanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. T. Paiva, C. E. G. Leal </line>
<line> *44 </line>
</par>
<par>
<line> acessar </line>
<line> os r*latórios de gest*o das pró-reito*i*s de assuntos es*udantis ou ó*gão* </line>
</par>
<par>
<line> equivalen*es. Em **a primeira etapa, procede*os à classi*icaçã* * nume*ação dos arqui*os, </line>
</par>
<par>
<line> levando em c*nsideração o ano </line>
<line> e a </line>
<line> universidade *orrespondente. *m seguida, as </line>
</par>
<par>
<line> informações contidas nos docume**os f**am extraídas e organiz*da* *m fic*amentos. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, a etapa final da pesquisa envolveu a análise das info*ma*õ*s, ou *eja, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tratamen*o *os dados, </line>
<line> q*e fo* realizado </line>
<line> por meio da construção *e eixos temáticos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> discussão *mbasa*a *a *iteratura *ie*tífica disponível. </line>
<line> *.4 Aspectos É**cos e Leg*i* </line>
<line> Como desta*ado, o **tigo contempla uma p*s*uisa documental, portant* não *nvolve </line>
</par>
<par>
<line> abordagem direta a *eres *umanos, * </line>
<line> utiliz*u, como fonte primária, os relatórios de gestão </line>
</par>
<par>
<line> das pró-reitorias respo*sáveis pela assist*ncia es*ud*ntil, o* s**a, d*cum*ntos públicos que </line>
</par>
<par>
<line> não </line>
<line> requerem au*oriz*ção das ins*itu*çõ*s. *endo </line>
<line> assim, as Resoluções 466/*012 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 5*0/2*16, do **ns*lho Nacional *e Saú**, não se a*licam. En*re*anto, </line>
<line> a* informações </line>
</par>
<par>
<line> construí*a* *o processo de pes*uis* receberam *ratamento ético as e </line>
<line> inst*tu*çõ*s serão </line>
</par>
<par>
<line> apresentadas, n* relatóri* de pesquis* e publicações relacionadas, po* meio *e códi*os, c*m </line>
<line> o objetivo d* *espeita* e ga*antir o sigilo * a confidencial*dade das info*mações. </line>
<line> *.5 Anális* *e dados </line>
</par>
<par>
<line> Co* base nos objetivos t*açad*s </line>
<line> p*r* o est*do * nas informações e*traída* *os </line>
</par>
<par>
<line> re*atório*, *oram construíd*s e*xos *em*tico* de a*áli*e, os quais *ora* discutidos co* bas* </line>
<line> na literatura *ie*tífica disponí*el a respe*to da atuação *r*fissional em p*icologia escolar n* </line>
</par>
<par>
<line> ensin* superior, sobre*udo </line>
<line> no contexto das u**versid*des f**erais e do P*ano N*cio*al </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> A*sistência *stu*ant*l (BRASIL, 2010). </line>
<line> 3 RESUL*A*OS E *ISC**SÃO </line>
<line> E* um* rea*idade marc*da p*la des**ualda*e social, com* a real*dade *r**ileira, o </line>
</par>
<par>
<line> sistema ***olar *xerce um </line>
<line> i**ortante pa*el na manutenção do </line>
<line> *tatus *uo (*O*UEIRA; </line>
</par>
<par>
<line> N*G**IRA, 2002; G*ZZO, 2020). Q*ando delim*namos o cenário social da edu*ação </line>
</par>
<par>
<line> s*perior, é n**essár*o d*stacar </line>
<line> que, histori*amen*e, ess* nível de ensi*o t*m contribuído </line>
</par>
<par>
<line> par* a reprodução da el**e cultural, econômi*a, social * polít*ca do Bras*l, </line>
<line> uma vez que se </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. **, n. 9, art. 11, p. 239-2*2, set. *0** </line>
<line> www*.f*a**t.co*.br/r***sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Psicologia *scolar no Plano Naciona* *e Assistência E*tudantil </line>
<line> 245 </line>
</par>
<par>
<line> *onstitui *omo um n*vel </line>
<line> aparent*mente meritocrático (CAR*EIRO; SAMPAIO, **21; </line>
</par>
<par>
<line> SILVA; SAMPAIO, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> A*nda que o acesso à educaçã* bás**a tenha *ido </line>
<line> universalizado *o Brasil, como </line>
</par>
<par>
<line> preconiza*o </line>
<line> na Constituiç*o Fe*eral (BR*SIL, </line>
<line> 1988), qual pr*m**ga que o esta*o, em a </line>
</par>
<par>
<line> consonância com * família, tem o dever de ofertar educação de qualid*d* gratuita aos </line>
<line> ci*adãos brasil**r*s p*ra o p**no desenvolvimento e *xe*ução da cidadania e do trab*lho, a </line>
<line> *ealidade é q*e o aces*o * escola ocorre em níveis muito *es*guais, dada a d*sc*e*ância de </line>
<line> q*alidade entr* *scola* *ú*licas e parti*ulares, situação que prod*z *mpl*caçõe* *a trajetória </line>
<line> de escolarização, *om r*percu*sões *ireta* *o *cesso à educação superior. </line>
</par>
<par>
<line> O impacto da *r*gem socia* na tra*e*ória de e*c*larizaçã* </line>
<line> tem sido obj*to de </line>
</par>
<par>
<line> refl*xões dive*sas, que impulsionara* a fo****ação de p*líticas públ*cas *e d*mocratização </line>
<line> do aces*o ao en**no superior. A Lei das Cotas (BR*SIL, 2012), por exemplo, tem m**ado o </line>
<line> pe*fil soc**e*o*ômico e cultu*al dos es*udant*s *ni*e*sitário*, *obretudo quand* de*tacamos </line>
</par>
<par>
<line> * contexto das instituições f*der*is </line>
<line> de e*s*no *uperior, as quais *ê* uma expres*iva </line>
</par>
<par>
<line> particip**ão na am*liação d** *portunidade* d* *ces**. O Pr*grama de Apoio e P*an*s de </line>
</par>
<par>
<line> Reestru*uração e Expan*ão das Universidades Fede**is (Reun*) (B*ASI*, </line>
<line> 20*7) </line>
</par>
<par>
<line> proporcionou uma série de i*vestimentos na educação superi*r *ública, qu* culminara* na </line>
<line> criação de n*vas univers**ades, de novos ca*pi de universida*es *á exi*tentes, de novos </line>
<line> cursos de grad*a*ão, bem como na interiorização do acess* a esse *e ensino. A mass*f**ação </line>
</par>
<par>
<line> da educaç*o s*perio* *e*loca para *entro do *istema uni*ersitá**o um* n*va realidade, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> qua* de*anda a criação de po**ticas voltadas à p*rmanência estud*ntil. </line>
</par>
<par>
<line> É nesse c*ntexto *ue * Plano Nacio*al de *ssistência Estu*an*il (BRASIL, 2010) é </line>
<line> instituído. O* objeti*os desta política são: a democratização das co*di*õe* de permanência </line>
<line> dos jovens na educação supe*ior públic* federa*; * minimização dos efeitos d*s </line>
</par>
<par>
<line> d*sigualdades s*c*ais e *eg*onais na p*rmanên*ia e conclusã* d* educação **peri*r; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> redução </line>
<line> *as taxas de *e*enção * </line>
<line> eva*ão; e promoção da i*clusão soc*al pela educ*ção. * a </line>
</par>
<par>
<line> PNAES direcionado a estudantes de grad*açã* presencial de instituições federais é </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> en*ino super*o* e contem*l* </line>
<line> ações qu* se distribue* nos seguin**s eixos: m*r*dia </line>
</par>
<par>
<line> e*tudantil; ali*entação; tran*porte; at*nção </line>
<line> à saúde; inclusão digit*l; cultura; esporte; </line>
</par>
<par>
<line> *rec*e; </line>
<line> a*oio pedagógico; e ace*so, </line>
<line> part*ci*aç*o e </line>
<line> *prendizagem de estudantes c*m </line>
</par>
<par>
<line> *ef*ciência, *ranstornos globais do *ese*vol*i*ento e altas h*bi*idades e *uperdo**ção. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> psi*o*ogia escola* tem consolidado sua p**sença no PNA*S, uma vez que os </line>
</par>
<par>
<line> *sicól*gos *ntegram as equipes multip*o*issio*ais *a assistência *stu*antil. Como de*taca </line>
</par>
<par>
<line> M**inh*-A***jo (20*6), a m*s*ific*ção democratizaç*o da ed*cação superior acabou e </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *0, n. 9, a*t. 1*, p. 239-252, set. 202* www4.fs*net.com.*r/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. T. Paiva, C. E. G. Leal </line>
<line> 2*6 </line>
</par>
<par>
<line> cria*do demandas acríticas e equivocadas po* atendimentos psicológicos na* inst**uições, </line>
</par>
<par>
<line> com o objetivo de ajusta* esse novo perfil de </line>
<line> estudante às exigências de um mu*do </line>
</par>
<par>
<line> acadêmico c*mplex*. Os s*rviç** de </line>
<line> *sic**ogia </line>
<line> no e*sino supe*ior foram se consolidando </line>
</par>
<par>
<line> com base em um modelo voltado ex*lusivamente **ra um* atuação indiv*dualizada, clínica </line>
</par>
<par>
<line> e terapêutica, *odelo **se que se en*ontr* </line>
<line> em um </line>
<line> p**cess* de transição para u* </line>
<line> enfoque </line>
</par>
<par>
<line> rela*ional, coletivo, voltado para u** *imensão </line>
<line> psi**ssocial </line>
<line> e para intervençõ*s </line>
</par>
<par>
<line> *nstit*cionais (*OM*S; MARINHO-ARAÚJO, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 *ixo 1: Práticas profissionais des*nvolvida* pelo* *sicólogos esco*ares da assistência </line>
<line> estudantil </line>
<line> *s psicólog*s escolares desemp*nham um papel de *um* *mportância na *ssistência </line>
<line> estudant*l, cont*ibui*do de m*neira significativa pa*a * bem-estar e o desenvol*imento dos </line>
</par>
<par>
<line> estudantes. No cont*xt* das prática* profis*ionais, esses profis*io**is adotam </line>
<line> *m a </line>
</par>
<par>
<line> *bordagem a*range*te e multifacetada para li*a* co* os des*fi*s psicossoc*ais enfrentados </line>
</par>
<par>
<line> p**os a*u*os. Uma </line>
<line> das p*inc*pais </line>
<line> prátic*s profissionais dese*vol*idas pelos ps*cólog*s </line>
</par>
<par>
<line> *scolares é a avaliaçã* psi*ológica, </line>
<line> por meio da qual eles </line>
<line> b*scam *om*reender *s </line>
</par>
<par>
<line> necessida*es individuai* do* est*dantes, ide*ti*i*ar po*síveis dificuldades emocio*ai*, </line>
</par>
<par>
<line> cog*itiv*s </line>
<line> *u compo*tamentais e *ornecer r*comenda*õ*s e interve**ões adequadas. *ssa </line>
</par>
<par>
<line> abordagem perm*te que os ps*cól**os escolares identifiqu*m fatore* *ue podem i*p*ct*r o </line>
<line> dese*p*nho *cadêmico e prom*vam estratégias de apoio e desenvolvi*ent* pessoal. </line>
<line> Outra prática ** *xtr*ma im*ortância é a int*r*en*ão em situações de conflito. Além </line>
</par>
<par>
<line> di s s o, </line>
<line> os psic*l*gos escolares desempenham *m papel rele*ante </line>
<line> *a pr*moção da saúde </line>
</par>
<par>
<line> mental e do </line>
<line> *em-est*r dos *studant*s. Eles *rganizam a*ivi**des e*ucativ*s *re*e*tivas, * </line>
</par>
<par>
<line> como *ales*ras sobre habilidades **ciais, *a*ejo do estres*e e promo*ão </line>
<line> da autoes*ima. </line>
</par>
<par>
<line> Essas a*ões têm </line>
<line> como objetivo fort*lecer </line>
<line> a *aúd* emocion*l dos e*tu*antes, pre*enir </line>
</par>
<par>
<line> problemas *e saúde mental e criar *m amb*ente es*olar acolhedor * inclusivo. </line>
<line> No relatório d* gestão ** UF01, *or e*emplo, constam al**mas ações desenvolvidas </line>
</par>
<par>
<line> com o i*tuito </line>
<line> *e *romover a saúde mental. D**tre elas, dest*cam-se a veiculação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> campanhas nas mídias *nstitucio**is, o lançament* de ** Guia de Atenção P*icossocial em </line>
</par>
<par>
<line> *a*de *en**l, </line>
<line> c*m inf*rma*ões *obre a r*de de </line>
<line> **enção psi*o*so*ial, e a realiza*ão </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> vi*ências de ter*pias comunitárias integ*ativas na re*idênc*a universit*r*a. També* houve o </line>
<line> acompanha*e*to do desempenho aca*ê*ico, com *evantame*to de dado* e aná**se </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Te*e**na, v. 20, n. 9, art. 11, p. 23*-252, set. 2023 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A P*icologia E**olar no Plano Nacional de A*sist*ncia *studa*til </line>
<line> 2*7 </line>
</par>
<par>
<line> referente à assid*i*ade e coefici**te de rendi*en*o acadêmico d*s es*u*ant** conte*plados </line>
<line> com modalidades da assis*ência estuda*til, re*l*z*do a cada semest*e le**vo. </line>
<line> *lém disso, foram oferecidas orie*tações individu*is e grupais, vis**do à </line>
<line> id*ntificação *e p*oblemas e inte*venç*es nas s*tuações que prod*zi*am dificuldad*s no </line>
<line> d**emp*nho acad*mico. Proj*tos d* *rom*ção da saúde men*al foram ampli**os, com açõe* </line>
</par>
<par>
<line> coletivas, de caráter interdi*cipli*ar * inte*setorial, c*mo r*das de conve*sa campanha*. e </line>
<line> Vale ressaltar q*e o Núcle* de Ace*si**lidade (NAC) desen*ol**u açõ*s com o objetiv* *e </line>
</par>
<par>
<line> garantir o </line>
<line> a*esso, a permanência e a *prend*zagem be*-sucedida de *studante* com </line>
</par>
<par>
<line> defic*ência, Trans*orno </line>
<line> *o E*pect*o Autis*a e A**as H*b*li*ades/Supe*dot*ção, em </line>
</par>
<par>
<line> confor*idade com as diretrizes nacionais que or*enta* a inclusão educacional na Edu*açã* </line>
<line> **perior. </line>
<line> Em sín*ese, as práticas profissionais dos psicólogos escolares na *ssistência </line>
</par>
<par>
<line> *stud*ntil *b*an*em uma ampla va*iedade de a*ivida**s e abo*dagen*. Seja *or meio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> avaliação </line>
<line> psico*ógic*, orienta**o vocacional, interve*ção e* conflitos *u p*omoção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> saúde menta*, esses profis*ion*is de*empenham </line>
<line> um papel *u*damental </line>
<line> no apoio ao </line>
</par>
<par>
<line> d*senv*lvimento ac*dêmico e emoc**nal dos estudantes, contri**ind* para um amb*ent* </line>
<line> escolar *audável e p*opício à apren*i*agem. At*av*s das ações men*ion*da* n* re*atório de </line>
<line> g*stão da UF*1, c*mo v*icula*ão *e *ampanhas, lançamento de guias, realiz*çã* *e te*a*ias </line>
</par>
<par>
<line> comunitária*, acompanh*mento d* desempenho acadêmico e ampliação de projet*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> promoção da saú*e mental, os psicól*gos escola*e* tra*a*ham em parceria **m a i*st*tui*ão </line>
<line> para garan*ir a *aúde me**al e a in**u*ão educacional dos estudantes. </line>
<line> 3.2 Eixo 2: Articulação ** psicólogo *om os *emais s*rviços e ações *nstituci*na*s </line>
</par>
<par>
<line> As **ticulaç*es </line>
<line> dos ps**ólogos escolares </line>
<line> com os dema*s serviços e </line>
<line> ações </line>
</par>
<par>
<line> *nstitucionais nas u*ive*s*dades sã* essenciais para promover uma **o*dagem *nteg**da </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> colab*rati*a no suporte aos ***ud*ntes. Es*as *rticu*ações </line>
<line> visam es*abel**er conex*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> parcerias *ntr* *s di*e*ent*s setores, a fim de fornecer uma ass*stê*ci* ab*angent* * e**c*z, </line>
<line> especialmente *m tempos desafia*o***, c*m* durant* a pande*ia de COVID-19. </line>
<line> Uma fo*ma de configu*aç*o dessas articulações mais pres*ntes dentro das </line>
</par>
<par>
<line> univ*rsidades anali*a*as * por meio </line>
<line> da pa*ticipação </line>
<line> em equi*es multipro*issio*ais. Os </line>
</par>
<par>
<line> psi**logos escolar*s *raba*ham *m </line>
<line> colabora**o *om outros pr*fissionai*, com* a*si*tentes </line>
</par>
<par>
<line> so**ais, ped*gogos e p*of*ssionais da á*ea de saú*e. Es*a eq*ipe mult*disciplinar permite </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. 9, art. *1, p. *39-252, s*t. 2023 www4.fsa*et.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. T. *aiva, C. *. G. Leal </line>
<line> 24* </line>
</par>
<par>
<line> *roca de c*nhecimento*, experiências e informa*õe* sobre os *studa*tes, po*sib*litando u*a </line>
<line> co*preensão m*is c*mple*a *e su*s **ce*sida*e* * a of*rta de sup**te *dequado. </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, os </line>
<line> p*i*ólogos e**olare* estab**ecem articulações </line>
<line> c*m os coorde*adores </line>
</par>
<par>
<line> dos *ursos e profess*res, **tegrando aspectos acadêmicos e emo*io**is dos estudant*s. Eles </line>
<line> *odem for*ecer orient*ções aos professores sob** e*tratégia* pedagógicas *ue considerem *s </line>
</par>
<par>
<line> nece*sidades </line>
<line> psicossoci*is dos a*u*os, a*ém de auxiliar na identi*ica*ão </line>
<line> de *ificuld*des </line>
</par>
<par>
<line> e*oci*nais *u comportamenta*s que possam af*tar o *esempenho ac*d*mic*. </line>
</par>
<par>
<line> Outra forma d* ar*iculação é a </line>
<line> col*boraç** c** os serviços de assi*tência </line>
</par>
<par>
<line> psicossoc*al e d* saúd* das universidades. Os p*icól*gos podem encaminhar </line>
<line> o* estudantes </line>
</par>
<par>
<line> para *s*es serviço* qua*do há n*ces*idade de *uporte ad*cional, como atend*mento </line>
</par>
<par>
<line> psicossocial, ori*ntaç*o vocacional, apo*o nutricional ou ser*iços </line>
<line> de saúd* m*ntal. Es*a </line>
</par>
<par>
<line> art*culação *ermit* uma abordage* holíst*ca no cui*ado com os estudan*es, ab*angen*o </line>
<line> diversas dimen*ões de seu bem-e**ar. </line>
<line> Além disso, os ps*cólogos escolares tam*ém po*em p*rticipar de comissões e grupos </line>
</par>
<par>
<line> de trabalho relacionados </line>
<line> à assist*ncia </line>
<line> es*udantil * à* políticas institucion*is. *sso lhe* </line>
</par>
<par>
<line> permit* contr*b*ir </line>
<line> na de**nição de dire*rizes e na *m*lementa*ão </line>
<line> de ações vol*adas ao </line>
</par>
<par>
<line> suporte dos est**an*es, *onsiderando a* *emandas ident*ficada* em s*a práti*a profissional. </line>
</par>
<par>
<line> No relató*io </line>
<line> d* gest*o </line>
<line> *e 202* d* UF*2, é destacada a i*portância </line>
<line> dessas </line>
</par>
<par>
<line> articu**çõ*s em um ano *esafi*dor *evido à pandem*a. A sus*ensão d*s at*vida*es </line>
</par>
<par>
<line> presenci*is *evou à nec*ss*dade de e*tabelec*r parc*ria* com Centros </line>
<line> *e At*ndim*n*o </line>
</par>
<par>
<line> Psicossocial (CAPS) e a rede de a*endimento em saúde me*tal *ara oferecer s*porte </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> estudantes em si*ua*ão de risco e criar rec*rsos de acolhiment*/psicoterapia sem *u*to para </line>
</par>
<par>
<line> os dis*en*es. Além </line>
<line> disso, * pr*posta da Rede *e *ro*eçã* P**co*social *a Pró-*eitoria de </line>
</par>
<par>
<line> Desenvolvimento d* Pe*soas (PROD*P) b*sca promover uma ar***u**ção e*t*e os ser*iç*s, </line>
<line> prog*amas, *rojetos e açõ** ex*st**te* na UF02, visan*o a um *co*himen*o mais qualificado </line>
</par>
<par>
<line> e * desenvol*imento de nova* propostas para en*rentar a* dem*nda* </line>
<line> psicossociais </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> comunidade univers*tária, considerando os impactos *sico*ó*icos do dist*nciame*to soc*al. </line>
<line> Em *esumo, as ar**culações dos psicólo*os escolares c*m os dema*s serviços e ações </line>
</par>
<par>
<line> i*stitucionais </line>
<line> nas universid*des, por m*i* d* participa*ão </line>
<line> e* equi*es multipro*issionai*, </line>
</par>
<par>
<line> c*laboração com coo*denadores e p*ofess*res, conexão com *s serv*ço* d* as*ist**c** social </line>
</par>
<par>
<line> e de saúd*, participação e* comiss*es e grup*s ** trabalho, buscam proporc*onar uma e </line>
</par>
<par>
<line> assistência e*tudan*il *ais abrangente, integrada e efetiva, promovendo o bem-esta* e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*ime*to d*s estu*a*te*, </line>
<line> especi*lmente diante de desafi*s co*o a pa**emia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> COV*D-19. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Ter*sina, v. 20, n. 9, art. *1, p. 239-252, set. 2023 </line>
<line> w*w*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Psic*logia Escol*r no Plan* N**ional *e Ass*stência Estudanti* </line>
<line> 249 </line>
</par>
<par>
<line> 3.* *ixo 3: A ps***logia escol*r e a *emocratiza*ão do ensino superi*r </line>
</par>
<par>
<line> No contexto da expansão *nquestionável do E*s*no Superior, é essencial a*aliar até </line>
<line> que po*to es*a am*liação *ontribui verda*eiramente para a democrat**a*ã* d* acesso e do </line>
<line> s*cess* **ucac*onal dos *rupos s*cioec*nômi*os me*o* pri*ile*iados que ingressam nessa </line>
</par>
<par>
<line> modalid**e de ensino. Infelizmente, ** candidatos </line>
<line> provenientes desses grupos enfrentam </line>
</par>
<par>
<line> uma men*r *epr*sentatividade tanto nas inst*tuições de e*sino *uperi*r q**nto nos *ursos </line>
<line> ma*s pr*sti*iados soci*lm*nte. Essa reali**de tem um impact* significativo em seus projetos </line>
</par>
<par>
<line> *ocaciona*s e perspectivas de car*eira, *m* **z </line>
<line> que suas experiên*ias esco*ares </line>
<line> pré*ias </line>
</par>
<par>
<line> podem *nf*uenciar *s cla*sificações que *eterminam a admissão no *nsino *uperio*. </line>
<line> A i*pl*menta*ão de *olíti*as como Reuni (Bra*il, 2005), Pro*n* (Brasil, 2007) e Lei </line>
</par>
<par>
<line> da* *otas (Brasil, 2012) abriu importantes o**rtu*idades </line>
<line> par* </line>
<line> es**dantes prove*ientes </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> escolas públicas, </line>
<line> com baix*s **ndições s*cioeconô*icas e </line>
<line> outr*s *aracterísticas que antes </line>
</par>
<par>
<line> os excluíam *o cenário acadêmico. Essa *ova c*nfigura*** no ca*pus universitário resultou </line>
<line> *m uma d*manda inesperada por psicólogos es*olares no ensino supe*ior, com a **pectativa </line>
<line> de que ess*s profissi*na*s oferecessem suporte para lidar com p*o**emas de a*rendiz*g**, </line>
</par>
<par>
<line> def*sagens aca*êmic*s e inadequação social </line>
<line> enfre*tados </line>
<line> pe*os **vo* perfi* estudantis, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> consonância c*m as config**aç*es e exig*ncias acadêmi*as. </line>
<line> Est*do* conduzid*s *or Marinh*-A*a*jo (2009, 201*a) defendem que os espaç** </line>
<line> abe*tos à Psicologia Escola*, po* meio da dem**r*tiz**ã* do en*ino *uperi*r *o país, devem </line>
</par>
<par>
<line> ser ocupad*s de forma e*tra*é*ica, explo*ando *s </line>
<line> brechas e c*ntradiçõ*s presentes *as </line>
</par>
<par>
<line> *deologias hegemônicas. Ess*s ruptur** devem ser ampl*a*as por meio de uma atuaç*o </line>
</par>
<par>
<line> pautad* </line>
<line> *a ética e na crit*cidade, </line>
<line> embasada em fundamentos te*rico-conc*ituai* *ue </line>
</par>
<par>
<line> possi*ilitem * tran*f**mação social, a co*scie*tiz*ção * o empoderam*n*o *e todos os atores </line>
</par>
<par>
<line> de*se con**x*o. O objetivo é promover um </line>
<line> protagonismo coletivo pa*a impulsio*ar </line>
</par>
<par>
<line> m*danças institu*i*nai* *nc*u*ivas, d*gnas e justas. </line>
<line> Defende-se, po*tanto, que a Psicologia Escolar *o ensi*o superio* d**e *e e*g*j*r no </line>
<line> desenvolvimento ps**oló*ico co*plexo do* participa*tes des*e espa*o, desempenhan*o um </line>
<line> papel ativo na promoç*o do bem-e*tar, do *rescimento pesso*l e na criação *e um am*i*nte </line>
<line> ed*cac***al que valoriz* a diversida*e e a equida*e. </line>
<line> Além disso, ao anali*ar o suce*so acadê*ico e a conclusão d*s cursos, surgem </line>
<line> preocup*çõe* ainda maiore* em re*ação à efe*iv* de*oc*atização do Ensino Superio*. </line>
</par>
<par>
<line> Divers*s pesquisa* demonst*am que </line>
<line> as tax*s de insuces*o acadêmico e abandono </line>
<line> *stão </line>
</par>
<par>
<line> diretamen*e ass*ciados à or*gem social do* estud*ntes (*AVARES, 200*). *sses r*sultados </line>
<line> R*v. FSA, Ter*si** PI, v. 20, n. *, art. 11, p. 2*9-252, set. 2*23 www4.fsanet.c**.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> M. C. T. Paiva, *. *. G. Leal </line>
<line> 250 </line>
</par>
<par>
<line> reforçam a necessidad* de ab*rdar as *esigual*ades so*io**onômi*as que afetam *s </line>
<line> *st*da**es, a fim de promover um* de*ocratiz*ção efet*va do Ensi*o Superio*, garantindo </line>
<line> oportunidades iguais para to*os. </line>
<line> Os rel**órios de gestão de *od*s as univer*idades e*tudada* dest*cam a importânc*a </line>
</par>
<par>
<line> do **AES c*mo p*lí*ica p**lica. A UF03, por exempl*, *presenta </line>
<line> na página da P*ó- </line>
</par>
<par>
<line> Reitori* os re**tóri*s de ges**o re*erentes aos anos de 2011 a 2**2, os quais endoss*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*sis*ênc*a estudantil como direito para a gar*ntia da inc**são social p*la edu**çã*. No* </line>
<line> **gistros, po* exe*plo, constam ações r*a*izadas pelos difere**es s*rviç**, entre *s quais, * </line>
</par>
<par>
<line> p*icológico, com a </line>
<line> finalidade ** pro*oção de mudanças institucionais, i**lu*iv*, com a </line>
</par>
<par>
<line> c*nsol*d*çã* *e uma polí*ic* de a*sistê*ci* estudant*l *a inst*tuiç*o. A atuação em </line>
<line> p**cologia n* domínio do *NAES deve r*mper com a lóg*ca indi*idualizante e *on*emp*ar </line>
</par>
<par>
<line> os fenômenos psicol*gicos </line>
<line> de man**ra articulada </line>
<line> * **nâmica institucio*al e soci*l. A </line>
</par>
<par>
<line> promoção de **úde menta* d* c*m*nidade *n*versit*r*a, por e*empl*, demanda toda uma </line>
<line> m*dan** na cul*ura que defin* as relações no cenário social *a educação superior. </line>
<line> 4 CO*SI*ERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O cre*cimento ** educ**ão superior </line>
<line> n* Brasil </line>
<line> te* con*ribuíd* para a mudanç* no </line>
</par>
<par>
<line> p*rfil **s *studant*s un*vers*tários e fomen*ado o debate sobre ações de pe*man*ncia, *ntre </line>
<line> as *uais as promovi*as no âmbi*o da Ps*cologia Es*olar e Educ**io*a*. O Pla*o Naciona* d* </line>
</par>
<par>
<line> Ass*stên*ia Estud*n*il rep*ese*ta uma importante polí*ica de pe*manência direcion*da </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estud*n*es em situação de **lne*abi*idade soci*eco*ômica, *ançando desafio* para a atuação </line>
<line> do psicólogo. </line>
</par>
<par>
<line> Na a*álise dos relatór*os de gestão, percebemos que a Psicologia Escolar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Educ*cional *em seu espaço *on*olidado </line>
<line> na assistê*cia es*udantil, desenvolvend* </line>
</par>
<par>
<line> *mpor*antes práticas *ientífico-pro*i*sionai* de maneira articu*ada * uma perspectiva d* </line>
</par>
<par>
<line> inclus*o social pela educação. Os atendime*tos individu***, apesar de </line>
<line> *cup*rem um papel </line>
</par>
<par>
<line> *entral </line>
<line> nas ações dos *r**ission*is, têm ** integra*o a uma </line>
<line> atu*ção p**ven*iva </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inst*tu**onal, as quais potenci*lmen*e produzem mudanças c*ntextua*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 20, n. 9, art. 11, p. 23*-*52, *et. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> A Psicologia Escolar no Plano N*cional de Assi*tência Estudantil </line>
<line> 251 </line>
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<line> *EFERÊNCIA* </line>
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<line> BRASIL. Ministé*io d* Ed*cação. Decre*o nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o </line>
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<line> Pro*rama Nacional de Assistência Estu**ntil - PNAES. Dis**nív** </line>
<line> em: </line>
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<line> <*ttps://ww*.planalto.gov.br/c*iv*l_03/_a**20*7-2010/2010/*ecreto/d**34.ht*>. Ace*s* </line>
<line> e*: 4 ma*. 20*2. </line>
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<line> BRAS*L. L*i *2.711, d* 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o *ngresso </line>
<line> nas *nivers*dades </line>
</par>
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<line> feder*is e </line>
<line> nas in*tituições federais </line>
<line> de ensin* té*nico. Disponív*l </line>
<line> em: </line>
</par>
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<line> <*ttp*://w*w.p**nalto.go*.br/*civil_03/_a*o2011-2*14/2012/l*i/l12711.htm>. A*esso em: 2 </line>
<line> *ar. 2022b. </line>
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<line> *A*NEIRO, A. S. C; SAM*AIO, S. M. R. Transiç*o para * *ida adulta *m famíl*as </line>
<line> de </line>
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<line> origem popular: o que m*d* c*m a entr*da dos jov*ns na universidade? **: MA*INHO- </line>
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<line> n. </line>
<line> 74 </line>
<line> [*cessado 19 </line>
<line> Novembro </line>
<line> 2021] , </line>
<line> pp. </line>
<line> 255-26*. </line>
<line> Dis*onível </line>
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<line> C*mo R*fe*enciar e*te Artigo, confo*me ABNT: </line>
<line> PA*VA, *. C. T; L*AL, C. E. G. A Ps*co*og*a Escolar no Plano Naci*nal *e Ass*stênci* E*tudantil. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 20, n. 9, art. *1, p. *39-25*, s*t. 2023. </line>
</par>
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<line> Contribu*ção dos Au*ores </line>
<line> M. C. T. Paiva </line>
<line> *. E. G. Le*l </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e plane*amento. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál*se e interpr*tação d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabo*ação do *ascu*ho ou na r*vi*ão cr*tica do conte***. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici*ação n* aprova*ão da versã* final do manuscrito. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Ter**ina, v. 20, n. 9, *rt. 11, *. 239-252, set. 2023 </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
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