<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 10, art. 3, p. 53-71, ou*. 2*23
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.*0.10.3
</line>
</par><par>
<line>
Tr*lhando a Eficiência: Mapeamento, *n*lise e Mel*or*a do Pr**esso de Pregão ** UFCG
</line>
<line>
Seekin* Efficiency: *appi*g, *nalysis, a*d Improvemen* *f the *idding Pr*ces* at UFC*
</line>
</par><par>
<line>
S*irley R*nata da Silva Barbos*
</line>
<line>
Es*ecialista em Pl***jamento e *estão pela Univ*rsidade d* Pernambuco
</line>
<line>
*raduação em Secr*ta*iado Executivo *rilíngue *el* Univers**ade Fed*ra* de Pernambu*o
</line>
<line>
**cretári* Executiva da Uni*e*sidade Fe*eral de Camp*na Grande
</line>
<line>
shirley*ena*as@gmail.com
</line>
<line>
W*gne* Ju*quei*a de Araúj*
</line>
<line>
Do*t*r em Ciênc*a da *nformação pel* Universidade de Brasília
</line>
<line>
Prof*ssor da Univers*d*d* F*de*al da *ara**a
</line>
<line>
wagnerjunquei*a.*rauj*@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: S**r*ey Renata da Silva Barbo*a
</line>
<line>
Edit*r-*hefe: Dr. To**y *erl*y de Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
Univers**ade Fede*al de Ca*pina Gran*e - R. Ap*ígio
</line>
<line>
Rodr*gues
</line>
</par><par>
<line>
Vel*so, 882, *airro Uni**rsitário, *ampina Grande/*B,
</line>
</par><par>
<line>
CE* 5*429-900, Brasil.
</line>
<line>
Artig* r*cebido *m
</line>
<line>
13/06/2**3. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Wag*er Jun**eira de Araújo
</line>
<line>
recebida e* 29/06/202*. Aprovado em 30/06/2023.
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersid*d* Federal d* Paraíba - C*dad*
</line>
<line>
U*ive*sitária,
</line>
</par><par>
<line>
S/N, Ca*pus I, Castelo Branco, J*ão Pessoa/*B, CE*
</line>
<line>
A*aliad* pelo sistema Triple *eview: a) Des* Re**ew
</line>
</par><par>
</page><line>
5805*-900, Br*sil.
</line>
<line>
pe*o *dito*-Chefe; e b) Double Bl*nd R*view
</line>
<line>
(avaliação *ega por dois aval*a**re* da área).
</line>
<line>
Re*isão: Gramat*cal, *ormativa e d* Formataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. R. S. Barbosa, W. J. Araújo
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
O *re*ente estudo objetivou reali*ar o ma*eam*nto, identificar empecilh*s e sugerir *elh*rias
</line>
</par><par>
<line>
da fa*e interna do processo de aquis*ção de
</line>
<line>
ben*, *or pregão eletrônico tradici*n**, na
</line>
</par><par>
<line>
*niversi**de F*de*a*
</line>
<line>
*e Campina *rande. *s
</line>
<line>
inferê*cias foram m*t*rializ*das por meio da
</line>
</par><par>
<line>
metodolog*a *e *odelagem de *rocessos Busin*s* *r*c**s Modeling, e a *pção
</line>
<line>
de software
</line>
</par><par>
<line>
u*il*zada *ara repr*sentar gr*ficame*te a modelagem foi a BPMN no Bizagi. Para **xiliar no
</line>
<line>
desen*olvimento da descrição, a*á*ise e val*dação do m*p*a*ento, foi aplicada a metodolog*a
</line>
</par><par>
<line>
com
</line>
<line>
uma *d*ptação do SIPOC, a ver*ficaçã* d* conformidade com a lista *e ve*ificação
</line>
</par><par>
<line>
r*su*ida da ISO/T* 26.122
</line>
<line>
de 20*8, e a Aná*i*e
</line>
<line>
d* *alo* A*r**ado. Ess* apa*a**
</line>
<line>
per*iti*
</line>
</par><par>
<line>
i*enti*icar *s áreas que *r**isam se*
</line>
<line>
aperf*içoada* * s*gerir,
</line>
<line>
dent*e outras questões, um
</line>
</par><par>
<line>
proc*sso otimizado, com
</line>
<line>
uma redução de
</line>
<line>
17%
</line>
<line>
*e quantidade de atividades. *ara analisar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
eficiência da sua i*pleme*tação, o processo apri*orado pas*ou
</line>
<line>
p*r uma s*m*laçã* de
</line>
</par><par>
<line>
validação, de anális*
</line>
<line>
*e te*po, e de
</line>
<line>
anál*se de recurso*, que apresentou informações úteis
</line>
</par><par>
<line>
par* *omada de decisão g*rencial. Os resultad*s dest* trabalho possibi*itam uma melhor gestão
</line>
</par><par>
<line>
das com*ras púb*ica* e
</line>
<line>
auxiliam na missão qu* a Unive*sidade
</line>
<line>
tem *e prestar u* serv*ço
</line>
</par><par>
<line>
ef*cient* à sociedade.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-c*ave: Gestão de
</line>
<line>
Proce*so*. Mapeamento
</line>
<line>
d* Processos. Licitaçã*. Aquisição
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Bens.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
*he present stu*y aimed to map, ident**y obstacles a*d suggest imp*ovements of the inter*a*
</line>
</par><par>
<line>
phase *f *he
</line>
<line>
goods acquisition *rocess, by
</line>
<line>
*raditional elect*oni* p**gão, at the Feder*l
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsity of C*mpina G*ande. The inferences we*e m*t*ria*ized thro*gh the Business P*oc*ss
</line>
</par><par>
<line>
Mo*eling metho*ol*gy,
</line>
<line>
an* the soft*ar* option used
</line>
<line>
to g**phicall* *epresent the m*d*ling
</line>
</par><par>
<line>
was
</line>
<line>
th* BPM* in **zagi. To assist in *h* development of the descr*ption, analy*is, and
</line>
</par><par>
<line>
valida*ion of th* mapping, th* me*hod*logy w*s applied wit*
</line>
<line>
an ada*tation of SIPOC,
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
*erif*ca*ion *f complianc* with th* ISO/T* 2*.122 2008 sum*a*y c*e*klis*, and the Va*ue
</line>
</par><par>
<line>
Added A*alysis. *his appar*tus allowed to identif* the areas
</line>
<line>
t*at need i*provement and to
</line>
</par><par>
<line>
sugge**, among
</line>
<line>
other *ssues, an *ptimized process, with a
</line>
<line>
17% reductio* in the amou*t of
</line>
</par><par>
<line>
ac**vi*ies. To analyze *he effi***ncy of *ts imple*entation, the impr*ved p*o*ess wen* t*ro*gha
</line>
<line>
*alid*t*on simulation, time analysis, and *esource analy**s, which presente* useful info*mat*on
</line>
<line>
for **n*gement dec*sion maki*g. The results of *hi* work make possible a bette*man*gement
</line>
</par><par>
<line>
*f public pur*hases
</line>
<line>
and h**p the un*versity'* missi*n of providing
</line>
<line>
an efficient ser*ice to
</line>
</par><par>
<line>
**ciety.
</line>
</par><par>
<line>
Keywo*ds: Pro*e** *a*a*emen*. P*ocess *apping. Bidd*ng. P*rc**se of Goods.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 20, n. 10, art. 3, p. 53-*1, o*t. 2*23
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*rilhando a E*iciência: Mapeamento, *n*li*e e M*lhoria do P*oc*sso *e **egão na UFCG
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
* I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Este estud* aborda a necessidad* de *a*ear, doc*men*ar e otimi**r c*n*tantement* o*
</line>
<line>
processos organi*aci***** em orga*izações públicas, a fim *e evitar problemas causados pela
</line>
</par><par>
<line>
conc**tração de c**h*ciment*s
</line>
<line>
tácito* em *eto*e* *estri*o* e pesso**-chave. O tra*alho
</line>
</par><par>
<line>
descrito neste t*xto se conc**tr* n* Uni*ersidade Federal *e Campina *rand* (UFCG), onde
</line>
<line>
fo* *dentificad* um problema *e ausência *e in*tr*ç*es *obre como aplic** a* leis pertinen*e*
</line>
<line>
*o assun*o no â*bit* da Univ*rsid**e. *ator esse q** leva a **tuações em que funci*nários
</line>
</par><par>
<line>
*ne*periente* precisam busca* informaçõ*s por
</line>
<line>
conta p*ó*ri*, o qu* pode com*rome*er não
</line>
</par><par>
<line>
soment* * e**cutor, m*s a instituição as *tivid*des. *s resultad*s apre*e*ta**s são *rutos e
</line>
<line>
de um relatóri* téc*ico desenvolv*d* no m*stra**, no Program* de Pós-**adua**o em Gest*o
</line>
<line>
*as *r*anizações Aprenden*es (PPGOA) da Unive**i*ade F*de*al d* Pa*aíba (UFPB).
</line>
</par><par>
<line>
O o*je*iv* do tra*alh* **i mapear, *nalisar e
</line>
<line>
a*rim*rar as atividades do processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
aquisição de b*ns po* pregão eletrônico tradicio*al, durante a fase inte*na da licitação. Isso
</line>
<line>
f*i realiz*do por meio da meto*ol**ia de mo*e*agem d* proces*os chama*a B*s*n*ss Pr*cess
</line>
<line>
Mod*lin* (B*M), uti*izando o softwar* BPMS (Business *roce** Mana**m*nt S**te) Biza*i
</line>
</par><par>
<line>
*ara rep*esentar grafica*en*e a m*de*agem *os *rocessos. O estudo é justificado
</line>
<line>
*ela
</line>
</par><par>
<line>
**p*rtância estrat*g*ca e compl**idade das compra* públicas, qu* mobilizam infl**nciam e
</line>
<line>
*od* a *rgan*zação e * ci*l* socioe*onômico.
</line>
<line>
O ambient* onde o e**udo aco**eceu *oi a Divisã* d* Materia*s (DAMAT),
</line>
<line>
sub*rdinada à *oo*denação d* Compras * Cont*a*o* (CCC), que f*z parte da P*ó-Rei*oria de
</line>
<line>
Gestão Administrativ*-Financeira (*RG*F) da *FCG. * Universi*ade po*sui s*te campi e é
</line>
<line>
uma instituição de ensi*o *uperior públ*ca e federal. O tra*alho e**olve* oito departame*tos,
</line>
</par><par>
<line>
*nclui**o o requisitante, a *eit*ria, a PR**F, a Secretar*a
</line>
<line>
de Planej*mento (SEPLAN),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*C*, a Comissão P*rma*e**e de Lici*ação (CPL), a DAMAT e a *rocurador*a Fed*ra* (PF).
</line>
<line>
O *apeamento de *roc**sos * apontado como o *rimeir* pass* para c*n**cer a
</line>
</par><par>
<line>
situação atual das atividades de uma o*ganizaçã* e planej*r as
</line>
<line>
m*lhorias. O *s*udo *ambém
</line>
</par><par>
<line>
des*aca a ne*es*idad* *e ad*ptação das m*todo*og**s de BP* à* especifi*id*des do contexto
</line>
<line>
da UFCG.
</line>
<line>
Os objetivos do estudo **r*m, analisa* a *ase i*terna do processo d* aquisição de *ens
</line>
<line>
p*r *reg** e*etrônico tradi**on*l, na UFCG, s** o *oc* d* BPM; mape*ndo * p*oce*so at*al;
</line>
<line>
exami*ando-o *om base na versão simp*ificada da nor*a ISO/TR 2*.122:2008 e com *
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, *. 20, n. 10, a**. 3, p. 53-71, out. 2023
</line>
<line>
*ww4.*sanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. R. S. Barb*sa, W. J. Araújo
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
Anál**e de Valor Agregado (AVA); identificando as possibilidad** de ap*rfe*çoa*ento;
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
simulando as fases do p*ocess* mapeado e da proposta de otimização.
</line>
</par><par>
<line>
* pes*ui*a fo* rea*izada no *rasil e foi aprov**a por ***o do par*cer nº 6.078.21* *o
</line>
</par><par>
<line>
C*mitê de Étic* do Centro de *iências
</line>
<line>
da Saúd* da UFPB, devidam*nte
</line>
<line>
reconh*cido *ela
</line>
</par><par>
<line>
Comissão N*cional de *tic* em Pesquisa *o Conselho *acional de Saúd*.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERE*CIA* TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
Para Bueno, M*culan e *ga**tt*, (2019, p. 2), "*ap*ar e/ou modela* pro*essos é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
primeiro p**so para conhecer a si*ua*ão atual das atividades *e uma o*ganizaç*o". A*sim,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
importan*e q*e a etapa
</line>
<line>
de diagnóstico seja bem *xecut*da p*r* plan**ar e al*a*ça* melhoria
</line>
</par><par>
<line>
co**ínua dos processos de *eg*cios em instituições *ú*licas e privadas.
</line>
<line>
A lit**a*u*a sobre ma**ament* de processos é *as*a, e a prát*ca é comum n* ambi*nte
</line>
<line>
moderno e de concorrência acirrada. Na esfera feder*l, o *over*o tem a*g*mas inst*uç*es que
</line>
<line>
orientam a u*ilizaç** do BPM nos órgãos *a *dmini*tração Públi*a Federal (A*F). À UFC*,
</line>
</par><par>
<line>
aplicam-*e,
</line>
<line>
dentre outros,
</line>
<line>
os *anu*i* do *inistério P*b*ico Fede*al, do Ministério de
</line>
</par><par>
<line>
Pl*nejamento, do Ministéri* da *est*o I*ovação em S*rviços Pú*lico* e do Tribunal e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Cont*s da *nião. A distinção do *so *o recurso *e d* apenas na
</line>
<line>
questão da neces*idade
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
prévia adaptação da metodologia, *ependendo do c*n*ex*o.
</line>
</par><par>
<line>
Percebe-se que, n* âm*ito priva*o, o* esforços se dã* no se**i** de gerar
</line>
<line>
valor
</line>
</par><par>
<line>
monetário po* meio da aquisiç*o de bens e serviços. Por outro la*o, o *etor púb*ico não tem
</line>
</par><par>
<line>
objetivo no lucro, mas *o cumpr*men*o da obr**açã*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
prest*r
</line>
<line>
*m servi*o d* qua*idade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ate*der às n*c*ss*dad*s de quem o abaste*e por meio do pag*mento dos impostos.
</line>
<line>
O foco é *n*lue*ciar o r*sul*ado e * desempe*ho do ser*i*or no exercício do processo
</line>
<line>
de aq*is*ç*es d* material de con*umo ou de mate*ia* p*rm*nen*e e a**an*ar reflex*s
</line>
<line>
ec*nômico- financeiro*, uma vez que a otimização ** execução *os procedimen*os g***
</line>
<line>
economi* nã* só financeira, mas t*mbém de *empo e de re*urs*s.
</line>
</par><par>
<line>
As*im *endo,
</line>
<line>
en*ende*do que (1) aprender, r*aprender, desaprend*r, adapt*r, inov*r e
</line>
</par><par>
<line>
mudar tornaram-se a*ividades rotineiras no dia a *ia organi*acional (MARCH, 199*) e que, (2)
</line>
</par><par>
<line>
para pr*spe*ar, a* emp*esas terão ** aprender
</line>
<line>
em um
</line>
<line>
*itmo crescente (ROUSSEA*,
</line>
<line>
1997),
</line>
</par><par>
<line>
este e**udo *present* o potencia* pa*a auxil*ar UFCG *m seus a
</line>
<line>
processos in*ernos, deixando
</line>
</par><par>
<line>
*ma doc*m**ta*ão i*icia*, *ue poderá ser uti*iza** em atividades futuras.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 20, n. 10, art. 3, p. 53-71, *ut. 2023
</line>
<line>
www4.*sanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Tril*a*do a Efici*ncia: **peame*t*, Análi*e e Melhoria do Processo *e *r**** na UF*G
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
O *PM (Busi*es* Process Managemen*) é uma *b*rdagem estratégica para
</line>
</par><par>
<line>
*pr*morar os *ro**sso* de negócios
</line>
<line>
dentro de um* orga*i*ação. Consiste em iden*ifica*,
</line>
</par><par>
<line>
mode*ar, analisar, *m*le**ntar, *oni*orar e otimizar
</line>
<line>
os processos existent*s, bus*ando
</line>
</par><par>
<line>
melhora* a efic*ência, eficáci* * qu*lidade das ope*ações. Segundo M*randa (2010),
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
BPM
</line>
<line>
permite rep*esen**r as atividades de um process*, s*m es*uecer *s fluxos da
</line>
</par><par>
<line>
informação a*relados à* pessoas que as exec**am e a seus p*péis, à sequência lógica
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
qual são ex*cutadas e aos eventos liga*os a ela.
</line>
</par><par>
<line>
Ele envolve a apl*cação de métodos, técni*as e fe*ramentas par* m*p***
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
do*ume*tar os pr*cessos organizacionais, analisar o fluxo de trab*lh*, identificar gargalos
</line>
<line>
* op*rtunidades de melhoria, defi**r indic****e* de des*m*enh*, e automatiza* *arefas. O
</line>
<line>
o*jetivo * alcanç*r u*a visão holíst*ca dos processos, alinha*do-os a*s o*jetivos
</line>
</par><par>
<line>
estraté*icos
</line>
<line>
da o*g*nizaç*o e promovendo a *omada de decisão baseada em
</line>
<line>
dados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
an*lise*.
</line>
</par><par>
<line>
As ár*as de a*lic*ção do BPM sã* amplas e *br*ngem diversos setor*s e tipos de
</line>
<line>
organização. N* con**xto do resum* apr*sent*do, * B*M *ôde *e* aplicado na C*C da
</line>
<line>
UFCG para **pear e *nal**ar o process* da fase in*erna da aquisiç*o de ben* por pr*gão
</line>
<line>
eletrônico tradiciona*. I**o envolve* a util*zação de *etod*l*gias de modelagem de
</line>
</par><par>
<line>
process*s, c*** o Business Process M*deling, e o uso de soft*a*e de BPMS,
</line>
<line>
*omo o
</line>
</par><par>
<line>
Bi*agi, pa*a **pr*sentar g*aficam*nte a modelag*m dos ***cessos.
</line>
</par><par>
<line>
*ssa estratégia per*itiu ide*tificar os pont*s crít*c** do processo,
</line>
<line>
as in*eraçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
*ntre
</line>
<line>
as diferen*es divi*ões e depa*tamentos envolvi*os, as etapas que demandam ma*or
</line>
</par><par>
<line>
tempo ou recursos, e as opo*tunidades de ot*mizaçã* e melho*ia. A* mapear e docum*ntar
</line>
</par><par>
<line>
*s *rocesso*, a CCC
</line>
<line>
poderá dissemin*r *onheci*ento, *ac*litando o treina*ento o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
funcionár*os e ev*tando a c*nc*ntração de
</line>
<line>
conhecimen*o tácito *m pes*o*s especí*icas.
</line>
</par><par>
<line>
A*ém
</line>
<line>
d*sso, a análise e a otimiz*ç*o d* processo *oder* levar * ganhos de eficiência,
</line>
</par><par>
<line>
red*çã* de
</line>
<line>
prazos, di*i*uiçã* de erro* e c*sto*, e uma melhor gestão *as aquisições de
</line>
</par><par>
<line>
m*teriais na Uni*ersidade.
</line>
<line>
Em resu*o, no desenvolv*m*nto deste traba*ho, o BPM foi u*a ab*rdagem que
</line>
<line>
*usco* *primorar os processos de *egócio por *eio da **enti*icação, modela*em, análise e
</line>
</par><par>
<line>
ot*mização dos mesmos. No caso da UFCG, *s resultados da
</line>
<line>
*plicação do BPM poderão
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, *. 10, a**. 3, p. 53-71, out. 2023
</line>
<line>
www4.fs*ne*.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. R. S. Barbosa, W. J. Araújo
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
contribuir para uma melhor gestão da* aq*i*içõ*s de materiais, *o* document*ção *os a
</line>
<line>
processos, a disseminação do c*nhecimento e a identificação *e opor*u*i*ades de
</line>
<line>
mel*or*a. Isso permitirá qu* a Universid**e aprimo*e *ua eficiên*ia e e**cácia na
</line>
<line>
realização *a* compras públicas, benefi*ian*o toda a comunidade acadêm*ca e c*mprind*
</line>
<line>
sua mis*ão de prestar um serviço de qualidade à sociedade.
</line>
<line>
Uma ferramenta que, a*ui, serviu de suport* ao BPM f*i a *nális* p** me*o da *ista
</line>
<line>
deverificação baseada na IS*/TR 26.*22:2008. Com *s re*ul*a*os do mapeamento e desta
</line>
</par><par>
<line>
conf*rên*i*, fo* apli**da *VA (Análise de *alor **regado), *ma técni*a d* análi*e a
</line>
</par><par>
<line>
qualitativa
</line>
<line>
que ide*t**ica quais ativid*des
</line>
<line>
*gregam val*r
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
negócio e quais são
</line>
</par><par>
<line>
de*ne*es*árias e prejudicam o pr*cesso em t*rmos de cus*os, tempo, erros, satisfação do
</line>
<line>
cl*ente *u usuá*io, e*c. (ABPMP, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
P**a consol*dar *s resultados i*entificados
</line>
<line>
pe*a AVA,
</line>
<line>
optou-se *or apli*ar uma
</line>
</par><par>
<line>
si**lação aos *rocessos estudados. *egun*o L*w * Kelt*n (2*21, p. 2), "A simulação é *
</line>
<line>
proces** de pr*jetar e **senvolver mode*os *sta*ís*icos *e co*put*dor de sis*ema*
</line>
<line>
complexos,com * obj*tivo de entend*r s*u comportament* e/ou avali*r o desempenh* e*
</line>
<line>
diferentes co*dições e cenários". S*a fina*idade é verific*r a integridade e a co**iabili*ade
</line>
</par><par>
<line>
d** informaçõ*s ger*das. *la ser*e também pa*a
</line>
<line>
"an*lis*r a
</line>
<line>
eficiência antes
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
*mpl*men**ção" (B*ZA*I, 20*3), pois test*r o p*ocess* *eal em *m
</line>
<line>
cenário vi*tual
</line>
</par><par>
<line>
p*rmit* q** as organizações ***ermi*em o impac** dele
</line>
<line>
em ter*os de tempo, custo,
</line>
</par><par>
<line>
qu*lidad*, de*e*penho, s*m **terrompe* as
</line>
<line>
operaç*es
</line>
<line>
de negóc*os diárias; além de
</line>
</par><par>
<line>
melhorar a *omada *e decisõe* * possi*il*tar melhorias cont*nuas.
</line>
<line>
*o int*grar uma ferr*me*ta de simulação ao *PM, é possível vali**r as melhorias
</line>
</par><par>
<line>
prop*stas no m*delo d* processo *ntes de impleme*tá-las. Isso ajud* * evitar
</line>
<line>
possív*is
</line>
</par><par>
<line>
im*a**os n*g*t**os o* pro***mas difíceis de s*rem previstos que possa* *urgir durante a
</line>
</par><par>
<line>
*xecução.
</line>
<line>
Além
</line>
<line>
*i s s o,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
sim*lação
</line>
<line>
p*rmite
</line>
<line>
ident*ficar
</line>
<line>
gargalos,
</line>
<line>
pont os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*strangulame**o e
</line>
<line>
possíveis áreas de m*lhoria
</line>
<line>
nos processos, per*iti**o que os *estores
</line>
</par><par>
<line>
tomem decis*es mais embasadas.
</line>
</par><par>
<line>
Quand* combinada
</line>
<line>
com a *VA, a *errame*ta de simulação *o** fornecer um*
</line>
</par><par>
<line>
visão ainda mais
</line>
<line>
deta*hada do desempenho dos
</line>
<line>
processos. Os dados coleta*o* durante
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
simul*ção podem ser
</line>
<line>
**i*iz*dos
</line>
<line>
p**a alimentar os indica*or*s de desempenho
</line>
<line>
da AVA,
</line>
</par><par>
<line>
perm*tind* uma
</line>
<line>
análise *ais pre*i*a do valor agregado em relação
</line>
<line>
*os *ustos prazos. *
</line>
</par><par>
</page><line>
Is*o *ossibili*a uma avaliaç** mais r**l*sta do desemp*nho do projeto e ajuda a id*n*ifi*ar
</line>
<line>
os p**ncipais impulsionadores e obs*ácu*os par* alca*çar os **j*tivos definidos.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. *0, *rt. 3, p. 53-71, *ut. 202* w*w4.fsane*.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Trilhando * Eficiênc*a: Mapeame*to, Análise e Melhoria *o Pr****so de Pre*ão na UFCG
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
P*rta*to, *o adicionar a AVA e uma *erram**ta de simulação ao BPM,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
organ*zação pode se beneficiar ** uma abo*dagem m**s *o*pleta e preci*a para a g*stão
</line>
</par><par>
<line>
d* p*oc*s*os. Adema**, oferece
</line>
<line>
a oport*ni*ade de ex*erimentar e avaliar diferen*es
</line>
</par><par>
<line>
c*nário*, f*ci*itando a
</line>
</par><par>
<line>
tomada d* d*cisões e au*iliando na bu**a por me*horias c***ínuas nos pro*e**os n* *
</line>
<line>
des*mpenho organiza*io*al.
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
RESULTA*OS
</line>
<line>
4.1 Da Anális* com Base na Checklist do Re**mo da No*m* ISO/*R 2*.122:2008
</line>
<line>
O estudo em questão u*ilizou algumas ferramentas par* a *nálise do *rocesso de
</line>
<line>
*quisição de be*s por meio de **egão eletrônic* tradicional. Uma *el*s foi *aseada na lista
</line>
<line>
de verificaçã* d* resumo da norma ISO/TR 26.122:2008 apres*ntada *or Araújo et. al.
</line>
<line>
(*0**).
</line>
<line>
A ISO/TR 26.122: 2*08 * que um **l*tório téc*ico que a*resenta um* propos** de
</line>
</par><par>
<line>
e*t*utura de inve*tig*çã*
</line>
<line>
para documentos ge**dos em contextos l*borais, descreve*do
</line>
</par><par>
<line>
como compr*ender o* fl*xos de traba*ho qu*
</line>
<line>
refletem a inter*çã* entre sujeitos,
</line>
</par><par>
<line>
documentos,
</line>
<line>
i*formaç*es ou tarefas no ambiente organizacional (NAS*IM*NT*,
</line>
</par><par>
<line>
CABERO E VELENTIM, 2019).
</line>
<line>
Araújo et. al. (2018) des*nvolveram, *aseado* *essa ISO, uma lista de verif*ca*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
35 questõ*s, *ara
</line>
<line>
s*bs*diar o map*amento *o fluxo de inf*r*ação em pr**esso*
</line>
</par><par>
<line>
organizac*onais. Ela é *i*idida *m di*erentes fases, ca*a uma delas *om suas desc*ber*as
</line>
<line>
relevantes. Abaixo está um resumo dest*can*o algumas fases e suas principais
</line>
<line>
descobert*s.
</line>
<line>
4.1.1 Anál*s* Context*a*
</line>
</par><par>
<line>
a)
</line>
<line>
Identi*icação das pr*ncipais le**slações * p*oced*mentos que im*actam a execu*ão
</line>
<line>
dopro*esso.
</line>
</par><par>
<line>
b)
</line>
<line>
Relação das normas qu* regem a instituiç*o, de*ta*ando a necessidade d* cumpri* os
</line>
<line>
*ri*cí*ios da Constituição Federal.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FS*, Teresin* PI, v. 20, n. 10, art. 3, p. 53-71, ou*. 202*
</line>
<line>
www*.f*anet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. R. S. Bar*osa, W. J. A**újo
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
c) N*c*ssidade de a*ualização constante **s agentes de *icitação devi*o às mu*anç*s
</line>
<line>
nasnormas.
</line>
<line>
4.1.2 Análise Fu*c*onal
</line>
</par><par>
<line>
a)
</line>
<line>
*esc*ição da
</line>
<line>
estrut*ra o*ganizaciona* da ins**tui*ã*, **m des*aqu*
</line>
<line>
p*ra a á*ea
</line>
</par><par>
<line>
responsável pe*as ati*idades administrativas.
</line>
</par><par>
<line>
b) Composição
</line>
<line>
do qua*ro fu*ci*nal e atividade* exerci*as pelo* ser*id*res públicos
</line>
</par><par>
<line>
noproc*sso.
</line>
</par><par>
<line>
4.1.* Análise Sequencial
</line>
</par><par>
<line>
a)
</line>
<line>
Identificação da* etapas, transações e sequência* nece**árias no processo de trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
b)
</line>
<line>
*apeamento da sequência de transações e suas ligaçõ*s com outros pr*cesso*.
</line>
</par><par>
<line>
c)
</line>
<line>
Qu*stio**me*to s**re a nece*sidade de *odas as atividades e observação de que
</line>
<line>
todas asatividade* são registra**s via *EI (Sistema Ele*rônico de Informação).
</line>
</par><par>
<line>
4.1.4 Análise *e Vari**ões do Proc*sso
</line>
</par><par>
<line>
a)
</line>
<line>
*econh**imen*o das mudanças que o*orrem nas ope*ações do processo e suas regra*.
</line>
</par><par>
<line>
*)
</line>
<line>
*ificuldade ** prever todas as variações *e*ido à s*ngulari*ad* de cada aquisição.
</line>
</par><par>
<line>
c)
</line>
<line>
Impo*tância do comprometimento dos en*olvidos p*ra ev**ar atrasos e aum*nto do
</line>
<line>
volume do processo.
</line>
</par><par>
<line>
4.1.5 Aná*ise de Regr*s do Processo
</line>
</par><par>
<line>
a)
</line>
<line>
Docu*entação das raz*es ** cada etapa do p*ocesso em diferentes *ormas *a
</line>
<line>
org*nizaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
b)
</line>
<line>
Possibilidade de red*z*r o porte do processo e*iminando
</line>
<line>
atividades secundá*ia* e
</line>
<line>
substitui*do-as po* despachos efetuado* no **stema.
</line>
</par><par>
<line>
c)
</line>
<line>
Co*ce*tração de r*spons*bilidade nas ações regula*e*ta*es na D*MA*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 10, art. 3, p. 5*-*1, ou*. 2*23
</line>
<line>
www4.fsa*et.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*rilhando a Eficiênci*: Map*amento, Análi*e e Mel*o*ia do Processo de Preg*o na *FCG
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
Essas foram algumas das *esco*er*as mais r*levantes em *ada fase da aná*is* do
</line>
<line>
p*ocesso de a*ui*i*ão de *ens por pregão eletrônico tr*di*ion*l na U*C*.
</line>
<line>
4.2 Da An*lise de Valo* Agregado
</line>
<line>
*utra fer*a*enta utili**da foi a AVA, que *este estudo teve co*o objetivo
</line>
</par><par>
<line>
*den**ficar etapas
</line>
<line>
desnecessá*ias no pr**esso
</line>
<line>
de aq*i*iç*o
</line>
<line>
de ben* p*r pr*gão eletrônico
</line>
</par><par>
<line>
*radicional na UFCG, visando aprimorar * efi*iência dos serviços pr***ado* pela *quipe
</line>
</par><par>
<line>
responsá*e* po* essaatividade. A técnica consiste em classif*c*r as atividades em
</line>
<line>
valor
</line>
</par><par>
<line>
agr*gado (VA), valo*
</line>
</par><par>
<line>
agre*ado *e negócio (VAN) e sem valor a*regad* (SVA), d* acordo c*m sua r*levância e
</line>
<line>
*ont**buiç*o para o *r*ce*s*.
</line>
<line>
Após a *vali*ção d* cada uma das 61 ativida**s do pr*c*sso, foi const*tado que *6
</line>
</par><par>
<line>
atividade*
</line>
<line>
possuem va*or agregado (26,2%), ou seja, são *onside*ada* relevan*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*tr*buem para * eficiência do p*ocesso. Trinta e cinco (*5) ati*idades *oram
</line>
</par><par>
<line>
classific*das como valor agregado d* negóci* (*AN) (57,*%), ate*dendo às
</line>
<line>
normas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**líticas do negócio. Enquanto qu* dez at*v*dades, que correspondem * *6,5%, foram
</line>
</par><par>
<line>
iden*ificadas como sem valor agregado (SVA). As ati*idades SVA **o
</line>
<line>
aquelas que
</line>
</par><par>
<line>
r*pr**entam retrabalh*,
</line>
<line>
excesso de con*r*le, *es**rd*cio d* tem*o, di*inuiçã* de
</line>
</par><par>
<line>
pr**utividad* o* tê* potencial par* re*ult*r nainsatisf*ção do demandante.
</line>
</par><par>
<line>
Essas d*z atividade* sem va*or agregado *o*am list*das no Quadro do es*u*o 1
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
são caracteriza*a* como me*os encami*hamentos *e pro**sso*, se* con*r**uição de valor
</line>
<line>
par* regulamentos ext*rnos, normas i*ternas *u para o neg**io em si. A eliminação dessa*
</line>
<line>
ativ*dade* é de ba*xo ri*co e gerenciável, nã* a*arretando pr**uízo para o *ro*esso ou para
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
*rod*t*. Pel* *ontrá*io, sua supressão colabora com a
</line>
<line>
e*iciência do t*abalh* e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
s*tisfação dos en*olv**os, *specialmente do demandante, que *eria suas necess*dades
</line>
<line>
atendida* *m meno* tempo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esina PI, v. 20, n. 1*, art. 3, *. 53-71, ou*. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. R. S. B*rbos*, *. J. Ar*újo
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
Qu*dro 1 - Ativ*dade* *em V*lor Agregado
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: dados de pes**isa, 2023.
</line>
</par><par>
<line>
4.3 *a proposta de melhoria
</line>
</par><par>
<line>
Com bas* na aná*is*, a pró*ima etapa d* tra*alho foi a su*estão de mel*oria.
</line>
<line>
Sobreaperfe*çoament*s, o BPM-*BO* (*BPMP, 2013; p. 139) or*en**:
</line>
</par><par>
<line>
Deve-*e ter cuidado n**se
</line>
<line>
alinhamen*o para procurar oport*nidad*s óbvias *
</line>
</par><par>
<line>
imediatas p*ra melhor*a da opera*ão, tais como *tivi*ad* redu*dante, a*ivi**de
</line>
</par><par>
<line>
q*e *st* fora
</line>
<line>
de co*tro*e, atividade q*e simplesmente não faz sentido, atividad*
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
p*oporciona pouco ou nenhum val*r re** *ara o process* ou para o cliente,
</line>
</par><par>
<line>
handoffs desnecessários para outras área* funcionais *u ret*nçõe* p*ra
</line>
<line>
*provação. É tam*ém apropri*do ana**sar os *rodut*s de u*a função de negócio
</line>
<line>
ou subp*oces*o. Todo tr**alho deve contribuir *ara u* ou mais des*es *rodutos.
</line>
<line>
Se não contri*ui, deve ser re*ist* e ana*isado em busca de v*l*r.
</line>
<line>
Nesse sentido, para g*rant*r maior efic*ência e segur**ça para os envolvidos,
</line>
<line>
prop**m-se *s ajustes d*scr*minados * seguir:
</line>
<line>
4.3.1 *o Processo:
</line>
</par><par>
<line>
a) El*m*nação d*s t*refas 8 e 9, do en*ami*ha*e*to *e solicita*ão da Decl*ra*ão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Dispo*ib*l*dade Orçamentária (DDO), considerando *ue **dem *e* substituídas pe*o
</line>
<line>
despach* da DAMA* direto para a SEPLAN, que inclua cópia para a C*C e PRGAF, de
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 20, n. 10, art. *, p. 53-71, out. 2*2* www*.f*anet.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Tr*lh*ndo * Eficiência: M*pea*ento, An**ise e Me**o*ia do Processo de Pregão na UFCG
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
modo a exercer a fun**o de cienti*icar *obre a D*O, sem demandar *ois
</line>
<line>
encam*nh*men**s sobres*elentes ** CCC e da PRGAF;
</line>
<line>
b) Eliminação da* tarefas 11 e 12, do e*caminhamento da DDO, *ons*d*rando qu* podem
</line>
<line>
ser substituídas pelo d**p*cho da *EPLA* *ireto par* DAMA*, que inclua cópi* **ra *
</line>
</par><par>
<line>
PRGAF C*C, d* modo a *xercer a funçã* de ci**tificar, *em demandar du*s aç**s e
</line>
<line>
s*b*ess*lentes daPRGAF e da CCC;
</line>
<line>
c) Eliminaç*o da* ta*ef*s 23 e 34, ** e**a*inhamento da sol*citação e das apr*v***e*,
</line>
<line>
c*nfirma*ão e aut*rizações, consider*ndo que podem *er *ubstituídas pelo despacho da
</line>
<line>
DA*AT direto para PRGAF, * da PRGAF direto *a*a a *AMAT, ambos in*luindo
</line>
</par><par>
<line>
cópia para *CC, de modo a
</line>
<line>
e*ercer * função de **entificar, sem *e*anda* dua* ações
</line>
</par><par>
<line>
sobr**s*lentes da CC*;
</line>
</par><par>
<line>
d) Eliminaç*o da* t*re*as 40 e 47, d* *ncamin*amento r*la*ionado análi*e da PF, à
</line>
<line>
c*nsi*era*do que po*em ser substituídas pelo *espacho da *AMAT direto p*ra *RGAF, e
</line>
<line>
d*PRGAF direto p*ra a DA*AT, amb*s i*cl*indo c*pia para * *CC, de mod* a exercer a
</line>
<line>
f*nção de cientificar, sem *em*ndar dua* ações *obres*ale*tes da CCC;
</line>
<line>
*) Eli*inação das *are*as 52 * 5*, do e*c**in*amen*o **bre * aprovaçã* *os *ocumentos
</line>
</par><par>
<line>
finais, co*s*derando **e pode* ser su**tituídas
</line>
<line>
pelo despa*ho da DAMAT
</line>
<line>
*ireto para
</line>
</par><par>
<line>
*RGAF, e pelo desp*cho ** PRGAF direto para DAMAT, ambos inclu*nd* *ópia para a CCC,d*
</line>
<line>
modo a *xercer a *unção de cie*tificar, sem demandar dua* *ç*es sobres*alentes da CC*.
</line>
<line>
4.3.2 Fora do Pro*esso:
</line>
<line>
a) *laboração, por parte *a Secre*a*ia d* Recursos Humanos (SRH), da *esc*ição *os
</line>
<line>
cargo* da CC*, eng*oban*o critérios técn*cos e comporta*enta*s, para seleçã* d*
</line>
<line>
ser*idores com o p*rf*l compatível co* as ati**d**es e o ambiente;
</line>
</par><par>
<line>
b) Cap*citação, não somen*e par* a equ*pe de licitação, mas
</line>
<line>
tam*ém pa*a
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
demandantes/requi*itantes envolvi*o* com as aqui*içõ*s do se* set*r;
</line>
<line>
c) Mapea*entos de o*tros processos e s*a disseminação.
</line>
<line>
Os ponto* mais *elevantes da aná*ise de melhoria são o* seguintes: A *l*minaçã* de
</line>
<line>
at*vidades *edund*ntes, fora de c*ntrole *u que não *gregam valor real *o pro*esso o* ao
</line>
</par><par>
<line>
demandante, co*o tarefas
</line>
<line>
8
</line>
<line>
e 11 * *2, 9,
</line>
<line>
23 e 34, 40 e 47, e 52 * 54. Parte delas estão
</line>
</par><par>
</page><line>
in*icad*s na *igura 1. Essas atividades podem ser substituídas por despachos di*etos en*re
</line>
<line>
Rev. FS*, T*resina PI, v. 20, n. 10, art. 3, p. 5*-71, *ut. 2023 *ww4.fsa*et.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. S. Barbosa, W. J. A*aújo
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
os *e*artamen*os envolvidos, *eduzindo a necessidad* *e e*ca*inhamentos so**essalentes
</line>
<line>
e a*ilizan*o o p*ocesso.
</line>
<line>
*igura 1 - Indicação de algu*as t*refa* s*bres*a*en*es no
</line>
<line>
mapeament* atual
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: dados da pesq**sa, *022.
</line>
<line>
Suger*-se tam*ém q*e a SRH elabore *ma des*rição d*tal*ada d*s cargos da
</line>
</par><par>
<line>
e*ui*e respons*ve* pelo
</line>
<line>
pro*esso, inc*uindo
</line>
<line>
*rit*rios técnic*s e c*mpor*a*entais para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
seleção de servid*res com perfil compat*vel *om as atividad*s e o ambiente. Isso
</line>
</par><par>
<line>
contrib*ir* para garantir a adequ*ção das habilidade* dos colaboradore* à* demandas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
p*oc*sso.
</line>
</par><par>
<line>
Propõe-se *in*a a capacitaç*o, *ão *pen*s ** eq*ipe de l*cita*ão, mas também dos
</line>
<line>
demandantes/*eq*isitante* en*olvidos com as aqui***õ** em se*s *etores. *ss* capac*taçã*
</line>
<line>
ajudará a mel**ra* a c**pr*ensão e o alin*amen*o d* todos *s envolvidos com as p*áticas
</line>
</par><par>
<line>
e p*ocedimentos d* processo, aumenta*do a efic*ênc*a e a *egurança dos indivíduos
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
exercício *as atividades.
</line>
</par><par>
</page><line>
Recomenda-se, além *isso, * r*alização de *apeame*to de o*tros *rocessos
</line>
<line>
r**acionados e a dissemi*ação dessas in*ormaçõe*. Isso permitirá uma *isão mais ampla e
</line>
<line>
integrada d*s ativid*d*s, *dentifica*do p*ssív*is pontos de *elhoria e *r*movendo uma
</line>
<line>
maior*inergia entr* os pro*essos.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, *. 20, *. 1*, ar*. 3, p. 5*-*1, **t. 2023 www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*rilhan*o a Efici*n**a: Mapeamento, Análise e Me*horia do Processo de Pre*ão na U*CG
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
Essas sugestões visam aperfeiçoar o processo de aquisi*ã* de bens po* pre*ão
</line>
<line>
e*etrôn*c* tr*dicion*l, buscando maior eficiê*cia, *egur**ça e alinha*ento *ntr* os
</line>
<line>
e*volvidos, além *e eliminar ativida*e* desnecessárias ou redunda*tes. As propo*tas de
</line>
<line>
de*t** do pro*esso *ão representadas n* Figu** 2, a segui*:
</line>
<line>
**gura 2 - Mapea*ent* da proposta *e melhoria do proce*so
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: dados da pesquis*, 2022.
</line>
</par><par>
<line>
4.4 Da Simulaçã*
</line>
</par><par>
<line>
A *imulação no software uti*izado, o Bizagi, p*ssui *uat*o nívei* de atuação:
</line>
</par><par>
<line>
Níve* 1 (validação) que avalia est**t*r* a
</line>
<line>
*o processo; N*vel 2 (***po)
</line>
</par><par>
<line>
qu* mede o te*po do pr*cesso *im-a-f*m; Nív*l (*ecu*so) q*e prevê 3
</line>
<line>
como o processo será execu**do com diferentes níveis ** recursos
</line>
<line>
(pessoas, equipamentos, materiais, espaços para a e*e*uçã* de uma tarefa
</line>
<line>
específica, etc.); e, * nível 4 (cale*dári*) que in*lu* *nforma*ões do
</line>
</par><par>
<line>
ca*end*rio *ue reflete* na
</line>
<line>
*xecução do pro**sso sobre perío*os
</line>
</par><par>
<line>
dinâmicos de tempo, tais como m*danças, di*s úteis, feriados e outr*s
</line>
<line>
res*r***es. (GOIÁS, [s.d.], p. 35-39).
</line>
<line>
Ne*te estud*, foram de*envolvid*s a* três pri*eira* fases. Na fase de *alidação do
</line>
<line>
processo (ní*el 1), um *enário * cr*ad* e o flu*o do p*ocess* é verificado par* garantir q*e
</line>
<line>
*uncione conforme o **perado. Foi utilizada uma média de 27 i**tân*ias do proc*ss*, *om
</line>
</par><par>
<line>
a possibil*dade de **dicar a porcentagem dos re*u**ados das p*obabilid*des ante
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*a*eways.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 10, art. 3, p. *3-71, out. 2023 www4.fsanet.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. R. *. **rbos*, W. J. Araújo
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
Na fase de anális* de tem*o (nível 2), é analisado o prazo de execu*ão do processo
</line>
</par><par>
<line>
sob as c*ndições
</line>
<line>
** cenário examinado. S*o consider*do* o número de processos que
</line>
</par><par>
<line>
passam
</line>
<line>
por ca*a **ividade, * tempo m*d** de e*ecução
</line>
<line>
de c*da at*vidade e o esforço
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tempo to*al gasto *el*
</line>
<line>
*rg*nizaç*o para realizar todas as inst*ncias. São u**li*adas
</line>
</par><par>
<line>
est*mativas de fre*uênci* de *emanda e
</line>
<line>
d*r*ção das at*v*d*des, consid*rando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
variabilidade **s te*pos de execução.
</line>
</par><par>
<line>
A fase de *ná*ise dos rec**s*s (ní**l *) tem c*mo o*jetiv* i*vestigar os meios
</line>
</par><par>
<line>
nece*sários par* exe*u*ar um proc*sso. N*la é verific*da a categ*ria e a
</line>
<line>
quant*da*e
</line>
</par><par>
<line>
requerida de capital huma*o, equipa**ntos, ferramen*a*, habilidades, entre out*os. Por
</line>
</par><par>
<line>
me**
</line>
<line>
dela é possível *xaminar se os recursos demandados *stão disp*nívei* *a
</line>
</par><par>
<line>
organi*ação
</line>
<line>
ou *e ser* p**ciso adquiri-los *u ter*eir*zá-l*s; avaliar a u*i*i*ação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
capacidade d* qualq**r
</line>
<line>
*atureza de recursos identificados para atender às *emandas,
</line>
</par><par>
<line>
in*lui*do a análise de i*d*cad**es *e *esemp*nho dos atores; verificar s*
</line>
<line>
os setores
</line>
</par><par>
<line>
envolvidos estão oc*osos o* sobrecar*e**d*s d*r*n*e a execução do processo; * *té
</line>
</par><par>
<line>
m*smo si*ular
</line>
<line>
cus*os, conside*ando o c*pital *umano e a ativi*ade, para determinar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
val*r total p*r proc*sso ou por todos os *rocessos.
</line>
</par><par>
<line>
No q*e tang* à* desco*ert** *ais relevante*
</line>
<line>
da simulaçã*, na validaç*o do
</line>
</par><par>
<line>
processo, foi con*tatado q*e
</line>
<line>
há uma g*ande quantidade d* retrabalho nas ativida*es
</line>
</par><par>
<line>
r*lacionadas
</line>
<line>
à
</line>
<line>
*labo*ação de do*um*nt*s n* atendimento das exigência* da list* e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
verifi*ação da A*vocacia Ger*l da União (AG*) (Figura 3). Isso indica a n*cessidade de
</line>
</par><par>
<line>
ap*rfei*oamento na *laboração de*ses do*umen*os que os re**isito* para atend*r e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
lega*id**e proce*sual são *xaustivo*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, *. 20, n. 10, art. 3, p. 53-71, out. **23
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Tri*hand* a Efici*ncia: Map*amento, *ná**se e Me*horia do Proc*s*o d* Pr**ão na UFCG
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
Figura 3 - T*la *e result*dos da si*ulação 1º *ível
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Dados da pesquisa (2023)
</line>
<line>
Na conclusão da aná*ise de te**o (Figura 4), foi obse*va*o que o temp* investi*o
</line>
<line>
até a v*rifi*ação de disponi*ili**de or*ame*tá*ia é d* *proximadamente sete **as.
</line>
<line>
Considerandoo cust* diário de *m ser**dor, i*so impl**a um *asto de cerca de R$ 1.400,00
</line>
<line>
(mi* * quatrocentos re*is) p*r pr*ces*o. Além disso, foram identificados o m*nor, o maior
</line>
<line>
* * média de tem*o de ex**uç*o d* ** processo c*mpl*to.
</line>
<line>
Figura 4 - Parte da *e*a de conclusão do 2º n**el d* simu**ção
</line>
</par><par>
</page><line>
Fo*te: Dado* d* pesquisa (2023).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres**a PI, *. 20, n. 10, art. 3, p. 53-71, out. 2023 www4.fsan**.co*.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. R. S. B*r*os*, *. J. Araújo
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
As *tiv*dades *e e*aboração *e *ocume*tos (E*P, TR) e conferên**a da lista *e
</line>
<line>
verifica*ão da AGU ex*gem um total d* 48 hora* e, em 36 casos, os *oc*men*os não
</line>
<line>
cumpriram os req*isitos e pre**saram ser reaj***ados, resultando em *.728 hora*
</line>
<line>
desperdiçada* *m retraba*h*.
</line>
<line>
F*r*m ident*f*cados i*v*stime*tos d* tempo de atores es*ecí**cos em *eterminadas
</line>
</par><par>
<line>
*tividades, como a CCC, que
</line>
<line>
gasta *ma hora por processo
</line>
<line>
par* at*vidades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
encaminh*mento. Is** leva**a a necessida*e de avali*r a i*portân*ia dessas ati*ida*es em
</line>
<line>
**l*ção às re*pon*abil*dades e tempo l*mitado do(a) coordenador(a).
</line>
</par><par>
<line>
Na a*áli*e
</line>
<line>
de r*cursos (*igura 5), foi dete*tado que, p*ra a op*ração do ce*ário
</line>
</par><par>
<line>
simul**o, s*r*am ne*essários *8 *erv*dore*, enquant* o *uadro *tua* é de 17, indicando um
</line>
<line>
déf*cit de 11 *uncionários.
</line>
<line>
Figur* 5 - Parte da *e*a de conclusão do ** nív*l de
</line>
<line>
*imulação
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: *ados d* pesquisa (2023).
</line>
<line>
Os *esultados da simulação corrob*ram com os itens in*icados na análise de AVA,
</line>
<line>
e dão subsídios para os ge*tore* dos pro*essos analis*do* implementarem as p*opost*s de
</line>
<line>
melhorias identif**adas.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, *. 20, n. 10, art. 3, p. 53-*1, *ut. 2023
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Trilhando a Efic*ência: M*peamento, Análise e Melhoria do Pro*esso de Pregã* ** UFCG
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
5 C*NSI*ERAÇÕES FIN*IS
</line>
</par><par>
<line>
Os objetivos prop*s**s neste *rabal**, desenvo*vido como *elat**io d* pesquisa,
</line>
</par><par>
<line>
*or** alcançados por meio d* apli*ação da abordagem
</line>
<line>
de B*siness P*ocess M*nag*ment
</line>
</par><par>
<line>
na análise do pr**es*o de aquisição de bens, por pregão eletrônico tradicional, na
</line>
</par><par>
<line>
Coor*enação de Comp*as e Contratos
</line>
<line>
da Unive*sidade Fed*ral de Campina G*and*. Ao
</line>
</par><par>
<line>
*apear e docu*entar o processo, foi possível identificar
</line>
<line>
pon*os críticos, interações entre
</line>
</par><par>
<line>
depa**amentos,
</line>
<line>
etapa* *ue d**an*am mais *empo ou recursos,
</line>
<line>
* op*rtun**ad*s de
</line>
</par><par>
<line>
otimiz*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Os pr**cipa*s re*u*t*dos *bt*dos re*el*r*m a nec*ssidade de atualização constant*
</line>
</par><par>
<line>
dos agentes
</line>
<line>
*e licit*ção devido à* revisões *requentes
</line>
<line>
nas normas, à impor*ân*ia
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
comprome*ime*to d*s *nv**vidos pa*a e*itar atra*os e ao a*mento do *olume do proc*sso,
</line>
<line>
à con*entraçã* d* responsabil*dade de ações re*ulame**ares na Div*são de M*teriais e à
</line>
</par><par>
<line>
existência de a*i*i*ades Se* Valor Agr*gado que podem ser e**mi*adas p*ra *e*horar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
eficiênc*a d* proce**o.
</line>
</par><par>
<line>
No e*ta*to, é imp*rtante ress*lta* *lgumas limitaçõe* do trabalho. P*imei*ame**e,
</line>
<line>
a análise s* concent*o* ap*nas na fa*e i*t*rna do p*ocesso d* aquisi*ão d* bens po* pregão
</line>
<line>
eletrônico tradicional, d*ixa*do de fora a *ase e*te*n*, igualm*n*e i*port*nte. Al*m disso,
</line>
<line>
a pesquisa foi realizada em um contexto específico, n* U*CG, o qu* limita a *eneralizaç*o
</line>
<line>
dos res*ltados para outras instituiç**s.
</line>
<line>
Em con*lusão, o *so do BPM na ***l*se do pr*cesso de aqu*sição *e bens por
</line>
</par><par>
<line>
preg*o eletrôn*co tradicional da UFC* trouxe re*u*tados
</line>
<line>
positivos, identif*cando
</line>
</par><par>
<line>
opor*unid*des de melhoria e possibi*itan*o um* me*hor gestão das compras públicas. Ao
</line>
</par><par>
<line>
mapear *
</line>
<line>
documen**r o* processos,
</line>
<line>
disse*inar c*nheciment*, e otim*z*r o fluxo de
</line>
</par><par>
<line>
trabalh*, a Uni*ersidad* pode*á ap*imorar sua efi**ênc*a e *fic*cia, cu*prin*o s*a mi*são
</line>
</par><par>
<line>
d* prestar um serviço de
</line>
<line>
**alidadeà sociedade. O *studo *essa*ta a import**cia do BP*
</line>
</par><par>
<line>
com* u** abor*agem estr*t*g**a para *elho**r os *roc*ssos de negócios * destaca a
</line>
<line>
*elevân*i* de adap*açã* das meto*o*ogias às esp**ificidad*s *o c*nte*to organizacional.
</line>
<line>
REFERÊNC*A*
</line>
<line>
AS*OC*AÇÃO B*ASILEIR* DE N*RMAS TÉCNICAS. No*ma Brasi*eira nº 1*.724, de
</line>
</par><par>
<line>
17 mar. 2*11. In*or*ação e documenta*ão Trabalhos
</line>
<line>
acad**ico* Apresentação.
</line>
</par><par>
<line>
ABNT,
</line>
<line>
R io
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Ja*ei**,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
11,
</line>
<line>
2*11.Disponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res**a PI, v. 20, n. 10, art. 3, p. 5*-71, out. 2023
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. R. S. Bar*osa, W. J. *raújo
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
http://site.*fvjm.edu.br/revi*tam*ltidisci*lin**/fil**/2011/09/NBR_14724_a*ualiza*a_ab*_20
</line>
<line>
1 1.pdf . *cesso *m: *7 jul. 20**.
</line>
<line>
**AÚJO, W. J et al. Va*idação d* mape*m*nto de f**xos de *nformaç*o de processos
</line>
<line>
organizacionais: uma abord*gem com *oco *rq**v*stico. In: XIX ENANCI*, 2*18,
</line>
</par><par>
<line>
Londrina,
</line>
<line>
poster,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
1-8.
</line>
<line>
Disponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
http://enancib.marilia.unesp.br/ind*x.php/*I*_E*ANCIB/x**e*ancib/pa*er/*ie*/1*7*/160
</line>
<line>
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</line>
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ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS M*NAGEME*T *ROFESSIONALS BRAZIL
</line>
</par><par>
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(AB*MP), BPM CBOCK: G*ia p**a *erenciame*to d* Processos de **góci* C*rpo o
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Comum de Con**c*m*nto. V *.0. 1. ed. EUA, 2013. Disp*nível *m:
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<line>
https://edisc*pli*as.usp.br/*luginf*le.php/5178*48/mod_r*source/c*ntent/2/ABPMP_CBOK_
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<line>
Guide_Portu*uese.*df . Acesso em: 0* f**. 2023.
</line>
</par><par>
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B*ZAGI. O que é simul*ção de proces*os de negócios? Bizagi,
</line>
<line>
202*. Dis*onível em:
</line>
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<line>
https://w*w.bi*ag*.com/pt/si*ulacao-de-proce*sos-de-neg*ci*s. Ac*sso em 5 ab*. 20*3.
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B*ENO, R. V; MACULAN, B. C. M. S; AGA*ETT*, E. C. Ma*eament* d* processos e
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gestão por pro*essos: re*is*o sis*e*ática de litera*ura.
</line>
<line>
Revis*a Múltiplos Ol*ares *m
</line>
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<line>
Ciência da Informa*ão, Belo Horizo*te, v.
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9, nº 2, 201*. Dispon*vel em:
</line>
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<line>
https://peri*dicos.u*mg.br/*ndex.php/*oc*/arti*le/view/19176/***63.%20Acesso%*0em:%2
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0 *1%20dez.%*02021. Aces*o em:08 fev. 2023.
</line>
<line>
INTER*ATIO*AL OR**NIZATION *OR ST*NDARDIZATION (ISO). Techn*cal
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)