<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 11, art. 2, p. 19-40, no*. 2*23 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.*0.11.2 </line>
</par>
<par>
<line> Bl*ck ou White: Reflexões Sobre Raci*m* e Transfo*ma*ões de **r Entre Profis**onais de </line>
<line> Ges*ão Pública e* Mina* G*rais </line>
<line> Blac* or White: Refl**tion* on Racism *nd C*lor Tr*n*format*ons Among Public Man*ge*ent </line>
<line> Profession*** in Minas G*rais </line>
</par>
<par>
<line> Max Melquí*des da Sil*a </line>
<line> Doutor em C*ência da Informa*ão </line>
<line> *rofessor da Esc*la de Gove*no *a Fundaç** João Pi*he*ro </line>
<line> E-mail: max.*i**a@fjp.mg.g*v.br </line>
<line> Kamila Pagel *e *liveira </line>
<line> D*utora em Adm*nistração </line>
<line> Profes*ora *a Escola de Go*ern* da *unda*ão João Pi*he*r* </line>
<line> E-mail: kam*la.o*iveira@fjp.mg.g*v.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Max Melquíades da *ilva </line>
<line> Editor-Che*e: *r. *o*ny *erle* de A**ncar </line>
</par>
<par>
<line> Fundação Jo*o *inhe*ro - Alameda *as Acáci**, 7*, São </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Luiz, CEP: 3*.275-15*, B*lo Horizo**e/*G, Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: </line>
<line> Kamila **gel de Ol*veira </line>
<line> A*tigo rece*ido e* 03/07/2023. *ltima </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> Fu*dação Joã* *inheiro - A*ameda das Acác*as, 7*, S*o </line>
<line> recebida em 01/08/20*3. *provad* em 02/08/**23. </line>
</par>
<par>
<line> Lui*, CEP: 31.275-150, Belo Hor*zonte/**, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliado pelo sis*ema Trip*e Review: Desk Review a) </line>
<line> pel* Edito*-C*efe; e b) Dou*le Blind R*vie* </line>
<line> (a*ali*ção cega por d*is avaliadores da áre*). </line>
<line> Revisão: G*ama*i*al, Nor*ativa e de Formataçã* </line>
</par>
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<line> M. M. Silva, K. P. *li**ira </line>
<line> 20 </line>
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<line> R*SUMO </line>
</par>
<par>
<line> O *rtigo *n*lisa * percepção de iden*ida*e de cor e discut* parâmetros de cl*s**fi*ação étni*o- </line>
<line> racial pel* est*do das variá*eis de cor d*s servidores públicos da car*ei*a d* Especialista em </line>
</par>
<par>
<line> Políticas P*blica* e Ge*tão Governamental de Mina* Gerais. Pos*ui v*és </line>
<line> quanti*ativo, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> comparar dados advin*os de auto**claração e heteroclassifica*ã*, * qu*litativ*, * par*ir </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> **álise da p*rcepç*o de serv*dores da car*e*ra quan*o à autoimagem e a identid*d* r*cial. A </line>
<line> colet* de dados ocorre* e* *r*s **mentos disti*tos, permitindo a o*se*vaçã* das alte*ações </line>
<line> ent*e as cla*sificações e a identificação das core* *ue mais se alter*ram. Observou-se que </line>
</par>
<par>
<line> ident*f*cação de *or pode va*i*r </line>
<line> *ara o próprio indivíduo de aco*do com se* </line>
<line> s*ntimento </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> pertenç*, influe*c*ado por outros aspectos p*ra a*ém do bioló*ic*. </line>
<line> Palavras-C*ave: Cor. Raç*. Racism*. C*as**fic*ç*o **cial. Se*viç* P**lic*. </line>
<line> ABS*R*CT </line>
<line> Th* arti*le analyze* t** percep*ion of *olor id**t*ty and disc*sses parameters of racia* ethnic </line>
<line> classification by studyin* the color variables of publ*c servants of the career of Specia*ist in </line>
<line> *ublic Policy and Gove*nment Man*gem*nt of M*n*s Ger*is. It has quantitative **as w*en </line>
<line> compari*g data from se*f-declaration and heteroclassificat**n, and qualitative, *rom the </line>
<line> analysis of t*e perc*ption of career se*vers regarding self-image and *acial i*ent*ty. Data </line>
<line> collection occ*rred at *hree diffe*ent moment*, allo*ing t*e obse*vation of changes betw*en </line>
<line> classification* an* the identifi*ation of the colors t*at changed t*e most. It was ob*erved that </line>
<line> col*r identification m** vary for the i*dividual him*elf according to his/h*r *ense o* </line>
<line> b*longing, influenced b* aspects o*her than the biolo*ica*. </line>
<line> K**words: Color. Bre*d. Raci*m. Racial C*assifi*ation. Public Service. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, *ere*ina, v. 20, n. 1*, art.2, p. 19-40, nov. 20*3 </line>
<line> w*w4.fs*net.com.br/re*is*a </line>
</par>
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<line> Bla*k ou Whit*: Re*lexões Sobre Ra**smo e Tra**formações de c*r *ntre Profi*sio*ai* *e Gestão Pública </line>
<line> *1 </line>
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<line> * INTRODUÇÃO </line>
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<line> Um desafio qu* sempre marc*u a discussão *cerca da *gualdade é*ni*o-ra*ial re*ere- </line>
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<line> se à ident*ficaç*o e aceitação racia* negr*. Em*ora * </line>
<line> ancestrali*ade det*rmin* a *ondição </line>
</par>
<par>
<line> bio*ó*ic* c*m qua* nascemos * traços fe*otípic*s a </line>
<line> do i ndi *í duo, há t o da um a </line>
<line> produç*o </line>
</par>
<par>
<line> social, cu*tural e p*lítica da identidade r**ial e há dife*entes va*orações sociais relacionadas </line>
</par>
<par>
<line> com a *or do indiv*duo. Ne**a p*rspectiva, Oli*eira (20**, *4) afir*a que ass*mir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> identidade r*cial *e*ra em </line>
<line> um *a*s c*mo o *rasi* é </line>
<line> *m processo "extremamente difíci* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> doloroso, con**derando-se que os *odelos \bons\, \*osi*ivos\ e ** \s*cesso\ de id*ntidades </line>
<line> *egras não são mu*to* e pouco divulgados e o resp*ito * difere*ça em meio à d*versidade ** </line>
<line> identi*ades rac*ais/ét*icas inexiste. A identificação *acial **gra perpass* pelo p*ó***o </line>
</par>
<par>
<line> *r*cess* d* class*ficação que *em s* al**rando nos ú*timos anos, contemplando desde * </line>
</par>
<par>
<line> cl*ss*ficação por um avaliador ext*rno até a aut*declaração. Pode-se di*e* qu* amb*s as </line>
</par>
<par>
<line> possib*li*ade* n** são neutras, ma* </line>
<line> e*tão envolvidas em um *rocesso de construç*o s*c*al </line>
</par>
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<line> que, n* </line>
<line> cas* da popula**o n*g*a, se altern* e*tre situações de e*bra*****imento *e e </line>
</par>
<par>
<line> escurecimento. Para *erreira (2012), </line>
<line> apoiado em Soares (2008), </line>
<line> po** - s e </line>
<line> afirmar </line>
<line> **e *o </line>
</par>
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<line> Brasi* vem ocor*en*o, de *a**ira cr*s*ente, um* *udança da i*entificação racial f*vorável </line>
<line> à i**nt*f*caç*o preta, sentida pe*os indiví*uos c*mo negra. Nes** perspectiv*, a mudança na </line>
<line> *aneira com* as p*ss*a* se *eem, seria a caus* *r*ncipal do "escu*e**mento d* popu*açã* </line>
</par>
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<line> brasil*ira", n** s* relaciona**o </line>
<line> a fat**es exclusivamente d*mográf*co*. Soares (20*8) </line>
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<line> afirma que as p*ssoas esta*iam perdend* o *ed* </line>
<line> de a*sumir a s*a ide*tidade negra, </line>
</par>
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<line> **i**ndo de t*r vergonha de se di*erem n*gra*, recusando * branq*e*me**o com* forma de </line>
</par>
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<line> se </line>
<line> legitimar*m. Ta* situação pode *e* </line>
<line> com* caus* * dissemina*ão dos **ogra**s de </line>
<line> ação </line>
</par>
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<line> *f*rm*t*va, uma vez </line>
<line> que são pro*ramas que têm col**a*o no d*ba*e pú*li*o o tema </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> id*nt*fi*ação r*cia*. **ém disso, * fortaleci*ent* do Movimento negro e o reconhecimento </line>
<line> crescen*e da i*portância política, social e *ultural de negros pod*m reforçar esse proce*so. </line>
<line> Apesa* das diferentes cl*ss**icaçõe*, e*tudos *ostram *ue é comu* a o*o*r*ncia *e </line>
</par>
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<line> uma mes*a pe*c*pção *e </line>
<line> cor entre entre*istadores ent*evis**dos. I**o *uer * </line>
<line> *izer, no </line>
</par>
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<line> *o*texto b*asileiro, que a he*er*abr*bu*ção n*o </line>
<line> e*tá isenta da influência da ideia *e </line>
</par>
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<line> em**a*quecimento, o qu* i*dica que e**e não é um método m*is objetivo *o que o método </line>
<line> da **toatri*ui*ã*. </line>
<line> Dian*e disso, * pr*s*nte art*go visa compreend*r a perc**ção de i**ntid*de de cor e </line>
<line> d*s*utir par*metros de c*assifica*ão *tnico-rac*al, a part*r do e*t*d* das vari*veis de cor *os </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 11, art. 2, p. 1*-40, nov. 2023 w*w4.*san*t.co*.br/revist* </line>
</par>
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<line> M. M. Sil*a, K. P. O*iveira </line>
<line> 22 </line>
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<line> servidores públicos da c*r*eira de Espec*alista em Políti*as Púb**cas </line>
<line> e *estão </line>
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<line> Governam*nta* (EPPGG) ** administração pú*lic* estadu** de Estado de *inas Gerai*. </line>
<line> A carreira de E*P*G é composta *e se*v**ores púb*icos do poder exec*tivo estad*al </line>
</par>
<par>
<line> de *in*s Ge*ais, que ingre*sam **r um </line>
<line> *rocesso </line>
<line> difere*ciado n* admi*istra*ã* *ública </line>
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<line> mineira. O </line>
<line> concurso público para ess* carreira * compost* por d*as etapas, *e*do e*as: </line>
</par>
<par>
<line> prova d* Enem e p*rt*cipa**o e a*rovação </line>
<line> no C*rso d* Gr**uação *m *dministr*çã* </line>
</par>
<par>
<line> Pública (Csap) com duração de 4 anos, oferecido p**a *scola de G*v*rno d* Fundação João </line>
<line> Pinh*iro. Após a con*lusã* d* cur** e *umpridos os cri**ri*s exigido* *a *ra*e *urricul*r, </line>
</par>
<par>
<line> os *o*clu*ntes *o Csap in*ressa* na carreira de EPPGG </line>
<line> d* Estado de Mina* Gerais. </line>
<line> O </line>
</par>
<par>
<line> *urso é gratui*o e possui *lassifi*ações a**as dos instrume*tos *e </line>
<line> avaliaçõ*s do ensino </line>
</par>
<par>
<line> super*or, posicion*ndo-se, **correntemente, entre os melhores </line>
<line> cursos de administra**o do </line>
</par>
<par>
<line> B*asi*. O </line>
<line> pr*cesso seletivo (concurso púb*ico) pa*a ingresso no curso e </line>
<line> na </line>
<line> carreira </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ex*rem*me*te c*nco*rido e, de *cordo com dados d**poni***izados *ela Escola de **ve*no, </line>
<line> o perfil d*s ingressan*es no Csap e, cons*quentemente, do* membros da *arre*ra de EPPGG </line>
<line> car*cteriza-s* por *erta homoge*eidade no q*e tange à cor, sen*o que em 2*16 o *ercentual </line>
</par>
<par>
<line> de ingres*antes n* Cs** qu* se decl*ra*am brancos fo* de 4*%, o de pardos </line>
<line> 4 2 ,5 % e o d e </line>
</par>
<par>
<line> **etos 7,5%. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIA* TE*RICO </line>
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<line> 2.1 Identidade e Rep*esent*ção Raci*l n* Brasil </line>
</par>
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<line> Não obs*an*e o aspecto fenotípico que possi*ilita, </line>
<line> *a ma*o*ia da* *ezes, u*a *áp*da </line>
</par>
<par>
<line> identifi**ção da cor do sujeito c*m b*se na aparência físic* (c*r da pele, característ**a* d*s </line>
<line> cabelos, **bios, n*riz, etc.), a class*fi*ação par* fins estat*stic*s demanda critérios mais </line>
<line> rigorosos e objetivos para qu* di*eren*es pes*u*sadores *os*am aplicar o métod* propos** e </line>
<line> chegar a result*d*s simi*ares - que não c*nstitui ta*efa fá*il. No Bra*il o atual process* de </line>
</par>
<par>
<line> c*a*si*icação </line>
<line> deco*r* de signi*icativas transforma*ões por parte </line>
<line> dos difere*te* órg*os </line>
</par>
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<line> *ecenseado*es existe*tes a* longo de nossa histór*a. At*almente, o processo * ba*eado na </line>
</par>
<par>
<line> ap*rê*cia e com informações decl*radas *elo </line>
<line> próprio entrevistado a partir </line>
<line> *e um conjunto </line>
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<line> d* c*re* previamente def*ni*o (autodec*ar*ção), em </line>
<line> detrime*to de **a**ificações baseadas </line>
</par>
<par>
<line> na asce*dência e analis*das por um terceiro, como em meto*ol*gias des*ritas por Nogueira </line>
<line> (1998). </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, *. 20, n. *1, art.2, p. **-40, n*v. 2023 ww*4.*sanet.c*m.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> Black o* White: R*f*ex*es S*bre Racismo e Tra*sformações de c*r Entre Profissionais de G*s*ão P*blica </line>
<line> 2* </line>
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<line> Nos *enso* demográ*icos de 1*4* e 1950, já era possível aos entrev*st*d*s </line>
</par>
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<line> "es*olher" sua class*ficação quan*o </line>
<line> a* q*es*to c*r en**e a* alternat*vas "*ranco", </line>
<line> "preto" </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> "amare*o", sendo qualquer outra a**ernativa *ançada em um qu*rto ***po, poste*io*mente </line>
</par>
<par>
<line> denominado "p*rdo", que *ompreendi* res*ost*s t*das com* nula* ou não definidas n*s </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> grupos anteriore*, tais co*o mula*os, caboclos, morenos, m*stiços, mamelucos, etc. </line>
</par>
<par>
<line> Graças *os proces*os de classificaç*o - e apesar das *rof*nda* tra*sformaçõe* *elas </line>
<line> quais ess* processo tem passado ao *ongo do tem** - é po*sível am*liar nosso </line>
<line> *on*ecimen*o da rea*idade a partir desse* processos. Ness* persp*c**va, *sór*o (200*, *1) </line>
</par>
<par>
<line> lembra que "clas*ifi**r </line>
<line> é introduzir distinções, similitud*s </line>
<line> e oposições, um pro*esso </line>
</par>
<par>
<line> cognit*vo que torn* possíveis a c*l*ura, a ling*agem *, *or con*e*uinte, </line>
<line> * vida em </line>
</par>
<par>
<line> sociedade". </line>
</par>
<par>
<line> Entre*a*t*, *** se tr*ta de um processo "ne*tro" e se* co*sequências. Não é ne*tro </line>
</par>
<par>
<line> p*r*ue o classificador impri*e e* seu </line>
<line> trab*lh* *ma c*rga de conhecimentos, pe*cepç*e*, </line>
</par>
<par>
<line> pré-conceitos e uma pe*uliar *isão *e mundo que t*n*em * *evar * dif*rentes resultados para </line>
<line> um mesmo conju*to de *essoas "class*ficad*s", como demonst**ra* estudos de Car*alho </line>
<line> (2004; 2009). N*ssa linha, também Piza e Rose*berg (**03, 107) avaliam que "as palavra* </line>
<line> p*ra n*mear a *or das pessoas não são me*os veícul*s neutros enunciad**es de matiz*s, mas </line>
<line> carregam índices de preconceit*/discriminação, de seu dist*nciamento e de sua super*ção". </line>
<line> E o processo também *ão é se* consequênci*s *o***e do *esu*tado da c*assificação emerge </line>
<line> uma visão da realidade que po*e c*ntribuir para criar ou *ef*rçar uma narrativa da realid**e </line>
</par>
<par>
<line> que se ****e*da heg*m*nic*. Nesse sentid*, *lguns est*dos apo*tam par* </line>
<line> a s *b - </line>
</par>
<par>
<line> representaç*o de negros e indígenas n*s esta*ís*icas demográfic*s brasil*i*as do s*culo XIX, </line>
</par>
<par>
<line> de modo *ue à "verdade" dos dados se contrapunha * real*dade *as rua* das </line>
<line> *idades. O </line>
</par>
<par>
<line> fen*meno com*ça * se alterar a partir d* meados </line>
<line> do século XX, com um *ume**o da </line>
</par>
<par>
<line> proporç*o de *egro* e p*r*o* nas *s*atísticas of*ciais. Nesta p**spect*va, S**res (2008, 99) </line>
<line> a*onta um pr*cesso de "enegre*imento *o Bras*l", que estaria em curso desde *9** e teria </line>
<line> ap*esent*ndo acen*uado *r*scimento entre 2001 e 2007. </line>
<line> Em *89*, * *opulação negra era d* 56%. Em 1940, essa popul*ç*o aprese*tou seu </line>
<line> *onto d*m**rá*ico mais *aixo, 35,*%, como resulta*o da i***nsa imi*ração </line>
<line> europeia que *e seguiu *ntre 1890 a 1930, *uando *a** de três milhões d* europ*u* </line>
<line> vieram para o Br*sil. A pa*tir de 194*, a população conju*ta de pretos e partos não </line>
</par>
<par>
<line> par*u mais de crescer: no Censo de *960, 38%; no Censo d* 1980, 44%; </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Pesqu*sa N*cional por Amo*tra d* D*micílio* (PNAD) 2002, 46% e por últi*o, *a </line>
</par>
<par>
<line> PNAD 2*07, 49,*% da *opulação brasil*ira se identificar*m </line>
<line> como *reta ou p*rd* </line>
</par>
<par>
<line> (FERREIRA, 2012, 10). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin* PI, v. 2*, n. *1, art. 2, p. 1*-40, nov. *023 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. S*lva, K. P. Oli*eira </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> Soar*s (2008) propõe três hipóte*es *xplicativa* p*ra o f*nômeno: *) ha*eri* uma </line>
</par>
<par>
<line> taxa de fecundi*ade maior para um </line>
<line> d*s grupos; 2) o pro*esso de miscigen*ção e; 3) </line>
</par>
<par>
<line> mudança* d* cor/raça idioss*ncráticas o* "mud*nça na iden*ific**ão racial". Após examinar </line>
<line> e*piricamen*e as tr** hipó*eses, Soares (20*8) chega à concl*são de que vem ocorrendo, de </line>
<line> maneir* crescente, uma m*dança da identificação racial favorável à id**tif**ação preta, </line>
<line> sentida pel*s i**ivíd*os como negra. Soares (2008) compreende que a partir da última </line>
<line> década do *éc*l* XX h*uve uma amplia*ã* importan*e na *utoidentificação das pessoas </line>
<line> ne*ras, tendo esse aumento ocorri*o mais *m *e*ação à cate*or*a "preto" do que à cate*oria </line>
</par>
<par>
<line> parto. E**e cenári*, a*nda na aval*ação </line>
<line> ** autor, seria motivad* p*la perda gradativa do </line>
</par>
<par>
<line> "med*" e da "*ergonha" de se assumir uma "i*enti*ade neg*a", geran*o uma tendência </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aceitação e autolegitimação da condição biológica, *ue correm em parale*o uma re*ei*ão a </line>
<line> ao *e**me*o do *ranqueamento. A disseminação de p*ogra*as de ação a*irm*ti*a *ambém é </line>
</par>
<par>
<line> identificada como um* hip*t*se *xpli**ti*a ao processo </line>
<line> *e rec**hecime*to </line>
<line> da ide*ti*ade </line>
</par>
<par>
<line> ne*ra, assim como o surgime*t* *e figuras públic*s ne*ras bem-suc*didas em áreas que vão </line>
<line> alé* do *sp*rte e da música e a forma*ão de um me*cado consu*idor negro no Brasil, </line>
<line> ávido por p*odut*s e ser*iço* que consider** especif*cid*des desse segm*nto da populaçã* </line>
<line> (Ferreira, 201*). </line>
<line> Ainda n* que se re**re à class*ficação, Telles (2003) *firm* qu* h* três *od*s para </line>
</par>
<par>
<line> classifica* a popul**ão br*sileir*. * primeiro é o mod*lo *fic*al *tili*ado </line>
<line> *elo *BGE </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> sua* pes*uisas demográ*ica*, que utiliza ci*co *ategorias de co* para "auto*lassificaçã*" p*r </line>
<line> parte do entr*vistado: branco, par*o, pret*, amarelo e indíg*na. O segundo modo é ba**ado </line>
<line> na a*tocl**sificação *ivre, *om u*o da li*guagem nat*ral *elo *ntrevistado, o que re*u*ta e* </line>
</par>
<par>
<line> uma **pla v*ri*dad* de </line>
<line> termos p*ra d*screv** raças * cores: emerg*m auto*lass*f**ações </line>
</par>
<par>
<line> como mulat*, **melu*o caboclo, **rrom, marfi*, chocolate, bronzea*o, etc. O *er*e*ro </line>
<line> modo * o **stema bip*lar branc*/negro, util*zado pelo movimento negro. </line>
</par>
<par>
<line> Po* sua ve*, D\Adesky (2**1) iden*if*ca cinco modos de cl*ssif*caçã* racial: 1) </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> uso *as *inco categorias o*iciais do IBGE; 2) o s**tema branco, negro e *ndio, ref*rente *o </line>
</par>
<par>
<line> mito fun*ador </line>
<line> da socieda*e brasileira a i**ia de democrac*a rac*a*, *las*a*a ** vár*as - </line>
</par>
<par>
<line> o***s e cuja produção *asa Grande e Senzala, de G**berto Freire, é a *ais represen*ativa e </line>
</par>
<par>
<line> co*hecida; *) sistema cla*sificatório popular de 1*5 cores, segun** apurado pela PNAD o </line>
</par>
<par>
<line> de 1*76; 4) o modo binário branco * não-**anco us*do por inúmeros pesq*isadores </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> Ciências H*manas e; 5) </line>
<line> o model* bin*rio </line>
<line> bra*co e negro, propo*t* *elos grupos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> organizações do movi*ento negro. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 11, art.2, p. 19-40, nov. *0*3 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Bl**k *u W*ite: R**lexões Sobre Racismo * Tr*nsformações de cor Entre P*ofis*ionais de Ge*tão Púb*i*a </line>
<line> 25 </line>
</par>
<par>
<line> Acerca do terceiro modo de *la*sificação pr*po*t* por D\Ades*y (2001), vale a p**a </line>
<line> menc**n*r a PNAD de 197* e a PME de 1998, nas quais os *n*rev*stado* *oram convidados </line>
<line> a responder às *ues*ões "qu*l a su* cor" e "q**l * sua cor ou raça", respectivamente (Rocha </line>
</par>
<par>
<line> & *o*emberg, </line>
<line> 20*7, 768). N* P*AD 1976 f*r*m identif*cados 135 te*mos difer*ntes e na </line>
</par>
<par>
<line> P*E 1998 foram levantad*s 14* ***mos. Essa *ultiplicida*e de *es*ostas ensejaria uma </line>
</par>
<par>
<line> "i*eia da **posta enorme complexidade d* sistema classificatóri* *rasile*ro", incl**n*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> complexidad* de resum*r tant*s *de*t*ficaçõe* *m poucos termos *e u* vocabul*rio </line>
<line> controlado como o que usa * IBG* (5 term*s). *nt*etanto, Telles (20*3, *07) pontua q*e, </line>
</par>
<par>
<line> [...] o fato de </line>
<line> que **% dos ent*evistad** *saram apenas *e** ter**s é </line>
</par>
<par>
<line> f*equentemente ig*or*do. Em nova an*lise dos dados *e 1976, encontrou-se que 135 </line>
<line> **rmos fo*a* usa*os *a amostra de 82.577 brasileir*s, mas 45 desses termos foram </line>
<line> util*z*dos por ap*nas uma ou d*as pessoas. Oit*nta e seis (86), ** aproximadamen*e </line>
<line> dois terços (64%) d*ss*s ter*os foram utilizados por apena* 2*9 dos 82.577 </line>
<line> entrevistados, correspond*ndo a 0,*% da população. L*g*, *s brasileiros *ti*izara* </line>
<line> *m* vasta gam* de termo* raciais, ma* a grand* *aio*i* utiliza os me*mos *er*os. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda em relação ** possibilidades d* classificação d* pertencimen*o a um </line>
<line> gr*po </line>
</par>
<par>
<line> *acial, Osóri* (2004, *6) identifica trê* fo*mas: </line>
</par>
<par>
<line> 1) </line>
<line> por autoatribuição de p*rtença, *o qual o próprio respondente "escolhe o grupo </line>
</par>
<par>
<line> d* qu*l </line>
<line> s* considera membro"; 2) por heteroatribuição d* </line>
<line> pertença, n* qual </line>
</par>
<par>
<line> ou**a pessoa define a </line>
<line> que grupo * pe*soa pertence e </line>
<line> *) p*r ide*ti*icação </line>
</par>
<par>
<line> bi*lógica, *través de aná*i*e do DNA. Os **is pr*meiros são *espectiva*e*te </line>
<line> cha*ado* de processo de au*oidentifi*ação e proce*so d* heteroidentificação. </line>
<line> Sobre a diferença *ntr* o método da autoidentificação e o da heteroi*entifica*ã*, </line>
<line> Osório (2*0*) comparo* três diferen*es estudos, **s quais o* p*squi*adores confr*ntavam os </line>
<line> doi* métodos. *nalisando os resultados de*ses estudos, o auto* enc*nt*ou um significativo </line>
</par>
<par>
<line> *rau de </line>
<line> c*nc*rd*nc*a entre os dois métodos: 76%, 72% e *9% </line>
<line> *es*ectivam*nte. O que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> estudos mos*ram * que *c*rreria uma pe*ce*ção simi*ar de </line>
<line> ra** entre en*r*vistadores </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> entrevistados. Isto </line>
<line> q**r dizer, no co*texto brasile*ro, que * het*roidentificação não </line>
<line> está </line>
</par>
<par>
<line> *s*nta da *nfl*ência da ideia *e em*ranquecimen*o, o que **dic* q** *sse n*o é u* m*todo </line>
<line> *ais objetivo do qu* o méto*o da autoatribuição. </line>
<line> 2.1 O Mito da Democracia R*cial * os *feitos das Dife*enças d* Cor/Raç* </line>
</par>
<par>
<line> Na f*rm*ção histórica do Bra*il, o mi*o da democracia racial supõe que o Brasi* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> um país onde não existe precon*eito ** discriminação de raça ou cor e o*de as diferenças </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 11, art. 2, p. 19-*0, nov. 2023 www4.*sanet.*om.b*/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. Sil**, K. P. Olive*ra </line>
<line> 26 </line>
</par>
<par>
<line> são a*sorvidas de forma cordial e harmoniosa. A expressão está a*sociada ao tr**alho *e </line>
<line> Gilberto Fre*re. </line>
<line> Ao encarar como positiva a mist*ra rac**l no Brasil - * époc* lamen**da pe*a </line>
<line> maioria dos pensa*ores que viam *o mestiço um tipo humano degen***do - Gilberto </line>
<line> **eyre acabou errando pelo o*o*to, ao s*peresti*ar * capacidade de a miscige*ação </line>
</par>
<par>
<line> solucionar o problema das di*erenças e *as </line>
<line> de**gualdades entr* brancos/as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> negros/as. Apoiava o s*u raciocín*o o fato </line>
<line> de no Brasil, * diferença </line>
<line> dos E*ta**s </line>
</par>
<par>
<line> Unidos, por ex*mplo, </line>
<line> nunca ter havido *ma leg*slaç*o que d*scriminasse </line>
</par>
<par>
<line> formalmen*e *s negros a favor dos br*ncos" (BARRETO, 2009, 200). </line>
</par>
<par>
<line> A força e * or*ginalidade *esta vi*ão do Brasil estimul*ra* * Organiza*ão </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> Nações U*idas (O*U) a promover uma série de es*u*os *obre r*la*ões raciais *o Brasil com </line>
<line> o intu**o de *p*esentar ao *und* a experiênc*a brasileira de democ*aci* racial. Dentr* esses </line>
</par>
<par>
<line> *s*udos, destacam-se o Rel*tór*o </line>
<line> de Desenvolvimento Humano B*asil *00* - racismo, </line>
</par>
<par>
<line> *obreza e vio*ência, do PNUD; P*sq*isa *rabalho Do*és*i*o e Ig*aldade de Gênero e Raça: </line>
<line> desaf*os *ara *romo*e* o traba*ho decente n* Brasil, da *IT e do DI*E*E; e a public**ão </line>
<line> Análise da V*olência contra a Cr*ança e o Ado*esc**te segundo o Ciclo de Vida *o Brasil </line>
</par>
<par>
<line> **nceitos, d*d*s p*oposiç*e*, do U*ICEF. O resultad*, porém, não foi o esperado. Ao e </line>
</par>
<par>
<line> olharem at*nta*ente para as relações e***e br*ncos/*s negros/as, estu*i*so* e estudiosas e </line>
</par>
<par>
<line> brasileiros/as </line>
<line> acabaram encon*r*ndo um país dividido por cor*s e raças, ain*a que *sta </line>
</par>
<par>
<line> *ivisão não estivesse reg*lada p*la le*. Aquilo q*e era c*amado apen*s de **brez*, tinha </line>
<line> u*a *or. </line>
</par>
<par>
<line> *i*ou evi*ente, *ntão, *ue a discriminação era </line>
<line> ** dado e*t*utural que or*anizava, </line>
</par>
<par>
<line> *m todo o país, *esde a dist*ibuição do emprego e da ren*a até a </line>
<line> o*upa*ão de </line>
</par>
<par>
<line> esp*ços ur*an*s, inclusi*e espaços públi*os (BARRETO, 2009, 201). </line>
</par>
<par>
<line> A f*rmaç*o educa*ional também en*aíza uma noção de cor/raça *fastad* *e qua*que* </line>
</par>
<par>
<line> neutralidade: </line>
<line> No **e tange ao livro </line>
<line> didático, denun*iaram-*e * sedimentação de papéis **ciais </line>
</par>
<par>
<line> subalt*rnos e a reificação de estereótipos racist*s, protagon**ados pelas per*on**ens </line>
<line> negras. Apont*u-se a medida em *u* es*as **át*cas a*eta*am c*ianças * adol**centes </line>
<line> ne*r*s/a* e brancos/as em *ua *orm*ção, destruin*o a autoestima do primeir* grupo </line>
<line> e cris*aliza*do, no segund*, i*agens n*gativas e inferio*i*adas da pessoa negra, </line>
<line> *m*obrece*do em ambo* o relacio*amen** hum*no * lim*t**do as possibilida*es </line>
<line> exploratórias *a diversidad* étnico-*acial e cul**ral (SILVA, 2002, 65-66). </line>
<line> Por fim, *s dif*renç*s se ma*ifes*am no mercado de tra*a*ho. O relatóri* *gualdade </line>
</par>
<par>
<line> d* gê*ero e raça no t*aba*h*: ava**os e de*afios aponta algumas das maneir*s </line>
<line> através das </line>
</par>
<par>
<line> *uais a *i*c*iminação racia*, no â**it* das relações de trabalho, é exter*orizada: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Separaç*o social do trab**ho: Tra*alhos tipic*me*te associados * bran*os - </line>
</par>
<par>
<line> prof*ssões de maior pr*st*gio social e me*hore* *emu*erações; *rabalhos *rofi**ões </line>
<line> *ssociadas a neg*os - profissões ** pouco pres*ígio e baixa remuneração: </line>
<line> Rev. F*A, Tere*in*, v. 20, n. *1, art.2, p. 19-4*, nov. *023 www4.fsa*et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Black ou White: *eflexõe* Sobre *ac**mo e Transformaç*es ** cor E*tre Profissio**is de Gestão P*blica </line>
<line> 27 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Remuneração *nferi*r à do ant*rior ocupan*e da funçã*: Embora, no *ível agrega*o, </line>
</par>
<par>
<line> sej* in*gáve* a menor *sco**rid*d* do* negros, a d*sig*aldade de ren*imentos se mantém e </line>
</par>
<par>
<line> se acentua nos </line>
<line> níveis *e esc*laridade mais elevados, e tal f*nôm*** ocorre tanto *ntre </line>
</par>
<par>
<line> mulheres como entre negros. </line>
<line> Segregação que "empurra" o ne*ro para a inf*rmal*dade *u * su*emprego: privi*égio </line>
<line> pela a*arênc** físic* em ent*evis*as de emprego ou mesmo na di*ulga*ão da vag*. </line>
<line> *ntraves à promoção: Em *eral, *ão brancos *re*isam de mais tempo de c*sa para e </line>
<line> suce*sos *xpre*sivos para alcanç*r *ma promoção no trabal*o. </line>
<line> 2.2 A *arreira de E*pecialista e* *olíticas Públicas de Mina* *era*s </line>
<line> Influenc*ado *ela cria*ão da Escol* Nacional de Ad*i*istraç*o P*blica (ENAP), em </line>
</par>
<par>
<line> 1*86, e *el* c*nt*xto ainda i*cipiente *e r*for*a do Es*ad*, G*verno de Minas Gerais o </line>
</par>
<par>
<line> criou o Curso d* Ad**nis*r*ção Pública (CSAP), *este mesm* ano, cuj* objetivo era </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capacitação e formação </line>
<line> de ser*idores públicos, be* qualificados, apt*s a </line>
<line> atuarem </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> *ode*n*zação do estado * *a in*va*ão a*ministrativ* (Afo*so, 2001). **ata-se, p**t*nto, de </line>
<line> uma experiência que possui como pilar a profis**onalizaçã* da ge*tão púb*ica. </line>
<line> O Csap poss*i duração *e q*atr* *nos e car*cteriza-** por algumas especificidade* </line>
</par>
<par>
<line> em relação </line>
<line> aos </line>
<line> dem*is cursos oferecido* no C*m*o </line>
<line> de Públ*cas, que são percebidas como </line>
</par>
<par>
<line> be**f*cios e *trat**os aos ing*essa*tes. Estes benef***os *e carac*er*zam pe*a oferta de uma </line>
</par>
<par>
<line> *olsa ** estudos *ensal, no valor *qui**len*e * um s*lário mínimo, </line>
<line> ou, no caso de alunos </line>
</par>
<par>
<line> q*e já *ej*m s*rvidor** p**l*cos, o afastament* remunerado do ca*g* **u*l *ara a de*icação </line>
<line> *xclusiva ao curso. A*ém do ingress* au*omático, pelo aluno formado, no ca*go de </line>
</par>
<par>
<line> Especialista e* Políticas </line>
<line> Públ*c*s e *estão Govern*mental (EPPGG) do Es*ado de Minas </line>
</par>
<par>
<line> *erais, *riado pel* *ei 13.085, de 199*, e *lter*do p*la Lei 15.30*, *e *004 e Lei 18.9*4, de </line>
</par>
<par>
<line> 2010. De*sa f*r*a, o *sap defin*-*e por um* experiê*ci* única no Bras*l que atr*la </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *eal*zação de *m curso de graduação a uma </line>
<line> *arreira pú*lica, sendo o c*rs* uma eta*a do </line>
</par>
<par>
<line> Concurso P*blico *ara o c*rg* </line>
<line> de *PPGG. E* contrap**tida est*s benefício*, ao ser a </line>
</par>
<par>
<line> nomeado, o aluno </line>
<line> g*ad*ado se co*prome*e a tra*alh*r no estad*, no c*rgo de EPPG*, </line>
</par>
<par>
<line> dur*nte o *e*íod* m**im* de tr*s **os. </line>
<line> D* acordo co* *le*n e Mascarenhas (2016), * c*rgo de EP**G cria*o no go**rno </line>
</par>
<par>
<line> federal e em gove*nos estadu*is surge em *eio a uma </line>
<line> agenda *efo**ista na </line>
<line> administração </line>
</par>
<par>
<line> pública </line>
<line> bras*le**a, </line>
<line> momento </line>
<line> no </line>
<line> qua* </line>
<line> as </line>
<line> adm*nistraç*es </line>
<line> públicas </line>
<line> *uscavam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* *I, *. 20, n. 11, art. *, p. 19-40, nov. 202* </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. Silva, K. P. Olive*ra </line>
<line> 28 </line>
</par>
<par>
<line> pr*f*ssi*nalização da gestão púb*ica, *em co*o a mudan*a de c*ltu*a e a m*lhoria </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> qualid*de do serviço p*blic*. </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> egressos d* c*rso *e Administra*ão *ública da Escol* de Gov**n* *tuam </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> diversos ó*gãos do estado de M*nas G*rais, *esempenhando funções *e ges*ão pública </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> também de f*rmulação e imple*e*tação de po*íti*as púb*ica*. Os EPPGG *ão demand*dos </line>
</par>
<par>
<line> pelas secreta*ias de Estado, </line>
<line> por possuí*em fo*mação específic* na área pública </line>
<line> e, </line>
</par>
<par>
<line> apr*sentarem, de *o*ma gera*, bons *esempen*os em s*as atuações e *unções. </line>
</par>
<par>
<line> *m aspect* importante a ser d*stac*do ref*re-se à qualidade *este Curso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> A**inistração Públi*a, que se destaca pelo al*o con*eit* perante o Ministério da Educação. </line>
<line> A qualidade deste curso é confir*ada por *eio de av*l*ações objetivas, tais co*o o *xame </line>
<line> Na*ional d* Desem*e*ho dos E**udantes (Enad*) e o Índice *e*al de Cur*os, nas quais se </line>
</par>
<par>
<line> *ncontra sempre em posi**es *e </line>
<line> d*staque. Desde </line>
<line> a **iação do Csap </line>
<line> a*é agost*/201*, </line>
</par>
<par>
<line> formar*m-se 32 turmas do Curso de G*adu*ção e* A*mini*t*aç*o Pública, total*zando 1175 </line>
<line> alunos matric**ad*s e 933 for*ados. </line>
</par>
<par>
<line> U*a da* questões que s* coloc*m em rel*ção </line>
<line> *os in*ressantes d* Cs*p </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> conseq*en*emente a* EPPGG re*ere-se *o </line>
<line> se* </line>
<line> perfil, cons*der*do ho*o*êneo em </line>
<line> diversos </line>
</par>
<par>
<line> aspectos, como: *enda familiar, idade, e*col* de origem e raç*/cor dos ingressantes. De </line>
<line> ac*rd* com dados disponibil*zados pela Escola d* Governo, é possíve* c*nfirmar que e*tr* </line>
<line> os alunos do C*ap *, portanto, ent*e *s E*PGG, *r**om*nam as c*asse* A, B e C, sendo que </line>
</par>
<par>
<line> no ano de 2016 ma*s d* 70% dos alu*os *ertenciam uma a </line>
<line> des*** c**sses, </line>
<line> *e*do 37% da* </line>
</par>
<par>
<line> cl*sses A * B. Qua*to à idade, </line>
<line> pre**mi*am **ve*s, sendo que a g*ande *ai*ria </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> concursados entra p*ra os quad*os do governo c*m a faixa etária em *orno dos *4 an*s. No </line>
<line> *no de 2016, 81% dos EPPGG possuíam até 35 a*os. Quanto à escola de origem dos a*unos, </line>
<line> *e*-se que no ano *e 2016, 8*% dos ap*ovad*s no concur** vieram de instituiçõ*s de </line>
<line> ensino pri*adas. Por *im, quanto à cor/etni*, tem-se predominância de bran*os, sendo *u* n* </line>
</par>
<par>
<line> ano de 2015, </line>
<line> *8,8% d*s apr*vados se aut*declarar*m *rancos, frente a 25% </line>
<line> *e pardos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> 2,5% d* preto*. Já em 2016 houve *ma con*id*r*ve* mud**ç* * o percentual de *provados </line>
<line> que se *eclara*am branc*s **iu para 45%, o de pardos subi* para 42,5% e o de pretos sub*u </line>
<line> para *,5%. A*esar do aumento, percebe-se a homogeneidade racial. </line>
</par>
<par>
<line> No intu*t* de democr*tiz*r o a*esso a* C*rs*, no </line>
<line> ano d* 2016 foi adotado </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> pr*mei*a eta** do concurs* </line>
<line> públ*co o *xam* Nacional </line>
<line> do En*ino Médio (Enem), toda*i*, </line>
</par>
<par>
<line> esse novo modelo de prova nã* foi suficie*te para q*e * *erfil *conô*ico dos aprovados n* </line>
<line> conc**so se alt***sse. </line>
<line> Rev. FSA, T*res*na, v. 20, n. 11, ar*.2, p. 19-40, nov. 2023 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Bla*k ou White: Reflexõe* S*bre Racismo e Transforma*ões de cor Entre *rofi*sio*ais de G*stão Pública </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> *utra tentativa de democra**z*r * a*esso ao Csap * torn** * perf*l do EPPG* mais </line>
<line> he*erogê*eo re*ere-s* à *doç*o de *otas raciais e sociais no Concurso **blico para EPPGG. </line>
</par>
<par>
<line> A partir ** Lei Estadual </line>
<line> nº 22.929, de 13 de janeiro de 2018, instituiu-se </line>
<line> q*e *0 % </line>
</par>
<par>
<line> da* </line>
<line> vagas são reservadas a difere*tes </line>
<line> grupos, s*ndo: 2*% das </line>
<line> va*as * *essoas *egras; 3% </line>
</par>
<par>
<line> d*s va*as a *ndígenas; 1*% da* vagas a pessoa* *e baixa renda, qu* estudaram em escolas </line>
</par>
<par>
<line> públicas, a*ém de 10% pa*a candidatos com </line>
<line> defic*ênci*, d*** já </line>
<line> existente no Con*urso </line>
</par>
<par>
<line> Púb*ico. </line>
</par>
<par>
<line> A inc*usão de co*as *ociais e *acia*s no Csap buscou *onstituir-se um grande a*anço </line>
</par>
<par>
<line> n* </line>
<line> promoç*o d* de*ocrac*a e do* direi*os humanos no Est*do, garanti*d* mais </line>
</par>
<par>
<line> oportunidade* *os que estão em desigualdade não só em **nas *erais, mas n* pa**. Dada a </line>
</par>
<par>
<line> situaç*o excep**onal do Csap, ao mesmo tempo </line>
<line> *u* *e constit*i um curso </line>
<line> *e graduaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ma etapa de um concurso público, a inclu*ão das cotas representa u*a pol*tica afi***tiva </line>
</par>
<par>
<line> *o governo estadual mineiro n*o </line>
<line> apen*s para acesso ao ensino superior, mas *ambém </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> acesso ao s*rviço pú**ico, ambos historica*ente marca*os *or inequidade social e racial. </line>
</par>
<par>
<line> Diante d* c**ário de </line>
<line> u* a </line>
<line> carre*r* *ara*terizada p*r uma *ignificativa sub- </line>
</par>
<par>
<line> represent*ção de </line>
<line> pr*to*, *nd*genas * </line>
<line> pardos, bem </line>
<line> como </line>
<line> um nível soci*econômico **ev*do, </line>
</par>
<par>
<line> este </line>
<line> e*tudo </line>
<line> buscou te*tar a h*pó*ese de um p*s*ível proc*s*o *e "branquea*ento" </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> membros dessa **rre*ra, a partir da comparaçã* de *ados advin**s </line>
<line> *e au**d*clar*ção </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<column>
<row> heter*c*assificação, além de an*lisar a per*epç*o *e servido*es ne*ros acerca d* processo *e </row>
<row> identific*çã* racial. Os métodos de pesqui*a utiliz**os são apresen*a*os a seguir. </row>
</column>
<par>
<line> 3 </line>
<line> METODOLOG*A </line>
<line> Este tr**alho visa compr*ender a percepção de identidade de *or e discu*ir par**etros </line>
</par>
</par>
<par>
<line> de *lassif*caçã* é**ico-racial a </line>
<line> part*r do e*tud* das *ariáveis de *o*/r*ça dos membros da </line>
</par>
<par>
<line> ca*reira </line>
<line> ** E*pecialista </line>
<line> em Políticas Públicas e Gestão Governa*ental (EPPG*) </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> a*ministração pú*l*ca e**ad*a* de Est*do de Minas Gerais. Trata-se *e um estudo com viés </line>
</par>
<par>
<line> quantitati*o, </line>
<line> por m*io </line>
<line> da comp*r**ã* de *a*o* advindos de </line>
<line> autodeclar**ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *etero*lassifi*ação, e qual*tativo, * parti* da análise da p*rcepção de servidores da *arreira </line>
<line> *o que s* refere à autoimag*m e identidad* racia*. </line>
</par>
<par>
<line> É *mport*nte ***sar que trabal*o é parte de o </line>
<line> *m estudo ma*s </line>
<line> amplo, de caráter </line>
</par>
<par>
<line> qu*litativ*, que busc* </line>
<line> compreender como * trajetória profission*l do* egressos [ou d* uma </line>
</par>
<par>
<line> a*ostra de e*re*so*] é a*etada pelas característic*s fenot*picas de co*/raça. O es*udo busca </line>
<line> id*ntificar a e*istência de situações *ue evidenciem a *epar*ção social *o trabalho de*tro da </line>
<line> *arre*ra, com funç**s tipi*amente ass*ciadas a *ra**os e a nã*-brancos, *em como po*síveis </line>
<line> Rev. FSA, T**esina PI, v. 20, n. 11, art. 2, *. *9-40, nov. 2023 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Silva, *. P. Olivei*a </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> con*tr**gimen*os ou favorec*m*nt*s q** possam operar na traj*tó*ia e aloc*ção dos (d*s) </line>
<line> profiss*onais em d*ferentes postos dentro da mesma carreira. </line>
<line> *urante o **ocesso de concepç*o d* pesquisa, f*i identi*icada a *usên*ia de dados </line>
<line> rela*ivo* * cor/r*ça r*fe*ente* * todos os 1175 egresso* *ormados, uma vez que ess* dado só </line>
<line> pa*sou a **r de p*eenchi**nto *brigatório há poucos anos. **ra o levantament* dos *ado*, </line>
</par>
<par>
<line> foi *ecessário realizar um processo </line>
<line> de h*teroclass**icação dos e*resso* *an*an** *ão de </line>
</par>
<par>
<line> fotog*afi*s que, em muitos caso*, g*raram dúvidas entre ** </line>
<line> pes*uisa**res, qu* precis*r*m </line>
</par>
<par>
<line> recorrer a fotografias re**nte* extraídas de redes </line>
<line> sociais, na tent**iv* de *stabe*ecer *m* </line>
</par>
<par>
<line> cl**sificaçã* ma*s as*ertiv* ou *e "tirar a p*o*a". Isso *erou *m novo problem*: *m vários </line>
</par>
<par>
<line> c*sos os pesq*isadores i*entificaram *ma </line>
<line> níti*a diferença fe*ot*pic* </line>
<line> entre a fotografia </line>
</par>
<par>
<line> "ori*inal", do perí**o da matrícula ** *urso, e a fotografia *ecente, e*traída de rede **cial. </line>
</par>
<par>
<line> Indi*í*u*s *om cara*t*rístic*s *e pret* ou pa*do na primeira fot*gra**a, apar*ntavam </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> pro*esso de branqueamento no segu*do momento. Isso motivou * id*ia de </line>
<line> um estudo que </line>
</par>
<par>
<line> bu*casse ca**ar su**lmente a iden*idade de c*r/ra*a dos es*udantes, em tr*s mo*ento*: </line>
<line> *m *rimeiro *ome*to se *efere à classi*icação dos pesquisadores ta*bém *or me*o </line>
<line> do car*metro1 da Escol* de Govern*, mas ap*opriando-s* da classif**aç*o *tili*ada pelo </line>
<line> I*G* seg*ndo a* categor*a* Branc*, Pre*o, Pardo, Amarelo e Indíg*na. Assim *omo na </line>
<line> segunda meto*ologia, o p*n*o positivo resid* *o fa*o de *e ter os dad*s (fo*ograf*as) </line>
</par>
<par>
<line> disponíveis p*ra </line>
<line> t oda a </line>
<line> população pesquisada. *s estratégias emp*egadas pelos </line>
</par>
<par>
<line> pesquisadores foram evidentement* feno*ípicas: </line>
<line> *or da pele, tra*os *o nariz, dos lábios, </line>
</par>
<par>
<line> f*rmato *o rosto, característic** dos c*belos. </line>
</par>
<par>
<line> Um segund* momento refer*-s* à obten*ão da informação d* cor/*aça </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> autodecl*ração, c*m </line>
<line> as opções Branco, Preto, Pardo, Amar*lo, Indígena, q** *onstitui </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> for*a de </line>
<line> classif*cação utilizada pel* I**E. Para t*nto, </line>
<line> os **squisad*res elabo*aram ** </line>
</par>
<par>
<line> que*tionário *ue **i enviado apenas aos E*PGG q*e ainda estão em exerc*cio (586), s*ndo, </line>
</par>
<par>
<line> por*ant*, excluídos aqueles </line>
<line> q** co*cluíram o Csap, porém, não se encontram mais </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> carreira </line>
<line> de EPPGG. De*sa forma, obtev*-se um total de 296 respo*dentes, do t*tal de 586 </line>
</par>
<par>
<line> EPPGG *ind* em *xercício. Ap*sar de ser a metodologia mais apropriada para a </line>
<line> *btenção </line>
</par>
<par>
<line> de dados referentes à cor/r**a, o ponto negat**o de**a s* refere *o </line>
<line> fato de resulta*o s*r o </line>
</par>
<par>
<line> am**tr* e não censi*ário. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Ca**metr* é o n*m* d*do a *ma *ase de *ad*s *mpres*a que contém os dados cadastrais d* todos os ex-a*unos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> do *sap, acompan*ada de uma *otografia impressa em cores *o f*rmato 3x4 cm. </line>
<line> Re*. FSA, *ere*i*a, v. **, n. 11, art.2, *. 19-*0, nov. 2023 *ww4.fsa*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Black *u White: R*flexões *o*re Racismo e T*ansformações d* cor En**e Profissi*nais de *estão Pública </line>
<line> 31 </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, em *m *e*ceiro m*mento, os p*squisadores obtiv**am *travé* da* r*des </line>
<line> sociais, foto* re*entes **s ex-a*un*s e real*zaram nova r*dad* *e heteroatribuiç*o, </line>
<line> indicando a *or ap*ren** do ex-aluno n* momento *r*se*te. </line>
<line> Os res*lt*d*s das tr*s classi*icaçõe* for*m compi*ados em um banco de dados e </line>
</par>
<par>
<line> buscou-s* obs*rvar </line>
<line> os índ*ces d* se*e*hança e *e *if*renç* entre *s classificações, a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> identificação das cores que provocaram *a*ores d*screpân*ias e o estab*lecimen*o de </row>
<row> hipóteses explicativas p**a as dif*renças *erificada*. </row>
<row> * *e*cepção *os servidor*s quan*o à autoimagem * identida*e racial, por sua vez, fo* </row>
<row> obtida po* m*io da entrevista com 06 me*bros da car*eira *e EPPGG que se autodeclar*ram </row>
<row> n*gro*. As *ntrevistas semiestruturadas foram real*zadas no **rí*do de 09/05/ 18 a 14/0*/18. </row>
<row> Os e*trevistad*s serã* i*entificados pelas *etra* A a F, no se*tido *e pr*servar o anoni**to. </row>
</column>
<par>
<line> 4 </line>
<line> *ES*LTA*OS E DI*CUSS*ES </line>
<line> *s re*ulta*os da heteroclassifi**ção, em relação à amost*a de 23* indi*íduos, </line>
</par>
<column>
<row> demo**traram a *xis*ê**ia de *2,5% de Bran*o*, 3*,*% de par*os e 1*,*% de p*eto* - os </row>
<row> três maiores g*upos raci*is, conf*r*e o Gráf*co 1: </row>
<row> *ráfico 1. *e*eroclassif**ação quan*o * co* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 20, n. 11, art. 2, p. 1*-4*, no*. 20*3 </line>
<line> www4.*sanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. Silva, K. P. *liveira </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> Grande *arte da expec*ativ* do *rabalho residia *a avaliação da sem**han*a entre </line>
<line> esses resultados e a *ut**ecla*ação, apresentada no Gráf*co 2. </line>
<line> **áfico 2 - Autodecla*ação quanto a cor </line>
</par>
<par>
<line> *s dados demons*raram que d*s 238 i*divíd**s analisa*os, a classifica*ão f*i </line>
<line> converg*nte ** 155 **sos, o que correspo*de a 65,1%. *sse *ercentu*l de se*e*hança e*** </line>
<line> *baixo do padrõ*s identi*icad*s *m outro* *studo*. Osório (2*04) identificou grau de </line>
</par>
<par>
<line> concordância médi* de 79% em * est*do* </line>
<line> *u* analisou. O gráfico *e*uinte apresenta os </line>
</par>
<par>
<line> resultados de ambas avaliações por cor: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. *0, *. 1*, art.2, p. 1*-*0, *ov. 2023 </line>
<line> w*w4.*sa*e*.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Black ou White: Reflexões Sobre Racismo e Transfo*mações *e *or Entre Profissionais *e Gestão Públ*ca </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> *r*fico 3. Cor a*rib*ída e declara** </line>
</par>
<par>
<line> Obse*v*-se que os pesquis**o*e* cons*deraram menos ind*víduo* brancos do qu* os </line>
<line> p*óprios i*divídu*s analisad*s (125 x 1*5), o mesmo *enômeno ocorrendo com os pard*s </line>
<line> (79 x *7), em detrimen*o ** um mai*r número de heter*atribuições *a cor preta (29 x 13). </line>
<line> Essa div*rgê*cia sugere falha* no m*to*o ou a inf*uência da carga *ultural </line>
<line> e*pr*gad* pelos pes*ui*ad*res em sua análise. Por i*so, n* sequ*ncia os *e*quisadores se </line>
</par>
<par>
<line> voltaram pa*a </line>
<line> os 83 ca*os *os qu*i* não houve conco*dância en*re a heteroatr*buiç*o e a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> autoavaliação. D*s 83 casos, 76 oc*rrências en*olviam *essoas de cor par*a, seja n* </row>
<row> auto*eclaraç*o, s*ja na *tribuição. Es*** ocorrência* foram *rganiz*das confor*e </row>
<row> demonstrado na Tab*la 1. </row>
<row> T*bela * - *abulação *e cla*sificações envolvendo *ard*s </row>
</column>
<par>
<line> Atribuí*o *elo De*lar*d* pe*o Pesq*isador Indivídu* </line>
<line> Q*antidade de ocorr*ncias </line>
<line> *ercentual </line>
</par>
<par>
<line> Branco Pardo </line>
<line> *5 </line>
<line> 3 2 ,* % </line>
</par>
<par>
<line> Pardo Bra*co </line>
<line> 31 </line>
<line> 4 * ,8 % </line>
</par>
<par>
<line> Preto *ardo </line>
<line> 15 </line>
<line> 1 9 ,7 % </line>
</par>
<par>
<line> *ardo Pret* </line>
<line> 3 </line>
<line> 3 ,9 % </line>
</par>
<par>
<line> Outro* casos </line>
<line> 2 </line>
<line> 2 ,6 % </line>
</par>
<par>
<line> Tot*l </line>
<line> 76 </line>
<line> 100% </line>
</par>
</par>
<par>
<line> A maior parte dessas *corrênc*as *nvolveu as cl*ssificações B*anco/Pardo </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Pardo/Branco, contrariando a </line>
<line> expecta*iva dos pesquisadores seg*ndo a qual a relação </line>
</par>
<par>
<line> Preto/*ardo se mostraria de mais *ifícil separa*ã*. Esses dados *o**m indicar que pessoas </line>
<line> *e pele li*eiramente clara - *u *s pe**uisador*s qu* os "class*ficam" - tendem a lanç*r mão </line>
<line> Rev. FSA, T*re*ina **, v. 20, *. 1*, a*t. *, *. *9-40, nov. 2023 w**4.fsan*t.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. Silva, K. *. Oliv*ira </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> de ou*r*s n**õ*s ou const*utos para "*v*l*ar" e d*clar*r s*a </line>
<line> cor, t*is como *scen**nci*, </line>
</par>
<par>
<line> identificação de **u*o s**ial, caracte*ís*ica* *co**micas, etc. (no cas* da autodecla*a*ão) *u </line>
<line> atr*bu*os c*mo característ*cas d* cabel*, n*r*z, l*bios, etc. (no c*so da heteroclassificação). </line>
</par>
<par>
<line> E*se d*do </line>
<line> evidencia a *ific*ldade de </line>
<line> processos de verificaç*o de co* que tem s* </line>
</par>
<par>
<line> in*ensificado à medida qu* se *mpliam políticas de *ção afirmati*a e que surgem denúncia* </line>
<line> quanto * s*posta má-fé de candid*tos que se pas*a* por p*etos ou pardos *em efet**amen*e </line>
<line> m*nifestar*m t*aços *e*otí*ic*s incontestes. </line>
<line> T*m*ém ** identif**ou q** alguns entrev*stados (1*) se **conhec*am com* pardo* e </line>
</par>
<par>
<line> foram classificados como pretos pelos pesquisadores. Se e*sa </line>
<line> *ive***ncia p*de ser </line>
</par>
<par>
<line> considerada *a**ral, </line>
<line> c*a*a * atençã* o fa*o de </line>
<line> que n* vi a </line>
<line> oposta, ou seja, pessoa* q*e *e </line>
</par>
<par>
<line> c*assificar*m como pretas enquant* *ora* c*assi*icad*s como p*rdas p*los pesquisadores, o </line>
<line> númer* é *inco ve*es me*or (3). </line>
<line> Além de*sas *6 oc*rrê*cias envolve*do * cor *arda, em 7 c*sos ext*em*s houve </line>
<line> classi*icações diamet*almente dive**entes. Em 5 des*es casos, o pesquisador atribui cor </line>
</par>
<par>
<line> preta a indivídu** que se declararam brancos. E* outr* ca*o, </line>
<line> ocorreu *enômeno oposto: * </line>
</par>
<par>
<line> pesquisado* atribuiu cor *ranca a indivíduo que se decl*rou pret*. Por f*m, um indivíduo se </line>
</par>
<par>
<line> class*ficou como </line>
<line> bra**o e foi ava*iad* *omo amarel* *elos pesquisadore*. Como </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> conj*nto e*ses 7 *asos *orresponder*m * s*men*e 2,7% *os indivíduos, * possí*el atribui* o </line>
<line> fenômeno a a*gum tip* de erro no proce*so, sej* *e compreensão, de preenchi**nt*, seja </line>
</par>
<par>
<line> po* al*uma </line>
<line> in*ução ao erro na anális* das fotografias. Uma seg*nda *erif*cação r*alizada </line>
</par>
<par>
<line> eliminou a possi*il*d*d* de erro de digitação ou de lançament* dos d*d*s. </line>
<line> Por fim, *m um t*rceiro momento, os pe*quisad*res realizaram um sor*e*o c** </line>
</par>
<par>
<line> amostra *e 10 indivídu*s dentre os 238 (nu**rados sequencial**n*e) que compunham </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> população pesquisad*. </line>
<line> Sobre esse* 10 indivíduos, *uscou-se novas f*to*rafias em r*des </line>
</par>
<par>
<line> soci*is par* fins de u*a **va h*teroclassificaç*o. Bu*cou-se então ana**sar a convergência </line>
<line> entre a *ova ***ssifi*a*ão e as duas anterio*es. O re*ultad* pode ser observado no Quadro 1. </line>
<line> Quadro 1 - Tabulação de classificações en**lvendo pardos </line>
</par>
<par>
<line> Ind*v*duos </line>
<line> Atrib*ído pelo Pesqui*ad*r em *1 </line>
<line> D*clarado pel* Indivídu* </line>
<line> Atribuíd* pelo Pesqu*sado* em T2 </line>
</par>
<par>
<line> Indivíduo *2 </line>
<line> Pardo </line>
<line> Branco </line>
<line> Branco </line>
</par>
<par>
<line> Indivíduo 27 </line>
<line> Pardo </line>
<line> Br*nc* </line>
<line> Par*o </line>
</par>
<par>
<line> Indivíduo 32 </line>
<line> Par*o </line>
<line> Pr**o </line>
<line> Pr*to </line>
</par>
<par>
<line> Indivíduo 4* </line>
<line> Pard* </line>
<line> Pardo </line>
<line> Pardo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter*sina, v. 20, n. 11, art.2, p. 19-40, n**. 2023 </line>
<line> *ww4.fs*net.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Black *u White: Reflexões Sobre **cismo * Transformações de c*r Entre *rofi*sionai* de Gestão Pública </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> Indivíduo 52 </line>
<line> *ardo </line>
<line> Pardo </line>
<line> Pardo </line>
</par>
<par>
<line> Indiv*duo *5 </line>
<line> Bra*co </line>
<line> Branco </line>
<line> B*anco </line>
</par>
<par>
<line> I*divíduo 91 </line>
<line> Pardo </line>
<line> Bran*o </line>
<line> Branco </line>
</par>
<par>
<line> Indivíd** 99 </line>
<line> P***o </line>
<line> Pardo </line>
<line> Pardo </line>
</par>
<par>
<line> Indivíduo 126 </line>
<line> Branco </line>
<line> Pa*do </line>
<line> Branco </line>
</par>
<par>
<line> Indi*íduo 211 </line>
<line> Pr*to </line>
<line> Pa*do </line>
<line> Pardo </line>
</par>
<par>
<line> É importan*e ressal*ar que a cla*s*fic*ção r*alizada no moment* 2 (T*) foi fe*ta às </line>
<line> cegas, sem que os p*squisa*ores t*ve*sem em *ãos o resultado *a* duas c*assific*ções </line>
<line> a*teriores para *s 10 indi**duo* analisados. No Quadro, *ão destacadas em *erde as qu**ro </line>
<line> cl*ssific**ões *as q*ais houve c**vergên*ia total **tre as *rês cl**sificaçõ*s. Em negrito, e* </line>
</par>
<par>
<line> relação a*s ind**íduos 12 e 21*, o*s*rva-s* </line>
<line> que *s fotos analisadas *m T2 apresentavam </line>
</par>
<par>
<line> *ariações de tal *orma </line>
<line> q ue </line>
<line> se observou </line>
<line> um processo de </line>
<line> "branquea*e*to" dos indivíduos </line>
</par>
<par>
<line> ness* s*gundo momento, aparentando em menor m*dida *u **o ap*r*n*an*o c*r p*eta. </line>
<line> Interessante not*r, *or*m, que *e acordo com a percepção dos entrevist*do* negros, </line>
<line> tem havido um processo de ma*or afirm**ão da identid**e negra e qu* e*sa ques*ão vai </line>
</par>
<par>
<line> muit* alé* apenas do as*ecto fen*típi**, conforme r*velam *s afirma*ões </line>
<line> a*ai*o </line>
</par>
<par>
<line> tra*scri*as: </line>
</par>
<par>
<line> Eu me con*idero ne**o. Eu </line>
<line> de*orei algum t*mpo pa*a </line>
<line> *ntender um </line>
</par>
<par>
<line> pouco iss*, de*ois de a*gum te*po ficou muit* c*aro para mim. </line>
<line> Sobr**ud* d* ponto d* vi*t* cultura*, então eu gosto muito d* condado, </line>
<line> gosto m**t* de c**o*ira, *anço f*rró, eu v** em festas típicas assim *e </line>
<line> comida, uma c*is* que existe tanto no Nordes*e. Tudo den*ro *a </line>
<line> cultura af*o d*sce*dente [...]. M*s fico* muito claro para mim q*e eu </line>
</par>
<par>
<line> * ou </line>
<line> n*gro e qu* exis*e uma desig*alda** de raç* </line>
<line> grande *o Bras*l, </line>
</par>
<par>
<line> sab*? [...]A*é porque, c*m t*do resp*ito né? E* não tem, eu não uso </line>
<line> muitos traços afro *e*ce**e*tes no *eu dia a *ia, do cabe*o igual você </line>
<line> está aí bem estiloso. Eu não e*tou, eu não fa*o *s*o. Nã* querendo *alar </line>
<line> que * *ue você está fazendo é feio, é err*do. Jamais, *am*is não é be* </line>
<line> isso que eu estou q*er*n*o d*zer. Então eu *ão **n*o bem esse traço. * </line>
<line> minha dec*aração de *egro está muito lig*d* ao aspec** cul*ural, en*ão </line>
<line> ela * ma*s **mból*ca, então não sei se isso re**iu t*o pesado para mim. </line>
<line> (Ent*e*is*ado B). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina *I, *. 20, n. 11, art. 2, p. 19-40, nov. 2023 </line>
<line> *ww4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. Silva, K. P. Olivei*a </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> Po* eu ser mulher e por eu ser *e*ra a* </line>
<line> vezes as pessoa* têm </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> percepção de *ue eu </line>
<line> não t*nho uma **colaridade *dequ*da, *u então </line>
</par>
<par>
<line> de que o m*u cabelo, por exempl*, v*cê tem *ue ir arrumada para um </line>
</par>
<par>
<line> di * </line>
<line> de trabalho, *u por eu ter meu ca*e*o *acheado, **u cabelo o </line>
</par>
<par>
<line> cr*spo e usar ele solto e b*m volumoso, as *eze* as pess*as não ac*am </line>
</par>
<par>
<line> isso ad*qua*o pa*a * ambien*e d* trabalho. * eu tento fala* </line>
<line> par *, </line>
</par>
<par>
<line> quando vejo *ss* acontec*n*o, e* tento most*ar. Então eu *o* com </line>
</par>
<par>
<line> turbantes enormes, né? *u vou c*m o m*u cab*lo </line>
<line> enorme também </line>
</par>
<par>
<line> (risos), **e * para a gente demonst*a*. Es*es *spaços, eles são espa*os </line>
<line> d* luta para mim. [...]Teve uma vez, *e*e uma vez que uma *e*soa me </line>
</par>
<par>
<line> *bordou no trabalho falou assim: "Você e </line>
<line> *ão alis* mai* o cabelo?" </line>
</par>
<par>
<line> Eu falei: "Não." A p**s** fa*ou </line>
<line> assim: "Eu preferia tã* *ais an*es." </line>
</par>
<par>
<line> En*ão assi*, isso * raci*mo e a* pessoas n*o veem, entende*? Isso </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> racismo, </line>
<line> você </line>
<line> f al ar </line>
<line> q*e *m cabelo crespo é ma*s feio que um cabelo </line>
</par>
<par>
<line> l*so é rac*smo. Ma*, as pe*so*s não vee* is*o *omo racism*. El*s *eem </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> u* c*m*ntário, como uma </line>
<line> ajuda, alguma c*isa as**m. </line>
</par>
<par>
<line> (Entrev*stado C). </line>
<line> Eu me decla** n*gra, mas is** é *ma *oisa que mudou também, e* me </line>
<line> *ecl*rava parda at* u* *e*po atrás. Eu c**ecei le* m*ita coisa e ver </line>
</par>
<par>
<line> assim, </line>
<line> n*o gente realmente, ess* ne*óc*o de pard* el* ref*rça mi*o * </line>
</par>
<par>
<line> da democ*acia *acial. Tipo, eu não v*u ficar f*la*do que eu sou p*rd*, </line>
<line> então e* vou assum*r que eu *ou negr* e pr*nto. E eu fui seguindo ess* </line>
<line> pensamen*o dessas ref*rências que eu fu* conhec*n** nos últ*mos anos. </line>
<line> (Entr***st*do *). </line>
<line> Conforme pode *er v*st*, por outro lado o aspec*o físico possui uma r*lação muito </line>
<line> fo*te *a identifi*ação de raça e *a legitimida*e d* identidade ne*ra. </line>
<line> *uanto a** i*pactos da cor na traje*ória pro*iss*o**l, observa-se que, para a maioria </line>
<line> *os e*tr*vistados q*e se autodeclarara* negros, a cor/raça in*luencia a trajetória </line>
<line> p*ofissional, tal como po*e s*r co*firmado pelas falas abaixo *ranscritas: </line>
<line> Eu estou pensand* sim [por que agora] ** veio um outro po***nho de </line>
<line> raça de desigualdade assim...Sim, *lha, eu não acho que é essa questão </line>
</par>
<par>
<line> de cor *ão, cara, não sei. Ma*, olha só, deix* eu *olo*ar e gente a </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 20, n. 11, *rt.2, p. 19-40, nov. 2**3 www4.*s**et.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *la** ou White: Reflexõe* Sobre Racismo e Tr*n*for*açõ*s *e cor *ntre Profissionais *e *estã* Pú*lic* </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> reflet* junto. É, rapi*inho os meu* colegas de carreir* con*eguiram </line>
<line> ca*gos e pr*moções quand* form*r*m, eu demorei, só f*i con*egui isso </line>
<line> em 2014. Eu não sei s* i*so pode ter sido al*um reflexo de raça * cor, </line>
</par>
<par>
<line> mas *eve essa ****sa*em. Rap**inho *m coleg* virou diret*r, </line>
<line> eu </line>
</par>
<par>
<line> trabalhava *ar* c*ramba *ambé* n* Educaç*o, mas, lá * p*rta não </line>
</par>
<par>
<line> *stava ab*rt* não. A*nd* não sei q*al que f*i a causa dis*o </line>
<line> não. </line>
</par>
<par>
<line> (Entrev**t*do B) </line>
</par>
<par>
<line> E* sofri eu sofri </line>
<line> *m </line>
<line> c*s* </line>
<line> de ra*ismo a**i dentro te*rível [...]. Eu </line>
</par>
<par>
<line> *st*va aqui um dia * u*a c*l*ga cheg*u pra *im * falou ass*m: "As </line>
<line> pessoas e**ã* **lando *oisas so*r* **cê em um grupo d* facebook." Eu </line>
</par>
<par>
<line> não *ntendi. Ela tin*a imp*imido </line>
<line> *s págin*s do grupo *o *a*ebo*k, </line>
</par>
<par>
<line> *ram c**co homen* da m*nha </line>
<line> sala, cinco **ninos da m*nha sala </line>
</par>
<par>
<line> falando coisas sobre as mu*heres da sala. E falava assim: "A fu*a*a é </line>
</par>
<par>
<line> muito fácil, </line>
<line> siclana [t*l,t**,tal]." Falava de </line>
<line> *r *f e s s or as </line>
<line> da Fundação, </line>
</par>
<par>
<line> mas de mim falava, vou falar palavrões a*ui, tá? (risos) F*l*va coisas </line>
<line> do **po: "Ah, Ju*ye te* o **belo pior do que do *eu cu. Qu*ntos será </line>
</par>
<par>
<line> qu* </line>
<line> e*a pa*a para fa*er *ma faxina na minh*, qua*t* *e*á qu* *** </line>
</par>
<par>
<line> cobra para faz*r *ma faxina na minh* casa e </line>
<line> assustar o* me*s </line>
</par>
<par>
<line> vizi*h*s? Não você não est* enganada, sua *mp**gada doméstica nã* </line>
<line> veio parar na *undação." Entã* assim, coisas de *eor racista, raci*ta. </line>
</par>
<par>
<line> Não tem out*a pal*v*a para *alar isso: "A*, são brincadeiras." </line>
<line> *ão </line>
</par>
<par>
<line> brincadeir** ra*ista*, isso não tem graç*, né? E </line>
<line> foi uma coisa muito </line>
</par>
<par>
<line> **lorida n* época, é *té hoje. * um caso dolorido até hoje. </line>
</par>
<par>
<line> E* acho que [o f*to *e ser </line>
<line> preto] influ*ncia </line>
<line> *im [na minha </line>
<line> trajetória </line>
</par>
<par>
<line> pro*i*si***l]. Eu ach* assi*, na verdade já </line>
<line> perdi *po*tunidade - </line>
<line> eu </line>
</par>
<par>
<line> *c*edito, nunca vai ficar clar* </line>
<line> - mas eu acr*di** qu* j* perdi </line>
</par>
<par>
<line> oportuni*a*es *m *unção disso. </line>
<line> [...] Os ambientes que você fr*quenta </line>
</par>
<par>
<line> mui*o bem col**a do e com alg*ém s*mpre b*ncand*, para você ter as </line>
</par>
<par>
<line> primeiras </line>
<line> *portun*da*es. Acho que, primeir* que você tem que, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *mbiente, você tem que esta* bem colocado assim. Você tem q*e *star </line>
<line> no modelo vest*d* co*o as pe*soas estão vestidas, você *em que saber </line>
</par>
<par>
<line> conver*a* da fo*m* </line>
<line> que as pessoas *xigem qu* seja, pa*a você </line>
<line> *á </line>
</par>
<par>
<line> *uebrar </line>
<line> uma bar*ei*a *nici*l </line>
<line> de aproximaçã*. E de*ois para ter </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*r*sina PI, *. 20, *. 11, *rt. 2, p. 19-40, n*v. *023 </line>
<line> ww*4.*s*net.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Sil*a, K. P. Oliveira </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> *port*nid*de de ser *ham*do, de s*r val*riz**o, de conduz*r *lgum </line>
</par>
<par>
<line> projeto você tem qu* ter o respald* *e alguém s*perior. Eu a*ho, </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> minha trajet*r*a eu v*ven*iei isso. Então *u acho que f*i *ais di*íci* </line>
<line> *ess* sentido. Porque os ambient** são natur*l*en*e brancos ta*bém, </line>
<line> são home*s b*a**os. Ent*o é ou*ra realidade. V*cê participar, entrar </line>
</par>
<par>
<line> nesse *mbiente, *ocê é sempre diferente e ser </line>
<line> difer*nte *ausa </line>
</par>
<par>
<line> estranheza, e*tão </line>
<line> nã* *em i**o. Você pode perceber, eu não uso </line>
<line> *ênis </line>
</par>
<par>
<line> *scuro com blusa branca, *o*que se eu fo* num a*bi*nte que e* e*tou </line>
<line> de têni* es*uro e *lusa *r**ca eu p**so ser garçom, entend*u? En*ão, </line>
<line> eu já aprendi * não faço isso. Eu uso, as *inhas roupas são ma*s </line>
<line> claras, di*eren*iad*s tud* isso voc* vai ap*end*ndo *o longo do </line>
<line> pro*esso. **tão e* ach* que influ*nci* *im. (Entrevistado E). </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> CON*IDERAÇÕES *INA*S </line>
<line> O est*do d*m*ns*ra, em conver*ência com a *itera*ura an*lisada, que a identifi*açã* </line>
</par>
<par>
<line> de cor pode variar para o p*óp*io in*iv*duo de a*ordo c*m se* </line>
<line> se**imento de pertença, </line>
</par>
<par>
<line> influe*ciado *o* o*tros aspect*s para além do bioló*ico. Nas pa*avras de Ar*újo (19**, 15), </line>
<line> a no*ão de *aça pode *er *oncebid* como "u* fa** *ocial, r*ferid* aos signifi*ados </line>
<line> atribuídos pela* pesso*s a atributo* físicos e qu* servem para demarcar indivíd*os e *rupos, </line>
<line> como uma pe*cepção soc*al que cate*oriza". </line>
</par>
<par>
<line> A liter*tura apresent* </line>
<line> indí*ios de qu* a "mudança de cor", sobre*udo *o sentid* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> branqueamento, </line>
<line> pode estar associa*a uma estratégia de au**ac*it*ção o* de aceitação a </line>
</par>
<par>
<line> social. Não foi pos*ível id*n*ificar nes*e estudo esse fenômeno, mas *p*nas alguns indícios </line>
<line> de que houve *end*nci* a branq*eamento de *arte do *rupo **alisado. </line>
</par>
<par>
<line> Outro ele*ento </line>
<line> qu* vem à tona * a conquis*a *is**rica da **to*ecla*ação pel* </line>
</par>
<par>
<line> movimento negro, que, a d*s*eito </line>
<line> de *onstituir um impor*ante elemento de afirmação da </line>
</par>
<par>
<line> i*en*idade negra, pode </line>
<line> demandar atr*buições compl*mentares em *m s*gundo *omento </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> comprovação de </line>
<line> *or em *itu*çõe* de utilizaç*o de benefícios redistributivos *or par*e </line>
</par>
<par>
<line> de in*ivíduo* q*e pod*riam se aproveit*r do **tat*to da *utodeclara*ão *ara *firmar perante </line>
<line> um *rocesso sele*iv* uma identid*de q*e co*idianamente não é vivid* ou sen*ida. </line>
</par>
<par>
<line> O es*u*o </line>
<line> a*resenta limitações, dentr* as qu*i* var*ab*lidade *as fo*ografias 3x4 a </line>
</par>
<par>
<line> *nalisadas, dificultando o **ocess* </line>
<line> *e h*teroa*ribuição, bem como a amplitude de </line>
<line> critér*os </line>
</par>
<par>
<line> que * in*ivíduo po*e utilizar pa*a </line>
<line> sua aut*declara*ã*, la*ça*do mão </line>
<line> tanto </line>
<line> de a*ributo* </line>
</par>
<par>
<line> *enotípico* </line>
<line> como **itérios subjeti*o* de sen**mento de perte*cimento. Ne*se s*ntido, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 20, n. 11, art.2, p. 19-4*, nov. 2023 </line>
<line> www4.fsan*t.com.*r/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *lack ** Wh*te: Reflexões So*re Racismo e Tr*nsfor*aç*es de cor E**re *rofis*i*na*s de *estão Pública </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> comparação entre os dife*entes mod*s de cl*ssi*icaçã* se *ostrou uma ta*efa bast*nte </line>
<line> ingrata e de difí*il valid*ção metod*lóg*ca. </line>
<line> REFERÊ*CI*S </line>
</par>
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<line> ARAÚJO, T. C. N. A classifi*ação de "cor" </line>
<line> nas pesqui*as </line>
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<line> Como Referenciar *ste Arti*o, *onforme ABN*: </line>
<line> SIL*A, *. M; OLIVEIRA, K. P. Black ou Wh**e: Re*lexões Sobre *ac*s*o e Transformações de cor </line>
<line> E*tre Pr*fissionais de Ge**ão Pública *m Minas Ge*ais. R*v. FSA, Te*esina, v. 20, n. 11, art. *, p. 19- </line>
<line> 40, nov. 2023. </line>
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<line> Contribuição dos Autor** </line>
<line> M. M. Sil*a </line>
<line> K. P. Oliveira </line>
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<line> 1) *oncepção e plan**a*ento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análise e interpretação dos *ados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração d* ra*cu*ho *u na revisão *rítica d* co**eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) participaç** na *p*ovaç*o da versão final do manuscri*o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. *SA, Ter*sina, v. 20, n. 1*, art.2, p. 1*-40, *ov. 2023 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)