Comunicação, Identidade e Consumo: O Fortalecimento do Mercado de Moda Plus Size Feminino no Brasil / Communication, Identity and Consumption: Strengthening the Women's Plus Size Fashion Market in Brazilplus size feminino no Brasil.

Aliana Barbosa Aires

Abstract


Após terem sido excluídas por muito tempo do consumo de moda, nos últimos tempos, as mulheres gordas parecem estar finalmente conquistando espaço com o surgimento de uma variedade de iniciativas, como semanas de moda, concursos de beleza, marcas de moda e eventos científicos voltados especificamente para o público gordo no Brasil. Considerando o consumo como central na definição da identidade do sujeito contemporâneo, nosso objetivo neste artigo é analisar o crescimento do mercado de moda plus size feminino, avaliando seus pontos fracos e fortes, e principalmente, sua influência na formação da identidade da mulher plus size. Para isso, empreendemos uma revisão bibliográfica em autores que tratam sobre consumo, corpo, capitalismo, identidade, corpo gordo e moda plus size: entre eles, Polain (2013), Jimenez (2020), Sassateli (2012) García-Canclini (2010), Bauman (2008), Aires (2019), MCracken (2003). Também realizamos uma pesquisa documental em artigos jornalísticos e peças publicitárias. Como método empírico, fizemos uma observação no mercado de moda plus size na cidade de São Paulo, de 2019 a 2020.  

 

Palavras-chave: Moda Plus Size. Consumo. Identidade. Corpo.

 

ABSTRACT

After having been excluded for a long time in the fashion consumer market, in recent times fat women seem to be finally conquering space, with the emergence of a variety of initiatives, such as fashion weeks, beauty contests, fashion brands and scientific events aimed specifically at the fat public in Brazil. Considering consumption as central in the definition of the identity of the contemporary subject, our objective in this article is to analyze the growth of the women plus size fashion market, evaluating its weaknesses and strengths, and especially its influence on the formation of the identity of the plus size woman. For this, we undertook a bibliographic review of authors who deal with consumption, body, capitalism, identity, and fat body and plus size fashion: among them Polain (2013), Jimenez (2020), Sassateli (2012), García-Canclini (2010), Bauman (2008), Aires (2019), MCracken (2003). We also conducted documentary research on journalistic articles and advertising pieces. As an empirical method, we observed the plus size fashion market in the city of São Paulo from 2019 to 2020. 

 

Keywords: Plus Size Fashion. Consumption. Identity. Body.


References


AIRES, Aliana Barbosa. De gorda à plus size: a produção biopolítica do corpo nas culturas do consumo – entre Brasil e EUA. 2019. 233f. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, 2019.

BACCEGA, M. A. Construindo a cidadania nas interrelações comunicação, educação e consumo. In: Conexiones. Revista Iberoamericana de Comunicación, v. 2, p. 20-29, 2010.

BAUDRILLARD, Jean. A transparência do mal. Campinas: Papirus, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

BOLZANI, Isabela. Mercado bilionário: demanda cresce e moda plus size planeja R$ 15 bilhões de faturamento até 2027. São Paulo: G1 Globo Economia, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/05/11/mercado-bilionario-demanda-cresce-e-moda-plus-size-planeja-r-15-bilhoes-de-faturamento-ate-2027.ghtml. Acesso em 04/06/23.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac, 2006.

DURANTE, Flávia. Plus size não é um estilo, é um tamanho de roupa. Universa, 2018. Disponível em: https://flaviadurante.blogosfera.uol.com.br/2018/12/06/plus-size-nao-e-um-estilo-e-um-tamanho- de-roupa. Acesso em 04/06/23.

ELIZABETH, Marcela. (2019). Entrevista. In: Aires, Aliana. De gorda a plus size: a produção biopolítica do corpo nas culturas do consumo – entre Brasil e EUA. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, 2019.

GARCIA-CANCLINI, Nestor G. Consumidores e cidadãos – conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

JIMENEZ JIMENEZ, Maria Luisa. Gordofobia: injustiça epistemológica sobre corpos gordos. Epistemologias do Sul, v. 4, n. 1, p. 144-161, 2020.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Estudos Avançados, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 7-46, 1998. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9068. Acesso em 04/06/23.

McCRACKEN, Grant. Cultura & Consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e atividades de consumo. Tradução: Fernando Eugênio. Revisão técnica: Everardo Rocha. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

POULAIN, Jean Pierre. Sociologia da obesidade. São Paulo: Editora Senac São Paulo; 2013.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. História da beleza no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.

SASSATELI, Roberta. Consumo, cultura y sociedade. Buenos Aires: Amorrtu, 2012.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2008.

SOARES, Simaria. Pesquisa científica: uma abordagem sobre o método qualitativo. Montes Claros: Revista Ciranda, v. 1, n.3, pp. 168-180, jan/dez-2019.

SOUSA, José Raul de. SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1396-1416, jul.-dez. 2020.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Ênio Paulo Giachini, 2. ed. Petrópolis,

RJ: Vozes, 2017.

VIGARELLO, Georges. As metamorfoses do gordo: história da obesidade no Ocidente: da Idade Média ao século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.10.4

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)