<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 10, art. 5, p. 92-112, o*t. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.10.5
</line>
</par><par>
<line>
O* Símbolos de uma Rivalidade no Fu*e*ol: Jornal*sm* Digit** e os Espaços de **entificaçã* e
</line>
<line>
Disputa
</line>
<line>
Th* Symb*l* of a Rival*y in Football: **gita* Journali*m an* Space* o* Identi*ication and
</line>
<line>
Dispute
</line>
</par><par>
<line>
*el*isa Juncklaus P***s Moraes
</line>
<line>
D*utora em Comuni*ação Soci*l pela PUC-RS
</line>
<line>
*rofessora da Uni*er*idade do Sul de S*nta Catar*na
</line>
<line>
*-mail: hel**sa.mora*s@a*imaeducaca*.c**.br
</line>
<line>
Patrí*ia Amorim
</line>
<line>
Jornal*s*a pela Uni*ersidade do *ul de Santa Catari*a
</line>
<line>
E-m*il: patriciaa*ori*s@g*ail.c*m
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: He*o*sa Junckl*us P*eis Moraes
</line>
<line>
Edi*or-Chefe: Dr. Tonny Kerley de Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
UNISUL - Av. Jos* A*á*i* Mo*eira, *87, T**arão, SC,
</line>
<line>
Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
B*asil. *8.704-900, Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende**ç*: Patrícia Amorim
</line>
<line>
Artigo *ecebi*o *m 16/08/202*. *l*ima
</line>
<line>
*ersão
</line>
</par><par>
<line>
UN*SUL - Av. José **ácio Mor*ira, 787, *ubarão, SC,
</line>
<line>
*eceb*da em 30/08/*023. Apro*ado em *1/08/2023.
</line>
</par><par>
<line>
B**sil. 88.704-*00, Brasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Aval*ado *e*o sistema Triple Rev*e*: Desk Re*iew a)
</line>
<line>
pe** Edito*-Chefe; e b) Double Blind *eview
</line>
<line>
(**aliação cega por dois ava*iadores *a área).
</line>
<line>
Revisão: Gramatica*, Norma*i*a e de Form*tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os S*mbo*o* de u*a Rivalidade *o Futebol: Jornalismo *igital e o* Esp*ç*s de Id*ntificação e Disput*
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
E*ta **squisa *em com* propo*t* anal*sar como se estrut*ra s*mbolicamente a *ivalidade entre
</line>
<line>
*o**ed*res dos Cl*bes Hercíli* Luz *utebol Club* e Clube Atl*tico Tubarão, ambos da cidade
</line>
<line>
*e T*ba*ão, sul de Santa Catarina. Para *anto, a*ali*am-se os comentários nos pe*fis da rede
</line>
</par><par>
<line>
*oci*l Faceboo* de meios de
</line>
<line>
comunicação da cid*de,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
parti* *o ponto de vista da
</line>
</par><par>
<line>
antropolog*a
</line>
<line>
** im*ginário. **ili*ar*m** o conjunt* teóri*o do imag*nário propo*t* por
</line>
</par><par>
<line>
Gil*ert Durand que
</line>
<line>
permite, at*a*é* de seus
</line>
<line>
conc*itos, analisar o *o**o*t**ento de
</line>
</par><par>
<line>
torce*ores do esporte de *ai*r ape*o mundia*: o futebol. *ma
</line>
<line>
das p*incipais fontes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
identificação e si**ificação para o* envolvidos com o fenômen*, q*e tem no j*rnalismo
</line>
<line>
*i*i*al um espaço de demarcação de i*entific*ç*o e de disputa, tal com* aponta *a*fesoli. O
</line>
<line>
artigo intenta l*van*ar quais os *ím*olos que es*ruturam es*a rival*d*de.
</line>
<line>
**lav*a*-c**ve: Imag*nár*o. **mbo*os. T*r*ida d* Fute*ol. Rivalid*d*. *ornali*mo Dig*tal.
</line>
<line>
ABS**A*T
</line>
<line>
This rese*rch aims at analyzing how *he rivalry between the Hercílio Lu* Futebol Clube and
</line>
<line>
Atlético *ubarão Club supporters, both from *he cit* of Tubarão, south of Sa*ta Catari*a, is
</line>
</par><par>
<line>
*ymbol*c*lly s*ructured. For that, we an**yze *he
</line>
<line>
comment* in the profil*s of the social
</line>
</par><par>
<line>
network Facebook of the **dia of the city, fro* the point of view of t*e anth*opology of the
</line>
</par><par>
<line>
ima*inary. We will
</line>
<line>
use the theoreti*al set o*
</line>
<line>
ima*inary proposed by Gilb*rt Dura*d that
</line>
</par><par>
<line>
allo*s, through h*s con*epts, *o anal*ze the
</line>
<line>
behavior of fans *f the sport of great*r w*rld
</line>
</par><par>
<line>
appeal: fo*tball. One of the main *ources of id*ntification a*d significanc* for those involved
</line>
</par><par>
<line>
**th the phenom*non, which
</line>
<line>
has *n digital journalism * s*ace of *d*ntification and disp*te
</line>
</par><par>
<line>
demarc*tion, as Maffesoli *oin*s **t. The article tr*es to r*ise the sy*bols th*t structure this
</line>
<line>
rival*y.
</line>
<line>
K*y*ord*: Imaginar*. Symbols. Footbal* Fa*. Riva*ry. Digital J*ur*alis*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 20, n. 10, ar*. *, p. 92-112, o**. 2023
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. *. Mo**es, P. Amorim
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*R*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O imaginário é uma t*ia dinâmica *esponsável p*la forma*ão de todas *s e*pre*sões
</line>
<line>
h*manas. É a capa*idade *ndividual e coleti*a de d*r s*nti*o ao mundo, se*do um pr*cess*
</line>
</par><par>
<line>
q*e faculta "[...] si*b*li*a*ão de *nde todos *s medos, a
</line>
<line>
t*das as e*peranças * seus frutos
</line>
</par><par>
<line>
culturais *orram cont*nuament* desde
</line>
<line>
que o homo erectu* *icou em
</line>
<line>
pé na *ace
</line>
<line>
da te*ra,
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
cerca de um milhão e meio de anos" (*URAND, 1999, *. 117). Gi**er* Durand, antrop*logo,
</line>
<line>
fi***ofo da *iência e *undador do Centro *e Pes*u*sa do Im*g*ná*io d* Gren*b*e, foi um dos
</line>
<line>
principais contribu*ntes para a sis**mática da ciênci* do imaginár*o. Pa*a o pes**i*ador, o
</line>
</par><par>
<line>
imag*nário é o c*njunto de image*s e *e relações de imagens
</line>
<line>
que c*nst*tui o se* humano,
</line>
</par><par>
<line>
send* essas imag**s expre*sas atra*és do s*mbólico.
</line>
</par><par>
<line>
É oportuno ressaltar q*e a ima**m de que o ima*inári* t***a *ã* é a in*r*e, como * de
</line>
<line>
uma fotog*afi*, po* *xemplo. Pel* contrário, a imagem no imaginár*o é *or*ada por
</line>
<line>
elementos de express*o. Uma fotogr*fia pode partir desse* e*em*nto*. De modo que *il*ert
</line>
</par><par>
<line>
*u**nd (2004, p. 3) cons*d*ra imaginário o
</line>
<line>
como * "museu" de todas as ima*en* p*ssadas,
</line>
</par><par>
<line>
*oss*veis, prod**id*s * a produzir,
</line>
<line>
*a* suas diferentes m*dal*****s da sua *rodução, pelo
</line>
</par><par>
<line>
homo sapi*ns-sapiens. Além disso, de acordo com o au**r (2004, p.
</line>
<line>
91), i**g*nário s* o
</line>
</par><par>
<line>
forma p*la "*obr*p**ição d* d*versos **ementos,
</line>
<line>
co*o
</line>
<line>
o ambiente
</line>
<line>
geográfi*o, os
</line>
</par><par>
<line>
simbol**mo* p*ren*ais, o nível dos jog*s e das apr*ndiz*gens e també* *os símbolos * das
</line>
<line>
alegori*s, determin*dos *el* s*ci*dade para uma bo* *o*unicação".
</line>
<line>
Ferr*i**-Santos * Alme*da (2*12, p. 31) c*rrob**a* que "a image* *ossui * *tributo
</line>
</par><par>
<line>
básico
</line>
<line>
de
</line>
<line>
mo*ilizar *fe*os, memóri*s e percepções".
</line>
<line>
O* autores (20*2, p.
</line>
<line>
42) ressal*a* qu*
</line>
</par><par>
<line>
"o im*ginário * orga*izador do rea* * t** a funçã* de restabelecer o *quilí*rio *ital, é
</line>
<line>
psic*ssoci*l, *nt**poló*ico, por meio da criaçã* e ci*culação de ima*e*s, sí*bolo* * mitos".
</line>
</par><par>
<line>
Essa* image** se fo**am "a part*r *e u*a *rientação fundamen*al, que se compõe
</line>
<line>
d**
</line>
</par><par>
<line>
s*ntim*nt*s e d*s e*oções de uma *ul*ur*, assim *omo ***a
</line>
<line>
experi*ncia indiv*dua*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
coletiva" (PITTA,
</line>
<line>
2005, p. 22). Em função
</line>
<line>
da convergê*cia
</line>
<line>
d*ssas imagens em núcleos
</line>
</par><par>
<line>
orga*izadores, Durand lanç* a base de uma
</line>
<line>
arquetip*logia ge*al,
</line>
<line>
propondo a divi*ão
</line>
<line>
**s
</line>
</par><par>
<line>
image*s *m dois *egimes: * regime
</line>
<line>
d*ur*o, *u* divi*e o unive*so e* o*osto* (alto/baixo,
</line>
</par><par>
<line>
esque*da-direita, fei*/boni**, bem/m**, e*c.)
</line>
<line>
e r**ime not*r*o, que un* os opostos. Para o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
au*or, a *ar*ir de*se* regimes são criadas as estrutur*s si**ó*icas.
</line>
</par><par>
<line>
O regime di*r*o é
</line>
<line>
caract**izado pela luz qu* permite as d*stinções, pelo d**ate.
</line>
</par><par>
</page><line>
Tam*ém *o*heci*o como r*gi*e *a antít*se, tem relação com * organi**ção das **agen* em
</line>
<line>
opostos, *o* diferen*a, oposição * enfrenta*en*o. Por sua v*z, esse re*ime é *e*r*sentado
</line>
<line>
*ev. FSA, Tere*ina, v. *0, n. 10, art. 5, p. 92-112, out. 2023 www4.*sanet.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*s Sí*bolos de u*a Riva*idad* no Futebol: Jornalismo Digital e os *s*aços de Ident*ficação e Disput*
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
atr**és de *ma estrutura si*ból*ca her**ca. Lima e Fernande* (201*, p. 10) def**dem que "a
</line>
</par><par>
<line>
con*ciência he*oica rejeita c*m *orror e aver*ão a *u**er e o out*o, com a
</line>
<line>
caracterís*ica de
</line>
</par><par>
<line>
cort*r cla*a e *iti*amente, disti*gui* * atu*lizar as estrut*ras esq*izom*rfica* q** fazem do
</line>
<line>
regime diurno um verdadeiro regim* da antíte*e".
</line>
<line>
O regim* notu*no, caract*r*zad* pela noit* que uni*ic*, pela **nci*iação, confo*me
</line>
<line>
ex*li** Pitta (*0*5), é oposto *o r*gime anterior. Pitta (2005, p. 29) fala que o regime **t*rno
</line>
<line>
"vai se *m*enha* em fundir e harmoni*ar". Duas estru*uras *i*ból**a* correspondem a **se
</line>
<line>
*egime: a mí**i*a e * s*ntética. * aut*r* (200*, p. 29) a*nda comp*ement*, afirmando que "não
</line>
</par><par>
<line>
se t*ata mais de asc*nsão em b*sca do poder, m*s de desci*a
</line>
<line>
interi*r em bus** do
</line>
</par><par>
<line>
conheciment*". A es*rutura mís*ica é uma inversã* do aspecto n*gativ*, *ão mostrará
</line>
</par><par>
<line>
diferença. Frente à rivalidade analisada d**te ar*igo,
</line>
<line>
*usc*ria harmonizar ambas as torc*das.
</line>
</par><par>
<line>
Já * estrutura sintética, de acordo com L*ma e *er*and*s (20*1, p. 11), "pod* conter imagens
</line>
<line>
q**, ao me*** tempo, e*pressam as du** ou*ras estrutu*as (heroica e *ística), promove*do,
</line>
<line>
assim, a sínte*e".
</line>
<line>
A perspec*iva d* imaginário es*á ancorad* na c*nvergência, *somorfism* e totalidade
</line>
</par><par>
<line>
de *magens e *
</line>
<line>
cer*as imagens que expre*sam
</line>
<line>
uma *or** si*bólica, *ec*rrente e preg*ant*
</line>
</par><par>
<line>
socialmente, como a**nta Moraes (2016). Ao se *st*dar o imaginário no jorn*lismo, *o caso
</line>
</par><par>
<line>
de*ta *esquisa, jorna*is*o esportivo, admite-se colocar o
</line>
<line>
e* discu*são *s *unda**ntos d*
</line>
</par><par>
<line>
o*je*ividade. Est*
</line>
<line>
*rtigo considera
</line>
<line>
que o *ma*inário é uma ferramen*a *ue possibilita
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comp**e*s*o do jorna**smo, nã* mais
</line>
<line>
como um
</line>
<line>
pe*sa*ento
</line>
<line>
ape*as lógico, m*s sim *elo
</line>
</par><par>
<line>
simbólico. Segundo Gislene Silva
</line>
<line>
(2010), a
</line>
<line>
teoria
</line>
<line>
do
</line>
<line>
jo*na*ismo *gnora *u *ecusa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m*ni*estação do sensív*l e emoc**nal, símbolos e mi*o* do mun*o imaginário, *obre os qua*s
</line>
<line>
deba*eremos.
</line>
</par><par>
<line>
N*ssa condição, cons*der*n*o q*e
</line>
<line>
o jornalis*o * subjeti*o, mobilizador de
</line>
</par><par>
<line>
imag*nários, símbolos e mitos, *nt*nde*os *s notícias *ão só como *orma*oras da noção de
</line>
<line>
reali*ade, *as, também, como impu*si*nadoras d* ci*culação de imagens que dão *entid* às
</line>
</par><par>
<line>
narrativas. Logo, o jornalismo,
</line>
<line>
as*im como o imagi*á*io, *roduz imagens pe*o
</line>
<line>
c*nsciente
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
in*onsciente, não *pena* *o** imagem visual, mas sensoria*.
</line>
</par><par>
<line>
O imaginário pe*mite
</line>
<line>
discutir a relação entre r*zã* e sensib*lidade no jornalismo,
</line>
</par><par>
<line>
"uma vez que *s notíc*as t*azem pa** a vi*a cotidi*n* toda a d*ve*sid*de do mundo, *omando
</line>
<line>
* j*rn*lis*o como uma tecnol*gia de criação e *eprodução de imaginários *o*iai*" (SILVA,
</line>
<line>
2*10, p. *49). A a*tora (201*, p. 249-250) *e*ine o jornalismo como "tecnologi* de *r*açã* e
</line>
</par><par>
<line>
reprodução de *maginários s*ci*i*, co*o fo*te q** al*menta com
</line>
<line>
*mag*nários cotidiano o
</line>
</par><par>
</page><line>
*ontemporâneo e, ao mesmo **mpo, de ima*inários socia*s al***nta a si m*sm*". O
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 20, n. 10, *rt. 5, p. 92-112, *ut. 2*23 w*w4.*sanet.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. Moraes, P. *morim
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
jornalismo *anto re*ebe qu*nto fabrica imaginaç*o. Sob o mesmo ponto
</line>
<line>
de vista, Ba*ros
</line>
</par><par>
<line>
(2001, p.
</line>
<line>
*76) afirma
</line>
<line>
que o jor*alismo "é uma c*ntí*ua p*odu*ão simbóli** do mundo".
</line>
</par><par>
<line>
Porta*to, se o jornalismo é pote*cializado* * din*mizador *e símbolos * mi*os, o jor*alismo
</line>
</par><par>
<line>
*sportivo
</line>
<line>
vale-se des*as imagens
</line>
<line>
para *roduz*r **ei*os d* sent**os que ganhem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
re*orc** o imaginário social, status coletivo *e comunhão de um sen*ido, como dis*utiremos
</line>
<line>
a *eguir.
</line>
</par><par>
<line>
Neste a*t*go serão a*alis**os os c*m*ntári*s
</line>
<line>
de torcedores do Hercí*i* L** **tebo*
</line>
</par><par>
<line>
Clube e Clube Atlét*co Tuba*ão, *mbos da cidade de Tu*arão, *u* de Santa Catarina, em
</line>
</par><par>
<line>
publ*ca*ões na re*e s**ial *acebook. Mais especific*ment*, n*s perfis de redes soci*is
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
v*ícul*s de comunic*ç*o d* *idad*, nos *uais os times estão sediados: o jornal D*ário *o Sul,
</line>
</par><par>
<line>
e Rádio C*dade T*barão. O jornal **m c*mo principal c*racterística m*dia impressa,
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
entretanto, *stá i**erido em
</line>
<line>
plataforma on-line, a*o*pan*ando o *vanço da tecnologia. A
</line>
</par><par>
<line>
Rá*io Cidade *ubarão segue a mesm* *inha, mas al*m de transmitir em frequência modula*a,
</line>
<line>
dissemina seu conteúdo n*s mídias sociais.
</line>
<line>
Esta pe*quisa compara se os sím*olos d* disputa entr* C*u** *tlé*ico *ubarão e
</line>
</par><par>
<line>
*ercílio Luz Futebol Clube, expressos nos comentá*io* de redes sociais dos me*os
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
comunicação já mencionado*, *ntre fe****i*o e nov*m*ro d* 2018, estão li**dos à iden*idade
</line>
<line>
d* clube a*ve*sário e, ainda, s* a expressão da disputa e*tá em v*lo*izar o seu clube o* atacar
</line>
<line>
o *u*ro, e re*acionar os símb*los da disputa com os regimes da image*, prop*stos *ela
</line>
</par><par>
<line>
An*rop*logia
</line>
<line>
do Ima*inário, d* Gi*bert Durand (2002). Tal *omo nos esclarecem Morae*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Br**san (2019, p. 10*), "há u* univ*rs* s*m*óli*o, *om matrizes i*aginárias qu* *orjam *s
</line>
<line>
na**ativas do co*idiano, no*adamente marca*o, quer s*ja em e*sência ou pelo espetáculo, p*l*
</line>
<line>
*ocialida*e, pert*nciment*, iden*i*icação e laços de afeto: evoca *en***entos atemporais".
</line>
<line>
As *iscussões ainda per*a*sam pela *mbiênc*a soci*l **s-m*derna, ta* como no* apresenta
</line>
<line>
Ma*feso** (*007), uma *mbiência transver*al, ligad* pelos afetos, pe*a comu*h**, inclusive
</line>
<line>
no ret*rno à r*v*lidade tribal.
</line>
<line>
2 *EFEREN*IAL TEÓRI*O
</line>
<line>
2.1 Imaginário, jo*nalismo (e uma rivalidade no *utebol local)
</line>
<line>
Rivalidade, fu*ebol, jornalism*, símbol*s e imag*nár*o nortearão o c*minh* e *erão o
</line>
<line>
co*vite para a leitura de*t* pesqui*a. Den*re *s pressupostos, b*scamos analisar, do *onto d*
</line>
</par><par>
<line>
vista da *nt*opologia do imaginári*, como se
</line>
<line>
e*trut*r* simboli*ament* dis*uta entre a
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*in*, v. 20, n. 10, ar*. 5, p. 92-*12, out. *023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Símbolos *e *ma Ri*alidad* no *ute*ol: Jornalismo Digi*al e os Espaços de I*entificação e *isputa
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
clubes *ercílio Luz e A*l*tico Tubarão, re*resentados *os c*mentários *e red** sociais dos
</line>
<line>
meios de comu*icação da c*dade d* *ubar*o, Santa Cantar*na.
</line>
</par><par>
<line>
A escolha
</line>
<line>
do *ema não partiu de
</line>
<line>
uma eventualida*e, mas sim do mome*to
</line>
</par><par>
<line>
futebolístico que
</line>
<line>
vive cidade. Levando em c**sid**ação também seu contex*o h**tóri*o, a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rivalidade "ferroluz1" que será devidamente explicada no decorr*r d* p*squ*sa. Percebeu-se *
</line>
</par><par>
<line>
i*portânci* de e*clarecer indagações
</line>
<line>
acerca da ri*alidade dos clubes
</line>
<line>
na cidade. T*ixeir*
</line>
</par><par>
<line>
(2*0*) fala que "os *ím*olos são projetado* a partir dos **ntiment*s * valores si*nifi**tivos
</line>
<line>
para as torcid*s, *artilhados por seus memb*os c*mo sinais de distinção exp*esso* em todo *
</line>
<line>
materi*l que produzem".
</line>
</par><par>
<line>
As equipes, de certa forma, se revezam na ascensão do fute*ol
</line>
<line>
do campeonato
</line>
</par><par>
<line>
ca*arinen*e e *ropor*i**am *os s*us torcedores uma rotina local ca*az de *ornar o vín*ulo
</line>
<line>
*nt*e *lube e torcida sólido, tanto q*ant* a *iv*lida** co* o outro time. U*a cid**e de méd*o
</line>
</par><par>
<line>
porte, d* in*erior, *om pouco mais
</line>
<line>
de 110 mil *a**tantes, conforme * últ*mo censo (IB*E,
</line>
</par><par>
<line>
2023), mas
</line>
<line>
que, histórica e *ul*ur*lmente, vivencia essa d*sputa e ri*alidade en*re duas
</line>
</par><par>
<line>
torcidas. Sobre esse vín*ulo, G*stald* (200*, p. 114) fala que * *xperiên*ia d* assistir a um
</line>
<line>
j*go de futebol no *róprio estád*o, onde o *omparti**ar de um me*mo evento com milhar*s de
</line>
<line>
o*tr*s *esso*s, d*ssolve-se na \torci*a\ de seu **me; en*uanto e* *asa, ao assistir * te*evi*ão,
</line>
<line>
* fenô*eno *oci*l coletiv* pra*icamente não o*orr*.
</line>
<line>
O imaginário é *m c*nector que perm*te que os s*mbolos, que tê* u*a raiz
</line>
</par><par>
<line>
inconsc*ente, ganhem sentid* socia*. Assim, a imprens* esportiva torna-se p**te
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pot*ncia**zadora do i*agin*rio *o espo*te. Não por m*nos, * fut*bol se transformou e* u*a
</line>
<line>
da* pri**ipai* fo*tes *e identifi*açã* e sign**icaçã* para os envo*vidos *om o f*n**eno. Isso
</line>
<line>
porque, a ***tir d* meio espo**ivo, veicul*-se espetáculo cole*ivo, es*im*l*-se a dis*u**,
</line>
<line>
manifest*ções, símb*los e ritua*s. O time de futebol é relacion*do ao u*iforme, co*, *ascot*,
</line>
<line>
ba*deira, entre tantos *utro* elem*ntos que iden*if*cam o torcedor com *m mesmo grupo
</line>
<line>
soci** e o une em uma mesma l*nguagem. *or sua *ez, o torce*or acompanha di*riamente o
</line>
<line>
club* *o coração para *ue, ao *ê-**, rec*n*e** tod* a re***sentação dentro *o campo. Assim,
</line>
<line>
inseridos ** dia a dia dos tor*edores, os clu*es de fute*ol mobi*izam emoção *oletiva,
</line>
<line>
interligando so*ialmente um c**junto de significados *ue, ao mesmo tempo, falam a m*sma
</line>
</par><par>
<line>
**ngua cr*am conexões identit*rias, fazendo com e
</line>
<line>
que o s*mples clube vir* um l*gar de
</line>
</par><par>
<line>
i*entificação. Ad*m**s,
</line>
<line>
desde pequ*no o sujeito recebe um *ome, uma religião e quase
</line>
</par><par>
<line>
sempre um time para torce*. M*smo que depois d*
</line>
<line>
grandes não c**s*a o *nter**se pelo
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina P*, v. *0, n. 10, art. 5, p. 92-112, out. 2023
</line>
<line>
www4.*sa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. J. *. Moraes, P. A*orim
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
futeb**, o espo**e *á foi enraiza*o em
</line>
<line>
nossa cultura em algu* d*do m*mento. ** caso
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
clubes analisados, Tub*rão *u Leão (*omo é *enomi**d* a mascote do Hercílio Luz), ambos
</line>
<line>
reforç*m *m sentido *oleti*o *e perten*i*ento, mas t*mbém de riva*idade. Par* uma poéti*a
</line>
<line>
do social, ética da es*éti** ** imaginá*io pós-modern*, com* no* coloca Maffesoli (200*, p.
</line>
</par><par>
<line>
22), "an**s de tudo o local", modulado pel*
</line>
<line>
presente, pelo
</line>
<line>
coletivo, p**as iden*ificaç**s,
</line>
</par><par>
<line>
*n*ndo ao que cha*ou
</line>
<line>
de bar*oquis*o (*99*), a *inergia ** tecnologia com *s s*ntiment*s
</line>
</par><par>
<line>
arcaicos: cenário do jornal*smo *ontem*o*ân*o.
</line>
<line>
Em virtude do nú*e*o não tão gr*nde da popula**o, pouco* acredit***m que a cidade
</line>
</par><par>
<line>
*e**a ca**cid*de
</line>
<line>
de comportar d*is *lubes de fut*bol. No entanto, *m 2018, o Hercílio Luz
</line>
</par><par>
<line>
Futeb** Clube e * C*ube *tl*tico Tubarão estavam na elit* do futebol catarinense e inseri*o*
</line>
<line>
no cenári* futebolís*ico nacional. C*ntudo, nem se**re foi dessa for*a.
</line>
<line>
O Hercílio Luz F*te*ol Cl*be foi fundado em 22 de dezembr* d* 1918. O nome é uma
</line>
</par><par>
<line>
homenagem ao senhor He*cílio *uz, na época
</line>
<line>
gov*r**dor de Santa Ca*ar*na. O ob**t*vo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
club* era prom*ver entre s*us asso**ado* a *rática de
</line>
<line>
esp*rte*, pr*ncipalmente futeb**. o
</line>
</par><par>
<line>
Sobre a "[...] chegada d* Hercílio Luz Fut*bol Clube, ela *contec*u, d* fato, anteri*rmen*e a
</line>
<line>
1918, com o nasc*me*to da pioneira agremiação qu* deu ori*em ao Leão do Sul, denominada
</line>
</par><par>
<line>
Infantil F.C." (MACHA*O,
</line>
<line>
2*08, *. 27). O então Leão do Sul iniciou o caminho para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
primeiro t*tulo em **58, quando conquistou a taç* de *ampeão do Sul d* E*tado. *o a*o
</line>
<line>
seguint*, triunf*u o bicampeon*t*, que além d* *onso*idar a equi*e de futebo* l*e
</line>
<line>
prop*rci*nou participar d* primeira T*ça Brasil, se*do, a*sim, o primeiro time catarinense a
</line>
</par><par>
<line>
partic*par
</line>
<line>
*e um campeonato
</line>
<line>
brasileiro. O clube centenár*o revelou *r*ques de b*l*,
</line>
<line>
como,
</line>
</par><par>
<line>
por *xemplo, Zenon *e Sousa Far**s. O meia c*m*ista
</line>
<line>
*m sua carreir* vestiu a
</line>
<line>
cami*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gran*es clubes como Corinthians * Atlético-MG, e cheg*u ve*ti* a camisa da Seleção a
</line>
<line>
*rasile*ra *e F*te*ol. Uma fatalidade em 1974 des*r*iu *odo o pat*imônio material do clu*e.
</line>
<line>
A e*che*t*, que dilacero* a c*dade de T*barão, c**ocou aba*x* o Estádio An*bal Torres Costa
</line>
<line>
(Ilus**ação 1). Antes *a enchente, as c*isas j* não *am bem, já que, em 1973, o time e*c*rrou
</line>
<line>
a *art*cipação no Cam*eon*to Catarinen*e. A enc**nte *e** *ara s*cra*e*tar u*a crise que
</line>
<line>
já se fa*ia na p*rte econômica.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 10, art. 5, p. *2-112, *ut. *023
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os *ímb*lo* de uma Rivalidade no *utebo*: Jornalismo Digital e os Espaços de Iden*ificação e Disputa
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
Ilustraç*o 1 - In**guração do Estádio Aníbal Torr*s Costa, 1941.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Diário do Sul, 2019.
</line>
<line>
Já o rival (Tubar*o) nasce como Es*orte C*ube *erro**ár*o, cl**e de fute*ol fundad*
</line>
</par><par>
<line>
em 20 de fevereiro de 1944, composto por trabalhadores
</line>
<line>
da a*tiga Estrada ** Ferr* Dona
</line>
</par><par>
<line>
Teresa Cr*stina (EFDTC). Por causa das cores ve*melho * *reto do uni*orme, *evou o **elid*
</line>
</par><par>
<line>
de "Rubro-Negro de Vi*a Oficinas". Of*cinas é um bairro do município ***e se localiz*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pátio da Estrada de Ferro e *u*s ofic*nas. A mai*r f*çanha da
</line>
<line>
história do clu*e foi ter
</line>
</par><par>
<line>
conquistado o título do C*mpeonato *atar**ense do ano de 19*0. O também conhecido
</line>
<line>
"Ferrinho", ma*dava seus j*gos no Estádio Olím*ico Domingos Si*ve**a Gonzales, o Es*ádio
</line>
<line>
de Vila Oficinas.
</line>
<line>
*ssim c*meço* a riva*idade na cidade azul: de u* l*do os moradores do bai*ro
</line>
</par><par>
<line>
Oficinas torciam
</line>
<line>
para o Fer*ov*ário, e do out*o lado, m*is para o centro da ci*ad*, *orciam
</line>
</par><par>
<line>
pa*a o *ercílio Lu*. Era o i*ício do confronto "ferro-lu*", d*vi*idos p*lo* trilhos do t*em que
</line>
<line>
corta a cida**. Hav*a *anta empol*açã* em torno do c*ássico tubaronense q*e at* o comércio
</line>
<line>
lo*al ent*a*a no clima do confront* loc*l. "Fazia-se comum, no curso da sem*na do *lá*sico,
</line>
<line>
pel* rádio e jorn*is, a oferta de p*re* de c*lçados, cam*sa*, c*rtes *e tecidos e outros brindes
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Ter*sina *I, *. 20, n. 10, a*t. 5, p. 92-112, ou*. 2023
</line>
<line>
www4.*sanet.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. *. *oraes, P. Amorim
</line>
<line>
*00
</line>
</par><par>
<line>
ao jogador que vi*sse a fazer * pri**iro gol, e ao torcedor que, p*r interm**io de cart*, n*la
</line>
<line>
*certas*e * pla*ar do jogo". (MACHA*O, p. 87, 2008)
</line>
<line>
Ilustração 2 - Esporte Clube F*rro*iário 1957.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Diári* ** Sul, *019.
</line>
<line>
O *lássico "ferro-l*z"* me*ia (e ainda mexe) com o imaginário dos torcedore*: a
</line>
<line>
*ascote, a cor da camisa, a loca*idade da est*utur* fís*ca entre outros fatores t*rnara* o due*o
</line>
<line>
simból*co. A ri*alidade en*re o* *ois c*ubes da *i*ad* a*ul tom*u tal *ropo*ção que, mesmo
</line>
<line>
na década ** 90, qua*d* o Ferroviári* se disso*veu, as memór*as continu*ram impregnadas
</line>
</par><par>
<line>
no bairro *ficina*. Do f*m do Ferr*viári*, na*ceu Tubar*o Futebol Clube. * novo clube o
</line>
<line>
aproveit*u-se d* crise i*stalada no Herc*lio Luz e, após acordo firm*do, usou **r 10 a*os o
</line>
<line>
*stádio Aníbal To**es Costa. Uma época confusa, uma f*são nã* a*eita, já que muitos
</line>
<line>
torce**res do Hercíl*o Luz se recusaram a torcer pelo Tubarão Fut*bol Clube, p** ser o clube
</line>
<line>
suc*ss** do Ferroviário, e *orcedores do F*r*ov*ár** se *ecus*ram * tor*er pelo *ime q**
</line>
</par><par>
<line>
estava na *a*a d* maior rival. É i*po*tan*e ressaltar q*e, na
</line>
<line>
época, o Hercílio Luz e*tava
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
ri*alidade. G*ralm**te é *ea*iza*o **r duas equipes da m*sma localidade.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, *. 20, n. 10, a*t. 5, p. 92-112, o**. 2023 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O* Símb*los de *ma Ri*alidade no Futebol: *o*nalismo Digi**l e os Espaç*s d* Identificaç*o e D*s*uta
</line>
<line>
**1
</line>
</par><par>
<line>
desa*ivado temporariamente, restand* apenas o Tuba*ão Fut*b*l *lube para torce*. Mes**
</line>
<line>
co* outra camisa, cores diferentes, p*oposta nova e suc*sso nos gramado*, * desco*figurado
</line>
<line>
"fe*ro-*uz" permanecia *o ima*inário *os torcedores, um* ri*alidade que so*revi**u ao *azio
</line>
<line>
de u* clube. Iss* porq** a im*gem, de acordo co* Ferreira-Sant** e Almeida (2*12, p. 31),
</line>
</par><par>
<line>
"possui
</line>
<line>
o atributo básic* de mob*li*ar no*sos afetos", * ela *cupa esse
</line>
<line>
va*io com
</line>
</par><par>
<line>
signi*icações.
</line>
<line>
Em 2005, as*ectos fi*ancei*os **cerraram precoc*me**e a pr*posta do Tubar**
</line>
</par><par>
<line>
Futebol Club*. Nesse mesmo ano,
</line>
<line>
subst*tuind*-o, é funda*o o Atlético *idade Azu*, que
</line>
</par><par>
<line>
estre*u nas catego*ias d* ac*sso d* Campeo*ato **tar*n*ns* e, em 2007, c*nqu*stou a divisã*
</line>
<line>
de acesso do campeonato estadual, podend* disp*tá-la na elite do futebol catar*nen**, *u seja,
</line>
</par><par>
<line>
entre o* melhores do estado de Santa Catarina. O clube
</line>
<line>
conseguiu mant*r-se na divis*o
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipa*, m*s n*
</line>
<line>
ano subsequen*e o desempe*ho foi **aixo d* que se *sper*va, voltando
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
di s put a
</line>
<line>
do es*adua* na segun** divisão. O nome "Cidade *zul" e*a algo que n*o a*raia os
</line>
</par><par>
<line>
torcedores. El*s mesmos real*zar*m uma *ifa, e conseguiram *u*to à Federação Catari*ense
</line>
</par><par>
<line>
*e Futebol ar*ar com
</line>
<line>
as desp**as para alterar o nome do ti** par* Clube Atlé*ico *ubarão.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra sobrevi*er na modalida*e, *naugur*u u* novo ramo dent*o do *ut*b*l, t*rnando-se
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*rimeiro c*ub* sta*tup do *aí*, a*ós firmar parceria com a empresa K2 So*ce* */A, já *o *no
</line>
<line>
de 2015.
</line>
</par><par>
<line>
Atende*do ao esco*o inova*or, o Clube foi transformado em empresa
</line>
<line>
(CLUBE
</line>
</par><par>
<line>
*TLÉTICO TUBARÃO SP* LTDA) e incubado na *niversida*e *o Su* d* Santa
</line>
<line>
Catarina (**isu*), se *orn*ndo, assim, o pr*mei*o Clube **artup d* *r*sil. A SPE
</line>
<line>
tem previsão de duração de 20 anos, prorrogáv**s por mais 2*, com o *ropósi*o de
</line>
<line>
fazer o Tub*rão cresc*r e *e to**ar um exe*plo naci**al de governança e gestão
</line>
<line>
esp*rtiva. (CLUBE ATLÉT*CO TUBARÃO, 2017)
</line>
<line>
E ass*m ch*g*mos ao an* de 2018, no qual o Hercílio Luz F**e*ol Clu*e com**ora o
</line>
<line>
cent*nári*, disputando a sé*** A d* Campeo*at* Catar*nense: subiu em *017 e **nteve-se *m
</line>
</par><par>
<line>
2018. Disputo* tam**m a C*p* San*a Catarina, que ofereceu aos compe*ido*es *ha*ce de a
</line>
</par><par>
<line>
g**a**i* vaga na Copa do Br*sil em 2019. Para f*c*** o *a*endári*
</line>
<line>
da temp*rada 2018,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
clube co*orado também *is*utou o Campeonato Brasileiro sé*ie D.
</line>
</par><par>
</page><line>
O Atlético Tubar*o subiu em 2016 p*r* sé*ie A do Campeo*ato Catarinense, e *á
</line>
<line>
permanece. *ez sua *elhor cam**nha em 2018, fic*n*o ent*e os *rês melhor** d* Estado. Foi
</line>
<line>
c*mpeão da Co*a Sa*t* Ca*arina em 2**7, dispu*ou a Copa *o B*asil em 2018, e*iminand* a
</line>
<line>
eq*ipe *mérica-M* na primeira fase, mas send* eliminado *elo Atlético-*R n* segund* fase,
</line>
<line>
em um jogo *ue rep*rcuti* em *od*s os jo*nais do B**sil. Aind*, foi longe em *ua estreia no
</line>
<line>
campeonat* Br*sileiro *érie D * por um *ogo *ão conseg*iu o *cesso para * sér*e C.
</line>
<line>
Re*. F*A, Te*e**na *I, v. 20, *. 1*, *rt. 5, *. 92-112, out. **23 *ww4.fsanet.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. Mor**s, P. Amo*im
</line>
<line>
102
</line>
</par><par>
<line>
** 2018, ambos os clubes *iveram mom*ntos espec*ais no futebol e *ssi* *ornaram
</line>
<line>
as campanhas um marco para a *id**e de Tubarão. Des*e 1991, *s equipe* não se
</line>
<line>
enfre*tavam na elite do futebol **t*rinense. E* 1995, foi a últ*ma vez que esti*eram j*ntas na
</line>
</par><par>
<line>
série A, porém,
</line>
<line>
*omo o ca*p*ona*o era dividido em grupos, *cab*ram n*o se enfr*ntan*o.
</line>
</par><par>
<line>
En*reta*to, o ano de 2018 de* a oportunidad* de os *orcedores re*i*ere* (ou viverem pa*a o*
</line>
<line>
mais jovens) o cl*ssico, * *i**lidade. Foram duas p*rtidas: a primeira *o Est*dio A*íbal
</line>
<line>
Torres Costa, que b*teu o *ecorde de público, com 3.*56 torcedores pr*s*ntes. Há mui*o
</line>
<line>
te*po não *e vi* estádio *heio, jorn*is realizando a co*ertura diária dos clube* para * clássico
</line>
</par><par>
<line>
e torce*ores
</line>
<line>
"desfilando" pel* centro da ci*a*e com o u*ifor*e das
</line>
<line>
equ*pes. Na *rimeira
</line>
</par><par>
<line>
part*da, o Her*ílio ven*eu por 2 a 1 em seu es*ádio. *o jogo *o returno, como é c*amado os
</line>
</par><par>
<line>
confr**tos de volta do cam*eonato, o Atlético Tuba*ão ve*ceu *
</line>
<line>
partida por 1 0, com a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
estádio da Vila Oficinas lotado.
</line>
</par><par>
<line>
A ascensão de *mbas as *quipes
</line>
<line>
n*o *rouxe benefícios somen*e a* torced*r, mas
</line>
</par><par>
<line>
ta*bém pa*a * cidade ** Tubarão. Hoté*s, restaur*n*es, empre*as de transpor*e, de segurança
</line>
</par><par>
<line>
entre ou**os *et*res
</line>
<line>
do municíp** cresceram com * estabi*iza*ão dos c*ubes. A imprensa
</line>
</par><par>
<line>
também se*tiu *mpac*o*, o jor*a*is*o esportivo que *ntes se baseava em cobert**a d* jogos
</line>
</par><par>
<line>
ama*ores, s*rie * do Campeonato *atari*ense
</line>
<line>
ou *com*anha*ento de time* na*ionais, vi*
</line>
</par><par>
<line>
ao* poucos a* oportun*dades *par*cerem. Se Her*íli* Luz e *t*ético Tubarão têm calendário,
</line>
<line>
o *ornalismo esportivo *a ci*ade tem trabal*o a fazer. A conta é simples: q*an*o mais jogos
</line>
</par><par>
<line>
disputar*m, maior é número de t*rcedores sedento* p*r informaçõe*. Si*va (2010, p. 249- o
</line>
<line>
*50) *orrobora com *s*a a*irm*ç**, já *ue cons*dera * jornalismo uma "[...] tecnologia de
</line>
</par><par>
<line>
*ri*ção e repr*du*ão de imaginários s***a**,
</line>
<line>
como *o*te que a*im*nta co* imag*nários
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
coti**an* co**em*orâneo e, ao me*mo te*po, *e imag*nários sociais alim*nta a si me*mo".
</line>
<line>
O futebol es*á enraizado no cot*diano de *uem *ost* do esporte, que não deixa de vê-
</line>
<line>
lo ou ouvi-*o. É comum que os torcedores queir*m a to*o *omento atua*izaçõe* do clu*e de
</line>
</par><par>
<line>
s*u coração e, **ante dessa exigência, * setor do jorna*ismo esp*rtivo torna-se uma
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
principais editorias do mu*do. Cardo*o (*0*8, 51) vai p.
</line>
<line>
al*m, e a*irma *ue "o esporte *ão
</line>
</par><par>
<line>
deve ex*s*ir sem a divulgaçã*
</line>
<line>
pelos jornal*stas. A *mprensa tem o pa*el fun*am*n*al *e
</line>
</par><par>
<line>
di**n**r suas caracter*sticas que o faz*m
</line>
<line>
um fen*meno soc*a* * político possuidor
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ca*acidade de influenciar * cultu*a d* uma sociedade". Na cidade de Tubarão não é diferente,
</line>
<line>
e os veí*u*os de comu*ica*ão (d*sde jo*n*l i*presso * televisão) têm investid* na á*ea, o q**
</line>
<line>
se torna ma*s um p*nto *osi*ivo diante do c*escimento das duas *q*ipes.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1*, art. 5, p. 92-112, *ut. 2023
</line>
<line>
w*w*.*sanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Símbolos *e uma **validad* ** Futebol: Jor*ali*mo Digital e *s Espaços de Identi*icação e Disputa
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
3 RES*LTADOS E DISCUSSÕE*
</line>
</par><par>
<line>
3.* A rivalidade "ferro-luz" e s*us símbolos
</line>
</par><par>
<line>
Qua*do en*aja*o pelo c*ube, o torcedor s* sente membro dele. A conexã* *n*r* o*
</line>
<line>
dois torna-s* tão f***dign* que a rel*ção é in*uebrá*el. Po* pior *i*uaç*o qu* esteja passando,
</line>
<line>
se aceita apenas q** membros do mesmo clube fa**m críticas. Quando alguém de fora desse
</line>
</par><par>
<line>
grupo faz apontamen*o* neg*tivos, há pontapé inicial para *ue inflame a *ival*dade. I*so *
</line>
</par><par>
<line>
*anha ai*da maior*s pr*por*ões quando *á d*is times de uma **sma (pequena)
</line>
<line>
cid*de
</line>
</par><par>
<line>
rivalizando. Isso faz com que o *ime do cor*ção seja único, um
</line>
<line>
é amad* e o ou*r*,
</line>
</par><par>
<line>
**ovavelmente, odiad*. Oliven (2*02, p. 269) d*z que:
</line>
</par><par>
<line>
Torc*r s*gnifica *erte*cer, e pertencer * um clube significa ser l*al a el*. Vibrar
</line>
<line>
*ua*do *le gan*a, sof*er res*gnadamente quan*o ele perde. *a*ticipar do mundo do
</line>
<line>
**tebol significa escolher um clube do **raç*o. Uma vez fe*ta * *pção, ela não d*ve
</line>
</par><par>
<line>
ser a**erada, pois o torcedor pass* a **rtencer a*
</line>
<line>
clube. o ti*e desse clu*e *stá E
</line>
</par><par>
<line>
sempre competindo com os outros, d*finidos como adversário*.
</line>
<line>
Maff*soli (201*) **z que *uando há um eu, há um contra. Um c*ntra q*e é o outro, o
</line>
</par><par>
<line>
outro do grupo que é difer*nte e, consequentemen*e, o outro ** grupo inimigo. "Pode s*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
massa, a c*mu*idade, a tribo
</line>
<line>
ou o clã, pouco importa o te*m* *mpregad*, pois a r*a**dad*
</line>
</par><par>
<line>
designada * inta*gível; trata-se de um estar-jun*o grupal *ue **iv*legia * todo em relação aos
</line>
<line>
seus dive*sos compon**te*" (MAFFESO*I, 2005, p. 153).
</line>
<line>
Qua*do o to*ce*or escolh* u* time, esco*h* t*mbém viven*iar dentro de um grupo d*
</line>
<line>
*ess*as que partilham do sent*me*to pelo mes** e*cud*. *m*diat*men*e, quan*o *meaçado
</line>
<line>
por grupos de i*entificaç*o di*e*ente, busc* meca*ismos que te*ham como e*eito proteg*r e
</line>
<line>
*naltecer o clube escolhido. *iante de**a situação, é co*u* ocorrerem provocaçõe*.
</line>
</par><par>
<line>
Provoca**es essas que com * avanço das tecnologias levam a riv*lidade ta*bém pa**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
univer*o das re*es so*i**s. Para Maffesoli (*014), o *ace*ook * apenas um es*a*o
</line>
<line>
*ara um
</line>
</par><par>
<line>
avatar,
</line>
<line>
um esp*ço par* *u* o eu se ligue ao outro pelo \estar-com\, ou para que o riva*ize.
</line>
</par><par>
<line>
Com as r*des *ociais, ficou ma*s *áci* *nc*n*rar o t*rcedor adversário e
</line>
<line>
"duela*".
</line>
</par><par>
<line>
Simbolicamente, os dois times e*tão es*ruturado* n* *m*ge* d* d*is animais:
</line>
<line>
ambos
</line>
</par><par>
<line>
repres**tam *erta r*aleza. Um *uelo de fer*s.
</line>
</par><par>
<line>
O Herc*lio Lu* tem, como símbo*o, um leão, o Leão do Sul. Impo*tante im*gem pa*a a
</line>
<line>
nossa pesquisa, *á que a imponê*cia do *o*erano *ei d** *nimais, "é a enca*nação do pod*r,
</line>
<line>
da sabedo*ia e da justiça, seu ex*esso de o*gulho o t*rna autoritário e *irânico. Seu
</line>
</par><par>
<line>
simbolismo *sci*a entre esses
</line>
<line>
*ois p*los", como r*fo*ça *on*cker (1997, p. 242). Em seus
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresi*a PI, v. 20, n. 10, *rt. 5, p. 92-1*2, out. 2023
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. Moraes, P. A*orim
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
estudo* sobr* o simbolis*o animal, o aut*r (1997, *. 243) d*z que "[...] leão é, **tes o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
t udo,
</line>
<line>
símbo*o solar, a*nd* *ue foss* só por su* soberba j*ba. Mas o Sol nem s**pre
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
benfazejo, porq**,
</line>
<line>
por seu calor excessivo,
</line>
<line>
pode des*ruir;
</line>
<line>
* leão é, p*rtanto, t*mbém
</line>
</par><par>
<line>
re*re**ntaçã* dessa ambiva*ê*ci* si**ólica".
</line>
<line>
O Atlético Tuba*ão *e ampara *a imagem *o próprio *nimal dos *ares, o rei das
</line>
<line>
águas. Guardião, parece repre*entar um **imal predador e au*ac*oso, estand* associa*o aos
</line>
<line>
pe*igos *e natureza e, mui*as v**es, re*res*nt* o ter**r e a violência. "O simbo**smo negativo
</line>
<line>
do tubarã* vem evide*teme**e de s*a boca, q** o to*na um predador terrível, po* *sso, pode
</line>
<line>
encarna* o ma* ter*ifi*ante, o oceano devorador", complement* Ronecker (1**7, p. 205).
</line>
<line>
Vemos *ue já h* *ma *is***a simbólic* est*uturante e que, supo*o*, é usada pela
</line>
<line>
torcida **ra "e*fren**r" o adv*rsário.
</line>
<line>
*.2 *isputa simbólica: imagens d* *ma r*validade
</line>
<line>
A partir dessa perspecti**, o p*op*sito d*sta p*s*ui** é analisa* co*ent*rios d*
</line>
</par><par>
<line>
to*cedores
</line>
<line>
d* H*rcíli* Luz F*tebol Clube e C**be Atléti*o Tubarão e* publicaçõ*s do
</line>
</par><par>
<line>
Facebook *e veícu*os de comunica*ão
</line>
<line>
*a ci*ade onde os
</line>
<line>
times estão *ediados. São **es
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
jornal Diá*** do Sul,
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
por sua ve* é focado
</line>
<line>
*m mídia impres**, mas com o a*a*ç*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
tecnol*g*a migro* t*mbém p*ra pl*taformas on-line; e * Rád** Cidad* Tubarão, que, a*ém de
</line>
<line>
transmitir pelas ondas d* rádio, utiliza as mídias *oc*ais para disseminaç*o de cont**do. O
</line>
</par><par>
<line>
o**etivo da anál*se dos
</line>
<line>
com*ntá*ios é de*cobrir como s*
</line>
<line>
est*utur* *i*bolicam*nte * disp*ta
</line>
</par><par>
<line>
entre os clu*es Hercílio Luz e Atlético Tu*arã*; comp*rar se o* símbolos da dis*uta,
</line>
</par><par>
<line>
expre*sos no* comentári*s, estão lig**os *d*ntid*de do club* a*ver*ário; *
</line>
<line>
analisa*, n*s
</line>
</par><par>
</page><line>
come*tár*os, se a expressão da dis*uta está *m valorizar o seu cl*be ou atac*r * adversário; e
</line>
<line>
rel**ion*r os *ímbolos da *isp*ta com *s regimes da imag*m, propostos pela Antropologia *o
</line>
<line>
Imaginário, de Du*and.
</line>
<line>
Os comentários recortados foram coletados d* Face*ook, no p*ríodo de feve*ei*o a
</line>
<line>
novembro de 2018, *endo e* vista que as equipes di**utar*m entre essas da*as o campeonat*
</line>
<line>
C*tarine*se série A, campeon*to b*asileiro série D e *opa San*a Catarina. O estudo seguiu
</line>
<line>
uma abor*agem qualita***a, não se pr*ocu*ando com rep*esentatividade num*r**a, mas co* o
</line>
<line>
apro**ndament* da compre*nsão ** uma *rganizaç*o e **a representatividad*, conf*rme
</line>
<line>
apontam Gerhardt * Silveir* (2009). Ma*fes*li (2003) destaca que h* *om*ntos em que os
</line>
<line>
jogos e os prazeres retomam lugares importantes na *strutura do so*ial. Para o autor (2003),
</line>
<line>
os *alores soc*ais também são c*ntr*ba*anceados po* seus contrários. Vale ressaltar que as
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 20, n. 10, art. 5, p. 92-112, out. 2023 **w4.fsanet.com.b*/*evi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O* Símbol*s de uma Rivalida*e n* Fute**l: J*rnalismo D*gital e o* *spaç*s de *d*n*ifi*aç*o e Dis*ut*
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
rede* sociais são entendidas, neste art*go, como ampl*ficado*as da conver*ação soci*l (e da
</line>
<line>
própria rivalidade, no c*so *studado). Morae* (201*, p. 98) *c*es**nta que "e* um *otidiano
</line>
<line>
*arcada*ente con*ctado, com int*rconexõ*s de dado* e *nformações, h* espaço para um
</line>
<line>
m*ndo mí**ico da imag*nação, c*m possibilidade de produç*o * i*terloc*ção margi*al -
</line>
<line>
aquela que vem da* *ar*ens, su*ja*e*te aos meios ofic*ai* de cri**ão e i*fo*mação". A *artir
</line>
<line>
disso, *amo* * primeira análise.
</line>
<line>
*.2.1 Tubarão ve*ce He*cíl** Luz no cláss*co da Cid*d* Az*l, Diário *o S*l
</line>
<line>
* recort* da prime*ra anál*se f*i retir*do da página do Facebook do jornal *iár*o do
</line>
<line>
Sul. A ma*éria *ub*i*ada é da*a*a e* 25 de *evere*ro de 2018 e informa o resultado do jogo
</line>
<line>
do returno do campeon*t* Catar*nense da *érie A. O jogo, *ealizad* no Estádio Domingos
</line>
<line>
Silveira **nzales, *ntre At*ético Tuba*** e *ercíli* Luz, acabou c*m vitó*ia do Tubarão p*lo
</line>
<line>
placar *e 1 a 0. O confronto entr* as equipe* f*i o segundo do ano de 2018. N* primeira
</line>
</par><par>
<line>
o*asiã*, o Hercílio Luz venceu pel* plac*r de * a 1 *m sua casa. A derrota despertou
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sentiment* de revan**e n*s torcedores do t*icolo*, que com a vi*ória
</line>
<line>
d*i*ou tudo igual na
</line>
</par><par>
<line>
cid*de.
</line>
</par><par>
<line>
Il*stração: * - Clás*ico *a Cidade Azul
</line>
</par><par>
<line>
F**te: F*ce*ook *iário *o Sul.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, T*resi*a PI, v. 20, n. 10, art. 5, p. 92-11*, *ut. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. *. P. Moraes, P. A**rim
</line>
<line>
106
</line>
</par><par>
<line>
E*con*r**os no* comentár*o* a **press*o "sar**nha" (*lus*ração 3), símbolo
</line>
<line>
l*vantado p*r uma to*c*dora do *erc*lio Luz. A *n*enção é apeq**nar o adve*s*ri* já q*e faz
</line>
<line>
referência a um peixe. O m*s*ot* do *ricol*r é um tub*rão, * o sentido de util*zar essa *alavra
</line>
<line>
é *nferir que di*nte d* Le*o, o tubarão vira s*rdinha. Sugere ain** que * uma presa fácil. Em
</line>
</par><par>
<line>
resposta, * co**ntár*o logo abaixo tenta defen*er o **barão e, na tentati*a
</line>
<line>
de responder
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
a*tura, afirma qu* a sardinha *encio*ada é g**nde o sufi*iente para come* o le*o.
</line>
<line>
Para exp*ica* * ati**de dos torcedores *ue util*zam *s símbol*s para *t*car o
</line>
<line>
ad****ário, traz-se Ga*agalza (2*03, p. 8*), q*ando af**ma que * homem pr*jeta o mundo por
</line>
</par><par>
<line>
intermédio de símbolos, po*s esses *ão c*rr**a*os de
</line>
<line>
sentidos que s* e*trelaçam
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
construção de experiências das mais diversas formas. Entr* os de*a*s *omentá**o*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
publi*aç*o, c*a*a * atenção a m*nção ao Esporte Clube Ferroviário. Diante desse
</line>
</par><par>
<line>
l*vantam*n*o,
</line>
<line>
podemos compreender
</line>
<line>
u* sentido sens*vel ** t*ajeto antr*pol*gico do
</line>
</par><par>
<line>
imagi**rio q*e *elimitaria que: p**a *u*car o *ímbolo ferroviár*o o
</line>
<line>
tor*edor viajou
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
lem*rança e c*ntexto *istórico q*e carre*a consig* o Clube Atlético Tubarão. O tor*edor
</line>
</par><par>
<line>
*ividiu-se nos*a**icame*te
</line>
<line>
entre o clube p*ssado e clube *resente que, apesar de cor*s o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*omentos diferen*es, s* co*ectam na* histórias.
</line>
<line>
3.2.2 S*mana de cl*ss*co, R*dio Cidad* Tu*ar*o
</line>
</par><par>
<line>
O pesquisador Juremi* Mac*ado S*lva
</line>
<line>
(200*, p. *) explica que "os imaginário* se
</line>
</par><par>
<line>
difun*em *or me*o *e tecnologias p*óprias, qu* podem ser cham*das d* tecnologias
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
imag*nário". Pensamo* no ato de ass*stir à t*levisão. A partir *ela tem*s est*mulos de
</line>
<line>
* om ,
</line>
</par><par>
<line>
*ídeo *, simultaneam***e, estímulos *ue nos *omovem. *a mesma for*a, aplicamos esses
</line>
<line>
es*ímul*s pen**ndo, por fi*, nas r*des sociais, especifica*ent* o Faceboo*, q*e faz p*rte *a
</line>
</par><par>
<line>
*ná*ise de*ta pesquisa. Dian*e *o potencial de ser
</line>
<line>
*m meca*ismo social que impulsi*na
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*rodução d* imagi*ário, ne*se context*, tem despe*tado atra*és de reporta*ens publicadas por
</line>
<line>
veículo* de comun*ca*ão, a produção *e símbolos nos *orcedores para estruturar a rivalidade
</line>
<line>
entre o* clubes.
</line>
<line>
De acordo com Maffe*oli (2001, p. 80), o imaginário * alimentado por tecnolog*as, no
</line>
</par><par>
<line>
sentido d* d*spositivos *u* *azem circular imagen* e dão
</line>
<line>
sen*ido social às mes*a*. Ess**
</line>
</par><par>
<line>
tecnolo*ias *odem ser * televisão, o cinema, * claro, a inter*et. *s te**olo*i*s *m***sionam a
</line>
<line>
narr**iva do *u* é vivido e, cons*quente*ente, *o que é comp*r*il**d* socialme*te. Por sua
</line>
<line>
*e*, a*nda, c*rcul*m s*gnos e *espert*m emo**o. Fr*quentemente as rá**o*, em **a maioria,
</line>
</par><par>
<line>
tê* ut*liz**o a* *edes sociais
</line>
<line>
co*o extensão de *e*s m*crof*ne*. Tan*o para maior alc*nce
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*r*s*na, *. 20, n. 10, art. 5, p. *2-112, out. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Símbol*s de u*a Rivalidade no Futebol: Jornali*mo Dig*tal e os E*pa*os de Identificação e D*sp*ta
</line>
<line>
107
</line>
</par><par>
<line>
quanto para ma*or interação *om seu ouvinte. Dito iss*, a próxi*a *nálise parte de uma
</line>
<line>
t*ansmissão ao *i*o (liv* streaming) do F*cebook **aliz*da *ela Rádio *id*de Tu*a*ão.
</line>
<line>
H*rc*lio Luz e Atléti*o *ub**ão, após s* *ant**em na série A do *ampeona*o
</line>
</par><par>
<line>
C**arinen*e, disp*taram * semifinal da Copa SC juntos, em dois jogos para descobrir
</line>
<line>
que*
</line>
</par><par>
<line>
ir*a co***istar * vaga na final da cop*n**. A pri*e*r* partid* foi *ealizad* dia 4 de novembro
</line>
<line>
de 2018, n* e*t*di* Domingos S*lveira Gonzales, casa ** Atl*t*co Tu*arão. *a Vila O*icina*,
</line>
<line>
como é carinhosamente cha*a*o o está*io, o H*rcílio Luz *enc*u pe*o pl*car de 1 a 0.
</line>
<line>
Ilu*tr*ção: * - Semana de *lássic*.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Facebook Rá*io Cidade
</line>
<line>
A segu*da partida fo* *ealizada dia *1 de novembro de 2018. Na semana que
</line>
</par><par>
<line>
antecedeu a data, a **diência dos veículos
</line>
<line>
de com*nica*ão *speciali*adas em
</line>
<line>
esporte* foi
</line>
</par><par>
<line>
grande. F*i o que aconte*eu na live (Ilustração 4), onde 4*4 coment*rios *oram emitidos por
</line>
</par><par>
<line>
torc*dores. A public**ão analis*da f** realizada ** 7 de novembro de 201*. O programa
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*hama*o Cen*ral d* Esporte, que p*r *u* vez *ntr* no ar de segund* a sext*-feira ao me*o dia.
</line>
</par><par>
<line>
De acord* com o mo*ento
</line>
<line>
da cidade, q*e resp**ava clássico tubaronense, * *mi*sora o
</line>
</par><par>
<line>
c*nv*dou du*s torcedoras (uma do He*cílio Luz e a outra do Tub*rão) *ara p*rticip*rem do
</line>
</par><par>
<line>
programa. E assim,
</line>
<line>
a p*rt*r
</line>
<line>
*a* informações passadas ao vivo e com o*ortu*i*ade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
in*eraç*o do receptor da mens*gem, atr*vés dos comentários d* p*bl**ação da R*dio Cidade
</line>
<line>
Tu*arão, automatica**nte, o grupo de torc**o*es juntou-se para atacar o grupo advers*rio.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 20, *. 10, art. 5, p. 92-112, o*t. 2*23 www4.fsa*et.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. Mora*s, *. *mor*m
</line>
<line>
108
</line>
</par><par>
<line>
Quando o assu*to é *ivalidade entr* *tlético Tubarão e Hercíli* Luz, * **mum a
</line>
</par><par>
<line>
o*s*rvar os hercilista* refer*ndo-se
</line>
<line>
*os rivais como "acre". Esse símbolo, muito levantado
</line>
</par><par>
<line>
inclusive, é uma refer**cia a uma abreviaç*o *a Associaç*o Cultural Recr*at*va
</line>
<line>
e *sp*rtiva
</line>
</par><par>
<line>
Atlét*co Cidade *zul, que fo* um dos anti*os cl*bes que habitar*m o espaço do estádio
</line>
<line>
Domingos Silveira Gon*ál*s. Ou*ra recorrência qu* cor**bor* com esse senti*o é a e*pressão
</line>
<line>
"vários *NPJ". Os *orcedores do Hercílio L** rela*am que *ompletam *ste a*o cente*ário
</line>
</par><par>
<line>
com o mesmo nome e CN**, já que
</line>
<line>
* rival Tubarão em tod* sua his*ória *em vári*s
</line>
</par><par>
<line>
nomenclaturas. É notória a utili*ação dos símbolos para *tac*r, e nã* elevar as q*alida*es do
</line>
<line>
clube do coração. *entro da perspec**va d* **aque, outro símbolo bastante utiliza*o entre os
</line>
<line>
torc*dores colo*ados * "tradição não se com*ra" e "torc*dor modinh*". O *ntu*to é d*minuir o
</line>
<line>
Atlético *ub*rão, fu*dado em 2005, inferind* que um c*ube de *8 a*os não *em história.
</line>
</par><par>
<line>
Em c*n*onânc*a com out*os
</line>
<line>
sím*olos analisad*s, identi**cam*s
</line>
<line>
o
</line>
<line>
aspecto de
</line>
</par><par>
<line>
evidenc*ar as qualidades *a própria **uipe *omo uma **tra*égi* utilizada **s comen*ários.
</line>
<line>
Em **gum do* comen**rios iden*ificamos mui*os torced*res d* *ubarão util*z*r*m bai*a
</line>
<line>
mé*ia de público no Aní*al Torres Costa du*ante a Copa SC pa*a atacar os torcedores
</line>
<line>
hercilistas. Outro fa*o *uito utilizado nos com*n*ários dessa publicação é o símbolo "Ar*na
</line>
<line>
St*a**las*3". *r*új* e T*ix*ira (2009, p. 9) explicam q*e *od* essa *iguração simbólica - ou
</line>
</par><par>
<line>
o pensamento
</line>
<line>
fi*ur*tivo, enquanto imagem pregnante de *onteúdo -, **oduzida pelo* *
</line>
</par><par>
<line>
desejos e i*p*essões *os torcedo*es, o* seja, são pro*uzidos a*ravé* *e assimila*ão da
</line>
<line>
s *a
</line>
</par><par>
<line>
vida af*tiva *ub*etiv* e os e*tímulos do *eio. Outr* *ímbol* bastante ut*lizad* p*r torcedores
</line>
<line>
do Tuba*ão * o "asilo", "*orced*res velhos", "cl*b* velho". Por ser uma **ui*e *ais ant*ga,
</line>
</par><par>
<line>
*e*tenária, *em-se essa falácia
</line>
<line>
d e q*e
</line>
<line>
quem torce
</line>
<line>
par* *e*cíl** L*z ve*ho e qu*m
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
é
</line>
<line>
tor**
</line>
</par><par>
<line>
para o Tubarão é jovem. Pa*a rebater tem-*e a
</line>
<line>
*xpressão "modinha" utiliza*a pelos
</line>
</par><par>
<line>
he*ci*istas. Curio*am*nte, *m diver*as
</line>
<line>
opo*tunidades
</line>
<line>
os torcedo*es
</line>
<line>
t*aze* à tona o
</line>
<line>
* í m bo* o
</line>
</par><par>
</page><line>
"Ferroviá*io" no* *oment*rios. El*s afir*am qu* o *lássico v*rd*deiro e*istiu e*tre Hercílio e
</line>
<line>
Ferroviário. O que tra* a* te**o *resen*e o "ferr*-luz".
</line>
<line>
4 CONS*DERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Após análise e levanta*ento dos sím*o*o* que *strutura* a rivali**de dos torcedores
</line>
<line>
dos clubes He*cílio Luz * Tu*arão, repr*sentados em comen*ár*o* do *acebook de v*íc**o*
</line>
<line>
de comunicação *a cidade d* Tubarão, f*ram relacionados o* s*mbolos d* *iva*idade c*m os
</line>
<line>
re*im*s ** imag*m, já conceituados neste a**igo, *ropostos pela Antro*o*og*a do Imagi*ário
</line>
<line>
3 Stra*p*ast é o nome da empresa que *omprou * estádio do Hercílio Luz.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. *0, n. 10, art. 5, p. 92-112, out. 202* w*w4.f*anet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Símbolos de u*a Rivalid*de no Fu**bol: Jornali*mo Di*it*l e os Espaços de *dentificação e Dis*u*a
</line>
<line>
109
</line>
</par><par>
<line>
d* Gilbert Durand (2002). A an*lise dos com*ntários levanto* 1* d*s princi**is símbolos *ue
</line>
<line>
os torcedores util*zam para estr*tur*r a riva*idade en*re Hercíl*o Lu* x At*é*ico Tub*rã*. Dos
</line>
<line>
13 sím*olos utiliza*os p*los torcedo*es *o Hercíl*o, *pe*as um, "bicam*eão catari*e*se",
</line>
<line>
expressa qualidade do *rópri* clu*e e nã* ataca o adversário. Ess*, *p*nas, poderíamos
</line>
<line>
rela*i*na* co* o regime noturno da i*age*, simbolicamente estrutu*a*o pela mística. T*d*s
</line>
</par><par>
<line>
os de*ais, inclusive os 13 símbolos utiliza*os pelo* tor*edores do Atlético Tub**ã*,
</line>
<line>
*st*o
</line>
</par><par>
<line>
tomados
</line>
<line>
pelo confron** e dife*ença. *ortant*, pode*os af*rmar *ue os símb*los utilizado*
</line>
</par><par>
<line>
para expressar a rivalida*e *ntre Hercílio Luz F*tebol Clube e Clube A*lético *ubarã* estã*
</line>
</par><par>
<line>
re*acionad*s c*m * estrutura *im*ó*ica da ant*t*s*,
</line>
<line>
através
</line>
<line>
do regime diurno
</line>
<line>
da im*gem.
</line>
</par><par>
<line>
Ob**tivamen*e, os torcedores de **b*s as equip** s* ut*lizam de símbolos para *ot*nci*lizar
</line>
<line>
a difer*n** e*tre eles, sem**e busca*d* provar que um é melhor *ue o outro, menospreza*do
</line>
</par><par>
<line>
* ad*ersário. "* fé*til *magin*ç*o humana * um
</line>
<line>
pa*rimônio que cada u* carrega *en*ro
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
si", afirm*u B*rros (20*1, p. 174). E nã* há como *iscord*r de *ma afirmação tão verdad*ira.
</line>
<line>
O pode* de criação d* imagens dá ao hom*m a visã* d* *undo e d* significado * **do * qu*
</line>
<line>
existe. A parti* do i*ag*nário, podemos reflet*r sobre as ciências h*manas, e especi*ic*mente
</line>
<line>
no pe*curso desta p*squisa, sobre * jo*nalismo. Isso p*rq*e, a Teor** d* Jornalismo tem como
</line>
</par><par>
<line>
b*se a
</line>
<line>
obje*ivi*a** e a formalidade. Contudo, após
</line>
<line>
e*tre*aç*r imaginár*o e jornalismo,
</line>
</par><par>
<line>
pode*os perceber que a re*ponsabilidade jornal*stica vai muito além de *ot*cia*: impulsiona
</line>
<line>
os sentidos e jo*ra emoções para quem está do o*tro lado.
</line>
</par><par>
<line>
Por outr* *ado, encontramo* **rcedores apaixonados
</line>
<line>
por seus clube*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
dedicados
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
defendê-los como se fosse* de sua própria fa*ília. E talve* se*am u*a segunda fam*lia, pois
</line>
<line>
há um conhec*mento profund* * convi*ê**ia rotineira **t*e a**os. Por si só, ainda h* as
</line>
</par><par>
<line>
desavenças com *s *izi*hos *i*ais. E *ssim, a partir de notí*i*s pub*ic*das *or meios
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
comunicaçã* da
</line>
<line>
cidade d* Tubarão, que por sua *ez p*tencializ*m as emo*ões dos
</line>
</par><par>
<line>
torce*ores, *u*emos analisar o* símb*los
</line>
<line>
que estruturam a
</line>
<line>
disput* e*tre os clubes Herc*lio
</line>
</par><par>
<line>
Luz Futebol Cl*be e Clu*e Atléti** **ba*ão. A br**a ent*e dois "s*mbolos reai*", tubarão e
</line>
</par><par>
<line>
leão, s*o e*t*utura*tes n* d*sputa
</line>
<line>
d* torcid*, e*pecial*ente par* mi*imiz*r a *orça do
</line>
</par><par>
<line>
a*versár*o. Tubarão vi*a sardinha, l**o, *m gat*nho, as e
</line>
<line>
antíte*es
</line>
<line>
*ã* ganh*ndo ex**essão
</line>
</par><par>
<line>
para *eutrali*ar * força do "inim*g*".
</line>
</par><par>
<line>
De *c*rdo com * Teor*a d* Imaginár*o, concluímos **e ** *orced*res prod*z** *eus
</line>
</par><par>
<line>
símbolos a*ravés
</line>
<line>
da estrut*ra
</line>
<line>
heroica do r*gime *iurno *a image*, para
</line>
<line>
comb*t*r *eu
</line>
</par><par>
</page><line>
i*i*igo, n**te caso o *dve*sário. O objeti** dos torce*ores é expor as diferenças e confro*tar,
</line>
<line>
dispostos de todo modo a ven*e* uma batalha, não exclusi*a d** quatro linha* d* um gramado
</line>
<line>
de futebol, mas potencializadas em um mundo virtu*l, a partir da* t*cnologias d* *maginá*io.
</line>
<line>
Re*. F**, Teresina PI, v. 20, n. 1*, art. 5, p. 9*-112, out. 2023 *w*4.fs*net.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. Moraes, P. *mor*m
</line>
<line>
**0
</line>
</par><par>
<line>
*est* ***quisa, chegamo* a*nda a respostas d* demais objetivo*: os *orced*r*s
</line>
</par><par>
<line>
utilizam símbo*os sempre
</line>
<line>
lig*do* *o adversário, obje*ivando dimin*í-lo. Simbolic*mente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rivalid*de é demarcada ut*lizando a ima*em do *d*ersár*o e as redes *ociais
</line>
<line>
configura*-se
</line>
</par><par>
<line>
como uma are**
</line>
<line>
de*sa di*puta. Cenas do cot*diano que forjam nosso **aginári* social. *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rival*dade demarca a tribo de fil*ação engaj*me*to, gera identifi*ação * pertencimento, e
</line>
<line>
marcas da *o*ia***ade pós-*oder*a: sentimentos arca*co* impulsiona*o* pelas tecnologias do
</line>
<line>
imag*nário.
</line>
<line>
REF*RÊ**IA*
</line>
<line>
A*AÚJO, A. F; TEIXEIR*, M. *. S. G*l*ert Durand e a pedagogia do imaginár*o. Letras de
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C*RDOSO, M. Jornalis*o
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especializado em espor*es: uma discussão sobre a form*ç*o
</line>
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contínua do profi*s*on*l. Revi*ta ALTEJOR, São Paulo, v. 1, n. 1*, 2018.
</line>
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<line>
CLUBE
</line>
<line>
ATLÉTIC*
</line>
<line>
T*BARÃ*.
</line>
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C*ube.
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Disponíve*
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DIÁRIO
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DO
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<line>
SUL.
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<line>
Tú*el
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Tempo.
</line>
<line>
Dispo*ível
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*t*p://diari*do*ul.*om.br/SITE2*1*/tunel_*o_*e*po/11*5/Esp*rte-Cl*be-Fe*roviario-em-
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S*ci*dade, n. 2, mar./j*n. 2006.
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Como Referencia* e**e Artigo, con*orm* A*NT:
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MORAES, H. J. P; AMO*IM, P. O* Símbol*s de uma R*validade no *utebol: Jornali*m* D**ita* e *s
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Esp*ços de Iden*ifi*ação * Dispu*a. Rev. FS*, T*resin*, v. *0, n. *0,
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art. *, p. 92-112, out. 2023.
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Contri*uição dos Auto*es
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H. J. P. Mor*es
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P. Am*rim
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1) *oncepção e *lanejam*nt*.
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*
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*
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2) análise e *nter*ret*ç*o dos dados.
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*
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X
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*) *laboração do r*scu*ho ou na revisão c*ítica do conteúdo.
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X
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4) participação *a aprovaç** *a v*rsão final *o manu*crito.
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X
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X
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Rev. FSA, **resina, v. 2*, n. 10, art. 5, *. 92-*12, out. 20*3
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www*.fs*n*t.com.b*/*evista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)