<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 12, art. 11, p. 223-23*, d*z. 2*23
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*23.20.12.*1
</line>
</par><par>
<line>
Proteção Social para Acolhime*t* Infantoj*ve*il no C**ário de Crise C**italista
</line>
<line>
So*ial Protect*on fo* C*ild and Yo*th Reception ** the S*enario of *api*alist *r*sis
</line>
</par><par>
<line>
Ana *aléria Matias Cardo*o
</line>
<line>
D*utorado em Polí***as Públic*s pela Universi*ade Feder*l do Piauí
</line>
<line>
Bo*sista da Coorden*çã* de Aperfeiçoam*nto de Pes*oa* de Nível **perior (*AP*S)
</line>
<line>
E-mail: anav*l**iamatca*d2@gmail.com
</line>
<line>
Sola*g* Maria Tei*eira
</line>
<line>
Pós-Dou*ora em Serviço Soc*al p*la Pontifíci* Uni*er*idad* Católica *e S*o *aulo
</line>
<line>
Dout*ra e* Políticas Púb*icas pela Universidade Federa* do Maranhão
</line>
<line>
Pro*e*s*r* da *nive*sid**e Federal do Piau*
</line>
<line>
E-*ail: s*langemtei*eira@hot**i*.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Ana Valéri* Matia* C*rdoso
</line>
<line>
Edi**r-*hef*: Dr. Tonny *erley de Al**car
</line>
</par><par>
<line>
Rua D*sembar*ador Pire* de Ca*tro, 3800, A*roporto,
</line>
<line>
*odrig*es
</line>
</par><par>
<line>
CEP 63.0**-705, Teres*na/PI, Brasil. Co*dom*n*o
</line>
</par><par>
<line>
Bosque Norte, Bloco *, A*artame*to 301. B**sil.
</line>
<line>
Ar*igo recebido em 13/09/2*23. Últ**a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Solang* Maria Te*xeira
</line>
<line>
recebida em 02/10/20*3. Apro*a*o em 03/10/2*23.
</line>
</par><par>
<line>
Univer*ida*e *ede*al do Piauí, Ce*tro de Ciências
</line>
</par><par>
<line>
Human*s e Letras. *amp*s *inist*o Petrônio Portela,
</line>
<line>
A*aliado pel* si**ema Tri*le Rev*ew: Des* R*view *)
</line>
</par><par>
<line>
S/N, Programa de Pós-*rad*ação em Polític*s
</line>
<line>
pelo Editor-Che*e; * *) Do*ble Blind *eview
</line>
</par><par>
<line>
Públi*as/C*HL, Ininga, CE* 64.048-110, T*resina/PI,
</line>
<line>
(avaliação cega por *oi* av*liadores da área).
</line>
</par><par>
</page><line>
Brasil.
</line>
<line>
Revi*ão: Gra*ati*al, Normativa e de Formataç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. V. M. Cardo*o, S. M. *eixeira
</line>
<line>
2*4
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O presente trabalho p*opõe uma r**lexão acerca da proteção soci*l ** ce*ário de c**se
</line>
<line>
c*pi*a**sta conte*porân*a, no cont*xto de tendê*c*as em qu* se coloca o papel do Estad* n*
</line>
</par><par>
<line>
m*diação das n*cessidades exi*t**t*s **s instituiçõ*s de acolhimento
</line>
<line>
p*ra *rian*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
adol*scentes. P*rte-se d* uma análise bibliográfica e conclui-s* *ue na conjuntur* atual, vive-
</line>
<line>
se dentro do pr*c*sso de mo*ernizaçã* d* E*tado para o mercado e mundiali*ação do c*p*tal,
</line>
<line>
apresentando o E*tado ou*r* caráter diante das deman*as s*ciais.
</line>
<line>
Pala*ra*-chave: Prot*ção Social. *rise Ca*i*al**ta. A*o*h**ento.
</line>
<line>
AB*TRA*T
</line>
<line>
**is p*per *r*pose* a cri*ical refle*t**n on soc*al pro*ection ** t*e context o* a contemporary
</line>
</par><par>
<line>
capitali*t crisis
</line>
<line>
on the context of
</line>
<line>
trends an* disputes regarding the Sta*e\s role in mediating
</line>
</par><par>
<line>
existing nee*s in ch*ldcare institutions *nd for tee*age*s. It st*r*s wit* a
</line>
<line>
bibliographical
</line>
</par><par>
<line>
ana**sis *nd that in t*e current sit*ation, we live within the process of mod**nization of the
</line>
<line>
St*te for the market and *lobal*zation of capital, *resenting the State with anot*er char*cte* in
</line>
<line>
the face of social de*ands.
</line>
<line>
Ke*words: Soci*l Protecti*n. Cap*tali*t Cris*s. Reception.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 12, art. 11, p. *23-*39, dez. 2023
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proteção S*cial para Acol*imento Infant*juvenil no Cenário ** Crise Capita*ista
</line>
<line>
225
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O presente art*g* trata *e *eflexões
</line>
<line>
acerca do Es*ado na soc*edade capitalist*
</line>
</par><par>
<line>
con*e**orânea, diante d* cenár*o de crise, *eolibe*alismo contrarreform*s e* t*mpo* de e
</line>
<line>
regre*são de direitos. A*si*, busc*-se entender * Es*ado e*quanto a*mi*istrador dos co**litos
</line>
<line>
ge**dos na contrad*ç*o mundial d* cap*ta*, *u apreendê-lo com* c*partícipe das ações, vend*
</line>
<line>
nas ações do *stado a busca *or atend*r às necess*da*es d*s inst*tuições públ*cas, - co*o as
</line>
<line>
instituições d* acol*im*nto *nstitucion*l infan*ojuv*n*l -, ou um papel *e*ia*o* em re*ação a
</line>
<line>
ess*s conflit*s e legi*imador do *róprio Estado, como um i*strumento *e domina*ão político-
</line>
<line>
econômica.
</line>
<line>
**rmanecendo * antagon*smo na gênese dos direitos e das polí*icas socia*s bras**ei*as,
</line>
<line>
é imprescin*ível te* ** vista * quanto é *ecessário pensar *omo s* d* a (des) pr*t*çã* soc*al,
</line>
<line>
se*d* fundamental entender, de fato, co*o o Estado se re**ciona com a polít*ca social no
</line>
<line>
*api*alism*, *o*o as contra*reformas *ão elementos pa*a u*a \nova\ fase do capitalismo *ara
</line>
<line>
*s tempo* de regressã* de direito* * com as p*ssoas (cr*ança e *dolescente) as quais se propõe
</line>
<line>
a (*es) pro**ger vê mater*aliza*o * **p*l *o Est*d*.
</line>
<line>
2 REFE*ENCIAL TEÓR*CO
</line>
<line>
2.* Es**do e políti*a social no capitalismo contem*or*ne*
</line>
<line>
Faz-se indispensável delimi*armos a pers*ectiva de Estado orga*i*ad* por *andel
</line>
</par><par>
<line>
(1982) *ar* que
</line>
<line>
*o**amos caminhar *e*sa discussão. O autor, *o tecer explicações *ob*e
</line>
</par><par>
<line>
*stado e *olí*icas públ**as, *e*ciona que o *s*ado é produto da di*isã* ****al do tr*balho,
</line>
<line>
este surgiu da au*onomia crescente de certas atividade* *uperestru**r*is, inte*cedendo *a
</line>
<line>
p*odu*ã* *ateri*l, *ujo pap** era ampara* uma estrutura de clas*e e relaçõe* *e p*o*uçã*. O
</line>
<line>
Estado sob essa a*álise tem * pape* fundamenta* *e garantir a* condições g*rais de pro*uçã*
</line>
<line>
qu* n*o p*dem ser assegur**a* pelas ativida*e* *rivada* dos m*mbr*s da cla*se do**n*nte;
</line>
<line>
conter **alque* *meaça das classes do*inadas * fr*ções das c*asses dominant*s, por meio d*
</line>
<line>
exército, po*í*ic*, sis*ema judi*iári* e penitenciá**o; **ificar *s classes dominad*s e exp*ndi*
</line>
<line>
a ideologi* da cla*s* do**nant*, para manter a coesão e *ons*nso em torno da *r*em.
</line>
<line>
N*ste m**ento, nossa *eflex** vinc**a-se a pri*r* à c*t*goria Mandeliana de
</line>
</par><par>
<line>
*apitalismo tard**, q*e con*ri*ui p*ra *ma interpre*aç*o
</line>
<line>
d*s tend*nci** *e crise
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
capitalis*o em *urso a partir de fins da década de 1970 como cita *ehri*g (1998), bem como
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. 12, art. 11, p. 223-*39, dez. 2023 www4.fsane*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. V. M. Cardoso, S. *. Te**eira
</line>
<line>
22*
</line>
</par><par>
<line>
a*senta-*e na fun*ionalid*de *o *s*ado
</line>
<line>
b*rguês pa*a re*p*nder *s demandas do mod* de
</line>
</par><par>
<line>
produção ca*ital**ta, em **n*rap**ição ao *u*giment* do \Estado Social\. *an*el (1*82) *ita
</line>
<line>
q*e o *stado é mais antigo que o capital * que ** c*nário do capita*i*mo tardio, **e traz como
</line>
<line>
parti*ularidade a* dificuldades d* *aloriz*çã* d* capi*al e as i*pu*s*vas cri*es econômicas e
</line>
<line>
po*íticas - **e ameaç** o mod* de produçã* c*pitalis*a -, o Estado p*oporcion* a f*nção de
</line>
</par><par>
<line>
re*olver es*as di*i*u*dades, se*a pelas opo*tuni*ades adicionais
</line>
<line>
ofertadas ao *apital, seja
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
g*stã* des*as crises.
</line>
</par><par>
<line>
*azend* um co*traponto
</line>
<line>
do que
</line>
<line>
foi citado por Mand*l *
</line>
<line>
da necessida*e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
intervenção *stata*, *ecor*a-se do período c*íti*o de 19**, em que, para sanar a *ris* de 1929,
</line>
<line>
* *lternativa *roposta es*ava assentada *a* ideias de Ke*nes, *u* *ncidam n* intervenção do
</line>
</par><par>
<line>
Es*ado para re*ular *s r*laç*es econômica* e so**ais. * partir
</line>
<line>
disso, ex*andira*-se as
</line>
</par><par>
<line>
*olíti*a* *ociais, estas vistas como critérios que bus*avam refr*ar o avan*o
</line>
<line>
dos *roblemas
</line>
</par><par>
<line>
*o*iai*, tal como a *iséria. *s p*líti**s Ke*nesianas pr*puse*am-** a afia*ç*r a geraçã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*leno emprego e renda, bem como a criação de polí**c*s e serviç*s *ocia*s que conduzissem o
</line>
<line>
*largamento d* dema*d* do m**c*do de consumo (DA**AS; *ILVA; MONT**R*;
</line>
<line>
DA*T*S, 2019).
</line>
<line>
Co*tud*, n* con*ramã* do laiss*z-fair*, o Keynesianismo impô* novas estraté*ias, de
</line>
</par><par>
<line>
ca*áter interve*cionista, *orém
</line>
<line>
tra*ando
</line>
<line>
a
</line>
<line>
f**ça motriz
</line>
<line>
do mod* de p*odução cap*talista
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
extraç*o máxima de m*is-val**, e a busca pelos superlucros, aqui o Estado, enquanto agen**
</line>
</par><par>
<line>
inte*med*ári* das relações entre capital e
</line>
<line>
*rabal*o, intervém afiançando
</line>
<line>
que
</line>
<line>
os proces*os
</line>
</par><par>
<line>
c*nc*rra* par* que o cap*tal alcance seus **jeti***.
</line>
<line>
As cris*s no capitali**o t*rdio são car*cterizadas *or dificuldade* crescentes de
</line>
<line>
v*lorização (*uper*apitalização, *uperacum*laç*o), induz o Est*do \Social\ c*tado por Mandel
</line>
<line>
(*982) a mat*ria*izar oportunidades *ara inv*st**en*os espe*ul*tivos, a fim de *dmi*istrar as
</line>
</par><par>
<line>
crises ec**ômicas, sociais
</line>
<line>
e pol*ti*as que ameaçam diretame*te
</line>
<line>
o mo*o de prod*çã*
</line>
</par><par>
<line>
capitalista, c*m p*líticas anticíclicas.
</line>
</par><par>
<line>
O arcabou*o do Es*ado *u*guês * *ssent*d* pe*a
</line>
<line>
separação ** poderes e de uma
</line>
</par><par>
<line>
buroc*ac*a profissional que op*r* como prevenção para a **n*t*nção do di**ito de *oder por
</line>
</par><par>
<line>
parte *a m*ssa da cl*sse operár*a (aut*gestão). O
</line>
<line>
autor deixa nítido que o pré-requisito para
</line>
</par><par>
<line>
ema*ci*ação *a clas*e *rabalha*or* se dará mediante a *onquis**
</line>
<line>
do poder polític* e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
destr*ição do apare*ho de Estad* burgu*s pelos p*odutores associa*os (M*N*EL, *982).
</line>
<line>
Engels (2*2*), corrobo*ando com Mandel (1982), c*ta que o Estado capitali*ta *urg*
</line>
<line>
pa*a refrear o* antagoni*mos d* classes e o conflito d*las, *epresentada um Est*do *a classe
</line>
<line>
m*is *oderosa e economicamente *redom*nante. O Estado é um elemento que coo*era para a
</line>
<line>
Rev. F*A, *er*sina, v. 20, n. 12, art. 1*, p. 2*3-239, dez. 2*23 *ww4.fsanet.com.*r/rev**t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*roteção Social para Acolhi*ento Infantoju*enil no Cenário de Crise Capita*is*a
</line>
<line>
227
</line>
</par><par>
<line>
tra*sformação da classe politicame*te domi*ant* e insti**i no*os meios * t*ticas p*ra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
rep*essão e exp*oração *a *la*se o*rimida: A represe*tatividade des*e Estado contemporâneo
</line>
<line>
é a *e*ram*nta de q*e co*vém o *apital p*ra explo*a*ão da força de trabalho do trabal*ad*r
</line>
<line>
*ssa*ariado.
</line>
<line>
Buci-Clu*kmann (1980), ap*d G*a*sc*, ret*ma u** di*cussão do *sta*o, que o
</line>
</par><par>
<line>
evidencia co*o o conjunto
</line>
<line>
de atividad** teóricas * práticas com a* qua** * classe d*ri*ente
</line>
</par><par>
<line>
explica
</line>
<line>
e mant*m não só * sua domina*ão, m*s ta*bé* ganha o *onse*so
</line>
<line>
ativo dos
</line>
</par><par>
<line>
gover*ados, que para o autor *ão exis*e dist*nção orgânica entre s*ciedade
</line>
<line>
civil e Estado,
</line>
</par><par>
<line>
hegem*nia e dita*ura. Haja vista o ap*relho de hege*oni* man*fes*ar-se carac**rístico tanto
</line>
</par><par>
<line>
*as relações de produção *omo relaçõ** soc*ais-ideo*ógicas, na q*al
</line>
<line>
* hegemo*ia
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
dom*nação e direção/coes*o.
</line>
</par><par>
<line>
Partindo diss* e dial*g**do *om a *eali**de atual, observa-*e qu* *s políticas
</line>
<line>
neoliberais e as transfo*mações produtivas, *mpreendida* pós 1970, po* exemplo, acen*u*m a
</line>
</par><par>
<line>
necess*dade **tríns*c* de inj*nção do capital sob o tra*a*h*, ***o obj*tivo maior
</line>
<line>
é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
elimi*ação da *la*se trabalhadora e o *eu pa*e* enquanto sujeito histór*co *a supera*ão **sse
</line>
<line>
*istema.
</line>
<line>
É por isso que, a pa*tir d*s *nos 1970, o modelo de pr*teção *ocia* passa a ser q*e*ti**ado d*
</line>
<line>
for*a contundente, em função das transform*ções *esultantes d* reest*uturação prod**iv*,
</line>
</par><par>
<line>
que ocasionam *lterações, sobr*tudo das relações trabalhi*tas, c**minando no desemprego
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
na ex*i*ção *e
</line>
<line>
algu*s postos de trabalho. Sur*e diante d*ssa realidade
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
n**a razão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
c*pitalismo, em que o neoliberalismo \co*vida\ o Estado a operar de ou*ra forma, trocando as
</line>
</par><par>
<line>
int*rvenções
</line>
<line>
no
</line>
<line>
campo soci*l e dir*cionando cad* v*z ***s so*uçõ*s para o c*mpo
</line>
</par><par>
<line>
econômico.
</line>
</par><par>
<line>
Cabe destacar ainda Poulantzas (19*5), t*ndo em vista
</line>
<line>
que o autor *ra*a uma nova
</line>
</par><par>
<line>
abordagem sobre Es**do no ca****l*smo co*t*mpo*âneo, compree**endo-o com* relaçã* de
</line>
</par><par>
<line>
forç*s. P*ra o
</line>
<line>
autor, pape* do Estado adensado nas r*laçõe* de *rodução na repro*ução
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*s *lasse* sociais não se r*duz ao exercício da força física, mas t*m pap*l cru*ial no *rra*jo
</line>
<line>
dos apare*hos ideo*óg*cos e da ideologia do*inante. Logo, a burguesia d*min**te aproveit*-
</line>
</par><par>
<line>
se d*s apa*el*o* d*spo*í*eis e da funci*nalidade do
</line>
<line>
E**ado pa*a or**nar reprodu*ir os e
</line>
</par><par>
<line>
pre*eitos da
</line>
<line>
ideolo*ia domi*ante
</line>
<line>
c*pitalista, sendo esta impre*c**dível par* a cons*rução
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
r*prod*ç*o da divisão social do trabal*o, d** *lasses sociais e do d*mínio de classe.
</line>
<line>
Sob e*s* análise, * papel p*incip*l ** Es*ado resi*e na rel*ção das class*s dom***ntes
</line>
<line>
e n* organização do int*resse po*ítico a longo pr*zo pel* b**co no poder, este o*ganiz*d* por
</line>
</par><par>
<line>
múltiplos s*jeitos *a classe b*rguesa. Esta organ*zação do Estado é important*
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, *. 12, art. 11, p. 223-23*, dez. 202* www4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. M. Car*o*o, S. M. Teix*ira
</line>
<line>
228
</line>
</par><par>
<line>
manutenção da* a*ianças *e pod*r e *egemonia da clas*e dominante, como ta*bém sã*
</line>
<line>
criadas *st*atégias de dominação e* relação *s cla*s*s domina*as.
</line>
</par><par>
<line>
De t*l mo*o,
</line>
<line>
para que seja viável a *a*er*alização
</line>
<line>
*os in*eress*s do capital,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
superacumu*aç*o, por meio do \*o*o cap*talism*\ - ne*lib*ralismo - ele reestr*tura-se, e, por
</line>
<line>
conse*uinte, configu*a transformaçõe* na relação cap*t*l-trabalho, prov*cando atenu*çõe* nas
</line>
</par><par>
<line>
expres*ões d* *uestão social, e o Estado, e* suas princ*pais f**ções, *rticula-se int*rfere, e
</line>
<line>
afianç*ndo a proteção e conservação da re*rodução da soci*bilidade capitalista.
</line>
<line>
2.2 Política Social no c**ita**smo contemporâneo
</line>
<line>
O Es*ad* *eoli*eral intervém no social a partir de três aspectos-chave: precarizaçã*
</line>
<line>
da* p*lít*cas sociais es*a*ais, que fo*ali*am e segmentam o atendimento aos i*divíduos mais
</line>
</par><par>
<line>
vulneráveis; a r*merca*t*l*zação
</line>
<line>
dos s*rv*ços sociais, que são
</line>
<line>
*ransferido* *ara o mer*a*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comerci*liza**s para o consumidor e * r*filantropização das res*ost*s à questão social, que
</line>
</par><par>
<line>
conf*re à s*ciedad* civil e
</line>
<line>
*rganizada
</line>
<line>
os serviços de assistência
</line>
<line>
pela efetivação de práticas
</line>
</par><par>
<line>
fi*antrópicas e de car*dade.
</line>
</par><par>
<line>
A a*ti*ulaçã*
</line>
<line>
d**se* ele*entos reflete no
</line>
<line>
ideário neolibe*al de *rivatizaç*o,
</line>
</par><par>
<line>
fo*al*z*ção e descentralização; dess* mod*, o* se*ores **e p*ecisam segui* o pad**o públi*o
</line>
<line>
agrupa* na *ua din*mica os critérios de ef*c**ncia, eficácia e r*nta*ilidade. Po* consequência
</line>
<line>
disso, o ace*so * po*íticas sociais passa a *etermina* critérios *e participação, balizando quem
</line>
</par><par>
<line>
*ode d*sfrut*r, is*o é, aqueles
</line>
<line>
qu* *videnci*m su* pobreza, para o* quais essas pol*ticas a
</line>
</par><par>
<line>
deixa* de ser u* direito **rnam-se \pr*vilégios\ para os suj*itos *ue *o*em ut*li*á-las, e
</line>
<line>
mesmo com a a*oção de **itér*os de se**tividade cada v*z m*is a*pl*s.
</line>
<line>
No B*asi*, a im*lantação *o Ne*liberalismo t*m co*o marco primei*o o* governos de
</line>
<line>
Fer*ando Coll*r e, posterior*e*te, Fernando He*rique Cardoso (FHC). A *estão *o primeiro
</line>
<line>
gest*r foi caracterizada **la aber*ura d* *ercado nac*onal *s im*ortaç*es e pelo pr*ces*o
</line>
<line>
in*cial de desestatiza*ã*. Já o *egu**o, tev* co*o fu*damental c*rac*eríst**a a efe*ivação do
</line>
<line>
Pl*no Rea*, que r*c**endava um ajuste ***rutu*al com a in**nção de con*entir as exigência*
</line>
<line>
das ag*nc*a* intern*c**nais (DANT*S; SILVA; MO*TEIRO; DANT*S, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
A relação entre
</line>
<line>
o capit*lismo *ontempor**eo e pr*te*ão social, o afastam*nto e/*u a
</line>
</par><par>
<line>
da *edução do Est*do *e consolidou em pr*postas na defesa d* *lexibilização do m*rcado de
</line>
</par><par>
<line>
*rabal*o, da reduç*o
</line>
<line>
do custo com a f*rça de trabalho * *a troca de regi*es
</line>
<line>
pú*l**os e
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*e**rti*ão p** *egimes privados * de capitalização. Marqu** e Mendes (2013) co*tribuem ao
</line>
</par><par>
<line>
af*rmar que e*sas
</line>
<line>
pro*ostas foram *ndividualmente defendi*as pelo Banco **ndial e pelo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 12, art. 11, p. 223-23*, dez. **23
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*roteção Social para Aco*himento Infant*juv*nil no C*nário de Crise C*p**alista
</line>
<line>
229
</line>
</par><par>
<line>
F*ndo Monetário Intern*cional, ainda que outras instituições, nacionais *u *nternacionais, *ão
</line>
<line>
tenham fic**o *mu*es a s** contágio.
</line>
<line>
Desse modo, a* po*íticas sociais, ao assumir*m car*cterística* própri*s *a lógica
</line>
<line>
capitalista, os probl*ma* sociais pass*m a *e* percebid*s como conseq**ncia d* *n*apacidade
</line>
<line>
in*ividual dos sujeitos que *e*iva* das es**lhas dos indivíduos ou do desen*olv*mento
</line>
<line>
*atur*l da so**e*ade, para justificar uma atuação corre*i*a, integra*ora e/o* m*ralizad*r*. A
</line>
</par><par>
<line>
polític*
</line>
<line>
social adqu*re um cará*er indivi*ual próprio da tradiç*o li****l ao lida* com os
</line>
</par><par>
<line>
proble*as s*ci*is como se fossem prob*emas p**soais.
</line>
</par><par>
<line>
Os direitos sociais se*uem uma lógica individua**sta, já q*e abord** a
</line>
<line>
*i*adania
</line>
</par><par>
<line>
como a*go perte*cente *o *un*o *rivado e **dividual, sem pr*bl*matizar *s relações entre a
</line>
<line>
produção, d*str*buiçã*, t*oc*, consumo e reprod*ç*o das relaç*es sociais. Ne**a persp*ctiva, o
</line>
</par><par>
<line>
d***ino pessoal s*r** uma **spo*sabilidade que c*mp*te somente a* sujeito e inde*ende
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
relações sociais, **onômic*s * pol*ti*as nas quais está inserido.
</line>
</par><par>
<line>
Ao *eduzir a questão social a um conj*n*o de probl*mas sociai*, as políticas s*ciais
</line>
</par><par>
<line>
são or**ntadas
</line>
<line>
para ame*izar e conduzir
</line>
<line>
o* pr*blem*s concebidos como "patologias"
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
"*esvios" tendo como desígnio a reintegr*ção do *ndivíduo desa*u**ado
</line>
<line>
à
</line>
<line>
sociedad*
</line>
</par><par>
<line>
ha*mônic*. *s*a forma de *ratamen*o dos
</line>
<line>
probl*mas soc**is a*s*cia-se ações a
</line>
<line>
*orr*ti*as
</line>
</par><par>
<line>
compreendidas c**o direção
</line>
<line>
técnica *as expressões da *uestão socia*, por mei* de
</line>
</par><par>
<line>
*rocediment*s téc*ico-operativos, o*de *ontrole social o
</line>
<line>
dos comport*mentos
</line>
<line>
*esviantes
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
baseado numa ação moralizadora q*e t*nd* a garantir e restabelecer comportamentos *ormais
</line>
<line>
dos *ujeito* *ociais.
</line>
</par><par>
<line>
Cabe ressalvar ain*a q*e a dimensão da *r*teçã* so*ial está i*teiram*nte
</line>
<line>
assentad*
</line>
</par><par>
<line>
p*lo jogo da* *orça* sociais e p*líticas na *o*iedad*, pod*ndo
</line>
<line>
atender
</line>
<line>
em es*ala ampla o*
</line>
</par><par>
<line>
interesses *a cl*sse trabalhadora, suas demandas e necess*dad*s características que motivam o
</line>
<line>
Estado Soci*l ou acolh*r *riorita*i*mente ao* interesses d* capital, mo**nto em qu* o *stad*
</line>
<line>
sobrevém a re*tringir dire*tos e rep*icar as demandas dos trabal*adores sobretudo *or m*io
</line>
<line>
*os seus aparelhos co*rcitiv*s, a*en*en*o à garantia da acumulação ca*i*al*sta.
</line>
<line>
E, nes*e sentido, o avanço do ne*lib*ral*s*o no Brasil nã* te*e seu fim *os gove**os
</line>
</par><par>
<line>
segui*t*s,
</line>
<line>
consequen*emente, a minimização **s
</line>
<line>
políticas *ociais. O Parti*o dos
</line>
</par><par>
<line>
T*aba*hadores (PT), que sucedeu ao g*v*rno FH*, pre*eriu pelo pact* de a*ordo de class*s,
</line>
<line>
dand* *ros*e***ment* às p*r*pect*vas do modelo neol*beral, *orém sob condições distintas. A
</line>
<line>
estratégia d*senv*lv*da pela adminis*ração d* PT foi a *e at*nd*r às demandas do capi*al, na
</line>
</par><par>
<line>
m*sma
</line>
<line>
proporção
</line>
<line>
com as
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
trabalhadores, *s quais reivindicavam seus dir*itos * *aziam
</line>
</par><par>
</page><line>
enfrentamento a restriç*es do Estado formatadas pelo governo FHC.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 20, n. 12, *rt. 11, p. *23-2*9, dez. **23 *ww4.**anet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. V. M. Cardoso, S. M. Teixeira
</line>
<line>
230
</line>
</par><par>
<line>
Os governos petistas ainda con*inuaram a pôr ** exer*ício o receitu*rio neoliberal,
</line>
<line>
com privatizaçõe*, corte* *os gastos s*ciai*, polít**a de j*ros altos e a conseq*ente ampliaç*o
</line>
<line>
da dívida pública, medidas fi***is, liberali**ção e desregulamentações *p*icada* em
</line>
<line>
conso*ân*ia com os governos feder*l, estaduais e por um Congresso Nac*onal marc*do po*
</line>
<line>
*bsoluta miséri* moral. Ao seguir o pós-Consenso de *ashington, *ombinando medidas *e
</line>
<line>
cunho social-l*be**l aos moldes ne*liberais, legitimara* com a p*líti*a econ*mica neoliberal
</line>
</par><par>
<line>
de FHC (D*N*AS; SILVA; MONTEIRO; DAN*AS, 2019), na medida em que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estab*li*ade monetár*a, evide*ciada enquanto prim*rd**l, buscava *ar*ntir a esta*ilida*e
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
crescimento econômic* p*ra *anter *s p*líticas de a*uste fiscal e juro* *lev*d*s ilesas.
</line>
</par><par>
<line>
As *mpl*cações do ne*liberalismo
</line>
<line>
no conte*to n*cional e na
</line>
<line>
pr*teção *o*ial se
</line>
</par><par>
<line>
coadunam com um* pol*tica do governo voltada para o *ocia*, ma* sem pers*ectiva de di*cutir
</line>
<line>
ou inter*er*r na* bases que e*tr*t*ram a *ociedade brasileira. Uma rea*id*de h*stor*c*mente
</line>
<line>
f*rmada por um* carência *e unidad* d* política p**gressista, rac*sta, patriarcal, con*ervadora
</line>
<line>
e *em o**etivo de mudanças estrut*rais. Des** maneira, s* s*st*ntou um *e*ári* decisivo para
</line>
</par><par>
<line>
q*e neoliberalismo se espraiasse cada v*z ma*s na produção e reprodu*** das *elaç*es o
</line>
<line>
sociais no B*a*il. * importante ter a clareza de que o ambiente de p*l*rização, reposicionado
</line>
</par><par>
<line>
na c*njuntura,
</line>
<line>
pr*pici*u um
</line>
<line>
*norme avanço da onda cons*rvado*a e do* distint*s proc*ssos
</line>
</par><par>
<line>
de ges*ão p**lica.
</line>
</par><par>
<line>
*bserva-*e * mi*o *o neod*senv*lvim*ntismo regido pelos úl**mos
</line>
<line>
go*e*nos, de
</line>
</par><par>
<line>
coaliz*o de clas*es irreconc*liavelmen*e opostas:
</line>
<line>
capital e trabal*o. Dessa *orm*, o Estado
</line>
</par><par>
<line>
*urguê*, co*o lócus de *efesa dos inter*sses do capital,
</line>
<line>
insti*ui tá*icas e "r*formas
</line>
</par><par>
<line>
necessá*ias"
</line>
<line>
destinadas à remedia*ão das c**ses d* sis*ema capitalista. ** próximo tópico,
</line>
</par><par>
<line>
abordaremos
</line>
<line>
al*o
</line>
<line>
que e*t* na ordem
</line>
<line>
do
</line>
<line>
dia: as contra**eformas para * \nova\ fase
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
neoliberalismo com tempos de r*gressão de **reitos.
</line>
</par><par>
<line>
3 RESUL*AD** E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 C*ntrarreforma* p*ra * \no**\ fa*e do n*oli*era*ismo
</line>
<line>
co* temp** de regres*ã* de
</line>
</par><par>
<line>
*ireitos
</line>
</par><par>
<line>
A cont*ib*içã* das contrarr*formas do Estado, para uma \*ova\ fase das
</line>
</par><par>
<line>
*onseq*ências
</line>
<line>
do
</line>
<line>
ca*i*al, opor*unizam
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
neolibe*a*ismo não somente a so*r*vivênc*a dele
</line>
</par><par>
<line>
com* sistema d* pode*, *omo *am*ém o *e**rça. Por isso, é nece*sário compreende* que desta
</line>
</par><par>
<line>
par*icular *adicaliza**o provoca-nos distinguir o *arát*r tan*o plás*ico,
</line>
<line>
c*mo plural
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esina, v. 20, n. 12, **t. 11, p. 223-23*, de*. 2023
</line>
<line>
www4.fsa*et.c*m.*r/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pr*teção Social para Acolhimento I*fantojuveni* no Cen*r*o *e Crise Capital*sta
</line>
<line>
**1
</line>
</par><par>
<line>
n*oliberalismo em suas facetas. En*retanto, é necess*rio a partir das **ntrar*eformas ent*nd*r
</line>
</par><par>
<line>
que é preciso *r alé* para ap*eender o sentido *as *ransformaçõe* cont**por*neas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
n*oliberal*smo e* *ua \n*va\ faceta.
</line>
</par><par>
<line>
Toma-s* também para o d**ate a análi*e dos movimentos de
</line>
<line>
contrarre*ormas *os
</line>
</par><par>
<line>
*ifer*ntes gover*os e *ue contribu*m de certa fo*ma para
</line>
<line>
compreend*rmos a co*juntu*a
</line>
</par><par>
<line>
a**al, enfatizando a* pa**icul*ridades do con**xto sociopol*tico que sucederam,
</line>
<line>
in*lusiv*,
</line>
</par><par>
<line>
problem*tizando alg*ns dos des*obrament*s na socieda*e bra*il*ira c*ntempo*âne*.
</line>
</par><par>
<line>
*m Be*r*ng (*003), a cont*arr*forma, ao ser v*sta como regressiva e conservadora, foi
</line>
</par><par>
<line>
d*fini*a por fatores internos e exter*os, b**
</line>
<line>
*omo pela orga*ização política
</line>
<line>
da coalizão de
</line>
</par><par>
<line>
centro-direita protagoniza*a por Fernan*o Hen*ique *a*do*o, mais especif*camente na *écada
</line>
</par><par>
<line>
** 1990. S*gundo * auto*a, a contrarreforma soment* se to*nou viáv** por
</line>
<line>
conta de alguns
</line>
</par><par>
<line>
el*ment*s que prece*er*m os anos 1990, tais com* a crise econô*ica *os an*s
</line>
<line>
1980;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
reestrutu*a*ão da produção e da ace*taçã* espontânea *e um processo **odutivo mais flexível
</line>
<line>
e do **oce*so de democ*ati*ação do p*ís.
</line>
</par><par>
<line>
Como pon*uam Dantas, Sil*a, *onteir* e D*ntas (2019), o fin*l do* an*s *99* e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
início d*s anos 200* oc*sio*am tra*sf*r*ações extraordinárias na configura*ão **cio*o*ítica
</line>
<line>
sul-americ*na, gerada* especi*lmente pelos sinais de colapso do neolibera*ismo em seu plano
</line>
</par><par>
<line>
ec*nômico, corrobora*as pela ext*n*ão
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
*esequilíbrios **cro*co*ômi*os, do ataque a*s
</line>
</par><par>
<line>
di*eitos s**iais e d* *r*scente desemprego estrutural e pauperismo da popul**ão.
</line>
<line>
Na parti*ular*dade br*sileira, a cris* capitali*ta *onc**re com a c*ise polí**ca e tem se
</line>
</par><par>
<line>
consolidado atrav*s de diferentes at*ques à classe trabal*ado*a,
</line>
<line>
*s instit*ições públicas, aos
</line>
</par><par>
<line>
serviços s**i*is, com * apro**ndamento *a per*pectiva neolib***l, e* sua fac* ma*s atro*.
</line>
</par><par>
<line>
Para Marini (20*0, p. 10*), * dependê*cia deve ser "en*end**a co*o *ma r*lação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
subordinação entre naçõ*s fo*ma*me*te inde**n**n*es, em cujo âmbito *s relações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pro*u*** d*s *ações s*bordin*das são modificada* ou recriadas *ar* assegurar a reprodução
</line>
<line>
ampliad* da dependência", que s* pode ser suplan*a*a f*ra dos limite* do sistema capita*ista
</line>
<line>
de prod*ção.
</line>
<line>
Ca*a vez mais, * *aís torna-se de*e*dent* dos *actos, para **é* do aspecto
</line>
</par><par>
<line>
e*onômico,
</line>
<line>
co* os p*í*es *esenvolv**os. E a no*a fase
</line>
<line>
da *ep*ndência most*a que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
de*env*lvi*ento eco*ômico enfrentado pela pe*iferia do s*stema - o caso d* Br*sil den*ro de
</line>
<line>
uma condi*ão de p*ís em d*se*vo*vimen*o -, median** o entend*mento de que * alargamento
</line>
<line>
da economi* de *ertos pa*ses é c*ndiçã* par* o desenvo*vim*nto de outr*s ec*nomi*s,
</line>
<line>
*ome*t* *om*s um p*í* *ue s*mente ref**te * expansão dos países *o*inantes, **ja vis*a ser
</line>
<line>
e**es sustentados por a*ueles.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina *I, v. 20, n. 12, art. 11, p. *23-2**, dez. 2023 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. M. C**doso, S. M. Teixeir*
</line>
<line>
232
</line>
</par><par>
<line>
Co*o asseve*a Silva (2018), * governo golpista e ilegí**m* de Temer b*scava conter
</line>
</par><par>
<line>
*odos os avanço* conqu*stados a partir da lu*a socia*, p*ra t*nto se fez necessário pr*por
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
conv*rsão do E*tado *ras*leir* à exacerbação do *eoliberalism*. A age*da das
</line>
<line>
contra*r*for*as é um misto s*nt*tico da regress*o dos d**e**os sociais a longo p*azo, temos a
</line>
<line>
PEC 241/*5, que *ndic* o congelamento das des*esas *o Governo Federal por 2* anos, sendo
</line>
<line>
ela a b*s* na qual tod*s as *utras *nco*tram sol* fértil pa*a o enraizamento.
</line>
<line>
A*ém disso, são empreendid*s med*das que vão desde * proteção legal para
</line>
<line>
*nvestiment* p*ivado n* form* das parc*rias p*blico-privad*s, passa*do pela b*sca de
</line>
<line>
equilíbrio *isca* atrav*s de ajuste estru*ural e pelo des**nte da proteção so*ial. O resultado já
</line>
</par><par>
<line>
está *endo *efl*tido numa ainda
</line>
<line>
maior precarização e sucateamento dos serviços p*blicos,
</line>
</par><par>
<line>
*omo saúd*, e*ucação e assistência so*ia*. Ou seja, *ndepen*entem*n*e de ide**ogia
</line>
</par><par>
<line>
partidá*ia, o
</line>
<line>
Estad* b*rguês, at*avés de cada go*erno, segue na defesa do **pi*al
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
detrimento d** direitos soci*is.
</line>
<line>
Outr* pon*o impor*ante a ser mencionado sob*e o p*ojet* d* desc*n*tr*ção do Estado
</line>
</par><par>
<line>
e s*ciedade
</line>
<line>
aqui analisado é **e d*sde 2013 c*ntínu*s mo*entos históri*os evi*enciam
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ava*ço do *onservador*sm* nacional, *os *oldes do *ue apont* Boito *úni*r (2020), pois n*o
</line>
<line>
te*os so*e*te um conservadorismo em si, num *entido único, mas este *tua*mente se mostr*
</line>
</par><par>
<line>
cada vez mais avassalador, *or *m viés do
</line>
<line>
conservador*smo político, econô*ico e moral
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
direi*a.
</line>
<line>
*ra reeditand* te*dências e
</line>
<line>
mom*nt*s
</line>
<line>
já conhecid*s, *ra *rop*r**on*ndo à
</line>
<line>
t o*a
</line>
</par><par>
<line>
nov*s elementos. O conservadorism*, em *ua nova fa*e, b*sca distanciar-se d* **c**nali*m*,
</line>
<line>
pois pr*za *elo pr*ncíp*o conservado* *a i*ra**on*lidade human*.
</line>
<line>
Gove*no* que se *tilizam desse princ*pio alime*tam e radicali*am o neoliberalis*o na
</line>
</par><par>
<line>
soci*dad*
</line>
<line>
por *eio de suas
</line>
<line>
próprias crises, como a cris* de 2008. O neoliberalismo só se
</line>
</par><par>
<line>
su*tent* e *e reforça po*que gov*rna me*iant* a crise. Com **eito, a partir dos anos *970, o
</line>
<line>
neoliber*lismo se *ustenta das crises *conômicas e sociais que gera. *ua respo*t* é *mutável:
</line>
</par><par>
<line>
em *ez d*
</line>
<line>
disc*tir a lógica
</line>
<line>
*ue as gero*, é *reciso induzir ai*da mais longe
</line>
<line>
*ssa me*ma
</line>
</par><par>
<line>
lógica e busc*r refo*çá-*a *e m*do i**e**nido. Somado ao e*posto, Dardot e L*val (201*) ao
</line>
<line>
mensu*a* *obre o neoliberalismo co*o a nova razão do mundo, ex*õem qu*:
</line>
<line>
O n*oliberalismo é a razão do capitalismo contemporâneo, de u* c*pitalism*
</line>
<line>
des*mpe*ido de *u*s r*ferênc*as arcaizantes e plenam*nte *ssum**o como
</line>
<line>
cons*ruçã* his*óri*a e norma geral *e vida. O neoliberal*s*o pode ser definido como
</line>
</par><par>
<line>
o co*junto de dis*ursos, pr*t**as dis*osit*vos que determinam *m nov* *odo de e
</line>
<line>
g***rno dos home*s se*undo o princ*pio universal da co*corrência (DARDOT;
</line>
<line>
LAVAL, 2*16, p. 16).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n*, v. 20, n. 12, art. 11, p. 223-239, dez. *023
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prot*ção Social para *colhimento Infantojuven** n* C*n*rio de Crise *apit***sta
</line>
<line>
2*3
</line>
</par><par>
<line>
As cont*arrefo*mas pa*a a \no*a\ fas* d* neo*ibe*alismo com tempos de regressão de
</line>
</par><par>
<line>
d**eitos respondem e
</line>
<line>
coadun** seus princípios às compatibilidades inerentes ao sistem*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
cri*e econômica. A carência de esco*has não é tão *omen*e a man*fe**ação de *m dogmat*smo
</line>
</par><par>
<line>
*o pl*no intelec*ua*, mas expressão ** um funcionamen*o sistêmico, a
</line>
<line>
em escala mundial.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra proteg*r a globalização/finan*eiri*a*** e/ou reforçar a Uniã* Europei*, como cit*
</line>
<line>
Chenais (2*05), *s Estado* esta*elecem múltipl*s regras que os induzem a *eagir *o senti*o
</line>
<line>
d* si*tema.
</line>
</par><par>
<line>
A*emai*, o que é *ais recente e sem *úvida faze* j*s à nossa atenção é q** agora
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
papel do Estado se nutre das re**ões *egativas q*e g**a
</line>
<line>
no plano
</line>
<line>
pol*tico, já **e reforça
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mesma hostilid*d* *olítica q*e provoca. *resencia-s* u*a de suas metamorfoses, e não é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
menos pe*igosa, posto que o governo *eoli*eral não ***ita e* instrumentalizar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
ressen*iment*s de um extenso setor da população, da *alta de identidade na*ional e d*
</line>
<line>
*roteção pelo Estado.
</line>
</par><par>
<line>
* \nova\ fase
</line>
<line>
c*nj*ga-se com o fechamento de fronteiras, a c*n**rução de *uros,
</line>
</par><par>
<line>
ne*a**o
</line>
<line>
de *ireitos, op*essã* social, empobrecimento do su*eito, ret*li**ão * class*
</line>
</par><par>
<line>
trabalhadora e às instituiç*es pública*, *ma *fensiva *eclarada cont*a os di*ei*os
</line>
<line>
humano*,
</line>
</par><par>
<line>
a*usados de *o*o*ar em perig* a segurança. Como é poss**el e*ta metamorfose do
</line>
</par><par>
<line>
neoli*er*lismo? Dian** d*sse **n*rio, q*al a *ontri*u*ção da funcionalidade *o Estado
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*sti*u*ções de ac*lhim*nto infanto*uvenil? Qu*is tendênci*s s* colocam em disputa?
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Discu*indo o pa**l do estado em i*s*ituições de acolhimen*o infant**uvenil:
</line>
<line>
tendênc*as em disputa no cenário atual
</line>
<line>
A par*ir da Cons*ituiç** da Repúb*ica Fed*rati*a ** 1988, crianças e a*oles*ent*s sã*
</line>
<line>
considerad*s *u*eitos de direitos c*nstit**i*nais, competindo à família, sociedade e estado
</line>
<line>
asseg*rá-los com a *bso*uta prioridade. *a*s di**it*s *oram r*gulamentados pelo Estatu*o da
</line>
<line>
Criança e do Adolescente (EC*), em 199*. As crianç*s * *d*le*c*n*es que contiveram seus
</line>
<line>
d**eit*s viol*dos ou qu* estão sob r*sco no a*bient* familiar e/ou c*munitário, devem ser
</line>
</par><par>
<line>
prot*gidos,
</line>
<line>
at*avés d* distintas medida*, entre
</line>
<line>
estas, a
</line>
<line>
*e acol*i*ento,
</line>
<line>
c*m af***amento
</line>
</par><par>
<line>
excepc*onal e provi*ório, sendo *dotado quando todas *s outras *ossibil*dades de interven*ão
</line>
<line>
forem esgotadas.
</line>
</par><par>
<line>
Dian*e do *xposto,
</line>
<line>
quest*ona-s*: qual a fun*ão *o E*ta*o perante a realidade dessa*
</line>
</par><par>
<line>
instit*ições, prin*ipalmen*e diante do s*cateamento *os
</line>
<line>
serviços sociais
</line>
<line>
pú*licos e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
fragm*ntaç*o
</line>
<line>
em materi*lizar a polít*ca de a*olhi*ento insti**ciona*? O acolhime*to
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, **resina *I, v. 20, n. 12, *rt. 11, p. 223-*39, dez. 2023
</line>
<line>
www4.**anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. *. Cardoso, S. M. Teixeira
</line>
<line>
234
</line>
</par><par>
<line>
criança* e ado*escent*s contin*ava sen*o
</line>
<line>
u** práti*a corriqueir* s*gu*da **lo Estado como
</line>
</par><par>
<line>
forma d* at*nção e cu*dado a es*e segment*, com ênfas* nos mais empobrecidos. Importante
</line>
<line>
ressal*ar, como m**tram Ford e Mendes (*02*), tanto o Eca *omo as Or*entaçõ*s Téc*icas
</line>
</par><par>
<line>
para os ser*iço* *e aco*him*nt* fora* *aterializados dentr* *e uma nova óptica
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ate*dimento, p*utad** em al*eraçõe* *o qu* diz a estrutura e o funcion**ento das institu*çõe*
</line>
<line>
de a*olh*mento, provocando mudanças na sua di*ensão meto**lógica e ped*gógic*.
</line>
<line>
*s i*st***ições de ac*lhi*ento superam um per*i* segmentado, fragmen**do e
</line>
</par><par>
<line>
*ocal**ado
</line>
<line>
no *ual aco*h*am várias crianças e
</line>
<line>
adoles**nte* separados por sexo,
</line>
<line>
idade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
deficiê**ia, * qu* ofere*iam t*d*s o* *erviços e* um* ins*ituiç*o e*pecífica. *o*e em di*, as
</line>
</par><par>
<line>
in*tituições
</line>
<line>
não **dem abrig*r mais de 20 *rianças e
</line>
<line>
a*olescentes, q*e não de*em estar
</line>
</par><par>
<line>
separ*do* por *erfil. Além do mais, nece*sitam fazer **o dos serviços ***enciais ao seu
</line>
</par><par>
<line>
dese*volvime*to, na própria
</line>
<line>
c**unidade, c*m* s*ú*e, educa*ã*, lazer, e*c. (*ORD;
</line>
</par><par>
<line>
ME*DES, 2*20).
</line>
</par><par>
<line>
Com políticas b*sic** artic*ladas com a ed*cação, a saúde, a assistência so*ial e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
moradia, o objetiv* ma*or é garantir a prote*ão integ**l da c**ança e do adol*scente, e d*sta*ar
</line>
</par><par>
<line>
o ate*dimento àque*es q*e viv** e* condiçã* de n*cess*dade e,
</line>
<line>
por isso, *ecessitam
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
serviços de car*ter *spec*alizad*. Diante dessa no*a lógica p*oteti*a,
</line>
<line>
compete
</line>
<line>
a* Estado
</line>
</par><par>
<line>
ass**ir * p*opor*ionar ser*i*os b*sico* de atend*m*nto, nã* mai*, portanto, segundo crit*rios
</line>
</par><par>
<line>
per*eados
</line>
<line>
pela culpabi*idade ind*v*dual e familiar. C** iss*, o in*uito confo*me d*staca*o
</line>
</par><par>
<line>
por Machado (202*), modifica-se a concepção de situ*ção
</line>
<line>
irregular par* uma concepção de
</line>
</par><par>
<line>
proteção integral, como preconi*ado p*la Decl*ração Intern*ci*nal dos Direitos da *rianç* e
</line>
<line>
do Adolescente, mesmo **e ten*a ocorrido na co*juntura atual * c*ntrári*.
</line>
</par><par>
<line>
O problema que se a*res*nta neste estudo, q*anto às *endências em
</line>
<line>
di s put a
</line>
<line>
no atual
</line>
</par><par>
<line>
cená*io de negacio***mo pelo Es*ado *eoliberal, s*tua-se na adequação d*s**s insti*uiçõe* *e
</line>
<line>
acolhi*ento às no*mas l**ais * regulame*ta**s de aparelhamento e f*ncio*amento, de modo a
</line>
<line>
afian*ar a efet*va prot*ção *ntegral das criança* * do* adolescentes (FONSECA et al., 2021).
</line>
<line>
Existem aspectos instituciona*s que atuam com* fatores positivos de p*oteção na i*stituição,
</line>
</par><par>
<line>
tais
</line>
<line>
*omo: *ap*cidade dos f*ncionários da instituição para exercer suas f*nções, arranjo
</line>
</par><par>
<line>
multidisciplinar d* *quipe de
</line>
<line>
profi**ion**s, a*ém do pl*no de trabalho in*ti*ucio**l
</line>
<line>
a*ustado
</line>
</par><par>
<line>
com *s princí**os do *CA (B*A*I*, 199*).
</line>
<line>
Co*tudo, A*io*i *t al. (20*8) assinalam que muitas instituiç*es apresent*m probl*mas
</line>
<line>
de dista*ciamento *ocial da família, carência de *ro*issionais qua*ifi*ado*, r*dí**o de recu*so*
</line>
<line>
humanos, s*perlot*ção, o que *trapalha a ef*tivação *e um trab*l*o de qualidad*, sendo esses
</line>
</par><par>
<line>
fat*res pr**iciados pe*a retir*da dos investimentos no se*o* p*blico, h*ja
</line>
<line>
vista i*so não ser
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**si*a, v. 20, n. *2, a*t. *1, p. 223-239, dez. 202*
</line>
<line>
ww*4.fsan**.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pr*teção Socia* par* *colhimento Infan*ojuvenil no C*nári* de C**se Capitali*ta
</line>
<line>
235
</line>
</par><par>
<line>
in*e*es*e da mund*al*z*ção do c*pital. Ad*mais, al*rta-*e també* para o fato de que certas
</line>
<line>
caracter*sti*as ambient*is da* in*t*tuiçõe*, s*ja* os as*ectos *ísicos (estrutura física,
</line>
</par><par>
<line>
funcionamento o e
</line>
<line>
perfil dos profi*s*onais) *eja ausê*cia de quali*icação d*s profissionais,
</line>
</par><par>
<line>
são vistos co** fatore* de risc*, sobretudo ** *u* diz res*eito à segur*nça, à s*úde física e
</line>
<line>
ps*cológica *as crianças e adolesc*ntes.
</line>
<line>
São e*s*s estruturas que determi*am e dificu*tam, i*clusive, práticas de soci*liza*ão, o
</line>
</par><par>
<line>
*ue *eva os sujeitos à aceitação do modo de expl*ração no*
</line>
<line>
*ua*s
</line>
<line>
estão inserido*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
subm*tidos. Viol*ncias *u* são enraizadas e re*rodu*idas ao l*ngo d*s dé*adas e sem
</line>
</par><par>
<line>
pers**cti*a d* mud*nça, ta* é a in*fi*iên*ia da*
</line>
<line>
políticas públicas e**stentes situadas den*ro
</line>
</par><par>
<line>
da \n*va\ co*juntura do **pital, de *und*a**zaçã*, globaliz*ç*o, ** lucro* e câm**o.
</line>
</par><par>
<line>
Al*uma* crianças e adole*centes ac*lhidos
</line>
<line>
*o*em ter s*u
</line>
<line>
de*envolvi*e*to (social,
</line>
</par><par>
<line>
co**itivo e
</line>
<line>
em*c*on*l) af*tado, não só pela própria cond*ç*o d* af*stame*to famil*ar, q*e,
</line>
</par><par>
<line>
por
</line>
<line>
si só, já traz *entimen*o de inse*urança, medo, a*sied*de * dificuldades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*elacionamento, ma* *amb*m pela qualidade da assistê*ci* *ue lh*s é oferecida (FONSECA
</line>
<line>
et a*., 202*).
</line>
</par><par>
<line>
*demais, a sociedad* vivencia a violê*cia estrutura*, especialm*nte as
</line>
<line>
*amíli**
</line>
</par><par>
<line>
vítimas d*
</line>
<line>
vulnerabilida*e so*ial, econô*ica,
</line>
<line>
**ltu**l e política, que in*ide par* a su* o
</line>
</par><par>
<line>
exclus*o soci*l, *conômi**, **lítica e que se *guça com * falt* d* invest**ento e* polític*s
</line>
</par><par>
<line>
públicas. Um outro ponto que merece desta*ue são
</line>
<line>
a* dis*in**s *udanças ocorridas
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
*rganização familiar com as situações de risco e violência, o descaso da* polí*i*a* públic** e
</line>
</par><par>
<line>
*odos os a*pe*to* d* a*biente com*nitário,
</line>
<line>
cultural, social, econômico e político em *ue as
</line>
</par><par>
<line>
fa*í*ias estão inseridas, bem *omo não se pod* dei**r *e ajuizar o *spe*to coletivo, p**a
</line>
</par><par>
<line>
ent*o *ntender as deman**s *a*ente* de cada indivíduo. *iante *esse
</line>
<line>
context*, cri*nças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ad*lescen*es, em situa*ão de ri*co e vuln*rabilidade, tornam-se as princ*pais *ítimas.
</line>
<line>
A oper*c**naliz*ção e efetivação *o propósito d* cidadania nas entidades *e
</line>
</par><par>
<line>
at*ndimento à crian*a e a* ad*lescent*,
</line>
<line>
embasadas nas p*emissas e
</line>
<line>
*ri*cíp*os elenca*os *o
</line>
</par><par>
<line>
E*A e, sobretudo, pelo dese*pen*o do E*tado, co*s*itui-se em um grande desafi*. Posto qu*
</line>
<line>
o s*stem* e*onômico neolib*ral tem co*o princípio bá*ico o *ortalecimento do me*cado e o
</line>
<line>
enfraq*ecimento da* ações d* Estado, de maneir* especi*l em r*lação ao* se*viço* ofertados
</line>
<line>
pe** *olítica púb*ica de *ssistê*cia social.
</line>
<line>
*ignifica afirmar qu* o ret*oces** do Estado *rent* às problemáticas socia*s de
</line>
</par><par>
</page><line>
*iolência*, a*andon* e po*r*za, *ue env*lvem público inf*n*o-juvenil coloca a *ocied*de o
</line>
<line>
civil para assumir a *esp*nsabilid*de por *aranti*, ainda que p*ecariame*te, serviç*s
</line>
<line>
institucio*ais como os de instituições *e acolhi*en*o para crianç*s e adolescent*s. A falta da
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 12, art. 11, p. 223-*39, dez. 2023 www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. V. M. Cardoso, S. M. T*ixeira
</line>
<line>
236
</line>
</par><par>
<line>
base do Estado * serviços como * d* acolhiment* i**titucional ocasiona *randes d*ficuldades
</line>
</par><par>
<line>
para *l*no f**cioname*to d*s instit*ições, que o
</line>
<line>
diante d*ste cenário, u*a v*z
</line>
<line>
qu* *ont*r*
</line>
</par><par>
<line>
c*m ***anizações so**ais e m*i*as vezes exclu*ivamen*e com *uxílio fin*n*ei** c*munitári*
</line>
<line>
para gara*t*r * efet*vida*e d*s ativ*dades p*opos**s.
</line>
<line>
Ou*ro fator importan** a *er **ncionado e t*nd*nci* *tu** é a expansão das
</line>
</par><par>
<line>
*rganizações *ã* Go*erna*en*ais * os limites de in*erve*ção do *s*a*o n* gestão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
en*idades privadas. Ao
</line>
<line>
contrata* org*nizações
</line>
<line>
não
</line>
<line>
g*vern*mentais, estas muitas vezes
</line>
</par><par>
<line>
exec*tam o s*rviço po* me*o de projetos temporár*os *u ações eventuais, da*ão prioridad* ao
</line>
</par><par>
<line>
regime de relações f*agiliz*d*s, por projetos e temp*
</line>
<line>
determinado, *e*
</line>
<line>
poss*bilidade de
</line>
</par><par>
<line>
ac*ssar di**itos *oc*ais, traba*hi*tas, t*r*o re*un*rações rebaixa*a* e, e* *uitos ca**s,
</line>
<line>
co**boram para a ma*utenção *e m**tiplos *íncul*s.
</line>
</par><par>
<line>
A des*gualdade e a
</line>
<line>
concentração de renda,
</line>
<line>
que se intensificam nas
</line>
<line>
c*nt*mpo***eas
</line>
</par><par>
<line>
fo*mas de acumulação c*p**alis*a, *e*ivam de *uda*ças na es*era da produção, associad*s *
</line>
</par><par>
<line>
n*va *egemonia n*oliberal-financeira, * *raz*m *omo c*nseq*ência o
</line>
<line>
*grava*ento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
"questão social" e su*s *xpress*es na *ida social *obr*tud*, do p*pel do Estado. *om* e,
</line>
</par><par>
<line>
si*alizam Pi*i Silva (*02*, p. 176), "a privati*ação das esfera* e
</line>
<line>
do Estado e a **dução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
polí*icas sociais têm acirrado a destruição de direitos **ciais e humanos, uma vez
</line>
<line>
que a * ut a
</line>
</par><par>
<line>
p*la *ida ganha *ontornos da vio*ência do Est*do, que se dá pe*a desestruturação das
</line>
<line>
oport*nidade e *ossi*ilidades de melhoria d* vida.
</line>
<line>
Conclui-s* *ue o confl*to e**re as premi**as elaboradas nos i*ens anterio*es, be*
</line>
</par><par>
<line>
como
</line>
<line>
*s que *istoricamen*e *ã* vis*vei* e sustentaram * polít*ca
</line>
<line>
de atend*mento
</line>
</par><par>
<line>
infant*juveni*, - voltada para a i*fânci* *mpobrecida, objeto da ação ** Es*ado (e nã* su*eito
</line>
<line>
d* direitos) - permanece s*ndo reproduzida e desco*rin*o def*nsores. *m geral, o processo de
</line>
<line>
part*ci*a*ã* do papel do Estado no novo neolibera*ismo *o*oca em di*puta * troca do Estado
</line>
<line>
com o *rande c*pital, somada a baixa a*u*çã* *o campo d* defesa dos di*eitos de criança* *
</line>
<line>
adolescentes, que ** e*contram em unidades institucionais d* acolhimen*o.
</line>
<line>
Mesmo com a au*ência do Estado *a g*rantia e pr*moção do* direi*os da cri*n** e do
</line>
<line>
*dolescente, há a ne*ess*dade de resistê**ias para continuarmos a lu*a po* **reito*, d* modo a
</line>
</par><par>
<line>
exigir e
</line>
<line>
ampl*ar a re*ponsa*ilização do Estado. Espera-se então que essa reflexão contribua
</line>
</par><par>
<line>
para a c**tinuidade
</line>
<line>
do árdu*
</line>
<line>
p*ocesso ref*exivo, de execuç*o e *e re*on*ecimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*rianças e *dolescen*es como suj*itos *e direitos. Que a *preensão da totalidade social seja
</line>
</par><par>
<line>
condiç*o p*ra a*álise dos determi*ant** soc*ais, políticos * econ*micos, formulaç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
re*postas às demandas infa**o-juv*nis.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*na, v. 2*, n. 12, art. *1, p. 223-239, dez. 2023 www4.f**net.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proteção *ocial p*ra Ac*lhimen*o Infantojuvenil no Cenário de Cr*se Capitalista
</line>
<line>
237
</line>
</par><par>
<line>
4 CO*SID*RAÇÕ*S FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
A a*omoda*ão do governo neolibe*al está fundada n* *ens***nto político burguês
</line>
<line>
financeirizad* que extingue o *nvestimen*o nas *olíticas sociais e* detrime*to de aplic*ç*es
</line>
<line>
n* merc*do financeiro, rev*rt*ndo o s*stema de direitos na c*pitali*ação e *a l*crati*idade do
</line>
</par><par>
<line>
pacote *e
</line>
<line>
*egóci*s e bens s*ciais, *omo vem aconte*endo com * *aúd*, a educação, o que
</line>
</par><par>
<line>
dific*lta, inclusive, o a*esso de cr**nças * adoles**nte* pob*es a esses s**viços.
</line>
</par><par>
<line>
S*stenta-s* *esta
</line>
<line>
c*njunt**a desprot*ção social, in*adida na s*bjet**idade do seu *
</line>
</par><par>
<line>
c*r*ter f*cal*sta e seletivo emer*ente sob a forma de *olítica social. *, pois, um momento de
</line>
<line>
fragilização da efetivid*d* dos princípios consti*u*ionais, dos princípios do ECA, da polít*ca
</line>
<line>
de *c**him*n*o *s i*st*tu*ções em suas orientaç*e* e n*rmat*vas, e que integram um padrão de
</line>
<line>
dignida*e e *umanidade mínimo.
</line>
<line>
Assim, entendemo* que sob e**a conjuntura, **rmeada pel* o*ientaç*o neoliber*l, de
</line>
<line>
*ontrarrefo*mas (desd* a déc**a de 1990) qu* levam *s \novas\ f*ceta* da *de ne*libe*al
</line>
<line>
contemp*rânea, o e**ressi*o papel dos g*verno* c*racterizados pela d*re*ta, prin*ipalm*nte,
</line>
</par><par>
<line>
provocam *m* trajetória prop**it*l *e regre*sã* d*s direit*s, ancorada pela crise *iscal
</line>
<line>
e,
</line>
</par><par>
<line>
consequ**t*, rem**ã* do E*tado
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
cena. Se**o, pois, este cenário desi*nado pela
</line>
</par><par>
<line>
ine*pr*ssividade de
</line>
<line>
intervençõe*
</line>
<line>
via polít*ca*
</line>
<line>
públicas (de *eg*rid*de Soci*l), aind* que
</line>
</par><par>
<line>
estas sejam const*tuc*ona*mente a*rese*tadas como *irei**s da cl*sse tra*alhad*ra e, p*r*anto,
</line>
<line>
dos s*je*tos soc*ais.
</line>
</par><par>
<line>
A re*lização deste estudo coloca
</line>
<line>
em evid*n*ia **a *uestã* signif*cativa pa*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento das instituições d* acolhiment* s*c*oas*istencia* junto ao* *dolescentes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
crianças, acolhi*ento que é * el*boração d* projetos
</line>
<line>
de vida, m*di*n*e a *aterializa*ão **
</line>
</par><par>
<line>
g*rantia de direi*os, pensar *a constru*ão desses
</line>
<line>
projetos, *i*nte
</line>
<line>
de um* *ers*ectiva
</line>
</par><par>
<line>
*otalm*nt* e**lude*te e amparado na manutenç** das *struturas sociais d*m*na*tes.
</line>
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*omo R*ferenciar este A*tigo, conforme ABNT:
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CAR**SO, A. V. M; TE*XEIRA, S. *. Proteç*o Social para Acolhimento *nfantojuv*ni* no Cenário
</line>
<line>
de Cri*e Cap*talista. Rev. FSA, Teresina, v. *0, *. 12, ***. 11, p. 223-*39, de*. 2023.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição *os *utores
</line>
<line>
A. V. M. C*r*oso
</line>
<line>
S. M . Teixeira
</line>
</par><par>
<line>
1) concepçã* e planeja*en**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) a*álise e interpr*t*çã* d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho o* na revisão *rítica d* *onteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *art*cipaç*o na ap*ovação da versão final do m*nuscri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 20, n. 12, art. 11, p. 223-*39, dez. 2023
</line>
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www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)