<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 12, art. 11, p. 223-23*, d*z. 2*23 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*23.20.12.*1 </line>
</par>
<par>
<line> Proteção Social para Acolhime*t* Infantoj*ve*il no C**ário de Crise C**italista </line>
<line> So*ial Protect*on fo* C*ild and Yo*th Reception ** the S*enario of *api*alist *r*sis </line>
</par>
<par>
<line> Ana *aléria Matias Cardo*o </line>
<line> D*utorado em Polí***as Públic*s pela Universi*ade Feder*l do Piauí </line>
<line> Bo*sista da Coorden*çã* de Aperfeiçoam*nto de Pes*oa* de Nível **perior (*AP*S) </line>
<line> E-mail: anav*l**iamatca*d2@gmail.com </line>
<line> Sola*g* Maria Tei*eira </line>
<line> Pós-Dou*ora em Serviço Soc*al p*la Pontifíci* Uni*er*idad* Católica *e S*o *aulo </line>
<line> Dout*ra e* Políticas Púb*icas pela Universidade Federa* do Maranhão </line>
<line> Pro*e*s*r* da *nive*sid**e Federal do Piau* </line>
<line> E-*ail: s*langemtei*eira@hot**i*.com </line>
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<par>
<line> Endereço: Ana Valéri* Matia* C*rdoso </line>
<line> Edi**r-*hef*: Dr. Tonny *erley de Al**car </line>
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<line> Rua D*sembar*ador Pire* de Ca*tro, 3800, A*roporto, </line>
<line> *odrig*es </line>
</par>
<par>
<line> CEP 63.0**-705, Teres*na/PI, Brasil. Co*dom*n*o </line>
</par>
<par>
<line> Bosque Norte, Bloco *, A*artame*to 301. B**sil. </line>
<line> Ar*igo recebido em 13/09/2*23. Últ**a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Solang* Maria Te*xeira </line>
<line> recebida em 02/10/20*3. Apro*a*o em 03/10/2*23. </line>
</par>
<par>
<line> Univer*ida*e *ede*al do Piauí, Ce*tro de Ciências </line>
</par>
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<line> Human*s e Letras. *amp*s *inist*o Petrônio Portela, </line>
<line> A*aliado pel* si**ema Tri*le Rev*ew: Des* R*view *) </line>
</par>
<par>
<line> S/N, Programa de Pós-*rad*ação em Polític*s </line>
<line> pelo Editor-Che*e; * *) Do*ble Blind *eview </line>
</par>
<par>
<line> Públi*as/C*HL, Ininga, CE* 64.048-110, T*resina/PI, </line>
<line> (avaliação cega por *oi* av*liadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> Revi*ão: Gra*ati*al, Normativa e de Formataç*o </line>
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<par>
<line> A. V. M. Cardo*o, S. M. *eixeira </line>
<line> 2*4 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
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<line> O presente trabalho p*opõe uma r**lexão acerca da proteção soci*l ** ce*ário de c**se </line>
<line> c*pi*a**sta conte*porân*a, no cont*xto de tendê*c*as em qu* se coloca o papel do Estad* n* </line>
</par>
<par>
<line> m*diação das n*cessidades exi*t**t*s **s instituiçõ*s de acolhimento </line>
<line> p*ra *rian*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adol*scentes. P*rte-se d* uma análise bibliográfica e conclui-s* *ue na conjuntur* atual, vive- </line>
<line> se dentro do pr*c*sso de mo*ernizaçã* d* E*tado para o mercado e mundiali*ação do c*p*tal, </line>
<line> apresentando o E*tado ou*r* caráter diante das deman*as s*ciais. </line>
<line> Pala*ra*-chave: Prot*ção Social. *rise Ca*i*al**ta. A*o*h**ento. </line>
<line> AB*TRA*T </line>
<line> **is p*per *r*pose* a cri*ical refle*t**n on soc*al pro*ection ** t*e context o* a contemporary </line>
</par>
<par>
<line> capitali*t crisis </line>
<line> on the context of </line>
<line> trends an* disputes regarding the Sta*e\s role in mediating </line>
</par>
<par>
<line> existing nee*s in ch*ldcare institutions *nd for tee*age*s. It st*r*s wit* a </line>
<line> bibliographical </line>
</par>
<par>
<line> ana**sis *nd that in t*e current sit*ation, we live within the process of mod**nization of the </line>
<line> St*te for the market and *lobal*zation of capital, *resenting the State with anot*er char*cte* in </line>
<line> the face of social de*ands. </line>
<line> Ke*words: Soci*l Protecti*n. Cap*tali*t Cris*s. Reception. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 12, art. 11, p. *23-*39, dez. 2023 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revis*a </line>
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<line> Proteção S*cial para Acol*imento Infant*juvenil no Cenário ** Crise Capita*ista </line>
<line> 225 </line>
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<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O presente art*g* trata *e *eflexões </line>
<line> acerca do Es*ado na soc*edade capitalist* </line>
</par>
<par>
<line> con*e**orânea, diante d* cenár*o de crise, *eolibe*alismo contrarreform*s e* t*mpo* de e </line>
<line> regre*são de direitos. A*si*, busc*-se entender * Es*ado e*quanto a*mi*istrador dos co**litos </line>
<line> ge**dos na contrad*ç*o mundial d* cap*ta*, *u apreendê-lo com* c*partícipe das ações, vend* </line>
<line> nas ações do *stado a busca *or atend*r às necess*da*es d*s inst*tuições públ*cas, - co*o as </line>
<line> instituições d* acol*im*nto *nstitucion*l infan*ojuv*n*l -, ou um papel *e*ia*o* em re*ação a </line>
<line> ess*s conflit*s e legi*imador do *róprio Estado, como um i*strumento *e domina*ão político- </line>
<line> econômica. </line>
<line> **rmanecendo * antagon*smo na gênese dos direitos e das polí*icas socia*s bras**ei*as, </line>
<line> é imprescin*ível te* ** vista * quanto é *ecessário pensar *omo s* d* a (des) pr*t*çã* soc*al, </line>
<line> se*d* fundamental entender, de fato, co*o o Estado se re**ciona com a polít*ca social no </line>
<line> *api*alism*, *o*o as contra*reformas *ão elementos pa*a u*a \nova\ fase do capitalismo *ara </line>
<line> *s tempo* de regressã* de direito* * com as p*ssoas (cr*ança e *dolescente) as quais se propõe </line>
<line> a (*es) pro**ger vê mater*aliza*o * **p*l *o Est*d*. </line>
<line> 2 REFE*ENCIAL TEÓR*CO </line>
<line> 2.* Es**do e políti*a social no capitalismo contem*or*ne* </line>
<line> Faz-se indispensável delimi*armos a pers*ectiva de Estado orga*i*ad* por *andel </line>
</par>
<par>
<line> (1982) *ar* que </line>
<line> *o**amos caminhar *e*sa discussão. O autor, *o tecer explicações *ob*e </line>
</par>
<par>
<line> *stado e *olí*icas públ**as, *e*ciona que o *s*ado é produto da di*isã* ****al do tr*balho, </line>
<line> este surgiu da au*onomia crescente de certas atividade* *uperestru**r*is, inte*cedendo *a </line>
<line> p*odu*ã* *ateri*l, *ujo pap** era ampara* uma estrutura de clas*e e relaçõe* *e p*o*uçã*. O </line>
<line> Estado sob essa a*álise tem * pape* fundamenta* *e garantir a* condições g*rais de pro*uçã* </line>
<line> qu* n*o p*dem ser assegur**a* pelas ativida*e* *rivada* dos m*mbr*s da cla*se do**n*nte; </line>
<line> conter **alque* *meaça das classes do*inadas * fr*ções das c*asses dominant*s, por meio d* </line>
<line> exército, po*í*ic*, sis*ema judi*iári* e penitenciá**o; **ificar *s classes dominad*s e exp*ndi* </line>
<line> a ideologi* da cla*s* do**nant*, para manter a coesão e *ons*nso em torno da *r*em. </line>
<line> N*ste m**ento, nossa *eflex** vinc**a-se a pri*r* à c*t*goria Mandeliana de </line>
</par>
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<line> *apitalismo tard**, q*e con*ri*ui p*ra *ma interpre*aç*o </line>
<line> d*s tend*nci** *e crise </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> capitalis*o em *urso a partir de fins da década de 1970 como cita *ehri*g (1998), bem como </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. 12, art. 11, p. 223-*39, dez. 2023 www4.fsane*.com.br/re*ista </line>
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<line> A. V. M. Cardoso, S. *. Te**eira </line>
<line> 22* </line>
</par>
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<line> a*senta-*e na fun*ionalid*de *o *s*ado </line>
<line> b*rguês pa*a re*p*nder *s demandas do mod* de </line>
</par>
<par>
<line> produção ca*ital**ta, em **n*rap**ição ao *u*giment* do \Estado Social\. *an*el (1*82) *ita </line>
<line> q*e o *stado é mais antigo que o capital * que ** c*nário do capita*i*mo tardio, **e traz como </line>
<line> parti*ularidade a* dificuldades d* *aloriz*çã* d* capi*al e as i*pu*s*vas cri*es econômicas e </line>
<line> po*íticas - **e ameaç** o mod* de produçã* c*pitalis*a -, o Estado p*oporcion* a f*nção de </line>
</par>
<par>
<line> re*olver es*as di*i*u*dades, se*a pelas opo*tuni*ades adicionais </line>
<line> ofertadas ao *apital, seja </line>
<line> *a </line>
</par>
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<line> g*stã* des*as crises. </line>
</par>
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<line> *azend* um co*traponto </line>
<line> do que </line>
<line> foi citado por Mand*l * </line>
<line> da necessida*e </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> intervenção *stata*, *ecor*a-se do período c*íti*o de 19**, em que, para sanar a *ris* de 1929, </line>
<line> * *lternativa *roposta es*ava assentada *a* ideias de Ke*nes, *u* *ncidam n* intervenção do </line>
</par>
<par>
<line> Es*ado para re*ular *s r*laç*es econômica* e so**ais. * partir </line>
<line> disso, ex*andira*-se as </line>
</par>
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<line> *olíti*a* *ociais, estas vistas como critérios que bus*avam refr*ar o avan*o </line>
<line> dos *roblemas </line>
</par>
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<line> *o*iai*, tal como a *iséria. *s p*líti**s Ke*nesianas pr*puse*am-** a afia*ç*r a geraçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *leno emprego e renda, bem como a criação de polí**c*s e serviç*s *ocia*s que conduzissem o </line>
<line> *largamento d* dema*d* do m**c*do de consumo (DA**AS; *ILVA; MONT**R*; </line>
<line> DA*T*S, 2019). </line>
<line> Co*tud*, n* con*ramã* do laiss*z-fair*, o Keynesianismo impô* novas estraté*ias, de </line>
</par>
<par>
<line> ca*áter interve*cionista, *orém </line>
<line> tra*ando </line>
<line> a </line>
<line> f**ça motriz </line>
<line> do mod* de p*odução cap*talista </line>
<line> à </line>
</par>
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<line> extraç*o máxima de m*is-val**, e a busca pelos superlucros, aqui o Estado, enquanto agen** </line>
</par>
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<line> inte*med*ári* das relações entre capital e </line>
<line> *rabal*o, intervém afiançando </line>
<line> que </line>
<line> os proces*os </line>
</par>
<par>
<line> c*nc*rra* par* que o cap*tal alcance seus **jeti***. </line>
<line> As cris*s no capitali**o t*rdio são car*cterizadas *or dificuldade* crescentes de </line>
<line> v*lorização (*uper*apitalização, *uperacum*laç*o), induz o Est*do \Social\ c*tado por Mandel </line>
<line> (*982) a mat*ria*izar oportunidades *ara inv*st**en*os espe*ul*tivos, a fim de *dmi*istrar as </line>
</par>
<par>
<line> crises ec**ômicas, sociais </line>
<line> e pol*ti*as que ameaçam diretame*te </line>
<line> o mo*o de prod*çã* </line>
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<par>
<line> capitalista, c*m p*líticas anticíclicas. </line>
</par>
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<line> O arcabou*o do Es*ado *u*guês * *ssent*d* pe*a </line>
<line> separação ** poderes e de uma </line>
</par>
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<line> buroc*ac*a profissional que op*r* como prevenção para a **n*t*nção do di**ito de *oder por </line>
</par>
<par>
<line> parte *a m*ssa da cl*sse operár*a (aut*gestão). O </line>
<line> autor deixa nítido que o pré-requisito para </line>
</par>
<par>
<line> ema*ci*ação *a clas*e *rabalha*or* se dará mediante a *onquis** </line>
<line> do poder polític* e </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> destr*ição do apare*ho de Estad* burgu*s pelos p*odutores associa*os (M*N*EL, *982). </line>
<line> Engels (2*2*), corrobo*ando com Mandel (1982), c*ta que o Estado capitali*ta *urg* </line>
<line> pa*a refrear o* antagoni*mos d* classes e o conflito d*las, *epresentada um Est*do *a classe </line>
<line> m*is *oderosa e economicamente *redom*nante. O Estado é um elemento que coo*era para a </line>
<line> Rev. F*A, *er*sina, v. 20, n. 12, art. 1*, p. 2*3-239, dez. 2*23 *ww4.fsanet.com.*r/rev**t* </line>
</par>
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<line> *roteção Social para Acolhi*ento Infantoju*enil no Cenário de Crise Capita*is*a </line>
<line> 227 </line>
</par>
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<line> tra*sformação da classe politicame*te domi*ant* e insti**i no*os meios * t*ticas p*ra </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> rep*essão e exp*oração *a *la*se o*rimida: A represe*tatividade des*e Estado contemporâneo </line>
<line> é a *e*ram*nta de q*e co*vém o *apital p*ra explo*a*ão da força de trabalho do trabal*ad*r </line>
<line> *ssa*ariado. </line>
<line> Buci-Clu*kmann (1980), ap*d G*a*sc*, ret*ma u** di*cussão do *sta*o, que o </line>
</par>
<par>
<line> evidencia co*o o conjunto </line>
<line> de atividad** teóricas * práticas com a* qua** * classe d*ri*ente </line>
</par>
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<line> explica </line>
<line> e mant*m não só * sua domina*ão, m*s ta*bé* ganha o *onse*so </line>
<line> ativo dos </line>
</par>
<par>
<line> gover*ados, que para o autor *ão exis*e dist*nção orgânica entre s*ciedade </line>
<line> civil e Estado, </line>
</par>
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<line> hegem*nia e dita*ura. Haja vista o ap*relho de hege*oni* man*fes*ar-se carac**rístico tanto </line>
</par>
<par>
<line> *as relações de produção *omo relaçõ** soc*ais-ideo*ógicas, na q*al </line>
<line> * hegemo*ia </line>
<line> é </line>
</par>
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<line> dom*nação e direção/coes*o. </line>
</par>
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<line> Partindo diss* e dial*g**do *om a *eali**de atual, observa-*e qu* *s políticas </line>
<line> neoliberais e as transfo*mações produtivas, *mpreendida* pós 1970, po* exemplo, acen*u*m a </line>
</par>
<par>
<line> necess*dade **tríns*c* de inj*nção do capital sob o tra*a*h*, ***o obj*tivo maior </line>
<line> é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> elimi*ação da *la*se trabalhadora e o *eu pa*e* enquanto sujeito histór*co *a supera*ão **sse </line>
<line> *istema. </line>
<line> É por isso que, a pa*tir d*s *nos 1970, o modelo de pr*teção *ocia* passa a ser q*e*ti**ado d* </line>
<line> for*a contundente, em função das transform*ções *esultantes d* reest*uturação prod**iv*, </line>
</par>
<par>
<line> que ocasionam *lterações, sobr*tudo das relações trabalhi*tas, c**minando no desemprego </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> na ex*i*ção *e </line>
<line> algu*s postos de trabalho. Sur*e diante d*ssa realidade </line>
<line> um a </line>
<line> n**a razão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> c*pitalismo, em que o neoliberalismo \co*vida\ o Estado a operar de ou*ra forma, trocando as </line>
</par>
<par>
<line> int*rvenções </line>
<line> no </line>
<line> campo soci*l e dir*cionando cad* v*z ***s so*uçõ*s para o c*mpo </line>
</par>
<par>
<line> econômico. </line>
</par>
<par>
<line> Cabe destacar ainda Poulantzas (19*5), t*ndo em vista </line>
<line> que o autor *ra*a uma nova </line>
</par>
<par>
<line> abordagem sobre Es**do no ca****l*smo co*t*mpo*âneo, compree**endo-o com* relaçã* de </line>
</par>
<par>
<line> forç*s. P*ra o </line>
<line> autor, pape* do Estado adensado nas r*laçõe* de *rodução na repro*ução </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*s *lasse* sociais não se r*duz ao exercício da força física, mas t*m pap*l cru*ial no *rra*jo </line>
<line> dos apare*hos ideo*óg*cos e da ideologia do*inante. Logo, a burguesia d*min**te aproveit*- </line>
</par>
<par>
<line> se d*s apa*el*o* d*spo*í*eis e da funci*nalidade do </line>
<line> E**ado pa*a or**nar reprodu*ir os e </line>
</par>
<par>
<line> pre*eitos da </line>
<line> ideolo*ia domi*ante </line>
<line> c*pitalista, sendo esta impre*c**dível par* a cons*rução </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r*prod*ç*o da divisão social do trabal*o, d** *lasses sociais e do d*mínio de classe. </line>
<line> Sob e*s* análise, * papel p*incip*l ** Es*ado resi*e na rel*ção das class*s dom***ntes </line>
<line> e n* organização do int*resse po*ítico a longo pr*zo pel* b**co no poder, este o*ganiz*d* por </line>
</par>
<par>
<line> múltiplos s*jeitos *a classe b*rguesa. Esta organ*zação do Estado é important* </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, *. 12, art. 11, p. 223-23*, dez. 202* www4.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. M. Car*o*o, S. M. Teix*ira </line>
<line> 228 </line>
</par>
<par>
<line> manutenção da* a*ianças *e pod*r e *egemonia da clas*e dominante, como ta*bém sã* </line>
<line> criadas *st*atégias de dominação e* relação *s cla*s*s domina*as. </line>
</par>
<par>
<line> De t*l mo*o, </line>
<line> para que seja viável a *a*er*alização </line>
<line> *os in*eress*s do capital, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> superacumu*aç*o, por meio do \*o*o cap*talism*\ - ne*lib*ralismo - ele reestr*tura-se, e, por </line>
<line> conse*uinte, configu*a transformaçõe* na relação cap*t*l-trabalho, prov*cando atenu*çõe* nas </line>
</par>
<par>
<line> expres*ões d* *uestão social, e o Estado, e* suas princ*pais f**ções, *rticula-se int*rfere, e </line>
<line> afianç*ndo a proteção e conservação da re*rodução da soci*bilidade capitalista. </line>
<line> 2.2 Política Social no c**ita**smo contemporâneo </line>
<line> O Es*ad* *eoli*eral intervém no social a partir de três aspectos-chave: precarizaçã* </line>
<line> da* p*lít*cas sociais es*a*ais, que fo*ali*am e segmentam o atendimento aos i*divíduos mais </line>
</par>
<par>
<line> vulneráveis; a r*merca*t*l*zação </line>
<line> dos s*rv*ços sociais, que são </line>
<line> *ransferido* *ara o mer*a*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comerci*liza**s para o consumidor e * r*filantropização das res*ost*s à questão social, que </line>
</par>
<par>
<line> conf*re à s*ciedad* civil e </line>
<line> *rganizada </line>
<line> os serviços de assistência </line>
<line> pela efetivação de práticas </line>
</par>
<par>
<line> fi*antrópicas e de car*dade. </line>
</par>
<par>
<line> A a*ti*ulaçã* </line>
<line> d**se* ele*entos reflete no </line>
<line> ideário neolibe*al de *rivatizaç*o, </line>
</par>
<par>
<line> fo*al*z*ção e descentralização; dess* mod*, o* se*ores **e p*ecisam segui* o pad**o públi*o </line>
<line> agrupa* na *ua din*mica os critérios de ef*c**ncia, eficácia e r*nta*ilidade. Po* consequência </line>
<line> disso, o ace*so * po*íticas sociais passa a *etermina* critérios *e participação, balizando quem </line>
</par>
<par>
<line> *ode d*sfrut*r, is*o é, aqueles </line>
<line> qu* *videnci*m su* pobreza, para o* quais essas pol*ticas a </line>
</par>
<par>
<line> deixa* de ser u* direito **rnam-se \pr*vilégios\ para os suj*itos *ue *o*em ut*li*á-las, e </line>
<line> mesmo com a a*oção de **itér*os de se**tividade cada v*z m*is a*pl*s. </line>
<line> No B*asi*, a im*lantação *o Ne*liberalismo t*m co*o marco primei*o o* governos de </line>
<line> Fer*ando Coll*r e, posterior*e*te, Fernando He*rique Cardoso (FHC). A *estão *o primeiro </line>
<line> gest*r foi caracterizada **la aber*ura d* *ercado nac*onal *s im*ortaç*es e pelo pr*ces*o </line>
<line> in*cial de desestatiza*ã*. Já o *egu**o, tev* co*o fu*damental c*rac*eríst**a a efe*ivação do </line>
<line> Pl*no Rea*, que r*c**endava um ajuste ***rutu*al com a in**nção de con*entir as exigência* </line>
<line> das ag*nc*a* intern*c**nais (DANT*S; SILVA; MO*TEIRO; DANT*S, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> A relação entre </line>
<line> o capit*lismo *ontempor**eo e pr*te*ão social, o afastam*nto e/*u a </line>
</par>
<par>
<line> da *edução do Est*do *e consolidou em pr*postas na defesa d* *lexibilização do m*rcado de </line>
</par>
<par>
<line> *rabal*o, da reduç*o </line>
<line> do custo com a f*rça de trabalho * *a troca de regi*es </line>
<line> pú*l**os e </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *e**rti*ão p** *egimes privados * de capitalização. Marqu** e Mendes (2013) co*tribuem ao </line>
</par>
<par>
<line> af*rmar que e*sas </line>
<line> pro*ostas foram *ndividualmente defendi*as pelo Banco **ndial e pelo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 12, art. 11, p. 223-23*, dez. **23 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *roteção Social para Aco*himento Infant*juv*nil no C*nário de Crise C*p**alista </line>
<line> 229 </line>
</par>
<par>
<line> F*ndo Monetário Intern*cional, ainda que outras instituições, nacionais *u *nternacionais, *ão </line>
<line> tenham fic**o *mu*es a s** contágio. </line>
<line> Desse modo, a* po*íticas sociais, ao assumir*m car*cterística* própri*s *a lógica </line>
<line> capitalista, os probl*ma* sociais pass*m a *e* percebid*s como conseq**ncia d* *n*apacidade </line>
<line> in*ividual dos sujeitos que *e*iva* das es**lhas dos indivíduos ou do desen*olv*mento </line>
<line> *atur*l da so**e*ade, para justificar uma atuação corre*i*a, integra*ora e/o* m*ralizad*r*. A </line>
</par>
<par>
<line> polític* </line>
<line> social adqu*re um cará*er indivi*ual próprio da tradiç*o li****l ao lida* com os </line>
</par>
<par>
<line> proble*as s*ci*is como se fossem prob*emas p**soais. </line>
</par>
<par>
<line> Os direitos sociais se*uem uma lógica individua**sta, já q*e abord** a </line>
<line> *i*adania </line>
</par>
<par>
<line> como a*go perte*cente *o *un*o *rivado e **dividual, sem pr*bl*matizar *s relações entre a </line>
<line> produção, d*str*buiçã*, t*oc*, consumo e reprod*ç*o das relaç*es sociais. Ne**a persp*ctiva, o </line>
</par>
<par>
<line> d***ino pessoal s*r** uma **spo*sabilidade que c*mp*te somente a* sujeito e inde*ende </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> relações sociais, **onômic*s * pol*ti*as nas quais está inserido. </line>
</par>
<par>
<line> Ao *eduzir a questão social a um conj*n*o de probl*mas sociai*, as políticas s*ciais </line>
</par>
<par>
<line> são or**ntadas </line>
<line> para ame*izar e conduzir </line>
<line> o* pr*blem*s concebidos como "patologias" </line>
<line> *u </line>
</par>
<par>
<line> "*esvios" tendo como desígnio a reintegr*ção do *ndivíduo desa*u**ado </line>
<line> à </line>
<line> sociedad* </line>
</par>
<par>
<line> ha*mônic*. *s*a forma de *ratamen*o dos </line>
<line> probl*mas soc**is a*s*cia-se ações a </line>
<line> *orr*ti*as </line>
</par>
<par>
<line> compreendidas c**o direção </line>
<line> técnica *as expressões da *uestão socia*, por mei* de </line>
</par>
<par>
<line> *rocediment*s téc*ico-operativos, o*de *ontrole social o </line>
<line> dos comport*mentos </line>
<line> *esviantes </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> baseado numa ação moralizadora q*e t*nd* a garantir e restabelecer comportamentos *ormais </line>
<line> dos *ujeito* *ociais. </line>
</par>
<par>
<line> Cabe ressalvar ain*a q*e a dimensão da *r*teçã* so*ial está i*teiram*nte </line>
<line> assentad* </line>
</par>
<par>
<line> p*lo jogo da* *orça* sociais e p*líticas na *o*iedad*, pod*ndo </line>
<line> atender </line>
<line> em es*ala ampla o* </line>
</par>
<par>
<line> interesses *a cl*sse trabalhadora, suas demandas e necess*dad*s características que motivam o </line>
<line> Estado Soci*l ou acolh*r *riorita*i*mente ao* interesses d* capital, mo**nto em qu* o *stad* </line>
<line> sobrevém a re*tringir dire*tos e rep*icar as demandas dos trabal*adores sobretudo *or m*io </line>
<line> *os seus aparelhos co*rcitiv*s, a*en*en*o à garantia da acumulação ca*i*al*sta. </line>
<line> E, nes*e sentido, o avanço do ne*lib*ral*s*o no Brasil nã* te*e seu fim *os gove**os </line>
</par>
<par>
<line> segui*t*s, </line>
<line> consequen*emente, a minimização **s </line>
<line> políticas *ociais. O Parti*o dos </line>
</par>
<par>
<line> T*aba*hadores (PT), que sucedeu ao g*v*rno FH*, pre*eriu pelo pact* de a*ordo de class*s, </line>
<line> dand* *ros*e***ment* às p*r*pect*vas do modelo neol*beral, *orém sob condições distintas. A </line>
<line> estratégia d*senv*lv*da pela adminis*ração d* PT foi a *e at*nd*r às demandas do capi*al, na </line>
</par>
<par>
<line> m*sma </line>
<line> proporção </line>
<line> com as </line>
<line> dos </line>
<line> trabalhadores, *s quais reivindicavam seus dir*itos * *aziam </line>
</par>
<par>
<line> enfrentamento a restriç*es do Estado formatadas pelo governo FHC. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 20, n. 12, *rt. 11, p. *23-2*9, dez. **23 *ww4.**anet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. V. M. Cardoso, S. M. Teixeira </line>
<line> 230 </line>
</par>
<par>
<line> Os governos petistas ainda con*inuaram a pôr ** exer*ício o receitu*rio neoliberal, </line>
<line> com privatizaçõe*, corte* *os gastos s*ciai*, polít**a de j*ros altos e a conseq*ente ampliaç*o </line>
<line> da dívida pública, medidas fi***is, liberali**ção e desregulamentações *p*icada* em </line>
<line> conso*ân*ia com os governos feder*l, estaduais e por um Congresso Nac*onal marc*do po* </line>
<line> *bsoluta miséri* moral. Ao seguir o pós-Consenso de *ashington, *ombinando medidas *e </line>
<line> cunho social-l*be**l aos moldes ne*liberais, legitimara* com a p*líti*a econ*mica neoliberal </line>
</par>
<par>
<line> de FHC (D*N*AS; SILVA; MONTEIRO; DAN*AS, 2019), na medida em que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estab*li*ade monetár*a, evide*ciada enquanto prim*rd**l, buscava *ar*ntir a esta*ilida*e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> crescimento econômic* p*ra *anter *s p*líticas de a*uste fiscal e juro* *lev*d*s ilesas. </line>
</par>
<par>
<line> As *mpl*cações do ne*liberalismo </line>
<line> no conte*to n*cional e na </line>
<line> pr*teção *o*ial se </line>
</par>
<par>
<line> coadunam com um* pol*tica do governo voltada para o *ocia*, ma* sem pers*ectiva de di*cutir </line>
<line> ou inter*er*r na* bases que e*tr*t*ram a *ociedade brasileira. Uma rea*id*de h*stor*c*mente </line>
<line> f*rmada por um* carência *e unidad* d* política p**gressista, rac*sta, patriarcal, con*ervadora </line>
<line> e *em o**etivo de mudanças estrut*rais. Des** maneira, s* s*st*ntou um *e*ári* decisivo para </line>
</par>
<par>
<line> q*e neoliberalismo se espraiasse cada v*z ma*s na produção e reprodu*** das *elaç*es o </line>
<line> sociais no B*a*il. * importante ter a clareza de que o ambiente de p*l*rização, reposicionado </line>
</par>
<par>
<line> na c*njuntura, </line>
<line> pr*pici*u um </line>
<line> *norme avanço da onda cons*rvado*a e do* distint*s proc*ssos </line>
</par>
<par>
<line> de ges*ão p**lica. </line>
</par>
<par>
<line> *bserva-*e * mi*o *o neod*senv*lvim*ntismo regido pelos úl**mos </line>
<line> go*e*nos, de </line>
</par>
<par>
<line> coaliz*o de clas*es irreconc*liavelmen*e opostas: </line>
<line> capital e trabal*o. Dessa *orm*, o Estado </line>
</par>
<par>
<line> *urguê*, co*o lócus de *efesa dos inter*sses do capital, </line>
<line> insti*ui tá*icas e "r*formas </line>
</par>
<par>
<line> necessá*ias" </line>
<line> destinadas à remedia*ão das c**ses d* sis*ema capitalista. ** próximo tópico, </line>
</par>
<par>
<line> abordaremos </line>
<line> al*o </line>
<line> que e*t* na ordem </line>
<line> do </line>
<line> dia: as contra**eformas para * \nova\ fase </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> neoliberalismo com tempos de r*gressão de **reitos. </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESUL*AD** E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 C*ntrarreforma* p*ra * \no**\ fa*e do n*oli*era*ismo </line>
<line> co* temp** de regres*ã* de </line>
</par>
<par>
<line> *ireitos </line>
</par>
<par>
<line> A cont*ib*içã* das contrarr*formas do Estado, para uma \*ova\ fase das </line>
</par>
<par>
<line> *onseq*ências </line>
<line> do </line>
<line> ca*i*al, opor*unizam </line>
<line> ao </line>
<line> neolibe*a*ismo não somente a so*r*vivênc*a dele </line>
</par>
<par>
<line> com* sistema d* pode*, *omo *am*ém o *e**rça. Por isso, é nece*sário compreende* que desta </line>
</par>
<par>
<line> par*icular *adicaliza**o provoca-nos distinguir o *arát*r tan*o plás*ico, </line>
<line> c*mo plural </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. 20, n. 12, **t. 11, p. 223-23*, de*. 2023 </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.*r/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pr*teção Social para Acolhimento I*fantojuveni* no Cen*r*o *e Crise Capital*sta </line>
<line> **1 </line>
</par>
<par>
<line> n*oliberalismo em suas facetas. En*retanto, é necess*rio a partir das **ntrar*eformas ent*nd*r </line>
</par>
<par>
<line> que é preciso *r alé* para ap*eender o sentido *as *ransformaçõe* cont**por*neas </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> n*oliberal*smo e* *ua \n*va\ faceta. </line>
</par>
<par>
<line> Toma-s* também para o d**ate a análi*e dos movimentos de </line>
<line> contrarre*ormas *os </line>
</par>
<par>
<line> *ifer*ntes gover*os e *ue contribu*m de certa fo*ma para </line>
<line> compreend*rmos a co*juntu*a </line>
</par>
<par>
<line> a**al, enfatizando a* pa**icul*ridades do con**xto sociopol*tico que sucederam, </line>
<line> in*lusiv*, </line>
</par>
<par>
<line> problem*tizando alg*ns dos des*obrament*s na socieda*e bra*il*ira c*ntempo*âne*. </line>
</par>
<par>
<line> *m Be*r*ng (*003), a cont*arr*forma, ao ser v*sta como regressiva e conservadora, foi </line>
</par>
<par>
<line> d*fini*a por fatores internos e exter*os, b** </line>
<line> *omo pela orga*ização política </line>
<line> da coalizão de </line>
</par>
<par>
<line> centro-direita protagoniza*a por Fernan*o Hen*ique *a*do*o, mais especif*camente na *écada </line>
</par>
<par>
<line> ** 1990. S*gundo * auto*a, a contrarreforma soment* se to*nou viáv** por </line>
<line> conta de alguns </line>
</par>
<par>
<line> el*ment*s que prece*er*m os anos 1990, tais com* a crise econô*ica *os an*s </line>
<line> 1980; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reestrutu*a*ão da produção e da ace*taçã* espontânea *e um processo **odutivo mais flexível </line>
<line> e do **oce*so de democ*ati*ação do p*ís. </line>
</par>
<par>
<line> Como pon*uam Dantas, Sil*a, *onteir* e D*ntas (2019), o fin*l do* an*s *99* e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> início d*s anos 200* oc*sio*am tra*sf*r*ações extraordinárias na configura*ão **cio*o*ítica </line>
<line> sul-americ*na, gerada* especi*lmente pelos sinais de colapso do neolibera*ismo em seu plano </line>
</par>
<par>
<line> ec*nômico, corrobora*as pela ext*n*ão </line>
<line> d*s </line>
<line> *esequilíbrios **cro*co*ômi*os, do ataque a*s </line>
</par>
<par>
<line> di*eitos s**iais e d* *r*scente desemprego estrutural e pauperismo da popul**ão. </line>
<line> Na parti*ular*dade br*sileira, a cris* capitali*ta *onc**re com a c*ise polí**ca e tem se </line>
</par>
<par>
<line> consolidado atrav*s de diferentes at*ques à classe trabal*ado*a, </line>
<line> *s instit*ições públicas, aos </line>
</par>
<par>
<line> serviços s**i*is, com * apro**ndamento *a per*pectiva neolib***l, e* sua fac* ma*s atro*. </line>
</par>
<par>
<line> Para Marini (20*0, p. 10*), * dependê*cia deve ser "en*end**a co*o *ma r*lação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> subordinação entre naçõ*s fo*ma*me*te inde**n**n*es, em cujo âmbito *s relações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pro*u*** d*s *ações s*bordin*das são modificada* ou recriadas *ar* assegurar a reprodução </line>
<line> ampliad* da dependência", que s* pode ser suplan*a*a f*ra dos limite* do sistema capita*ista </line>
<line> de prod*ção. </line>
<line> Ca*a vez mais, * *aís torna-se de*e*dent* dos *actos, para **é* do aspecto </line>
</par>
<par>
<line> e*onômico, </line>
<line> co* os p*í*es *esenvolv**os. E a no*a fase </line>
<line> da *ep*ndência most*a que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de*env*lvi*ento eco*ômico enfrentado pela pe*iferia do s*stema - o caso d* Br*sil den*ro de </line>
<line> uma condi*ão de p*ís em d*se*vo*vimen*o -, median** o entend*mento de que * alargamento </line>
<line> da economi* de *ertos pa*ses é c*ndiçã* par* o desenvo*vim*nto de outr*s ec*nomi*s, </line>
<line> *ome*t* *om*s um p*í* *ue s*mente ref**te * expansão dos países *o*inantes, **ja vis*a ser </line>
<line> e**es sustentados por a*ueles. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina *I, v. 20, n. 12, art. 11, p. *23-2**, dez. 2023 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. M. C**doso, S. M. Teixeir* </line>
<line> 232 </line>
</par>
<par>
<line> Co*o asseve*a Silva (2018), * governo golpista e ilegí**m* de Temer b*scava conter </line>
</par>
<par>
<line> *odos os avanço* conqu*stados a partir da lu*a socia*, p*ra t*nto se fez necessário pr*por </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> conv*rsão do E*tado *ras*leir* à exacerbação do *eoliberalism*. A age*da das </line>
<line> contra*r*for*as é um misto s*nt*tico da regress*o dos d**e**os sociais a longo p*azo, temos a </line>
<line> PEC 241/*5, que *ndic* o congelamento das des*esas *o Governo Federal por 2* anos, sendo </line>
<line> ela a b*s* na qual tod*s as *utras *nco*tram sol* fértil pa*a o enraizamento. </line>
<line> A*ém disso, são empreendid*s med*das que vão desde * proteção legal para </line>
<line> *nvestiment* p*ivado n* form* das parc*rias p*blico-privad*s, passa*do pela b*sca de </line>
<line> equilíbrio *isca* atrav*s de ajuste estru*ural e pelo des**nte da proteção so*ial. O resultado já </line>
</par>
<par>
<line> está *endo *efl*tido numa ainda </line>
<line> maior precarização e sucateamento dos serviços p*blicos, </line>
</par>
<par>
<line> *omo saúd*, e*ucação e assistência so*ia*. Ou seja, *ndepen*entem*n*e de ide**ogia </line>
</par>
<par>
<line> partidá*ia, o </line>
<line> Estad* b*rguês, at*avés de cada go*erno, segue na defesa do **pi*al </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> detrimento d** direitos soci*is. </line>
<line> Outr* pon*o impor*ante a ser mencionado sob*e o p*ojet* d* desc*n*tr*ção do Estado </line>
</par>
<par>
<line> e s*ciedade </line>
<line> aqui analisado é **e d*sde 2013 c*ntínu*s mo*entos históri*os evi*enciam </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ava*ço do *onservador*sm* nacional, *os *oldes do *ue apont* Boito *úni*r (2020), pois n*o </line>
<line> te*os so*e*te um conservadorismo em si, num *entido único, mas este *tua*mente se mostr* </line>
</par>
<par>
<line> cada vez mais avassalador, *or *m viés do </line>
<line> conservador*smo político, econô*ico e moral </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> direi*a. </line>
<line> *ra reeditand* te*dências e </line>
<line> mom*nt*s </line>
<line> já conhecid*s, *ra *rop*r**on*ndo à </line>
<line> t o*a </line>
</par>
<par>
<line> nov*s elementos. O conservadorism*, em *ua nova fa*e, b*sca distanciar-se d* **c**nali*m*, </line>
<line> pois pr*za *elo pr*ncíp*o conservado* *a i*ra**on*lidade human*. </line>
<line> Gove*no* que se *tilizam desse princ*pio alime*tam e radicali*am o neoliberalis*o na </line>
</par>
<par>
<line> soci*dad* </line>
<line> por *eio de suas </line>
<line> próprias crises, como a cris* de 2008. O neoliberalismo só se </line>
</par>
<par>
<line> su*tent* e *e reforça po*que gov*rna me*iant* a crise. Com **eito, a partir dos anos *970, o </line>
<line> neoliber*lismo se *ustenta das crises *conômicas e sociais que gera. *ua respo*t* é *mutável: </line>
</par>
<par>
<line> em *ez d* </line>
<line> disc*tir a lógica </line>
<line> *ue as gero*, é *reciso induzir ai*da mais longe </line>
<line> *ssa me*ma </line>
</par>
<par>
<line> lógica e busc*r refo*çá-*a *e m*do i**e**nido. Somado ao e*posto, Dardot e L*val (201*) ao </line>
<line> mensu*a* *obre o neoliberalismo co*o a nova razão do mundo, ex*õem qu*: </line>
<line> O n*oliberalismo é a razão do capitalismo contemporâneo, de u* c*pitalism* </line>
<line> des*mpe*ido de *u*s r*ferênc*as arcaizantes e plenam*nte *ssum**o como </line>
<line> cons*ruçã* his*óri*a e norma geral *e vida. O neoliberal*s*o pode ser definido como </line>
</par>
<par>
<line> o co*junto de dis*ursos, pr*t**as dis*osit*vos que determinam *m nov* *odo de e </line>
<line> g***rno dos home*s se*undo o princ*pio universal da co*corrência (DARDOT; </line>
<line> LAVAL, 2*16, p. 16). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 20, n. 12, art. 11, p. 223-239, dez. *023 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Prot*ção Social para *colhimento Infantojuven** n* C*n*rio de Crise *apit***sta </line>
<line> 2*3 </line>
</par>
<par>
<line> As cont*arrefo*mas pa*a a \no*a\ fas* d* neo*ibe*alismo com tempos de regressão de </line>
</par>
<par>
<line> d**eitos respondem e </line>
<line> coadun** seus princípios às compatibilidades inerentes ao sistem* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> cri*e econômica. A carência de esco*has não é tão *omen*e a man*fe**ação de *m dogmat*smo </line>
</par>
<par>
<line> *o pl*no intelec*ua*, mas expressão ** um funcionamen*o sistêmico, a </line>
<line> em escala mundial. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra proteg*r a globalização/finan*eiri*a*** e/ou reforçar a Uniã* Europei*, como cit* </line>
<line> Chenais (2*05), *s Estado* esta*elecem múltipl*s regras que os induzem a *eagir *o senti*o </line>
<line> d* si*tema. </line>
</par>
<par>
<line> A*emai*, o que é *ais recente e sem *úvida faze* j*s à nossa atenção é q** agora </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> papel do Estado se nutre das re**ões *egativas q*e g**a </line>
<line> no plano </line>
<line> pol*tico, já **e reforça </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mesma hostilid*d* *olítica q*e provoca. *resencia-s* u*a de suas metamorfoses, e não é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> menos pe*igosa, posto que o governo *eoli*eral não ***ita e* instrumentalizar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> ressen*iment*s de um extenso setor da população, da *alta de identidade na*ional e d* </line>
<line> *roteção pelo Estado. </line>
</par>
<par>
<line> * \nova\ fase </line>
<line> c*nj*ga-se com o fechamento de fronteiras, a c*n**rução de *uros, </line>
</par>
<par>
<line> ne*a**o </line>
<line> de *ireitos, op*essã* social, empobrecimento do su*eito, ret*li**ão * class* </line>
</par>
<par>
<line> trabalhadora e às instituiç*es pública*, *ma *fensiva *eclarada cont*a os di*ei*os </line>
<line> humano*, </line>
</par>
<par>
<line> a*usados de *o*o*ar em perig* a segurança. Como é poss**el e*ta metamorfose do </line>
</par>
<par>
<line> neoli*er*lismo? Dian** d*sse **n*rio, q*al a *ontri*u*ção da funcionalidade *o Estado </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*sti*u*ções de ac*lhim*nto infanto*uvenil? Qu*is tendênci*s s* colocam em disputa? </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Discu*indo o pa**l do estado em i*s*ituições de acolhimen*o infant**uvenil: </line>
<line> tendênc*as em disputa no cenário atual </line>
<line> A par*ir da Cons*ituiç** da Repúb*ica Fed*rati*a ** 1988, crianças e a*oles*ent*s sã* </line>
<line> considerad*s *u*eitos de direitos c*nstit**i*nais, competindo à família, sociedade e estado </line>
<line> asseg*rá-los com a *bso*uta prioridade. *a*s di**it*s *oram r*gulamentados pelo Estatu*o da </line>
<line> Criança e do Adolescente (EC*), em 199*. As crianç*s * *d*le*c*n*es que contiveram seus </line>
<line> d**eit*s viol*dos ou qu* estão sob r*sco no a*bient* familiar e/ou c*munitário, devem ser </line>
</par>
<par>
<line> prot*gidos, </line>
<line> at*avés d* distintas medida*, entre </line>
<line> estas, a </line>
<line> *e acol*i*ento, </line>
<line> c*m af***amento </line>
</par>
<par>
<line> excepc*onal e provi*ório, sendo *dotado quando todas *s outras *ossibil*dades de interven*ão </line>
<line> forem esgotadas. </line>
</par>
<par>
<line> Dian*e do *xposto, </line>
<line> quest*ona-s*: qual a fun*ão *o E*ta*o perante a realidade dessa* </line>
</par>
<par>
<line> instit*ições, prin*ipalmen*e diante do s*cateamento *os </line>
<line> serviços sociais </line>
<line> pú*licos e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> fragm*ntaç*o </line>
<line> em materi*lizar a polít*ca de a*olhi*ento insti**ciona*? O acolhime*to </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, **resina *I, v. 20, n. 12, *rt. 11, p. 223-*39, dez. 2023 </line>
<line> www4.**anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. *. Cardoso, S. M. Teixeira </line>
<line> 234 </line>
</par>
<par>
<line> criança* e ado*escent*s contin*ava sen*o </line>
<line> u** práti*a corriqueir* s*gu*da **lo Estado como </line>
</par>
<par>
<line> forma d* at*nção e cu*dado a es*e segment*, com ênfas* nos mais empobrecidos. Importante </line>
<line> ressal*ar, como m**tram Ford e Mendes (*02*), tanto o Eca *omo as Or*entaçõ*s Téc*icas </line>
</par>
<par>
<line> para os ser*iço* *e aco*him*nt* fora* *aterializados dentr* *e uma nova óptica </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ate*dimento, p*utad** em al*eraçõe* *o qu* diz a estrutura e o funcion**ento das institu*çõe* </line>
<line> de a*olh*mento, provocando mudanças na sua di*ensão meto**lógica e ped*gógic*. </line>
<line> *s i*st***ições de ac*lhi*ento superam um per*i* segmentado, fragmen**do e </line>
</par>
<par>
<line> *ocal**ado </line>
<line> no *ual aco*h*am várias crianças e </line>
<line> adoles**nte* separados por sexo, </line>
<line> idade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> deficiê**ia, * qu* ofere*iam t*d*s o* *erviços e* um* ins*ituiç*o e*pecífica. *o*e em di*, as </line>
</par>
<par>
<line> in*tituições </line>
<line> não **dem abrig*r mais de 20 *rianças e </line>
<line> a*olescentes, q*e não de*em estar </line>
</par>
<par>
<line> separ*do* por *erfil. Além do mais, nece*sitam fazer **o dos serviços ***enciais ao seu </line>
</par>
<par>
<line> dese*volvime*to, na própria </line>
<line> c**unidade, c*m* s*ú*e, educa*ã*, lazer, e*c. (*ORD; </line>
</par>
<par>
<line> ME*DES, 2*20). </line>
</par>
<par>
<line> Com políticas b*sic** artic*ladas com a ed*cação, a saúde, a assistência so*ial e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> moradia, o objetiv* ma*or é garantir a prote*ão integ**l da c**ança e do adol*scente, e d*sta*ar </line>
</par>
<par>
<line> o ate*dimento àque*es q*e viv** e* condiçã* de n*cess*dade e, </line>
<line> por isso, *ecessitam </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> serviços de car*ter *spec*alizad*. Diante dessa no*a lógica p*oteti*a, </line>
<line> compete </line>
<line> a* Estado </line>
</par>
<par>
<line> ass**ir * p*opor*ionar ser*i*os b*sico* de atend*m*nto, nã* mai*, portanto, segundo crit*rios </line>
</par>
<par>
<line> per*eados </line>
<line> pela culpabi*idade ind*v*dual e familiar. C** iss*, o in*uito confo*me d*staca*o </line>
</par>
<par>
<line> por Machado (202*), modifica-se a concepção de situ*ção </line>
<line> irregular par* uma concepção de </line>
</par>
<par>
<line> proteção integral, como preconi*ado p*la Decl*ração Intern*ci*nal dos Direitos da *rianç* e </line>
<line> do Adolescente, mesmo **e ten*a ocorrido na co*juntura atual * c*ntrári*. </line>
</par>
<par>
<line> O problema que se a*res*nta neste estudo, q*anto às *endências em </line>
<line> di s put a </line>
<line> no atual </line>
</par>
<par>
<line> cená*io de negacio***mo pelo Es*ado *eoliberal, s*tua-se na adequação d*s**s insti*uiçõe* *e </line>
<line> acolhi*ento às no*mas l**ais * regulame*ta**s de aparelhamento e f*ncio*amento, de modo a </line>
<line> afian*ar a efet*va prot*ção *ntegral das criança* * do* adolescentes (FONSECA et al., 2021). </line>
<line> Existem aspectos instituciona*s que atuam com* fatores positivos de p*oteção na i*stituição, </line>
</par>
<par>
<line> tais </line>
<line> *omo: *ap*cidade dos f*ncionários da instituição para exercer suas f*nções, arranjo </line>
</par>
<par>
<line> multidisciplinar d* *quipe de </line>
<line> profi**ion**s, a*ém do pl*no de trabalho in*ti*ucio**l </line>
<line> a*ustado </line>
</par>
<par>
<line> com *s princí**os do *CA (B*A*I*, 199*). </line>
<line> Co*tudo, A*io*i *t al. (20*8) assinalam que muitas instituiç*es apresent*m probl*mas </line>
<line> de dista*ciamento *ocial da família, carência de *ro*issionais qua*ifi*ado*, r*dí**o de recu*so* </line>
<line> humanos, s*perlot*ção, o que *trapalha a ef*tivação *e um trab*l*o de qualidad*, sendo esses </line>
</par>
<par>
<line> fat*res pr**iciados pe*a retir*da dos investimentos no se*o* p*blico, h*ja </line>
<line> vista i*so não ser </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**si*a, v. 20, n. *2, a*t. *1, p. 223-239, dez. 202* </line>
<line> ww*4.fsan**.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pr*teção Socia* par* *colhimento Infan*ojuvenil no C*nári* de C**se Capitali*ta </line>
<line> 235 </line>
</par>
<par>
<line> in*e*es*e da mund*al*z*ção do c*pital. Ad*mais, al*rta-*e també* para o fato de que certas </line>
<line> caracter*sti*as ambient*is da* in*t*tuiçõe*, s*ja* os as*ectos *ísicos (estrutura física, </line>
</par>
<par>
<line> funcionamento o e </line>
<line> perfil dos profi*s*onais) *eja ausê*cia de quali*icação d*s profissionais, </line>
</par>
<par>
<line> são vistos co** fatore* de risc*, sobretudo ** *u* diz res*eito à segur*nça, à s*úde física e </line>
<line> ps*cológica *as crianças e adolesc*ntes. </line>
<line> São e*s*s estruturas que determi*am e dificu*tam, i*clusive, práticas de soci*liza*ão, o </line>
</par>
<par>
<line> *ue *eva os sujeitos à aceitação do modo de expl*ração no* </line>
<line> *ua*s </line>
<line> estão inserido* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> subm*tidos. Viol*ncias *u* são enraizadas e re*rodu*idas ao l*ngo d*s dé*adas e sem </line>
</par>
<par>
<line> pers**cti*a d* mud*nça, ta* é a in*fi*iên*ia da* </line>
<line> políticas públicas e**stentes situadas den*ro </line>
</par>
<par>
<line> da \n*va\ co*juntura do **pital, de *und*a**zaçã*, globaliz*ç*o, ** lucro* e câm**o. </line>
</par>
<par>
<line> Al*uma* crianças e adole*centes ac*lhidos </line>
<line> *o*em ter s*u </line>
<line> de*envolvi*e*to (social, </line>
</par>
<par>
<line> co**itivo e </line>
<line> em*c*on*l) af*tado, não só pela própria cond*ç*o d* af*stame*to famil*ar, q*e, </line>
</par>
<par>
<line> por </line>
<line> si só, já traz *entimen*o de inse*urança, medo, a*sied*de * dificuldades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *elacionamento, ma* *amb*m pela qualidade da assistê*ci* *ue lh*s é oferecida (FONSECA </line>
<line> et a*., 202*). </line>
</par>
<par>
<line> *demais, a sociedad* vivencia a violê*cia estrutura*, especialm*nte as </line>
<line> *amíli** </line>
</par>
<par>
<line> vítimas d* </line>
<line> vulnerabilida*e so*ial, econô*ica, </line>
<line> **ltu**l e política, que in*ide par* a su* o </line>
</par>
<par>
<line> exclus*o soci*l, *conômi**, **lítica e que se *guça com * falt* d* invest**ento e* polític*s </line>
</par>
<par>
<line> públicas. Um outro ponto que merece desta*ue são </line>
<line> a* dis*in**s *udanças ocorridas </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> *rganização familiar com as situações de risco e violência, o descaso da* polí*i*a* públic** e </line>
</par>
<par>
<line> *odos os a*pe*to* d* a*biente com*nitário, </line>
<line> cultural, social, econômico e político em *ue as </line>
</par>
<par>
<line> fa*í*ias estão inseridas, bem *omo não se pod* dei**r *e ajuizar o *spe*to coletivo, p**a </line>
</par>
<par>
<line> ent*o *ntender as deman**s *a*ente* de cada indivíduo. *iante *esse </line>
<line> context*, cri*nças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ad*lescen*es, em situa*ão de ri*co e vuln*rabilidade, tornam-se as princ*pais *ítimas. </line>
<line> A oper*c**naliz*ção e efetivação *o propósito d* cidadania nas entidades *e </line>
</par>
<par>
<line> at*ndimento à crian*a e a* ad*lescent*, </line>
<line> embasadas nas p*emissas e </line>
<line> *ri*cíp*os elenca*os *o </line>
</par>
<par>
<line> E*A e, sobretudo, pelo dese*pen*o do E*tado, co*s*itui-se em um grande desafi*. Posto qu* </line>
<line> o s*stem* e*onômico neolib*ral tem co*o princípio bá*ico o *ortalecimento do me*cado e o </line>
<line> enfraq*ecimento da* ações d* Estado, de maneir* especi*l em r*lação ao* se*viço* ofertados </line>
<line> pe** *olítica púb*ica de *ssistê*cia social. </line>
<line> *ignifica afirmar qu* o ret*oces** do Estado *rent* às problemáticas socia*s de </line>
</par>
<par>
<line> *iolência*, a*andon* e po*r*za, *ue env*lvem público inf*n*o-juvenil coloca a *ocied*de o </line>
<line> civil para assumir a *esp*nsabilid*de por *aranti*, ainda que p*ecariame*te, serviç*s </line>
<line> institucio*ais como os de instituições *e acolhi*en*o para crianç*s e adolescent*s. A falta da </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 12, art. 11, p. 223-*39, dez. 2023 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. V. M. Cardoso, S. M. T*ixeira </line>
<line> 236 </line>
</par>
<par>
<line> base do Estado * serviços como * d* acolhiment* i**titucional ocasiona *randes d*ficuldades </line>
</par>
<par>
<line> para *l*no f**cioname*to d*s instit*ições, que o </line>
<line> diante d*ste cenário, u*a v*z </line>
<line> qu* *ont*r* </line>
</par>
<par>
<line> c*m ***anizações so**ais e m*i*as vezes exclu*ivamen*e com *uxílio fin*n*ei** c*munitári* </line>
<line> para gara*t*r * efet*vida*e d*s ativ*dades p*opos**s. </line>
<line> Ou*ro fator importan** a *er **ncionado e t*nd*nci* *tu** é a expansão das </line>
</par>
<par>
<line> *rganizações *ã* Go*erna*en*ais * os limites de in*erve*ção do *s*a*o n* gestão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> en*idades privadas. Ao </line>
<line> contrata* org*nizações </line>
<line> não </line>
<line> g*vern*mentais, estas muitas vezes </line>
</par>
<par>
<line> exec*tam o s*rviço po* me*o de projetos temporár*os *u ações eventuais, da*ão prioridad* ao </line>
</par>
<par>
<line> regime de relações f*agiliz*d*s, por projetos e temp* </line>
<line> determinado, *e* </line>
<line> poss*bilidade de </line>
</par>
<par>
<line> ac*ssar di**itos *oc*ais, traba*hi*tas, t*r*o re*un*rações rebaixa*a* e, e* *uitos ca**s, </line>
<line> co**boram para a ma*utenção *e m**tiplos *íncul*s. </line>
</par>
<par>
<line> A des*gualdade e a </line>
<line> concentração de renda, </line>
<line> que se intensificam nas </line>
<line> c*nt*mpo***eas </line>
</par>
<par>
<line> fo*mas de acumulação c*p**alis*a, *e*ivam de *uda*ças na es*era da produção, associad*s * </line>
</par>
<par>
<line> n*va *egemonia n*oliberal-financeira, * *raz*m *omo c*nseq*ência o </line>
<line> *grava*ento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> "questão social" e su*s *xpress*es na *ida social *obr*tud*, do p*pel do Estado. *om* e, </line>
</par>
<par>
<line> si*alizam Pi*i Silva (*02*, p. 176), "a privati*ação das esfera* e </line>
<line> do Estado e a **dução </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> polí*icas sociais têm acirrado a destruição de direitos **ciais e humanos, uma vez </line>
<line> que a * ut a </line>
</par>
<par>
<line> p*la *ida ganha *ontornos da vio*ência do Est*do, que se dá pe*a desestruturação das </line>
<line> oport*nidade e *ossi*ilidades de melhoria d* vida. </line>
<line> Conclui-s* *ue o confl*to e**re as premi**as elaboradas nos i*ens anterio*es, be* </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> *s que *istoricamen*e *ã* vis*vei* e sustentaram * polít*ca </line>
<line> de atend*mento </line>
</par>
<par>
<line> infant*juveni*, - voltada para a i*fânci* *mpobrecida, objeto da ação ** Es*ado (e nã* su*eito </line>
<line> d* direitos) - permanece s*ndo reproduzida e desco*rin*o def*nsores. *m geral, o processo de </line>
<line> part*ci*a*ã* do papel do Estado no novo neolibera*ismo *o*oca em di*puta * troca do Estado </line>
<line> com o *rande c*pital, somada a baixa a*u*çã* *o campo d* defesa dos di*eitos de criança* * </line>
<line> adolescentes, que ** e*contram em unidades institucionais d* acolhimen*o. </line>
<line> Mesmo com a au*ência do Estado *a g*rantia e pr*moção do* direi*os da cri*n** e do </line>
<line> *dolescente, há a ne*ess*dade de resistê**ias para continuarmos a lu*a po* **reito*, d* modo a </line>
</par>
<par>
<line> exigir e </line>
<line> ampl*ar a re*ponsa*ilização do Estado. Espera-se então que essa reflexão contribua </line>
</par>
<par>
<line> para a c**tinuidade </line>
<line> do árdu* </line>
<line> p*ocesso ref*exivo, de execuç*o e *e re*on*ecimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rianças e *dolescen*es como suj*itos *e direitos. Que a *preensão da totalidade social seja </line>
</par>
<par>
<line> condiç*o p*ra a*álise dos determi*ant** soc*ais, políticos * econ*micos, formulaç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> re*postas às demandas infa**o-juv*nis. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres*na, v. 2*, n. 12, art. *1, p. 223-239, dez. 2023 www4.f**net.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proteção *ocial p*ra Ac*lhimen*o Infantojuvenil no Cenário de Cr*se Capitalista </line>
<line> 237 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CO*SID*RAÇÕ*S FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A a*omoda*ão do governo neolibe*al está fundada n* *ens***nto político burguês </line>
<line> financeirizad* que extingue o *nvestimen*o nas *olíticas sociais e* detrime*to de aplic*ç*es </line>
<line> n* merc*do financeiro, rev*rt*ndo o s*stema de direitos na c*pitali*ação e *a l*crati*idade do </line>
</par>
<par>
<line> pacote *e </line>
<line> *egóci*s e bens s*ciais, *omo vem aconte*endo com * *aúd*, a educação, o que </line>
</par>
<par>
<line> dific*lta, inclusive, o a*esso de cr**nças * adoles**nte* pob*es a esses s**viços. </line>
</par>
<par>
<line> S*stenta-s* *esta </line>
<line> c*njunt**a desprot*ção social, in*adida na s*bjet**idade do seu * </line>
</par>
<par>
<line> c*r*ter f*cal*sta e seletivo emer*ente sob a forma de *olítica social. *, pois, um momento de </line>
<line> fragilização da efetivid*d* dos princípios consti*u*ionais, dos princípios do ECA, da polít*ca </line>
<line> de *c**him*n*o *s i*st*tu*ções em suas orientaç*e* e n*rmat*vas, e que integram um padrão de </line>
<line> dignida*e e *umanidade mínimo. </line>
<line> Assim, entendemo* que sob e**a conjuntura, **rmeada pel* o*ientaç*o neoliber*l, de </line>
<line> *ontrarrefo*mas (desd* a déc**a de 1990) qu* levam *s \novas\ f*ceta* da *de ne*libe*al </line>
<line> contemp*rânea, o e**ressi*o papel dos g*verno* c*racterizados pela d*re*ta, prin*ipalm*nte, </line>
</par>
<par>
<line> provocam *m* trajetória prop**it*l *e regre*sã* d*s direit*s, ancorada pela crise *iscal </line>
<line> e, </line>
</par>
<par>
<line> consequ**t*, rem**ã* do E*tado </line>
<line> d* </line>
<line> cena. Se**o, pois, este cenário desi*nado pela </line>
</par>
<par>
<line> ine*pr*ssividade de </line>
<line> intervençõe* </line>
<line> via polít*ca* </line>
<line> públicas (de *eg*rid*de Soci*l), aind* que </line>
</par>
<par>
<line> estas sejam const*tuc*ona*mente a*rese*tadas como *irei**s da cl*sse tra*alhad*ra e, p*r*anto, </line>
<line> dos s*je*tos soc*ais. </line>
</par>
<par>
<line> A re*lização deste estudo coloca </line>
<line> em evid*n*ia **a *uestã* signif*cativa pa*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento das instituições d* acolhiment* s*c*oas*istencia* junto ao* *dolescentes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> crianças, acolhi*ento que é * el*boração d* projetos </line>
<line> de vida, m*di*n*e a *aterializa*ão ** </line>
</par>
<par>
<line> g*rantia de direi*os, pensar *a constru*ão desses </line>
<line> projetos, *i*nte </line>
<line> de um* *ers*ectiva </line>
</par>
<par>
<line> *otalm*nt* e**lude*te e amparado na manutenç** das *struturas sociais d*m*na*tes. </line>
</par>
<par>
<line> REFER*NCIAS </line>
</par>
<par>
<line> ACIO*I, *. M. L et al. Avaliação dos ser*iços de *colhimento institucional de cria*ças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*olescentes </line>
<line> no Recife. Ci*n*ia & S*úde Coletiva, 23 (*): 529-542. Disponíve* em: </line>
</par>
<par>
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<line> A. V. M. C*r*oso </line>
<line> S. M . Teixeira </line>
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<line> 1) concepçã* e planeja*en**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) a*álise e interpr*t*çã* d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do rascunho o* na revisão *rítica d* *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) *art*cipaç*o na ap*ovação da versão final do m*nuscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 20, n. 12, art. 11, p. 223-*39, dez. 2023 </line>
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