<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 3, art. 1, p. 3-21, mar. 2*2* </line>
<line> IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.*.1 </line>
</par>
<par>
<line> O Uso d* Rendibilidade Financeira como *n*icador de *va*iação ** Desempenho e d* </line>
<line> *ontribuiçã* de Empresas *úbli*a* no bem-Est*r Social: Uma R**lexã* Teórica </line>
<line> T*e us* of Fin*n*ial Pro*itability as a Perfo*ma*ce Evaluation I***cator and *f the </line>
<line> Contribut*on of Stat*-Owned Enter*rises in Social W*ll-*eing: A Theoreti*al Reflec*io* </line>
</par>
<par>
<line> Angelo A**ónio Ma*uá*ua </line>
<line> Doutor pe*a **iversid*de Eduardo Mondl*n* Mocambiq*e </line>
<line> Professor *uxiliar do Depart*men*o de Contabil*dad* e F*nanç*s, Faculda*e d* E*onomia, Un*ver*idade Eduardo *ondlane </line>
<line> angelomacuacua50@gma*l.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: A*g*l* A*tó*io Ma*uác** </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. T*n*y Ker*ey de Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> Univer**d*de Eduardo Mondlane, 345* Aveni*a *ulius </line>
<line> Rod**g*es </line>
</par>
<par>
<line> N*erere, Ma*uto, Moçamb**ue. </line>
</par>
<par>
<line> Artig* recebi*o em </line>
<line> 30/09/2*23. Úl*ima </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> . </line>
<line> recebid* em 18/1*/2023. Apro**do em 19/10/*023. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliado p*lo s*s*ema Triple Review: De*k *eview a) </line>
<line> *elo Edi**r-Chef*; e b) Double Blind Revie* </line>
<line> (avali**ão cega por dois avaliado*es da áre*). </line>
<line> Revisão: Gramatical, Norm*tiva e *e *ormataçã* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. Macuác*a </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> R*S*MO </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> *resente arti*o apresenta uma refle*ão teóric* sob*e *s fund*mentos da utilizaçã* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> rendibi*id**e finan*eira c*mo ind*c*dor d* desempenho e da co*tri*uição </line>
<line> das </line>
<line> empre*as </line>
</par>
<par>
<line> públicas no be*-e**ar *ocial. Em t*rmos especí*ico*, pretende-se *roporcion*r maior </line>
<line> familiaridade com as *is*us*ões acadêmicas sobre o tema, p*ra com*ree*der as limitações da </line>
</par>
<par>
<line> trans*osição de m*tri*as de dese*penho de </line>
<line> empresas que persegu*m o maior r**orno </line>
</par>
<par>
<line> financeiro possível par* o* *eu* acionis**s, na *ed*ç** do desemp*nho de *mpresas *úblicas </line>
</par>
<par>
<line> que, *l*m </line>
<line> de per*eguirem objetivos </line>
<line> econô*i*o*, também pers*guem objetivos *o**a*s, </line>
</par>
<par>
<line> **líticos até d* segurança nacion*l. A *uest*o e </line>
<line> centr*l da pesqu*sa é: ser* que uma </line>
<line> maior </line>
</par>
<par>
<line> rendibilidade financei** reflete </line>
<line> um bom d*sempenho e uma boa contri*u*ção de </line>
<line> em*resas </line>
</par>
<par>
<line> púb*i*a* no bem-estar social? Na busca da *esposta *a*a a questão da pesqui*a, foi re*l*zado </line>
<line> um estudo qualitati*o at*avés de pro*ed*mentos téc*icos da pes*uisa bi*l*og**fic* c*m **co </line>
</par>
<par>
<line> na an*lis* c**tic* de </line>
<line> c*n*eúdo. * conc*usão da pes*u**a é a de </line>
<line> q*e nem s*mpre um* </line>
</par>
<par>
<line> *e*dibilidad* financeira elevada repr*senta um uso eficiente dos recurso* públicos e, por </line>
<line> conseguinte, *m bom desempenho das empresas púb*icas. P*líticas governament*is, inclui*do </line>
</par>
<par>
<line> a*uelas *u* </line>
<line> defi*em fixação e revisão de **eço*, e a naturez* monopolísti*a a </line>
<line> em que </line>
</par>
<par>
<line> algumas empresas públicas op**am, podem camuflar *neficiências opera*ionai* das empresas, </line>
<line> com c*stos econômicos e sociais ele*ados qu* são *uportados pelo cidadã*. </line>
<line> Palavr*s-Chave: Ren*ibilidade *inan*eira. *mpres*s Públicas. Eficiência. *esempenho, </line>
<line> Bem-Esta* So*ial. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> *his paper presents a *heoretical *eflection on t*e fundamental* of using financial **ofitability </line>
<line> *s a performan*e indicator and on the *o*tribu*i*n of state-owned enter*rises to s*cial well- </line>
<line> being. In *pec*f** terms, it is inte*ded to *rovide gr*ater fa*iliarity with academi* di*c*ssi*ns </line>
<line> on the s*bject, to underst*nd *he li*itations of *ra*spos*ng perfo*ma*ce metrics of en**rprises </line>
</par>
<par>
<line> **at pursue the g*e*test possi*le f*na**ial return for th*i* shareholders, in measuri*g </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> perfor*ance of state-*wned ent*rprises th*t i* add*tion t* pursuing eco*omic o*jectives, they </line>
<line> also *ursu* so*ial, *olitical an* even na*iona* s*curity obje*t*ve*. T*e cen*ral quest*on of the </line>
<line> r*search *s: does gre*ter financial profita*ility refl*ct a good *erformance and contri**tion of </line>
<line> stat*-owned en*erprises to social well-being? In the *earch for t*e answ** to *he research </line>
</par>
<par>
<line> qu*stion, a ***litat*ve </line>
<line> study *as carried out thr*ugh t*c*nical </line>
<line> p*o*ed*res </line>
<line> *f bib*i*graphic </line>
</par>
<par>
<line> research with a focus on *ritical conte** analysis. The con*lusion of th* res*arch i* *h*t a high </line>
<line> fin*ncial ret*rn does not alwa*s r*present an efficient use o* pub*ic reso*rces and, the*efore, a </line>
<line> goo* *erform*nce of st*te-own*d enterprises. Government poli*ies, in**uding those *n sett*n* </line>
</par>
<par>
<line> **d *e*iewi*g *rices, *he monopoli*tic *at**e in which </line>
<line> s*me public companies operate ca* </line>
</par>
<par>
<line> ca*ou*lage operational inefficie*cies by comp*nies, with high econom*c *nd *oci*l costs tha* </line>
<line> ar* bor*e ** the citizen. </line>
<line> Ke*w*rds: Financial Profi*ability, State-Owned *nt*r*rises, E*fic*ency, Perf**ma*c*, Social </line>
<line> Wel*-B*ing </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 2*, *. *, **t. 1, p. 3-21, *ar. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Uso da Rendibilidade Finan**ira como In**c*dor de A*aliação *o D*sem*e**o e da C*n*ribuiç** </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
<line> O presente artigo a*resenta re**ex*e* teó*icas sobre o uso da *endibili*ade f*nanceira </line>
<line> co** indicador d* avaliação d* desempenh* e da *on*r*bu*ção de empresas **b*icas no bem- </line>
</par>
<par>
<line> est*r **cial. Se*undo *ssa*afe e Al* (2017), **n*abilidade * *ma met* *rioritária a a </line>
<line> ser </line>
</par>
<par>
<line> al*ançada *o â*bito </line>
<line> da </line>
<line> pr*speridade das p*incipais p*rtes intere*s*da* da e*presa, </line>
</par>
<par>
<line> pr*porc*onando o máxi** d* *ividen*os aos proprietár*os da e*pre*a, e uma apro*riada </line>
</par>
<par>
<line> *o*pe**ação * bônus aos gestores da </line>
<line> *mpr*sa, a fim </line>
<line> de melh*r*r o b*m-est** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> colabor*dores * *a soc**dade em g*r*l. </line>
</par>
<par>
<line> N* l*teratura financeir*, a rendibilidade **n*ncei*a é *sad* co*o um indicad*r d* </line>
</par>
<par>
<line> an*lise f*nan***ra, que pe*mite aferi* a ca*acidade </line>
<line> da </line>
<line> empresa para remunerar os capitais </line>
</par>
<par>
<line> *rópr*os dos seus </line>
<line> acionistas. Trata-*e do indicador de rent*bilidade mais </line>
<line> import*nte em </line>
</par>
<par>
<line> fi*anças empresaria*s e * *alcula*o *elaci*nando o *ucro líq*id* e *s *apit*is própr*os. U*a </line>
</par>
<par>
<line> *endi*ilidade finance*ra elevada con*ribu* </line>
<line> *ara o **c*sso ** empres*, p*is faci*ita </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mobilizaçã* de *ovo* re*urso* qu* permitirão o crescimento da emp*esa, **n*ição necessári* </line>
</par>
<par>
<line> p*ra a geraç** de mais lucros no *uturo. Por is*o, a rendibilida** financ*ir* é *onsi*erada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ed*d* de efic*ência mais privil*giada p**os acio**stas * pelos inve*t*dores. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*tindo do pr*ssuposto *e q*e </line>
<line> as </line>
<line> empre*as </line>
<line> públi*as, </line>
<line> al*m </line>
<line> *e </line>
<line> *ersegui*em objetiv*s </line>
</par>
<par>
<line> eco*ômicos, também têm a </line>
<line> incumbênc*a </line>
<line> de alcança* ob*eti*os s*ciais e </line>
<line> at* </line>
<line> polít*cos, </line>
<line> e </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> segurança nacional, em muitos cas*s, *em </line>
<line> uma compen*ação justa e opor*una, nã* *e pod* </line>
</par>
<par>
<line> esperar que tod*s el*s seja* *inanceiramente r*ntá*eis. A tí**lo ilustrat*vo, o fornec*mento de </line>
</par>
<par>
<line> servi*o* públicos </line>
<line> (te*eco*u**cações, á*ua e </line>
<line> energia) em áre*s remotas p*de nã* se* tão </line>
</par>
<par>
<line> *entável fina*cei**men*e como o é nas zon*s urban*s. </line>
<line> O pr*sente *r**go discute a viabilidade do uso da rendibil*dade fina*ceira na *vali*ção </line>
</par>
<par>
<line> do des*m*enh* das empre*as públ*ca*. Julg*-*e pe*tinente o </line>
<line> le*anta*en** desta *i*cussão, </line>
</par>
<par>
<line> um* ve* que na esfera pública, governativa e até polít**a, *xige-se qu* a* empr*sas públicas </line>
</par>
<par>
<line> sejam *entáveis e co*trib*a* par* * e*ário público at**vé* do pagame**o *e d*v*dendos, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *uan*o *ão s*o ren*áveis, sã* vista* como sugadoras dos re*ursos público* que deve*iam ser </line>
<line> orien*ados para *utras ár*as prio**tárias do desen*olv*mento econ*mico e social. </line>
</par>
<par>
<line> Par*indo do </line>
<line> pres*upost* *e que </line>
<line> as </line>
<line> empresas </line>
<line> públicas, </line>
<line> além </line>
<line> de </line>
<line> perseguirem objetiv** </line>
</par>
<par>
<line> econ*mic*s, ta*bém têm a </line>
<line> incumbência </line>
<line> de alca*çar </line>
<line> ob*etivos sociais e </line>
<line> até </line>
<line> políticos, </line>
<line> e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s*gur*nç* nac*ona*, é justo </line>
<line> q*e seu desempenho **ja av***ado lev*ndo em conta s** </line>
</par>
<par>
<line> ca*acidade de g*rar retorno *ara os acionist*s? Quais argumen*os sustent*m a ne*essidade de </line>
<line> Re*. FSA, Teres*na P*, v. 21, n. 3, art. 1, p. *-21, mar. 2024 *ww4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. Ma*uácua </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> as empresas p*blicas *er** re*táveis, *es*o perseguind* </line>
<line> obj*tivos não-comercia**? Que </line>
</par>
<par>
<line> limitações tem a *en*ibilidade financeira c*mo ind*cador de *va*iação do desem*en*o das </line>
<line> empresas públicas? </line>
</par>
<par>
<line> A discus*ão das *imi*a*ões d* *endib*l*da*e como indic**or de </line>
<line> avaliação do </line>
</par>
<par>
<line> des*mp*nho das empresas públ*c*s é desenvolvida tend* *o*o *ase os doi* *etacr*térios de </line>
<line> Triv*di (*986), nome*damente: </line>
<line> (i) Q*e o in*icador deve refletir o desempenho dos gestores públic*s. O *umen*o ou </line>
<line> a d*m*nuição d* se* valor deve result*r de fat**es que estão sob o *o*trole *os </line>
<line> gestores p*blicos; e </line>
</par>
<par>
<line> (ii) *ue o in*icador d*ve estar relacion*do c*m *em-*star social. *m *umento o </line>
<line> *u </line>
</par>
<par>
<line> uma diminuição do se* valor </line>
<line> deve refletir o au*en*o ou * di*inuição do *em- </line>
</par>
<par>
<line> estar s*cial. </line>
</par>
<par>
<line> * presente artigo está *str*turado em quatro se*õe*. Na primei*a s*ção faz-se a </line>
</par>
<par>
<line> introdução, que *elimi*a a natureza e o âmbito do estudo. Na s*gunda seção ap*e*en*a-se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> marco teóri*o </line>
<line> d* tema da di*cu*são. Na terceir* seçã* *p**senta-se a metodologia usad* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa. Na q*arta seção discute-se a problem*ti*a da util*zação da rendibilidade finance*ra </line>
<line> como *étr*ca do de**mpe*ho e da co*t*ibuiçã* no *em-e*tar social. *a quint* s*çã* </line>
<line> apr*sentam-se as cons*derações finai* sobre o tema. </line>
<line> 2 ENQUADRAMEN*O *EÓR*CO </line>
</par>
<par>
<line> A bus*a de *endi*ilidade *inancei*a *as empresas públicas reside, ini*ia*m*nte, </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> pressuposto d* que qualquer *mp*e*a, p*bli*a ou **iv*da, com pel* men*s alguns interesse* </line>
<line> econômicos ou comercia**, opera com *ais eficiênci* qua*** tenta ma*im*zar lucros. Na </line>
</par>
<par>
<line> base d*ste pre*suposto, pa*a qu* as </line>
<line> e*pr*sas púb*icas *ejam eficientes n* uso dos recursos </line>
</par>
<par>
<line> púb*icos, el*s deve* operar numa perspect*va de maximização de lucros. </line>
<line> A *endibili*ade financeira da* empresas púb*ica* é um *ema *ue despert* * interesse </line>
</par>
<par>
<line> de a*adêmicos, investigador*s, governos * </line>
<line> *a so*iedade e* geral devi*o a </line>
<line> *inco ra*ões </line>
</par>
<par>
<line> fun*amentais: </line>
</par>
<par>
<line> (i) </line>
<line> Se as empr*sas públicas nã* forem *e**áv*is r*pres**tarão um grande f*rdo **ra o </line>
<line> Orçamento do Estado quando os gov*rnos têm que subsid*á-las ou resg*tá-las </line>
<line> atra*és de injeçõe* d* capital; </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, **resin*, v. *1, n. 3, ar*. 1, p. 3-21, mar. 2024 </line>
<line> www4.fsan*t.*o*.**/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Uso da Rendibili*ade Fin*nc*ira como Indicador *e Ava*i*ção do Desempenho e da Con*ri*uição </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> (i*) </line>
<line> Os **eju*zos crônicos das empres*s púb*i*as elevam o risco fisc*l do pa*s e, po* </line>
</par>
<par>
<line> conseguint*, a *la**ific*ção *e crédito do país, a qual afeta negativa*ente </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> elegibilida*e a emp*éstimos e os te**os *a sua concessã*; </line>
</par>
<par>
<line> (iii) Os prejuízo* crônicos das </line>
<line> empresas </line>
<line> públ*cas p**em colocar em perigo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fornec*m*nto *ontín*o, na qualidade e quantid*de necess*rias, de bens e servi**s </line>
<line> públicos *ssenciais; </line>
<line> (iv) As empresas públicas de*icitárias podem impactar *egativamente no desemp*nho </line>
<line> do setor financeir* em cas* de inadimplê*c*a; * </line>
</par>
<par>
<line> (*) </line>
<line> *uan*o a s*tuação d*ficitária das empresas públicas é resultado da s*a </line>
<line> b*ixa </line>
</par>
<par>
<line> eficiência, este fa*or *ode prejudicar o cresciment* *conômi**, **p*cialm*n*e </line>
</par>
<par>
<line> qu*ndo essas emp**sas opera* no </line>
<line> domí*io de in*ra*struturas de s*porte </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> produção. </line>
</par>
<par>
<line> A preoc*pação *om *endibilidade fi*anceira * </line>
<line> d*s empr*sas públicas é a*nda mais </line>
</par>
<par>
<line> acentuada nos países em dese*volv*ment* onde, a*esa* do aumento s*stemáti*o d* apoio </line>
<line> governamenta*, o desempenho financeiro *ela* *ão tem melho*ado * pare*e c*n*i*uar*m *um </line>
<line> estado de d*ficuldades f**ancei*as s**temáticas. </line>
</par>
<par>
<line> A *endibili*ade financeira *ndica s* os ati*os do governo estão sendo be* u**dos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> quai* são os *rovávei* flux*s *inanceiros futuros </line>
<line> para o go*er**, *ob a forma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> transfe*ências do orçamento </line>
<line> *a*a as empr*sas púb*icas o* </line>
<line> p**am*ntos de d*vidend*s, </line>
</par>
<par>
<line> proporcion*ndo r***itas de *apital ao Orçament* do Estad*. Na perspectiva *os def*n**res da </line>
</par>
<par>
<line> rentabili*ade da* e*presas pública*, a melho* maneira d* uma empresa públi*a promover </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> bem-estar socia* é através da geração de lucr*s. </line>
</par>
<par>
<line> Na perspectiv* de Peng *t al. (201*), dad* a importância *as em*r*sas esta*ais na </line>
</par>
<par>
<line> economia globa*, </line>
<line> a* teoria* da </line>
<line> em*re*a no século XXI po*em ser expandidas p*la </line>
</par>
<par>
<line> inc*rporaçã* de *mpresas públicas como *ma forma *rgan*z*cional c*ntral (*ão e*pecial ou </line>
</par>
<par>
<line> marginal). Por *s*o, u* </line>
<line> foco em em*resa* públi*as pode impulsionar as te*ri*s da empresa </line>
</par>
<par>
<line> *a*a nov*s e exci*an*es f*onteiras teóricas. </line>
<line> * rendibilidade fi*anceira como i*dicador do desem*enho das empre*a* públicas </line>
<line> enqua*ra-se na lite*atu*a que anali*a os i**actos da propriedade púb*ica sobre o *esemp**ho </line>
<line> da* empresas, cuja *eflexão teóri*a pode ser feita usando as teorias *presentadas a s*guir. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, mar. 20** </line>
<line> www*.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. *ac**cua </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Teoria da agência </line>
</par>
<par>
<line> A teoria da agência descreve os gestores como age*te* e *s ac*onistas como </line>
<line> p*i*cipais. Es*a te*ria argumenta que o valor de uma em*resa não pode ser maximizado s* os </line>
<line> inc*n*i*os apropri*do* ou a monitoria adeq*ada não fore* *ficazes * s*ficiente p*ra im**dir </line>
<line> que os gestores d*s *mpresas usem o seu arbítr*o pa*a maximizar seus próprios *enef*cios. A </line>
</par>
<par>
<line> t*oria da *gência suporta a tese acima pelo fato de o agente e o </line>
<line> principal terem di*erentes </line>
</par>
<par>
<line> interesse* em rela*ão * ativi*a** da *mpr*sa e diferentes atitudes em relaç*o à ex*osição ao </line>
</par>
<par>
<line> r*sco. *or *u*ro lado, e com </line>
<line> base no </line>
<line> argument* da </line>
<line> a*s*me*ria d* *nf*rmação, a </line>
<line> teor*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a**ncia de*ende </line>
<line> que * pr*ncipa* e o </line>
<line> agente detêm difere*t** quantidades de i*for*ação </line>
</par>
<par>
<line> (norma*mente o agente tem </line>
<line> acesso * ma*s i*formação do que o princ*pal), sendo, *or isso, </line>
</par>
<par>
<line> dif*cil e caro que o principal monit*re o c*mport*men*o do agente de **rma a sal*agu*rdar o </line>
<line> seu inte*esse. </line>
<line> 2.2 Teoria d*s direitos de *roprie*ade </line>
</par>
<par>
<line> A teo**a dos dire*tos de propriedade a*gume*ta *u* a var*aç*o e a separação </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> *ireito* *e pro*riedad*, *o contexto das e*pr*sas *úb*icas, *ão r*spo*sáveis po* ine*iciência </line>
<line> e bai*a re*dibilidade da* em*resas públicas. * luz desta *eoria, defend*-s* que o Estado e o* </line>
</par>
<par>
<line> cidadãos, que são os *ropri*tários finais d*s </line>
<line> empresas públicas, **ncorde* que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **ximização *o luc*o o o*jecti*o é </line>
<line> da empre*a, po*s el*s são menos capazes d* </line>
<line> f*rmu*ar </line>
</par>
<par>
<line> c**trat*s c*mpl*tos que vin*ule* adequ**ament* os incentiv*s dos a*ente* a **se objetivo. </line>
<line> Na es***ra da *eoria dos **reitos de p*opriedade, se o dese*penho *in*n*eiro da* </line>
<line> e**resas pri*adas é sup*rior em rel*ção ao das empresas públicas, * plaus*vel esper** que </line>
<line> gr*nd*s reformas estrutu*ais d*s emp*esas pública* e, t*lvez, uma mudança d* propriedade </line>
</par>
<par>
<line> nas m**mas, sejam essencia*s </line>
<line> para me*horar * desempen*o destas </line>
<line> empres*s públicas. A </line>
</par>
<par>
<line> per**pção desta teo*ia </line>
<line> de*e **r fe*t* c** cau*ela, ***s a mudança </line>
<line> de </line>
<line> pro*riedade pode, </line>
</par>
<par>
<line> eventualm**te, resultar em </line>
<line> e*ternalidade* negativa*, tais </line>
<line> co*o a escassez *e recursos, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aumento de pr*ços e, mais imp**tante ainda, a possibil*dade de transformação de *ono**lios </line>
</par>
<par>
<line> pú*licos em monopólios *rivados, que são de maior *erigo, uma vez qu* pod*m reduz*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> bem-estar soc*a* (*AKHAR; PHUKO* 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, mar. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * U*o da Rendibilid*de Financeir* *o*o I*dica**r de Avaliação do Dese*pe*ho e da Contribuição </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Te*ria d* eficiência *a gestã* </line>
</par>
<par>
<line> A *eoria de eficiência da gestão *ec*nhece que alg*ma* e*presas sã* mais eficien**s </line>
<line> do qu* *u*ras, em termos *e gestão de operações pro*u*iva*, e na sa**sfação, com sucesso, das </line>
<line> necessi*ade* dos co*sumi*ores. C** e*eito, a gestão da empresa, por meio de ope*a*ões mais </line>
</par>
<par>
<line> e*icien*e*, pode red*z*r custos d* produção, ad*tar novas *écnicas d* marketing, melhorar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ual****e dos pro*utos e expand*r a l*nh* de produtos, iniciati*as est** que contribuem para o </line>
</par>
<par>
<line> aument* dos </line>
<line> lucros. Desta forma, as </line>
<line> **presas *ue têm u* </line>
<line> *í*e* médio de efic*ência </line>
<line> ob*êm </line>
</par>
<par>
<line> tax* m*di* d* rendibi**dade. As firmas c*m m*iores ha*ilidades de gestão eficiênc*a e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> produ*ã* sã* compensadas por *e*dibilidad* acima do norm**. Por out*o lado, </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> **ndibilidade *a**a ou **gat*va é sinal de que o* co*sumidores d*sejam menos do* bens </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> serviços vendidos e **e os mét*d*s de *ro*ução ou de comercialização u*ados podem não ser </line>
<line> os mais eficie*t*s. </line>
<line> Na análi*e da rendib*lidade pela te*ria de efici**cia da gestão há *ue se ter em conta </line>
<line> *ue *em to*a a rendibilidade pode ser atr*b*ída à gestão eficiente. Em alguns casos, *xiste *m </line>
<line> nível razoáv*l ** rendibilidad*, ap*sar de **a *á gestão d*s empres*s. Em determ*nadas </line>
<line> c**cun*t*ncias a empre*a po*e r*gistrar uma certa r**dibilidade, qualq*er que seja a efic*ência </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> gest*o, por ca*sa *e fatores qu* são e*ternos e estão fo*a </line>
<line> d* controle </line>
<line> da empresa. A </line>
</par>
<par>
<line> recess*o econô*ica, as altas taxas de inflação ou de juros, uma m*da*ça *epentina no gosto </line>
</par>
<par>
<line> do consumidor, a entrada e* vigor de e </line>
<line> l*gislaç** restritiva que afeta a fab*ic*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produto* s*o exe*pl*s de fator*s exter*os </line>
<line> adversos q*e *odem afet** adve*samente </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*ndibilida*e *as emp*esa*. </line>
</par>
<par>
<line> 3 ABORDAGEM METO*OLÓGICA </line>
</par>
<par>
<line> Um* reflexão te*ric* é mais do que apenas uma teoria. O termo 'ref*exã*' indica </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> presença de uma situação, que é obser*ada, recon*e*ida, pond*r*da e anal*sada com o aux*lio </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> expe**ências c*n*ecim*ntos. Num refl*xão e </line>
<line> teórica, * pesquis*dor demonstra como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> teoria *ode ajudar compre*nde* a p*ática. O presente est*do foi r*al*za*o p*r meio da a </line>
<line> combinação de três *e*ri*s da firm*, nomeadamente: teoria d* agê*cia, *e*ria dos direi*os *e </line>
</par>
<par>
<line> propri*dade e t**ria da ef*c*ência </line>
<line> da ges*ão, em </line>
<line> busca das explic**ões sobre o u*o da </line>
</par>
<par>
<line> rendibili*ade </line>
<line> co*o in*icador de avaliação </line>
<line> do des*m*enho e *a co*tribuição das *mpr*sas </line>
</par>
<par>
<line> públicas *o bem-e**ar s*c***. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*e*ina P*, v. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, ma*. 2024 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. Macuácua </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> A disc*ssão *ob*e as limitações *a rendi*ilidad* com* in*icador de avaliação *o </line>
<line> dese*penho das empresas públicas é desenvol*ida tendo como base os dois meta*rité**os de </line>
<line> Trivedi (1986), nomeadament*: </line>
<line> (iii) Que o indicador deve refletir o desempenho dos g*stores públic*s. O aum*nto *u </line>
</par>
<par>
<line> a di**nu*ção ** seu valo* deve resu*tar de fatores </line>
<line> que estão sob o controle dos </line>
</par>
<par>
<line> gestores públi*os; e </line>
</par>
<par>
<line> (iv) Que o in**cado* deve estar rel*cionado com o </line>
<line> bem-estar social. Um a*mento </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> uma diminu*ção d* seu </line>
<line> va**r </line>
<line> dev* refletir o aumento </line>
<line> *u a diminuiçã* do bem- </line>
</par>
<par>
<line> estar social. </line>
</par>
<par>
<line> No context* ** avaliação d* *esempenho das empresas pú*l*cas, us*ndo o cri*o </line>
<line> "t*ivediano", a pesquisa tes*ou as seguintes hipóteses teóric*s: </line>
</par>
<par>
<line> a. </line>
<line> A rendi*ilid**e financeira re*lete o desempenho dos </line>
<line> gestores </line>
<line> e *epresenta </line>
<line> *ecessariamente um* melhoria do bem-*st** social; </line>
</par>
<par>
<line> b. </line>
<line> A rend*bilidade financeira *eflet* o des*mpenh* dos gestores e pode não </line>
<line> r*p*esentar necessariam*nte uma melhoria do bem-estar s*ci*l; </line>
</par>
<par>
<line> c. </line>
<line> A rendibi*idade f*nanceira pode não re*le**r o desemp*nh* </line>
<line> dos gestor*s </line>
<line> e </line>
<line> rep*esenta necessariamente u*a *el*oria d* be*-estar socia*; </line>
</par>
<par>
<line> d. </line>
<line> A rendibilidade **nan*e*ra pode não *efl*tir o </line>
<line> desemp*nho dos gestores e pod* </line>
</par>
<par>
<line> não *epresentar n*cessa*i*mente uma melhoria do *em-e*tar social. </line>
<line> Quanto à abordagem *a pes*ui*a, essenc*almente, tra*a-se de uma pesq*is* qua*itativa </line>
<line> de *at*r*za ex*loratória e explicativa, que *em *omo *bjet*v* propor*ionar uma ma*or </line>
</par>
<par>
<line> famili*ridade c*m * problema, c** </line>
<line> vistas </line>
<line> a torná-*o mais explícito. Em *ernos de </line>
</par>
<par>
<line> pr*ced**entos técnicos da pesqui*a, trata-s* *e uma pesq*i*a b*bliogr*f*ca q*e, segundo Gil </line>
</par>
<par>
<line> (19*9), desenvolve-se a partir de materiais j* ela*orados, tais como livro* </line>
<line> * *rti*os </line>
</par>
<par>
<line> ci*ntíficos. </line>
</par>
<par>
<line> 4 DISC*S*ÃO *OBRE LIMITAÇÕES DA RENTABILIDADE FINANCEIR* </line>
</par>
<par>
<line> C*nsoante Motta (1984), as limit*ções da rend*bili*ade *omo indicador de avaliaç*o </line>
</par>
<par>
<line> do de*empe*ho </line>
<line> das em*resas *úblicas </line>
<line> de*orr** de fa*ores li*a*os *: (i) *mperf*içõe* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> me*cado mais profundas e d**tribu*ç*o </line>
<line> de renda mai* deficie*te; (ii) políti*a de fixaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> controle de preços; e (iii) m*nopóli*s. </line>
</par>
<par>
<line> O u*o da rend*bilid*de *inanceir*, tomada isolada*ente ou como parte de u* sist*ma </line>
<line> de in*icadores finan*eiros e não financeiros, p*ra aval**r o de*emp*nho das empresas </line>
<line> **v. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, m*r. 2024 *w*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O **o da Rendibil*dade Financeira como Indicador de Avaliaç*o do Desemp**ho e da Contrib*iç** </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> públicas, deve *er feito com cu*d*do, *pó* *ma *rofu*da c*mpr*ensão d* dinâ**ca intern* e </line>
<line> *xt*rna das empres*s p*bli*as. Neste arti*o, debruçamo-nos sobre alg*ns dos fator*s </line>
<line> limi*antes, à luz d*s *eorias *a firma anteriorm*n*e apresentadas. </line>
<line> 4.1 De*c*pitali*ação das e*presas pú*lica* </line>
<line> *uit*s e*pre*a* *úblicas são criad*s sem capital adeq*ado para aten*er ao se* </line>
<line> mandato le**l, o que as obriga a solicita*ões f*eque*tes de *rans*erência de recurso* p*r parte </line>
<line> do gov**no. Com a dim*nu*ção das trans*erê*c*as d**etas d* governo para empresas públicas, </line>
</par>
<par>
<line> * partir da seg*nda me*a*e </line>
<line> *a década de 80 (de*ido **ob*emas financeiros internos e a </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> p*essão externa da* instituições f**ancei*as internac*on*is), as empresas *úbli*as volt*ram-se </line>
<line> para empré*ti*os da banca nac*onal, **rav*ndo a sua *strutura *e cus**s e o *alor do crédito </line>
<line> *encido mas não **go. </line>
<line> A extens*o do uso do endividamento como *onte d* fi*anci*mento tem t*ês </line>
</par>
<par>
<line> i*plicações, s*gundo Brigh*m, Gapenski e Ehrha*dt (1999): (i) *a mobi*iz**ão </line>
<line> de </line>
<line> fundos </line>
</par>
<par>
<line> atra*és ** dívi*a, os acionista* *odem manter o *ontrole da firma </line>
<line> ao me*mo </line>
<line> tem*o em que </line>
</par>
<par>
<line> l*mitam seus i*vestimen*os </line>
<line> nela; </line>
<line> (ii) *s </line>
<line> credores u*iliz*m c*pita*s própr*os o* *utr*s </line>
<line> *un*os </line>
</par>
<par>
<line> fornec*dos *elos accioni*tas, para garantir </line>
<line> uma margem </line>
<line> de seguranç*, e </line>
<line> por * s s o, s e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> acionistas tiverem c*ntr***ído com uma pe*uena porção do financiamento total, o risco </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> assumido princ*palmente pe*os cr*dore*; e (*ii) *e a empresa tem *m ganho mai*r com </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> *undos *mpres*ados </line>
<line> *o que </line>
<line> com o que ela paga em ju*os de *mprésti**s, então, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rendibilida*e fin*nceira é al*va*cada. </line>
<line> No entendimento *e Sutopo, Adia*i e S*ddi (2*12), uma estrutura d* c*pital com maior </line>
</par>
<par>
<line> dívid* será *enéfica par* uma empresa s* </line>
<line> *or seguida por </line>
<line> uma maior lu**ati*idade. Este </line>
</par>
<par>
<line> *ume*to na luc*atividade *equer atenção *o* fatore* qu* o influenciam, *ais *om* l*cr* antes </line>
<line> de im*ostos em r*la*ão a*s ativ*s t*t*is, taxas de juros e taxas de impostos. S* es**s fa*o*es </line>
</par>
<par>
<line> não podem ser c*ntrolado*, então, u*a estrutura </line>
<line> de capital com maior dívida não </line>
<line> c*ntribui </line>
</par>
<par>
<line> para o alca*ce de maior lucrat*vidade. </line>
</par>
<par>
<line> O en*i*ida*e*to que, de início, **rec* se* uma *olução, mais t*rde *ransfo**a-se num </line>
</par>
<par>
<line> **o*eiro </line>
<line> onde muitas empresas públicas afundam. Sem uma a**lise adequ*da em *elação </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> estrutura do c*pital das *mp*esa* *úblicas, *odemos e**adamente pensar que a rendib*lidade </line>
<line> financeir* da empresa é boa apen*s po*q*e: (a) resul*a de pequeno lucro e de capitai* *r*prios </line>
<line> *ínim**, uma vez qu* os ca*itais próprios ***am *endo co*ro*dos pe*os prejuízos </line>
</par>
<par>
<line> a*umul**os; e (b) res*lta </line>
<line> da divisão *e um **eju*z* do e*ercício por capitais próprios </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *er*si*a PI, v. 21, *. *, a**. 1, *. 3-21, mar. 2024 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. M*c*ácua </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> *egativ*s. Isto é, sem uma aten*ão particula* ao* números, podemos considerar com* </line>
<line> boa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rendibilidade *e uma empresa te*n*ca*ente falida (c*m capitais própri*s negativos) * que no </line>
<line> *xercício ** causa teve pre*u*zo, po*s, em *atemática, * *e*ultado da di*isão de um n*mer* </line>
</par>
<par>
<line> n*ga*ivo por ou**o negat*vo é um nú*er* positivo. Obv*amente, n*s </line>
<line> do*s ca*os, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rend*bilidade financeira sup*stamente a*ta não reflet* ne* o bom </line>
<line> de*empenho dos ge*tores </line>
</par>
<par>
<line> *em o au*en*o d* bem-es*ar socia*. </line>
</par>
<par>
<line> *.2 Apoio g*vernamenta* </line>
</par>
<par>
<line> A análise da rendibilid*de *inancei*a das e*presa* púb*icas deve *er f*ita com </line>
<line> cui*ado *orqu* o *ucr* l**ui*o apu*a** pod*r ser sign**ic*tivamente influenc*a*o pelo ap**o </line>
<line> gove*namen**l a estas empresas. Co*trariamen*e às empres*s privadas, o gov*rno **rnece </line>
</par>
<par>
<line> vários tipos de subsídios inj*çõ** de capital para *s empr*sas públ*cas quando a* suas e </line>
<line> receitas não cobre* *s *ustos ou q*ando elas enf*entam problem*s de li*uidez. A assistência </line>
<line> *overna*e*tal *ode, também, incluir o ace*so p*ivil*giado ao *erca*o, ga*anti* de acesso ao </line>
<line> fina*ciamento pref*renc*al. Como expli*a* Ass*gafe e Ali (201*), as *mpresas públic*s </line>
<line> difi**l**nte encontram obst*culos para o finan*iame*to de *nvestimento com dívid* de lo*go </line>
</par>
<par>
<line> prazo porque </line>
<line> as inst*tuições finance*r*s e o mercad* de </line>
<line> c*pitai* con*iam nas e*presas </line>
</par>
<par>
<line> pú*licas devido às ga*antias </line>
<line> dadas pelo gover*o, atr*vés da </line>
<line> aprovação </line>
<line> *o ministro </line>
</par>
<par>
<line> responsá*el por essas *m*resas, n* qual*dade de a*ionis*a. Na perspect*va de Sa*chez (201*), </line>
<line> essa situação tem *uita* conse*uências para a ge*tão das empres** públicas: elimina </line>
<line> *ncentivos adequados, a *orça *e tr*balho é superdimensionada, há fricção em termos de </line>
</par>
<par>
<line> responsabilid*des, as d*cisões d* n*gócios são tomadas sem l*va* em cont* os </line>
<line> padr*es de </line>
</par>
<par>
<line> e*i*iência * *s riscos fisc*is aument*m, *eja por m*io de garantia* soberanas (explícitas ** </line>
<line> im*lí*itas), seja por m**o de empréstim*s desne*ess*rios. </line>
<line> Po*tanto, uma maior rendibil*dad* fina*c*ira d*s *mp*esas públicas p*de não refletir </line>
<line> necessar**me*te um bom d*sempe*ho d*s gestores, poi* pode e*tar sen*o su*tent*da pelas </line>
<line> van*ag*ns que o go*er*o conced* a estas e*presa*, sac*ificando re*urs*s que *o*eriam ser </line>
<line> alocados às outras ár*as, como, por exemplo, as *rea* econômicas e s*ciais, circunstância que </line>
</par>
<par>
<line> n*o r*presenta necessaria*ente uma contribui*ão da empresa </line>
<line> públ*c* na melhoria d* be*- </line>
</par>
<par>
<line> estar social. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina, v. *1, *. 3, a*t. 1, p. *-2*, *ar. *024 </line>
<line> www*.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Uso da Rendib*li*ade Finan*ei*a como Indicador de ***l**ção d* D*sempen*o e *a Cont*ibui*ão </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 Polít**a d* pr**os </line>
</par>
<par>
<line> *s decisões so*re pr*ço* são at*s importantes da ges*ão, tendo e* vista que afet*m a </line>
<line> lucratividade * o retorn* dos *api*ais investidos, bem como a competitivi*ade da empresa no </line>
</par>
<par>
<line> mercado. A defin*ção e *m*lementação *e uma po*ítica *e pre*os é uma tar**a complexa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desafiad*ra, pois os gest*res envo*vidos neste proces*o devem entender como seus cl*entes </line>
<line> pe*c*b*m os preços, *omo *esen*olver o valo* percebid*, q*ais são os custos i*trínsecos e </line>
</par>
<par>
<line> r*levan*es para atender * essa n*ce*s*da*e, al** </line>
<line> d* *onsiderar os ob*etivos de preço* da </line>
</par>
<par>
<line> empr*sa e sua p*s**ão competitiva no mercad*. No caso das empresas púb*icas, a *ol*tica de </line>
<line> preços constitui um dos fatores de maior importân*i*, na avalia*ão d* seu *esemp*n*o, </line>
</par>
<par>
<line> e*pecial*ente </line>
<line> nos países em desen*olv*ment*, </line>
<line> *nde tais en*idad*s op*ram *ob restrições *e </line>
</par>
<par>
<line> preços, impostas p*l*s governos, que podem favore*er ou não sua *entabil*d**e fina*ceir*. </line>
<line> Com efeito, frequen*emen**, os preço* **postos pelo *ove*no, para a ven*a dos </line>
</par>
<par>
<line> produtos ou se*viços considerados esse*ciais ou politicam*n*e sensíveis, são inferior*s </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> respectivo *usto </line>
<line> *e pr*dução, s*b a alegação de n*cessidade de ajudar os con**m*d*r*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> baixa re*da a t***m ace*so aos se*viços e*senci*is. Co*tudo, *a*o qu*, em m*itos casos, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rede de </line>
<line> serviços </line>
<line> essen**ais tem uma baixa taxa de c**ertura, atendendo-se mais as áreas </line>
</par>
<par>
<line> urbanas, e de modo especia*, a* áre*s comerciais, oficiais </line>
<line> e resid*nciais das e*ites, *s </line>
</par>
<par>
<line> prin*ip**s benef*ciários *os p*eço* abaixo do c*st* são os que, comp**ativamente, têm *ais </line>
<line> renda e melhores condições d* vida. Além *isso, os prejuízos acum*lado* p*** venda de bens </line>
</par>
<par>
<line> e pres*ação de s*rviços a*aixo do cu*to, *em a post*rior </line>
<line> *ompensação jus*a e atempada por </line>
</par>
<par>
<line> parte do *overn*, </line>
<line> atrofi*m o *ap*tal da* empr*sas pú*licas, deixando-a* sem recurs*s *ara </line>
</par>
<par>
<line> expandir a taxa ** cobertura. </line>
</par>
<par>
<line> A fixação dos preços abaix* *os c*stos de pro*uç** afeta a </line>
<line> rendi*ilidad* *as </line>
</par>
<par>
<line> empresas, colocando sua *o**evivênci* na depend*ncia diret* d*s apoios </line>
<line> dos governos. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme Musacc*io e Ayerbe (2019), </line>
<line> o </line>
<line> control* admi*istrati** *os pr*ços das </line>
<line> empresas </line>
</par>
<par>
<line> públicas cr*a dois </line>
<line> *roblemas inter-relacionados: prime*ro, os governos extrae* recurso* </line>
</par>
<par>
<line> *úblicos em montante* imprevisí*ei*; e segundo, ao extrair recursos por meio *o **ntrole d* </line>
</par>
<par>
<line> preços, </line>
<line> *s **ver*os criam um *spaç* de negociação para que os ges*ores das </line>
<line> *mp**sa* </line>
</par>
<par>
<line> públi*as solicitem constantement* apoios fin**ce*ros para *obrirem preju*zos, ao *nv*s de se </line>
</par>
<par>
<line> foc*r*m na melho*i* </line>
<line> d* eficiênci* </line>
<line> ou da qualidade dos ben* *u se*viços que suas empresas </line>
</par>
<par>
<line> *ro*uzem. </line>
</par>
<par>
<line> Para l**a*em c** o* desa*ios *merge*t*s da fixação de preços d*s empresas *úbl*c*s, </line>
</par>
<par>
<line> dentre o*tras *tribuições, </line>
<line> *ários paí*es criaram a*ên*ias independentes respons*veis pel* </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin* P*, v. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, mar. 202* </line>
<line> www4.fsa**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. Macuácua </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> regulação dos preços *os bens e s*rviço*, *om base e* fórmul*s tra*s**rentes, que vincu*am </line>
</par>
<par>
<line> os *reç*s ao* </line>
<line> custos proj*t*d*s e aos fatores da pr*cura. N* </line>
<line> *n*anto, em muitos casos, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> tarifas fixadas não são </line>
<line> ajus*adas com a r*gul*ridade definid*, o </line>
<line> *ue g**a p*r*as </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> *ompensadas. Além disso, em a*guns </line>
<line> casos, as fórmulas legais s*o susp*nsas, ou os </line>
</par>
<par>
<line> *j**t*me*t*s *os preços são </line>
<line> feitos par**alm*nte, </line>
<line> em </line>
<line> *articul*r, quando os *ens e se*viços </line>
</par>
<par>
<line> *restados têm u* grande peso no índice de p*eços ao c*nsumi*or com vistas a con*rolar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> infla*ão. Em a*g*ns paí*es, o* **vernos </line>
<line> do dia c*ngelam </line>
<line> os aj*stamentos </line>
<line> *e </line>
<line> preços em </line>
</par>
<par>
<line> períodos *ntecede*tes </line>
<line> aos p*ocessos eleitora*s como forma de não provo*ar a*tipatias </line>
</par>
<par>
<line> pol*tica* do seu ele*to*ad* po*encial. </line>
</par>
<par>
<line> Nos casos em que uma e*presa p*blica oper* sob </line>
<line> um re*ime de preço* fixados </line>
</par>
<par>
<line> adm*nistrativamente abai*o do custo de pro*ução </line>
<line> *u ligeiram*nte </line>
<line> acima do c*sto de </line>
</par>
<par>
<line> *rodu*ão, os gesto**s públ*cos podem s*r penali*ad** na aval*ação do d*sempenho *sando a </line>
<line> métrica ** rendibilidade fina**eira. Uma avaliação justa do dese*penh* dos ges*ores exi*e a </line>
</par>
<par>
<line> defi*iç** de pre*os </line>
<line> que atenda* à *is*ão </line>
<line> **brida ou que sejam est*be*ecidos s*bsídios *ue </line>
</par>
<par>
<line> cubram *s perdas d* rendibilidade decorrentes do cumprimen*o da agen** social. </line>
<line> 4.4 Tipo de m*rc*do </line>
</par>
<par>
<line> Algumas *mpresas *ública* </line>
<line> oper*m em regime de mo*opó**o por*ue o *ov*rno l**s </line>
</par>
<par>
<line> concedeu o direito e**lusivo para produzir u* bem ou ser*iço (m**opól*o estat**) ou p*rque </line>
<line> os custos de produção **rnam um único pro*uto* mai* efi*iente do que um grande número de </line>
<line> prod*tores (mono**lio natural). *m teor**, ne*te ***imo tipo de *ono*ólio, a empresa públ*c* </line>
</par>
<par>
<line> aproveita das econo**as d* esca** para p*oduzir </line>
<line> *o* menor custo do que se existi**e um </line>
</par>
<par>
<line> *úmero maior de empresas. Pelo seu po**r d* me*cado, a *mpre*a *úb**ca monopo*is*a te* o </line>
</par>
<par>
<line> pote*ci*l </line>
<line> de fixar *r*ço de o </line>
<line> *enda *os seus produt** ou serviç*s </line>
<line> acima </line>
<line> do </line>
<line> c*sto margin*l, </line>
</par>
<par>
<line> proporcion*ndo-lhe *ucros econômi*os, *as r*duzindo o bem-estar soc*al. </line>
<line> Devido à t**dência das emp***as públicas de oper*rem como *onopólios, dev* *er </line>
</par>
<par>
<line> dada es*e*i*l </line>
<line> *tenção *o* proces*o* de ava*iaçã* </line>
<line> do desempenho </line>
<line> des*as e**resas. *m </line>
</par>
<par>
<line> condições m*nopolísticas, há o perigo de os *estores </line>
<line> considerarem o *er*ado como algo </line>
</par>
<par>
<line> seguro * </line>
<line> garanti**, o </line>
<line> que **de causar ine*iciência*, com </line>
<line> *roduto* e serviços de *aix* </line>
</par>
<par>
<line> qual**a*e, mas que *ão v*ndid*s a preços elev*dos. Portanto, nas condições d* mon*póli*, </line>
<line> podemo* ter empresas co* elevada r*ndibi*idade fina*ceira, mas c** el*v*da in*ficiênci* </line>
</par>
<par>
<line> o*era*iona* e </line>
<line> preços *e *enda d*sne*essariamente elevado*. Neste ca*o, a elevada </line>
</par>
<par>
<line> rendibi*idade não *s*á associada à fel**ida*e do *idadão, mas *im à *ua mel*ncolia. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, mar. 2024 w*w4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Uso da Rendibilidade Financeira como Indi*ador *e Avali*ção do Desemp*nh* e da Contribuição </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> 4.5 Age*da social </line>
</par>
<par>
<line> Experiência* *nter*acionais revel*m que as empres*s *ública*, quando têm objeti*os </line>
<line> c*aros de geração de *ucros, p*dem ser tão ou mais rentáveis do que *s empresas pr***das. Por </line>
<line> ex*mpl*, o estudo exp*oratório da Heracle*u* (*001) des*obriu **e a Singa*ura Telec*m </line>
</par>
<par>
<line> (Sin**el) t*nha eleva*os **veis de lucratividad* porq*e o Estado não onerou a </line>
<line> *mpresa c*m </line>
</par>
<par>
<line> exigê*cia* que pudessem compro**te* sua lucratividade e eficiência. O Estado exigiu que a </line>
<line> gestão da Si*gtel prioriza*se a rentabilidade, a ef*ciência e a *elhor qualidad* de s*rv*ço. No </line>
</par>
<par>
<line> entant*, à maior parte das </line>
<line> empresas </line>
<line> públicas são consta*temente impostos objetivos não </line>
</par>
<par>
<line> co**rciais que pre**dic** a l*crativ*dade e a eficiênc*a. N* perc**çã* de Ayub e He*stad </line>
</par>
<par>
<line> (198*), * prob*ema </line>
<line> *ã* é * cum*ri*ento d*ss*s *bjeti*os sociais que, muitas </line>
<line> vezes, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> dese*ável. O probl*ma é que *últiplos ob*etivos, co*binados com a ausência de um s*ns* de </line>
</par>
<par>
<line> priorizaçã*, per*ite* q*e o* </line>
<line> *bjetivo* so*iais se to*nem uma *esculpa *ara o </line>
<line> mau </line>
</par>
<par>
<line> dese*penho. </line>
</par>
<par>
<line> Na* empresa* p*blicas, as imp*sições governa*entai* *uanto a nov*s produ*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> serviços, sem uma adequ*d* c*mpensa*ão, são res*onsáveis, na maior p**te *os cas*s, p*l* </line>
<line> rendibilidade b*ix* ou neg**iva. P*r e*emplo, a* empresas pú*lic** que fornecem serv*ços </line>
<line> públicos, *omo t*ans**rte, eletric*dade, águ* e *an*amento, s*o f*e*uentem*nte soli*itadas * </line>
<line> rea*izar in*estimentos financeiramente inv*áve*s para expa*dir a *ob*r*ura de t*i* se*viço* </line>
<line> para á*eas rurais remotas. Os custos decorrentes, tanto em termos de *i*ancia*ento do </line>
</par>
<par>
<line> i*vestimento *nicial, q*anto em termos de operação e ma**tenção, *uitas v*zes </line>
<line> não são </line>
</par>
<par>
<line> ***l*ados e c*mpensados c*idado*amente, por mei* de transf*rências orçamentais *xplícita*. </line>
</par>
<par>
<line> P *r </line>
<line> conseguinte, as expecta*ivas quant* à exi*tência </line>
<line> de empresas públi*as al*ame*te </line>
</par>
<par>
<line> *ucrativas podem não ser concretizadas na *aioria d** ca*os, o que não signi*ica, po*ém, que </line>
<line> tais *mpres*s *ão estejam a contri*uir p*ra a feli*idad* do c*dadão. Entreta**o, o a*gu*ent* </line>
</par>
<par>
<line> de bai*a ren*ib*lid*de de*ido ao cumprimento da **enda social </line>
<line> deve ser </line>
<line> a*alisa*o com </line>
</par>
<par>
<line> *uidado, poi* *lgumas e*pre*a* *odem *sá-lo para *s*o**er ine*iciê**ias </line>
<line> *per*cionais </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> pode* ter uma co*tribui*ã* signif*cat*va na ren*i*ilidade bai** ou negati*a. </line>
</par>
<par>
<line> *.6 E*eit* multiplicador do investime*t* pú*li*o </line>
</par>
<par>
<line> Na an*lise do d*sem*enho das empresa* pública*, os indic*dores financ*iros *ão *e </line>
</par>
<par>
<line> interesse </line>
<line> prim*rdial </line>
<line> quando os ob**tiv*s de política visam </line>
<line> princip*lm**te in*luenciar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> desequilíbr*os f**anceiros. Nesses c*sos, a preocupaçã* direta se conc*ntra em ind*cador*s de </line>
<line> Re*. *SA, Teresi*a PI, v. 21, n. 3, art. 1, p. *-21, m*r. 2024 www*.fsa**t.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. Macuá*ua </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> cu*to p*azo do </line>
<line> de*empen*o *inance*** *as empresas pú*licas </line>
<line> e </line>
<line> n* seu i*p*cto sob** </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> mer*ados fin*nceiros, e não, por exemplo, nos níveis de emp*ego. No e*tan*o, c**o </line>
</par>
<par>
<line> *nfatizam Floyd et a*. (1*84), as variáveis </line>
<line> econômicas reais não devem ser ignoradas. De </line>
</par>
<par>
<line> fato, empre*as pú*l*c*s, muita* *e*es, incor*em *m d*s*q*ilíbrios f*nanceiros insustentáveis </line>
<line> na tentativa de influ*nciar v*r*áveis reais por meio da b*sca de objeti*os n** c*merciais. </line>
</par>
<par>
<line> E* </line>
<line> m ui * os </line>
<line> países, </line>
<line> o </line>
<line> de**nvol*i*ento </line>
<line> industrial </line>
<line> **p*n*e </line>
<line> lar*amente </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> desenvo*vimen*o do setor pri*ári*, como agr*cultur* e extração *e recur*os natur*is. O </line>
<line> desenvolvimento industr*al e d* setor privad* e**ge a di*ponibilidade de *oas infraest*uturas, </line>
</par>
<par>
<line> como as de energia, *ist*mas logísticos e *e tr*ns*orte, </line>
<line> aba*tecimento de ág*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> teleco*un*caç*es. O inves*im*nt* público realizado nes*es d*míni*s, geral*e*te, tem uma </line>
<line> rendibilidade b*ixa, mas e*te *nves*i*ento é impresci*dível par* alavancar o de*envo*vimento </line>
<line> do setor pri*ado e o desenvo*vimento ind*strial. *or exemplo, as emp*esas pú*lica* que estã* </line>
<line> en*olvi*as nas indúst***s de aço, fert*lizan*es, ener*ia, mineraç*o, transporte, infrae*trut*ra, </line>
<line> ba**a de inves*imen*os, etc., criam a base para a *xpa*são de out*a* ativi*ade* i*du*triai* no </line>
<line> futuro, contri*u*ndo para a melhori* do bem-*star social, em que pese s*a ba*xa rentab*lidad* </line>
<line> financ*ira no pres*nte. </line>
<line> Tomem*s o caso da* infraestrut*ras de transporte. De acordo *om MacKe*la* et al.( </line>
<line> 2002), os p*eços de transp*rte, para a maioria dos países africanos sem aces*o direto ao mar, </line>
<line> variam de 15 * 20 por cento dos custos de *mportação, representand* três a quatro v*z*s mais </line>
<line> do que *s **eços praticados na ma*oria paí*es desenvolvido*, o *ue s**nifica u* gra*de revés </line>
<line> *ara as exportações *e certos prod*to*, com* *est*á*i*, t***eis e calçado, **tores *s*es em que </line>
<line> o noss* contin*nte é *otencialm*n*e c**p*titivo. Um* vez que gr*n*e *arte *a inf*ae*trutu*a </line>
<line> de tra*spor** é ti*icamente operada **l*s e**resas públi*as, * paí* *od* *ontrolar os pre*os </line>
</par>
<par>
<line> dos serviç*s *e t*ansp*rt* e de *ogística </line>
<line> com vi*tas a *stimu*a* </line>
<line> a* ex*ortações do </line>
<line> *aís, </line>
</par>
<par>
<line> contribuindo para a melh*ria *a balança come*cial *o país. Assim, para estes casos, é in*usto </line>
<line> q*e a socie*ad* avalie o desempenho da *mp*esa tendo como base a *apacidade de *eração </line>
<line> de lucros para o* acioni*t*s. Uma justa avaliaçã* das empresas *ú*lica* em idêntica si*uação </line>
</par>
<par>
<line> d**e ter *m c*nta o impa*to *acro*c*nôm*co *o investimento *o *em-**tar da so**eda** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> não apenas a r*ndibili*ad* *inance*ra da e*presa *o presente, considerada isoladamente. </line>
</par>
<par>
<line> 4.7 Visão de curto praz* </line>
</par>
<par>
<line> O l*cro ***uido q*e serve de numerado* n* *eter*i*a*ão da re*dib*lidade f*nanceira é </line>
<line> calculado apó* s* d*du*ir os gasto* em impostos. Como form* *e ma*i*izar * lucr* líquid*, </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, m*r. *024 www*.fsan*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Uso *a Re*dibilidade F*na*cei*a como Ind*cador d* Av*liação do Dese*penho e da Contr*buição </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> os g**tores de empr*sa </line>
<line> podem envolver-se em atividades de planejamento **scal visando </line>
</par>
<par>
<line> reduzir a carg* fisc*l e, </line>
<line> *or conseg*inte, elevar o lu*ro líquido, p*ática que é co*trária ao </line>
</par>
<par>
<line> objetivo de que as e*presas p*blic*s devem contribuir </line>
<line> par* erário públic* *través do </line>
</par>
<par>
<line> *aga**nto de impo**os. Por outro lado, se *s gestores </line>
<line> d*s emp*esas *úbli*as </line>
<line> estiverem </line>
</par>
<par>
<line> *b*e*ado* na p*odução de lucr*s, pres*ionados pe*o governo e pe*a socie*ade, podem coloc*r </line>
</par>
<par>
<line> em pl**o secundário, ou </line>
<line> até neglig**ci*r algum*s a*ivida*es que são tão vitais p*ra a maior </line>
</par>
<par>
<line> rendibilidad* </line>
<line> e su*tent*bilida*e financeira no futuro, ta*s c*m* a *esquisa e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento, </line>
<line> a manut*nção *o* equipam*ntos, * inovação e o desenvo*viment* de </line>
</par>
<par>
<line> recursos humanos. </line>
</par>
<par>
<line> E* s*us **tudos, Mo*ta (1984) nos le*bra que, </line>
<line> em muitos **íses em </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv**e*to, as empresas públicas são, primordia*mente, resp*nsáveis por se*ores </line>
<line> econômico* de *randes inv*stiment*s, de lo*ga matur*ç** e de *aixo retomo. Por </line>
</par>
<par>
<line> co*seg*inte, as expecta**vas quanto à </line>
<line> existência </line>
<line> de *mpr***s públ*c*s altamente </line>
<line> lucrat*vas </line>
</par>
<par>
<line> po*em não *er concretizadas em grande número de casos, o que não significa, porém, qu* *ais </line>
<line> empresas não e*t*jam contri*uindo para o bem-*st*r so*ia* do país. </line>
<line> 4.8 De*isões est*atégicas *obre inves*imen*os </line>
<line> De acordo com *yub e Hegstad (1987), a experiência tem demons*ra*o qu* o controle </line>
<line> excess*vo e * *nte*ferência nas d*cisõ*s operacionais (*obre i*vestimentos, mix de prod**os, </line>
<line> pr*ços, co*tratação * disp*nsa do p*ssoal, definição dos sal**ios e a*uisições) pode sufoc*r as </line>
<line> ini*iati*as de ge*tão e resultar em perdas da presta*ão de contas e elevados *ust*s de </line>
<line> i*eficiênci* opera*ional. </line>
<line> Em alguns paíse*, as decisões estr**égi*** sobre os investimentos das empresas </line>
</par>
<par>
<line> *úblicas são to*adas em nív*l de g*verno, sem uma </line>
<line> parti*ipação e*etiva </line>
<line> das </line>
<line> e*p*esa* </line>
</par>
<par>
<line> públ*cas beneficiária* no *studo *a viabilidade econôm*ca, fina*ceira * so*ial do* projetos, o </line>
<line> que p*d* impac*ar negat*vamen*e na rendibili*ade fina**eir* dessas empresas. Ness*s </line>
</par>
<par>
<line> circunstância*, a assistê**ia go*ername**al q*e, po*encialmen**, deveri* ser </line>
<line> uma s**ução, </line>
</par>
<par>
<line> v*ra um </line>
<line> p**adelo par* os gestores p*blicos ao *ão </line>
<line> me**orar a rendi*i*i*ade f*nan*eira, </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> mesmo por pi*rá-la. Obviamente, n*o seria justo qu* o governo e a sociedade atribuíssem aos </line>
<line> gest*r*s públicos a culpa pela *e*dibilidade financeira baixa. </line>
<line> Mesmo r*conh*c**do a* l*m*ta*õe* da *entabilidade financ*i*a c*mo in*icador social, </line>
</par>
<par>
<line> alguns autores têm acen*ua*o a associação positiva entre rend*bilidad* *inanceira </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c**tribuição *a </line>
<line> *mpresa *ública par* </line>
<line> o </line>
<line> be*-estar socia*. Fernand*s (198*) *efende que * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin* PI, v. 2*, n. 3, *rt. 1, p. *-21, ma*. 2024 </line>
<line> www4.f*anet.com.**/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. Macuácu* </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> ren*i*ilidade financeira *as *mpresa* públi*as é um fundam*n*o necessário par* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> at*n*imento *e </line>
<line> o*j*tivos so*iais. O mesmo autor apr*senta as seguin**s *rem**s*s, </line>
</par>
<par>
<line> ju*tific*tivas d* *mportância da rendibil*dade finance*ra *ara o atendimento de </line>
<line> objet*vos </line>
</par>
<par>
<line> socia*s: (1) * criação de e*pr*sas *ública* pelo g*verno implica aceita*ão d* dim*nsão a </line>
</par>
<par>
<line> e*pres*rial, signi*ican** objet*vos e co*tabil*dade *o*erciais b*se*dos em l*cros pe*das; e </line>
</par>
<par>
<line> (2) o próprio processo decisório *o*re **v*stime*tos, nes*as empres*s, pressupõe análise </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> viabilidade e de *usto/benefí*i*, </line>
<line> c*m as *ecessári*s consid**ações e estimativas de retorno* </line>
</par>
<par>
<line> provávei* do *nvestime*to, incluindo rent*bi*i*ad*; (3) os formula*or** d* políticas e líd*res </line>
<line> polít*cos estão *ando ênfase cada ve* m*ior à ren**bil*dade fi*ancei*a d*s **pres*s públicas, </line>
<line> pelo fato de qu* *ran*es prejuízos dessas *m*re*as são cob*rtos pelo o*ç*mento estatal; (4) os </line>
<line> prejuí*os das e*presas públicas significam que os *lient*s não estão pagando os cu*t*s do* </line>
<line> bens e serviços *ue estão recebend* e que, port*nto, out**s contribui*tes e*tã* arcando com </line>
<line> as d*spesas, desviando-s* o* recur*os disponíveis para inv*stimentos; e (*) a rentabilidade *a </line>
<line> *m*resa púb**ca tem impor*ância social, porque l*va a uma quest*o de *undame*tal </line>
<line> impo*tância so*ial, *ue é * m*biliza*ão *e recurso*. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇ*ES F*NAIS </line>
</par>
<par>
<line> A princ*pa* conclus*o *a r*flexão teó*ica realiz*d* é a </line>
<line> de que a rendibilidade </line>
</par>
<par>
<line> *inanc*ira *ode n*o refletir </line>
<line> o desempenh* *o* gestores e pode não r*p*es*nt*r </line>
</par>
<par>
<line> necessariamente u*a me*horia do bem-estar </line>
<line> social, </line>
<line> * q*e </line>
<line> confirma a qua*t* hipót*se </line>
</par>
<par>
<line> levantada no presente estudo. </line>
</par>
<par>
<line> Como *úmula d* ref*exão teórica sobre o us* *a **nd*bilidade financeira c**o </line>
</par>
<par>
<line> indi*ador *o desem*enho * da co*trib*ição </line>
<line> das e*presas públic*s no bem-estar social, </line>
</par>
<par>
<line> impor*a *inda reter o seguin*e: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> As preocupações do </line>
<line> *úblico *o e </line>
<line> gov*rno s*br* a rendib*li*a*e financei*a d*s </line>
</par>
<par>
<line> *mpresas p*b*i*a são legítimas e pertinentes, *ois el* * um indic*dor que ajuda a </line>
<line> afe**r * utilizaç** e*ic*ente dos recursos públ*co* alo*ados às empre*a*; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *l*uns element** que </line>
<line> con*i*ionam a rendibilidad* financeira das empre*as </line>
</par>
<par>
<line> *úb*icas </line>
<line> est*o f*ra d* contr*l* </line>
<line> das empr*sas p*blicas, motivo pel* qual </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ne*es*ária alguma c*ut*la quan*o ao uso da *endibi*idade c*mo m*trica para </line>
<line> avaliar o des*mpenho do* gestores pú*licos; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Nem sempre *ma rend*b**idade f*nanceira ele***a r*pr*senta um uso ef*cie*te *os </line>
<line> recursos públicos. *ercados monopólios *m que algumas e*pr*sas públic*s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 3, art. *, p. 3-*1, mar. 2024 </line>
<line> www4.*sa*et.com.b*/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Uso da Rendibil*dade Fin*nce*r* *omo Indicador de Avaliação do *ese*pe*ho e da Cont*ibuição </line>
<line> 19 </line>
</par>
<par>
<line> operam p*dem camuflar as ine*iciências operaciona*s destas, com custos </line>
<line> eco*ôm*cos * sociais elevados que são su*ortados pelo cidadão; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Como de*endem Ginting Na**i (2020), não se pod* * </line>
<line> *sperar que a maioria das </line>
</par>
<par>
<line> empresas púb*icas sejam financeiramente rentávei*, uma </line>
<line> vez </line>
<line> que </line>
<line> algum*s </line>
</par>
<par>
<line> fornecem b*ns * ser*iços </line>
<line> público* essenciais estão en*ajadas na prom**ão e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *e**nvolvimento **o*ôm**o, muitas vezes, sem </line>
<line> *ma compensação ju*t* pel*s </line>
</par>
<par>
<line> cu*t*s inc*rridos; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Dadas as limi*a*ões d* re*dib*lidade fi*anceira par* contexto d*s empresas o </line>
</par>
<par>
<line> públic*s, o s*u uso como </line>
<line> o *nico ou *rincipal ind*cado* n* avaliação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> de*empe*ho destas empresas deve ser *e*to com o devido cui*ado; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> O estabelecim*nto de u* sistema ** **al*ação </line>
<line> d* *esem*enho da* empresas </line>
</par>
<par>
<line> pú*licas deve comb*na* i*dicad*res f*n*nceiro* (rendib*l*dade, li*uidez, </line>
</par>
<par>
<line> so*va*ilid*de, </line>
<line> *poio do o*çament* do Estado, et*.) e indicador** </line>
<line> n*o-fin*nceiros </line>
</par>
<par>
<line> (servi*o a *l*ente*, desem**nho de merc*do, inova*ão, *mprego, etc.). Es*a </line>
</par>
<par>
<line> *ro*o*ta está *linh*da *om o pensa*ento de Kapla* </line>
<line> * N***on (200*) </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> defe*d** *ue mesmo os mel*ores indicador*s financeiros *ão po*em cap*urar </line>
</par>
<par>
<line> to*as as dinâ*i*a* do d*s*mpen** no atual *ogo *ompetitivo ba**ado </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> con*ecimento. </line>
</par>
<par>
<line> REFERÊNCIAS </line>
</par>
<par>
<line> Aharoni, Y. (19*1). Performance evaluation of st*t*-owned enterprises: A pro*es* </line>
<line> *erspective. M*n*gement Science, 27(11), 1340-1347. </line>
<line> Ayub, M. A., & Hegstad, S. O. (1987). Determ*nants of pub*i* enterprise **rforma*ce: Wh* </line>
<line> s**e perform better t*an othe*s. Finance & De*e*opm*nt, 24(4), 26-*9. </line>
</par>
<par>
<line> A*sagaf, </line>
<line> A., & Ali, H. (2017). *ete*m**a*ts o* ***ancial perfor*a*ce of state-owned </line>
</par>
<par>
<line> *nterprises with *ov*rnmen* s*bsidy as moderat*r. Internatio*al **urnal of Economic* and </line>
<line> Financia* Issues, 7(4), 330-*42. </line>
<line> Brigham, E. F., & Eh*hardt, M. C. (1999). Fin*ncial manage*ent: T*e*ry and *ractice (9t* </line>
<line> ed.). The Dryden Pres*. </line>
<line> Fernandes, P. (19**). Pr*mise *nd performance: a *earch for a credible sy**em of eva*uating </line>
</par>
<par>
<line> *he effi*iency of </line>
<line> public enterpris*s [Monograf*a, I*ternational Cen*er fo* Performance </line>
</par>
<par>
<line> Excellence]. </line>
</par>
<par>
<line> F*o*d, R. *., **ay, C. S., & Sh*rt, R. P. (*984). Public enterpr*se *n mixed econ*m*es: Some </line>
<line> macroeconomic asp*cts. Inter*at**na* M*netary Fund. </line>
<line> Rev. *S*, Te*e*ina PI, v. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, mar. 2024 www4.f*anet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. *acuácua </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> G*kha*, D. V., & Phu*on, A. (20*8). From welfare to wealth cr*ation: A *ev*ew of the </line>
</par>
<par>
<line> literatur* on privatizatio* of state-owned enterpris*s. </line>
<line> International Journal of P*b*ic Sector </line>
</par>
<par>
<line> Manageme*t, *1(2), *65-286. </line>
</par>
<par>
<line> *inting, E., & Naqvi, K. (Eds.). (2020). R*forms, opportuniti*s *nd ch*l*enges for stat*- </line>
<line> owned en*erpris*s. Asia* D*velopment Ban*. </line>
<line> He*a*leou*, L. (2001). State own*rsh*p, privatiza*ion and *e*forman*e i* Si*gapore: An </line>
</par>
<par>
<line> e*p*orato*y *t*dy fr*m a st*ategi* mana*ement perspect*ve. As*a Pa*ific </line>
<line> Jou*nal *f </line>
</par>
<par>
<line> Mana*emen*, 18, 6*-*1. </line>
</par>
<par>
<line> Kaplan, R. S., & *o*ton, D. P. (2001). The strategy-*ocused organ**ation: How *alanced </line>
<line> sc*re*ard companies *h*ive i* the *ew business en*ironment. H*r*ard Bu*ine** Pre*s. </line>
<line> MacKellar, L., Wörgötter, A., & W**z, J. (2002). Ec*n*mi* growth of la*dlocked cou*tr*e*. </line>
<line> *n Ökon*mie i* Theorie und Pr*xis (p. 213-226). Springer. </line>
<line> Motta, *. R. (1984). Av*liação de empresas públicas nos p*íse* em desenvolvimen*o: A </line>
</par>
<par>
<line> per**ect**a </line>
<line> social. </line>
<line> Revista </line>
<line> de </line>
<line> Administr*ção </line>
<line> P*blica, </line>
<line> 18(2), </line>
<line> 85-109. </line>
</par>
<par>
<line> https://b*b*iotecadig*tal.f*v.b*/ojs/inde*.p*p/rap/artic*e/v*ew/10*64 </line>
<line> Mu*a**hio, A., & A**rbe, E. I. P. (Eds.). (2019). Fixi*g st*te-owned enterp*ises: New policy </line>
<line> solut*ons to old problems. *nter-Ameri*an De*elo*ment *ank. </line>
</par>
<par>
<line> OECD. (*015). OE*D gu*del*nes </line>
<line> on corpor*te go**rnan*e of *tate-owne* ent**prises, </line>
<line> 2015 </line>
</par>
<par>
<line> Edition. OE*D Publishi*g. </line>
</par>
<par>
<line> Ph*, N. T. M., Ta*hiz*d*h-H*sary, F., Tu, C. A., Y*shino, N., & Kim, *. J. (2019). </line>
<line> *erfor*ance differential be*wee* private and state-owned e*te*pris*s: A* analys*s of </line>
<line> pr*fit*bi**ty and leverage. Asian Deve*opmen* B*n* Institute. </line>
<line> P*atuckchai, W., & Patana*ongse, W. (20*2). The study *f mana**ment c*ntro* systems *n </line>
</par>
<par>
<line> s*ate owne* enter*ri***: A </line>
<line> propo*ed con*eptual fram*work. International </line>
<line> J*urnal *f </line>
</par>
<par>
<line> Organizat*onal Innova*ion, 5(3), 83-115. </line>
<line> Peng, M. W., Bruton, G. D., S*an, C. *., & Huang, Y. (2016). Theo*ies of the (s*ate-owned) </line>
<line> f*rm. Asia Pacif*c Journal of Ma*agem*nt, 33(2), 29*-317. https://doi.org/10.10*7/s1*490- </line>
<line> 016-9*62-3 </line>
</par>
<par>
<line> Roberts, A. T. (1955). The proprietary t*eory and </line>
<line> the entity th**ry *f c*rpor*te enterprise </line>
</par>
<par>
<line> [Dissertação de Do*torado]. *o*isiana Sta*e University and Agricult*r*l & Mechanical </line>
<line> College. </line>
<line> Sánchez, E. M. *. A. (20*6). St*te-Owne* enterpris* manage*ent: A**antages of centra*ized </line>
<line> mo*els. Inter-*merican D*v*lo**ent Ban*. </line>
<line> *ch*eine*, M. (1997). Ho* to measure the subsidy *e*eived b* a development fina*ce </line>
</par>
<par>
<line> institution. Ohio State Univ*rs*ty, Department </line>
<line> of Agricultura*, Environmenta* and </line>
</par>
<par>
<line> Develop*en* Econo*ics. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, a*t. 1, p. 3-*1, ma*. 202* </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Uso da Rendibilida*e Fina*ceira *omo Ind*c*dor d* Avaliação do Des*mpe**o e d* Cont*ibuição </line>
<line> 21 </line>
</par>
<par>
<line> S*to*o, B., A*iati, A. K., & Siddi, P. </line>
<line> (202*). Is the higher *eb* level profi*abl* for *tate- </line>
</par>
<par>
<line> owned enterprises? *ntern*tional *o*rn*l of Economics & Business Ad*inis*r*tio*, 9(1), </line>
<line> *43-256. </line>
<line> T*ived*, P. (1986). Public e*terprises in India: If not f** profi* *he* for wh*t? Economic and </line>
<line> Political Weekly, 21(48), M1*7-M148. </line>
<line> *om* Referenc*ar este Artig*, conform* ABNT: </line>
<line> MAC*Á*UA, *. A. O *so da Rendibili*ade Fin**ceira como *ndic**or de Avaliação d* </line>
<line> D*sempe**o e da Contribu*ção de Empr*sas *úblicas *o bem-Estar Social: Uma Reflexão *eórica. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, *. 21, n. 3, **t. 1, *. 3-21, m**. 20*4. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição *os Autores </line>
<line> A. A. M*cuácu* </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*ncepção e **an*jamen*o. </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*áli*e e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração *o rascunh* ou na r*vis*o crít*ca *o conteúdo. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *articip*ção na aprovação da v*rsão fin*l do manus*rit*. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, m*r. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
</document>

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)