<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 3, art. 1, p. 3-21, mar. 2*2*
</line>
<line>
IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.*.1
</line>
</par><par>
<line>
O Uso d* Rendibilidade Financeira como *n*icador de *va*iação ** Desempenho e d*
</line>
<line>
*ontribuiçã* de Empresas *úbli*a* no bem-Est*r Social: Uma R**lexã* Teórica
</line>
<line>
T*e us* of Fin*n*ial Pro*itability as a Perfo*ma*ce Evaluation I***cator and *f the
</line>
<line>
Contribut*on of Stat*-Owned Enter*rises in Social W*ll-*eing: A Theoreti*al Reflec*io*
</line>
</par><par>
<line>
Angelo A**ónio Ma*uá*ua
</line>
<line>
Doutor pe*a **iversid*de Eduardo Mondl*n* Mocambiq*e
</line>
<line>
Professor *uxiliar do Depart*men*o de Contabil*dad* e F*nanç*s, Faculda*e d* E*onomia, Un*ver*idade Eduardo *ondlane
</line>
<line>
angelomacuacua50@gma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: A*g*l* A*tó*io Ma*uác**
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. T*n*y Ker*ey de Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
Univer**d*de Eduardo Mondlane, 345* Aveni*a *ulius
</line>
<line>
Rod**g*es
</line>
</par><par>
<line>
N*erere, Ma*uto, Moçamb**ue.
</line>
</par><par>
<line>
Artig* recebi*o em
</line>
<line>
30/09/2*23. Úl*ima
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
.
</line>
<line>
recebid* em 18/1*/2023. Apro**do em 19/10/*023.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliado p*lo s*s*ema Triple Review: De*k *eview a)
</line>
<line>
*elo Edi**r-Chef*; e b) Double Blind Revie*
</line>
<line>
(avali**ão cega por dois avaliado*es da áre*).
</line>
<line>
Revisão: Gramatical, Norm*tiva e *e *ormataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Macuác*a
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
R*S*MO
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
*resente arti*o apresenta uma refle*ão teóric* sob*e *s fund*mentos da utilizaçã*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
rendibi*id**e finan*eira c*mo ind*c*dor d* desempenho e da co*tri*uição
</line>
<line>
das
</line>
<line>
empre*as
</line>
</par><par>
<line>
públicas no be*-e**ar *ocial. Em t*rmos especí*ico*, pretende-se *roporcion*r maior
</line>
<line>
familiaridade com as *is*us*ões acadêmicas sobre o tema, p*ra com*ree*der as limitações da
</line>
</par><par>
<line>
trans*osição de m*tri*as de dese*penho de
</line>
<line>
empresas que persegu*m o maior r**orno
</line>
</par><par>
<line>
financeiro possível par* o* *eu* acionis**s, na *ed*ç** do desemp*nho de *mpresas *úblicas
</line>
</par><par>
<line>
que, *l*m
</line>
<line>
de per*eguirem objetivos
</line>
<line>
econô*i*o*, também pers*guem objetivos *o**a*s,
</line>
</par><par>
<line>
**líticos até d* segurança nacion*l. A *uest*o e
</line>
<line>
centr*l da pesqu*sa é: ser* que uma
</line>
<line>
maior
</line>
</par><par>
<line>
rendibilidade financei** reflete
</line>
<line>
um bom d*sempenho e uma boa contri*u*ção de
</line>
<line>
em*resas
</line>
</par><par>
<line>
púb*i*a* no bem-estar social? Na busca da *esposta *a*a a questão da pesqui*a, foi re*l*zado
</line>
<line>
um estudo qualitati*o at*avés de pro*ed*mentos téc*icos da pes*uisa bi*l*og**fic* c*m **co
</line>
</par><par>
<line>
na an*lis* c**tic* de
</line>
<line>
c*n*eúdo. * conc*usão da pes*u**a é a de
</line>
<line>
q*e nem s*mpre um*
</line>
</par><par>
<line>
*e*dibilidad* financeira elevada repr*senta um uso eficiente dos recurso* públicos e, por
</line>
<line>
conseguinte, *m bom desempenho das empresas púb*icas. P*líticas governament*is, inclui*do
</line>
</par><par>
<line>
a*uelas *u*
</line>
<line>
defi*em fixação e revisão de **eço*, e a naturez* monopolísti*a a
</line>
<line>
em que
</line>
</par><par>
<line>
algumas empresas públicas op**am, podem camuflar *neficiências opera*ionai* das empresas,
</line>
<line>
com c*stos econômicos e sociais ele*ados qu* são *uportados pelo cidadã*.
</line>
<line>
Palavr*s-Chave: Ren*ibilidade *inan*eira. *mpres*s Públicas. Eficiência. *esempenho,
</line>
<line>
Bem-Esta* So*ial.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
*his paper presents a *heoretical *eflection on t*e fundamental* of using financial **ofitability
</line>
<line>
*s a performan*e indicator and on the *o*tribu*i*n of state-owned enter*rises to s*cial well-
</line>
<line>
being. In *pec*f** terms, it is inte*ded to *rovide gr*ater fa*iliarity with academi* di*c*ssi*ns
</line>
<line>
on the s*bject, to underst*nd *he li*itations of *ra*spos*ng perfo*ma*ce metrics of en**rprises
</line>
</par><par>
<line>
**at pursue the g*e*test possi*le f*na**ial return for th*i* shareholders, in measuri*g
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
perfor*ance of state-*wned ent*rprises th*t i* add*tion t* pursuing eco*omic o*jectives, they
</line>
<line>
also *ursu* so*ial, *olitical an* even na*iona* s*curity obje*t*ve*. T*e cen*ral quest*on of the
</line>
<line>
r*search *s: does gre*ter financial profita*ility refl*ct a good *erformance and contri**tion of
</line>
<line>
stat*-owned en*erprises to social well-being? In the *earch for t*e answ** to *he research
</line>
</par><par>
<line>
qu*stion, a ***litat*ve
</line>
<line>
study *as carried out thr*ugh t*c*nical
</line>
<line>
p*o*ed*res
</line>
<line>
*f bib*i*graphic
</line>
</par><par>
<line>
research with a focus on *ritical conte** analysis. The con*lusion of th* res*arch i* *h*t a high
</line>
<line>
fin*ncial ret*rn does not alwa*s r*present an efficient use o* pub*ic reso*rces and, the*efore, a
</line>
<line>
goo* *erform*nce of st*te-own*d enterprises. Government poli*ies, in**uding those *n sett*n*
</line>
</par><par>
<line>
**d *e*iewi*g *rices, *he monopoli*tic *at**e in which
</line>
<line>
s*me public companies operate ca*
</line>
</par><par>
<line>
ca*ou*lage operational inefficie*cies by comp*nies, with high econom*c *nd *oci*l costs tha*
</line>
<line>
ar* bor*e ** the citizen.
</line>
<line>
Ke*w*rds: Financial Profi*ability, State-Owned *nt*r*rises, E*fic*ency, Perf**ma*c*, Social
</line>
<line>
Wel*-B*ing
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 2*, *. *, **t. 1, p. 3-21, *ar. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso da Rendibilidade Finan**ira como In**c*dor de A*aliação *o D*sem*e**o e da C*n*ribuiç**
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*ÃO
</line>
<line>
O presente artigo a*resenta re**ex*e* teó*icas sobre o uso da *endibili*ade f*nanceira
</line>
<line>
co** indicador d* avaliação d* desempenh* e da *on*r*bu*ção de empresas **b*icas no bem-
</line>
</par><par>
<line>
est*r **cial. Se*undo *ssa*afe e Al* (2017), **n*abilidade * *ma met* *rioritária a a
</line>
<line>
ser
</line>
</par><par>
<line>
al*ançada *o â*bito
</line>
<line>
da
</line>
<line>
pr*speridade das p*incipais p*rtes intere*s*da* da e*presa,
</line>
</par><par>
<line>
pr*porc*onando o máxi** d* *ividen*os aos proprietár*os da e*pre*a, e uma apro*riada
</line>
</par><par>
<line>
*o*pe**ação * bônus aos gestores da
</line>
<line>
*mpr*sa, a fim
</line>
<line>
de melh*r*r o b*m-est**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
colabor*dores * *a soc**dade em g*r*l.
</line>
</par><par>
<line>
N* l*teratura financeir*, a rendibilidade **n*ncei*a é *sad* co*o um indicad*r d*
</line>
</par><par>
<line>
an*lise f*nan***ra, que pe*mite aferi* a ca*acidade
</line>
<line>
da
</line>
<line>
empresa para remunerar os capitais
</line>
</par><par>
<line>
*rópr*os dos seus
</line>
<line>
acionistas. Trata-*e do indicador de rent*bilidade mais
</line>
<line>
import*nte em
</line>
</par><par>
<line>
fi*anças empresaria*s e * *alcula*o *elaci*nando o *ucro líq*id* e *s *apit*is própr*os. U*a
</line>
</par><par>
<line>
*endi*ilidade finance*ra elevada con*ribu*
</line>
<line>
*ara o **c*sso ** empres*, p*is faci*ita
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mobilizaçã* de *ovo* re*urso* qu* permitirão o crescimento da emp*esa, **n*ição necessári*
</line>
</par><par>
<line>
p*ra a geraç** de mais lucros no *uturo. Por is*o, a rendibilida** financ*ir* é *onsi*erada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ed*d* de efic*ência mais privil*giada p**os acio**stas * pelos inve*t*dores.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*tindo do pr*ssuposto *e q*e
</line>
<line>
as
</line>
<line>
empre*as
</line>
<line>
públi*as,
</line>
<line>
al*m
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
*ersegui*em objetiv*s
</line>
</par><par>
<line>
eco*ômicos, também têm a
</line>
<line>
incumbênc*a
</line>
<line>
de alcança* ob*eti*os s*ciais e
</line>
<line>
at*
</line>
<line>
polít*cos,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
segurança nacional, em muitos cas*s, *em
</line>
<line>
uma compen*ação justa e opor*una, nã* *e pod*
</line>
</par><par>
<line>
esperar que tod*s el*s seja* *inanceiramente r*ntá*eis. A tí**lo ilustrat*vo, o fornec*mento de
</line>
</par><par>
<line>
servi*o* públicos
</line>
<line>
(te*eco*u**cações, á*ua e
</line>
<line>
energia) em áre*s remotas p*de nã* se* tão
</line>
</par><par>
<line>
*entável fina*cei**men*e como o é nas zon*s urban*s.
</line>
<line>
O pr*sente *r**go discute a viabilidade do uso da rendibil*dade fina*ceira na *vali*ção
</line>
</par><par>
<line>
do des*m*enh* das empre*as públ*ca*. Julg*-*e pe*tinente o
</line>
<line>
le*anta*en** desta *i*cussão,
</line>
</par><par>
<line>
um* ve* que na esfera pública, governativa e até polít**a, *xige-se qu* a* empr*sas públicas
</line>
</par><par>
<line>
sejam *entáveis e co*trib*a* par* * e*ário público at**vé* do pagame**o *e d*v*dendos,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*uan*o *ão s*o ren*áveis, sã* vista* como sugadoras dos re*ursos público* que deve*iam ser
</line>
<line>
orien*ados para *utras ár*as prio**tárias do desen*olv*mento econ*mico e social.
</line>
</par><par>
<line>
Par*indo do
</line>
<line>
pres*upost* *e que
</line>
<line>
as
</line>
<line>
empresas
</line>
<line>
públicas,
</line>
<line>
além
</line>
<line>
de
</line>
<line>
perseguirem objetiv**
</line>
</par><par>
<line>
econ*mic*s, ta*bém têm a
</line>
<line>
incumbência
</line>
<line>
de alca*çar
</line>
<line>
ob*etivos sociais e
</line>
<line>
até
</line>
<line>
políticos,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
s*gur*nç* nac*ona*, é justo
</line>
<line>
q*e seu desempenho **ja av***ado lev*ndo em conta s**
</line>
</par><par>
</page><line>
ca*acidade de g*rar retorno *ara os acionist*s? Quais argumen*os sustent*m a ne*essidade de
</line>
<line>
Re*. FSA, Teres*na P*, v. 21, n. 3, art. 1, p. *-21, mar. 2024 *ww4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. Ma*uácua
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
as empresas p*blicas *er** re*táveis, *es*o perseguind*
</line>
<line>
obj*tivos não-comercia**? Que
</line>
</par><par>
<line>
limitações tem a *en*ibilidade financeira c*mo ind*cador de *va*iação do desem*en*o das
</line>
<line>
empresas públicas?
</line>
</par><par>
<line>
A discus*ão das *imi*a*ões d* *endib*l*da*e como indic**or de
</line>
<line>
avaliação do
</line>
</par><par>
<line>
des*mp*nho das empresas públ*c*s é desenvolvida tend* *o*o *ase os doi* *etacr*térios de
</line>
<line>
Triv*di (*986), nome*damente:
</line>
<line>
(i) Q*e o in*icador deve refletir o desempenho dos gestores públic*s. O *umen*o ou
</line>
<line>
a d*m*nuição d* se* valor deve result*r de fat**es que estão sob o *o*trole *os
</line>
<line>
gestores p*blicos; e
</line>
</par><par>
<line>
(ii) *ue o in*icador d*ve estar relacion*do c*m *em-*star social. *m *umento o
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
uma diminuição do se* valor
</line>
<line>
deve refletir o au*en*o ou * di*inuição do *em-
</line>
</par><par>
<line>
estar s*cial.
</line>
</par><par>
<line>
* presente artigo está *str*turado em quatro se*õe*. Na primei*a s*ção faz-se a
</line>
</par><par>
<line>
introdução, que *elimi*a a natureza e o âmbito do estudo. Na s*gunda seção ap*e*en*a-se
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
marco teóri*o
</line>
<line>
d* tema da di*cu*são. Na terceir* seçã* *p**senta-se a metodologia usad*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa. Na q*arta seção discute-se a problem*ti*a da util*zação da rendibilidade finance*ra
</line>
<line>
como *étr*ca do de**mpe*ho e da co*t*ibuiçã* no *em-e*tar social. *a quint* s*çã*
</line>
<line>
apr*sentam-se as cons*derações finai* sobre o tema.
</line>
<line>
2 ENQUADRAMEN*O *EÓR*CO
</line>
</par><par>
<line>
A bus*a de *endi*ilidade *inancei*a *as empresas públicas reside, ini*ia*m*nte,
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
pressuposto d* que qualquer *mp*e*a, p*bli*a ou **iv*da, com pel* men*s alguns interesse*
</line>
<line>
econômicos ou comercia**, opera com *ais eficiênci* qua*** tenta ma*im*zar lucros. Na
</line>
</par><par>
<line>
base d*ste pre*suposto, pa*a qu* as
</line>
<line>
e*pr*sas púb*icas *ejam eficientes n* uso dos recursos
</line>
</par><par>
<line>
púb*icos, el*s deve* operar numa perspect*va de maximização de lucros.
</line>
<line>
A *endibili*ade financeira da* empresas púb*ica* é um *ema *ue despert* * interesse
</line>
</par><par>
<line>
de a*adêmicos, investigador*s, governos *
</line>
<line>
*a so*iedade e* geral devi*o a
</line>
<line>
*inco ra*ões
</line>
</par><par>
<line>
fun*amentais:
</line>
</par><par>
<line>
(i)
</line>
<line>
Se as empr*sas públicas nã* forem *e**áv*is r*pres**tarão um grande f*rdo **ra o
</line>
<line>
Orçamento do Estado quando os gov*rnos têm que subsid*á-las ou resg*tá-las
</line>
<line>
atra*és de injeçõe* d* capital;
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, **resin*, v. *1, n. 3, ar*. 1, p. 3-21, mar. 2024
</line>
<line>
www4.fsan*t.*o*.**/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso da Rendibili*ade Fin*nc*ira como Indicador *e Ava*i*ção do Desempenho e da Con*ri*uição
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
(i*)
</line>
<line>
Os **eju*zos crônicos das empres*s púb*i*as elevam o risco fisc*l do pa*s e, po*
</line>
</par><par>
<line>
conseguint*, a *la**ific*ção *e crédito do país, a qual afeta negativa*ente
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
elegibilida*e a emp*éstimos e os te**os *a sua concessã*;
</line>
</par><par>
<line>
(iii) Os prejuízo* crônicos das
</line>
<line>
empresas
</line>
<line>
públ*cas p**em colocar em perigo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fornec*m*nto *ontín*o, na qualidade e quantid*de necess*rias, de bens e servi**s
</line>
<line>
públicos *ssenciais;
</line>
<line>
(iv) As empresas públicas de*icitárias podem impactar *egativamente no desemp*nho
</line>
<line>
do setor financeir* em cas* de inadimplê*c*a; *
</line>
</par><par>
<line>
(*)
</line>
<line>
*uan*o a s*tuação d*ficitária das empresas públicas é resultado da s*a
</line>
<line>
b*ixa
</line>
</par><par>
<line>
eficiência, este fa*or *ode prejudicar o cresciment* *conômi**, **p*cialm*n*e
</line>
</par><par>
<line>
qu*ndo essas emp**sas opera* no
</line>
<line>
domí*io de in*ra*struturas de s*porte
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
produção.
</line>
</par><par>
<line>
A preoc*pação *om *endibilidade fi*anceira *
</line>
<line>
d*s empr*sas públicas é a*nda mais
</line>
</par><par>
<line>
acentuada nos países em dese*volv*ment* onde, a*esa* do aumento s*stemáti*o d* apoio
</line>
<line>
governamenta*, o desempenho financeiro *ela* *ão tem melho*ado * pare*e c*n*i*uar*m *um
</line>
<line>
estado de d*ficuldades f**ancei*as s**temáticas.
</line>
</par><par>
<line>
A *endibili*ade financeira *ndica s* os ati*os do governo estão sendo be* u**dos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
quai* são os *rovávei* flux*s *inanceiros futuros
</line>
<line>
para o go*er**, *ob a forma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
transfe*ências do orçamento
</line>
<line>
*a*a as empr*sas púb*icas o*
</line>
<line>
p**am*ntos de d*vidend*s,
</line>
</par><par>
<line>
proporcion*ndo r***itas de *apital ao Orçament* do Estad*. Na perspectiva *os def*n**res da
</line>
</par><par>
<line>
rentabili*ade da* e*presas pública*, a melho* maneira d* uma empresa públi*a promover
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
bem-estar socia* é através da geração de lucr*s.
</line>
</par><par>
<line>
Na perspectiv* de Peng *t al. (201*), dad* a importância *as em*r*sas esta*ais na
</line>
</par><par>
<line>
economia globa*,
</line>
<line>
a* teoria* da
</line>
<line>
em*re*a no século XXI po*em ser expandidas p*la
</line>
</par><par>
<line>
inc*rporaçã* de *mpresas públicas como *ma forma *rgan*z*cional c*ntral (*ão e*pecial ou
</line>
</par><par>
<line>
marginal). Por *s*o, u*
</line>
<line>
foco em em*resa* públi*as pode impulsionar as te*ri*s da empresa
</line>
</par><par>
<line>
*a*a nov*s e exci*an*es f*onteiras teóricas.
</line>
<line>
* rendibilidade fi*anceira como i*dicador do desem*enho das empre*a* públicas
</line>
<line>
enqua*ra-se na lite*atu*a que anali*a os i**actos da propriedade púb*ica sobre o *esemp**ho
</line>
<line>
da* empresas, cuja *eflexão teóri*a pode ser feita usando as teorias *presentadas a s*guir.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, mar. 20**
</line>
<line>
www*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. *ac**cua
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Teoria da agência
</line>
</par><par>
<line>
A teoria da agência descreve os gestores como age*te* e *s ac*onistas como
</line>
<line>
p*i*cipais. Es*a te*ria argumenta que o valor de uma em*resa não pode ser maximizado s* os
</line>
<line>
inc*n*i*os apropri*do* ou a monitoria adeq*ada não fore* *ficazes * s*ficiente p*ra im**dir
</line>
<line>
que os gestores d*s *mpresas usem o seu arbítr*o pa*a maximizar seus próprios *enef*cios. A
</line>
</par><par>
<line>
t*oria da *gência suporta a tese acima pelo fato de o agente e o
</line>
<line>
principal terem di*erentes
</line>
</par><par>
<line>
interesse* em rela*ão * ativi*a** da *mpr*sa e diferentes atitudes em relaç*o à ex*osição ao
</line>
</par><par>
<line>
r*sco. *or *u*ro lado, e com
</line>
<line>
base no
</line>
<line>
argument* da
</line>
<line>
a*s*me*ria d* *nf*rmação, a
</line>
<line>
teor*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
a**ncia de*ende
</line>
<line>
que * pr*ncipa* e o
</line>
<line>
agente detêm difere*t** quantidades de i*for*ação
</line>
</par><par>
<line>
(norma*mente o agente tem
</line>
<line>
acesso * ma*s i*formação do que o princ*pal), sendo, *or isso,
</line>
</par><par>
<line>
dif*cil e caro que o principal monit*re o c*mport*men*o do agente de **rma a sal*agu*rdar o
</line>
<line>
seu inte*esse.
</line>
<line>
2.2 Teoria d*s direitos de *roprie*ade
</line>
</par><par>
<line>
A teo**a dos dire*tos de propriedade a*gume*ta *u* a var*aç*o e a separação
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
*ireito* *e pro*riedad*, *o contexto das e*pr*sas *úb*icas, *ão r*spo*sáveis po* ine*iciência
</line>
<line>
e bai*a re*dibilidade da* em*resas públicas. * luz desta *eoria, defend*-s* que o Estado e o*
</line>
</par><par>
<line>
cidadãos, que são os *ropri*tários finais d*s
</line>
<line>
empresas públicas, **ncorde* que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**ximização *o luc*o o o*jecti*o é
</line>
<line>
da empre*a, po*s el*s são menos capazes d*
</line>
<line>
f*rmu*ar
</line>
</par><par>
<line>
c**trat*s c*mpl*tos que vin*ule* adequ**ament* os incentiv*s dos a*ente* a **se objetivo.
</line>
<line>
Na es***ra da *eoria dos **reitos de p*opriedade, se o dese*penho *in*n*eiro da*
</line>
<line>
e**resas pri*adas é sup*rior em rel*ção ao das empresas públicas, * plaus*vel esper** que
</line>
<line>
gr*nd*s reformas estrutu*ais d*s emp*esas pública* e, t*lvez, uma mudança d* propriedade
</line>
</par><par>
<line>
nas m**mas, sejam essencia*s
</line>
<line>
para me*horar * desempen*o destas
</line>
<line>
empres*s públicas. A
</line>
</par><par>
<line>
per**pção desta teo*ia
</line>
<line>
de*e **r fe*t* c** cau*ela, ***s a mudança
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pro*riedade pode,
</line>
</par><par>
<line>
eventualm**te, resultar em
</line>
<line>
e*ternalidade* negativa*, tais
</line>
<line>
co*o a escassez *e recursos,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aumento de pr*ços e, mais imp**tante ainda, a possibil*dade de transformação de *ono**lios
</line>
</par><par>
<line>
pú*licos em monopólios *rivados, que são de maior *erigo, uma vez qu* pod*m reduz*r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
bem-estar soc*a* (*AKHAR; PHUKO* 2018).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, mar. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* U*o da Rendibilid*de Financeir* *o*o I*dica**r de Avaliação do Dese*pe*ho e da Contribuição
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Te*ria d* eficiência *a gestã*
</line>
</par><par>
<line>
A *eoria de eficiência da gestão *ec*nhece que alg*ma* e*presas sã* mais eficien**s
</line>
<line>
do qu* *u*ras, em termos *e gestão de operações pro*u*iva*, e na sa**sfação, com sucesso, das
</line>
<line>
necessi*ade* dos co*sumi*ores. C** e*eito, a gestão da empresa, por meio de ope*a*ões mais
</line>
</par><par>
<line>
e*icien*e*, pode red*z*r custos d* produção, ad*tar novas *écnicas d* marketing, melhorar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ual****e dos pro*utos e expand*r a l*nh* de produtos, iniciati*as est** que contribuem para o
</line>
</par><par>
<line>
aument* dos
</line>
<line>
lucros. Desta forma, as
</line>
<line>
**presas *ue têm u*
</line>
<line>
*í*e* médio de efic*ência
</line>
<line>
ob*êm
</line>
</par><par>
<line>
tax* m*di* d* rendibi**dade. As firmas c*m m*iores ha*ilidades de gestão eficiênc*a e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
produ*ã* sã* compensadas por *e*dibilidad* acima do norm**. Por out*o lado,
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
**ndibilidade *a**a ou **gat*va é sinal de que o* co*sumidores d*sejam menos do* bens
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
serviços vendidos e **e os mét*d*s de *ro*ução ou de comercialização u*ados podem não ser
</line>
<line>
os mais eficie*t*s.
</line>
<line>
Na análi*e da rendib*lidade pela te*ria de efici**cia da gestão há *ue se ter em conta
</line>
<line>
*ue *em to*a a rendibilidade pode ser atr*b*ída à gestão eficiente. Em alguns casos, *xiste *m
</line>
<line>
nível razoáv*l ** rendibilidad*, ap*sar de **a *á gestão d*s empres*s. Em determ*nadas
</line>
<line>
c**cun*t*ncias a empre*a po*e r*gistrar uma certa r**dibilidade, qualq*er que seja a efic*ência
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
gest*o, por ca*sa *e fatores qu* são e*ternos e estão fo*a
</line>
<line>
d* controle
</line>
<line>
da empresa. A
</line>
</par><par>
<line>
recess*o econô*ica, as altas taxas de inflação ou de juros, uma m*da*ça *epentina no gosto
</line>
</par><par>
<line>
do consumidor, a entrada e* vigor de e
</line>
<line>
l*gislaç** restritiva que afeta a fab*ic*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produto* s*o exe*pl*s de fator*s exter*os
</line>
<line>
adversos q*e *odem afet** adve*samente
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*ndibilida*e *as emp*esa*.
</line>
</par><par>
<line>
3 ABORDAGEM METO*OLÓGICA
</line>
</par><par>
<line>
Um* reflexão te*ric* é mais do que apenas uma teoria. O termo 'ref*exã*' indica
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
presença de uma situação, que é obser*ada, recon*e*ida, pond*r*da e anal*sada com o aux*lio
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
expe**ências c*n*ecim*ntos. Num refl*xão e
</line>
<line>
teórica, * pesquis*dor demonstra como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
teoria *ode ajudar compre*nde* a p*ática. O presente est*do foi r*al*za*o p*r meio da a
</line>
<line>
combinação de três *e*ri*s da firm*, nomeadamente: teoria d* agê*cia, *e*ria dos direi*os *e
</line>
</par><par>
<line>
propri*dade e t**ria da ef*c*ência
</line>
<line>
da ges*ão, em
</line>
<line>
busca das explic**ões sobre o u*o da
</line>
</par><par>
<line>
rendibili*ade
</line>
<line>
co*o in*icador de avaliação
</line>
<line>
do des*m*enho e *a co*tribuição das *mpr*sas
</line>
</par><par>
<line>
públicas *o bem-e**ar s*c***.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*e*ina P*, v. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, ma*. 2024
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Macuácua
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
A disc*ssão *ob*e as limitações *a rendi*ilidad* com* in*icador de avaliação *o
</line>
<line>
dese*penho das empresas públicas é desenvol*ida tendo como base os dois meta*rité**os de
</line>
<line>
Trivedi (1986), nomeadament*:
</line>
<line>
(iii) Que o indicador deve refletir o desempenho dos g*stores públic*s. O aum*nto *u
</line>
</par><par>
<line>
a di**nu*ção ** seu valo* deve resu*tar de fatores
</line>
<line>
que estão sob o controle dos
</line>
</par><par>
<line>
gestores públi*os; e
</line>
</par><par>
<line>
(iv) Que o in**cado* deve estar rel*cionado com o
</line>
<line>
bem-estar social. Um a*mento
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
uma diminu*ção d* seu
</line>
<line>
va**r
</line>
<line>
dev* refletir o aumento
</line>
<line>
*u a diminuiçã* do bem-
</line>
</par><par>
<line>
estar social.
</line>
</par><par>
<line>
No context* ** avaliação d* *esempenho das empresas pú*l*cas, us*ndo o cri*o
</line>
<line>
"t*ivediano", a pesquisa tes*ou as seguintes hipóteses teóric*s:
</line>
</par><par>
<line>
a.
</line>
<line>
A rendi*ilid**e financeira re*lete o desempenho dos
</line>
<line>
gestores
</line>
<line>
e *epresenta
</line>
<line>
*ecessariamente um* melhoria do bem-*st** social;
</line>
</par><par>
<line>
b.
</line>
<line>
A rend*bilidade financeira *eflet* o des*mpenh* dos gestores e pode não
</line>
<line>
r*p*esentar necessariam*nte uma melhoria do bem-estar s*ci*l;
</line>
</par><par>
<line>
c.
</line>
<line>
A rendibi*idade f*nanceira pode não re*le**r o desemp*nh*
</line>
<line>
dos gestor*s
</line>
<line>
e
</line>
<line>
rep*esenta necessariamente u*a *el*oria d* be*-estar socia*;
</line>
</par><par>
<line>
d.
</line>
<line>
A rendibilidade **nan*e*ra pode não *efl*tir o
</line>
<line>
desemp*nho dos gestores e pod*
</line>
</par><par>
<line>
não *epresentar n*cessa*i*mente uma melhoria do *em-e*tar social.
</line>
<line>
Quanto à abordagem *a pes*ui*a, essenc*almente, tra*a-se de uma pesq*is* qua*itativa
</line>
<line>
de *at*r*za ex*loratória e explicativa, que *em *omo *bjet*v* propor*ionar uma ma*or
</line>
</par><par>
<line>
famili*ridade c*m * problema, c**
</line>
<line>
vistas
</line>
<line>
a torná-*o mais explícito. Em *ernos de
</line>
</par><par>
<line>
pr*ced**entos técnicos da pesqui*a, trata-s* *e uma pesq*i*a b*bliogr*f*ca q*e, segundo Gil
</line>
</par><par>
<line>
(19*9), desenvolve-se a partir de materiais j* ela*orados, tais como livro*
</line>
<line>
* *rti*os
</line>
</par><par>
<line>
ci*ntíficos.
</line>
</par><par>
<line>
4 DISC*S*ÃO *OBRE LIMITAÇÕES DA RENTABILIDADE FINANCEIR*
</line>
</par><par>
<line>
C*nsoante Motta (1984), as limit*ções da rend*bili*ade *omo indicador de avaliaç*o
</line>
</par><par>
<line>
do de*empe*ho
</line>
<line>
das em*resas *úblicas
</line>
<line>
de*orr** de fa*ores li*a*os *: (i) *mperf*içõe*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
me*cado mais profundas e d**tribu*ç*o
</line>
<line>
de renda mai* deficie*te; (ii) políti*a de fixaçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
controle de preços; e (iii) m*nopóli*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
O u*o da rend*bilid*de *inanceir*, tomada isolada*ente ou como parte de u* sist*ma
</line>
<line>
de in*icadores finan*eiros e não financeiros, p*ra aval**r o de*emp*nho das empresas
</line>
<line>
**v. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, m*r. 2024 *w*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O **o da Rendibil*dade Financeira como Indicador de Avaliaç*o do Desemp**ho e da Contrib*iç**
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
públicas, deve *er feito com cu*d*do, *pó* *ma *rofu*da c*mpr*ensão d* dinâ**ca intern* e
</line>
<line>
*xt*rna das empres*s p*bli*as. Neste arti*o, debruçamo-nos sobre alg*ns dos fator*s
</line>
<line>
limi*antes, à luz d*s *eorias *a firma anteriorm*n*e apresentadas.
</line>
<line>
4.1 De*c*pitali*ação das e*presas pú*lica*
</line>
<line>
*uit*s e*pre*a* *úblicas são criad*s sem capital adeq*ado para aten*er ao se*
</line>
<line>
mandato le**l, o que as obriga a solicita*ões f*eque*tes de *rans*erência de recurso* p*r parte
</line>
<line>
do gov**no. Com a dim*nu*ção das trans*erê*c*as d**etas d* governo para empresas públicas,
</line>
</par><par>
<line>
* partir da seg*nda me*a*e
</line>
<line>
*a década de 80 (de*ido **ob*emas financeiros internos e a
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
p*essão externa da* instituições f**ancei*as internac*on*is), as empresas *úbli*as volt*ram-se
</line>
<line>
para empré*ti*os da banca nac*onal, **rav*ndo a sua *strutura *e cus**s e o *alor do crédito
</line>
<line>
*encido mas não **go.
</line>
<line>
A extens*o do uso do endividamento como *onte d* fi*anci*mento tem t*ês
</line>
</par><par>
<line>
i*plicações, s*gundo Brigh*m, Gapenski e Ehrha*dt (1999): (i) *a mobi*iz**ão
</line>
<line>
de
</line>
<line>
fundos
</line>
</par><par>
<line>
atra*és ** dívi*a, os acionista* *odem manter o *ontrole da firma
</line>
<line>
ao me*mo
</line>
<line>
tem*o em que
</line>
</par><par>
<line>
l*mitam seus i*vestimen*os
</line>
<line>
nela;
</line>
<line>
(ii) *s
</line>
<line>
credores u*iliz*m c*pita*s própr*os o* *utr*s
</line>
<line>
*un*os
</line>
</par><par>
<line>
fornec*dos *elos accioni*tas, para garantir
</line>
<line>
uma margem
</line>
<line>
de seguranç*, e
</line>
<line>
por * s s o, s e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
acionistas tiverem c*ntr***ído com uma pe*uena porção do financiamento total, o risco
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
assumido princ*palmente pe*os cr*dore*; e (*ii) *e a empresa tem *m ganho mai*r com
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
*undos *mpres*ados
</line>
<line>
*o que
</line>
<line>
com o que ela paga em ju*os de *mprésti**s, então,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rendibilida*e fin*nceira é al*va*cada.
</line>
<line>
No entendimento *e Sutopo, Adia*i e S*ddi (2*12), uma estrutura d* c*pital com maior
</line>
</par><par>
<line>
dívid* será *enéfica par* uma empresa s*
</line>
<line>
*or seguida por
</line>
<line>
uma maior lu**ati*idade. Este
</line>
</par><par>
<line>
*ume*to na luc*atividade *equer atenção *o* fatore* qu* o influenciam, *ais *om* l*cr* antes
</line>
<line>
de im*ostos em r*la*ão a*s ativ*s t*t*is, taxas de juros e taxas de impostos. S* es**s fa*o*es
</line>
</par><par>
<line>
não podem ser c*ntrolado*, então, u*a estrutura
</line>
<line>
de capital com maior dívida não
</line>
<line>
c*ntribui
</line>
</par><par>
<line>
para o alca*ce de maior lucrat*vidade.
</line>
</par><par>
<line>
O en*i*ida*e*to que, de início, **rec* se* uma *olução, mais t*rde *ransfo**a-se num
</line>
</par><par>
<line>
**o*eiro
</line>
<line>
onde muitas empresas públicas afundam. Sem uma a**lise adequ*da em *elação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
estrutura do c*pital das *mp*esa* *úblicas, *odemos e**adamente pensar que a rendib*lidade
</line>
<line>
financeir* da empresa é boa apen*s po*q*e: (a) resul*a de pequeno lucro e de capitai* *r*prios
</line>
<line>
*ínim**, uma vez qu* os ca*itais próprios ***am *endo co*ro*dos pe*os prejuízos
</line>
</par><par>
<line>
a*umul**os; e (b) res*lta
</line>
<line>
da divisão *e um **eju*z* do e*ercício por capitais próprios
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *er*si*a PI, v. 21, *. *, a**. 1, *. 3-21, mar. 2024
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. M*c*ácua
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
*egativ*s. Isto é, sem uma aten*ão particula* ao* números, podemos considerar com*
</line>
<line>
boa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rendibilidade *e uma empresa te*n*ca*ente falida (c*m capitais própri*s negativos) * que no
</line>
<line>
*xercício ** causa teve pre*u*zo, po*s, em *atemática, * *e*ultado da di*isão de um n*mer*
</line>
</par><par>
<line>
n*ga*ivo por ou**o negat*vo é um nú*er* positivo. Obv*amente, n*s
</line>
<line>
do*s ca*os,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rend*bilidade financeira sup*stamente a*ta não reflet* ne* o bom
</line>
<line>
de*empenho dos ge*tores
</line>
</par><par>
<line>
*em o au*en*o d* bem-es*ar socia*.
</line>
</par><par>
<line>
*.2 Apoio g*vernamenta*
</line>
</par><par>
<line>
A análise da rendibilid*de *inancei*a das e*presa* púb*icas deve *er f*ita com
</line>
<line>
cui*ado *orqu* o *ucr* l**ui*o apu*a** pod*r ser sign**ic*tivamente influenc*a*o pelo ap**o
</line>
<line>
gove*namen**l a estas empresas. Co*trariamen*e às empres*s privadas, o gov*rno **rnece
</line>
</par><par>
<line>
vários tipos de subsídios inj*çõ** de capital para *s empr*sas públ*cas quando a* suas e
</line>
<line>
receitas não cobre* *s *ustos ou q*ando elas enf*entam problem*s de li*uidez. A assistência
</line>
<line>
*overna*e*tal *ode, também, incluir o ace*so p*ivil*giado ao *erca*o, ga*anti* de acesso ao
</line>
<line>
fina*ciamento pref*renc*al. Como expli*a* Ass*gafe e Ali (201*), as *mpresas públic*s
</line>
<line>
difi**l**nte encontram obst*culos para o finan*iame*to de *nvestimento com dívid* de lo*go
</line>
</par><par>
<line>
prazo porque
</line>
<line>
as inst*tuições finance*r*s e o mercad* de
</line>
<line>
c*pitai* con*iam nas e*presas
</line>
</par><par>
<line>
pú*licas devido às ga*antias
</line>
<line>
dadas pelo gover*o, atr*vés da
</line>
<line>
aprovação
</line>
<line>
*o ministro
</line>
</par><par>
<line>
responsá*el por essas *m*resas, n* qual*dade de a*ionis*a. Na perspect*va de Sa*chez (201*),
</line>
<line>
essa situação tem *uita* conse*uências para a ge*tão das empres** públicas: elimina
</line>
<line>
*ncentivos adequados, a *orça *e tr*balho é superdimensionada, há fricção em termos de
</line>
</par><par>
<line>
responsabilid*des, as d*cisões d* n*gócios são tomadas sem l*va* em cont* os
</line>
<line>
padr*es de
</line>
</par><par>
<line>
e*i*iência * *s riscos fisc*is aument*m, *eja por m*io de garantia* soberanas (explícitas **
</line>
<line>
im*lí*itas), seja por m**o de empréstim*s desne*ess*rios.
</line>
<line>
Po*tanto, uma maior rendibil*dad* fina*c*ira d*s *mp*esas públicas p*de não refletir
</line>
<line>
necessar**me*te um bom d*sempe*ho d*s gestores, poi* pode e*tar sen*o su*tent*da pelas
</line>
<line>
van*ag*ns que o go*er*o conced* a estas e*presa*, sac*ificando re*urs*s que *o*eriam ser
</line>
<line>
alocados às outras ár*as, como, por exemplo, as *rea* econômicas e s*ciais, circunstância que
</line>
</par><par>
<line>
n*o r*presenta necessaria*ente uma contribui*ão da empresa
</line>
<line>
públ*c* na melhoria d* be*-
</line>
</par><par>
<line>
estar social.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina, v. *1, *. 3, a*t. 1, p. *-2*, *ar. *024
</line>
<line>
www*.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso da Rendib*li*ade Finan*ei*a como Indicador de ***l**ção d* D*sempen*o e *a Cont*ibui*ão
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
4.3 Polít**a d* pr**os
</line>
</par><par>
<line>
*s decisões so*re pr*ço* são at*s importantes da ges*ão, tendo e* vista que afet*m a
</line>
<line>
lucratividade * o retorn* dos *api*ais investidos, bem como a competitivi*ade da empresa no
</line>
</par><par>
<line>
mercado. A defin*ção e *m*lementação *e uma po*ítica *e pre*os é uma tar**a complexa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desafiad*ra, pois os gest*res envo*vidos neste proces*o devem entender como seus cl*entes
</line>
<line>
pe*c*b*m os preços, *omo *esen*olver o valo* percebid*, q*ais são os custos i*trínsecos e
</line>
</par><par>
<line>
r*levan*es para atender * essa n*ce*s*da*e, al**
</line>
<line>
d* *onsiderar os ob*etivos de preço* da
</line>
</par><par>
<line>
empr*sa e sua p*s**ão competitiva no mercad*. No caso das empresas púb*icas, a *ol*tica de
</line>
<line>
preços constitui um dos fatores de maior importân*i*, na avalia*ão d* seu *esemp*n*o,
</line>
</par><par>
<line>
e*pecial*ente
</line>
<line>
nos países em desen*olv*ment*,
</line>
<line>
*nde tais en*idad*s op*ram *ob restrições *e
</line>
</par><par>
<line>
preços, impostas p*l*s governos, que podem favore*er ou não sua *entabil*d**e fina*ceir*.
</line>
<line>
Com efeito, frequen*emen**, os preço* **postos pelo *ove*no, para a ven*a dos
</line>
</par><par>
<line>
produtos ou se*viços considerados esse*ciais ou politicam*n*e sensíveis, são inferior*s
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
respectivo *usto
</line>
<line>
*e pr*dução, s*b a alegação de n*cessidade de ajudar os con**m*d*r*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
baixa re*da a t***m ace*so aos se*viços e*senci*is. Co*tudo, *a*o qu*, em m*itos casos,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rede de
</line>
<line>
serviços
</line>
<line>
essen**ais tem uma baixa taxa de c**ertura, atendendo-se mais as áreas
</line>
</par><par>
<line>
urbanas, e de modo especia*, a* áre*s comerciais, oficiais
</line>
<line>
e resid*nciais das e*ites, *s
</line>
</par><par>
<line>
prin*ip**s benef*ciários *os p*eço* abaixo do c*st* são os que, comp**ativamente, têm *ais
</line>
<line>
renda e melhores condições d* vida. Além *isso, os prejuízos acum*lado* p*** venda de bens
</line>
</par><par>
<line>
e pres*ação de s*rviços a*aixo do cu*to, *em a post*rior
</line>
<line>
*ompensação jus*a e atempada por
</line>
</par><par>
<line>
parte do *overn*,
</line>
<line>
atrofi*m o *ap*tal da* empr*sas pú*licas, deixando-a* sem recurs*s *ara
</line>
</par><par>
<line>
expandir a taxa ** cobertura.
</line>
</par><par>
<line>
A fixação dos preços abaix* *os c*stos de pro*uç** afeta a
</line>
<line>
rendi*ilidad* *as
</line>
</par><par>
<line>
empresas, colocando sua *o**evivênci* na depend*ncia diret* d*s apoios
</line>
<line>
dos governos.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme Musacc*io e Ayerbe (2019),
</line>
<line>
o
</line>
<line>
control* admi*istrati** *os pr*ços das
</line>
<line>
empresas
</line>
</par><par>
<line>
públicas cr*a dois
</line>
<line>
*roblemas inter-relacionados: prime*ro, os governos extrae* recurso*
</line>
</par><par>
<line>
*úblicos em montante* imprevisí*ei*; e segundo, ao extrair recursos por meio *o **ntrole d*
</line>
</par><par>
<line>
preços,
</line>
<line>
*s **ver*os criam um *spaç* de negociação para que os ges*ores das
</line>
<line>
*mp**sa*
</line>
</par><par>
<line>
públi*as solicitem constantement* apoios fin**ce*ros para *obrirem preju*zos, ao *nv*s de se
</line>
</par><par>
<line>
foc*r*m na melho*i*
</line>
<line>
d* eficiênci*
</line>
<line>
ou da qualidade dos ben* *u se*viços que suas empresas
</line>
</par><par>
<line>
*ro*uzem.
</line>
</par><par>
<line>
Para l**a*em c** o* desa*ios *merge*t*s da fixação de preços d*s empresas *úbl*c*s,
</line>
</par><par>
<line>
dentre o*tras *tribuições,
</line>
<line>
*ários paí*es criaram a*ên*ias independentes respons*veis pel*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresin* P*, v. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, mar. 202*
</line>
<line>
www4.fsa**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. Macuácua
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
regulação dos preços *os bens e s*rviço*, *om base e* fórmul*s tra*s**rentes, que vincu*am
</line>
</par><par>
<line>
os *reç*s ao*
</line>
<line>
custos proj*t*d*s e aos fatores da pr*cura. N*
</line>
<line>
*n*anto, em muitos casos,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
tarifas fixadas não são
</line>
<line>
ajus*adas com a r*gul*ridade definid*, o
</line>
<line>
*ue g**a p*r*as
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
*ompensadas. Além disso, em a*guns
</line>
<line>
casos, as fórmulas legais s*o susp*nsas, ou os
</line>
</par><par>
<line>
*j**t*me*t*s *os preços são
</line>
<line>
feitos par**alm*nte,
</line>
<line>
em
</line>
<line>
*articul*r, quando os *ens e se*viços
</line>
</par><par>
<line>
*restados têm u* grande peso no índice de p*eços ao c*nsumi*or com vistas a con*rolar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
infla*ão. Em a*g*ns paí*es, o* **vernos
</line>
<line>
do dia c*ngelam
</line>
<line>
os aj*stamentos
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
preços em
</line>
</par><par>
<line>
períodos *ntecede*tes
</line>
<line>
aos p*ocessos eleitora*s como forma de não provo*ar a*tipatias
</line>
</par><par>
<line>
pol*tica* do seu ele*to*ad* po*encial.
</line>
</par><par>
<line>
Nos casos em que uma e*presa p*blica oper* sob
</line>
<line>
um re*ime de preço* fixados
</line>
</par><par>
<line>
adm*nistrativamente abai*o do custo de pro*ução
</line>
<line>
*u ligeiram*nte
</line>
<line>
acima do c*sto de
</line>
</par><par>
<line>
*rodu*ão, os gesto**s públ*cos podem s*r penali*ad** na aval*ação do d*sempenho *sando a
</line>
<line>
métrica ** rendibilidade fina**eira. Uma avaliação justa do dese*penh* dos ges*ores exi*e a
</line>
</par><par>
<line>
defi*iç** de pre*os
</line>
<line>
que atenda* à *is*ão
</line>
<line>
**brida ou que sejam est*be*ecidos s*bsídios *ue
</line>
</par><par>
<line>
cubram *s perdas d* rendibilidade decorrentes do cumprimen*o da agen** social.
</line>
<line>
4.4 Tipo de m*rc*do
</line>
</par><par>
<line>
Algumas *mpresas *ública*
</line>
<line>
oper*m em regime de mo*opó**o por*ue o *ov*rno l**s
</line>
</par><par>
<line>
concedeu o direito e**lusivo para produzir u* bem ou ser*iço (m**opól*o estat**) ou p*rque
</line>
<line>
os custos de produção **rnam um único pro*uto* mai* efi*iente do que um grande número de
</line>
<line>
prod*tores (mono**lio natural). *m teor**, ne*te ***imo tipo de *ono*ólio, a empresa públ*c*
</line>
</par><par>
<line>
aproveita das econo**as d* esca** para p*oduzir
</line>
<line>
*o* menor custo do que se existi**e um
</line>
</par><par>
<line>
*úmero maior de empresas. Pelo seu po**r d* me*cado, a *mpre*a *úb**ca monopo*is*a te* o
</line>
</par><par>
<line>
pote*ci*l
</line>
<line>
de fixar *r*ço de o
</line>
<line>
*enda *os seus produt** ou serviç*s
</line>
<line>
acima
</line>
<line>
do
</line>
<line>
c*sto margin*l,
</line>
</par><par>
<line>
proporcion*ndo-lhe *ucros econômi*os, *as r*duzindo o bem-estar soc*al.
</line>
<line>
Devido à t**dência das emp***as públicas de oper*rem como *onopólios, dev* *er
</line>
</par><par>
<line>
dada es*e*i*l
</line>
<line>
*tenção *o* proces*o* de ava*iaçã*
</line>
<line>
do desempenho
</line>
<line>
des*as e**resas. *m
</line>
</par><par>
<line>
condições m*nopolísticas, há o perigo de os *estores
</line>
<line>
considerarem o *er*ado como algo
</line>
</par><par>
<line>
seguro *
</line>
<line>
garanti**, o
</line>
<line>
que **de causar ine*iciência*, com
</line>
<line>
*roduto* e serviços de *aix*
</line>
</par><par>
<line>
qual**a*e, mas que *ão v*ndid*s a preços elev*dos. Portanto, nas condições d* mon*póli*,
</line>
<line>
podemo* ter empresas co* elevada r*ndibi*idade fina*ceira, mas c** el*v*da in*ficiênci*
</line>
</par><par>
<line>
o*era*iona* e
</line>
<line>
preços *e *enda d*sne*essariamente elevado*. Neste ca*o, a elevada
</line>
</par><par>
</page><line>
rendibi*idade não *s*á associada à fel**ida*e do *idadão, mas *im à *ua mel*ncolia.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, mar. 2024 w*w4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso da Rendibilidade Financeira como Indi*ador *e Avali*ção do Desemp*nh* e da Contribuição
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
4.5 Age*da social
</line>
</par><par>
<line>
Experiência* *nter*acionais revel*m que as empres*s *ública*, quando têm objeti*os
</line>
<line>
c*aros de geração de *ucros, p*dem ser tão ou mais rentáveis do que *s empresas pr***das. Por
</line>
<line>
ex*mpl*, o estudo exp*oratório da Heracle*u* (*001) des*obriu **e a Singa*ura Telec*m
</line>
</par><par>
<line>
(Sin**el) t*nha eleva*os **veis de lucratividad* porq*e o Estado não onerou a
</line>
<line>
*mpresa c*m
</line>
</par><par>
<line>
exigê*cia* que pudessem compro**te* sua lucratividade e eficiência. O Estado exigiu que a
</line>
<line>
gestão da Si*gtel prioriza*se a rentabilidade, a ef*ciência e a *elhor qualidad* de s*rv*ço. No
</line>
</par><par>
<line>
entant*, à maior parte das
</line>
<line>
empresas
</line>
<line>
públicas são consta*temente impostos objetivos não
</line>
</par><par>
<line>
co**rciais que pre**dic** a l*crativ*dade e a eficiênc*a. N* perc**çã* de Ayub e He*stad
</line>
</par><par>
<line>
(198*), * prob*ema
</line>
<line>
*ã* é * cum*ri*ento d*ss*s *bjeti*os sociais que, muitas
</line>
<line>
vezes,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
dese*ável. O probl*ma é que *últiplos ob*etivos, co*binados com a ausência de um s*ns* de
</line>
</par><par>
<line>
priorizaçã*, per*ite* q*e o*
</line>
<line>
*bjetivo* so*iais se to*nem uma *esculpa *ara o
</line>
<line>
mau
</line>
</par><par>
<line>
dese*penho.
</line>
</par><par>
<line>
Na* empresa* p*blicas, as imp*sições governa*entai* *uanto a nov*s produ*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
serviços, sem uma adequ*d* c*mpensa*ão, são res*onsáveis, na maior p**te *os cas*s, p*l*
</line>
<line>
rendibilidade b*ix* ou neg**iva. P*r e*emplo, a* empresas pú*lic** que fornecem serv*ços
</line>
<line>
públicos, *omo t*ans**rte, eletric*dade, águ* e *an*amento, s*o f*e*uentem*nte soli*itadas *
</line>
<line>
rea*izar in*estimentos financeiramente inv*áve*s para expa*dir a *ob*r*ura de t*i* se*viço*
</line>
<line>
para á*eas rurais remotas. Os custos decorrentes, tanto em termos de *i*ancia*ento do
</line>
</par><par>
<line>
i*vestimento *nicial, q*anto em termos de operação e ma**tenção, *uitas v*zes
</line>
<line>
não são
</line>
</par><par>
<line>
***l*ados e c*mpensados c*idado*amente, por mei* de transf*rências orçamentais *xplícita*.
</line>
</par><par>
<line>
P *r
</line>
<line>
conseguinte, as expecta*ivas quant* à exi*tência
</line>
<line>
de empresas públi*as al*ame*te
</line>
</par><par>
<line>
*ucrativas podem não ser concretizadas na *aioria d** ca*os, o que não signi*ica, po*ém, que
</line>
<line>
tais *mpres*s *ão estejam a contri*uir p*ra a feli*idad* do c*dadão. Entreta**o, o a*gu*ent*
</line>
</par><par>
<line>
de bai*a ren*ib*lid*de de*ido ao cumprimento da **enda social
</line>
<line>
deve ser
</line>
<line>
a*alisa*o com
</line>
</par><par>
<line>
*uidado, poi* *lgumas e*pre*a* *odem *sá-lo para *s*o**er ine*iciê**ias
</line>
<line>
*per*cionais
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
pode* ter uma co*tribui*ã* signif*cat*va na ren*i*ilidade bai** ou negati*a.
</line>
</par><par>
<line>
*.6 E*eit* multiplicador do investime*t* pú*li*o
</line>
</par><par>
<line>
Na an*lise do d*sem*enho das empresa* pública*, os indic*dores financ*iros *ão *e
</line>
</par><par>
<line>
interesse
</line>
<line>
prim*rdial
</line>
<line>
quando os ob**tiv*s de política visam
</line>
<line>
princip*lm**te in*luenciar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
desequilíbr*os f**anceiros. Nesses c*sos, a preocupaçã* direta se conc*ntra em ind*cador*s de
</line>
<line>
Re*. *SA, Teresi*a PI, v. 21, n. 3, art. 1, p. *-21, m*r. 2024 www*.fsa**t.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Macuá*ua
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
cu*to p*azo do
</line>
<line>
de*empen*o *inance*** *as empresas pú*licas
</line>
<line>
e
</line>
<line>
n* seu i*p*cto sob**
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
mer*ados fin*nceiros, e não, por exemplo, nos níveis de emp*ego. No e*tan*o, c**o
</line>
</par><par>
<line>
*nfatizam Floyd et a*. (1*84), as variáveis
</line>
<line>
econômicas reais não devem ser ignoradas. De
</line>
</par><par>
<line>
fato, empre*as pú*l*c*s, muita* *e*es, incor*em *m d*s*q*ilíbrios f*nanceiros insustentáveis
</line>
<line>
na tentativa de influ*nciar v*r*áveis reais por meio da b*sca de objeti*os n** c*merciais.
</line>
</par><par>
<line>
E*
</line>
<line>
m ui * os
</line>
<line>
países,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
de**nvol*i*ento
</line>
<line>
industrial
</line>
<line>
**p*n*e
</line>
<line>
lar*amente
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*vimen*o do setor pri*ári*, como agr*cultur* e extração *e recur*os natur*is. O
</line>
<line>
desenvolvimento industr*al e d* setor privad* e**ge a di*ponibilidade de *oas infraest*uturas,
</line>
</par><par>
<line>
como as de energia, *ist*mas logísticos e *e tr*ns*orte,
</line>
<line>
aba*tecimento de ág*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
teleco*un*caç*es. O inves*im*nt* público realizado nes*es d*míni*s, geral*e*te, tem uma
</line>
<line>
rendibilidade b*ixa, mas e*te *nves*i*ento é impresci*dível par* alavancar o de*envo*vimento
</line>
<line>
do setor pri*ado e o desenvo*vimento ind*strial. *or exemplo, as emp*esas pú*lica* que estã*
</line>
<line>
en*olvi*as nas indúst***s de aço, fert*lizan*es, ener*ia, mineraç*o, transporte, infrae*trut*ra,
</line>
<line>
ba**a de inves*imen*os, etc., criam a base para a *xpa*são de out*a* ativi*ade* i*du*triai* no
</line>
<line>
futuro, contri*u*ndo para a melhori* do bem-*star social, em que pese s*a ba*xa rentab*lidad*
</line>
<line>
financ*ira no pres*nte.
</line>
<line>
Tomem*s o caso da* infraestrut*ras de transporte. De acordo *om MacKe*la* et al.(
</line>
<line>
2002), os p*eços de transp*rte, para a maioria dos países africanos sem aces*o direto ao mar,
</line>
<line>
variam de 15 * 20 por cento dos custos de *mportação, representand* três a quatro v*z*s mais
</line>
<line>
do que *s **eços praticados na ma*oria paí*es desenvolvido*, o *ue s**nifica u* gra*de revés
</line>
<line>
*ara as exportações *e certos prod*to*, com* *est*á*i*, t***eis e calçado, **tores *s*es em que
</line>
<line>
o noss* contin*nte é *otencialm*n*e c**p*titivo. Um* vez que gr*n*e *arte *a inf*ae*trutu*a
</line>
<line>
de tra*spor** é ti*icamente operada **l*s e**resas públi*as, * paí* *od* *ontrolar os pre*os
</line>
</par><par>
<line>
dos serviç*s *e t*ansp*rt* e de *ogística
</line>
<line>
com vi*tas a *stimu*a*
</line>
<line>
a* ex*ortações do
</line>
<line>
*aís,
</line>
</par><par>
<line>
contribuindo para a melh*ria *a balança come*cial *o país. Assim, para estes casos, é in*usto
</line>
<line>
q*e a socie*ad* avalie o desempenho da *mp*esa tendo como base a *apacidade de *eração
</line>
<line>
de lucros para o* acioni*t*s. Uma justa avaliaçã* das empresas *ú*lica* em idêntica si*uação
</line>
</par><par>
<line>
d**e ter *m c*nta o impa*to *acro*c*nôm*co *o investimento *o *em-**tar da so**eda**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
não apenas a r*ndibili*ad* *inance*ra da e*presa *o presente, considerada isoladamente.
</line>
</par><par>
<line>
4.7 Visão de curto praz*
</line>
</par><par>
</page><line>
O l*cro ***uido q*e serve de numerado* n* *eter*i*a*ão da re*dib*lidade f*nanceira é
</line>
<line>
calculado apó* s* d*du*ir os gasto* em impostos. Como form* *e ma*i*izar * lucr* líquid*,
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, m*r. *024 www*.fsan*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Uso *a Re*dibilidade F*na*cei*a como Ind*cador d* Av*liação do Dese*penho e da Contr*buição
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
os g**tores de empr*sa
</line>
<line>
podem envolver-se em atividades de planejamento **scal visando
</line>
</par><par>
<line>
reduzir a carg* fisc*l e,
</line>
<line>
*or conseg*inte, elevar o lu*ro líquido, p*ática que é co*trária ao
</line>
</par><par>
<line>
objetivo de que as e*presas p*blic*s devem contribuir
</line>
<line>
par* erário públic* *través do
</line>
</par><par>
<line>
*aga**nto de impo**os. Por outro lado, se *s gestores
</line>
<line>
d*s emp*esas *úbli*as
</line>
<line>
estiverem
</line>
</par><par>
<line>
*b*e*ado* na p*odução de lucr*s, pres*ionados pe*o governo e pe*a socie*ade, podem coloc*r
</line>
</par><par>
<line>
em pl**o secundário, ou
</line>
<line>
até neglig**ci*r algum*s a*ivida*es que são tão vitais p*ra a maior
</line>
</par><par>
<line>
rendibilidad*
</line>
<line>
e su*tent*bilida*e financeira no futuro, ta*s c*m* a *esquisa e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento,
</line>
<line>
a manut*nção *o* equipam*ntos, * inovação e o desenvo*viment* de
</line>
</par><par>
<line>
recursos humanos.
</line>
</par><par>
<line>
E* s*us **tudos, Mo*ta (1984) nos le*bra que,
</line>
<line>
em muitos **íses em
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv**e*to, as empresas públicas são, primordia*mente, resp*nsáveis por se*ores
</line>
<line>
econômico* de *randes inv*stiment*s, de lo*ga matur*ç** e de *aixo retomo. Por
</line>
</par><par>
<line>
co*seg*inte, as expecta**vas quanto à
</line>
<line>
existência
</line>
<line>
de *mpr***s públ*c*s altamente
</line>
<line>
lucrat*vas
</line>
</par><par>
<line>
po*em não *er concretizadas em grande número de casos, o que não significa, porém, qu* *ais
</line>
<line>
empresas não e*t*jam contri*uindo para o bem-*st*r so*ia* do país.
</line>
<line>
4.8 De*isões est*atégicas *obre inves*imen*os
</line>
<line>
De acordo com *yub e Hegstad (1987), a experiência tem demons*ra*o qu* o controle
</line>
<line>
excess*vo e * *nte*ferência nas d*cisõ*s operacionais (*obre i*vestimentos, mix de prod**os,
</line>
<line>
pr*ços, co*tratação * disp*nsa do p*ssoal, definição dos sal**ios e a*uisições) pode sufoc*r as
</line>
<line>
ini*iati*as de ge*tão e resultar em perdas da presta*ão de contas e elevados *ust*s de
</line>
<line>
i*eficiênci* opera*ional.
</line>
<line>
Em alguns paíse*, as decisões estr**égi*** sobre os investimentos das empresas
</line>
</par><par>
<line>
*úblicas são to*adas em nív*l de g*verno, sem uma
</line>
<line>
parti*ipação e*etiva
</line>
<line>
das
</line>
<line>
e*p*esa*
</line>
</par><par>
<line>
públ*cas beneficiária* no *studo *a viabilidade econôm*ca, fina*ceira * so*ial do* projetos, o
</line>
<line>
que p*d* impac*ar negat*vamen*e na rendibili*ade fina**eir* dessas empresas. Ness*s
</line>
</par><par>
<line>
circunstância*, a assistê**ia go*ername**al q*e, po*encialmen**, deveri* ser
</line>
<line>
uma s**ução,
</line>
</par><par>
<line>
v*ra um
</line>
<line>
p**adelo par* os gestores p*blicos ao *ão
</line>
<line>
me**orar a rendi*i*i*ade f*nan*eira,
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
mesmo por pi*rá-la. Obviamente, n*o seria justo qu* o governo e a sociedade atribuíssem aos
</line>
<line>
gest*r*s públicos a culpa pela *e*dibilidade financeira baixa.
</line>
<line>
Mesmo r*conh*c**do a* l*m*ta*õe* da *entabilidade financ*i*a c*mo in*icador social,
</line>
</par><par>
<line>
alguns autores têm acen*ua*o a associação positiva entre rend*bilidad* *inanceira
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c**tribuição *a
</line>
<line>
*mpresa *ública par*
</line>
<line>
o
</line>
<line>
be*-estar socia*. Fernand*s (198*) *efende que *
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin* PI, v. 2*, n. 3, *rt. 1, p. *-21, ma*. 2024
</line>
<line>
www4.f*anet.com.**/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Macuácu*
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
ren*i*ilidade financeira *as *mpresa* públi*as é um fundam*n*o necessário par*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
at*n*imento *e
</line>
<line>
o*j*tivos so*iais. O mesmo autor apr*senta as seguin**s *rem**s*s,
</line>
</par><par>
<line>
ju*tific*tivas d* *mportância da rendibil*dade finance*ra *ara o atendimento de
</line>
<line>
objet*vos
</line>
</par><par>
<line>
socia*s: (1) * criação de e*pr*sas *ública* pelo g*verno implica aceita*ão d* dim*nsão a
</line>
</par><par>
<line>
e*pres*rial, signi*ican** objet*vos e co*tabil*dade *o*erciais b*se*dos em l*cros pe*das; e
</line>
</par><par>
<line>
(2) o próprio processo decisório *o*re **v*stime*tos, nes*as empres*s, pressupõe análise
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
viabilidade e de *usto/benefí*i*,
</line>
<line>
c*m as *ecessári*s consid**ações e estimativas de retorno*
</line>
</par><par>
<line>
provávei* do *nvestime*to, incluindo rent*bi*i*ad*; (3) os formula*or** d* políticas e líd*res
</line>
<line>
polít*cos estão *ando ênfase cada ve* m*ior à ren**bil*dade fi*ancei*a d*s **pres*s públicas,
</line>
<line>
pelo fato de qu* *ran*es prejuízos dessas *m*re*as são cob*rtos pelo o*ç*mento estatal; (4) os
</line>
<line>
prejuí*os das e*presas públicas significam que os *lient*s não estão pagando os cu*t*s do*
</line>
<line>
bens e serviços *ue estão recebend* e que, port*nto, out**s contribui*tes e*tã* arcando com
</line>
<line>
as d*spesas, desviando-s* o* recur*os disponíveis para inv*stimentos; e (*) a rentabilidade *a
</line>
<line>
*m*resa púb**ca tem impor*ância social, porque l*va a uma quest*o de *undame*tal
</line>
<line>
impo*tância so*ial, *ue é * m*biliza*ão *e recurso*.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇ*ES F*NAIS
</line>
</par><par>
<line>
A princ*pa* conclus*o *a r*flexão teó*ica realiz*d* é a
</line>
<line>
de que a rendibilidade
</line>
</par><par>
<line>
*inanc*ira *ode n*o refletir
</line>
<line>
o desempenh* *o* gestores e pode não r*p*es*nt*r
</line>
</par><par>
<line>
necessariamente u*a me*horia do bem-estar
</line>
<line>
social,
</line>
<line>
* q*e
</line>
<line>
confirma a qua*t* hipót*se
</line>
</par><par>
<line>
levantada no presente estudo.
</line>
</par><par>
<line>
Como *úmula d* ref*exão teórica sobre o us* *a **nd*bilidade financeira c**o
</line>
</par><par>
<line>
indi*ador *o desem*enho * da co*trib*ição
</line>
<line>
das e*presas públic*s no bem-estar social,
</line>
</par><par>
<line>
impor*a *inda reter o seguin*e:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
As preocupações do
</line>
<line>
*úblico *o e
</line>
<line>
gov*rno s*br* a rendib*li*a*e financei*a d*s
</line>
</par><par>
<line>
*mpresas p*b*i*a são legítimas e pertinentes, *ois el* * um indic*dor que ajuda a
</line>
<line>
afe**r * utilizaç** e*ic*ente dos recursos públ*co* alo*ados às empre*a*;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*l*uns element** que
</line>
<line>
con*i*ionam a rendibilidad* financeira das empre*as
</line>
</par><par>
<line>
*úb*icas
</line>
<line>
est*o f*ra d* contr*l*
</line>
<line>
das empr*sas p*blicas, motivo pel* qual
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
ne*es*ária alguma c*ut*la quan*o ao uso da *endibi*idade c*mo m*trica para
</line>
<line>
avaliar o des*mpenho do* gestores pú*licos;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Nem sempre *ma rend*b**idade f*nanceira ele***a r*pr*senta um uso ef*cie*te *os
</line>
<line>
recursos públicos. *ercados monopólios *m que algumas e*pr*sas públic*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 3, art. *, p. 3-*1, mar. 2024
</line>
<line>
www4.*sa*et.com.b*/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso da Rendibil*dade Fin*nce*r* *omo Indicador de Avaliação do *ese*pe*ho e da Cont*ibuição
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
operam p*dem camuflar as ine*iciências operaciona*s destas, com custos
</line>
<line>
eco*ôm*cos * sociais elevados que são su*ortados pelo cidadão;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Como de*endem Ginting Na**i (2020), não se pod* *
</line>
<line>
*sperar que a maioria das
</line>
</par><par>
<line>
empresas púb*icas sejam financeiramente rentávei*, uma
</line>
<line>
vez
</line>
<line>
que
</line>
<line>
algum*s
</line>
</par><par>
<line>
fornecem b*ns * ser*iços
</line>
<line>
público* essenciais estão en*ajadas na prom**ão e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*e**nvolvimento **o*ôm**o, muitas vezes, sem
</line>
<line>
*ma compensação ju*t* pel*s
</line>
</par><par>
<line>
cu*t*s inc*rridos;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Dadas as limi*a*ões d* re*dib*lidade fi*anceira par* contexto d*s empresas o
</line>
</par><par>
<line>
públic*s, o s*u uso como
</line>
<line>
o *nico ou *rincipal ind*cado* n* avaliação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
de*empe*ho destas empresas deve ser *e*to com o devido cui*ado;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
O estabelecim*nto de u* sistema ** **al*ação
</line>
<line>
d* *esem*enho da* empresas
</line>
</par><par>
<line>
pú*licas deve comb*na* i*dicad*res f*n*nceiro* (rendib*l*dade, li*uidez,
</line>
</par><par>
<line>
so*va*ilid*de,
</line>
<line>
*poio do o*çament* do Estado, et*.) e indicador**
</line>
<line>
n*o-fin*nceiros
</line>
</par><par>
<line>
(servi*o a *l*ente*, desem**nho de merc*do, inova*ão, *mprego, etc.). Es*a
</line>
</par><par>
<line>
*ro*o*ta está *linh*da *om o pensa*ento de Kapla*
</line>
<line>
* N***on (200*)
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
defe*d** *ue mesmo os mel*ores indicador*s financeiros *ão po*em cap*urar
</line>
</par><par>
<line>
to*as as dinâ*i*a* do d*s*mpen** no atual *ogo *ompetitivo ba**ado
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
con*ecimento.
</line>
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Contribuição *os Autores
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<line>
A. A. M*cuácu*
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1) c*ncepção e **an*jamen*o.
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*
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2) a*áli*e e interpretação dos dados.
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X
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3) elaboração *o rascunh* ou na r*vis*o crít*ca *o conteúdo.
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X
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4) *articip*ção na aprovação da v*rsão fin*l do manus*rit*.
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X
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Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 21, n. 3, art. 1, p. 3-21, m*r. 2024
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www4.fsanet.com.*r/r*vista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)