A Regulamentação dos E-Sports: Impacto Econômico nos Cenários Nacional e Internacional / The Regulation of E-Sports: Economic Impact on the National and International Scenarios

Angelo Versi Sequinel Neto, Gilmar Lorenceti da Silva, Ruan Carlos dos Santos

Abstract


Objetivo do estudo: apresentar os impactos econômicos dos esportes eletrônicos em um país. A justificativa e relevância para este estudo está na necessidade de compreender que a regulamentação futura da indústria de e-Sports é inevitável se os jogos derem o próximo passo no sentido de serem reconhecidos ao lado de outros esportes mais tradicionais.

Metodologia/abordagem: A pesquisa é uma revisão bibliográfica  que se constitui pela busca nas plataformas digitais, as quais contêm as obras e artigos já existentes, compartilhados em plataformas SCOPUS, SPELL e WOS.

Originalidade/Relevância: Hipoteticamente, uma vez que vários países demonstrem uma capacidade sustentada de produzir talentos de alto nível, a viabilidade da governança internacional das atividades se torna mais estável; mas, no momento, o setor ainda está em seus estágios iniciais para ver onde ele se encaixa nos modelos existentes.

Principais resultados: Os videogames não são uma distração escapista. Eles são o esporte de espectador mais participativo do mundo. Os esportes eletrônicos estão ajudando as comunidades a adotarem as tecnologias mais avançadas e proporcionando um caminho para a educação e os melhores empregos de amanhã.

Contribuições teóricas/metodológicas: O fenômeno global conhecido como e-Sports tem a capacidade de revolucionar a indústria do turismo local, especialmente se as cidades puderem desenvolver estratégias proprietárias em torno das oportunidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Também estimula as economias locais, atraindo empresas.

 

Palavras-chave: E-Sports. Gestão. Economia. Jogar.

 

 

ABSTRACT

 

Objetive of study: to present the economic impacts of e-Sports on a country. The justification and relevance for this study lies in the need to understand that future regulation of the e-Sports industry is inevitable if the games take the next step towards being recognized alongside other more traditional sports

Methodology/approach: The research is a literature review, which consists of searching digital platforms, which contain existing works and articles, shared on SCOPUS, SPELL and WOS platforms.

Originality/Relevance: Hypothetically, once several countries demonstrate a sustained capacity to produce top talent, the viability of international governance of the activities becomes more stable; but at the moment, the sector is still in its early stages to see where it fits into existing models.

Findings: Video games are not an escapist distraction. They are the world's most participatory spectator sport. E-sports are helping communities adopt the most advanced technologies and providing a pathway to the education and better jobs of tomorrow.

Theoretical/methodological contributions: The global phenomenon known as e-Sports has the capacity to revolutionize the local tourism industry, especially if cities can develop proprietary strategies around local, regional, national and international opportunities. It also stimulates local economies by attracting businesses.

 

Keywords: E-Sports. Management. Economy. To play.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.4.2

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)