<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 4, art. 3, p. 53-66, abr. *0*4
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.4.3
</line>
</par><par>
<line>
Mode*agem de Processos em uma Unidade *e *ma Instit*iç*o de En**no Superior
</line>
<line>
Pr**ess Modelin* in a Unit of a *ighe* E*ucation I*stitution
</line>
</par><par>
<line>
La** Carv*lho Braga
</line>
<line>
*rad*ada em *d*inistr*ção/Universidade Fe*er*l Rural do Semi-Á***o - UFERSA
</line>
<line>
E-*ail: laisbraga0*@gmail.com
</line>
<line>
*enan Felint* de Farias Aires
</line>
<line>
D*ut*r em Administra*ão/Univer*id*de Feder** do Rio G*an*e do Norte - UF*N
</line>
<line>
**ofessor *o Departamento d* A*ministra*ão da Univer*idade Federal da P*raí*a - UFPB
</line>
<line>
renan.f*lin*o@a*adem*co.ufpb.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
P**soa/PB, *rasil.
</line>
<line>
Avaliado pelo s*stema **iple Review: Desk Review a)
</line>
<line>
*elo Edit*r-Chefe; e b) Double Blind Re*iew
</line>
<line>
(av*l*ação cega *or dois av*lia*o*es d* área).
</line>
<line>
Revisão: *ramatical, Normativa * de Format*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. *raga, R. *. F. Aires
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
As c*nstantes m*da**as ocor*idas n* merca*o *loba* afetam diretamen*e o f*ncionamento
</line>
<line>
do* processos nas or*a**za*ões e as em*resas estão, *ada *ez mais, adot*ndo o Busin*ss
</line>
<line>
Process Management - BPM pa*a s* ad*ptarem a esse cenário. Diante *isso, o *res*nte estudo
</line>
</par><par>
<line>
teve como objet*vo
</line>
<line>
analisa* pro*essos crí*icos pertencentes ao Centro d* Ciências **ciais
</line>
</par><par>
<line>
Aplicadas e Humanas (CCS*H) ** Un*versida** Fed*ra* R**al do Semi-*rido (U*ERSA)
</line>
<line>
seg*indo a notaç*o *usines* Process Model and Notati*n (*P*N). Para isso, e*te estudo de
</line>
</par><par>
<line>
cas*, d* *a*á**r descritivo, *eve como meios de
</line>
<line>
i*ve*tiga*ão a pesq*isa docum*ntal e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ntrevista semiestruturada. Como resu**ados, foram prop*stas melhorias em relaçã*
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
process* crítico d* i*s*ituição em análise, de forma a t*rná-lo ma*s *ficaz. Por fim, também
</line>
<line>
*oram fe*t*s inferências sobre a uti*ida*e da perspe*ti*a BPM e da no*ação BPMN.
</line>
<line>
P*lavras-*h*ve: **lho*i* d* *rocess*s. Ge*t** de P*oce*s*s de N*góci* - BPM.
</line>
<line>
Modela*e* *e Proce*sos de *egócio*. *o*elo de Proc*ssos de Negócios e Notaçã* -
</line>
<line>
BPMN.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The constant change* occurring in the global mar*et directly affect the functioni*g of
</line>
<line>
pr*cesses in organizati*ns and com*ani*s are i*c*easi*gly adopting Business **oce*s
</line>
<line>
Manageme*t - BPM to adapt *o this scenario. Therefore, the present **udy aimed to analy*e
</line>
<line>
critical processe* belon*ing to the Center f*r Applied Social and Human Sci*nces (CC*AH)
</line>
<line>
o* the Federal Rural Univ*rsity o* the Semi-ar*d (UFERSA) fo*lowi*g the *usine*s Process
</line>
<line>
Model and Not*tion (BPMN). To this en*, th*s case study, o* a descriptive natur*, used
</line>
</par><par>
<line>
docume*tary research *nd semi-struct*red interviews as i** means of inve*tigation. As
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*esult, improvements w*r* propo*e* in relation to the cri*ical proc*ss of the institut*on u*d**
</line>
<line>
analysis, in ord*r to ma*e it more e*fectiv*. Finally, inferences we*e a*s* mad* about the
</line>
<line>
*sefulness of the *PM *ersp*ctive and th* BP*N not*tion.
</line>
<line>
Key*or*s: Process Impro**ment. Bus**ess Process Ma*a*ement - BPM. B*sin*ss **ocess
</line>
<line>
Modeling. B*s*ness Process Model and No*ation - BPMN.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresin*, v. 21, n. 4, ar*. 3, p. 53-66, abr. *02*
</line>
<line>
www*.fsane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Model*gem de Processos em *ma Un*da*e de *ma Institui*ão de En*ino S*p*rior
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*O*UÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
* ambi*nte empre*arial é es*encial*ente dinâ*ico e competitivo; as co*stantes
</line>
<line>
mu*anças oc*rridas no mercado glob** afetam dire*amente o *uncionamento dos processos
</line>
<line>
das org*nizações. E* respo**a, a* empresas mode*nas pas***am a ad*tar o ger*nciamento de
</line>
<line>
proc*ssos *e *egócio *o*o u*a es*raté*i* para se adaptarem à dinâmica des*e cenário
</line>
<line>
(ZARO** et al., 2019).
</line>
<line>
Para is*o, as organiz*çõe* busca* * o*imização e * alinhame*to dos seus elem*nt*s
</line>
<line>
internos, com intuito de m*lho*ar seus *rocessos de *egócio de m**o que po*sam se ad*quar
</line>
<line>
à* novas situações e torná-los mai* efici**tes (GONÇALV*S, 2000; *E***R*, 2*21).
</line>
</par><par>
<line>
Ne*s* senti*o, a Gestão de *roc*ss**
</line>
<line>
de Negócio (*usiness Process Management
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
BP*)
</line>
<line>
ap*es*nta-se como uma abordagem que *em sendo cad* vez mais aplicada nas
</line>
</par><par>
<line>
*r*an*zaç*es com o obj*ti*o de *r**over a melhori* c*ntínua dos processo* (CAPOTE,
</line>
</par><par>
<line>
2012). Nesse co*te*t*, o BPM de*tac*-se como um*
</line>
<line>
*is*i*lina geren*i*l relevante, pois e*e
</line>
</par><par>
<line>
pr***** transp*rência no ambiente org*nizacional interno perante as oscila**es e mudanç**
</line>
<line>
q*e ocorr*m no ambi*nt* eco*ô**co e me*c*do exte**o (MÜCKENBE*GER et al., 2013).
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
BPM
</line>
<line>
ger*ncia
</line>
<line>
siste**ti*a*ent*
</line>
<line>
os
</line>
<line>
negócios,
</line>
<line>
ativi*ades
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
pr*cess*s
</line>
</par><par>
<line>
organizac**nais, buscan*o melhorar a *ualidade d*s pr*du*o* e s*rviços, e sucess**a*ente o
</line>
<line>
desempe*h* *as orga*izaç*es (G*BRYELC*YK; RO**O*KI, 2018). Seg**do Rei**rs
</line>
</par><par>
<line>
(2021),
</line>
<line>
organizaçõe* que pre*ta* atenção d*reta aos seus
</line>
<line>
pr*cessos
</line>
<line>
de n*gócio têm um
</line>
</par><par>
<line>
*e*em*enh* melhor d*
</line>
<line>
que a*uelas que não **z** isso. Um* vez que todo proce*so
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
n*góc*o está suje*to à ge*t*o, o **M pod* ser aplicado a todos o* pro*essos, especia*m*nte *a
</line>
<line>
áre* *dministra*iva, fi**ncei**, atendim*n*o a* c*iente e em ambos os se*ores, seja comerc**l
</line>
<line>
*/ou pú*li*o (WA*ZK*WSKI; NOWICK*, 20*0).
</line>
<line>
D*ssa fo*ma, a ***tão de Pr*cessos de N*góc*o vem ocupando cada vez mais espaço
</line>
</par><par>
<line>
nas organiz*ções *úblicas, mostrando-se ser úti* nesse contexto, já que
</line>
<line>
*través do método é
</line>
</par><par>
<line>
pos*ível eli*inar atividades s*m v**or agre*a*o e est*belece* fluxos d* tr*b*l*o efi*ientes n*
</line>
<line>
org*n*zaçã*, tornando-os favo*áveis ao alcan*e dos **jeti**s *rga**zacion*i* (KOSE, 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
As Instituiçõe* de *nsi*o S*peri*r (I*S) são
</line>
<line>
organizações públicas pro*íci**
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*plicação do BPM *e*ido à comp**xidade que possu*m e à contrib*ição com o meio s**ial
</line>
<line>
(REI*OS*; C*STIL*O, 2019). L*go, *s *ES apre*entam grandes des*fios na **ndução **s
</line>
</par><par>
<line>
seu* processos,
</line>
<line>
*o*o no estí*ulo à gestã* integrad* e s*rviços be* orienta*os, na *e*t*tiva
</line>
</par><par>
</page><line>
de m*lhorarem, s*bret*do, os processos que contribue* para desenv*lv*men*o ci*ntífico, o
</line>
<line>
*cadêm*co e p*ofissional (REINOSO; CASTILLO, 2019).
</line>
<line>
*e*. FSA, Teresina *I, v. 21, n. 4, art. 3, p. 53-6*, abr. 20** www4.*sanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. Brag*, *. F. F. Aires
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
Nesse c*nte*to, esco**eu-se a Unive*sidade Fed*ral Rural do Se*i-*rido - UFERSA,
</line>
<line>
*m es*e**al, o Cent*o de Ciências Soci*is Aplicad*s e Hu*an*s (CC*AH), para análi*e do*
</line>
</par><par>
<line>
*eus *rocessos organ*zacion*is, vi*ando a*r**entar as principais fases,
</line>
<line>
as funções
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
se*vidores e*volvido* e ide*tificar
</line>
<line>
p*s*íve*s falhas q*e estej*m d*ficu**and* o andamento
</line>
</par><par>
<line>
*esse* pr**essos.
</line>
</par><par>
<line>
*o* fim, desta*a-s* que a aplicação da gestão de processos em IES p**a * análise d*
</line>
</par><par>
<line>
s*as at*vidades ocorre com *rande frequê*cia n* l*ter**u*a, a exemplo
</line>
<line>
dos e**ud*s de
</line>
</par><par>
<line>
Mücke**e*ge* e* al. (2013), M*ura *t *l. (20*9) e Li*a, Carval*o e Fre*tas Junior (2021), que
</line>
<line>
co*aboram de form* pertine*te com os estu*os dessa á*ea.
</line>
<line>
O rest*nte do a**igo está estrut*rad* da seguint* forma: em primeir* lugar, traz u*a
</line>
<line>
disc**são teórica sobre o BPM; posteriormente, são apresentad** os as*ect*s me*odológicos e
</line>
<line>
a análise dos re*ultad*s; e, finalmente, tece a conclusão do es*udo, *in*eti*and* as princ*pais
</line>
<line>
inferência*.
</line>
<line>
* REFE***CIAL TE*RICO
</line>
<line>
2.1 BUSIN**S P*OCESS MANAG*MENT - BPM
</line>
<line>
Em t*das as organiza*ões há processo*, pois antes *e um p*oduto ou um ser*iço ser
</line>
</par><par>
<line>
of*rec*do à socieda*e eles pass*m por
</line>
<line>
essas etap*s até a ch*gad* ao seu consumidor fi*al.
</line>
</par><par>
<line>
Assi*, to**s a* ativid*de* importantes *eal*zadas em uma organi**ção em prol
</line>
<line>
de um
</line>
</par><par>
<line>
obje*iv*
</line>
<line>
comum
</line>
<line>
participam
</line>
<line>
de alg*m
</line>
<line>
proc*sso
</line>
<line>
(GRAH*M;
</line>
<line>
L*BARON,
</line>
<line>
1994;
</line>
</par><par>
<line>
GON*AL*ES, 2000).
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com ABPMP Brasi* (2013), p*oce*s*s são **njunt*s *e a*ividades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c**portamentos gerenci*do* por humanos que visam *b*er um ou mais resultad**. O*
</line>
</par><par>
<line>
p*ocessos t**nspas*am departamen*os * setores
</line>
<line>
*m uma organ*zaçã*, e envolvem o trabalho
</line>
</par><par>
<line>
até a entrega de valor ao cliente (M*CK*NBER*ER et a*., 2*13). Os pro*es*os podem ser
</line>
<line>
subdi*ididos ** três: primários, d* s*porte * de gerenciam*nto (GONÇAL*ES, 200*). Os
</line>
<line>
proce*sos primários são *tiv*d*de* essenciais *u* são desi*nadas a cumprir a miss*o de uma
</line>
</par><par>
<line>
organização e ag*eg*m va*or *iretament* para
</line>
<line>
os cl*ente*; já os processos de sup*rte *ão
</line>
</par><par>
</page><line>
processos inter*un*ionais qu* pr*movem suporte aos process*s prim*rios, todavia não geram
</line>
<line>
valor diret* para o cliente; *, p*r ú*timo, os processo* de *erenciam*nt* são processos *ue
</line>
<line>
ad**n**tram, monitoram e controlam *s mais diversas *tividades organizacionais, ce*ti*icando
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 21, n. 4, art. 3, p. 53-66, a*r. 2024 w*w4.f*anet.co*.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mod*l*gem de P*oc*sso* em uma Unid*de de um* I*st*tui*ão de Ensino Supe*ior
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
se as mesm*s estão sendo desempenhad*s *e ac*rdo com *s me*as e o* objetiv*s da
</line>
<line>
orga*i*ação (ABPMP , 2013).
</line>
<line>
É imprescindíve* o e*t*ndi*ento desses pro*essos e como i*te*a*em * se r*lac**na*
</line>
<line>
nas organ*zaç*es para compreensã* do gerenciamento de pro**ssos de ne*ócio. O BPM é um
</line>
<line>
m*tod* ** gestão e*tr*turado por técnica* e ferra*entas orie*tad*s pa*a d*scobri*, anal*sar,
</line>
</par><par>
<line>
redesenhar, ex*cutar e monitorar as
</line>
<line>
*iferen*es fas*s
</line>
<line>
e atividades no cicl* de
</line>
<line>
vi d a
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
processos de negó*io (DUMAS e* al., 2013).
</line>
</par><par>
<line>
ABPMP (2013) *efine BPM com* uma *isc*pli*a gerencia* *ue denomina
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*rocessos de negócio com* ativos de
</line>
<line>
u** org*nização. *essa manei*a, o *erenci*mento
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
processos determin* como os process*s de ne*ó**o s*rão *eren**ados, executados
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tra**formados, de forma que os objetivos or*anizacionais seja* atingidos c*m mais êxit*.
</line>
</par><par>
<line>
A abordagem d* B*M tem seu f*co na **álise
</line>
<line>
*
</line>
<line>
m*lhori* contínua dos processos
</line>
</par><par>
<line>
(*A*G*** *t al., 2*13). Pode-se dizer que *PM cont*ib*i para alcance dos
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
*
</line>
<line>
obje*i*os
</line>
</par><par>
<line>
gerais de uma organiza*ão, *em focar
</line>
<line>
*om**te n*s objetivos específico*, pois *o*nece
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
visão ampla d*s proc*ssos *e ponta a pon*a (*IA**SA; MA*ZOL*NI; USAI, 2018). Nesse
</line>
<line>
sentido, a organizaç*o que *em um gerenci*mento *entrado em pro**ss*s ponta a ponta *stá
</line>
</par><par>
<line>
mais propíc*a agir com maior rapidez dia*te de **danças, devido à sua capacida*e *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*senvo*ver processos de alto
</line>
<line>
de*empenho, a*aptáveis precisos, **m maior agi*idade e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
menor custo (HAMMER, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do Dumas et al. (2013), a ativid*de de gerenciar um proce*so exige um esforço
</line>
<line>
con*ínuo a *im de que ele a*o*p***e o c*nár*o marcad* pelas constantes mudanças
</line>
<line>
tecnológicas e atend* às *ecessidades dos clien*es. *m vista disso, tem-se o ciclo do **M,
</line>
</par><par>
<line>
um cic** **n*ínuo c*m*ost* por etapas de **entifica*ão,
</line>
<line>
mape*mento, a*ál*se,
</line>
<line>
redesenho,
</line>
</par><par>
<line>
i*plantação e monitorame*to de p*oc*ssos. Esse ciclo p*rmite qu* o* proce*sos de negócio
</line>
</par><par>
<line>
i*dependente, automatizados ou
</line>
<line>
não, sej*m con*inua*ente a*apt*dos e aprimo*ados,
</line>
</par><par>
<line>
bus*an*o alcançar resultad*s satisfatórios para a or*ani**ção. As etapa*
</line>
<line>
do c*clo B*M s*o
</line>
</par><par>
<line>
*v*den*i*das na Figura *.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres**a PI, v. 2*, n. 4, a**. 3, p. 53-66, abr. 2*24
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. Bra*a, R. F. F. A*res
</line>
<line>
58
</line>
<line>
Figura 1 - Ciclo BPM
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: **aptado de *umas e* al. (2013).
</line>
</par><par>
<line>
A *ase i*i*ial é identificação a
</line>
<line>
do proc*ss*, ** que os processos são *istados e
</line>
</par><par>
<line>
priorizad*s *onforme *eu cont*xto e n*c**si*ade, e os p*ocesso* mais importa*tes s**
</line>
<line>
*scolhi*os para melhoria, co* o intuit* de identificar *ossív*i* *rros e aperfeiço*r acer*o*
</line>
<line>
(DUMAS et al., 2013; *OSE, 202*). A próxima *tapa, de descobert* do processo, é uma das
</line>
<line>
mais im*ortantes, pois é nela que oco*re a modelagem d*s proce*sos. A mo*ela*em tem
</line>
<line>
como pro*ósit* f*zer uma r*presentação dos proc*s*os de ma*eira *om*leta e, para que is*o
</line>
</par><par>
<line>
ocorra, é preciso d*talhá-*os nas at*vi*ades
</line>
<line>
que o constituem (A*PMP, 2013;
</line>
</par><par>
<line>
*ÜCKE*B*RGER et a*., 2013).
</line>
</par><par>
<line>
N* mod*lagem de processos, há d*v*rs*s notaçõe*, dent*e as qu*is o Business Process
</line>
</par><par>
<line>
Mod*l a*d
</line>
<line>
Notation (B*M*)
</line>
<line>
deno*inada a*ua*men*e como a linguagem p*drão para
</line>
</par><par>
<line>
modelag*m de processos *e negócio (ZAROUR *l., 2019). No BPMN, o* p*ocessos et
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
m*delados atr*vés *e notações *ráfi**s, compostas por símbolos *ue represe*tam as**ctos *e
</line>
<line>
um processo e *este descreve* o fluxo de atividades. (DÚRAN; ROCHA; *ALAÜN, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
not*ção
</line>
<line>
BPMN é extremamente útil, pois permite a vi**ali**ção das atividades
</line>
</par><par>
</page><line>
ope*ac**nais, *ndicando o seu início, meio e fim, além de ser uma ferramenta versátil, s*nd*
</line>
<line>
R*v. FS*, Teresina, v. 21, n. *, a*t. 3, p. 53-66, a*r. 20*4 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Model*gem de Processos em uma Unidad* de uma *n*t*tuição de E*si*o Superior
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
capaz *e modelar di**rsas sit*a*ões de um pr*cess* (*BPMP, 2013). As organiz*ç*es vêm
</line>
<line>
utilizando cada ve* mai* a notação BPMN como meio de *efin*r seus p*ocesso* e poder
</line>
<line>
controlá-los da melhor maneira (DÚRAN; ROCHA; SALAÜN, 2021).
</line>
<line>
3 ASPEC*OS METODOLÓGICOS
</line>
</par><par>
<line>
E*ta pesq*is* tem co*o **je*ivo *nalisar os principais processos *rgan*zacionais
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
CC*AH *a *FERSA por meio da notação BPM*, com * f*na*idad* *e c*nstatar poss*veis
</line>
</par><par>
<line>
**lhas qu* estejam *if*culta*do o andamento
</line>
<line>
desses p*o**ssos. Através
</line>
<line>
da m*del*gem, foi
</line>
</par><par>
<line>
pos*ível identificar
</line>
<line>
as prin*ip*is *tapas e participantes *nvolvido* nos proces*os. Dessa
</line>
</par><par>
<line>
forma, trata-se de uma pe*quis*
</line>
<line>
descr*tiv*, pois procuro* *escreve* e
</line>
<line>
co*relacionar
</line>
</par><par>
<line>
ca*aterísticas de
</line>
<line>
*eterminada p*pulaçã*
</line>
<line>
ou fenôm**o com suas *ariáveis (CERVO;
</line>
</par><par>
<line>
BERV*AN; SI*VA, *0*7).
</line>
</par><par>
<line>
Tra*a-s* de estudo de caso,
</line>
<line>
p*r ser um* *nves*igação **pírica que exam*no* o
</line>
</par><par>
<line>
fe*ôm*no de*tro *o se* contexto *eal *or meio da cole*a e a*álise de dados (*IN, *015). De
</line>
</par><par>
<line>
acordo co* Gil (2019), o *studo de caso, *l*m
</line>
<line>
de proporcio*ar
</line>
<line>
uma visão amplia*a
</line>
<line>
de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
*eterminado pro*lema, propicia a iden**ficaçã* de po**íveis fato*es
</line>
<line>
qu* inf*uenci*m o seu
</line>
</par><par>
<line>
surg*men*o ou *ue são por ele influe*c*ado*.
</line>
</par><par>
<line>
Par* * cole*a d* dad*s, foram uti*iza*as a pe**uisa d*cumental e a* entre*ista*
</line>
</par><par>
<line>
s**iestruturadas. A ***quis* document** compreend* a
</line>
<line>
utilização de doc*mento* qu* a*nda
</line>
</par><par>
<line>
não *o**m
</line>
<line>
analisa*os de modo *ientífico, *as
</line>
<line>
que fornecem informações *eleva*tes e até
</line>
</par><par>
<line>
m**mo ind*sp*nsáveis à construç*o do e*tudo (*IL, 2009).
</line>
<line>
Para t*l, f*ram analisados do*umentos internos **e versam sobre o fun*ionamen*o do
</line>
</par><par>
<line>
CC*AH, em espe*ial documentos
</line>
<line>
*ue tratam das at**buições do dir*tor, t*i* *omo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
r*g**ent* da U***SA (UFERSA, 2020) e o *ebsite do centro (CCSAH, 2**2). Essa análise
</line>
</par><par>
<line>
d*cumental foi *undament*l para a *ontagem de
</line>
<line>
u* a l i s t a
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
processos que *ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
respons**ilidade do diretor e, po*teriormente, colaborou p*ra a **aboraç*o do roteiro de
</line>
<line>
entre*istas. Após essa primeir* etapa, foram rea*iza*as duas *ntrevistas: uma *o* * atual
</line>
<line>
diret*r do CCSAH e a outra com *ma das servidoras responsáveis pelo Setor de Cap*c*tação e
</line>
</par><par>
<line>
Aperfei*oamento - SCA. A* *n*re*ista* *emiestruturadas bas*ia*-se em um roteiro
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
pergunt*s que *ariam de aco*do com a* i*formações que se deseja obter *e c*da entrevist*do
</line>
<line>
(*L*VEIRA, 201*).
</line>
<line>
Por fim, os dad** foram **a*isados de for*a qualitativa, por possib*l*tar * descr**ão e
</line>
<line>
a análise aprofundada das v*riá*eis in*rent*s ao ob**t* investigado, considerando inclusive,
</line>
<line>
*e*. FSA, Teres*na PI, v. *1, *. 4, art. 3, p. 5*-6*, abr. 2024 w*w4.fsanet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. Braga, R. *. F. Aires
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
suas peculi*rid**** de local
</line>
<line>
* tempo, facili*and* as*im a compreensão dos p*ocess**
</line>
</par><par>
<line>
envolvidos (FLICK, 2009). Para i*so, a modelagem dos proces**s ocorr*u atrav** d* s*ftware
</line>
<line>
Bizag* Process *odele*, q*e é *m* ferrame**a que auxilia na *od*lagem de *rocessos por
</line>
</par><par>
<line>
meio
</line>
<line>
da notação *PMN, *endo e*s* ca*az de identifica* e *orrigir pr*blemas opera**onais
</line>
</par><par>
<line>
r*laciona*** (BISOGNO et al., *0**).
</line>
<line>
4 RE**LTA*OS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
P*ra * análise dos *esultados des*a pesquisa, optou-se por est**turá-la *a *egu*nt*
</line>
</par><par>
<line>
maneira: inicialmente são de*critos
</line>
<line>
os
</line>
<line>
processos
</line>
<line>
que envolve* a *ireção do *CSAH
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
org*nização em est*do; depois é
</line>
<line>
a**esentado o mode*o do processo crí*ic* com a *otação
</line>
</par><par>
<line>
BPMN, detalhando os asp*c*os fundamentais; em seguida são aprese*tados *s principais
</line>
<line>
p*r**cipantes incl*íd*s nos p**c*sso e, por ú*timo, são *eitas as co*sidera**es s*b*e o centro e
</line>
<line>
so*re c*mp*rtamentos que pode* *er adquiridos e qu* podem proporcio*ar melhorias *a
</line>
<line>
reali*aç*o dos proces*os.
</line>
</par><par>
<line>
Co*forme obtido pel*
</line>
<line>
an*lise documental, os principa*s proce*sos da direção do
</line>
</par><par>
<line>
CCSAH são:
</line>
</par><par>
<line>
a)
</line>
<line>
Representar o Cen*ro, *dm*nistrar, supervisionar e coordenar suas at*vidades;
</line>
</par><par>
<line>
b)
</line>
<line>
z*lar pel* *om desempenho das ativida*es *o Centro;
</line>
</par><par>
<line>
c)
</line>
<line>
conv*c*r e pr*si*ir as reun*ões da A*sembleia de C*n*ro e do Con**lho d* Centro;
</line>
</par><par>
<line>
d)
</line>
<line>
cu*prir e faze* c*mprir *s de*iberações da Ass*mbleia de C*ntro, do Cons*lho *e
</line>
</par><par>
<line>
Centro, dos
</line>
<line>
Colegiados Superiores dos Ó*gão* da Administração superior da e
</line>
</par><par>
<line>
Universidad*;
</line>
</par><par>
<line>
e)
</line>
<line>
cumprir * f*zer cump*i* as dispo*ições do Esta*uto,
</line>
<line>
do Regi**nto e dem*i*
</line>
<line>
Reso*uções da Univ*rsidade;
</line>
</par><par>
<line>
f)
</line>
<line>
enc*minhar à *roplan,
</line>
<line>
a pós
</line>
<line>
aprovação pelo *onselho de Centro, * Pla*ej*mento
</line>
</par><par>
<line>
Financeiro An*al do Ce*tr*;
</line>
</par><par>
<line>
g)
</line>
<line>
c*ns*ituir comissões temporária* p*ra *studo de *ssuntos específicos;
</line>
</par><par>
<line>
h)
</line>
<line>
*aix*r at*s *os limites de *ua* atribui*ões.
</line>
</par><par>
</page><line>
Com **se nos pr*c*ssos suprac*tados, o primeiro entr**istado (Dire*or do CCSAH) foi
</line>
<line>
*uesti*nad* sobre quais dos processos *r*m cons*der*dos mais críti*os, t*ndo em vista a*
</line>
<line>
suas e**eri*n***s no c*ntr* e *m ter*os de dificuldade *e real*zação e grau de necessidade.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 21, n. 4, *rt. *, p. 53-66, abr. 2024 w*w4.fsan*t.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*odelagem de Process*s em um* Unidade de uma Instituição de Ensino Su*erior
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
Conforme apontado pel* entr**istado, um dos processos crític*s do CCSAH é
</line>
<line>
representar o Centro, administrar, super*isionar e coor*enar s*as a*ivid**es. *m su* *isão, o
</line>
<line>
pr*blema não *hega a ser atividade de representar em si, mas algumas comp*exidades
</line>
<line>
exi**ente* na estrutura i*stitucional que precisam de um ma*or ali**amento.
</line>
<line>
Ent*e ess*s comp**xida*es está a comunicaç*o com as Pró-re*torias, que ocorre
</line>
<line>
através do c***l do Sistema **tegrado de Patrimônio, Adm*n*straç*o e Contr*to* (SIPAC). Na
</line>
</par><par>
<line>
opinião do entr*vistado, a utilização desse canal
</line>
<line>
*ecessita *e mai** compreensão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*nhecimento. Acrescenta que ele v*m sendo pre*udicado pela falta *e capacitação c*ns**nte
</line>
<line>
dos servid*res.
</line>
<line>
Com o objetivo de s*ber o q*e est*ria ca*sando esse problema que *f*ta a direção do
</line>
</par><par>
<line>
CCSAH,
</line>
<line>
f*i realizada uma pesquisa sobr* o p*ocesso de
</line>
<line>
ca*acitaç*o dos servidores da
</line>
</par><par>
<line>
U*ER**.
</line>
</par><par>
<line>
Com base n*s i*formações *onsta*tes no Plano de Desenvolvi*e*to *e Pess*as - *DP
</line>
<line>
e nas info*mações obtidas po* *eio *a *ntrevista *om u*a das servid*ras atuantes no Setor *e
</line>
</par><par>
<line>
Ca*acitação e Ap*rfeiç*a*ento
</line>
<line>
- SCA, o processo de *apa*itação dos servidores
</line>
<line>
foi
</line>
</par><par>
<line>
mod*lado * é a*resenta*o na Figura 2.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresin* PI, *. 21, n. *, art. 3, p. 53-66, *br. *0*4
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. Brag*, R. F. *. Air*s
</line>
<line>
62
</line>
<line>
F*g*ra 2 - Mod*lo atual do p*ocesso de *apacita*ã*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elab**ado pelos auto*es.
</line>
<line>
Conforme observ*do, destaca*-se o* *rincipais atores envolv*dos no pr**esso em
</line>
</par><par>
<line>
qu*s*ão:
</line>
</par><par>
<line>
*) Gestão *e *ess*as - responsável *or realizar o
</line>
<line>
levantamento das necess*dad*s e
</line>
</par><par>
<line>
gerenciar o andamen** *o pr*cess*;
</line>
</par><par>
<line>
b) As chefias, dir*ç*es * servidores - responsáveis por levantar as nec*s*idades
</line>
<line>
específicas e, princ*palmente, in*orma* sob*e essas necessidades;
</line>
</par><par>
<line>
c) Re*toria *nali*ar o Plan* de Des*nvolvimen*o da* *esso*s - PDP e d*v*lg*-l* -
</line>
<line>
ampla*ente *pós s*a consolidação;
</line>
<line>
d) Órgão **ntral *o *IPEC (externo) - *onsolid*r ações do PD*;
</line>
<line>
e) ENAP (exte*no) - e
</line>
<line>
f) Estabelecer ações e d*vulgar *ron*grama.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Te*es*na, v. 21, n. 4, a*t. 3, p. 53-66, abr. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M*delage* de Processos em *ma Unidade de uma Institu*ção de E**ino S*per*or
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
Conforme ex**icitado no modelo da Figura 2, pa*a sere* f*rmuladas e,
</line>
</par><par>
<line>
posteriorme**e, executadas
</line>
<line>
*s ações previstas no PDP, o Setor de Capacita*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Aperfe**oamento - SCA (se*or
</line>
<line>
** Gestão de Pessoa*) realiza um lev*n*am*nt* *as
</line>
</par><par>
<line>
*eces*ida*es d* desenv*lvim**to dos ser*i*or*s técnicos adm*ni*tra*ivos e docent*s por meio
</line>
<line>
de um questioná*io. Esse ques*ionár*o se divide e* t*ês eixo*: necessidades ger*i*, setoriais e
</line>
</par><par>
<line>
individ*a*s. As che*ias e
</line>
<line>
as di*eções pre*isam **spo*de* a es*e **estionário, apont*ndo, de
</line>
</par><par>
<line>
acordo com a *ecessidade, c*m qual c*rso deseja* *er contemplados.
</line>
<line>
Conforme *pont*do pe*a entr*vist*da, para formulação *o *DP 2022, não ho**e
</line>
<line>
retorno d*s n*cessidades s*tor*a*s do **SAH. Um* vez que não há retorno, não há exec*ção
</line>
</par><par>
<line>
do curso d* capac*t*ç*o
</line>
<line>
no centro, pois * SCA
</line>
<line>
**o t*m servidores suficientes para i* até ao
</line>
</par><par>
<line>
centro rea*izar essa colet* *e info*mações. Dess* fo*ma, as chefias e *s dir*ções po*suem um
</line>
</par><par>
<line>
importan*e p*pel que é
</line>
<line>
o de re*pond** ao q*estioná*io para qu* suas **ces*idades de
</line>
</par><par>
<line>
capac*tação sejam at**didas.
</line>
<line>
Logo, * partir do modelo gerado e das d*scuss*es *om os *ntrevista*os, f*i possível
</line>
<line>
p*rceber um po*to passível de mel*oria. Tra*a-se da *ri**ização de respos*a a* *uest*onário
</line>
<line>
por par** das chefias e *ireções, que pode ser f*ita co* a exigên*ia e determi*ação de pr*zo
</line>
<line>
de entr*ga desse ins*rume*to *o SCA. *ssa exi*ênc** fac*l*ta*ia o traba*ho d* SCA, trazendo
</line>
<line>
*ais fluidez ao processo da direção, já que *ervi*ores mais capacitados permit*m qu* **iores
</line>
<line>
demand*s institucionais sejam atendidas e solucionadas.
</line>
<line>
Portanto, *onforme apo*tado *a lit*r*tu*a, o maior benef*cio da mode*agem d*
</line>
</par><par>
<line>
*roces*os é pe*miti* o
</line>
<line>
entendimento destes, e qu* as mu*anças, me**o as que não geram
</line>
</par><par>
<line>
novo* mode*os, são rele*an*es para a eficácia des*es processos.
</line>
</par><par>
<line>
* CON*LUSÃ*
</line>
</par><par>
<line>
Este estudo teve c*m* finalidade analisar *s pro*essos da dir*ção do Centro
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
Ciências Sociais Aplicad** e Hu*anas - CCSAH
</line>
<line>
*a UF*RSA, atra*és da notaç*o BPMN,
</line>
</par><par>
</page><line>
com o obj*t*vo de co*tr*buir com possí*eis *el*o*ia* no process* identifi*ad*. A pa*tir do*
</line>
<line>
re*u*tados encontrados foi apresentada u*a p**pos*a *e melhoria para o *rocesso a*otado.
</line>
<line>
N*ma análise geral, foi visto que a aplicação da *odelagem com notaç*o BPMN para
</line>
<line>
anális* do process* p*rmi*i* melhor entendi**nto *es*e e c*mo está inter*iga*o a outr**
</line>
<line>
setore* *a *niversidade. Diante disso, foi criada uma perspectiv* *e mudança p*ra o p*ocesso
</line>
<line>
*nalisado. Port*nto, o obje*iv* des** estudo f*i alcanç**o. Espera-se que os resultados *qui
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 4, art. 3, p. 53-66, *br. 2*2* www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. Braga, R. F. F. A**e*
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
dem*nstr**os sejam a*rove*tados pela inst***iç*o de for*a q*e ela p*ssa melhorar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ndam**to dos se*s processos e c*nti**ar i*v*sti*ando os que apresentam falhas no p*rcu*so.
</line>
<line>
*de*ais, est* *s**d*, assim como os de M*ckenberger et al. (*0**), *o*r* et al.
</line>
</par><par>
<line>
(20*9) e Lima, *arvalho, Freitas Ju*ior (2021), refo*ça * importância
</line>
<line>
da utilização da
</line>
</par><par>
<line>
mo*elagem nas institui*ões públicas. Co*o *ug*stão para est*dos futuros, recom*nda-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cont*nuida*e das mode**gens em outros *e*tros * set*res desta i**t*tuição, obje*ivando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
es*ímu*o * a i*plementa**o do uso *a modela*em *m instituiçõ*s públic*s.
</line>
</par><par>
<line>
RE*ERÊ*CIAS
</line>
</par><par>
<line>
ABP*P - Association of Busines* Process Ma*agement Prof*ss*onals. B*M CBOK V3.0:
</line>
<line>
Guia *ara o G*renci*me*to *e Proc*ssos de N**ócio - Cor*o Comum de Co*hecimento. 1ª
</line>
<line>
ed. ABPMP Br*si*, 2013.
</line>
<line>
BIS*GNO, S e* al. Com*ini*g modelli*g an* simulatio* app*oach*s: *ow t* m**su*e
</line>
</par><par>
<line>
per*o**anc* of busine** pr*cesses. Business Pro*e*s Manage**nt Jou*nal, v. 2*, *. 1, p.
</line>
</par><par>
<line>
56-74, 2016.
</line>
</par><par>
<line>
CAPOTE, G. *PM para tod*s: uma visão *eral abrangent*,
</line>
<line>
obj**iva e esclarecedora sobre
</line>
</par><par>
<line>
gerencia*en** de processos de *egóci*. 1ª ed. Rio *e Janeiro: Ga*t Capote, 2012.
</line>
<line>
CERVO, A. L.; BER**A*, P. A.; SILVA R. *etodologia C*entífica. 6 ed. S*o Paul*:
</line>
<line>
Pearson Prentice Ha*l, 2007.
</line>
<line>
C*S*H - Ce*tro de Ciências Sociais *pli*adas * Humanas. *ite d* CCS*H. Dis*onível em:
</line>
<line>
https://c*sah.ufersa.edu.*r/. Ace*so em: 02 de mar. *0*2.
</line>
<line>
DU*AS, M.; ROSA, M. L.; ME*DL*NG, J.; REIJERS, H. A. F*ndame**a** of Business
</line>
<line>
Proces* Management. Berli*: Spri*ger, 2*13.
</line>
</par><par>
<line>
DURÁN, F.; ROCHA, C.; SALAÜ*,
</line>
<line>
G.
</line>
<line>
Res*urce provisioning str*tegies for BPMN
</line>
</par><par>
</page><line>
p*o*esses: Spec*fic*tion a*d an*lysis us*ng Maude. J*urnal of Logical a*d Algebraic
</line>
<line>
Methods in P*ogra*ming, v. 123, p. 1-27, 20*1.
</line>
<line>
FLICK, U. Introdução * pesquisa qu*l*tativa. *orto *legre: Ar*med, 20*9
</line>
<line>
GABRYELCZY*, R.; ROZTO*KI, N. Busi*ess process manag*ment *ucces* framework for
</line>
<line>
tr*nsition econo**es. Information Sy*tems Management, v. 35, n. 3, *. 234-2*3, 20*8.
</line>
<line>
GIACOSA, E.; MAZZOLENI, A.; USAI A. Business Process Management (BPM): How
</line>
<line>
*omplem*ntary BP* c*pabilities can build an *mb*dextro*s state *n busi*e*s proce**
</line>
<line>
activities o* family fi*m*. Busines* Process Manag*ment Journal, v. 24, n. 5, p. 11**-11*2,
</line>
<line>
2*18.
</line>
<line>
GIL, Antonio **rlos. Métodos e *écnica* de p*squisa *ocial. 7. ed. São Paulo: Atlas, *019.
</line>
<line>
*ev. FS*, T*resi*a, *. 21, *. 4, art. 3, p. 53-66, abr. *024 www4.fsanet.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*odelagem *e Proc*sso* em uma Unidade *e uma I*stitui*ão d* Ensi*o Superior
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
GO*ÇALVES, J. A* em*resas sã* grandes *oleçõ*s de
</line>
<line>
*rocessos. Sã* Pau*o: Rev*s*a de
</line>
</par><par>
<line>
Administração de Empresas, *. 40, n. 1, p. 6-19, 2000.
</line>
</par><par>
<line>
GRAHAM, *.; LEB*RON, M. The horiz*ntal revolution. San. Franc*sc*: Jossey-Bass,
</line>
<line>
1994.
</line>
</par><par>
<line>
HAMM*R, M. What
</line>
<line>
is business *rocess managemen*? H*ndbook on Bus*ne*s Process
</line>
</par><par>
<line>
Man*ge*ent 1. Berlin: S*r*ng*r, 20*5.
</line>
<line>
**SE, *. O. Busin*ss pr*cess management approach for *mp*oving agi*e s*ftware process
</line>
<line>
and ***l* *atur*t*. Journa* of *oftwa*e: Evo*ution and Pro**ss, *. 33, *. *, e2*31, 2021.
</line>
<line>
LAKAT*S, E. M.; M*RC*NI, M. A. F*ndamentos de Metodo*ogia Cien*ífica. São Paul*:
</line>
<line>
Atlas, 2003.
</line>
<line>
LIMA, J. S. * et al. Mod*lag*m de *m Escritório de Gerenciamento de Proc*ssos: estudo em
</line>
<line>
um campus de uma Un*vers*d*de Federal B*asilei*a. Pers*ecti*as em Ciênc** da
</line>
<line>
Informação, v. 26, n. 3, p. *1-73, 2021.
</line>
<line>
MOURA, *. G et al. Um* proposta de melhor*a de processos de negócio par* os Insti*u*o*
</line>
<line>
Federais. R*vis*a Ges*ão & Tecnolog*a, v. 19, n. 4, p. 2*9-*70, 2019.
</line>
<line>
MUCKENBER*ER, E et al. Gest*o de pr*cessos aplicad* à real*za*ã* de *onv**i**
</line>
<line>
internacionai* bilaterais em u*a insti*uição de *n**no superior pública bras*leira. Production,
</line>
<line>
v. 23, n. 3, *. 637-65*, 20*3.
</line>
</par><par>
<line>
OLIVEIRA, M. F. Metodologia
</line>
<line>
científica: um manual para a rea*i*ação de pe*qui*as e*
</line>
</par><par>
<line>
Admin*s*ra*ão. Cata*ão: Universidade Federa* de G*iás, 2**1.
</line>
</par><par>
<line>
PEREIRA, F. *. M.; BAR*OSA, *. R.; DU*RTE, L. C.
</line>
<line>
Integra*ão entre gestão do
</line>
</par><par>
<line>
c*n*ecimento e business proces* management: *erspect*v** de pro*issi*nais em BPM.
</line>
<line>
Perspec*ivas ** Ciência ** *nformação, v. *5, n. 4, *. 170-191, 2020.
</line>
<line>
*EIJERS H. A. Business *rocess Management: The ev*lution of a discipl*n*. Computers
</line>
<line>
in Industry, v. 1*6, 103404, 2021.
</line>
<line>
RE*NOSO, *.; CAS*ILLO, D. I*portance of ICT\* Use in Business Managemen* *n* I*s
</line>
<line>
*ontributio* to th* **prov*ment of U*iversi*y Proc*sses. *n: Bot*o-*oba*, M.; Ba*ba-Maggi,
</line>
<line>
L.; González-Huerta, J.; Villac**s-Cevallos, P.; S. Gómez, O.; Uvid**-Fassler, M. (eds).
</line>
<line>
Information and Communication Technologie* o* Ecu*dor (TIC.EC).
</line>
<line>
SALGADO, C. C. R.; AIRES, R. F. *. F.; WALTER, F.; AR*ÚJO, A. *. D. Cont*ib**ções à
</line>
</par><par>
<line>
m*lhoria d* pro*ess*s
</line>
<line>
organiza*io*ais: uma avalia**o empírica
</line>
<line>
sob a *erspectiva de
</line>
</par><par>
<line>
mapeamento de pro*essos em u*a unidade da Universid*de Fe*e*** da Paraíba. Holos. v. 1,
</line>
<line>
*. 29, p. 151-1*9, 2013.
</line>
</par><par>
<line>
UF*RSA - UNIVE*SI*ADE
</line>
<line>
FEDE*AL RU*AL DO SEMI-ÁRIDO. *egimento da
</line>
</par><par>
</page><line>
Universida*e Fede*al Rura* do *em*-Árido. *osso*ó: Cons*lho Universitár*o, 2020.
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresina PI, v. 21, n. 4, ar*. *, p. 53-66, abr. 2024 www4.fsanet.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
L. C. *raga, R. F. F. Ai*es
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
WASZKOWSKI, R.; *OWICKI, *. *fficiency investigation *n* *ptimizat*on of cont*act
</line>
<line>
manage*e*t business processes in a workwear ren*al and laundry service co*pany. *rocedia
</line>
<line>
***ufac*uring, v. 44, p. 551-558, 2020.
</line>
<line>
YIN. R. K. *studo *e caso: planejamento e métodos. 5. ed. Po*to Alegre: Bookman, 201*.
</line>
<line>
ZAROUR, K.; **NMERZOUG, D.; GUERMOUC*E, N.; DRIRA, K. A *ys*ematic
</line>
<line>
literature review on BPMN exte*s**ns. Busin*ss Proc*s* *ana*ement Jour*al, v. 2*, n.6,
</line>
<line>
p. 1473-1503, 2019.
</line>
</par><par>
<line>
Como Refer*nciar es*e A**ig*, confo*me ABNT:
</line>
<line>
BRAGA, L. C; AIRES, R. F. F. Mod*lagem de Pr**es*os em uma *nidade de uma I*stitu*çã* de
</line>
<line>
Ensino *u*erior. Rev. *S*, T*resina, v. 21, *. 4, art. 3, p. 53-66, abr. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
Co**rib*ição dos Autores
</line>
<line>
L. C. Brag*
</line>
<line>
R. F. *. Aires
</line>
</par><par>
<line>
1) con**p*ão e **a*ejam*nto.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*i*e e interpretação dos d*dos.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*ora*ã* do rascun*o ou n* revisão crí*ica do con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) par*ic*pação na aprovação da versã* final do **nuscrito.
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresina, v. 21, n. 4, art. 3, p. 5*-66, abr. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par>Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)