<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 1, art. 11, p. 187-202, *a*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.1.11
</line>
</par><par>
<line>
* (Des)Proteção Social da Populaçã* N*gra no Bra*il
</line>
<line>
*he "Lac*" *f Social Prote**ion for the B*ack Populat*on in *r*zil
</line>
</par><par>
<line>
Lara D*nuta da Silva **aral *omes
</line>
<line>
Grad*ada *m Serv*ç* Social *ela Universidade Fe*er*l do Piauí
</line>
<line>
Mestr*** no Progra*a de Pós-graduaç*o em Polít*cas Pública* pela (UFPI)
</line>
<line>
E-mail: l*ra*uttamp@hotmail.*om
</line>
<line>
Iracil*a A*ves Brag*
</line>
<line>
*outora *m S*rviço Socia* p**a Univer*idade Federal de *e*nambuco
</line>
<line>
P*ofessora da *niversidade Fede*al d* Piauí
</line>
<line>
E-mail: i*aci*da*raga@*fpi.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
*nd*r*ço: Lara Da*uta *a Silva Amaral *omes
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. Tonny Kerl*y de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Cam*u* U*i*er*itár*o Mi**stro Petrônio Po*t*lla - I*inga,
</line>
<line>
Rodri*ues
</line>
</par><par>
<line>
Tere**n* - PI, 64049-550, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Ir*c*lda Alves **a*a
</line>
<line>
Ar*igo rece*ido em 05/11/**23. Últim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
</par>
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<par>
<line>
*. D. S. A. Gomes, *. A. Br*g*
</line>
<line>
188
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
O presente estud* tem
</line>
<line>
como ob*et**o debat*r acer*a
</line>
<line>
do al*a*ce da* políticas públic*s
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
compõem o siste*a de Seguridade S*c**l n* Brasil, em *special, no q*e se *efere à gara*tia
</line>
<line>
de dire*tos da população negra. Utili*a-s* co*o metodologia a análise bibl*ográf*ca, r*unindo
</line>
</par><par>
<line>
aspectos acerca da *roteção So*ial *rasileir*, bem como o estudo
</line>
<line>
das categori*s raça
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ra**smo na formação sócio-históri*a ** pa*s, além di**o, a a*ál*s* *uantitat*va de d*dos que
</line>
</par><par>
<line>
r*fletem a rea*i*ade
</line>
<line>
atu*l. Observou-se que o sistem* d* p*oteção
</line>
<line>
soci*l brasileiro po*s**
</line>
</par><par>
<line>
l*m**es
</line>
<line>
no que
</line>
<line>
tang*
</line>
<line>
às demandas da pop*la*ão ne*ra.
</line>
<line>
Concl*i-se que se *az nece*sária por
</line>
</par><par>
<line>
parte do Estado, através das
</line>
<line>
p**íticas pública*, adoção de medidas de enfr*n*amento a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
combate a* r*c*smo.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: Seguridad* Social. P*o*eção Social. Raça e Ra*ismo.
</line>
<line>
AB*T*ACT
</line>
<line>
The present study aim* to d*bate the sc*pe *f public po*icies that *ake up t*e *oc**l Se*u*i**
</line>
</par><par>
<line>
system *n Br*z**, esp*cia*l* with *egar* to guarant*e**g the ri*hts of
</line>
<line>
*he blac* *o*ulation.
</line>
</par><par>
<line>
Bi*liographical analysis i* used as a methodology,
</line>
<line>
bringing tog*ther aspects about Brazili*n
</line>
</par><par>
<line>
Social Protection, as well as the *tudy o* the categories of rac*
</line>
<line>
and racis* in t*e coun*r*'s
</line>
</par><par>
<line>
soc*o-historical formatio*, *n ad*ition,
</line>
<line>
the q*antitative a*alysis of data that reflects
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
curre** reality. It was obs*rved that the Brazil*an soc*al protection sys*em has limits when it
</line>
<line>
comes to t*e deman*s of *he black population. It *s concl*ded that it *s necessar* for t*e Sta*e,
</line>
<line>
thro*gh public policies, to a*opt measures to con*ro*t and combat r*cism.
</line>
<line>
Keywords: Socia* Security. So*ial Protectio*. Race and Racis*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 2*, *. 1, art. 11, p. 187-2*2, jan. 2024
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* (D*s)Prot*ç*o Social da População *egra no Br*sil
</line>
<line>
189
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
Os *i**emas de Proteçã* Socia* ganham di*ersas n*ances por todo o mundo. O *at* é
</line>
</par><par>
<line>
*ue e*ses siste*as surgem para at*nd*r às d*mandas, em es*ec*al
</line>
<line>
da *lasse tr*ba*hadora,
</line>
</par><par>
<line>
dentro d* *ógica ca**talista. Essa m*s*a lógica qu* pos*er**rmente irá inter*e*ir nesses
</line>
<line>
sistemas, como f*rma de respo*der as suas cr*ses.
</line>
<line>
No ca*o brasilei*o, n*o se*ia dif*rente. O avanç* neoli*eral e o atual estág*o do c*pi*al
</line>
<line>
c*locam as Pol*ticas P*blic*s *omo um dos pr*n*ip*i* alvo* para a sup*ração da c*ise. O fa*o
</line>
</par><par>
<line>
é que a Pr*teção Social
</line>
<line>
no Brasil *al teve tem*o se de co*solidar com a Constitu**ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
1988, te*do que li*ar com os impactos das políticas neo*iberais. Ne*se sen**nd*, a
</line>
<line>
proteção
</line>
</par><par>
<line>
soc*al enqu***o conj*nto de po*íticas públicas r*pres*n*a um amp*o *va*ço n* quad*o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
direitos. No entanto, não capaz d* alterar a estr**ura responsável *or gerar é
</line>
<line>
de*igu*ldade
</line>
</par><par>
<line>
**t*belecida a *artir dos *rocessos de exp*or*ção de uma classe sobre a ou*ra.
</line>
</par><par>
<line>
A*emais, é
</line>
<line>
*ecessário u* olhar
</line>
<line>
aten** para fo*mação só*io-his*órica brasileira; a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
resistênc*a para **olir a escra*idão e * n** *n*l*são d* p*pulaç*o negra na so*ied*de **raram
</line>
</par><par>
<line>
maze*as
</line>
<line>
visíveis até
</line>
<line>
os dias atuais. D*nt*e e*as, destaca-se o racismo, que se *xpressa em
</line>
</par><par>
<line>
d*versos âmbitos da soc*e*ad*, com* na formula*ão * imp*e**ntação das pol*t*cas públicas e
</line>
<line>
o não a*esso da população ne*ra *o* direto*.
</line>
<line>
Ass*m, é possív** ob*e*var o impac*o *o racismo ao se ana*isa* ** **sigual*ades
</line>
<line>
sociais no Brasil * partir do quesito cor ou raça. Os dados e**licitam a d**p*ridade *as
</line>
</par><par>
<line>
condi*õe* de
</line>
<line>
v*d* *ntre a *o*ulação **gra (preta o* parda) e a população
</line>
<line>
br*nca, fazend*
</line>
</par><par>
<line>
*om *u* haj* o questionamento *cerca da c*bert*ra das polít**as públicas *e forma igua*itária
</line>
<line>
par* tod* a p*p*la*ão. Isto é, questi**a-*e a abrangênci* d* *istema *e pro*eçã* social *o que
</line>
<line>
** r*fere às dem**das ad**ndas da questão raci*l.
</line>
</par><par>
<line>
Para t*nt*, o estudo e* questão tem com* objetivo
</line>
<line>
a*alisar os Si*t*ma* de P*oteção
</line>
</par><par>
<line>
S*cial, *m especial a p**t**ão soci*l brasileira, com b*se na s*gur*dade socia* e como * r*ça *
</line>
<line>
* raci*mo, decorrentes de asp*cto* sócio-históri*o*, lim*tam o **esso de uma *arcel* *a
</line>
<line>
pop**ação aos *i*ei*o*, deixando-a desprote*ida. O texto divid*-*e *m qua*ro *art*s, s*ndo:
</line>
<line>
Referen*ia* te*rico, c*m tr** *ubitens: *.1 Proteção *oci*l no Brasil: principais aspectos; 2.2
</line>
</par><par>
<line>
Raça e racis*o: as d*mandas
</line>
<line>
por Proteção Social
</line>
<line>
d* população negra; e 2.3 P*oteção para
</line>
</par><par>
<line>
quem?; Meto*ologia; R*sultados e discus*ão * *onside*a*ões Fi*ais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na *I, *. 2*, n. 1, ar*. 11, p. 187-2*2, ja*. 2*24
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. D. S. A. Gome*, I. A. Br**a
</line>
<line>
190
</line>
</par><par>
<line>
* *E*ERE**IAL TEÓ*I*O
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Pro*eção Social no Br*si*: pri*ci*ais a*pe*tos
</line>
</par><par>
<line>
O Sistema de Proteção Social *ras**e*ro possui suas c*r*cterísti**s próprias, com ba*e
</line>
</par><par>
<line>
na formaçã* histórica, econ**ica e po*ít*c* do
</line>
<line>
pa*s. No ent*nt*, i*portan*e entender esse é
</line>
</par><par>
<line>
s*stema t**bém a pa**ir de *m olhar mac*o, *endo em v*sta o
</line>
<line>
impac*o das tend*nc*as
</line>
</par><par>
<line>
mundia*s nos Est*dos n*c*o*ais.
</line>
</par><par>
<line>
É com *ase nas din*mica* das sociedades capitalistas *ue se dará es*a a*áli*e, já *ue é
</line>
</par><par>
<line>
a part*r, prin*ipal*ente, das demandas dos trabalhador*s *ue sistema de *roteção social o
</line>
<line>
*urge. P**a tan*o, cabe entender * pap*l do tr**alho dentro dessa* soc*edades.
</line>
</par><par>
<line>
**be-se que no c*clo de form*ção do capital, *
</line>
<line>
t*abalho dese*pen*a **pel
</line>
</par><par>
<line>
fund*mental. Esse é o den*minador co*um in*on*est*. Porém, no capi*ali**o, o t*abalho não
</line>
</par><par>
<line>
é ape*as um pr*duto* colet*v* *e valor, mas é apropriado privadamente, dimi*uído
</line>
<line>
no se*
</line>
</par><par>
<line>
tempo de *rodu*ão de valo* d* uso * estendid* na sua c*pa*idad* *e ge*ar mais valo* em pr*l
</line>
<line>
d* *eprod*ç*o cada vez *ai* ampliada do capital (PIEDADE; PEREIRA, 2016, p. 54).
</line>
<line>
* *e*envolvim*n*o do c*pitalismo traz nov*s significad*s par* o *rab**h*, mas não só
</line>
<line>
as car**te*ísticas d* *r*ba*h* para o ca*ita*, m*s a s*a pró*ria cond*ção va* representando
</line>
</par><par>
<line>
impac*os sobre as ten*ências d* proteção soc*al. Dentre
</line>
<line>
*ma das pr*ncipai* *ondições,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prop*nsã* à crise des*aca-se, isto é, "Vê-se, *ssim, que o
</line>
<line>
pr*cesso ** crise e
</line>
<line>
equilíbrio do
</line>
</par><par>
<line>
capital é inerente à sua própria f**ma de *epr*duç*o e retroalimentação" (PIEDAD*;
</line>
<line>
PEREI*A, 2016, p. 55).
</line>
</par><par>
<line>
O acirramento entre as sit*açõ*s g*rad*s pe*o capita*ismo, como as tens**s
</line>
<line>
ent**
</line>
</par><par>
<line>
*urgues*a, a classe tra**lh*dora e os det*ntores
</line>
<line>
dos m*ios de produção, *bre espaço para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
surgiment* das p*líticas socia*s, que vêm n* sen*ido de dar re*olutivida*e a tais express*es da
</line>
<line>
que*tão *ocial.
</line>
<line>
Sendo assim, co*cordan*o c** Pe*eira (20*8, p. *20), "[...] a política *oci*l tem como
</line>
<line>
uma de sua* *rincipais funções a *on*retização de direitos d* cidad*nia conq*is*ados pela
</line>
</par><par>
<line>
soci*da*e e amparados pela lei", o que impli*a a atu*ção *o *stad*, *eja
</line>
<line>
po* m*io*
</line>
</par><par>
<line>
governamen**is ou não.
</line>
</par><par>
<line>
Cabe ressalt*r a *articularidade bras*l*ira, pois as políticas **c*a*s aqui se d**erenc*am,
</line>
<line>
tendo em vis*a q*e "[...] o seu su*gimento no *rasi* não acompanha o mesmo tempo histórico
</line>
</par><par>
<line>
de países de capi*al*smo c*ntral. *ã*
</line>
<line>
houve no *ra*il escravista do s*culo XI* *ma
</line>
</par><par>
<line>
radicalizaçã* d*s luta* operárias, su* constitui*ão em
</line>
<line>
c*asse
</line>
<line>
par* si, com
</line>
<line>
partidos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
o*gan*z*çõ*s fortes" (BEH*I*G, BOSCHE*TI, 2009, p.78).
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 21, n. 1, art. 11, p. 187-20*, ja*. 202* ww*4.fsanet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A (Des)*roteção Social da Pop*laç*o Negra no Brasil
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
Es*abelecen*o u*a linha do tempo acerca das *olíti*as Sociais no Brasil, as autoras
</line>
<line>
ref*ridas destaca* q*e
</line>
</par><par>
<line>
a*é 1887, dois anos a*te* da procla*aç*o da
</line>
<line>
República *o Bra**l (**89), não se
</line>
</par><par>
<line>
registra
</line>
<line>
nenhuma l*gislação socia*. No ano de
</line>
<line>
1888, há a criação de uma *ai*a de
</line>
</par><par>
<line>
soco*ro
</line>
<line>
para a burocracia pública, ina*gurand* uma *inâmic* *ate*orial de
</line>
</par><par>
<line>
*n*tituiç*o d* dir*itos que se*á tônic* d* pr*teç*o social brasile*ra até os anos 60 *o
</line>
<line>
século XX (BEHRING; BOSCHE*T*, 200*, p. 79).
</line>
<line>
Iss* que* dize* que a for*ação soc*a* brasileira trouxe condicionan*es *s*ecí*icos para
</line>
</par><par>
<line>
o surg*mento das pol*ti*a* so*iai*, ten** em *ista aspe*tos *mportantes como o l*ngo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
duradouro período **cravocra*a, o capitalism* tar*** bem como * li*eralismo, cabendo
</line>
<line>
r*ssalta*:
</line>
</par><par>
<line>
O fundamen*al, n*sse *on*exto do *inal *o século XIX e iníc*o do século XX,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
compr*ender q*e noss* liberalismo à brasil*ira
</line>
<line>
não comportava a questão *os
</line>
</par><par>
<line>
direit*s sociais, que fora* incorporado* sob *res*ão d*s trabalha**res e com forte*
</line>
<line>
dificuldades para a sua *mplementa**o e g*rantia e*etiva. Essa *it*ação co*eça a se
</line>
<line>
*lterar nos anos 1920 * sofrerá mudanç*s subs*a**ia*s a p*rtir ** 1930 (BEHRING;
</line>
<line>
BOS*HET**, 2009, p.81).
</line>
<line>
Ainda segundo as autoras, o pe*íodo de 1930 a 1943 é *ido como o de *ntrodução *a
</line>
</par><par>
<line>
política so*i*l
</line>
<line>
no Brasi*. O ano ** 1930, n* c*mpo do* direitos, é marcado pela *r*a***
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
Min*stério do Trabalho * dois an*s d*pois, em 1932, da Cart*ira d* T*abalho, documento de
</line>
<line>
cida*an*a no Bras*l, p**s qu*m dispunha de um emprego *egis*r*do na carteira era por*ador d*
</line>
<line>
dire*tos. Nesse me*m* pe**odo, t*mbé* podem ser destacados os Institutos de *pose*tadoria
</line>
<line>
e Pen*ão - IAP*, característi**s d* começo do sist*ma público de pr*vidência (BEHRING e
</line>
<line>
BOSCHET*I, 200*).
</line>
<line>
*om o golpe militar de 1964, ain*a *ue o *iscur*o fosse de preservação d* democrac*a
</line>
</par><par>
<line>
e de direitos, perc**e-se
</line>
<line>
que a "ut*lização da força e da repressão foram *s estratégias mais
</line>
</par><par>
<line>
utiliz*das
</line>
<line>
como forma de garant*r o projeto que pretend*a tran*formar Brasi* e* g***de o
</line>
</par><par>
<line>
*otê*cia econ*mica" (COUTO, 2006, p. 120) e alinhar-se ao capitalismo i*te*nacional.
</line>
</par><par>
<line>
O período
</line>
<line>
em q*es*ão trouxe mudanças para as re**ções so****s *rasil*i*as, d* forma
</line>
</par><par>
<line>
que ess* *odelo de g*vernab*lidade *ec*i sobre as polí*icas, tornando-as com car*cterí*ti*as
</line>
</par><par>
<line>
especificas.
</line>
<line>
C *m o
</line>
<line>
bem de*t*ca Cou*o (2006, p. 132), as po*íticas sociais do período
</line>
<line>
tinham
</line>
</par><par>
<line>
com* maio* obje*ivo nã* a ga*antia da cid*dania da *op*lação, mas sim o seu co*trole, isso é,
</line>
</par><par>
<line>
"manter a popu*açã* *ob a guarda d*s in*trum*nt*s *é*nic*s * burocrático* do governo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c**preen*ão d** direitos er* de conces*ão a quem os gove*nos ent*ndiam *er merecedores)".
</line>
</par><par>
<line>
Essas
</line>
<line>
parti*u**ridades
</line>
<line>
l*vanta*as pelo E*tado *r*sileiro também são destacad*s p**
</line>
</par><par>
<line>
*eixeira (2016):
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 21, n. 1, art. *1, *. 187-202, j*n. 2024
</line>
<line>
w*w4.fsa*e*.*om.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. D. S. A. Go*es, I. A. Braga
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
Entr* ** década* de 1930 e
</line>
<line>
1980, Brasi* desenvo*veu um sistema d* prote*ã* *
</line>
</par><par>
<line>
social com carac*eríst*c*s peculiares, ma*cado po* fragment*ções, corporativi*mo,
</line>
</par><par>
<line>
clientelismo e assisten*ialismo
</line>
<line>
nos moldes da "cidad*nia regulada" e,
</line>
</par><par>
<line>
p*sterio*mente, d* "cid*dania inverti*a", med*d* que incl*ía os novos sujeitos à
</line>
<line>
*o* benefí*io, ni*el*ndo por baixo - ou s*ja, abaixo do salári* mínim* oficial.
</line>
<line>
(*EI*EIRA, 2016, p. 32).
</line>
</par><par>
<line>
É a partir
</line>
<line>
*o Govern* de Ge*s*l em 1974, *ue se t*m di*o processo de "abertura *
</line>
</par><par>
<line>
p*lí*ica" no Bra*il, co*o o aci*ramento dos aspectos est*ut*rais e a conj*n*ura e*onômic*
</line>
<line>
mu*dia*; o modelo de gestão d* governo passa a fi*ar insustentá*el, de forma que vá*ios
</line>
<line>
movimento* d* sociedade civi* se reorgani*ara* pleiteand* demo**acia (COUTO, 2006).
</line>
<line>
Ademais, o *ue fica per*eptív** na so*iedade brasil*ira é que, apesa* do
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento econômico, co* base no esforço *ncessante
</line>
<line>
do Estado brasileiro para se
</line>
</par><par>
<line>
encai**r
</line>
<line>
na* *endências do capitali*mo **ndia*, tem sim um inexorável aumento das
</line>
</par><par>
<line>
expressões da questão social, isso *, "em *e*umo, * país consegue *e*envolver *ma e*onomia
</line>
</par><par>
<line>
que coloca como a 8º potênc*a do mundo, conformado, simulta*eamen*e, *m *uadro de o
</line>
<line>
p*br*za e desigualdade, c*ncentração ** renda e r*p*essão polí*ica"( F**TENELE, 2016, p.
</line>
<line>
79).
</line>
<line>
Port*n*o, o que se pode perceber é q*e o m*delo de proteção social, vi*ente *esse
</line>
</par><par>
<line>
pe*íodo, ti*ha uma enorme centralização na instância governamental, com grande b*se
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
privado e falh* no aspe*to *artic*p**iv* da p*pulação, aspectos que sobressaem * já
</line>
<line>
co*hecido cli*nte*is*o * assistencialismo (TEIXEIRA, *016).
</line>
</par><par>
<line>
* c*m o *cirr**en*o dessas ques*ões q** é possí*el ident*fi*ar as s*nalizações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mudança* n* *rasil, isso é, "dian*e do *uadro de cr*se da economia mundial, fa*ên*ia
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
estratégia de desenv*lvimento *nterno a pa*tir de 1977 e pressão dos movime*tos, a *bertu*a
</line>
<line>
po*ítica do regi** ditator*al t*rnou-se realid*de" (FONTENELE, 20*6, p. 80).
</line>
<line>
Nesse pe*íodo, al*m das art**ulações e *obilizações dos mov*ment*s s*c*ais e *a
</line>
</par><par>
<line>
s*ciedade civil,
</line>
<line>
há t*mbém um* *aior *rganiz**ão político-par*id*ria, "*om
</line>
<line>
* fim
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
bip*rti*arismo, em *979, *esaparecendo * Are*a e o MDB, foi pos*ív*l a criação de no*os
</line>
<line>
partid*s" (COUTO, 2006, p. *3*). É no bojo dessa* organizações e art*culaç*es que se gestam
</line>
</par><par>
<line>
*s bases para a constr**ão
</line>
<line>
da Co*stit**ção Federa* de 19*8. So*re ess* aspecto re*sal*a-se,
</line>
</par><par>
<line>
*oncordando com Behr*n* e Bo*che**i (200*, p. 1*6):
</line>
</par><par>
<line>
Em *m país como * Bra*il,
</line>
<line>
com ** tradi*ões polític*-econô*icas * s**ioculturais
</line>
</par><par>
<line>
del***adas *nteriorm**te, e que ape*as a partir da Const*tuiçã* de *9*8 passa * t**
</line>
</par><par>
<line>
em perspe*tiva a con*trução
</line>
<line>
de u*
</line>
<line>
padrão público universal de *roteç*o social,
</line>
</par><par>
</page><line>
c**oca-se *m q*adro de grande comp*exid*de, ar*dez e hostili*ad*, para a
</line>
<line>
implementa*ão dos direitos so**ais, conforme estab*lecido n* artig* 6º da
</line>
<line>
Cons*ituição Federa* (BEHRING; BOSCHE**I, 2009, p. 136).
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*e**na, v. *1, *. 1, **t. 11, *. 187-***, jan. 2024 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A (Des)Pr**eção Social da P*pulação Negr* no Brasil
</line>
<line>
*93
</line>
</par><par>
<line>
A Con*tituição Fe*eral de 1988 representou *m enorme pass* *ara o avanço dos
</line>
<line>
direit*s sociais no Brasil, pois, a*nda **e de for*a tardia, estabelece *ma proposta ampla em
</line>
<line>
rel*ção à proteção s*cia*, entret*nto, nos anos seg*i**es isso não s* materializa, ficando *em
</line>
<line>
conclusão, apenas no papel (BEHRING; BOSCHETTI, 2*0*).
</line>
</par><par>
<line>
É com a Constitu*ção Federal d* *9*8 q*e a Po**tica de Assistência S*ci*l passa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fazer parte da Seg*rida*e Social jun*o à Saúd* e *revidência Social, entrando n* ro* de
</line>
<line>
direitos d* po*u*ação e dev*r do Estado. Pa** tanto,
</line>
</par><par>
<line>
* *o*stituição Fe*eral de 1988 é um marco de r*p*ura *esse f**mato de
</line>
<line>
políticas
</line>
</par><par>
<line>
públicas soc*ais, *undad* na ló*ica do* *i*eitos, da
</line>
<line>
justiça social e da equidade.
</line>
</par><par>
<line>
R*f*ete a conj*ntura *o*imentis*a *os anos 19*0, com destaq*e
</line>
<line>
p ar a os
</line>
</par><par>
<line>
m*vimentos *e reforma sanitária, r*for** **iquiátr*ca, de lutas
</line>
<line>
po* dir*it*s de
</line>
</par><par>
<line>
crianças e adoles*entes *, *m especial, pela desinstituc*onalização desses, por
</line>
<line>
pa**icipaç*o popul** d*n*re outros. (TEI*EIRA, 201*, p. 32).
</line>
<line>
Ne*s* se*t*do, a soci**ade sente os imp*ct*s da cris* nos mais diversos âmbitos,
</line>
<line>
co*for*e afir*a* Pi*dade e Pereira (20*6, *. 57): "Tal proc*sso de crise a**uire
</line>
<line>
pr*priedad** *ue invadem a v*d* *oci** na s*a imediaticidad*, se*a por meio da *recarização e
</line>
<line>
*esarticulação do "mundo do **abalho", *e*a pe*o p*ocesso cultural do consumo i*duzido".
</line>
<line>
Tendo como base uma divis*o *or sub-reg*ões, o autor * pesquisador J*hn Dixon
</line>
<line>
(200*), *raça os princip*is aspectos de al*un* sist*mas de Seguridade Social pelo *u*do, no
</line>
<line>
caso da América do Sul, grupo no qua* encon*ra-se o Brasil, d*s**cando os segui*te* ponto*:
</line>
</par><par>
<line>
*o*ívia tem s*stema me*hor o
</line>
<line>
conce*ido des** sub-*e*ião, seguida
</line>
<line>
u*
</line>
<line>
pou*o a*rás
</line>
</par><par>
<line>
pelo Uruguai (2º**gar) e Brasil (3º). A fo*ça do modelo boli*iano está nos *rranjo*
</line>
<line>
de *inanciamen*o, no c*ntexto de um padr*o g*obal que o coloca entre o prim*iro
</line>
<line>
ter*o de países na sub-região. Uruguai apresenta as *el*or*s pensões e benefícios de
</line>
<line>
programas voltad*s para mate*nidade, **semprego e saúde. No Brasil, *s p*ogramas
</line>
<line>
de aci*e*tes d* tr*balho e de *nvalid*z se destacam (*m*os equiva**ntes *o 6º e 7º
</line>
<line>
pro*ramas melh*r *onceb*dos *m suas categoria* no mundo, re*pectivamen*e).
</line>
<line>
Ch*le tem programas de auxílio-família de cl*ssi*icação mundial (2ªcolocação
</line>
</par><par>
<line>
mundial). Na base *a classif*c*ção sul-a*e*icana,
</line>
<line>
ac*ma do Surinam*, está o Peru
</line>
</par><par>
<line>
(**º) que, de f*r*a int*igante, tem um *rograma de au*ílio-doe*ça destacado
</line>
<line>
(equivalente a* 8º do mundo), Guiana (*0º) e *en*zuela (9º) (DIXON, 2000, p.
</line>
<line>
* 7 2 ).
</line>
<line>
É, a pa*ti* de*se *arâmetro de crise do capital *u*di*l, que ago*a se pode voltar o
</line>
</par><par>
<line>
olhar *ara *eal*d*de nacional. P*ra *s autore* Piedad* * Pereira, "* p*oteção soci*l a
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
brasileira se des**volveu de fo*ma fragmentad*, tímid* e li*itada" (2016, p. 58). Isto porque
</line>
<line>
*o *ongo d* his*ória as políti*as p*blicas, em esp*cial a* *ue c*m***m a Se*uri*a*e Soc*al,
</line>
<line>
vêm sofrendo co* o desm*nte, mesmo após o marco legal em 1988 com a prom*lgaç*o d*
</line>
<line>
Constituição F*deral.
</line>
<line>
R*v. FSA, Te*esi*a P*, v. 21, n. 1, art. 11, p. 187-202, *an. 202* www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. D. S. A. Gomes, I. A. *raga
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
Isto é, "A constituinte d* 1988 **digiu e aprovou
</line>
<line>
a constituição *ais liberal e
</line>
</par><par>
<line>
democrática que o país já teve, merecen*o por isso
</line>
<line>
o
</line>
<line>
nom* de Con*tit*ição **da*ã"
</line>
</par><par>
<line>
(CA**ALHO, 200*, p, 199). Repr*sentou um patamar inédito no campo dos direitos no
</line>
<line>
Brasil, *o entanto, log* *m seg*ida, o avanço ne*liberal representou, no mínimo, a m*dança
</line>
<line>
** tendência *e for*aleci**nto d* proteção social br*sileira.
</line>
<line>
Foi n*ssa conjuntura que o Sistema d* **guridade So**al, previsto na Constituiç*o
</line>
<line>
*a Repú*lica do B*as*l, de 1988, composto das po*íticas de Previdência Social,
</line>
<line>
Saú*e e Assist*ncia **cial, se process*u a duras penas, haja vista os ataq*es que
</line>
<line>
lhes *oram desferidos pe*a ofensiva neol*be**l então introd*zida no país (PIEDADE;
</line>
<line>
P*REIRA, *016, p. *2).
</line>
</par><par>
<line>
As po*íticas públicas vêm sof*e*do ataques ao longo do* anos, em especial após
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
promul*aç*o da Constit*ição Fe*eral de 1988, como exe*pl*, *quelas qu* co*põem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Segu*idade *ocial brasileira, sendo Pr*v*dê*cia So*ia*, Saúde e Assi*tência Social. A ad**ão
</line>
<line>
d* m*didas prov*sór*as, que limit*m o acesso às política*, bem *omo a privati*ação d*
</line>
<line>
d*versos serviços, a foc*liz*ção das ações e o não fortaleci*ento *e m*canismo*
</line>
<line>
complement*res à proteção *oc*al, c*mo o mercad* de *r*balh* (PIEDADE; PEREIRA,
</line>
<line>
2016), são alg*ma* das *orma* d* desmon*e do sistema *e proteçã* social b*a*ileiro.
</line>
</par><par>
<line>
Dia**e do exposto, ev*dencia-se a importâ*cia do sist*ma d* *roteção social para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
gar*ntia de d**eitos da p*p*la*ão, no en*a*to, f*z-se necessário *m aprofundamento acerca da
</line>
<line>
realidade *ras*leira, para se entender ***hor *omo e*se sistema vai s* a*re*entar no país e,
</line>
</par><par>
<line>
principalmente, a sua limitaçã* p*ra o atendimento da populaç*o negra,
</line>
<line>
que h*stor*cam*nte
</line>
</par><par>
<line>
tem seus direitos ata*ados.
</line>
</par><par>
<line>
2.* Raça * Racismo: *s dema*das por pro*eçã* *ocia* da popu*a*ão *e*ra
</line>
<line>
A hi*rarq*izaç*o das raças utilizadas **mo cla*s*ficação da hu*anidade *istancia-se
</line>
<line>
*a racional*dade e lógica, desembocand* em uma t*ori* pseudoc*entíf*ca, * "raciolog*a",
</line>
<line>
como afirma Mu*anga (2003). Essa teoria *ue ou*rora de*eria contribui* para operacionalizar
</line>
</par><par>
<line>
o e*tudo da* *ifer*nça*
</line>
<line>
biológicas, como **lorização
</line>
<line>
e descobrimento da v*riabi*i*ade
</line>
</par><par>
<line>
genética humana, pas** a ser utiliza*a como fator discriminatório e de dominaçã*, isto é:
</line>
<line>
[...]a rac**logia tinha um *on**údo mais doutrin*rio do que cien*í*ic*, po** se*
</line>
<line>
disc*rso *erv*u mais p*ra ju**ificar e l*g*ti*ar os sistemas *e d*min*ção racial do
</line>
<line>
*ue como explicação da var*abilidade h*mana. G*adativamen*e, *s conte*dos dessa
</line>
<line>
doutrin* c*amada ciência, começ*r*m a sair *os círcul*s intelec*uais * *cad*mi*os
</line>
</par><par>
<line>
p*r* *e difundir
</line>
<line>
no teci*o social
</line>
<line>
das popul*ções
</line>
<line>
ocident*is domi*antes. Depo**
</line>
</par><par>
</page><line>
foram recuperados pelos n*cion*lism*s nasc*ntes *omo o nazismo para l*g*timar as
</line>
<line>
Rev. F**, Teresina, v. *1, n. *, art. 11, p. 187-20*, jan. *0*4 ww**.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A (Des)Proteção Soc*al da Populaç*o Negr* n* B*asil
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
exterm*naç**s q*e causaram à humanidade durante * Segunda guerra m*ndial.
</line>
<line>
(MUNANGA, 2**3).
</line>
</par><par>
<line>
Com b*se nisso, é po*sí*el afirmar que
</line>
<line>
*
</line>
<line>
empr*gabili*ade
</line>
<line>
dessa teoria *mp*icou o
</line>
</par><par>
<line>
entendi*ento **bre * conceit* de raça. As*im, o t**mo r*ça, na contempor*neidade, perde *
</line>
<line>
*eor cientí*ico, estando intrinsicamente *igado * fa*ores *ociais, his*óri*os e cultura*s. Isso
</line>
</par><par>
<line>
signi*ica
</line>
<line>
dizer que para *ntender *obre r*ça * *ecessário estab*le**r uma *elação entre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
**nceito e a rea*idade social, o que est* posto, *riando u* contexto en*re os aspe*tos socia*s,
</line>
<line>
econômico* e cul*ur*is. So*re isso, *ode**s af*r*ar *ue,
</line>
</par><par>
<line>
[ ...]
</line>
<line>
r aça é
</line>
<line>
u* con*eito
</line>
<line>
cujo sig*ificado só
</line>
<line>
pode
</line>
<line>
ser
</line>
<line>
recolhido em perspec*iva
</line>
</par><par>
<line>
r*lacional. Ou
</line>
<line>
seja,
</line>
<line>
raça não é uma
</line>
<line>
*ant***agoria,
</line>
<line>
um
</line>
<line>
del*rio
</line>
<line>
ou uma
</line>
<line>
criação da
</line>
</par><par>
<line>
cabeça das pessoas
</line>
<line>
mal-intencionadas. É
</line>
<line>
*ma relação
</line>
<line>
s*cial,
</line>
<line>
*
</line>
<line>
que
</line>
<line>
s*g*if*ca dizer
</line>
</par><par>
<line>
que a r*ça se
</line>
<line>
manif*sta em
</line>
<line>
**os
</line>
<line>
con*retos
</line>
<line>
*corr*dos no
</line>
<line>
interior de
</line>
<line>
uma estr*tura
</line>
</par><par>
<line>
*ocial ma**ada por conflitos e an*agon*smos. (ALMEI*A, 2*19, p. 52).
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, a fo*mação sócio-h*stó*ica d* Brasil é ponto ess*n*ial para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
entendimen*o ace*ca da realid*de social viv**ciada no país na contempor**eid*de. No que di*
</line>
<line>
res*eito às r*lações étn*co- raciais est*b*lecida* aq*i, fica evident* que * fa*t* de *olíticas d*
</line>
</par><par>
<line>
reparaçã* de*tin*das ao* af*o*escendentes reverbera
</line>
<line>
sob as condiç*es
</line>
<line>
** vid* a*uais dessa
</line>
</par><par>
<line>
parce*a da popul*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Apo*ta-se como um dos marcos na história da popula*ão negra, na luta por *ireitos, a
</line>
</par><par>
<line>
promulg*ção
</line>
<line>
da Lei n* 3.*53, d* 1* de maio
</line>
<line>
de 1888, p**ula*me*te
</line>
<line>
c*nhecida como *ei
</line>
</par><par>
<line>
Á*rea, que **clara e**i*ta a escravidão no Brasil. Entretanto, a lei não
</line>
<line>
foi
</line>
<line>
cap** de inserir
</line>
</par><par>
<line>
*sses *ndivíd*os na sociedad*.
</line>
</par><par>
<line>
Depreend*-se, * par**r desse f*to,
</line>
<line>
que a
</line>
<line>
r**a e o racismo no Brasil carreg*m na sua
</line>
</par><par>
<line>
gênese a ne*ação de direitos por *art* d* Estado. P*rtanto, apossar-se-á do conceit* * p*rtir
</line>
<line>
d* Alme**a, para que*,
</line>
</par><par>
<line>
[ ...]
</line>
<line>
r aça *
</line>
<line>
um conceito
</line>
<line>
cuj* **gn*ficado *ó
</line>
<line>
p*de
</line>
<line>
ser
</line>
<line>
*ecolhido em
</line>
<line>
pe*spec**va
</line>
</par><par>
<line>
relac*onal. Ou
</line>
<line>
seja,
</line>
<line>
ra*a nã* *
</line>
<line>
uma
</line>
<line>
*a*tas*agoria,
</line>
<line>
um
</line>
<line>
delírio
</line>
<line>
ou uma
</line>
<line>
criação d*
</line>
</par><par>
<line>
cab*ça *as *essoas
</line>
<line>
**l-**t*ncionadas. É
</line>
<line>
uma
</line>
<line>
r*lação
</line>
<line>
social,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
s***i*i*a
</line>
<line>
dizer
</line>
</par><par>
<line>
*ue a raç* se
</line>
<line>
manifesta
</line>
<line>
em
</line>
<line>
ato*
</line>
<line>
concretos
</line>
<line>
oc*rr*dos no
</line>
<line>
interior de
</line>
<line>
uma estrutura
</line>
</par><par>
<line>
*ocial marcada por co*flitos e antago*i*mo* (ALMEIDA, 2019, *. 52).
</line>
<line>
Sendo assim, a co*preensão do *ermo r*ça perpas** por uma realid*d* soci*l, na *ual
</line>
</par><par>
<line>
está po**o, *ossibilita*do um conte*to c*m *sp*ctos soci**s, econô*icos cul*ur*is. Logo, e
</line>
<line>
com a *onceitu*ção *a ca*egoria r*ça, é possível chegar a out*o conceito *ssencial par*
</line>
<line>
en*ender a *ituação do neg*o na so*iedad* br*si*eira. P*ra tanto,
</line>
</par><par>
<line>
[...] * *acismo s*ria teorica*ente uma ideologia esse*ci*lista qu* postu*a a
</line>
<line>
div*são
</line>
</par><par>
<line>
*a humanid*de e* grandes gr*pos *hama*o* raç*s **nt*asta*a* *ue
</line>
<line>
t*m
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**es*na PI, v. 21, n. 1, art. 11, p. 18*-2*2, jan. 202* *ww4.fs*net.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. D. S. A. Gomes, *. A. Braga
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
*aracterís*icas físicas he*edi**rias comuns, sendo estas últimas sup*rt** das
</line>
<line>
caracterís*icas p*icológi*as, morais, in*electuais e estéticas e s* *i*uam numa e*cala
</line>
<line>
de valor*s desiguais (MU*ANGA, 2*03).
</line>
<line>
O racismo deriva, d*retame*t*, do s*ntido que a raça tem dent*o de *ma so*iedade. A*
</line>
<line>
rela*ões *ocia*s, com base na raça, *êm efeitos ao l*ngo d* tempo e, sobre*u*o, sã*
</line>
<line>
constituída* hi*toricamente e d*sembo**m **bre a realidade atu*l, de modo que a
</line>
</par><par>
<line>
hier*rqui*ação * a
</line>
<line>
discriminação se tor*am de*erminantes nas condiç*es de vida dos
</line>
</par><par>
<line>
ind*v*duos, crian*o va*tagen* ou d*svantag*ns de acor*o com a sua raça.
</line>
<line>
Alg*ns estudiosos apontam q*e o ra*ismo no Brasil po*sui característica* particular*s,
</line>
<line>
*eria o c*amad* "racimo à *rasil*ira", no qual a d*scrimi*ação rac*al, por muitos, é tid* como
</line>
<line>
*lgo si*encioso e até mes*o negado por al**ns. Esse mesmo tipo *e racismo foi por muito
</line>
<line>
*empo *poi*do no mito da democracia, isto é,
</line>
<line>
Devemos compreender "democracia ra*ial" com* signifi*a*do a metáfora perfeita
</line>
<line>
p*ra *esigna* o racis*o esti*o *rasile**o: não tão óbvi* como o rac*s*o dos Est*dos
</line>
</par><par>
<line>
Unidos e ne* legalizado qual o
</line>
<line>
apar**ei* da *frica do Sul, ma* *ficazmente
</line>
</par><par>
<line>
in*tituci*nal*zado no* níveis oficiais de gover*o as*im co*o *ifus* n* te*ido social,
</line>
<line>
psic*lógico, econômico, políti** e c*ltural da *ocied*de d* país (NASCIMEN*O,
</line>
<line>
1 9 7 8 , * . 9 3 ).
</line>
</par><par>
<line>
Cons*ata-*e que * suposta dem*cr*cia racia* fo*
</line>
<line>
utiliza*a como um*
</line>
<line>
artim*nha
</line>
</par><par>
<line>
*deológica p*ra c*mufl*r * racismo no Brasil, como forma de *elar a desigualdade e*tre
</line>
<line>
*egros e branco*, no entanto, os dados revela* qu* a população negra, em s*a grande parte,
</line>
<line>
aind* tem se mantido em s*t*ação de vulne*ab*lidade socia*.
</line>
<line>
2.4 *roteção soci*l *ar* que*?
</line>
</par><par>
<line>
A**da *ue a soc*edad* brasileira insista em mascar*r o *acismo, ne*an*o-o, não
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
possível es***d** os da*o* acerca *as *ondiç*es de
</line>
<line>
*ida no país, qu* *xp*ic**am *s
</line>
</par><par>
<line>
disparidad*s soc*ai* e econ*micas entre a popula*ão negra e * não negra.
</line>
<line>
De ac*rdo com o informat*vo "Desig*ald*de S*ciais por Cor ou Raça no Brasil"
</line>
<line>
(IBGE, 202*), o número de pessoas brancas é mai*r que * d*bro do númer* de pess*as pre*as
</line>
</par><par>
<line>
e p*rdas
</line>
<line>
em car**s geracionais; de acor*o com os
</line>
<line>
dados, o *ercentu*l de pretos pardos e
</line>
</par><par>
<line>
*baixo das linhas de pobreza s*pera o de *e*s*as brancas, *pon*ando *ue, tendo com* base
</line>
<line>
US$5,5*/d*a, as pessoas parda* aparecem em m*ior pe*centual, repres*ntand* 38,*%, p*et*s
</line>
<line>
34,*% * b**ncas 18,6%.
</line>
<line>
Também * possível notar *ssa dis*aridade *e**tiva aos dados, quando se l*va em conta
</line>
</par><par>
<line>
a cor ou raça, n* refer*nt* a condições de moradia e
</line>
<line>
patrimônio, violência,
</line>
<line>
educação,
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teresi*a, v. 2*, n. 1, a*t. 11, p. 1*7-*02, *an. 2024
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A (De*)Prot**ão Social d* Popu*açã* Neg*a no Brasil
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
*articipação e gest*o. *ais informações são import*ntes para pe*sar acer*a ** acess* das
</line>
<line>
p*ssoas pretas e pard*s às p**íticas p***icas, dentre *las, * Saúde.
</line>
<line>
Consi*erando que as iniqu*dades em saúde são um resu*tado dos processos
</line>
<line>
*o*ioeconômicos e culturai* injustos, em esp*cial *est* caso, o r*cismo, a Polític* Nacional
</line>
<line>
de Saúde Integra* *a *o*u*ação Negra (P*SIPN) ***rese*ta o comp*omisso *irmad* pelo
</line>
<line>
*inis*é*io d* Saú*e, com objetivo de combater as desig**ldades sociais no Sistem* *nico de
</line>
</par><par>
<line>
Saúde (SUS), bem como promover a saúde da população neg*a *e fo*ma
</line>
<line>
integral (BRASIL,
</line>
</par><par>
<line>
2017).
</line>
</par><par>
<line>
Os ind*cadores de s*úde, q*ando c*uz**os com a* caracte*íst*cas *ocioeconô*ic*s,
</line>
<line>
revelam a imp**tante relação e*tre saúde, seus determinantes so*iais e a or*anização
</line>
<line>
do sistema de *aúde. * c***reensão deste conj*nto é fun*amental *ara
</line>
<line>
instr*me*talizar * elab*ração de políti*as e programas voltados *ara o c*mbate à*
</line>
<line>
de*ig*aldad*s, pri*cipal*ente na saúde, em q*e se busca c*n*truir um SUS
</line>
<line>
equita**vo no acesso e pautado na integralida** da s*úde (BRASIL, *01*, *. 13).
</line>
</par><par>
<line>
Oliveira (2*01)
</line>
<line>
cham* * atenção no livro "Saúde da P*p**ação Negr*", acerca da*
</line>
</par><par>
<line>
evidência* d* recorte étnico- racial na atenção à saú*e, apontando para algumas
</line>
<line>
*ingu*aridade*, **mo: mo*talidade precoce de afrodes*enden*es no Brasil; diabetes tipo 2;
</line>
</par><par>
<line>
hiperte*são arterial; miomas u*erinos; a**mia falciforme;
</line>
<line>
defi*iência de g*ic*se-6-fosfato
</line>
</par><par>
<line>
desidrogenase; mortalida*e **fantil; m*rtalid*d* *ate*na; síndrom* hipe*tensivas na gravidez
</line>
<line>
e morta*idade ma*er**. Co* base n* análise desses principais p*ntos e leva**o e* conta
</line>
<line>
fa*ores históric*s, soci*is * culturai* d* país, a aut*r* a*irma: "no Bra*il, negros morrem mais
</line>
</par><par>
<line>
p**coc*mente, em todas as faixas *tá*ias, de caus** q*e
</line>
<line>
sã* *r*vení*eis * evitá*e*s"
</line>
</par><par>
<line>
(OLIVEIRA, 2001, p.99).
</line>
</par><par>
<line>
Na c*ntemporan*ida*e, *odemos ci*ar um *xemplo empí*ico que de*xou ainda ma*s
</line>
<line>
e*cancarada a situação da pop*lação ne**a no acesso à sa*d*, a Pandemia Covid-19, o ví*us
</line>
<line>
que se **astrou deliber*damente pelo mundo deixou marcas n*o somente *e uma c**se
</line>
<line>
sanit*ria, mas *ambé* s**ial.
</line>
<line>
Como exemplo, *utro *ado *mpo*tante é sobr* a *o*ulação residente e* domic**i*s
</line>
</par><par>
<line>
sem documentação da
</line>
<line>
propriedade. Entre os residen*es em
</line>
<line>
domic*lio* próprios na reg*ã*
</line>
</par><par>
<line>
Nor**st*, a *opula*ão parda representa 26%, enq*anto a preta 24,3 e a branca 18,3; es*a
</line>
</par><par>
<line>
real*dade não
</line>
<line>
s* d**e*e d*s *u*ras regiões do país, bem c**o no *mbito *acional, *omo
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
possí*el iden*ifica* na tabela abai*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. *, art. 11, p. 1*7-202, j*n. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. D. S. A. Go*e*, I. A. Bra*a
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
**bela 1 - Populaç*o residente *m domicíli*s sem documentação d* proprie*ade, entr*
</line>
<line>
os residentes em d*micílios próprios (%)
</line>
</par><par>
<line>
Regi*es/c*r ou raça
</line>
<line>
Bran*a
</line>
<line>
Pre*a
</line>
<line>
Parda
</line>
</par><par>
<line>
S u*
</line>
<line>
7 ,4
</line>
<line>
* 5 ,4
</line>
<line>
* 4 ,9
</line>
</par><par>
<line>
*entro-oeste
</line>
<line>
7 ,6
</line>
<line>
1 2 ,1
</line>
<line>
1 1 ,1
</line>
</par><par>
<line>
Sudes*e
</line>
<line>
8 ,4
</line>
<line>
1 6 ,9
</line>
<line>
* 6 ,9
</line>
</par><par>
<line>
Norte
</line>
<line>
1 8 ,*
</line>
<line>
2 4 ,5
</line>
<line>
2 7 ,0
</line>
</par><par>
<line>
N*rdeste
</line>
<line>
1 8 ,3
</line>
<line>
2 * ,3
</line>
<line>
2 6 ,0
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: P*odução da autora com ba*e no informativ* "Desi*ualdades S*ciais por Cor *u Raça" (*BGE, 2*22)
</line>
<line>
Tais dad** não po*em ser inte*pretado* de **rma des*ocada da *nálise hi*tórica do
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*. *or assim dizer, a situ**ão atual
</line>
<line>
da
</line>
<line>
população negra
</line>
<line>
em re*ação *s condi*ões de
</line>
</par><par>
<line>
mo*adia nã* se **u de fo*ma aleatória. *m *os *xe**los é a Lei de Terras de *8 d* setembr*
</line>
</par><par>
<line>
de 1850, u*as das
</line>
<line>
res*onsáveis *ela concentração fundiária no Brasil, e qu* impediu
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*arcela da populaç*o d* escraviza*os e ex-es*raviza*os de *dquirir terras. *ess* *orma,
</line>
</par><par>
<line>
*asc*me*to (20**, p. 85) chama a atenção: "Se ** negros vivem nas favel*s porque
</line>
<line>
n*o
</line>
</par><par>
<line>
pos**em me*os para **uga* ou comprar residência nas **eas habitáveis, p*r su* vez, * fal*a de
</line>
<line>
dinheiro resulta da discrimina*ão no empre**".
</line>
<line>
Além disso, c*mpree**e-s* qu* * *olítica so*ial *ossui um limite na s*c*edade
</line>
</par><par>
<line>
capitalista e, **bor* expr**se a
</line>
<line>
po*sibili*a*e de alargamento de direito* *ara * classe
</line>
</par><par>
<line>
trabalhadora, não consegue **te*ar
</line>
<line>
* estru*ura g*r*do** de desigu*ld*des, *undad*
</line>
<line>
no*
</line>
</par><par>
<line>
processo* d* explo*ação *e uma classe so**e a outra.
</line>
<line>
O*tro exempl* que também *abe ser citad* é a educ*ção. No Brasil, o* ne*ros *or
</line>
<line>
muito tempo foram pr*vados de fre**entar as escol**, *té mesmo um ano ante* da
</line>
</par><par>
<line>
promu*gação da Lei Áu**a. Na décad* d* 1*8*, ainda é
</line>
<line>
*o*sível v*r *egisl*ções *om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
proibição de m*trí**las de *scravizados.
</line>
</par><par>
<line>
*a lei paranaense que ordenava *ue as escolas primárias *at*iculassem os ingênu*s
</line>
</par><par>
<line>
em obed**ncia * *ei do Ventre L*vre, ao
</line>
<line>
reg*lam*nto pau*ista que exig*a
</line>
</par><par>
<line>
"co*sent**e*to dos se*hor*s" par* matricular es*ravos, ainda que no ensino
</line>
</par><par>
<line>
not*rno, *ssim *omo na p*raibana que dif*renciava *scola*
</line>
<line>
públicas (p*oibidas) e
</line>
</par><par>
<line>
n**ur*a* (não e*plicita q*e* pod* ou nã* ser matr*c*lado), a *ela*ão entre negros e
</line>
<line>
educa*ão deve s*r matizada (BARROS, 2*16, p. 603).
</line>
</par><par>
<line>
Já *o* dias atuais, não h* *ais *enh*ma lei que p*oíb* a inse*ção de pessoas
</line>
<line>
ne*ras
</line>
</par><par>
<line>
nas
</line>
<line>
instituições de
</line>
<line>
ensino, *inda, foi
</line>
<line>
possível *vançar no que diz respeito ao direito
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
educação, c*mo po* exempl* com a Lei nº 10.*39 *e 2003, que estabele*e a obr*gatoriedade
</line>
<line>
Rev. FSA, Te**sina, *. 21, n. 1, art. 11, p. 187-*02, jan. 2024 www*.f*anet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A (Des)Pr*teç*o Social da Popula*ão Negr* no Brasil
</line>
<line>
199
</line>
</par><par>
<line>
do ensino da temática "*istória da Cu***ra Afro-Br*sil*ira" no currí*ulo oficial da Rede d*
</line>
<line>
E**ino, e a L*i nº 12.**1 de 2012, *ais conhe*ida c**o le* de cotas, q*e e**abelece cotas
</line>
<line>
raciai* para * inserção de pessoas p*etas e pa*das em d*ver*as instituições de e**in* da rede
</line>
<line>
pública.
</line>
<line>
A desigualdade racial no Brasil, interpretada at*avés do seus as*ectos sócio-histórico*,
</line>
<line>
aponta as d*ficuldades de i*ser*ão * permanênci* da população negra nas instituições de
</line>
</par><par>
<line>
ensino *em como no mercado de trabalho form**, consequentem**te, h* *mp*ctos so*re
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
acesso da pop*la*ão ne**a a*s direitos *reviden**ário*.
</line>
</par><par>
<line>
No B*a*i*, a tr*ns*ção do *ra*a*ho esc*avo para o trabalho livre foi medi*da
</line>
<line>
pelos
</line>
</par><par>
<line>
int*resses *e grandes pr*prietári*s de terras e senhores de escr*vo* que passaram a
</line>
</par><par>
<line>
*omp*r em *e*ui** burgues*a n*cional e q*e de ime*iato se p*eocuparam a
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
resguar*ar que as *u*anças estrut*rais promovida* pelo c**italismo n*o incid*ssem
</line>
<line>
sobre a estrutura de s*u* p*ivilég*os (LIMA; SI*VA, 2020, p. 93).
</line>
<line>
No entan**, da*os atu*is *o*tram que ainda pe*si*te a di**arid*de *o que se *efere ao
</line>
<line>
dir*ito * *ducação. De acordo *om dados da Pe*quis* Nac**nal por Amos*ra de Dom*c*li*s
</line>
<line>
Contín*a (I*G*,2023), em *022, no Br*sil a ta*a de *nalfab*tismo entre a população branca
</line>
<line>
fo* de 3,*%, já entre a p*pula*ão *r*ta ou pa*d* ch*gou a *,4%.
</line>
<line>
Ness* sentindo, os dados representam a dificuldade para inserção * p*rmanê*cia nas
</line>
</par><par>
<line>
e*colas da red* de ensin* básico, em
</line>
<line>
especial, e, conseque**emente, *mpecil*os para
</line>
<line>
que *
</line>
</par><par>
<line>
**p*lação n*gra adentre *s inst*tuições de ens*no superi*r, o que interfere na bu*ca por
</line>
<line>
mel*o*es remunerações dentro d* mercado de *raba*ho. De fato, torna-se um cicl* vici*so, o*
</line>
<line>
se*a,
</line>
<line>
Se a falta de emprego é por causa de carênc*a de prep**o t*cnico e de instru*ão
</line>
<line>
ade*uada, a falt* desta *p*idão se deve à ausên*ia de *ecurso f*nanc*iro. *esta teia o
</line>
<line>
afr*-*ras*le*ro s* vê tol*ido d* to*os o* lado*, prisioneiro de um cír**lo vicioso de
</line>
</par><par>
<line>
discrim*nação - *o emp*ego,
</line>
<line>
na esco**- e tranca*as a* o**rtun*dades que
</line>
</par><par>
<line>
*e*m**iriam * ele m**hor*r su*s condições de vi*a, sua mora*ia incl*s*ve
</line>
<line>
(NASC*MEN*O, 2016, p. 8*).
</line>
</par><par>
<line>
O *iclo perver** do racism* e*cl*i ne*ro, mantendo-o à margem da soci*d*de, *
</line>
</par><par>
<line>
to*nando *vidente *esp*oteção das polít*cas soci*is a a
</line>
<line>
ess* parcela da po*ulaç*o, c*mo no
</line>
</par><par>
<line>
caso da Prev*dência Social, ist* *,
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
lu*ar destinado ao negro no mer*ad* *e tra*alho ancora-se no racismo *omo
</line>
</par><par>
<line>
**essuposto e limit* o acesso da popul*ção negra à pre*idência so*ial. O s*u
</line>
<line>
limi**do acesso */ou não acesso à p*lít*ca, por sua *ez, e**õe e**a população a uma
</line>
</par><par>
<line>
c*ntínua *ubj*gação ao *apita*, n*o
</line>
<line>
garan****o proteção em c*sos de do*nça,
</line>
</par><par>
<line>
a*i*ente de **abalh* e desemp*ego (LIMA; SILVA, 2020, p. 98).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 21, n. 1, ar*. 11, p. *87-**2, *an. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. D. S. A. Gomes, I. A. Braga
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
A partir disso, entende-se que a raça pr*cisa *e* l*da enqu**t* determi*an*e i*p*r*ante
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
a*aliação das condições de vida dos brasileiros, be* como a i*t*rpretação das
</line>
</par><par>
<line>
desigual*ades sociais. *om b**e *a análise d*s da*os, questiona-** para *u*m de fato as
</line>
</par><par>
<line>
polít**a*
</line>
<line>
p*blic*s estão direciona*as, bem *omo o díspar a*can*e da prot*ção soc*al em
</line>
</par><par>
<line>
relaç*o a pess*as negra* e não negras.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
Met*dolo*icamente, o pr*s**te tra*alho consiste em *esquisa bibl*ográfica. O
</line>
</par><par>
<line>
referencial b*bli*gráfico tem como *ase * te*ática pr*teção social,
</line>
<line>
ra*a e racism*,
</line>
</par><par>
<line>
pr*por*ionando
</line>
<line>
u*a r*fl*xão sobre algumas polí*ica* públ*cas que *o*põem o
</line>
<line>
sistema de
</line>
</par><par>
<line>
proteção *ocial no *ra*il, be* c*mo análise das c*tegorias *entro da socia*ilid*de brasileira.
</line>
<line>
Para t*nto, utilizou-s* como princi*ais ref*rências os autor*s Almei*a (201*), Barros (2*16),
</line>
<line>
*arva*ho (2002), Pieda** * Pereira (201*), Dixon (*000) Fer*andes (1978) * Nascimento
</line>
<line>
(2016).
</line>
<line>
4 RE*ULTA*OS E D**CUSSÃO
</line>
<line>
Os *iste*as de Proteção Social as*ume* um papel i*p*rtant* par* a *ar*ntia d*
</line>
<line>
direitos da popu*a*ão, bem como para a p*ópria *anutenção do sistema ca*ita*ista. Esse*
</line>
<line>
siste*as poss*em caracte*ísticas d* modo gera*, e surgem prin*ipalmente à medida que os
</line>
<line>
tr*balhado*es *ão em busca de *eus direitos, m*s cada país tem suas particularidades, como é
</line>
<line>
o ca*o do Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Para entender o *aso brasileiro, é preciso *star atento ao capitalis*o
</line>
<line>
tardio, à gran*e
</line>
</par><par>
<line>
*nfluência d* s**tema escravocrata qu* implica*ia por centenas d* a*os a **rma de pr*duç*o
</line>
</par><par>
<line>
adotad*, bem como as condiçõ*s
</line>
<line>
de vi da d e
</line>
<line>
um* pa*cel* *spe*í*i*a ** *opulação: pre**s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
par*o*.
</line>
</par><par>
<line>
Mesmo com a amp*iação d* sist*ma de prote*ã* so**a* ao longo d*s anos no E*t*d*
</line>
<line>
bras*leir*, a d*sigua*dade so*ial a**da r*verbera por todo o **í*, e a **pulação neg*a c*nti**a
</line>
<line>
a **r a mais atingid* pelas mazela* s*ci*is, co* se*s di*eitos constant*ment* viola*o*,
</line>
<line>
f*ca*do explícit* a disparidade entre as condi*ões *e vida entre pr*tos/p*rdos e brancos. Para
</line>
</par><par>
<line>
tanto, a prote*ão soc*al ainda *ão
</line>
<line>
*onsegue
</line>
<line>
abranger as de*an*as raciais em seu sis*ema,
</line>
</par><par>
<line>
falhando *a garantia de equidade *ntre co* e *aça no Brasil.
</line>
</par><par>
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Rev. FSA, *eresina, v. 21, n. *, a*t. 11, p. *87-202, jan. 2024
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*ww4.fsa**t.com.*r/r*vista
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<par>
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A (De*)Pr*teçã* S*cia* da *opulação Negra *o *ra**l
</line>
<line>
201
</line>
</par><par>
<line>
5 CO**IDE**ÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Co* base nas *nf**mações *uprac*tadas, * possível notar a disparidade nas condições
</line>
</par><par>
<line>
de vida da popul*çã* neg** * não ne*ra no Brasil. Além di*s*,
</line>
<line>
*firm*-s*
</line>
<line>
q*e o sist*ma d*
</line>
</par><par>
<line>
proteçã* social brasileiro apres*n*a *im*tes no que t*nge ao reconheciment* *as d*m*ndas *a
</line>
</par><par>
<line>
pop*lação p*eta e p*rda. Assim, é essencial que a* p*lítica* públ*cas de prot*ção
</line>
<line>
*oci*l
</line>
</par><par>
<line>
ad*tem uma posiç*o a*tir*acista na *ua conc*pç*o e implementa*ão.
</line>
</par><par>
<line>
Compreende-s*, ainda, que há u* *ongo caminho *a desconstrução do ideário social
</line>
<line>
responsável por **rpetuar a hierarquização d*s raç*s e *iscrimin*ção; para isso, é e*sencial
</line>
</par><par>
<line>
que * Estado assum* a responsabilidade históri*a de repa*ação *os
</line>
<line>
direitos da populaç*o
</line>
</par><par>
<line>
negra.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊ**IAS
</line>
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BARRO*, S. P. E**ravos, libe**os, filhos de africa*os livres, nã*
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livr*s,
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pre*os, in*ênuos:
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negros *a* l*gis*açõ*s educacionai* do XIX. *duc. Pesqui., *ão Paulo, v. 42, n. *, p. 591-60*,
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jul./set. 2016.
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BRA*IL. MIN**TÉRIO DO DESENVOLVIMENTO **CI*L. SUAS S*M R*CISMO
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Como Re**ren*iar *ste Artigo, **nforme *BNT:
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GOME*, *. D. S. A; BR*GA, I. A. A (**s)Proteçã* Social da Pop*lação Neg*a no B**sil. Rev. FSA,
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T*r*s*na, v. 2*, n. 1, a*t. 11, p. 187-202, jan. 202*.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos *utores
</line>
<line>
L. D. S. A. Gom*sv
</line>
<line>
I. A. Braga
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) an*l*se e interpretação dos *a*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho ou na rev*são c*í**ca d* c*n*eú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rticipação na aprova*ã* da *ersã* final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 2*, n. 1, art. 11, p. 187-202, jan. 2024
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/r**ista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)