<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 1, art. 11, p. 187-202, *a*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.1.11 </line>
</par>
<par>
<line> * (Des)Proteção Social da Populaçã* N*gra no Bra*il </line>
<line> *he "Lac*" *f Social Prote**ion for the B*ack Populat*on in *r*zil </line>
</par>
<par>
<line> Lara D*nuta da Silva **aral *omes </line>
<line> Grad*ada *m Serv*ç* Social *ela Universidade Fe*er*l do Piauí </line>
<line> Mestr*** no Progra*a de Pós-graduaç*o em Polít*cas Pública* pela (UFPI) </line>
<line> E-mail: l*ra*uttamp@hotmail.*om </line>
<line> Iracil*a A*ves Brag* </line>
<line> *outora *m S*rviço Socia* p**a Univer*idade Federal de *e*nambuco </line>
<line> P*ofessora da *niversidade Fede*al d* Piauí </line>
<line> E-mail: i*aci*da*raga@*fpi.edu.br </line>
</par>
<par>
<line> *nd*r*ço: Lara Da*uta *a Silva Amaral *omes </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. Tonny Kerl*y de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Cam*u* U*i*er*itár*o Mi**stro Petrônio Po*t*lla - I*inga, </line>
<line> Rodri*ues </line>
</par>
<par>
<line> Tere**n* - PI, 64049-550, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Ir*c*lda Alves **a*a </line>
<line> Ar*igo rece*ido em 05/11/**23. Últim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *ampus Uni*ersi*ário Mini*tro Petr*nio Po*tella - Ini**a, </row>
<row> Teresin* - PI, 64049-550, Br*sil. </row>
</column>
<column>
<row> *e*ebida em 23/11/2023. Ap*o*ado em 2*/11/2023. </row>
<row> **aliad* pelo sistema Triple R*view: a) **sk Review </row>
<row> pelo Editor-Che*e; e b) Doub*e Blind Review </row>
<row> (avaliação *ega po* d*is avalia*ores da ár*a). </row>
<row> Re*i*ão: G*amatical, Nor*ativa e de Formatação </row>
</column>
</par>
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<page>
<par>
<line> *. D. S. A. Gomes, *. A. Br*g* </line>
<line> 188 </line>
</par>
<par>
<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> O presente estud* tem </line>
<line> como ob*et**o debat*r acer*a </line>
<line> do al*a*ce da* políticas públic*s </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> compõem o siste*a de Seguridade S*c**l n* Brasil, em *special, no q*e se *efere à gara*tia </line>
<line> de dire*tos da população negra. Utili*a-s* co*o metodologia a análise bibl*ográf*ca, r*unindo </line>
</par>
<par>
<line> aspectos acerca da *roteção So*ial *rasileir*, bem como o estudo </line>
<line> das categori*s raça </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ra**smo na formação sócio-históri*a ** pa*s, além di**o, a a*ál*s* *uantitat*va de d*dos que </line>
</par>
<par>
<line> r*fletem a rea*i*ade </line>
<line> atu*l. Observou-se que o sistem* d* p*oteção </line>
<line> soci*l brasileiro po*s** </line>
</par>
<par>
<line> l*m**es </line>
<line> no que </line>
<line> tang* </line>
<line> às demandas da pop*la*ão ne*ra. </line>
<line> Concl*i-se que se *az nece*sária por </line>
</par>
<par>
<line> parte do Estado, através das </line>
<line> p**íticas pública*, adoção de medidas de enfr*n*amento a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> combate a* r*c*smo. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chave: Seguridad* Social. P*o*eção Social. Raça e Ra*ismo. </line>
<line> AB*T*ACT </line>
<line> The present study aim* to d*bate the sc*pe *f public po*icies that *ake up t*e *oc**l Se*u*i** </line>
</par>
<par>
<line> system *n Br*z**, esp*cia*l* with *egar* to guarant*e**g the ri*hts of </line>
<line> *he blac* *o*ulation. </line>
</par>
<par>
<line> Bi*liographical analysis i* used as a methodology, </line>
<line> bringing tog*ther aspects about Brazili*n </line>
</par>
<par>
<line> Social Protection, as well as the *tudy o* the categories of rac* </line>
<line> and racis* in t*e coun*r*'s </line>
</par>
<par>
<line> soc*o-historical formatio*, *n ad*ition, </line>
<line> the q*antitative a*alysis of data that reflects </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> curre** reality. It was obs*rved that the Brazil*an soc*al protection sys*em has limits when it </line>
<line> comes to t*e deman*s of *he black population. It *s concl*ded that it *s necessar* for t*e Sta*e, </line>
<line> thro*gh public policies, to a*opt measures to con*ro*t and combat r*cism. </line>
<line> Keywords: Socia* Security. So*ial Protectio*. Race and Racis*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 2*, *. 1, art. 11, p. 187-2*2, jan. 2024 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * (D*s)Prot*ç*o Social da População *egra no Br*sil </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> Os *i**emas de Proteçã* Socia* ganham di*ersas n*ances por todo o mundo. O *at* é </line>
</par>
<par>
<line> *ue e*ses siste*as surgem para at*nd*r às d*mandas, em es*ec*al </line>
<line> da *lasse tr*ba*hadora, </line>
</par>
<par>
<line> dentro d* *ógica ca**talista. Essa m*s*a lógica qu* pos*er**rmente irá inter*e*ir nesses </line>
<line> sistemas, como f*rma de respo*der as suas cr*ses. </line>
<line> No ca*o brasilei*o, n*o se*ia dif*rente. O avanç* neoli*eral e o atual estág*o do c*pi*al </line>
<line> c*locam as Pol*ticas P*blic*s *omo um dos pr*n*ip*i* alvo* para a sup*ração da c*ise. O fa*o </line>
</par>
<par>
<line> é que a Pr*teção Social </line>
<line> no Brasil *al teve tem*o se de co*solidar com a Constitu**ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1988, te*do que li*ar com os impactos das políticas neo*iberais. Ne*se sen**nd*, a </line>
<line> proteção </line>
</par>
<par>
<line> soc*al enqu***o conj*nto de po*íticas públicas r*pres*n*a um amp*o *va*ço n* quad*o </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> direitos. No entanto, não capaz d* alterar a estr**ura responsável *or gerar é </line>
<line> de*igu*ldade </line>
</par>
<par>
<line> **t*belecida a *artir dos *rocessos de exp*or*ção de uma classe sobre a ou*ra. </line>
</par>
<par>
<line> A*emais, é </line>
<line> *ecessário u* olhar </line>
<line> aten** para fo*mação só*io-his*órica brasileira; a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> resistênc*a para **olir a escra*idão e * n** *n*l*são d* p*pulaç*o negra na so*ied*de **raram </line>
</par>
<par>
<line> maze*as </line>
<line> visíveis até </line>
<line> os dias atuais. D*nt*e e*as, destaca-se o racismo, que se *xpressa em </line>
</par>
<par>
<line> d*versos âmbitos da soc*e*ad*, com* na formula*ão * imp*e**ntação das pol*t*cas públicas e </line>
<line> o não a*esso da população ne*ra *o* direto*. </line>
<line> Ass*m, é possív** ob*e*var o impac*o *o racismo ao se ana*isa* ** **sigual*ades </line>
<line> sociais no Brasil * partir do quesito cor ou raça. Os dados e**licitam a d**p*ridade *as </line>
</par>
<par>
<line> condi*õe* de </line>
<line> v*d* *ntre a *o*ulação **gra (preta o* parda) e a população </line>
<line> br*nca, fazend* </line>
</par>
<par>
<line> *om *u* haj* o questionamento *cerca da c*bert*ra das polít**as públicas *e forma igua*itária </line>
<line> par* tod* a p*p*la*ão. Isto é, questi**a-*e a abrangênci* d* *istema *e pro*eçã* social *o que </line>
<line> ** r*fere às dem**das ad**ndas da questão raci*l. </line>
</par>
<par>
<line> Para t*nt*, o estudo e* questão tem com* objetivo </line>
<line> a*alisar os Si*t*ma* de P*oteção </line>
</par>
<par>
<line> S*cial, *m especial a p**t**ão soci*l brasileira, com b*se na s*gur*dade socia* e como * r*ça * </line>
<line> * raci*mo, decorrentes de asp*cto* sócio-históri*o*, lim*tam o **esso de uma *arcel* *a </line>
<line> pop**ação aos *i*ei*o*, deixando-a desprote*ida. O texto divid*-*e *m qua*ro *art*s, s*ndo: </line>
<line> Referen*ia* te*rico, c*m tr** *ubitens: *.1 Proteção *oci*l no Brasil: principais aspectos; 2.2 </line>
</par>
<par>
<line> Raça e racis*o: as d*mandas </line>
<line> por Proteção Social </line>
<line> d* população negra; e 2.3 P*oteção para </line>
</par>
<par>
<line> quem?; Meto*ologia; R*sultados e discus*ão * *onside*a*ões Fi*ais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres*na *I, *. 2*, n. 1, ar*. 11, p. 187-2*2, ja*. 2*24 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. D. S. A. Gome*, I. A. Br**a </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> * *E*ERE**IAL TEÓ*I*O </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Pro*eção Social no Br*si*: pri*ci*ais a*pe*tos </line>
</par>
<par>
<line> O Sistema de Proteção Social *ras**e*ro possui suas c*r*cterísti**s próprias, com ba*e </line>
</par>
<par>
<line> na formaçã* histórica, econ**ica e po*ít*c* do </line>
<line> pa*s. No ent*nt*, i*portan*e entender esse é </line>
</par>
<par>
<line> s*stema t**bém a pa**ir de *m olhar mac*o, *endo em v*sta o </line>
<line> impac*o das tend*nc*as </line>
</par>
<par>
<line> mundia*s nos Est*dos n*c*o*ais. </line>
</par>
<par>
<line> É com *ase nas din*mica* das sociedades capitalistas *ue se dará es*a a*áli*e, já *ue é </line>
</par>
<par>
<line> a part*r, prin*ipal*ente, das demandas dos trabalhador*s *ue sistema de *roteção social o </line>
<line> *urge. P**a tan*o, cabe entender * pap*l do tr**alho dentro dessa* soc*edades. </line>
</par>
<par>
<line> **be-se que no c*clo de form*ção do capital, * </line>
<line> t*abalho dese*pen*a **pel </line>
</par>
<par>
<line> fund*mental. Esse é o den*minador co*um in*on*est*. Porém, no capi*ali**o, o t*abalho não </line>
</par>
<par>
<line> é ape*as um pr*duto* colet*v* *e valor, mas é apropriado privadamente, dimi*uído </line>
<line> no se* </line>
</par>
<par>
<line> tempo de *rodu*ão de valo* d* uso * estendid* na sua c*pa*idad* *e ge*ar mais valo* em pr*l </line>
<line> d* *eprod*ç*o cada vez *ai* ampliada do capital (PIEDADE; PEREIRA, 2016, p. 54). </line>
<line> * *e*envolvim*n*o do c*pitalismo traz nov*s significad*s par* o *rab**h*, mas não só </line>
<line> as car**te*ísticas d* *r*ba*h* para o ca*ita*, m*s a s*a pró*ria cond*ção va* representando </line>
</par>
<par>
<line> impac*os sobre as ten*ências d* proteção soc*al. Dentre </line>
<line> *ma das pr*ncipai* *ondições, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> prop*nsã* à crise des*aca-se, isto é, "Vê-se, *ssim, que o </line>
<line> pr*cesso ** crise e </line>
<line> equilíbrio do </line>
</par>
<par>
<line> capital é inerente à sua própria f**ma de *epr*duç*o e retroalimentação" (PIEDAD*; </line>
<line> PEREI*A, 2016, p. 55). </line>
</par>
<par>
<line> O acirramento entre as sit*açõ*s g*rad*s pe*o capita*ismo, como as tens**s </line>
<line> ent** </line>
</par>
<par>
<line> *urgues*a, a classe tra**lh*dora e os det*ntores </line>
<line> dos m*ios de produção, *bre espaço para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> surgiment* das p*líticas socia*s, que vêm n* sen*ido de dar re*olutivida*e a tais express*es da </line>
<line> que*tão *ocial. </line>
<line> Sendo assim, co*cordan*o c** Pe*eira (20*8, p. *20), "[...] a política *oci*l tem como </line>
<line> uma de sua* *rincipais funções a *on*retização de direitos d* cidad*nia conq*is*ados pela </line>
</par>
<par>
<line> soci*da*e e amparados pela lei", o que impli*a a atu*ção *o *stad*, *eja </line>
<line> po* m*io* </line>
</par>
<par>
<line> governamen**is ou não. </line>
</par>
<par>
<line> Cabe ressalt*r a *articularidade bras*l*ira, pois as políticas **c*a*s aqui se d**erenc*am, </line>
<line> tendo em vis*a q*e "[...] o seu su*gimento no *rasi* não acompanha o mesmo tempo histórico </line>
</par>
<par>
<line> de países de capi*al*smo c*ntral. *ã* </line>
<line> houve no *ra*il escravista do s*culo XI* *ma </line>
</par>
<par>
<line> radicalizaçã* d*s luta* operárias, su* constitui*ão em </line>
<line> c*asse </line>
<line> par* si, com </line>
<line> partidos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> o*gan*z*çõ*s fortes" (BEH*I*G, BOSCHE*TI, 2009, p.78). </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 21, n. 1, art. 11, p. 187-20*, ja*. 202* ww*4.fsanet.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A (Des)*roteção Social da Pop*laç*o Negra no Brasil </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> Es*abelecen*o u*a linha do tempo acerca das *olíti*as Sociais no Brasil, as autoras </line>
<line> ref*ridas destaca* q*e </line>
</par>
<par>
<line> a*é 1887, dois anos a*te* da procla*aç*o da </line>
<line> República *o Bra**l (**89), não se </line>
</par>
<par>
<line> registra </line>
<line> nenhuma l*gislação socia*. No ano de </line>
<line> 1888, há a criação de uma *ai*a de </line>
</par>
<par>
<line> soco*ro </line>
<line> para a burocracia pública, ina*gurand* uma *inâmic* *ate*orial de </line>
</par>
<par>
<line> *n*tituiç*o d* dir*itos que se*á tônic* d* pr*teç*o social brasile*ra até os anos 60 *o </line>
<line> século XX (BEHRING; BOSCHE*T*, 200*, p. 79). </line>
<line> Iss* que* dize* que a for*ação soc*a* brasileira trouxe condicionan*es *s*ecí*icos para </line>
</par>
<par>
<line> o surg*mento das pol*ti*a* so*iai*, ten** em *ista aspe*tos *mportantes como o l*ngo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> duradouro período **cravocra*a, o capitalism* tar*** bem como * li*eralismo, cabendo </line>
<line> r*ssalta*: </line>
</par>
<par>
<line> O fundamen*al, n*sse *on*exto do *inal *o século XIX e iníc*o do século XX, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> compr*ender q*e noss* liberalismo à brasil*ira </line>
<line> não comportava a questão *os </line>
</par>
<par>
<line> direit*s sociais, que fora* incorporado* sob *res*ão d*s trabalha**res e com forte* </line>
<line> dificuldades para a sua *mplementa**o e g*rantia e*etiva. Essa *it*ação co*eça a se </line>
<line> *lterar nos anos 1920 * sofrerá mudanç*s subs*a**ia*s a p*rtir ** 1930 (BEHRING; </line>
<line> BOS*HET**, 2009, p.81). </line>
<line> Ainda segundo as autoras, o pe*íodo de 1930 a 1943 é *ido como o de *ntrodução *a </line>
</par>
<par>
<line> política so*i*l </line>
<line> no Brasi*. O ano ** 1930, n* c*mpo do* direitos, é marcado pela *r*a*** </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Min*stério do Trabalho * dois an*s d*pois, em 1932, da Cart*ira d* T*abalho, documento de </line>
<line> cida*an*a no Bras*l, p**s qu*m dispunha de um emprego *egis*r*do na carteira era por*ador d* </line>
<line> dire*tos. Nesse me*m* pe**odo, t*mbé* podem ser destacados os Institutos de *pose*tadoria </line>
<line> e Pen*ão - IAP*, característi**s d* começo do sist*ma público de pr*vidência (BEHRING e </line>
<line> BOSCHET*I, 200*). </line>
<line> *om o golpe militar de 1964, ain*a *ue o *iscur*o fosse de preservação d* democrac*a </line>
</par>
<par>
<line> e de direitos, perc**e-se </line>
<line> que a "ut*lização da força e da repressão foram *s estratégias mais </line>
</par>
<par>
<line> utiliz*das </line>
<line> como forma de garant*r o projeto que pretend*a tran*formar Brasi* e* g***de o </line>
</par>
<par>
<line> *otê*cia econ*mica" (COUTO, 2006, p. 120) e alinhar-se ao capitalismo i*te*nacional. </line>
</par>
<par>
<line> O período </line>
<line> em q*es*ão trouxe mudanças para as re**ções so****s *rasil*i*as, d* forma </line>
</par>
<par>
<line> que ess* *odelo de g*vernab*lidade *ec*i sobre as polí*icas, tornando-as com car*cterí*ti*as </line>
</par>
<par>
<line> especificas. </line>
<line> C *m o </line>
<line> bem de*t*ca Cou*o (2006, p. 132), as po*íticas sociais do período </line>
<line> tinham </line>
</par>
<par>
<line> com* maio* obje*ivo nã* a ga*antia da cid*dania da *op*lação, mas sim o seu co*trole, isso é, </line>
</par>
<par>
<line> "manter a popu*açã* *ob a guarda d*s in*trum*nt*s *é*nic*s * burocrático* do governo, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c**preen*ão d** direitos er* de conces*ão a quem os gove*nos ent*ndiam *er merecedores)". </line>
</par>
<par>
<line> Essas </line>
<line> parti*u**ridades </line>
<line> l*vanta*as pelo E*tado *r*sileiro também são destacad*s p** </line>
</par>
<par>
<line> *eixeira (2016): </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 21, n. 1, art. *1, *. 187-202, j*n. 2024 </line>
<line> w*w4.fsa*e*.*om.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. D. S. A. Go*es, I. A. Braga </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> Entr* ** década* de 1930 e </line>
<line> 1980, Brasi* desenvo*veu um sistema d* prote*ã* * </line>
</par>
<par>
<line> social com carac*eríst*c*s peculiares, ma*cado po* fragment*ções, corporativi*mo, </line>
</par>
<par>
<line> clientelismo e assisten*ialismo </line>
<line> nos moldes da "cidad*nia regulada" e, </line>
</par>
<par>
<line> p*sterio*mente, d* "cid*dania inverti*a", med*d* que incl*ía os novos sujeitos à </line>
<line> *o* benefí*io, ni*el*ndo por baixo - ou s*ja, abaixo do salári* mínim* oficial. </line>
<line> (*EI*EIRA, 2016, p. 32). </line>
</par>
<par>
<line> É a partir </line>
<line> *o Govern* de Ge*s*l em 1974, *ue se t*m di*o processo de "abertura * </line>
</par>
<par>
<line> p*lí*ica" no Bra*il, co*o o aci*ramento dos aspectos est*ut*rais e a conj*n*ura e*onômic* </line>
<line> mu*dia*; o modelo de gestão d* governo passa a fi*ar insustentá*el, de forma que vá*ios </line>
<line> movimento* d* sociedade civi* se reorgani*ara* pleiteand* demo**acia (COUTO, 2006). </line>
<line> Ademais, o *ue fica per*eptív** na so*iedade brasil*ira é que, apesa* do </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento econômico, co* base no esforço *ncessante </line>
<line> do Estado brasileiro para se </line>
</par>
<par>
<line> encai**r </line>
<line> na* *endências do capitali*mo **ndia*, tem sim um inexorável aumento das </line>
</par>
<par>
<line> expressões da questão social, isso *, "em *e*umo, * país consegue *e*envolver *ma e*onomia </line>
</par>
<par>
<line> que coloca como a 8º potênc*a do mundo, conformado, simulta*eamen*e, *m *uadro de o </line>
<line> p*br*za e desigualdade, c*ncentração ** renda e r*p*essão polí*ica"( F**TENELE, 2016, p. </line>
<line> 79). </line>
<line> Port*n*o, o que se pode perceber é q*e o m*delo de proteção social, vi*ente *esse </line>
</par>
<par>
<line> pe*íodo, ti*ha uma enorme centralização na instância governamental, com grande b*se </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> privado e falh* no aspe*to *artic*p**iv* da p*pulação, aspectos que sobressaem * já </line>
<line> co*hecido cli*nte*is*o * assistencialismo (TEIXEIRA, *016). </line>
</par>
<par>
<line> * c*m o *cirr**en*o dessas ques*ões q** é possí*el ident*fi*ar as s*nalizações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mudança* n* *rasil, isso é, "dian*e do *uadro de cr*se da economia mundial, fa*ên*ia </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> estratégia de desenv*lvimento *nterno a pa*tir de 1977 e pressão dos movime*tos, a *bertu*a </line>
<line> po*ítica do regi** ditator*al t*rnou-se realid*de" (FONTENELE, 20*6, p. 80). </line>
<line> Nesse pe*íodo, al*m das art**ulações e *obilizações dos mov*ment*s s*c*ais e *a </line>
</par>
<par>
<line> s*ciedade civil, </line>
<line> há t*mbém um* *aior *rganiz**ão político-par*id*ria, "*om </line>
<line> * fim </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> bip*rti*arismo, em *979, *esaparecendo * Are*a e o MDB, foi pos*ív*l a criação de no*os </line>
<line> partid*s" (COUTO, 2006, p. *3*). É no bojo dessa* organizações e art*culaç*es que se gestam </line>
</par>
<par>
<line> *s bases para a constr**ão </line>
<line> da Co*stit**ção Federa* de 19*8. So*re ess* aspecto re*sal*a-se, </line>
</par>
<par>
<line> *oncordando com Behr*n* e Bo*che**i (200*, p. 1*6): </line>
</par>
<par>
<line> Em *m país como * Bra*il, </line>
<line> com ** tradi*ões polític*-econô*icas * s**ioculturais </line>
</par>
<par>
<line> del***adas *nteriorm**te, e que ape*as a partir da Const*tuiçã* de *9*8 passa * t** </line>
</par>
<par>
<line> em perspe*tiva a con*trução </line>
<line> de u* </line>
<line> padrão público universal de *roteç*o social, </line>
</par>
<par>
<line> c**oca-se *m q*adro de grande comp*exid*de, ar*dez e hostili*ad*, para a </line>
<line> implementa*ão dos direitos so**ais, conforme estab*lecido n* artig* 6º da </line>
<line> Cons*ituição Federa* (BEHRING; BOSCHE**I, 2009, p. 136). </line>
<line> Rev. *SA, Te*e**na, v. *1, *. 1, **t. 11, *. 187-***, jan. 2024 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A (Des)Pr**eção Social da P*pulação Negr* no Brasil </line>
<line> *93 </line>
</par>
<par>
<line> A Con*tituição Fe*eral de 1988 representou *m enorme pass* *ara o avanço dos </line>
<line> direit*s sociais no Brasil, pois, a*nda **e de for*a tardia, estabelece *ma proposta ampla em </line>
<line> rel*ção à proteção s*cia*, entret*nto, nos anos seg*i**es isso não s* materializa, ficando *em </line>
<line> conclusão, apenas no papel (BEHRING; BOSCHETTI, 2*0*). </line>
</par>
<par>
<line> É com a Constitu*ção Federal d* *9*8 q*e a Po**tica de Assistência S*ci*l passa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fazer parte da Seg*rida*e Social jun*o à Saúd* e *revidência Social, entrando n* ro* de </line>
<line> direitos d* po*u*ação e dev*r do Estado. Pa** tanto, </line>
</par>
<par>
<line> * *o*stituição Fe*eral de 1988 é um marco de r*p*ura *esse f**mato de </line>
<line> políticas </line>
</par>
<par>
<line> públicas soc*ais, *undad* na ló*ica do* *i*eitos, da </line>
<line> justiça social e da equidade. </line>
</par>
<par>
<line> R*f*ete a conj*ntura *o*imentis*a *os anos 19*0, com destaq*e </line>
<line> p ar a os </line>
</par>
<par>
<line> m*vimentos *e reforma sanitária, r*for** **iquiátr*ca, de lutas </line>
<line> po* dir*it*s de </line>
</par>
<par>
<line> crianças e adoles*entes *, *m especial, pela desinstituc*onalização desses, por </line>
<line> pa**icipaç*o popul** d*n*re outros. (TEI*EIRA, 201*, p. 32). </line>
<line> Ne*s* se*t*do, a soci**ade sente os imp*ct*s da cris* nos mais diversos âmbitos, </line>
<line> co*for*e afir*a* Pi*dade e Pereira (20*6, *. 57): "Tal proc*sso de crise a**uire </line>
<line> pr*priedad** *ue invadem a v*d* *oci** na s*a imediaticidad*, se*a por meio da *recarização e </line>
<line> *esarticulação do "mundo do **abalho", *e*a pe*o p*ocesso cultural do consumo i*duzido". </line>
<line> Tendo como base uma divis*o *or sub-reg*ões, o autor * pesquisador J*hn Dixon </line>
<line> (200*), *raça os princip*is aspectos de al*un* sist*mas de Seguridade Social pelo *u*do, no </line>
<line> caso da América do Sul, grupo no qua* encon*ra-se o Brasil, d*s**cando os segui*te* ponto*: </line>
</par>
<par>
<line> *o*ívia tem s*stema me*hor o </line>
<line> conce*ido des** sub-*e*ião, seguida </line>
<line> u* </line>
<line> pou*o a*rás </line>
</par>
<par>
<line> pelo Uruguai (2º**gar) e Brasil (3º). A fo*ça do modelo boli*iano está nos *rranjo* </line>
<line> de *inanciamen*o, no c*ntexto de um padr*o g*obal que o coloca entre o prim*iro </line>
<line> ter*o de países na sub-região. Uruguai apresenta as *el*or*s pensões e benefícios de </line>
<line> programas voltad*s para mate*nidade, **semprego e saúde. No Brasil, *s p*ogramas </line>
<line> de aci*e*tes d* tr*balho e de *nvalid*z se destacam (*m*os equiva**ntes *o 6º e 7º </line>
<line> pro*ramas melh*r *onceb*dos *m suas categoria* no mundo, re*pectivamen*e). </line>
<line> Ch*le tem programas de auxílio-família de cl*ssi*icação mundial (2ªcolocação </line>
</par>
<par>
<line> mundial). Na base *a classif*c*ção sul-a*e*icana, </line>
<line> ac*ma do Surinam*, está o Peru </line>
</par>
<par>
<line> (**º) que, de f*r*a int*igante, tem um *rograma de au*ílio-doe*ça destacado </line>
<line> (equivalente a* 8º do mundo), Guiana (*0º) e *en*zuela (9º) (DIXON, 2000, p. </line>
<line> * 7 2 ). </line>
<line> É, a pa*ti* de*se *arâmetro de crise do capital *u*di*l, que ago*a se pode voltar o </line>
</par>
<par>
<line> olhar *ara *eal*d*de nacional. P*ra *s autore* Piedad* * Pereira, "* p*oteção soci*l a </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> brasileira se des**volveu de fo*ma fragmentad*, tímid* e li*itada" (2016, p. 58). Isto porque </line>
<line> *o *ongo d* his*ória as políti*as p*blicas, em esp*cial a* *ue c*m***m a Se*uri*a*e Soc*al, </line>
<line> vêm sofrendo co* o desm*nte, mesmo após o marco legal em 1988 com a prom*lgaç*o d* </line>
<line> Constituição F*deral. </line>
<line> R*v. FSA, Te*esi*a P*, v. 21, n. 1, art. 11, p. 187-202, *an. 202* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. D. S. A. Gomes, I. A. *raga </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> Isto é, "A constituinte d* 1988 **digiu e aprovou </line>
<line> a constituição *ais liberal e </line>
</par>
<par>
<line> democrática que o país já teve, merecen*o por isso </line>
<line> o </line>
<line> nom* de Con*tit*ição **da*ã" </line>
</par>
<par>
<line> (CA**ALHO, 200*, p, 199). Repr*sentou um patamar inédito no campo dos direitos no </line>
<line> Brasil, *o entanto, log* *m seg*ida, o avanço ne*liberal representou, no mínimo, a m*dança </line>
<line> ** tendência *e for*aleci**nto d* proteção social br*sileira. </line>
<line> Foi n*ssa conjuntura que o Sistema d* **guridade So**al, previsto na Constituiç*o </line>
<line> *a Repú*lica do B*as*l, de 1988, composto das po*íticas de Previdência Social, </line>
<line> Saú*e e Assist*ncia **cial, se process*u a duras penas, haja vista os ataq*es que </line>
<line> lhes *oram desferidos pe*a ofensiva neol*be**l então introd*zida no país (PIEDADE; </line>
<line> P*REIRA, *016, p. *2). </line>
</par>
<par>
<line> As po*íticas públicas vêm sof*e*do ataques ao longo do* anos, em especial após </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> promul*aç*o da Constit*ição Fe*eral de 1988, como exe*pl*, *quelas qu* co*põem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Segu*idade *ocial brasileira, sendo Pr*v*dê*cia So*ia*, Saúde e Assi*tência Social. A ad**ão </line>
<line> d* m*didas prov*sór*as, que limit*m o acesso às política*, bem *omo a privati*ação d* </line>
<line> d*versos serviços, a foc*liz*ção das ações e o não fortaleci*ento *e m*canismo* </line>
<line> complement*res à proteção *oc*al, c*mo o mercad* de *r*balh* (PIEDADE; PEREIRA, </line>
<line> 2016), são alg*ma* das *orma* d* desmon*e do sistema *e proteçã* social b*a*ileiro. </line>
</par>
<par>
<line> Dia**e do exposto, ev*dencia-se a importâ*cia do sist*ma d* *roteção social para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gar*ntia de d**eitos da p*p*la*ão, no en*a*to, f*z-se necessário *m aprofundamento acerca da </line>
<line> realidade *ras*leira, para se entender ***hor *omo e*se sistema vai s* a*re*entar no país e, </line>
</par>
<par>
<line> principalmente, a sua limitaçã* p*ra o atendimento da populaç*o negra, </line>
<line> que h*stor*cam*nte </line>
</par>
<par>
<line> tem seus direitos ata*ados. </line>
</par>
<par>
<line> 2.* Raça * Racismo: *s dema*das por pro*eçã* *ocia* da popu*a*ão *e*ra </line>
<line> A hi*rarq*izaç*o das raças utilizadas **mo cla*s*ficação da hu*anidade *istancia-se </line>
<line> *a racional*dade e lógica, desembocand* em uma t*ori* pseudoc*entíf*ca, * "raciolog*a", </line>
<line> como afirma Mu*anga (2003). Essa teoria *ue ou*rora de*eria contribui* para operacionalizar </line>
</par>
<par>
<line> o e*tudo da* *ifer*nça* </line>
<line> biológicas, como **lorização </line>
<line> e descobrimento da v*riabi*i*ade </line>
</par>
<par>
<line> genética humana, pas** a ser utiliza*a como fator discriminatório e de dominaçã*, isto é: </line>
<line> [...]a rac**logia tinha um *on**údo mais doutrin*rio do que cien*í*ic*, po** se* </line>
<line> disc*rso *erv*u mais p*ra ju**ificar e l*g*ti*ar os sistemas *e d*min*ção racial do </line>
<line> *ue como explicação da var*abilidade h*mana. G*adativamen*e, *s conte*dos dessa </line>
<line> doutrin* c*amada ciência, começ*r*m a sair *os círcul*s intelec*uais * *cad*mi*os </line>
</par>
<par>
<line> p*r* *e difundir </line>
<line> no teci*o social </line>
<line> das popul*ções </line>
<line> ocident*is domi*antes. Depo** </line>
</par>
<par>
<line> foram recuperados pelos n*cion*lism*s nasc*ntes *omo o nazismo para l*g*timar as </line>
<line> Rev. F**, Teresina, v. *1, n. *, art. 11, p. 187-20*, jan. *0*4 ww**.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A (Des)Proteção Soc*al da Populaç*o Negr* n* B*asil </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> exterm*naç**s q*e causaram à humanidade durante * Segunda guerra m*ndial. </line>
<line> (MUNANGA, 2**3). </line>
</par>
<par>
<line> Com b*se nisso, é po*sí*el afirmar que </line>
<line> * </line>
<line> empr*gabili*ade </line>
<line> dessa teoria *mp*icou o </line>
</par>
<par>
<line> entendi*ento **bre * conceit* de raça. As*im, o t**mo r*ça, na contempor*neidade, perde * </line>
<line> *eor cientí*ico, estando intrinsicamente *igado * fa*ores *ociais, his*óri*os e cultura*s. Isso </line>
</par>
<par>
<line> signi*ica </line>
<line> dizer que para *ntender *obre r*ça * *ecessário estab*le**r uma *elação entre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> **nceito e a rea*idade social, o que est* posto, *riando u* contexto en*re os aspe*tos socia*s, </line>
<line> econômico* e cul*ur*is. So*re isso, *ode**s af*r*ar *ue, </line>
</par>
<par>
<line> [ ...] </line>
<line> r aça é </line>
<line> u* con*eito </line>
<line> cujo sig*ificado só </line>
<line> pode </line>
<line> ser </line>
<line> recolhido em perspec*iva </line>
</par>
<par>
<line> r*lacional. Ou </line>
<line> seja, </line>
<line> raça não é uma </line>
<line> *ant***agoria, </line>
<line> um </line>
<line> del*rio </line>
<line> ou uma </line>
<line> criação da </line>
</par>
<par>
<line> cabeça das pessoas </line>
<line> mal-intencionadas. É </line>
<line> *ma relação </line>
<line> s*cial, </line>
<line> * </line>
<line> que </line>
<line> s*g*if*ca dizer </line>
</par>
<par>
<line> que a r*ça se </line>
<line> manif*sta em </line>
<line> **os </line>
<line> con*retos </line>
<line> *corr*dos no </line>
<line> interior de </line>
<line> uma estr*tura </line>
</par>
<par>
<line> *ocial ma**ada por conflitos e an*agon*smos. (ALMEI*A, 2*19, p. 52). </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, a fo*mação sócio-h*stó*ica d* Brasil é ponto ess*n*ial para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> entendimen*o ace*ca da realid*de social viv**ciada no país na contempor**eid*de. No que di* </line>
<line> res*eito às r*lações étn*co- raciais est*b*lecida* aq*i, fica evident* que * fa*t* de *olíticas d* </line>
</par>
<par>
<line> reparaçã* de*tin*das ao* af*o*escendentes reverbera </line>
<line> sob as condiç*es </line>
<line> ** vid* a*uais dessa </line>
</par>
<par>
<line> parce*a da popul*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Apo*ta-se como um dos marcos na história da popula*ão negra, na luta por *ireitos, a </line>
</par>
<par>
<line> promulg*ção </line>
<line> da Lei n* 3.*53, d* 1* de maio </line>
<line> de 1888, p**ula*me*te </line>
<line> c*nhecida como *ei </line>
</par>
<par>
<line> Á*rea, que **clara e**i*ta a escravidão no Brasil. Entretanto, a lei não </line>
<line> foi </line>
<line> cap** de inserir </line>
</par>
<par>
<line> *sses *ndivíd*os na sociedad*. </line>
</par>
<par>
<line> Depreend*-se, * par**r desse f*to, </line>
<line> que a </line>
<line> r**a e o racismo no Brasil carreg*m na sua </line>
</par>
<par>
<line> gênese a ne*ação de direitos por *art* d* Estado. P*rtanto, apossar-se-á do conceit* * p*rtir </line>
<line> d* Alme**a, para que*, </line>
</par>
<par>
<line> [ ...] </line>
<line> r aça * </line>
<line> um conceito </line>
<line> cuj* **gn*ficado *ó </line>
<line> p*de </line>
<line> ser </line>
<line> *ecolhido em </line>
<line> pe*spec**va </line>
</par>
<par>
<line> relac*onal. Ou </line>
<line> seja, </line>
<line> ra*a nã* * </line>
<line> uma </line>
<line> *a*tas*agoria, </line>
<line> um </line>
<line> delírio </line>
<line> ou uma </line>
<line> criação d* </line>
</par>
<par>
<line> cab*ça *as *essoas </line>
<line> **l-**t*ncionadas. É </line>
<line> uma </line>
<line> r*lação </line>
<line> social, </line>
<line> o </line>
<line> qu* </line>
<line> s***i*i*a </line>
<line> dizer </line>
</par>
<par>
<line> *ue a raç* se </line>
<line> manifesta </line>
<line> em </line>
<line> ato* </line>
<line> concretos </line>
<line> oc*rr*dos no </line>
<line> interior de </line>
<line> uma estrutura </line>
</par>
<par>
<line> *ocial marcada por co*flitos e antago*i*mo* (ALMEIDA, 2019, *. 52). </line>
<line> Sendo assim, a co*preensão do *ermo r*ça perpas** por uma realid*d* soci*l, na *ual </line>
</par>
<par>
<line> está po**o, *ossibilita*do um conte*to c*m *sp*ctos soci**s, econô*icos cul*ur*is. Logo, e </line>
<line> com a *onceitu*ção *a ca*egoria r*ça, é possível chegar a out*o conceito *ssencial par* </line>
<line> en*ender a *ituação do neg*o na so*iedad* br*si*eira. P*ra tanto, </line>
</par>
<par>
<line> [...] * *acismo s*ria teorica*ente uma ideologia esse*ci*lista qu* postu*a a </line>
<line> div*são </line>
</par>
<par>
<line> *a humanid*de e* grandes gr*pos *hama*o* raç*s **nt*asta*a* *ue </line>
<line> t*m </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**es*na PI, v. 21, n. 1, art. 11, p. 18*-2*2, jan. 202* *ww4.fs*net.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. D. S. A. Gomes, *. A. Braga </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> *aracterís*icas físicas he*edi**rias comuns, sendo estas últimas sup*rt** das </line>
<line> caracterís*icas p*icológi*as, morais, in*electuais e estéticas e s* *i*uam numa e*cala </line>
<line> de valor*s desiguais (MU*ANGA, 2*03). </line>
<line> O racismo deriva, d*retame*t*, do s*ntido que a raça tem dent*o de *ma so*iedade. A* </line>
<line> rela*ões *ocia*s, com base na raça, *êm efeitos ao l*ngo d* tempo e, sobre*u*o, sã* </line>
<line> constituída* hi*toricamente e d*sembo**m **bre a realidade atu*l, de modo que a </line>
</par>
<par>
<line> hier*rqui*ação * a </line>
<line> discriminação se tor*am de*erminantes nas condiç*es de vida dos </line>
</par>
<par>
<line> ind*v*duos, crian*o va*tagen* ou d*svantag*ns de acor*o com a sua raça. </line>
<line> Alg*ns estudiosos apontam q*e o ra*ismo no Brasil po*sui característica* particular*s, </line>
<line> *eria o c*amad* "racimo à *rasil*ira", no qual a d*scrimi*ação rac*al, por muitos, é tid* como </line>
<line> *lgo si*encioso e até mes*o negado por al**ns. Esse mesmo tipo *e racismo foi por muito </line>
<line> *empo *poi*do no mito da democracia, isto é, </line>
<line> Devemos compreender "democracia ra*ial" com* signifi*a*do a metáfora perfeita </line>
<line> p*ra *esigna* o racis*o esti*o *rasile**o: não tão óbvi* como o rac*s*o dos Est*dos </line>
</par>
<par>
<line> Unidos e ne* legalizado qual o </line>
<line> apar**ei* da *frica do Sul, ma* *ficazmente </line>
</par>
<par>
<line> in*tituci*nal*zado no* níveis oficiais de gover*o as*im co*o *ifus* n* te*ido social, </line>
<line> psic*lógico, econômico, políti** e c*ltural da *ocied*de d* país (NASCIMEN*O, </line>
<line> 1 9 7 8 , * . 9 3 ). </line>
</par>
<par>
<line> Cons*ata-*e que * suposta dem*cr*cia racia* fo* </line>
<line> utiliza*a como um* </line>
<line> artim*nha </line>
</par>
<par>
<line> *deológica p*ra c*mufl*r * racismo no Brasil, como forma de *elar a desigualdade e*tre </line>
<line> *egros e branco*, no entanto, os dados revela* qu* a população negra, em s*a grande parte, </line>
<line> aind* tem se mantido em s*t*ação de vulne*ab*lidade socia*. </line>
<line> 2.4 *roteção soci*l *ar* que*? </line>
</par>
<par>
<line> A**da *ue a soc*edad* brasileira insista em mascar*r o *acismo, ne*an*o-o, não </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> possível es***d** os da*o* acerca *as *ondiç*es de </line>
<line> *ida no país, qu* *xp*ic**am *s </line>
</par>
<par>
<line> disparidad*s soc*ai* e econ*micas entre a popula*ão negra e * não negra. </line>
<line> De ac*rdo com o informat*vo "Desig*ald*de S*ciais por Cor ou Raça no Brasil" </line>
<line> (IBGE, 202*), o número de pessoas brancas é mai*r que * d*bro do númer* de pess*as pre*as </line>
</par>
<par>
<line> e p*rdas </line>
<line> em car**s geracionais; de acor*o com os </line>
<line> dados, o *ercentu*l de pretos pardos e </line>
</par>
<par>
<line> *baixo das linhas de pobreza s*pera o de *e*s*as brancas, *pon*ando *ue, tendo com* base </line>
<line> US$5,5*/d*a, as pessoas parda* aparecem em m*ior pe*centual, repres*ntand* 38,*%, p*et*s </line>
<line> 34,*% * b**ncas 18,6%. </line>
<line> Também * possível notar *ssa dis*aridade *e**tiva aos dados, quando se l*va em conta </line>
</par>
<par>
<line> a cor ou raça, n* refer*nt* a condições de moradia e </line>
<line> patrimônio, violência, </line>
<line> educação, </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Teresi*a, v. 2*, n. 1, a*t. 11, p. 1*7-*02, *an. 2024 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A (De*)Prot**ão Social d* Popu*açã* Neg*a no Brasil </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> *articipação e gest*o. *ais informações são import*ntes para pe*sar acer*a ** acess* das </line>
<line> p*ssoas pretas e pard*s às p**íticas p***icas, dentre *las, * Saúde. </line>
<line> Consi*erando que as iniqu*dades em saúde são um resu*tado dos processos </line>
<line> *o*ioeconômicos e culturai* injustos, em esp*cial *est* caso, o r*cismo, a Polític* Nacional </line>
<line> de Saúde Integra* *a *o*u*ação Negra (P*SIPN) ***rese*ta o comp*omisso *irmad* pelo </line>
<line> *inis*é*io d* Saú*e, com objetivo de combater as desig**ldades sociais no Sistem* *nico de </line>
</par>
<par>
<line> Saúde (SUS), bem como promover a saúde da população neg*a *e fo*ma </line>
<line> integral (BRASIL, </line>
</par>
<par>
<line> 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Os ind*cadores de s*úde, q*ando c*uz**os com a* caracte*íst*cas *ocioeconô*ic*s, </line>
<line> revelam a imp**tante relação e*tre saúde, seus determinantes so*iais e a or*anização </line>
<line> do sistema de *aúde. * c***reensão deste conj*nto é fun*amental *ara </line>
<line> instr*me*talizar * elab*ração de políti*as e programas voltados *ara o c*mbate à* </line>
<line> de*ig*aldad*s, pri*cipal*ente na saúde, em q*e se busca c*n*truir um SUS </line>
<line> equita**vo no acesso e pautado na integralida** da s*úde (BRASIL, *01*, *. 13). </line>
</par>
<par>
<line> Oliveira (2*01) </line>
<line> cham* * atenção no livro "Saúde da P*p**ação Negr*", acerca da* </line>
</par>
<par>
<line> evidência* d* recorte étnico- racial na atenção à saú*e, apontando para algumas </line>
<line> *ingu*aridade*, **mo: mo*talidade precoce de afrodes*enden*es no Brasil; diabetes tipo 2; </line>
</par>
<par>
<line> hiperte*são arterial; miomas u*erinos; a**mia falciforme; </line>
<line> defi*iência de g*ic*se-6-fosfato </line>
</par>
<par>
<line> desidrogenase; mortalida*e **fantil; m*rtalid*d* *ate*na; síndrom* hipe*tensivas na gravidez </line>
<line> e morta*idade ma*er**. Co* base n* análise desses principais p*ntos e leva**o e* conta </line>
<line> fa*ores históric*s, soci*is * culturai* d* país, a aut*r* a*irma: "no Bra*il, negros morrem mais </line>
</par>
<par>
<line> p**coc*mente, em todas as faixas *tá*ias, de caus** q*e </line>
<line> sã* *r*vení*eis * evitá*e*s" </line>
</par>
<par>
<line> (OLIVEIRA, 2001, p.99). </line>
</par>
<par>
<line> Na c*ntemporan*ida*e, *odemos ci*ar um *xemplo empí*ico que de*xou ainda ma*s </line>
<line> e*cancarada a situação da pop*lação ne**a no acesso à sa*d*, a Pandemia Covid-19, o ví*us </line>
<line> que se **astrou deliber*damente pelo mundo deixou marcas n*o somente *e uma c**se </line>
<line> sanit*ria, mas *ambé* s**ial. </line>
<line> Como exemplo, *utro *ado *mpo*tante é sobr* a *o*ulação residente e* domic**i*s </line>
</par>
<par>
<line> sem documentação da </line>
<line> propriedade. Entre os residen*es em </line>
<line> domic*lio* próprios na reg*ã* </line>
</par>
<par>
<line> Nor**st*, a *opula*ão parda representa 26%, enq*anto a preta 24,3 e a branca 18,3; es*a </line>
</par>
<par>
<line> real*dade não </line>
<line> s* d**e*e d*s *u*ras regiões do país, bem c**o no *mbito *acional, *omo </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> possí*el iden*ifica* na tabela abai*o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. *, art. 11, p. 1*7-202, j*n. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. D. S. A. Go*e*, I. A. Bra*a </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> **bela 1 - Populaç*o residente *m domicíli*s sem documentação d* proprie*ade, entr* </line>
<line> os residentes em d*micílios próprios (%) </line>
</par>
<par>
<line> Regi*es/c*r ou raça </line>
<line> Bran*a </line>
<line> Pre*a </line>
<line> Parda </line>
</par>
<par>
<line> S u* </line>
<line> 7 ,4 </line>
<line> * 5 ,4 </line>
<line> * 4 ,9 </line>
</par>
<par>
<line> *entro-oeste </line>
<line> 7 ,6 </line>
<line> 1 2 ,1 </line>
<line> 1 1 ,1 </line>
</par>
<par>
<line> Sudes*e </line>
<line> 8 ,4 </line>
<line> 1 6 ,9 </line>
<line> * 6 ,9 </line>
</par>
<par>
<line> Norte </line>
<line> 1 8 ,* </line>
<line> 2 4 ,5 </line>
<line> 2 7 ,0 </line>
</par>
<par>
<line> N*rdeste </line>
<line> 1 8 ,3 </line>
<line> 2 * ,3 </line>
<line> 2 6 ,0 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: P*odução da autora com ba*e no informativ* "Desi*ualdades S*ciais por Cor *u Raça" (*BGE, 2*22) </line>
<line> Tais dad** não po*em ser inte*pretado* de **rma des*ocada da *nálise hi*tórica do </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*. *or assim dizer, a situ**ão atual </line>
<line> da </line>
<line> população negra </line>
<line> em re*ação *s condi*ões de </line>
</par>
<par>
<line> mo*adia nã* se **u de fo*ma aleatória. *m *os *xe**los é a Lei de Terras de *8 d* setembr* </line>
</par>
<par>
<line> de 1850, u*as das </line>
<line> res*onsáveis *ela concentração fundiária no Brasil, e qu* impediu </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *arcela da populaç*o d* escraviza*os e ex-es*raviza*os de *dquirir terras. *ess* *orma, </line>
</par>
<par>
<line> *asc*me*to (20**, p. 85) chama a atenção: "Se ** negros vivem nas favel*s porque </line>
<line> n*o </line>
</par>
<par>
<line> pos**em me*os para **uga* ou comprar residência nas **eas habitáveis, p*r su* vez, * fal*a de </line>
<line> dinheiro resulta da discrimina*ão no empre**". </line>
<line> Além disso, c*mpree**e-s* qu* * *olítica so*ial *ossui um limite na s*c*edade </line>
</par>
<par>
<line> capitalista e, **bor* expr**se a </line>
<line> po*sibili*a*e de alargamento de direito* *ara * classe </line>
</par>
<par>
<line> trabalhadora, não consegue **te*ar </line>
<line> * estru*ura g*r*do** de desigu*ld*des, *undad* </line>
<line> no* </line>
</par>
<par>
<line> processo* d* explo*ação *e uma classe so**e a outra. </line>
<line> O*tro exempl* que também *abe ser citad* é a educ*ção. No Brasil, o* ne*ros *or </line>
<line> muito tempo foram pr*vados de fre**entar as escol**, *té mesmo um ano ante* da </line>
</par>
<par>
<line> promu*gação da Lei Áu**a. Na décad* d* 1*8*, ainda é </line>
<line> *o*sível v*r *egisl*ções *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> proibição de m*trí**las de *scravizados. </line>
</par>
<par>
<line> *a lei paranaense que ordenava *ue as escolas primárias *at*iculassem os ingênu*s </line>
</par>
<par>
<line> em obed**ncia * *ei do Ventre L*vre, ao </line>
<line> reg*lam*nto pau*ista que exig*a </line>
</par>
<par>
<line> "co*sent**e*to dos se*hor*s" par* matricular es*ravos, ainda que no ensino </line>
</par>
<par>
<line> not*rno, *ssim *omo na p*raibana que dif*renciava *scola* </line>
<line> públicas (p*oibidas) e </line>
</par>
<par>
<line> n**ur*a* (não e*plicita q*e* pod* ou nã* ser matr*c*lado), a *ela*ão entre negros e </line>
<line> educa*ão deve s*r matizada (BARROS, 2*16, p. 603). </line>
</par>
<par>
<line> Já *o* dias atuais, não h* *ais *enh*ma lei que p*oíb* a inse*ção de pessoas </line>
<line> ne*ras </line>
</par>
<par>
<line> nas </line>
<line> instituições de </line>
<line> ensino, *inda, foi </line>
<line> possível *vançar no que diz respeito ao direito </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> educação, c*mo po* exempl* com a Lei nº 10.*39 *e 2003, que estabele*e a obr*gatoriedade </line>
<line> Rev. FSA, Te**sina, *. 21, n. 1, art. 11, p. 187-*02, jan. 2024 www*.f*anet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A (Des)Pr*teç*o Social da Popula*ão Negr* no Brasil </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> do ensino da temática "*istória da Cu***ra Afro-Br*sil*ira" no currí*ulo oficial da Rede d* </line>
<line> E**ino, e a L*i nº 12.**1 de 2012, *ais conhe*ida c**o le* de cotas, q*e e**abelece cotas </line>
<line> raciai* para * inserção de pessoas p*etas e pa*das em d*ver*as instituições de e**in* da rede </line>
<line> pública. </line>
<line> A desigualdade racial no Brasil, interpretada at*avés do seus as*ectos sócio-histórico*, </line>
<line> aponta as d*ficuldades de i*ser*ão * permanênci* da população negra nas instituições de </line>
</par>
<par>
<line> ensino *em como no mercado de trabalho form**, consequentem**te, h* *mp*ctos so*re </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> acesso da pop*la*ão ne**a a*s direitos *reviden**ário*. </line>
</par>
<par>
<line> No B*a*i*, a tr*ns*ção do *ra*a*ho esc*avo para o trabalho livre foi medi*da </line>
<line> pelos </line>
</par>
<par>
<line> int*resses *e grandes pr*prietári*s de terras e senhores de escr*vo* que passaram a </line>
</par>
<par>
<line> *omp*r em *e*ui** burgues*a n*cional e q*e de ime*iato se p*eocuparam a </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> resguar*ar que as *u*anças estrut*rais promovida* pelo c**italismo n*o incid*ssem </line>
<line> sobre a estrutura de s*u* p*ivilég*os (LIMA; SI*VA, 2020, p. 93). </line>
<line> No entan**, da*os atu*is *o*tram que ainda pe*si*te a di**arid*de *o que se *efere ao </line>
<line> dir*ito * *ducação. De acordo *om dados da Pe*quis* Nac**nal por Amos*ra de Dom*c*li*s </line>
<line> Contín*a (I*G*,2023), em *022, no Br*sil a ta*a de *nalfab*tismo entre a população branca </line>
<line> fo* de 3,*%, já entre a p*pula*ão *r*ta ou pa*d* ch*gou a *,4%. </line>
<line> Ness* sentindo, os dados representam a dificuldade para inserção * p*rmanê*cia nas </line>
</par>
<par>
<line> e*colas da red* de ensin* básico, em </line>
<line> especial, e, conseque**emente, *mpecil*os para </line>
<line> que * </line>
</par>
<par>
<line> **p*lação n*gra adentre *s inst*tuições de ens*no superi*r, o que interfere na bu*ca por </line>
<line> mel*o*es remunerações dentro d* mercado de *raba*ho. De fato, torna-se um cicl* vici*so, o* </line>
<line> se*a, </line>
<line> Se a falta de emprego é por causa de carênc*a de prep**o t*cnico e de instru*ão </line>
<line> ade*uada, a falt* desta *p*idão se deve à ausên*ia de *ecurso f*nanc*iro. *esta teia o </line>
<line> afr*-*ras*le*ro s* vê tol*ido d* to*os o* lado*, prisioneiro de um cír**lo vicioso de </line>
</par>
<par>
<line> discrim*nação - *o emp*ego, </line>
<line> na esco**- e tranca*as a* o**rtun*dades que </line>
</par>
<par>
<line> *e*m**iriam * ele m**hor*r su*s condições de vi*a, sua mora*ia incl*s*ve </line>
<line> (NASC*MEN*O, 2016, p. 8*). </line>
</par>
<par>
<line> O *iclo perver** do racism* e*cl*i ne*ro, mantendo-o à margem da soci*d*de, * </line>
</par>
<par>
<line> to*nando *vidente *esp*oteção das polít*cas soci*is a a </line>
<line> ess* parcela da po*ulaç*o, c*mo no </line>
</par>
<par>
<line> caso da Prev*dência Social, ist* *, </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> lu*ar destinado ao negro no mer*ad* *e tra*alho ancora-se no racismo *omo </line>
</par>
<par>
<line> **essuposto e limit* o acesso da popul*ção negra à pre*idência so*ial. O s*u </line>
<line> limi**do acesso */ou não acesso à p*lít*ca, por sua *ez, e**õe e**a população a uma </line>
</par>
<par>
<line> c*ntínua *ubj*gação ao *apita*, n*o </line>
<line> garan****o proteção em c*sos de do*nça, </line>
</par>
<par>
<line> a*i*ente de **abalh* e desemp*ego (LIMA; SILVA, 2020, p. 98). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 21, n. 1, ar*. 11, p. *87-**2, *an. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. D. S. A. Gomes, I. A. Braga </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> A partir disso, entende-se que a raça pr*cisa *e* l*da enqu**t* determi*an*e i*p*r*ante </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> a*aliação das condições de vida dos brasileiros, be* como a i*t*rpretação das </line>
</par>
<par>
<line> desigual*ades sociais. *om b**e *a análise d*s da*os, questiona-** para *u*m de fato as </line>
</par>
<par>
<line> polít**a* </line>
<line> p*blic*s estão direciona*as, bem *omo o díspar a*can*e da prot*ção soc*al em </line>
</par>
<par>
<line> relaç*o a pess*as negra* e não negras. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> Met*dolo*icamente, o pr*s**te tra*alho consiste em *esquisa bibl*ográfica. O </line>
</par>
<par>
<line> referencial b*bli*gráfico tem como *ase * te*ática pr*teção social, </line>
<line> ra*a e racism*, </line>
</par>
<par>
<line> pr*por*ionando </line>
<line> u*a r*fl*xão sobre algumas polí*ica* públ*cas que *o*põem o </line>
<line> sistema de </line>
</par>
<par>
<line> proteção *ocial no *ra*il, be* c*mo análise das c*tegorias *entro da socia*ilid*de brasileira. </line>
<line> Para t*nto, utilizou-s* como princi*ais ref*rências os autor*s Almei*a (201*), Barros (2*16), </line>
<line> *arva*ho (2002), Pieda** * Pereira (201*), Dixon (*000) Fer*andes (1978) * Nascimento </line>
<line> (2016). </line>
<line> 4 RE*ULTA*OS E D**CUSSÃO </line>
<line> Os *iste*as de Proteção Social as*ume* um papel i*p*rtant* par* a *ar*ntia d* </line>
<line> direitos da popu*a*ão, bem como para a p*ópria *anutenção do sistema ca*ita*ista. Esse* </line>
<line> siste*as poss*em caracte*ísticas d* modo gera*, e surgem prin*ipalmente à medida que os </line>
<line> tr*balhado*es *ão em busca de *eus direitos, m*s cada país tem suas particularidades, como é </line>
<line> o ca*o do Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Para entender o *aso brasileiro, é preciso *star atento ao capitalis*o </line>
<line> tardio, à gran*e </line>
</par>
<par>
<line> *nfluência d* s**tema escravocrata qu* implica*ia por centenas d* a*os a **rma de pr*duç*o </line>
</par>
<par>
<line> adotad*, bem como as condiçõ*s </line>
<line> de vi da d e </line>
<line> um* pa*cel* *spe*í*i*a ** *opulação: pre**s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> par*o*. </line>
</par>
<par>
<line> Mesmo com a amp*iação d* sist*ma de prote*ã* so**a* ao longo d*s anos no E*t*d* </line>
<line> bras*leir*, a d*sigua*dade so*ial a**da r*verbera por todo o **í*, e a **pulação neg*a c*nti**a </line>
<line> a **r a mais atingid* pelas mazela* s*ci*is, co* se*s di*eitos constant*ment* viola*o*, </line>
<line> f*ca*do explícit* a disparidade entre as condi*ões *e vida entre pr*tos/p*rdos e brancos. Para </line>
</par>
<par>
<line> tanto, a prote*ão soc*al ainda *ão </line>
<line> *onsegue </line>
<line> abranger as de*an*as raciais em seu sis*ema, </line>
</par>
<par>
<line> falhando *a garantia de equidade *ntre co* e *aça no Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 21, n. *, a*t. 11, p. *87-202, jan. 2024 </line>
<line> *ww4.fsa**t.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A (De*)Pr*teçã* S*cia* da *opulação Negra *o *ra**l </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CO**IDE**ÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Co* base nas *nf**mações *uprac*tadas, * possível notar a disparidade nas condições </line>
</par>
<par>
<line> de vida da popul*çã* neg** * não ne*ra no Brasil. Além di*s*, </line>
<line> *firm*-s* </line>
<line> q*e o sist*ma d* </line>
</par>
<par>
<line> proteçã* social brasileiro apres*n*a *im*tes no que t*nge ao reconheciment* *as d*m*ndas *a </line>
</par>
<par>
<line> pop*lação p*eta e p*rda. Assim, é essencial que a* p*lítica* públ*cas de prot*ção </line>
<line> *oci*l </line>
</par>
<par>
<line> ad*tem uma posiç*o a*tir*acista na *ua conc*pç*o e implementa*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Compreende-s*, ainda, que há u* *ongo caminho *a desconstrução do ideário social </line>
<line> responsável por **rpetuar a hierarquização d*s raç*s e *iscrimin*ção; para isso, é e*sencial </line>
</par>
<par>
<line> que * Estado assum* a responsabilidade históri*a de repa*ação *os </line>
<line> direitos da populaç*o </line>
</par>
<par>
<line> negra. </line>
</par>
<par>
<line> REFERÊ**IAS </line>
</par>
<par>
<line> BARRO*, S. P. E**ravos, libe**os, filhos de africa*os livres, nã* </line>
<line> livr*s, </line>
<line> pre*os, in*ênuos: </line>
</par>
<par>
<line> negros *a* l*gis*açõ*s educacionai* do XIX. *duc. Pesqui., *ão Paulo, v. 42, n. *, p. 591-60*, </line>
<line> jul./set. 2016. </line>
</par>
<par>
<line> BRA*IL. MIN**TÉRIO DO DESENVOLVIMENTO **CI*L. SUAS S*M R*CISMO </line>
<line>-</line>
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<line> *romoção da igualdade *acial no Sistema Único d* Ass*stên*ia Soci*l. Brasília/DF, 2018. </line>
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<line> CARVAL*O, J. *. C*d*dania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. *io de *a*eiro: Civ*liza*ão </line>
<line> Brasileira, 2002. D*sponív*l em: https://necad.pagin*s.*fs*.*r/files/2*12/07/CARVALH*- </line>
<line> Jos%C3%A9-Murilo-d*.-*idadaniano- Brasi**.p*f. </line>
<line> DA CONCEIÇÃO PIEDADE, D; PEREIRA, P. A. P. Cr*se do capit*l e atuais tend*ncias da </line>
<line> (des) pro*eç*o social: tr*ços ilus*rativ*s da segu*i**de s*cial brasileira. S*rvi*o Social E </line>
<line> Saúde, *. *5, n. 1, p. 51-70, 2016. </line>
<line> DIXON, J. Sist*mas ** *eguri*a*e Social na América *atina: *ma ava*iação ordinal. Opinião </line>
<line> Pública, v. 6, n. 2, p. 263-281, 2000. </line>
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<line> Contribuição dos *utores </line>
<line> L. D. S. A. Gom*sv </line>
<line> I. A. Braga </line>
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<line> 1) concepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) an*l*se e interpretação dos *a*os. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
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<par>
<line> 3) elaboração do rascunho ou na rev*são c*í**ca d* c*n*eú*o. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<par>
<line> 4) p*rticipação na aprova*ã* da *ersã* final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 2*, n. 1, art. 11, p. 187-202, jan. 2024 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/r**ista </line>
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